16
UNIDADE 1 Nosso mundo
Todos os povos e culturas têm suas histórias para explicar o surgimento e a organização do Universo. Talvez nada tenha despertado tanto a curiosidade do ser humano quanto o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas.
Você sabia que, na maioria das culturas indígenas, os seres humanos, os outros animais, o ar, os rios, as florestas são vistos como elementos integrados? Essa é uma das formas possíveis de ver o mundo.
17
- Como você vê o mundo?
- Quais são os elementos presentes na pintura da página anterior?
- Como você associa essa imagem ao nosso mundo, ao nosso planeta?
Desafio
Para ir ao espaço, os astronautas precisam usar roupas especiais. O que você sabe sobre essas roupas? Responda ao teste a seguir e descubra.
Quanto pesa a roupa espacial, em média?
- 20 quilos.
- 130 quilos.
- 250 quilos.
Quando os astronautas precisam vestir a roupa espacial?
- Dentro e fora da espaçonave.
- Apenas quando saem da espaçonave.
- Apenas quando estão dentro da espaçonave.
Por que as roupas espaciais são brancas?
- Para refletir os raios solares e aumentar o calor dos astronautas.
- Por uma questão de gosto.
- Para refletir os raios solares e diminuir o calor dos astronautas.
Como são chamados os tubos ligados à mochila do astronauta que transportam energia, água e oxigênio para ele?
- Cordão umbilical.
- Cordão mágico.
- Tubos espaciais.
18
Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é um mito que explica a origem da noite.
- Você conhece alguma história que explica a existência do dia ou da noite?
- Existem muitas formas de explicar nosso mundo, seja por meio da sabedoria popular, seja por meio da ciência. Como você diferencia essas formas de explicar o mundo?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura em voz alta do professor e sublinhe as palavras das quais ainda não conhece o significado. Os seus colegas também vão fazer isso.
- Com a turma, faça uma lista coletiva dessas palavras e depois registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
- Veja como os indígenas Waimiri Atroari, que habitam o Amazonas e Roraima, na Região Norte do Brasil, explicam o dia e a noite.
A criação da noite
1 Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O Sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
2 O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse. Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava.
3 Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu engolindo tudo. Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca.
19
4 Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz. Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho-mão-de-ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado.
5 Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. O Sol caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite.
6 E é assim até hoje. [...]
Edith Lacerda. Disponível em: https://oeds.link/cvbo26. Acesso em: 19 abr. 2021.
Que curioso!
Edith Lacerda é educadora, escritora, contadora de histórias e, atualmente, responsável por uma biblioteca escolar.
Ela compartilhou o cotidiano do povo indígena Waimiri Atroari durante quatro anos. Recolheu o mito da criação da noite enquanto atuava como professora junto a essa comunidade.
Depois escreveu a adaptação que você acabou de ler.
20
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir seu professor, faça você uma leitura.
- Leia o texto A criação da noite, mais de uma vez e em voz alta, respeitando a entonação da voz e o uso da pontuação.
2 Nesse texto, algumas palavras são mais difíceis de serem lidas e escritas do que outras. Observe os quadros a seguir.
antigamente | |
esquentando | |
descanso | |
nascente | |
permitindo | |
imensidão | |
lamentavam |
brilhava | |
estrelas | |
trabalhavam | |
controlava | |
aproximasse | |
transformou | |
quebrado |
- Copie as palavras acima, uma ao lado da outra, prestando muita atenção às letras que as formam.
- Treine sua pronúncia. Leia três vezes cada palavra dos quadros, buscando ler cada vez mais rápido.
3 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção na pontuação e na pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo como você lê.
"O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse. Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava."
21
Compreender o texto
4 Quem controlava o funcionamento do Sol, da Lua e das estrelas?
5 Se havia a Lua e as estrelas, por que não havia noite?
6 Leia as afirmações e, depois, responda às perguntas a seguir.
Protagonista é a personagem principal, aquela que tem destaque nos acontecimentos.
Antagonista é o adversário da personagem principal, aquele que age se opondo ao protagonista.
-
Quem é o protagonista do mito que você acabou de ler?
-
Quem é o antagonista?
7 Que problema o protagonista teve de resolver?
-
O que causou esse problema?
-
O que o protagonista fez para resolver o problema?
-
O que aconteceu com o antagonista da história?
