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UNIDADE 4 Monstros e outras criaturas
É muito comum encontrar histórias sobre monstros e criaturas estranhas em livros, filmes e desenhos animados. Ou você mesmo pode desenhar uma criatura monstruosa... Já pensou?
A ilustração abaixo foi inspirada em um desenho de uma menina de 10 anos, a Júlia. Sobre esse desenho, ela disse: "Era uma menina muito alegre, mas mal sabiam as pessoas que tinha um segredo dentro dela...". Observe a ilustração e descubra qual era esse segredo.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 4
Monstros e outras criaturas
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender gêneros textuais, como instruções de montagem e receita culinária, além de narrativa ficcional, relatório, vlog de culinária e notícia.
- Desenvolver a habilidade de ler com prosódia, respeitando o valor expressivo dos sinais de pontuação, a expressão, o fraseamento, a entonação e o ritmo.
- Desenvolver vocabulário receptivo e expressivo.
- Produzir em equipe vlog de culinária.
- Desenvolver processos de compreensão textual: localizar informação explícita; fazer inferências; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. Identificar diferentes tipos de sílaba (V, VC, CV, CVC, CVV etc.).
- Distinguir dígrafos e encontros consonantais, realizando a separação de sílabas nas palavras.
- Inferir significado de palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas.
- Produzir relatório. Desenvolver o hábito de reler para revisar o texto escrito fazendo uso de conhecimentos linguísticos e gramaticais. Organizar e apresentar jornal falado.
- Organizar e participar de uma enquete.
O tema "monstros e outras criaturas" apresenta sempre questões interessantes. A primeira delas é: Devemos expor as crianças a situações em que devem falar de seus medos e angústias? Lidar com o medo é fundamental para o desenvolvimento saudável do ser humano. E as crianças buscam o enfrentamento de experiências difíceis e necessárias para a construção de seu repertório de sentimentos e para que aprendam a expressar suas emoções.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP014 deste Manual do Professor.
As indicações a seguir referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta Unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Qual é o segredo da menina? Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes indiquem algo monstruoso/ misterioso/diferente dentro dela.
- Como você acha que Júlia fez esse desenho? Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que Júlia fez o desenho em uma folha dobrada, de modo que a parte monstruosa do corpo da menina ficasse escondida e somente aparecesse quando a folha fosse desdobrada.
- Qual é o monstro ou a criatura que mais lhe dá medo (pode ser de uma história, um filme, um desenho etc.)? Descreva-o para seus colegas. Resposta pessoal.
- Se você fosse desenhar um monstro, como ele seria? Resposta pessoal.
Desafio
Que tal criar uma dobradura de monstro como a da Júlia? Siga as orientações abaixo para aprender como fazer.
1. Dobre a folha de papel ao meio.
2. Dobre uma das partes da folha ao meio novamente.
3. Agora é hora de desenhar seu monstro. Com a parte dobrada do papel voltada para baixo, desenhe a parte do monstro que não é secreta.
4. Abra a dobradura e desenhe dentro dela a parte secreta do seu monstro.
5. Dê um nome para seu monstro. Depois, mostre-o para a turma e veja os monstros que seus colegas criaram. Vocês podem fazer uma brincadeira arrepiante!
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF03LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Sobre a relação das crianças com os monstros: crianças muito pequenas pedem para ouvir, ver ou assistir a histórias assustadoras repetidas vezes, porque a cada contato a situação se torna mais previsível e, portanto, mais controlada. Funciona como uma espécie de treinamento para situações reais. Já as crianças maiores procuram o enfrentamento de medos cada vez mais complexos e desestabilizadores. Mas, em qualquer faixa etária, a segurança que as crianças sentem em relação ao ambiente e ao afeto dos adultos e a presença da arte e representatividade desse medo são essenciais.
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A imagem de abertura propõe o enfrentamento de contradições pessoais. As questões orais promovem a reflexão a partir da analogia entre o que os outros veem e o que uma menina pode ter escondido dentro de si, para, então, instigar os estudantes a pensar sobre o que lhes causa medo.
Em "Desafio", proponha a leitura coletiva das instruções. Depois, retome cada etapa, solicitando a um estudante que explique, com suas próprias palavras, o que deve ser feito. Auxilie-os se necessário.
De forma lúdica, os estudantes são convidados a criar monstros e a compartilhar o que mais lhes dá medo. Nesse sentido, é possível usar o próprio imaginário para amenizar o que sentem. Brincar com o medo transforma, aos poucos, a criatura que amedrontava em objeto de diversão.
Convide-os a compartilhar o nome de seu monstro e apresentá-lo para a turma, relatando suas características e "maldades". Proponha que, em grupos pequenos, criem diferentes formas de brincar e até que construam narrativas orais envolvendo os diferentes monstros.
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Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é um texto instrucional, isto é, um texto que ensina a fazer alguma coisa.
- Ao ler apenas o título do texto, você consegue saber o que ele ensina a fazer? Sim, um bolo de espantalho de ouro.
- A informação do título é suficiente para uma pessoa decidir se quer ou não fazer esse bolo? Por quê? Não, porque não dá para saber do que o bolo é feito.
- Ao ler o subtítulo do texto, que outras informações você obtém? O tipo/sabor do bolo: de milho com coco.
- Você já preparou algum alimento seguindo instruções? Qual? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura feita pelo seu professor e tente descobrir por que o bolo leva esse nome.
Resposta pessoal. É esperado que os estudantes relacionem o espantalho ao milho e percebam que o milho é dourado e que o fubá representa o pó de ouro.
- Leia silenciosamente e anote as palavras que você não conhece.
- Depois, compartilhe suas anotações com a turma e conversem buscando o significado das palavras que você anotou.
Bolo de espantalho de ouro
Bolo de milho com coco
Ingredientes mágicos:
- 3/4 de xícara de leite de castanha de caju corajoso morno
- 1/2 xícara de milho dourado cozido
- 200 ml (1 vidro pequeno) de leite de coco de nuvem escorrida
- 1/2 xícara de óleo vegetal saltitante
- 3/4 de xícara de açúcar demerara caramelo
- 1 colher (sopa) de vinagre branco de lágrima de gnomo bebê
- 1/2 xícara de coco ralado do Vale do Algodão-Doce sem açúcar
- 1 xícara de fubá pó de ouro
- 1 xícara de farinha de trigo preguiçosa
- 1 colher (sopa) de chia barulhenta
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó multiplicador
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF03LP11,
EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Ler é construir sentidos a partir de um processo de interação entre leitor e texto. Por isso, todo processo de leitura requer o uso de habilidades/estratégias.
As atividades de pré-leitura devem ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o texto que será lido. Tais atividades proporcionarão a aplicação de determinados conhecimentos e a construção de uma (prévia) interpretação sobre o texto. Ao aplicar seus conhecimentos de mundo, o leitor pode antecipar a ideia central ou o tema do texto.
Em "Antes de ler", ao abordar a primeira questão levante hipóteses dos estudantes sobre o texto. Registre na lousa os comentários para que, posteriormente, confirmem ou refutem as próprias opiniões levantadas antes da leitura. Dê continuidade aos questionamentos propostos, de forma que os estudantes percebam que faltam informações: É possível alguém decidir se quer ou não fazer o bolo só pelo título? Leia então o subtítulo, que traz mais informações. Questione: Com base nessas novas informações, é possível perceber que o título dá uma pista sobre o ingrediente principal do bolo? É esperado que os estudantes percebam a relação entre espantalho e milharal.
Em "Durante a leitura", oriente os estudantes sobre o objetivo de ouvir a leitura atentamente: descobrir a razão de o texto ter um título tão diferente.
Faça a leitura oral, apresentando-se como leitor modelo enquanto os estudantes acompanham o texto.
Questione o que os estudantes perceberam de diferente na receita. Inicie uma conversa sobre a forma como os ingredientes são apresentados, sempre atrelados a nomes ou qualidades que remetem o leitor a uma receita encantada, por exemplo: corajoso, saltitante, de lágrima de gnomo bebê, farinha preguiçosa, entre outros.
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Preparo no caldeirão:
1. Preaqueça o forno a 160 ˚C.
2. Unte uma fôrma de 20 cm x 30 cm com óleo e polvilhe com farinha.
3. Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer ou o liquidificador. Passe o líquido pela peneira, para o bolo ficar mais leve.
4. Transfira essa mistura para o liquidificador. Junte o leite de coco, o óleo, o açúcar, o vinagre, o coco ralado e o fubá e bata até formar uma massa homogênea.
5. Adicione, aos poucos, a farinha e a chia. Misture bem.
6. Despeje a massa em uma tigela e adicione o fermento. Misture delicadamente usando uma colher de pau mágica.
7. Com cuidado, despeje a massa na fôrma untada. Peça para um adulto levar ao forno preaquecido e assar por 40 minutos.
8. Retire do forno, decore com coco ralado e sirva.
Rendimento: 15 pedaços
Tempo de forno: 40 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Eliana Trujillo. Leporim: aventuras e receitas da feiticeira vegana. São Paulo: Alaúde Editorial, 2017. p. 35. (Adaptado).
Dica: Para saber se o bolo está no ponto, ao completar 30 minutos de forno, espete um palito na massa até o fundo da fôrma. Se o palito sair seco, o bolo está pronto.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir a leitura do professor, converse sobre o significado das palavras que você anotou.
2 Agora, cada colega vai ler um trecho do texto em voz alta. Acompanhe a leitura e, quando chegar a sua vez, leia com clareza.
3 Leia o trecho abaixo várias vezes em voz alta para aprimorar sua leitura. Perceba como você melhora a cada repetição!
Bata o leite morno.
Bata o leite morno e o milho cozido.
Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer.
Bata o leite morno e o milho cozido utilizando o mixer ou o liquidificador.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Inicie uma conversa sobre os significados das palavras que, por algum motivo, geraram dúvidas e/ou comprometeram o entendimento de todo o texto. Verifique se os estudantes compreendem a xícara e a colher não só como objetos, mas como unidades de medida, convencionalmente utilizadas em receitas.
