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UNIDADE 1 Convivência
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Convivemos com outras pessoas o tempo todo: em casa, na escola, na vizinhança. Às vezes, concordamos em tudo; em outras ocasiões, temos opiniões diferentes e precisamos resolver problemas, o que requer de nós tentar entender os sentimentos das outras pessoas, quando diferentes dos nossos.
Os animais também convivem entre si. E pode ocorrer de espécies diferentes se encontrarem e se tornarem amigas inseparáveis.
- Além do rinoceronte e da ovelha, você já viu outros animais de espécies diferentes tendo uma amizade inusitada?
-
Assim como os rinocerontes e as ovelhas, é possível que pessoas aparentemente muito diferentes umas das outras convivam bem e até se tornem amigas?
-
Que tipo de atitude você pode ter para conviver bem e se tornar amigo de alguém muito diferente de você?
Desafio
Decifre o código e descubra qual é a melhor opção para conviver com quem pensa diferente de nós.
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Para ler
Antes de ler
O relato que você vai ler faz parte de um diário pessoal.
-
O que as pessoas costumam registrar em um diário pessoal?
-
Você conhece alguém que tem o hábito de escrever em um diário pessoal? Quem?
Durante a leitura
- Ouça a leitura do professor e tente descobrir quem faz o relato.
27/dezembro (segunda-feira)
Feliz aniversário, mãezinha! Quero a felicidade do mundo inteirinho pra você!
Queria tanto dar um presente maravilhoso pra ela. Meu pai me deu o dinheiro e eu fiquei completamente perdido, sem saber o que comprar. Mas não quis que ele me ajudasse. Eu mesmo queria escolher sozinho. Aí eu me lembrei de uma coisa. Um dia, fiquei um tempão olhando um vestido azul na porta de uma loja. Eu achei aquele vestido com cara de mãe, sabe? Ah, isso já faz tanto tempo, mas ficou bem marcado em mim.
Então, ontem à tarde, meu pai me levou ao shopping, e eu fui logo procurando, procurando, até que encontrei. Comprei um vestido azul pra ela! Não é o mesmo daquele dia, claro, mas é muito bonito.
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Logo de manhã, eu dei o presente para a minha mãe e acho que ela gostou, porque me abraçou tanto e começou a chorar. Mãe é esquisita, às vezes... A minha, pelo menos, é. Não esperava que ela fosse chorar daquele jeito. Será que ela gostou tanto assim do vestido?
Meu pai deu umas flores lindas pra ela e um livro que fazia um tempão que ela estava querendo e não achava pra comprar. Minha mãe adorou o presente, ficou até emocionada de novo!
Depois saímos nós três para almoçar. E, já que eles estão de férias, tiramos o dia inteirinho pra passear, fazer compras, ir ao cinema... em plena segunda-feira! E por acaso existe dia certo pra ser feliz?
Nossa [...] o dia foi tão bom! Conversamos tanto. E eu percebi o quanto os meus pais se preocupam comigo. Ficam perguntando coisas e mais coisas, querem que eu fale tudo o que eu tiver vontade, tudo o que eu estiver sentindo.
Às vezes, eu acho um pouco difícil falar certas coisas, mas estou tentando. Aliás, eu estou aprendendo que esse negócio de diálogo é mesmo importante para as pessoas se entenderem.
Sônia Barros. Diário ao contrário. São Paulo: Atual, 2019. (Fragmento).
Para estudar o texto Praticar a fluência
ico 1 Depois de ouvir a leitura do seu professor, faça você uma leitura.
- Leia um parágrafo em voz alta, respeitando a entonação da voz e o uso da pontuação.
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ico2 Em voz alta, releia os trechos a seguir, duas vezes cada um.
-
Preste atenção à pontuação e à entonação adequada para cada leitura, percebendo o ritmo e a velocidade com que você lê.
Compreender o texto
3 Quem escreve esse diário é um menino ou uma menina?
-
Sublinhe no texto trechos que justifiquem sua resposta.
-
Circule as palavras que o ajudaram a descobrir isso.
os ajudaram a descobrir que se tratava de um menino. Espera-se que concluam que as palavras estão no masculino.
4 Quais são as personagens desse relato?
5 O que significa a data 27 de dezembro nesse texto?
6 Releia o primeiro parágrafo do texto.
"Feliz aniversário, mãezinha! Quero a felicidade do mundo inteirinho pra você!"
