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UNIDADE 9 No mundo da fantasia
Você gosta de ler histórias que aguçam a imaginação, como contos de fadas e aventuras que se passam em lugares fantásticos? Nesta unidade você vai se divertir e aprender bastante com narrativas desse tipo. Para começar, observe a imagem acima. Trata-se de uma cena de um balé inspirado na história da princesa Mulan, uma garota chinesa que, desafiando valores e costumes muito antigos, torna-se uma das maiores guerreiras da China imperial. Você consegue imaginar por que, ao se tornar uma guerreira, Mulan enfrentou tantas dificuldades?
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- Você assistiu ao filme ou ao desenho sobre Mulan? Se sim, o que achou dele?
- Quais características você considera que uma princesa precisa ter para receber esse título?
- Você acha que Mulan possui essas características? Converse com a turma.
- Você costuma ler histórias sobre princesas? Qual é a sua favorita?
Desafio
Neste desafio vamos aprender um pouco mais sobre as qualidades e as características de uma princesa ou príncipe. Depois, você mesmo criará sua princesa ou príncipe!
1 A seguir, você encontrará uma lista de adjetivos que podem caracterizar príncipes e princesas. Algumas faixas estão vazias. Preencha-as com adjetivos que não foram listados, mas que você consideraria importantes de serem citados.
2 Agora, você criará sua própria princesa ou príncipe. Para isso, escolherá ao menos cinco adjetivos entre os citados na atividade 1 para caracterizar sua personagem.
- No caderno, faça um desenho que represente a personagem, listando também os adjetivos escolhidos.
- Lembre-se de pensar na cor da pele, na textura de cabelo, no tipo de corpo etc.
- Dê um nome para a princesa ou príncipe que você criou.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um conto de fadas.
- Faça uma lista coletiva dos contos de fada que você e seus colegas conhecem e observem os títulos. Que informações esses títulos costumam trazer?
- Leia o título do conto. Por que você acha que um grão de ervilha pode ser tão importante numa história?
Durante a leitura
- Fique atento à leitura de seu professor e observe como ele lê a palavra "verdadeira" que está em destaque.
- Procure pistas sobre a época em que se passa a história.
A princesa e o grão de ervilha
Era uma vez um príncipe que estava à procura de uma princesa, mas ele queria que fosse uma verdadeira princesa. Então, resolveu dar a volta ao mundo, na esperança de encontrar a sua prometida. Naquele tempo, havia muito mais princesas do que hoje, mas quando se investigava se eram verdadeiras as princesas, sempre existia certa dificuldade em prová-lo; e, em muitos casos, descobria-se algum detalhe que estragava tudo. Enfim, o príncipe retornou ao palácio muito triste, pois gostaria muito de casar-se com uma verdadeira princesa.
Certa noite, o tempo estava horrível. Havia relâmpagos, trovões e chovia a cântaros. Era realmente assustador! Então, alguém bateu à porta da cidade e o velho rei foi abri-la.
Quem batia era uma princesa. Mas, meu Deus! Como a chuva e o vento a tinham castigado! A água lhe jorrava pelos cabelos e pelo vestido, entrava pela biqueira dos sapatos e caía pelo calcanhar. Mas ela assegurou que era uma verdadeira princesa.
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"É o que logo saberemos", pensou a velha rainha, mas nada disse. Entrou no quarto de hóspedes, tirou toda a roupa de cama e pôs um grão de ervilha numa das tábuas do estrado; em seguida, pegou vinte colchões e os pôs em cima do grão, e empilhou mais vinte cobertores de plumas sobre os colchões.
Era ali que a princesa deveria dormir.
Na manhã seguinte, perguntaram-lhe como passara a noite.
-- Passei uma noite péssima -- replicou a moça. -- Mal consegui pregar os olhos. Sabe Deus o que havia na cama. Era uma coisa dura. Estou com o corpo cheio de hematomas e todo dolorido. Foi horrível!
