40
UNIDADE 2 Alimentos
Você considera a sua alimentação saudável? Onde costuma fazer suas refeições? Você come arroz e feijão todos os dias?
A mistura de arroz com feijão é um prato típico da cultura brasileira. Além de ter um preparo fácil e de ser muito apreciado pelo povo brasileiro, esse prato é bastante nutritivo e uma importante fonte de energia quando consumido em porções adequadas.
41
- Na imagem abaixo, quais alimentos poderiam acompanhar essa dupla?
- Qual é seu prato preferido?
- Quais alimentos saudáveis você nunca experimentou, mas diz não gostar?
Desafio
Descubra o item que falta na lista de "Ingredientes". Depois, complete o "Modo de fazer" com os verbos do quadro abaixo, ajustando-os nas frases.
Musse de limão
Ingredientes- Uma caixa de leite condensado
- Meia xícara de suco de limão
- Raspas de limão
-
caixa de leite condensado e a de creme de leite.
-
Despeje o creme de leite, o leite condensado e o suco de limão no liquidificador e por dois minutos.
-
a mistura em uma tigela.
-
Cubra a tigela e esse recipiente na geladeira por algumas horas.
-
com raspas de limão e sirva como sobremesa.
Agora, convide um adulto para preparar a receita! Juntos, pensem em outros ingredientes que podem ser usados.
42
Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma reportagem com dicas sobre uma boa alimentação.
- Você come frutas, legumes e verduras? Ou só come guloseimas?
- Para você, o que é uma alimentação saudável?
- O que você acha que significa o título da reportagem?
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você vai acompanhá-lo. Preste atenção nas pausas, no ritmo e na entonação da voz dele.
- Você e a turma vão ajudar o professor a elaborar, no quadro de giz, uma lista de palavras desconhecidas e o significado delas.
- Consulte o boxe "Glossário" no final do texto e acrescente essas informações à lista coletiva da turma.
Pese suas escolhas
Natália Mazzoni
Comer é um dos poucos atos que repetiremos todos os dias de nossa vida. E é por isso que a alimentação é tão importante: ela é parte do que somos. Sem alimentos saudáveis, nosso corpo não funciona direito e pede socorro.
Milhões de crianças como você estão sofrendo com problemas que antes só afetavam adultos, como obesidade, diabetes, cansaço excessivo. Sintomas de uma alimentação desregrada, cheia de coisas gostosas, mas que fazem mal para nossa saúde.
[...]
Siga as dicas
Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa. O segredo está no equilíbrio. "Uma alimentação equilibrada tem de ter prazer e disciplina. A criança pode comer um fast-food, mas isso não pode fazer parte do cardápio do dia a dia. Exercícios físicos também são fundamentais", diz a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, mestre em saúde da criança do Instituto Fernandes Figueira.
43
Experimentar sabores e perder o preconceito é importante. "Cheire, toque e experimente novos alimentos. Vá até a feira com seus pais e faça essa experiência", sugere Ângela Spinola, endocrinologista e presidente do departamento pediátrico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metodologia.
Para quem adora comer vendo tevê, a endocrinologista avisa: "É preciso parar para comer. Alimentar-se em frente à tevê cria muita distração, o que faz com que seu organismo 'se confunda' na hora de passar a mensagem de que você já está satisfeito. O resultado disso é que você come mais", explica Ângela.
Muito além do peso
Uma a cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos sofre de sobrepeso ou obesidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse dado é o ponto de partida do documentário Muito além do peso, lançado [...] por Estela Renner. A diretora percorreu o Brasil para descobrir famílias em diferentes condições socioeconômicas que sofrem com o problema.
São histórias como a de Ian, de 4 anos, morador de Careiro da Várzea, no Amazonas, que tem problemas de coração e pulmão causados pelo excesso de peso. A cena que abre o filme mostra o menino se debatendo no chão, depois que seus pais negam a ele um saco de batatas chips. O documentário foi feito para adultos, mas você pode ver com seus pais.
Quanto vale?
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura. Com essa quantidade de óleo, é possível cozinhar para uma família inteira!
- Uma caixinha de leite com chocolate, de 200 ml, tem em média 6 saquinhos de açúcar (desses sachês com 5 gramas que você encontra em lanchonetes).
