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UNIDADE 3 Animais
Você gosta de animais? Com quais você convive?
Alguns povos criam animais de estimação que no Brasil seriam considerados muito estranhos. Conheça um deles, que é bastante popular na China.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 3
Animais
Objetivos da unidade
- Conhecer os gêneros textuais notícia e história em quadrinhos e compreender seus elementos estruturais.
- Desenvolver habilidade de compreensão de textos orais, escritos e não verbais.
- Ler oralmente trechos dos textos apresentados.
- Desenvolver a precisão a velocidade no reconhecimento de palavras.
- Desenvolver a habilidade de ler com prosódia, respeitando o valor expressivo dos sinais de pontuação, a expressão, o fraseamento, a entonação e o ritmo.
- Desenvolver a aquisição de vocabulário receptivo e expressivo, exercitando a pronúncia adequada, e saber em qual contexto utilizá-los.
- Desenvolver processos de compreensão textual: localizar informação explícita; fazer inferências; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.
- Identificar sons nasais e sua grafia adequada.
- Perceber as variações dialetais existentes em sua comunidade, respeitando as variantes linguísticas.
- Compreender o valor social da norma urbana de prestígio e utilizá-la adequadamente.
- Inferir significado de palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas.
- Produzir uma notícia.
- Criar uma história em quadrinhos.
- Identificar e utilizar os recursos linguísticos necessários ao escrever um texto.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar o texto.
- Desenvolver a escuta atenta.
- Identificar a conversa como gênero oral e participar de uma conversação telefônica simulada.
O tema "animais", ponto de partida dessa unidade, costuma despertar a curiosidade e engajar os estudantes dessa faixa etária. Assim, são muitas as possibilidades para explorar o vocabulário, a leitura, a oralidade e a produção escrita.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Qual é seu animal favorito? Por quê?
- Você tem algum animal de estimação?
- Se sim, qual é? Como ele se chama?
- Se não, você gostaria de ter um? Que animal seria?
- O que acha de ter um grilo como animal de estimação?
- Se você fosse ter um animal de estimação bem diferente, qual seria? Por quê? Respostas pessoais.
Desafio
1 Complete as lacunas com o som que os animais fazem. Siga o modelo.
O
late.
A
muge .
O
ruge .
2 Qual é o som que o grilo faz? Decifre o código e descubra! Cada símbolo representa uma letra.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A abertura da unidade traz a imagem de um animal de estimação bastante incomum em muitos países, inclusive no Brasil. Por aqui esse inseto é facilmente encontrado em jardins, mas na China ele tem status de pet. Daí a imagem incomum e curiosa de um grilo e sua gaiola.
Uma referência incomum tem como objetivo, além de ampliar a percepção dos estudantes sobre o assunto, despertar o interesse e a curiosidade.
Ao iniciar essa unidade, informe aos estudantes que o momento é coletivo, portanto, é preciso seguir as regras para conversação coletiva.
Explore a imagem e a legenda. Chame a atenção dos estudantes que Beijing é a capital da China, antes chamada de Pequim.
No boxe de questões orais da abertura, converse com os estudantes sobre os animais de estimação que eles têm. Pergunte-lhes: Quem tem um bicho de estimação? Que tipo de animal é e como é seu nome? Trabalhe também com o desejo de ter um animal de estimação e pergunte: Por que esse e não outro? Ouça os argumentos que os estudantes vão elaborar para a resposta. Dando continuidade à elaboração de argumentos, pergunte a opinião deles sobre ter um grilo como animal de estimação. Procure focar a conversa na percepção e consideração das culturas diferentes.
Em "Desafio", inicie uma brincadeira divertida sobre "a voz dos animais". Peça aos estudantes que imitem a voz dos animais e busquem o nome da voz (substantivo: mugido, rugido, cacarejo) a partir do verbo (mugir/rugir/cacarejar).
É muito provável que os estudantes não saibam que os grilos estridulam. Talvez alguns arrisquem o verbo "cricrilar". Estridular é produzir som estridente, característico de certos insetos, como a cigarra e o grilo.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a abertura da unidade, converse com os estudantes sobre animais de estimação diferentes. Questione-os sobre um animal incomum que gostariam de ter como pet e peça que expliquem o motivo da escolha. Dessa forma, será abordada a última questão do boxe de questões orais.
Atividade complementar
Lembre os estudantes que nem todos os animais podem ser domesticados, por isso temos leis importantes que protegem os animais, e a principal é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais.
Se considerar oportuno, apresente os artigos 29 a 37, que proíbem agressões e maus-tratos.
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Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma notícia. As notícias são textos que contam fatos novos e interessantes.
- Você costuma acompanhar notícias? Se sim, onde?
- Lendo o título do texto, o que você acha que a menina criou? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura feita pelo professor.
- Leia silenciosamente e anote as palavras que você não conhece.
- Depois, compartilhe suas anotações com a turma e converse com os colegas, buscando o significado das palavras anotadas.
Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no Grande Recife
Simples estrutura formada por um caixote de madeira pintado de preto e uma placa com os dizeres "Eles não são de rua. Eles foram abandonados" despertou a caridade de quem passa pelo local.
Giovanna já implantou ponto de alimentação em dois locais.
A paixão pelos animais fez Giovanna Gabriely, de 7 anos, pensar num jeito de alimentar e levar um pouco de carinho e atenção a cães abandonados. Após ver todo dia, no caminho para a escola, animais vagando pela Estação de Metrô de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, sem nenhum cuidado, teve a ideia de construir um ponto de alimentação para eles. A simples estrutura formada por um caixote de madeira pintado de preto e uma placa com os dizeres "Eles não são de rua. Eles foram abandonados" despertou a caridade de quem passa pelo local.
A iniciativa foi posta em prática há um mês no próprio metrô de Cavaleiro. No dia 23 deste mês, Giovanna instalou o segundo ponto de alimentação.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF03LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", pergunte aos estudantes o que sabem sobre notícia: o que é, suas características, função social e suportes possíveis (onde pode ser encontrada). É esperado que façam referências a informações e/ou acontecimentos divulgados na TV, na própria internet, nos comentários em família.
Convide-os a inferir sobre o texto a partir do título. Se considerar oportuno, anote na lousa as inferências para retomá-las após a leitura do texto.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Dê exemplos que auxiliem os estudantes a diferenciar fato de notícia, no sentido de exercitar uma leitura intencional, na qual eles saibam que elementos/informações devem procurar durante a leitura.
Problematize: Ana nasceu! Que alegria! Então, um parente ligou/mandou mensagem para o outro e a família toda soube da novidade. Questione: Essa notícia é importante? Precisa ser publicada num jornal? (É importante para aquela família.)
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Dessa vez, na feira livre do bairro. "Eu vi os animais abandonados sem ter o que comer e o que beber. Fiquei muito triste e pedi a ajuda dos meus pais para fazer a estrutura. O apoio para colocar as vasilhas com a ração é uma caixa de tomate que pegamos na feira", conta a menina, que tem o yorkshire Pingo, de 3 anos, como fiel companheiro.
"Queria que todos os cachorros tivessem uma casa e uma família como o Pingo tem. Eu fico muito triste de vê-los sem lar", completa. Segundo a mãe, Gabriela Santana, de 32 anos, a intenção do projeto é que o lugarzinho chame a atenção de outras pessoas, que a estrutura possa despertar a caridade alheia.
Os dois primeiros exemplares foram levados do local, mas Giovanna não se deixou abater. Pegou o material necessário, refez a estrutura e colocou novamente, no mesmo lugar. "Ela passa todo dia na mesma estação e sempre ficava muito mexida com a situação dos animais. Ela ficou desesperada quando levaram os dois primeiros, mas não desistiu. O terceiro deu certo, ninguém levou e, hoje, é usado por outras pessoas que também deixam alimento para os cães", comenta a mãe.
A boa ação de Giovanna foi divulgada em países como México e Canadá. [...]
Thays Estarque. G1 Pernambuco. Disponível em: https://oeds.link/Gmbpp9. Acesso em: 13 jul. 2021. (Fragmento).
- Grande Recife:
- região que inclui a capital de Pernambuco (Recife) e outros municípios próximos.
- Yorkshire:
- raça de cachorro.
- Intenção:
- aquilo que está planejado ou se pretende alcançar.
- Abater:
- desanimar.
MANUAL DO PROFESSOR
Escreva o título da notícia na lousa: "Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no Grande Recife" e questione: O que será que a menina fez? Por que essa notícia deve ser importante para muitas pessoas? Por que a idade da menina está no título da notícia? O que mais aparece no título? Explore com os estudantes, mas sem fazer as perguntas estruturais da notícia. Apenas verifique a percepção deles, com base no título, quanto a:
- Quem: menina de 7 anos (o nome e os complementos serão descobertos na leitura).
