12
Avaliação inicial
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Alepo, 17 de julho de 2012
Hoje foi um dos piores dias da minha vida. Acabei de rezar bem forte para pedir a Deus que isso nunca mais aconteça.
Hoje de manhã, estava no apartamento dos vizinhos de baixo, brincando de colorir. Estava com Fuad e Joelle. Estava pintando um sol de amarelo quando ouvi um barulho enorme de bomba que fez tremer tudo. Dei um pulo tão alto que espalhei meus lápis de cor por toda a sala, soltando um grito.
Na mesma hora, ouvi a voz de mamãe no vão da escada. Ela berrava: "Myriam! Myriam, onde você está?".
Larguei tudo, peguei a mão de Joelle e corremos para encontrá-la. Tive tanto medo que continuava tremendo.
Nos braços de mamãe, tudo parou. Ela disse que tinha tudo terminado agora e nos levou para o apartamento. Em seguida, mamãe pegou seu telefone e ligou para o irmão dela: "Você ouviu isso? Sabe de onde vem?".
Em todo o edifício, os celulares tocavam sem parar. Todo mundo ligava para seus parentes, amigos, família. Ficamos no sofá com nossos bichos de pelúcia e não ousamos falar mais nada.
À noite, no jantar, perguntei aos meus pais o que era aquele horrível estrondo que havíamos ouvido há pouco. Meu pai respondeu que era uma bomba.
"Mas quem está jogando bombas em nós?"
"Ninguém está jogando em nós. É mais complicado que isso."
"A gente fez alguma coisa errada?"
Mamãe me garantiu que a gente não tinha feito nada de errado. Ela me explicou que as pessoas da revolução tinham entrado pelo norte de Alepo, nos bairros em que eu nunca tinha ido. E que o governo não estava contente.
Em seguida, ela disse que a gente precisava continuar vivendo como antes e não ter medo. Ela me fez prometer continuar brincando e aproveitar o verão.
Myriam Rawick. O diário de Myriam. São Paulo: Darkside, 2020. (Fragmento adaptado).
13
- Leia, em silêncio, o texto todo da página anterior, extraído de um diário pessoal escrito por uma menina síria durante a guerra em seu país. Depois, faça as atividades com base no texto.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Assinale quem é o(a) autor(a) do texto?
- A) Fuad.
- B) Pai de Myriam.
- C) Myriam.
2 Quando foi escrita a página do diário que você leu?
- A) No dia 15 de julho de 2010.
- B) No dia 17 de julho de 2012.
- C) No dia 12 de novembro de 2012.
3 Myriam disse que aquele dia foi um dos piores da vida dela:
- A) porque jogaram uma bomba em Alepo.
- B) porque Joelle e Fuad não queriam brincar com ela.
- C) porque o pai e a mãe de Myriam tinham feito algo errado.
4 Quem eram Fuad e Joelle?
- A) Eram adultos, os vizinhos de baixo.
- B) Eram crianças, os vizinhos de cima.
- C) Eram crianças, os vizinhos de baixo.
5 Os celulares tocavam sem parar:
- A) porque as pessoas queriam saber se seus familiares estavam bem.
- B) porque houve um problema na central telefônica.
- C) porque todos queriam testar seu aparelho.
14
6 O que Myriam fez logo que a bomba fez tremer tudo?
7 O que Myriam pode ter sentido quando bombardearam sua cidade? Por quê?
8 Releia o que a mãe de Myriam afirmou para ela. Você concorda? Justifique sua resposta.
"Em seguida, ela disse que a gente precisava continuar vivendo como antes e não ter medo. Ela me fez prometer continuar brincando e aproveitar o verão."
9 Releia este trecho.
"Estava pintando um sol de amarelo quando ouvi um barulho enorme de bomba que fez tremer tudo."
-
Reescreva o trecho substituindo as quatro palavras destacadas por outras do quadro.
muito grande
ruído
sacudir
todas as coisas
10 Leia as palavras e a expressão destacadas.
- os piores dias
- os vizinhos de baixo
- um barulho enorme
- um horrível estrondo
- um acontecimento complicado
- uma coisa errada
-
Copie e troque o que estiver destacado por um antônimo (palavras com sentido contrário).
15
11 Releia os trechos abaixo.
1. Na mesma hora, ouvi a voz de mamãe no vão da escada. Ela berrava: "Myriam! Myriam, onde você está?".
2. Em seguida, mamãe pegou seu telefone e ligou para o irmão dela: "Você ouviu isso? Sabe de onde vem?".
-
Copie as falas da mãe de Myriam.
-
Observe a terminação da palavra irmão. Escreva duas palavras que tenham essa mesma terminação.
12 No trecho a seguir, as palavras destacadas começam com a letra h.
"À noite, no jantar, perguntei aos meus pais o que era aquele horrível estrondo que havíamos ouvido há pouco. Meu pai respondeu que era uma bomba."
-
Escreva mais três palavras que também começam com a letra h.
13 Leia o quadro a seguir, com palavras retiradas do texto.
apartamento
familia
pelucia
explicou
lapis
edifício
barulho
corremos
governo
celulares
ninguem
respondeu
telefone
sofa
garantiu
horriveis
- Copie todas as palavras e coloque acento gráfico onde for necessário.
- Separe as sílabas. Depois, circule a sílaba tônica, ou seja, aquela que você pronuncia com mais força.
■ Você leu um texto de uma menina síria que enfrentou a guerra. Agora, imagine que você é a vizinha de cima de Myriam e continue a história.
- Escrita: elabore um texto com base nas orientações do professor.