124
UNIDADE 5 Convivência
Vamos pensar um pouco nas pessoas à sua volta. Como você se relaciona com elas? Com quem você passa mais tempo no seu dia a dia? Há pessoas com quem gostaria de conviver mais?
Colegas de escola, vizinhos e familiares são algumas das pessoas com quem nos relacionamos. Atualmente, também precisamos lidar com novas formas de convivência, como a convivência no mundo digital.
125
- O que você acha da convivência no mundo digital?
- Em quais lugares você costuma conviver presencialmente com as pessoas?
- Como é a sua convivência com os colegas da escola?
- Você já se sentiu excluído da convivência de algum grupo? Por quê?
Desafio
Você vai criar emojis para classificar atitudes relacionadas à convivência com outras pessoas. Abaixo, crie um para cada palavra.
Na sequência, classifique cada atitude com os emojis criados, considerando o que você acha importante na convivência em sociedade.
No fim da página, preencha a lacuna com mais uma atitude e desenhe o emoji correspondente.
bom
ruim
ótimo
péssimo
Respeitar o outro quando fala, mesmo que eu discorde dele.
Ouvir som alto sem me preocupar com as pessoas ao redor.
Depois de brincar, deixar os brinquedos espalhados no chão.
Arrumar o quarto e ajudar nas tarefas domésticas.
Compartilhar brinquedos com os colegas.
Ajudar as pessoas sempre que possível.
Se eu não concordar com a opinião do outro, nem vou ouvi-lo.
126
Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma crônica que fala sobre vizinhos.
- Qual história pode ser contada a respeito de vizinhos?
- Você conhece alguma história que tem vizinhos como personagens?
Durante a leitura
- Leia o texto em silêncio. Depois, acompanhe a leitura em voz alta do professor e sublinhe as palavras que você não conhece.
- Agora, faça sua contribuição para construir o boxe "Glossário" da página seguinte. Conforme orientações do professor, anote as palavras que você ainda não conhece e, depois, o significado de cada uma delas.
- No texto, é empregada uma gíria que significa: "foi sincero", "falou a verdade". Identifique e sublinhe essa expressão.
O vizinho
Filho único.
Oito anos de idade.
Morava com os pais em um apartamento.
Um dos 120 apartamentos do prédio.
Estatisticamente, deviam morar mais de 400 pessoas ali. Só que na prática a teoria é outra: a impressão que ele tinha às vezes é que, tirando o pai, mãe e ele, havia no prédio apenas o zelador e o porteiro.
Porque zelador e porteiro ele via sempre.
Os outros moradores, muito de vez em quando.
O vizinho, por exemplo, nem sabia quem era.
— Quem é o vizinho, pai?
— Engraçado, agora que você perguntou é que me lembrei: nunca vi a cara dele. Também deve ser alguém muito silencioso. Lembra quando demos aquela festa de ano-novo aqui? Ele não apareceu nem pra cumprimentar, nem pra reclamar do barulho. Melhor assim: ele lá, nós cá. Um vizinho que não seja barulhento é muito bom pra gente dormir à noite.
127
No outro dia, hora do almoço:
— Mãe, quem é o vizinho?
— Sei lá. Nunca vi mais gordo, e também não faço questão. Já chega a vizinha de cima, que é tão fofoqueira que vem pegar o elevador aqui embaixo só para espiar a gente.
Nesse dia, ele demorou pra dormir.
Ficou rolando na cama de um lado para outro, pensando em quem seria o vizinho. Rolava de um lado, imaginava um velhinho sozinho assistindo televisão. Rolava de outro, imaginava um grande aventureiro, desses com muitas histórias do mundo, dos mares, expedições e cavernas desconhecidas.
Mas, como era um menino tímido demais para tocar a campainha do vizinho e ver quem era, ficava assim como os meninos sozinhos aprendem a ficar desde cedo: brincando de imaginar.
Uma semana de imaginação, porém, é demais para a cabeça de um garoto de oito anos. E depois desse tempo ele abriu o jogo:
— Pai, me leva pra ver o vizinho?
Pai não topou. Não era homem de ficar incomodando os outros.
