74
UNIDADE 3 Animais
Você gosta de animais? Com quais você convive?
Alguns povos criam animais de estimação que no Brasil seriam considerados muito estranhos. Conheça um deles, que é bastante popular na China.
75
- Qual é seu animal favorito? Por quê?
- Você tem algum animal de estimação?
- Se sim, qual é? Como ele se chama?
- Se não, você gostaria de ter um? Que animal seria?
- O que acha de ter um grilo como animal de estimação?
- Se você fosse ter um animal de estimação bem diferente, qual seria? Por quê?
Desafio
1 Complete as lacunas com o som que os animais fazem. Siga o modelo.
O
late.
A
.
O
.
2 Qual é o som que o grilo faz? Decifre o código e descubra! Cada símbolo representa uma letra.
76
Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma notícia. As notícias são textos que contam fatos novos e interessantes.
- Você costuma acompanhar notícias? Se sim, onde?
- Lendo o título do texto, o que você acha que a menina criou?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura feita pelo professor.
- Leia silenciosamente e anote as palavras que você não conhece.
- Depois, compartilhe suas anotações com a turma e converse com os colegas, buscando o significado das palavras anotadas.
Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no Grande Recife
Simples estrutura formada por um caixote de madeira pintado de preto e uma placa com os dizeres "Eles não são de rua. Eles foram abandonados" despertou a caridade de quem passa pelo local.
Giovanna já implantou ponto de alimentação em dois locais.
A paixão pelos animais fez Giovanna Gabriely, de 7 anos, pensar num jeito de alimentar e levar um pouco de carinho e atenção a cães abandonados. Após ver todo dia, no caminho para a escola, animais vagando pela Estação de Metrô de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, sem nenhum cuidado, teve a ideia de construir um ponto de alimentação para eles. A simples estrutura formada por um caixote de madeira pintado de preto e uma placa com os dizeres "Eles não são de rua. Eles foram abandonados" despertou a caridade de quem passa pelo local.
A iniciativa foi posta em prática há um mês no próprio metrô de Cavaleiro. No dia 23 deste mês, Giovanna instalou o segundo ponto de alimentação.
77
Dessa vez, na feira livre do bairro. "Eu vi os animais abandonados sem ter o que comer e o que beber. Fiquei muito triste e pedi a ajuda dos meus pais para fazer a estrutura. O apoio para colocar as vasilhas com a ração é uma caixa de tomate que pegamos na feira", conta a menina, que tem o yorkshire Pingo, de 3 anos, como fiel companheiro.
"Queria que todos os cachorros tivessem uma casa e uma família como o Pingo tem. Eu fico muito triste de vê-los sem lar", completa. Segundo a mãe, Gabriela Santana, de 32 anos, a intenção do projeto é que o lugarzinho chame a atenção de outras pessoas, que a estrutura possa despertar a caridade alheia.
Os dois primeiros exemplares foram levados do local, mas Giovanna não se deixou abater. Pegou o material necessário, refez a estrutura e colocou novamente, no mesmo lugar. "Ela passa todo dia na mesma estação e sempre ficava muito mexida com a situação dos animais. Ela ficou desesperada quando levaram os dois primeiros, mas não desistiu. O terceiro deu certo, ninguém levou e, hoje, é usado por outras pessoas que também deixam alimento para os cães", comenta a mãe.
A boa ação de Giovanna foi divulgada em países como México e Canadá. [...]
Thays Estarque. G1 Pernambuco. Disponível em: https://oeds.link/Jv4FHX. Acesso em: 13 jul. 2021. (Fragmento).
Glossário
- Grande Recife:
- região que inclui a capital de Pernambuco (Recife) e outros municípios próximos.
- Yorkshire:
- raça de cachorro.
- Intenção:
- aquilo que está planejado ou se pretende alcançar.
- Abater:
- desanimar.
78
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, converse com os colegas sobre o significado das palavras apresentadas no "Glossário" e daquelas que você anotou.
2 Faça uma leitura silenciosa.
3 Depois, forme um grupo com 4 colegas e divida com eles o texto em 5 partes. Combinem que cada integrante do grupo fará a leitura oral de um trecho do texto. Quando terminarem, leiam mais uma vez.
Compreender o texto
4 Releia o trecho da notícia.
- Circule no trecho o título da notícia.
