12
Avaliação inicial
ico 1 Leia o trecho destacado para o professor.
O galo e a raposa
O galo e as galinhas viram de longe uma raposa que chegava. Empoleiraram-se na árvore mais próxima para escapar da inimiga.
Usando de esperteza, a raposa chegou perto da árvore e dirigiu-se a eles:
- Ora, meus amigos, podem descer daí. Não sabem que foi decretada a paz entre os animais? Desçam e vamos festejar este dia tão feliz!
Mas o galo, que também não era tolo, respondeu:
- Que boas notícias! Mas estou vendo daqui de cima alguns (cães) que estão chegando. Decerto eles também vão querer festejar...
A raposa mais que depressa foi saindo:
- Olha, é melhor que eu vá andando... Os cães podem não saber da novidade e me matar...
Ruth Rocha. Fábulas de Esopo. São Paulo: Salamandra, 2018. p. 7.
- Empoleiraram-se:
- subiram.
- Decerto:
- provavelmente.
2 Que animais são citados na fábula? Escreva-os abaixo.
galo,galinhas,raposa,cães.
3 Que novidade a raposa contou ao galo e às galinhas?
Que havia sido decretada a paz entre os animais.
4 Releia a frase:
"Não sabem que foi decretada a paz entre os animais?"
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP04, EF15LP14, EF15LP18, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
O objetivo da "Avaliação inicial" é auxiliá-lo a identificar os estudantes que têm dificuldade de aprendizagem e não apresentam desempenho escolar em Língua Portuguesa correspondente ao início do 3o ano.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Realize esta atividade em um dia diferente das demais atividades da avaliação. Chame os estudantes um a um para que façam a leitura do trecho destacado em voz alta, sem que tenham lido o texto anteriormente. Enquanto isso, os demais estudantes podem estar envolvidos em outras atividades. Esta primeira atividade avalia a fluência em leitura. O trecho destacado, que deve ser lido em voz alta pelo estudante, tem 82 palavras, uma quantidade bem próxima ao que se espera que os estudantes do 3o ano leiam por minuto (80 palavras). É interessante que a fala de cada estudante seja gravada e que a leitura seja cronometrada. Com isso, pode-se verificar a quantidade de palavras lidas corretamente por minuto, conforme explanado nas páginas iniciais deste Manual do Professor (página MP030).
Atividades 2 e 3
Compreensão de textos Produção de escrita
Estas atividades avaliam a compreensão leitora e a produção de escrita ao pedir aos estudantes que localizem os animais citados no texto e escrevam qual é a novidade enunciada pela raposa.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade avalia o vocabulário, pois os estudantes terão que compreender o significado de "decretar a paz" no contexto da fábula. Não está escrito literalmente no texto o que adviria dessa situação de paz entre os animais. Os estudantes terão que perceber que a raposa é uma predadora dos galos e galinhas, bem como os cães são predadores de raposas.
Atividade 5 (p. 12)
Compreensão de textos
Produção de escrita
As respostas sugeridas partem da interpretação de que, na fábula, a raposa estava mentindo quanto à paz entre os animais para que o galo e as galinhas descessem da árvore e ela os comesse. Nessa interpretação, o galo também teria mentido para testar a raposa, ao dizer que os cães estariam chegando.
Caso algum estudante dê outra interpretação plausível à fábula, valorize a opinião dele. Por exemplo, é possível afirmar que os cães estavam mesmo chegando, e que o galo conseguiu ver por estar em cima da árvore.
13
-
O que significa decretar a paz nesse contexto?
- X Que os animais viveriam sem machucar um ao outro.
- Que os animais viveriam preocupados com seus inimigos.
5 Releia o final da história e responda:
-
Por que o galo disse à raposa que os cães estavam chegando?
Como a raposa tem medo dos cães, o galo provavelmente mentiu para verificar se a raposa estava falando a verdade.
-
Por que a raposa foi embora?
Porque ela estava mentindo sobre o decreto de paz entre os animais e ficou com medo.
6 As fábulas sempre apresentam uma moral, um conselho sobre como agir. Escreva uma moral para a fábula que você acabou de ler.
Resposta pessoal. Sugestão: A mentira tem perna curta.
