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UNIDADE 8 Brinquedos e brincadeiras
Você gosta de brincar? Já se cansou de tanto brincar e mesmo assim quis continuar brincando? Quando brincamos, nos divertimos, conhecemos mais sobre o mundo e compartilhamos bons momentos com nossos colegas, amigos e familiares.
Os seres humanos são muito criativos na hora de inventar brincadeiras. Uma bola, uma corda e até uma folha de papel podem se transformar em uma divertida brincadeira. Imagine quantas brincadeiras existem no mundo! Para começar, observe esta tela de Ana Maria Dias (1945-), em que ela retrata crianças brincando com um brinquedo comum aqui no Brasil. Você consegue reconhecê-lo?
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 8
Brinquedos e brincadeiras
Objetivos da unidade
- Desenvolver a habilidade de compreensão de textos verbais e não verbais.
- Conhecer e compreender os gêneros texto instrucional, cordel e entrevista.
- Desenvolver a precisão e a velocidade no reconhecimento de palavras.
- Desenvolver a habilidade de ler com prosódia, respeitando o valor expressivo dos sinais de pontuação, a expressão, o fraseamento, a entonação e o ritmo.
- Desenvolver processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.
- Estudar a flexão verbal em tempo e o modo imperativo.
- Confeccionar brinquedo seguindo instruções.
- Estudar palavras com h inicial.
- Produzir texto instrucional.
- Realizar exposição oral.
- Desenvolver vocabulário receptivo e expressivo.
O tema desta unidade possibilita trazer o universo lúdico dos "brinquedos e brincadeiras" para dentro da escola. É um tema muito próximo dos estudantes e sobre o qual eles possivelmente têm muito o que contar. Por isso, a unidade tem o potencial de instigar o interesse dos estudantes e engajá-los nas propostas. Dentro desta temática, serão trabalhados gêneros, como cordel e entrevista.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009-MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
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- Qual brinquedo você identificou na pintura? Verifique se os estudantes conseguiram identificar o carrinho de rolimã.
- Você já brincou com esse brinquedo? Resposta pessoal.
- Qual é o seu brinquedo favorito? Resposta pessoal.
- Com quem você costuma brincar? E em quais lugares você brinca? Resposta pessoal.
Desafio
Observe as ilustrações a seguir, descubra o nome dos brinquedos e brincadeiras e complete as frases corretamente.
Camila aprendeu a andar de bicicleta com seu pai.
Jogar boliche exige muita concentração e destreza.
Os irmãos Antônio e Cora brincam de boneca todos os dias depois de terminar suas tarefas.
Para pular amarelinha , é necessário equilíbrio e precisão.
Valentim é imbatível no pega-pega , pois é muito veloz.
Helena fez amizade com Henrique ao descobrir que os dois gostavam de brincar de carrinho .
Ao jogar cabo de guerra , devemos usar toda a nossa força.
Pular corda é divertido porque podemos brincar sozinhos ou em grupo.
MANUAL DO PROFESSOR
Inicie o estudo estimulando os estudantes a falar sobre suas brincadeiras e brinquedos favoritos. Pergunte-lhes se conhecem brincadeiras com que seus pais ou avós brincavam. Pergunte: Será que essas brincadeiras ainda estão presentes atualmente? É possível que muitos descrevam como brincadeira predileta atividades como jogar videogame, navegar pela internet etc. Acolha e valorize a diversidade de preferências da turma.
Abertura
Habilidade da BNCC nesta seção
EF15LP09.
No boxe de questões orais da abertura, questione os estudantes sobre o que eles veem na imagem e qual brinquedo foi possível identificar na pintura.
Por meio da análise da imagem, é importante que percebam que os brinquedos fazem parte do universo infantil e que podem ser estudados como objetos de cultura, ou seja, são repletos de histórias sobre as pessoas e carregam traços das diferentes épocas e culturas.
Para explorar com a turma a diversidade de brincadeiras existentes em nosso país, você pode consultar com os estudantes estes sites:
- Território do brincar. Disponível em: https://oeds.link/HzPhcx. Acesso em: 19 jul. 2021.
- Mapa do brincar. Disponível em: https://oeds.link/Wzwmkh. Acesso em: 19 jul. 2021.
Em "Desafio", proponha aos estudantes que descubram os nomes dos brinquedos e brincadeiras representados nas imagens. Convide-os a explorar as cenas retratadas, conversando sobre o espaço mais adequado para realizar cada uma das brincadeiras e a quantidade de pessoas e os materiais necessários para realizá-las. Pergunte também se já participaram dessas brincadeiras e se gostam delas.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um cordel, um texto característico da poesia popular que costuma ser rimado e muito divertido.
- Ao ler o título, como você imagina a bagunça? Respostas pessoais.
- Se os brinquedos falassem, qual seria o assunto no baú de brinquedos?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que será feita pelo seu professor, observe a velocidade, o ritmo e a entonação que ele dá à leitura.
- Perceba como você se sente ao ouvir a leitura de um cordel.
A bagunça dos brinquedos
No baú da minha casa
Escutei um burburinho
Parecia uma conversa
Fui chegando de mansinho
E colei o meu ouvido
Na tampa do bauzinho
Então abri uma brecha
Para poder descobrir
O que estava acontecendo
Para ver além de ouvir
E pensei comigo mesma:
"O baú eu vou abrir!"
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP09, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP23, EF35LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", pergunte aos estudantes se já ouviram ou leram um cordel. Explique que a literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos e que apresenta linguagem e temas populares.
Após ler o título do cordel, proponha aos estudantes que imaginem como seria essa bagunça dos brinquedos. Estimule a criatividade e imaginação da turma. Com esse exercício, é possível observar os conhecimentos prévios e ampliar o conhecimento de mundo deles.
Prepare-se previamente para fazer a leitura do cordel com expressividade, considerando que você será o leitor modelo para os estudantes.
Em "Durante a leitura", oriente que você vai ler o cordel em voz alta e que os estudantes devem observar a velocidade, o ritmo e a entonação dados à leitura.
Espera-se que os estudantes percebam que se trata da história de uma criança que ouve um burburinho vindo de seu baú de brinquedos e, quando o abre, encontra seus brinquedos conversando. E que essa história é contada por meio de versos rimados.
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Qual não foi minha surpresa
Quando vi a discussão
Entre um monte de brinquedos
Na maior agitação!
Uns gritavam, outros riam
Era grande a confusão!
Logo vi Mané Gostoso
Fazendo uma estripulia
Dizendo: "sou acrobata!
Muita gente me aplaudia!
Posso até virar atleta!"
E alguém gritou: "mái pia!"
Depois o Pião falou:
E eu sou equilibrista
Rodo, rodo e não caio
Sou melhor e não insista
Nessa caixa de brinquedos
Eu sou verdadeiro artista!
A Peteca remendou:
"Eu sou bem mais divertida!
Pulo de uma mão pra outra
Tenho penas coloridas
Nunca canso de brincar
Tenho fama merecida!"
Depois veio o Iôiô
Com a fala repartida
Subia dizendo coisa
Completava na descida
Eu que nunca tinha visto
Uma coisa parecida:
"Pois comigo a criançada
Tem que ter habilidade
Sou brinquedo que de todos
É o que tem mais qualidade
Pra brincar tem que treinar
Não importando a idade!"
O Rói-rói já se roía
Pra falar desaforado
E então soltou o verbo
De um jeito malcriado:
"Eu sou quase um instrumento!
O meu jogo é musicado!"
E por fim o Cata-vento
Com frases assobiadas:
"A beleza que eu tenho
nunca vai ser comparada
a criança que me sopra
fica logo deslumbrada!"
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
É possível exibir para a turma um vídeo em que Mariane Bigio realiza a contação do cordel "A bagunça dos brinquedos", com música e sonoplastia. O vídeo está disponível em: https://oeds.link/Ba5zO4. Acesso em: 15 jul. 2021.
