158
UNIDADE 6 Saúde
Cuidar de nosso corpo e de nossa mente é muito importante. Assim, nos sentimos felizes e com energia para aprender e brincar.
Muitas atitudes ajudam a manter a saúde: escovar os dentes, beber água, comer de forma saudável e até sorrir. Você sabia que a alegria faz bem para nossa saúde?
159
- Como você se sente quando está em um hospital?
- Quem você imagina que são essas pessoas de branco no hospital? O que elas parecem estar fazendo nesse lugar?
- Você acha importante alegrar as pessoas que estão em um hospital? Por quê?
- Por que será que rir faz tão bem para a saúde?
Desafio
Cuidar do ambiente onde vivemos também contribui para nossa saúde. Observe na imagem atitudes que combatem o mosquito da dengue. Depois, encontre os 7 erros na segunda imagem e marque um X neles.
160
Para ler
Antes de ler
Você vai ler uma reportagem. Trata-se de um texto jornalístico publicado com o objetivo de informar o leitor sobre como as vacinas agem em nosso corpo.
- Certamente você já tomou uma vacina. Você sabe por que ela é necessária?
Durante a leitura
- Faça uma primeira leitura silenciosa com bastante atenção, sublinhe as palavras que você nunca usou ou cujo significado não conhece e verifique quais delas estão disponíveis no glossário.
- Compartilhe com os colegas as palavras em que você ainda tiver dúvida e, com o professor, procurem dar exemplos de uso para auxiliar a compreensão de seu significado.
- Ao final da leitura, descubra como as vacinas nos protegem de doenças.
Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo
Médico explica como a imunização funciona no organismo e por que precisamos das injeções
Se você já se perguntou por que os enfermeiros precisam de uma injeção na hora de dar as vacinas, sendo que todo mundo sabe que também existem vacinas de gotinha, este texto aqui vai acabar de vez com esta e todas as outras dúvidas que você tenha sobre este assunto.
161
Antes de qualquer coisa, é importante saber, afinal, o que é uma vacina, já que essa conversa agora vive na boca de todo mundo - é vacina na televisão, no rádio do carro, até à mesa do almoço.
A ideia da vacina é simples: fazer com que as pessoas fiquem protegidas de doenças, sem que elas precisem ficar doentes para isso. Marco Aurélio Sáfadi, que é médico e professor há mais de 30 anos, tem uma explicação legal envolvendo um brinquedo que todo mundo adora.
"A vacina é um instrumento que faz com que você desenvolva soldadinhos de defesa, que se chamam anticorpos", resume Marco.
"Quando você pega catapora, por exemplo, desenvolve proteção, formando soldadinhos. Já a vacina forma esses soldadinhos antes mesmo de a criança ter contato com os vírus e bactérias."
Foi por volta de 1881 que as vacinas começaram a ser produzidas em massa.
"Uma das maneiras de construir uma vacina é pegar o vírus em um laboratório e deixá-lo bem fraquinho. Dessa forma, quando a gente o injetar no corpo, ele não vai provocar a doença, mas vai ser suficiente para o surgimento dos soldadinhos", continua.
Outra maneira, segundo Marco Aurélio, é matar o vírus, pegar só uma parte dele e dar para o organismo.
"Assim também teremos soldadinhos", garante o médico, que é presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Em média, antes de virar um adulto, a criança toma vacinas para prevenir 18 doenças. E isso não significa que sejam 18 vacinas, porque algumas delas vêm combinadas dentro de uma mesma dose.
162
Uma delas, a BCG, deixa uma cicatriz no braço depois da aplicação. É a primeira vacina que todo mundo toma, ainda na maternidade. As outras não deixam marca nenhuma. No máximo, a pessoa tem inchaço e um pouquinho de dor local no dia.
E, por falar em aplicação, por que será que as vacinas não podem ser sempre com gotinhas, sem injeção?
"A gente adoraria que todas as vacinas pudessem ser pela boca. As únicas que temos via oral hoje são a da pólio e a do rotavírus. As outras, a gente não consegue", diz Marco.
O lugar do corpo onde a injeção vai ser dada depende da idade da pessoa. Nas crianças pequenas, de até cerca de dois anos, os enfermeiros dão preferência para a coxa. Acima disso, a vacina passa a ser dada no braço. No bumbum, só injeção de remédio.