Mãe também não. Não era mulher de ficar espionando os outros.
Uma semana de insistência, porém, é demais pra cabeça de pai e mãe.
Resolveram levar o menino para conhecer o vizinho.
Respostas pessoais.
- Estatisticamente:
- no texto, termo usado para sugerir o número de moradores do prédio.
- Expedições:
- grupos que viajam a uma região para estudá-la e pesquisá-la.
128
Apertaram a campainha uma vez. Duas vezes, três vezes.
— Vai ver que saiu — comentou o pai.
— Vamos tentar mais tarde — prometeu a mãe.
E tentaram que tentaram. Mas ninguém atendia a porta.
Desceram pra perguntar ao porteiro.
— O vizinho de vocês? Mas aquele apartamento está vago há um mês, vocês não sabiam? Eles resolveram mudar daqui por causa do filho. Disseram que iam para um lugar onde fosse mais fácil fazer amizade. O garoto era do tamanho do de vocês, parece que filho único, meio tímido...
Ulisses Tavares. Histórias quentes de bichos e gentes. São Paulo: Geração Editorial, 2003. © by Ulisses Tavares.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 As palavras da tabela a seguir foram retiradas do texto O vizinho.
Primeira leitura | Segunda leitura | Última leitura | ||||
Difícil | Fácil | Difícil | Fácil | Difícil | Fácil | |
Expedições | ||||||
Imaginação | ||||||
Incomodando | ||||||
Espionando | ||||||
Insistência |
- Leia as palavras da tabela e assinale com um X o grau de dificuldade que você teve na primeira leitura.
- Depois, leia-as pela segunda vez e avalie de novo sua leitura. Por fim, faça a última leitura e avalie mais uma vez.
- Dessas palavras, quais você sentiu mais dificuldade para ler? Por quê?
2 Observe, abaixo, algumas palavras retiradas desse texto. Todas têm o som de s, mas são escritas de jeitos diferentes.
questão
assim
faço
- Complete outras palavras do texto seguindo o exemplo. Depois, leia duas vezes e em voz alta cada palavra.
- pe oas
- e piar
- imagina ão
- engra ado
- impre ão
- pen ando
- almo o
- a istindo
- de conhecidas
129
3 Com dois colegas e o professor, escolha uma das palavras da tabela da atividade 1.
- Encontrem, no texto O vizinho, essa palavra e marquem o trecho em que ela está.
- Realizem a leitura conforme a orientação do professor: todos lendo juntos e ao mesmo tempo, prestando atenção na pontuação e na pronúncia correta, mantendo sempre o ritmo.
Compreender o texto
4 A personagem central do texto é um menino que mora em um prédio com 120 apartamentos.
- O texto informa que devem morar mais de 400 pessoas no edifício. Essa informação sugere que o menino deveria ter muita ou pouca companhia para brincar?
- Por que o menino tinha a impressão de que não morava mais ninguém no prédio?
- Como você acha que o menino se sentia com essa situação?
5 O que o menino imaginava sobre o vizinho que ele nunca tinha visto?
130
6 Assinale a alternativa correta.
O texto narra acontecimentos fantásticos, extraordinários.
A história narra algo corriqueiro, cotidiano.
O texto dá instruções sobre como conviver com os vizinhos.
A crônica é um texto escrito em prosa muito presente em jornais e revistas, podendo também ser publicado em livros. É um texto curto, com linguagem informal e descontraída, cujos temas, em geral, tratam de acontecimentos do dia a dia.
7 Observe, nas páginas 126 e 127, as ilustrações que acompanham a crônica.
- Faça uma descrição delas.
- Como as ilustrações podem contribuir para o entendimento da crônica?
- Agora, você vai ilustrar no caderno o último trecho do texto da página 128.
Ampliar o vocabulário
8 Leia as palavras a seguir.
pintor
zelador
decorador
construtor
- Você observou que todas elas terminam com -or? Que sentido essa terminação dá a essas palavras?
- Procure a definição de professor no dicionário. Essa definição confirma sua resposta ao item anterior? Explique.
131
9 Observe a expressão em destaque.
"E tentaram que tentaram. Mas ninguém atendia a porta."
