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UNIDADE 6 Saúde
Cuidar de nosso corpo e de nossa mente é muito importante. Assim, nos sentimos felizes e com energia para aprender e brincar.
Muitas atitudes ajudam a manter a saúde: escovar os dentes, beber água, comer de forma saudável e até sorrir. Você sabia que a alegria faz bem para nossa saúde?
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 6
Saúde
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender os gêneros textuais reportagem, carta de leitor, poema, folheto e debate regrado.
- Ler oralmente trechos dos textos apresentados.
- Desenvolver a precisão e a velocidade no reconhecimento de palavras.
- Desenvolver a aquisição de vocabulário receptivo e expressivo, exercitando a pronúncia adequada, e saber em qual contexto utilizá-lo.
- Desenvolver processos de compreensão textual: localizar informação explícita; fazer inferências; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.
- Inferir significado de palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas.
- Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras.
- Classificar palavras quanto à sílaba tônica.
- Estudar acentuação dos monossílabos tônicos e das oxítonas.
- Planejar e produzir uma carta de leitor.
- Criar um folheto.
- Revisar o texto escrito fazendo uso de conhecimentos textuais e gramaticais.
- Desenvolver a escuta atenta.
- Refletir sobre os cuidados com a saúde.
- Organizar e participar de um debate regrado.
- Saber expor o seu ponto de vista e argumentar em um debate.
- Trabalhar cooperativamente em grupo.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de compartilhar suas produções com a turma.
A unidade aborda o tema "saúde" em diferentes perspectivas. Temas como condição hospitalar, saúde mental, prevenção de doenças por meio da imunização, cuidados com o corpo em relação à alimentação, higiene e prática de atividades físicas são destaque.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
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- Como você se sente quando está em um hospital?
- Quem você imagina que são essas pessoas de branco no hospital? O que elas parecem estar fazendo nesse lugar?
- Você acha importante alegrar as pessoas que estão em um hospital? Por quê?
- Por que será que rir faz tão bem para a saúde? Respostas pessoais.
Desafio
Cuidar do ambiente onde vivemos também contribui para nossa saúde. Observe na imagem atitudes que combatem o mosquito da dengue. Depois, encontre os 7 erros na segunda imagem e marque um X neles.
MANUAL DO PROFESSOR
Converse sobre os Doutores da Alegria, organização que ganhou notoriedade por desenvolver trabalho humanitário em hospitais, levando humor e alegria aos pacientes, familiares e profissionais da saúde. Ao refletir sobre a relação entre o riso e o bem-estar, os estudantes compreenderão a importância do trabalho dessas pessoas. Rir pode reforçar o sistema imunológico, diminuir os hormônios do estresse, reduzir a pressão arterial e até ajudar a combater o câncer.
[...] No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, desenvolvemos a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita, que inclui teatro, música, dança, circo e poesia em 7 hospitais públicos, ampliando as relações entre arte e saúde.
Doutores da Alegria. Sobre os Doutores. Disponível em: https://oeds.link/rpiLPd. Acesso em: 11 jul. 2021.
Abertura
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A imagem de abertura pode trazer lembranças desagradáveis aos estudantes, já que o hospital é um espaço procurado quando o organismo está em desequilíbrio. Porém, é importante ressaltar que a imagem procura desconstruir o senso comum que geralmente associa tratamento de saúde a sofrimento e desconforto, quebrando eventuais estereótipos negativos de um hospital e dos profissionais que trabalham nesse ambiente.
As questões orais da abertura promovem reflexões sobre a condição hospitalar e a relação entre saúde física e emocional e a elaboração de argumentos que justifiquem a percepção e a opinião pessoal sobre o assunto.
Em "Desafio", é apresentado o jogo dos sete erros, que trata de uma questão fundamental para a saúde e o bem-estar de todos: a prevenção de doenças, mais especificamente, da dengue.
Verifique os conhecimentos dos estudantes sobre o assunto já que é uma doença que atinge mais de 110 países e é bastante comum no Brasil. Suas medidas de prevenção são objeto de campanhas constantes.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de evitar a doença é combatendo o mosquito transmissor. Explore as imagens, que ilustram as medidas de prevenção como: evitar o acúmulo de água em pneus velhos, garrafas, poças, vasos, pois o mosquito coloca seus ovos em água limpa. Outras medidas que podem afastar o mosquito são: manter fechadas tampas de caixa-d'água, colocar tela nas janelas, desinfetar os ralos, usar inseticidas adequados e repelente.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler uma reportagem. Trata-se de um texto jornalístico publicado com o objetivo de informar o leitor sobre como as vacinas agem em nosso corpo.
- Certamente você já tomou uma vacina. Você sabe por que ela é necessária? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Faça uma primeira leitura silenciosa com bastante atenção, sublinhe as palavras que você nunca usou ou cujo significado não conhece e verifique quais delas estão disponíveis no glossário.
- Compartilhe com os colegas as palavras em que você ainda tiver dúvida e, com o professor, procurem dar exemplos de uso para auxiliar a compreensão de seu significado.
- Ao final da leitura, descubra como as vacinas nos protegem de doenças.
Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo
Médico explica como a imunização funciona no organismo e por que precisamos das injeções
Se você já se perguntou por que os enfermeiros precisam de uma injeção na hora de dar as vacinas, sendo que todo mundo sabe que também existem vacinas de gotinha, este texto aqui vai acabar de vez com esta e todas as outras dúvidas que você tenha sobre este assunto.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP30, EF03LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Em "Antes de ler", proponha aos estudantes que antecipem informações sobre o gênero e o assunto, com base nas informações gráficas (título e subtítulo) e na imagem.
É possível que, em virtude da estrutura do texto jornalístico, os estudantes afirmem que se trata de uma notícia, gênero estudado nas unidades 3 e 4. Retome a caracterização dos textos jornalísticos disponibilizada anteriormente:
- Notícia: comunicação de fato importante, com data específica. Mais curta que a reportagem, responde de forma simples às perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.
- Reportagem: requer uma certa investigação, tem conteúdo explicativo e pode ser lida a qualquer momento, como fonte de informação.
Estimule os estudantes a levantar hipóteses sobre a importância das vacinas. Em função da pandemia da covid-19, a imunização por meio de vacina foi um assunto muito debatido socialmente e nas diferentes mídias. A vacinação em massa em todo o mundo também foi assunto recorrente por meses.
Em "Durante a leitura", proponha a leitura silenciosa do texto, chamando a atenção para a postura adequada, a distância entre os olhos e o texto. Diga que as dúvidas devem ser anotadas e compartilhadas ao final. Estimule os estudantes a formular perguntas com base no texto, explicitando o que não compreenderam, como também as suposições deles. Deixe que busquem respostas coletivamente. Se considerar necessário, realize uma leitura fazendo pausas para explicações.
Questione: Por que é importante ter informações sobre vacinas?
Se considerar oportuno, explique que a catapora, doença muito comum na infância, é causada por um vírus. Converse sobre os sintomas (bolhas avermelhadas, febre e coceira) com base nos conhecimentos e experiências do grupo. Esclareça que, em razão dos "soldadinhos", as pessoas só são infectadas uma vez, e a forma mais eficaz de evitar a doença é a vacinação. Explique que vírus e bactérias são organismos tão pequenos que não conseguimos vê-los e podem causar diversas doenças, como a gripe, a catapora e a covid-19 (no caso dos vírus) e o tétano (no caso das bactérias).
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Antes de qualquer coisa, é importante saber, afinal, o que é uma vacina, já que essa conversa agora vive na boca de todo mundo - é vacina na televisão, no rádio do carro, até à mesa do almoço.
A ideia da vacina é simples: fazer com que as pessoas fiquem protegidas de doenças, sem que elas precisem ficar doentes para isso. Marco Aurélio Sáfadi, que é médico e professor há mais de 30 anos, tem uma explicação legal envolvendo um brinquedo que todo mundo adora.
"A vacina é um instrumento que faz com que você desenvolva soldadinhos de defesa, que se chamam anticorpos", resume Marco.
"Quando você pega catapora, por exemplo, desenvolve proteção, formando soldadinhos. Já a vacina forma esses soldadinhos antes mesmo de a criança ter contato com os vírus e bactérias."
Foi por volta de 1881 que as vacinas começaram a ser produzidas em massa.
"Uma das maneiras de construir uma vacina é pegar o vírus em um laboratório e deixá-lo bem fraquinho. Dessa forma, quando a gente o injetar no corpo, ele não vai provocar a doença, mas vai ser suficiente para o surgimento dos soldadinhos", continua.
Outra maneira, segundo Marco Aurélio, é matar o vírus, pegar só uma parte dele e dar para o organismo.
"Assim também teremos soldadinhos", garante o médico, que é presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Em média, antes de virar um adulto, a criança toma vacinas para prevenir 18 doenças. E isso não significa que sejam 18 vacinas, porque algumas delas vêm combinadas dentro de uma mesma dose.
MANUAL DO PROFESSOR
Na mesma linha, comente com os estudantes que paralisia infantil ou poliomielite é uma doença que não tem cura. Graças à vacinação, tornou-se muito rara, mas antigamente era uma doença muito comum, pois a transmissão é muito simples: água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.
Ao final, peça aos estudantes que destaquem o que aprenderam sobre as vacinas. Anote as conclusões no quadro de giz.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Para a versão on-line da notícia, veja https://oeds.link/eDEnJ3. Acesso em: 2 ago. 2021. Explore o portador do texto, um jornal digital, que permite a pesquisa a partir do tema, ou do nome do jornalista que escreveu a notícia/reportagem.
Explique que, além da praticidade na hora de acessar, as publicações digitais permitem alterações. Por isso, os veículos inserem a data e o horário da publicação, caso tenha ocorrido alguma atualização.
Questione as diferenças entre as reportagens publicadas em sites e as publicadas em jornal impresso. Com os estudantes, busque exemplos de interface com outras mídias (imagens, vídeos e áudios).
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Uma delas, a BCG, deixa uma cicatriz no braço depois da aplicação. É a primeira vacina que todo mundo toma, ainda na maternidade. As outras não deixam marca nenhuma. No máximo, a pessoa tem inchaço e um pouquinho de dor local no dia.
E, por falar em aplicação, por que será que as vacinas não podem ser sempre com gotinhas, sem injeção?