- Um pacote de 143 gramas de bolacha recheada pode corresponder a 8 pães!
- Um suco de caixinha de 1 litro chega a ter 145 gramas de açúcar. Isso é o mesmo que um copo americano cheio de açúcar.
O Estado de S. Paulo, 2 fev. 2013. Estadinho. (Fragmento).
- Obesidade:
- excesso de peso superior a 20% do peso considerado ideal para uma pessoa.
- Diabetes:
- também chamada de diabete; doença que causa aumento da taxa de açúcar no sangue.
- Fast-food:
- expressão em inglês que se refere à comida preparada e servida rapidamente e que, em geral, é gordurosa e calórica.
- Sobrepeso:
- excesso de peso.
- Batatas chips:
- batatas fritas cortadas em fatias fininhas e vendidas em saquinhos.
44
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de verificar as palavras desconhecidas, você fará a leitura em voz alta de um trecho da reportagem determinado pelo professor.
- Assim como seus colegas, você deve conhecer previamente o trecho do texto que vai ler.
- Fique atento à sua leitura em voz alta (prestando atenção ao ritmo e à entonação da voz), pois a turma precisa ouvir e entender o que você vai ler.
2 Leia as frases do quadro conforme as instruções do professor.
- Leia cada frase três vezes, tentando ler mais rápido a cada vez.
- Um pacote de 175 gramas.
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips.
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura.
- "Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura. Com essa quantidade de óleo, é possível cozinhar para uma família inteira!"
3 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o parágrafo a seguir.
-
Um de vocês vai ler a fala de uma das pessoas entrevistadas, e o outro vai ler o restante do texto.
- Depois, troquem os papéis para praticar a leitura novamente, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
"Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa. O segredo está no equilíbrio. 'Uma alimentação equilibrada tem de ter prazer e disciplina. A criança pode comer um fast-food, mas isso não pode fazer parte do cardápio do dia a dia. Exercícios físicos também são fundamentais', diz a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, mestre em saúde da criança do Instituto Fernandes Figueira."
45
4 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
A cada vez que leu uma frase, um parágrafo ou um trecho, você se lembrou de ler alto e com ritmo adequado? | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem se enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e prestando atenção à pontuação? | ||
Pronunciou bem as palavras para todos entenderem? |
Compreender o texto
5 Observe o texto e responda:
- Quem escreveu a reportagem?
- Onde a reportagem foi publicada?
- Qual é o título do texto?
6 Qual é o assunto da reportagem que você acabou de ler?
-
Assinale a afirmação correta.
- O peso dos alimentos.
- Quanto mais comida, melhor.
- A importância da alimentação saudável.
7 Que fato levou a jornalista a escrever essa reportagem?
Reportagem é um texto que tem como objetivo informar os leitores, de maneira aprofundada, sobre determinado assunto ou acontecimento. Na reportagem podem ser apresentados depoimentos de especialistas no assunto tratado ou de pessoas envolvidas no acontecimento, além de várias fontes de pesquisa e, ainda, análise de documentos.
46
8 Qual é a importância das informações dadas por especialistas em uma reportagem como essa?
9 Quais são as principais dicas dadas pelas especialistas para que as crianças tenham uma alimentação saudável?
-
Como você reconheceu a opinião dessas especialistas?
-
Segundo as especialistas, por que não devemos comer vendo televisão?
10 Que outras fontes a jornalista usou para comprovar sua investigação?
11 Releia a dica e converse com os colegas.
"Alimentar-se em frente à tevê cria muita distração, o que faz com que seu organismo 'se confunda' na hora de passar a mensagem de que você já está satisfeito. O resultado disso é que você come mais [...]."
- As aspas da expressão 'se confunda' são iguais às outras que começam e terminam esse trecho?
-
Se o texto já está entre aspas, por que a expressão 'se confunda' também está entre aspas?
12 O texto Pese suas escolhas está organizado em tópicos.
- Relacione cada tópico ao que ele representa, numerando a primeira coluna de acordo com a segunda coluna.