Várias profissões trabalham com a criação de novas vacinas, como os farmacêuticos, os bioquímicos e os engenheiros químicos. Todos eles gostariam que houvesse vacinas para prevenir todas as doenças, mas infelizmente isso não acontece.
"Quando há uma doença que se mostra importante, com danos e sofrimento à população, a gente faz todos os esforços para desenvolver uma vacina. Mas, como tudo na vida, às vezes não temos sucesso", conta.
"Às vezes temos uma vacina que não forma soldados suficientes, ou que não têm competência para nos proteger, e às vezes a vacina produz soldados que começam a atacar nosso próprio organismo."
Mas é importante saber que todas as vacinas que são aplicadas nos postos de saúde e clínicas do Brasil já passaram por vários testes antes de virem parar nos braços das pessoas. E que elas são seguras, eficazes, e uma das invenções mais importantes da história.
Marcella Franco. Folha de S.Paulo, Folhinha, 6 fev. 2021.
Glossário
- Imunização:
- ação para tornar as pessoas resistentes a doenças.
- Em massa:
- em grande quantidade.
- Via oral:
- pela boca.
- Bioquímicos:
- profissionais que estudam processos que acontecem no organismo de seres vivos para desenvolver produtos.
- Engenheiros químicos:
- profissionais que planejam e cuidam dos processos de criação de produtos em indústrias, como nas que fabricam medicamentos.
- Competência:
- capacidade.
163
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Após fazer uma leitura silenciosa, acompanhe a leitura do professor. Depois, cada estudante fará a leitura de um trecho da notícia, até que todos participem.
2 Releia o trecho abaixo em voz alta, pelo menos três vezes, observando seus avanços em relação à clareza, à velocidade e ao ritmo. Faça seus registros pintando as barras de acordo com sua evolução.
Várias profissões trabalham com a criação de novas vacinas, como os farmacêuticos, os bioquímicos e os engenheiros químicos. Todos eles gostariam que houvesse vacinas para prevenir todas as doenças, mas infelizmente isso não acontece.
1ª leitura
Bom Muito bom Ótimo
Última leitura
Bom Muito bom Ótimo
Compreender o texto
3 Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
- Vocês acharam interessante o tema dessa reportagem? Por quê?
- De acordo com o texto, a vacina é "uma das invenções mais importantes da história". Vocês concordam com isso? Por quê?
A reportagem apresenta informações sobre temas que podem interessar a muitas pessoas.
164
4 Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
- A reportagem "Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo" foi escrita especialmente para as crianças.
- Essa reportagem foi publicada na Folhinha, que é o suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo.
- Essa reportagem não é interessante, pois trata de um assunto comum entre as crianças.
- O título da reportagem foi escrito de forma criativa, para chamar a atenção dos leitores.
- O subtítulo da reportagem explica melhor o assunto que será tratado.
- Essa reportagem é interessante porque fala de um assunto importante para a saúde das pessoas.
O título de uma reportagem busca despertar o interesse do leitor. Nem sempre ele apresenta de forma clara o assunto central do texto. Muitas vezes, é o subtítulo que faz isso, explicando melhor o assunto que será abordado no texto. O subtítulo de um texto jornalístico chama-se linha fina.
5 Releia o primeiro parágrafo da reportagem. Depois, responda a estas questões.
-
Com quem a autora está se comunicando nesse parágrafo?
-
Marque a informação correta sobre esse parágrafo.
- A autora mostra como a reportagem pode ser interessante para o leitor, pois ela vai esclarecer todas as dúvidas dele sobre vacinas.
- A autora explica como a vacina age dentro do corpo das pessoas, assim o leitor não precisa ler a reportagem até o final.
6 Releia este trecho da reportagem.
"[...]Marco Aurélio Sáfadi, que é médico e professor há mais de 30 anos, tem uma explicação legal envolvendo um brinquedo que todo mundo adora."
165
-
Que brinquedo o médico usa para explicar sobre a vacina? Como é essa explicação?
- O que a repórter que escreveu o texto pensa sobre essa explicação? Circule no trecho anterior a palavra que melhor responde a essa questão.
-
Qual é o nome da repórter que escreveu esse texto?
Além de expor um fato, como a notícia, a reportagem aprofunda o assunto e, na maioria das vezes, apresenta explicações de especialistas.