8 Complete a frase com uma das opções entre parênteses.
A passagem do tempo no texto é marcada .
(de maneira exata / de maneira vaga / com data e hora).
-
Apresente pelo menos um exemplo retirado do texto que confirme essa afirmação.
22
9 As histórias costumam apresentar três momentos:
- Situação inicial: apresentação das personagens e do contexto em que elas estão envolvidas.
- Conflito: problema provocado por um evento ou por outra personagem que altera a situação inicial.
- Desfecho: situação que traz uma conclusão para o problema, solucionando-o ou não.
-
Escreva o número dos parágrafos do mito que exemplificam esses três momentos.
-
Explique, com suas palavras, a situação inicial, o conflito e o desfecho do mito.
Os mitos são narrativas simbólicas que apresentam as crenças de um povo em relação às origens do mundo e ao surgimento dos elementos da natureza (como o Sol, a Lua e as estrelas) e dos fenômenos naturais (as tempestades, os furacões etc). Essas narrativas são antigas e passadas oralmente de geração em geração. Nos mitos, o tempo e o espaço das histórias são indefinidos.
Ampliar o vocabulário
10 Releia este trecho.
"Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia."
- Sublinhe no trecho duas expressões para indicar a ideia de que homens e mulheres nunca paravam de trabalhar.
- Circule duas palavras antônimas.
11 Reescreva a frase a seguir, substituindo a expressão destacada por uma palavra do quadro e ajustando os termos para manter o sentido da frase.
"Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse."
negando
proibindo
desejando
avisando
23
12 Releia outra frase do mito.
"E a noite surgiu engolindo tudo."
-
Sublinhe a frase do quadro abaixo em que a palavra engoliu tem o mesmo sentido que na frase do texto.
Com a pressa, apenas engoliu a comida.
A maré alta engoliu as rochas.
-
Leia o quadro e responda à pergunta a seguir.
- As palavras podem ser usadas no sentido literal, isto é, em seu significado próprio, exato. Exemplo: O ouro é um metal precioso.
- Podem ser usadas no sentido figurado, isto é, com significado diferente do significado habitual. Exemplo: Aquele menino tinha um coração de ouro.
-
Em que sentido a palavra engoliu foi empregada na frase que você sublinhou?
-
Reescreva a frase que você sublinhou, substituindo a palavra engoliu por uma expressão ou por uma palavra com o mesmo significado.
Para ler em casa
O mito A criação da noite faz parte da cultura dos Waimiri Atroari. Essa história foi recolhida e adaptada por uma educadora que lecionou para esse povo indígena.
Leia esse texto para as pessoas que moram com você e converse com elas para saber o que acharam dessa explicação para a criação da noite.
24
Estudo da língua
Ditongo, tritongo e hiato
1 Leia esta quadrinha.
Companheiro, me ajude
que eu não posso cantar só.
Eu sozinho canto bem,
com você canto melhor.
Domínio público.
- Faça traços separando as sílabas das palavras da quadrinha.
-
Quantas sílabas têm as palavras destacadas?
-
Os sons vocálicos que aparecem juntos em companheiro, não e eu se separam quando dividimos as palavras em sílabas?
2 Leia outra quadrinha.
Você me mandou cantar
pensando que eu não sabia.
Pois eu sou que nem cigarra,
canto sempre todo dia.
Domínio público.
-
Os sons vocálicos que aparecem juntos nas palavras sabia e dia se separam quando dividimos as palavras em sílabas?
25
3 Leia as palavras.
Uruguai
saguão
-
Separe as sílabas de cada palavra.
-
Quantos sons vocálicos aparecem juntos na última sílaba das palavras?
O encontro de dois sons vocálicos pronunciados na mesma sílaba chama-se ditongo. Exemplos: muito, quadro, peixe etc.
Quando há três sons vocálicos na mesma sílaba, temos um tritongo. Exemplos: Paraguai, apaziguou etc.
O encontro de dois sons vocálicos pronunciados em sílabas diferentes chama-se hiato. Exemplos: saúde, moeda, poético etc.
4 Releia um trecho do texto A criação da noite.
"Antigamente não havia noite. Era sempre dia. [...]. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente."
- Encontre no trecho que você leu as palavras com ditongo e as palavras com hiato. Depois, separe-as em sílabas no quadro abaixo.