- O título apresenta:
- uma opinião sobre o que aconteceu usando uma frase curta.
- o assunto principal da notícia com uma frase curta.
- muitas informações sobre a notícia usando um parágrafo longo.
5 O texto que aparece depois do título da notícia:
- descreve com detalhes tudo o que aconteceu.
- completa as informações que estão no título.
79
A primeira frase que aparece na notícia é o título principal. Depois dele, aparece o título auxiliar ou a linha fina. O título auxiliar traz um pouco mais de informações e complementa o título principal.
6 Ligue as perguntas às respostas adequadas, de acordo com a notícia que você leu.
Uma notícia deve responder às seguintes perguntas sobre o fato relatado: O quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?
Geralmente, as respostas para essas questões são apresentadas já no primeiro parágrafo. No restante do texto, são apresentadas mais informações e detalhes sobre o fato noticiado.
80
7 Releia o 3º parágrafo da notícia e responda às questões.
-
Por que a fala de Giovanna está entre aspas?
-
Nesse mesmo parágrafo, há também a reprodução da fala da mãe de Giovanna, mas sem aspas. Por quê?
-
Por que as notícias reproduzem as falas das pessoas envolvidas?
Ampliar o vocabulário
8 O cachorro da foto a seguir é da mesma raça que Pingo, que pertence a Giovanna. Complete a legenda com o nome dessa raça.
-
Por que o nome dessa raça foi escrito com letras inclinadas na notícia?
Cachorro .
Para ler em casa
Em sua casa, abra o livro na seção "Para ler". Peça a um familiar que leia a notícia em voz alta. Em seguida, explique a ele que uma notícia deve responder a algumas perguntas e peça-lhe que responda: O que aconteceu? Quem é a pessoa em destaque? Quando aconteceu? Onde? Por quê? Como? Pergunte também a ele o que pensa sobre a atitude da menina e se acredita que possam existir outras formas de resolver o problema de cães e gatos abandonados. Depois, conte aos colegas de turma.
81
Estudo da língua Sons nasais
1 Releia a legenda da foto que acompanha a notícia que você leu.
"Giovanna Gabriely, de 7 anos, pensa num jeito de alimentar e levar um pouco de carinho e atenção aos cães abandonados."
-
As legendas são textos escritos que explicam as imagens.
Que elementos da imagem essa legenda explica?
-
Leia em voz alta as palavras a seguir, que aparecem na legenda.
-
Os destaques nas palavras acima representam sons nasais.
Organize-os no quadro de acordo com suas cores.
azul
verde
2 Agora, leia estas palavras em voz alta.
empada
cambalhota
caçamba
embrulhar
- Pinte os quadros de azul ou verde, conforme a referência da atividade 1.
82
3 Preencha o quadro com as palavras que têm m ou n que você leu em voz alta nas atividades 1 e 2.
Palavras com m antes de consoante | Palavras com n antes de consoante |
- Complete a frase a seguir, de acordo com o preenchimento do quadro. Nos sons nasais antes de p e b, a letra que acompanha a vogal é . Nos sons nasais antes de outras consoantes, a letra que acompanha a vogal é .
4 Complete as palavras a seguir com m ou n.
- participa te
- i porta te
- so bra
- mu do
- o bro
- fi gime to
- lâ pada
- i cê dio
Na escrita, os sons nasais podem ser representados:
- com o til (~) nas vogais a e o. Exemplos: criação, prisões.
- com m ou n após as vogais a, e, i, o, u. Utiliza-se m antes de p e b e n antes das outras consoantes. Exemplos: simpatia, antigo.
83
Produção escrita Notícia
Você e um colega vão escrever uma notícia sobre algo interessante relacionado a animais que tenha acontecido em seu bairro ou sua cidade. Depois, a notícia fará parte do jornal da turma.
Planejamento
1 Em dupla, converse e, se necessário, pesquise algum acontecimento recente e interessante que envolva animais. Sugestões:
- ação de organização em prol dos animais;
- animal selvagem que apareceu na cidade de forma inusitada;
- nascimento ou morte de um animal conhecido de vocês.