7 Releia estes trechos da reportagem.
- "'Uma das maneiras de construir uma vacina é pegar o vírus em um laboratório e deixá-lo bem fraquinho. Dessa forma, quando a gente o injetar no corpo, ele não vai provocar a doença, mas vai ser suficiente para o surgimento dos soldadinhos', continua."
-
"Outra maneira, segundo Marco Aurélio, é matar o vírus, pegar só uma parte dele e dar para o organismo."
-
Complete cada frase a seguir com o item adequado.
- O item apresenta o que o médico disse, mas com as palavras da jornalista.
- O item apresenta as palavras exatas ditas pelo médico.
-
Na reportagem, os depoimentos ajudam a ampliar as informações. Eles podem ser apresentados de duas formas.
- Com discurso direto: o depoimento aparece exatamente da forma como foi dito.
- Com discurso indireto: o repórter usa suas palavras para transmitir o que foi dito por quem deu o depoimento.
166
Ampliar o vocabulário
8 Releia este trecho da reportagem.
"Mas é importante saber que todas as vacinas que são aplicadas nos postos de saúde e clínicas do Brasil já passaram por vários testes antes de virem parar nos braços das pessoas. E que elas são seguras, eficazes, e uma das invenções mais importantes da história."
-
De acordo com o médico, tomar as vacinas aplicadas nos postos de saúde e nas clínicas pode ser perigoso? Explique.
-
Com base no contexto, marque o significado da palavra eficazes.
- Conseguem cumprir seu objetivo.
- Podem causar doenças nas pessoas.
9 Os remédios servem para tratar as doenças. Com base na reportagem que você leu, marque a afirmação verdadeira.
- As vacinas são usadas para combater doenças quando as pessoas já estão doentes. Os remédios são usados para evitar que as pessoas fiquem doentes.
- Os remédios são usados para combater doenças quando as pessoas já estão doentes. As vacinas são usadas para evitar que as pessoas fiquem doentes.
- Os remédios e as vacinas são usados para curar doenças quando as pessoas já estão doentes.
Para ler em casa
Converse com as pessoas de sua casa a respeito do que aprendeu sobre as vacinas com a reportagem lida. Proponha uma leitura em voz alta compartilhada, como a feita em sala de aula, na qual cada um lê um trecho do texto. Peça a um adulto para ver as carteiras de vacinação da família, leia com ele os nomes das vacinas e conversem sobre as datas em que elas foram tomadas e as doenças que previnem.
167
Estudo da língua Prefixos e sufixos
1 Leia o título e a linha fina de uma reportagem.
A incrível trajetória da jornalista pioneira que, há 130 anos, deu a volta ao mundo em 72 dias
Nellie Bly percorreu, em 1890, mais de 40 mil quilômetros pela Europa, África, Ásia e América viajando de navio a vapor, barco, trem, riquixá, cavalo e até em um burro.
BBC, 3 fev. 2020.
Glossário
- Riquixá:
- veículo de duas rodas puxado por pessoa a pé.
-
Sobre o que é essa reportagem?
- Que palavra do título mostra a opinião do autor sobre a viagem de Nellie Bly? Circule-a.
-
Por que você acha que o autor usou essa palavra para falar da viagem?
-
Observe:
-
Em quais das palavras abaixo in está presente com o mesmo sentido indicado acima? Circule-as.
indígena
injustiça
inspetor
incapaz
inchaço
168
2 Leia a palavra a seguir: amável.
-
Qual é o significado dessa palavra? Assinale a alternativa correta.
- Que se pode amar.
- Que não se pode amar.
-
O que essa palavra tem em comum com a palavra incrível?
3 Releia este trecho da reportagem.
"'A vacina é um instrumento que faz com que você desenvolva soldadinhos de defesa, que se chamam anticorpos', resume Marco."
-
O que Marco quis dizer com a palavra em destaque? Assinale a alternativa correta.
A vacina faz o corpo desenvolver algo parecido com soldados bem grandes que vão defender o corpo contra a doença.
A vacina faz o corpo desenvolver algo parecido com soldados bem pequenos que vão defender o corpo contra a doença.
Os prefixos e os sufixos alteram o sentido das palavras, formando novas palavras.
- Os prefixos são acrescentados no começo das palavras. Exemplos: inadequado, impróprio, descuido, preencher, supermercado etc.
- Os sufixos são acrescentados no final das palavras. Exemplos: calmamente, falador, correria, açucareiro, copinho etc.