"A gente adoraria que todas as vacinas pudessem ser pela boca. As únicas que temos via oral hoje são a da pólio e a do rotavírus. As outras, a gente não consegue", diz Marco.
O lugar do corpo onde a injeção vai ser dada depende da idade da pessoa. Nas crianças pequenas, de até cerca de dois anos, os enfermeiros dão preferência para a coxa. Acima disso, a vacina passa a ser dada no braço. No bumbum, só injeção de remédio.
Várias profissões trabalham com a criação de novas vacinas, como os farmacêuticos, os bioquímicos e os engenheiros químicos. Todos eles gostariam que houvesse vacinas para prevenir todas as doenças, mas infelizmente isso não acontece.
"Quando há uma doença que se mostra importante, com danos e sofrimento à população, a gente faz todos os esforços para desenvolver uma vacina. Mas, como tudo na vida, às vezes não temos sucesso", conta.
"Às vezes temos uma vacina que não forma soldados suficientes, ou que não têm competência para nos proteger, e às vezes a vacina produz soldados que começam a atacar nosso próprio organismo."
Mas é importante saber que todas as vacinas que são aplicadas nos postos de saúde e clínicas do Brasil já passaram por vários testes antes de virem parar nos braços das pessoas. E que elas são seguras, eficazes, e uma das invenções mais importantes da história.
Marcella Franco. Folha de S.Paulo, Folhinha, 6 fev. 2021.
- Imunização:
- ação para tornar as pessoas resistentes a doenças.
- Em massa:
- em grande quantidade.
- Via oral:
- pela boca.
- Bioquímicos:
- profissionais que estudam processos que acontecem no organismo de seres vivos para desenvolver produtos.
- Engenheiros químicos:
- profissionais que planejam e cuidam dos processos de criação de produtos em indústrias, como nas que fabricam medicamentos.
- Competência:
- capacidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Explore o "Glossário" e, caso os estudantes tenham outras dúvidas, auxilie-os na dedução do significado com base no contexto. Para isso, dê pistas substituindo as palavras por outras para que os estudantes exemplifiquem utilizando a mesma palavra em outros contextos.
Aproveite a oportunidade para conversar com os estudantes sobre as experiências vividas em relação à prevenção da covid-19, durante a pandemia, momento que exigiu a adaptação e o desenvolvimento de novos hábitos de higiene, convivência e, como já destacado, as discussões sobre as vacinas se tornaram bastante populares.
A gravidade da doença e a situação pandêmica tornam o assunto bastante complexo e delicado. Faça uma abordagem clara, com linguagem simples. É importante que os estudantes sintam segurança e percebam sua disponibilidade e interesse, de forma que possam expor ideias, dúvidas, percepções e vivências deles.
Por se tratar de um assunto difícil, mas necessário, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais preparou um documento com dicas para uma conversa produtiva sobre a pandemia. Veja algumas delas:
- evite tensão e ansiedade;
- passe informações verdadeiras e apropriadas para a faixa etária;
- evite apontar culpados, trate no coletivo, evitando apontamentos do tipo "Fulano passou a doença...";
- valorize o trabalho das equipes médicas e dos pesquisadores do mundo inteiro;
- converse sobre métodos de higiene e de prevenção, principalmente lavar as mãos, fazer uso de álcool em gel e usar máscaras de proteção. (Questione: Que outras doenças podem ser evitadas com esses mesmos cuidados? Procure reforçar a importância da higiene em qualquer situação.)
Para mais informações, visite: https://oeds.link/vP6qVq. Acesso em: 2 ago. 2021.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Após fazer uma leitura silenciosa, acompanhe a leitura do professor. Depois, cada estudante fará a leitura de um trecho da notícia, até que todos participem.
2 Releia o trecho abaixo em voz alta, pelo menos três vezes, observando seus avanços em relação à clareza, à velocidade e ao ritmo. Faça seus registros pintando as barras de acordo com sua evolução.
Várias profissões trabalham com a criação de novas vacinas, como os farmacêuticos, os bioquímicos e os engenheiros químicos. Todos eles gostariam que houvesse vacinas para prevenir todas as doenças, mas infelizmente isso não acontece.
1a leitura Respostas pessoais.
Bom Muito bom Ótimo
Última leitura
Bom Muito bom Ótimo
Compreender o texto
3 Converse com os colegas sobre as questões a seguir. Respostas pessoais.
- Vocês acharam interessante o tema dessa reportagem? Por quê?
- De acordo com o texto, a vacina é "uma das invenções mais importantes da história". Vocês concordam com isso? Por quê?
A reportagem apresenta informações sobre temas que podem interessar a muitas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Depois que os estudantes fizerem a leitura silenciosa da reportagem, realize a leitura oral, apresentando-se como modelo leitor. Na sequência, convide os estudantes a realizar a leitura compartilhada na qual cada estudante lê um trecho do texto. Para organizar essa leitura, marque a quantidade de parágrafos e questione os estudantes sobre outras formas de dividir o texto para que todos participem. Essa prática permite um tipo de leitura na qual a paragrafação e a pontuação são priorizadas. Isso favorece uma leitura estrutural e a identificação de diferentes elementos textuais: título, título auxiliar, parágrafos, legendas e citações.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Apresente as réguas de avaliação de fluência, explicando como os estudantes devem pintá-la. Explique que é preciso registrar a percepção em relação à primeira leitura na primeira régua. Depois, cada um deverá treinar a leitura em voz alta, pelo menos três vezes, para registrar os avanços que podem ser percebidos na clareza, na velocidade, no ritmo, na entonação, no tom de voz e na pronúncia de cada palavra. Se considerar oportuno, forme duplas para que os estudantes possam validar a percepção que têm da própria leitura.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP30, EF03LP18.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 3
Compreensão de textos
As questões propostas estimulam os estudantes a se posicionarem em relação ao tema das vacinas, articulando os conhecimentos adquiridos às suas vivências pessoais, para a elaboração de respostas e de argumentos.
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4 Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
- V A reportagem "Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo" foi escrita especialmente para as crianças.
- V Essa reportagem foi publicada na Folhinha, que é o suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo.
- F Essa reportagem não é interessante, pois trata de um assunto comum entre as crianças.
- V O título da reportagem foi escrito de forma criativa, para chamar a atenção dos leitores.
- V O subtítulo da reportagem explica melhor o assunto que será tratado.
- V Essa reportagem é interessante porque fala de um assunto importante para a saúde das pessoas.
O título de uma reportagem busca despertar o interesse do leitor. Nem sempre ele apresenta de forma clara o assunto central do texto. Muitas vezes, é o subtítulo que faz isso, explicando melhor o assunto que será abordado no texto. O subtítulo de um texto jornalístico chama-se linha fina.
5 Releia o primeiro parágrafo da reportagem. Depois, responda a estas questões.
-
Com quem a autora está se comunicando nesse parágrafo?
Com o leitor da reportagem.
-
Marque a informação correta sobre esse parágrafo.
- X A autora mostra como a reportagem pode ser interessante para o leitor, pois ela vai esclarecer todas as dúvidas dele sobre vacinas.
- A autora explica como a vacina age dentro do corpo das pessoas, assim o leitor não precisa ler a reportagem até o final.
6 Releia este trecho da reportagem.
"[...]Marco Aurélio Sáfadi, que é médico e professor há mais de 30 anos, tem uma explicação legal envolvendo um brinquedo que todo mundo adora."
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Compreensão de textos
Além de retomar alguns elementos estruturais do gênero, como título e subtítulo, a atividade propõe a identificação do suporte (jornal impresso), o público-alvo (para quem foi escrito), o tema e sua relevância (é importante).
Atividade 5
Compreensão de textos
Ao propor a atividade, explore o parágrafo por meio de perguntas que chamem a atenção dos estudantes para os objetivos da autora da reportagem e os recursos que ela utilizou. Veja:
- para aproximar o leitor: ao utilizar a palavra você, a autora procura falar com cada um de seus leitores, dando a sensação de que a reportagem foi especialmente escrita a eles;
- para que o leitor se identifique com o texto: a autora usa uma pergunta muito comum para as crianças: Por que tomar injeção se existe vacina de gotinha?;
- e para que o leitor fique muito curioso, com muita vontade de ler: ela promete que vai tirar "de vez" todas as dúvidas sobre vacina. O leitor já imagina um texto cheio de informações importantes e curiosidades interessantes sobre vacina.
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-
Que brinquedo o médico usa para explicar sobre a vacina? Como é essa explicação?
Usa os soldadinhos. Ele explica que a vacina faz com que o corpo desenvolva soldadinhos de defesa que combatem a doença; esses soldadinhos se chamam anticorpos.
- O que a repórter que escreveu o texto pensa sobre essa explicação? Circule no trecho anterior a palavra que melhor responde a essa questão. legal
-
Qual é o nome da repórter que escreveu esse texto?
Marcella Franco.
Além de expor um fato, como a notícia, a reportagem aprofunda o assunto e, na maioria das vezes, apresenta explicações de especialistas.
7 Releia estes trechos da reportagem.
- "'Uma das maneiras de construir uma vacina é pegar o vírus em um laboratório e deixá-lo bem fraquinho. Dessa forma, quando a gente o injetar no corpo, ele não vai provocar a doença, mas vai ser suficiente para o surgimento dos soldadinhos', continua."
-
"Outra maneira, segundo Marco Aurélio, é matar o vírus, pegar só uma parte dele e dar para o organismo."
-
Complete cada frase a seguir com o item adequado.
- O item II apresenta o que o médico disse, mas com as palavras da jornalista.
- O item I apresenta as palavras exatas ditas pelo médico.
-
Na reportagem, os depoimentos ajudam a ampliar as informações. Eles podem ser apresentados de duas formas.
- Com discurso direto: o depoimento aparece exatamente da forma como foi dito.
- Com discurso indireto: o repórter usa suas palavras para transmitir o que foi dito por quem deu o depoimento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Retome o público-alvo do jornal em que a reportagem foi publicada (crianças). Ao identificarem o brinquedo no item a, questione a escolha do médico: Por que escolheu soldadinhos? Quais outros brinquedos poderiam "defender o corpo" combatendo a doença? É esperado que os estudantes apontem super-heróis, policiais, bombeiros, entre outros.
Depois de resolvido o item b, pergunte se os estudantes também consideram legal a forma como o médico explicou a ação das vacinas.
