100
UNIDADE 4 Monstros e outras criaturas
É muito comum encontrar histórias sobre monstros e criaturas estranhas em livros, filmes e desenhos animados. Ou você mesmo pode desenhar uma criatura monstruosa... Já pensou?
A ilustração abaixo foi inspirada em um desenho de uma menina de 10 anos, a Júlia. Sobre esse desenho, ela disse: "Era uma menina muito alegre, mas mal sabiam as pessoas que tinha um segredo dentro dela...". Observe a ilustração e descubra qual era esse segredo.
101
- Qual é o segredo da menina?
- Como você acha que Júlia fez esse desenho?
- Qual é o monstro ou a criatura que mais lhe dá medo (pode ser de uma história, um filme, um desenho etc.)? Descreva-o para seus colegas.
- Se você fosse desenhar um monstro, como ele seria?
Desafio
Que tal criar uma dobradura de monstro como a da Júlia? Siga as orientações abaixo para aprender como fazer.
1. Dobre a folha de papel ao meio.
2. Dobre uma das partes da folha ao meio novamente.
3. Agora é hora de desenhar seu monstro. Com a parte dobrada do papel voltada para baixo, desenhe a parte do monstro que não é secreta.
4. Abra a dobradura e desenhe dentro dela a parte secreta do seu monstro.
5. Dê um nome para seu monstro. Depois, mostre-o para a turma e veja os monstros que seus colegas criaram. Vocês podem fazer uma brincadeira arrepiante!
102
Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é um texto instrucional, isto é, um texto que ensina a fazer alguma coisa.
- Ao ler apenas o título do texto, você consegue saber o que ele ensina a fazer?
- A informação do título é suficiente para uma pessoa decidir se quer ou não fazer esse bolo? Por quê?
- Ao ler o subtítulo do texto, que outras informações você obtém?
- Você já preparou algum alimento seguindo instruções? Qual?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura feita pelo seu professor e tente descobrir por que o bolo leva esse nome.
- Leia silenciosamente e anote as palavras que você não conhece.
- Depois, compartilhe suas anotações com a turma e conversem buscando o significado das palavras que você anotou.
Bolo de espantalho de ouro
Bolo de milho com coco
Ingredientes mágicos:
- 3/4 de xícara de leite de castanha de caju corajoso morno
- 1/2 xícara de milho dourado cozido
- 200 ml (1 vidro pequeno) de leite de coco de nuvem escorrida
- 1/2 xícara de óleo vegetal saltitante
- 3/4 de xícara de açúcar demerara caramelo
- 1 colher (sopa) de vinagre branco de lágrima de gnomo bebê
- 1/2 xícara de coco ralado do Vale do Algodão-Doce sem açúcar
- 1 xícara de fubá pó de ouro
- 1 xícara de farinha de trigo preguiçosa
- 1 colher (sopa) de chia barulhenta
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó multiplicador
103
Preparo no caldeirão:
1. Preaqueça o forno a 160 ˚C.
2. Unte uma fôrma de 20 cm x 30 cm com óleo e polvilhe com farinha.
3. Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer ou o liquidificador. Passe o líquido pela peneira, para o bolo ficar mais leve.
4. Transfira essa mistura para o liquidificador. Junte o leite de coco, o óleo, o açúcar, o vinagre, o coco ralado e o fubá e bata até formar uma massa homogênea.
5. Adicione, aos poucos, a farinha e a chia. Misture bem.
6. Despeje a massa em uma tigela e adicione o fermento. Misture delicadamente usando uma colher de pau mágica.
7. Com cuidado, despeje a massa na fôrma untada. Peça para um adulto levar ao forno preaquecido e assar por 40 minutos.
8. Retire do forno, decore com coco ralado e sirva.
Rendimento: 15 pedaços
Tempo de forno: 40 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Eliana Trujillo. Leporim: aventuras e receitas da feiticeira vegana. São Paulo: Alaúde Editorial, 2017. p. 35. (Adaptado).
Dica: Para saber se o bolo está no ponto, ao completar 30 minutos de forno, espete um palito na massa até o fundo da fôrma. Se o palito sair seco, o bolo está pronto.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, converse sobre o significado das palavras que você anotou.
