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UNIDADE 2 Natureza
O Sol é a estrela central do nosso Sistema Solar. Ele tem papel fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta.
Povos antigos, como os incas, conheciam muito bem a importância do Sol. Por isso, o veneravam como se fosse um deus e erguiam construções em homenagem a ele.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 2
Natureza
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender as características estruturais dos gêneros textuais anúncio, poema visual e poema.
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos orais e escritos.
- Ler oralmente pequenos trechos dos textos apresentados, com prosódia, entonação e ritmo.
- Inferir significado de palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas.
- Desenvolver a aquisição de vocabulários receptivo e expressivo, e saber em qual contexto utilizá-los.
- Desenvolver habilidades para o uso do dicionário.
- Criar um poema visual.
- Desenvolver processos de compreensão textual: localizar informação explícita; fazer inferências; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.
- Identificar e utilizar alguns recursos linguísticos ao escrever um texto.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar a escrita.
- Observar aspectos linguísticos e não linguísticos da conversação.
- Reconhecer a importância da natureza e da reciclagem.
- Produzir um poema.
- Declamar um poema.
- Reconhecer o lixo eletrônico como um problema nacional e mundial.
- Produzir objetos com o lixo eletrônico.
- Expressar-se com clareza, atribuindo significado aos aspectos paralinguísticos da fala.
- Trabalhar colaborativamente reconhecendo a importância de cada indivíduo e do coletivo, e desenvolver a escuta atenta.
Esta unidade sugere uma reflexão sobre a relação humana com a natureza. Os textos e atividades propostos abordam a importância dos recursos naturais e das ações de preservação, ao mesmo tempo que valorizam produções artísticas.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
- Conhecimento alfabético
- Compreensão de textos
- Fluência em leitura oral
- Desenvolvimento de vocabulário
- Produção de escrita
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- Você gosta de tomar sol?
Resposta pessoal.
-
A exposição exagerada ao sol pode provocar sérias queimaduras na pele, que causam vermelhidão e muito incômodo. Que cuidados você conhece para evitar queimaduras e danos à pele durante a exposição ao sol?
Resposta pessoal. Sugestões: evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar adequado e não dispensar o uso de chapéu/boné.
-
Observe a imagem. O que você acha que acontecia nesse templo construído pelos incas?
Resposta pessoal. Por ser um lugar sagrado, os estudantes podem sugerir que nele eram feitas homenagens e pedidos ao Sol.
Desafio
Você sabia que o Sol e o vento podem ser fontes de energia? Observe as fotografias e leia os textos abaixo. Depois, ligue cada texto com a foto que representa o tipo de energia que ele está descrevendo.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF35LP03.
Componente da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha a exploração da imagem do templo do Sol. Questione: Quem sabe o que é este lugar? Para que serve?
Os incas viviam em terras que hoje conhecemos como parte de países como Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Chile e Bolívia. Acreditavam em vários deuses, mas, para eles, o deus Sol era muito importante.
Se considerar oportuno, mostre num mapa essas regiões e localize a cidade de Cusco, no Peru. Pesquise outras imagens do local. Acredita-se que o Templo do Sol, além de ser um lugar religioso, era onde se praticava ciência. Foram descobertas janelas em posições estratégicas que funcionavam como um observatório.
Ao abordar o boxe de questões orais, sugira aos estudantes compartilharem suas opiniões e conhecimentos sobre os benefícios e os malefícios de se expor ao Sol. Faça com eles duas listas, e auxilie-os a perceber que os malefícios causados pelo Sol estão ligados ao exagero no tempo de exposição e à falta de medidas de proteção. Aborde a relação entre a energia solar e o movimento dos oceanos, a formação dos ventos pelo aquecimento do ar (o ar se aquece e sobe, esfria e desce) e o ciclo da água.
Desafio
Desenvolvimento de vocabulário
Vale destacar que tanto a energia solar quanto a energia eólica são consideradas energias limpas e renováveis: limpas porque não envolvem a emissão de poluentes, e renováveis porque o Sol e os ventos sempre estarão disponíveis.
Promova a pesquisa sobre fontes renováveis de energia.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, proponha uma conversa sobre a importância do Sol para os seres vivos, a influência da luz e do calor no comportamento e no desenvolvimento das pessoas, plantas e dos animais.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um anúncio, um texto que tenta convencer o leitor a respeito de uma ideia.
-
Em que situações ou lugares você costuma ver anúncios?
Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Perceba que não se trata de um anúncio comum. Descubra qual é o objetivo desse anúncio.
- Remota:
- distante, que já faz parte do passado.
- Mitológica:
- que não existiu de verdade; inventada.
- Petição:
- pedido feito por escrito solicitando algo.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP17, EF03LP01, EF03LP10, EF03LP19.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", pergunte o que os estudantes sabem sobre um anúncio e sua função social. Questione o tipo de anúncio que conhecem e onde costumam encontrá-los. É esperado que façam referências a elementos do universo infantil e a diferentes suportes físicos ou digitais.
O anúncio apresentado nessa seção faz parte de uma campanha desenvolvida pela ONG Greenpeace. Verifique o que sabem sobre a ONG. Trata-se de uma organização mundial que atua em prol do meio ambiente no mundo inteiro.
"Mona Lisa" é a conhecida obra do italiano Leonardo da Vinci, criada entre 1503 e 1518.
Em "Durante a leitura", oriente a leitura da imagem sugerindo aos estudantes explorar primeiro os elementos visuais e, depois, os textos: Questione: Qual é o ambiente retratado? Qual é a função de um museu? Apresente-se como modelo leitor.
Proponha a leitura em voz alta de cada trecho do cartaz, depois retome a leitura discutindo o significado das palavras disponíveis no "Glossário".
Proponha uma conversa questionando: Por que esse anúncio é incomum? Qual é o objetivo dele? É provável que os estudantes digam que o objetivo é incomum porque não busca vender nada e sim convencer as pessoas a assinarem uma petição para impedir o desmatamento. Assim, o objetivo final é preservar as florestas do Brasil.
Atividade complementar
Se for possível dentro do contexto escolar, acesse com os estudantes a página do Greenpeace na internet para que conheçam outras campanhas da ONG. Procure também por ONGs locais que atuem na preservação do ambiente na sua região. Com as informações coletadas, proponha que elenquem temas de campanhas relacionados ao meio ambiente, como campanhas sobre espécies de animais, contra a poluição dos oceanos ou do ar, contra as queimadas, entre outras.
Sempre que for promover uma pesquisa on-line, explore o site (ou alguns sites) antecipadamente, verificando a adequação e a legitimidade do conteúdo, garantindo o uso de fontes confiáveis. Nesse caso, selecione imagens adequadas à faixa etária do grupo.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois da leitura do professor, converse com os colegas sobre o significado das palavras remota, mitológica e petição (veja o "Glossário").
2 Faça você uma leitura silenciosa.
3 Forme uma dupla e leia para seu colega os trechos em destaque. Depois ouça a leitura dele.
- Preste atenção à pontuação e à entonação adequada para cada leitura, percebendo o ritmo e a velocidade com que você lê.
4 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Respostas pessoais.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Seu colega conseguiu compreender tudo o que você leu? |
Compreender o texto
5 Releia no anúncio a placa que está embaixo do quadro e responda.
-
Qual é a relação entre essa placa e o quadro?
A placa identifica a imagem que está no quadro: uma fotografia da Floresta Amazônica.
-
O que significam os números presentes na placa?
Os anos de duração da Floresta Amazônica.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividades 1, 2, 3 e 4
Fluência em leitura oral
A atividade 1 propõe que as palavras apresentadas no glossário sejam exploradas. Além de conversar sobre o significado delas no texto do anúncio, para que os estudantes se apropriem dos significados apresentados, solicite que formem frases em diferentes contextos utilizando as mesmas palavras e sentidos. Aproveite o momento para verificar se há alguma dúvida relacionada a outras palavras.
Ao propor a atividade 2, combine um determinado tempo para a realização da leitura. Esclareça dúvidas que possam surgir durante a leitura individual.
Na atividade 3, ao propor a formação de duplas, oriente os estudantes a se organizarem de modo que um fique de frente para o outro, e não de lado. Essa é uma ação muito simples, mas que pode impactar significativamente a escuta que o estudante faz do colega e a conversa sobre a experiência de leitura, durante a qual você poderá promover a criação de estratégias como: ler várias vezes, aumentando a velocidade, ler separadamente as palavras mais difíceis que atrapalham a fluência, entre outras.