Então, todos compreenderam que ela era uma verdadeira princesa, pois fora capaz de sentir o grão de ervilha através de vinte colchões e vinte cobertores de plumas. Só uma verdadeira princesa poderia ter a pele tão sensível.
E, assim, o príncipe a desposou, porque agora ele sabia que tinha encontrado uma verdadeira princesa. Quanto ao grão de ervilha, ele foi depositado na sala de curiosidades, onde pode ser visto até hoje, se é que ninguém o pegou.
Esta sim é uma verdadeira história!
Hans Christian Andersen. Contos e histórias. Tradução de Renata Cordeiro. São Paulo: Landy, 2004.
Glossário
- Hematoma:
- acúmulo de sangue causado por rompimento de vaso sanguíneo.
- Desposou:
- casou.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor, converse com a turma sobre as palavras cujo significado você desconhece e anote em seu caderno.
2 Em dupla, leiam em voz alta as frases abaixo, com ritmo e entonação adequados à pontuação.
Era realmente assustador!
Era realmente assustador.
Era realmente assustador?
3 Agora, combine com seu parceiro de dupla uma leitura em voz alta em que cada um lê um trecho do conto de fadas.
Não se esqueçam de ler com clareza, pronunciando bem as palavras.
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Compreender o texto
4 Por que o príncipe estava triste?
5 No texto, por que a palavra verdadeira foi escrita de forma diferente?
6 O que a rainha fez para se certificar de que a moça era mesmo uma verdadeira princesa?
7 Qual foi o resultado do teste feito pela rainha? Explique.
Nos contos de fadas, é comum que as personagens sejam reis, rainhas, príncipes e princesas e que as histórias apresentem acontecimentos mágicos ou improváveis de acontecer na vida real.
Ampliar o vocabulário
8 Releia o trecho a seguir.
"Certa noite, o tempo estava horrível. Havia relâmpagos, trovões e chovia a cântaros."
- Com base no contexto da história e na imagem abaixo, explique o significado da expressão em destaque.
Para ler em casa
Leia o conto de fadas A princesa e o grão de ervilha para uma pessoa que mora com você, na hora em que ela for dormir. No dia seguinte, pergunte se ela dormiu melhor e peça que agora leia para você. Experimente com outras histórias. Se não funcionar para embalar seu sono, certamente funcionará para vocês terem bons momentos!
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Estudo da língua Verbos e substantivos na frase
1 Releia o segundo parágrafo do conto A princesa e o grão de ervilha para responder às questões a seguir.
"Certa noite, o tempo estava horrível. Havia relâmpagos, trovões e chovia a cântaros. Era realmente assustador! Então, alguém bateu à porta da cidade e o velho rei foi abri-la."
a) De acordo com o conto lido, quem bateu à porta da cidade?
b) Qual foi a ação do rei diante desse acontecimento?
c) Qual das palavras destacadas no trecho se refere a um fenômeno da natureza? Copie-a.
d) Complete as lacunas a seguir com palavras do trecho em destaque. O tempo horrível.
O tempo assustador.
e) As palavras em destaque no texto indicam o tempo:
presente.
passado.
futuro.
As palavras que indicam ações dos seres, estado e fenômenos da natureza são os verbos. Eles indicam o que acontece e o tempo (passado, presente, futuro) em que acontece. Exemplos: comer, fazia, andarei, nevando, sou etc.
2 Sublinhe os verbos no trecho a seguir.
"Quem batia era uma princesa. Mas, meu Deus! Como a chuva e o vento a tinham castigado! A água lhe jorrava pelos cabelos e pelo vestido, entrava pela biqueira dos sapatos e caía pelo calcanhar. Mas ela assegurou que era uma verdadeira princesa."
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3 Numere as frases a seguir de acordo com a sequência dos fatos narrados no conto A princesa e o grão de ervilha.
- O rei abriu a porta.
- A princesa sentiu o grão de ervilha.
- O príncipe procurou uma verdadeira princesa.
- O príncipe desposou a princesa.
- A princesa chegou.
- A rainha testou a princesa.
a) Circule todos os verbos nas frases anteriores.
