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UNIDADE 6 Folclore
Quem nunca ouviu falar na Cuca ou no Saci, brincou de esconde-esconde ou de passa-anel, cantou uma cantiga de roda ou uma cantiga de ninar? Quem nunca percebeu que "para bom entendedor meia palavra basta", ou que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"?
Tudo isso é folclore! Esse conjunto de coisas passadas de geração em geração até os dias atuais que fazem parte da nossa cultura.
- Na sua casa, alguém tem o hábito de contar histórias? Quem?
- Quais personagens do folclore brasileiro você conhece?
- E símbolos para atrair a sorte, conhece algum?
- Você acredita que eles funcionam?
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Desafio
Leia as afirmações abaixo sobre algumas criaturas folclóricas brasileiras e resolva a cruzadinha com o nome delas. Alguns nomes são compostos de mais de uma palavra e podem ter hífen.
1 Rapaz bonito que encanta as mulheres nos bailes e, antes do amanhecer, transforma-se em boto no rio.
2 Animal com aparência de mula que assusta as pessoas com seu galope e soluça como gente.
3 Ser que tem os pés virados para trás; protetor da mata.
4 Menino negro de uma perna só, com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos; adora aprontar.
5 Homem que se transforma em uma espécie de lobo feroz nas noites de lua cheia.
6 Ser com o corpo coberto de pelos que anda pelas matas; protetor dos animais selvagens.
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Para ler
Antes de ler
Você vai conhecer uma lenda que conta a história do Pirarucu.
- Você já ouviu falar dessa história do nosso folclore? E sabe o que é folclore?
- Leia o boxe abaixo: primeiro, em silêncio e, depois, em voz alta.
Folclore é o conjunto de costumes, superstições, manifestações da literatura e arte popular em geral (lendas, adivinhas, parlendas, provérbios, cantigas, danças) preservados por um povo por meio da tradição oral.
Durante a leitura
- Leia o texto em silêncio e sublinhe as palavras que você não conhece.
- Faça com a turma uma lista coletiva dessas palavras e registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
- Observe o comportamento de Pirarucu e as consequências disso.
A lenda do Pirarucu
Pirarucu era um índio que pertencia à tribo dos Uaiás, a qual habitava as colinas de Lábrea, no sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo. Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder.
Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como reféns os índios da aldeia e executá-los, [...]. Pirarucu também adorava criticar os deuses.
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Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que, cansado daquele comportamento, decidiu punir Pirarucu. Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Ele também chamou Iururaruaçu, a deusa das torrentes, e ordenou que ela provocasse as mais fortes torrentes de chuva sobre Pirarucu, que estava pescando com outros índios às margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia.
O fogo de Tupã foi visto por toda a floresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprezo.
Então, Tupã enviou Xandoré, o demônio que odeia os homens, para atirar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu, enchendo o ar de luz. Pirarucu tentou escapar, mas, enquanto ele corria por entre os galhos das árvores, um relâmpago fulminante enviado por Xandoré acertou o coração do guerreiro, que, mesmo assim, recusou-se a pedir perdão.
Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva, terrivelmente assustados. Depois o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um peixe gigante. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo ainda foi o terror da região.
Maria José de Castro Alves; Maria Antonieta Pereira (org.). Lendas e mitos do Brasil. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
Que curioso!
O pirarucu é um peixe nativo da Amazônia e um dos maiores peixes de água doce do mundo. Quando adulto, pode atingir de 2 a 3 metros de comprimento, e seu peso pode variar de 100 a 200 quilos. Seu nome (do tupi pirá, "peixe", e urucum, "vermelho") se deve à cor da cauda.
Suas escamas, grandes e rígidas, impedem a penetração de mordida das piranhas. A carne do pirarucu é bastante apreciada e usada em pratos típicos da região. O peixe também é conhecido como bacalhau da Amazônia.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em dupla, leiam todo o texto A lenda do Pirarucu. Dividam a leitura por parágrafos, observando se a pontuação está sendo respeitada e se as frases são pronunciadas por completo, sem interrupções inadequadas.
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2 Faça uma leitura em voz alta do trecho a seguir, com destaque para a pronúncia e a pontuação. Repita a leitura até perceber que está conseguindo ler com a entonação adequada.
"O fogo de Tupã foi visto por toda a foresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprezo."
3 As palavras do quadro a seguir foram extraídas das páginas 152 e 153.
Pindarô | excessivamente | Xandoré |
superstições | provérbios | parlendas |
manifestações | Uaiás | egoísmo |
Tocantins | reféns | terrivelmente |
profundezas | fulminante | Tupã |
enraivecida | Iururaruaçu | fulminante |
- Leia essas palavras até perceber que a leitura está suave, correta e sem pausas.
- Depois encontre os substantivos próprios. Todos eles têm origem indígena. Copie-os e leia-os mais uma vez.
Compreender o texto
4 Nessa lenda, onde se passam os acontecimentos narrados? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
- Qual é o principal acontecimento contado e como é explicado?