Ditongos | Hiatos |
---|---|
26
Produção escrita
Reconto de mito
Você vai recontar um mito. Depois de ler a narrativa a seguir, vai recontar o texto por escrito e apresentá-lo aos colegas em uma roda de leitura.
Preparação
Leia o texto.
A vitória-régia
Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu.
Naiá, moça indígena, filha de valente cacique, nascera branca como o leite, tendo bela cabeleira mais ruiva que as espigas de milho.
Naiá desejava ardentemente ser escolhida por Jaci, a Lua, para ser transformada numa estrela cintilante.
Mas a Lua não ouvia seus pedidos, e a moça, muito triste, começou a definhar. Os pajés tudo fizeram para curá-la, sem resultado.
Todas as noites, a jovem índia saía de sua oca, caminhando até amanhecer o dia, na esperança de ser vista e escolhida por Jaci.
Certa noite, quando já estava cansada de andar, Naiá, sentando-se à beira de um lago sereno, viu a imagem de Jaci refletida no espelho das águas. Atraída pela luz da Lua, a índia atirou-se ao lago, desaparecendo. Semanas inteiras a jovem foi procurada pela gente da tribo. Naiá, porém, não reapareceu.
Jaci, a pedido dos peixes e das plantas do lago, transformou-a numa estrela, não para brilhar no céu, mas nas águas: a bela flor que abre suas longas pétalas à luz da Lua e que se chama vitória-régia.
Henriqueta Lisboa. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
1 Copie no caderno as palavras cujo significado não entendeu.
- O professor vai anotar no quadro de giz as palavras que você e seus colegas não entenderam e explicar o significado delas.
- Depois, você vai registrar no caderno essas palavras.
2 Que fato o mito A vitória-régia procura explicar?
27
3 Observe como começa o primeiro parágrafo e responda às questões a seguir.
"Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu."
-
Que características do mito podem ser identificadas no trecho em destaque nesse fragmento?
-
O primeiro parágrafo mostra a situação inicial da narrativa. Conte-a.
-
Um problema surge para modificar a situação inicial da narrativa. Que problema é esse?
-
Como o conflito é resolvido?
-
Você acha que Jaci agiu corretamente ao transformar Naiá na flor vitória-régia? Por quê?
Que curioso!
Na maioria das comunidades indígenas, o pajé é a pessoa responsável por desenvolver tratamentos medicinais com o uso de substâncias encontradas na natureza, além de guardar e transmitir os conhecimentos coletivos de uma geração a outra. O pajé, portanto, é quem trata os doentes e mantém viva a memória da comunidade por meio de histórias orais, como os mitos.
Planejamento e escrita
4 Leia o mito.
- Faça uma leitura atenta e identifique a situação inicial, o conflito e o desfecho. Registre essas informações no caderno.
- Identifique as personagens e registre-as também no caderno.
28
5 Elabore um texto.
- Reconte com as próprias palavras o mito lido, garantindo que a nova produção esteja de acordo com o texto em que você se baseou.
- Se houver palavras que você não saiba escrever, pergunte ao professor. Ele vai anotá-las no quadro de giz e ajudar você a escrever a grafia correta.
Avaliação e reescrita
6 Revise seu texto.
-
Releia seu texto e faça a revisão proposta na tabela de avaliação.
Avaliação e revisão do texto Sim Não O traçado das letras está legível? O texto está organizado em parágrafos? Foi usada letra maiúscula em início de frase e em nomes próprios? As palavras estão escritas corretamente? O título está de acordo com o mito recontado? Todas as personagens estão presentes no texto? Todos os acontecimentos são apresentados no mito? Há elementos da narrativa (situação inicial, conflito e desfecho)? - O professor vai corrigir seu texto e indicar onde você pode melhorar.
- Passe o texto a limpo, reescrevendo o que for necessário de acordo com sua tabela de avaliação e a correção do professor.
- Se quiser, faça uma ilustração relacionada com o tema do texto.
Socialização
7 Faça uma roda de leitura dos mitos.
- No dia definido pelo professor, a turma fará uma roda para ler os mitos.
- Leia em voz alta para que a turma aprecie sua produção.
- Preste atenção à leitura dos colegas e faça perguntas caso algo não tenha ficado claro na história contada.