Na atividade 4, a tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF03LP01, EF03LP10, EF03LP19, EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Algumas sugestões para pesquisa no site da instituição:
- Campanha em prol da preservação das abelhas. Disponível em: https://oeds.link/i07A9E. Acesso em: 11 mar. 2021.
- Outra campanha, contra o desmatamento da Amazônia, está disponível em: https://oeds.link/C4VcVm. Acesso em: 11 mar. 2021.
- Há também outras organizações de defesa do meio ambiente, criadas aqui no Brasil, que podem ser pesquisadas. Por exemplo: https://oeds.link/YDr0PW ; https://oeds.link/VE5BnP ; https://oeds.link/2lZK4y. Acesso em: 11 mar. 2021.
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6 Leia as informações a seguir sobre a obra de arte que aparece no anúncio e responda às questões propostas.
Que curioso!
Mona Lisa (ou La Gioconda) é uma obra de arte pintada por Leonardo da Vinci em 1516. Nela, podemos ver uma mulher com um sorriso misterioso. Ninguém sabe ao certo quem é essa mulher.
O quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França, que é o mais visitado do mundo.
-
No anúncio, a fotografia da Floresta Amazônica está ao lado do quadro da Mona Lisa para sugerir:
- que a Floresta Amazônica deveria estar no Louvre.
- X que a Floresta Amazônica pode virar peça de museu se não for protegida.
- que a Floresta Amazônica deveria ser representada em um quadro como o da Mona Lisa.
Nos anúncios, geralmente, textos escritos e imagens aparecem juntos para convencer alguém de uma ideia ou atitude.
7 Leia novamente o trecho a seguir.
"O Brasil pode se desenvolver sem mais desmatamento. Junte-se ao Greenpeace e assine a petição pelo Desmatamento Zero."
-
Qual é a ideia ou a atitude que esse anúncio está propondo?
A atitude de assinar a petição pelo Desmatamento Zero.
-
Qual é o objetivo dessa ideia ou atitude?
Evitar que as florestas brasileiras desapareçam.
Os anúncios são textos divulgados por determinada organização a fim de convencer o leitor de uma ideia ou atitude. Eles podem ser publicados em jornais, revistas, redes sociais, blogs etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Compreensão de textos
Leia com os estudantes o texto sobre a obra "Mona Lisa".
Explique que Leonardo da Vinci usava uma técnica chamada sfumato. Com ela, o artista conseguia reproduzir com fidelidade a textura da pele humana, utilizando várias camadas de tinta que davam um efeito de esfumaçado. Dizem que é por causa dessa técnica que a "Mona Lisa" possui um "ar misterioso".
Se considerar oportuno, faça uma atividade interdisciplinar com Arte, desenvolvendo um trabalho sobre Leonardo da Vinci e suas obras e oportunizando que os estudantes testem a técnica do sfumato.
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de iniciar a atividade 7, questione se os estudantes já ouviram a expressão "eu assino embaixo", quando uma pessoa concorda com a outra. Escreva na lousa a palavra abaixo-assinado. Questione: Quem sabe o que é? Quem já participou de um? Caso ninguém tenha uma vivência para compartilhar, trate hipoteticamente, dando como exemplo algum tipo de reivindicação que a turma possa fazer, como solicitar à direção da escola aulas aos sábados. Explique, então, que o abaixo-assinado é uma forma de um representante da turma mostrar para a direção da escola que todos os estudantes querem a mesma coisa (esclareça que as pessoas devem assinar o documento, não só o representante). Questione: Um pedido de todos os estudantes é mais fácil ou mais difícil de ser atendido que o pedido de um só? Por quê?
Problematize: E uma petição? Se é mais ou menos a mesma coisa, para que serve? Verifique se conseguem inferir com base nas informações que possuem e na experiência de leitura e análise do texto.
Explique que uma petição, como o abaixo-assinado, é um documento que leva como mensagem um pedido, nesse caso, o pedido de providências urgentes, de um compromisso de todos para acabar completamente com o desmatamento da Amazônia.
Continue questionando: Quem pode, quem tem autoridade para impedir que o desmatamento continue? Verifique se os estudantes mencionam os órgãos oficiais, instituições e representantes públicos como o alvo das petições.
Escreva na lousa o resumo da conversa.
Assino embaixo: quando uma pessoa concorda com a outra.
Abaixo-assinado: quando muitas pessoas concordam em enviar a mesma solicitação a alguém que pode tomar uma decisão que afeta apenas o grupo, e assinam o documento.
Petição: quando muitas pessoas solicitam mudanças para a sociedade, para a cidade, o estado, o país e até o mundo.
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Ampliar o vocabulário
8 O anúncio divulga a campanha Desmatamento Zero.
-
Observe que há um elemento comum entre a palavra desmatamento e as palavras do quadro abaixo. Que elemento é esse?
desmotivado
descarregar
desculpar
O elemento des-.
-
Qual é o significado desse elemento comum?
Ele tem o sentido de negação.
-
Escreva outra palavra que também tenha esse elemento com o mesmo significado.
Sugestões: desinteressado, desmontar, desencaixar.
9 Releia, agora, o texto escrito que está em destaque no anúncio.
-
Converse com os colegas: qual é a relação entre essa frase e a imagem que aparece no anúncio?
A fotografia da Floresta Amazônica está em um museu, que é um local onde podem ser expostas obras antigas, que vêm do passado.
-
O que precisa acontecer para que as florestas do Brasil fiquem no passado?
As florestas precisam deixar de existir.
-
Você acha que existe a possibilidade de isso acontecer? Por quê?
Resposta pessoal.
Para ler em casa
O anúncio que você estudou tem como objetivo conseguir o apoio das pessoas para que a Floresta Amazônica continue existindo. Leia o anúncio para um adulto da sua casa e converse com ele sobre a importância de participar de ações de proteção à natureza.
Na sua casa, vocês costumam tomar alguma atitude para colaborar com a preservação do meio ambiente? Qual? Conte para os colegas de turma como foi essa conversa.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Faça a leitura oral das palavras. Neste primeiro momento, é esperado que os estudantes identifiquem o elemento des e entendam seu significado. Se for necessário, dê dicas por meio de questionamentos como: Qual o contrário de desmotivado? E o contrário de carregar? Ao identificar as palavras motivado e descarregar, os estudantes rapidamente perceberão o sentido de negação.
Atividade 9
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A atividade propõe que os estudantes relacionem os elementos textuais verbais e não verbais e os utilizem como referência para as reflexões propostas, como compreender a expressão "fiquem no passado" e relacioná-la à função de um museu, inferindo que a imagem no museu remeterá a uma floresta que não existirá mais.
Ao chegar ao item c, anote as respostas dos estudantes na lousa para que sejam consultadas posteriormente.
Para ler em casa
Proponha aos estudantes apresentarem o anúncio para a família no sentido de oportunizar a Literacia Familiar. Oriente-os a conduzir a conversa sobre atitudes que colaboram para a preservação do meio ambiente. Lembre-os de que fazem parte dessa categoria ações do dia a dia que diminuem o desperdício de água, energia e alimentos; a separação do lixo orgânico do reciclável, a reutilização de embalagens, o consumo consciente, o descarte correto de eletrônicos, pilhas, baterias, óleo de cozinha, entre outros resíduos.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
Ao apresentar o prefixo des, leve em consideração a variação linguística, uma vez que, na oralidade, o des muitas vezes é dito como dis. Não esqueça que as variações são importantes por serem elementos formadores de identidade. Monitore a atividade e solucione os possíveis equívocos.
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Estudo da língua Uso do dicionário
1 Observe esta página de dicionário.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Uso do dicionário
Habilidade da BNCC nesta seção
EF35LP12.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Nesta seção, os estudantes conhecerão a estrutura do verbete de dicionário e a importância de consultar o dicionário com diferentes finalidades.
Mesmo em tempos em que a tecnologia torna possível procurar rapidamente a forma correta de escrever das palavras, seu significado e outras informações, cabe chamar a atenção para a importância do dicionário, principalmente pelo rigor das informações nele apresentadas. Deve-se ressaltar, inclusive, que a tecnologia permite a mesma rapidez para consultar vários dicionários on-line.