- Esse acontecimento é um fato do mundo ou é um fato irreal? Por quê?
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5 Responda de acordo com o texto.
- Quem era Tupã?
- Por que Tupã decidiu punir Pirarucu?
- Tupã tinha um motivo particular para punir o guerreiro orgulhoso. Que motivo era esse?
As lendas, assim como os mitos, são histórias que fazem parte da cultura de um povo, passadas de geração em geração. Podem apresentar explicações para acontecimentos irreais ou misteriosos, ou esclarecer de maneira fantástica determinados fatos do mundo, combinando verdade e ficção por meio da imaginação popular.
6 Releia o trecho a seguir.
"[...] um relâmpago fulminante enviado por Xandoré acertou o coração do guerreiro, que, mesmo assim, recusou-se a pedir perdão.
- "Qual dos ditos populares abaixo pode explicar esse trecho da lenda?
O que não tem remédio remediado está.
Árvore que nasce torta morre torta.
Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.
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7 Observe este trecho do texto:
"Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo."
-
A palavra destacada dá outro sentido ao que se contava antes na frase. Sublinhe no quadro a seguir esse outro sentido.
explicação
oposição
conclusão
adição
-
De acordo com o texto, qual dos provérbios abaixo não pode ser utilizado para se referir a Pirarucu?
- Quem vê cara não vê coração.
- Filho de peixe, peixinho é.
- Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.
- Leia dois sentidos da palavra bravo.
Bra.vo 1. Que é corajoso, valente. 2. Que se irrita com facilidade. [...]
Caldas Aulete Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2020. (Fragmento).
- Com que sentido a palavra foi utilizada no trecho?
8 Leia o trecho a seguir:
"Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva, terrivelmente assustados.
- "Na sua opinião, se a parte em destaque dessa frase fosse eliminada, o sentido do trecho continuaria o mesmo? Justifique sua resposta.
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Ampliar o vocabulário
9 A qual característica de Pirarucu corresponde cada trecho da lenda? Para responder, use as palavras abaixo.
perverso
orgulhoso
- "Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como reféns os índios da aldeia e executá-los."
- "[...] um relâmpago fulminante enviado por Xandoré acertou o coração do guerreiro, que, mesmo assim, recusou-se a pedir perdão."
10 Releia este trecho do texto:
"Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como reféns os índios da aldeia e executá-los [...]."
- O que significa "se aproveitar da ocasião"?
- Escreva uma frase usando essa expressão.
11 Leia as frases e escreva o significado da palavra tomar em cada uma delas.
- Os ladrões tomaram como reféns os funcionários do banco.
- Tomou a bolsa da mulher e saiu correndo.
- A criança gosta de tomar leite antes de dormir.
Para ler em casa
Convide os seus familiares ou responsáveis para ler com você A lenda do Pirarucu e converse com eles sobre o que acharam da história.
Pergunte se conhecem outras lendas brasileiras e, se conhecerem, peça que contem a você.
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Estudo da língua
Substantivo próprio e substantivo comum
1 Releia estes trechos do texto.
1 "Pirarucu era um índio que pertencia à tribo dos Uaiás, a qual habitava as colinas de Lábrea, no sudoeste da Amazônia."
2 "[...] que estava pescando com outros índios às margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia."
- Identifique os substantivos escritos com letra inicial maiúscula nesses trechos.
- O que esses substantivos nomeiam?
- Esses substantivos são:
- comuns.
- próprios.
2 Leia estas palavras. Depois, organize-as no quadro abaixo.
Pitoco
cachorro
país
Rex
Carlos
menina
rio
Maria
garoto
Amazonas
cidade
cavalo
Aracaju
Brasil
Substantivos comuns | Substantivos próprios |
Substantivo próprio representa um ser ou lugar específico. Exemplos: Brasil, Fátima, Belo Horizonte.
Substantivo comum representa um ser ou lugar qualquer. Exemplos: país, mãe, cidade.
3 Copie do trecho a seguir os substantivos comuns.
"Pirarucu tentou escapar, mas, enquanto ele corria por entre os galhos das árvores [...], acertou o coração do guerreiro [...]."
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4 Circule no trecho da atividade 3 um substantivo com rr.
- Agora, encontre no texto A lenda do Pirarucu mais dois substantivos escritos do mesmo jeito.
5 No trecho da atividade 3, também aparece a palavra galhos, escrita com lh.
- Volte às páginas 152 e 153 para encontrar, no boxe inicial da seção "Para ler", no texto A lenda do Pirarucu e no boxe "Que curioso!", duas palavras formadas com lh, duas com nh e duas com ch.
- Depois, com o professor e os colegas, sublinhe no item a o que é substantivo.
Substantivo simples e substantivo composto
1 Leia o nome das flores que aparecem nas fotografias.
- O que você observou no nome dessas flores?
2 Agora, leia o nome destas outras flores.
- O que você observou nesses substantivos?
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3 Observe o nome do pássaro abaixo.
- Por quantas palavras esse substantivo é formado?