No item c, questione a importância de saber quem escreveu a reportagem. As orientações deste manual sobre como abordar as fake news, indicadas na unidade 3, apontaram que uma das características dos textos mentirosos é o fato de não haver um autor, uma pessoa responsável pela notícia, reportagem, artigo de opinião ou qualquer outro texto jornalístico.
Atividade 7
Compreensão de textos
Chame a atenção para o uso das aspas no trecho I e a ausência delas no trecho II. Na primeira ocorrência, as aspas servem para indicar a transcrição exata da fala do médico.
No trecho II, a expressão "segundo Marco Aurélio" indica que a repórter conta o que ouviu do médico.
Incentive os estudantes a dar exemplos de cada situação. Proponha registros para o "quadro de descobertas".
Atividades complementares
Compreensão de textos
- Evidencie que uma das características da reportagem é trazer explicações que podem ser lidas a qualquer momento (em contraponto à notícia, que tem o caráter imediatista). Proponha aos estudantes que identifiquem na reportagem as informações e as explicações dadas pelo médico. São elas: O que é uma vacina? Como se constrói uma vacina? Qual a relação entre vacinas e as doenças? Como as vacinas agem no corpo? Por que existe a gotinha e a injeção? Quem são os profissionais que desenvolvem as vacinas? Onde tomar vacina? Por que são seguras?
-
Retome com os estudantes as diferentes formas de sinalizar a fala de uma pessoa num texto escrito:
- Uso de parágrafo e travessão (indicando o registro exato da fala, caracterizando um diálogo).
- O uso de diferentes tipos de balão de fala (fala e pensamento).
- Uso de aspas indicando o registro exato de uma declaração ou um pensamento.
- A referência à fala do entrevistado no discurso indireto com o compromisso ético do autor do texto de não fazer nenhuma modificação no sentido do que foi dito.
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Ampliar o vocabulário
8 Releia este trecho da reportagem.
"Mas é importante saber que todas as vacinas que são aplicadas nos postos de saúde e clínicas do Brasil já passaram por vários testes antes de virem parar nos braços das pessoas. E que elas são seguras, eficazes, e uma das invenções mais importantes da história."
-
De acordo com o médico, tomar as vacinas aplicadas nos postos de saúde e nas clínicas pode ser perigoso? Explique.
Espera-se que os estudantes respondam que não, pois elas são testadas antes de serem aplicadas nas pessoas.
-
Com base no contexto, marque o significado da palavra eficazes.
- X Conseguem cumprir seu objetivo.
- Podem causar doenças nas pessoas.
9 Os remédios servem para tratar as doenças. Com base na reportagem que você leu, marque a afirmação verdadeira.
- As vacinas são usadas para combater doenças quando as pessoas já estão doentes. Os remédios são usados para evitar que as pessoas fiquem doentes.
- X Os remédios são usados para combater doenças quando as pessoas já estão doentes. As vacinas são usadas para evitar que as pessoas fiquem doentes.
- Os remédios e as vacinas são usados para curar doenças quando as pessoas já estão doentes.
Para ler em casa
Converse com as pessoas de sua casa a respeito do que aprendeu sobre as vacinas com a reportagem lida. Proponha uma leitura em voz alta compartilhada, como a feita em sala de aula, na qual cada um lê um trecho do texto. Peça a um adulto para ver as carteiras de vacinação da família, leia com ele os nomes das vacinas e conversem sobre as datas em que elas foram tomadas e as doenças que previnem.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulárioHabilidade da BNCC
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 8
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Depois de realizar a atividade coletivamente e discutir as pistas que possibilitam a compreensão do significado da palavra eficazes, escreva no quadro de giz as palavras: eficaz e eficazes e solicite que os estudantes formem frases utilizando as palavras em outras situações.
Atividade 9
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
A atividade retoma a função das vacinas em comparação aos remédios, diferenciando-os em relação ao uso.
Para ler em casa
Para trabalhar a Literacia Familiar, a atividade proposta vai além da leitura da reportagem, pois orienta a leitura de uma carteira de vacinação.
Procure apresentar um modelo, ou uma carteira real, para análise coletiva. Destaque o formato, a organização e as informações registradas. Explique à turma que algumas vacinas são nomeadas por siglas, que representam as doenças as quais combatem. Outras trazem o nome da doença, como "Contra sarampo". O próprio documento indica o número de doses indicadas e o reforço, quando necessário. Os registros são feitos com data e assinatura do profissional de saúde responsável.
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Estudo da língua Prefixos e sufixos
1 Leia o título e a linha fina de uma reportagem.
A incrível trajetória da jornalista pioneira que, há 130 anos, deu a volta ao mundo em 72 dias
Nellie Bly percorreu, em 1890, mais de 40 mil quilômetros pela Europa, África, Ásia e América viajando de navio a vapor, barco, trem, riquixá, cavalo e até em um burro.
BBC, 3 fev. 2020.
- Riquixá:
- veículo de duas rodas puxado por pessoa a pé.
-
Sobre o que é essa reportagem?
Sobre uma mulher chamada Nellie Bly, que, em 1890, deu a volta ao mundo em 72 dias.
- Que palavra do título mostra a opinião do autor sobre a viagem de Nellie Bly? Circule-a. incrível
-
Por que você acha que o autor usou essa palavra para falar da viagem?
O autor usou a palavra incrível porque o feito foi extraordinário, difícil de acreditar.
-
Observe:
-
Em quais das palavras abaixo in está presente com o mesmo sentido indicado acima? Circule-as.
indígena
injustiça X
inspetor
incapaz X
inchaço
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Prefixos e sufixos
Habilidade da BNCC nesta seção
EF03LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
O objetivo desta seção é que os estudantes reconheçam que as palavras são formadas a partir de prefixos, sufixos e radicais. Para isso, serão analisados alguns prefixos e sufixos presentes em palavras do título e do subtítulo de uma reportagem sobre a jornalista Nellie Bly. Durante o estudo, também serão retomados trechos da reportagem sobre vacinas.
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Proponha a leitura do texto em voz alta e verifique a compreensão e a identificação da ideia central como solicitado no item a.
Ao abordar o item b, retome a reportagem anterior e verifique se os estudantes se lembram de que a autora também dá sua opinião quando diz que a explicação do médico é "legal".
No item c, explore a palavra incrível solicitando aos estudantes que deem exemplos de uso em diferentes tipos de frases.
O item d concentra-se no prefixo in-. É importante esclarecer que a palavra crível se relaciona com a palavra crer e significa passível de crença, o que se pode crer, acreditável. Depois, o estudante deve ser convidado a identificar o prefixo de negação e compará-lo com outros usos da sílaba.
Atividade complementar
Pesquise com os estudantes ou disponibilize as imagens de um navio a vapor e de um riquixá, veículo que se assemelha a uma "carroça". Essas imagens podem auxiliar no entendimento sobre as dificuldades que os recursos disponíveis na época impunham para as pessoas. Essa percepção permite a valorização do feito de Nellie Bly.
Mostre que atualmente existem os ciclo-riquixás, que, puxados por uma biclicleta, são utilizados em muitos lugares do mundo, muitas vezes como atração turística. Em algumas regiões, são conhecidos como ecotáxi.
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2 Leia a palavra a seguir: amável.
-
Qual é o significado dessa palavra? Assinale a alternativa correta.
- X Que se pode amar.
- Que não se pode amar.
-
O que essa palavra tem em comum com a palavra incrível?
A sílaba vel.
3 Releia este trecho da reportagem.
"'A vacina é um instrumento que faz com que você desenvolva soldadinhos de defesa, que se chamam anticorpos', resume Marco."
-
O que Marco quis dizer com a palavra em destaque? Assinale a alternativa correta.
A vacina faz o corpo desenvolver algo parecido com soldados bem grandes que vão defender o corpo contra a doença.
X A vacina faz o corpo desenvolver algo parecido com soldados bem pequenos que vão defender o corpo contra a doença.
Os prefixos e os sufixos alteram o sentido das palavras, formando novas palavras.
- Os prefixos são acrescentados no começo das palavras. Exemplos: inadequado, impróprio, descuido, preencher, supermercado etc.
- Os sufixos são acrescentados no final das palavras. Exemplos: calmamente, falador, correria, açucareiro, copinho etc.
- A parte da palavra que mostra seu sentido básico é o radical. Essa parte pode se alterar quando recebe um prefixo ou um sufixo.
4 Forme o máximo possível de palavras reunindo os prefixos, sufixos e radicais do quadro. As respostas são sugestões.
Prefixo | Radical | Sufixo |
---|---|---|
in | correto | eira |
des | culpa | mente |
super | cansar | inha |
Dica: É possível que uma palavra tenha prefixo e sufixo, como acontece na palavra incrível.
incorreto, incorretamente, corretamente, corretinha, desculpa, desculpinha, supercorreto, superculpa, culpinha, descansar, canseira, supercanseira
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Esclareça o papel do sufixo -vel, ao formar adjetivos a partir de verbos, significando ser passível de praticar ou sofrer uma ação - possibilidade: Dê alguns exemplos como: agradar/agradável, louvar/louvável, perecer/perecível, punir/punível, aceitar/aceitável, sustentar/sustentável.
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de iniciar a atividade 3, escreva no quadro de giz palavras com final -inho/-inha. Inicie por soldadinho/bonequinha e peça aos estudantes que continuem com nomes de brinquedos: carrinho, bolinha, casinha, bonequinho, trenzinho e assim por diante. Peça então que observem a parte que se repete nessas palavras (é o sufixo (final) -inho/-inha), indicando o diminutivo (carro pequeno). Comente que as letras a e o no final indicam o gênero (feminino ou masculino). Aproveite o contexto da atividade 1, em que foram apresentadas palavras iniciadas com in- sem o sentido de negação. Depois, explore palavras como espinho, pinho, vinho, minha, tinha, adivinha. Explique que, mesmo com a terminação -inho/-inha, não indicam diminutivo, pois são palavras primitivas, e não derivadas.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Registre as respostas no quadro de giz. Se considerar oportuno, aproveite para iniciar a construção de bancos de palavras, inspirado no quadro da atividade. A ideia é que, sempre que o estudante identificar uma palavra com prefixo e/ou sufixo, registre no quadro, destacando o radical.
palavras com prefixo | palavras com sufixo | palavras com prefixo e sufixo |
169
Produção escrita Carta de leitor
Muitos jornais e revistas têm uma seção para a publicação de cartas dos leitores. Na carta, o leitor pode expressar sua opinião a respeito de textos publicados ou sugerir temas a serem abordados em futuras matérias. A equipe editorial seleciona as cartas e os e-mails mais interessantes para publicá-los.