Consultar um dicionário é um importante hábito e deve ser mantido não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, pois é um grande aliado para a ampliação do vocabulário e para o domínio gradativo das regularidades e irregularidades na escrita, mas também oferece dados relativos a muitos outros campos de conhecimento.
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de trabalhar a atividade 1, proponha que, em duplas ou grupos, os estudantes manipulem diferentes dicionários, inclusive digitais, caso a escola ofereça essa possibilidade. Faça perguntas que levem a inferências sobre o que são e que tipo de informações podem trazer. Trata-se da compilação de palavras e vocábulos de uma língua, organizados em ordem alfabética e que podem variar na quantidade de informações que trazem sobre uma palavra - é esperado que percebam que trazem significação e grafia corretas.
Atividade 1
Primeiro, oriente os estudantes a observar a página de dicionário apresentada. Peça que digam o que mais chama a atenção deles nessa página.
Proponha que leiam as palavras de entrada de cada verbete. Em seguida, peça que escolham uma dessas palavras e leiam todas as informações do verbete.
Essa primeira exploração mostrará o que já sabem a respeito da organização de um verbete e quais dificuldades apresentam.
Esclareça que poderão encontrar outras informações, como a origem das palavras (etimologia) e os antônimos. Explique que algumas palavras não estão registradas no dicionário na forma como as procuramos, como é o caso das palavras flexionadas.
Nesse sentido, é importante que, ao encontrar uma palavra flexionada, os estudantes saibam identificar a palavra de origem.
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2 Leia um dos verbetes que estão nessa página de dicionário e observe as informações que ele apresenta.
-
Copie o significado da palavra desmatamento.
Ação de desmatar, ou o resultado desta ação.
-
Dê outro exemplo de frase com a palavra desmatamento.
Resposta pessoal.
Verbete é o conjunto de informações sobre uma palavra. Essa palavra é chamada de entrada do verbete.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Proponha a análise do verbete de dicionário. Questione os estudantes: Quais informações ele traz? Faça uma lista na lousa considerando o reconhecimento feito por eles:
- Palavra de entrada do verbete: palavra escrita corretamente.
- Divisão silábica e sílaba tônica: divisão silábica correta. Questione: Para que serve? Para o reconhecimento e uso correto de dígrafos, encontros consonantais e vocálicos, a identificação da sílaba tônica e o número de sílabas da palavra. O que é possível saber com base nessa informação? As classificações quanto ao número de sílabas e às sílabas tônicas.
- Indicação da categoria gramatical da palavra: importante para saber utilizá-la em determinado contexto.
- Definição: significado.
- Exemplo: forma e contexto de utilização, pode auxiliar na compreensão do significado.
No item a, ao copiar o significado de uma palavra, o estudante tem uma nova oportunidade de reforçar sua escrita e significado, ampliar seu vocabulário e compreender padrões ortográficos.
No item b, utilizando a palavra em outro contexto, o estudante tem a oportunidade de se apropriar dela, de utilizá-la a partir da articulação de seus conhecimentos, incorporando-a a seu repertório.
Convide um estudante a copiar a definição de verbete e disponibilizá-la no "Quadro de descobertas" da turma. Insistimos na produção e na organização desse quadro, pois ele auxilia no processo de identificação do estudante com o espaço de estudo. É como se a sala de aula fosse feita para ele, mas não só para atender a suas necessidades. Ele precisa se reconhecer como sujeito que contribui para a estrutura do local com suas intervenções.
Assim, o "Quadro de descobertas" se consolida como um potente recurso didático.
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3 Complete as informações sobre a parte de cima da página do dicionário.
FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA. AURELINHO: DICIONÁRIO INFANTIL ILUSTRADO DA LÍNGUA PORTUGUESA - 4. ED. - CURITIBA : POSITIVO, 2014. P. 130
-
Com que letra começam as entradas dos verbetes dessa página?
Com a letra d.
-
Que posição os verbetes deslocar e desordem ocupam na página?
Deslocar é o primeiro e desordem é o último.
-
Qual verbete da página de dicionário a imagem está ilustrando?
O verbete desmatamento.
4 Em que ordem as entradas dos verbetes estão na página?
Em ordem alfabética.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 3 e 4
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
As atividades chamam a atenção para a organização e para a estrutura do dicionário. Ao se realizar a análise proposta, fica evidente a utilização da ordem alfabética.
Atividade complementar
Para ampliar a atividade e fazer com que os estudantes percebam a função desse tipo de organização, proponha o seguinte desafio:
Apresente 5 palavras com iniciais d, a, m, b e t (ou similares) e escreva-as na lousa nessa ordem para dificultar a consulta. Desafie os estudantes a procurarem as palavras no dicionário e faça com que percebam que precisam consultar o início e o fim do dicionário, indo e voltando algumas vezes. Questione: O que podemos fazer para facilitar a consulta? Retome a lista e organize: a, b, d, t, m. Desafie-os novamente para que percebam o quanto ficou mais fácil: Por que o dicionário é organizado em ordem alfabética? Peça a um estudante que registre as conclusões da turma e coloque-as no "Quadro de descobertas".
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Oficina de criação Poema visual
Leitura
■ Leia o poema visual.
Nos poemas visuais, texto escrito e imagem aparecem juntos para produzir sentidos.
Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski. Poesia visual. 3. ed. São Paulo: Global, 2002.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Poema visual
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP17, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade preparatória
Retome o que os estudantes sabem sobre poesia. É muito provável que o discurso infantil demonstre uma percepção de que o poema se caracteriza por rimas e que sua leitura e/ou declamação pode mobilizar emoções e sentimentos. Isso acontece porque os poemas costumam ativar recordações e/ou promover a construção de imagens por meio da fantasia.
Leitura
Compreensão de texto
É muito provável que os estudantes necessitem da sua ajuda para estabelecer relação entre o poema e outros conhecimentos. Por exemplo: Por que um peixe está virado para a esquerda e outro para a direita?, ou ainda: Como é o movimento de zigue-zague? Por que as letras das palavras que formam as frases "é por aqui" e "por aqui, não" estão desalinhadas?
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Proponha aos estudantes que leiam livremente o poema e compartilhem suas percepções. Apresente um cartaz com o mesmo texto escrito linearmente (sem forma) e inicie uma nova leitura, acompanhando o texto com o dedo. Ao ler muitas vezes a palavra zig, questione: Por que a palavra se repete tantas vezes? Proponha que leiam os poemas procurando observar, além das palavras, a forma como estão escritas no papel e como isso interfere na compreensão. Verifique se percebem que ela faz mais sentido na versão original ao metamorfosear o corpo do peixinho. Aproveite o momento para questionar: Quem é Zig? Quem é Zag? Qual o significado dessas palavras?
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Vamos explorar o texto
1 O texto que você leu é sobre os peixes Zig e Zag, que viviam um conflito. Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Qual era esse conflito?
Os peixes não sabiam que direção tomar.
-
Como esse conflito foi mostrado visualmente no poema?
Os peixes nadam em direções opostas.
-
O conflito foi solucionado? Justifique com elementos do poema.
O conflito não foi solucionado; "e sumiram no horizonte sem chegar à conclusão".
2 Observe atentamente as imagens no poema visual.
-
Qual dos peixinhos é Zig e qual deles é Zag? Explique como você chegou a essa conclusão
Zig é o primeiro e Zag é o segundo; seus corpos são formados pela sobreposição dos nomes de cada um.
-
Qual deles diz "É por aqui"? E qual diz "Por aqui, não"? Como foi possível chegar a essa conclusão?
Espera-se que os estudantes observem as cores das caudas e dos olhos dos peixes para justificar sua resposta.
3 Imagine uma solução possível para o conflito vivido pelos peixes.
Resposta pessoal. Sugestão: Zig poderia concordar com Zag e rumar na mesma direção. Ou vice-versa.
Hora de criar
4 Crie um poema visual.
- Imagine uma história: as personagens, o conflito, a solução.
- Escreva-a de modo que as palavras componham figuras que representem elementos dessa história.
- Use cores para realçar algumas ideias importantes.
Apresentação e avaliação
5 Montem uma exposição aberta a toda a escola.
6 Avaliem o trabalho.
- Converse com os colegas e o professor sobre a experiência de criar e expor seu poema visual.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos explorar o texto
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade 1
As questões propostas têm como objetivo resgatar a estrutura do poema, que traz em si uma história, apresenta um conflito e uma solução, no caso a não solução que se confirma com a frase: "sem chegar à conclusão".