2 Agora, cada colega vai ler um trecho do texto em voz alta. Acompanhe a leitura e, quando chegar a sua vez, leia com clareza.
3 Leia o trecho abaixo várias vezes em voz alta para aprimorar sua leitura. Perceba como você melhora a cada repetição!
Bata o leite morno.
Bata o leite morno e o milho cozido.
Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer.
Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer ou o liquidificador.
104
Compreender o texto
4 Assinale a opção que indica o que é o texto que você leu.
- Um poema sobre bolo de milho com coco.
- Uma receita de bolo de milho com coco.
- Um manual de instrução para fazer um espantalho de ouro.
5 Marque as informações que podem ser encontradas no texto.
- Quantidade a ser usada de cada ingrediente do bolo.
- Opinião sobre o bolo.
- Passos a serem seguidos para preparar o bolo.
- Tempo que o bolo deve ficar no forno.
6 Releia as informações que você marcou na atividade anterior. Por que a receita apresenta essas informações?
Os textos instrucionais têm como objetivo explicar ao leitor como fazer algo. A receita culinária é o texto instrucional que ensina como preparar um alimento.
Na receita culinária, as informações precisam ser escritas de forma clara e fácil de entender. Caso contrário, o leitor pode não conseguir preparar o alimento ou o resultado poderá ficar diferente do esperado.
7 Releia o título e o subtítulo da receita.
Bolo de espantalho de ouro
Bolo de milho com coco
105
-
Qual deles parece ser o nome de uma receita mágica? Por quê?
-
Por que a receita tem um subtítulo com o nome verdadeiro da comida?
8 Releia a lista de ingredientes da receita.
-
Por que eles são ingredientes mágicos? Explique com exemplos do texto.
-
Copie as palavras em destaque nos ingredientes da receita.
-
Os ingredientes em destaque na receita podem ser encontrados no mundo real? É possível fazer essa receita?
106
9 Releia o modo de preparo da receita.
-
Escreva uma frase do modo de preparo que está relacionada ao mundo da fantasia.
-
Escolha uma frase do modo de preparo que está relacionada ao mundo real e registre aqui.
Geralmente, as receitas culinárias são organizadas em:
- título: nome do prato a ser preparado;
- ingredientes: lista do que vai ser necessário para o preparo;
- modo de preparo: passo a passo com as instruções do que deve ser feito.
10 Releia este trecho da receita.
5. Adicione, aos poucos, a farinha e a chia. Misture bem.
- Nas receitas são usados verbos no modo imperativo, ou seja, que indicam uma orientação ou recomendação. Circule no trecho acima dois verbos que indicam orientações para o leitor.
-
Escreva no modo imperativo outros dois verbos presentes na receita.
107
11 Sobre a dica depois do texto, marque V para verdadeiro e F para falso:
- Após ficar 40 minutos no forno, é preciso espetar o bolo com um palito para ver se está pronto.
- Depois de 30 minutos no forno, você pode espetar um palito no bolo para ver se está assado.
- Se o palito espetado no bolo estiver molhado, o bolo não está pronto.
Ampliar o vocabulário
12 Releia o primeiro passo a ser seguido para preparar o bolo.
1. Preaqueça o forno a 160 ˚C.
- Circule o verbo presente nesse trecho.
-
Qual é a ação que esse verbo indica?
13 Para quantas pessoas esse bolo pode ser servido? Que palavra do texto indica essa informação?
Para ler em casa
Convide uma pessoa que mora com você para conhecer uma receita culinária mágica. Leia o título Bolo de espantalho de ouro e desafie essa pessoa a adivinhar algum ingrediente da receita. Depois, façam juntos a leitura completa do texto e verifique se ela acertou.
Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, proponha um desafio de memória: leia apenas a característica mágica dos ingredientes e veja se ela acerta qual é, por exemplo: dourado (milho), pó de ouro (fubá), barulhenta (chia) e assim por diante.