Verifique se algum estudante pode explicar o que é chia. Explique que é uma semente rica em fibras e vitaminas, muito apreciada por pessoas que desejam uma alimentação mais saudável. Tem um sabor neutro, por isso é utilizada para melhorar a qualidade nutricional de alimentos doces e salgados. Explique também que o açúcar demerara passa por menos processos químicos, por isso é mais escuro e possui algumas vitaminas e minerais.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Questione os estudantes sobre as características de uma leitura clara: tom de voz audível; velocidade adequada; pronúncia nítida de todos os sons que formam as palavras, evitando omissão, acréscimo ou troca de letras; além do respeito à pontuação.
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Torne consciente para os estudantes o objetivo principal da atividade: aprimorar a leitura por meio do treino, da repetição. Se considerar oportuno, forme duplas para que um observe e colabore com a leitura do outro. É importante que os estudantes passem a considerar a importância do treino para concretizar avanços na leitura e, assim, se tornarem gradativamente mais ativos nesse processo. Como professor, sempre que possível, promova atividades similares.
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Compreender o texto
4 Assinale a opção que indica o que é o texto que você leu.
- Um poema sobre bolo de milho com coco.
- X Uma receita de bolo de milho com coco.
- Um manual de instrução para fazer um espantalho de ouro.
5 Marque as informações que podem ser encontradas no texto.
- X Quantidade a ser usada de cada ingrediente do bolo.
- Opinião sobre o bolo.
- X Passos a serem seguidos para preparar o bolo.
- X Tempo que o bolo deve ficar no forno.
6 Releia as informações que você marcou na atividade anterior. Por que a receita apresenta essas informações?
Para explicar de forma clara ao leitor como fazer o bolo de milho com coco.
Os textos instrucionais têm como objetivo explicar ao leitor como fazer algo. A receita culinária é o texto instrucional que ensina como preparar um alimento.
Na receita culinária, as informações precisam ser escritas de forma clara e fácil de entender. Caso contrário, o leitor pode não conseguir preparar o alimento ou o resultado poderá ficar diferente do esperado.
7 Releia o título e o subtítulo da receita.
Bolo de espantalho de ouro
Bolo de milho com coco
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP04, EF15LP03, EF03LP08, EF03LP11, EF03LP16.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Solicite aos estudantes que façam as atividades individualmente. Enquanto trabalham, circule pela sala e verifique se realizam as atividades com facilidade.
Oriente os estudantes que apresentarem dúvidas a reler o enunciado da atividade ou trechos do texto.
Atividade 4
Compreensão de textos
Esta atividade propõe o reconhecimento do texto instrucional, especificamente a receita.
Atividades 5 e 6
Compreensão de textos
As atividades 5 e 6 abordam, respectivamente, as informações fundamentais e a função do gênero receita, para o que essas informações servem. A partir delas, questione: Para quem o texto foi escrito? É importante que os estudantes reconheçam que a receita foi feita para qualquer pessoa que deseja fazer o bolo de milho com coco. Em quantas partes esse texto está dividido? Em três partes: título, ingredientes e modo de preparo.
É necessário que os estudantes compreendam a linguagem utilizada nas receitas culinárias e a estrutura básica em que se organizam, isto é, um bloco no qual os ingredientes são listados com suas respectivas quantidades e outro em que se apresenta o modo de fazer, com as instruções a serem seguidas.
Aproveite para explorar o vocabulário do primeiro bloco de texto, como colher de sopa, xícara, as indicações de quantidade, como 1/2, 3/4, e as unidades de medida convencionais e não convencionais: xícara, colher, mL.
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-
Qual deles parece ser o nome de uma receita mágica? Por quê?
O título Bolo espantalho de ouro, pois está relacionado à fantasia, à imaginação.
-
Por que a receita tem um subtítulo com o nome verdadeiro da comida?
Para o leitor saber qual é o alimento que será preparado.
Espera-se que os estudantes percebam que o subtítulo é claro e indica qual receita será ensinada.
8 Releia a lista de ingredientes da receita.
-
Por que eles são ingredientes mágicos? Explique com exemplos do texto.
Espera-se que os estudantes citem que alguns ingredientes possuem características humanas, como "farinha de trigo preguiçosa", e outros estão relacionados a seres e lugares imaginários, por exemplo, "vinagre branco de lágrima de gnomo bebê".
-
Copie as palavras em destaque nos ingredientes da receita.
Leite de castanha de caju, milho, leite de coco, óleo vegetal, açúcar demerara, vinagre branco, coco ralado, fubá, farinha de trigo, chia, fermento químico em pó.
-
Os ingredientes em destaque na receita podem ser encontrados no mundo real? É possível fazer essa receita?
Os ingredientes em destaque na receita são reais, por isso ela pode ser feita.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Esta atividade aborda o caráter mágico da receita solicitando a identificação dos elementos relacionados ao mundo da imaginação e à fantasia. Já no item b, verifique se os estudantes percebem a necessidade do subtítulo para que a receita seja reconhecida pelo leitor, remetendo à função de um texto instrucional: ensinar alguém a fazer algo.
Atividade 8
Compreensão de textos
A atividade explora a utilização de ingredientes que assumem características humanas e que são relacionados a seres e lugares imaginários. Esse recurso é utilizado para dar um caráter mágico aos alimentos já conhecidos pelos estudantes. Com esses conhecimentos prévios, os estudantes são convidados a inferir se a receita pode ou não ser executada, isto é, se o produto final dela, o bolo de milho com coco, é ou não possível de ser feito.
Procure explorar, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, questões como a importância da quantidade dos ingredientes, dos objetos usados para medir essa quantidade, e a relação entre as quantidades e o resultado esperado.
De acordo com a compreensão dos estudantes, proponha algumas problematizações: Quais são os ingredientes básicos para fazer um bolo? O que acontece se eu não colocar açúcar no bolo? E se colocar açúcar demais? E se eu não colocar fermento? Alguém conhece um bolo que não utiliza fermento? Qual seria o procedimento para fazer metade de uma receita? E para fazer o dobro dela? O que aconteceria com a massa do bolo se eu colocasse o dobro da quantidade de leite que está sendo recomendada?
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9 Releia o modo de preparo da receita.
-
Escreva uma frase do modo de preparo que está relacionada ao mundo da fantasia.
"Misture delicadamente usando uma colher de pau mágica."
-
Escolha uma frase do modo de preparo que está relacionada ao mundo real e registre aqui.
Qualquer outra frase do modo de preparo, diferente da que escreveu no item a, está relacionada ao mundo real.
Geralmente, as receitas culinárias são organizadas em:
- título: nome do prato a ser preparado;
- ingredientes: lista do que vai ser necessário para o preparo;
- modo de preparo: passo a passo com as instruções do que deve ser feito.
10 Releia este trecho da receita.
5. Adicione, aos poucos, a farinha e a chia. Misture bem.
- Nas receitas são usados verbos no modo imperativo, ou seja, que indicam uma orientação ou recomendação. Circule no trecho acima dois verbos que indicam orientações para o leitor. Adicione, Misture
-
Escreva no modo imperativo outros dois verbos presentes na receita.
Sugestões de resposta: preaqueça; unte; despeje; espete.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Compreensão de textos
A atividade explora a única frase do modo de preparo que remete a procedimentos mágicos: "Misture delicadamente usando uma colher de pau mágica.". E desafia os estudantes a encontrar frases em que os procedimentos estão diretamente ligados ao mundo real.
Depois que os estudantes realizarem a atividade, questione: Por que, diferentemente dos ingredientes, no modo de preparo quase todos os elementos fazem parte do mundo real? É esperado que percebam que se trata de uma receita real, o bolo pode ser feito. A presença de muitos elementos mágicos no modo de preparo poderia tornar a receita impossível. Explore esse aspecto.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Desafie os estudantes a modificar as outras frases do modo de preparo da receita lida, criando procedimentos vinculados ao mundo da imaginação. Para isso, retome as características dos ingredientes e desafie-os a pensar em ações que envolvem o mundo imaginário, como misturar com o vento, assar num vulcão com temperatura média, entre outras. Solicite que façam registros nos cadernos.
Atividade 10
Chame a atenção para o fato de que as instruções de preparo trazem sempre as formas verbais no modo imperativo: preaqueça, unte, bata, transfira.
Explique que também é muito comum, apesar de não ser o caso do texto apresentado, o uso dos verbos no infinitivo: amassar, misturar, cortar.
Atividade complementar
Compreensão de textos Desenvolvimento de vocabulário
Depois de concluir a atividade 10, confeccione fichas com os verbos apresentados na receita ou similares, de forma que cada estudante possa sortear um. Ao sortear o verbo, a tarefa é formar uma frase culinária utilizando-o. Exemplos de verbos: preaqueça, unte, polvilhe, bata, pique, corte, asse, reserve, passe, transfira, junte, adicione, misture, separe, despeje, peça, retire, sirva, entre outros.
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11 Sobre a dica depois do texto, marque V para verdadeiro e F para falso:
- F Após ficar 40 minutos no forno, é preciso espetar o bolo com um palito para ver se está pronto.
- V Depois de 30 minutos no forno, você pode espetar um palito no bolo para ver se está assado.
- V Se o palito espetado no bolo estiver molhado, o bolo não está pronto.
Ampliar o vocabulário
12 Releia o primeiro passo a ser seguido para preparar o bolo.
1. Preaqueça o forno a 160 ˚C.
- Circule o verbo presente nesse trecho. Preaqueça
-
Qual é a ação que esse verbo indica?
A ação de aquecer o forno antes de colocar o bolo para assar.
13 Para quantas pessoas esse bolo pode ser servido? Que palavra do texto indica essa informação?
15 pessoas. A palavra "rendimento".
Para ler em casa
Convide uma pessoa que mora com você para conhecer uma receita culinária mágica. Leia o título Bolo de espantalho de ouro e desafie essa pessoa a adivinhar algum ingrediente da receita. Depois, façam juntos a leitura completa do texto e verifique se ela acertou.
Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, proponha um desafio de memória: leia apenas a característica mágica dos ingredientes e veja se ela acerta qual é, por exemplo: dourado (milho), pó de ouro (fubá), barulhenta (chia) e assim por diante.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulárioHabilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 12 e 13
Desenvolvimento de vocabulário
Estas atividades propõem a exploração e a identificação de situações de uso para as palavras preaqueça e rendimento. Depois de discutir o significado delas, solicite aos estudantes que elaborem frases utilizando-as e também algumas variações, como: preaqueci, preaquecimento, preaquecido, rende, rendeu, render e outras variações possíveis.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Para promover a leitura e a escrita de receitas, amplie a exploração elaborando coletivamente uma lista das receitas que os estudantes conhecem ou já fizeram, e uma lista de receitas que gostariam de aprender. Verifique se há compatibilidade no sentido de um saber fazer a receita que o outro gostaria de aprender.
Proponha a troca de receitas, a pesquisa, ou até mesmo o desafio de encontrar determinada receita na internet ou consultando alguém da família que saiba fazer. Ao final, verifique a possibilidade de eleger uma dessas receitas para que seja feita na escola e compartilhada pelos estudantes.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Prepare os estudantes para que proponham uma atividade lúdica com a família ou com um familiar específico. Oriente-os a fazer suspense sobre a receita mágica e seus ingredientes especiais, verificando se é possível que o familiar acerte algum ingrediente apenas a partir do título. Peça que façam a leitura do texto e que, ao final, o estudante apresente um desafio: ao ler a característica mágica, o familiar deverá lembrar o ingrediente ao qual se refere. Para facilitar, faça uma lista das características dos ingredientes.
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Estudo da língua Sílabas
1 Observe a capa do livro do qual a receita que você leu foi retirada.
-
Veganos são pessoas que não comem alimentos de origem animal, por exemplo, carne, queijo e iogurte. Assinale os produtos de origem animal que podem ser usados em receitas de bolos doces.
ovo X
manteiga X
frango
mel X
leite X
peixe
-
Esses produtos foram usados na receita da feiticeira vegana?
Não.
-
Reescreva o título do livro separando as sílabas de todas as palavras.
Le-po-rim A-ven-tu-ras e re-cei-tas da fei-ti-cei-ra ve-ga-na
-
Quais são as palavras do título que têm uma sílaba composta apenas por uma vogal?
Aventuras, e.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Sílabas
Habilidade da BNCC nesta seção
EF03LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Sobre o veganismo - referência à feiticeira vegana:
Com o crescimento da população adepta ao veganismo, é muito provável que a maioria dos estudantes já tenha ouvido falar sobre essa prática. Mas será que ouviram da forma correta? Há muitos mitos e polêmicas em torno do veganismo e as implicações que a dieta restritiva pode trazer à saúde. Por isso, é importante tratar o assunto com respeito e cuidado para não causar constrangimentos.
Primeiro, deve-se esclarecer que o veganismo não é uma prática relacionada apenas à alimentação. Trata-se da decisão de não utilizar nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais, e isso inclui roupas, sapatos, cosméticos, entre outros.
Já foi comprovado que a dieta deve ser feita da forma correta, com a combinação e a variedade apropriada de alimentos, além de uma possível suplementação.
É importante ressaltar que a alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável, e isso independe das escolhas sobre ingerir ou não alimentos de origem animal, mas sim do comedimento, do acesso a produtos naturais em detrimento do consumo de alimentos industrializados aos quais são adicionados muitos produtos químicos, da regularidade nas refeições, entre outros aspectos.
Conhecimento alfabético
O objetivo das atividades propostas é que os estudantes concluam que toda sílaba é composta por pelo menos uma vogal. Para auxiliá-los nessa comprovação, proponha a análise das palavras e a reflexão coletiva. Dessa forma a interação entre pares pode ser sua grande aliada no processo de promover as descobertas.
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-
Escreva as sílabas presentes no título que são formadas por uma consoante e uma vogal.
Le, po, tu, re, da, ti, ra, ve, ga, na.
-
Nessas sílabas, o que vem antes: as vogais ou as consoantes?
As consoantes.
-
-
Agora, organize as sílabas das palavras do título do livro no quadro a seguir. Mas, antes, observe a legenda:
Legenda: C = consoante V = vogal
V | a | e | ||||||||
CV | le | po | tu | re | da | ti | ra | ve | ga | na |
CVC | rim | ven | ras | tas | ||||||
CVV | cel | fel | cel |
2 Leia a tirinha a seguir.
- Circule duas palavras que são formadas por uma sílaba com uma vogal e depois uma consoante. os, as
- Sublinhe duas palavras que tenham sílabas formadas por duas consoantes e depois uma vogal. pra, creme
Na língua portuguesa, as sílabas podem ser compostas de diferentes maneiras: com apenas uma vogal, com vogal e consoante, com uma vogal e duas consoantes, com uma consoante e duas vogais etc.
Não há sílabas compostas por uma consoante sozinha.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Os trava-línguas podem ser bons aliados no trabalho com sílabas. Nesta proposta, em vez de ler as palavras, os estudantes deverão ouvir o trava-línguas e classificar as sílabas de acordo com a ocorrência.
Lili e Lalá
Lavam a louça, levam lixo
E levam lenha,
Sempre lado a lado.
E nesse lava-que-lava,
E nesse lava-que-leva,
Levam a vida
E levam vida pra vila.
Domínio público.
V | e, a |
CV | li, la, lá, ça, le, xo, do, se, va, vi, da |
CVC | vam, sem, nes |
CVV | lou, que |
CCV | nha, pre, pra |
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Solicite aos estudantes que respondam aos itens individualmente e verifique se conseguem localizar as vogais e as consoantes de acordo com o posicionamento indicado: VC e CCV.
Consideração sobre dificuldade
Caso alguns estudantes apresentem dificuldade em compreender o papel das vogais nas sílabas, utilize lápis de cor colorido para destacá-las e melhorar a visualização.
Solicite aos estudantes que registrem suas descobertas no caderno e peça para um deles registrá-las no Quadro de descobertas.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético Desenvolvimento de vocabulário
Utilize as legendas do item f, atividade 1, e proponha o desafio de encontrar em um determinado tempo o maior número de palavras com uma estrutura específica. Por exemplo, palavras que possuam uma sílaba formada apenas por vogais (as outras sílabas podem ter outras formações).
Aquele que conseguir um número maior de palavras deve registrá-las na lousa. Convide a turma para conferir, realizando oralmente a separação silábica das palavras. Se o estudante tiver elencado todas as palavras corretamente, ele venceu a primeira etapa. Siga com as legendas CV, CVC, CVV.
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Oficina de criação Brincando de noticiário
Leitura
Leiam em voz alta dois trechos de notícias curiosas.
Motorista é pego em excesso de velocidade com "ET" no banco do passageiro
Caso curioso ocorreu em subúrbio de Atlanta, nos EUA.
Um motorista americano foi flagrado em excesso de velocidade e com um boneco de extraterrestre no banco do passageiro em uma estrada suburbana de Atlanta, na Geórgia.
[...]
Portal de notícias G1. Disponível em: https://oeds.link/SfVvSv. Publicado em: 26 jul. 2017. Acesso em: 15 fev. 2021. (Fragmento).
Vespas "ajudam" polícia a prender fugitivo na Alemanha
Incidente ocorreu em Oldenburg.
[...]
O suspeito fugiu da polícia pulando de uma varanda, mas acabou caindo em um vespeiro.
[...]
Portal de notícias G1. Disponível em: https://oeds.link/DFPhdS. Publicado em: 12 ago. 2019. Acesso em: 15 fev. 2021. (Fragmento).
1 Assinale a informação correta sobre as notícias.
- As notícias são curiosas porque os jornalistas querem saber detalhes sobre tudo.
- X As notícias são curiosas porque apresentam fatos inusitados, incomuns.
- São notícias sobre monstros e sustos.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Brincando de noticiário
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF35LP03, EF35LP10, EF03LP18, EF03LP22.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
A proposta tem como objetivo a pesquisa, a escrita e a apresentação de notícias curtas e inusitadas, num jornal falado.
A apropriação das mídias envolve um trabalho de compreensão dos mecanismos estruturais e das características de cada gênero e, ao mesmo tempo, a transformação dos meios para que se adaptem aos propósitos e à intencionalidade do trabalho escolar.
A atividade tem o propósito de promover a experimentação, o desenvolvimento da expressão comunicativa, ao mesmo tempo que desenvolve as competências leitora e escritora.
LeituraAtividade 1
Compreensão de textos
Proponha a leitura dos trechos de notícias e solicite aos estudantes que identifiquem que elementos fazem dessa notícia um fato curioso.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Questione a diferença entre o que é incomum e o que é impossível. Problematize: O que tornaria essa notícia impossível? Notícia 1: o ET ser real e não um boneco. Notícia 2: O suspeito ser salvo pelas abelhas que o levaram voando para outro lugar.
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Vamos nos preparar
2 Pesquisar.
- Em jornais, revistas e na internet, procurem notícias curiosas sobre monstros e outras criaturas.
- Selecionem as notícias que serão apresentadas.
3 Organizar-se.
- Dois estudantes serão os âncoras, ou seja, os apresentadores do noticiário. Eles anunciarão o assunto de cada notícia e passarão a palavra ao colega que for apresentá-la.
- Os demais colegas apresentarão, em duplas, as notícias pesquisadas.
- Cada dupla pode usar desenhos, cartazes ou fotografias para ilustrar sua apresentação.
4 Treinar.
- Os textos podem ser lidos, mas treinem bastante antes para que o conheçam bem e não precisem ficar olhando para o papel o tempo todo.
Apresentação e avaliação
5 Apresentar.
- Os âncoras devem ficar sentados de frente para a turma.
- Toda a turma deve ficar sentada para assistir à apresentação.
- A dupla que for apresentar sua notícia deve ficar em pé ao lado dos âncoras.
026 Avaliar.
- Após a apresentação do noticiário, você e seus colegas vão conversar sobre o que aprenderam de novo e quanto se divertiram com as apresentações das duplas.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos nos prepararAtividade 2
Compreensão de textos
Forme pequenos grupos ou duplas de trabalho. Oriente os estudantes a pesquisar notícias inusitadas que tenham algum teor de humor, para que o jornal também seja divertido.