- Em sua opinião, que efeito tem a repetição da palavra tentaram?
10 Leia o trecho a seguir, extraído do texto O vizinho.
"Uma semana de insistência, porém, é demais pra cabeça de pai e mãe. Resolveram levar o menino para conhecer o vizinho."
- Observe as palavras em destaque. É possível substituí-las? Dê sugestões ao professor.
-
Agora reescreva o trecho substituindo essas palavras destacadas por outras do quadro abaixo, mantendo o mesmo sentido.
pouco
decidiram
muito
proibiram
Para ler em casa
Você gostou de ler a crônica O vizinho? Ela pode trazer uma oportunidade para refletir sobre as nossas regras de convivência e as relações que temos com as pessoas em nosso cotidiano.
Leia o texto em voz alta para seus familiares ou responsáveis e converse com eles sobre as questões a seguir.
- Como é a convivência com seus vizinhos atualmente? Sempre foi assim?
- É importante conhecer os vizinhos e manter um bom relacionamento com eles?
- O que é necessário para um bom relacionamento entre vizinhos?
132
Estudo da língua
Vocativo
1 Releia estas frases do texto O vizinho.
1 "— Mãe, quem é o vizinho?"
2 "— Pai, me leva pra ver o vizinho?"
3 "— Quem é o vizinho, pai?"
- Copie, das frases, com quem o menino está falando.
_______________
- Qual sinal de pontuação separa as palavras sublinhadas do restante das frases?
A palavra que você sublinhou nessas frases é denominada vocativo. Usamos o vocativo para "chamar" nosso interlocutor, ou seja, aquele com quem estamos falando. Esse termo é separado do restante da frase por uma vírgula.
2 Leia esta tira do Armandinho e responda às questões a seguir.
- Explique o humor presente na tira, observando as falas e as expressões corporais das personagens e a expressão facial de Armandinho.
- Copie da tira as falas que contêm um vocativo. Pinte os vocativos.
- Em que posição o vocativo aparece nas falas que você transcreveu?
- Qual sinal de pontuação acompanha sempre o vocativo?
133
3 Leia a seguir o trecho de um livro.
— Vovó, você abotoou sua blusa errado. Olha só como ficou torta! — comentou Sofia.
— O que foi, meu amor? O que tem de errado?
— A sua blusa, vovó, está torta!
— Oh, (meu Deus), olha só que coisa! A sua avó está ficando velha! Depois eu arrumo, (meu bem). Você quer tomar um lanche agora?
Renata Paiva. A vovó virou bebê. São Paulo: Panda Books, 2011. (Fragmento).
- Identifique os vocativos presentes no trecho.
- Qual é a função desses vocativos?
- No trecho, a avó de Sofia usou vocativos diferentes para dirigir-se a ela. Reescreva as frases colocando o nome da menina em vez dos vocativos usados pela avó.
-
A avó de Sofia diz: "A sua avó está ficando velha!". Converse com os colegas sobre as questões a seguir:
- A quem a avó de Sofia se refere nessa frase?
- Por que ela afirma estar ficando velha?
- Você concorda que, por ter feito isso, ela está ficando velha?
- A quem a avó de Sofia se refere nessa frase?
Aposto
1 Leia a tirinha de Calvin e responda às questões.
134
-
Releia os trechos a seguir.
"Calvin, o gênio, última esperança da humanidade."
"Melhor ainda: 'Doutor Destino', pra encurtar."
"É 'Senhor Doutor Destino' pra vocês."
O que as três expressões têm em comum?
- Na sua opinião, como Calvin vê a si mesmo?
- No terceiro quadrinho da tira, qual é o sinal de pontuação utilizado para separar as expressões que caracterizam Calvin do que vem antes delas?
- Leia em voz alta as sílabas destacadas de duas palavras da tirinha. O que você observou?
esperança
destino
- Escreva outras palavras com as, es, is, os, us.
Aposto é uma expressão que explica, identifica ou especifica um termo em uma sentença. É separado do restante da frase por sinais de pontuação, como vírgula, dois-pontos ou travessão.
