275
Para fazer em casa
Unidade 1
■ Apesar de toda a tecnologia disponível, muitas pessoas, quando ficam distantes de quem gostam, preferem se comunicar por meio de cartas. Algumas dessas pessoas, principalmente as mais idosas, consideram que escrever com a própria letra, com capricho e cuidado, é uma forma de demonstrar carinho.
1 Coloque em ordem as etapas necessárias para escrever uma carta.
- 4 Assinar a carta.
- 2 Escrever a saudação (exemplo: "Querido amigo Gustavo").
- 5 Colocar no envelope.
- 1 Escrever o cabeçalho (cidade, dia, mês e ano).
- 8 Encaminhar ao serviço postal.
- 7 Selar o envelope.
- 6 Escrever no envelope os dados do destinatário e do remetente.
- 3 Escrever o texto.
2 Com a ajuda de uma pessoa que mora com você, escreva uma carta para uma pessoa de quem gosta muito e que não encontra há algum tempo.
Escrita do estudante.
Lembre-se: Escreva um rascunho, revise o texto e passe a limpo para finalizar.
3 Depois de escrita e assinada, coloque a carta em um envelope e peça ajuda para escrever os dados do remetente e do destinatário.
4 Agora leve sua carta até o correio para que seja encaminhada.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ajudar a desenvolver a autonomia do estudante, sugira as dicas a seguir.
- Procurar manter uma rotina de estudos, reservando o mesmo horário todos os dias para a realização das atividades.
- Escolher um ambiente tranquilo da casa, longe de distrações (celular, televisão, circulação de pessoas).
- Retomar o conteúdo da aula e tentar relacioná-lo com a atividade.
- Realizar as atividades no caderno, anotando após o conteúdo da aula a página correspondente ao livro e a numeração das atividades que serão respondidas.
- Anotar o que não entender para sanar as dúvidas com o professor no momento da correção.
Para fazer em casa
■ Unidade 1
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP13, EF03LP17, EF15LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Atividades 1 a 4
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Leia o parágrafo inicial e procure checar se todos compreenderam o que é para fazer. Prossiga a leitura dos enunciados das atividades 1 a 4, chamando a atenção da turma para o lembrete da atividade 2. Quanto à atividade 3, retome o significado de remetente e destinatário e mostre em que lugar específico do envelope devemos escrever cada um dos dados.
Para fazer em casa
Unidades 1 a 9
A seção "Para fazer em casa" apresenta atividades e desafios que possibilitam ao estudante fixar o conteúdo aprendido, identificar dificuldades e estabelecer uma rotina de estudos. Essa seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa do estudante, pois permite identificar suas defasagens e seus avanços, acompanhando a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades são planejadas de forma a retomar conteúdos que precisam ser consolidados; assim, sugerimos que elas sejam propostas no final de cada unidade. Procure fazer comentários motivacionais, ler e explicar os enunciados, orientar como registrar as respostas, disponibilizando tempo para a correção e a resolução de eventuais dúvidas.
Além dos comentários sobre as atividades propostas no Livro do Estudante, apresentamos algumas atividades complementares que poderão ser utilizadas em sala de aula para subsidiar a sistematização dos conteúdos estudados ao longo das unidades, como reforço às tarefas de casa ou ainda como atividade avaliativa. Elas poderão ser apresentadas aos estudantes na lousa para que eles as copiem e respondam no caderno.
276
Para fazer em casa
Unidade 2
1 Identifique e escreva o nome das plantas.
pitanga g
costela-de-adão c
guaraná gu
flor de hibisco c
araucária c
orquídea qu
orquídea
araucária
costela-de-adão
flor de hibisco
guaraná
pitanga
- Pinte, nas palavras do quadro, as letras qu, c, gu e g.
- Organize o nome das plantas em ordem alfabética e adicione uma característica, de acordo com as imagens. Siga o modelo.
araucária | alta |
costela-de-adão | Respostas pessoais. |
flor de hibisco | |
guaraná | |
orquídea | |
pitanga |
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 2
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP01, EF03LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Ao apresentar a proposta aos estudantes, informe que ela tem três partes. Na primeira, eles terão que identificar, no quadro de palavras, o nome da planta correspondente a cada uma das imagens e copiá-lo no lugar indicado. Na segunda, eles deverão identificar nas palavras do quadro as letras qu, c, gu e g e pintá-las. Na terceira, eles deverão copiar os nomes das plantas na tabela colocando-os em ordem alfabética e, depois, escrever uma característica de cada planta, apoiando-se nas imagens.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Leia em voz alta cada uma das questões e verifique se todos compreenderam o que é para fazer.