7 Releia o trecho da fábula O galo e a raposa.
"A raposa mais que depressa foi saindo:
- Olha, é melhor que eu vá andando [...]"
-
Sobre a pontuação destacada, é possível afirmar que:
- X o sinal de dois-pontos e o travessão indicam que a personagem vai falar.
- o sinal de dois-pontos e o travessão são usados para indicar que as personagens estão admiradas.
8 A letra z na palavra arroz representa o mesmo som que as letras destacadas nas palavras:
- doze, casa.
- exame, esperto.
- X vespa, cartaz.
- doze, cartaz.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Compreensão de textos
Produção de escrita
Esta atividade avalia o conhecimento prévio a respeito do gênero fábula, que é esperado para o início do 3o ano e facilitará a tarefa.
A resposta sugerida ressalta que a raposa foi desmascarada pelo galo. "Quando a esmola é muita, o santo desconfia", por exemplo, ressaltaria a necessidade de desconfiar de situações muito favoráveis. Também é possível criar uma moral que não seja uma frase já cristalizada de nossa cultura, como: "desconfie de quem já te fez mal" ou "verifique sempre as informações".
O importante é avaliar se os estudantes compreenderam tanto a fábula quanto o que é uma moral, dando como resposta uma frase adequada.
Atividade 7
Compreensão de textos
Esta atividade avalia o conhecimento dos estudantes a respeito dos sinais de pontuação, especialmente os dois-pontos e o travessão. Essa forma de representar o discurso direto está presente em textos de muitos gêneros, que devem ter sido abordados nos anos anteriores.
Atividade 8
Conhecimento alfabético
O som representado pela letra z na palavra arroz é o arquifonema /S/, que tem pronúncia diferente de acordo com o contexto na frase e a variedade regional utilizada pelos estudantes. No entanto, nessa questão, a palavra arroz e todas as outras alternativas estão sendo tomadas de forma isolada. Portanto, as pronúncias possíveis para arroz serão sempre uma consoante fricativa desvozeada, [s] ou [∫], a depender da variedade linguística falada na região.
A avaliação inicial se dá como um rastreio universal, isto é, todos os estudantes da turma devem ser avaliados. Sugerimos que os estudantes e suas famílias sejam tranquilizados em todos os momentos de avaliação. Explique que o objetivo dessa avaliação diagnóstica é justamente identificar o nível dos estudantes individualmente e da turma como um todo em relação à aquisição das competências necessárias para um bom desempenho escolar. Essa avaliação pretende fazer perceber também se existem no cotidiano dos estudantes circunstâncias que proporcionem boa base de conhecimentos e habilidades no campo da leitura e da escrita.
Para acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, você pode utilizar a tabela da página MP032 deste Manual do Professor, na qual poderá anotar o desempenho deles na primeira avaliação. Essa tabela será alimentada ao longo do ano, nas sucessivas avaliações.
14
9 Marque a alternativa com as palavras escritas corretamente.
- abelia, maçã, pomba
- abelha, maçã, ponba
- abelha, maçam, ponba
- X abelha, maçã, pomba
10 Indique a alternativa em que todas as palavras estão com o plural corretamente aplicado.
- ursos, farols, pastels, botãos
- X ursos, faróis, pastéis, botões
11 Leia as palavras na tabela a seguir e observe os encontros vocálicos.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
lua | Uruguai | leito |
fazia | Paraguai | mais |
saúde | enxaguou | herói |
- Marque com um X, a linha que apresenta a classificação correta dos encontros vocálicos de cada coluna.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
tritongos | hiatos | ditongos |
hiatos | ditongos | tritongos |
hiatos | tritongos | ditongos X |
tritongos | ditongos | hiatos |
12 Leia a tirinha a seguir.
-
No segundo quadrinho, as personagens estão:
- cansadas.
- tristes.
- X admiradas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Conhecimento alfabético
A atividade fornece aos estudantes alternativas de escrita fonologicamente possíveis, mas ortograficamente erradas. Espera-se que, no 3o ano, eles já conheçam a grafia correta de palavras comuns como abelha e maçã, bem como já saibam a regra de uso da letra m antes de b e p.