4 Agora, veja o substantivo bem-te-vi.
- Por quantas palavras ele é formado?
Substantivo simples é aquele formado por uma só palavra. Exemplos: mar, flor, pássaro.
Substantivo composto é aquele formado por duas ou mais palavras, ligadas ou não por hífen. Exemplos: sexta-feira, passatempo, brinco-de-princesa.
5 Junte as palavras formando substantivos compostos. Algumas precisam de ajustes. Em caso de dúvida, consulte o dicionário.
- guarda + chuva:
- gira + sol:
- mestre + cuca:
- bem + te + vi:
- sobre + mesa:
- bicho + da + seda:
- roda + pé:
- arco + íris:
6 Leia o cartum abaixo.
- Qual é o substantivo composto que aparece no cartum?
- Por que o funcionário da assistência técnica deu essa resposta ao cliente?
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um verbete de enciclopédia sobre folclore.
- Na sua cidade, ocorrem festas, brincadeiras ou danças folclóricas? Dê exemplos.
- Você acha que bolinha de gude e cantiga de ninar são exemplos de folclore?
Durante a leitura
- O professor convidará estudantes para ler frases ou parágrafos. Se você for um deles, procure ler com a entonação adequada.
- Sublinhe as palavras cujo significado você não conhece e converse sobre elas com o professor. Depois, se precisar, consulte um dicionário.
- Preste atenção na origem da palavra folclore.
Folclore
Introdução
Folclore é a cultura popular manifestada por meio de cantigas, danças, brincadeiras, rezas, festas, provérbios e histórias, entre outras formas de expressão. Costumes, gestos, superstições, culinária, artesanato e indumentária também fazem parte do folclore de um povo.
Origem do nome
A palavra "folclore" vem do termo inglês folklore, que foi criado pelo antiquário e escritor britânico William John Thoms (1803-1885) e utilizado por ele pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. É por isso que o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Folk significa "povo" e lore quer dizer "saber". Ou seja, o folclore é o "saber do povo".
Essa sabedoria popular está, por exemplo, no jeito de trançar uma rede ou na maneira como as crianças pulam amarelinha (brincadeira também chamada de macaca ou academia). Por representar o saber de determinado povo, o folclore não é algo estático; ele muda e sofre variações conforme a época, o lugar e as gerações.
No Brasil
O folclore brasileiro é principalmente uma mistura da bagagem cultural dos índios, dos portugueses (e, depois, de outros europeus) e dos negros. O mamulengo, um teatro de bonecos popular do estado de Pernambuco, é uma versão brasileira das marionetes francesas (ou fantoches). Já o mulungu, um grande tambor, é um instrumento musical introduzido no Brasil pelos escravos africanos.
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A lenda indígena de Mani conta a origem da mandioca, bastante apreciada na culinária brasileira. As festas juninas, com suas fogueiras, bandeirinhas e comidas típicas, são uma homenagem a três santos comemorados no mês de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro) e vieram com os imigrantes portugueses.
Diversos artistas brasileiros se inspiraram no folclore para escrever poemas, compor músicas ou pintar quadros. O escritor Manuel Bandeira trouxe cantigas da infância para suas poesias, como em Acalanto de John Talbot. O saci ficou famoso depois que o escritor Monteiro Lobato lançou o livro O saci. As bandeirinhas das festasjuninas são muito presentes nos quadros do pintor Alfredo Volpi, e temas do folclore ganharam destaque na obra musical do compositor Heitor Villa-Lobos.
Desde o berço
Já no berço as crianças têm contato com manifestações folclóricas. No Brasil, por exemplo, quando adultos entoam cantigas de ninar como "Boi da cara preta", geralmente embalando o bebê, estão introduzindo o recém-nascido no universo das canções folclóricas.
Depois vêm os brincos, que são rimas rítmico-musicais, muitas vezes acompanhadas de gestos, usadas para entreter as crianças. Um exemplo é o chamado "Dedo mindinho", que tem muitas variantes. Em uma delas, o adulto pega a mão do bebê e, apontando para cada um dos dedos, a partir do menor de todos, diz: "Mindinho / Seu vizinho / Pai de todos / Fura-bolo / Mata-piolho".
Há ainda as cantigas de roda, as adivinhas, as parlendas, as quadrinhas, os jogos populares e as histórias de bicho-papão (também conhecido como Cuca, Tutu, Cabra-Cabriola e Mão-de-Cabelo).
Extraído do site Britannica Escola. Disponível em: https://oeds.link/Y5tO0x. Acesso em: 17 abr. 2021.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Nas palavras do quadro a seguir, pinte de vermelho as sílabas formadas com cl e de azul as sílabas formadas com cr.
folclore | criado | declarar |
bicicleta | reciclar | democracia |
declamar | excluir | reclame |
crianças | microfone | claro |
craque | escritor | crise |
- Agora, leia as palavras do quadro, prestando bastante atenção na pronúncia das sílabas que você pintou.
