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UNIDADE 7 Mentiras e fantasias
É muito bom ter imaginação, criatividade, deixar a fantasia à solta... Muitas histórias e poemas foram criados dessa maneira. Mas mentir, usar a criatividade com a intenção de enganar outras pessoas não é nada bom. Você sabe a diferença entre uma fantasia e uma mentira?
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- Você já imaginou que estava no espaço ou em algum lugar a que nunca foi?
- Gosta de inventar histórias e contá-las para seus amigos?
- Já contou uma mentira? Por quê?
Desafio
Observe as cenas na página anterior. Indique o número de cada cena nos respectivos quadrinhos.
- As crianças das cenas e parecem estar em uma situação em que alguém está mentindo.
- A personagem da cena gostava de mentir, mas depois entendeu que isso não é legal.
- A fantasia e a invenção fazem parte do mundo das brincadeiras. As crianças das cenas e parecem estar brincando.
Agora veja isto: as palavras destacadas foram escritas ao contrário! Escreva-as corretamente e descubra o que diz a frase do poeta Mario Quintana.
A ARITNEM É UMA EDADREV QUE SE UECEUQSE DE ACONTECER.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um trecho de Pinóquio, um conhecido conto de fadas. Nesse trecho, o boneco de madeira havia acabado de ser enganado por dois falsos amigos quando o Grilo-Falante aparece.
- Você conhece a história do Pinóquio? Se conhece, fale um pouco sobre ela.
- Imagine uma situação em que alguém foi alertado sobre más companhias, mas não deu atenção ao alerta. Você já viu isso acontecer?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura em voz alta feita pelo professor e, assim que ele der uma pausa, repita com a turma o trecho ou o parágrafo lido.
- Sublinhe as palavras que você não conhece ou quando não tem certeza do que significam, para conversar com a turma sobre o sentido delas na história.
- Na relação do Pinóquio com o Grilo-Falante, observe se o boneco de madeira presta atenção no que o grilo diz.
Pinóquio
[...]
— Eu bem que o avisei sobre as más companhias! — disse o Grilo-Falante, aparecendo na neve.
Mas Pinóquio o enxotou, com raiva, pouco antes de cair desmaiado na neve, de fome e frio, e não se lembrar de mais nada.
Quando ele acordou, viu que estava na sua própria cama, com a boa fada Turquesa e o Grilo-Falante, atarefados em cuidar dele.
— O que foi que aconteceu? — perguntou Pinóquio.
— Você foi um boneco muito mau — disse a fada. — Foi tolo e desobediente, e entristeceu todo mundo, a mim, ao seu pai Gepeto e até ao Grilo-Falante, que não conseguiu fazê-lo criar juízo!
— Eu não fui mau, não! — gritou Pinóquio. — É mentira deste grilo implicante! Eu fui um boneco muito bom!
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E de repente Pinóquio viu que o seu pequeno nariz de madeira crescia, se esticava, se espichava, até parecer um galho de árvore!
— Que horror! O que está acontecendo comigo?— gritou o boneco, assustado.
— O seu nariz cresceu, porque você mentiu! Sempre que você mentir, o seu nariz vai crescer! — explicou a fada.
Pinóquio começou a chorar:
— Não faço mais, não minto mais! — prometeu ele.
— Está certo — disse a fada —, vou tentar acreditar em você. E vou lhe dar mais uma oportunidade de provar o que está dizendo. Você terá de sair à procura de seu pai Gepeto, que se perdeu no mar, quando, há dois dias, assustado com o seu sumiço, saiu desesperado à sua procura, numa canoa.
[...]
Collodi. Pinóquio: as mais lindas histórias infantis contadas por Tatiana Belinky. São Paulo: Martins Fontes, 2015. (Fragmento).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia em voz alta o trecho do texto Pinóquio.
"— O que foi que aconteceu!? — perguntou Pinóquio.
— Você foi um boneco muito mau — disse a fada. — Foi tolo e desobediente, e entristeceu todo mundo, a mim, ao seu pai Gepeto e até ao Grilo-Falante, que não conseguiu fazê-lo criar juízo!