- A parte da palavra que mostra seu sentido básico é o radical. Essa parte pode se alterar quando recebe um prefixo ou um sufixo.
4 Forme o máximo possível de palavras reunindo os prefixos, sufixos e radicais do quadro.
Prefixo | Radical | Sufixo |
---|---|---|
in | correto | eira |
des | culpa | mente |
super | cansar | inha |
Dica: É possível que uma palavra tenha prefixo e sufixo, como acontece na palavra incrível.
, incorretamente, corretamente, corretinha, desculpa, desculpinha, supercorreto, superculpa, culpinha, descansar, canseira, supercanseira
169
Produção escrita Carta de leitor
Muitos jornais e revistas têm uma seção para a publicação de cartas dos leitores. Na carta, o leitor pode expressar sua opinião a respeito de textos publicados ou sugerir temas a serem abordados em futuras matérias. A equipe editorial seleciona as cartas e os e-mails mais interessantes para publicá-los.
Em dupla, você e um colega escreverão uma carta de leitor, que será lida para os colegas e exposta no mural da sala.
Preparação
■ Leia esta carta escrita pelo leitor de uma revista.
Olha o suor!
Olá, CHC [Ciência Hoje das Crianças]!
Quero falar que gostei muito do texto "Por que suamos?". Achei bem interessante, pois não sabia o motivo. Gostei da parte que fala sobre as milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por todo corpo, na barriga, na testa, debaixo do braço... Enfim, vocês estão me ajudando na minha educação. Obrigado!
S. D. S., Teresina, PI.
S. D. S. Ciência Hoje das Crianças, Fala aqui!, n. 296, fev. 2019.
1 Converse com seus colegas e responda às seguintes questões.
- Qual é o título do texto comentado pelo leitor?
- Quando a carta de leitor foi publicada?
- Encontre na carta o trecho que identifica o leitor que a escreveu e o local em que foi escrita.
- Qual é o assunto do texto comentado pelo leitor?
- O leitor gostou de ler sobre esse assunto? Que palavras ele usou para mostrar sua opinião?
- O que mais o leitor escreve que deixa clara a opinião dele sobre o assunto?
170
Planejamento e escrita
2 Reúna-se com um colega.
- Vocês vão escrever uma carta ao editor da Folhinha comentando a reportagem Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo.
- Definam se querem manifestar opinião, dar sugestões ou fazer solicitações de outras informações sobre vacinas.
3 Sigam estas orientações.
- Comecem a carta com o nome da cidade de onde estão escrevendo e a data escrita por extenso. Por exemplo: Belém, 25 de abril de 2023.
- Usem uma expressão de saudação, como "Caro editor" ou "Prezado editor".
- Indiquem que leram a reportagem (escrevam o título entre aspas e a data de publicação) e escrevam suas opiniões sobre a reportagem: do que gostaram, o que foi esclarecedor e se algo os surpreendeu.
- Despeçam-se cordialmente e escrevam o nome completo e a idade de cada um.
Avaliação e reescrita
4 Releiam a carta de leitor e preencham o quadro.
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês citaram o título da reportagem que escolheram comentar? | ||
A intenção da carta está clara? (opinião, sugestão ou solicitação) | ||
Os dados de vocês estão presentes na carta? | ||
Há alguma palavra escrita de forma incorreta? |
5 Mostrem a carta ao professor e a reescrevam, fazendo as alterações necessárias.
Socialização
6 Leiam as cartas para os colegas e coloquem-nas no mural da sala.
171
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Ao ler o título e ver a ilustração, o que você espera encontrar no poema?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura do professor e fique atento ao ritmo, à pronúncia das palavras e à entonação adequada.
- Sublinhe as palavras que você desconhece. Elas serão anotadas no quadro para que todos possam conversar sobre o significado e treinar a pronúncia.
- Observe as rimas que aparecem no texto.
Esportista
Enfiei o pé na jaca,
fui saltar lá no corguinho,
feito gol de bicicleta.
Ralei o joelho esquerdo,
feri o dedo mindinho.
Mas não tive só prejuízo
com esse tombo pateta:
Livrei-me de um bicho de pé
e do calção puidinho.
Meu chulé ficou cheiroso
e agora minha mãe
só me chama de atleta!