Atividade 2
No item b, é possível que os estudantes levem em conta a cor dos olhos ou da cauda dos peixinhos, o que resultará em respostas diferentes. O importante é que justifiquem coerentemente sua resposta.
Atividade 3
Sugira aos estudantes imaginar outras possíveis soluções para o conflito. Proponha uma brincadeira na qual eles devem completar a frase: E se os peixinhos fossem para... O que aconteceria?
Hora de criar
Atividade 4
Produção de escrita
Se considerar oportuno, apresente uma pesquisa on-line de outros poemas visuais. Distribua papel para rascunho e proponha aos estudantes criarem personagens. Se considerar necessário, sugira que pensem em animais e fenômenos da natureza, pois esses elementos possuem características e movimentos bastante conhecidos e certamente já explorados, o que pode inspirar as produções.
Peça que delimitem um espaço na folha e façam a primeira versão do poema, que pensem nas formas como o texto verbal será escrito e nos outros recursos gráficos e de imagem que possam ser utilizados para compor o sentido desejado.
Se você dispuser de recursos, consulte as plataformas digitais para a construção de poemas visuais disponíveis em: https://oeds.link/CWfXOg e https://oeds.link/O3RM2N (acesso em: 11 jul. 2021).
Permita que os estudantes explorem diferentes possibilidades de criação.
Apresentação e avaliação
Atividades 5 e 6
Para organizar uma exposição aberta a toda a escola, verifique um local de fácil acesso, com a possibilidade de montagem de um painel. Proponha que a turma crie um título para a exposição e prepare uma plaquinha conceitual, explicando o que é um poema visual.
Conduza a conversa de avaliação com alguns critérios. Deixe-os expostos na lousa para orientar a reflexão dos estudantes.
Algumas questões: Seu poema visual apresenta personagens, conflito e solução? Você teve algum tipo de dificuldade em compor figuras de representação dos elementos da história? Qual? Você gostou do resultado do seu poema visual? Há alguma coisa que você faria diferente? Explique que o desejo de fazer diferente é muito comum em criações, pois sinaliza que houve algum tipo de aprendizagem.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Você já escutou o som do vento?
-
Como você imitaria o som do vento?
Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Leia o poema em voz alta, prestando atenção aos sons presentes nele.
Cantiga do vento
O vento vem vindo
de longe,
de não sei onde,
vem valsando,
vem brincando,
sem vontade de ventar.
Vem vindo devagar, devagarinho,
mais viração
que vem em vão,
e vai e volta
e volta e vai.
De repente,
o vento vira rock
e vira invencível serpente.
E voa violento
e vai velhaco,
vozeirão varrendo
várzeas, verduras
e violetas.
E vira violinista,
vibra na vidraça,
vira copo e vira taça,
e zoa e zoa e zoa - uma zorra!
O vento, mesmo veloz,
tem tempo pra brincadeira,
tem tempo pra causar vexame.
E enche a casa de sujeira
e ergue o vestido de madame.
Elias José. Namorinho de portão. São Paulo: Moderna, 2002.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP15, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP23, EF35LP27, EF35LP31.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", converse com os estudantes sobre as questões propostas. A maioria deles certamente responderá que já ouviu o som e sentiu o vento na pele. É possível que conheçam ventos fracos, médios e fortes.
Pergunte ainda: Quais são os benefícios proporcionados pelo vento? (Secar roupas, refrescar, mover barcos, auxiliar no deslocamento de aviões, levantar a pipa, distribuir sementes, gerar energia elétrica, promover a prática de esportes etc.) Será que o vento pode fazer mal às pessoas? Como? Verifique se os estudantes fazem referências a furacões, ciclones, maremotos, erosão, que podem causar destruição.
Diga-lhes que vão conhecer um texto chamado "Cantiga do vento". Questione: Como é que o vento pode cantar? Retome o som de quando o vento passa. Se considerar oportuno, associe-o ao assovio (ou assobio), que é um som agudo que o ser humano pode produzir ao expirar, quando estreita a passagem do ar na cavidade bucal.
Em "Durante a leitura", a primeira leitura em voz alta pode ser realizada por você. Depois, se o seu objetivo for treinar a fluência de leitura em voz alta, cada estudante pode ler uma estrofe, mesmo que elas sejam lidas repetidas vezes. É importante que nessa leitura você observe a entonação e as pausas, trabalhando a expressividade.
Ler pequenos trechos maximiza a concentração do leitor primário. Permite que os estudantes invistam uma quantidade expressiva de energia na leitura e concentrem-se deliberadamente em sustentar a fuência e até uma leitura dramática. Isso resulta em leitura oral de melhor qualidade e torna a aula mais envolvente.
LEMOV, Doug. Aula nota 10 - 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. de Leda Beck. São Paulo: Da Boa Prosa/Fundação Lemann, 2011. p. 279.
60
Que curioso!
Nem sempre quem escreve para crianças começa cedo. Elias José (1926-2008), autor do poema que você acabou de ler, escreveu contos, romances, livros didáticos e poemas, mas só começou a escrever para crianças quando tinha 50 anos de idade. Ele publicou mais de cem livros infantis.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto em voz alta.
2 Leia três vezes, em voz alta, a lista de palavras abaixo.
vento, valsando, vestido, viração, vem, vindo, ventar, vai, volta, vira, voa, violento, velhaco, vozeirão, varrendo, verduras, várzeas, violetas, vez, violinista, vibra, veloz, vidraça, vexame
3 Leia as mesmas palavras, agora agrupadas de acordo com a sílaba inicial.
valsando, vai, varrendo, várzeas
vento, vem, ventar, velhaco, verduras, vez, veloz, vexame, vestido
vindo, viração, vira, violento, violetas, violinista, vibra, vidraça
volta, voa, vozeirão
4 Você acha que ficou mais fácil ler as palavras agrupadas? Por quê?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
A leitura oral, independentemente de seu objetivo (ler por prazer, para o estudo ou para obter informações), exige a capacidade de processar a estrutura das frases e a passagem de uma frase para outra, com entoação e ritmo compatíveis com o gênero/assunto. Por isso, modelize a prosódia ao ler para o grupo e só depois solicite a leitura dos estudantes.
Atividades 2 e 3
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha a leitura individual e em voz alta das palavras do quadro da atividade 2. Analise com os estudantes as palavras, de forma que percebam que se trata de palavras que iniciam com a letra v, colocadas num quadro, de acordo com o texto.
Já no quadro da atividade 3, as palavras foram organizadas de acordo com a sílaba inicial.
Depois de fazer a leitura dos dois quadros, peça que avaliem qual dos dois foi mais fácil de ler e justifiquem a resposta.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desafie os estudantes a organizarem as linhas do segundo quadro em ordem alfabética, levando em consideração as terceiras e quartas letras das palavras.
Vai, valsando, varrendo, várzeas.
Velhaco, veloz, vem, ventar, vento, verduras, vestido, vexame, vez.
Vibra, vidraça, vindo, violento, violetas, violinista, vira, viração.
Voa, volta, vozeirão.
61
Compreender o texto
5 Por que o título do poema é Cantiga do vento?
Espera-se que os estudantes percebam que o vento também produz som, e o poeta se refere a esse som como uma música, como a cantiga do vento.
6 Que fenômeno da natureza é descrito no poema?
A formação de um vendaval.
7 Releia em voz alta a segunda e a terceira estrofe do poema observando os sons das palavras.
-
O que você percebe de semelhante nas palavras de cada verso?
A maioria das palavras apresenta o som representado pela letra v.
-
Essa semelhança se relaciona a qual elemento do poema?
A repetição desse som sugere o som do ar em movimento, a ventania.
Nos poemas, a repetição de determinados sons é feita de forma proposital. Ela ajuda a dar sentido e ritmo ao texto.
8 Escolha uma das estrofes do poema e pinte as rimas presentes nela.
A resposta dependerá da estrofe escolhida pelo estudante.
9 Releia estes três versos do poema.
"vem valsando,"
"o vento vira rock"
"E vira violinista"
-
Com que campo das artes esses versos estão relacionados?
Com a música.
-
O que esses versos revelam sobre o vento?
O vento primeiro estava lento como uma valsa, depois ficou agitado como um rock e, por fim, vibrante como o som do violino.
10 De acordo com o texto, o vento tem tempo para brincadeira e para causar vexame. Desenhe, em uma folha avulsa, uma cena bem engraçada que poderia ser provocada pela ação do vento.