Toda frase que possui verbo é chamada de oração. Os verbos podem indicar uma ação na oração.
b) Copie os substantivos das frases anteriores.
c) Quais substantivos representam quem faz a ação verbal?
O substantivo pode ter funções diferentes na oração:
- Agente da ação: quem faz a ação expressa pelo verbo.
- Objeto da ação: completa o sentido da ação expressa pelo verbo.
Exemplo:
Nessa oração, o rei pratica a ação de abrir. Já a palavra porta complementa a ação indicada pelo verbo abriu.
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4 Leia o texto a seguir sobre o livro A princesa que escolhia, escrito por Ana Maria Machado.
A princesa que escolhia conta a história de uma princesa muito bem comportada, que vivia em um lindo castelo. Certo dia, ao dizer "não" para seu pai, o rei, ela sofre as consequências por conta de sua insolência. Ele, que sempre se considerou um grande mandachuva, fica inconformado com a atitude da filha e resolve deixá-la de castigo na torre do palácio por discordar de sua opinião. No entanto, o que parecia uma punição se revela um episódio de muita sorte para a pequena princesa. Lá, ela descobre que o mundo era muito maior do que imaginava. Encontra a biblioteca de um antigo mago e mergulha em histórias de encantos, cavaleiros e dragões, tesouros e perigos. Aprende a navegar pela internet e faz amigos entre os empregados do castelo. [...]
Apresentação. Disponível em: https://oeds.link/zGM6fo. Acesso em: 18 jul. 2021.
a) Releia o título do livro. Que palavra presente no título indica uma ação da princesa?
b) Com base no texto, marque o que significa a palavra insolência.
Comportamento obediente, que aceita todas as ordens.
Comportamento atrevido, que desafia o poder.
5 Leia a oração a seguir. Depois, escreva nas linhas do esquema se as palavras sublinhadas são substantivos ou verbos.
Com base na oração anterior, complete as frases a seguir.
- O verbo presente nessa oração é .
- O agente da ação expressa pelo verbo é , pois ela é quem encontrou a biblioteca.
- O objeto da ação expressa pelo verbo é , pois ela é que foi encontrada.
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Oficina de criação Personagens maravilhosas
Leitura
■ Observe a imagem.
Princesa
Vamos explorar a imagem
1 Depois de observar atentamente a fotografia, complete a legenda com o nome da princesa representada.
2 De onde você conhece essa princesa?
3 A princesa dessa foto é parecida com a que você conhece?
Quais são as semelhanças? E as diferenças?
4 Na sua opinião, por que o fotógrafo retratou a princesa dessa maneira?
Fazer uma releitura significa criar uma nova interpretação para algo, por exemplo, uma pintura, um desenho ou uma personagem.
A fotografia que você observou é uma releitura da personagem Rapunzel. Há semelhanças e diferenças entre ela e a Rapunzel que costumamos ver nos filmes e livros: a princesa continua com cabelos longos, mas na fotografia foi representada negra. Portanto, releitura não é uma cópia. É uma forma de transformar algo que já foi criado em algo novo, usando a criatividade.
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Vamos fazer uma releitura
5 Decida como será sua releitura.
- Pense em uma personagem de conto de fadas ou de outras histórias que se passam em lugares fantásticos.
- Depois de escolher a personagem, pense nas principais características dela.
- Aponte quais características dessa personagem podem continuar na sua releitura.
- Agora, pense no que você gostaria de mudar nessa personagem.
6 Crie sua releitura.
- Você pode usar diversos materiais para fazer a sua releitura. O importante é usar a criatividade!
-
Faça um rascunho em uma folha à parte e verifique:
- Há semelhanças entre a personagem original e a personagem que recriou? E diferenças?
- Faça as mudanças que desejar em seu rascunho.
- Crie uma legenda para a sua releitura.
- Coloque o seu nome no trabalho.
Apresentação e avaliação
7 Organizem uma exposição das releituras.
- Escolham um título e um local bem visível para a exposição.