Neusa Sorrenti. Poemas miudinhos. São Paulo: Caramelo, 2015.
172
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Realize a leitura coletiva, em voz alta.
2 Complete as rimas do poema.
- corguinho
- bicicleta
3 Pense em outras palavras com as mesmas rimas. Organize uma roda e comece a brincar!
- O professor vai dizer a palavra mindinho e apontar para um estudante, que deverá dizer uma palavra que rime.
- O estudante seguinte dirá outra palavra com a mesma rima, e assim por diante.
- Quando alguém não souber, o professor troca a rima por pateta e a brincadeira segue.
Compreender o texto
4 O texto que você leu é um poema. Assinale a imagem que representa melhor um poema.
5 Cada linha de um poema se chama verso. Quantos versos tem o poema que você leu?
173
6 Qual é o acontecimento narrado nesse poema?
- Uma partida de futebol.
- Um tombo.
-
Um banho.
- Em que verso a resposta anterior é revelada?
7 Releia os versos finais do poema.
"Meu chulé ficou cheiroso e agora minha mãe
só me chama de atleta!"
-
É possível o chulé ficar cheiroso? Como será que isso aconteceu?
- Sublinhe no trecho uma palavra que se relaciona com o título do poema.
-
Em sua opinião, por que a mãe passou a chamar dessa forma a pessoa que fala no poema?
8 Leia, mais uma vez, o poema e pinte as palavras que rimam. Use cores diferentes para cada grupo de palavras.
Os poemas são textos escritos em versos, que podem ser de diferentes tamanhos e não precisam ir até o final da linha, como acontece nos textos em prosa. É comum que os poemas tenham rimas.
Ampliar o vocabulário
9 Assinale a alternativa que melhor representa o que significa a expressão "enfiar o pé na jaca" no poema.
- exagerar
- chutar uma jaca
- escorregar em uma jaca
- desperdiçar uma jaca
174
10 Corguinho é o diminutivo de qual palavra?
-
Esse diminutivo é mais comum na linguagem formal ou na informal?
11 Selecione a imagem que representa um "gol de bicicleta".
12 Ligue cada expressão à ilustração que a define de acordo com o significado que ela tem no poema.
Para ler em casa
Você sabe o que é declamar um poema? Declamar é realizar a leitura de um poema em voz alta, com ritmo e entonação adequados.
Em casa, leia muitas vezes o poema para treinar como usar a própria voz, pronunciar as palavras de forma clara e dar ritmo aos versos. Procure melhorar sua leitura a cada repetição.
Quando estiver pronto, declame o poema de Neusa Sorrenti para as pessoas que moram com você.
175
Estudo da língua Classificação das palavras quanto à sílaba tônica
1 Releia estes versos do poema Esportista.
"Ralei o joelho esquerdo, feri o dedo mindinho."
-
Reescreva os versos, separando as sílabas das palavras.
- Pinte, em sua resposta, a sílaba que é pronunciada com mais força em cada palavra que tenha duas ou mais sílabas.
- Leia o quadro a seguir.
Posição da sílaba mais forte | Classificação |
---|---|
última | oxítona |
penúltima | paroxítona |
antepenúltima | proparoxítona |
-
Que palavras do trecho são oxítonas?
-
Que palavras do trecho são paroxítonas?
- Leia em voz alta as palavras do quadro a seguir e circule as proparoxítonas.
poema
ótimo
machucado
brincadeira
simpática
canção
Em uma palavra com duas ou mais sílabas, a sílaba pronunciada com mais força é chamada sílaba tônica.
176
Acentuação dos monossílabos tônicos e das oxítonas
1 Copie do poema as palavras que estão faltando nos versos a seguir.
"Enfiei jaca, saltar corguinho, feito bicicleta.
[...]
Meu chulé ficou cheiroso
agora minha
chama atleta!"
- Quantas sílabas têm as palavras que você copiou?
-
Como são classificadas essas palavras, de acordo com o número de sílabas?
- monossílabas
- dissílabas
- trissílabas
- polissílabas
-
Copie essas palavras no local adequado do quadro a seguir.
Acentuadas Não acentuadas -
As palavras monossílabas acentuadas são aquelas que são pronunciadas de maneira:
- fraca
- forte
-
Com que letras terminam as palavras que receberam acento?
177
-
Reescreva o verso a seguir passando as palavras em destaque para o plural.