2 Identifique o aposto nas frases abaixo e explique o uso em cada caso.
- Sofia, neta da dona Sônia, não pôde fazer a prova de ontem.
- Assim é Paulo: gentil, educado e solidário.
- Maria — que sempre é a última a acordar na casa — hoje resolveu madrugar.
135
Produção escrita
Texto argumentativo
Você e um colega vão escrever um texto argumentativo sobre convivência entre meninos e meninas na escola, ou seja, vão expressar a opinião de vocês e defender um ponto de vista, a fim de convencer o leitor a concordar com o que foi dito.
Depois, esse texto fará parte de um jornal mural da turma, para ser lido por outros colegas da escola.
O texto argumentativo expressa um ponto de vista, defendendo uma hipótese, opinião ou teoria com argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado. Assim, o objetivo desse texto é convencer o leitor a concordar com as ideias expostas nele.
Preparação
■ Leia o texto a seguir em silêncio e sublinhe as palavras cujo significado você não entendeu.
Encrenquinhas
Imagine as cenas: você e seu melhor amigo da escola fazem tudo juntos, mas, em alguns momentos, querem trocar tapas de fazer os dois rolarem pelo chão. Você e sua colega de classe ficam tanto tempo na companhia uma da outra que acabam brigando por serem grudentas demais.
"Começa assim: um coloca o pé na frente do outro, aí alguém tropeça, e pronto, briga!", explica Theo [...], 8.
Isabella [...], 8, conta que teve uma "briga tão feia" que ficou "um mês" sem falar com a melhor amiga. A menina diz que a discussão foi "sem motivo".
[...]
A coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri [...] diz que, por meio dos conflitos, as crianças aprendem a conviver. E, quanto mais gente da mesma idade reunida no mesmo espaço, mais chance de acontecer alguma encrenquinha!
Folha de S.Paulo, 13 mar. 2010. Folhinha. Folhapress. (Fragmento).
136
1 Cada estudante vai ler em voz alta as palavras que não entendeu para que o professor as anote no quadro de giz.
- Converse com a turma sobre o significado das palavras e, depois, registre isso no caderno.
2 Volte ao texto e sublinhe o trecho que faz referência direta ao leitor.
3 Essa referência propõe que o leitor imagine duas situações. Quais são elas?
Dois amigos brigarem em alguns momentos, a ponto de até quererem agredir um ao outro.
Duas amigas acabarem brigando por andarem muito juntas.
Dois amigos e duas amigas brigando na classe.
4 Em sua opinião, por que é feita essa referência direta ao leitor?
5 Releia o depoimento da coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri.
"A coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri [...] diz que, por meio dos conflitos, as crianças aprendem a conviver. E, quanto mais gente da mesma idade reunida no mesmo espaço, mais chance de acontecer alguma encrenquinha!"
- Segundo a coordenadora, o que os conflitos ensinam às crianças?
- Você concorda com esse ponto de vista? Por quê?
Planejamento e escrita
6 Converse com um colega para chegar a uma conclusão.
- Como são provocados os problemas entre amigos de escola?
- Por que isso acontece e como melhorar o convívio na escola?
- Registrem os argumentos e, com base nas anotações, desenvolvam-nos.
Lembre-se: Dê ao texto um título que chame a atenção do leitor e não se esqueça de que seus argumentos devem ser justificados.
137
Avaliação e reescrita
7 Revisem o texto.
-
Ao finalizar a escrita, releiam o texto observando as propostas da tabela de avaliação a seguir. Escrevam "sim" ou "não" para cada pergunta, utilizando somente a coluna de autores.
Revisão para a reescrita do texto Avaliação Autores Leitores As letras maiúsculas são usadas em início de frase e em nomes próprios? As palavras foram escritas corretamente? A pontuação está adequada? O título chama a atenção do leitor? O texto é convincente? Os argumentos utilizados foram justificados? - Após a primeira revisão, façam as correções necessárias, verificando se algo poderia ser acrescentado ou eliminado do texto.
- Troquem de texto com outra dupla para a segunda revisão. Os outros colegas deverão responder às perguntas utilizando a coluna de leitores.
- O professor vai fazer a terceira revisão e corrigir o que for necessário.