Resposta pessoal. Desenho do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP15, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP23, EF35LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Esclareça que vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar. Numa escala de ventos, do mais fraco para o mais forte, temos: vendaval, ciclone e furacão. Os vendavais podem ocorrer em qualquer lugar do mundo e, apesar de serem mais "fracos", podem causar: queda de árvores e fios elétricos, alagamentos e destelhamento de casas.
Atividade preparatória
Antes de propor a atividade 7, relembre o conceito de verso e estrofe perguntando se alguém poderia explicar para os colegas o que são. Peça aos estudantes que anotem o significado de estrofe no próprio livro: estrofe é o conjunto de versos. Aprender a tomar nota é uma importante habilidade de estudo que precisa ser trabalhada desde cedo.
Atividade 7
Compreensão de texto
Converse com os estudantes sobre a intenção do poeta em relação à repetição da letra v. Identificar a intenção do autor de um texto é uma importante estratégia de leitura, pois desse modo o leitor pode compreender os sentidos implícitos do texto. Se tiverem dificuldade para chegar à resposta, sugira que pronunciem a letra v continuamente para que percebam a relação do som que produziram com o som que o vento produz.
Atividade 9
Para a compreensão da comparação do vento com a música, é importante que os estudantes conheçam a valsa, o rock e o som do violino. Nessa comparação, o autor se refere ao ritmo (lento - valsa, rápido - rock) e à intensidade do som (violino). Por isso, convém apresentar exemplos de cada modalidade para que, além de compreenderem o sentido do texto, possam realizar a comparação.
Atividade 10
Desenvolvimento de vocabulário
Para a realização dessa atividade, relembre o significado da palavra vexame ("vergonha"). No poema, são apontadas duas situações que os estudantes poderão questionar se são ou não engraçadas. "Enche a casa de sujeira / e ergue o vestido da madame". Contudo, permita que eles falem, de maneira ordenada, sobre situações engraçadas/vexatórias provocadas pelo vento.
62
Ampliar o vocabulário
11 Releia a segunda e a terceira estrofes do poema.
-
Encontre uma palavra no diminutivo.
devagarinho
-
Encontre uma palavra no aumentativo.
vozeirão
-
Relacione com a força do vento o momento em que essas palavras aparecem no poema no diminutivo e no aumentativo.
Devagarinho (diminutivo) aparece num momento em que o vento está fraco. Vozeirão (aumentativo) aparece num momento em que o vento está forte.
Nos poemas, a escolha das palavras ajuda a reforçar os sentidos que se quer expressar.
Para ler em casa
Ler um poema é sempre muito divertido. O poema que você estudou, além de trazer rimas, brinca com o som da letra v. No início, no meio da palavra, não importa! É um tal de vvvvvvvvvvv pra cá e pra lá, como o vvvvvvento!
Convide uma pessoa que mora com você para ouvir sua leitura com muita atenção. Depois, desafie-a a se lembrar de:
- cinco palavras com a letra v no início;
- duas com a letra v no meio;
- qual palavra rimou com vidraça e com vexame.
Busquem as respostas juntos e divirtam-se! Se for possível, continuem a brincadeira desafiando outra pessoa!
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Reforçando a ideia de que habilidades precisam ser treinadas, retomadas e aperfeiçoadas constantemente, a atividade apresenta uma situação real de análise semântica, que se refere à formação e ao uso dos aumentativos e diminutivos.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Caso tenha disponibilidade de recursos audiovisuais, projete imagens de tempestades para que os estudantes possam observar elementos descritos no poema. Uma sugestão é a tela "A ventania", de Jean Baptiste Camille Corot. Procure em sites de busca "Jean Baptiste Camille Corot + The Gust of Wind".
Oriente-os a observar a posição dos galhos, que dão a impressão de serem empurrados fortemente pelo vento.
Peça que busquem o significado da palavra ventania e avaliem: É possível perceber a sensação de velocidade e intensidade do vento? Por que o autor o compara com o rock?
Apresente exemplos de rock nos quais o ritmo bem marcado pelo baixo elétrico e pela bateria são evidentes.
Para ler em casa
Proponha aos estudantes apresentarem a leitura do poema para a família no sentido de oportunizar a Literacia Familiar. Enfatize o caráter lúdico da recorrência da representação do som da letra v e sua relação com o som do vento. Explique o desafio e sugira a eles "testar" a memória das pessoas da família. Oriente que a atividade pode ser realizada com apenas uma pessoa, ou com várias pessoas ao mesmo tempo ou em momentos diferentes, o importante é que todos se divirtam!
63
Estudo da língua G ou GU, C ou QU
1 Releia as estrofes a seguir, do poema Cantiga do vento.
"Vem vindo devagar, g
devagarinho, g
mais viração
que vem em vão,
e vai e volta
e volta e vai.
[...]
O vento,
mesmo veloz,
tem tempo pra brincadeira,
tem tempo pra causar vexame.
E enche a casa de sujeira
e ergue o vestido de madame." gu
-
As duas estrofes descrevem momentos distintos do vento no poema. Que momentos são esses?
O momento em que o vento ainda está fraco e o momento em que o vento está forte e fazendo brincadeiras, aprontando.
-
Leia em voz alta as palavras destacadas nas estrofes e identifique o som consonantal que se repete nas três palavras.
- Circule, nas palavras destacadas, as letras que foram utilizadas para representar esse som.
-
Escreva uma palavra que também tenha esse som e compartilhe-a com a turma.
Sugestões: gato, guerra, guitarra, gorro, fagulha. Escreva as palavras citadas pelos estudantes no quadro de giz, de modo que depreendam a regra.
-
Esse som é representado pelas mesmas letras nos três casos?
Não.
-
Escreva a regra sobre a escrita que representa esse som.
Utilizamos g antes de a, o e u.
Utilizamos gu antes de e e i.
Dica: Fique atento às vogais que acompanham esse som!
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ G ou GU, C ou QU
Habilidade da BNCC nesta seção
EF03LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Nesta seção são trabalhadas as correspondências regulares contextuais entre os grafemas e fonemas g ou gu e c ou qu, possibilitando que o estudante perceba que a grafia é definida pela localização do som dentro da palavra.
Por isso, em todas as atividades, proponha a leitura em voz alta. Ela é fundamental no processo de percepção da relação entre o som e a representação gráfica contextual.
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Depois de reler o poema, escreva na lousa duas colunas de palavras, uma com as palavras devagar e devagarinho e a outra com a palavra ergue. Desafie os estudantes a reconhecer o critério de separação e a completar a lista com exemplos de palavras escritas da mesma forma. Caso tenham dificuldade de repertório, dê exemplos e peça que digam em qual coluna você deverá registrar a palavra. Feito isso, inicie a proposta.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
No item b, deixe que os estudantes escrevam livremente, mas desafie-os a escrever uma palavra diferente da que está na lousa.
Para resolver o item c, retome a lista de palavras e peça aos estudantes que identifiquem as letras que vêm depois da letra g. Circule-as e pergunte: Será que vocês descobriram o segredo? Leia a dica do enunciado da atividade. Isso pode ajudar quem ainda não percebeu a regularidade.
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2 Leia a tirinha abaixo e responda às questões.
-
Converse com um colega e depois escreva com suas palavras: o que significa a resposta de Chico Bento?
Diante de tantas árvores cortadas, ele está plantando uma nova árvore com a esperança de que a situação de desmatamento mude.
-
Observe as palavras em destaque.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de goiaba, seria uma goiabeira.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de jaca, seria uma jaqueira.
Se a árvore que Chico Bento está plantando fosse de manga, seria uma mangueira.
-
No nome das árvores jaqueira e mangueira, o que aconteceu com o c e o g que aparecem em vermelho no nome das frutas?
O c foi substituído por qu, e o g, por gu.
O som representado pela letra c como em copo é grafado com c antes das vogais a, o e u e com qu antes das vogais e e i. Exemplos: casa, moleque, aqui, comida, óculos.
O som representado pela letra g como em gole é grafado com g antes das vogais a, o e u e com gu antes das vogais e e i. Exemplos: garrafa, fogueira, preguiça, gol, legume.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de realizar a atividade 2, proponha a criação de uma lista de palavras, dessa vez com a ocorrência de c ou qu, complementando a análise sugerida na página anterior. Ao final, proponha aos estudantes que registrem suas descobertas no caderno e no "Quadro de descobertas".