2 Releia em voz alta a introdução do verbete de enciclopédia Folclore, mantendo o ritmo e a entonação.
3 Agora, preencha a tabela a seguir para avaliar o desenvolvimento da leitura que você fez na atividade 2.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
Você leu alto, com entonação adequada e sem tropeçar? | ||
Sua leitura manteve um bom ritmo: nem muito devagar, nem muito rápido? |
Compreender o texto
4 Qual é o título do verbete de enciclopédia que você acabou de ler?
-
Em que parte do texto é dada a definição de folclore?
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-
Marque com um X a definição de folclore que está de acordo com o verbete.
Conjunto das manifestações culturais de um povo, como cantigas, brincadeiras, festas, culinária, artesanato e vestimentas, exceto histórias e superstições.
Conjunto das manifestações culturais de um povo, como cantigas, brincadeiras, festas, histórias, superstições, culinária, artesanato e vestimentas.
5 Em quantas partes esse verbete está organizado? Quais são?
6 Segundo o verbete, qual é a origem da palavra folclore? O que esse termo significa?
- Em que parte do verbete consta essa informação?
- Considerando a origem da palavra, a definição dada para folclore faz sentido? Justifique sua resposta.
7 Assinale as alternativas que apresentam exemplos da sabedoria popular, conforme informa o verbete.
- O jeito de trançar uma rede.
- As variações que o folclore sofre no decorrer das gerações.
- A maneira como as crianças pulam amarelinha.
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8 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando o povo que contribuiu para cada manifestação do folclore brasileiro relacionada.
1 | Festas juninas. |
2 | Mulungu, grande tambor. |
3 | Lenda que conta a origem da mandioca. |
4 | Mamulengo, um teatro de bonecos. |
Introduzido no Brasil pelos africanos escravizados. | |
Versão das marionetes francesas. | |
Trazida pelos imigrantes portugueses. | |
Contribuição indígena. |
9 Na parte chamada "Desde o berço", são citadas manifestações folclóricas com as quais temos contato desde bebês. Cite alguns exemplos.
10 Observe no texto as palavras e expressões destacadas em cor azul. Converse sobre isso com o professor.
- O que esse recurso gráfico significa?
- Com que finalidade é oferecido esse recurso?
Ampliar o vocabulário
11 O que é uma enciclopédia?
12 Qual é a diferença entre um verbete de enciclopédia e um verbete de dicionário?
Para ler em casa
Convide uma ou mais pessoas de sua casa para dividir a leitura do verbete Folclore. Depois, conversem sobre as informações do texto. Conte o que você descobriu sobre o gênero verbete de enciclopédia.
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Estudo da língua
Variedades linguísticas
1 Leia a tirinha do quadrinista Antônio Cedraz.
- Que elementos da tirinha dão pistas de que a história se passa no sertão nordestino?
- Como a personagem chama a mãe no primeiro quadrinho?
- E você, que palavra usa para chamar sua mãe?
2 Observe o segundo quadrinho da tirinha.
- Nele, a personagem usa uma linguagem:
formal.
informal. - Justifique sua escolha.
Variedades linguísticas são as diferentes maneiras como diferentes grupos usam a mesma língua.
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3 Agora leia uma tirinha criada por Ziraldo.
a) Releia o primeiro quadrinho.
- O que significa a expressão "dando o maior mole", nessa situação?
b) Identifique a outra gíria que aparece nesse quadrinho.
c) Qual é o sentido dessa gíria?
d) No terceiro quadrinho, também aparece uma expressão de gíria.
- Qual é essa expressão e que sentido ela tem no contexto da tirinha?
Gírias são palavras ou expressões usadas principalmente na linguagem informal de crianças e jovens. Trata-se de uma maneira própria de falar desses grupos, que pode se espalhar e se tornar comum a outros grupos de falantes.
Que curioso!
Há canções brasileiras que apresentam variações linguísticas urbanas e rurais. Que tal você ouvir, com o professor e os colegas, duas dessas canções e perceber as diferentes maneiras de falar que aparecem nelas?
- Saudosa maloca, do compositor paulista Adoniran Barbosa.
- Cuitelinho, de origem folclórica da Região Sudeste do Brasil e que recebeu contribuições do compositor Paulo Vanzolini.
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Produção escrita
Verbete de enciclopédia
Você e seus colegas vão produzir verbetes de enciclopédia sobre o folclore, com texto e ilustração. No final, os verbetes serão organizados na forma de livro, que ficará exposto na classe e, depois, poderá ir para a biblioteca. O título do livro será Pequena enciclopédia do folclore.
Planejamento
1 Ouvir as instruções e criar padrões.
-
O professor organizará a turma em grupos conforme a divisão a seguir.
Grupo 1 Adivinhas, provérbios e cantigas
Grupo 2 Brincadeiras e jogos
Grupo 3 Culinária
Grupo 4 Danças e festas populares
Grupo 5 Lendas e parlendas
- Os grupos vão ouvir as explicações do professor de como cada estudante fará seu verbete: pesquisar um dos assuntos do seu grupo; produzir o texto; ilustrá-lo.