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Então tive que intervir
E dar minha opinião:
"Ei vocês, estão me ouvindo?
Eu falo de coração!
Todos são muito queridos
Prestem muita atenção!"
"Não há como comparar
Cada qual tem o seu dom
Não existe essa coisa
De um ruim e outro bom!"
Acho que eles entenderam
E abaixaram logo o tom
Começaram a sorrir
E disseram: "Obrigado!"
Eu fiquei ali brincando
com o baú encantado
Como se naquele instante
O tempo houvesse parado!
Mariane Bigio. A Bagunça dos Brinquedos - Literatura de Cordel para Crianças. Disponível em: https://oeds.link/K4wyOR. Acesso em: 18 jul. 2021.
- Burburinho:
- som confuso criado por muitas pessoas falando ao mesmo tempo.
- Mané Gostoso:
- boneco de peças de madeira articuladas, cujos movimentos dos braços e das pernas são feitos por cordões.
- Acrobata:
- artista que faz movimentos de agilidade, força e destreza com o corpo, em um trapézio ou corda, por exemplo.
- "Mái pia!":
- expressão de espanto popular no Nordeste que quer dizer "Mas olhe!".
- Rói-rói:
- brinquedo que produz som quando é girado.
- Deslumbrada:
- maravilhada, encantada.
- Dom:
- talento, habilidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizada a leitura do texto, proponha aos estudantes que compartilhem ideias, opiniões e impressões sobre ele. Comentar sobre o que leram ou ouviram, assim como considerar o que os colegas compreenderam, auxilia os estudantes na construção de sentidos e favorece a ampliação da compreensão do texto. Retome a pergunta proposta em "Durante a leitura" e instigue os estudantes a comentar o que sentiram ao ouvir a leitura do cordel e por quê.
Incentive os estudantes a ler novamente as palavras destacadas no cordel e pergunte se conhecem seus significados. Indague se é possível inferir os sentidos dessas palavras com base no contexto em que elas aparecem. Aproveite para comentar que o "Glossário" tem a finalidade de explicar termos que podem não ser conhecidos pelo leitor.
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Que curioso!
Você sabia que dá para conhecer cordéis pela internet? A cordelista Mariane Bigio e sua irmã, Milla Bigio, utilizam a rede para fazer contações de cordéis infantis escritos por Mariane, acompanhadas de música e efeitos sonoros. Mariane tem um canal em que divulga vídeos de contação de cordéis. Que tal procurar e se divertir?
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de acompanhar a leitura do professor, faça uma leitura silenciosa consultando o "Glossário". Caso haja alguma palavra que você não conheça, anote e converse sobre ela com o professor e a turma para compreender melhor o texto.
Resposta pessoal.
2 No cordel A bagunça dos brinquedos, algumas palavras são mais difíceis de serem lidas e escritas do que outras.
a) Leia em voz alta e escreva novamente as palavras abaixo:
burburinho | burburinho | deslumbrado | deslumbrado |
brecha | brecha | instrumento | instrumento |
divertida | divertida | equilibrista | equilibrista |
acrobata | acrobata | surpreso | surpreso |
b) Agora, tente ler as palavras com clareza e velocidade. Sublinhe as sílabas mais difíceis de serem pronunciadas, para que você preste mais atenção. Repita até ler sem tropeços.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Que curioso!
Leia para os estudantes o texto do quadro "Que curioso!". Sugira a eles que acessem o canal no YouTube da cordelista Mariane Bigio. Disponível em: https://oeds.link/ZPCRe4. Acesso em: 19 jul. 2021. Se achar oportuno, acesse com a turma o canal e escolham um vídeo para verem. Na aba "Playlists", você encontra a playlist "Cordel Animado - Cordel para Crianças", que oferece muitas declamações de cordéis realizadas pelas irmãs Mariane e Milla Bigio e que podem ser apreciadas com a turma.
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, proponha à turma uma leitura silenciosa do texto, consultando no "Glossário" as palavras destacadas. Explique que pode acontecer de não conhecerem o significado de alguma outra palavra. Oriente que, se isso acontecer, sublinhem a palavra para que possam conversar sobre ela depois.
Finalizada a leitura, peça aos estudantes que leiam em voz alta as palavras sublinhadas. Após a leitura de cada palavra, pergunte se alguém sabe o significado dela e ajude-os a elaborar uma explicação. Consulte um dicionário para validar essa explicação. Se achar oportuno, você pode propor que copiem o "Glossário" no caderno e o ampliem, acrescentando as palavras sublinhadas.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Observe a fluência de leitura dos estudantes. É importante que percebam que por meio do treino é possível ter mais velocidade, precisão e clareza na leitura, o que favorece a compreensão do texto.
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Compreender o texto
3 Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
- Por que os brinquedos do baú estavam discutindo? Cada um queria provar que era o melhor brinquedo.
- Qual foi a reação da menina ao ouvir a discussão dos brinquedos? Ela explica para os brinquedos que não há melhor ou pior, cada um possui um dom diferente.
- Você concorda com o que a personagem disse para os brinquedos? Por quê? Resposta pessoal.
4 Quantas estrofes esse cordel possui?
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5 Quantos versos tem cada estrofe do poema?
6
6 Quem escreve cordéis é chamado de cordelista. Qual é o nome da cordelista que compôs o texto que você leu?
Mariane Bigio.
7 O que são as palavras destacadas no texto?
Nomes de brinquedos.
- Por que essas palavras foram escritas com letra maiúscula?
Porque, no texto, os brinquedos são personagens.
8 Segundo a menina, cada brinquedo tem um dom. Ligue o nome dos brinquedos aos seus dons.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP09, EF35LP03, EF35LP04.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividade 3
Compreensão de textos
As questões propostas têm o intuito de verificar a compreensão global dos estudantes em relação ao texto lido. Possibilite que compartilhem suas interpretações e opiniões. Esse intercâmbio de ideias pode auxiliar na compreensão do texto. Além disso, o item c estimula a argumentação, no sentido de que mobiliza os estudantes a elaborar argumentos para defender seu posicionamento, podendo mudar ou reafirmar sua própria opinião ou a opinião dos colegas. Durante a atividade, promova o respeito à diversidade de ideias.
Atividades 4 e 5
Retome os conceitos de verso e estrofe com a turma e peça que voltem ao texto para contar primeiramente as estrofes e depois os versos. Se tiverem dificuldades, oriente que numerem com o lápis para facilitar a contagem.
Atividade 6
Compreensão de textos
O objetivo desta atividade é que os estudantes possam localizar informação explícita no texto. Auxilie-os a observar a fonte do texto para encontrarem o nome da autora do cordel.
Atividade 7
Compreensão de textos
Converse com a turma sobre o fato de os nomes dos brinquedos estarem escritos com letra inicial maiúscula no texto. Explique que nomes de brinquedos são substantivos comuns e, por isso, são escritos com letra minúscula, exceto quando aparecem em início de frase. Contudo, nesse cordel, os brinquedos são personagens da história e seus nomes tornam-se substantivos próprios, que devem ser sempre escritos com inicial maiúscula. Para garantir a compreensão, explique à turma que, por exemplo, peteca (com letra p minúscula) é o nome dado a toda peteca. Entretanto, Peteca (com inicial maiúscula) é o nome de uma peteca em particular, nesse caso a personagem do cordel.
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9 Releia a primeira estrofe do cordel:
"No baú da minha casa
Escutei um burburinho
Parecia uma conversa
Fui chegando de mansinho
E colei o meu ouvido
Na tampa do bauzinho"
- Sublinhe e numere os versos que rimam. 2 Escutei um burburinho, 4 Fui chegando de mansinho, 6 Na tampa do bauzinho.
- Quais versos rimam nessa estrofe? O segundo, o quarto e o sexto versos.