No momento da correção, chame um estudante para apresentar a resposta à primeira proposta (identificar e escrever o nome das plantas) e registre-a na lousa. Pergunte se os demais concordam e, se houver opiniões divergentes, analise com a turma as possibilidades até chegarem à resposta correta. Peça a todos que verifiquem as palavras que escreveram, chamando a atenção para a presença de acento, hífen e til.
No item b, após conferirem a organização em ordem alfabética dos nomes das plantas, peça que os estudantes leiam as características que escreveram, registre-as na lousa e, depois de verificar sua adequação, sugira que ampliem as informações da tabela a partir das contribuições dos colegas.
277
Para fazer em casa
Unidade 3
■ Junto com uma pessoa que mora com você, leia os quadrinhos. MAMÃE, DÊ A MÃO
1 Por que a mamãe não quis dar a mão para os animais?
Porque ela só daria a mão ao papai e ao bebê.
2 Assim como a mamãe do quadrinho só aceitou dar as mãos ao papai e ao bebê, a letra m só se liga a vogais e às letras p e b.
- Complete o esquema que resume o que você aprendeu e escreva palavras como exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 3
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP14, EF35LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Peça aos estudantes que localizem o título da tirinha e o leiam em voz alta. Dê um tempo para que a turma leia o texto silenciosamente e, em seguida, convide um estudante para ler em voz alta. Se considerar necessário, proponha nova leitura, garantindo a compreensão.
Atividade 1
Compreensão de textos
Produção de escrita
Leia o enunciado da atividade e diga aos estudantes que, ao responderem por escrito em casa, lembrem-se de começar a frase com letra maiúscula e terminar com ponto-final.
No momento da correção, peça para alguns estudantes lerem sua resposta. Verifique a pertinência das respostas e, se necessário, releia o texto com o objetivo de ajudar a turma no processo de interpretação e também na análise de suas produções.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Leia a atividade e dedique um tempo mostrando como está organizado o esquema que resume os conceitos estudados. Certifique-se de que todos os estudantes compreenderam o que é para ser feito (completar as letras que faltam nos espaços menores e escrever nos espaços maiores palavras que exemplifiquem a ligação do m com as demais letras). Peça a um estudante para explicar à turma o que compreendeu. Incentive todos a expressar suas dúvidas e ofereça novos esclarecimentos, caso seja necessário.
No momento da correção, reproduza o esquema na lousa, peça para alguns estudantes dizerem de que modo o completaram e vá registrando as respostas na lousa. No momento de escrever as palavras, sugira que todos registrem as contribuições dos colegas para ampliar suas produções.
278
Para fazer em casa
Unidade 4
■ Você fará um marcador-monstrinho para usar no seu livro preferido.
Marcador-monstrinho
Materiais necessários
✓ Papel (cartão, sulfite ou cartolina) de cores variadas; tesoura escolar; cola; régua; canetinhas e lápis coloridos.
Instruções
1. Trace um quadrado de 14 cm x 14 cm no papel escolhido e recorte-o.
2. Encontre as pontas opostas e dobre-as, formando um triângulo. Vire o triângulo com o lado maior para baixo.
3. Una a ponta inferior esquerda do triângulo com o topo dele. Repita a dobradura com a outra ponta.
4. Abra o triângulo novamente. Dobre a ponta superior para o meio da base do triângulo. Vai parecer um bolso.
5. Dobre a ponta inferior esquerda para dentro do bolso. Repita com a outra ponta. A bolsinha formada é a cabeça do seu monstro!
6. Use a criatividade para finalizar o seu monstro!
✓ Língua - recorte um quadrado de 7 cm x 7 cm em papel colorido e cole-o dentro do bolso. Se preferir, desenhe a língua.
✓ Olhos - desenhe os olhos, finalize com uma canetinha. Depois, recorte e cole no monstro.
✓ Dentes - desenhe os dentes em um pedaço de papel, recorte-os e cole-os.
7. Agora é só encaixar o seu marcador-monstrinho no canto de uma das páginas de seu livro preferido! Cuidado para não assustar ninguém!
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 4
Habilidade da BNCC nesta seção
EF03LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Explique aos estudantes que esta proposta traz orientações para a confecção de um marcador de livros e proponha uma conversa sobre esse objeto: Para que ele serve? Alguém da turma tem o hábito de utilizá-lo?
Além de indicar a página em que a leitura de um livro parou, o marcador pode ajudar a sinalizar partes dos textos que interessam (um verso interessante, uma boa explicação etc.), facilitando a busca quando se deseja encontrá-las.