Em dupla, você e um colega escreverão uma carta de leitor, que será lida para os colegas e exposta no mural da sala.
Preparação
■ Leia esta carta escrita pelo leitor de uma revista.
Olha o suor!
Olá, CHC [Ciência Hoje das Crianças]!
Quero falar que gostei muito do texto "Por que suamos?". Achei bem interessante, pois não sabia o motivo. Gostei da parte que fala sobre as milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por todo corpo, na barriga, na testa, debaixo do braço... Enfim, vocês estão me ajudando na minha educação. Obrigado!
S. D. S., Teresina, PI.
S. D. S. Ciência Hoje das Crianças, Fala aqui!, n. 296, fev. 2019.
1 Converse com seus colegas e responda às seguintes questões.
- Qual é o título do texto comentado pelo leitor? "Por que suamos?".
- Quando a carta de leitor foi publicada? Em fevereiro de 2019.
- Encontre na carta o trecho que identifica o leitor que a escreveu e o local em que foi escrita. O trecho "S. D. S., Teresina, PI".
- Qual é o assunto do texto comentado pelo leitor? O motivo de o ser humano suar.
- O leitor gostou de ler sobre esse assunto? Que palavras ele usou para mostrar sua opinião? Sim. As palavras "gostei" e "interessante".
- O que mais o leitor escreve que deixa clara a opinião dele sobre o assunto? Ele cita informações que leu no texto e afirma que gostou de obtê-las e achou interessante, pois não sabia o motivo de nós suarmos.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Carta de leitor
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06, EF03LP18, EF03LP20, EF03LP23.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
A proposta de produção de texto tem como objetivo levar os estudantes a conhecer e produzir uma carta de leitor, de acordo com as características desse gênero textual.
A carta de leitor é opinativa e tem como funções: elogiar, criticar, comentar o conteúdo de edições anteriores de uma publicação (inclusive outras cartas de leitores) e fazer sugestões ou solicitações.
Diferentemente da carta convencional, que é de domínio privado, a carta de leitor tem circulação pública. Ela permite que o autor-leitor participe da comunicação de massa.
PreparaçãoAtividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Ao propor a leitura da carta de leitor, esclareça que PI é a sigla que representa o estado do Piauí, que fica no Nordeste do Brasil.
Converse sobre a revista Ciência Hoje das Crianças, feita pelo Instituto Ciência Hoje com o objetivo de despertar a curiosidade e mostrar que a ciência pode ser divertida e que está presente no dia a dia das pessoas. Criada em 1986, é uma fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores.
Utilize as questões da atividade para direcionar a análise da carta de leitor apresentada como modelo. As questões propostas chamam a atenção para a estrutura do gênero textual, com base em informações como: título, data, nome do leitor, local onde mora, assunto e objetivo do texto. Registre as respostas dos estudantes no quadro de giz.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Solicite aos estudantes que pesquisem e, em um dia combinado, levem cartas de leitor recortadas de jornais, revistas e gibis para ler e compartilhar com os colegas. Cada um deverá mostrar a carta e contar o assunto ao qual a carta se refere e o objetivo da pessoa que a escreveu. As cartas podem ser coladas em uma cartolina e expostas no mural da sala. Essa é uma forma de ampliar o repertório dos estudantes com base na leitura de bons modelos de texto.
170
Planejamento e escrita
2 Reúna-se com um colega.
- Vocês vão escrever uma carta ao editor da Folhinha comentando a reportagem Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo.
- Definam se querem manifestar opinião, dar sugestões ou fazer solicitações de outras informações sobre vacinas.
3 Sigam estas orientações.
O modelo de carta de leitor apresentado não contém alguns desses elementos, provavelmente porque foram cortados na publicação por falta de espaço.
- Comecem a carta com o nome da cidade de onde estão escrevendo e a data escrita por extenso. Por exemplo: Belém, 25 de abril de 2023.
- Usem uma expressão de saudação, como "Caro editor" ou "Prezado editor".
- Indiquem que leram a reportagem (escrevam o título entre aspas e a data de publicação) e escrevam suas opiniões sobre a reportagem: do que gostaram, o que foi esclarecedor e se algo os surpreendeu.
- Despeçam-se cordialmente e escrevam o nome completo e a idade de cada um.
Avaliação e reescrita
4 Releiam a carta de leitor e preencham o quadro. Respostas pessoais.
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês citaram o título da reportagem que escolheram comentar? | ||
A intenção da carta está clara? (opinião, sugestão ou solicitação) | ||
Os dados de vocês estão presentes na carta? | ||
Há alguma palavra escrita de forma incorreta? |
5 Mostrem a carta ao professor e a reescrevam, fazendo as alterações necessárias.
Socialização
6 Leiam as cartas para os colegas e coloquem-nas no mural da sala.
Poderá ser proposta à turma a leitura de uma reportagem publicada recentemente para que cada estudante escreva uma carta para o editor e a envie (por correio ou por e-mail).
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento e escritaAtividades 2 e 3
Produção de escrita
Retome os registros feitos durante a atividade 1, preparando, com a ajuda dos estudantes, uma lista ordenada dos elementos de uma carta de leitor, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento da escrita:
- Local e data;
- Saudação;
- Corpo da mensagem (mencionar entre aspas o título e a data de publicação da notícia que está sendo comentada);
- Despedida;
- Identificação (nome, idade).
Forme duplas produtivas de trabalho. Dê exemplos do que podem escrever: elogiar, sugerir outros assuntos curiosos ou a publicação de outras reportagens sobre o mesmo assunto etc.
A coautoria promove diversos benefícios no desenvolvimento, na reflexão e no aprimoramento da escrita. Lerner esclarece que:
[...] comportamentos que pertencem à esfera mais íntima do escritor, quando a produção é individual, passam a ser também interpessoais - sem deixar de ser pessoais - quando a produção é grupal. Escrever com outros obriga a debater, para que sejam tomadas decisões consensuais acerca dos múltiplos problemas que a escrita apresenta. Desse modo, questões que poderiam permanecer implícitas quando se escreve solitariamente constituem-se em objetos de reflexão.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o possível, o real e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 63.
Avaliação e reescritaAtividades 4 e 5
À medida que as duplas terminarem a carta, devem revisá-la para conferir se contém todas as partes necessárias. É o momento de avaliar se precisam acrescentar ou melhorar algo e corrigir possíveis erros. Proponha que leiam as cartas uns dos outros e deem sugestões aos colegas, com objetivo de melhorar a produção final.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético Produção de escrita
Proponha atividades de revisão com cartas de leitor contendo erros de ortografia, pontuação, faltando palavras, letras maiúsculas no início das frases, ou trechos significativos como a saudação/despedida ou até mesmo uma parte do texto, deixando a carta sem sentido. Eleja um tipo de erro por carta trabalhada. Após a descoberta do tipo de erro, os estudantes podem reescrever a carta de leitor, corrigindo-a.
171
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema.
- Ao ler o título e ver a ilustração, o que você espera encontrar no poema? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura do professor e fique atento ao ritmo, à pronúncia das palavras e à entonação adequada.
- Sublinhe as palavras que você desconhece. Elas serão anotadas no quadro para que todos possam conversar sobre o significado e treinar a pronúncia.
- Observe as rimas que aparecem no texto.
Esportista
Enfiei o pé na jaca,
fui saltar lá no corguinho,
feito gol de bicicleta.
Ralei o joelho esquerdo,
feri o dedo mindinho.
Mas não tive só prejuízo
com esse tombo pateta:
Livrei-me de um bicho de pé
e do calção puidinho.
Meu chulé ficou cheiroso
e agora minha mãe
só me chama de atleta!
Neusa Sorrenti. Poemas miudinhos. São Paulo: Caramelo, 2015.
MANUAL DO PROFESSOR
O contato com textos poéticos permite que os estudantes saiam do lugar comum, pois desperta a imaginação, contribuindo para a formação do simbólico e da criatividade. De maneira descontraída, prazerosa e lúdica, o uso incomum das palavras remete a diferentes combinações e significados, estimulando a aprendizagem, desenvolvendo e enriquecendo, gradativamente, o vocabulário.
Ao despertar emoções e a curiosidade, o poema é capaz de entusiasmar, colaborando para o desenvolvimento do senso exploratório da linguagem literária, essencial para o processo de formação do leitor.
Em um universo extremamente rico, rimas, repetições, ritmo, associações de palavras e metáforas se apresentam para o estudante de forma agradável e simples, por meio da força e do refinamento da expressão artística.
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP15, EF15LP18, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP23.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", levante os conhecimentos que os estudantes possuem sobre poemas. Verifique as referências que apresentam: autores, exemplos de poemas, reconhecimento de características, entre outras. Essa estratégia busca valorizar a compreensão inicial e aponta possibilidades para atuação docente no sentido de promover o aprofundamento ou a desconstrução de saberes equivocados.
No trabalho de antecipação de leitura, são indicadas etapas que envolvem a definição de expectativas, os objetivos e a motivação para a leitura.
Em "Durante a leitura", realize a leitura em voz alta, marcando o ritmo, a entonação e destacando as rimas. Verifique se os estudantes apresentam dificuldade de entendimento, por desconhecerem alguma palavra ou expressão. Anote as palavras no quadro de giz e proponha que infiram significado a partir do contexto.
Neusa Sorrenti nasceu em Itaguara, no interior de Minas Gerais. Ela é professora e escritora. Já publicou mais de 30 livros para crianças e jovens, entre eles vários de poesia. Se for possível, apresente outras publicações da autora em material impresso e digital.
A série Leia para crianças disponibiliza em https://oeds.link/M1Tqpt. (acesso em: 11 jul. 2021) um dos poemas do livro "Poemas empoleirados no fio do tempo", de Neusa Sorrenti, apresentado pelo contador de histórias Paulo Fernandes.
172
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Realize a leitura coletiva, em voz alta.