- Na data marcada, fique disponível para apresentar seu trabalho para os visitantes: fale seu nome, o título da sua releitura, como ela foi feita, por que você escolheu essa personagem e por que ela foi retratada dessa forma.
- Circule pela exposição para conhecer as releituras que seus colegas criaram e ouça com atenção o que eles têm a dizer.
8 Avaliem o trabalho.
- Você usou sua criatividade para produzir a releitura?
- É possível reconhecer a personagem original na sua criação?
- Você gostou do resultado da exposição?
- Você ficou satisfeito(a) com sua apresentação na exposição?
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler uma parte de uma história muito conhecida no mundo inteiro.
- Você já ouviu falar da Terra do Nunca?
- O que você sabe sobre a história de Peter Pan?
Durante a leitura
- Descubra como é a Terra do Nunca.
- Preste muita atenção na leitura que será feita por seu professor e sublinhe as palavras que você considera difíceis de ler e pronunciar.
A Terra do Nunca
[...] Eu não sei se alguma vez você já viu o mapa da cabeça de uma pessoa por dentro. Às vezes os médicos desenham mapas de outras partes suas e seu próprio mapa pode ser muito interessante. Mas eles nunca se metem a desenhar a mente de uma criança. Não só porque é muito confusa, mas porque ela fica girando sem parar. É cheia de linhas em zigue-zague, parecidas com os gráficos de temperatura. Provavelmente essas linhas são estradas da ilha. Ah, sim, porque a Terra do Nunca é, sempre, mais ou menos uma ilha, com manchas surpreendentes de cores aqui e ali, com recifes de coral e embarcações cheias de mastros se fazendo ao largo, com selvagens e covis solitários, com gnomos que quase sempre são alfaiates, com cavernas por onde correm rios, com príncipes que têm seis irmãos mais velhos, e uma cabana que está caindo aos pedaços, e uma velha muito velha de nariz torto.
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É claro também que as Terras do Nunca são muito variadas. A de João, por exemplo, tinha uma lagoa cheia de flamingos, que levantavam voo por cima dela quando João ia caçar. Mas a de Miguel, que era muito pequeno, tinha um flamingo cheio de lagoas que levantavam voo por cima dele. João morava em um barco virado de ponta-cabeça na areia. Miguel morava numa tenda de índios. Wendy, numa casinha feita de folhas muito bem costuradinhas umas nas outras. João não tinha amigos, Miguel tinha amigos de noite, Wendy tinha um lobinho de estimação que tinha sido abandonado pelos pais.
Mas, de um modo geral, as Terras do Nunca têm um certo ar de família. Se elas ficassem enfileiradas uma do lado da outra, a gente poderia dizer que uma tem o nariz da outra, os mesmos olhos, e assim por diante. Nessas praias mágicas, as crianças quando brincam estão para sempre banhando suas conchas de coral e madrepérola. Nós também estivemos lá um dia. Ainda conseguimos ouvir o marulho das ondas. Porém nunca mais desembarcaremos em suas areias.
De todas as ilhas deliciosas, a Terra do Nunca é a mais acolhedora e a mais compacta. Não é nem um pouco grande nem espalhada, sabe?, não tem distâncias chatas entre uma aventura e outra. Nela tudo é lindamente atulhado. [...]
J. M. Barrie. Peter Pan. Tradução de Ana Maria Machado. São Paulo: Moderna, 2006. (Fragmento).
Glossário
- Covis:
- tocas de animais ferozes.
- Flamingos:
- aves de pernas e pescoço longos e de plumagem rosada.
- Marulho:
- ruído produzido pelo mar de encontro à costa.
- Atulhado:
- amontoado; cheio; entupido.
Que curioso!
A Terra do Nunca é onde vive Peter Pan, o menino que não queria crescer, além de Sininho e dos Meninos Perdidos. Tanto o lugar como as personagens foram criados pelo escocês James Matthew Barrie (1860-1937).
Apesar de terem sido criados há mais de cem anos, as personagens e seu universo são famosos até hoje. A história foi contada pela primeira vez como peça de teatro, depois virou livro e tem diversas adaptações para o cinema e a TV. Você se lembra de alguma delas?