- Os versos que rimam na segunda estrofe do cordel são os mesmos que rimam na primeira estrofe? Sim.
Os cordéis são muito populares no Brasil, especialmente no Nordeste. Eles contam histórias usando rimas, que criam musicalidade nos versos.
Ampliar o vocabulário
10 Releia esta estrofe.
"O Rói-rói já se roía
Pra falar desaforado
E então soltou o verbo
De um jeito malcriado:
'Eu sou quase um instrumento!
O meu jogo é musicado!'"
-
Com base no trecho, o que significa a palavra desaforado?
- X Que demonstra desrespeito no jeito de falar.
- Que demonstra tristeza no jeito de falar.
- Por que o Rói-rói diz que seu "jogo é musicado"? Por que ele é uma espécie de instrumento musical e pode ser usado para brincar de criar músicas, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Antes de realizarem esta atividade, retome com a turma o conceito de rima. Explique que esse recurso de estilo de linguagem é bastante utilizado nos cordéis, conferindo sonoridade, ritmo e musicalidade aos versos.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP18, EF35LP23, EF35LP27.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 10
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Auxilie os estudantes a ler e compreender a estrofe do cordel apresentada nesta atividade. Peça que sublinhem nela a palavra desaforado e conversem sobre o seu significado. Pergunte se alguém pode citar uma frase utilizando o termo desaforado. Analise com a turma o contexto em que a palavra foi empregada. Caso não consigam elaborar uma frase, forneça um exemplo aos estudantes.
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11 Leia o quadro a seguir e responda à questão.
Que curioso!
Os cordéis são ilustrados com xilogravuras. Para fazer uma xilogravura, o artista entalha o desenho em uma superfície de madeira e passa tinta sobre ela, depois coloca a madeira sobre um papel como se fosse um carimbo.
Esses textos são impressos em folhetos e pendurados em cordas para serem vendidos, por isso são chamados de cordéis.
- Qual das capas abaixo tem ilustrações que parecem ter sido feitas da mesma forma que as xilogravuras?
X
Para ler em casa
Leve a bagunça dos brinquedos para sua casa!
Isso mesmo, leve o texto do cordel A bagunça dos brinquedos para ler e se divertir com as pessoas que moram com você. Numere as estrofes e combine de cada um ler uma, alternadamente.
Leiam com bastante entonação e brinquem desafiando um ao outro a adivinhar a última palavra de cada estrofe. Não deixem de comemorar cada adivinhação!
Boa diversão, e não façam muita bagunça!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11
Faça a leitura do boxe "Que curioso!" para a turma e converse sobre as xilogravuras. Se achar pertinente, providencie outras xilogravuras para que os estudantes possam apreciar. Em seguida, proponha que comparem as duas capas apresentadas e discutam as características das xilogravuras.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Incentive os estudantes a se divertirem com seus familiares com a leitura do texto do cordel "A bagunça dos brinquedos". Oriente que eles podem combinar para que cada um faça a leitura de uma estrofe. Lembre os estudantes da importância da entonação e do ritmo no momento da leitura.
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Estudo da língua Verbos
1 Releia a fala da Peteca para os outros brinquedos:
"Pulo de uma mão pra outra"
-
Marque a afirmação verdadeira sobre a palavra destacada no trecho.
- Ela indica uma ação que aconteceu no passado e não ocorre mais.
- X Ela indica uma ação que ocorre no presente.
- Ela indica uma ação que vai acontecer no futuro.
-
A palavra destacada no trecho é um:
- substantivo.
- adjetivo.
- X verbo.
2 Observe os verbos destacados nas frases. Depois, indique se as ações se referem ao presente, ao passado ou ao futuro.
- Ontem a peteca pulou de uma mão para a outra. passado
- Enquanto as crianças brincam, a peteca pula de uma mão para a outra. presente
- Quando a brincadeira começar, a peteca pulará de uma mão para a outra. futuro
Os verbos indicam o tempo em que as ações, os estados e os fenômenos da natureza acontecem: passado, presente ou futuro.
Dependendo do modo como é escrito, o verbo indica se algo já aconteceu, se está acontecendo ou se ainda vai acontecer. Exemplos:
Eu brinquei ontem. (passado)
Eu brinco agora. (presente)
Eu brincarei amanhã. (futuro)
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Verbos
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP04, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Explique que o verbo pode expressar uma ação, um estado, um desejo, um acontecimento ou até um fenômeno natural. Na atividade 2, a proposta é que os estudantes reflitam sobre as formas verbais que aparecem nas frases para que identifiquem, por meio delas, o tempo em que as ações acontecem.
Finalizadas estas atividades, leia o quadro sobre o conceito de verbo. Apresente, e estimule a turma a apresentar, outros exemplos além daqueles citados no quadro.
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3 Releia a fala do Mané Gostoso.
"Muita gente me aplaudia!"
a) A fala dele indica uma ação do:
presente.
X passado.
b) Reescreva a fala sinalizando que vai acontecer no futuro. Muita gente me aplaudirá.
c) Agora, leia a frase a seguir.
Muita gente me aplaude hoje.
- O verbo destacado nessa frase indica uma ação que ocorre em que tempo: passado, presente ou futuro?
Presente.
4 Releia o trecho do cordel.
"Fui chegando de mansinho
E colei o meu ouvido
Na tampa do bauzinho"
- O verbos destacados nesse trecho estão em que tempo: passado, presente ou futuro? No passado.
-
Marque a afirmação que explica por que a cordelista usou os verbos nesse tempo.
- X Porque a personagem está contando algo que já aconteceu com ela.
- Porque a personagem está adivinhando o que vai acontecer com ela algum dia.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 3 e 4
Compreensão de textos
Estas atividades mobilizam os estudantes a perceber como os verbos podem expressar o tempo em que as ações acontecem: presente, passado e futuro. Explique aos estudantes que o tempo presente exprime uma ação que ocorre no momento da fala; o tempo passado traz um fato que ocorreu antes do momento da fala; já o tempo futuro exprime uma ação que ainda ocorrerá.
Se achar necessário, cite uma frase com o verbo indicando uma ação no tempo presente e peça aos estudantes que reformulem a frase para que indique a ação no tempo passado e, depois, no tempo futuro.
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5 Releia o trecho da fala da personagem para os brinquedos: "Prestem muita atenção!"
-
O verbo destacado no trecho indica:
- algo que aconteceu.
- X um pedido.
- um fenômeno da natureza.
Usamos verbos no modo imperativo quando queremos que outra pessoa faça algo. Esses verbos podem expressar um conselho, um pedido, um convite, uma ordem, uma orientação.
6 Escreva o que você diria aos brinquedos do cordel para resolver a bagunça que eles fizeram. Quais conselhos daria a eles?
Importante! Durante a escrita, use os verbos adequados para indicar passado, presente ou futuro. Não se esqueça de usar verbos no modo imperativo para escrever seus conselhos.
Resposta pessoal. Verifique se os estudantes utilizaram corretamente os verbos no modo imperativo.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Compreensão de textos
Releia a frase com a turma. Se achar necessário, escreva-a na lousa e dê destaque ao verbo. Apresente outros exemplos de frases do cotidiano dos estudantes com verbos no modo imperativo, por exemplo: "Guardem seus materiais."; "Escrevam em seus cadernos"; "Anotem a atividade para fazer em casa." etc. Em seguida, releia o trecho citado na atividade e questione a turma sobre o que ele indica. Depois que os estudantes assinalarem a resposta, leia o quadro sobre o modo imperativo e comente-o.