- O quê: cria estrutura para alimentar cães abandonados.
- Onde: no Grande Recife (em que lugar: vamos ver no texto).
- Como: vamos descobrir no texto.
- Por quê: vamos descobrir no texto. Faça a leitura do texto, apresentando o modelo adequado de prosódia. Proponha aos estudantes que busquem os detalhes da notícia (as respostas) no texto e anotem palavras desconhecidas, ou que considerarem difíceis, pelo seu significado ou grafia.
Depois, leia em voz alta as palavras que forem apontadas como difíceis pelo significado ou pela escrita e registre-as numa tabela com duas colunas, feita na lousa, para que todos possam ver. Antes de explorar o glossário, desafie-os a inferir o significado das palavras com base no contexto, mesmo que não seja com sinônimos, mas com expressões ou outros contextos que facilitem/proporcionem entendimento.
Em seguida, conte outro lado da história: Bernardo é jogador de futebol, o craque do Biriri, um time que pela primeira vez estava na final do Campeonato Brasileiro e com chance de vencer. A torcida estava feliz. Mas não deu. O Biriri perdeu de 3 × 1, foi a pior partida da história. Bernardo não apareceu para jogar e fez falta. Ninguém sabe, mas sua filha Ana nasceu e ele decidiu acompanhar o parto, que aconteceu na mesma hora do jogo. Questione: O nascimento de Ana, notícia importante apenas para a família dela, vai virar notícia em todas as TVs, jornais e revistas? Por quê? O título da notícia destacaria o nascimento ou a falta do jogador? Por quê? Verifique se os estudantes identificam a relevância da informação para um número muito maior de pessoas que no caso anterior.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, converse com os colegas sobre o significado das palavras apresentadas no "Glossário" e daquelas que você anotou.
2 Faça uma leitura silenciosa.
3 Depois, forme um grupo com 4 colegas e divida com eles o texto em 5 partes. Combinem que cada integrante do grupo fará a leitura oral de um trecho do texto. Quando terminarem, leiam mais uma vez.
Compreender o texto
4 Releia o trecho da notícia.
- Circule no trecho o título da notícia.
- O título apresenta:
- uma opinião sobre o que aconteceu usando uma frase curta.
- X o assunto principal da notícia com uma frase curta.
- muitas informações sobre a notícia usando um parágrafo longo.
5 O texto que aparece depois do título da notícia:
- descreve com detalhes tudo o que aconteceu.
- X completa as informações que estão no título.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Explore as palavras e as definições elaboradas pelos estudantes, recorra ao glossário e, se necessário, ao dicionário. Explique a importância de inferir significado com base no contexto como forma de se apropriar de um vocábulo, no sentido de utilizá-lo sempre que considerar oportuno.
Tome como exemplo a palavra abater, que na notícia tem o significado de desanimar, entristecer, mas pode ser utilizada em outros contextos, com diferentes significados. Peça que formem frases oralmente. Alguns exemplos: no sentido de fazer cair, derrubar: "O míssil foi abatido, que bom! "; no sentido de enfraquecer-se: "Essa doença te deixou abatido."; um sentido menos utilizado é o de descer/baixar: "abateu o olhar".
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Forme grupos com 5 estudantes considerando o nível de fluência leitora dos integrantes (agrupe-os por proximidade). Cada integrante será responsável por um parágrafo do texto. Oriente-os a numerar os parágrafos. Retome algumas estratégias de leitura: como ler repetidamente palavras mais difíceis, aquelas que, por algum motivo, causam tropeços na leitura.
Isso feito, retome a tabela de palavras apontadas pelos estudantes como difíceis pelo significado e pela escrita, e crie mais uma modalidade/coluna: palavras de difícil pronúncia (leitura). Questione se alguma palavra aparece nas três colunas e discuta com os estudantes os motivos.
É importante que os estudantes percebam que as palavras conhecidas normalmente são lidas com maior rapidez e facilidade. O oposto acontece com palavras desconhecidas.
Atividade complementar
Este pode ser um momento bastante oportuno para orientar os estudantes no sentido de aprender a aprender, compreendendo como o cérebro funciona. Para isso, proponha uma abordagem lúdica convidando-os a completar frases conhecidas, canções ou ditados populares, como: "Mãe é tudo... (igual)"; "Filho de peixe... (peixinho é)".
Com esses exemplos, mostre que a mente trabalha com facilidade com coisas familiares como palavras, objetos, situações, afazeres etc. Daí a estratégia de ler várias vezes as palavras desconhecidas, buscar o significado e utilizá-las em diferentes frases e situações: para que elas sejam reconhecidas pelo nosso cérebro sem esforço.
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A primeira frase que aparece na notícia é o título principal. Depois dele, aparece o título auxiliar ou a linha fina. O título auxiliar traz um pouco mais de informações e complementa o título principal.
6 Ligue as perguntas às respostas adequadas, de acordo com a notícia que você leu.
Uma notícia deve responder às seguintes perguntas sobre o fato relatado: O quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?
Geralmente, as respostas para essas questões são apresentadas já no primeiro parágrafo. No restante do texto, são apresentadas mais informações e detalhes sobre o fato noticiado.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF03LP18.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
As atividades da página 78 do Livro do Estudante exploram a análise dos títulos principal e auxiliar da notícia. O título foi explorado na abordagem inicial, como atividade de aprofundamento da pré-leitura. Na atividade 4, da página 78 do Livro do Estudante, eles devem identificar o título principal e sua característica. Na atividade 5, oriente a exploração do título auxiliar: sua estrutura, informações e funções.
Antes de ler o boxe que define título principal e título auxiliar, retome oralmente o entendimento dos estudantes sobre o conceito e a estrutura da notícia e oriente-os a, até o final dessa seção, pensarem numa forma de inserir mais essa descoberta no "Quadro de descobertas".
Ao terminar a atividade 6, peça aos estudantes que façam registros escritos sobre os elementos da notícia que foram explorados.
Ao trabalhar os textos jornalísticos, é importante ter em mente a variedade de gêneros e suas especificidades. Por isso resumimos aqui:
- Matéria jornalística
É toda produção feita por um jornalista, independentemente do gênero ou da função: informativo, interpretativo ou opinativo - mas os textos informativos são a base do jornalismo. Podemos reconhecê-los em:
- Notícia: comunicação de fato importante que responde às perguntas: o quê, quem, quando, como, onde e por quê. Desperta mais interesse quando é novidade.
- Nota: a comunicação de um fato.
- Entrevista: traz informações para esclarecer um fato.
Os textos interpretativos facilitam o entendimento de determinado assunto e, para isso, apresentam dados e detalhes:
- Reportagem: requer certa investigação, tem conteúdo explicativo e pode ser lida a qualquer momento, como fonte de informação.
Já os textos opinativos apresentam a opinião de quem escreve sobre um fato e são estruturados por argumentos. São eles:
- Artigo de opinião: tema ou assunto relevante, com base em fatos e argumentações sólidas, no qual o jornalista expressa sua opinião.
- Crônica: texto curto sobre fatos corriqueiros, normalmente relacionados à notícia.
- Editorial: traz a opinião dos editores (organizadores) do jornal.
- Entrevista: algumas trazem pontos de vista, opiniões.
- Carta do leitor: apesar de não ser escrita pelo jornalista, faz parte da publicação como opinião ou reivindicação do leitor.
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7 Releia o 3o parágrafo da notícia e responda às questões.
-
Por que a fala de Giovanna está entre aspas?
Para que não seja confundida com o restante do texto, para ser destacada.
-
Nesse mesmo parágrafo, há também a reprodução da fala da mãe de Giovanna, mas sem aspas. Por quê?
Porque não foram reproduzidas as palavras exatas da mãe. A fala dela foi recontada.
-
Por que as notícias reproduzem as falas das pessoas envolvidas?
Para serem mais confiáveis, pois o jornalista conversou com as pessoas envolvidas.
Ampliar o vocabulário
8 O cachorro da foto a seguir é da mesma raça que Pingo, que pertence a Giovanna. Complete a legenda com o nome dessa raça.
-
Por que o nome dessa raça foi escrito com letras inclinadas na notícia?
Porque se trata de uma palavra estrangeira (em inglês).
Cachorro yorkshire .