Seguem sugestões de sites para pesquisa, porém é sempre prudente verificar a adequação dos conteúdos.
- Contando ninguém acredita: https://oeds.link/KungeP
- Planeta Bizarro: https://oeds.link/GGQjK5. Acessos em: 28 jul. 2021.
Caso não seja possível realizar a pesquisa on-line, selecione diferentes tipos de notícias impressas e entregue aos grupos para que selecionem as mais interessantes. Escolhidas as notícias, oriente os estudantes a organizar o noticiário.
Atividade 3
Produção de escrita
Converse com a turma sobre os diferentes atores de um noticiário: âncoras e repórteres. Como os âncoras iniciam um noticiário? Como é possível organizar as manchetes que serão apresentadas no início para despertar a curiosidade no público? Como a palavra deve ser passada para o repórter? Qual o papel do repórter? Quais recursos de fala ele pode utilizar para destacar o aspecto inusitado ou engraçado da notícia?
Escreva coletivamente um roteiro para os âncoras, com uma saudação aos espectadores e uma chamada para cada bloco de notícias.
Proponha a produção de desenhos, cartazes ou a impressão de fotografias que possam auxiliar o público na compreensão da notícia.
Auxilie os estudantes nas etapas de organização, na criação do nome do jornal e até de um símbolo para identificá-lo.
Atividade 4
As falas devem ser todas escritas e estudadas. Oriente os estudantes a ensaiar em casa e combine um tempo para ensaios coletivos. Quando todos estiverem seguros, proponha apresentar para outras turmas.
Destaque a importância do treino para que os estudantes dominem o texto e possam transmiti-lo com clareza.
Apresentação e avaliaçãoAtividade 5
Verifique a possibilidade de fazer o registro em vídeo, com um celular, por exemplo. Esse registro possibilita a autoavaliação, a tentativa de ajustes e avanços no desempenho individual e coletivo.
Atividade 6
O processo de avaliação é tão importante quanto o próprio processo de produção, pois é uma oportunidade de revisitar as ações e decisões tomadas.
Esse processo é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
112
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler uma narrativa ficcional.
- Ao ler o título é possível perceber que se trata de uma narrativa ficcional? Por quê? Sim, porque monstros não existem.
- Na sua opinião, como deve ser um monstrinho Medonhento? Resposta pessoal.
- Se monstros existissem e vivessem num lugar só deles, que nome você acha que esse lugar teria? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Verifique se você acertou quando imaginou o monstrinho Medonhento.
- Fique atento e veja se algum personagem da história tinha a mesma opinião que você sobre o monstrinho.
O monstrinho Medonhento
A Cidade dos Homens levou um grande susto quando soube que, no dia seguinte, ia nascer Medonhento, filho de seu Monstro Terrível e dona Monstra Perigosa. Os mais prudentes foram tratando de arrumar suas coisas enquanto era tempo.
[...]
Enquanto na Cidade dos Homens havia todo esse susto [...], no Palácio dos Horrores, onde moravam seu Monstro Terrível e dona Monstra Perigosa, era uma festança que nem dá para contar direito como é que era.
[...]
- Silêêêêêêêêncio!!!!!! - gritou o mensageiro do Palácio, e todos pararam a barulheira para ouvir a grande notícia:
- Está nasceeeeeeeeeeeeeeeendo!!!!!!
Quando o monstrinho acabou de nascer, uma roda enorme se formou em volta de seu berço, que era uma panela feita de esqueletos, colocada em cima de um fogareiro. Seu Monstro Terrível precisou dar muitos coices para evitar brigas, porque todos queriam pegar a primeira fila, que é de onde se vê e se ouve melhor.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP08, EF15LP03, EF35LP04, EF35LP16, EF35LP21, EF35LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Destacando a importância da fluência em leitura, as propostas apresentadas foram sistematicamente organizadas para que seja possível aplicar diferentes formas de mediação na relação entre o texto/autor e o leitor/estudante, oferecendo estratégias que contribuam tanto para a fluência como para a construção de sentido do texto.
Sobre as diferentes práticas de leitura na escola, sugere-se o vídeo "A aventura da leitura na educação". Disponível em: https://oeds.link/lUmUSA. Acesso em: 28 jul. 2021.
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Inicie o trabalho perguntando aos estudantes o que os monstros costumam fazer nas histórias. Espera-se que eles percebam que, de modo geral, os monstros são os vilões das histórias, pois são agressivos e assustam as outras personagens. É possível que eles também falem sobre monstros "bonzinhos", como os protagonistas dos filmes "Monstros Vs. Aliens", "Shrek" e "Monstros S.A.".
Em "Antes de ler", defina com os estudantes uma narrativa ficcional. É esperado que eles tenham referências para identificá-la como um texto em que um autor cria um mundo diferente e/ou acontecimentos que só são possíveis na imaginação de quem escreve e na do leitor.
Escreva na lousa o título do texto e inicie uma discussão sobre a morfologia da palavra Medonhento. Questione: Qual é o significado dessa palavra? Ela existe? Que outras palavras podem ter sido usadas para formá-la? Como deve ser um Medonhento? Verifique se os estudantes relacionam o título ao caráter ficcional da narrativa.
Ao abordar a terceira questão, registre as respostas dos estudantes na lousa para retomá-las em momento oportuno.
113
As câmeras de televisão ficaram bem diante do rosto do recém-nascido, pois o pai queria que os telespectadores da Monstrolândia não perdessem nenhum detalhe quando o filho abrisse a bocarra e engolisse o que aparecesse pela frente. O locutor da Rádio Voz da Escuridão não se cansava de gritar a todo instante:
- Não desliguem seus aparelhos, amigos ouvintes! A qualquer momento será dado o urro que vai rachar o mundo ao meio, urro transmitido por uma gentileza da fábrica de caixões Morte Barata.
E Medonhento abriu a boca para tomar respiração. Algumas pessoas taparam os ouvidos com medo do urro que ia sair. Outras chegaram mais perto do berço, porque aquele urro ia ser muito importante. E foi um espanto de deixar todo mundo cair sentado quando Medonhento sorriu, falando com voz que tanto podia ser de flor como de anjo, se os anjos e as flores falassem:
- Com licença...
- Um monstro pedir licença!?
Isso é muita desmoralização! [...]
Mário Lago. O monstrinho Medonhento. São Paulo: Moderna, 2019. (Fragmento).
- Prudentes:
- cautelosos, precavidos.
- Desmoralização:
- vergonha, vexame.
Que curioso!
Mário Lago (1911-2002) começou a escrever ainda adolescente. Seu primeiro poema foi publicado quando tinha apenas 15 anos de idade! Além de escritor, ele foi ator, compositor, radialista e advogado.
MANUAL DO PROFESSOR
Em "Durante a leitura", oriente os estudantes a encontrar pistas que possam indicar como é o monstrinho, validando ou não suas opiniões iniciais, e a verificar quais personagens pensavam da mesma forma que eles, no início.
Terminada a leitura do texto, realize o confronto entre as hipóteses levantadas e a história lida. Estavam certos? Nos registros feitos na lousa, identifique as hipóteses confirmadas.
Trabalhar o desenvolvimento da leitura fazendo uso de estratégias de predição, confirmação e verificação contribuirá para que os estudantes percebam a verdadeira natureza da leitura.
A Base Nacional Comum Curricular caracteriza o desenvolvimento da leitura como um processo com demandas crescentes, com encadeamento de conhecimentos entre o que já foi lido e o que ainda o será pelos estudantes. Essa perspectiva justifica as práticas sugeridas em "Antes de ler", em "Durante a leitura" e em "Para estudar o texto". De acordo com a BNCC:
"A participação dos estudantes em atividades de leitura com demandas crescentes possibilita uma ampliação de repertório de experiências, práticas, gêneros e conhecimentos que podem ser acessados diante de novos textos, configurando-se como conhecimentos prévios em novas situações de leitura." (BRASIL, 2018, p. 75)
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/6kbyE2. Acesso em: 13 ago. 2021.
114
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Acompanhe a leitura que será feita pelo seu professor e fique atento à velocidade e à entonação que ele utiliza para ler a história e representar a fala de cada personagem. Observe que essa entonação muda de acordo com a situação narrada, a pontuação e a forma como as palavras estão escritas no texto.
2 Depois, faça uma leitura silenciosa observando com atenção os pontos em que o professor alterou a velocidade e a intensidade da voz.
3 Agora você e seus colegas farão uma leitura em eco. O professor vai ler um trecho e vocês repetirão com a mesma velocidade e entonação dele, como se fosse um eco.
Compreender o texto
4 A história que você leu conta algo que realmente aconteceu ou algo imaginado pelo autor? Explique sua resposta.
Espera-se que os estudantes percebam que a história não narra algo que realmente aconteceu, uma vez que monstros não existem no mundo real.
As narrativas ficcionais são histórias inventadas por alguém. São narrados acontecimentos vividos por personagens inventadas, que podem ser seres humanos ou outras criaturas, como monstros e animais.
5 Que notícia assustou a Cidade dos Homens?
A notícia do nascimento do filho de seu Monstro Terrível e de dona Monstra Perigosa.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Atividade 1
Compreensão de textos
Na atividade 1, ao fazer a primeira leitura em voz alta do texto, apresente-se como modelo de fluência (velocidade, precisão e prosódia). É preciso chamar a atenção para esses elementos, de forma que os estudantes possam reconhecê-los, mesmo sem nomeá-los.
Apesar de o modelo leitor apresentado por você ser uma referência, e a imitação ser natural no início, é importante que os estudantes, gradativamente, tomem consciência do objetivo da leitura - a compreensão - e, ao mesmo tempo, entendam que na leitura oral isso se dá por meio da velocidade adequada, da clareza unívoca da precisão na pronúncia das palavras (sem omissão ou acréscimo de letras) e da prosódia (entonação ritmo), essa última estando intimamente ligada ao contexto, à acentuação das palavras e à pontuação do texto.