Atividade 2
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Ao apresentar um quadrinho do Chico Bento para estudantes que estão em fase de análise e consolidação da escrita, é preciso deixar algumas questões claras, entre elas que a HQ é uma modalidade que expõe atos de fala de forma escrita. Por isso, como o autor pretende representar uma fala da zona rural, ele não escreve de forma convencional.
Explique que Mauricio de Sousa apresenta uma escrita fora do padrão para que sua personagem seja compreendida. Por isso é importante que o leitor conheça a escrita padrão, pois só assim poderá reconhecer que há diferença entre a fala representada na HQ e a escrita convencional.
Os estudantes devem compreender também que a mesma representação não acontece em outras situações de escrita. A fala representa a identidade, a manifestação de determinado grupo, mas a escrita obedece a determinados padrões e regras ortográficas.
Se considerar oportuno, proponha a reescrita do diálogo apresentado.
Atividade complementar
Buscando evitar o olhar generalista e preconceituoso em relação à cultura rural e desconstruir a visão estereotipada do "caipira", proponha uma pesquisa sobre inovações agrícolas, a ciência e a tecnologia aplicada à produção rural e a importância dessa produção para os centros urbanos, ao fornecer itens imprescindíveis para a alimentação de toda a população. Ressalte que muitas descobertas de remédios, por exemplo, devem-se ao conhecimento de quem habita o campo e possui um conhecimento único de espécies vegetais nativas de cada região.
65
Produção escrita Poema
Você gosta de ler poemas? Já escreveu algum?
Nesta seção, você escreverá um poema sobre algum elemento presente na natureza. Depois, esse poema será declamado num sarau da turma.
Planejamento
1 Escolha o tema sobre o qual você escreverá seu poema. Deve ser relacionado à natureza. Veja, abaixo, algumas sugestões.
2 Se desejar, também pode escolher um tema relacionado a problemas no meio ambiente causados pelo ser humano, como: desmatamento, poluição, desperdício de água, entre outros.
3 Após escolher o tema de seu poema, liste:
- palavras relacionadas a esse tema;
- palavras que rimem com essas palavras relacionadas ao tema;
- palavras relacionadas ao tema que tenham sons repetidos.
4 Planeje quantas estrofes seu poema terá e quantos versos haverá em cada estrofe.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Poema
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06, EF35LP07, EF35LP28.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Nesta seção, os estudantes trabalharão a escrita de poemas. Não se trata, aqui, de propor a eles alguma forma fixa, mas de permitir que expressem de forma poética o que desejarem sobre a temática da natureza.
Atividade preparatória
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Seria interessante, para ampliar o repertório dos estudantes, que antes dessa atividade eles tivessem contato com mais poemas relacionados à temática, além do que foi estudado na seção "Para ler mais". Se possível, traga alguns poemas ou livros de poemas para a sala de aula e compartilhe. É possível, ainda, propor a eles uma pesquisa e organizar um momento de leitura dos poemas trazidos, que também poderá servir como preparação para o momento final da atividade.
Planejamento
Atividades 1 a 4
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Retome no "Quadro de descobertas" os registros sobre estrofe, verso e rima. Oriente os estudantes a escolher o tema e depois desafie-os a relacionar palavras ao tema escolhido.
Consideração sobre dificuldade
Caso a turma apresente dificuldade, proponha que as atividades 2 e 3 sejam feitas coletivamente ou em pequenos grupos. A troca de informações pode ser muito rica, pois, além de acionar a memória em relação a vocabulário e vivências, colabora para a associação de ideias e criação de rimas.
Explique que, a partir da atividade 4 do planejamento, as decisões passam a ser individuais.
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5 Planeje também o tipo de rima que haverá em seu poema:
- no final dos versos;
- no meio dos versos;
- não haverá rimas.
Escrita
6 Escreva seu poema
- Substitua palavras em seu poema quantas vezes achar necessário.
- Ao terminar, coloque um título em seu poema.
Avaliação e reescrita
7 Releia seu poema.
8 Revise seu texto.
-
Releia seu texto e faça a revisão proposta no quadro.
Respostas pessoais.
Revisão do texto Sim Não O tema de seu poema está relacionado à natureza? Você utilizou rimas ou repetição de sons no início ou no meio das palavras para reforçar o sentido do poema? As palavras estão escritas corretamente? Ao ler o título que você criou, o leitor consegue compreender seu poema e se interessar pelo assunto dele? - O professor vai corrigir seu texto e indicar em que você pode melhorar. Assim, você poderá reescrever seu poema fazendo as alterações necessárias.
Socialização
9 Ensaie em voz alta a leitura de seu poema.
10 No dia combinado com o professor, leia seu poema em voz alta para toda a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Para que os estudantes possam decidir sobre a rima, retome os poemas que você apresentou e dê pelo menos um exemplo de poema com rima no final, poema com rima no meio dos versos e poema sem rima. Caso não tenha apresentado outros poemas, este é um bom momento para isso.
Se tiver disponibilidade de livros de poema, mantenha as duplas e peça que encontrem esses tipos de poemas. Troque os livros entre as duplas para que todas encontrem os três tipos de ocorrência.
Escrita
Atividade 6
Produção de escrita
Acompanhe o momento de escrita dos estudantes, reforçando a liberdade para criar, tanto em forma (número e extensão das estrofes e versos, presença ou não de rimas, assonâncias e aliterações etc.) como em conteúdo (temática).
Avaliação e reescrita
Atividades 7 e 8
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Se for oportuno, retome as duplas para que a avaliação seja também um momento de troca de saberes e experiências.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividades 9 e 10
Fluência em leitura oral
Converse sobre a proposta de declamar poemas. Reforce que a sala de aula é um lugar seguro, no qual todos sabem que estão aprendendo juntos (inclua você), e por isso não é preciso se sentir desconfortável com a ideia de se apresentar para o grupo. Explique que o ensaio e o treino são fundamentais para uma boa apresentação.
Verifique se os estudantes sabem ou são capazes de inferir as diferenças entre ler poema, citar/falar poema e declamar poema. Ressalte que, para declamar, é necessário passar uma emoção. Questione: Como podemos fazer isso? Explique a importância dos gestos e da entonação. Se considerar oportuno, prepare alguns versos para apresentar, exemplificando as três formas citadas.
Retome a importância do ensaio e dê tempo para que ensaiem na escola e em casa. Verifique a possibilidade de você filmar pelo menos um ensaio de cada um para que juntos possam avaliar e propor melhorias na apresentação. Valorize esse momento.
67
Produção oral Conversação
Você vai ler um anúncio sobre a importância das árvores para o nosso planeta e depois vai conversar com dois colegas.
Planejamento
1 Leia o anúncio a seguir.
Conversação
2 Reúna-se com dois colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Conversação
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Planejamento
Atividade 1
Converse com os estudantes sobre a importância da natureza, do quanto dependemos dela e da urgência de atitudes que garantam sua preservação. Para motivá-los, retome o texto do anúncio estudado no início do capítulo: "Se não agirmos agora, nossas florestas serão uma remota lembrança, uma história contada de forma mitológica ou até mesmo uma peça de museu". Questione: Vocês acham que isso pode mesmo acontecer? Por quê?
É sempre importante relembrar os combinados sobre o que é preciso para a realização de uma conversa organizada e proveitosa.
Questione: Por que nossas florestas correm esse risco? Algumas respostas possíveis são: porque o lixo não é reciclado, porque existem pessoas que destroem a floresta, porque o ar, os rios e mares estão sendo poluídos. Continue questionando: Se nada for feito, o que pode acontecer? (Nosso planeta pode se tornar um lugar feio, sem alimento, sem animais, entre outras). Anote na lousa todas as respostas para que sejam retomadas após a leitura do anúncio.
Oriente a conversa, lembrando aos estudantes que devem ouvir com atenção e respeito o relato e a opinião dos colegas, esperar que o colega termine a fala para se manifestar, levantar a mão quando quiser a palavra. Promova a participação de todos e encoraje os mais tímidos, lembrando a importância de ter um espaço seguro, onde todos possam se manifestar e aprender uns com os outros.
68
3 Converse com eles sobre as seguintes questões.
- Quem é a pessoa ou instituição responsável pelo anúncio?
- Por que essa instituição está fazendo um anúncio sobre os benefícios proporcionados pelas árvores?
- Quais são os benefícios proporcionados pelas árvores que o anúncio menciona?
