271
Avaliação final
1 Leia para o professor o trecho colorido.
Dia internacional comemora importância de brincadeiras na infância
Brincar é direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
Brincar de boneca, de colorir, de massinha, jogar bola, tocar pianinho são as brincadeiras preferidas da Mariah Alves Ferraz, de 5 anos. No Dia Internacional do Brincar, celebrado nesta sexta-feira (28), ela e milhões de crianças em todo o mundo brincam para se divertir, mas, além disso, a brincadeira é parte fundamental do desenvolvimento infantil, diz a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.
"Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre elas.
As crianças aprendem o tempo todo sozinhas, com outras crianças, com objetos, com adultos. Brincar é um direito, e as situações que são promovidas pelas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento da autonomia".
[...]
Ludmilla Souza. Agência Brasil. Publicado em: 28 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/3M5cg3. Acesso em: 17 jun. 2021. (Fragmento).
Glossário
- Estatuto da Criança e do Adolescente:
- documento que reúne leis que promovem os direitos das crianças e adolescentes.
- Celebrado:
- comemorado.
- Autonomia:
- capacidade de tomar decisões.
2 Copie o título da reportagem.
3 A reportagem apresenta a opinião de uma criança e de uma especialista em educação. Circule o nome delas no texto.
272
4 Por que o segundo parágrafo do texto está entre aspas? Assinale a alternativa correta.
Porque é o que a criança pensou sobre o assunto do texto.
Porque se trata da fala da especialista em educação.
5 Escreva sobre quais são suas brincadeiras favoritas e como essas brincadeiras ajudam no seu desenvolvimento.
6 Leia o título da notícia a seguir.
Bora cozinhar?
Folha de Pernambuco. Disponível em: https://oeds.link/tbqZFX. Acesso em: 17 jun. 2021.
a) Esse título apresenta linguagem:
formal.
informal.
b) Que outro título essa notícia poderia ter, sem mudar o sentido?
Quero cozinhar
Vamos cozinhar?
É bom cozinhar?
Gosta de cozinhar?
7 Leia as palavras a seguir e acentue-as, se necessário:
cha
leite
xícara
achocolatado
273
- Qual das alternativas apresenta a classificação das palavras em relação à sílaba tônica na ordem correta?
oxítona, proparoxítona, paroxítona, paroxítona
paroxítona, oxítona, proparoxítona, paroxítona
paroxítona, paroxítona, oxítona, proparoxítona
oxítona, paroxítona, proparoxítona, paroxítona
8 Assinale a alternativa que apresenta as palavras escritas corretamente.
habitante, ferro, osso
abitante, ferro, osso
abitante, fero, oso
habitante, fero, osso
9 Leia as palavras na tabela a seguir.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
ótimo | balé | brinquedo |
Florianópolis | cajá | cadeira |
A coluna 1 apresenta paroxítonas, a coluna 2, oxítonas, e a coluna 3, proparoxítonas.
A coluna 1 apresenta proparoxítonas, a coluna 2, paroxítonas, e a coluna 3, oxítonas.
A coluna 1 apresenta proparoxítonas, a coluna 2, oxítonas, e a coluna 3, paroxítonas.
A coluna 1 apresenta oxítonas, a coluna 2, paroxítonas, e a coluna 3, proparoxítonas.
274
10 Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que contém as palavras que a completam corretamente.
As palavras ✤ e ✤ são formadas por prefixo e radical.
- imperfeito, supermercado
- indígena, supermercado
- copinho, saleiro
- inchaço, inspetor
11 Leia as frases e observe o tempo verbal de cada uma delas.
- Ramon viajou de avião na semana passada.
- Hoje, chove!
- Patrícia cortará os galhos da árvore amanhã.
- A frase I está no tempo presente, a frase II, no passado, e a frase III, no futuro.
- A frase I está no tempo passado, a frase II, no presente, e a frase III, no futuro.
- A frase I está no tempo futuro, a frase II, no passado, e a frase III, no presente.
- A frase I está no tempo presente, a frase II, no futuro, e a frase III, no passado.
12 Leia a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
A merendeira preparou o almoço.
A merendeira é o agente da ação, preparou é o verbo, o almoço é o objeto da ação.
- A merendeira é o verbo, preparou é o agente da ação, o almoço é o objeto da ação.
- A merendeira é o objeto da ação, preparou é o verbo, o almoço é o agente da ação.
- A merendeira é o objeto da ação, preparou é o agente da ação, o almoço é o verbo.