Atividades 2 e 3
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Na atividade 2, a leitura silenciosa se soma à leitura oral inicial (modelagem), no sentido de proporcionar aos estudantes uma interação mais pessoal com o texto permitindo que estabeleçam relações entre o que ouviram e o que leram (som/representação). Essas relações são retomadas e podem ser facilmente identificadas na atividade 3, em que a leitura em eco na qual o que se ouve é lido e reproduzido na sequência, evidencia os elementos prosódicos, oportunizando avanços.
Retome as perguntas feitas anteriormente e verifique se houve mudança na compreensão. Espera-se que os estudantes tenham percebido outros detalhes do texto após a leitura.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF03LP08, EF15LP01, EF15LP02, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de iniciar o trabalho com as questões, estimule os estudantes a compartilhar suas impressões sobre o texto: Do que se trata o texto? Vocês gostaram dele? O que acharam do final da história? Mudariam algo?
115
6 Complete a ficha de nascimento do monstrinho.
Nome: Medonhento
Nome do pai: Monstro Terrível
Nome da mãe: Monstra Perigosa
Cidade onde nasceu: Monstrolândia
7 Releia este trecho.
"Os mais prudentes foram tratando de arrumar suas coisas enquanto era tempo."
-
Quem são os mais prudentes?
Alguns dos moradores da Cidade dos Homens.
-
Por que eles tomaram essa atitude?
Porque sentiram medo das maldades que o filho dos monstros poderia fazer.
8 Qual é a diferença da reação das pessoas na Cidade dos Homens e no Palácio dos Horrores?
Na Cidade dos Homens, as pessoas estavam assustadas; no Palácio dos Horrores, acontecia uma festança.
9 Qual era o momento mais esperado após o nascimento do monstrinho no Palácio dos Horrores?
O momento do urro do monstrinho.
10 O que o Monstro Terrível esperava de seu filho recém-nascido?
Esperava que fosse terrível como ele, que desse um urro de rachar o mundo ao meio.
-
Quais características o bebê monstro demonstrou logo ao nascer?
Delicadeza e educação, pois pediu licença com voz de anjo ou de flor.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Compreensão de textos
Esta atividade oportuniza que os estudantes retomem elementos da narrativa que a caracterizam como ficcional para que signifiquem, por meio de seus próprios exemplos, o conceito apresentado no boxe, facilitando a compreensão.
Atividade 6
Compreensão de textos
Questione os estudantes sobre a importância dessas informações para a narrativa. É esperado que identifiquem Medonhento como protagonista e Monstrolândia como o ambiente em que se passa a história.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Aborde com os estudantes o significado do sufixo lândia, ainda que sem nomear. O sufixo teve sua origem na combinação de duas línguas: ia vem do latim e significa "terra", já o germânico land significa "solo". Assim, quando uma palavra termina com lândia, compreendemos que se trata de um lugar, uma terra, país ou região: Finlândia (país) e a cidade brasileira Luzilândia (PI) são exemplos.
Se desejar, amplie a discussão para o sufixo pólis, que, de origem grega, significa "cidade". Teresópolis, Petrópolis são exemplos de nomes de cidades brasileiras formados com esse sufixo.
Retome o nome Medonhento, formado pelo adjetivo medonho e o sufixo latino ento, exprimindo a ideia de qualidade (mas também pode exprimir presença, como em peçonhento, ou seja, animal que tem peçonha).
Você pode propor uma brincadeira na qual os estudantes vão inferir significados e histórias de origem para nomes de cidades, anotá-los e depois pesquisar para comprovar ou não suas hipóteses. Além da diversão, essa atividade permite a reflexão sobre a origem das palavras.
Sobre a narrativa e seus elementos:
- Narrador: narra os acontecimentos. Quando ele participa das ações e utiliza a primeira pessoa, é um narrador-personagem. Quando ele somente observa e conta os fatos, utilizando a terceira pessoa, é um narrador-observador.
- Enredo: é um desenrolar dos fatos, como eles acontecem na história. Apresenta uma situação inicial, o conflito, o clímax - que é o momento de maior tensão no conflito - e a resolução do conflito.
- Personagens: são os seres que vivem os acontecimentos. O principal é o protagonista. Aquele que se opõe ao protagonista é chamado de antagonista.
- Ambiente: é o espaço (lugar) onde se passam os acontecimentos.
- Tempo: é o momento e/ou a época em que os fatos acontecem.
Numa narrativa ficcional, há fatores que não existem e são inventados pelo autor, como no texto apresentado.
116
11 Por que as pessoas fizeram fila para ver o monstrinho Medonhento e até transmitiram sua imagem na televisão?
Espera-se que os estudantes concluam que, como viviam em um palácio, os pais do monstrinho Medonhento provavelmente eram rei e rainha e seu filho, um príncipe. Ou seja, eram pessoas muito conhecidas e importantes.
Ampliar o vocabulário
12 Para o nascimento do monstrinho, aconteceu "uma festança que nem dá para contar direito como é que era".
-
Com que palavras a palavra em destaque se parece?
Sugestões: festa, festejar.
-
De acordo com o contexto, o que é uma festança?
Uma grande festa; uma festa muito animada.
-
Como você imagina que era a festança no Palácio dos Horrores?
Resposta pessoal.
13 De acordo com o contexto da história, a palavra urro significa:
- machucado produzido por um animal.
- X som muito forte produzido por animal feroz.
- som da risada de uma criança.
Para ler em casa
Que tal ler a história monstruosa do nascimento do Medonhento para alguém da sua casa? Pergunte se alguém na sua casa tem medo de monstros e desafie essa pessoa a ouvir sua leitura à noite, antes de dormir. Diga que é preciso ter coragem, pois a história é assustadora.
Se quiser, use lápis colorido para fazer marcações nos pontos em que você deverá mudar a velocidade e a entonação da sua voz para aumentar o suspense!
Ao final da leitura, já que a história termina sem sustos, todos poderão dormir tranquilamente!
MANUAL DO PROFESSOR
A proposta de análise textual traz diferentes reflexões sobre a linguagem narrativa. Os conhecimentos sobre análise linguística e pontuação e, no caso, o discurso direto, complementam o estudo e possibilitam que novos recursos sejam conhecidos e internalizados.
O enredo está centrado no conflito, a espera pelo urro do bebê. Esse é o fato que rege toda a narrativa, criando no leitor uma expectativa que se manifesta por meio da curiosidade de saber o que vai acontecer, qual será a intensidade desse som. Além disso, desperta diferentes emoções, como espanto, medo, dúvida, surpresa etc.
A familiaridade com esses elementos amplia gradativamente a percepção dos estudantes, que, a partir da leitura de diferentes narrativas, tende a se tornar mais autônomo na leitura, na compreensão textual e na escrita.
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 12
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes são convidados a inferir significado para a palavra festança a partir da proximidade com outras palavras que também revelam sua origem. Outras possibilidades de resposta são: festeiro, festividade, festival, festerê, festim, festejo.
Atividade 13
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade é explorado o significado contextual da palavra urro, utilizada para expressar a voz ou o rugido de algumas feras ou para representar uma expressão de raiva ou dor em humanos. Solicite dos estudantes exemplos de frases com essa palavra. Verifique se relacionam o som a situações que revelam ferocidade, dor ou raiva.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Proponha aos estudantes que desenhem em uma folha à parte a festança no Palácio dos Horrores. Os trabalhos podem ser expostos em um mural.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Prepare os estudantes para a leitura oral da narrativa. Oriente-os a identificar e marcar com lápis colorido alguns pontos de atenção:
- Sublinhar trechos que podem ser lidos num tom mais baixo e com velocidade mais lenta para intensificar o suspense.
- Pintar trechos para serem lidos com maior intensidade, para parecerem mais agressivos.
- Circular palavras mais difíceis para que a pronúncia possa ser treinada.
Proponha que treinem a leitura em sala de aula.
117
Estudo da língua Dígrafo e encontro consonantal
1 Releia este trecho.
"- Um monstro pedir licença!?
Isso é muita desmoralização! [...]"
-
Por que "um monstro pedir licença" é uma desmoralização?
Porque se espera que os monstros sejam mal-educados, desagradáveis, malvados.
-
Copie do trecho as palavras que têm duas consoantes juntas, uma ao lado da outra.
Monstro, licença, isso.
2 Leia estas palavras em voz alta.
barulheira lh
respiração sp
festejassem st, ss
- Sublinhe as consoantes que estão juntas nas palavras.
-
Observe os sons representados pelas letras sublinhadas. Há alguma semelhança entre esses trechos? Qual?
Auxilie os estudantes a perceber que, quando as consoantes lh e ss estão juntas, representam um único som, diferentemente de sp e st, em que cada letra preserva a sua identidade sonora.
- Quando duas consoantes estão juntas e representam um único som, elas formam um dígrafo, como em: lh, ch, nh, ss, rr, sc, sç, xc e xç. As letras qu e gu são dígrafos quando o u não é pronunciado.
- Quando duas consoantes estão juntas, mas representam sons distintos, elas formam um encontro consonantal.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Dígrafo e encontro consonantal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP03, EF35LP13.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Atividades preparatórias
Conhecimento alfabético
Divida a lousa e sublinhe as ocorrências de dígrafo e encontro consonantal nas palavras. Veja:
1. Encontro consonantal
escola telespectadores
Pronuncie com os estudantes as palavras acima, destacando a pronúncia de sc, sp e ct. Ajude-os a perceber o som de cada consoante.
2. Dígrafo
sapo pássaro nascer rato carro
Pronuncie com os estudantes as palavras acima, prolongando o som do s, para que percebam que é o mesmo. Repita o procedimento com a letra r.
Oriente os estudantes a observar com atenção as palavras nascer e escola. Na escrita, não há diferença significativa, pois ambas têm a primeira sílaba terminada por s e a segunda iniciada por c. Peça-lhes, então, que pronunciem essas palavras com atenção. Ajude-os a perceber que: em escola, as letras s e c representam sons distintos; em nascer, s e c formam o fonema /s/.
118
3 Copie do texto O monstrinho Medonhento palavras que exemplifiquem os dígrafos.
Sugestões: arrumar, esqueletos, engolisse, rachar.