— Eu não fui mau, não! — gritou Pinóquio.— É mentira deste grilo implicante(!) Eu fui um boneco muito bom!"
- Marque as palavras que você considera mais difíceis de ler. Depois, releia as palavras que você marcou, para aprimorar sua leitura.
2 Com dois colegas, marque os pontos de interrogação e de exclamação do trecho da atividade anterior, para treinar a entonação da frase interrogativa e das frases exclamativas.
- Ensaiem a leitura desse diálogo, dividindo entre vocês os trechos do narrador e as falas do Pinóquio e da fada.
- Apresentem a leitura ao professor e ouçam o que ele tem a dizer.
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3 Pratique a leitura com as frases a seguir. Inspire naturalmente antes de começar e leia em voz alta cada frase até o final.
- A fada falou com Pinóquio.
- A fada falou com Pinóquio sobre o sumiço de Gepeto.
- A fada falou com Pinóquio sobre o sumiço de Gepeto, que se perdeu.
- A fada falou com Pinóquio sobre o sumiço de Gepeto, que se perdeu no mar.
- A fada falou com Pinóquio sobre o sumiço de Gepeto, que se perdeu no mar em uma canoa.
- A fada falou com Pinóquio sobre o sumiço de Gepeto, que se perdeu no mar em uma canoa há dois dias.
- Leia para um colega em ritmo normal. Em seguida, leia lentamente e, depois, o mais rápido que puder. Por fim, faça a leitura para o professor no ritmo adequado.
Compreender o texto
4 Você leu um trecho de um conto de fadas.
- Quem é a personagem principal dessa história?
- No início do trecho lido, o que tinha acabado de acontecer com essa personagem?
- O que aconteceu com a personagem poderia ter sido evitado. Por quê?
- Que outras personagens aparecem ou são mencionadas nesse trecho da história?
5 Assinale a alternativa correta. Pinóquio era um boneco feito de:
- pano.
- ferro.
- madeira.
Contos de fadas são histórias repletas de encantamento e magia, nas quais a realidade e a fantasia se misturam, podendo, ainda, trazer algum ensinamento. Reis e rainhas, príncipes e princesas, fadas e bruxas, animais falantes, dragões, gnomos e elfos costumam fazer parte dessas histórias fantásticas.
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6 No trecho que você leu, Pinóquio acorda sem se lembrar de nada.
- O que a fada responde quando ele pergunta o que aconteceu? Assinale a alternativa correta.
Que ele havia sido um boneco muito bom e por isso estava descansando.
Que ele havia sido um boneco muito mau, tolo, desobediente e tinha entristecido a todos.
Que ele era um boneco muito esperto e que sabia diferenciar as boas das más companhias.
7 Numere os trechos a seguir de acordo com a ordem dos acontecimentos no texto.
Pinóquio, com raiva, enxotou o Grilo e caiu desmaiado na neve, de fome e frio, sem se lembrar de nada.
Pinóquio perguntou o que aconteceu.
O Grilo-Falante disse a Pinóquio que o avisou sobre más companhias.
Pinóquio acordou e viu que estava em sua cama, sendo cuidado pela boa fada Turquesa e pelo Grilo-Falante.
A fada respondeu que o nariz dele cresceu porque ele mentiu, alertando-o de que sempre que mentisse o nariz cresceria mais ainda.
A fada pediu que provasse o que estava dizendo, indo à procura do pai, Gepeto, que havia se perdido no mar à procura de Pinóquio.
A fada respondeu que ele foi um boneco muito mau, entristecendo a todos.
O nariz do Pinóquio começou a crescer e ele ficou horrorizado e assustado com o que estava acontecendo.
Pinóquio quis saber por que o nariz dele cresceu.
Pinóquio respondeu que não foi mau e que aquilo era mentira do Grilo.
Pinóquio começou a chorar e prometeu que não mentiria mais.
8 Na sua opinião, por que Pinóquio não acatou o conselho do Grilo-Falante sobre más companhias?
9 Essa história traz um ensinamento? Qual?
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10 Pense em outros contos de fadas que você conhece.