108
Estudo da língua Sílabas
1 Observe a capa do livro do qual a receita que você leu foi retirada.
-
Veganos são pessoas que não comem alimentos de origem animal, por exemplo, carne, queijo e iogurte. Assinale os produtos de origem animal que podem ser usados em receitas de bolos doces.
ovo
manteiga
frango
mel
leite
peixe
-
Esses produtos foram usados na receita da feiticeira vegana?
-
Reescreva o título do livro separando as sílabas de todas as palavras.
-
Quais são as palavras do título que têm uma sílaba composta apenas por uma vogal?
109
-
Escreva as sílabas presentes no título que são formadas por uma consoante e uma vogal.
-
Nessas sílabas, o que vem antes: as vogais ou as consoantes?
-
-
Agora, organize as sílabas das palavras do título do livro no quadro a seguir. Mas, antes, observe a legenda:
Legenda: C = consoante V = vogal
V | ||||||||||
CV | ||||||||||
CVC | ||||||||||
CVV |
2 Leia a tirinha a seguir.
- Circule duas palavras que são formadas por uma sílaba com uma vogal e depois uma consoante.
- Sublinhe duas palavras que tenham sílabas formadas por duas consoantes e depois uma vogal.
Na língua portuguesa, as sílabas podem ser compostas de diferentes maneiras: com apenas uma vogal, com vogal e consoante, com uma vogal e duas consoantes, com uma consoante e duas vogais etc.
Não há sílabas compostas por uma consoante sozinha.
110
Oficina de criação Brincando de noticiário
Leitura
Leiam em voz alta dois trechos de notícias curiosas.
Motorista é pego em excesso de velocidade com "ET" no banco do passageiro
Caso curioso ocorreu em subúrbio de Atlanta, nos EUA.
Um motorista americano foi flagrado em excesso de velocidade e com um boneco de extraterrestre no banco do passageiro em uma estrada suburbana de Atlanta, na Geórgia.
[...]
Portal de notícias G1. Disponível em: https://oeds.link/8XXKLB. Publicado em: 26 jul. 2017. Acesso em: 15 fev. 2021. (Fragmento).
Vespas "ajudam" polícia a prender fugitivo na Alemanha
Incidente ocorreu em Oldenburg.
[...]
O suspeito fugiu da polícia pulando de uma varanda, mas acabou caindo em um vespeiro.
[...]
Portal de notícias G1. Disponível em: https://oeds.link/DSiLKK. Publicado em: 12 ago. 2019. Acesso em: 15 fev. 2021. (Fragmento).
1 Assinale a informação correta sobre as notícias.
- As notícias são curiosas porque os jornalistas querem saber detalhes sobre tudo.
- As notícias são curiosas porque apresentam fatos inusitados, incomuns.
- São notícias sobre monstros e sustos.
111
Vamos nos preparar
2 Pesquisar.
- Em jornais, revistas e na internet, procurem notícias curiosas sobre monstros e outras criaturas.
- Selecionem as notícias que serão apresentadas.
3 Organizar-se.
- Dois estudantes serão os âncoras, ou seja, os apresentadores do noticiário. Eles anunciarão o assunto de cada notícia e passarão a palavra ao colega que for apresentá-la.
- Os demais colegas apresentarão, em duplas, as notícias pesquisadas.
- Cada dupla pode usar desenhos, cartazes ou fotografias para ilustrar sua apresentação.
4 Treinar.
- Os textos podem ser lidos, mas treinem bastante antes para que o conheçam bem e não precisem ficar olhando para o papel o tempo todo.
Apresentação e avaliação
5 Apresentar.
- Os âncoras devem ficar sentados de frente para a turma.
- Toda a turma deve ficar sentada para assistir à apresentação.
- A dupla que for apresentar sua notícia deve ficar em pé ao lado dos âncoras.
026 Avaliar.
- Após a apresentação do noticiário, você e seus colegas vão conversar sobre o que aprenderam de novo e quanto se divertiram com as apresentações das duplas.
112
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler uma narrativa ficcional.
- Ao ler o título é possível perceber que se trata de uma narrativa ficcional? Por quê?
- Na sua opinião, como deve ser um monstrinho Medonhento?