-
Copie do texto três exemplos de encontros consonantais.
Sugestões: escuridão, gritar e principal.
4 Assinale as palavras em que qu e gu não formam dígrafo.
querida | cinquenta X | linguiça X | quilo |
guaraná X | quase X | quente | aquarela X |
guitarra | quando X | águia | foguete |
-
Por que as palavras assinaladas não têm dígrafo?
Porque a letra u é pronunciada.
5 Circule as palavras em que ocorrem dígrafos.
clima
vermelho X
blusa
cozinha X
quarto
livro
alguém X
técnico
osso X
bruxa
-
Em quais dessas palavras também ocorre encontro consonantal?
Vermelho e alguém.
6 Observe as consoantes destacadas nestas palavras. Depois, escreva se é um encontro consonantal ou um dígrafo.
- rosto encontro consonantal
- urro dígrafo
- rachar dígrafo
- flor encontro consonantal
- berço encontro consonantal
- engolisse dígrafo
MANUAL DO PROFESSOR
Consideração sobre dificuldade
A dificuldade no reconhecimento dos dígrafos, normalmente, está vinculada ao fato de o leitor/escritor não compreender a utilização de duas letras representando apenas um som. Essa dificuldade pode levar alguns estudantes a, na escrita, substituir o dígrafo pela letra que representa o mesmo som em outros contextos (rr por r, ch por x etc.).
É preciso auxiliá-los a ampliar a compreensão sobre as correspondências grafofonêmicas possíveis. Procure propor leitura oral de listas de palavras com dígrafos e com encontros consonantais, exercício fundamental para a reflexão sobre o que se vê e o que se ouve.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Depois de resolvida a atividade, registre na lousa duas colunas, uma para os dígrafos e outra para os encontros consonantais. Solicite aos estudantes que leiam suas respostas, indicando em qual coluna as palavras devem ser colocadas.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Esta atividade reforça a importância da leitura em voz alta de palavras que costumam apresentar um grau de dificuldade significativo para os estudantes que não compreenderam certas relações grafofonêmicas. Retome o conceito de dígrafo e reforce que é preciso pronunciar com atenção as palavras e perceber se o u é ou não pronunciado para descobrir se nos grupos qu e gu há dígrafo.
119
7 Separe as sílabas destas palavras.
palhaço: pa-lha-ço
brigadeiro: bri-ga-dei-ro
acesso: a-ces-so
carroça: car-ro-ça
submarino: sub-ma-ri-no
piscina: pis-ci-na
exceto: ex-ce-to
querido: que-ri-do
-
Observando a separação silábica nessas palavras, complete a regra.
- Nos dígrafos rr , sc , xc e ss , as consoantes ficam sempre em sílabas diferentes.
- Nos demais dígrafos , as consoantes ficam sempre na mesma sílaba, como nas palavras palhaço e querido.
-
Os encontros consonantais podem ficar na mesma sílaba, como nas palavras brigadeiro, planeta e troféu, ou em sílabas separadas, como nas palavras submarino e objetivo .
8 Releia este trecho da narrativa ficcional.
"E Medonhento abriu a boca para tomar respiração."
-
Copie do trecho uma palavra em que ocorre dígrafo e encontro consonantal.
Medonhento.
-
Copie do trecho duas palavras em que ocorre encontro consonantal.
Abriu e respiração.
-
Crie um nome de monstro em que apareça pelo menos um dígrafo.
Resposta pessoal.
-
Agora, invente um nome de monstro que tenha pelo menos um encontro consonantal.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Peça a diferentes estudantes que separem na lousa as sílabas das palavras apresentadas na atividade. À medida que separam as sílabas, destaque a ocorrência do dígrafo ou do encontro consonantal. Pergunte a eles se o grupo de letras ficou junto ou separado depois de realizada a separação silábica.
Observe se a turma por si estabelece a relação entre som e representação gráfica. Caso isso ainda não ocorra, retome as palavras da atividade 6 e proponha que contem e marquem a quantidade de letras e de sons de cada palavra.
Para a formulação da regra, peça aos estudantes que busquem, entre as palavras trabalhadas, os exemplos correspondentes para completar as lacunas. Caso apresentem dificuldade, proponha a resolução a partir da análise coletiva de cada palavra. Depois, retome as definições de dígrafo e de encontro consonantal apresentadas no final da página 117.
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Avalie a possibilidade de pedir aos estudantes que façam individualmente as quatro propostas desta atividade como forma de identificar os que manifestam algum tipo de dificuldade. Caso isso ocorra, elabore fichas de palavras com encontros consonantais e dígrafos e proponha atividades lúdicas em que a leitura em voz alta seja a chave para classificar as palavras corretamente - mas sempre com o suporte do texto escrito, ou não será possível memorizar a representação através dos grafemas.
120
Produção oral Enquete
Que tal realizar uma enquete com seus colegas de turma sobre monstros e outras criaturas? Preparem-se para descobrir várias informações interessantes!
Depois de pronta, essa pesquisa servirá de base para os textos expositivos que você e seus colegas escreverão na seção "Produção escrita".
Planejamento
1 Organize uma lista de perguntas com toda a turma.
2 O tema das perguntas deverá ser monstros e outras criaturas estranhas. Veja, abaixo, algumas sugestões para a elaboração das perguntas:
-
monstros de filmes:
- se conhece, qual acha mais assustador;
- qual acha menos assustador;
- qual acha mais engraçado;
- se gosta de algum.
-
monstros de livros:
- se conhece, qual acha mais assustador;
- qual acha menos assustador;
- qual acha mais engraçado;
- se gosta de algum.
-
lendas e mitos sobre monstros:
- se conhece e qual.
-
animais reais tão diferentes que parecem monstros:
- se conhece e qual.
3 Após discutir com toda a turma e o professor, anote no caderno a lista de perguntas que elaboraram.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Enquete
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP25, EF03LP26, EF35LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Diga aos estudantes que você gostaria muito de saber sobre os monstros que eles conhecem. Questione sobre monstros assustadores, engraçados, simpáticos, com histórias bonitas, histórias engraçadas ou histórias de terror.
Depois, explique o que é uma enquete: método de pesquisa para esclarecer uma questão. Conte que a enquete é uma forma organizada de saber o que a turma conhece ou pensa sobre algum assunto, por exemplo, monstros e outras criaturas.
Esclareça as etapas desta seção e combine que o trabalho será feito em duplas.
PlanejamentoAtividade 1
Proponha que o grupo indique perguntas aleatórias sobre monstros. Anote na lousa as perguntas propostas, de modo que a elaboração seja coletiva e todos possam ter acesso ao que está sendo discutido.
Atividade 2
Compreensão de textos
Realize a leitura oral do quadro de sugestões, que busca auxiliar a turma na elaboração das perguntas
Atividade 3
Produção de escrita
Discuta com a turma as possibilidades criando um objetivo claro para a enquete. Ela será focada em todos os tipos de monstro? Em monstros de livros? Monstros de lendas e mitos? Ou animais que parecem monstros? Retome as anotações iniciais reorganizando, completando ou excluindo perguntas de maneira que o número de questões elaboradas seja suficiente para que cada dupla de estudantes fique responsável por, pelo menos, uma delas.
121
Enquete
4 Organizem-se em duplas.
- Cada dupla deverá ficar responsável por pelo menos uma pergunta.
-
Cada dupla deverá se organizar da seguinte forma:
- um estudante abordará um colega e realizará a pergunta.
- o outro estudante deverá anotar a resposta.
5 Realizem a enquete.
- No momento combinado com o professor, circulem pela sala realizando a enquete. Procurem conversar com todas as duplas.
Organização das respostas
6 Organizem as respostas em forma de tabela.
- Faça uma lista com as respostas recebidas.
- Anote o número de vezes que cada resposta foi dada.
- Monte uma tabela, como no exemplo a seguir:
Qual lenda ou mito sobre monstros você conhece? | ||||
---|---|---|---|---|
Boitatá | Cuca | Curupira | Mula sem cabeça | Nenhum |
9 | 4 | 7 | 6 | 2 |
7 Copiem as tabelas em um cartaz.
- O cartaz ficará afixado para que toda a turma tenha acesso aos resultados da enquete.
Avaliação
8 Complete a tabela abaixo e converse com o professor e colegas.
Respostas pessoais.
Avaliação da enquete | Sim | Não |
---|---|---|
Você ficou satisfeito com o trabalho da sua dupla? | ||
Sua dupla conseguiu fazer perguntas para todos os colegas de turma? | ||
Houve alguma resposta inesperada? | ||
Você faria alguma outra pergunta? |
MANUAL DO PROFESSOR
EnqueteAtividade 4
Não há problema se algumas duplas, ou mesmo todas, ficarem responsáveis por mais de uma pergunta.
Oriente-os em como abordar o entrevistado e a anotar os resultados.
Atividade 5
No momento da realização da enquete, se possível, leve os estudantes para um espaço maior que a sala de aula, como o pátio da escola, para que possam caminhar livremente enquanto realizam e respondem as perguntas.
Organização das respostas
Atividades 6 e 7
Compreensão de textos
Produção de escrita
Organize as respostas na lousa para que todos acompanhem as marcações. Faça a contagem das respostas e discuta diferentes possibilidades de divulgar os resultados em um cartaz.
AvaliaçãoAtividade 8
Proponha que façam a avaliação individualmente e depois conversem com seus parceiros de dupla, verificando as diferentes percepções: Identificaram a mesma resposta como inesperada? Fariam outra pergunta? Qual? Depois, peça que compartilhem suas avaliações. Explique a função da avaliação, destacando que é muito comum, depois de uma atividade concluída, pensarmos em outras formas de fazer a mesma coisa. Isso significa que aprendemos algo e que temos condições de experimentar e aprender ainda mais. Procure exemplificar com situações levantadas pelos próprios estudantes.
Esse processo é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
122
Produção escrita Relatório
Você e seus colegas vão escrever um relatório sobre os resultados da enquete que realizaram sobre monstros e outras criaturas. Depois, vão divulgar o relatório para a comunidade escolar.
