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Avaliação final
1 Leia para o professor o trecho colorido.
Dia internacional comemora importância de brincadeiras na infância
Brincar é direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
Brincar de boneca, de colorir, de massinha, jogar bola, tocar pianinho são as brincadeiras preferidas da Mariah Alves Ferraz, de 5 anos. No Dia Internacional do Brincar, celebrado nesta sexta-feira (28), ela e milhões de crianças em todo o mundo brincam para se divertir, mas, além disso, a brincadeira é parte fundamental do desenvolvimento infantil, diz a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.
"Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre elas.
As crianças aprendem o tempo todo sozinhas, com outras crianças, com objetos, com adultos. Brincar é um direito, e as situações que são promovidas pelas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento da autonomia".
[...]
Ludmilla Souza. Agência Brasil. Publicado em: 28 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/sqtoam. Acesso em: 17 jun. 2021. (Fragmento).
- Estatuto da Criança e do Adolescente:
- documento que reúne leis que promovem os direitos das crianças e adolescentes.
- Celebrado:
- comemorado.
- Autonomia:
- capacidade de tomar decisões.
2 Copie o título da reportagem.
Dia internacional comemora importância de brincadeiras na infância
3 A reportagem apresenta a opinião de uma criança e de uma especialista em educação. Circule o nome delas no texto. Mariah Alves Ferraz, Juliana Yade.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação final
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP03, EF03LP04, EF03LP06, EF03LP08, EF03LP10, EF03LP18, EF15LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP13.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Seguindo as propostas pedagógicas deste livro e da Política Nacional de Alfabetização (PNA), já propusemos quatro momentos de rastreio universal: momentos avaliativos para todos os estudantes da turma ("Avaliação inicial" e a "Avaliação em processo" depois das unidades 2, 4 e 6). Chegamos ao último momento previsto para rastreio universal, a "Avaliação final".
O objetivo da "Avaliação final" é verificar o desempenho da turma como um todo. Pretende-se também detectar se ainda há estudantes que necessitam de um acompanhamento, a fim de que a equipe pedagógica possa avaliar o trabalho realizado e planejar o que será necessário para o próximo ano letivo. Como nos outros momentos avaliativos, você poderá mensurar se os estudantes estão em um nível adequado, em um nível intermediário ou em um nível crítico em relação ao desempenho esperado para o fim do terceiro ano letivo.
Como todo instrumento de avaliação, ele pode fornecer subsídios para compreensão do que correu bem durante o ano e também revelar onde estão as lacunas e falhas, buscando assegurar a todos os estudantes o direito de aprender.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Proponha esta atividade em um dia diferente do reservado para as demais atividades da avaliação. Chame um estudante por vez para que faça a leitura em voz alta do trecho destacado, sem que tenha lido o texto anteriormente. Enquanto isso, os demais estudantes devem estar envolvidos em outra atividade.
Esta atividade avalia a fluência em leitura. É interessante que a fala de cada estudante seja gravada e que sua leitura seja cronometrada. Assim será possível a verificação da quantidade de palavras corretas lidas por minuto, conforme já explanado nas páginas iniciais deste Manual do Professor (páginas MP029-MP031).
Atividades 2 e 3
Compreensão de textos
Estas atividades solicitam que os estudantes localizem informações específicas e as copiem ou circulem. Na atividade 2, eles precisam ter compreendido o que é um título de reportagem de jornal, onde o título se localiza em relação ao texto principal e que marcas tipográficas pode ter. Na atividade 3, os estudantes devem perceber que há duas fontes citadas na reportagem.
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4 Por que o segundo parágrafo do texto está entre aspas? Assinale a alternativa correta.
Porque é o que a criança pensou sobre o assunto do texto.
X Porque se trata da fala da especialista em educação.
5 Escreva sobre quais são suas brincadeiras favoritas e como essas brincadeiras ajudam no seu desenvolvimento.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes consigam listar algumas de suas brincadeiras favoritas e estabeleçam uma relação, ainda que mínima, com seu cotidiano e seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor etc.
6 Leia o título da notícia a seguir.
Bora cozinhar?
