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Referências bibliográficas
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ALVES, Rui; LEITE, Isabel (org.). Alfabetização Baseada na Ciência: manual do curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. Disponível em: https://oeds.link/E7enuZ. Acesso em: 24 jun. 2021.
Esse manual apresenta a base teórica do curso Alfabetização Baseada na Ciência, oferecido aos professores brasileiros em 2021. O livro é dividido em quatro partes: "Noções fundamentais sobre alfabetização"; "Literacia emergente"; "Aprendizagem da leitura e da escrita"; "Dificuldades e perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita".
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/cc5XJZ. Acesso em: 21 jun. 2021.
A BNCC estabelece as competências que devem ser garantidas, a cada ano escolar, aos estudantes de todo o Brasil. Os objetivos centrais a serem atingidos são a formação integral humana e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
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BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/T4FMRE. Acesso em: 21 jun. 2021.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem suas bases expostas nesse caderno, que contém uma contextualização da alfabetização no Brasil e no mundo, considerações teóricas e operacionais e a íntegra do Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019.
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BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Alfabetização. Programa Conta pra mim. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/5PdiB6. Acesso em: 24 jun. 2021.
O objetivo desta iniciativa é promover práticas de leitura no âmbito familiar, por meio da disponibilização de obras literárias, vídeos e outros recursos digitais. O programa orienta as famílias sobre o que é a literacia familiar, qual a sua importância e como colocá-la em prática no dia a dia.
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CEARÁ. Assembleia Legislativa do Estado. Relatório Final do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar: educação de qualidade começando pelo começo. Fortaleza, 2006. Disponível em: https://oeds.link/gEr84B. Acesso em: 24 jun. 2021.
O relatório apresenta o trabalho do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar. Diferentemente do combate ao analfabetismo dos que estão fora da escola, esse programa tem como foco analisar por que crianças e jovens, mesmo frequentando a escola, muitas vezes não aprendem a ler e escrever com qualidade.
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KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
As autoras apresentam as principais estratégias de leitura requeridas para a compreensão de um texto, que incluem conhecimentos linguísticos, de mundo e interacionais.
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POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: Cefiel/MEC, 2005.
Um dos principais objetivos da escola é ensinar a escrever adequadamente. Partindo desse princípio, o autor discute os conceitos de escrever certo e escrever bem, refletindo sobre os erros de ortografia e de escrita por meio de exemplos históricos e textos de estudantes. São propostas atividades práticas que postulam que, para escrever bem, é preciso reescrever sempre.
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TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 13(2), 524-544. 2013. Disponível em: https://oeds.link/49SZTQ. Acesso em: 21 jun. 2021.
Nesse texto são explorados os sentimentos dos estudantes diante das atividades propostas e das relações com o professor e a família, dando visibilidade a fatores afetivos que podem afetar negativa ou positivamente as práticas de leitura e escrita.
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TENANI, Luciani; ALVES, Giovanna. Segmentação de palavra e poesia infantil. Estudos Linguísticos, v. 49, p. 1743-1760, 2020. Disponível em: https://oeds.link/grJbBr. Acesso em: 24 jun. 2021.
O leitor encontra aqui uma análise de produções de estudantes de escolas públicas de terceiro ano do Ensino Fundamental, especificamente quanto à segmentação de palavras, assunto que envolve a relação entre oralidade, escrita e ortografia. As autoras propõem que o ensino da segmentação pode se beneficiar de atividades com poemas infantis.
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ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O objetivo maior desse livro é mostrar a importância de oferecer às crianças a oportunidade de se tornar leitoras de literatura infantil brasileira, como uma das chaves para compreensão e cultivo da brasilidade.
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ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. São Paulo: PUCPRess/FTD, 2017.
Em um mundo mediado pela tecnologia, as autoras explicam qual vem sendo o espaço para a literatura infantil, bem como exploram possíveis diálogos entre gêneros antigos e novos.
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