8 Participe de um varal de mitos.
- Com a organização do professor, coloque seu texto reescrito em um varal de mitos. Todos os colegas vão fazer a mesma coisa.
29
Para ler mais
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma notícia sobre astronomia.
- Você sabe o que significa astronomia? Converse com seu professor e a turma.
- Você acha que crianças podem entender de astronomia?
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você o acompanhará. Preste atenção nas pausas e no ritmo da leitura.
- Sublinhe as palavras das quais você não conhece o significado. Depois, converse com o professor sobre elas.
- Observe o título da notícia e o subtítulo que vem logo abaixo dele.
Jovem astrônomo
Menino de dez anos torna-se a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova
Gabriel Toscano - 21/01/2014
Quem diz por aí que a ciência é reservada aos adultos não lê Ciência Hoje das Crianças, é claro. Nossos leitores sabem que as crianças podem se envolver com temas de ciências desde cedo. Vez ou outra fazem descobertas de cair o queixo! Veja, por exemplo, o caso do canadense Nathan Gray: em outubro de 2013, com apenas dez anos, ele se tornou a mais jovem pessoa no mundo a descobrir uma supernova.
30
Supernovas são enormes explosões que marcam o final da vida de uma grande estrela. Elas espalham partes do corpo da estrela pelo espaço, e criam um visual fantástico, com muita luminosidade. O fenômeno, por outro lado, é muito destrutivo e pode acabar até com planetas que estiverem por perto.
Embora sejam eventos raros, muitas supernovas já foram observadas — afinal, em um universo com milhões de galáxias, quem procura... acha! O surgimento de um ponto brilhante muito próximo a alguma galáxia pode indicar uma supernova; basta observar com muito cuidado e, claro, com a ajuda de equipamentos especiais.
O astrônomo Cláudio Bastos Pereira, do Observatório Nacional, explica que a astronomia é uma ciência em que muitas descobertas são feitas por amadores que curtem observar os céus. "É preciso ter dedicação e sorte", disse. "Vários cometas, por exemplo, já foram descobertos por astrônomos amadores."
Nathan deve ter se dedicado bastante para fazer sua descoberta e teve também incentivo na família. O recorde anterior pertencia à sua irmã, Kathryn, que também tinha dez anos quando descobriu uma supernova em 2011 — mas era 33 dias mais velha do que Nathan no dia de sua descoberta. Os dois são filhos de Paul Gray, membro da Sociedade Astronômica Real do Canadá, que certamente os influenciou no gosto pela astronomia.
Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://oeds.link/imFBJi. Publicado em: 21 jan. 2014. Acesso em: 19 abr. 2021.
Para estudar o texto Praticar a fluência
- Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto silenciosamente, prestando atenção na pontuação.
- Para melhorar a sua leitura, leia três vezes em voz alta o trecho no alto da próxima página.
Dica: Buscar, a cada vez, melhorar a leitura, pronunciando todas as palavras, mantendo um bom ritmo e prestando atenção na entonação da sua voz, de acordo com a pontuação do texto.
31
"Embora sejam eventos raros, muitas supernovas já foram observadas — afinal, em um universo com milhões de galáxias, quem procura... acha! O surgimento de um ponto brilhante muito próximo a alguma galáxia pode indicar uma supernova; basta observar com muito cuidado e, claro, com a ajuda de equipamentos especiais."
3 Agora preencha a tabela abaixo para avaliar o desenvolvimento da sua leitura do trecho da atividade 2.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras para todos entenderem? | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em fazer a leitura com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação? |
Compreender o texto
4 Sublinhe a frase, no início da notícia, que resume o assunto que será tratado.
A notícia é um relato de fatos ou acontecimentos importantes para a sociedade. Pode ser publicada em jornais, revistas e na internet ou ser divulgada em rádio e televisão, por exemplo.
O texto que vem logo abaixo do título de uma notícia chama-se olho. É um resumo do tema ou assunto da notícia e procura despertar a curiosidade do leitor, incentivando-o a ler o texto completo.
32
5 Geralmente, a notícia traz a opinião ou o depoimento de um especialista no assunto.
- Quem é o especialista que dá um depoimento na notícia?
- Qual é a profissão dele?
- Onde ele trabalha?
- Sublinhe no texto o depoimento do especialista.
- Qual é o sinal gráfico que o ajudou a localizar esse depoimento?