- Listem três deles.
- Compare sua lista com a de um colega e converse com ele se há algum ensinamento nos contos que vocês listaram.
Ampliar o vocabulário
11 Identifique no quadro abaixo as palavras que definem Pinóquio no trecho da história que você leu.
mentiroso
verdadeiro
sincero
teimoso
desobediente
bom
honesto
tolo
esperto
mau
12 Reescreva as expressões substituindo as palavras em destaque por outras com sentido contrário. Veja o exemplo.
más companhias — boas companhias
- Boneco muito mau.
- Pequeno nariz de madeira.
- Entristeceu todas as pessoas.
13 A fada, em certo momento, disse a Pinóquio que o Grilo-Falante não conseguiu fazê-lo "criar juízo".
- Na sua opinião, o que ela quis dizer com a expressão "criar juízo"?
Troque ideias com os colegas.
Para ler em casa
Certamente algum familiar seu conhece a história do Pinóquio. Converse com essa pessoa a respeito da história, falando sobre as principais características do boneco de madeira e sobre o que acontece com o nariz dele quando começa a mentir.
Depois, façam uma leitura em conjunto do diálogo entre o Pinóquio, o Grilo-Falante e a fada.
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Estudo da língua
Pronomes pessoais
1 Releia esta fala de Pinóquio.
"— Eu não fui mau, não! — gritou Pinóquio. — É mentira deste grilo implicante! Eu fui um boneco muito bom!"
- Nessa fala, a palavra eu refere-se ao
nome Grilo-Falante.
nome Pinóquio.
- As palavras empréstimo, dramático e trapaça têm uma sílaba com a letra r depois de uma consoante.
- Circule no trecho duas palavras escritas do mesmo modo.
2 Agora leia esta tira de Fernando Gonsales.
- Dá para saber por que a cobra está reclamando nos dois primeiros quadrinhos? Justifique sua resposta.
- A quem se refere a palavra ele no último quadrinho?
190
Em uma situação de comunicação, há três pessoas do discurso:
- 1a pessoa: quem fala;
- 2a pessoa: com quem se fala;
- 3a pessoa: de quem ou sobre o que se fala.
As palavras que se referem a essas pessoas são os pronomes pessoais.
Pronomes pessoais retos | ||
---|---|---|
Singular | Plural | |
1a pessoa | eu | nós |
2a pessoa | tu | vós |
3a pessoa | ele, ela | eles, elas |
3 Leia o diálogo entre avó e neta e observe as palavras destacadas.
- A quem se refere o pronome em destaque no primeiro quadro?
- A que se refere o pronome em destaque no último quadro?
- Na sua opinião, por que foi utilizado um pronome no último quadro?
Pronomes pessoais oblíquos | ||
---|---|---|
Singular | Plural | |
1a pessoa | me, mim, comigo | nos, conosco |
2a pessoa | te, ti, contigo | vos, convosco |
3a pessoa | o, a, lhe, se, si, consigo | os, as, lhes, se, si, consigo |
191
4 Releia esta fala da história de Pinóquio.
"— Você foi um boneco muito mau — disse a fada. — Foi tolo e desobediente, e entristeceu todo mundo, a mim, ao seu pai Gepeto e até ao Grilo-Falante, que não conseguiu fazê-lo criar juízo!"
- A quem se referem os pronomes em destaque?
-
Como ficaria o segundo pronome se Pinóquio fosse uma personagem feminina?
5 Substitua por pronomes pessoais as expressões destacadas.
- Grilo e Pinóquio não se entendiam.
- As pessoas da vila ficaram com pena de Gepeto quando o viram entrar na canoa.
- Eu e a fada não acreditamos em Pinóquio.
- O Grilo-Falante não conseguiu fazer Pinóquio se afastar das más companhias.
- O menino vai procurar seu pai, Gepeto.
6 Leia e reescreva as frases, substituindo os termos em destaque pelos pronomes do quadro.
o
a
la
los
lo
- Nós queríamos ver a fada usando sua varinha mágica.