2 Complete as rimas do poema.
- corguinho mindinho puidinho
- bicicleta pateta atleta
3 Pense em outras palavras com as mesmas rimas. Organize uma roda e comece a brincar!
- O professor vai dizer a palavra mindinho e apontar para um estudante, que deverá dizer uma palavra que rime.
- O estudante seguinte dirá outra palavra com a mesma rima, e assim por diante.
- Quando alguém não souber, o professor troca a rima por pateta e a brincadeira segue. Dê dicas para auxiliar os estudantes: ninho, marinho, vinho, anjinho, carinho, espinho, carrinho, cozinho, moinho, padrinho, sobrinho, sozinho, engatinho, motocicleta, inquieta, neta, reta, seta, dieta, direta, discreta, poeta, profeta, secreta, indireta.
Compreender o texto
4 O texto que você leu é um poema. Assinale a imagem que representa melhor um poema.
-
-
X
5 Cada linha de um poema se chama verso. Quantos versos tem o poema que você leu? 12
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Proponha que a leitura coletiva seja feita em uníssono, ou combine que cada estudante deverá ler um verso, repetindo a leitura quantas vezes forem necessárias para que todos leiam.
Atividade 2
A identificação das rimas é uma habilidade metalinguística abrangente que inclui também a identificação e a manipulação intencional de unidades da linguagem oral e suas representações gráficas (palavras, sílabas e aliterações).
Atividade 3
Muitas são as atividades lúdicas que envolvem a criação de rimas. Como variação, você poderá utilizar fichas com palavras escritas para que os estudantes sorteiem e, em grupos, tentem formar o maior número de rimas possível.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP15, EF15LP18, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP23.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 4
Compreensão de textos
A proposta é permitir o reconhecimento do gênero a partir da estrutura gráfica e da representação dos elementos característicos do poema: título, versos e estrofes. O poema é comparado a um texto em prosa, com título e parágrafos.
Para ampliar a atividade, dê outros exemplos, utilizando o quadro de giz para representar gêneros já trabalhados, como bilhete, carta, receita, notícia. Se considerar oportuno, nomeie os elementos que os estudantes reconhecerem e, no caso de apresentarem algum tipo de dificuldade, utilize textos (do próprio livro ou de outros livros) para realizar comparações e buscar respostas.
Atividade 5
Peça aos estudantes que numerem os versos do poema lido. Problematize: Por que esse poema só tem uma estrofe? Explique que as estrofes são agrupamentos de dois ou mais versos, que obedecem ao mesmo tipo de arranjo rítmico, isto é, um padrão de combinação marcado pelas rimas. Retome o texto e desafie-os a encontrar nas rimas identificadas anteriormente as combinações que justificam uma estrofe de 12 versos.
173
6 Qual é o acontecimento narrado nesse poema?
- Uma partida de futebol.
- X Um tombo.
-
Um banho.
- Em que verso a resposta anterior é revelada?
- No sétimo verso.
7 Releia os versos finais do poema.
"Meu chulé ficou cheiroso e agora minha mãe
só me chama de atleta!"
-
É possível o chulé ficar cheiroso? Como será que isso aconteceu?
7. a) Respostas pessoais. É possível que os estudantes digam que o chulé não pode ficar cheiroso, pois assim ele deixaria de ser chulé. Sugestão: o chulé pode ter ficado cheiroso após os pés terem sido lavados com o tombo no córrego.
- Sublinhe no trecho uma palavra que se relaciona com o título do poema. atleta
-
Em sua opinião, por que a mãe passou a chamar dessa forma a pessoa que fala no poema?
Sugestão: Porque os atletas costumam se machucar durante as práticas esportivas.
8 Leia, mais uma vez, o poema e pinte as palavras que rimam. Use cores diferentes para cada grupo de palavras.
Respostas: bicicleta, pateta, atleta corguinho, miudinho, puidinho, pé, chulé.
Os poemas são textos escritos em versos, que podem ser de diferentes tamanhos e não precisam ir até o final da linha, como acontece nos textos em prosa. É comum que os poemas tenham rimas.
Ampliar o vocabulário
9 Assinale a alternativa que melhor representa o que significa a expressão "enfiar o pé na jaca" no poema.
- X exagerar
- chutar uma jaca
- escorregar em uma jaca
- desperdiçar uma jaca
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
No item a, ao dizer que o "chulé ficou cheiroso", o eu lírico deixa claro que o odor de seu pé era ruim, mas deixou de ser, dando a ideia de que não há mais chulé. Outra possibilidade é que, ao assistir ao tombo, a mãe ficou tão preocupada que, quando viu o filho bem, esqueceu até o chulé.
No item b, relembre a noção de sinônimo: atleta e esportista são palavras com significado muito parecido. Chame a atenção para o fato de a palavra atleta estar em destaque no poema. Observe que essa estratégia linguística cumpre o papel de evidenciar a forma como a mãe do eu lírico passou a chamá-lo.
No item c, outra possibilidade de resposta: por causa da tentativa do eu lírico de dar o salto "feito gol de bicicleta", como dos jogadores profissionais (atletas).
Atividade 8
Uma leitura de qualidade também envolve a pronúncia e a entonação adequadas ao texto, isto é, quando o volume, a cadência e a intensidade das sílabas e palavras são pronunciadas de maneira correta.
A escuta, a leitura frequente de poemas e o reconhecimento das rimas pode auxiliar muito no processo de identificação das diferentes entonações, pois amplia, entre outras coisas, a noção de tonicidade e de acentuação.
Ampliar o vocabulárioHabilidade da BNCC
EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 9
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Aceite também a terceira alternativa como resposta. Explique aos estudantes que essa ambiguidade, no poema, é proposital e ajuda a gerar o humor presente no texto.
174
10 Corguinho é o diminutivo de qual palavra?
Córrego.
-
Esse diminutivo é mais comum na linguagem formal ou na informal?
Na linguagem informal.
11 Selecione a imagem que representa um "gol de bicicleta".
-
X
-
12 Ligue cada expressão à ilustração que a define de acordo com o significado que ela tem no poema.
Para ler em casa
Você sabe o que é declamar um poema? Declamar é realizar a leitura de um poema em voz alta, com ritmo e entonação adequados.
Em casa, leia muitas vezes o poema para treinar como usar a própria voz, pronunciar as palavras de forma clara e dar ritmo aos versos. Procure melhorar sua leitura a cada repetição.
Quando estiver pronto, declame o poema de Neusa Sorrenti para as pessoas que moram com você.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Explique que a forma corgo, derivada de córrego, é muito comum em determinadas variedades linguísticas da língua portuguesa falada no Brasil. Aproveite para retomar a importância do respeito às variedades linguísticas regionais ou sociais.
É importante enfatizar que, como ocorre no poema, ao representar a fala, a escrita assume características específicas da oralidade. Questione: Qual a é intenção da autora ao usar a palavra corguinho em vez de córrego?
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Há muitas histórias sobre quem inventou o gol de bicicleta, mas quem tornou essa jogada famosa no mundo todo foi um jogador brasileiro chamado Leônidas da Silva, conhecido como Diamante Negro. Ele realizava esse movimento com perfeição! A jogada foi batizada com esse nome porque o movimento das pernas do jogador se assemelha ao movimento de andar de bicicleta. Ao receber a bola, o jogador, que deve estar de costas para o gol, se joga para trás, toma impulso com uma perna e bate na bola com a parte de cima do outro pé.
Atividade 12
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Verifique se, no contexto apresentado, os estudantes inferiram que "calção puidinho" significa calção gasto, muito usado, velho. Esclareça que "bicho de pé" é nome popular de um tipo de pulga denominada Tunga penetrans. A fêmea, após ser fecundada, penetra na pele de pessoas e de animais para se alimentar do sangue enquanto seus filhotes se desenvolvem. Normalmente são atingidas partes do corpo que ficam próximas ao chão, como o pé.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Para preparar os estudantes para a atividade, explique que declamar um poema é o mesmo que realizar uma leitura interpretativa, na qual os significados são reforçados pelas variações vocais e pela linguagem corporal.
175
Estudo da língua Classificação das palavras quanto à sílaba tônica
1 Releia estes versos do poema Esportista.
"Ralei o joelho esquerdo, feri o dedo mindinho."
-
Reescreva os versos, separando as sílabas das palavras.
Ra-lei o jo-e-lho es-quer-do, / fe-ri o de-do min-di-nho.
- Pinte, em sua resposta, a sílaba que é pronunciada com mais força em cada palavra que tenha duas ou mais sílabas.
- Leia o quadro a seguir.
Posição da sílaba mais forte | Classificação |
---|---|
última | oxítona |
penúltima | paroxítona |
antepenúltima | proparoxítona |
-
Que palavras do trecho são oxítonas?
ralei, feri
-
Que palavras do trecho são paroxítonas?
joelho, esquerdo, dedo, mindinho
- Leia em voz alta as palavras do quadro a seguir e circule as proparoxítonas.
poema
ótimo X
machucado
brincadeira
simpática X
canção
Em uma palavra com duas ou mais sílabas, a sílaba pronunciada com mais força é chamada sílaba tônica.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de iniciar o estudo, é importante que os estudantes estejam seguros em relação ao reconhecimento das sílabas e à divisão silábica, conhecimentos fundamentais para identificar a posição da sílaba tônica na palavra e para classificá-la. Por isso, retome a definição de sílaba e proponha a divisão silábica de algumas palavras, fazendo registros no quadro de giz.
Depois desses registros, solicite aos estudantes que busquem em cada palavra a sílaba tônica, isto é, a sílaba pronunciada com maior intensidade.
Estudo da língua
■ Classificação das palavras quanto à sílaba tônica
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP04, EF03LP06.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Solicite aos estudantes que façam o item a individualmente, para que seja possível identificar estudantes que manifestem algum tipo de dificuldade ao separar sílabas e auxiliá-los.
A partir do item b, proponha a leitura e a solução coletivamente. Antes da leitura do quadro conceitual, faça perguntas para que os estudantes elaborem com as próprias palavras o conceito de sílaba tônica. Após comparar com o conceito apresentado, peça que um estudante registre no "quadro de descobertas".
176
Acentuação dos monossílabos tônicos e das oxítonas
1 Copie do poema as palavras que estão faltando nos versos a seguir.
"Enfiei o pé na jaca, fui saltar lá no corguinho, feito gol de bicicleta.
[...]