1 Apresentação de pesquisa sobre a alimentação das crianças brasileiras.
2 Dicas de como ter uma alimentação saudável.
3 Quanto de açúcar e gordura há em vários alimentos que as crianças consomem.
Siga as dicas
Muito além do peso
Quanto vale?
13 Em sua opinião, que contribuição essa reportagem traz para a sociedade?
47
Ampliar o vocabulário
14 Assinale a opção que indica o significado da palavra pese no título do texto.
- Determine o peso de suas escolhas.
- Avalie suas escolhas.
-
Converse com seus colegas e o professor: por que o verbo pesar foi usado nesse caso?
15 Leia outro trecho da reportagem.
"Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa."
- Assinale um X na palavra que substitui a expressão destacada, sem mudar seu sentido.
gastar
aplaudir
desistir
esfregar
16 No final do texto, há algumas palavras relacionadas a unidades de medida.
-
A sigla ml se refere a "mililitro" ou a "milímetro"?
-
Assinale com um X as unidades de medida que aparecem no texto.
grama
litro
centímetro
quilo
Para ler em casa
Na sua casa, abra o livro na seção "Para ler". Peça a um familiar (ou a um adulto que mora com você) que leia esse texto em voz alta para você.
Depois, mostre para ele onde estão indicados o título, o nome da autora e o nome do jornal onde foi publicada a reportagem, a data de publicação, o boxe com algumas informações.
Conversem sobre essa reportagem: o que acharam mais importante do texto? O que aprenderam? O que consideram alimentação saudável?
48
Estudo da língua
Sílaba tônica
1 Você sabe o que é sílaba tônica? Leia estas palavras.
-
O que você observa em relação às sílabas destacadas?
2 Pinte de azul a palavra oxítona, de verde a palavra paroxítona e de roxo a palavra proparoxítona.
cenoura
dançar
médico
3 Agora complete o quadro.
Palavra | Sílaba tônica | Classificação |
---|---|---|
modelo | ||
hábito | ||
amor |
Acentuação das proparoxítonas
1 Leia o trecho de uma lenda sobre a origem da vitória-régia.
Naiá virou a vitória-régia, a grande flor amazônica das águas calmas, a estrela das águas, tão linda quanto as estrelas do céu e com um perfume inconfundível. E que só abre suas pétalas ao luar.
Disponível em: https://oeds.link/fUJVBH. Acesso em: 20 abr. 2021. (Fragmento).
-
Circule no trecho as palavras acentuadas. Depois, escreva quais são essas palavras.
-
Quais dessas palavras são proparoxítonas?
49
2 Veja a foto e leia a legenda. Depois, leia o boxe "Que curioso!".
Que curioso!
Provavelmente foram os Sateré-Mawé os primeiros a cultivar o guaranazeiro, que dá origem ao guaraná. Hoje, o guaraná é conhecido e muito apreciado em todo o mundo.
-
Separe as sílabas das palavras destacadas na legenda e observe a acentuação.
- indígena:
- amazônica:
-
Nessas palavras, a sílaba tônica é a:
última.
penúltima.
antepenúltima.
-
As palavras destacadas são:
oxítonas.
paroxítonas.
proparoxítonas.
-
Agora conclua e complete:
Todas as palavras são acentuadas.
3 Leia o boxe "Que curioso!" e marque V para verdadeiro ou F para falso.
- A fruta cultivada pelos Sateré-Mawé chama-se guaraná.
- A palavra que nomeia essa fruta é acentuada.
- O nome dessa fruta é uma palavra proparoxítona.
50
Produção escrita
Narrativas com narradores diferentes
■ Você vai ler e recontar dois textos narrativos. A primeira história, você vai recontar como se fosse personagem dela, e a segunda, como se fosse um observador.
Os textos narrativos apresentam narrador, que é quem conta a história. O narrador pode contar a história sem participar dela e sabendo de tudo (como observador) ou participar da história (como personagem).
Planejamento
Leia em silêncio os textos a seguir. Depois, responda às questões sobre eles.
Texto 1
— A cachoeira é a parte mais importante de tudo! — continuou o Sr. Wonka. — Ela mistura o chocolate! Ela bate, amassa, mexe e remexe! Faz o chocolate ficar leve, espumoso! [...] A grama que vocês estão pisando, meus queridos, é feita de um novo tipo de açúcar mentolado que eu mesmo inventei! Por favor, provem! É deliciosa!
