275
Para fazer em casa
Unidade 1
■ Apesar de toda a tecnologia disponível, muitas pessoas, quando ficam distantes de quem gostam, preferem se comunicar por meio de cartas. Algumas dessas pessoas, principalmente as mais idosas, consideram que escrever com a própria letra, com capricho e cuidado, é uma forma de demonstrar carinho.
1 Coloque em ordem as etapas necessárias para escrever uma carta.
- Assinar a carta.
- Escrever a saudação (exemplo: "Querido amigo Gustavo").
- Colocar no envelope.
- Escrever o cabeçalho (cidade, dia, mês e ano).
- Encaminhar ao serviço postal.
- Selar o envelope.
- Escrever no envelope os dados do destinatário e do remetente.
- Escrever o texto.
2 Com a ajuda de uma pessoa que mora com você, escreva uma carta para uma pessoa de quem gosta muito e que não encontra há algum tempo.
Lembre-se: Escreva um rascunho, revise o texto e passe a limpo para finalizar.
3 Depois de escrita e assinada, coloque a carta em um envelope e peça ajuda para escrever os dados do remetente e do destinatário.
4 Agora leve sua carta até o correio para que seja encaminhada.
276
Para fazer em casa
Unidade 2
1 Identifique e escreva o nome das plantas.
pitanga
costela-de-adão
guaraná
flor de hibisco
araucária
orquídea
- Pinte, nas palavras do quadro, as letras qu, c, gu e g.
- Organize o nome das plantas em ordem alfabética e adicione uma característica, de acordo com as imagens. Siga o modelo.
araucária | alta |
277
Para fazer em casa
Unidade 3
■ Junto com uma pessoa que mora com você, leia os quadrinhos. MAMÃE, DÊ A MÃO
1 Por que a mamãe não quis dar a mão para os animais?
2 Assim como a mamãe do quadrinho só aceitou dar as mãos ao papai e ao bebê, a letra m só se liga a vogais e às letras p e b.
- Complete o esquema que resume o que você aprendeu e escreva palavras como exemplo.
278
Para fazer em casa
Unidade 4
■ Você fará um marcador-monstrinho para usar no seu livro preferido.
Marcador-monstrinho
Materiais necessários
✓ Papel (cartão, sulfite ou cartolina) de cores variadas; tesoura escolar; cola; régua; canetinhas e lápis coloridos.
Instruções
1. Trace um quadrado de 14 cm x 14 cm no papel escolhido e recorte-o.
2. Encontre as pontas opostas e dobre-as, formando um triângulo. Vire o triângulo com o lado maior para baixo.
3. Una a ponta inferior esquerda do triângulo com o topo dele. Repita a dobradura com a outra ponta.
4. Abra o triângulo novamente. Dobre a ponta superior para o meio da base do triângulo. Vai parecer um bolso.
5. Dobre a ponta inferior esquerda para dentro do bolso. Repita com a outra ponta. A bolsinha formada é a cabeça do seu monstro!
6. Use a criatividade para finalizar o seu monstro!
✓ Língua - recorte um quadrado de 7 cm x 7 cm em papel colorido e cole-o dentro do bolso. Se preferir, desenhe a língua.
✓ Olhos - desenhe os olhos, finalize com uma canetinha. Depois, recorte e cole no monstro.
✓ Dentes - desenhe os dentes em um pedaço de papel, recorte-os e cole-os.
7. Agora é só encaixar o seu marcador-monstrinho no canto de uma das páginas de seu livro preferido! Cuidado para não assustar ninguém!
279
Para fazer em casa
Unidade 5
■ Leia estas adivinhas.
-
O que uma impressora falou para a outra? Resposta: Ela disse:
- - Essa folha é tua ou é impressão minha?
- O que é feito para andar, mas não anda? Resposta: A rua.
1 Em todas as adivinhas que você leu há o sinal de pontuação ?. Como ele se chama e para que serve?
2 Na resposta da primeira adivinha há um travessão. Para que ele serve?
3 Peça ajuda a uma pessoa que mora com você e responda às adivinhas.
a) O que o zero disse para o oito?
b) O que é, o que é? Quanto mais se tira, mais aumenta?
c) O que tem no meio do ovo?
d) O que tem em todo mês, menos em abril?
e) O que o nadador faz?