Para ler em casa
Em sua casa, abra o livro na seção "Para ler". Peça a um familiar que leia a notícia em voz alta. Em seguida, explique a ele que uma notícia deve responder a algumas perguntas e peça-lhe que responda: O que aconteceu? Quem é a pessoa em destaque? Quando aconteceu? Onde? Por quê? Como? Pergunte também a ele o que pensa sobre a atitude da menina e se acredita que possam existir outras formas de resolver o problema de cães e gatos abandonados. Depois, conte aos colegas de turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Explique aos estudantes que a fala entre aspas foi reproduzida em discurso direto, ou seja, literalmente.
Já a fala da mãe de Giovanna, sem aspas, foi reproduzida em discurso indireto: houve uma intervenção do jornalista no que ela disse, não se trata de uma citação palavra por palavra. O jornalista faz esse tipo de intervenção, na maioria das vezes, para resumir a fala de alguém que, de alguma forma, participou do fato noticiado, utilizando-a para confirmar ou acrescentar novas informações à notícia.
Pergunte: A fala da mãe da menina ajuda a compreender o quê? (A intenção, o objetivo do projeto, o que torna a notícia mais confiável - como explorado no item c.)
Informe aos estudantes que, ao resumir a fala de alguém, o jornalista tem o compromisso de manter exatamente o que a pessoa disse, sem acrescentar nem modificar nada. O entrevistado tem todo direito de validar o que foi escrito e, se perceber algo com que não concorde, tomar as devidas providências diretamente com o jornalista, com o veículo responsável pela publicação ou até com a Justiça.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Amplie a reflexão questionando: o que são notícias confiáveis? Converse sobre as fake news, assunto amplamente abordado nas escolas do mundo todo (destacam-se trabalhos realizados na Finlândia, Dinamarca, Holanda, Suécia, Estônia e Alemanha).
Pergunte o que os estudantes sabem sobre o tema, destaque algumas características dessa modalidade, por exemplo, ter a mesma estrutura da notícia, basear-se em fatos reais, mas trazer informações falsas para influenciar as pessoas, ser escrita e publicada por pessoas e sites que "não existem", normalmente alarmistas e com erros de escrita.
Referências sobre fake news: Como não ser enganado pelas fake news, Flávia Aidar e Januária Cristina Alves, Ed. Moderna, e o "Programa Educamídia", do Instituto Palavra Aberta: https://oeds.link/kr7jrB (acesso em: jul. 2021).
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 8
Chame a atenção para o aspecto gráfico necessário nos textos formais.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Para preparar os estudantes para a atividade, elabore coletivamente questões que possam auxiliar na condução da conversa depois da leitura da notícia. Incentive-os a praticar a escuta atenta.
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Estudo da língua Sons nasais
1 Releia a legenda da foto que acompanha a notícia que você leu.
"Giovanna Gabriely, de 7 anos, pensa num jeito de alimentar e levar um pouco de carinho e atenção aos cães abandonados."
-
As legendas são textos escritos que explicam as imagens.
Que elementos da imagem essa legenda explica?
A legenda explica quem é a menina na foto (Giovanna Gabriely, de 7 anos) e o que ela fez para torná-la assunto de uma notícia.
-
Leia em voz alta as palavras a seguir, que aparecem na legenda.
-
Os destaques nas palavras acima representam sons nasais.
Organize-os no quadro de acordo com suas cores.
azul en en en
verde ã ã an
2 Agora, leia estas palavras em voz alta.
empada azul
cambalhota verde
caçamba verde
embrulhar azul
- Pinte os quadros de azul ou verde, conforme a referência da atividade 1.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Sons nasais
Habilidade da BNCC nesta seção
EF03LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de propor a atividade 1, escreva na lousa as palavras apresentadas no item b e solicite aos estudantes que façam uma primeira leitura em voz alta, coletivamente. Depois, solicite uma segunda leitura oral e individual, mas, dessa vez, peça que segurem levemente o nariz como se fossem tampá-lo, mas sem tampar. Numa terceira leitura, peça que, ainda com a mão no nariz, leiam coletivamente as palavras separando as sílabas. Pergunte quais sílabas, ao serem pronunciadas, podem ser sentidas no nariz: pen/men/tem/ção/cães/ban. Registre-as na lousa.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
A partir das sílabas, solicite que identifiquem as letras que representam o som nasal en, ã, an. Isso feito, peça que completem o quadro de acordo com as cores indicadas.
Atividade 2
Agora, solicite que resolvam a atividade individualmente utilizando o mesmo processo.
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3 Preencha o quadro com as palavras que têm m ou n que você leu em voz alta nas atividades 1 e 2.
Palavras com m antes de consoante | Palavras com n antes de consoante |
empada | pensa |
cambalhota | alimentar |
caçamba | abandonados |
embrulhar | atenção |
- Complete a frase a seguir, de acordo com o preenchimento do quadro. Nos sons nasais antes de p e b, a letra que acompanha a vogal é m . Nos sons nasais antes de outras consoantes, a letra que acompanha a vogal é n .
4 Complete as palavras a seguir com m ou n.
- participa n te
- i m porta n te
- so m bra
- mu n do
- o m bro
- fi n gime n to
- lâ m pada
- i n cê n dio
Na escrita, os sons nasais podem ser representados:
- com o til (~) nas vogais a e o. Exemplos: criação, prisões.
- com m ou n após as vogais a, e, i, o, u. Utiliza-se m antes de p e b e n antes das outras consoantes. Exemplos: simpatia, antigo.
MANUAL DO PROFESSOR
Vicente Martins, palestrante, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (CE), em seu artigo intitulado "Como os sons nasais influem na leitura", afirma:
Durante a leitura em voz alta, muitas crianças encontram dificuldade na articulação de vogais e consoantes nasais, o que as leva a não reconhecerem palavras com fonemas nasais. Sem reconhecimento das palavras, não há decodificação leitora, importante etapa no processo de leitura... Sem a produção dos sons nasais, belos textos, especialmente os poemas em versos, perdem todo seu encanto lírico, sua emoção, seu ritmo e a força de expressividade de suas rimas.
O pesquisador explica a fisiologia do esforço articulatório dos sons nasais:
[...] durante a produção dos sons nasais, uma parte da corrente de ar expirado proveniente da laringe passa pelas fossas nasais, devido ao abaixamento da úvula e do véu palatino, causando uma vibração intensa nas fossas nasais. Isso quer dizer que a pronúncia dos sons nasais leva o véu palatino a ficar abaixado total ou parcialmente, permitindo que uma parte do ar pulmonar saia pelas fossas nasais, produzindo aí uma ressonância, cujo efeito auditivo é conhecido por nasalidade.
Artigo disponível em: https://oeds.link/289tXx ; acesso em: jul. 2021.
Para representar o som nasal na escrita, as vogais são representadas por dígrafos vocálicos nasais: am, an, em, en, im, in, on, om, um e un. O til é um sinal que nasala a vogal à qual se sobrepõe, dando a ela um novo valor fonético (pronunciação) e/ou fonológico (função distintiva na língua).
Atividade complementar
Para avaliar a compreensão dos estudantes sobre a representação gráfica do som nasal, prepare um ditado. Peça aos estudantes que criem 3 colunas no caderno com os seguintes títulos:
Palavras com til |
Palavras com m |
Palavras com n |
Sugestões de palavras a serem ditadas: campo, engraxate, cão, cães, sempre, gincana, compra, nunca, põe, umbigo, andou, coração, mansa, sombra, leitão, compra, anta, pão.
Peça aos estudantes que escrevam as palavras nas colunas correspondentes. Se optar pela lousa, amplie a lista de palavras de forma que todos os estudantes participem. Proponha a correção coletiva, solicitando a pronúncia das palavras em voz alta pelo grupo.
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Produção escrita Notícia
Você e um colega vão escrever uma notícia sobre algo interessante relacionado a animais que tenha acontecido em seu bairro ou sua cidade. Depois, a notícia fará parte do jornal da turma.
Planejamento
1 Em dupla, converse e, se necessário, pesquise algum acontecimento recente e interessante que envolva animais. Sugestões:
- ação de organização em prol dos animais;
- animal selvagem que apareceu na cidade de forma inusitada;
- nascimento ou morte de um animal conhecido de vocês.
2 Para planejar a notícia que escreverão, preencham o quadro a seguir.
O quê? | Respostas pessoais. |
Quem? | |
Quando? | |
Onde? | |
Por quê? | |
Como? |
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Notícia
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF35LP16.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Retome as características, peculiaridades e a função social do gênero notícia, trabalhadas anteriormente. Para trabalhar a capacidade discursiva, disponibilize para os estudantes jornais impressos e, no primeiro momento, deixe que os explorem livremente em grupos. Depois, inicie uma conversa sobre que tipo de notícias encontraram, quais os assuntos tratados, que imagens acompanham cada assunto. Faça uma lista. Promova, então, uma pesquisa coletiva on-line sobre os mesmos assuntos. Faça comparações entre os dois suportes.