Meu chulé ficou cheiroso
e agora minha mãe
só me chama de atleta!"
- Quantas sílabas têm as palavras que você copiou? 1
-
Como são classificadas essas palavras, de acordo com o número de sílabas?
- X monossílabas
- dissílabas
- trissílabas
- polissílabas
-
Copie essas palavras no local adequado do quadro a seguir.
Acentuadas Não acentuadas pé, lá, só o, na, fui, no, gol, de, e, mãe, me, de -
As palavras monossílabas acentuadas são aquelas que são pronunciadas de maneira:
- fraca
- X forte
-
Com que letras terminam as palavras que receberam acento?
e, a, o
MANUAL DO PROFESSOR
■ Acentuação dos monossílabos tônicos e das oxítonas
Consideração sobre dificuldade
Se os estudantes tiverem dificuldade, retome o conceito de oxítona e direcione a reflexão por meio de perguntas.
Retome a classificação das palavras quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba). É possível que alguns estudantes confundam as nomenclaturas. Por isso, proponha que façam cartazes conceituando cada situação: classificação quanto ao número de sílabas e classificação quanto à sílaba tônica, pesquisando palavras e colando-as, como exemplos.
177
-
Reescreva o verso a seguir passando as palavras em destaque para o plural.
"Enfiei o pé na jaca,"
Enfiei os pés na jaca.
Quando uma palavra monossílaba é pronunciada de maneira forte, ela é um monossílabo tônico. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e o, seguidos ou não de s.
2 Releia o verso a seguir.
"Meu chulé ficou cheiroso"
- Sublinhe a sílaba tônica da palavra em destaque. lé
-
Qual é a classificação dessa palavra, de acordo com a posição da sílaba tônica?
- X oxítona
- paroxítona
- proparoxítona
3 Agora, aplique nas palavras abaixo a mesma regra de acentuação dos monossílabos tônicos e acentue as oxítonas quando necessário.
- caju
- jiló
- caqui
- arroz
- café
- capim
- cajá
- fubá
- guaraná
- maracujás
MANUAL DO PROFESSOR
O item f da atividade 1 exemplifica a manutenção do acento em monossílabos tônicos terminados em a, e e o, seguidos de s, analisando o plural de pés. Solicite outros exemplos, como nó/nós, pó/pós, chá/chás, céu/céus, véu/véus pá/pás e proponha a formação de frases para que os plurais sejam compreendidos pelo uso.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Escreva uma lista desordenada de monossílabos tônicos no quadro de giz e solicite aos estudantes que copiem, no caderno, classificando-os como monossílabos tônicos terminados em:
A, As: gás, dá, má, chá,
E, ES: fé, três, vê, mês,
O, OS: xô, só, pôs, nós, vós, só.
As atividades 2 e 3 mostram que a mesma regra de acentuação utilizada nos monossílabos tônicos é utilizada nas oxítonas. Peça aos estudantes que escrevam no caderno e no quadro de descobertas a regra aplicada nas oxítonas.
178
Oficina de criação Incentivar a proteger
Leitura
■ Leia este folheto observando os elementos visuais que o compõem.
Vamos explorar o folheto
1 Responda às questões sobre o folheto. "O novo vilão da natureza". Ele se refere ao canudo de plástico.
- Qual é o título do folheto? A que elemento esse título se refere?
-
Como esse elemento está indicado visualmente no folheto?
Pela foto de vários canudos de plástico coloridos no alto do folheto.
-
Leia as informações acima da tartaruga. Por que há o desenho de um relógio antes delas?
Porque o relógio indica a passagem do tempo e as informações trazem o tempo de produção do canudo, o tempo de uso e o quanto ele demora para se decompor.
- Por que o fundo do folheto é azul? Explique a importância da escolha dessa cor. Porque ele remete ao fundo do mar, que é onde há alta concentração de plástico descartado.
- O que mais é considerado "vilão" pelo folheto? Como isso está retratado? O folheto se refere também a objetos feitos de plástico de modo geral. Está retratado por duas sacolas plásticas.
Os folhetos divulgam produtos, serviços, eventos e campanhas de interesse público.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Incentivar a proteger
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP07, EF03LP21.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Sobre o folheto:
Texto publicitário curto, impresso em folha avulsa, com distribuição corpo a corpo feita em locais de grande circulação.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 146.
A proposta dessa seção é a elaboração em trios de um folheto sobre vacinação. Porém, para que os estudantes aprendam sobre o gênero e suas características, será feita a análise do folheto de uma campanha contra o uso de canudos plásticos. Por se tratar de um tema bem atual em campanhas e de importância para a educação ambiental, faça a leitura do folheto a fim de proporcionar a fruição e a criticidade em relação ao tema abordado.
Vamos explorar o folhetoAtividade 1
Compreensão de textos
Verifique se os estudantes percebem que o objetivo do folheto é proteger a natureza de um vilão que passou muito tempo despercebido.
Desafie os estudantes a realizar a pré-leitura do texto, elencando informações a partir do primeiro contato visual com o folheto.
Nesse sentido, os estudantes já têm em mente: o que vão ler, qual o objetivo da leitura e do que trata o texto. O próximo passo é incentivá-los a compartilhar informações que já têm sobre o tema com base nas imagens. Pergunte à turma: O que o folheto traz em destaque? Quais são as imagens que chamam a atenção? Que texto parece ser o mais importante?
Depois de levantar hipóteses em relação a essas questões, proponha a leitura detalhada dos elementos verbais e não verbais que compõem o folheto.
Pergunte quais elementos visuais eles observam: canudos de plástico coloridos, tartaruga, peixe, sacolas plásticas, lagosta, o fundo azul. Explore o conteúdo das frases do folheto. Ao abordar, por exemplo, que "O canudo de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo", pergunte se esse percentual pode ser considerado muito ou pouco.
Para que tenham dimensão dessa quantidade, peça que listem alguns objetos feitos de plástico. Leve-os a pensar que, entre todos os objetos feitos de plástico no mundo, os canudos estão entre os que mais poluem, mesmo sendo tão pequenos. Auxilie os estudantes a estabelecer uma relação entre o tempo de uso de um canudo e o tempo que ele leva para se decompor. Para ficar mais fácil, pergunte: Quanto tempo uma criança pode utilizar um brinquedo de plástico? Nesse mesmo tempo, quantos canudos ela pode utilizar (e jogar fora)?
179
Vamos criar folhetos
2 Você e mais dois colegas vão criar um folheto simples com orientações sobre vacinação.
- Definam as características do folheto: formato e número de páginas.
- Façam uma pesquisa sobre o tema.
- Definam as imagens e cores do folheto.
3 Elaborem o texto.
-
Escrevam o texto que será apresentado no folheto. Ele deverá conter as seguintes informações.
- O que é vacina.
- Como a vacina age em nosso corpo.
- Por que é importante se vacinar.
- O que é carteira de vacinação.
- Depois de escreverem, leiam e revisem o texto.
4 Criem o folheto.
- Recortem um pedaço de papel no formato escolhido.
- Copiem no folheto o texto do rascunho.
- Desenhem ou colem as figuras que acompanharão o texto.
Apresentação e avaliação
5 Apresentem o folheto para a turma.
- Mostrem seu folheto aos colegas e leiam os folhetos que eles criaram.
- Observem as informações dos folhetos dos outros grupos: se são diferentes das de seu grupo, se estão de acordo com o que vocês também pensam, que recursos visuais foram utilizados etc.
- Exponham o folheto no mural ou em outro local da escola para que outros estudantes possam ver.
6 Converse com os colegas sobre a atividade.
- O que você achou da experiência de elaborar o folheto?
- Com esse projeto, você aprendeu a importância da vacinação?
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos criar folhetos
Atividades 2 a 4
Produção de escrita
Para que os estudantes conheçam melhor esse portador de texto, o folheto, busque em postos de saúde e hospitais públicos de sua cidade, diversos folhetos que sirvam de inspiração para a criação dos estudantes.
Para auxiliá-los na produção, inicie uma conversa sobre o tema vacinação, de forma que os estudantes exponham os conhecimentos que já possuem, principalmente depois da reportagem analisada no início da unidade.
Algumas questões podem motivar essa conversa. Faça perguntas e anote as respostas no quadro de giz para que sirvam de referência durante o planejamento da escrita. Quais informações vocês consideraram mais interessantes na reportagem que leram sobre as vacinas? O que surpreendeu vocês na fala do médico? Mesmo depois da reportagem que explicou muita coisa sobre vacina, vocês têm alguma dúvida?
Proponha outras pesquisas com o objetivo de dar outras informações importantes para a escrita do texto. Com orientações nesse sentido, a atividade 3 apresenta pontos estruturais para a produção do folheto sobre vacina.
Depois de escrita a primeira versão do texto, oriente os estudantes a avaliar a relação entre os textos e as imagens de forma que a combinação entre o texto verbal e o não verbal possa tornar a mensagem mais clara.
Distribua uma folha de sulfite para cada estudante esboçar e discutir as ideias com os parceiros de produção para que definam juntos como será o folheto (layout): tipo de letra, ilustrações, cores, distribuição e escrita das informações etc. Se necessário, auxilie-os na definição de soluções para os apontamentos feitos.
Quando estiverem seguros de suas produções, oriente-os a elaborar a versão final do folheto.
Combine um momento para que os trios apresentem seus trabalhos e depois deixem expostos para que outras pessoas também possam ver. Proponha que façam uma lista de tudo o que aprenderam sobre vacinação para expor junto com os folhetos.
Apresentação e avaliação
Atividade 6
Ao propor uma avaliação, procure estimular os estudantes a encontrar primeiro os aspectos positivos. Aborde as dificuldades em etapas: primeiro, pergunte o que fariam de forma diferente. Ao responderem a essa questão, os estudantes admitem que aprenderam com a experiência. Para verificar se todas as questões foram resolvidas, questione: Há algo que vocês identificam como dificuldade e que não imaginam como resolver? Reforce que compartilhar dificuldades aumenta as chances de encontrar soluções, pois mais pessoas pensarão em maneiras de resolver.
180
Produção oral Debate regrado
Você e seus colegas vão organizar um debate sobre hábitos alimentares. Pronto para defender sua opinião?