Atividade 10
Conhecimento alfabético
A atividade avalia o conhecimento dos estudantes em relação às regras da língua portuguesa de composição do plural. Os casos explorados vão desde a colocação da letra s no final da palavra, sem nenhuma outra modificação, até plurais mais complexos, como os de palavras terminadas em l e em ão. Cabe ressaltar, no entanto, que as palavras cobradas seguem os paradigmas de plural, não representando exceções. São também palavras de uso comum.
Atividade 11
Conhecimento alfabético
A atividade aborda os encontros vocálicos, um conhecimento fonológico que influencia positivamente a compreensão de regras ortográficas de separação de sílabas e de acentuação. É exigido um conhecimento de nomenclatura metalinguística básica: ditongo, tritongo e hiato.
Atividade 12
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Na atividade, os estudantes terão que realizar a leitura e a interpretação de uma tira em quadrinhos, que é um texto multimodal. Espera-se que, no início do 3o ano, já tenham conhecimento sobre esse gênero para conseguir entender sua estrutura. É preciso que façam a leitura das imagens junto às palavras e que percebam que o traço aqui representa o que, em outras histórias em quadrinhos, é simbolizado pelo balão de fala.
No item a, é necessário que façam a interpretação da imagem para entender a admiração de Armandinho e seus amigos ao verem a parte da mandioca que se esconde embaixo da terra. Essa compreensão é possível também pelo contraste da fala de Armandinho no primeiro quadrinho, que de algum modo desdenha da planta ("Esse toco aí?").
O item b avalia a divisão silábica de ditongos e hiatos dos sinônimos macaxeira, mandioca e aipim.
Com esta avaliação diagnóstica, você poderá mensurar se os estudantes estão no nível adequado, e que, portanto, não necessitam de intervenção extra para além das atividades já planejadas para a turma. Com ela, poderá perceber também se estão em um nível intermediário, que inspira cuidados e demanda uma intervenção mais direta em grupos menores. A avaliação possibilitará também que você identifique se os estudantes estão em um nível crítico, que demanda intervenções semanais em duplas ou até individualmente. Assim esperamos que o instrumento auxilie na detecção precoce de dificuldades e nas ações correspondentes para saná-las.
O número de encontros extras para os estudantes nos níveis intermediário e crítico, bem como o tamanho dos grupos, dependerá dos recursos da escola. Como os estudantes serão constantemente avaliados, é esperado que haja mobilidade entre os grupos, conforme os resultados das intervenções.
15
-
Marque a alternativa com a divisão silábica correta das palavras.
- X ma-ca-xei-ra, man-di-o-ca, ai-pim
- ma-ca-xe-i-ra, man-di-o-ca, a-i-pim
13 Leia o cartaz abaixo.
-
Qual é o objetivo do cartaz?
- Convencer as pessoas a comprar agasalhos e roupas.
- X Convencer as pessoas a doar agasalhos e roupas.
- Aconselhar as pessoas a vender agasalhos e roupas.
- Aconselhar as pessoas a higienizar as mãos e as roupas.
-
Em campanha e agasalho, as letras nh e lh são:
- X dígrafos.
- encontros consonantais.
14 Leia o verbete de dicionário a seguir.
Saraiva Júnior: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2009.
-
Quantos significados tem a palavra década?
- Um.
- X Dois.
- Dez.
- Uma década.
15 Escreva um parágrafo sobre o que você acha que vai estar fazendo daqui a uma década.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 13
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
No item a, os estudantes devem demonstrar habilidade em compreensão de textos, interpretando um cartaz, que é um gênero multimodal. Os estudantes devem perceber o objetivo da campanha divulgada e assinalar a alternativa correta.
Já o item b aborda o conhecimento esperado para o início do 3o ano de que, algumas vezes, os fonemas são representados por mais de uma letra. É o caso dos dígrafos explorados pela questão, o nh e o lh. É exigido também um conhecimento de nomenclatura metalinguística básica: encontros consonantais e dígrafos.
Atividades 14 e 15
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
O significado da palavra década é importante para essas atividades. Na atividade 14, trata-se de ler e compreender um verbete de dicionário. Para responder corretamente à questão, os estudantes terão que saber como se organiza um verbete e o que são os termos entre parênteses, os números, os pontos etc.