- Circule a palavra que indica a quem o autor do diário se dirige nesse parágrafo.
-
E no restante do texto, a quem ele se dirige?
O diário pessoal é um registro que a pessoa faz dos acontecimentos do seu dia a dia. Ele começa com a indicação de uma data e apresenta a expressão de pensamentos e sentimentos sobre os fatos registrados. Ele é como um amigo a quem se pode contar tudo: os acontecimentos do dia, os desejos e os segredos.
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7 Assinale a alternativa correta sobre a forma como o autor do diário começou seu relato.
- Ele estava apenas fazendo um rascunho do cartão que escreveria para a mãe.
- O começo do relato demonstra o que ele deseja para sua mãe.
- Ele começa seu relato dizendo que vai mostrá-lo para a mãe depois.
8 Numere as imagens de acordo com a ordem em que os fatos aconteceram.
Ao relatar fatos em um diário pessoal, as pessoas costumam escrevê-los de acordo com a ordem em que aconteceram.
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ico 9 Releia este parágrafo e converse com o professor e os colegas.
-
Que resposta você daria à pergunta feita pelo autor do diário ao final desse parágrafo?
-
De que forma o trecho destacado se relaciona com a pergunta que é feita ao final do parágrafo?
Ampliar o vocabulário
10 Releia este trecho do texto.
-
Assinale o significado da palavra destacada.
- Sem saber encontrar o caminho de volta.ssustado, com medo, desesperado.
- Inseguro, com dificuldade de escolher o presente.
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-
Crie uma frase para cada significado da palavra perdido que você não assinalou.
11 A linguagem utilizada no diário é mais descontraída (informal) ou mais séria (formal)? Por quê?
É importante conhecer os diferentes significados das palavras para saber em que situação usá-las.
Muitas vezes, usamos uma linguagem mais informal nas comunicações do dia a dia, conversando com os colegas ou escrevendo bilhetes, diários e cartas pessoais.
Outras situações exigem uma linguagem mais formal, como quando conversamos ou escrevemos para pessoas com quem não temos tanta intimidade.
Para ler em casa
No texto, o menino registra o dia do aniversário da mãe. Afinal, é para registrar momentos da vida que serve um diário, não é? Pensando assim, o menino conta tudo o que viveu, desde a dúvida sobre o presente até a reação da mãe, a comemoração em família e a maneira como ele percebeu tudo isso.
Convide alguém que mora com você para ouvir a sua leitura do texto. Depois de fazer a leitura, que tal iniciar uma conversa sobre a importância do diálogo para que as pessoas possam se entender melhor? Depois, em sala de aula, comente com a turma como foi.
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Estudo da língua Parágrafo
1 Quantos parágrafos compõem o relato de diário pessoal que você leu?
2 Assinale os trechos a seguir que são parágrafos do diário pessoal.
- "Não é o mesmo daquele dia, claro, mas é muito bonito."
- "Feliz aniversário, mãezinha! Quero a felicidade do mundo inteirinho pra você!"
- "E, já que eles estão de férias, tiramos o dia inteirinho pra passear, fazer compras, ir ao cinema... em plena segunda-feira! E por acaso existe dia certo pra ser feliz?"
- "Então, ontem à tarde, meu pai me levou ao shopping, e eu fui logo procurando, procurando, até que encontrei. Comprei um vestido azul pra ela! Não é o mesmo daquele dia, claro, mas é muito bonito."
3 Em qual parágrafo do texto o pai do autor do diário presenteia a mãe?
O parágrafo é marcado pela mudança de linha e por um pequeno afastamento da primeira linha do texto em relação à margem esquerda da folha.
Os parágrafos ajudam a organizar as ideias no texto.
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4 Releia o segundo parágrafo do texto.
"Queria tanto dar um presente maravilhoso pra ela. Meu pai me deu o dinheiro e eu fiquei completamente perdido, sem saber o que comprar. Mas não quis que ele me ajudasse. Eu mesmo queria escolher sozinho. Aí eu me lembrei de uma coisa. Um dia, fiquei um tempão olhando um vestido azul na porta de uma loja. Eu achei aquele vestido com cara de mãe, sabe? Ah, isso já faz tanto tempo, mas ficou bem marcado em mim."