2 Para planejar a notícia que escreverão, preencham o quadro a seguir.
O quê? | |
Quem? | |
Quando? | |
Onde? | |
Por quê? | |
Como? |
84
Escrita
3 Escrevam a primeira versão da notícia.
- No primeiro parágrafo, apresentem as respostas às perguntas respondidas no quadro anterior.
- Nos demais parágrafos, contem detalhes e apresentem informações interessantes.
- Se conversarem com pessoas envolvidas no acontecimento e empregarem as palavras exatas usadas por elas, usem aspas.
- Coloquem um título que chame a atenção do leitor e um subtítulo que resuma o que está escrito na notícia.
Avaliação e reescrita
4 Troquem de texto com outra dupla.
5 Avaliem o texto dos colegas.
- Leiam o texto e façam a revisão proposta no quadro.
Revisão do texto | Sim | Não |
O título da notícia chama a atenção do leitor? | ||
As perguntas "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Por quê?" e "Como?" foram respondidas no primeiro parágrafo? | ||
Os demais parágrafos trazem detalhes suficientes e informações interessantes? | ||
As palavras estão escritas corretamente? |
6 Conversem sobre a avaliação.
- Ouçam o que os colegas que avaliaram o texto de vocês têm a dizer e expliquem o que acharam do texto deles.
- Após a conversa, façam as mudanças necessárias.
Socialização
7 Organizem o jornal da turma.
- Sigam as orientações do professor para organizar as notícias e produzir o jornal da turma.
85
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler uma história em quadrinhos com Chico Bento.
- O que você sabe sobre Chico Bento?
- Quais filhotinhos você acha que aparecerão na história?
Durante a leitura
- Observe como são representados os sons produzidos pelos animais.
- Descubra o que há em comum entre Chico Bento e os animais que aparecem na história.
86
87
88
Que curioso!
Quem criou Chico Bento foi Mauricio de Sousa, cartunista e criador da Turma da Mônica. Você sabia que a primeira personagem que ele criou, em 1959, foi o cachorrinho Bidu? Depois vieram Franjinha, Cebolinha e o restante da turma.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Seu professor fará uma leitura. Preste atenção à entonação que ele utiliza para ler a representação dos sons feitos pelos animais.
- Observe que, em alguns momentos, os sons que os animais fazem estão escritos sem a utilização de balões. Isso significa que o som está meio "espalhado" pela cena, não se sabe ao certo qual dos animais está emitindo cada som.
- Quando os sons, assim como as falas, aparecem dentro de um balão, eles estão direcionados a uma personagem específica.
2 Forme um grupo, dividam os papéis e façam uma nova leitura. Dessa vez, cada estudante representará uma das personagens.
- Prestem muita atenção à relação entre o tamanho e a quantidade de letras de cada palavra e a intensidade do som que elas representam.
- Levem em conta o significado dos diferentes formatos dos balões de fala utilizados.
Dica: Fiquem atentos aos sons que aparecem meio escondidos, como DLING LING e VUP. Esses sons podem ser feitos por outro colega, enquanto um lê a fala de uma personagem.
89
Compreender o texto
3 Quem são as personagens humanas dessa história em quadrinhos?
4 Em que ambiente se passa essa história em quadrinhos: no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
5 Numere os quadrinhos de acordo com a sequência em que os filhotes aparecem na história.
- patinhos
- bezerro
- pintinhos
- cabritos
6 Qual era a intenção de Chico Bento ao se aproximar dos filhotes?
- Como os filhotes reagiam?
-
O que acontecia quando Chico se aproximava dos animais?
-
Explique por que os animais adultos tinham essa reação.
que os estudantes percebam que os animais temiam que Chico Bento fosse ferir seus filhotes de alguma forma e que atacavam o menino para defendê-los.
7 O quinto quadrinho é o único em que a fala das personagens é finalizada de forma diferente. Observe e responda:
-
Por que a fala dos patinhos termina com ... (reticências)?
-
Por que, em todos os outros quadrinhos, as falas são finalizadas com ! (ponto de exclamação)?
90
8 O que os animais estariam tentando dizer a Chico Bento? Escreva uma frase que traduza cada um dos quadrinhos.
Nas histórias em quadrinhos, a imagem se une ao texto escrito para dar sentido ao que está sendo contado. Elementos como os balões, os destaques nas letras, os traços e as expressões das personagens ajudam a construir esse sentido.