8 Elaborem a versão final do texto.
- Retomem seu texto para passar a limpo.
- Considerem suas respostas na tabela de avaliação, analisem as observações da outra dupla e as correções do professor e façam as modificações apontadas.
Socialização
9 Compartilhem com a turma.
- O professor irá reunir os textos para uma leitura geral. Cada dupla deverá ler seu texto. Para isso, o professor determinará um tempo de ensaio da leitura em voz alta.
- Façam uma exposição em um jornal mural previamente organizado pelo professor, no qual os textos poderão ser lidos por estudantes de outras turmas.
- Escrevam o título para o mural e identifiquem a turma.
138
Oficina de criação
Colagem da convivência
Leitura
■ Observe a imagem.
Vamos explorar a imagem
1 A obra de arte que você acaba de ver mistura pintura e colagem.
Uma colagem é feita quando recortamos, colamos ou reunimos diferentes papéis e imagens, como fotos e desenhos, para fazer uma nova composição.
- Que cena está retratada nessa obra?
- A artista usou o mesmo material para fazer o chão, uma das paredes, a janela e as peças de roupa do casal à esquerda. Leia a legenda e responda: que material é esse?
- Como você relaciona essa obra ao tema convivência? Por quê?
2 Se uma reunião de sua família fosse retratada, como seria essa obra de arte?
139
Vamos fazer uma colagem
3 Prepare a montagem da colagem.
- Você vai montar uma colagem que mostre como é sua convivência com familiares ou outras pessoas que moram na mesma casa que você.
- Use imagens e palavras que demonstrem como é essa convivência.
- Escolha um papel para ser a base da colagem. Pode ser folha sulfite, papel kraft, papelão, papel colorido etc.
- Pesquise imagens e palavras em revistas. Depois, recorte as que tiverem relação com o tema proposto.
4 Faça a colagem.
- Faça uma colagem com as imagens e palavras escolhidas.
- Crie frases com essas palavras e, depois, realize a leitura compartilhada com as frases da turma.
- Se preferir, faça desenhos e escreva à mão as palavras que escolheu, usando lápis de cor, canetas hidrográficas ou tinta guache.
- Acrescente à montagem papéis coloridos e os materiais que achar necessários (algodão, palitos, pedaços de tecidos etc.).
- Dê um título para sua colagem e assine-a.
Apresentação e avaliação
5 Exponha a colagem.
- Os trabalhos devem ser apresentados na escola em uma exposição organizada com a ajuda do professor.
- No dia combinado, apresente seu trabalho aos colegas de outras salas, explicando seu objetivo ao realizar a obra, e afixe-o no local escolhido e já preparado pelo professor.
6 Participe da roda de conversa.
- Numa roda de conversa, fale sobre o processo de criação. Conte para os colegas sua experiência, explicando por que escolheu as imagens e as palavras na sua produção.
- Pergunte aos colegas o que acharam da sua produção e ouça-os.
- Depois de observar os trabalhos, é importante discutir que ideia a maioria deles passa sobre a convivência com as pessoas que vivem na mesma casa.
- Conversem também sobre como o tema convivência inspirou cada um de vocês na realização das colagens.
140
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um anúncio institucional que faz parte de uma campanha contra o bullying nas escolas, realizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Bullying é uma palavra da língua inglesa utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, com o objetivo de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.
- Em quais situações ou lugares você costuma ver anúncios?
Durante a leitura
- Leia o anúncio, em silêncio, observando todos os recursos apresentados, principalmente os visuais, além do texto escrito.
- Você já conhecia a palavra bullying?
- Na parte escrita do anúncio, há palavras cujo significado você não conhece? Sublinhe-as e discuta o significado delas com a turma e o professor.
141
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Considerando o que você aprendeu sobre a palavra bullying, crie uma frase para combater essa atitude.
- O professor ajudará na correção e dará dicas, como o uso da pontuação adequada para causar maior impacto.
- Leia sua frase, em voz alta, três vezes seguidas, prestando atenção à entonação da voz e ao ritmo com que você lê as palavras.