- Se monstros existissem e vivessem num lugar só deles, que nome você acha que esse lugar teria?
Durante a leitura
- Verifique se você acertou quando imaginou o monstrinho Medonhento.
- Fique atento e veja se algum personagem da história tinha a mesma opinião que você sobre o monstrinho.
O monstrinho Medonhento
A Cidade dos Homens levou um grande susto quando soube que, no dia seguinte, ia nascer Medonhento, filho de seu Monstro Terrível e dona Monstra Perigosa. Os mais prudentes foram tratando de arrumar suas coisas enquanto era tempo.
[...]
Enquanto na Cidade dos Homens havia todo esse susto [...], no Palácio dos Horrores, onde moravam seu Monstro Terrível e dona Monstra Perigosa, era uma festança que nem dá para contar direito como é que era.
[...]
- Silêêêêêêêêncio!!!!!! - gritou o mensageiro do Palácio, e todos pararam a barulheira para ouvir a grande notícia:
- Está nasceeeeeeeeeeeeeeeendo!!!!!!
Quando o monstrinho acabou de nascer, uma roda enorme se formou em volta de seu berço, que era uma panela feita de esqueletos, colocada em cima de um fogareiro. Seu Monstro Terrível precisou dar muitos coices para evitar brigas, porque todos queriam pegar a primeira fila, que é de onde se vê e se ouve melhor.
113
As câmeras de televisão ficaram bem diante do rosto do recém-nascido, pois o pai queria que os telespectadores da Monstrolândia não perdessem nenhum detalhe quando o filho abrisse a bocarra e engolisse o que aparecesse pela frente. O locutor da Rádio Voz da Escuridão não se cansava de gritar a todo instante:
- Não desliguem seus aparelhos, amigos ouvintes! A qualquer momento será dado o urro que vai rachar o mundo ao meio, urro transmitido por uma gentileza da fábrica de caixões Morte Barata.
E Medonhento abriu a boca para tomar respiração. Algumas pessoas taparam os ouvidos com medo do urro que ia sair. Outras chegaram mais perto do berço, porque aquele urro ia ser muito importante. E foi um espanto de deixar todo mundo cair sentado quando Medonhento sorriu, falando com voz que tanto podia ser de flor como de anjo, se os anjos e as flores falassem:
- Com licença...
- Um monstro pedir licença!?
Isso é muita desmoralização! [...]
Mário Lago. O monstrinho Medonhento. São Paulo: Moderna, 2019. (Fragmento).
Glossário
- Prudentes:
- cautelosos, precavidos.
- Desmoralização:
- vergonha, vexame.
Que curioso!
Mário Lago (1911-2002) começou a escrever ainda adolescente. Seu primeiro poema foi publicado quando tinha apenas 15 anos de idade! Além de escritor, ele foi ator, compositor, radialista e advogado.
114
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Acompanhe a leitura que será feita pelo seu professor e fique atento à velocidade e à entonação que ele utiliza para ler a história e representar a fala de cada personagem. Observe que essa entonação muda de acordo com a situação narrada, a pontuação e a forma como as palavras estão escritas no texto.
2 Depois, faça uma leitura silenciosa observando com atenção os pontos em que o professor alterou a velocidade e a intensidade da voz.
3 Agora você e seus colegas farão uma leitura em eco. O professor vai ler um trecho e vocês repetirão com a mesma velocidade e entonação dele, como se fosse um eco.
Compreender o texto
4 A história que você leu conta algo que realmente aconteceu ou algo imaginado pelo autor? Explique sua resposta.
As narrativas ficcionais são histórias inventadas por alguém. São narrados acontecimentos vividos por personagens inventadas, que podem ser seres humanos ou outras criaturas, como monstros e animais.
5 Que notícia assustou a Cidade dos Homens?
115
6 Complete a ficha de nascimento do monstrinho.
Nome:
Nome do pai:
Nome da mãe:
Cidade onde nasceu:
7 Releia este trecho.
"Os mais prudentes foram tratando de arrumar suas coisas enquanto era tempo."
-
Quem são os mais prudentes?