- Eles precisavam encontrar os amigos.
192
Pronomes possessivos
1 Releia estes trechos da história de Pinóquio.
1 "Quando ele acordou, viu que estava na sua própria cama, com a boa fada Turquesa e o Grilo-Falante, atarefados em cuidar dele."
2 "E de repente Pinóquio viu que o seu pequeno nariz de madeira crescia, se esticava, se espichava, até parecer um galho de árvore!"
- De quem é a cama de que o texto fala?
- De quem é o pequeno nariz?
- Que palavras indicam isso nos dois casos?
- O que essas palavras indicam?
- Agora conclua e complete a afirmação.
Palavras que indicam posse em relação às pessoas gramaticais são chamadas de pronomes
f) Nos quadros abaixo, todas as palavras têm dígrafo, mas há uma intrusa em cada um. Descubra e justifique sua resposta.
Turquesa Pinóquio galho
quando chorar pequeno
2 Complete o quadro a seguir com as pessoas gramaticais correspondentes aos pronomes possessivos.
Pronomes possessivos | ||
---|---|---|
Singular | Plural | |
meu, minha, meus, minhas | nosso, nossa, nossos, nossas | |
teu, tua, teus, tuas | vosso, vossa, vossos, vossas | |
seu, sua, seus, suas | seu, sua, seus, suas |
193
Produção escrita
Diálogo com base em imagens
Você vai escrever um diálogo com base em uma das cenas apresentadas a seguir. Depois, você e os colegas poderão trocar os diálogos, praticá-los e até apresentá-los na sala de aula.
Preparação
■ Observe atentamente a imagem com duplas de personagens.
194
1 Em cada cena, são retratadas duas personagens.
a) O que você sabe dessas personagens?
b) O que elas têm em comum?
2 O que parece estar acontecendo nas cenas representadas?
3 Descreva os gestos e as expressões faciais das personagens. O que elas parecem sentir? Justifique sua resposta.
Planejamento
4 Escolha uma cena.
a) Observe novamente a ilustração da página 193 e escolha uma das cenas.
b) Você vai criar um diálogo com uma dupla de personagens.
5 Planeje o diálogo.
-
Primeiro, pense no que causou a conversa das personagens.
- O que aconteceu de importante para ter provocado o diálogo?
- O que as personagens estavam fazendo?
-
No diálogo, imagine que uma das personagens está dando conselhos à outra.
- Como é o ambiente em que elas estão?
- Sobre o que elas estão conversando?
-
Sendo um narrador-observador, considere os sentimentos de cada personagem.
- O que a personagem que está dando conselhos está sentindo?
- E a outra? O que aconteceu para ela precisar de conselhos?
-
Depois, pense em como esse diálogo vai terminar.
- Como ficaram as personagens?
195
Escrita
6 Escreva seu texto.
- Considerando o que você desenvolveu no Planejamento, procure criar um diálogo curto, com início, meio e fim.
- Elabore frases que façam sentido no contexto da imagem escolhida.
Avaliação e reescrita
7 Revise e passe a limpo seu texto.
- Leia sua produção antes de entregar ao professor.
- Depois, você receberá seu texto com indicações para aprimoramento.
- Preencha a tabela de avaliação abaixo.
Lembre-se:
- Use adequadamente os sinais de pontuação nos diálogos, como o travessão e os dois-pontos.
- Preste atenção na escrita das palavras.
- Empregue corretamente os pronomes pessoais (eu, ele, nós etc.) e os pronomes possessivos (meu, sua, nossas etc.).
Avaliação da escrita do diálogo | Sim | Não |
---|---|---|
O texto apresenta a conversa entre duas personagens? | ||
O diálogo tem início, meio e fim? | ||
O diálogo tem relação com a imagem escolhida? | ||
O travessão, os dois-pontos e os demais sinais de pontuação foram usados adequadamente? | ||
As palavras foram escritas corretamente? | ||
Os pronomes pessoais e possessivos foram empregados de modo adequado? |
- Com base nas orientações dadas pelo professor e seguindo a tabela de avaliação que você preencheu, faça as correções necessárias no seu texto.