- Com a ajuda do professor, você e os colegas definirão padrões para todos os verbetes do seu grupo. Destaquem o título de cada verbete, bem como os títulos das partes para a estrutura do verbete (os nomes das partes podem ser: Definição, Origem, Detalhamento, Curiosidades etc.).
2 Estabelecer os procedimentos para a pesquisa.
- O professor vai sugerir algum material de pesquisa e estabelecer, com vocês, os procedimentos para a pesquisa.
- Visitem uma biblioteca para consultar livros sobre folclore. Façam pesquisas em enciclopédias digitais, em revistas e jornais impressos.
- Observem as imagens que acompanham as informações, para terem referências de como ilustrar os verbetes que vocês vão elaborar.
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Escrita
3 Escrever com as próprias palavras.
- O grupo definirá qual verbete cada participante deverá elaborar.
- Ao pesquisar, cada um vai anotar as informações que comporão seu verbete.
- Mostrem o material coletado para o professor e conversem com ele se vocês estão realizando uma boa pesquisa.
- Não copiem trechos dos textos pesquisados. Escrevam as informações com as próprias palavras, em uma linguagem adequada a um texto informativo.
Importante! Observem e registrem os dados de todas as fontes que consultarem, pois deverão listá-las no final de cada verbete: nome da enciclopédia; local, editora e ano de publicação; número do volume e das páginas consultadas.
Se for uma enciclopédia digital, registrem o endereço do link e a data de acesso.
Avaliação e reescrita
4 Trocar as produções com um colega.
- Troque o seu caderno com o de um colega de grupo. Ele vai ler seu verbete e sugerir alterações para melhorá-lo.
- Você vai fazer a mesma coisa com o texto dele.
- Retome seu trabalho e leia atentamente o que o seu colega anotou. Faça a primeira revisão alterando o que considerar pertinente, com a ajuda do professor.
5 Avaliar o próprio texto.
- Use as questões a seguir como um roteiro para avaliação de seu texto.
Avaliação da produção escrita | Sim | Não |
O texto está organizado em parágrafos? | ||
As letras maiúsculas foram usadas de forma adequada? | ||
Os substantivos simples e compostos foram escritos corretamente, usando o hífen quando necessário? | ||
As palavras foram acentuadas corretamente? | ||
A pontuação está adequada? | ||
As partes que compõem o texto apresentam os títulos propostos? | ||
A linguagem utilizada é adequada ao texto informativo? | ||
As fontes utilizadas foram indicadas corretamente? |
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6 Reescrever com as orientações do professor.
- O professor vai corrigir o seu texto e indicar onde você pode melhorar.
- Passe-o a limpo, reescrevendo o que for necessário considerando a sua tabela de avaliação e a correção do professor.
- Caso tenha alguma dúvida, peça esclarecimento ao professor e verifique se há outros ajustes a fazer.
- Faça um desenho bem bonito para ilustrar seu verbete.
Apresentação e socialização
7 Apresentar os trabalhos.
- Todos vão treinar em casa a leitura de seu verbete para apresentá-lo em sala de aula.
- Cada um vai ler para a turma sua produção. Depois, vai ouvir o trabalho dos colegas.
- Para que todos possam conhecer as ilustrações, o professor vai ajudá-los a expor os trabalhos no mural da sala.
8 Montar o livro de verbetes da turma.
- Organizem as folhas de seu grupo com os verbetes em ordem alfabética.
- Confeccionem uma folha de abertura para os assuntos de seu grupo.
- A sequência da montagem do livro deverá seguir a ordem dos assuntos.
- Com um pedaço de cartolina, providenciem a capa, que deve conter o nome da obra, a identificação da turma, o nome do colégio e o ano em que o livro foi produzido.
- Elaborem a folha de rosto com os mesmos dados da capa e o nome de todos os estudantes que produziram a obra.
- O professor perfurará as páginas para passar uma fita e amarrar o livro.
9 Compartilhar o livro.
- O professor deixará o livro exposto na sala de aula.
- Convidem os colegas de outras turmas para prestigiar o trabalho de vocês.
- Depois, o livro ficará disponível na biblioteca para consulta de toda a comunidade escolar. Afinal, as enciclopédias existem para ser consultadas!
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Produção oral
Entrevista e simulação de situação de entrevista
Você costuma assistir a entrevistas na televisão? Que tipo de entrevista você considera mais interessante?
Após ler um texto para obter algumas informações, você vai entrevistar uma pessoa. Depois vai ensaiar com um colega as respostas para se apresentarem para a turma!
Preparação
■ Ouça atentamente a leitura que o professor vai fazer. Acompanhe o ritmo e a entonação, observando que isso se altera de acordo com a pontuação do texto.