Respostas da questão 4:
a) Que cinto legal!; b) O buraco; c) A letra V; d) A letra O; e) Nada!
280
Para fazer em casa
Unidade 6
1 Junto com uma pessoa que mora com você, leia o poema em voz alta e, em seguida, reescreva-o usando letra cursiva e colocando as palavras que estão em destaque no diminutivo.
Amor de vó
Amo minha vovó.
Ela mora numa fazenda,
Tem boi, gato e galinha.
Se lavo minhas mãos,
Ela me dá a comida
E até ganho uma estrela.
Se fico doente
Ela me trata com carinho,
Me chama de urso
E me enche de beijos.
Amor de vó
Amo minha vovozinha.
Texto escrito especialmente para esta obra didática.
2 Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com a posição da sílaba tônica:
- vovó:
- carinho:
- doente:
- amor:
- lírico:
- narrador:
- máximo:
281
Para fazer em casa
Unidade 7
■ Nesta unidade, você leu o mito de origem A mãe do rio exige o pagamento da promessa e aprendeu a diferença entre substantivos (nomeiam algo) e adjetivos (indicam a característica de alguma coisa).
Dica: Volte à página 203 e releia o texto em voz alta.
1 Com o auxílio de uma pessoa que mora com você, descreva as pessoas, roupas e sentimentos das personagens ilustradas abaixo. Utilize substantivos e adjetivos.
a)
b)
c)
2 Complete os quadrinhos indicando a ilustração mais adequada a cada frase.
- "Oxum aceitou a oferta do guerreiro e serenou suas águas turbulentas."
- "Um rei guerreiro avançava rumo à guerra, quando viu seu caminho impedido por um rio de águas revoltas."
- "O rei não teve outra saída. Para poder voltar ao seu país e ao seu povo, que dele tanto precisava e dependia, ele teve que entregar Preciosa à mãe do rio."
282
Para fazer em casa
Unidade 8
■ Leia atentamente esta receita.
Massinha de modelar caseira
Ingredientes
- 1 copo de farinha de trigo
- 1/4 copo de sal
- 1/2 copo de água
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
algumas gotas de corante alimentício (opcional)
Modo de preparo
- Coloque em uma tigela a farinha de trigo e o sal.
- Em seguida, adicione a água aos poucos.
- Quando a massa estiver com a textura desejada, acrescente o óleo e o corante (caso esteja utilizando) e misture bem.
1 O que a receita ensina a fazer?
2 Escreva as palavras que estão em negrito na receita.
3 Assinale as alternativas corretas:
- As palavras em negrito indicam uma ação, portanto são verbos.
- As palavras em negrito estão no passado, indicando algo que já aconteceu.
- As palavras em negrito são substantivos, pois dão nome para as coisas.
- As palavras em negrito são verbos e estão no imperativo, pois indicam, aconselham ou ordenam o que deve ser feito.
4 Com o auxílio de uma pessoa que mora com você, faça a receita de massinha caseira e divirta-se.
283
Para fazer em casa
Unidade 9
■ Com o auxílio de um familiar ou responsável, leia atentamente a cantiga e responda às questões.
Se essa rua fosse minha
Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
Para o meu, para o meu amor passar
Nessa rua, nessa rua tem um bosque
Que se chama, que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque tu roubaste o meu também
Domínio público
Glossário
- Ladrilhar:
- revestir algo, geralmente paredes ou piso, com ladrilhos (azulejo, piso cerâmico etc.).
1 Você conhece essa cantiga?
2 Na cantiga Se essa rua fosse minha:
- Quais são os pronomes possessivos (que representam algo que pertence a alguém)?
- Quais são os pronomes pessoais (que podem ser usados no lugar do nome)?
- Quais são os pronomes demonstrativos (que indicam alguma coisa ou pessoa)?
3 Circule os verbos da cantiga.