48
UNIDADE 2 Natureza
O Sol é a estrela central do nosso Sistema Solar. Ele tem papel fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta.
Povos antigos, como os incas, conheciam muito bem a importância do Sol. Por isso, o veneravam como se fosse um deus e erguiam construções em homenagem a ele.
49
- Você gosta de tomar sol?
-
A exposição exagerada ao sol pode provocar sérias queimaduras na pele, que causam vermelhidão e muito incômodo. Que cuidados você conhece para evitar queimaduras e danos à pele durante a exposição ao sol?
-
Observe a imagem. O que você acha que acontecia nesse templo construído pelos incas?
Desafio
Você sabia que o Sol e o vento podem ser fontes de energia? Observe as fotografias e leia os textos abaixo. Depois, ligue cada texto com a foto que representa o tipo de energia que ele está descrevendo.
50
Para ler
Antes de ler
Você vai ler um anúncio, um texto que tenta convencer o leitor a respeito de uma ideia.
-
Em que situações ou lugares você costuma ver anúncios?
Durante a leitura
- Perceba que não se trata de um anúncio comum. Descubra qual é o objetivo desse anúncio.
Glossário
- Remota:
- distante, que já faz parte do passado.
- Mitológica:
- que não existiu de verdade; inventada.
- Petição:
- pedido feito por escrito solicitando algo.
51
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois da leitura do professor, converse com os colegas sobre o significado das palavras remota, mitológica e petição (veja o "Glossário").
2 Faça você uma leitura silenciosa.
3 Forme uma dupla e leia para seu colega os trechos em destaque. Depois ouça a leitura dele.
- Preste atenção à pontuação e à entonação adequada para cada leitura, percebendo o ritmo e a velocidade com que você lê.
4 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Seu colega conseguiu compreender tudo o que você leu? |
Compreender o texto
5 Releia no anúncio a placa que está embaixo do quadro e responda.
-
Qual é a relação entre essa placa e o quadro?
-
O que significam os números presentes na placa?
52
6 Leia as informações a seguir sobre a obra de arte que aparece no anúncio e responda às questões propostas.
Que curioso!
Mona Lisa (ou La Gioconda) é uma obra de arte pintada por Leonardo da Vinci em 1516. Nela, podemos ver uma mulher com um sorriso misterioso. Ninguém sabe ao certo quem é essa mulher.
O quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França, que é o mais visitado do mundo.
-
No anúncio, a fotografia da Floresta Amazônica está ao lado do quadro da Mona Lisa para sugerir:
- que a Floresta Amazônica deveria estar no Louvre.
- que a Floresta Amazônica pode virar peça de museu se não for protegida.
- que a Floresta Amazônica deveria ser representada em um quadro como o da Mona Lisa.
Nos anúncios, geralmente, textos escritos e imagens aparecem juntos para convencer alguém de uma ideia ou atitude.
7 Leia novamente o trecho a seguir.
"O Brasil pode se desenvolver sem mais desmatamento. Junte-se ao Greenpeace e assine a petição pelo Desmatamento Zero."
-
Qual é a ideia ou a atitude que esse anúncio está propondo?
-
Qual é o objetivo dessa ideia ou atitude?
Os anúncios são textos divulgados por determinada organização a fim de convencer o leitor de uma ideia ou atitude. Eles podem ser publicados em jornais, revistas, redes sociais, blogs etc.
53
Ampliar o vocabulário
8 O anúncio divulga a campanha Desmatamento Zero.
-
Observe que há um elemento comum entre a palavra desmatamento e as palavras do quadro abaixo. Que elemento é esse?
desmotivado
descarregar
desculpar
-
Qual é o significado desse elemento comum?
-
Escreva outra palavra que também tenha esse elemento com o mesmo significado.
9 Releia, agora, o texto escrito que está em destaque no anúncio.
-
Converse com os colegas: qual é a relação entre essa frase e a imagem que aparece no anúncio?
-
O que precisa acontecer para que as florestas do Brasil fiquem no passado?
-
Você acha que existe a possibilidade de isso acontecer? Por quê?
Para ler em casa
O anúncio que você estudou tem como objetivo conseguir o apoio das pessoas para que a Floresta Amazônica continue existindo. Leia o anúncio para um adulto da sua casa e converse com ele sobre a importância de participar de ações de proteção à natureza.