91
9 Observe os quadrinhos abaixo e responda às questões.
-
Qual é o sentimento de Chico no primeiro quadrinho? Explique.
-
Qual é o volume da voz da mãe de Chico Bento? Justifique.
Ampliar o vocabulário
10 Você sabe o nome dos sons dos animais que aparecem na história em quadrinhos que você leu? Ligue o nome do animal ao som que ele faz, conforme o modelo.
Para ler em casa
A história em quadrinhos (HQ) que você leu é bastante divertida e mostra que filhotes precisam ser protegidos, sejam humanos, sejam animais. É por isso que sempre deve haver um adulto por perto.
Leia a HQ para um adulto que cuida de você e converse com ele sobre algum episódio em que agiu como Dona Cotinha e os animais adultos da história, defendendo-o de algum perigo ou livrando-o de alguma enrascada.
Escolha a história mais interessante e conte-a à sua turma.
92
Estudo da língua Variação linguística
1 Observe a fala de Chico Bento.
"Nada como às veiz tamém sê um fiotinho!"
-
A palavra filhotinhos, no título do texto, e a palavra fiotinho, na fala de Chico Bento, significam a mesma coisa?
-
Qual é a diferença na forma como são escritas?
O modo de falar e de escrever que se aprende na escola é chamado de variedade urbana de prestígio.
Você emprega essa norma, por exemplo, em suas provas, ao escrever um bilhete para o professor, ao conversar com ele etc.
Mas há outras variedades de linguagem que também são importantes.
Filhotinho é a forma determinada pela variedade urbana de prestígio.
Fiotinho é a forma usada na comunidade em que Chico Bento vive.
-
De acordo com o dicionário, como devem ser escritas estas palavras da fala de Chico Bento: veiz, tamém, sê?
-
Você conhece alguém que fala de modo parecido com o de Chico Bento ou com o da mãe dele? Quem?
93
2 Agora, releia as falas da mãe de Chico Bento.
-
É possível entender o sentido da frase dita por ela no primeiro balão? Por quê?
-
Ela utiliza a mesma variedade empregada por Chico Bento porque:
- gosta de imitar o filho.
- pertence à mesma comunidade que o menino e está na mesma situação social que ele.
- quer que Chico perceba que a fala dele está errada.
-
Observe a forma como o braço esquerdo da mãe de Chico Bento foi desenhado no quadrinho. O que isso significa?
- Observe a expressão do rosto de Chico Bento. Escreva o que ele poderia estar pensando.
Dica: Utilize a variedade linguística adequada.
94
3 Marina viu tudo o que aconteceu com Chico Bento e mandou mensagens para o celular da amiga contando a ela. Leia as mensagens de Marina.
-
Nas mensagens de Marina, foi usada uma linguagem formal ou informal? Explique.
-
Você acha que Paulinha vai entender o sentido das mensagens que recebeu? Por quê?
-
Marina cometeu um erro ao enviar à amiga a mensagem escrita dessa forma? Por quê?
-
A professora de Marina pediu a cada estudante que escrevesse algo interessante que aconteceu em seu dia. Leia o que Marina escreveu.
- Nesse texto, Marina usou uma linguagem formal ou informal? Explique.
- Converse com os colegas: Marina poderia ter escrito, na atividade escolar, da mesma forma que escreveu nas mensagens do celular? Por quê?
95
Oficina de criação História em quadrinhos
Leitura
Leia esta história em quadrinhos.
Vamos explorar a história em quadrinhos
1 Na história, um homem realiza ações em benefício de cada uma das personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Que ações são essas?
2 Ao realizar essas ações, o homem tenta substituir um elemento da natureza. Qual?
96
3 A substituição foi bem-sucedida? Qual é a mensagem da história?
Vamos criar
4 Crie uma história em quadrinhos.
- Escolha um tema para sua história.
- Você pode mostrar a importância das árvores, explicar por que elas são necessárias nas cidades e o que podemos fazer para preservá-las.
- Ou escrever sobre a importância dos animais para o ser humano, sejam domésticos, sejam selvagens.
- A história precisa ter uma situação inicial, um desenvolvimento e uma situação final.
- Escreva o que sua personagem diz ou pensa sobre o tema.
- Desenhe a história em uma folha avulsa. Depois, desenhe os balões e copie dentro deles as falas que você escreveu para a personagem.