Após a conversa, proponha a leitura coletiva em voz alta do enunciado e da lista de materiais necessários à confecção do marcador.
Quanto à parte das instruções, peça que os estudantes digam a quantidade de etapas previstas. Prossiga solicitando que leiam em voz baixa as etapas e que expliquem o que deve ser feito após a leitura de cada uma das etapas. Caso alguns estudantes se apoiem nas imagens, oriente-os para que verifiquem suas hipóteses, voltando a atenção para o texto escrito.
Chame a atenção da turma para a necessidade de precisão na medição (informe que uma régua poderá ajudar nesse processo) e no recorte (etapas 1 e 6) do papel. Caso considere pertinente, confeccione um marcador à medida que é feita a leitura de cada etapa.
Organize a turma em duplas e peça que os estudantes leiam o texto um para o outro. Essa preparação é importante para que eles se sintam mais confiantes no momento da leitura em casa.
Convide os estudantes a realizar a proposta desta seção com alguém com quem moram. O objetivo é promover a Literacia Familiar, incentivando as interações entre estudantes e pessoas de seu ambiente doméstico, ampliando, assim, o contato com a leitura também fora da escola.
Após a realização da tarefa em casa, proponha uma conversa em que a turma possa contar como foi a experiência. Pergunte aos estudantes: Foi difícil ler o texto ou confeccionar o marcador? Por quê? Solicite que os estudantes mostrem suas produções aos colegas e aproveite a oportunidade para estimular o uso do objeto criado (por exemplo, iniciando a leitura compartilhada de um livro em capítulos e/ou sugerindo que os estudantes peguem emprestado livros mais extensos).
279
Para fazer em casa
Unidade 5
■ Leia estas adivinhas.
-
O que uma impressora falou para a outra? Resposta: Ela disse:
- - Essa folha é tua ou é impressão minha?
- O que é feito para andar, mas não anda? Resposta: A rua.
1 Em todas as adivinhas que você leu há o sinal de pontuação ?. Como ele se chama e para que serve?
Ponto de interrogação. Serve para sinalizar uma pergunta.
2 Na resposta da primeira adivinha há um travessão. Para que ele serve?
Para indicar a fala de alguma personagem.
3 Peça ajuda a uma pessoa que mora com você e responda às adivinhas.
a) O que o zero disse para o oito?
Que cinto legal!
b) O que é, o que é? Quanto mais se tira, mais aumenta?
O buraco.
c) O que tem no meio do ovo?
A letra v.
d) O que tem em todo mês, menos em abril?
A letra o.
e) O que o nadador faz?
Nada!
Respostas da questão 4:
a) Que cinto legal!; b) O buraco; c) A letra V; d) A letra O; e) Nada!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Leia em voz alta os comandos das atividades 1 e 2. Informe que as respostas deverão ser registradas por escrito e esclareça possíveis dúvidas.
Para a atividade 3, solicite que os estudantes se organizem em duplas e exercitem a leitura em voz alta das questões. Essa é uma forma de ajudá-los a adquirir confiança e fluência ao fazerem a leitura em casa.
No momento da correção, retome as perguntas das atividades 2 e 3 e peça a alguns estudantes que apresentem as respostas. Registre as respostas corretas na lousa para que todos possam verificar suas produções e corrigi-las, se necessário.
Proceda do mesmo modo com as perguntas e respostas da atividade 3, ressaltando o uso do ponto de exclamação na primeira e na última respostas. Pergunte aos estudantes se eles conseguiram interpretar as adivinhas e descobrir as respostas ou se foi necessário recorrer ao quadro com as respostas, que está no final da atividade. Converse com eles sobre o nível de dificuldade das adivinhas e peça que tentem explicar como conseguiram fazer as interpretações e encontrar as respostas.
Para fazer em casa
■ Unidade 5
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP07, EF35LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Esta proposta favorece a Literacia Familiar. Ao apresentá-la aos estudantes, informe que as adivinhas poderão gerar bons momentos de leitura e conversa em casa.
Dê um tempo para que os estudantes leiam silenciosamente as duas adivinhas apresentadas inicialmente e, em seguida, convide dois deles para ler em voz alta para os colegas. Se considerar necessário, proponha a realização de uma nova leitura, garantindo que a entonação, a altura e a fluência favoreçam a compreensão dos textos.
280
Para fazer em casa
Unidade 6
1 Junto com uma pessoa que mora com você, leia o poema em voz alta e, em seguida, reescreva-o usando letra cursiva e colocando as palavras que estão em destaque no diminutivo.
Amor de vó
Amo minha vovó.
Ela mora numa fazenda,
Tem boi, gato e galinha.