Atividade 6
Produção de escrita
Oriente os estudantes para que, primeiramente, pensem em quais conselhos poderiam oferecer aos brinquedos do cordel lido para ajudá-los a resolver a bagunça que criaram. Proponha que façam um rascunho do texto e, depois de revisá-lo, copiem a versão final no livro. Relembre que o verbo no modo imperativo faz com que a pessoa que fala ou escreve leve o seu interlocutor a realizar uma ação, por exemplo, "respeite a fala do outro...", "compartilhem os brinquedos...". Portanto, ao escrever os conselhos, é esperado que usem verbos no modo imperativo. Durante a atividade, auxilie aqueles que tiverem dificuldades e sugira alterações ou aprimoramentos nos textos, quando necessário/oportuno.
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Oficina de criação Roendo e brincando com os sons
Leitura
■ Observe a imagem.
Vamos explorar a imagem
1 Complete a legenda da fotografia com o nome do brinquedo.
2 Converse com os colegas sobre as seguintes questões.
- Como e com quais materiais você construiria esse brinquedo? Com base na imagem, espera-se que os estudantes percebam que uma ponta do barbante foi amarrada na haste de madeira e a outra ponta, no cilindro. Também é possível que os estudantes observem que a parte da haste em que a corda está amarrada foi afinada e recebeu alguma substância, pois está com uma coloração diferente da do restante da haste. Espera-se que os estudantes citem a haste de madeira, o barbante e o cilindro colorido, que parece ser feito de papelão.
- Como você imagina o som produzido por esse brinquedo? Resposta pessoal.
- Na sua opinião, por que esse brinquedo tem esse nome? Espera-se que os estudantes percebam que o nome do brinquedo tem relação com o som que ele produz.
- Quais brincadeiras poderíamos inventar com o som produzido por um rói-rói? Resposta pessoal.
Vamos construir
3 Você vai precisar dos seguintes materiais:
- uma lata (reciclar uma lata de alimento);
- 20 centímetros de cordão de sisal (ou de barbante comum);
- um bastão de madeira com cerca de 15 centímetros (um graveto bem forte ou um lápis);
- uma vela;
- pedaços de papel ou fitas adesivas coloridas para enfeitar a lata.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Roendo e brincando com os sons
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Vamos explorar a imagem
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Na atividade 1, a proposta é que os estudantes relacionem o objeto que aparece na fotografia com as informações já apresentadas no texto do cordel "A bagunça dos brinquedos" para descobrir o nome desse objeto (rói-rói). Peça aos estudantes que relembrem do texto qual dos brinquedos citados era semelhante a um instrumento musical. Se achar necessário, peça que retomem o "Glossário" para ajudar na identificação.
Na atividade 2, explore a fotografia do rói-rói com a turma para observarem as características do brinquedo. Questione-os sobre como e com quais materiais eles imaginam que é possível construir esse objeto.
Comente com a turma que o nome rói-rói faz referência ao som produzido pelo brinquedo. E que ele também é conhecido como berra-boi, cigarra e roque-roque, nomes igualmente inspirados nos sons que o brinquedo pode produzir.
Vamos construir
Atividades 3 e 4
Compreensão de textos
Antecipadamente, organize os materiais necessários para a confecção dos brinquedos. Caso considere pertinente, peça aos estudantes, com antecedência, que tragam os materiais de casa.
Convide a turma para a leitura das orientações para a produção do rói-rói apresentadas nas atividades 3 e 4. Verifique se algum passo não ficou claro e esclareça as dúvidas. Você pode organizar a turma em grupos para que possam trabalhar de forma colaborativa na confecção dos brinquedos. Possibilite que enfeitem a lata do rói-rói como desejarem.
Auxilie na construção do rói-rói e, usando estilete, lima ou faca, faça um vinco na ponta de cada haste de madeira onde o cordão de sisal ou barbante será amarrado. Explique aos estudantes que esse procedimento deve ser feito sempre por um adulto.
Conte aos estudantes que a parafina da vela ajudará a criar atrito entre a corda e a madeira, o que produzirá o som do rói-rói.
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4 Siga os passos a seguir e construa seu rói-rói com a ajuda de um adulto.
- O adulto deve retirar a tampa da lata e lixá-la, para evitar acidentes. Depois, deve fazer um furo no fundo da lata usando um prego.
- Em seguida, você fará um nó no cordão e o passará no furo da lata.
- O bastão de madeira precisa ter uma parte mais fina, para amarrar o cordão e deixá-lo bem preso. Peça ao adulto que faça essa cavidade na madeira.
- Antes de amarrar o cordão, esfregue a vela na cavidade. Isso é que fará o brinquedo produzir sons.
- Amarre o cordão na madeira sem deixar muito apertado, pois ela precisa girar, mas cuidado para não ficar solto, pois a madeira pode escapar.
- Enfeite a lata com o papel ou as fitas adesivas coloridas.
Apresentação e avaliação
5 Reúna-se com mais três colegas e experimentem os sons do rói-rói. Durante essa experiência, pensem com quais sons produzidos pelo rói-rói se parecem: uma cigarra, um sapo, uma porta se abrindo etc.
6 Pensem em uma história em que esses sons possam ser utilizados e decidam em quais momentos o som deverá aparecer e qual de vocês vai produzi-lo.
co027 Apresentem a história de vocês e ouçam com atenção a apresentação dos colegas.
8 Conversem sobre a atividade.
- Você compreendeu facilmente as instruções para construir um rói-rói?
- Todos os colegas participaram?
- Foi fácil relacionar o som do rói-rói a outros sons?
- Você teve algum tipo de dificuldade? Qual?
- Há alguma coisa que você faria diferente? O quê?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Apresente aos estudantes o vídeo em que a contadora de histórias Beth Cruz apresenta o rói-rói e canta a canção que compôs inspirada nesse brinquedo. O vídeo está disponível em: https://oeds.link/iND1Rm, acesso em: 19 jul. 2021.
Durante a canção, Beth manuseia o brinquedo e produz diferentes sons, que imitam o coaxar do sapo, o canto da cigarra, o ruído de uma porta abrindo etc. O vídeo possibilita aos estudantes conhecerem possibilidades de produção de sons com o rói-rói, estimulando a criatividade deles para o momento de brincadeiras com esse objeto, que será proposto nesta seção.
Apresentação e avaliação
Atividade 5
Incentive os estudantes a explorar os sons produzidos pelo rói-rói. Aproveite esse momento para investigar com eles o funcionamento do brinquedo, perguntando em que parte do rói-rói é produzido o som. Embora pareça que o som é produzido na lata, ele resulta do atrito da corda com a parte da madeira que recebeu a parafina.
Chame a atenção da turma para a função da lata nesse brinquedo. Como ela é aberta, as vibrações produzidas pela corda na madeira se propagam pela lata. Se oportuno, troque a lata por um objeto que não seja oco, como uma pedra, e mostre como o som produzido é mais baixo.
Atividades 6 e 7
Peça que juntos, organizem oralmente uma história cujas personagens e/ou acontecimentos possam ser representados pelo som do rói-rói. Oriente os estudantes a combinar e ensaiar a narrativa oral e as inserções do som nos momentos adequados.
Proponha que apresentem para os outros grupos.
Atividade 8
Estimule os estudantes a compartilhar suas impressões sobre a atividade. Pergunte se tiveram facilidade para compreender as orientações para a construção do brinquedo. Se considerar oportuno, aproveite para retomar a função dos textos instrucionais. Explique que nesses textos são usados verbos no modo imperativo para orientar o leitor sobre o que deve fazer em cada etapa. Apresente alguns exemplos de verbos no modo imperativo frequentes em textos instrucionais, como cole, recorte, coloque etc.
Comente que na seção "Produção escrita" desta unidade os estudantes vão elaborar, em duplas, um texto instrucional.
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Para ler mais
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma entrevista.
Respostas pessoais.
- Leia o título do texto. Converse com o professor e os colegas: Você sabe o que significa inclusão e diversidade?
- Quem você imagina que é a pessoa entrevistada?
Durante a leitura
- Faça uma leitura silenciosa prestando atenção na organização do texto e na linguagem utilizada.