A atividade 15 pede uma produção de escrita a partir da palavra década, explorando um aspecto profundo da vida dos estudantes: O que eles acham que estarão fazendo daqui a uma década? Para responder a essa pergunta, ele tem que ter compreendido o significado de década, que foi fornecido na atividade anterior.
Esse é o mote para que os estudantes possam contar, por escrito, algumas de suas ideias a respeito da vida. Imaginar-se daqui a uma década fará com que reflitam e se expressem sobre um assunto significativo.
16
Estudo da língua Revisão
1 O parágrafo a seguir faz parte de um diário pessoal que você vai ler na Unidade 1. Leia-o e responda às questões.
-
Esse texto foi escrito em letra cursiva ou bastão?
Cursiva.
-
Nesse trecho há palavras que apresentam dígrafos. Veja algumas delas.
minha nh
chorar ch
porque qu
fosse ss
- Passe um traço embaixo dos dígrafos que aparecem nessas palavras.
ic3. Leia em voz alta estas palavras retiradas do trecho. Preste atenção ao som representado pelas vogais destacadas nelas.
manhã
mãe
tanto
ela
-
Em qual dessas palavras a vogal a representa um som diferente? Ela.
-
Na palavra tanto, a vogal a não recebe til. Que letra faz com que ela represente o mesmo som que em mãe? A letra n.
-
Circule na palavra abaixo as letras que representam som anasalado, como acontece em mãe.
presente en
-
Fale esta palavra retirada do texto, separando-a em sílabas: assim.
-
Quantas sílabas essa palavra tem? 2
-
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Revisão
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP01, EF03LP02, EF03LP03, EF03LP17, EF35LP01, EF35LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
As atividades propostas nesta seção têm como objetivo revisar todas as relações entre fonemas e grafemas aprendidas nos anos anteriores, assim como oportunizar a recitação do alfabeto e a pronúncia dos sons representados pelas letras.
Para potencializar a intencionalidade da seção, sugerimos que os estudantes produzam registros e lembretes para compor um grande painel coletivo com definições e exemplos que podem ficar disponíveis para consulta sempre que necessário.
Você poderá propor uma rotina de leitura coletiva para que os conteúdos sejam revisitados com frequência.
Explore as atividades de acordo com as necessidades da turma, ampliando, aprofundando, fazendo recortes específicos, adaptando as propostas ou utilizando-as como ponto de partida para intenvenções que se fizerem necessárias.
Você perceberá que os mesmos conceitos e as mesmas habilidades serão retomados em atividades distintas, pois entendemos que a revisão de conteúdos também deve ser uma ação dinâmica e desafiadora.
Atividade 1
No item a, solicite aos estudantes que façam a leitura em voz alta do trecho; depois que reconhecerem a letra cursiva como a utilizada no diário pessoal, peça que identifiquem os sinais de pontuação utilizados (..., ., ?).
No item b, depois de reconhecer os dígrafos nas palavras, proponha que, oralmente, os estudantes separem as sílabas: mi-nha, cho-rar, por-que, fos-se.
Nos itens c e d, proponha a leitura em voz alta das palavras manhã, mãe, tanto, ela. Peça que identifiquem os sons nasais e suas representações gráficas. Se considerar oportuno, proponha a elaboração coletiva de uma lista de palavras com til, n e m para expor no painel.
17
-
Imagine que o autor do diário teve de escrever a segunda sílaba da palavra assim na linha seguinte. Complete o trecho com o modo correto de separar as sílabas dessa palavra.
"Será que ela gostou tanto assim do vestido?"
-
Qual é o nome do ponto que aparece no final dessa frase?
Ponto de interrogação.
-
ic O que esse ponto indica? Indica que se trata de uma pergunta.
-
Agora, leia outra palavra retirada do trecho do diário.
abraçou
- Circule o encontro consonantal que aparece nessa palavra. br
- Passe um traço embaixo do encontro vocálico nessa palavra. ou
2 Leia a tirinha a seguir.
-
Por que é fácil encontrar a casa do Cebolinha?
Porque a antena da casa do Cebolinha se parece com o cabelo dele.
-
Copie os três dígrafos que aparecem na tirinha.
nh, ch, lh.
-
Agora, copie as três palavras da tirinha com encontro consonantal.