O relatório é um texto escrito por estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Nele são relatados os resultados de uma pesquisa, de uma atividade realizada na escola, de um projeto etc.
Planejamento
1 Observe um gráfico.
Importante!
Alguns relatórios podem apresentar gráficos para mostrar os resultados de uma pesquisa.
Os gráficos permitem que o leitor entenda as informações de forma fácil e rápida.
Gráfico de barras.
- Qual é o título do gráfico? Monstros de lendas e mitos mais conhecidos.
- Se esse gráfico faz parte de um relatório sobre uma pesquisa, qual deve ser o tema dessa pesquisa? Espera-se que os estudantes percebam que o relatório é sobre uma pesquisa relacionada ao tema monstros.
- De acordo com o gráfico, qual é o monstro mais conhecido? E qual o menos conhecido? Mais conhecido: Boitatá. Menos conhecido: Cuca.
- Segundo o gráfico, quantas pessoas entrevistadas não conhecem nenhuma lenda ou mito sobre monstros? Duas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Relatório
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP25, EF03LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Inicie a conversa perguntando aos estudantes como eles acham que pode ser um relatório. Verifique se estabelecem alguma ligação com relato, isto é, um conjunto de informações detalhadas sobre determinado tema.
Procure aproximar o relatar de outras ações como contar, narrar, descrever, estas já conhecidas e estudadas. Nesse sentido, faz-se necessária apenas a contextualização em relação ao objetivo final, a divulgação dos dados obtidos na enquete (pesquisa).
Relatórios são textos técnicos, feitos para registrar uma atividade. São expositivos, de caráter informativo e descritivo (contam qual foi o resultado atingido e como isso foi feito), no entanto, alguns relatórios podem ser críticos, com presença de argumentação e análises pessoais. Os relatórios são muito utilizados na escola, na universidade ou no trabalho.
A linguagem utilizada nesses textos é formal, com emprego da norma-padrão.
PlanejamentoAtividade 1
Compreensão de textos
Analise com os estudantes o gráfico apresentado. Questione, incentivando-os a ler os dados.
Após realizarem a leitura proposta, procure ampliar a abordagem. Problematize: Conhecer o monstro é a mesma coisa que conhecer a lenda? Quando o entrevistado responde que conhece o monstro, é possível que o entrevistador entenda que ele também conhece a lenda? Por quê?
Aborde a apresentação do gráfico: Vocês acham fácil entender um gráfico? Acham que é uma boa forma de apresentar o resultado da enquete? O que mais chama a atenção de vocês nesse gráfico? Como é possível saber quantas pessoas conhecem a Cuca?
123
2 Decidam como será o relatório.
- Formem as mesmas duplas que realizaram a enquete sobre monstros e outras criaturas. Cada dupla vai criar um gráfico. Depois, a turma toda vai se reunir para escrever o relatório.
- Decidam se o relatório será impresso ou feito no computador. Vocês também podem criar uma versão impressa e outra digital.
- Para criar o relatório, vocês podem se organizar em grupos e cada um pode ficar responsável por escrever uma parte do texto.
Escrita
3 Criem um gráfico.
- Em dupla, releiam a tabela em que vocês organizaram as respostas da pergunta pela qual ficaram responsáveis na enquete.
- Observem na tabela a quantidade de pessoas que deu cada uma das respostas.
- Criem um gráfico representando essa quantidade, como no gráfico observado.
- Na parte de baixo do gráfico, escrevam todas as respostas que foram dadas. Depois, para cada resposta, pintem um quadrinho.
- O gráfico deve apresentar todas as respostas da pergunta e a quantidade de pessoas que deram a mesma resposta.
- Sugestão: Façam o gráfico a lápis e utilizando uma régua. Deixem a pintura para depois de conferir se está tudo certo.
- Usem uma cor para cada resposta. Assim, as informações ficarão mais claras.
- Não se esqueçam de criar um título, que pode ser a pergunta que vocês fizeram.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Organize as duplas e acompanhe-as na organização dos dados e na criação dos gráficos.
Verifique a possibilidade de criar uma versão digital. Para isso, informe-se sobre o tipo de software disponível na escola ou busque alternativas gratuitas na web.
Retome coletivamente os resultados da enquete separando a quantidade de pessoas que participaram e quais foram as respostas.
EscritaAtividade 3
Produção de escrita
Proponha a leitura coletiva dos itens a a h, que devem ser levados em consideração na construção do gráfico. Garanta que as duplas compreenderam o que está sendo solicitado.
Para construir um gráfico, é preciso considerar alguns elementos essenciais que favorecerão sua compreensão. Ele deve ser simples, para que as informações sejam localizadas facilmente, deve ser claro e conter apenas os dados necessários.
Para facilitar a criação dos gráficos, disponibilize papel quadriculado para os estudantes. Assim como no gráfico de pontos, cada voto será representado por um quadradinho.
124
4 Escrevam o relatório.
-
Reúnam-se em grupos para escrever o relatório. Cada grupo ficará responsável por escrever uma parte do texto.
Importante!
O relatório deve apresentar:
- capa com o nome da escola, dos estudantes, do professor, identificação da turma e um título. Vocês também podem fazer uma ilustração para a capa relacionada ao tema;
- o objetivo do texto, ou seja, para que ele foi escrito;
- informações sobre a enquete: Qual foi o objetivo dela? Quais foram as perguntas? Em que lugar a enquete foi feita? Quem entrevistou? Quem foi entrevistado?;
- os resultados da enquete: gráficos e tabelas que foram feitos, com comentários sobre eles;
- conclusões sobre os resultados da enquete. Vocês podem comentar: se muitas pessoas conhecem mitos ou lendas sobre monstros; qual é o monstro de filmes mais conhecido etc.
- O relatório deve ser escrito de forma clara.
- O texto deve apresentar detalhes sobre a enquete e mostrar os pontos mais importantes.
Avaliação, reescrita e socialização
5 Revisem o texto de acordo com os critérios abaixo:
Respostas pessoais.
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
A capa do relatório contém todas as informações necessárias? | ||
O texto está claro? | ||
Os pontos mais importantes da enquete foram mostrados? | ||
Vocês apresentaram suas conclusões? | ||
Há alguma palavra escrita de forma incorreta? |
- Mostrem o texto ao professor, façam as correções necessárias e passem o texto a limpo.
6 Divulguem as informações para outras turmas. Se houver uma versão digital, disponibilizem no site da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Produção de escrita
Forme grupos para a elaboração dos relatórios considerando o perfil dos estudantes. Procure garantir a participação de todos, valorizando as habilidades individuais.
Converse sobre as características de um relatório, definindo coletivamente: O que é um texto claro? Que dados da enquete podem ser apresentados? Quais conclusões devem ser apresentadas?
Passe para a lousa a estrutura do relatório e construa oralmente com a turma o texto ou os textos de cada parte:
- Capa
- Objetivo do relatório
- Informações sobre a enquete
- Resultados
- Conclusões do grupo
Atividade 5
Produção de escrita
Proponha aos estudantes que utilizem os critérios descritos para revisar o texto. Caso haja necessidade, auxilie-os propondo soluções e acompanhe a forma como suas sugestões foram aplicadas, garantindo que o trabalho esteja adequado para a divulgação.
A tabela de revisão pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 6
Avalie a possibilidade de divulgá-lo em ambiente digital, mesmo tendo sido feito em papel, por meio de fotos e textos publicados no site da escola.
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Conhecer mais palavras
Que curioso!
Objetos, animais, pessoas, obras de arte e outras coisas podem ser consideradas excêntricas quando não se encaixam ou estão distantes do que é comum ou de um padrão preestabelecido.
1 Os monstros costumam ter uma aparência bem excêntrica. Observe a cena do filme Monstros S/A abaixo.
-
Descreva as personagens da imagem.
Personagem grande, peluda, azul e verde com garras e chifres. Personagem média, redonda, verde, com apenas um olho e chifres. Menina pequena, de aproximadamente 3 anos, usando uma roupa rosa.
-
Qual personagem não é excêntrica? Por quê?
A menina, pois ela se parece com uma criança comum.
2 Observe as imagens abaixo e assinale a que considerar mais excêntrica.
2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes assinalem a imagem do peixe-morcego.
3 Você conhece algo excêntrico? O quê?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP01, EF03LP02, EF03LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Aproveitando o contexto que aborda monstros e outras criaturas, a palavra a ser explorada será excêntricas (feminino e plural), variação da palavra excêntrico.
Derivada do latim eccentricus, e do grego ekkentros, que significa "fora do centro", "fora do lugar", transformou-se numa referência a algo ou a um comportamento incomum, fora dos padrões, mas sem caráter pejorativo.
Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Atividades 1 e 2
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Para despertar o olhar para o incomum, os estudantes são convidados a descrever dois monstros bastante conhecidos no cinema e uma menina. Questione: Quem é comum e quem é incomum na imagem? Por quê? O que pode ser considerado excêntrico?
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Depois que os estudantes identificarem a imagem excêntrica, peça que descrevam oralmente que elemento causa mais estranheza.
Atividades complementares
Compreensão de textos
1. Se considerar oportuno, faça a leitura da crônica "Esquisitices", na qual é narrada uma conversa entre pai e filho sobre a palavra excêntrico. O texto, publicado em 2010 no site "Origem da palavra", é de autoria desconhecida. Consulte: https://oeds.link/tDYrA0 acesso em: 29 jul. 2021.
2. Explore a palavra ex-cên-tri-co e apresente o uso do dígrafo xc em outras palavras, como ex-ces-so e ex-ce-len-te. Destaque que as consoantes perdem sua unidade sonora e o som que se percebe é o som representado por ss. Em contraponto, apresente o uso de xc em palavras como ex-cla-ma-ção, ex-clu-í-do, ex-cur-são. Chame a atenção para a manutenção da unidade sonora de cada consoante.
126
Projeto em equipe Vlog de culinária
O que fazer
Vocês vão planejar e produzir vídeos com receitas culinárias que serão publicadas no vlog de culinária da turma.
Vlog é a abreviação de videoblog, ou seja, é um blog em que os conteúdos são veículados por meio de vídeos. Existem vlogs dos mais variados assuntos.