-
Por que eles tomaram essa atitude?
8 Qual é a diferença da reação das pessoas na Cidade dos Homens e no Palácio dos Horrores?
9 Qual era o momento mais esperado após o nascimento do monstrinho no Palácio dos Horrores?
10 O que o Monstro Terrível esperava de seu filho recém-nascido?
-
Quais características o bebê monstro demonstrou logo ao nascer?
116
11 Por que as pessoas fizeram fila para ver o monstrinho Medonhento e até transmitiram sua imagem na televisão?
Ampliar o vocabulário
12 Para o nascimento do monstrinho, aconteceu "uma festança que nem dá para contar direito como é que era".
-
Com que palavras a palavra em destaque se parece?
-
De acordo com o contexto, o que é uma festança?
-
Como você imagina que era a festança no Palácio dos Horrores?
13 De acordo com o contexto da história, a palavra urro significa:
- machucado produzido por um animal.
- som muito forte produzido por animal feroz.
- som da risada de uma criança.
Para ler em casa
Que tal ler a história monstruosa do nascimento do Medonhento para alguém da sua casa? Pergunte se alguém na sua casa tem medo de monstros e desafie essa pessoa a ouvir sua leitura à noite, antes de dormir. Diga que é preciso ter coragem, pois a história é assustadora.
Se quiser, use lápis colorido para fazer marcações nos pontos em que você deverá mudar a velocidade e a entonação da sua voz para aumentar o suspense!
Ao final da leitura, já que a história termina sem sustos, todos poderão dormir tranquilamente!
117
Estudo da língua Dígrafo e encontro consonantal
1 Releia este trecho.
"- Um monstro pedir licença!?
Isso é muita desmoralização! [...]"
-
Por que "um monstro pedir licença" é uma desmoralização?
-
Copie do trecho as palavras que têm duas consoantes juntas, uma ao lado da outra.
2 Leia estas palavras em voz alta.
barulheira
respiração
festejassem
- Sublinhe as consoantes que estão juntas nas palavras.
-
Observe os sons representados pelas letras sublinhadas. Há alguma semelhança entre esses trechos? Qual?
- Quando duas consoantes estão juntas e representam um único som, elas formam um dígrafo, como em: lh, ch, nh, ss, rr, sc, sç, xc e xç. As letras qu e gu são dígrafos quando o u não é pronunciado.
- Quando duas consoantes estão juntas, mas representam sons distintos, elas formam um encontro consonantal.
118
3 Copie do texto O monstrinho Medonhento palavras que exemplifiquem os dígrafos.
-
Copie do texto três exemplos de encontros consonantais.
4 Assinale as palavras em que qu e gu não formam dígrafo.
querida | cinquenta | linguiça | quilo |
guaraná | quase | quente | aquarela |
guitarra | quando | águia | foguete |
-
Por que as palavras assinaladas não têm dígrafo?
5 Circule as palavras em que ocorrem dígrafos.
clima
vermelho
blusa
cozinha
quarto
livro
alguém
técnico
osso
bruxa
-
Em quais dessas palavras também ocorre encontro consonantal?
6 Observe as consoantes destacadas nestas palavras. Depois, escreva se é um encontro consonantal ou um dígrafo.
- rosto
- urro
- rachar
- flor
- berço
- engolisse
119
7 Separe as sílabas destas palavras.
palhaço:
brigadeiro:
acesso:
carroça:
submarino:
piscina:
exceto:
querido:
-
Observando a separação silábica nessas palavras, complete a regra.
- Nos dígrafos , , e , as consoantes ficam sempre em sílabas diferentes.
- Nos demais , as consoantes ficam sempre na mesma sílaba, como nas palavras palhaço e querido.
-
Os podem ficar na mesma sílaba, como nas palavras brigadeiro, planeta e troféu, ou em sílabas separadas, como nas palavras e .
8 Releia este trecho da narrativa ficcional.
"E Medonhento abriu a boca para tomar respiração."
-
Copie do trecho uma palavra em que ocorre dígrafo e encontro consonantal.