Automaticamente, todos se abaixaram e pegaram um pedacinho da grama — todos, quer dizer, menos Augusto Glupe, que pegou uma mão cheia.
Roald Dahl. A sala dos chocolates. A fantástica fábrica de chocolate. São Paulo: Martins Fontes, 2016. (Fragmento).
Texto 2
Nasci numa cidade grande, longe das coisas da roça.
Diziam que havia umas árvores, em sítios e fazendas, que ficavam todas floridas de branco, na primavera. Pareciam um véu de noiva. Essa era a árvore preferida da mamãe. Eu era um bebê tão lindo, cabelos pretinhos, nariz redondinho!
Assim que abri os olhos, ainda tão pequenina, escutei:
— Ela tem olhos de jabuticaba! — exclamou a enfermeira do hospital.
Marismar Borém. Olhos de jabuticaba. Belo Horizonte: Cora, 2016. (Fragmento).
51
1 Responda às questões sobre o texto 1.
- Sublinhe de vermelho um trecho que mostre a fala da personagem. Sublinhe de azul a fala de quem está contando a história, isto é, o narrador.
-
É possível saber quem conta a história? Justifique sua resposta.
-
Que sinal de pontuação indica a separação da fala da personagem e a do narrador nesse trecho?
Narrador-observador é aquele que observa, que conta a história sem participar dela, isto é, ele não é uma personagem.
2 Agora, responda às questões sobre o texto 2.
-
A narradora participa da história? Justifique sua resposta.
-
Quem são as personagens que aparecem nesse trecho da história?
-
Você já ouviu a expressão "olhos de jabuticaba"? O que você acha que significa alguém ter olhos assim?
-
Você conhece alguém que tem olhos de jabuticaba? Se conhece, quem é essa pessoa?
Narrador-personagem é aquele que participa da história: é uma personagem e é também quem relata os acontecimentos.
3 Leia, a seguir, as frases que foram reescritas com base no texto 1.
O sr. Wonka disse:
- A cachoeira é a parte mais importante de tudo!
-
Um dos verbos destacados acima, chamado de verbo de enunciação, introduz uma fala. Qual é esse verbo?
52
Verbos de enunciação introduzem uma fala ou indicam as atitudes e as ações das personagens. Podem estar antes da fala, no meio ou no final dela. Alguns dos verbos de enunciação mais usados são: perguntar, questionar, responder, dizer, afirmar, exclamar, repetir, pedir.
4 Releia o seguinte trecho do texto 1:
"— A cachoeira é a parte mais importante de tudo! — continuou o Sr. Wonka. — Ela mistura o chocolate!"
- Sublinhe o verbo de enunciação do trecho.
-
Agora, marque com um X em que posição o verbo está.
- Antes da fala.
- No meio da fala.
- No final da fala.
5 Complete o texto usando um verbo de enunciação.
Augusto Glupe então :
— Essa grama é uma delícia!
Escrita
6 Reescreva o texto 1.
- No caderno, reescreva o texto 1 como se você fosse uma personagem da história. Você será o narrador-personagem e usará a 1a pessoa (eu ou nós).
- Elimine os diálogos e conte como você vê a situação, o que sente, o que observa das outras personagens e do lugar.
7 Reescreva o texto 2.
- Reescreva o texto 2 como se você fosse observador, e não personagem. Você será o narrador-observador e usará a 3a pessoa (ele, eles, ela, elas).
- Na situação inicial, apresente as personagens. Elabore diálogos mostrando a interação entre elas por meio de perguntas, respostas, observações, expressões de sentimentos etc.
- Não se esqueça de usar travessão e letra minúscula quando iniciar a fala das personagens.
- Use verbos de enunciação (perguntar, responder, dizer, afirmar, exclamar, repetir, pedir etc), prestando atenção na conjugação verbal.