Na sua casa, vocês costumam tomar alguma atitude para colaborar com a preservação do meio ambiente? Qual? Conte para os colegas de turma como foi essa conversa.
54
Estudo da língua Uso do dicionário
1 Observe esta página de dicionário.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
55
2 Leia um dos verbetes que estão nessa página de dicionário e observe as informações que ele apresenta.
-
Copie o significado da palavra desmatamento.
-
Dê outro exemplo de frase com a palavra desmatamento.
Verbete é o conjunto de informações sobre uma palavra. Essa palavra é chamada de entrada do verbete.
56
3 Complete as informações sobre a parte de cima da página do dicionário.
FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA. AURELINHO: DICIONÁRIO INFANTIL ILUSTRADO DA LÍNGUA PORTUGUESA - 4. ED. - CURITIBA : POSITIVO, 2014. P. 130
-
Com que letra começam as entradas dos verbetes dessa página?
-
Que posição os verbetes deslocar e desordem ocupam na página?
-
Qual verbete da página de dicionário a imagem está ilustrando?
4 Em que ordem as entradas dos verbetes estão na página?
57
Oficina de criação Poema visual
Leitura
■ Leia o poema visual.
Nos poemas visuais, texto escrito e imagem aparecem juntos para produzir sentidos.
Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski. Poesia visual. 3. ed. São Paulo: Global, 2002.
58
Vamos explorar o texto
1 O texto que você leu é sobre os peixes Zig e Zag, que viviam um conflito. Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Qual era esse conflito?
-
Como esse conflito foi mostrado visualmente no poema?
-
O conflito foi solucionado? Justifique com elementos do poema.
2 Observe atentamente as imagens no poema visual.
-
Qual dos peixinhos é Zig e qual deles é Zag? Explique como você chegou a essa conclusão
-
Qual deles diz "É por aqui"? E qual diz "Por aqui, não"? Como foi possível chegar a essa conclusão?
3 Imagine uma solução possível para o conflito vivido pelos peixes.
Hora de criar
4 Crie um poema visual.
- Imagine uma história: as personagens, o conflito, a solução.
- Escreva-a de modo que as palavras componham figuras que representem elementos dessa história.
- Use cores para realçar algumas ideias importantes.
Apresentação e avaliação
5 Montem uma exposição aberta a toda a escola.
6 Avaliem o trabalho.
- Converse com os colegas e o professor sobre a experiência de criar e expor seu poema visual.
59
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Você já escutou o som do vento?
-
Como você imitaria o som do vento?
Durante a leitura
- Leia o poema em voz alta, prestando atenção aos sons presentes nele.
Cantiga do vento
O vento vem vindo
de longe,
de não sei onde,
vem valsando,
vem brincando,
sem vontade de ventar.
Vem vindo devagar, devagarinho,
mais viração
que vem em vão,
e vai e volta
e volta e vai.
De repente,
o vento vira rock
e vira invencível serpente.
E voa violento
e vai velhaco,
vozeirão varrendo
várzeas, verduras
e violetas.
E vira violinista,
vibra na vidraça,
vira copo e vira taça,
e zoa e zoa e zoa - uma zorra!
O vento, mesmo veloz,
tem tempo pra brincadeira,
tem tempo pra causar vexame.
E enche a casa de sujeira
e ergue o vestido de madame.
Elias José. Namorinho de portão. São Paulo: Moderna, 2002.
Glossário
- Viração:
- vento suave e fresco.
- Velhaco:
- malvado.
- Várzeas:
- planícies, extensões de terra plana.
- Zorra:
- confusão.
- Vexame:
- vergonha.
60
Que curioso!
Nem sempre quem escreve para crianças começa cedo. Elias José (1926-2008), autor do poema que você acabou de ler, escreveu contos, romances, livros didáticos e poemas, mas só começou a escrever para crianças quando tinha 50 anos de idade. Ele publicou mais de cem livros infantis.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto em voz alta.