254
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura feita pelo professor, verifique se compreendeu todas as palavras do texto.
2 Verifique a lista de palavras abaixo e pinte as que você destacou por considerar difíceis de pronunciar.
provavelmente | enfileiradas | ||
surpreendentes | madrepérola | ||
embarcações | marulho | ||
selvagens | desembarcaremos | ||
alfaiates | acolhedora | ||
flamingos | compacta | ||
costuradinhas | atulhado |
- Leia duas vezes cada coluna tentando aumentar a velocidade da leitura, separe as sílabas das palavras e circule as sílabas em que você deve ter mais atenção, aquelas que "atrapalham" sua velocidade de leitura. Treine a leitura até ler com rapidez e sem tropeços.
Compreender o texto
3 Releia este trecho.
"É claro também que as Terras do Nunca são muito variadas."
- Por que o autor usou o plural em "as Terras do Nunca"?
- Em sua opinião, a Terra do Nunca existe de verdade?
255
4 Como é a Terra do Nunca para João?
a) E para Miguel, como é a Terra do Nunca?
b) Na sua opinião, por que a Terra do Nunca de Miguel é o inverso da Terra do Nunca de João?
c) Como seria a sua Terra do Nunca?
Em textos narrativos pode haver trechos descritivos. As descrições auxiliam o leitor a imaginar detalhes do que está sendo narrado e a leitura fica mais interessante.
5 Ligue as personagens à casa e aos amigos.
256
Ampliar o vocabulário
6 No texto, os médicos afirmam que a mente de uma criança "fica girando sem parar".
-
Qual é o significado da expressão em destaque?
- As crianças não param quietas, ficam girando o tempo todo.
- As crianças são todas malucas.
- As crianças são muito criativas e imaginativas.
7 Releia outro trecho sobre como é a mente das crianças:
"É cheia de linhas em zigue-zague, parecidas com os gráficos de temperatura."
- Qual destas imagens representaria um gráfico de temperatura?
8 Forme uma frase sobre a Terra do Nunca utilizando as palavras do texto: provavelmente e enfileiradas.
Para ler em casa
Retome a lista de palavras que você utilizou na atividade 2 e proponha uma brincadeira com as pessoas que moram com você. Copie todas as palavras numa única coluna e peça a uma pessoa que leia o mais rápido que ela conseguir. Se ela "tropeçar" em alguma palavra, outra pessoa (ou você) deverá continuar a leitura. Depois, compartilhe a estratégia de destacar a sílaba mais difícil para chamar a atenção na hora da leitura. Se quiser, marque o tempo de leitura num relógio para ver quem lê mais rápido e com mais clareza.
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Estudo da língua Pronomes
1 Releia o penúltimo parágrafo do texto A Terra do Nunca.
"Mas, de um modo geral, as Terras do Nunca têm um certo ar de família. Se elas ficassem enfileiradas uma do lado da outra, a gente poderia dizer que uma tem o nariz da outra, os mesmos olhos, e assim por diante. Nessas praias mágicas, as crianças quando brincam estão para sempre banhando suas conchas de coral e madrepérola. Nós também estivemos lá um dia. Ainda conseguimos ouvir o marulho das ondas. Porém nunca mais desembarcaremos em suas areias."
a) Qual dos quadros abaixo apresenta as palavras que poderiam substituir a palavra escrita em vermelho no trecho? Pinte-o.
as famílias
as Terras do Nunca
as crianças
b) As palavras escritas em laranja estão substituindo outras palavras que já apareceram no parágrafo. Pinte o quadro em que elas estão escritas.
as famílias
as Terras do Nunca
as crianças
c) O uso da palavra suas dá sentido de posse. A quem pertencem as areias citadas no final do parágrafo?
Às crianças.
Às ondas.
Às praias mágicas.
d) A quem se refere a palavra escrita em verde?
e) Por que essas pessoas nunca mais desembarcarão nesse lugar?
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2 Agora, releia o começo do texto A Terra do Nunca.