Se lavo minhas mãos,
Ela me dá a comida
E até ganho uma estrela.
Se fico doente
Ela me trata com carinho,
Me chama de urso
E me enche de beijos.
Amor de vó
Amo minha vovozinha.
Ela mora numa fazendinha,
Tem boi, gato e galinha.
Se lavo minhas mãozinhas,
Ela me dá a comidinha
E até ganho uma estrelinha.
Se fico doentinha(o)
Ela me trata com carinho,
Me chama de ursinha(o)
E me enche de beijinhos.
Texto escrito especialmente para esta obra didática.
2 Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo com a posição da sílaba tônica:
- vovó: vo-vó oxítona
- carinho: ca-ri-nho paroxítona
- doente: do-en-te paroxítona
- amor: a-mor oxítona
- lírico: lí-ri-co proparoxítona
- narrador: nar-ra-dor oxítona
- máximo: má-xi-mo proparoxítona
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 6
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP06, EF03LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Ao apresentar a proposta, informe que ela tem duas partes. Na primeira, depois de lerem um poema, os estudantes deverão reescrevê-lo usando letra cursiva e passando as palavras destacadas para o diminutivo. Na segunda, eles deverão separar as sílabas de palavras e classificá-las de acordo com a sílaba tônica.
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Leia o enunciado da atividade e deixe claro que primeiro devem ler o poema e só depois reescrevê-lo, colocando algumas palavras no diminutivo.
Realize a leitura do poema e, em seguida, peça para os estudantes relerem em voz alta cada estrofe. Verifique se todos compreenderam o que é para escrever nas linhas da direita e, se considerar necessário, proponha que a turma diga como ficará a primeira estrofe com as palavras destacadas no diminutivo.
Ao corrigir esta atividade, peça para três estudantes dizerem como reescreveram as estrofes do poema e registre a escrita dos diminutivos na lousa para que todos possam conferir suas produções, alterando-as, se necessário.
Atividade 2
Conhecimento alfabético Desenvolvimento de vocabulário
Leia a atividade e, para ajudar os estudantes a compreenderem o que é para fazer, proponha que realizem o primeiro item coletivamente. Oriente-os a buscar em um dicionário o significado de lírico.
Ao corrigir esta atividade, avalie a possibilidade de convidar alguns estudantes para registrarem na lousa as respostas de cada um dos itens e, depois, proponha revisão coletiva.
281
Para fazer em casa
Unidade 7
■ Nesta unidade, você leu o mito de origem A mãe do rio exige o pagamento da promessa e aprendeu a diferença entre substantivos (nomeiam algo) e adjetivos (indicam a característica de alguma coisa).
Dica: Volte à página 203 e releia o texto em voz alta.
1 Com o auxílio de uma pessoa que mora com você, descreva as pessoas, roupas e sentimentos das personagens ilustradas abaixo. Utilize substantivos e adjetivos.
Respostas pessoais.
a)
b)
c)
2 Complete os quadrinhos indicando a ilustração mais adequada a cada frase.
- b "Oxum aceitou a oferta do guerreiro e serenou suas águas turbulentas."
- a "Um rei guerreiro avançava rumo à guerra, quando viu seu caminho impedido por um rio de águas revoltas."
- c "O rei não teve outra saída. Para poder voltar ao seu país e ao seu povo, que dele tanto precisava e dependia, ele teve que entregar Preciosa à mãe do rio."
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 7
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP21, EF03LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Leia em voz alta o parágrafo introdutório e proponha uma breve retomada oral da história. Ajude os estudantes, fazendo perguntas e, se necessário, relembrando algum detalhe ou acontecimento importante da narrativa. Proponha a leitura silenciosa e, em seguida, a leitura oral do texto, que está na página 203.
Atividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Depois de ouvir a leitura oral da turma, leia o enunciado da atividade 1. Se considerar necessário, proponha a realização coletiva da descrição de uma das personagens. Certifique-se de que todos compreendam o que é para ser feito.
No momento da correção desta atividade, divida a lousa em três partes (uma para cada personagem), peça aos estudantes para apresentarem as descrições e registre-as na lousa. Convide estudantes para irem até a lousa e oriente-os a sublinhar nas descrições alguns adjetivos e, depois, convide outros para circular alguns substantivos.
Atividade 2
Compreensão de textos
Ao apresentar esta atividade, mostre sua relação com a atividade anterior e com a história lida. Verifique se todos compreenderam o que deverão fazer em casa.
Ao corrigir a atividade 2, peça para a turma ler cada uma das frases em voz alta e confira se todos completaram corretamente os quadrinhos.