2 Leia três vezes, em voz alta, a lista de palavras abaixo.
vento, valsando, vestido, viração, vem, vindo, ventar, vai, volta, vira, voa, violento, velhaco, vozeirão, varrendo, verduras, várzeas, violetas, vez, violinista, vibra, veloz, vidraça, vexame
3 Leia as mesmas palavras, agora agrupadas de acordo com a sílaba inicial.
valsando, vai, varrendo, várzeas
vento, vem, ventar, velhaco, verduras, vez, veloz, vexame, vestido
vindo, viração, vira, violento, violetas, violinista, vibra, vidraça
volta, voa, vozeirão
4 Você acha que ficou mais fácil ler as palavras agrupadas? Por quê?
61
Compreender o texto
5 Por que o título do poema é Cantiga do vento?
6 Que fenômeno da natureza é descrito no poema?
7 Releia em voz alta a segunda e a terceira estrofe do poema observando os sons das palavras.
-
O que você percebe de semelhante nas palavras de cada verso?
-
Essa semelhança se relaciona a qual elemento do poema?
Nos poemas, a repetição de determinados sons é feita de forma proposital. Ela ajuda a dar sentido e ritmo ao texto.
8 Escolha uma das estrofes do poema e pinte as rimas presentes nela.
9 Releia estes três versos do poema.
"vem valsando,"
"o vento vira rock"
"E vira violinista"
-
Com que campo das artes esses versos estão relacionados?
-
O que esses versos revelam sobre o vento?
10 De acordo com o texto, o vento tem tempo para brincadeira e para causar vexame. Desenhe, em uma folha avulsa, uma cena bem engraçada que poderia ser provocada pela ação do vento.
62
Ampliar o vocabulário
11 Releia a segunda e a terceira estrofes do poema.
-
Encontre uma palavra no diminutivo.
-
Encontre uma palavra no aumentativo.
-
Relacione com a força do vento o momento em que essas palavras aparecem no poema no diminutivo e no aumentativo.
Nos poemas, a escolha das palavras ajuda a reforçar os sentidos que se quer expressar.
Para ler em casa
Ler um poema é sempre muito divertido. O poema que você estudou, além de trazer rimas, brinca com o som da letra v. No início, no meio da palavra, não importa! É um tal de vvvvvvvvvvv pra cá e pra lá, como o vvvvvvento!
Convide uma pessoa que mora com você para ouvir sua leitura com muita atenção. Depois, desafie-a a se lembrar de:
- cinco palavras com a letra v no início;
- duas com a letra v no meio;
- qual palavra rimou com vidraça e com vexame.
Busquem as respostas juntos e divirtam-se! Se for possível, continuem a brincadeira desafiando outra pessoa!
63
Estudo da língua G ou GU, C ou QU
1 Releia as estrofes a seguir, do poema Cantiga do vento.
"Vem vindo devagar,
devagarinho,
mais viração
que vem em vão,
e vai e volta
e volta e vai.
[...]
O vento,
mesmo veloz,
tem tempo pra brincadeira,
tem tempo pra causar vexame.
E enche a casa de sujeira
e ergue o vestido de madame."
-
As duas estrofes descrevem momentos distintos do vento no poema. Que momentos são esses?
-
Leia em voz alta as palavras destacadas nas estrofes e identifique o som consonantal que se repete nas três palavras.
- Circule, nas palavras destacadas, as letras que foram utilizadas para representar esse som.
-
Escreva uma palavra que também tenha esse som e compartilhe-a com a turma.
-
Esse som é representado pelas mesmas letras nos três casos?
-
Escreva a regra sobre a escrita que representa esse som.
Dica: Fique atento às vogais que acompanham esse som!
64
2 Leia a tirinha abaixo e responda às questões.
-
Converse com um colega e depois escreva com suas palavras: o que significa a resposta de Chico Bento?
-
Observe as palavras em destaque.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de goiaba, seria uma goiabeira.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de jaca, seria uma jaqueira.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de manga, seria uma mangueira.
-
No nome das árvores jaqueira e mangueira, o que aconteceu com o c e o g que aparecem em vermelho no nome das frutas?
O som representado pela letra c como em copo é grafado com c antes das vogais a, o e u e com qu antes das vogais e e i. Exemplos: casa, moleque, aqui, comida, óculos.
O som representado pela letra g como em gole é grafado com g antes das vogais a, o e u e com gu antes das vogais e e i. Exemplos: garrafa, fogueira, preguiça, gol, legume.