-
Copie do trecho duas palavras em que ocorre encontro consonantal.
-
Crie um nome de monstro em que apareça pelo menos um dígrafo.
-
Agora, invente um nome de monstro que tenha pelo menos um encontro consonantal.
120
Produção oral Enquete
Que tal realizar uma enquete com seus colegas de turma sobre monstros e outras criaturas? Preparem-se para descobrir várias informações interessantes!
Depois de pronta, essa pesquisa servirá de base para os textos expositivos que você e seus colegas escreverão na seção "Produção escrita".
Planejamento
1 Organize uma lista de perguntas com toda a turma.
2 O tema das perguntas deverá ser monstros e outras criaturas estranhas. Veja, abaixo, algumas sugestões para a elaboração das perguntas:
-
monstros de filmes:
- se conhece, qual acha mais assustador;
- qual acha menos assustador;
- qual acha mais engraçado;
- se gosta de algum.
-
monstros de livros:
- se conhece, qual acha mais assustador;
- qual acha menos assustador;
- qual acha mais engraçado;
- se gosta de algum.
-
lendas e mitos sobre monstros:
- se conhece e qual.
-
animais reais tão diferentes que parecem monstros:
- se conhece e qual.
3 Após discutir com toda a turma e o professor, anote no caderno a lista de perguntas que elaboraram.
121
Enquete
4 Organizem-se em duplas.
- Cada dupla deverá ficar responsável por pelo menos uma pergunta.
-
Cada dupla deverá se organizar da seguinte forma:
- um estudante abordará um colega e realizará a pergunta.
- o outro estudante deverá anotar a resposta.
5 Realizem a enquete.
- No momento combinado com o professor, circulem pela sala realizando a enquete. Procurem conversar com todas as duplas.
Organização das respostas
6 Organizem as respostas em forma de tabela.
- Faça uma lista com as respostas recebidas.
- Anote o número de vezes que cada resposta foi dada.
- Monte uma tabela, como no exemplo a seguir:
Qual lenda ou mito sobre monstros você conhece? | ||||
---|---|---|---|---|
Boitatá | Cuca | Curupira | Mula sem cabeça | Nenhum |
9 | 4 | 7 | 6 | 2 |
7 Copiem as tabelas em um cartaz.
- O cartaz ficará afixado para que toda a turma tenha acesso aos resultados da enquete.
Avaliação
8 Complete a tabela abaixo e converse com o professor e colegas.
Avaliação da enquete | Sim | Não |
---|---|---|
Você ficou satisfeito com o trabalho da sua dupla? | ||
Sua dupla conseguiu fazer perguntas para todos os colegas de turma? | ||
Houve alguma resposta inesperada? | ||
Você faria alguma outra pergunta? |
122
Produção escrita Relatório
Você e seus colegas vão escrever um relatório sobre os resultados da enquete que realizaram sobre monstros e outras criaturas. Depois, vão divulgar o relatório para a comunidade escolar.
O relatório é um texto escrito por estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Nele são relatados os resultados de uma pesquisa, de uma atividade realizada na escola, de um projeto etc.
Planejamento
1 Observe um gráfico.
Importante!
Alguns relatórios podem apresentar gráficos para mostrar os resultados de uma pesquisa.
Os gráficos permitem que o leitor entenda as informações de forma fácil e rápida.
Gráfico de barras.
- Qual é o título do gráfico?
- Se esse gráfico faz parte de um relatório sobre uma pesquisa, qual deve ser o tema dessa pesquisa?
- De acordo com o gráfico, qual é o monstro mais conhecido? E qual o menos conhecido?
- Segundo o gráfico, quantas pessoas entrevistadas não conhecem nenhuma lenda ou mito sobre monstros?
123
2 Decidam como será o relatório.
- Formem as mesmas duplas que realizaram a enquete sobre monstros e outras criaturas. Cada dupla vai criar um gráfico. Depois, a turma toda vai se reunir para escrever o relatório.
- Decidam se o relatório será impresso ou feito no computador. Vocês também podem criar uma versão impressa e outra digital.
- Para criar o relatório, vocês podem se organizar em grupos e cada um pode ficar responsável por escrever uma parte do texto.