Chame a atenção para o dinamismo dos textos e a atualidade dos fatos. Questione: Qual é a importância da notícia hoje? Será que daqui a um ano a mesma notícia continuará sendo tão importante? Verifique se reconhecem a importância do ineditismo (novidade).
Planejamento
Atividades 1 e 2
Questione: Como poderia ser um jornal da nossa escola/turma? Um jornal digital (caso a escola tenha infraestrutura de um site)? Um jornal físico?
Retome a lista de assuntos e verifique se há algum fato envolvendo animais. Promova novas pesquisas, forme duplas e proponha que planejem juntos. Para oportunizar o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas, na atividade 1, auxilie os estudantes a perceber questões de teor informativo (descritivos e narrativos ao mesmo tempo) com certo grau de relevância para muitas pessoas, que apresentam tempo, espaço e as personagens envolvidas - componentes básicos do gênero: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
A tabela da atividade 2, ao destacar os elementos estruturais da notícia, apresenta uma espécie de roteiro, que auxiliará muito na produção dos estudantes.
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Escrita
3 Escrevam a primeira versão da notícia.
- No primeiro parágrafo, apresentem as respostas às perguntas respondidas no quadro anterior.
- Nos demais parágrafos, contem detalhes e apresentem informações interessantes.
- Se conversarem com pessoas envolvidas no acontecimento e empregarem as palavras exatas usadas por elas, usem aspas.
- Coloquem um título que chame a atenção do leitor e um subtítulo que resuma o que está escrito na notícia.
Avaliação e reescrita
4 Troquem de texto com outra dupla.
5 Avaliem o texto dos colegas.
- Leiam o texto e façam a revisão proposta no quadro. Respostas pessoais.
Revisão do texto | Sim | Não |
O título da notícia chama a atenção do leitor? | ||
As perguntas "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Por quê?" e "Como?" foram respondidas no primeiro parágrafo? | ||
Os demais parágrafos trazem detalhes suficientes e informações interessantes? | ||
As palavras estão escritas corretamente? |
6 Conversem sobre a avaliação.
- Ouçam o que os colegas que avaliaram o texto de vocês têm a dizer e expliquem o que acharam do texto deles.
- Após a conversa, façam as mudanças necessárias.
Socialização
7 Organizem o jornal da turma.
- Sigam as orientações do professor para organizar as notícias e produzir o jornal da turma.
MANUAL DO PROFESSOR
EscritaAtividade 3
Produção de escrita
Oriente passo a passo a escrita da primeira versão da notícia, com base na proposta dessa atividade.
Avaliação e reescritaAtividade 4
Solicite aos estudantes que leiam a notícia escrita pela outra dupla e oriente-os a avaliar: O título chama a atenção do leitor? O texto está claro? Há algo que possa ser acrescentado ou retirado?
Atividade 5
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Consideração sobre dificuldade
Nas atividades 5 e 6, alguns estudantes podem demonstrar dificuldades ao avaliar o texto e/ou propor alterações, por não terem condições de sugerir formas mais organizadas e consistentes de escrita. Alerte-os de que a revisão do texto escrito exige uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo, e que a ortografia e a pontuação também devem ser verificadas. Em caso de dúvidas, oriente a dupla a consultar o dicionário.
Atividade 7
Retome a forma de publicação do jornal. Físico? Digital? Mural? Quais as características desse tipo de publicação?
Escolha com a turma um nome para o jornal, por meio de uma votação.
No caso de ser uma publicação digital, providencie os recursos e equipamentos necessários para que os estudantes, em duplas, possam utilizar programas para a digitação e diagramação do jornal.
Se desejar saber mais sobre diagramação de jornal, consulte o vídeo tutorial do professor Maurício Munhoz, disponível em: https://oeds.link/0wvVdh (acesso em: jul. 2021).
Depois de pronto o jornal digital e postado no endereço do site da escola, compartilhe o link de acesso com a comunidade escolar e oriente as pessoas para que prestigiem o trabalho.
Se optar por um jornal feito à mão, ou mural, definam coletivamente o tamanho da publicação, como ficarão títulos, a utilização de cores e os diferentes tipos de letras.
Outra sugestão é colar as notícias finalizadas pelos estudantes em papéis pardos dobrados ao meio. Em cada face de papel, cole quatro notícias e, se possível, uma foto ou ilustração relacionada.
Depois de pronto, o jornal pode ser doado para a biblioteca da escola ou ficar disponível em um local a que os demais estudantes da escola tenham acesso.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler uma história em quadrinhos com Chico Bento.
- O que você sabe sobre Chico Bento? Respostas pessoais.
- Quais filhotinhos você acha que aparecerão na história?
Durante a leitura
- Observe como são representados os sons produzidos pelos animais.
- Descubra o que há em comum entre Chico Bento e os animais que aparecem na história.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP14, EF15LP15, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP22.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", acionando os conhecimentos metalinguísticos dos estudantes, questione: Qual é o nome desse tipo de texto? Sabe por que tem esse nome? Quem é o Chico Bento? Qual é o assunto da história?
Procure compreender as estratégias utilizadas pelos estudantes: se discorrem sobre informações pontuais do texto, se consideram a sequência narrativa, ou se respondem à pergunta baseados em um único quadrinho.
Durante a conversa, registre na lousa as hipóteses sobre o que os estudantes pensam que o texto tratará.
Você também pode perguntar por que lemos histórias em quadrinhos. Essa pergunta resgata o motivo pelo qual vamos em busca de uma leitura, neste caso: diversão.
Com base nas imagens, peça que leiam a história de Chico Bento em silêncio.
Em "Durante a leitura", para despertar a curiosidade dos estudantes, reforce o desafio proposto na segunda questão: descobrir a semelhança entre Chico Bento e os animais que aparecem na história. Se considerar oportuno, levante hipóteses, para confirmá-las depois da leitura.
Sobre Chico Bento: seu nome completo é Francisco Antônio Bento, personagem dos estúdios da Mauricio de Sousa Produções, criado em 1963. Ele tem o mesmo nome do avô de seu criador, o escritor Mauricio de Sousa. É um garoto de 7 anos curioso e sonhador com muito amor pela roça e seus animais. Mora na Vila Abobrinha e vive de forma simples. Por morar longe, dificilmente aparece em histórias com a turma da Mônica. Por ser cativante, fez muito sucesso e teve sua própria revista em 1982. Sempre usa um chapéu de palha, uma camiseta amarela e bermudas azuis e vive descalço. Só em ocasiões especiais usa uma botina marrom. Seu modo de falar é representado na escrita da HQ como a variedade caipira da língua.
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MANUAL DO PROFESSOR
Após a leitura, retome as hipóteses registradas na lousa. Pergunte aos estudantes: O que imaginávamos sobre a história, antes da leitura, aconteceu ou não? Do que escrevemos na lousa, o que aconteceu? O que não aconteceu?
Se os estudantes conhecerem outras histórias de Mauricio de Sousa, possivelmente conhecerão a personagem e onde ela vive. Assim algumas das hipóteses poderão ser confirmadas.
Retome a pergunta inicial: O que há em comum entre Chico Bento e os animais que aparecem na história? É esperado que os estudantes percebam que ele também precisa da proteção de um adulto.
Peça aos estudantes que fechem os olhos e proponha que ouçam o som real produzidos pelos animais e, numa folha de papel, escrevam que letras utilizariam para representá-los.
- Pintinho https://oeds.link/CkeQen.
- Galinha https://oeds.link/O6JXb3
- Patos adultos e filhotes https://oeds.link/3k1MJe
- Cabra https://oeds.link/Yqpjyw
- Bezerro https://oeds.link/PhecNA
- Vaca https://oeds.link/Oxr1H8. Acessos em: jul. 2021.
Num segundo momento, escreva na lousa as onomatopeias que aparecem nos quadrinhos e questione: "Có, có có é a fala de quem? Por que a quantidade de "có" aumenta no 4o quadrinho?
Quem faz quê, quê, quê? Quem faz quá, quá, quá? Quem faz béé? Quem faz béééééééé? O que quer dizer guti, guti? Quem faz muuuuuuuu? O que quer dizer uaiiii? Por que a representação do som dos animais adultos está diferente da representação do som dos filhotes? Essas diferenças nos dão pistas de quê? Quais são as outras informações que confirmam a hipótese de adultos terem ficado bravos?