"Eu não sei se alguma vez você já viu o mapa da cabeça de uma pessoa por dentro. Às vezes os médicos desenham mapas de outras partes suas e seu próprio mapa pode ser muito interessante. Mas eles nunca se metem a desenhar a mente de uma criança. Não só porque é muito confusa, mas porque ela fica girando sem parar. É cheia de linhas em zigue-zague, parecidas com os gráficos de temperatura. Provavelmente essas linhas são estradas da ilha."
a) Relacione as palavras destacadas nesse trecho ao que elas se referem.
b) Agora, com a ajuda do professor e dos colegas, reescreva esse trecho no caderno substituindo as palavras em verde pelas palavras e expressões às quais se referem.
- As alterações melhoraram ou pioraram o texto? Por quê?
Os pronomes são palavras que, nos textos, podem ser usadas para substituir ou fazer referência a outras palavras ou expressões.
Os pronomes podem ser pessoais (ele, nós, elas etc.), possessivos (seu, suas, deles etc.) ou demonstrativos (esse, nestas, aqueles etc.), entre outros.
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3 Leia este trecho de um verbete de enciclopédia sobre uma criatura fantástica do folclore brasileiro.
Curupira
Curupira é um personagem do folclore de alguns países, em especial o Brasil, que possui os pés virados para trás. É um anão peludo e de orelhas grandes. Em algumas versões da lenda é careca, enquanto em outras possui cabelos vermelhos cor de fogo.
Também é chamado de guardião da floresta, pois vive nas matas protegendo as plantas e os animais dos lenhadores e dos caçadores. Eles costumam colocar oferendas na floresta para distrair o Curupira. Como tem os pés virados para trás, a criatura confunde quem a persegue.
[...]
Dentro de um mesmo país, o Curupira possui várias versões. Dependendo da região em que sua lenda é contada, é visto como criatura má ou boa. Há quem diga, por exemplo, que o Curupira sequestra crianças e encanta adultos.
[...]
Britannica Escola. Curupira. Disponível em: https://oeds.link/0d1uoe. Acesso em: 18 jul. 2021.
a) Você já conhecia a personagem Curupira? Se sim, o que sabe sobre ela?
b) Observe o pronome escrito em verde no texto. A quem ele se refere?
c) No texto, a expressão escrita na cor azul substitui as palavras:
o caçador.
o Curupira.
a floresta.
d) O pronome escrito na cor vermelha foi usado para não repetir a palavra:
Curupira.
lenda.
criatura.
e) A expressão escrita na cor roxa pode ser substituída por qual pronome?
4 Pense em outra criatura que você conhece e que não existe no mundo real. No caderno, escreva um pequeno texto sobre ela.
Importante! Use pronomes para substituir palavras ou expressões para que seu texto não fique repetitivo.
260
Produção escrita Conto
Já imaginou quanta coisa divertida pode acontecer na Terra do Nunca? Você vai fazer a descrição desse lugar e usá-la em um conto.
Planejamento
1 Descreva a sua Terra do Nunca.
- Imagine uma paisagem para ser a Terra do Nunca sobre a qual você vai escrever. Pode ser um lugar inventado ou algum lugar que você ache adequado.
- No caderno, faça uma lista com todos os elementos que você pode ver na paisagem escolhida ou na que você imaginou.
- Ao lado de cada elemento de sua lista, escreva pelo menos um adjetivo que o caracterize. Pode ser uma qualidade, um defeito, um aspecto de sua aparência, uma cor etc.
2 Escreva um parágrafo com a descrição desse lugar.
-
Explique que você está falando da Terra do Nunca. Você pode começar com frases como as seguintes:
- Era uma vez, na Terra do Nunca, um lugar...
- Há muito tempo, na Terra do Nunca, o dia estava...
- Cite os elementos que fazem parte da paisagem.
- Evite a repetição de termos no texto.
- Utilize verbos de estado, como ser e estar.
- Utilize pronomes para estabelecer relações entre as palavras.
- Fique atento aos sinais de pontuação e à ortografia.