- Anote as palavras das quais você não conhece o significado para pesquisá-las depois.
Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade
Algum dia na vida você já pensou em ser pesquisador? E se você pudesse escolher essa profissão, mas ainda trabalhar com brinquedos!?
[...] Conversamos com a pesquisadora Clara Lins, que faz mestrado na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG), para saber mais sobre como esses temas se encontram nos estudos científicos.
Clara se dedica a uma pesquisa que investiga como os brinquedos podem ganhar novos significados e contribuir para mudanças na maneira como nós lidamos com o diferente.
Ela estuda temas como inclusão e diversidade a partir de exemplos de bonecas e brinquedos com diferentes tipos de deficiência!
Confira a entrevista!
MFC: CLARA, CONTA PRA GENTE SOBRE SEU INTERESSE NOS BRINQUEDOS.
Clara Lins: Meu interesse pelos brinquedos veio das minhas vivências pessoais na infância. Brincar era sempre um momento em que eu e meus irmãos nos uníamos com vizinhos e primos para jogar videogame ou brincar na rua.
[...]
MFC: POR QUE DECIDIU ESTUDAR NO MESTRADO O DESIGN PARA A DIVERSIDADE SOCIAL?
O tema da pesquisa de mestrado me ocorreu quase nas vésperas da minha inscrição para o processo seletivo. Deparei-me com um cadeirante tentando
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP09, EF35LP01, EF35LP05, EF35LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Em "Antes de ler", explique aos estudantes que eles farão a leitura de uma entrevista. Questione-os sobre o que sabem sobre esse gênero textual. Pergunte se já leram outras entrevistas e se recordam os assuntos delas.
Leia o título do texto e levante os conhecimentos prévios dos estudantes sobre inclusão e diversidade. Essa discussão contribuirá para a compreensão do texto. Auxilie-os a relacionar inclusão à integração de todas as pessoas à sociedade, de modo que possam usufruir dos bens e serviços que são direitos dos cidadãos, como educação, lazer, emprego, saúde, trabalho, entre outros. Em relação à diversidade, instigue-os a refletir sobre a diversidade humana (étnica, biológica, cultural, entre outros) existente, e sobre a importância de respeitar e preservar essa diversidade. Após essa conversa, questione sobre o que acham que vão descobrir nessa entrevista.
Em "Durante a leitura", oriente que façam a leitura do texto silenciosamente. Peça que prestem atenção na organização e na linguagem empregada nele. É importante que os estudantes percebam que se trata de um texto marcado pela oralidade, produzido pela interação entre duas pessoas. Nele, a linguagem é mais monitorada, porém é comum mesclar a linguagem formal e informal. Durante a leitura, oriente-os a anotar, no caderno ou numa folha de rascunho, as palavras cujo significado desconhecem.
231
atravessar o sinal na Avenida Antônio Carlos e eu não consegui oferecer ajuda. A maioria das pessoas não consegue oferecer ajuda nessas situações. [...] Sentimos um pesar e um desconforto enormes por não conseguir oferecer nenhum tipo de assistência. Eu comecei a me questionar o porquê disso. Por que não somos criados para levar as diversidades com naturalidade e leveza? Por que ajudar uma pessoa com deficiência na rua não é um instinto natural nosso?
[...] A minha intenção com a pesquisa é pensar como, desde crianças, podemos assimilar conceitos sobre inclusão e diversidade de maneira leve, branda, por meio dos brinquedos, por exemplo.
Dessa forma, contribuímos para que não só as crianças com deficiências físicas, mas também aquelas que sofrem com qualquer tipo de exclusão, seja por suas condições econômicas, sociais, seja por sua etnia ou sua cultura, sintam-se incluídas no processo de convivência social e devidamente respeitadas. [...]
MFC: COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO O PROJETO? [...]
[...] Eu queria desenvolver protótipos para investigar a forma como a inclusão se daria a partir dos brinquedos. Mas, como o tempo da pesquisa de mestrado é curto (apenas dois anos), deixamos essa proposta para um outro momento...
Mas a boa notícia é que já existem projetos muito relevantes sobre o tema e achamos que seria bacana ir ao encontro deles e pesquisar. Por exemplo, procurei algumas empresas e iniciativas que dialogam com a inclusão e um estudo de caso muito pertinente é a Tina Descolada (foto abaixo).
MANUAL DO PROFESSOR
Comente com os estudantes que a realização de entrevista envolve a escolha de um tema e a elaboração de um roteiro de perguntas, que conduzirá a interação entre entrevistador e entrevistado. Leve-os também a refletir sobre a importância de pesquisar sobre o assunto e sobre o entrevistado para formular esse roteiro de perguntas. Para que a entrevista tenha fluidez, é necessário que as perguntas sejam pensadas em uma ordem coerente. O roteiro precisa ter um objetivo claro e é sempre bom ter em mente outras perguntas, caso seja necessário. A pesquisa prévia ajuda o entrevistador a se sentir mais seguro e a se preparar para possíveis imprevistos no decorrer da conversa.
232
A Tina Descolada surgiu dentro do consultório da psicóloga Marta Alencar, que trabalhou durante 22 anos na Associação Mineira de Reabilitação (AMR), situada em Belo Horizonte. As crianças que estão na AMR são crianças que têm algum tipo de deficiência física. A Dra. Marta cria a Tina com o objetivo de "espelhar" a deficiência da criança na boneca.
[...] a Marta abrange a questão da inclusão em bonecos diferentes. Por exemplo, no acervo de brinquedos que a Dra. Marta tem, ela propõe o Homem-Aranha cadeirante. E por que não?
Nessa história, o Homem-Aranha passa a ser cadeirante depois de um acidente. Como ele irá lidar com a nova situação? É uma maneira interessante de mostrar que todos nós, sem exceção, estamos suscetíveis a adquirir algum tipo de deficiência, seja por um acidente ou por uma doença.
MFC: O QUE SEU PROJETO DE PESQUISA JÁ DESCOBRIU ATÉ O MOMENTO QUE VOCÊ PODE COMPARTILHAR COM OS LEITORES DA MINAS FAZ CIÊNCIA?
Os brinquedos são ótimos para iniciar diálogos inclusivos, melhorar a autoestima das crianças com deficiência e a compreensão da criança sem deficiência sobre as diversidades dos seres humanos.
[...]
Não há diferença a ser superada, mas, sim, dialogada e, cada vez mais, respeitada. Afinal, não tem absolutamente nada de errado em ser diferente já que também não somos absolutamente iguais.
Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade. Revista Minas Faz Ciência Infantil. Disponível em: https://oeds.link/CCneIT. Acesso em: 30 jul. 2021. (Fragmento.)
- Mestrado:
- curso que pode ser feito depois de concluir a faculdade.
- Design:
- curso que forma profissionais para trabalhar com comunicação por meio de imagens, por exemplo, elaborando anúncios, produtos etc.
- Vésperas:
- poucos dias antes de um acontecimento.
- Processo seletivo:
- processo de escolha de algo ou alguém.
- Instinto natural:
- comportamento que é natural do ser humano.
- Assimilar:
- adquirir.
- Conceitos:
- ideias.
- Protótipos:
- primeiras versões de produtos.
- Dra.:
- doutora.
- Suscetíveis:
- que podem viver certa experiência.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça que observem as imagens das bonecas e converse com os estudantes sobre algumas características das bonecas. Leve-os a perceber, além das cadeirantes, a diversidade presente nas características das bonecas: diversidade de biotipo, étnica, nas cores dos cabelos e, até mesmo, uma boneca com prótese em uma das pernas. Procure manter a conversa de modo que não haja preconceito. Faça a mediação para que percebam, ao longo do estudo do texto e das questões, que essas são características comuns a muitas pessoas.