"Enfiei o pé na jaca,"
Quando uma palavra monossílaba é pronunciada de maneira forte, ela é um monossílabo tônico. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e o, seguidos ou não de s.
2 Releia o verso a seguir.
"Meu chulé ficou cheiroso"
- Sublinhe a sílaba tônica da palavra em destaque.
-
Qual é a classificação dessa palavra, de acordo com a posição da sílaba tônica?
- oxítona
- paroxítona
- proparoxítona
3 Agora, aplique nas palavras abaixo a mesma regra de acentuação dos monossílabos tônicos e acentue as oxítonas quando necessário.
- caju
- jiló
- caqui
- arroz
- café
- capim
- cajá
- fubá
- guaraná
- maracujás
178
Oficina de criação Incentivar a proteger
Leitura
■ Leia este folheto observando os elementos visuais que o compõem.
Vamos explorar o folheto
1 Responda às questões sobre o folheto.
- Qual é o título do folheto? A que elemento esse título se refere?
-
Como esse elemento está indicado visualmente no folheto?
-
Leia as informações acima da tartaruga. Por que há o desenho de um relógio antes delas?
- Por que o fundo do folheto é azul? Explique a importância da escolha dessa cor.
- O que mais é considerado "vilão" pelo folheto? Como isso está retratado?
Os folhetos divulgam produtos, serviços, eventos e campanhas de interesse público.
179
Vamos criar folhetos
2 Você e mais dois colegas vão criar um folheto simples com orientações sobre vacinação.
- Definam as características do folheto: formato e número de páginas.
- Façam uma pesquisa sobre o tema.
- Definam as imagens e cores do folheto.
3 Elaborem o texto.
-
Escrevam o texto que será apresentado no folheto. Ele deverá conter as seguintes informações.
- O que é vacina.
- Como a vacina age em nosso corpo.
- Por que é importante se vacinar.
- O que é carteira de vacinação.
- Depois de escreverem, leiam e revisem o texto.
4 Criem o folheto.
- Recortem um pedaço de papel no formato escolhido.
- Copiem no folheto o texto do rascunho.
- Desenhem ou colem as figuras que acompanharão o texto.
Apresentação e avaliação
5 Apresentem o folheto para a turma.
- Mostrem seu folheto aos colegas e leiam os folhetos que eles criaram.
- Observem as informações dos folhetos dos outros grupos: se são diferentes das de seu grupo, se estão de acordo com o que vocês também pensam, que recursos visuais foram utilizados etc.
- Exponham o folheto no mural ou em outro local da escola para que outros estudantes possam ver.
6 Converse com os colegas sobre a atividade.
- O que você achou da experiência de elaborar o folheto?
- Com esse projeto, você aprendeu a importância da vacinação?
180
Produção oral Debate regrado
Você e seus colegas vão organizar um debate sobre hábitos alimentares. Pronto para defender sua opinião?
Preparação
1 Leia a notícia.
Uma a cada três crianças brasileiras está com sobrepeso
Dados da Unicef acendem sinal vermelho para a saúde alimentar de crianças no mundo. No Brasil, em especial, o sobrepeso é a maior preocupação, consequência da má alimentação
[...]
Segundo dados do Ministério da Saúde, o país tem uma a cada três crianças com sobrepeso, muitas já consideradas obesas. Em 2015, era uma para cada quatro. Relatório da Unicef revela que 250 milhões de crianças no mundo estão desnutridas ou com sobrepeso. E apesar de sermos o país da fruta, do sol e da água de coco, as tendências globais se confirmam por aqui.
[...]
Para reverter este cenário, o Brasil precisa focar em políticas públicas para a prevenção do sobrepeso e da obesidade. [...]
Carolina Delboni. Estadão, 1º fev. 2021. (Fragmento).
2 Forme grupo com alguns colegas e discutam esta questão.
Deve haver leis que proíbam a venda de bebidas e alimentos calóricos nas escolas para ajudar a resolver o problema da obesidade infantil?
3 Registrem os argumentos que surgirem nessa discussão.
- É importante que vocês tenham argumentos para a resposta "sim" e para a resposta "não".
181
4 Organizem a turma em dois grandes grupos.
- Um grupo defenderá o "sim", e o outro, o "não".
- Compartilhem os argumentos levantados nos grupos menores na discussão inicial e façam suas anotações.