Escrita
3 Criem um gráfico.
- Em dupla, releiam a tabela em que vocês organizaram as respostas da pergunta pela qual ficaram responsáveis na enquete.
- Observem na tabela a quantidade de pessoas que deu cada uma das respostas.
- Criem um gráfico representando essa quantidade, como no gráfico observado.
- Na parte de baixo do gráfico, escrevam todas as respostas que foram dadas. Depois, para cada resposta, pintem um quadrinho.
- O gráfico deve apresentar todas as respostas da pergunta e a quantidade de pessoas que deram a mesma resposta.
- Sugestão: Façam o gráfico a lápis e utilizando uma régua. Deixem a pintura para depois de conferir se está tudo certo.
- Usem uma cor para cada resposta. Assim, as informações ficarão mais claras.
- Não se esqueçam de criar um título, que pode ser a pergunta que vocês fizeram.
124
4 Escrevam o relatório.
-
Reúnam-se em grupos para escrever o relatório. Cada grupo ficará responsável por escrever uma parte do texto.
Importante!
O relatório deve apresentar:
- capa com o nome da escola, dos estudantes, do professor, identificação da turma e um título. Vocês também podem fazer uma ilustração para a capa relacionada ao tema;
- o objetivo do texto, ou seja, para que ele foi escrito;
- informações sobre a enquete: Qual foi o objetivo dela? Quais foram as perguntas? Em que lugar a enquete foi feita? Quem entrevistou? Quem foi entrevistado?;
- os resultados da enquete: gráficos e tabelas que foram feitos, com comentários sobre eles;
- conclusões sobre os resultados da enquete. Vocês podem comentar: se muitas pessoas conhecem mitos ou lendas sobre monstros; qual é o monstro de filmes mais conhecido etc.
- O relatório deve ser escrito de forma clara.
- O texto deve apresentar detalhes sobre a enquete e mostrar os pontos mais importantes.
Avaliação, reescrita e socialização
5 Revisem o texto de acordo com os critérios abaixo:
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
A capa do relatório contém todas as informações necessárias? | ||
O texto está claro? | ||
Os pontos mais importantes da enquete foram mostrados? | ||
Vocês apresentaram suas conclusões? | ||
Há alguma palavra escrita de forma incorreta? |
- Mostrem o texto ao professor, façam as correções necessárias e passem o texto a limpo.
6 Divulguem as informações para outras turmas. Se houver uma versão digital, disponibilizem no site da escola.
125
Conhecer mais palavras
Que curioso!
Objetos, animais, pessoas, obras de arte e outras coisas podem ser consideradas excêntricas quando não se encaixam ou estão distantes do que é comum ou de um padrão preestabelecido.
1 Os monstros costumam ter uma aparência bem excêntrica. Observe a cena do filme Monstros S/A abaixo.
-
Descreva as personagens da imagem.
-
Qual personagem não é excêntrica? Por quê?
2 Observe as imagens abaixo e assinale a que considerar mais excêntrica.
3 Você conhece algo excêntrico? O quê?
126
Projeto em equipe Vlog de culinária
O que fazer
Vocês vão planejar e produzir vídeos com receitas culinárias que serão publicadas no vlog de culinária da turma.
Vlog é a abreviação de videoblog, ou seja, é um blog em que os conteúdos são veículados por meio de vídeos. Existem vlogs dos mais variados assuntos.
Como fazer
1 Assistir a um vídeo de culinária infantil.
Assistam, com o professor, ao vídeo que ele vai exibir.
Após assistirem ao vídeo, respondam às seguintes questões:
- Qual é a receita que está sendo ensinada no vídeo?
- Como é feita a apresentação dos ingredientes necessários?
- Como é mostrado o modo de preparo da receita?
- Quais materiais foram utilizados para a preparação da receita?
- Qual é a duração do vídeo?
- Dá vontade de assistir ao vídeo inteiro? Por quê?
Pesquisem em livros, na internet e conversando com familiares receitas que vocês gostariam de preparar e de ensinar a outras pessoas.