Compreender o texto
2 Qual é a mensagem que o anúncio transmite? O que significa a frase "Diga não ao bullying"?
3 O objetivo desse anúncio é:
vender um produto.
influenciar um comportamento.
4 Qual é o público-alvo do anúncio (a quem ele se destina)? Como se percebe isso?
5 Observe a parte de baixo do anúncio: qual é o nome do órgão que encomendou esse anúncio?
Anúncios institucionais são textos encomendados e divulgados por determinada organização ou órgão governamental a fim de transmitir uma ideia. Eles podem ser publicados em jornais, revistas, redes sociais, blogs etc. Procuram levar as pessoas a concordar com uma ideia, a mudar de atitude ou comportamento. Em geral, utilizam uma imagem (para chamar a atenção do leitor) e o texto escrito (composto de frases curtas e linguagem persuasiva, ou seja, linguagem que atrai, convence).
142
6 Observe as crianças que aparecem no anúncio.
- Qual delas está sofrendo bullying? Como você descobriu isso?
- Qual criança está atormentando a outra? Como você percebeu isso?
- O que as outras crianças estão fazendo?
Ampliar o vocabulário
7 Observe a palavra zoação, que aparece no texto do anúncio.
- Que palavra deu origem a ela? Qual é o significado dessa palavra?
- Consulte um dicionário e confirme o significado dessa palavra.
8 Agora, escreva uma frase com a palavra zoação, zoar ou uma de suas variações, preservando o sentido do anúncio que você leu.
Para ler em casa
O bullying vai muito além de simples brigas e discussões, expressando um comportamento de perseguição a um indivíduo ou grupo que pode trazer consequências graves para quem o sofre. Ele pode ser observado não apenas na escola, mas também no trabalho, na família e até mesmo nas redes sociais.
Muitas vezes, isso acontece por falta de informação. Portanto, é importante discutirmos o assunto para combater essa prática. Pensando nisso, leia na página 140 um anúncio institucional para um responsável que more com você e converse com ele sobre tudo o que você aprendeu sobre esse assunto. Juntos, refitam sobre atitudes que podem ajudar a combater essa prática.
143
Estudo da língua
Uso do dicionário
■ Leia esta página de dicionário e responda às questões a seguir.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
144
1 As palavras estão dispostas de determinado modo na página.
- Em que ordem essas palavras são colocadas no dicionário?
- Essa página de dicionário se refere a qual letra do alfabeto?
- O que indicam as duas palavras registradas no alto da página?
2 Nos verbetes são utilizados alguns recursos. Assinale com um X as alternativas corretas.
- Há uso de destaques nas palavras, como negrito e itálico.
- Todos os verbetes estão indicados em azul.
- O uso de cores contribui para organizar os verbetes na página do dicionário.
Verbete é o conjunto de informações sobre uma palavra. A palavra que abre um verbete é chamada de entrada. Um verbete pode apresentar mais de um significado.
3 Releia o verbete zombar e responda às questões.
- No verbete há separação silábica. Como aparece a sílaba mais forte?
- Essa palavra é verbo, adjetivo ou substantivo? É possível confirmar isso no verbete?
- Qual é o significado dessa palavra?
- Sublinhe no verbete o exemplo que esclarece o significado da palavra.
145
4 Compare a palavra zombar com outras palavras.
- Zombar é um verbo. Que outro verbo está registrado nessa página de dicionário? O que há em comum entre ele e o verbo zombar?
- No anúncio institucional que você leu na página 140, foi usada uma palavra que deriva do verbo zoar. Que palavra é essa?
- Com que intenção essa palavra foi usada no anúncio?
- A terminação — ção é utilizada na formação de palavras derivadas de verbos com ideia de ação (como zoar — zoação). Forme uma palavra terminada em -ção com estes verbos: classificar e organizar.
5 Além de verbos, nessa página de dicionário há também substantivos.
- Copie os substantivos masculinos. Depois, copie os substantivos femininos.
·
- Como você descobriu isso?
- Quais dessas palavras têm mais de um significado?
- Como isso é indicado?
- Qual é o plural de zigue-zague? É possível confirmar isso na página de dicionário?
6 Registre o significado das palavras destacadas empregadas nas frases.
- A obra de arte tinha um zigue-zague colorido bem no centro.