261
3 Releia sua descrição e avalie.
- Você utilizou pronomes para evitar que seu texto ficasse repetitivo?
- Os sinais de pontuação e a ortografia estão adequados?
4 Passe seu texto a limpo fazendo as alterações necessárias.
5 Guarde sua descrição da Terra do Nunca.
- Essa descrição pode ser o primeiro parágrafo de seu conto.
6 Escolha as personagens que vão participar de seu conto. Elas podem ser:
- uma ou mais personagens que foram descritas no texto A Terra do Nunca;
- outras personagens que você inventar;
- você mesmo.
7 Reflita sobre as personagens.
- Quais são as características físicas dessas personagens?
- Como é a personalidade das personagens?
- Organize uma lista com adjetivos que descrevam e caracterizem cada uma das personagens.
8 Imagine o que vai acontecer com essas personagens na Terra do Nunca.
- Elas já estarão juntas ou vão se encontrar lá?
- O que estarão fazendo?
- O que vai acontecer com elas?
- Que problema elas enfrentarão?
- Como esse problema vai ser resolvido?
Escrita
9 No caderno, continue a escrita do conto.
- Parta da descrição da Terra do Nunca que você escreveu.
- Apresente as personagens, incluindo o que você escreveu sobre suas características físicas e personalidade.
262
10 Narre os acontecimentos que você imaginou.
Lembre-se: Apresente o problema que as personagens enfrentarão e a solução para esse problema.
11 Dê um título para o conto que você escreveu.
12 Ilustre seu conto.
- Faça um rascunho. Depois, você finalizará a ilustração.
Avaliação e reescrita
13 Troque de caderno com um colega. Leia o conto escrito por ele, pense nos critérios abaixo e faça sugestões de melhorias no texto.
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
A descrição do lugar foi feita com detalhes? | ||
Foram apresentadas as características das personagens? | ||
As personagens enfrentaram e resolveram um problema? | ||
O texto está claro e sem repetições? | ||
Os sinais de pontuação foram utilizados adequadamente? |
- Mostre o texto ao professor.
14 Reescreva seu conto em uma folha avulsa.
- Leve em consideração as observações de seu colega e as correções do professor para fazer as alterações necessárias.
15 Passe a limpo sua ilustração e finalize-a pintando ou fazendo colagens.
Socialização
16 Seu conto fará parte de uma contação de histórias e da antologia de histórias da turma.
263
Produção oral Contação de histórias
Agora é hora de participar de uma roda de leitura com contação de histórias!
Planejamento
1 Escolha o livro.
- Você deverá escolher um livro na biblioteca da escola, no cantinho de leitura da sala, ou algum que esteja disponível na internet para leitura.
2 Prepare-se para falar sobre o livro escolhido para os colegas.
- Leia a história atentamente.
- Você pode escolher algum trecho do livro que considere interessante para ler no momento da sua fala na roda de leitura.
3 Reúna-se com um familiar ou responsável.
- Explique a ele que você vai contar-lhe uma história que leu em um livro para treinar o resumo antes de apresentá-la aos colegas da turma.
Lembre-se: O importante na roda de leitura é compartilhar a experiência da leitura. Portanto, não fique preocupado se esquecer de algo, pois a sua opinião será o mais importante.
Apresentação
4 Arrumem o espaço.
- No dia da roda de leitura, posicionem as cadeiras em círculo ou sentem-se em um tapete no chão da sala.
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5 Fale sobre os tópicos a seguir com os colegas.
- Motivo da escolha do livro.
- Nome do autor e como são os elementos da capa do livro lido.
- Breve resumo da história lida para os colegas.
- Opinião sobre a história que leu: se gostou ou não, se era divertida, assustadora, entediante etc.
6 Preste atenção às falas dos colegas.
7 Troque de livro com um colega.
Importante! Use tom de voz apropriado, em bom volume, e não fale nem muito rápido nem muito devagar, de modo que os colegas entendam sua fala.
Avaliação
8 Conversem sobre as seguintes questões:
- O que acharam da roda de leitura?