Preparação
1 Leia a notícia.
Uma a cada três crianças brasileiras está com sobrepeso
Dados da Unicef acendem sinal vermelho para a saúde alimentar de crianças no mundo. No Brasil, em especial, o sobrepeso é a maior preocupação, consequência da má alimentação
[...]
Segundo dados do Ministério da Saúde, o país tem uma a cada três crianças com sobrepeso, muitas já consideradas obesas. Em 2015, era uma para cada quatro. Relatório da Unicef revela que 250 milhões de crianças no mundo estão desnutridas ou com sobrepeso. E apesar de sermos o país da fruta, do sol e da água de coco, as tendências globais se confirmam por aqui.
[...]
Para reverter este cenário, o Brasil precisa focar em políticas públicas para a prevenção do sobrepeso e da obesidade. [...]
Carolina Delboni. Estadão, 1o fev. 2021. (Fragmento).
2 Forme grupo com alguns colegas e discutam esta questão.
Deve haver leis que proíbam a venda de bebidas e alimentos calóricos nas escolas para ajudar a resolver o problema da obesidade infantil?
3 Registrem os argumentos que surgirem nessa discussão.
- É importante que vocês tenham argumentos para a resposta "sim" e para a resposta "não".
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Debate regrado
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP12, EF13LP13, EF35LP10, EF35LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
A proposta dessa seção é a realização de um debate com base em uma notícia intitulada "Uma a cada três crianças brasileiras está com sobrepeso".
Preparação
Atividades 1 a 4
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Explore o título do texto e questione: Por que a situação é alarmante? Uma em cada três é muito ou é pouco? Uma lei resolveria? E a vontade que a criança tem de comer guloseimas como fica?
Escreva no quadro de giz o tema do debate. Pergunte quem é contra e quem é a favor de uma lei que proíba a venda de bebidas ou alimentos calóricos nas escolas. Registre a resposta.
Depois, dê um tempo para que cada estudante pense em um ou mais argumentos que justifiquem a resposta dada.
Sou contra uma lei que proíba a venda de bebidas ou alimentos calóricos nas escolas porque...
Sou a favor de uma lei que proíba a venda de bebidas ou alimentos calóricos nas escolas porque...
Inicialmente, forme grupos pequenos, tentando equilibrar as opiniões contra e a favor em cada grupo, com o objetivo de enriquecer a discussão.
Depois, peça que os grupos apresentem os argumentos discutidos e registre-os. Proponha a leitura coletiva desses argumentos e questione: Vocês acham que temos argumentos suficientes para as duas opiniões: contra e a favor?
181
4 Organizem a turma em dois grandes grupos.
- Um grupo defenderá o "sim", e o outro, o "não".
- Compartilhem os argumentos levantados nos grupos menores na discussão inicial e façam suas anotações.
- Reflita sobre os argumentos contrários à opinião que você e seus colegas vão defender e pense em possíveis respostas.
Debate
5 Preparem o debate.
- De um lado da sala, ficarão os debatedores que defenderão o "sim" e, do outro lado, os que defenderão o "não".
- O professor será o mediador do debate, ou seja, ele organizará as falas, o tempo e o momento de cada grupo se manifestar.
- Todos os integrantes dos grupos devem estar preparados para falar.
6 Realizem o debate.
- O professor sorteará o grupo que iniciará o debate com seus argumentos.
- Após a apresentação, o outro grupo terá a oportunidade de tentar rebatê-lo, apresentando um contra-argumento.
- Todos os estudantes que desejarem terão a oportunidade de falar por seu grupo.
- É importante que todos ouçam com atenção e respeitem o direito de expressão dos colegas.
Avaliação
7 Avalie sua participação no debate.
Respostas pessoais.
Avaliação do debate | Sim | Não |
---|---|---|
Você ajudou seu grupo a construir argumentos? | ||
Expressou-se adequadamente e de forma clara? | ||
Interrompeu a fala de alguém? | ||
Ouviu a opinião do outro com atenção? | ||
Respeitou as orientações do mediador? |
MANUAL DO PROFESSOR
Se considerar oportuno, proponha aos estudantes que realizem pesquisas sobre o assunto, incluindo dados sobre a quantidade de calorias e o valor nutricional de alguns alimentos que costumam ser consumidos nas escolas.
Explique à turma que o debate é feito pela apresentação de argumentos e contra-argumentos. O argumento é um raciocínio apresentado para convencer alguém, para alterar sua opinião ou seu comportamento. O contra-argumento é qualquer argumento que se usa para derrubar um argumento apresentado anteriormente. Procure exemplificar analisando os argumentos criados pelos estudantes e desafiando-os a encontrar na mesma lista os contra-argumentos adequados para derrubar o argumento inicial.
Debate
Atividades 5 e 6
Registre no quadro de giz as regras do debate, deixando claro o que você vai observar para avaliar os grupos: o desenvolvimento do tema proposto, o respeito, o uso de tom de voz adequado, a qualidade dos argumentos, a tolerância, entre outros.
Organize a turma em dois grandes grupos. Um vai apresentar argumentos contra e outro, a favor. Para que o debate seja proveitoso, é indispensável que você tenha o cuidado de colocar em cada grupo estudantes que tenham diferentes posturas (questionador, polêmico, conservador etc.). Essa heterogeneidade promoverá a riqueza da conversa entre eles. Convide alguns estudantes para ler, em voz alta, as orientações para a realização do debate descritas na atividade 6.
Determine o tempo de duração do debate (cerca de 15 minutos), levando em conta que todos os estudantes devem expor o seu ponto de vista na discussão. A outra parte da aula será reservada para o compartilhamento e para a realização da avaliação coletiva e individual.
Avaliação
Atividade 7
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Para a avaliação coletiva, apresente as seguintes questões: Os diferentes pontos de vista foram bem apresentados? No debate, qual ponto de vista teve argumentos mais bem fundamentados? Os a favor ou os contra as leis que proíbem a venda desse tipo de bebidas e alimentos? Questione se alguém, depois de ouvir todos os argumentos, mudou de ideia em relação à opinião inicial.
Explique que às vezes acreditamos tanto numa coisa que não queremos conhecer o outro lado, o lado de pessoas que pensam diferente; por isso, o principal objetivo de um debate é permitir que opiniões e argumentos diferentes sejam ouvidos para que as pessoas saibam mais sobre o tema discutido e tenham mais informações para formar suas opiniões.
182
Conhecer mais palavras
■ Antes da pandemia do coronavírus, as doenças que mais matavam no Brasil estavam atreladas à hipertensão e à hiperglicemia.
Quando a pressão do sangue está muito alta, a pessoa pode desenvolver uma doença chamada hipertensão.
Quando há níveis elevados de açúcar no sangue, dizemos que a pessoa está com hiperglicemia.
1 A hipertensão também é conhecida como:
- falta de pressão.
- X pressão alta.
- mudança de pressão.
Que curioso!
Você sabia que a hipertensão e a hiperglicemia podem ser prevenidas, desde muito cedo, com uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitando estresse?
2 Reescreva as frases abaixo de modo que as palavras em negrito tenham sentido de abundância, excesso. Para isso, use os prefixos hiper e super.
- Este alimento é calórico. (hiper) Este alimento é hipercalórico.
- Sou muito sensível a pelos de animais. (hiper) Sou hipersensível a pelos de animais.
- Há riscos de transmissão de doenças em locais lotados. (super) Há riscos de transmissão de doenças em locais superlotados.
- Hoje estou me sentindo contente. (hiper) Hoje estou me sentindo hipercontente.
- Aquele cachorro é manso. (hiper) Aquele cachorro é hipermanso.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF03LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade preparatória
Inicie a abordagem propondo aos estudantes que identifiquem palavras que indicam abundância. Solicite que, com base no tema saúde, formem frases utilizando as palavras muito, bastante e demais.
Escreva no quadro de giz as palavras hipertensão e hiperglicemia e estimule os estudantes a levantar hipóteses sobre o significado delas.
O que é pressão alta? Por que é perigosa? A pressão arterial é responsável por empurrar pelo corpo o sangue bombeado pelo coração. Quando essa pressão aumenta, o coração faz mais força para bombear, e essa força pode romper a parede das artérias e trazer problemas de saúde. Hipertensão = muita pressão.
Glicemia é o termo que se refere à glicose, isto é, ao açúcar do sangue. Hiperglicemia = muito açúcar no sangue.
Leia o texto explicativo e proponha a atividade 1.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Verifique se os estudantes reconhecem o prefixo hiper-; explique que se trata de um prefixo de origem grega que significa excesso, aumento. O prefixo super- vem do latim e também significa excesso, aumento, muito.
Dê alguns exemplos de utilização dos prefixos:
"O sol está forte. É preciso usar um superprotetor solar."
" É muito interessante saber como as vacinas agem no nosso corpo."
"É superinteressante saber como as vacinas agem no nosso corpo."
Explique que alguns adjetivos permitem o uso dos prefixos hiper e super.
"Sou muito sensível a pelos de animais."
"Sou hipersensível a pelos de animais."
"Sou supersensível a pelos de animais."
183
Projeto em equipe Unidos pela saúde!
O que fazer
Você e seus colegas vão criar uma campanha de conscientização sobre saúde. O objetivo é conscientizar outras pessoas sobre a importância de cuidar do corpo e da mente.
Campanha de conscientização é um conjunto de ações que visam transmitir uma ideia usando diferentes meios de comunicação: folhetos, cartazes, propagandas na internet e na televisão etc. Essas campanhas alertam as pessoas sobre temas importantes. Elas acontecem durante um período curto, depois são encerradas.
Veja abaixo o cartaz de uma campanha de combate à dengue.
Como fazer
1 Definir o tema da campanha.
- Tema 1: vacinação.
- Tema 2: importância do esporte para a saúde.
- Tema 3: alimentação saudável.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe: Unidos pela saúde
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP07, EF15LP08, EF15LP13, EF35LP19, EF35LP20, EF35LP21.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
O que fazer
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Inicie a abordagem pela leitura da proposta e, após explorar o conceito de campanha de conscientização, liste com os estudantes as diferentes ações que podem compor uma campanha sobre saúde. Converse sobre o folheto, gênero estudado nessa unidade.