- É possível compreender todos eles?
- De que modo você pode colaborar para proteger as árvores e as áreas verdes do lugar onde você mora?
- Durante a conversa, identifique o melhor momento para falar e respeite a vez dos colegas. Se for necessário interrompê-los, seja educado.
Avaliação
4 Responda às questões abaixo e compartilhe a experiência com o professor e o restante da turma.
Respostas pessoais.
Avaliação da conversação | Sim | Não |
---|---|---|
Todos os integrantes do trio participaram igualmente da conversa? | ||
Você respeitou a vez de os outros falarem? | ||
Se precisou interrompê-los em algum momento, foi educado? | ||
Você demonstrou interesse no assunto? | ||
Os colegas demonstraram interesse no assunto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Conversação
Atividades 2 e 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Peça que observem atentamente o anúncio e leiam as informações.
Seguem as respostas prováveis para algumas questões propostas. c) Quais são os benefícios proporcionados pelas árvores que o anúncio menciona? (Diminuição da temperatura ambiente, filtro de ar natural, absorção do gás carbônico e liberação de oxigênio, humanização da cidade e melhoria na qualidade de vida, embelezamento das ruas e das casas, absorção da água da chuva, redução da poluição sonora e preservação da biodiversidade.) d) É possível compreender todos eles? (Resposta pessoal. Pergunte quais benefícios eles não compreenderam e peça a algum estudante que tenha compreendido que os explique aos colegas. Complemente a explicação se for necessário.) e) De que modo você pode colaborar para proteger as árvores e as áreas verdes do lugar onde você mora? (Não quebrar galhos nem derrubar as árvores, não arrancar folhas e flores, denunciar quem as maltrata, não jogar lixo nas áreas verdes, evitar o desperdício de papel, pois sua matéria-prima vem da árvore etc.)
Avaliação
Atividade 4
Retome a importância do respeito ao outro. Questione: Respeitar o outro é concordar com ele em tudo? Existe alguém que saiba tudo e não precise melhorar em nada? E quando discordamos, ou achamos que uma pessoa pode melhorar em algo, como devemos agir? Chame a atenção dos estudantes para o fato de que discordar de um pensamento ou atitude não significa não gostar de uma pessoa ou ter algo contra ela - e não querer mais ser seu amigo ou amiga. É o que ocorre também quando sugerimos algum tipo de mudança.
Apresente os critérios da tabela de avaliação de forma que todos compreendam como momento de avaliação formativa. A proposta é que cada um avalie a si mesmo e aos outros, sempre com muito respeito e apontando caminhos para que haja avanços individuais e coletivos.
69
Conhecer mais palavras
1 Que tal uma brincadeira com palavras? O tema é a natureza. Uma palavra puxa a outra, e você vai perceber que há muitas palavras guardadas em sua memória! Vamos lá?
- Leia cada uma das palavras a seguir e escreva outras que comecem do mesmo jeito. Veja o exemplo.
vento | ventania, ventinho, vendaval, ventilador, ventoinha |
chuva | chuvisco, chuvarada, chuveiro, chuvinha |
mar | maré, maresia, maremoto, marinha, marinheiro, marítimo, marina |
2 Escreva uma frase com as palavras: Respostas pessoais.
-
vendaval
-
chuvisco
-
marítimo
3 Complete o quadro. Respostas pessoais.
Quando eu penso em | praia | também penso em | |
Quando eu penso em | sustentabilidade | também penso em | |
Quando eu penso em | preservação | também penso em | |
Quando eu penso em | poluição | também penso em | |
Quando eu penso em | natureza | também penso em |
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP02, EF03LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Proponha que compartilhem as respostas para chuva e mar. Desafie os estudantes a identificar a classe gramatical das palavras que foram "puxadas" da memória. Auxilie-os a perceber que em sua grande maioria referem-se a nomes, isto é, são substantivos.
Reforce que substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros.
Atividades 2 e 3
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
As atividades propõem a composição de frases com palavras recém-descobertas.
A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividade complementar
Proponha a brincadeira de encontrar palavras "da mesma família". Mantenha o tema natureza e peça aos estudantes que deem exemplos de palavras derivadas de outras como flor (flora, floral, florescente, floricultura, florido, florista, florzinha), terra (terreiro, terreno, terrestre, terrinha, território), pedra (pedreira, pedreiro, pedregulho, pedraria, pedrinha).
Retome coletivamente a brincadeira analisando as respostas dadas pelos estudantes e questionando as estratégias utilizadas para puxar da memória as palavras apresentadas. É importante que reconheçam, além do contexto (relação com a natureza), a presença da
palavra de origem ou parte dela em todas as outras - para isso, escreva-as na lousa, chamando a atenção para a morfologia das palavras. Peça que observem que, neste caso, houve um acréscimo ao final da palavra (sufixo).
Solicite que compartilhem, além das estratégias, as descobertas e dificuldades e busquem soluções quando necessário.
70
Projeto em equipe A arte da reciclagem
Quando você leva equipamentos eletrônicos usados para uma empresa de coleta especializada, está contribuindo para que o meio ambiente fique menos poluído, que pessoas e animais não sejam atingidos por águas contaminadas com produtos tóxicos e que a quantidade de lixo nos aterros sanitários seja reduzida.
As empresas coletoras especializadas desmontam os equipamentos e separam seus componentes, que serão destinados a indústrias que reciclam os materiais e os transformam em matérias-primas para outros produtos. Por exemplo, o vidro do monitor do computador ou da televisão é triturado e se transforma em pisos cerâmicos e até em... bolinhas de gude!
Mas há outros modos de reciclar. É só usar a criatividade. Quer uma dica? As teclas do computador que estão fora de uso podem virar anéis.
Outra dica vem do artista plástico colombiano Federico Uribe, que transforma objetos do dia a dia em arte. Usando cabos de computador e fios de tomada e de telefone, ele criou uma série intitulada "Conectado". A obra abaixo faz parte dessa série.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: A arte da reciclagem
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP18, EF35LP19, EF35LP20.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Atividade preparatória
Antes da leitura do texto, faça perguntas à turma, como as sugeridas a seguir. Anote as respostas na lousa.
- Em sua casa, o que sua família faz com o material reciclável (papel, metal, vidro e plástico)? Algumas respostas possíveis são: jogam no lixo comum, separam para a coleta seletiva, levam a postos de recolhimento para descarte, doam para pessoas que trabalham recolhendo e vendendo esse tipo de material etc. Converse com a turma sobre qual seria o destino adequado para esses materiais.
- Vocês já ouviram falar em lixo eletrônico? Quem sabe explicar o que é? Nem todos os estudantes conhecem esse termo, mas é possível que alguns saibam que se trata de equipamentos eletrônicos - rádios, computadores, monitores, teclados, mouses, CDs, celulares etc. - que as pessoas não usam mais por estarem quebrados ou ultrapassados.
- É possível fazer alguma coisa útil com o lixo eletrônico? É provável que alguns estudantes digam que não. Outros podem dar sugestões: consertar e usar, transformar em outro tipo de objeto, aproveitar as partes que ainda funcionam, colocar em exposição etc. Anote essas sugestões na lousa.
Após a conversa inicial, realize a leitura oral do texto. Depois da leitura, retome as sugestões anotadas e peça aos estudantes que verifiquem se foram confirmadas pelo texto.
Diga aos estudantes que eles realizarão uma pesquisa sobre objetos feitos com peças de lixo eletrônico. Em seguida, farão uma exposição oral contando os resultados da pesquisa e organizarão uma exposição com tais objetos para esclarecer e conscientizar as pessoas de que é possível fazer algo útil com esses materiais.
Faça a leitura das etapas do trabalho e explique-as uma a uma. Ao término, permita que os estudantes com dúvidas façam perguntas seguindo a instrução de levantar a mão e esperar, em silêncio, a sua vez de falar.
Prepare coletivamente um bilhete para ser enviado aos pais e/ou responsáveis explicando o objetivo do projeto e como ele será organizado.
A partir da pergunta: Você sabia que o Brasil está entre os países que mais produzem lixo eletrônico no mundo?, proponha que a pesquisa seja feita em grupos de quatro estudantes.
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O que fazer
Você e seus colegas farão uma pesquisa sobre formas de reciclar peças de lixo eletrônico e criarão seus próprios objetos. Depois, vão expor os resultados da pesquisa e os objetos criados.