Contra as bruxas, a irreverência do Saci
Cresce no Brasil a resistência do garoto sapeca contra o Halloween
"Raloim? Só se for com carne-seca!" Garfo e faca nas mãos, guardanapo no pescoço e cachimbo na mesa, o Saci-Pererê solta essa irreverência e se prepara para traçar uma abóbora com furos ao feitio de olhos, nariz e boca, figurado numa camiseta da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). A frase e o desenho [...] resumem a contenda que o moleque mais popular do Brasil trava com as bruxas do Halloween, que desembarcaram no país nos anos 1960. Quando chega outubro, adeptos da lenda brasileira disputam o dia 31 com os da festa importada. Para uns, é Dia do Saci; para outros, Dia das Bruxas, como nos Estados Unidos.
Um dos mais vigorosos mitos do Brasil rural, onde surgiu há mais de dois séculos, o Saci vem arrebatando a data cada vez em mais municípios [...]. Os primeiros a festejar a data, em 2003, foram os moradores de São Luiz do Paraitinga, no vale do Paraíba, onde foi criada a Sosaci. Uma das vitórias da associação, em seis anos de divulgação da lenda, é a difusão do dia pelo país. [...] O 31 de outubro também é consagrado a ele em Vitória (ES), Fortaleza (CE) e na mineira Uberaba.
[...]
Francisco Luiz Noel. Problemas Brasileiros, São Paulo, n. 395, 2009. (Fragmento).
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1 Qual é o tema do texto?
2 Assinale as afirmações corretas.
- Na frase, a palavra Halloween foi escrita como se fala aqui no Brasil: "Raloim". Isso é uma crítica à influência estrangeira em nossa cultura.
- A carne-seca é um prato típico brasileiro, o que reforça a intenção de valorizar nossa cultura.
- O Saci prepara-se para comer a abóbora porque é um de seus pratos preferidos.
Planejamento
3 Escolher o entrevistado.
- Escolha um adulto de sua convivência (família, amigos, vizinhos) para entrevistar.
- Combine um dia e um lugar para realizar a atividade.
A entrevista é uma interação geralmente entre duas pessoas e deve conter estas partes: título; introdução (apresentação do assunto e do entrevistado); perguntas (feitas pelo entrevistador); respostas (dadas pelo entrevistado).
4 Elaborar um roteiro.
-
Escreva perguntas que você vai fazer no dia da entrevista. Algumas sugestões:
- Você conhece alguma história do Saci-Pererê? Qual?
- O que você acha de criar o Dia do Saci?
- Que outras personagens do nosso folclore você conhece?
- Você saberia contar uma história com uma dessas personagens?
- Mostre ao professor o seu roteiro e faça as alterações sugeridas.
- Releia as perguntas algumas vezes, melhorando a oralidade, a postura e outros aspectos que forem apontados pelo professor.
- Com um colega, treine a sua entrevista simulando que ele é o entrevistado. Na vez dele, fique atento e observe se há algo a ser melhorado.
Vamos entrevistar
5 Fazer a entrevista.
- Faça, pausadamente, as perguntas do seu roteiro e ouça com atenção as respostas. Se necessário, faça outras para complementar ou especificar algo.
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- Grave a conversa para não esquecer nenhum detalhe importante quando for apresentar a entrevista para a turma na escola.
- No final, não deixe de agradecer ao entrevistado pela participação.
Apresentação
6 Escolher uma entrevista e fazer a simulação.
- Em dupla, contem um ao outro como foi a entrevista de vocês.
- Selecionem uma delas para fazer uma simulação em sala de aula.
- Escolham quem será o entrevistador e quem será o entrevistado. Ensaiem várias vezes antes da apresentação.
- No dia combinado, o entrevistador começará dizendo qual é o assunto da entrevista. Em seguida, passará à apresentação do entrevistado.
- Vocês poderão trazer algumas anotações para ajudar na fala, mas sem ler.
Avaliação
7 Avaliar a entrevista.
- Preencha a tabela com duas partes para refletir como foi sua entrevista e como foi sua participação na simulação da entrevista para a turma.
Avaliação da entrevista | Sim | Não |
O assunto da entrevista foi interessante? | ||
As perguntas elaboradas conseguiram explorar o assunto? | ||
A linguagem estava adequada ao contexto da entrevista? | ||
O entrevistado tinha histórias interessantes para contar? |
Avaliação da simulação da entrevista | Sim | Não |
A simulação da entrevista da sua dupla foi interessante e conseguiu prender a atenção da turma? | ||
Você e seu colega desempenharam bem o papel de entrevistador ou de entrevistado? |
Para ler em casa
Leia o texto Contra as bruxas, a irreverência do Saci para seus familiares ou responsáveis. Você pode dividir com eles a leitura. Depois, conversem sobre o texto e ouça a opinião deles sobre a divulgação da lenda do Saci no Brasil.
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Você leu nesta unidade o texto Contra as bruxas, a irreverência do Saci.
- Consulte no dicionário o significado da palavra irreverência.
- Depois explique com suas palavras o sentido dela no título do texto.