Folha de Pernambuco. Disponível em: https://oeds.link/M5k8Wg. Acesso em: 17 jun. 2021.
a) Esse título apresenta linguagem:
formal.
X informal.
b) Que outro título essa notícia poderia ter, sem mudar o sentido?
Quero cozinhar
X Vamos cozinhar?
É bom cozinhar?
Gosta de cozinhar?
7 Leia as palavras a seguir e acentue-as, se necessário:
cha á
leite
xícara í
achocolatado
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Produção de escrita
Na atividade 5, os estudantes vão se posicionar pessoalmente em relação ao texto lido e produzir o próprio texto. Está sendo avaliada, portanto, a produção de escrita. Note que a atividade tem duas partes. Os estudantes precisam ser capazes de elencar algumas de suas brincadeiras favoritas, como o que foi feito pela criança citada na reportagem. Eles precisam também ser capazes de refletir sobre o que aprenderam com essas brincadeiras. A relação entre brincar e se desenvolver foi traçada pela especialista em educação ouvida pela reportagem.
Como especificamos na resposta sugerida, é esperado que os estudantes estabeleçam uma relação, ainda que pequena, entre o ato de brincar e o desenvolvimento infantil.
Atividade 6
Conhecimento alfabético
Esta atividade continua a explorar o universo jornalístico, por meio de um título de notícia. Espera-se que os estudantes percebam que o título está em registro informal de linguagem. Eles devem identificar como seria uma versão de conteúdo equivalente, mas em registro formal.
Um bom conhecimento sobre variação linguística já é esperado ao final do terceiro ano, período em que os estudantes já devem ter percebido que as línguas variam de acordo com o contexto e o interlocutor, entre outros fatores. Eles devem também estar atentos para os diferentes efeitos de sentido ao utilizarem os registros formal e informal. Consequentemente, devem perceber a (in)adequação de cada registro.
Atividade 7
Conhecimento alfabético
Esta atividade avalia o conhecimento dos estudantes sobre regras de acentuação, primeiro pedindo que acentuem as palavras devidas e depois que as identifiquem de acordo com sua classificação em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Esse conhecimento metalinguístico é necessário para aplicação das regras de acentuação ao escrever.
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- Qual das alternativas apresenta a classificação das palavras em relação à sílaba tônica na ordem correta?
oxítona, proparoxítona, paroxítona, paroxítona
paroxítona, oxítona, proparoxítona, paroxítona
paroxítona, paroxítona, oxítona, proparoxítona
X oxítona, paroxítona, proparoxítona, paroxítona
8 Assinale a alternativa que apresenta as palavras escritas corretamente.
X habitante, ferro, osso
abitante, ferro, osso
abitante, fero, oso
habitante, fero, osso
9 Leia as palavras na tabela a seguir.
Coluna 1 | Coluna 2 | Coluna 3 |
---|---|---|
ótimo | balé | brinquedo |
Florianópolis | cajá | cadeira |
A coluna 1 apresenta paroxítonas, a coluna 2, oxítonas, e a coluna 3, proparoxítonas.
A coluna 1 apresenta proparoxítonas, a coluna 2, paroxítonas, e a coluna 3, oxítonas.
X A coluna 1 apresenta proparoxítonas, a coluna 2, oxítonas, e a coluna 3, paroxítonas.
A coluna 1 apresenta oxítonas, a coluna 2, paroxítonas, e a coluna 3, proparoxítonas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Conhecimento alfabético
Esta atividade avalia o conhecimento de ortografia, que será necessário para a produção escrita de textos. É importante notar que há dois graus de dificuldade nas palavras das alternativas. Quanto à palavra habitante, é arbitrário que ela tenha ou não a letra h inicial, isto é, pelas regras fonológicas e ortográficas da língua portuguesa, ter ou não o h não afetaria a pronúncia. Por isso, é esperado que os estudantes conheçam a palavra para que saibam sua grafia correta.
Já quanto às palavras ferro e osso, a colocação ou não da consoante duplicada - rr e ss - afetará a pronúncia. É esperado que, ao final do terceiro ano, os estudantes já tenham estabelecido consistentemente a relação grafofonêmica entre esses dígrafos.
Sobre textos corretos e textos bem escritos, recomendamos a seguinte bibliografia: POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas: Cefiel / MEC, 2005.
