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Dicionário da turma
Vamos relembrar
1 Converse com o professor sobre o que você e os colegas já sabem sobre os dicionários.
O dicionário é um material de referência. Por isso, as definições precisam ser claras e objetivas e todas as palavras devem ser escritas corretamente. Os termos são colocados em ordem alfabética e pode estar indicada a separação silábica.
Planejamento e organização
2 Combine com a turma e o professor como será o dicionário.
- O que é importante considerar para fazer as páginas do dicionário?
- Quais materiais serão usados para confeccionar o dicionário coletivo?
- Como será feita a seleção de palavras?
- Vejam abaixo uma sugestão.
Seleção e escrita
3 Selecionem as palavras do livro.
- Em grupo de quatro integrantes, decidam com o professor por qual ou quais letras vocês serão responsáveis.
- Com base nas atividades realizadas nas unidades, selecionem as palavras que vocês estudaram nos boxes "Glossário" e "Que curioso!"; nos textos de "Para ler" e "Para ler mais"; nas atividades de "Conhecer mais palavras" e de "Para fazer em casa"; e nas outras seções do livro.
4 Escrevam as definições das palavras.
- Vocês vão anotar a definição das palavras selecionadas para formar um verbete.
MANUAL DO PROFESSOR
Dicionário da turma
Habilidades da BNCC nesta seção
EF01LP02, EF15LP01, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Atividade preparatória
Leve a maior quantidade possível de dicionários para a sala de aula, organize a turma em grupos de quatro estudantes e, em seguida, distribua os dicionários.
Relembre os temas de cada seção desta unidade e pergunte à turma quais foram os textos preferidos. Com base nas respostas, escolha palavras relacionadas aos temas, escreva-as na lousa e peça que os grupos pesquisem no dicionário uma palavra por vez. O primeiro grupo que a encontrar e ler seu significado recebe um ponto (cada grupo deve ter pelo menos um dicionário; se não for possível, a atividade pode ser realizada em rodadas entre duas equipes, por exemplo). Ganha a equipe que somar mais pontos.
Vamos relembrar
Atividade 1
Após a realização da atividade preparatória, peça que os estudantes leiam a atividade 1. Questione como eles descreveriam o dicionário e suas funcionalidades. Peça que indiquem situações em que os dicionários podem ser utilizados. Promova uma "chuva de ideias", anotando algumas descrições e palavras na lousa.
Planejamento e organização
Atividade 2
Com a turma organizada em grupos, peça que leiam os itens desta atividade e decidam os critérios que serão utilizados para a escolha das palavras e a organização do dicionário da turma.
Seleção e escrita
Atividades 3 e 4
Produção de escrita
Retome a estrutura do dicionário e as informações do verbete: significado, classe gramatical, regência, divisão silábica, entre outras. Lembre os estudantes de que isso depende do tipo de dicionário.
Distribua as letras do alfabeto proporcionalmente para cada grupo. Se achar oportuno, fique responsável por um número equivalente de letras.
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- Façam o rascunho de vocês na página seguinte, onde há uma sugestão de como as páginas de dicionário de vocês podem ser organizadas.
Avaliação e finalização
5 Avaliem.
- As palavras estão em ordem alfabética?
- As definições dos verbetes estão claras e fáceis de entender?
- As palavras estão escritas corretamente?
6 Finalizem os textos do dicionário.
- Passem os textos dos verbetes a limpo, fazendo as correções necessárias.
- Incluam uma ilustração para explicar ou exemplificar melhor a palavra.
- Juntem a(s) sua(s) letra com as letras de todos os grupos e organizem as páginas em ordem alfabética.
- Façam uma capa bem caprichada com o nome de todos os integrantes do seu grupo.
Vamos consultar
7 O professor poderá deixar o "Dicionário da turma" na sala de aula para todos consultarem. Depois, ele poderá levá-lo à biblioteca ou à sala de leitura da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Explique que os estudantes deverão escolher palavras que comecem com as letras que foram entregues ao grupo. Destaque que podem ser escolhidas palavras de qualquer parte do livro. Peça que deem preferência aos boxes "Glossário" e "Que curioso!", aos textos das seções "Para ler" e "Para ler mais" e às atividades das seções "Conhecer mais palavras" e "Para fazer em casa", "Conhecer mais palavras", além, é claro, das anotações feitas no caderno, nas quais os estudantes escreveram o significado das palavras com base no entendimento que tiveram do contexto em que elas foram utilizadas.
Após a seleção das palavras, peça que escrevam suas definições para formar um verbete e escrevam um rascunho na página 270 do Livro do Estudante. Caso tenham alguma dificuldade, peça que utilizem o dicionário e auxilie-os, se necessário.
Avaliação e finalização
Atividades 5 e 6
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Quando os rascunhos estiverem prontos, peça que cada grupo avalie os textos, organizando as palavras em ordem alfabética, verificando se as definições das palavras estão corretas, se são de fácil compreensão e se há algum erro ortográfico. Ressalte a importância de destacar a letra inicial das palavras no dicionário para facilitar as buscas.
Esse momento pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Depois da primeira avaliação realizada, será o momento de passar os verbetes a limpo. Peça que os estudantes tenham bastante cuidado na realização dessa etapa, pois não pode haver erros e o texto precisa ser bem claro. Quando cada grupo finalizar todo o processo, auxilie os estudantes a colocar todo o material em ordem alfabética.
Por último, a turma deverá elaborar uma capa, com o nome de todos os estudantes. Se for preciso, auxilie-os na criação de uma capa bem criativa.
Vamos consultar
Atividade 7
Após a elaboração do dicionário, mantenha-o em um local de fácil acesso para os estudantes e incentive-os a utilizá-lo sempre que precisarem lembrar do significado de alguma palavra.
270
Rascunho do "Dicionário da turma"
Escreva no espaço a seguir a primeira versão de um verbete do "Dicionário da turma".
Respostas pessoais.
Letra:
Ilustração:
Desenho do estudante.
Palavra:
Divisão silábica com destaque na sílaba tônica:
Definição:
Exemplo de frase com a palavra:
MANUAL DO PROFESSOR
Rascunho do "Dicionário da turma"
A página de rascunho servirá de modelo para a elaboração das páginas do dicionário.