É esperado que os estudantes reconheçam a linguagem corporal, além das expressões faciais: nos animais, a posição de ataque, e na mãe, o gesto para parar e mão na cintura.
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MANUAL DO PROFESSOR
Compreensão de textos
Após a leitura e antes de iniciar os trabalhos com o estudo do texto, certifique-se de que os estudantes entenderam a história. Pergunte-lhes: Quem é a personagem? Onde ela está? O que está fazendo? Por que se escondeu por trás de sua mãe? Espera-se que os estudantes sejam capazes de responder a essas questões. Se for necessário, peça a eles que voltem ao texto antes de respondê-las - estratégia utilizada pelos leitores eficientes para garantir a retomada e a compreensão de aspectos do texto.
Solicite aos estudantes que observem a forma como o braço esquerdo da mãe de Chico Bento (dona Cotinha) foi desenhado e verifique se identificam um movimento para cima e para baixo para espantar a vaca. Peça que reproduzam esse movimento e confirmem se a intenção fica clara na representação do quadrinho.
Compreensão de textos
No caso da HQ, tomando como princípio que a leitura deve ser feita da esquerda para a direita, é importante que os estudantes compreendam que os quadros se relacionam uns com os outros e que a interpretação quadro a quadro representa um sentido literal. É por meio do domínio dessa estratégia que os estudantes podem ampliar suas possibilidades de compreensão estabelecendo inferências, o que caracteriza o entendimento do sentido não literal.
A interpretação, tanto do sentido literal como do não literal, contribui para o processo de compreensão de um texto. A disposição das HQs exige um trabalho cognitivo mais complexo por parte do leitor, pois é necessário ativar estratégias de leitura que possibilitem a reconstrução e o preenchimento de lacunas do fluxo narrativo, por exemplo, como Chico Bento se safou da mamãe pata? Ao encontrar os cabritos, ele parece bastante calmo. Como ele se acalmou? Quanto tempo levou para se refazer do susto?
Uma interessante discussão sobre o uso de HQ na educação pode ser lida em:
Ferreira; Godoy; Mendes; Tocantins. Processos de compreensão da história em quadrinhos em um protocolo de leitura. Educação em Debate, v. 35-38, n. 66-71, 2013-2016, pp. 195-208. Disponível em: https://oeds.link/rD6E9G. Acesso em: jul. 2021.
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Que curioso!
Quem criou Chico Bento foi Mauricio de Sousa, cartunista e criador da Turma da Mônica. Você sabia que a primeira personagem que ele criou, em 1959, foi o cachorrinho Bidu? Depois vieram Franjinha, Cebolinha e o restante da turma.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Seu professor fará uma leitura. Preste atenção à entonação que ele utiliza para ler a representação dos sons feitos pelos animais.
- Observe que, em alguns momentos, os sons que os animais fazem estão escritos sem a utilização de balões. Isso significa que o som está meio "espalhado" pela cena, não se sabe ao certo qual dos animais está emitindo cada som.
- Quando os sons, assim como as falas, aparecem dentro de um balão, eles estão direcionados a uma personagem específica.
2 Forme um grupo, dividam os papéis e façam uma nova leitura. Dessa vez, cada estudante representará uma das personagens.
- Prestem muita atenção à relação entre o tamanho e a quantidade de letras de cada palavra e a intensidade do som que elas representam.
- Levem em conta o significado dos diferentes formatos dos balões de fala utilizados.
Dica: Fiquem atentos aos sons que aparecem meio escondidos, como DLING LING e VUP. Esses sons podem ser feitos por outro colega, enquanto um lê a fala de uma personagem.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreensão de textos
Aproveitando a leitura do quadro "Que curioso!", abrimos um parêntese para ressaltar a importância específica da biografia como instrumento educativo, tratada pelo professor adjunto na Faculdade de Educação da Uerj, Jonaedson Carino, em sua tese "A biografia e sua instrumentalidade educativa". Segundo ele, é nos exemplos de vivências humanas reais que a educação vai buscar os modelos com os quais procura forjar a imagem de pessoa a ser formada.
Por isso, sugerimos que identifique um momento oportuno para trazer mais informações sobre o cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Sousa.
Ao humanizar o escritor, por meio de sua história (criança observadora, trabalhou muito, por exemplo) e informar que grande parte dos personagens por ele criados foram inspirados em pessoas e animais que fizeram/fazem parte de sua vida, os estudantes podem se sentir motivados, curiosos e, principalmente, inspirados a perceber a si e ao outro como um universo rico e único.
Mauricio de Sousa nasceu na cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo. Desde pequeno, sua brincadeira favorita era desenhar. Criou a "Turma da Mônica" e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira no 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
Chico Bento foi inspirado em seu avô. Verifique se os estudantes conhecem as personagens Bidu, Franjinha e Cebolinha. Bidu, a primeira personagem publicada, é um cão azul, inspirada no cachorrinho que o autor tinha quando era criança e que se chamava Cuíca. Na época, em 1960, cuíca era uma gíria que significava esperteza. Bidu também é uma gíria e significa sabichão. Bidu é o cachorrinho do Franjinha, personagem que adora experiências científicas e foi inspirada em um sobrinho de Mauricio de Sousa, Carlinhos.
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Atividade 1
Ao fazer sua leitura oral, apresente-se como modelo leitor. Considere todos os elementos da narrativa, deixando clara para os estudantes a relação entre os sinais gráficos: pontuação, balões, fontes das letras e a variação na entonação, no ritmo e na velocidade da leitura.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Proponha aos estudantes que representem, de forma lúdica, os animais e as mudanças de humor/comportamento que eles apresentam no decorrer da narrativa, em função das ações do Chico Bento.
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Compreender o texto
3 Quem são as personagens humanas dessa história em quadrinhos?
Chico Bento e a mãe dele.
4 Em que ambiente se passa essa história em quadrinhos: no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
No campo. Espera-se que os estudantes percebam que a história se passa no campo ao identificarem os animais presentes, os elementos da natureza e a variedade linguística utilizada pelas personagens.
5 Numere os quadrinhos de acordo com a sequência em que os filhotes aparecem na história.
- 2 patinhos
- 4 bezerro
- 1 pintinhos
- 3 cabritos
6 Qual era a intenção de Chico Bento ao se aproximar dos filhotes? Queria fazer carinho neles.
- Como os filhotes reagiam? Eles gostavam dos carinhos de Chico Bento.
-
O que acontecia quando Chico se aproximava dos animais?
A mãe ou o pai dos filhotes aparecia para defendê-los, atacando Chico Bento.
-
Explique por que os animais adultos tinham essa reação.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que os animais temiam que Chico Bento fosse ferir seus filhotes de alguma forma e que atacavam o menino para defendê-los.
7 O quinto quadrinho é o único em que a fala das personagens é finalizada de forma diferente. Observe e responda:
-
Por que a fala dos patinhos termina com ... (reticências)?
O autor interrompe a fala e coloca as reticências para que o leitor subentenda ou imagine que a fala dos patinhos continua.
-
Por que, em todos os outros quadrinhos, as falas são finalizadas com ! (ponto de exclamação)?
Porque, em todas as falas, as personagens representam algum tipo de emoção.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP14, EF15LP15, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP22.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividades 3, 4 e 5
Essas atividades sistematizam as questões trabalhadas oralmente durante a leitura (personagens, ambiente em que se passa a história e organização dos fatos de acordo com a entrada de animais em cena). Aproveite a oportunidade para conversar sobre outros elementos da zona rural e ressalte os pés descalços do Chico Bento. Mauricio de Sousa considerava que esse detalhe caracterizaria um morador da zona rural, o que não corresponde à realidade atual.
Atividade 6
Para a realização dessa atividade, organize a conversa coletiva, lembrando as regras que vocês estabeleceram juntos. Esclareça aos estudantes que a palavra "intenção" significa o que Chico Bento pretendia ao se aproximar dos filhotes.
Quanto ao item c desta atividade, esclareça aos estudantes que explicar significa tornar claro, fazer entender algo (lembramos ao professor que explicar é uma habilidade que deve ser ensinada). Amplie a atividade desafiando os estudantes: Como vocês explicariam as cenas para uma pessoa que não pode ver as ilustrações?
Atividade 7
Ao chamar a atenção para a pontuação utilizada no quadrinho em destaque, questione o que os estudantes subentendem que continua na "fala" dos filhotes.
As reticências podem ser utilizadas para:
- interromper fala ou pensamento de forma que o leitor tenha que imaginar o que virá na sequência;
- indicar hesitações na fala;
- indicar trechos suprimidos de um texto.