- Assinale a principal ideia apresentada no segundo parágrafo do texto.
- O pai do autor do diário presenteia sua mãe com flores.
- O autor do diário vai ao shopping com o pai.
- O autor do diário pensa no presente que vai dar para a mãe.
5 Releia o texto e escreva a principal ideia expressa no quarto parágrafo.
Cada parágrafo deve apresentar uma ideia principal. Quando tudo que se deseja sobre essa ideia principal já está escrito, é hora de começar um novo parágrafo.
ico 6 Converse com os colegas: Os parágrafos ajudam na compreensão do texto? Por quê?
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Produção escrita E-mail
Você costuma se comunicar por escrito com seus amigos? Você já conversou com alguém por cartas? E por e-mails? Nesta seção, você vai aprender sobre as cartas pessoais e se comunicar com um colega por e-mail.
Preparação
- Leia a carta que o coelho Felpo Filva recebeu da coelha Charlô.
Que curioso!
Felpo era um poeta solitário. Mas tudo mudou quando ele começou a conversar com Charlô por cartas. Em uma das cartas, Felpo confessou que tinha orelhas diferentes e alma de tartaruga, não gostava de sair da toca. Abaixo está a resposta de Charlô para Felpo.
Rapidópolis, 23 de maio.
Poeta,
Fiquei muito comovida com a sua carta.
Felpo querido, eu gosto de orelhas diferentes, acho que dão um charme interessante a um coelho. Principalmente você, que é poeta, devia se orgulhar de ser assim, especial.
Foi lindo e corajoso você confessar que tem alma de tartaruga, afinal, elas são cheias de sabedoria. [...]
Bem, Felpo, agora admiro não só os seus poemas, mas também a sua pessoa. Quando você quiser vir tomar chá comigo será muito bem-vindo.
Adoro cozinhar e fiquei curiosa de conhecer os bolinhos de chocolate da sua avó. Você poderia me mandar a receita?
Beijos,
Charlô
Eva Furnari. Felpo Filva. São Paulo: Moderna, 2013.
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1 Quem escreve essa carta?
2 Para quem essa carta é escrita e enviada?
3 Por que Charlô escreveu essa carta para Felpo?
A carta pessoal é escrita para trocar informações, contar novidades, enviar notícias etc.
Quem escreve a carta é o remetente, e a pessoa para quem se escreve é o destinatário.
ico 4 Como você acha que Felpo se sentiu ao ler essa carta?
5 As cartas costumam apresentar algumas informações importantes. Preencha o quadro com as informações que aparecem na carta que você leu.
Local e data: | |
Destinatário: | |
Corpo do texto: | Parágrafos que aparecem depois do nome do destinatário. É a mensagem que Charlô escreve a Felpo. |
Palavra ou frase usada pelo autor para se despedir: | |
Assinatura do autor da carta: |
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6 Com a internet, as pessoas também podem se comunicar por e-mail. Ele é parecido com a carta. Observe como o e-mail é organizado.
-
Quem escreveu esse e-mail?
-
E quem é o destinatário do e-mail?
-
Copie o assunto desse e-mail.
- Para enviar uma carta, é preciso saber o endereço completo do destinatário. Para enviar um e-mail, é preciso saber o endereço eletrônico da pessoa para quem desejamos escrever. Circule o endereço de e-mail de Felpo Filva.
-
ico Converse com os colegas: Quais são as semelhanças e as diferenças entre a carta pessoal e o e-mail?
O e-mail é uma forma de enviar e receber mensagens escritas usando a internet. A carta pode demorar alguns dias para chegar ao destinatário, mas o e-mail chega ao destinatário em alguns segundos.
Planejamento e escrita
7 Planeje seu e-mail.
- Anote o endereço de e-mail do seu destinatário.
- Decida o assunto do seu e-mail.
Dica: Você pode convidar um colega para brincar de algo no recreio, contar uma novidade, falar sobre o que está achando dessa atividade etc.
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8 Escreva seu texto.
- No caderno, faça um rascunho de seu texto.
- Já que está conversando com um colega da turma, você pode usar uma linguagem informal.
Importante!
Anote as informações que devem aparecer no seu e-mail:
- endereço de e-mail do destinatário;
- assunto do e-mail;
- nome do destinatário;
- mensagem que você deseja enviar ao destinatário;
- despedida;
- sua assinatura.