Socialização
8 Faça a leitura dos diálogos dos colegas.
- Reúnam-se em duplas e troquem os diálogos.
- Escolham um diálogo para praticar sua leitura sem interrupções e com o ritmo adequado.
- Busquem decorar as falas e acrescentem gestos e expressões faciais relacionadas ao que se diz.
- No final, podem organizar uma leitura expressiva com os diálogos e apresentá-la aos demais colegas.
196
Oficina de criação
Poesia com disparate
Leitura
■ Leia estes dois poemas de Sérgio Capparelli. Faça uma primeira leitura em silêncio, depois participe da leitura que será feita em voz alta por toda a turma.
Sem futuro
Para mim, é um disparate
Fritar ovos num abacate.
Para mim, não tem futuro
Dormir de óculos escuros.
Para mim, não faz sentido
Plantar alface no ouvido.
Para mim, é uma besteira
Banhar elefante em banheira.
Para mim, é falta de fé
Regar a planta dos pés.
Para mim, é atrevimento
Comer mingau de cimento.
Sérgio Capparelli. Tigres no quintal. São Paulo: Global, 2008.
Eu juro que vi
Eu vi uma arara-vermelha
com pitangas nas orelhas.
Eu vi uma cobra jararaca
engolindo inteira uma jaca.
Eu vi uma onça-pintada
se coçando com a espingarda.
Eu vi o senhor Juvenal
comendo açúcar com sal.
Eu vi um dromedário
fazendo tricô no armário.
Eu vi no mar a baleia
dançando com a lua cheia.
Eu vi uma cabra braba
dizendo abracadabra.
Sérgio Capparelli. Tigres no quintal. São Paulo: Global, 2008.
197
Vamos explorar os textos
1 Releia estes versos do primeiro poema.
"Para mim, é um disparate Fritar ovos num abacate."
- Você sabe o que é um disparate? Procure no dicionário e anote os significados.
- Agora circule um disparate no segundo poema.
2 Há outras palavras que você não conhece nesses poemas? Escreva-as no caderno. Descubra o significado delas com a turma e o professor e anote.
3 Observe o som das palavras destes versos do segundo poema.
"Eu vi uma cabra braba dizendo abracadabra."
- i O que há de comum no som de cabra braba e abracadabra?
Poema é um texto organizado em versos. Cada linha do poema se chama verso, e um conjunto de versos é uma estrofe.
4 Complete as frases a seguir.
- O poema Sem futuro tem versos e estrofes.
- O poema Eu juro que vi tem versos e estrofes.
- Os dois poemas são compostos de estrofes com versos cada uma.
5 Nos dois poemas, as estrofes começam com as mesmas palavras.
- Quais palavras se repetem no início de cada poema?
- Na sua opinião, para que serve essa repetição?
198
6 Os poemas apresentam rimas. Complete a segunda coluna do quadro com as palavras que rimam com as da primeira coluna nos poemas.
A palavra... | rima com... | |
---|---|---|
Sem futuro | disparate | |
sentido | ||
atrevimento | ||
Eu juro que vi | jararaca | |
Juvenal | ||
baleia |
O poema pode apresentar rimas (a combinação do som final dos versos) e ritmo (a combinação da quantidade de sílabas de cada verso e a força com que são pronunciadas), de modo que a leitura tenha um som harmonioso.
7 Releia uma estrofe de cada poema.
"Para mim, é falta de fé Regar a planta dos pés."
"Eu vi no mar a baleia dançando com a lua cheia."
- Que parte do corpo é a "planta dos pés"?
- Qual é o disparate dos versos do primeiro poema? Justifique.
- As baleias são animais e a lua é um corpo celeste. É possível que uma baleia e a lua dancem?
- Como é possível explicar a afirmação feita nessa estrofe do segundo poema?
199
As palavras podem ser usadas no sentido literal, isto é, em seu significado próprio, exato. Exemplo: O ouro é um metal precioso.
Podem ser usadas no sentido figurado, isto é, com o significado diferente do significado habitual. Exemplo: Aquele menino tinha um coração de ouro.