Onde, claro, antena.
-
Separe as sílabas dessas palavras.
On-de, cla-ro, an-te-na.
MANUAL DO PROFESSOR
No item e da atividade 1, tome a palavra assim como referência e peça aos estudantes que deem outros exemplos de palavras que apresentam duas consoantes que formam um só som (dígrafos) mas não pertencem à mesma sílaba, diferentemente dos dígrafos ch, nh, e lh, que pertencem a uma única sílaba. Verifique se indicam plavras com rr.
Também o item f retoma os dígrafos e os encontros consonantais e vocálicos. Problematize a relação de representação entre grafia e som em cada caso e solicite aos estudantes que elaborem definições e deem exemplos de outras palavras para compor o painel.
Ainda no item e da atividade 1, segunda e terceira questões, para os estudantes reconhecerem e/ou usarem adequadamente o ponto-final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação, eles precisam identificar os sinais na leitura a partir de suas funcionalidades: organizar o texto e provocar os efeitos de sentido desejados. Por isso, a leitura em voz alta com entonação é fundamental - e isso também vale para o item a da atividade 3.
Consideração sobre dificuldade
Pontuação: Caso haja estudantes que demonstrem algum tipo de dificuldade, observe com atenção para perceber se é o caso de:
- Desconhecer os sinais de pontuação.
- Confundir graficamente os sinais de interrogação e exclamação.
- Desconhecer o sentido que se espera com o uso de cada sinal.
Para auxiliá-los, brinque com a escrita dos sinais, na lousa, no ar ou numa folha, identificando-os e relacionando-os à sua funcionalidade. Depois, leia o texto enfatizando a entonação adequada e, logo após a leitura, pergunte qual o nome do sinal de pontuação que há na frase.
Atividade 2
Utilize a atividade para verificar se os estudantes se apoiam na pronúncia das palavras (articulação de seus sons) como referência para identificar e diferenciar dígrafos de encontros consonantais. Nesse sentido, proponha que façam várias leituras em voz alta.
Aproveite o contexto da atividade e questione os sinais de pontuação indicados nos balões de fala, solicitando que façam leituras com a entonação adequada.
Se considerar oportuno, convide-os a experimentar a leitura das mesmas falas marcadas por sinais de pontuação diferentes, preparando-os para a atividade 3. Exemplo:
- É fácil de achar.
- É fácil de achar!
- É fácil de achar?
18
3 Releia outro trecho do diário pessoal.
-
No trecho, circule:
- de vermelho o ponto-final;
- de azul o ponto de exclamação;
- de verde o ponto de interrogação.
- As duas palavras destacadas no trecho devem receber acento agudo (´) ou acento circunflexo (^)? Escreva nelas o acento correto.
-
Escreva o acento agudo nas sílabas tônicas das palavras abaixo.
sofá
fácil
espécie
público
jacaré
açaí
-
Copie do trecho duas palavras com encontro consonantal.
Possibilidades: três, almoçar, estão, compras, plena, segunda, existe, certo, pra.
-
Nas palavras que você escolheu, o encontro consonantal está em sílabas diferentes ou na mesma sílaba?
A resposta dependerá das palavras que o estudante escolheu.
Palavras em que o encontro consonantal é separável: al-mo-çar, es-tão, com-pras (m separado do p), se-gun-da, e-xis-te, cer-to. Palavras em que o encontro consonantal não é separável: três, com-pras (letras p e r juntas), ple-na.
-
Fale em voz alta estas palavras retiradas do trecho.
saímos
estão
-
icoQuantas sílabas tem cada uma dessas palavras?
Saímos: 3 sílabas; estão: duas sílabas.
-
Em qual dessas palavras há um hiato?
Saímos.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Proponha a leitura do texto em voz alta. Convide os estudantes a elaborar inferências sobre a abordagem da atividade. Verifique primeiro se reconhecem as palavras em destaque como pistas e se percebem a ausência dos acentos, ou se identificam dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos e a pontuação como possibilidade de trabalho.