Atividade 9
O conhecimento metalinguístico da classificação de palavras em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas é explorado nesta atividade. Como se sabe, esse conhecimento é necessário para a aplicação das regras de acentuação ao escrever.
Atividade 10
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade aborda a formação de palavras, conteúdo que auxilia a compreensão e a expansão do vocabulário, a leitura e a escrita. Os estudantes devem ser capazes de perceber os prefixos e radicais presentes em imperfeito e supermercado, discernindo entre o prefixo im- em imperfeito e as sequências in- em indígena e inchaço.
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10 Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que contém as palavras que a completam corretamente.
As palavras ✤ e ✤ são formadas por prefixo e radical.
- X imperfeito, supermercado
- indígena, supermercado
- copinho, saleiro
- inchaço, inspetor
11 Leia as frases e observe o tempo verbal de cada uma delas.
- Ramon viajou de avião na semana passada.
- Hoje, chove!
- Patrícia cortará os galhos da árvore amanhã.
- A frase I está no tempo presente, a frase II, no passado, e a frase III, no futuro.
- X A frase I está no tempo passado, a frase II, no presente, e a frase III, no futuro.
- A frase I está no tempo futuro, a frase II, no passado, e a frase III, no presente.
- A frase I está no tempo presente, a frase II, no futuro, e a frase III, no passado.
12 Leia a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
A merendeira preparou o almoço.
X A merendeira é o agente da ação, preparou é o verbo, o almoço é o objeto da ação.
- A merendeira é o verbo, preparou é o agente da ação, o almoço é o objeto da ação.
- A merendeira é o objeto da ação, preparou é o verbo, o almoço é o agente da ação.
- A merendeira é o objeto da ação, preparou é o agente da ação, o almoço é o verbo.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11
Compreensão de textos
Esta atividade avalia a compreensão de textos ao verificar se os estudantes são capazes de identificar o tempo em que se passa cada ação expressa pelos três enunciados. Esse conteúdo, que foi trabalhado durante o ano, é necessário para que haja compreensão de encadeamento de fatos, sequência narrativa, relações de causa e efeito, entre outros efeitos dados pelo uso adequado de verbos e outros marcadores temporais do texto.
Cabe ressaltar que, no 3o ano, as frases estão ainda isoladas e são bastante claras ao representar passado, presente e futuro. A nomenclatura exigida pela atividade também é simplificada, não entrando em subdivisões das três grandes marcações de tempo.
Atividade 12
Compreensão de textos
Esta atividade, que também é sobre compreensão textual, avalia se os estudantes são capazes de fazer uma análise semântica elementar do verbo em uma frase composta de sujeito simples, verbo transitivo direto e objeto direto. Certamente a nomenclatura metalinguística mais aprofundada não é cobrada no terceiro ano, apenas se os estudantes conseguem identificar qual palavra é o verbo (que, no caso, é um verbo de ação), qual é o agente e qual é o objeto da ação.
A frase dada está na voz ativa (o agente é o sujeito da ação) e em ordem direta na língua portuguesa (sujeito + verbo + objeto). A compreensão dos estudantes sobre a sentença estruturada em torno do verbo é uma ferramenta importante para a compreensão da estrutura e do conteúdo de um texto.
Neste momento da escolarização, trata-se de fundamentar em bases sólidas o princípio dessa compreensão, por meio de orações simples e diretas. Esse conhecimento vai se complexificando ao longo dos futuros anos letivos, de acordo com a aquisição de novas competências de leitura, escrita e análise linguística.
Com relação compreensão do papel do verbo na sentença, tema da atividade 12, Rodolfo Ilari e Renato Basso (2009) explicam que:
Se é o verbo que determina quantos sintagmas nominais deverão acompanhá-lo na construção da sentença, então ele é uma espécie de "sentença em potencial" ou, quem sabe, uma espécie de "molde para construção de sentenças". Vale a pena reter essa concepção do verbo com a ideia de que o molde atribui a cada sintagma nominal previsto uma função específica, um certo modo de relacionar-se com o núcleo verbal (como agente da ação, alvo da ação, experienciador de certo sentimento etc.).
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2009.