Reúnam-se em grupos de quatro integrantes e escolham a receita que vocês prepararão e ensinarão no vídeo de culinária.
Então, escrevam a receita em uma folha avulsa, com o nome do prato, os ingredientes necessários e o modo de preparo.
127
2 Planejar o vídeo.
Escrevam o roteiro do vídeo de vocês.
- O que será dito no início do vídeo?
- Como os ingredientes serão apresentados?
- Que utensílios serão necessários para o preparo da receita?
- Como o modo de preparo será apresentado?
- Como a receita pronta será apresentada?
- Qual será a duração do vídeo?
- Quem vai aparecer no vídeo ensinando a fazer a receita?
- Quem vai ficar responsável por trazer cada ingrediente e utensílio necessários para o preparo da receita?
- Quem será o responsável por auxiliar o professor na filmagem?
Ensaiem o preparo da receita.
3 Realizar a filmagem.
No dia combinado, tragam os ingredientes, os utensílios necessários e filmem o preparo da receita.
Assistam ao vídeo.
4 Divulgar os vídeos no vlog de culinária da turma.
Avaliar o trabalho
Após a divulgação do vlog, avalie sua participação.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Os ensaios foram suficientes para o seu grupo? | ||
A receita foi concluída com sucesso? | ||
Seu grupo conseguiu cumprir todo o roteiro? | ||
Você considera que a apresentação da receita no vídeo ficou clara? | ||
Você ficou satisfeito com o resultado? |
128
Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias na leitura e de prestar bastante atenção às palavras lidas.
Filhotes gêmeos de anta são descobertos pela 1ª vez na natureza
Descoberta foi feita em reserva de São Miguel Arcanjo (SP)
Dois filhotes gêmeos de anta (Tapirus terrestris) foram registrados pela primeira vez na história em seu habitat. A descoberta da espécie, ameaçada de extinção, aconteceu na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Trápaga, em São Miguel Arcanjo (SP).
Inicialmente, os animais foram vistos por um grupo de cinco pesquisadores do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, em dezembro do ano passado, por meio de um vídeo que registrou as antas gêmeas por um equipamento fotográfico instalado na reserva. A confirmação só foi possível em janeiro deste ano, depois de outros registros em imagem e observação direta, ou seja, vendo os animais presencialmente.
"A confirmação dos animais gêmeos foi possível primeiro pela idade: os três indivíduos são nitidamente uma fêmea adulta e dois jovens. Ao longo do monitoramento,
pudemos observar que os jovens passavam boa parte do tempo com a fêmea adulta. Segundo: pelo tempo de gestação da anta (13 meses) e tamanho igual dos dois jovens, é impossível que sejam filhos de gerações diferentes", explicou a coordenadora executiva do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, Mariana Landis.
Agência Brasil. Disponível em: https://oeds.link/AcRSIw. Acesso em: 13 jul. 2021.
Glossário
- Nitidamente:
- de modo claro, certamente.
- Monitoramento:
- ação de monitorar, observar.
- Gestação:
- período da gravidez.
129
2 Copie o título do texto.
3 Qual é a principal informação da notícia?
- Uma anta teve filhotes gêmeos na Reserva Particular do Patrimônio Natural.
- A anta é um animal que corre risco de extinção.
4 Circule no texto a fala de Mariana Landis.
-
Por que a notícia reproduz a fala dela?
- Para ser mais confiável.
- Para ser mais divertida.
5 Considerando o texto que você leu, qual é o sentido da palavra habitat?
- Local inadequado para uma espécie viver, se alimentar e se desenvolver.
- Local adequado para uma espécie viver, se alimentar e se desenvolver.
6 Separe as sílabas das palavras a seguir.
- gêmeos
- filhotes
- dois
-
que
-
Quais das palavras anteriores apresentam dígrafos? Circule-as.
-
Dica: Algumas palavras têm apenas uma sílaba.
7 Complete as palavras com m ou n.
- a ta
- i possível
- i seto
- cara bola
8 Escreva um parágrafo com pelo menos dois motivos sobre a importância do nascimento de filhotes gêmeos de anta.