Solicite que os estudantes apresentem as palavras anotadas durante a leitura e retorne ao texto, estimulando-os a inferir significado a partir do contexto. Faça a leitura do "Glossário" com o livro dos estudantes fechado, perguntando se eles sabem o significado de cada palavra antes de ler o significado dela no livro. Converse sobre a abreviação da palavra doutora e questione se os estudantes sabem como fica no masculino (Dr.). Depois, leia o "Glossário" com a turma toda, voltando ao trecho em que cada palavra aparece no texto.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de fazer sua leitura silenciosa, acompanhe a leitura que será feita pelo professor.
2 Certifique-se de que você compreende todas as palavras do texto.
3 Agora, a turma fará uma leitura coletiva. As perguntas deverão ser lidas por todos os estudantes juntos. As respostas dadas pela entrevistada deverão ser divididas entre os estudantes para que cada um leia um trecho.
- Fiquem atentos à pontuação e à entonação de voz adequada a cada momento.
Compreender o texto
4 Qual é o nome da pesquisadora entrevistada?
Clara Lins.
5 Qual é o título dessa entrevista?
"Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade."
6 Os parágrafos que aparecem antes da entrevista têm o objetivo de:
- X apresentar a entrevistada e falar sobre a pesquisa dela.
- explicar por que Clara Lins decidiu fazer uma pesquisa sobre brinquedos.
7 Releia este trecho da entrevista.
"MFC: COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO O PROJETO? [...]
[...] Eu queria desenvolver protótipos para investigar a forma como a inclusão se daria a partir dos brinquedos."
- Qual é o significado das letras MFC que aparecem antes da pergunta?
- X Minas Faz Ciência.
- Clara Lins.
- Por que antes da pergunta aparecem as letras MFC?
Para indicar quem está fazendo a entrevista: a revista Minas Faz Ciência.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP01.
Atividades 1, 2 e 3
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes a acompanhar a leitura que será realizada por você. Peça que prestem atenção em como a pontuação influencia no modo de ler, funcionando como uma espécie de sinalização, que confere ao texto ritmo e entonação (no caso do ponto de interrogação, por exemplo).
Organize a turma para uma leitura coletiva. Primeiramente, ajude-os a localizar todas as perguntas e as respostas da entrevista. Em seguida, oriente quem fará a leitura de cada trecho das respostas da entrevistada. Peça que cada estudante sublinhe o trecho da resposta que vai ler. Se achar adequado, divida a sala em duplas, sendo um o entrevistador e o outro o entrevistado. Depois, peça que invertam os papéis.
Atividade preparatória
Antes de propor as atividades da subseção "Compreender o texto", promova uma conversa em que os estudantes possam comentar o que acharam da entrevista e se tiveram dúvida em relação a algo. Para motivar a conversa, questione: Vocês já conheciam o trabalho de pesquisador? O que acharam do trabalho da pesquisadora entrevistada?
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP05, EF35LP10.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Atividades 4 a 7
Compreensão de textos
O propósito destas atividades é levar os estudantes a refletir sobre características composicionais do gênero textual entrevista. Na atividade 6, incentive-os a ler os parágrafos que antecedem a entrevista para verificarem se assinalaram o item adequado. Chame a atenção da turma para o primeiro parágrafo e questione: Com quem o autor do texto está falando? Por que vocês acham que ele faz essas perguntas? Ajude a turma a perceber que o autor se dirige ao leitor do texto e busca instigar a curiosidade dele pelo que será tratado na entrevista.
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8 Complete as frases sobre a entrevista com as palavras do quadro.
perguntas
entrevistada
entrevistadora
respostas
- As frases em letras maiúsculas são as perguntas da entrevistadora , a revista Minas Faz Ciência.
- As frases em letras minúsculas são as respostas da entrevistada , Clara Lins.
Em uma entrevista sempre há um entrevistador, que faz as perguntas, e um entrevistado, que é quem vai responder às perguntas.
O título da entrevista serve para despertar o interesse do leitor. Depois do título, há uma apresentação, com pontos importantes da entrevista e informações sobre o entrevistado.
9 Qual é o tema dessa entrevista? Converse com os colegas e o professor.
A pesquisa de Clara Lins sobre como os brinquedos podem ganhar novos significados e nos ajudar a lidar com a diversidade.
10 Qual é o objetivo da entrevista que você leu? Marque um X.
- Mostrar a opinião de alguém que presenciou um acontecimento.
- X Mostrar o estudo feito por uma pesquisadora.
Uma entrevista pode ter vários objetivos. Pode ocorrer com um especialista para divulgar um conhecimento; com uma pessoa muito conhecida para falar sobre a vida dela; para ajudar o leitor a formar opinião sobre um tema.
11 Clara Lins conta que escolheu o tema da pesquisa ao encontrar um cadeirante com dificuldade e não conseguir ajudá-lo. Então, ela começou a pensar sobre por que temos dificuldade de ajudar as pessoas nessas situações.
Respostas pessoais.
- Na sua opinião, por que ela não conseguiu ajudar o cadeirante?
- Por que é importante aprender a lidar com as diferenças?
- Será que, com brinquedos como os que ilustram a reportagem, crianças podem aprender a lidar com a diversidade? Por quê?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Verifique se os estudantes identificam os papéis de entrevistador e entrevistado por meio das pistas gráficas. (letras maiúsculas, por exemplo). amplie a abordagem solicitando que identifiquem perguntas a partir da pontuação: MFC fez 3 perguntas.
Atividade 9
Compreensão de textos
Faça a leitura da questão e verifique se os estudantes compreenderam o texto estudado. Esta atividade conduz os estudantes a identificar a ideia central do texto, demonstrando uma compreensão global.
Atividade 11
Compreensão de textos
Esta atividade tem o objetivo de promover um momento de troca de ideias e opiniões entre os estudantes com base na entrevista lida. Conduza a conversa de modo que todos possam se expressar, promovendo o respeito e a empatia. Se necessário, ajude os estudantes a levantar hipóteses sobre o motivo de a entrevistada não conseguir ajudar o cadeirante. Com base na fala dela, é possível inferir que esse motivo está relacionado ao que ela sentiu diante da situação. Uma possível razão é que ela tenha sentido vergonha de ajudá-lo, pensando que o cadeirante poderia se sentir desconfortável com a ajuda. Outra possível razão é simplesmente não saber como ajudar e sentir-se mal com isso. Estimule os estudantes a pensar em como reagiriam nessa situação. Auxilie-os também a refletir sobre a importância de os brinquedos representarem a diversidade humana e, com isso, contribuir para que as crianças, e também os adultos, passem a lidar com a questão da diversidade com mais naturalidade.
235
Ampliar o vocabulário
12 Releia outro trecho da entrevista.
"A Dra. Marta cria a Tina com o objetivo de 'espelhar' a deficiência da criança na boneca."
- A palavra espelhar se parece com o nome de qual objeto? Para que serve esse objeto?
O objeto é o espelho, usado para refletir imagens.
- co02Converse com os colegas e o professor: O que significa dizer que a deficiência da criança é espelhada na boneca?
Que a boneca possui a mesma deficiência da criança.
- co02 Na sua opinião, uma criança que usa cadeira de rodas gostaria de ter uma boneca como a Tina Descolada? Por quê?
Resposta pessoal.
13 Segundo o texto, os brinquedos como aqueles das imagens podem melhorar a autoestima das crianças com deficiência.
- O que significa a palavra autoestima?
- X Estar bem consigo mesmo, confiar em si mesmo.
- Estar triste consigo mesmo, não confiar em si mesmo.
- Por que brinquedos como os mostrados podem melhorar a autoestima das crianças com deficiência?
Espera-se que os estudantes percebam que as crianças podem se sentir representadas com esses brinquedos, e não se sentirem excluídas da sociedade.
co0214 Converse com os colegas e o professor: O que é diversidade? E o que é inclusão?
Resposta pessoal.