282
Para fazer em casa
Unidade 8
■ Leia atentamente esta receita.
Massinha de modelar caseira
Ingredientes
- 1 copo de farinha de trigo
- 1/4 copo de sal
- 1/2 copo de água
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
algumas gotas de corante alimentício (opcional)
Modo de preparo
- Coloque em uma tigela a farinha de trigo e o sal.
- Em seguida, adicione a água aos poucos.
- Quando a massa estiver com a textura desejada, acrescente o óleo e o corante (caso esteja utilizando) e misture bem.
1 O que a receita ensina a fazer?
Massinha de modelar caseira.
2 Escreva as palavras que estão em negrito na receita.
Coloque, adicione, acrescente e misture.
3 Assinale as alternativas corretas:
- X As palavras em negrito indicam uma ação, portanto são verbos.
- As palavras em negrito estão no passado, indicando algo que já aconteceu.
- As palavras em negrito são substantivos, pois dão nome para as coisas.
- X As palavras em negrito são verbos e estão no imperativo, pois indicam, aconselham ou ordenam o que deve ser feito.
4 Com o auxílio de uma pessoa que mora com você, faça a receita de massinha caseira e divirta-se.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 8
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP08, EF12LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Ao apresentar a proposta aos estudantes, informe que ela tem três etapas. Na primeira, eles terão que ler uma receita. Na segunda, realizarão três atividades com base no texto (responder a uma pergunta sobre a receita; copiar as palavras da receita que estão em negrito; e assinalar a alternativa correta sobre essas palavras). Na terceira, serão convidados a reproduzir a receita.
Atividades 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Proponha a leitura coletiva em voz alta do título da receita, da lista de ingredientes e do modo de preparo. Ajude a turma a ler e compreender as frações e as quantidades que elas representam.
Leia as atividades 1, 2 e 3 e verifique se todos compreenderam o que é para ser feito em cada uma delas.
No momento da correção, retome estas atividades e peça para os estudantes apresentarem suas respostas. Se houver divergências, peça que eles exponham suas ideias e ajude-os a entender os conceitos relacionados às respostas corretas.
Finalize o momento de correção pedindo que os estudantes digam como foi a realização da receita em casa. Faça as seguintes perguntas: Foi difícil ler o texto? Por quê? Quem conseguiu fazer a massinha? Como foi essa experiência?
283
Para fazer em casa
Unidade 9
■ Com o auxílio de um familiar ou responsável, leia atentamente a cantiga e responda às questões.
Se essa rua fosse minha
Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
Para o meu, para o meu amor passar
Nessa rua, nessa rua tem um bosque
Que se chama, que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque tu roubaste o meu também
Domínio público
- Ladrilhar:
- revestir algo, geralmente paredes ou piso, com ladrilhos (azulejo, piso cerâmico etc.).
1 Você conhece essa cantiga?
Resposta pessoal.
2 Na cantiga Se essa rua fosse minha:
- Quais são os pronomes possessivos (que representam algo que pertence a alguém)? Minha, meu, dele e teu.
- Quais são os pronomes pessoais (que podem ser usados no lugar do nome)? Eu e tu.
- Quais são os pronomes demonstrativos (que indicam alguma coisa ou pessoa)? Essa e nessa.
3 Circule os verbos da cantiga. fosse, mandava, mandava, ladrilhar, passar, tem, chama, chama, mora, roubou, roubou, roubei, roubei, é, quero, roubei, roubei, é, roubaste
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 9
Habilidades da BNCC nesta seção
EF03LP08, EF35LP14.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Ao apresentar a proposta aos estudantes, informe que ela tem duas etapas. Na primeira, eles terão que ler uma letra de cantiga e, na segunda, responderão a questões sobre o texto.
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha a leitura coletiva em voz alta do primeiro comando e do título da cantiga. Por ser bastante conhecida, é provável que grande parte da turma saiba a letra de memória, o que será um importante apoio à leitura.
Leia a cantiga de duas maneiras - recitando e, posteriormente, cantando - para a turma observar diferentes formas de se apresentar um texto desse gênero.
Solicite que um dos estudantes leia, no "Glossário", o significado da palavra ladrilhar. Caso haja dúvidas quanto ao significado de outras palavras do texto, peça que consultem o dicionário.
Atividades 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Leia e explique as atividades 1, 2 e 3 e verifique se todos compreenderam o que é para ser feito.
No momento da correção, peça para os estudantes apresentarem suas respostas e, se houver divergências, proponha que expliquem o motivo pelo qual responderam assim. Após ouvir as explicações, ajude-os a analisar e compreender melhor os conceitos que levam às respostas corretas.