65
Produção escrita Poema
Você gosta de ler poemas? Já escreveu algum?
Nesta seção, você escreverá um poema sobre algum elemento presente na natureza. Depois, esse poema será declamado num sarau da turma.
Planejamento
1 Escolha o tema sobre o qual você escreverá seu poema. Deve ser relacionado à natureza. Veja, abaixo, algumas sugestões.
2 Se desejar, também pode escolher um tema relacionado a problemas no meio ambiente causados pelo ser humano, como: desmatamento, poluição, desperdício de água, entre outros.
3 Após escolher o tema de seu poema, liste:
- palavras relacionadas a esse tema;
- palavras que rimem com essas palavras relacionadas ao tema;
- palavras relacionadas ao tema que tenham sons repetidos.
4 Planeje quantas estrofes seu poema terá e quantos versos haverá em cada estrofe.
66
5 Planeje também o tipo de rima que haverá em seu poema:
- no final dos versos;
- no meio dos versos;
- não haverá rimas.
Escrita
6 Escreva seu poema
- Substitua palavras em seu poema quantas vezes achar necessário.
- Ao terminar, coloque um título em seu poema.
Avaliação e reescrita
7 Releia seu poema.
8 Revise seu texto.
-
Releia seu texto e faça a revisão proposta no quadro.
Revisão do texto Sim Não O tema de seu poema está relacionado à natureza? Você utilizou rimas ou repetição de sons no início ou no meio das palavras para reforçar o sentido do poema? As palavras estão escritas corretamente? Ao ler o título que você criou, o leitor consegue compreender seu poema e se interessar pelo assunto dele? - O professor vai corrigir seu texto e indicar em que você pode melhorar. Assim, você poderá reescrever seu poema fazendo as alterações necessárias.
Socialização
9 Ensaie em voz alta a leitura de seu poema.
10 No dia combinado com o professor, leia seu poema em voz alta para toda a turma.
67
Produção oral Conversação
Você vai ler um anúncio sobre a importância das árvores para o nosso planeta e depois vai conversar com dois colegas.
Planejamento
1 Leia o anúncio a seguir.
Conversação
2 Reúna-se com dois colegas.
68
3 Converse com eles sobre as seguintes questões.
- Quem é a pessoa ou instituição responsável pelo anúncio?
- Por que essa instituição está fazendo um anúncio sobre os benefícios proporcionados pelas árvores?
- Quais são os benefícios proporcionados pelas árvores que o anúncio menciona?
- É possível compreender todos eles?
- De que modo você pode colaborar para proteger as árvores e as áreas verdes do lugar onde você mora?
- Durante a conversa, identifique o melhor momento para falar e respeite a vez dos colegas. Se for necessário interrompê-los, seja educado.
Avaliação
4 Responda às questões abaixo e compartilhe a experiência com o professor e o restante da turma.
Avaliação da conversação | Sim | Não |
---|---|---|
Todos os integrantes do trio participaram igualmente da conversa? | ||
Você respeitou a vez de os outros falarem? | ||
Se precisou interrompê-los em algum momento, foi educado? | ||
Você demonstrou interesse no assunto? | ||
Os colegas demonstraram interesse no assunto? |
69
Conhecer mais palavras
1 Que tal uma brincadeira com palavras? O tema é a natureza. Uma palavra puxa a outra, e você vai perceber que há muitas palavras guardadas em sua memória! Vamos lá?
- Leia cada uma das palavras a seguir e escreva outras que comecem do mesmo jeito. Veja o exemplo.
vento | ventania, ventinho, vendaval, ventilador, ventoinha |
chuva | |
mar |
2 Escreva uma frase com as palavras:
-
vendaval
-
chuvisco
-
marítimo
3 Complete o quadro.
Quando eu penso em | praia | também penso em | |
Quando eu penso em | sustentabilidade | também penso em | |
Quando eu penso em | preservação | também penso em | |
Quando eu penso em | poluição | também penso em | |
Quando eu penso em | natureza | também penso em |
70
Projeto em equipe A arte da reciclagem
Quando você leva equipamentos eletrônicos usados para uma empresa de coleta especializada, está contribuindo para que o meio ambiente fique menos poluído, que pessoas e animais não sejam atingidos por águas contaminadas com produtos tóxicos e que a quantidade de lixo nos aterros sanitários seja reduzida.