Para ler em casa
Leia o texto com um adulto que mora com você. Depois, conversem sobre as seguintes questões:
- O que vocês acharam da boneca Tina Descolada? Vocês já conheciam brinquedos como ela?
- Na opinião de vocês, como seria se todas as crianças tivessem brinquedos como os que Clara Lins estuda? Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 12
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Nesta atividade, os estudantes devem inferir o sentido da palavra espelhar com base no texto e na própria formação da palavra, que deriva de espelho. Para consolidar a compreensão, ofereça outros exemplos de frases empregando o termo espelhar ou variações dele: espelhou, espelhado etc.
No item c, após conhecer o sentido da palavra espelhar, os estudantes são levados a refletir sobre os efeitos de espelhar a deficiência da criança no brinquedo. Ajude-os a perceber que, ao se verem representadas, "refletidas" no brinquedo, as crianças podem se sentir mais incluídas e confiantes em si mesmas.
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Oriente os estudantes a convidar uma pessoa da família para ler a entrevista com eles e, depois, conversarem sobre ela, orientando-se pelas perguntas apresentadas. Posteriormente, promova uma roda de conversa para que os estudantes comentem como foi a experiência de realizar esta atividade com alguém de sua casa.
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Estudo da língua Palavras com H inicial
1 Releia este trecho da entrevista.
"Nessa história, o Homem-Aranha passa a ser cadeirante depois de um acidente. Como ele irá lidar com a nova situação? É uma maneira interessante de mostrar que todos nós, sem exceção, estamos suscetíveis a adquirir algum tipo de deficiência, seja por um acidente ou por uma doença."
a) Como você acha que uma criança que usa cadeira de rodas se sentiria ao ouvir essa história? Ela se sentiria mais confiante e mais feliz? Por quê?
Resposta pessoal.
b) Escreva a seguir as palavras destacadas no trecho.
história
Homem
Aranha
- Qual é a primeira letra dessas palavras?
História e Homem: letra h; Aranha: letra a.
c) Em qual dessas palavras a letra h não representa nenhum som?
Nas palavras história e Homem.
d) Nas palavras em que a letra h não representa nenhum som, em que parte da palavra ela está?
X No começo.
No meio.
No final.
2 Complete as palavras com ha, he, hi, ho ou hu.
- ha bitante
- hi giene
- hu mor
- ho je
- he rói
- ho nesto
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Palavras com H inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP13.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Nesta seção, os estudantes vão refletir sobre a escrita de palavras iniciadas com a letra h, observando que, na língua portuguesa, essa letra não representa nenhum som no início de palavras.
Atividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Leia o trecho do texto apresentado e a questão proposta no item a. Possibilite que os estudantes compartilhem suas opiniões, promovendo um clima de respeito e empatia. Leve a atenção dos estudantes para as palavras em destaque no trecho: história e Homem-Aranha. No item b, após escrever essas palavras, peça que observem a primeira letra de cada uma delas e que escrevam a resposta. No item c, oriente que leiam as palavras em voz alta, prestando atenção na ausência de som que a letra h representa no início de história e Homem e o som que representa na última sílaba da palavra Aranha, em que ela aparece associada à letra n, formando o dígrafo nh. Ressalte que a letra h em início de palavra não tem valor fonético, porém algumas palavras são escritas com h inicial por razões etimológicas. Escreva na lousa outros exemplos de palavras iniciadas por essa letra: hambúrguer, hélice, harmonia, hiena, horário, humanidade etc. Os estudantes também podem sugerir palavras; essa será uma oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas sobre a escrita de algumas palavras.
Se considerar oportuno, chame a atenção dos estudantes para o fato de o substantivo Homem-Aranha ser formado por duas palavras. Não é necessário, ainda, apresentar a terminologia substantivo composto, mas é importante que os estudantes comecem a perceber a presença do hífen (-) em algumas palavras.
É importante considerar que a escrita de palavras com h inicial independe da compreensão das regularidades ortográficas. É preciso que essas palavras sejam memorizadas. Diante disso, explique aos estudantes que a memorização das palavras com h inicial ocorrerá ao longo do tempo, em suas práticas de leitura e escrita. Portanto, quanto mais contato com textos escritos, como leitores e autores, maiores as oportunidades de estarem em contato com essas palavras e memorizá-las. Explique também que, na dúvida sobre a escrita de palavras, eles podem consultar o dicionário, por exemplo.
237
Produção escrita Texto instrucional
Você e um colega vão pesquisar e escolher um brinquedo feito com sucata, ou seja, com materiais que seriam jogados fora, mas que foram transformados em outra coisa. Depois, vão escrever as instruções para que outras pessoas possam fazer esse brinquedo.
Planejamento
1 Façam uma pesquisa.
a) Reúna-se com um colega para pesquisar brinquedos feitos com sucata.
b) Quando encontrarem um brinquedo que agrade, conversem sobre ele.
- Quais materiais são necessários para construir esse brinquedo?
- Como é possível construir esse brinquedo?
- Como brincar com ele?
2 Escolham o brinquedo mais interessante.
3 Construam o brinquedo escolhido.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Texto instrucional
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP16, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP09.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
A proposta desta seção é que os estudantes escrevam um texto instrucional para a confecção de um brinquedo com sucata.
Planejamento
Atividade 1
Organize a turma em duplas e explique como eles deverão pesquisar e selecionar um brinquedo de sucata sobre o qual vão escrever.
Caso seja possível, disponibilize equipamentos e acesso à internet e oriente-os na pesquisa. Se esses recursos não estiverem disponíveis, você pode separar, antecipadamente, fotos de diferentes brinquedos feitos com sucata para que as duplas escolham um para escrever sobre ele.
As perguntas propostas no item b têm o objetivo de conduzir os estudantes na escolha do brinquedo e no levantamento das principais informações sobre ele, que deverão ser apresentadas no texto instrucional.
Atividades 2 e 3
Disponibilize tempo suficiente para que os estudantes confeccionem os brinquedos. Se considerar oportuno, você pode pedir que essa construção seja feita em casa.
238
Que curioso!
Usando a criatividade, podemos transformar materiais que seriam jogados no lixo em brinquedos divertidos e, ainda, contribuir para um meio ambiente mais limpo.
Escrita
4 Elaborem um texto instrucional.
- O texto instrucional precisa ter informações detalhadas para que o leitor consiga construir o brinquedo.
- Escrevam a lista dos materiais necessários.
- Escrevam cada passo do modo de fazer. Lembrem-se de que há uma ordem certa para fazer cada coisa.
- Usem verbos no modo imperativo, que indicam orientação, como corte, pinte, dobre.
- Não se esqueçam de dar um título para o texto.
- Se acharem difícil explicar alguma etapa, desenhem ou colem imagens explicativas.
Avaliação e reescrita
5 Releiam o texto de vocês observando se há necessidade de algum ajuste.
Respostas pessoais.
Revisão do texto | Sim | Não |
---|---|---|
Todos os materiais necessários para construir o brinquedo estão indicados? | ||
Os passos para a construção do brinquedo estão na ordem correta? | ||
O texto está claro? | ||
Foram utilizados verbos no modo imperativo? |
Socialização
6 Vocês compartilharão os textos na seção "Produção oral".
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 4
Produção de escrita
Leia com a turma todas as etapas para a elaboração do texto. Oriente que o texto instrucional deve ser claro e objetivo, porém, deve apresentar todos os detalhes necessários que o leitor precisa para que seja capaz de compreender cada etapa do processo de criação, chegando ao produto final esperado.
Durante a atividade de escrita, circule pela sala de aula fazendo intervenções quando achar necessário e esclarecendo possíveis dúvidas.
Avaliação e reescrita
Atividade 5
Produção de escrita
Nesta atividade, as duplas são orientadas para revisarem o próprio texto, uma atividade complexa e fundamental no processo autoral. Leia cada item proposto na tabela de avaliação e oriente as duplas para retomarem seus textos e assinalarem as opções que melhor refletem sua produção.