53
Avaliação e reescrita
8 Revise seus textos, preenchendo as tabelas de avaliação.
Revisão do texto 1 | Sim | Não |
---|---|---|
Você escreveu todo o texto como narrador-personagem? | ||
Usou a 1a pessoa (eu, nós)? | ||
Fez observações, falou sobre seus sentimentos e expôs seu ponto de vista sobre os acontecimentos? |
Revisão do texto 2 | Sim | Não |
---|---|---|
Você escreveu todo o texto como narrador-observador? | ||
Usou a 3a pessoa (ele, eles, ela, elas)? | ||
Expôs a situação inicial apresentando a personagem? | ||
Usou, nos diálogos, verbos de enunciação seguidos de dois-pontos e travessões, para diferenciar a fala do narrador e as das personagens? |
Revisão das duas produções escritas | Texto 1 | Texto 2 | ||
---|---|---|---|---|
Sim | Não | Sim | Não | |
Organizou seu texto em parágrafos? | ||||
Empregou corretamente a pontuação? | ||||
Verificou se acentuou as palavras corretamente, sobretudo as proparoxítonas? | ||||
Ficou atento à conjugação dos verbos? | ||||
Não se esqueceu da escrita correta das palavras, principalmente as copiadas da história original? |
- Entregue seus dois textos para o professor fazer as anotações necessárias, sugerindo alguns pontos que você poderia melhorar.
- Depois, passe cada texto a limpo, reelaborando-os de acordo com as correções do professor e do que você preencheu nas tabelas.
Socialização
9 Compartilhe seus textos.
- Para treinar a leitura, leia seus textos em voz alta para um colega. Depois, peça a ele que leia os dele para você.
- Na sua vez, leia alto e devagar, obedecendo às pausas. Preste atenção ao tom de voz e entoe de forma especial as vozes das personagens.
- Cada um deve comentar o que achou das leituras realizadas e das histórias reescritas pelo colega.
54
Para ler mais
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma fatura de fornecimento de gás natural para uma residência, acompanhada de boleto para o pagamento dessa conta.
-
Pense em uma cozinha: quais eletrodomésticos precisamos para manter, preparar, armazenar e esquentar nossos alimentos?
-
Quais são as fontes de energia utilizadas por esses eletrodomésticos?
-
Para usar essas fontes de energia, é preciso pagá-las por meio de fatura e boleto. Você já viu uma fatura? A que serviço ou produto ela se referia?
-
Como o boleto pode ser usado para fazer o pagamento?
Durante a leitura
-
Leia em voz alta para um colega: as definições abaixo e a fatura na próxima página. Depois, ele lê para você.
A fatura é um documento emitido por uma empresa para a confirmação e o registro da aquisição de um produto ou serviço. De maneira geral, é acompanhada por um boleto, por meio do qual é feito o pagamento respectivo.
-
Prestem atenção nos dados que as faturas acompanhadas do boleto costumam apresentar:
Usuário/consumidor: dados do consumidor do serviço (nome, endereço etc).
Total a pagar: valor que deverá ser pago pelo usuário até o vencimento.
Vencimento: data limite para o pagamento do boleto.
Código de barras: representação gráfica da sequência numérica do boleto para leitura através de leitor habilitado para tal função ou para ser digitado na hora do pagamento.
- Agora, leiam em voz alta, duas vezes, o boxe abaixo para aprenderem um pouco mais.
Que curioso!
O gás natural chega às residências, às indústrias e aos postos de abastecimento de veículos por uma rede de canos subterrâneos (abaixo do nível do solo). Outra forma de o gás chegar às residências é envasado em botijões.
55
56
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Leia de novo a fatura, mas desta vez em silêncio.
-
Releia em voz alta algumas palavras que apareceram na fatura.
companhia fornecimento código usuário vencimento referência interrupção detalhamento -
Escreva no caderno essas palavras e outras que você não conheça, bem como o significado delas.
Compreender o texto
2 Responda às questões com base na fatura que você leu.
-
Que produto o consumidor utilizou?
-
Quem é o fornecedor do produto? Quem é o usuário/consumidor?
-
Qual é a data do vencimento da fatura? Qual é o total a pagar?
3 O que acontece se o consumidor pagar depois do vencimento?
4 Analise o gráfico do histórico de consumo dos últimos doze meses dessa fatura.
-
Em que mês o consumo foi mais alto?
-
Em que mês o consumo foi mais baixo?