- Nathan é um especialista ou um amador?
6 Converse com os colegas.
-
O especialista acha possível uma criança entender de astronomia?
-
Qual pode ser a importância da opinião de um especialista em uma notícia?
7 O jovem astrônomo teve incentivo de quem para fazer sua descoberta?
-
Justifique sua resposta indicando o parágrafo em que se fala disso.
8 As notícias são publicadas em jornais, revistas ou sites.
-
Onde essa notícia foi publicada?
-
Em que data foi escrita?
-
Quem a escreveu?
Ampliar o vocabulário
8 O que são as supernovas? Assinale a afirmação correta.
Supernovas são fenômenos que marcam o início da vida de uma grande estrela.
Supernovas são explosões imensas e luminosas que marcam o inal da vida de uma grande estrela.
Supernovas são fenômenos que acontecem todos os dias.
33
10 Leia esta frase baseada no trecho da notícia.
Vez ou outra as crianças fazem descobertas de cair o queixo!
-
Assinale as frases em que as expressões destacadas foram substituídas corretamente.
- Sempre as crianças fazem descobertas e se machucam!
- Às vezes as crianças fazem descobertas admiráveis!
- De vez em quando as crianças fazem descobertas que deixam os adultos admirados!
11 Leia este trecho da notícia.
"O recorde anterior pertencia à sua irmã, Kathryn, que também tinha dez anos quando descobriu uma supernova em 2011 — mas era 33 dias mais velha [...]."
-
Em qual das frases seguintes a palavra recorde tem o mesmo significado que na notícia? Assinale.
- Ele ultrapassou o recorde do atleta que venceu ano passado.
- É importante que você recorde os momentos felizes de sua infância.
12 Releia este parágrafo da notícia e observe o emprego da palavra fenômeno.
"Supernovas são enormes explosões que marcam o final da vida de uma grande estrela. Elas espalham partes do corpo da estrela pelo espaço, e criam um visual fantástico, com muita luminosidade. O fenômeno, por outro lado, é muito destrutivo e pode acabar até com planetas que estiverem por perto."
-
Leia o verbete de dicionário a seguir.
fenômeno (fe.nô.me.no) substantivo masculino
1. Tudo o que se observa de diferente daquilo que a gente sempre vê acontecer no ar, no céu e no mar: O eclipse é um fenômeno em que um astro deixa de ser visto total ou parcialmente. 2. Pessoa com um talento muito especial, fora do comum: Aquele jogador é um fenômeno do futebol.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014. (Fragmento).
-
Circule o sentido com que essa palavra foi usada no texto.
34
13 Escolha uma destas palavras ou expressões e escreva uma frase.
- Consulte o dicionário se precisar.
vez ou outra
fenômeno
de cair o queixo
recorde
14 Leia os diálogos.
1.
— Esta roupa é nova?
— Não. É supernova. Acabei de ganhar!
2.
— Você viu que um menino descobriu uma nova estrela?
— Não é uma estrela. É uma supernova!
-
Em qual dos sentidos acima a palavra supernova foi usada na notícia?
-
O que significa a palavra supernova no diálogo 1?
Para ler em casa
O texto que você leu na seção "Para ler mais" é uma notícia que trata de um dos muitos fenômenos espaciais. Você conheceu um pouco da história de Nathan Gray, um menino que com apenas 10 anos de idade fez uma descoberta de cair o queixo... Ele descobriu uma supernova!
Que tal agora ler essa história para um responsável por você que mora na sua casa?
35
Estudo da língua
Letra h inicial
1 Observe as fotos e escreva o nome dos animais.
-
Essas palavras começam com que letra?
-
Leia em voz alta as palavras que você escreveu. Qual é o som que a letra inicial representa?
-
Que som você ouve no início dessas palavras?
2 Leia as palavras do quadro.
hábito
habitação
homem
hoje
hino
história
humano
herói
hora
herança
-
Sublinhe as letras que vêm depois do h.
-
Que sons você ouve no início dessas palavras?
3 Procure no dicionário mais três palavras escritas com h inicial e copie-as.
4 No caderno, faça uma lista com as palavras das atividades 2 e 3, colocando-as em ordem alfabética.
- O professor vai reunir, no quadro de giz, a sua lista e as dos colegas.
-
No caderno, escreva em ordem alfabética as palavras dessa lista coletiva.