Aproveite a ocorrência das palavras três e férias para criar listas de exemplos nos quais fique claro o contraste entre as vogais tônicas abertas e fechadas. Para diferenciar o som representado pelas letras acentuadas, é importante que os estudantes façam a leitura oral das palavras. Para isso, proponha a leitura oral com ênfase na sílaba tônica:
- Metrô / cipó
- Bebê / chulé
- Lâmpada / lápide
- Amêndoa / América
Quando terminarem a atividade, proponha que encontrem no texto dígrafos: inteirinho, passear; e encontros vocálicos: depois, saímos, férias, dia, feira, entre outros.
Consideração sobre dificuldade
É necessário que os estudantes tenham clareza da diferença entre tonicidade e acentuação gráfica, evitando confusão conceitual entre os aspectos da fala e da escrita. Ao simplesmente transpor a fala para a escrita, os estudantes podem, por exemplo, concluir que toda sílaba tônica exige acentuação. Nesse sentido, é importante compreenderem que a linguagem escrita possui o caráter individual de sua produção e a predominância de elementos lógico-gramaticais.
Para aguçar essa percepção, proponha um ditado de frases contendo monossílabos átonos e tônicos, bem como a identificação da sílaba tônica em vocábulos isolados. Chame a atenção para a necessidade de identificação da sílaba tônica antes de realizar a separação silábica, pois nessa situação a tonicidade das sílabas é igualada.
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4 Leia em voz alta esta palavra que aparece no diário pessoal.
existe
a) Marque a palavra abaixo em que a letra x não representa o mesmo som que na palavra existe.
táxi X
exagero
exato
b) Leia as palavras a seguir, observando o som representado pela letra x nelas.
baixo
axila
tóxico
exemplo
próximo
trouxe
lagartixa
exato
-
Copie as palavras nos lugares corretos.
Som de x como em táxi Som de x como em exagero Som de x como em bruxa Som de x como em auxílio axila exemplo baixo próximo tóxico exato lagartixa trouxe
5 Complete as palavras a seguir com x ou ss.
pro x imidade
ma ss a
pe ss oa
má x imo
-
Copie abaixo as palavras que você completou com ss, separando-as em sílabas.
mas-sa; pes-so-a.
6 Recite o alfabeto em voz alta e complete-o com as letras que faltam.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
-
No alfabeto que você completou, as letras são maiúsculas ou minúsculas?
Maiúsculas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
É impossível diferenciar dígrafo e encontro consonantal sem antes revisar os conceitos de letra e fonema. Por isso, acompanhe os exemplos dados na atividade 3 e, se considerar oportuno, exemplifique com outras ocorrências.
Retome com os estudantes que a relação entre som e letra nem sempre é de um para um, pois um som pode ser representado por mais de uma letra: /s/ = sino, cilada, explica, piscina, caça, nasça, assa, paz, exceto; /z/ = exato, casa, azar; /u/ = sal, bolo, céu. Reforce que o mesmo ocorre com a relação letra-som, pois uma letra pode representar mais de um som. Tomando a letra x como objeto, a atividade 4 traz essa análise em relação às quatro possibilidades: táxi, exagero, bruxa e auxílio.
Atividade 6
Proponha aos estudantes que recitem o alfabeto de diferentes formas: em uníssono, em velocidades variadas, dividindo a turma em grupos para que cada grupo recite uma sequência preestabelecida, ou individualmente, indicando o estudante que deverá dar continuidade à sequência.
Depois de identificarem as letras com as quais completaram o quadro como letras maiúsculas, questione-os sobre as condições de utilização das letras maiúsculas. Verifique se apontam como resposta os nomes próprios e o início de frases.
20
7 Complete cada palavra com um dos dígrafos ou encontros consonantais.
lh
fl
sc
sç
xc
ss
rr
br
vr
pr
bl
gl
qu
nx
- toa lh a
- bete rr aba
- na sç a
- e nx aguei
- Br asil
- pr esente
- gl obo
- pá ss aro
- qu eijo
- na sc ia
- e xc eção
- pala vr a
- ne bl ina
- fl auta
-
Copie as palavras organizando-as no quadro.
Palavras com dígrafo Palavras com encontro consonantal toalha Brasil queijo palavra beterraba presente nascia neblina nasça globo exceção enxaguei pássaro flauta -
Algumas palavras que você copiou no quadro têm encontros vocálicos. Veja.
toalha
queijo
enxaguei
flauta
nascia
-
Separe as sílabas dessas palavras e escreva-as nos lugares corretos.