2 Reescreva a frase substituindo as palavras destacadas por sinônimos do quadro a seguir.
"Um dos mais vigorosos mitos do Brasil rural, onde surgiu há mais de dois séculos, o Saci vem arrebatando a data cada vez em mais municípios."
fortes
apareceu
do campo
3 Crie uma frase com cada substantivo composto. Se quiser, ilustre suas frases.
- guarda-chuva
- arco-íris
- bicho-da-seda
- girassol
4 Reescreva a frase substituindo o termo destacado por uma das palavras do quadro.
A carne do pirarucu é bastante apreciada e usada em pratos típicos da região amazônica.
antigos
modernos
inovadores
tradicionais
5 Leia o boxe "Que curioso!" para conhecer sobre o maracatu.
- Copie no caderno os substantivos próprios desse boxe.
- Escreva o nome de outras danças populares que você conheça.
Que curioso!
O maracatu é uma dança que surgiu no estado de Pernambuco, no início do século XVIII. Mistura as culturas portuguesa, africana e indígena. As apresentações acontecem o ano inteiro, sobretudo nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata.
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Projeto em equipe
Gincana do Folclore
O que fazer
Vocês vão usar a imaginação e mostrar seus conhecimentos sobre o folclore organizando uma gincana. Uma gincana é uma competição com uma série de provas que valem pontos. Quem será o vencedor? A equipe que tiver mais pontos!
Como fazer
O professor vai organizar a turma em equipes. Cada equipe terá quatro membros.
Na Gincana do Folclore, vocês participarão de três Desafios: Liga-liga Provérbios, Bingo das Cantigas e Jogo da Memória de Danças e Festas. Para cada Desafio, haverá uma Prova Individual (um dos integrantes da equipe) e uma Prova Coletiva (todos os integrantes da equipe). É só seguir as dicas do professor e boa diversão!
DESAFIO 1 | LIGA-LIGA PROVÉRBIOS |
Individual |
|
Coletiva |
|
Domínio público.
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DESAFIO 2 | BINGO DAS CANTIGAS |
Individual |
|
Coletiva |
|
1. Sapo- ? | |
2. Samba ? | |
3. Ciranda, ? | |
4. A ? virou | |
5. Capelinha ? | |
6. Cai, cai, ? | |
7. Peixe ? | |
8. Meu limão, meu ? | |
9. Fui no ? | |
10. Pirulito que ? | |
11. Pombinha ? | |
12. A ? diz que tem | |
13. O ? e a rosa | |
14. Se essa ? fosse minha | |
15. A ? do vizinho | |
16. ? de Jesus | |
17. Marinheiro ? | |
18. Quem me ensinou a ? |
Cantigas escolhidas | BINGO DAS CANTIGAS | |
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DESAFIO 3 | JOGO DA MEMÓRIA DE FESTAS E DANÇAS |
Individual (Cada integrante vai elaborar pelo menos um par de fichas.) |
|
Coletiva (Todos os integrantes da equipe vão planejar, escrever e avaliar o folheto com as regras.) |
|
Apresentação de
Apresentação de
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O que avaliar
Avaliação da escrita das regras do seu jogo | Sim | Não |
Vocês escreveram o nome do jogo e os objetivos dele? | ||
Explicaram quais e como são os materiais necessários para jogar? | ||
Determinaram a quantidade mínima e máxima de participantes? | ||
Explicaram de forma clara e objetiva cada etapa? | ||
Seguiram uma sequência coerente ao descrever as etapas? | ||
Evitaram repetição de palavras, facilitando a compreensão das regras? | ||
Utilizaram uma linguagem simples e direta, com verbos que indicam uma "ordem"? | ||
Deixaram claro como se pontua e quem vence o jogo? |
Quem vencerá a Gincana do Folclore?
Desafio 1
- Prova individual: o integrante que ligar os provérbios corretamente e em menor tempo.
- Prova coletiva: a equipe que acertar todos os provérbios em menos tempo e que realizar a leitura dos provérbios de forma satisfatória.
Desafio 2
- Prova individual: o integrante que escrever corretamente os nomes das cantigas escolhidas para o bingo e que preencher primeiro toda a cartela de acordo com os nomes sorteados pelo professor.
- Prova coletiva: a equipe que escrever corretamente a letra de uma cantiga e que cantar com desenvoltura, sem tropeçar e sem ter desencontro de vozes.
Desafio 3
- Prova individual: o integrante que apresentar ilustrações representando adequadamente as festas/danças escolhidas e que finalizar a confecção do jogo de forma satisfatória.
- Prova coletiva: a equipe que apresentar as regras mais claras e mais objetivas.
Desafios 1, 2 e 3
- Vencerá a gincana a equipe que somar mais pontos nas provas individuais e coletivas de todos os Desafios.
Agora que acabou a Gincana do Folclore, que tal conhecer o jogo dos colegas? As equipes trocam entre si os jogos. Com a orientação do professor, cada equipe vai ler as regras e começar um jogo.