- Você utilizou alguma estratégia para melhorar a sua leitura? Qual?
- Deu vontade de ler outros livros e fazer novas rodas de leitura?
9 Preencha o quadro a seguir.
Avaliação da contação de histórias | Sim | Não |
---|---|---|
Você considera que fez uma boa escolha em relação ao livro? | ||
Você manifestou sua opinião com o volume e a velocidade da voz adequados e com clareza? | ||
Escutou atentamente a apresentação dos colegas? |
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Conhecer mais palavras
■ Você sabia que alguns filmes de contos de fadas são adaptações de outras histórias ou poemas? O filme Mulan é uma adaptação do poema chinês A balada de Mulan. Já outros filmes, como A bela adormecida e Rapunzel, foram adaptados de histórias assustadoras escritas pelos irmãos Grimm.
1 Leia as cantigas populares abaixo.
Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato tô
Mas o gato tô
Não morreu reu reu
Dona Chica ca
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau!
Não atire o pau no gato
Não atire o pau no gato tô
Porque isso sô
Não se faz faz faz
O gatinho nhô
É nosso amigo go
Não devemos maltratar os animais
Miau!
Da tradição popular.
- A cantiga Não atire o pau no gato é uma adaptação da cantiga Atirei o pau no gato. O que mudou de uma cantiga para a outra?
- Por que foi feita essa adaptação da cantiga?
2 Em dupla, escolham uma história para recontar adaptando o texto para os dias atuais.
a) Pensem em questões como: E se isso acontecesse hoje? E se fosse na nossa cidade?
b) Registre abaixo as informações.
- Título original:
Título adaptado:
- O que há de diferente nas personagens da adaptação?
- O que muda na história adaptada?
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Projeto em equipe Antologia de contos
O que fazer
Para encerrar o ano de um modo muito especial, você e seus colegas vão compor uma antologia. Ela será lançada em um evento aberto a outras turmas da escola. Nesse evento, vocês também farão a contação de algumas das histórias presentes na antologia.
Antologia é uma coleção de textos reunidos em um mesmo livro.
Como fazer
1 Organizar a antologia.
Com os colegas, reúna os contos que vocês escreveram na seção "Produção escrita".
- Organizem os contos de acordo com a ordem alfabética do nome dos autores.
- Numerem todas as páginas.
- Organizem um sumário com o nome dos autores, o título do conto que cada um escreveu e o número da página em que esse conto se encontra.
- Escolham um título para a antologia.
A turma deve fazer também as capas da antologia.
- Na capa da frente, deve estar o título da antologia, a identificação da turma em que você estuda, o nome do professor e o ano em que os contos foram escritos.
- Na capa de trás (contracapa), pode ser feita uma ilustração.
- Para unir as capas e as folhas, é possível fazer furos na lateral esquerda e passar uma linha grossa ou barbante por eles.
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2 Convidar para o lançamento da antologia.
A turma pode elaborar convites e cartazes para que outros estudantes e funcionários da escola venham participar do lançamento da antologia de contos.
Se for possível, podem também ser confeccionados convites individuais para serem entregues a outras pessoas da comunidade escolar conforme orientação do professor.
3 Preparar a contação.
No dia do evento, você e seus colegas farão a contação de alguns dos contos da antologia. Escolham dois contos com essa finalidade.
Com base na contação de histórias que vocês realizaram na seção "Produção oral", preparem a apresentação, desta vez contando com um maior número de estudantes da turma para colaborar.
Ensaiem bastante e, no dia do lançamento, façam a apresentação para os convidados.
Avaliar o trabalho
4 Avalie o projeto.
- Depois do lançamento da antologia, registre aqui sua avaliação.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
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Todos colaboraram para a organização da antologia? | ||
Você ficou satisfeito(a) com o resultado? | ||
O número de convidados que participaram do evento foi de acordo com o esperado? |
5 Escreva algo de que você gostou muito ao organizar e apresentar a antologia e algo que você melhoraria.
Gostei de
Eu melhoraria