36
Produção oral
Declamação de poema
Agora, você vai declamar um poema e ouvir a leitura dos seus colegas. A declamação de poema é a leitura de um poema em voz alta, com ritmo adequado à sua sonoridade.
Preparação
■ Ouça com atenção a leitura do professor.
- O professor vai fazer uma leitura do poema. Perceba o ritmo e a musicalidade característicos do texto poético.
- Depois, leia esse poema em silêncio várias vezes. Preste atenção na pronúncia das palavras, nas rimas, no ritmo e busque melhorar sua leitura.
Sistema Solar
[...]
Assim quando lembrar
de nosso sistema solar
com oito planetas
deverá nomeara partir do Sol:
Mercúrio e Vênus,
Terra, Marte e Júpiter,
Saturno, Urano e Netunoe você entenderá
que nosso sistema
tem oito planetas
que giram e giram.Alguns com suas luas,
outros com anéis,
todos rodopiam
em torno do Sol.E no movimento
de translação,
será que os corpos celestes
emitem algum som?[...]
Isabel Furini. Disponível em: https://oeds.link/VzhcTW. Acesso em: 19 abr. 2021. (Fragmento).
37
1 Você compreendeu todas as palavras do poema?
- No caderno, faça uma lista de palavras desse texto que você ainda não conhece.
- Procure em um dicionário essas palavras e registre o significado delas.
2 No poema é falado sobre a translação.
-
O que você sabe sobre esse movimento?
-
Que resposta você daria à pergunta feita na última estrofe do poema?
-
Observe as ilustrações a seguir e escreva nas legendas qual é rotação e qual é translação.
Planejamento
3 Memorize o poema.
- Memorize o poema por partes, para depois apresentá-lo à turma.
- Leia o poema em voz alta várias vezes e ensaie a declamação do texto.
- Prepare-se para declamar, sem ler o texto.
38
Apresentação
4 Declame o poema.
-
No dia combinado com o professor, declame o poema para os colegas.
Importante! Fique atento à entonação da voz e aos gestos que devem acompanhar a recitação, enfatizando as passagens mais importantes.
- Inicie pelo título do poema e pelo nome do autor.
- Fique com o texto escrito na sua frente para consultá-lo em caso de necessidade.
- Aprecie a declamação dos colegas.
Avaliação
5 Avalie sua apresentação.
-
Preencha a tabela de avaliação para verificar sua leitura.
Avaliação da declamação do poema Sim Não Você ensaiou e se preparou para declamar o poema? _____ _____ Indicou o nome do autor e o título do poema antes da recitação? _____ _____ Lembrou-se de exprimir gestos e tom de voz adequados? _____ _____ Falou com expressividade, enfatizando as partes mais importantes do poema? _____ _____ Pronunciou corretamente as palavras? _____ _____ - Depois, converse com a turma sobre essas questões considerando o que cada um respondeu na própria avaliação.
Para ler em casa
Leia em voz alta o poema Sistema Solar para as pessoas que moram com você. Pergunte o que elas acharam.
Se quiser, ensaie várias vezes em casa a declamação do texto e convide seus familiares, amigos ou vizinhos para participar desse momento. É importante prestar atenção na entonação e pronunciar bem as palavras.
39
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Releia, no quadro abaixo, algumas palavras do texto A vitória-régia.
oca
tribo
cacique
pajé
- Ilustre cada uma dessas palavras. Você também pode recortar de uma revista ou jornal velho uma imagem para cada palavra.
- Depois, escreva a legenda embaixo ou ao lado da imagem conforme o exemplo.
2 Agora, releia algumas palavras do texto Jovem astrônomo.
galáxia
astrônomo
astronomia
cometa
- Com a ajuda do professor, escreva o significado de cada uma.
3 Observe novas palavras e outras que você já viu nesta unidade.
luminosidade
brilhar
luminoso
brilhante
claridade
amanhecer
cintilante
nascente
iluminar
- Escreva o significado de cada palavra do quadro.
- Escolha uma palavra e faça uma frase com ela.
4 Há palavras escritas com a letra s, mas pronunciadas com o som de z.
-
Observe no quadro da atividade 3 e descubra quais são elas.
-
Agora, encontre no texto Jovem astrônomo outras quatro palavras escritas com a letra s, mas com o som de z.