Consideração sobre dificuldade
Caso algum dos estudantes tenha dificuldade de lembrar a ordem em que os animais aparecem na narrativa, solicite que reconte a história. Perceba se os estudantes são capazes de fazer uma síntese, com as reações adequadas dos animais, mesmo que numa ordem incorreta.
Para retomar a ordem dos fatos, questione: Quais foram os primeiros filhotes que Chico Bento encontrou? Qual a última mãe que enfrentou? Retome então os cenários da narrativa: cerca/pintinhos, lago/patinhos, perto da árvore/cabritos, ao descer da árvore/bezerros, na tentativa de auxiliar na reconstrução da narrativa. Retome o texto se necessário.
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8 O que os animais estariam tentando dizer a Chico Bento? Escreva uma frase que traduza cada um dos quadrinhos.
-
As respostas apresentadas são sugestões.
Solte meu filhote!
- Vá embora daqui!
-
Tire a mão de meu bezerro!
Nas histórias em quadrinhos, a imagem se une ao texto escrito para dar sentido ao que está sendo contado. Elementos como os balões, os destaques nas letras, os traços e as expressões das personagens ajudam a construir esse sentido.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Para orientar a tradução da voz do animal para a fala da personagem por meio da escrita, estimule os estudantes a observar os recursos gráficos utilizados: pontuação, fonte das letras, o uso, ou não, de balões de fala. Se considerar oportuno, oriente os estudantes a transcreverem as ações com diálogo, utilizando verbos de locução adequados à cena, como nos exemplos abaixo:
A dona Galinha reclamou:
- Solte o meu filhinho!
A dona Pata (ou senhor Pato) gritou:
- Saia já daqui, deixe meus patinhos em paz!
Dessa maneira, você os ajuda a relembrar os sinais de pontuação e a forma de organizar as frases.
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9 Observe os quadrinhos abaixo e responda às questões.
-
Qual é o sentimento de Chico no primeiro quadrinho? Explique.
Medo. Chico está se escondendo atrás da mãe. A mão sobre a boca e as gotinhas de suor acima de sua cabeça também indicam esse sentimento.
-
Qual é o volume da voz da mãe de Chico Bento? Justifique.
Ela está gritando. O formato dos balões, a expressão do rosto dela e o destaque na palavra "Sai!" no segundo quadrinho indicam isso.
Ampliar o vocabulário
10 Você sabe o nome dos sons dos animais que aparecem na história em quadrinhos que você leu? Ligue o nome do animal ao som que ele faz, conforme o modelo.
Para ler em casa
A história em quadrinhos (HQ) que você leu é bastante divertida e mostra que filhotes precisam ser protegidos, sejam humanos, sejam animais. É por isso que sempre deve haver um adulto por perto.
Leia a HQ para um adulto que cuida de você e converse com ele sobre algum episódio em que agiu como Dona Cotinha e os animais adultos da história, defendendo-o de algum perigo ou livrando-o de alguma enrascada.
Escolha a história mais interessante e conte-a à sua turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulárioHabilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 9
Nessa atividade, os estudantes avaliarão a reação de Chico Bento, baseando-se nas linguagens verbal e não verbal apresentadas nos últimos quadrinhos. Espera-se que observem que Chico Bento sentiu medo e percebeu que ser um filhote lhe trazia uma grande vantagem: sua mãe também o defenderia de um possível agressor. Verifique se reconhecem o tipo de balão de fala utilizado para representar a fala da dona Cotinha e se percebem o efeito de sentido da palavra sai, apresentada repetidamente e em destaque.
Chame a atenção para a expressão facial, corporal e a representação do tom da fala, além da representação do movimento do braço esquerdo da mãe.
Atividade 10
Amplie a proposta apresentando o áudio de alguns animais e desafiando os estudantes a adivinharem o nome do animal que emite o som apresentado, ou apresentando imagens do animal e perguntando o som que ele faz, ou ainda dizendo o nome do som para que os estudantes pesquisem ou infiram o animal que o emite. Veja alguns exemplos:
- burro: zurra, cachorro: late, cavalo: relincha, cigarra: canta, cobra: sibila, galo: canta, galinha: cacareja, gato: mia, inseto: zumbe, leão: ruge, lobo: uiva, sapo: coaxa, tigre: ruge.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. É importante preparar os estudantes para a atividade e estimular, sempre que possível, a participação dos familiares. Nesta oportunidade, reforce o caráter lúdico da leitura e a possibilidade de retomar momentos engraçados em que os estudantes necessitaram de proteção contra animais ou acidentes. Combine uma data para que os estudantes possam compartilhar suas histórias.
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Estudo da língua Variação linguística
1 Observe a fala de Chico Bento.
"Nada como às veiz tamém sê um fiotinho!"
-
A palavra filhotinhos, no título do texto, e a palavra fiotinho, na fala de Chico Bento, significam a mesma coisa?
Espera-se que os estudantes percebam que sim.
-
Qual é a diferença na forma como são escritas?
Espera-se que os estudantes constatem que, no título, a segunda sílaba é formada com lh. Provavelmente, apontarão também o plural como diferença. Explique-lhes que o título se refere a muitos filhotes, e a fala de Chico Bento, a um só (ele mesmo).
O modo de falar e de escrever que se aprende na escola é chamado de variedade urbana de prestígio.
Você emprega essa norma, por exemplo, em suas provas, ao escrever um bilhete para o professor, ao conversar com ele etc.
Mas há outras variedades de linguagem que também são importantes.
Filhotinho é a forma determinada pela variedade urbana de prestígio.
Fiotinho é a forma usada na comunidade em que Chico Bento vive.
É importante valorizar e trabalhar a variação e a heterogeneidade linguísticas.
-
De acordo com o dicionário, como devem ser escritas estas palavras da fala de Chico Bento: veiz, tamém, sê?
Vez, também, ser.
-
Você conhece alguém que fala de modo parecido com o de Chico Bento ou com o da mãe dele? Quem?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Variação linguística
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP11.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Dino Preti, em sua obra "Sociolinguística: os níveis da fala. Um estudo sociolinguístico do diálogo na literatura brasileira" (São Paulo: Edusp, 1994), apresenta um estudo sobre a questão da variedade linguística. Para ele, a variação linguística abrange dois amplos campos: variedades geográficas e variedades socioculturais. As variedades geográficas são responsáveis pelos chamados regionalismos, provenientes de dialetos e falares locais. As variedades socioculturais acontecem dentro da linguagem de uma comunidade específica.
O autor afirma ainda que, como a língua padrão, o dialeto culto serve às intenções do ensino, pois padroniza a língua e cria condições ideais de comunicação entre as várias áreas geográficas, propiciando aos estudantes condições para a leitura e a compreensão de textos literários e científicos. Entre os falantes de uma língua é inculcada a ideia de que o dialeto padrão é o dialeto social ideal e correto e que o dialeto popular seria uma deturpação do primeiro. É preciso que se diga, contudo, que a Sociolinguística não aceita essa discriminação, pois vê na concorrência de ambos os dialetos sociais um processo natural de variação linguística que atende às diversas situações de comunicação de seus usuários.
Atividade 1
Pela observação da fala das personagens da HQ, pretende-se que os estudantes percebam a diferença dos falares apresentados, reflitam sobre eles e estabeleçam em quais situações comunicativas eles podem ser usados. Cabe à escola identificar o dialeto usado na comunidade em que está inserida e promover o debate, a reflexão sobre suas diferenças e, sem discriminação, fazer com que os estudantes avancem em seus conhecimentos e usos das variedades de prestígio da língua.
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2 Agora, releia as falas da mãe de Chico Bento.
-
É possível entender o sentido da frase dita por ela no primeiro balão? Por quê?
Espera-se que os estudantes percebam que sim, pois há muita semelhança sonora e gráfica entre a forma prevista na norma culta (deixa, de, amolar, filho) e aquela empregada pela mãe de Chico Bento.
-
Ela utiliza a mesma variedade empregada por Chico Bento porque:
- gosta de imitar o filho.
- X pertence à mesma comunidade que o menino e está na mesma situação social que ele.
- quer que Chico perceba que a fala dele está errada.
-
Observe a forma como o braço esquerdo da mãe de Chico Bento foi desenhado no quadrinho. O que isso significa?
Significa que ela está movimentando o braço para cima e para baixo para espantar a vaca.
- Observe a expressão do rosto de Chico Bento. Escreva o que ele poderia estar pensando.