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Avaliação em processo
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
As garrafas de ouro
Conta a lenda que, em várias cidades do Centro-Oeste, principalmente no Estado de Goiás, sempre que vai ser demolido um casarão antigo, surgem muitos curiosos garimpando os escombros em busca de garrafas cheias de ouro.
Isso porque na época dos antigos, há muitos e muitos anos, na era de ouro do garimpo no Brasil, quando as cidades da região goiana ainda viviam na glória da mineração aurífera, para esconder parte do ouro encontrado nas minas, fugindo dos altos impostos reais, chamados Quinto, escondia-se muito ouro em garrafas feitas de barro.
Essas garrafas eram escondidas nas paredes das casas, sob o assoalho, dentro dos fogões a lenha, debaixo de grandes pedras no cerrado, e até mesmo dentro de uma árvore chamada jatobazeiro; fazia-se um largo furo no tronco da árvore do jatobá e colocava-se a garrafa dentro, a seiva abundante da cicatrização cobria a garrafa e a fechava no interior do tronco, criando-se uma espécie de cofre natural. O local era marcado pelo dono do ouro e apenas ele sabia o local exato do tal feito. Há muitos causos na região de pessoas que acharam as tais garrafas de ouro em escombros de demolições de velhos casarões...
Por isso, quando uma pessoa enriquece de repente por essas bandas, sem nenhuma explicação, dizem que ela achou as garrafas de ouro. Porém nem tudo é bom nessa história...
Conta a lenda que quem achar tal garrafa dessas, cheia de ouro, não deverá nunca utilizar todo o ouro encontrado na garrafa; diz a boca popular que tudo o que se adquirir com o ouro da garrafa lhe será retirado em dobro, pois só será abençoado quem usar apenas a terça parte do ouro encontrado, o restante deverá ser doado para pessoas carentes ou para obras de caridade. Essa lenda ainda é muito viva por essas bandas... [...]
Ainda há aqueles esperançosos de encontrar fortuna fácil, quando andam pelos campos, olham por baixo das pedras, na intenção de achar alguma garrafa de ouro. E quando ocorre de ter de demolir algum desses casarões antigos, lá estão eles, fuçando e revirando os escombros em busca do sonho dourado; ainda há relatos de que muitas pessoas enriqueceram encontrando tais garrafas. Entretanto, há também os que afirmam que muitos ficaram na miséria, por não terem seguido as recomendações de doação... Assim reza a lenda!
Angelita Faleiro. Desbravando o nosso folclore. São Paulo: Biblioteca 24 × 7, 2010. (Fragmento adaptado).
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■ Leia, em silêncio, o texto todo da página anterior. Depois, faça as atividades com base no texto lido, que se refere a uma lenda muito viva no nosso país.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 3. Depois, responda no caderno às questões de 4 a 8.
1 Quando os fatos ocorreram e em que lugar do país?
A Há poucos anos, na era de ouro do garimpo no Centro-Oeste.
B Há muitos e muitos anos, em várias cidades do Centro-Oeste e Norte.
C Há muitos e muitos anos, na era de ouro do garimpo no Centro-Oeste.
2 Os garimpeiros escondiam o ouro em garrafas na época da mineração aurífera (do ouro):
A porque não queriam pagar o Quinto, um alto imposto cobrado pelo rei.
B porque pagavam o Quinto, mas não concordavam em pagar outros impostos.
C porque gostariam de economizar o Quinto para presentear o rei.
3 Como, ainda hoje, as pessoas buscam garrafas de ouro?
A Elas garimpam os escombros de casarões que não serão demolidos.
B Elas procuram em edifícios novos que acabaram de ser construídos.
C Elas garimpam em velhos casarões que serão demolidos.
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4 O que uma pessoa deverá fazer ao achar uma garrafa de ouro?
5 A lenda diz que muitas pessoas que enriqueceram acabaram na miséria. Por que isso poderia ter acontecido?
6 Releia o trecho.
"Essas garrafas eram escondidas nas paredes das casas, sob o assoalho, dentro dos fogões a lenha, debaixo de grandes pedras no cerrado, e até mesmo dentro de uma árvore chamada jatobazeiro."
- Nesse contexto é possível trocar sob por debaixo sem alterar o sentido?
- É possível trocar sob por sobre sem alterar a informação apresentada?
7 Nas palavras retiradas do texto, estão faltando uma ou duas letras. Copie essas palavras substituindo ? por r, rr, s, ss.
mi ? éria
ga ? afa
ca ? ente
pe ? oas
ce ? ado
ca ? idade
e ? as
ca ? arão
8 Observe, no quadro, algumas palavras retiradas do texto. Copie essas palavras substituindo ? por lh, nh ou ch.
ve ? os
so ? o
? eia
- Agora, encontre no texto duas palavras com cada dígrafo: lh, nh, ch.
■ Depois de ler o texto As garrafas de ouro, imagine que você encontrou uma garrafa de ouro em um velho casarão. Invente uma história contando o que você faria pela sua cidade, pelo seu país e pelo seu planeta.
- Escrita: elabore um rascunho com base nas orientações do professor.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.