As empresas coletoras especializadas desmontam os equipamentos e separam seus componentes, que serão destinados a indústrias que reciclam os materiais e os transformam em matérias-primas para outros produtos. Por exemplo, o vidro do monitor do computador ou da televisão é triturado e se transforma em pisos cerâmicos e até em... bolinhas de gude!
Mas há outros modos de reciclar. É só usar a criatividade. Quer uma dica? As teclas do computador que estão fora de uso podem virar anéis.
Outra dica vem do artista plástico colombiano Federico Uribe, que transforma objetos do dia a dia em arte. Usando cabos de computador e fios de tomada e de telefone, ele criou uma série intitulada "Conectado". A obra abaixo faz parte dessa série.
71
O que fazer
Você e seus colegas farão uma pesquisa sobre formas de reciclar peças de lixo eletrônico e criarão seus próprios objetos. Depois, vão expor os resultados da pesquisa e os objetos criados.
Como fazer
1 Pesquisar objetos feitos com o material.
Em grupos, façam uma pesquisa sobre diferentes formas de criar novos objetos utilizando peças de lixo eletrônico.
Selecionem as informações mais interessantes e planejem como será realizada a exposição oral.
2 Coletar o material e criar novos objetos.
Verifiquem se seus familiares, vizinhos e amigos têm material eletrônico para descarte: teclados, mouses, fios e cabos, CDs etc.
Certifiquem-se de que o material não está mais em uso. Em hipótese alguma utilizem pilhas e baterias descartáveis! Elas liberam componentes tóxicos muito perigosos para a saúde.
3 Apresentar a exposição.
Com a ajuda do professor, decidam onde será a exposição. Elaborem um cartaz com o título da exposição e plaquinhas para colocar perto dos objetos que criaram.
4 Lançar a exposição.
No primeiro dia da exposição, façam o lançamento, apresentando aos convidados os resultados da pesquisa e os objetos criados.
Avaliar o trabalho
-
De maneira geral, vocês ficaram satisfeitos com a exposição? Por quê?
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Você aprendeu coisas novas sobre o lixo eletrônico? | ||
Teve dificuldade em encontrar material eletrônico sem uso? | ||
Você usou sua criatividade? | ||
Você considera importante reutilizar o lixo eletrônico? |
72
Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
Domingo, 14 de junho de 1942
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas. Pudera! Era dia do meu aniversário. [...]
Logo depois das sete fui dar bom-dia à mamãe e ao papai, e, depois, corri à sala de estar para desembrulhar meus presentes. O primeiro que me saudou foi você, possivelmente o melhor de todos. [...]
Ganhei uma porção de coisas de mamãe e papai e fui devidamente presenteada por vários amigos. [...]
Lies veio então apanhar-me para irmos à escola. No recreio, distribuí biscoitinhos doces para todo mundo, e então tivemos de voltar às aulas.
Agora preciso parar. Até logo. Acho que vamos ser grandes amigos.
Anne Frank. O diário de Anne Frank. Tradução de Elia Ferreira Edel. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.].
2 Quando e por quem esse relato foi escrito?
3 Ordene as ações de Anne no relato.
- Vai para a escola com Lies.
- Despede-se do diário.
- Cumprimenta os pais.
- Desembrulha seus presentes.
- Distribui biscoitos aos amigos.
- Acorda às seis horas da manhã.
4 Quantos parágrafos há no relato? Em qual deles Anne conta sobre os presentes que ganhou?
73
5 Na frase "Até logo.", que outro sinal de pontuação poderia ser usado sem mudar seu sentido?
6 Copie do texto uma palavra com acento agudo e outra com acento circunflexo.
7 Circule os encontros consonantais das seguintes palavras retiradas do relato: primeiro , recreio , distribuí , preciso , grandes .
8 Leia este anúncio.
O LIXO É SEU
FAÇA COLETA SELETIVA: CONDIÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR.- Nos quadrinhos, escreva D para palavras com dígrafo e EV para palavras com encontro vocálico.
9 Qual é o slogan desse anúncio?
10 Crie um slogan para incentivar a reciclagem.