- Crie também um título para sua história em quadrinhos.
5 Releia sua história.
- Verifique se não esqueceu algum detalhe importante.
Apresentação e avaliação
6 Passe a limpo sua história em quadrinhos.
7 Coloque-a no mural para que outros estudantes possam lê-la.
8 Faça sua avaliação e converse com seus colegas e professor sobre como foi a experiência de produzir uma história em quadrinhos.
- Sua história foi compreendida?
- Você teve dificuldade em organizar a sequência de acontecimentos?
- As falas estão legíveis nos balões?
- Você ficou satisfeito com o resultado?
97
Produção oral Conversa telefônica
Você vai participar de uma conversa telefônica sobre uma notícia.
Planejamento
1 Leia a notícia.
Morre orangotango que se comunicava por linguagem de sinais
Chantek tinha 39 anos e era um dos orangotangos machos mais velhos na América do Norte. Tinha problemas no coração, mas a causa da morte não foi descoberta
Chantek, um orangotango macho que aprendeu a se comunicar pela linguagem dos sinais, morreu nesta segunda-feira, aos 39 anos, nos Estados Unidos, anunciou o zoológico de Atlanta. Os veterinários do zoo vinham tratando o animal por uma enfermidade cardíaca, mas ainda não se sabe a causa do óbito.
O orangotango nasceu em Atlanta, no Yerkes Language Research Center, onde aprendeu a linguagem dos sinais (ASL, na sigla em inglês). Chantek era um dos orangotangos machos mais velhos na América do Norte e foi tema de um documentário de 2014 intitulado The Ape Who Went to College (O símio que foi à faculdade, em português).
O animal se mudou para o zoológico de Atlanta em 1997. A instituição disse que Chantek "usava a ASL com frequência para se comunicar com seus cuidadores, com os quais desenvolveu estreitos laços pessoais" ao longo dos anos. "Era tímido" para se comunicar "com pessoas que não conhecia e, frequentemente, escolhia formas de comunicação mais típicas dos orangotangos", como gestos e vocalizações.
O zoológico de Atlanta anunciou em setembro de 2016 que os veterinários haviam começado um tratamento para a doença cardíaca de Chantek. [...] Como a maioria dos pacientes cardíacos humanos, o primata fazia uma dieta saudável e com baixo teor de sódio.
Disponível em: https://oeds.link/WkwztF. Publicada em: 8 ago. 2017. Acesso em: 13 jul. 2021. (Fragmento).
98
2 Qual é o assunto da notícia?
3 Converse com seus colegas: você sabia que um orangotango podia se comunicar pela linguagem de sinais? O que pensa sobre isso?
Conversa telefônica
4 Prepare-se para encenar uma conversa telefônica sobre a notícia.
- Pode ser com um colega de turma ou com alguém da instituição citada na notícia.
- Pense no assunto e no motivo da conversa. Pode ser para comentar a notícia ou buscar mais informações sobre o orangotango.
5 Simule a conversa telefônica.
- Ao ser chamado pelo professor, fique atento às orientações dele.
- Preste atenção ao que a pessoa que está conversando com você diz e escolha os melhores momentos para falar, evitando interrompê-la.
Importante!
Dependendo da pessoa com quem você está falando, a variedade linguística pode mudar. Pode ser bem informal (com um colega de turma, por exemplo); ou terá de ser a variedade urbana de prestígio (se você estiver falando com alguém que não conheça).
Avaliação
6 Preencha o quadro a seguir.
Avaliação da conversa telefônica | Sim | Não |
---|---|---|
Foi fácil manter a conversa? | ||
Você considera que se comunicou adequadamente em relação à variedade linguística? | ||
Precisou repetir alguma fala para que a outra pessoa compreendesse? | ||
Você conversou num ritmo adequado? |
99
Conhecer mais palavras
Que curioso!
Você já percebeu que surgem palavras novas que passam a ser utilizadas por determinado grupo? São os neologismos.
Observe a tirinha abaixo.
1 Crie neologismos para as situações abaixo.
- Amor por animais
- Medo de peixes
- Com vontade de fazer xixi
- Brilho no olhar
- Botar um ovo
- Não fazer birra
2 Com a colaboração de toda a turma, conte uma história utilizando neologismos que vocês criaram.