- O zumbido era tão forte que estava ficando surda.
146
Produção oral
Debate
Seguindo as orientações do professor, você e os colegas vão organizar um debate sobre o uso da internet para fazer amizades. Você sabe o que é um debate?
Debate é uma discussão sobre determinado assunto entre participantes que defendem suas opiniões com base em argumentos ou na exposição de ideias. No debate, em geral são apresentados prós e contras sobre um tema ou assunto.
Preparação
■ Leia silenciosamente a história em quadrinhos, do ilustrador Nilson Sampaio.
147
1 Responda estas questões com base na HQ.
- Como o uso da internet aproximou os dois amigos?
- Na HQ, há diferentes tipos de balão. Indique-os e explique a função de cada um deles na história.
Planejamento
2 Em grupo, discutam estas questões.
- Vocês gostam de usar a internet? O que costumam fazer on-line?
- Tomam cuidado para não se expor demais na rede? Que cuidados são esses?
- Já fizeram amigos pela internet? É possível fazer amizades verdadeiras via internet?
- A amizade on-line substitui a amizade real? Por quê?
3 Registrem os argumentos.
- É importante que vocês tenham argumentos tanto para as respostas "sim" quanto para as respostas "não".
- Escrevam um texto com a conclusão ou opinião do grupo sobre cada questão discutida. Se preferirem, façam um texto em forma de itens.
- Mostrem seu texto ao professor para que ele oriente o grupo nas correções e realize as adequações necessárias.
- Escolham um integrante do grupo para apresentar à turma o resultado da discussão no dia escolhido para o debate.
Apresentação
4 Realizem o debate.
- O estudante escolhido apresentará o que foi discutido no grupo.
- Um colega deverá fazer o papel de moderador, coordenando o debate.
- Quando todos os representantes tiverem exposto a opinião de seus grupos, o moderador poderá abrir o debate para discussão.
148
Importante! Vocês devem escutar as opiniões sem interferir, respeitando a fala do colega. Sempre esperem o momento de falar e procurem justificar suas opiniões.
Avaliação
5 Faça uma avaliação do debate.
-
Após a apresentação do debate, analise o seu desempenho e o de seu grupo, respondendo às questões da tabela de avaliação.
Avaliação da participação no debate Sim Não Você ajudou seu grupo a construir argumentos? Os pontos de vista foram expressos com clareza? Os ouvintes conseguiram entender os pontos de vista apresentados? Todos os participantes conseguiram escutar e respeitar os diferentes pontos de vista? Os argumentos do seu grupo foram convincentes? - Anote no caderno as situações que podem ser melhoradas em uma próxima atividade de debate.
- Depois, converse com os colegas e o professor sobre a avaliação realizada.
Para ler em casa
Você gosta de ler histórias em quadrinhos (HQ)? Convide seus familiares ou as pessoas que moram com você para se divertir com a HQ Na real.
Depois, aproveitem para conversar sobre o uso da internet:
- Todos já acessaram a internet?
- Qual é o tempo de acesso de cada pessoa?
- Que tipo de conteúdo costumam acessar?
- Deve existir algum controle para as crianças?
- A internet aproxima ou separa as pessoas?
149
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Leia em voz alta as palavras dos quadros a seguir.
apartamento
casa
lar
residência
condomínio
- As palavras do quadro acima se referem à escola, à residência ou à moradia?
faxineira
bibliotecária
merendeira
diretora
- As palavras do quadro acima se referem ao ambiente escolar ou ao ambiente hospitalar?
- No caderno, faça um desenho para ilustrar sua resposta dos itens a e b.
2 Desembaralhe as palavras que aparecem a seguir.
- Depois, escreva uma frase para cada palavra.
3 Nos nomes de profissões a seguir faltam as terminações. Copie essas palavras, substituindo ? pela terminação correta: —or, —eiro ou -ista.
- Agricult ?
- Dent ?
- Chav ?
- Balcon ?
- Marcen ?
- Escult ?
- Converse com o professor sobre as funções de cada profissão.
- Depois, anote no caderno as palavras e o significado correspondente.