5 Observe o código de barras do boleto. Faça um X abaixo da sequência numérica que ele representa.
6 Por que é importante compreender bem faturas e boletos?
Para ler em casa
Peça a uma pessoa que more com você que leia em voz alta a fatura da página 55. Reveja com ela os campos e as informações desse texto.
57
Estudo da língua
Acentuação das paroxítonas
1 Leia a manchete a seguir.
Cinco dicas para planejar suas marmitas e manter o foco na alimentação saudável
Disponível em: https://oeds.link/Cr3uIb. Acesso em: 14 abr. 2021.
-
Copie a palavra acentuada sublinhada:
-
Separe essa palavra em sílabas:
-
Ela é uma palavra:
oxítona.
paroxítona.
proparoxítona.
2 As palavras a seguir foram todas escritas sem acento. Leia-as em voz alta.
biceps
caroço
liquen
facil
orfã
forum
polen
albuns
virus
amavel
senhora
acidente
forceps
tenis
bonus
correto
carater
espinafre
fenix
juri
almoço
impar
salario
agua
torax
açucar
sotão
assado
textil
gratis
oasis
joquei
bondoso
orgãos
eden
ponei
lapis
taxi
regua
58
- Agora, complete o quadro abaixo acentuando as palavras que você leu de acordo com a terminação delas.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | |
um, uns | ||
ão(s), ã(s) | ||
i, is, us | ||
ditongo | ||
- Quais das palavras que você leu não devem ser acentuadas?
3 Descubra outras palavras paroxítonas acentuadas. Faça como no exemplo.
combater | combatível | combatíveis |
---|---|---|
reciclar | ||
comparar | ||
navegar | ||
vender | ||
notar | ||
regular | ||
atingir | ||
caber | ||
abalar | ||
variar | ||
discutir |
59
Acentuação das oxítonas
1 Todas as palavras do quadro são oxítonas. Leia-as, observando quais são acentuadas e quais não são.
cupuaçu
cobertor
amém
também
abraçar
você
guaraná
caqui
jacaré
cipó
esquimó
Pará
parabéns
ninguém
- Complete o quadro de regras de acentuação das oxítonas com as palavras lidas anteriormente.
Oxítonas acentuadas terminadas em: | a(s), e(s), o(s) | |
em, ens |
2 Reescreva no caderno o texto abaixo, corrigindo as oxítonas acentuadas.
Desculpou-se dizendo que não gostava de vatapa e que, por isso, não iria almoçar. Tomou um gole de cafe e saiu faminto. Só comeria quando chegasse a Bauru no dia seguinte, com o cocorico do galo.
3 Leia as manchetes a seguir.
Messi agradece mensagem de Pelé: "Essas palavras significam muito vindo de alguém tão grande"
Disponível em: https://oeds.link/ahqZ6l. Acesso em: 14 abr. 2021.
Onde será o novo túnel de ligação das estações Paulista e Consolação do Metrô?
Disponível em: https://oeds.link/MvnypA. Acesso em: 14 abr. 2021.
-
Sublinhe as palavras oxítonas presentes nas manchetes.
-
Circule nesses textos as oxítonas que são acentuadas.
-
Explique por que cada uma delas é acentuada.
60
Produção oral
Jornal falado
Vamos preparar um jornal falado?
O jornal falado transmitido pela televisão (o telejornal) traz, em geral, os fatos e os acontecimentos ocorridos no dia da apresentação ou no dia anterior, dependendo do horário em que é transmitido.
Para transmitir notícias, na maioria dos telejornais há um ou dois âncoras (que apresentam as notícias) e vários repórteres (que buscam informações detalhadas de um fato ou acontecimento, entrevistam e pesquisam em fontes variadas).
Planejamento
1 Assistir a alguns telejornais em casa, com familiares ou cuidadores.
- Observe o que é transmitido (qual é o conteúdo, como é feita a sequência das notícias etc); como é apresentado pelos âncoras e repórteres (a postura, a dicção e a entonação deles).
- Anote no caderno tudo o que você observou.
2 Pesquisar uma notícia ou reportagem.
- O professor apresentará, em jornal, revista ou site, algumas notícias ou reportagens (escritas ou digitais) sobre alimentação saudável.