As duas vogais ficam na mesma sílaba As três vogais ficam na mesma sílaba As vogais ficam em sílabas diferentes quei-jo en-xa-guei to-a-lha flau-ta nas-ci-a
-
MANUAL DO PROFESSOR
As propostas desta página apresentam-se como mais uma oportunidade de rever dígrafos, encontros consonantais e os diferentes tipos de encontros vocálicos, esses últimos na perspectiva do posicionamento das vogais nas sílabas.
Atividade 7
A atividade 7 reforça questões ortográficas. Depois de feita, proponha um ditado com as mesmas palavras utilizadas na atividade. Perceba se algum estudante apresenta dificuldades como as descritas abaixo:
- Erros ligados à interferência da oralidade na escrita.
- Erros ligados ao desconhecimento de regras contextuais da língua relacionadas à identificação do som dentro da palavra, como R/RR.
- Erros ligados à relação arbitrária entre sons e letras, isto é, às irregularidades em que o sistema ortográfico oferece duas ou mais possibilidades de grafemas para representar um fonema: nesse caso, o importante é apresentar aos estudantes as palavras escritas corretamente para que eles memorizem. Isso pode ser feito por meio de listas, de jogos em que as palavras se repetem, de cruzadinhas e de diagramas.
Oriente os estudantes a ter sempre por perto um dicionário para ser consultado em caso de dúvidas. Essa é uma excelente prática que mobiliza outros conhecimentos, como a ordem alfabética, as relações grafofonêmicas e a leitura de diferentes palavras, podendo também despertar a curiosidade.
21
8 Leia a quadrinha a seguir e complete o espaço com m ou n.
Se este livro for perdido,
pode ta m bém ser achado.
Para melhor ser conhecido, deixo meu nome assinado.
Domínio público.
-
Por que você usou essa letra para completar a palavra?
Porque antes de p e b usamos a letra m.
-
Complete as palavras a seguir com m ou n.
- e m pada
- ci n to
- sa m ba
- co m putador
- lâ m pada
- li m peza
- vale n te
- da n ça
- e n contro
-
Escreva outra palavra usando a letra m antes das letras p ou b.
Resposta pessoal.
-
No alfabeto, qual letra vem primeiro, m ou n?
m
-
Leia estas palavras.
perder
achar
assinar
-
Essas palavras são:
- X verbos.
- adjetivos.
-
Em quais dessas palavras há dígrafo e em qual há encontro consonantal? Escreva nos espaços.
Dígrafo: achar e assinar .
Encontro consonantal: perder .
-
Circule as palavras em que as letras destacadas representam o mesmo som.
achado X
assinado
deixo X
-
MANUAL DO PROFESSOR
Consideração sobre dificuldade
Para retomar a regra da utilização da letra m antes das letras p e b, abordada nos itens a a d da atividade 8, solicite aos estudantes que pensem no som representado pela letra m na palavra madeira e produzam esse som (/m/) por uns cinco segundos, tampando um pouco o nariz, sem impedir a saída de ar. A ideia é que percebam que, ao produzirem o som representado pela letra m, o ar sai pelas narinas, portanto o fonema /m/ (e não a letra m) é um fonema nasal. Desafie-os a produzir o mesmo som, tapando as narinas. É esperado que eles percebam que o ar fica "preso" nas bochechas.
Para que os estudantes percebam que estamos nos referindo a consoantes cuja representação sonora é bilabial, isto é, exigem a obstrução do ar por meio da junção dos dois lábios (superior e inferior), peça que, mais uma vez, produzam por alguns segundos o som da letra m, tampando o nariz. Depois, peça que tentem a letra a. Pergunte, então, que som se formou. O som formado pode ser representado pelas letras m e a. Os sons representados pelas letras p e b são produzidos da mesma forma, a diferença está apenas na saída do ar: Na letra m, principalmente pela cavidade nasal (fonema nasal), e na letra b, somente pela cavidade bucal (fonema oral), mas todas são bilabiais. Devido à semelhança entre os sons representados por essas três letras, se estabeleceu uma convenção ortográfica de que antes de p e b só se usa m.