- Reflita sobre os argumentos contrários à opinião que você e seus colegas vão defender e pense em possíveis respostas.
Debate
5 Preparem o debate.
- De um lado da sala, ficarão os debatedores que defenderão o "sim" e, do outro lado, os que defenderão o "não".
- O professor será o mediador do debate, ou seja, ele organizará as falas, o tempo e o momento de cada grupo se manifestar.
- Todos os integrantes dos grupos devem estar preparados para falar.
6 Realizem o debate.
- O professor sorteará o grupo que iniciará o debate com seus argumentos.
- Após a apresentação, o outro grupo terá a oportunidade de tentar rebatê-lo, apresentando um contra-argumento.
- Todos os estudantes que desejarem terão a oportunidade de falar por seu grupo.
- É importante que todos ouçam com atenção e respeitem o direito de expressão dos colegas.
Avaliação
7 Avalie sua participação no debate.
Avaliação do debate | Sim | Não |
---|---|---|
Você ajudou seu grupo a construir argumentos? | ||
Expressou-se adequadamente e de forma clara? | ||
Interrompeu a fala de alguém? | ||
Ouviu a opinião do outro com atenção? | ||
Respeitou as orientações do mediador? |
182
Conhecer mais palavras
■ Antes da pandemia do coronavírus, as doenças que mais matavam no Brasil estavam atreladas à hipertensão e à hiperglicemia.
Quando a pressão do sangue está muito alta, a pessoa pode desenvolver uma doença chamada hipertensão.
Quando há níveis elevados de açúcar no sangue, dizemos que a pessoa está com hiperglicemia.
1 A hipertensão também é conhecida como:
- falta de pressão.
- pressão alta.
- mudança de pressão.
Que curioso!
Você sabia que a hipertensão e a hiperglicemia podem ser prevenidas, desde muito cedo, com uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitando estresse?
2 Reescreva as frases abaixo de modo que as palavras em negrito tenham sentido de abundância, excesso. Para isso, use os prefixos hiper e super.
- Este alimento é calórico. (hiper)
- Sou muito sensível a pelos de animais. (hiper)
- Há riscos de transmissão de doenças em locais lotados. (super)
- Hoje estou me sentindo contente. (hiper)
- Aquele cachorro é manso. (hiper)
183
Projeto em equipe Unidos pela saúde!
O que fazer
Você e seus colegas vão criar uma campanha de conscientização sobre saúde. O objetivo é conscientizar outras pessoas sobre a importância de cuidar do corpo e da mente.
Campanha de conscientização é um conjunto de ações que visam transmitir uma ideia usando diferentes meios de comunicação: folhetos, cartazes, propagandas na internet e na televisão etc. Essas campanhas alertam as pessoas sobre temas importantes. Elas acontecem durante um período curto, depois são encerradas.
Veja abaixo o cartaz de uma campanha de combate à dengue.
Como fazer
1 Definir o tema da campanha.
- Tema 1: vacinação.
- Tema 2: importância do esporte para a saúde.
- Tema 3: alimentação saudável.
184
2 Pesquisar sobre o tema escolhido.
- Reúna-se com dois colegas e pesquisem em livros, revistas e na internet textos e imagens sobre o tema da campanha. Anotem tudo o que acharem interessante para compartilhar com a turma depois.
- Conversem com os outros grupos sobre as principais informações que vocês encontraram na pesquisa.
- Pensem em argumentos que vocês podem usar na campanha para convencer as pessoas da importância do tema. Escrevam suas ideias no caderno.
3 Organizar a campanha.
A turma deverá se reunir em três equipes. Cada uma será responsável por um meio de comunicação que será usado na campanha.
- Equipe 1: deve elaborar folhetos sobre o tema da campanha para divulgar na escola. O folheto deve ter explicações e informações importantes sobre o tema, além de figuras.
- Equipe 2: deve criar cartazes sobre o tema para afixar em diferentes lugares da escola. Os cartazes devem ter título, imagens e textos curtos que convençam o leitor sobre a importância de fazer ou não algo.
- Equipe 3: será responsável por realizar uma apresentação oral sobre o tema para outras turmas.
Importante!
- Nessa apresentação, a equipe deve dizer o nome dos integrantes, o tema e o objetivo da campanha e compartilhar as principais ideias sobre o assunto.
- A equipe pode também levar um dos cartazes da campanha para ajudar na conversa.