- Você pesquisará e escolherá uma para esta atividade.
- Faça uma lista de palavras difíceis e, com a orientação do professor, encontre o significado delas.
3 Ler o texto.
- Na sala de aula, o professor dividirá a turma em grupos conforme os textos selecionados pelos estudantes.
- Cada um lerá seu texto para o grupo e ouvirá com atenção a leitura de todos do seu grupo. Faça as anotações necessárias.
4 Trabalhar no texto do grupo.
- Como as notícias e os comentários em jornais falados costumam ser curtos, você e os colegas podem fazer um resumo do texto.
- Para cada notícia, lembrem-se de fazer uma chamada, ou seja, um pequeno texto destacando o que será contado.
61
- Cada estudante vai expor uma parte do texto para o grupo.
- Façam uma votação para decidir o nome do jornal falado do grupo.
5 Escolher os âncoras do grupo.
- Escolham dois colegas para serem os âncoras do jornal falado. Os outros serão repórteres ou farão parte da equipe de apoio para segurar os textos ou fazer a filmagem com celular e a edição.
- Antes da apresentação, cada equipe deverá passar aos âncoras as chamadas das notícias que serão transmitidas.
- Façam um roteiro com o passo a passo do telejornal e mostrem ao professor para que ele verifique as modificações e reformulações necessárias.
Apresentação
6 Ensaiar antes da apresentação.
- Ensaiem antes da apresentação, com a participação de todos nos ensaios. Os âncoras deverão olhar para a plateia.
7 Apresentar o telejornal.
- No dia combinado, os âncoras iniciarão: cumprimentar a plateia; falar o nome do jornal, o dia, a hora etc; anunciar o assunto de cada notícia, baseando-se nos telejornais a que assistiram em casa.
- Após anunciar as notícias, os âncoras chamarão os colegas repórteres para apresentá-las com mais detalhes.
- Os apresentadores poderão se alternar e, se necessário, fazer comentários a fim de esclarecer o ouvinte ou deixá-los interessados.
Avaliação
8 Avaliar preenchendo a tabela.
- Preencha a tabela para saber como foi a apresentação do telejornal.
Avaliação da preparação e da apresentação do telejornal | Sim | Não |
---|---|---|
Sua leitura dentro do grupo foi clara? | ||
A escrita do roteiro ajudou a organizar o telejornal? | ||
Sua postura durante a apresentação foi adequada? | ||
Os âncoras falaram com voz alta e firme e enfatizaram as partes mais importantes da notícia? | ||
A apresentação dos repórteres foi clara e pertinente? | ||
A equipe de apoio colaborou para que o jornal fosse bem feito? |
62
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
■ Com um colega, você vai jogar o Glossário Zás-Trás.
- A dupla que terminar primeiro e acertar mais exercícios é a vencedora do jogo.
1 Copiem as frases a seguir, trocando cada número pelo nome da fruta, verdura ou legume correspondente.
- Observem as fotografias e escrevam todos os nomes no singular, prestando atenção à grafia de cada um.
-
A 1 também é conhecida como ata, araticum, pinha ou fruta-pinha.
-
A 2 é uma raiz que pode ser comida crua ou cozida. É cor de laranja.
-
O 3 é um vegetal da família do alho e da cebola.
-
O 4 é uma fruta refrescante que ajuda a nos manter hidratados. Também fortalece nossos ossos.
-
O 5 é muito usado em receitas típicas da Bahia e de Minas Gerais. Ajuda a prevenir doenças cardíacas.
2 Copiem as palavras a seguir, que vocês leram na unidade.
-
Registrem também o significado de cada uma.
pediatra
endocrinologista
equilíbrio
âncoras
espinafre
experimentar
subterrâneos
liquidificador
disciplina
3 Quando terminarem, mostrem ao professor o que fizeram.
- Após corrigir as atividades de todas as duplas, o professor vai revelar quem foi a dupla vencedora do Glossário Zás-Trás.
63
Avaliação em processo
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações. Também é muito importante prestar bastante atenção nas palavras que você vai ler.