Avaliação e reescrita
9 Releia seu texto.
-
Releia seu texto e faça a revisão proposta no quadro.
Revisão do texto Sim Não Sua mensagem está clara? Você escreveu todas as informações básicas de um e-mail? As letras maiúsculas são usadas em início de frases e em nomes próprios? As palavras estão escritas corretamente? A pontuação está adequada no texto? Você se despediu e assinou corretamente? - O professor vai corrigir seu texto e indicar em que você pode melhorar, para que você possa enviar seu e-mail.
Socialização
10 Envie seu e-mail.
- Com a ajuda do professor, use um computador com acesso à internet para enviar seu e-mail.
- Na tela do e-mail, preencha os espaços com as informações corretas. Verifique também se você escreveu o endereço de e-mail do colega corretamente. Só assim ele vai receber sua mensagem.
11 Receba seu e-mail.
- Acesse seu e-mail e leia o que seu colega escreveu para você.
- Responda ao e-mail que você recebeu.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um texto narrativo.
- Leia o título do texto e observe as ilustrações. Quem você acha que é o Pix?
-
Que tipo de situações você espera encontrar nessa narrativa? Converse com o professor e a turma.
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você o acompanhará. Preste atenção às frases curtas, às pausas e ao ritmo da leitura e perceba o efeito que esses elementos provocam.
-
Sublinhe as palavras cujo significado você não conhece. Depois, converse com o professor sobre elas.
Pix
Quando trouxeram o cachorrinho, foi grande a discussão em casa. Fica, não fica. Pode, não pode. Quem vai cuidar?
O bicho sempre adiado estava ali. Os pais bem que tentaram ganhar tempo. Nunca um não definitivo ou um sim esperado. Desde pequenos João e Maria Luísa ouviam sempre os mesmos argumentos gastos: a casa é pequena, a rua movimentada, as empregadas não gostam. Cresceram e parecia que agora o mais novo partira para o enfrentamento. Saíra de casa avisando:
- Vou buscar o Pix.
- Quem? - estranhou o pai.
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- O Pix, meu cachorro.
Dito e feito. O filhotinho chegou. Lindo como qualquer um daquela idade. Agitado, brincalhão, mostrando-se desde cedo cheio de personalidade. Cheirando o ar curioso, conhecendo a casa, os cantos. O rabinho abanando ao menor carinho. Rosnando arrepiado quando contrariado. Bravinho. Devolver? Quem teria coragem? Acabou ficando, acabou podendo. Os meninos, felizes. Os pais, desconfiados.
Por que Pix? Sabe-se lá. Coisas do João. Quando a irmã perguntou, recebeu a seguinte resposta:
- Eu quis. Você se chama Maria Luísa porque o papai e a mamãe quiseram.
Não cresceu muito. Quando perguntavam ao dono a raça, dizia ser pincher miniatura. Mentira. Vá lá um pouquinho do sangue, bem distante. Vira-lata no duro. Coisa que nem sequer podia ser insinuada. O menino enfezava.
O cão não tinha sombra do espírito alemão da raça que João lhe atribuía. Malandro, sonso, arruaceiro, em tudo parecido com os seus irmãos aqui da terra. Inteligente, esperto como ele só. Sabia que a dona da casa proibia que andasse pelas ruas do bairro. Só que era o que mais gostava de fazer. Estar no meio da cachorrada, disputando cadelas três vezes o seu tamanho. Dava um jeito. Esperava ela sair e alegre ganhava o mundo. Se por acaso percebesse o carro da família retornando, ninguém entendia como, disparava de volta, veloz, orelhas para trás. Subia rápido no muro da frente da casa, onde passava a maior parte do tempo. Procurava então não encarar quem chegava, olhando para o outro lado, disfarçando, apenas a respiração ofegante e a língua pendurada denunciando o esforço que acabara de fazer.
Pequeno, esbelto. Pelo amarelo, curto e macio. Focinho alongado, orelhas pontiagudas. Cresceu bravo. Isto é, ficou adulto, pois tamanho era o que menos tinha. Latia indignado para quem ousasse parar defronte dos seus domínios.
Ricardo Filho. João Bolão. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto silenciosamente, prestando atenção à pontuação.