Dica: Utilize a variedade linguística adequada.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
A identificação da fala da mãe de Chico Bento também retrata a comunidade onde eles estão inseridos. É preciso reforçar com os estudantes que as formas como as personagens se expressam também servem à comunicação, não devendo ser vistas como um erro, pois estão adequadas à situação comunicativa.
A respeito das variedades linguísticas, reforçamos a recomendação da Base Nacional Comum Curricular:
Cabem também reflexões sobre os fenômenos da mudança linguística e da variação linguística, inerentes a qualquer sistema linguístico, e que podem ser observados em quaisquer níveis de análise. Em especial, as variedades linguísticas devem ser objeto de reflexão e o valor social atribuído às variedades de prestígio e às variedades estigmatizadas, que está relacionado a preconceitos sociais, deve ser tematizado. (BRASIL, 2018, p. 81).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/y1Ba1N.
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3 Marina viu tudo o que aconteceu com Chico Bento e mandou mensagens para o celular da amiga contando a ela. Leia as mensagens de Marina.
-
Nas mensagens de Marina, foi usada uma linguagem formal ou informal? Explique.
Informal, o que é possível perceber pelo uso da abreviação "vc"; de termos coloquiais, como "fico"; da gíria "legal"; e do vocativo "Paulinha", no diminutivo, que revela uma linguagem informal.
-
Você acha que Paulinha vai entender o sentido das mensagens que recebeu? Por quê?
Os estudantes devem perceber que sim, pois a forma como as mensagens foram escritas se aproxima da que está prevista na variedade urbana de prestígio (ficou). Além disso, o uso da abreviação "vc" é comum na comunicação por meios digitais.
-
Marina cometeu um erro ao enviar à amiga a mensagem escrita dessa forma? Por quê?
3. c) Espera-se que os estudantes concluam que não, pois a mensagem está adequada à situação comunicativa e ao meio de comunicação utilizado.
-
A professora de Marina pediu a cada estudante que escrevesse algo interessante que aconteceu em seu dia. Leia o que Marina escreveu.
- Nesse texto, Marina usou uma linguagem formal ou informal? Explique. Espera-se que os estudantes concluam que ela usou uma linguagem formal, de acordo com o que é previsto na variedade urbana de prestígio.
- Converse com os colegas: Marina poderia ter escrito, na atividade escolar, da mesma forma que escreveu nas mensagens do celular? Por quê? Espera-se que os estudantes concluam que não, pois no contexto escolar é adequado utilizar uma linguagem formal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
A atividade propõe a análise comparativa entre a linguagem informal e a formal.
É importante ressaltar a força da palavra falada, não só como ferramenta de comunicação, mas também como uma forma de estabelecer relações e permitir que as pessoas se entendam.
Questione: Quando conversamos pessoalmente com uma pessoa, além das nossas palavras, o que mais pode passar a mensagem que desejamos? Chame a atenção para a combinação entre palavras, tom de voz, gestos, expressões faciais.
Retome a fala do Chico Bento, como exemplo de que cada grupo de pessoas (comunidade) acaba tendo um jeito próprio de falar. Aproveite para trazer questões linguísticas marcantes da sua região, em comparação a outras.
Aproveite o exemplo dado, logo no início da atividade: a mensagem de celular. Chame a atenção para a linguagem coloquial com o uso do nome no diminutivo, que caracteriza proximidade, da palavra fico, em vez de ficou, a abreviação vc, a palavra legal, que é uma gíria, e a expressão de tristeza, que dá mais força para o texto: "não foi nada legal!"
Reforce que se trata de um registro escrito, porém informal, por ser uma mensagem pessoal, rápida e por meio de uma ferramenta digital, na qual é comum esse tipo de comunicação.
Faça a comparação do texto inicial com o texto final, solicitado pela professora de Marina.
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Oficina de criação História em quadrinhos
Leitura
Leia esta história em quadrinhos.
Vamos explorar a história em quadrinhos
1 Na história, um homem realiza ações em benefício de cada uma das personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Que ações são essas?
Pendurar um balanço, fazer sombra, dar frutas e pendurar rede.
2 Ao realizar essas ações, o homem tenta substituir um elemento da natureza. Qual? Uma árvore.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - História em quadrinhos
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Atividade preparatória
Relembre a turma sobre as características de uma HQ: história narrada por meio de desenhos e textos em sequência, com a fala das personagens - fala normal, gritos, pensamentos e onomatopeias - comunicada para o leitor por meio de balões com textos. Reforce que se trata da utilização de diferentes linguagens: a verbal (palavras) e a não verbal (ilustrações e recursos gráficos).
Espera-se que os estudantes já tenham contato com textos desse gênero e, portanto, estejam familiarizados com alguns desses recursos. Se necessário, disponibilize revistas em quadrinhos para que eles se inspirem na criação de sua HQ.
Peça aos estudantes que façam uma leitura individual e silenciosa da HQ e, em seguida, expliquem a cena de cada quadro. É importante que percebam como o quadrinista representou cada situação: as cores, as expressões das personagens, os recursos gráficos (como os pequenos riscos próximos às personagens para representar os movimentos do corpo e gotas para representar o suor do esforço físico). Quanto aos balões, dê especial atenção ao do quarto quadrinho, que substitui as palavras e pode ser traduzido por "Quero três maçãs". Nesse quadrinho, particularmente, há a síntese de duas informações: primeira, a personagem que acompanha o homem é a conhecida comilona Magali, portanto faz muito sentido que justamente ela tenha se preocupado com a comida; segunda, ela provavelmente pediu ao homem que comprasse maçãs por ter sido uma macieira a árvore derrubada por ele.
Atividade complementar
Explore com os estudantes os elementos fundamentais da narrativa em quadrinhos apresentada. Registre essas informações na lousa para que eles possam consultá-las durante o planejamento da HQ que vão produzir.
- Enredo: A turma da Mônica faz com que um homem que cortou uma árvore (talvez uma macieira) tente substituí-la.
- Personagens: Cebolinha, homem, Cascão, Mônica e Magali.
- Tempo: durante um dia de sol.
- Lugar: um parque (bairro do Limoeiro) e uma feira livre.
- Desfecho: diante do esforço que precisa fazer para substituir uma árvore, o homem parece arrependido por tê-la cortado.
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3 A substituição foi bem-sucedida? Qual é a mensagem da história?
Não. Espera-se que os estudantes percebam alguns dos benefícios que uma árvore pode trazer e compreendam a importância de preservá-la.
Vamos criar
4 Crie uma história em quadrinhos.
- Escolha um tema para sua história.
- Você pode mostrar a importância das árvores, explicar por que elas são necessárias nas cidades e o que podemos fazer para preservá-las.
- Ou escrever sobre a importância dos animais para o ser humano, sejam domésticos, sejam selvagens.
- A história precisa ter uma situação inicial, um desenvolvimento e uma situação final.
- Escreva o que sua personagem diz ou pensa sobre o tema.
- Desenhe a história em uma folha avulsa. Depois, desenhe os balões e copie dentro deles as falas que você escreveu para a personagem.
- Crie também um título para sua história em quadrinhos.
5 Releia sua história.
- Verifique se não esqueceu algum detalhe importante.
Apresentação e avaliação
6 Passe a limpo sua história em quadrinhos.
7 Coloque-a no mural para que outros estudantes possam lê-la.
8 Faça sua avaliação e converse com seus colegas e professor sobre como foi a experiência de produzir uma história em quadrinhos.
- Sua história foi compreendida?
- Você teve dificuldade em organizar a sequência de acontecimentos?
- As falas estão legíveis nos balões?
- Você ficou satisfeito com o resultado?
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos criarSe em sua escola houver computadores conectados à internet para uso dos estudantes, providencie uma aula para que eles naveguem no site https://oeds.link/MxUQO4. Acesso em: jul. 2021. Nele há centenas de tirinhas e histórias em quadrinhos disponíveis gratuitamente. Com o auxílio dos estudantes, faça um levantamento dos elementos que compõem os quadrinhos: balões; onomatopeias; a fala do narrador - que, muitas vezes, aparece no canto superior, em um boxe, etc.
Os estudantes podem criar personagens ou utilizar as que já conhecem das HQs para participarem da história que vão criar.
Consideração sobre dificuldade
Produção de escrita
Como ainda é o início do 3o ano, se julgar pertinente, para os estudantes com maior dificuldade, você pode abrir a possibilidade de criar somente uma tirinha (com três ou quatro quadrinhos). Também é possível criar a história em quadrinhos em duplas. Como essa produção será exposta, as duplas podem fazê-la em meia cartolina.