Obesidade infantil
A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios da saúde pública do século XXI. O problema é global e está afetando muitos países de baixa e média renda, particularmente em ambientes urbanos. [...]
Embora a maioria das condições físicas de saúde associadas à obesidade infantil sejam evitáveis e possam desaparecer quando uma criança ou adolescente alcança um peso saudável, algumas continuam tendo consequências negativas ao longo da vida adulta.
É importante saber que a obesidade infantil pode afetar profundamente a saúde física, o bem-estar social, emocional e a autoestima das crianças.
Estudos mostram que crianças com sobrepeso ou obesas têm quatro vezes mais probabilidade de ter problemas de aprendizado em relação a seus pares com peso normal. Elas também são mais propensas a faltar na escola, especialmente aquelas com condições crônicas de saúde, como diabetes e asma.
A obesidade tem sido descrita como sendo uma das condições mais estigmatizante e menos socialmente aceita da infância. Estas crianças são frequentemente provocadas, intimidadas e discriminadas por seu estado. Discriminações foram relatadas em crianças a partir dos 2 anos de idade.
Crianças obesas são excluídas de atividades competitivas na escola. Muitas vezes é difícil para elas participarem de atividades físicas, pois tendem a ser mais lentas que as de seus pares, além disso enfrentam falta de ar.
Estas consequências sociais negativas contribuem para dificuldades permanentes no controle do peso, baixa autoestima, baixa autoconfiança e imagem corporal negativa de muitas crianças.
As crianças e adolescentes tendem a se proteger dos comentários e atitudes negativas, retirando-se para lugares seguros, como suas casas, onde podem buscar comida como um conforto.
64
Além disso, elas também têm menos amigos, o que resulta em menos interação social e brincadeiras ativas, gastando mais tempo em atividades sedentárias.
A prevenção é a chave do sucesso no controle da obesidade, pois muitas crianças obesas acabarão se tornando adultos obesos.
[...]
Adriana Stavro. Publicado em: 16 jul. 2020. Disponível em: https://oeds.link/jSQlNv. Acesso em: 17 abr. 2021. (Fragmento adaptado).
■ Leia, em silêncio, o texto todo da página 63. Depois, faça as atividades.
-
Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 3.
Depois, responda no caderno às questões de 4 a 8.
1 O problema da obesidade infantil ocorre:
- em todo o mundo, principalmente em áreas urbanas.
- em todo o mundo, principalmente em áreas rurais.
- apenas em algumas partes do mundo, em áreas urbanas e áreas rurais.
2 O que estudos mostram sobre crianças com sobrepeso ou obesas?
- Essas crianças apresentam mais chance de aprender melhor.
- Elas têm maior propensão para faltar na escola.
- As crianças obesas, com diabetes e asma, têm boas condições de saúde.
3 Por que, muitas vezes, as crianças obesas ou com sobrepeso são excluídas de atividades competitivas na escola?
- São mais rápidas que as outras crianças.
- Sentem muita fome e não gostam de esporte.
- Tendem a ser mais lentas e enfrentam falta de ar.
4 Quais consequências negativas apresentam as crianças obesas ou com sobrepeso?
5 Agora, escreva uma opção saudável de almoço: um prato principal e uma sobremesa.
65
6 Observe as palavras destacadas do trecho a seguir.
"Elas também são mais propensas a faltar na escola, especialmente aquelas com condições crônicas de saúde, como diabetes e asma."
-
Copie dois sinônimos para cada palavra destacada, considerando o contexto.
predispostas
sérias
favoráveis
duradouras
7 Copie as palavras retiradas do texto, substituindo ? por s ou z.
- Todas as palavras são escritas com s ou com z? Justifique sua resposta.
obe ? idade
paí ? es
sobrepe ? o
fí ? icas
ca ? as
pe ? o
8 As palavras a seguir, retiradas do texto, deveriam estar acentuadas graficamente.
-
Copie essas palavras e acentue-as.
serios
saude
tambem
infancia
excluidas
comentarios
sedentarias
publica
■ Escreva um pequeno texto sobre o perigo de ter uma má alimentação e sobre o que as pessoas podem fazer para melhorar a qualidade do que comem.
- Escrita: elabore um rascunho com base nas orientações do professor.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.