2 Para melhorar a fluência na leitura, releia o trecho abaixo três vezes em voz alta.
Dica: Buscar, a cada vez, melhorar a precisão ao ler as palavras, a velocidade da leitura e a entonação da sua voz, de acordo com a pontuação do texto.
"Dito e feito. O filhotinho chegou. Lindo como qualquer um daquela idade. Agitado, brincalhão, mostrando-se desde cedo cheio de personalidade. Cheirando o ar curioso, conhecendo a casa, os cantos. O rabinho abanando ao menor carinho. Rosnando arrepiado quando contrariado. Bravinho. Devolver? Quem teria coragem? Acabou ficando, acabou podendo. Os meninos, felizes. Os pais, desconfiados."
3 Agora, preencha o quadro a seguir para avaliar o desenvolvimento da sua leitura do trecho da atividade 2.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras para todos entenderem? | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em fazer a leitura com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação? |
Compreender o texto
4 Responda às questões a seguir, sobre as personagens do texto.
-
Quem são as personagens presentes no texto?
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-
Quem é a personagem principal do texto?
-
Há duas personagens no texto que são irmãs. Qual é o nome dessas personagens?
5 Responda às seguintes questões sobre Pix.
-
Quem é Pix?
-
Copie do texto as características físicas de Pix.
-
Que outras características de Pix são citadas no texto?
-
O que Pix mais gostava de fazer, mesmo sendo proibido?
6 Em que espaços se passa a história?
Os textos narrativos contam histórias. Para isso, apresentam as personagens e os espaços onde se passam os acontecimentos narrados.
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7 Releia o trecho a seguir e responda às questões.
"- Vou buscar o Pix.
- Quem? - estranhou o pai.
- O Pix, meu cachorro."
-
Qual é o nome do sinal de pontuação que inicia as frases?
-
O que esse sinal de pontuação indica?
-
Além do início das frases, em que outro momento ele aparece no trecho?
-
O que ele indica, nesse caso?
-
Quem está conversando com o pai nesse trecho?
-
A personagem que está conversando com o pai cumpre o que disse que faria? Justifique sua resposta com uma frase do texto.
-
Copie do texto outra frase que começa com travessão.
Eu quis. Você se chama Maria Luísa porque o papai e a mamãe quiseram."
-
Esse trecho é uma fala de qual personagem?
-
O travessão (-) é um sinal de pontuação utilizado em textos narrativos para indicar a fala de personagens.
Também pode ser usado para separar a fala da personagem da fala do narrador.
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8 Releia, a seguir, o trecho sobre o modo como as pessoas da família se sentiram com a chegada de Pix.
"Os meninos, felizes. Os pais, desconfiados."
-
Reescreva o trecho substituindo as vírgulas por palavras sem alterar o sentido das frases.
Ampliar o vocabulário
9 João não gostava quando diziam que Pix era vira-lata. Na sua opinião, por que isso acontecia?
10 Que palavra presente no texto indica como João reagia quando ouvia que Pix era vira-lata?
-
Assinale o sentido da palavra que você copiou do texto.
- ficava preocupado
- ficava bravo
- ficava curioso
Para ler em casa
O texto Pix é uma história contada com frases curtas e cheias de perguntas que são respondidas pela própria narrativa. Trata-se de uma escolha do autor Ricardo Filho, para dar um ritmo diferente e divertido à leitura e, ao mesmo tempo, fazer com que o leitor se sinta como se também estivesse na história.
Que tal agora ler esse texto narrativo para uma pessoa que mora com você e divertirem-se juntos?
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Estudo da língua Uso de R ou RR, S ou SS
1 Releia em voz alta as frases a seguir, prestando especial atenção às palavras em destaque.
"Sabia que a dona da casa proibia que andasse pelas ruas do bairro. Só que era o que mais gostava de fazer."
-
Qual é a única consoante que está presente em todas as palavras destacadas?
-
O som representado por essa letra é igual em todas as palavras destacadas?
-
Organize as palavras destacadas em dois grupos, de acordo com o som representado pela letra que elas têm em comum.
Grupo 1 | |
Grupo 2 |
A letra r pode representar dois sons diferentes: brando, como em arara e cravo, ou forte, como em raiva.
A representação do som forte pode ser feita também com rr quando o som forte estiver entre duas vogais. O dígrafo rr, portanto, só aparece entre vogais e nunca inicia palavras.