É imprescindível que os estudantes façam um rascunho da produção. Primeiro precisam definir o roteiro: diálogos, personagens, cenário, para depois montarem a história em quadrinhos. Retome os elementos da narrativa destacados durante a análise da HQ apresentada. Nesse processo, sua orientação é indispensável para sugerir ou corrigir o que for necessário. Verifique a versão final e aponte o que pode ser melhorado. Esse trabalho prévio garante resultados satisfatórios.
Após a exposição no mural da escola, as histórias em quadrinhos podem ser agrupadas formando um "gibizão", que pode ficar na classe para os estudantes lerem ou ser doado à biblioteca. Se em sua escola não há esse espaço, exponha as produções no pátio ou nos corredores.
Valorize esse momento, em que os estudantes, além do escrutínio da comunidade escolar, podem ter uma avaliação dos colegas que efetivamente participaram da produção da oficina. Em primeiro lugar, é importante que os estudantes façam a reflexão sobre a própria participação nos trabalhos; mas é extremamente positivo que possam também compartilhar suas opiniões sobre os trabalhos de toda a classe, como forma de valorizar o trabalho do grupo, aprender com as realizações, e compartilhar dificuldades e estratégias de resolução.
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Produção oral Conversa telefônica
Você vai participar de uma conversa telefônica sobre uma notícia.
Planejamento
1 Leia a notícia.
Morre orangotango que se comunicava por linguagem de sinais
Chantek tinha 39 anos e era um dos orangotangos machos mais velhos na América do Norte. Tinha problemas no coração, mas a causa da morte não foi descoberta
Chantek, um orangotango macho que aprendeu a se comunicar pela linguagem dos sinais, morreu nesta segunda-feira, aos 39 anos, nos Estados Unidos, anunciou o zoológico de Atlanta. Os veterinários do zoo vinham tratando o animal por uma enfermidade cardíaca, mas ainda não se sabe a causa do óbito.
O orangotango nasceu em Atlanta, no Yerkes Language Research Center, onde aprendeu a linguagem dos sinais (ASL, na sigla em inglês). Chantek era um dos orangotangos machos mais velhos na América do Norte e foi tema de um documentário de 2014 intitulado The Ape Who Went to College (O símio que foi à faculdade, em português).
O animal se mudou para o zoológico de Atlanta em 1997. A instituição disse que Chantek "usava a ASL com frequência para se comunicar com seus cuidadores, com os quais desenvolveu estreitos laços pessoais" ao longo dos anos. "Era tímido" para se comunicar "com pessoas que não conhecia e, frequentemente, escolhia formas de comunicação mais típicas dos orangotangos", como gestos e vocalizações.
O zoológico de Atlanta anunciou em setembro de 2016 que os veterinários haviam começado um tratamento para a doença cardíaca de Chantek. [...] Como a maioria dos pacientes cardíacos humanos, o primata fazia uma dieta saudável e com baixo teor de sódio.
Disponível em: https://oeds.link/HQjGik. Publicada em: 8 ago. 2017. Acesso em: 13 jul. 2021. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Conversa telefônica
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP11, EF35LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Leia a notícia para os estudantes em voz alta. Depois, proponha a leitura em duplas.
Se considerar oportuno, retome do "Quadro de descobertas" os elementos de uma notícia para, com base neles, propor a análise do texto apresentado.
- O que aconteceu? Morreu um orangotango.
- Com quem? Um orangotango especial, que aprendeu a língua de sinais e foi assunto de um documentário.
- Quando aconteceu? Na segunda-feira.
- Onde? Em Atlanta, nos Estados Unidos.
- Por quê? Ele era cardíaco, recebia cuidados e fazia dieta.
- Como? Ainda não se sabe a causa da morte.
Informe que farão uma conversa telefônica e que as regras, criadas para que todos possam falar e ser ouvidos, precisam ser respeitadas.
Conversa telefônicaAtividades 4 e 5 (p. 98)
Oriente os estudantes a pensar individualmente nas possibilidades de assuntos e conversas que a notícia pode gerar. Avise-os de que suas reflexões serão úteis nas simulações das conversas telefônicas que farão. Outra proposta é que os estudantes assumam papéis de diferentes pessoas que poderiam estar envolvidas na notícia: o diretor ou diretora do zoológico, o tratador, um biólogo, um veterinário, um especialista em língua de sinais, entre outros. No momento das simulações das conversas telefônicas, chame os estudantes de dois a dois e explique o papel que cada um vai desempenhar. Se achar conveniente, promova a primeira conversa telefônica entre você e um dos estudantes, servindo de exemplo.
Proponha variações de assuntos e motivos da conversa: a comunicação por sinais, a dieta, a doença, os medicamentos, a comunicação com outros animais, entre outras.
Utilize objetos dos próprios estudantes para fazer de conta que são telefones, como estojos, por exemplo. Se houver a possibilidade, também podem ser utilizados aparelhos telefônicos ou celulares reais.
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2 Qual é o assunto da notícia?
A morte de um orangotango que era capaz de se comunicar pela linguagem de sinais.
3 Converse com seus colegas: você sabia que um orangotango podia se comunicar pela linguagem de sinais? O que pensa sobre isso?
Resposta pessoal.
Conversa telefônica
4 Prepare-se para encenar uma conversa telefônica sobre a notícia.
- Pode ser com um colega de turma ou com alguém da instituição citada na notícia.
- Pense no assunto e no motivo da conversa. Pode ser para comentar a notícia ou buscar mais informações sobre o orangotango.
5 Simule a conversa telefônica.
- Ao ser chamado pelo professor, fique atento às orientações dele.
- Preste atenção ao que a pessoa que está conversando com você diz e escolha os melhores momentos para falar, evitando interrompê-la.
Importante!
Dependendo da pessoa com quem você está falando, a variedade linguística pode mudar. Pode ser bem informal (com um colega de turma, por exemplo); ou terá de ser a variedade urbana de prestígio (se você estiver falando com alguém que não conheça).
Avaliação
6 Preencha o quadro a seguir. Respostas pessoais.
Avaliação da conversa telefônica | Sim | Não |
---|---|---|
Foi fácil manter a conversa? | ||
Você considera que se comunicou adequadamente em relação à variedade linguística? | ||
Precisou repetir alguma fala para que a outra pessoa compreendesse? | ||
Você conversou num ritmo adequado? |
MANUAL DO PROFESSOR
AvaliaçãoAtividade 6
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF03LP01, EF03LP02, EF03LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Converse com os estudantes sobre palavras inventadas que acabam sendo utilizadas no dia a dia de muitas pessoas. Normalmente, essas palavras nomeiam coisas e interferem na forma de o indivíduo pensar, perceber a realidade e se comunicar, ou se ligar a determinados grupos sociais.
Chame a atenção para a palavra neologismo.
Explore a tirinha apresentada na atividade retomando os elementos estudados anteriormente, questionando os estudantes:
Qual o enredo apresentado na tirinha? Quem é a personagem? Onde se passa a ação? Qual o desfecho? A tirinha conta a história da criação de uma nova palavra (neologismo).
Verifique se os estudantes conhecem outros exemplos de neologismos como: uma palavra que já existe e ganha outro significado, como dar zebra/dar ruim, que significam "dar errado". Também há exemplos em que uma palavra nova é criada a partir de outra, como clicar (pressionar um botão virtual), deletar (apagar ou esquecer) ou ainda, como a apresentada na tirinha, sextou.
Atividade 1 (p. 99)
Proponha a atividade de modo que os estudantes fiquem livres para criar novas palavras. Convide-os a apresentar as palavras criadas e compartilhar com a turma o processo utilizado para inventá-las.
A seção também é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem, em especial em relação ao desenvolvimento de vocabulário.
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Conhecer mais palavras
Que curioso!
Você já percebeu que surgem palavras novas que passam a ser utilizadas por determinado grupo? São os neologismos.
Observe a tirinha abaixo.
1 Crie neologismos para as situações abaixo. As respostas são sugestões.
- Amor por animais animamor
- Medo de peixes meixes/peixedo
- Com vontade de fazer xixi xixizado
- Brilho no olhar brolhar/brilholho
- Botar um ovo botovar
- Não fazer birra desbirrar
2 Com a colaboração de toda a turma, conte uma história utilizando neologismos que vocês criaram.
Sugestão para o início: Era uma vez um animal da floresta que estava xixizado...
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 3
Animais
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "animais" (considerando sua diversidade e sua interação com os seres humanos);
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como notícia e história em quadrinhos;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e o conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como os sons nasais e as variações linguísticas);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções.
- elaborar produção escrita (notícia e história em quadrinhos) e produção oral (participar de uma conversa telefônica simulada), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.