Como fazer
1 Pesquisar objetos feitos com o material.
Em grupos, façam uma pesquisa sobre diferentes formas de criar novos objetos utilizando peças de lixo eletrônico.
Selecionem as informações mais interessantes e planejem como será realizada a exposição oral.
2 Coletar o material e criar novos objetos.
Verifiquem se seus familiares, vizinhos e amigos têm material eletrônico para descarte: teclados, mouses, fios e cabos, CDs etc.
Certifiquem-se de que o material não está mais em uso. Em hipótese alguma utilizem pilhas e baterias descartáveis! Elas liberam componentes tóxicos muito perigosos para a saúde.
3 Apresentar a exposição.
Com a ajuda do professor, decidam onde será a exposição. Elaborem um cartaz com o título da exposição e plaquinhas para colocar perto dos objetos que criaram.
4 Lançar a exposição.
No primeiro dia da exposição, façam o lançamento, apresentando aos convidados os resultados da pesquisa e os objetos criados.
Avaliar o trabalho
-
De maneira geral, vocês ficaram satisfeitos com a exposição? Por quê?
Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Você aprendeu coisas novas sobre o lixo eletrônico? | ||
Teve dificuldade em encontrar material eletrônico sem uso? | ||
Você usou sua criatividade? | ||
Você considera importante reutilizar o lixo eletrônico? |
MANUAL DO PROFESSOR
O que fazer
Organize-se para utilizar recursos tecnológicos, além de outras fontes de pesquisa disponíveis, como livros, revistas, jornais e outros impressos. Ofereça auxílio no momento da pesquisa, promovendo a busca em sites confiáveis. Oriente os estudantes a anotar as informações mais interessantes para compartilhar no dia do lançamento da exposição.
Esclareça que os materiais eletrônicos enviados pelas famílias devem vir identificados com o nome completo do estudante, pois os que não forem utilizados serão levados para uma instituição que realiza a coleta desse tipo de material. No bilhete, estabeleça uma data-limite para a entrega dos objetos a fim de que haja tempo hábil para a criação artística e a organização da exposição.
Como fazer
Atividades 1 a 4
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Quando os estudantes começarem a trazer os objetos, certifique-se de que estão devidamente identificados; caso contrário, cole uma etiqueta com o nome e a classe do estudante.
Se em sua escola houver professor especialista de Arte, explique o projeto e convide-o a auxiliar o grupo na confecção dos objetos feitos com o lixo eletrônico.
Para organizar a exposição, disponha os objetos em mesas e faça etiquetas identificando cada um deles. Para ser coerente com a proposta de sustentabilidade, chame a atenção para que evitem o desperdício de papel e outros recursos.
Organize a exposição em três momentos: uma exposição oral dos resultados da pesquisa; um momento para a realização de perguntas pelos convidados - nesse caso, garanta sua disponibilidade e apoio nas respostas; e, por último, proponha que os estudantes se revezem para explicar aos visitantes a função que aqueles objetos tinham originalmente e para dar orientações sobre o que pode ser feito com o lixo eletrônico. Se considerar oportuno, escreva um texto coletivo e realize ensaios antes da mostra.
Avaliar o trabalhoTrabalhe a tabela de avaliação. Promova com os estudantes o resgate das aprendizagens desde o momento da pesquisa até a exposição final. Para isso, retome as etapas e anote na lousa o que cada um aprendeu.
Você ficará responsável por entrar em contato com instituições que realizam a coleta de lixo eletrônico para retirar os materiais que sobraram e dar nova utilidade aos objetos criados. O que não for possível aproveitar, encaminhe para o descarte da forma correta, envolvendo a turma nesse processo. Na internet estão disponíveis contatos de organizações não governamentais que fazem esse trabalho gratuitamente.
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Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
Domingo, 14 de junho de 1942
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas. Pudera! Era dia do meu aniversário. [...]
Logo depois das sete fui dar bom-dia à mamãe e ao papai, e, depois, corri à sala de estar para desembrulhar meus presentes. O primeiro que me saudou foi você, possivelmente o melhor de todos. [...]
Ganhei uma porção de coisas de mamãe e papai e fui devidamente presenteada por vários amigos. [...]
Lies veio então apanhar-me para irmos à escola. No recreio, distribuí biscoitinhos doces para todo mundo, e então tivemos de voltar às aulas.
Agora preciso parar. Até logo. Acho que vamos ser grandes amigos.
Anne Frank. O diário de Anne Frank. Tradução de Elia Ferreira Edel. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.].
2 Quando e por quem esse relato foi escrito?
Ele foi escrito em um domingo, dia 14 de junho de 1942, por Anne Frank.
3 Ordene as ações de Anne no relato.
- 4 Vai para a escola com Lies.
- 6 Despede-se do diário.
- 2 Cumprimenta os pais.
- 3 Desembrulha seus presentes.
- 5 Distribui biscoitos aos amigos.
- 1 Acorda às seis horas da manhã.
4 Quantos parágrafos há no relato? Em qual deles Anne conta sobre os presentes que ganhou?
Cinco parágrafos. No segundo e no terceiro.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF03LP02, EF03LP04, EF03LP07, EF03LP21.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Organize-se para chamar os estudantes individualmente à sua mesa para realizar a leitura oral do trecho destacado do diário de Anne Frank, antes de apresentar as atividades de avaliação, pois a leitura deve ser feita sem treino prévio.
O texto em destaque, com 87 palavras, deve ser lido em 1 minuto. Esse número de palavras leva em consideração a fluência desenvolvida durante o 2o ano, 80 palavras por minuto.
Procure utilizar o cronômetro em outros contextos e até em atividades lúdicas e colaborativas, para que o objeto em si não caracterize negativamente o momento de avaliação, causando reações desconfortáveis nos estudantes, como tensão, ansiedade ou medo.
Além do tempo de leitura, para avaliar a fluência, é necessário observar a clareza na leitura decorrente da precisão na decodificação, da capacidade de reconhecer globalmente as palavras, do ritmo e da entonação adequados ao texto.
Atividades 2 a 7
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
As atividades 2 e 3 abordam a compreensão do texto lido por meio da localização de informações e da reconstrução da sequência de ações narradas pela menina em seu diário. O entendimento desses aspectos é fundamental para a compreensão do gênero diário.
As atividades 4 a 7 tomam o texto como objeto de análise quando propõem a relação entre expressão de sentido e pontuação, e quando verificam se o estudante é capaz de localizar uma palavra com encontro consonantal e, ao mesmo tempo, diferenciá-la de palavras com dígrafos, analisando assim a relação entre fonema e grafema.
Atividades 8 a 10
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
As atividades trazem como objeto de análise o anúncio, outro gênero já estudado. A atividade 8 promove o reconhecimento e a identificação de encontros vocálicos e de um dígrafo. A atividade 9 propõe a localização e a identificação de elemento estrutural do gênero: o slogan. Na atividade 10, os estudantes devem criar um slogan baseado em seus conhecimentos adquiridos tanto em relação ao tema quanto em relação à estrutura e à função do slogan, elementos apresentados no anúncio analisado.
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5 Na frase "Até logo.", que outro sinal de pontuação poderia ser usado sem mudar seu sentido?
O ponto de exclamação (!).
6 Copie do texto uma palavra com acento agudo e outra com acento circunflexo.
agudo: "até"; circunflexo: "você".
7 Circule os encontros consonantais das seguintes palavras retiradas do relato: primeiro pr, recreio cr, distribuí tr, preciso pr, grandes gr.
8 Leia este anúncio.
O LIXO É SEU
FAÇA COLETA SELETIVA: CONDIÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR.- Nos quadrinhos, escreva D para palavras com dígrafo e EV para palavras com encontro vocálico.
9 Qual é o slogan desse anúncio?
"O lixo é seu."
10 Crie um slogan para incentivar a reciclagem.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante com o auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP032 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 a MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 2
Natureza
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre a natureza e a necessidade de preservá-la;
- conhecer e compreender gêneros textuais, como anúncio e poema;
- ler e compreender textos, localizar informações explícitas e analisar elementos textuais;
- desenvolver precisão, velocidade e fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, contextualizando palavras e expressões em frases e textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar conhecimentos linguísticos e gramaticais;
- realizar produção de escrita com revisão de ortografia;
- acompanhar planejamento, escrita, avaliação e revisão das produções;
- elaborar produção escrita (poema visual) e produção oral (declamar poema e participar de conversação);
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.