Depois, proponha a análise do cartaz da campanha contra a dengue realizada pela cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Destaque os elementos estruturais do cartaz: verbos no imperativo; linguagem verbal e não verbal; texto curto e sugestivo, adequado ao público; criatividade; preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores). Explique que esses elementos marcam funções muito claras: informar e convencer o leitor a tomar algum tipo de atitude. Por exemplo: comunicar um evento e estimular o leitor a comparecer. No caso da atividade, fornecer informações sobre a dengue e orientar a população para tomar atitudes de prevenção da doença.
Questione onde os estudantes já viram cartazes de campanha e procure dar exemplos da sua cidade ou bairro.
Atividade complementar
Na atividade 1, se considerar oportuno, estimule os estudantes a criar outros temas. A escolha pode ser por votação ou sorteio.
Caso haja alguma ação, acontecimento ou iniciativa na própria escola, bairro ou cidade que aborde a importância de cuidar do corpo e da mente, use como referência temática ou de ação de campanha para inspirar o grupo.
184
2 Pesquisar sobre o tema escolhido.
- Reúna-se com dois colegas e pesquisem em livros, revistas e na internet textos e imagens sobre o tema da campanha. Anotem tudo o que acharem interessante para compartilhar com a turma depois.
- Conversem com os outros grupos sobre as principais informações que vocês encontraram na pesquisa.
- Pensem em argumentos que vocês podem usar na campanha para convencer as pessoas da importância do tema. Escrevam suas ideias no caderno.
3 Organizar a campanha.
A turma deverá se reunir em três equipes. Cada uma será responsável por um meio de comunicação que será usado na campanha.
- Equipe 1: deve elaborar folhetos sobre o tema da campanha para divulgar na escola. O folheto deve ter explicações e informações importantes sobre o tema, além de figuras.
- Equipe 2: deve criar cartazes sobre o tema para afixar em diferentes lugares da escola. Os cartazes devem ter título, imagens e textos curtos que convençam o leitor sobre a importância de fazer ou não algo.
- Equipe 3: será responsável por realizar uma apresentação oral sobre o tema para outras turmas.
Importante!
- Nessa apresentação, a equipe deve dizer o nome dos integrantes, o tema e o objetivo da campanha e compartilhar as principais ideias sobre o assunto.
- A equipe pode também levar um dos cartazes da campanha para ajudar na conversa.
- Para se preparar para a apresentação, a equipe deve planejar o que cada um vai dizer.
- Cada estudante deve escrever um roteiro com o que vai falar para não esquecer informações importantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Reforce a importância da pesquisa. Para orientar os estudantes sobre onde encontrar informações válidas, indique sites confiáveis, de preferência oficiais, como da OMS, Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde e universidades.
Estimule o compartilhamento de informações. Enquanto os estudantes apresentam suas descobertas, procure organizá-las em tópicos e agrupá-las por relação e semelhança.
Auxilie-os a viabilizar as escolhas, orientando o grupo de maneira geral e as equipes de acordo com as especificidades do gênero textual escolhido.
Atividade 3
Produção de escrita
Explique aos estudantes que todos deverão elaborar textos escritos (inclusive a equipe responsável pela apresentação oral). Portanto, é importante que sigam as estratégias de escrita e reescrita estudadas até o momento.
185
4 Criar os cartazes, folhetos e roteiros para a apresentação oral.
- As equipes devem se reunir para realizar os trabalhos de acordo com o que foi definido.
- Retomem os textos e as imagens pesquisados anteriormente para elaborar os folhetos, os cartazes e os roteiros para a apresentação oral.
- Releiam e revisem os textos, verificando se algo deve ser alterado ou acrescentado.
- Após finalizarem os rascunhos, as equipes 1 e 2 devem elaborar a versão final dos cartazes e folhetos, e a equipe 3 deve ensaiar a apresentação oral que planejou.
5 Iniciar a campanha de conscientização.
- Afixem os cartazes e folhetos na escola.
- Organizem-se para fazer as apresentações nas outras salas.
Avaliar o trabalho
6 Conversar com o professor e os colegas.
- O que vocês acharam de participar de uma campanha de conscientização?
- Preencham o quadro abaixo. Respostas pessoais.
Avaliação da participação no projeto | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês conseguiram chamar a atenção dos colegas para o tema da campanha? | ||
A ideia foi transmitida com clareza? | ||
Ficaram satisfeitos com o resultado do trabalho? |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 4 e 5
Tenha atenção em relação à equipe que fará a apresentação oral, pois é possível que os estudantes apresentem dificuldades para manusear recursos tecnológicos e cartazes e para organizar a alternância de papéis durante a apresentação. Por isso proponha que ensaiem. Acompanhe esses ensaios, avaliando a performance individual e propondo avanços. Verifique a possibilidade de gravar as apresentações e realize avaliações individuais.
Segundo a formadora de professores e colunista de Nova Escola, Heloísa Ramos, há quatro aspectos que devem ser levados em conta numa apresentação oral: o comportamento do estudante perante uma plateia, a clareza com que introduz o tema, sua capacidade de desenvolvê-lo e a forma como encerra sua apresentação (é desejável que consiga retomar os pontos principais).
Avaliar o trabalho
Atividade 6
Após completarem a tabela de avaliação, procure dar feedbacks aos grupos e também individualmente, se necessário. Esse procedimento é fundamental para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
186
Avaliação em processo
1 Leia o trecho destacado para o professor.
Sapo com medo d'água
Dois homens, fugidos da prisão, pararam na beira da lagoa para matar a sede e descansar um pouco. Um sapo dormia debaixo da samambaia. Os bandidos agarraram o sapo.
[...]
- Vamos jogar no formigueiro?
Ouvindo isso, o sapo estremeceu. Por dentro. Por fora, abriu um sorriso indiferente.
- Que nada - respondeu o outro, percebendo que o sapo não estava nem ligando.
[...]
O sapo espreguiçava-se tranquilo entre os dedos do homem. Um dos bandidos teve outra ideia.
- Já sei! Vamos afogar [...] na lagoa!
Foi quando o sapo deu um pulo desesperado e começou a gritar:
- Tudo menos isso!
Os malfeitores, agora sim, tinham chegado onde queriam.
- Vai pra água, sim senhor!
- Não sei nadar! - berrava o sapo.
- Então, vai morrer engasgado!
O bicho esperneava:
- Socorro!
[...]
- Lá vai!
O homem atirou o sapo no fundo da lagoa. O sol estava redondo.
O sapo - ploft - desapareceu no azul bonito das águas.
Depois voltou risonho, mostrou a língua e foi embora nadando e cantando e dançando e requebrando n'água, feliz da vida.
Ricardo Azevedo. Meu livro de folclore: um punhado de literatura popular. São Paulo: Ática, 2011.
- Estremeceu:
- tremeu, ficou abalado.
- Indiferente:
- sem demonstrar reação.
- Desesperado:
- sem esperança.
- Malfeitores:
- aqueles que cometem crimes.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP21, EF03LP05, EF03LP06, EF03LP07, EF03LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Organize-se para avaliar a fluência em leitura oral, chamando os estudantes individualmente para realizar a leitura do trecho em destaque, antes de apresentar as atividades de avaliação, pois é fundamental garantir que, no processo de avaliação da fluência, a leitura seja feita no primeiro contato do estudante com o texto, ou seja, sem a oportunidade de realizar o treino de leitura.
O trecho em destaque do conto de esperteza apresenta um total de 92 palavras, por isso a indicação da atividade.
É esperado que os estudantes já estejam familiarizados com o desafio de ler com fluência dentro do tempo marcado.
Atividades 2, 3 e 4 (p. 187)
Compreensão de textos
As primeiras atividades dão conta de verificar a compreensão por meio da identificação das personagens (entre elas, o protagonista). Além disso, propõem a identificação das atitudes de esperteza que levaram o conto a um desfecho positivo para o sapo, que inicia em grande desvantagem.
Atividade 6 (p. 187)
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
A atividade aciona os conhecimentos em relação ao vocabulário e, com base na compreensão das palavras, propõe a identificação dos prefixos.
Atividade 7 (p. 187)
Conhecimento alfabético
A atividade traz certa complexidade por solicitar que as palavras sejam classificadas com base em dois critérios já estudados pela turma.
Atividade 8 (p. 187)
Compreensão de textos Produção de escrita
A atividade propõe ao estudante que se aproprie da narrativa para criar, com base em suas percepções e compreensão do texto, uma interação final entre as personagens, protagonizada pelo sapo, que já provou sua esperteza.
187
2 Quem são as personagens do conto?
Os dois bandidos e o sapo.
- Quem é a personagem principal do conto? O sapo.
3 Como o sapo reage quando os bandidos dizem que vão jogá-lo no formigueiro?
- Realmente não se importa.
- X Fica com medo, mas finge que não se importa.
4 Como o sapo reage quando os bandidos ameaçam jogá-lo na água?
- Fica com medo, mas finge que fica feliz.
- X Fica feliz, mas finge que fica com medo.
5 Releia o texto, prestando atenção à pontuação. Depois:
- circule as duas frases em que aparecem dois-pontos. Foi quando o sapo deu um pulo desesperado e começou a gritar:, O bicho esperneava:
- pinte uma frase em que apareça ponto de exclamação.- Já sei! Vamos afogar [...] na lagoa! - Tudo menos isso!, - Vai pra água, sim senhor!, - Não sei nadar! - berrava o sapo., - Então, vai morrer engasgado!, - Socorro!, - Lá vai!
- sublinhe a frase em que aparece um ponto de interrogação. - Vamos jogar no formigueiro?
6 Circule o prefixo das palavras a seguir.
- indiferente in
- desapareceu des
7 Classifique as palavras a seguir quanto ao número de sílabas e à posição da sílaba tônica.
- prisão: dissílaba, oxítona
- já: monossílaba tônica
- engasgado: polissílaba, paroxítona
8 Imagine o que o sapo disse aos bandidos depois de estar seguro na água e escreva a seguir. Lembre-se de usar a pontuação adequada.
Resposta pessoal. Sugestão: - Tchau, bandidos! Fui mais esperto do que vocês! Agora, vou para casa ver minha família.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante com o auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada na página MP032 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 6
Saúde
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o tema "saúde";
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como reportagem, carta de leitor, poema e debate regrado;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e o conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como classificação da palavra quanto à sílaba tônica e acentuação de monossílabos tônicos e oxítonas);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas das produções;
- elaborar produção escrita (carta de leitor e folheto) e produção oral (participar de um debate regrado), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.