Como fazer
1 Assistir a um vídeo de culinária infantil.
Assistam, com o professor, ao vídeo que ele vai exibir.
Após assistirem ao vídeo, respondam às seguintes questões:
- Qual é a receita que está sendo ensinada no vídeo?
- Como é feita a apresentação dos ingredientes necessários?
- Como é mostrado o modo de preparo da receita?
- Quais materiais foram utilizados para a preparação da receita?
- Qual é a duração do vídeo?
- Dá vontade de assistir ao vídeo inteiro? Por quê?
Pesquisem em livros, na internet e conversando com familiares receitas que vocês gostariam de preparar e de ensinar a outras pessoas.
Reúnam-se em grupos de quatro integrantes e escolham a receita que vocês prepararão e ensinarão no vídeo de culinária.
Então, escrevam a receita em uma folha avulsa, com o nome do prato, os ingredientes necessários e o modo de preparo.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: Vlog de culinária
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP15, EF15LP12, EF15LP13, EF35LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Para que os estudantes compreendam o que é um vlog de culinária, proponha que assistam a diferentes exemplos. Busque receitas interessantes, com ingredientes fáceis de serem encontrados.
Seguem algumas referências de vlogs culinários destinados às crianças:
- Ticolicos Ticochef - um boneco que usa uma cartola e uma varinha mágica para ensinar receitas saudáveis, média de 6 minutos.
- A fantástica cozinha de Clara - Clara prepara receitas com a ajuda da mãe, média de 8 minutos.
Procure chamar a atenção dos estudantes para questões como:
- Os ingredientes aparecem por escrito? As quantidades são medidas na hora? O apresentador ensina a preparar, ou tudo aparece prontinho?
- Há orientações sobre segurança?
- São utilizados recursos para acelerar o tempo? Quais?
Envie um comunicado às famílias sobre a proposta, incentivando a participação com receitas interessantes, com ingredientes fáceis de serem encontrados.
127
2 Planejar o vídeo.
Escrevam o roteiro do vídeo de vocês.
- O que será dito no início do vídeo?
- Como os ingredientes serão apresentados?
- Que utensílios serão necessários para o preparo da receita?
- Como o modo de preparo será apresentado?
- Como a receita pronta será apresentada?
- Qual será a duração do vídeo?
- Quem vai aparecer no vídeo ensinando a fazer a receita?
- Quem vai ficar responsável por trazer cada ingrediente e utensílio necessários para o preparo da receita?
- Quem será o responsável por auxiliar o professor na filmagem?
Ensaiem o preparo da receita.
3 Realizar a filmagem.
No dia combinado, tragam os ingredientes, os utensílios necessários e filmem o preparo da receita.
Assistam ao vídeo.
4 Divulgar os vídeos no vlog de culinária da turma.
Avaliar o trabalho
Após a divulgação do vlog, avalie sua participação.
Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Os ensaios foram suficientes para o seu grupo? | ||
A receita foi concluída com sucesso? | ||
Seu grupo conseguiu cumprir todo o roteiro? | ||
Você considera que a apresentação da receita no vídeo ficou clara? | ||
Você ficou satisfeito com o resultado? |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Produção de escrita
Explique à turma a importância de um roteiro: trata-se do planejamento do vídeo. No roteiro devem estar todas as informações para a filmagem. Isso economiza tempo, evita esquecimentos e facilita a gravação.
Siga as instruções apresentadas na proposta e, ao comentar questão por questão, dê exemplos dos vídeos aos quais os estudantes assistiram.
Proponha vários ensaios com a utilização de utensílios reais e, se considerar oportuno, peça que utilizem imagens ou embalagens para representar os ingredientes. Marquem os momentos em que a filmagem pode ou deve ser parada, por exemplo, como em procedimentos que demoram muito (como picar ou assar) ou fazem muito barulho (como bater no liquidificador). Dessa forma, estarão bem preparados para a filmagem e o preparo real da receita.
Atividade 3
No dia da filmagem, proponha aos estudantes que confiram as listas de objetos, ingredientes e utensílios. Lembre-os de usar aventais, prender os cabelos e lavar bem as mãos antes de começar.
Atividade 4
Organize a plataforma para a divulgação dos vídeos e convide a turma a acessá-la. Divulgue o endereço de acesso para a comunidade escolar.
Avaliar o trabalhoA tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
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Avaliação em processo
1 Leia para o professor o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias na leitura e de prestar bastante atenção às palavras lidas.
Filhotes gêmeos de anta são descobertos pela 1a vez na natureza
Descoberta foi feita em reserva de São Miguel Arcanjo (SP)
Dois filhotes gêmeos de anta (Tapirus terrestris) foram registrados pela primeira vez na história em seu habitat. A descoberta da espécie, ameaçada de extinção, aconteceu na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Trápaga, em São Miguel Arcanjo (SP).
Inicialmente, os animais foram vistos por um grupo de cinco pesquisadores do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, em dezembro do ano passado, por meio de um vídeo que registrou as antas gêmeas por um equipamento fotográfico instalado na reserva. A confirmação só foi possível em janeiro deste ano, depois de outros registros em imagem e observação direta, ou seja, vendo os animais presencialmente.
("A confirmação dos animais gêmeos foi possível primeiro pela idade: os três indivíduos são nitidamente uma fêmea adulta e dois jovens. Ao longo do monitoramento,
pudemos observar que os jovens passavam boa parte do tempo com a fêmea adulta. Segundo: pelo tempo de gestação da anta (13 meses) e tamanho igual dos dois jovens, é impossível que sejam filhos de gerações diferentes"), explicou a coordenadora executiva do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, Mariana Landis.
Agência Brasil. Disponível em: https://oeds.link/eHddpe. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Nitidamente:
- de modo claro, certamente.
- Monitoramento:
- ação de monitorar, observar.
- Gestação:
- período da gravidez.
"A confirmação dos animais gêmeos foi possível primeiro pela idade: os três indivíduos são nitidamente uma fêmea adulta e dois jovens. Ao longo do monitoramento, pudemos observar que os jovens passavam boa parte do tempo com a fêmea adulta. Segundo: pelo tempo de gestação da anta (13 meses) e tamanho igual dos dois jovens, é impossível que sejam filhos de gerações diferentes"
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP01, EF03LP02, EF03LP07, EF03LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Organize-se para avaliar a fluência em leitura oral, chamando os estudantes individualmente para realizar a leitura do trecho da notícia em destaque, antes de apresentar as atividades de avaliação. O motivo dessa estratégia é que é fundamental garantir que, no processo de avaliação da fluência, a leitura seja feita no primeiro contato do estudante com o texto.
O trecho em destaque se inicia no segundo parágrafo da notícia. O descarte do primeiro parágrafo se apoia na presença de palavras em latim, Tapirus terrestres e habitat, além de nomes de lugares e siglas que, pelo grau de dificuldade que apresentam, são inadequados para este momento de avaliação.
O trecho indicado para a avaliação da fluência em leitura oral, com fundo verde, possui 90 palavras e deve ser lido em 1 minuto.
Atividades 2, 3 e 4 (p. 129)
Compreensão de textos
A atividade 2 permite que os estudantes acionem suas referências sobre a estrutura do gênero notícia para, então, reconhecer as informações apresentadas na atividade 3. A atividade 4 refere-se ao recurso utilizado para dar credibilidade ao fato noticiado: a fala da especialista sinalizada por aspas.
Atividade 5 (p. 129)
Desenvolvimento de vocabulário
Essa atividade apresenta duas definições para a palavra habitat, para que os estudantes identifiquem o mais adequado por meio da articulação dos conhecimentos que têm sobre o assunto e o contexto da notícia. Trata-se de uma das várias estratégias para estimular a inferência de significado.
Atividades 6 e 7 (p. 129)
Conhecimento alfabético
Na atividade 6 será avaliada a apreensão dos estudantes sobre a relação entre fonemas e grafemas.
Na atividade 7 é esperado que os estudantes reconheçam a necessidade de usar m antes de p e b.
Atividade 8 (p. 129)
Produção de escrita
Para realizar a produção escrita proposta, os estudantes precisam lançar mão de suas percepções sobre a notícia lida, relacioná-las com seus conhecimentos sobre o assunto e fazer uso de recursos linguísticos e gramaticais para estruturar um texto sobre a importância do nascimento dos filhotes gêmeos de anta.
129
2 Copie o título do texto.
Filhotes gêmeos de anta são descobertos pela 1a vez na natureza
3 Qual é a principal informação da notícia?
- X Uma anta teve filhotes gêmeos na Reserva Particular do Patrimônio Natural.
- A anta é um animal que corre risco de extinção.
4 Circule no texto a fala de Mariana Landis.
-
Por que a notícia reproduz a fala dela?
- X Para ser mais confiável.
- Para ser mais divertida.
5 Considerando o texto que você leu, qual é o sentido da palavra habitat?
- Local inadequado para uma espécie viver, se alimentar e se desenvolver.
- X Local adequado para uma espécie viver, se alimentar e se desenvolver.
6 Separe as sílabas das palavras a seguir.
- gêmeos gê-meos
- filhotes fi-lho-tes
- dois dois
-
que que
-
Quais das palavras anteriores apresentam dígrafos? Circule-as.
filhotes, que
-
Dica: Algumas palavras têm apenas uma sílaba.
7 Complete as palavras com m ou n.
- a n ta
- i m possível
- i n seto
- cara m bola
8 Escreva um parágrafo com pelo menos dois motivos sobre a importância do nascimento de filhotes gêmeos de anta.
Resposta pessoal. É importante que os estudantes mencionem que é a primeira vez que isso acontece na natureza e que a anta é um animal em extinção.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante como auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP032 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 4
Monstros e outras criaturas
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- explorar o tema "monstros e outras criaturas";
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como instruções de montagem, receita culinária, narrativa ficcional e relatório;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e o conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como o conceito de sílaba, dígrafo e encontro consonantal);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas das produções.
- elaborar produção escrita (relatório) e produção oral (realização de enquete), socializando com o professor e os colegas;
- planejar e realizar, em equipe, vlog de culinária.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.