A revisão do texto é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Socialização
Atividade 6
Explique às duplas que vão retomar seus textos na seção "Produção oral", em que vão explicar oralmente aos colegas como construir os brinquedos de sucata.
Consideração sobre dificuldade
Produção de escrita
Os estudantes podem apresentar dificuldades em escolher e organizar as informações no texto instrucional. Se considerar oportuno, providencie exemplos de textos instrucionais (sobre a criação de um brinquedo ou de uma dobradura, por exemplo) para servirem de modelo e inspiração. Leia os textos selecionados com a turma, chamando a atenção para as partes que o compõem, que, em geral, são: título, materiais necessários e modo de fazer.
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Produção oral Exposição oral
Na seção "Produção escrita", você e seu colega escreveram instruções para construir um brinquedo de sucata. Agora, vocês vão fazer uma exposição oral para o professor e os colegas sobre como construir esse brinquedo.
Exposição oral é uma apresentação em que uma ou mais pessoas falam sobre algum tema para um público.
Planejamento
1 Organizem a apresentação.a) Reúna-se com o colega que formou dupla com você e releiam o texto instrucional que escreveram.
b) Decidam quem vai falar em cada parte da apresentação. Ela pode ser dividida da seguinte maneira:
- Apresentação do brinquedo: nome, brincadeiras que podem ser feitas com ele etc.
- Materiais necessários para construir o brinquedo.
- Modo de fazer o brinquedo.
- Comentários finais: dicas para a construção do brinquedo, opiniões sobre a produção do texto instrucional etc.
c) Cada integrante da dupla deve escrever um roteiro com as principais informações que vai compartilhar na apresentação. Esse roteiro vai ajudá-lo a se lembrar do que quer falar.
2 Ensaiem a apresentação.
- Ensaiem a apresentação quantas vezes acharem necessário. Assim, vocês se sentirão seguros na hora de falar com a turma, sem precisar ficar olhando o papel o tempo todo na hora de falar.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Exposição oral
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP12, EF15LP13, EF35LP20.
Componente da PNA nesta seção
Produção de escrita
Planejamento
Atividade 1
Produção de escrita
Oriente as duplas a relembrar como foi a experiência de construir o brinquedo de sucata e de escrever o texto instrucional. Em seguida, peça que sigam as etapas apresentadas nesta atividade para que possam organizar a apresentação em um roteiro escrito. A partir dos roteiros, defina com a turma o tempo de cada apresentação.
As duplas devem considerar os seguintes aspectos:
- Começar a apresentação com uma saudação.
- Prestar atenção ao volume da voz: não falar muito baixo, para que todos possam ouvir, nem falar muito alto, o que pode tornar a escuta desagradável.
- Usar uma linguagem adequada, mais formal.
- Planejar o tempo de fala de cada integrante.
- Se possível, levar o brinquedo construído para mostrar aos colegas na exposição oral.
- Terminem a apresentação agradecendo ao público.
Atividade 2
Você pode anotar essas considerações na lousa e solicitar às duplas que as copiem no caderno para consultá-las nos ensaios.
Se possível, promova um ensaio em que uma dupla se apresente para a outra. Essa atividade poderá contribuir para que os estudantes se sintam mais seguros no momento da apresentação para toda a turma.
240
Dica: Se alguma palavra for difícil de pronunciar, lembre-se de fazer a leitura em voz alta várias vezes, prestando atenção em cada som. Vá aumentando a velocidade a cada leitura, até que consiga pronunciar sem nenhuma dificuldade.
Apresentação
3 Façam a apresentação.
- A dupla que for se apresentar deve ficar em pé na frente da sala.
- O roteiro escrito deve estar à mão, para ser consultado em caso de dúvida ou de esquecimento.
- Enquanto a dupla estiver apresentando, é importante que os dois integrantes fiquem olhando para o público.
4 Após a apresentação, permitam que os colegas tirem dúvidas sobre a construção do brinquedo.
5 Ouça com atenção e respeito a apresentação das outras duplas.
Avaliação
6 Conversem sobre as seguintes questões.
- O que acharam das apresentações?
- Foi mais fácil explicar a construção do brinquedo por meio do texto escrito ou da apresentação oral? Por quê?
- Você falaria algo diferente na sua apresentação? O quê?
- Você tem alguma estratégia para falar bem em público? Compartilhe com seus colegas.
7 Preencha o quadro a seguir.
Respostas pessoais.
Avaliação da exposição oral | Sim | Não |
---|---|---|
Você ficou à vontade na hora da apresentação? | ||
Falou num ritmo adequado e com clareza? | ||
Seguiu as etapas que estavam descritas no seu roteiro? |
MANUAL DO PROFESSOR
Apresentação
Atividades 3, 4 e 5
Convide os estudantes para definirem a ordem das apresentações. A escolha pode ser por opção das duplas ou por meio de sorteio. Anote na lousa o nome dos integrantes das duplas na ordem em que vão se apresentar.
Antes de dar início às exposições, peça que todos ouçam os colegas em silêncio e explique que as dúvidas serão esclarecidas no final de cada apresentação.
Avaliação
Atividade 6
Oriente os estudantes na avaliação e conversem sobre o que aprenderam ao longo das atividades propostas nesta seção. É comum que os estudantes tenham dificuldade de falar em público, de se expressar com clareza e de desenvolver um assunto por vez, sem se perder entre os assuntos. Esta etapa de avaliação é de extrema importância para que os estudantes relembrem sua exposição e reflitam sobre os pontos positivos e as fragilidades, construindo mais ferramentas para a produção de seus textos orais.
Atividade 7
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP14, EF15LP18, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividades 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
O intuito das atividades da página 241 do Livro do Estudante é que os estudantes compreendam que na língua portuguesa há palavras e frases que podem ter mais de um sentido, e que esses sentidos são percebidos com base nos contextos em que elas são empregadas. Esta seção também é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar suas defasagens e avanços nos Componentes da PNA contemplados.
Leia a tirinha com a turma e auxilie-os a refletir sobre os sentidos possíveis para a palavra chuta, e sobre como a polissemia dessa palavra cria o humor na tira.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Finalizada a atividade, convide a turma para compartilhar as respostas e trocar ideias sobre elas. Aproveite para verificar se eles compreenderam o significado da palavra ambíguo.
241
Conhecer mais palavras
Algumas palavras podem ter mais de um significado. Pelo contexto, conseguimos entender o que elas significam. Observe a tirinha abaixo.
1 Na tirinha acima, quais são os dois significados da palavra chuta?
Adivinhar e chutar.
2 As imagens abaixo são ambíguas. Observe-as e escreva o que está representado em cada uma delas.
a)
Pato ou coelho.
b)
Uma taça ou duas pessoas.
3 Você já confundiu alguma frase, palavra, imagem ou situação por ter significado ambíguo? Converse com a turma e o professor.
Resposta pessoal.
4 Depois de ouvir as situações de ambiguidade, escreva uma frase sobre a que você achou mais interessante.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os assuntos estudados na unidade.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 8
Brinquedos e brincadeiras
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- explorar o tema "brinquedos e brincadeiras" em conversas, vivências, apreciação de gêneros artísticos verbais e não verbais;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como cordel e entrevista;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos, de localização de informações explícitas a análise de elementos textuais;
- desenvolver a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário, trabalhando o contexto em que palavras ou expressões estão inseridas em frases ou textos;
- realizar atividades que contribuem para a consolidação progressiva da ortografia e o conhecimento alfabético;
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como h em início de palavras e flexão verbal em tempo e modo imperativo);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, escrita, revisão, re-escrita) das produções;
- elaborar produção escrita (texto instrucional) e produção oral (exposição oral), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis que morem com os estudantes para desenvolver a Literacia Familiar.