O som representado pelo r em final de sílaba, como em par-do ou co-mer, varia de acordo com a região do Brasil.
2 Releia o trecho do texto transcrito na atividade anterior.
-
Escreva as palavras que começam ou terminam com s.
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-
Quais das palavras que você escreveu têm s no final de sílaba?
-
O som representado pela letra s é o mesmo nessas palavras?
A letra s representa o mesmo som no final das palavras e também no final das sílabas.
-
-
Escreva todas as palavras do trecho que têm a letra s.
-
Há alguma palavra em que aparece o dígrafo ss?
-
Há alguma palavra em que o s representa o som de Z? Qual?
O dígrafo ss representa o som S, só aparece entre vogais e nunca inicia palavras.
A letra s representa o som Z quando aparece entre vogais.
3 Releia o trecho a seguir.
"Pix fazia o inverso do que a dona mandava."
-
A letra que aparece antes do s na palavra destacada é vogal ou consoante?
-
Qual é o som representado pela letra s nessa palavra?
Depois de consoante, o s representa o som S (não Z) e nunca aparece dobrado (ss).
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Oficina de criação Escrevendo e descrevendo
Leitura
■ Observe a imagem.
Vamos explorar a imagem
1 Converse com a turma sobre a imagem: O que você achou do quadro? Onde o cão parece estar?
Vamos descrever
2 Como é possível descrever o cachorro? Faça com a turma uma lista de elementos que devem ser observados. O professor a registrará na lousa.
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3 Escreva uma descrição do cão.
- Copie em seu caderno as características do cachorro que o professor escreveu no quadro.
-
Com um colega, escreva um parágrafo descrevendo o cachorro da pintura.
- Comecem explicando que vocês estão falando de um cão e citem as características do cachorro. Utilizem verbos como ser e estar, evitem a repetição de palavras e verifiquem a pontuação.
- Releiam o texto e verifiquem a ortografia.
- Se necessário, reescrevam ou acrescentem informações no texto.
Vamos desenhar
4 Desenhe um cão.
- Agora é sua vez! Em uma folha avulsa, desenhe um cão.
Apresentação e avaliação
5 Apresente seu desenho a um colega.
- Troque seu desenho com o de um colega, observe como é o cachorro que ele desenhou e escreva um parágrafo descrevendo-o.
- Leia a descrição que o colega fez de seu cachorro.
6 Exponham os desenhos e as descrições organizando um painel.
7 Conversem sobre a atividade.
- Conversem sobre como foi descrever o desenho um do outro.
- Reúna-se com toda a turma para conversarem sobre a experiência de escrever uma descrição.
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Produção oral Entrevista
Você sabia que, segundo o Estatuto do Idoso, é dever do Estado proteger a vida, a saúde e a dignidade dos idosos? Você vai fazer uma entrevista com uma pessoa idosa e conhecer um pouco da vida dela.
Planejamento
1 Planeje a entrevista.
- Convide um idoso de seu convívio e combine com ele data, horário e lugar para realizar a entrevista.
- Verifique se o entrevistado conhece o Estatuto do Idoso e faça algumas perguntas sobre o dia a dia dele.
Entrevista
2 Realize a entrevista.
Siga as orientações do professor e anote, no caderno, o que deverá fazer antes, durante e depois da entrevista.
Apresentação
3 Relate como foi a entrevista.
Avaliação
4 Preencha o quadro a seguir.
Avaliação da entrevista | Sim | Não |
---|---|---|
Você teve alguma dificuldade ao realizar a entrevista? | ||
Você fez todas as perguntas que planejou? | ||
Você conseguiu anotar todas as respostas? |
- Converse com os colegas e o professor sobre o que você aprendeu com a entrevista.
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Conhecer mais palavras
Que curioso!
Você sabia que algumas palavras que usamos no dia a dia podem ter vindo de outro idioma? O uso dessas palavras costuma ser chamado de estrangeirismo linguístico. Quando as escrevemos com a grafia do idioma de origem, precisamos destacá-las.
1 Ligue as ilustrações à palavra correspondente.
2 Nesta Unidade você leu o texto Pix.
-
O que há em comum entre as palavras Pix e táxi?
-
Circule as palavras em que a letra x representa o mesmo som que nas palavras do item anterior.
próximo
fênix
tóxico
exagero
fixo
boxe
axila