- Para se preparar para a apresentação, a equipe deve planejar o que cada um vai dizer.
- Cada estudante deve escrever um roteiro com o que vai falar para não esquecer informações importantes.
185
4 Criar os cartazes, folhetos e roteiros para a apresentação oral.
- As equipes devem se reunir para realizar os trabalhos de acordo com o que foi definido.
- Retomem os textos e as imagens pesquisados anteriormente para elaborar os folhetos, os cartazes e os roteiros para a apresentação oral.
- Releiam e revisem os textos, verificando se algo deve ser alterado ou acrescentado.
- Após finalizarem os rascunhos, as equipes 1 e 2 devem elaborar a versão final dos cartazes e folhetos, e a equipe 3 deve ensaiar a apresentação oral que planejou.
5 Iniciar a campanha de conscientização.
- Afixem os cartazes e folhetos na escola.
- Organizem-se para fazer as apresentações nas outras salas.
Avaliar o trabalho
6 Conversar com o professor e os colegas.
- O que vocês acharam de participar de uma campanha de conscientização?
- Preencham o quadro abaixo.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês conseguiram chamar a atenção dos colegas para o tema da campanha? | ||
A ideia foi transmitida com clareza? | ||
Ficaram satisfeitos com o resultado do trabalho? |
186
Avaliação em processo
1 Leia o trecho destacado para o professor.
Sapo com medo d'água
Dois homens, fugidos da prisão, pararam na beira da lagoa para matar a sede e descansar um pouco. Um sapo dormia debaixo da samambaia. Os bandidos agarraram o sapo.
[...]
- Vamos jogar no formigueiro?
Ouvindo isso, o sapo estremeceu. Por dentro. Por fora, abriu um sorriso indiferente.
- Que nada - respondeu o outro, percebendo que o sapo não estava nem ligando.
[...]
O sapo espreguiçava-se tranquilo entre os dedos do homem. Um dos bandidos teve outra ideia.
- Já sei! Vamos afogar [...] na lagoa!
Foi quando o sapo deu um pulo desesperado e começou a gritar:
- Tudo menos isso!
Os malfeitores, agora sim, tinham chegado onde queriam.
- Vai pra água, sim senhor!
- Não sei nadar! - berrava o sapo.
- Então, vai morrer engasgado!
O bicho esperneava:
- Socorro!
[...]
- Lá vai!
O homem atirou o sapo no fundo da lagoa. O sol estava redondo.
O sapo - ploft - desapareceu no azul bonito das águas.
Depois voltou risonho, mostrou a língua e foi embora nadando e cantando e dançando e requebrando n'água, feliz da vida.
Ricardo Azevedo. Meu livro de folclore: um punhado de literatura popular. São Paulo: Ática, 2011.
Glossário
- Estremeceu:
- tremeu, ficou abalado.
- Indiferente:
- sem demonstrar reação.
- Desesperado:
- sem esperança.
- Malfeitores:
- aqueles que cometem crimes.
187
2 Quem são as personagens do conto?
- Quem é a personagem principal do conto?
3 Como o sapo reage quando os bandidos dizem que vão jogá-lo no formigueiro?
- Realmente não se importa.
- Fica com medo, mas finge que não se importa.
4 Como o sapo reage quando os bandidos ameaçam jogá-lo na água?
- Fica com medo, mas finge que fica feliz.
- Fica feliz, mas finge que fica com medo.
5 Releia o texto, prestando atenção à pontuação. Depois:
- circule as duas frases em que aparecem dois-pontos. :
- pinte uma frase em que apareça ponto de exclamação. - Tudo menos isso!, - Vai pra água, sim senhor!, - Não sei nadar! - berrava o sapo., - Então, vai morrer engasgado!, - Socorro!, - Lá vai!
- sublinhe a frase em que aparece um ponto de interrogação. Vamos jogar no formigueiro?
6 Circule o prefixo das palavras a seguir.
- indiferente
- desapareceu
7 Classifique as palavras a seguir quanto ao número de sílabas e à posição da sílaba tônica.
- prisão:
- já:
- engasgado:
8 Imagine o que o sapo disse aos bandidos depois de estar seguro na água e escreva a seguir. Lembre-se de usar a pontuação adequada.
Tchau, bandidos! Fui mais esperto do que vocês! Agora, vou para casa ver minha família.