O uso do sentido figurado é muito comum nos poemas.
Vamos escrever e desenhar
8 Crie alguns disparates.
- Agora é a sua vez! Em uma folha de papel, escreva um poema de quatro estrofes para dizer o que você viu. Leia esta estrofe como exemplo:
- Faça uma ilustração para seu poema.
Apresentação e avaliação
9 Avalie com o professor e finalize o texto.
- Antes de apresentar seu trabalho, leia-o e avalie:
Avaliação do poema | Sim | Não |
---|---|---|
O texto que você criou apresenta disparates? | ||
Esse poema tem rimas? | ||
Você elaborou seu texto em versos e estrofes? | ||
Todas as palavras foram escritas corretamente? | ||
Você usou palavras nos sentidos literal e figurado? |
- Após sua correção e os apontamentos do professor, passe o texto a limpo e junte a ilustração.
10 Apresente e afixe o poema.
- Combine com o professor o dia em que todos poderão ler seus poemas com os disparates mais "disparatados" e os desenhos mais divertidos.
- Afixe seu poema com a ilustração em um varal de poemas.
200
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um trecho de uma peça teatral em que as personagens chovem!
- Você já leu ou viu alguma peça de teatro? Já participou de uma encenação teatral?
Durante a leitura
- Participe da leitura compartilhada da peça teatral proposta pelo professor.
- Sublinhe as palavras que você desconhece e converse com a turma sobre o possível significado delas.
- Observe com atenção as indicações que aparecem entre parênteses.
Eu chovo, tu choves, ele chove...
"Personagens
Chuvisco (fantoche)
Pingo
Chuveiro
Tia Nuvem
Galinha-d'Angola
Sereia
Ova de Peixe
Príncipe Elefântico
Ovo Bonifácio (objeto)
Sol
Interpretadas por seis atores em revezamento
Pingo — personagem fixo
Chuveiro — mesmo ator que faz Tia Nuvem
Galinha — mesma atriz que faz a Sereia
Ova de Peixe — mesma atriz que faz o Chuvisco
Cenário
Uma confusão de guarda-chuvas, nas cores azul, verde, lilás. Servem de biombos, cortinas etc.
Surgem os atores, vestidos de trapos de plástico sobre malhas pretas. No início da peça, todos são pingos de chuva. Vão abrindo os guarda-chuvas, fazendo ruídos de pingos.
Os guarda-chuvas abertos simbolizam uma cortina de teatro que se abre, começando o espetáculo.
201
CIRANDA DO COMECINHO
(Cantada por todos. Música de "Ciranda-cirandinha", em ritmo lento.)
No caminho desta chuva... ploc!
muita história vai chover,
na ciranda-cirandinha... ploc!
tudo pode acontecer!
Quando eu chovo, ele chove,
quando chove, nós chovemos,
somos chuva, somos água,
pela nuvem choveremos!
O anel que tu me deste,
quando chove, se derrete,
o amor que tu me tinhas
era chuva de confete! (Jogam papel picado.)
Quando eu abro um guarda-chuva,
uma história vou chover,
quem quiser chover conosco
guarda-chuva deve ter!
Ploc! ploc! ploc! ploc!
(Por baixo de um guarda-chuva, surge o fantoche Chuvisco.)
ATORES — Chuvisco chegou! Psiu! Psiu! Ploc! Chuvisco chegando é pingo-respingo molhando!
ATOR — Bom dia, Chuvisco! Será que hoje vai chover?
CHUVISCO — Psiu! Fale baixo. Psiu! Ui! Ui!
ATRIZ — O que foi que aconteceu, Chuvisco? O que é isto?
CHUVISCO — Psiu! Ui! Ui! Ui! Ui! Ui... ai... ai! Ele está zangado! Psiu! Ele está zangadão!
TODOS — Quem? Hein? Quem? Hein? Quem?
CHUVISCO — O nosso Patrão! Está furioso! Calamidade! Calamidade!
ATRIZ — O que é calamidade, calamidade?
CHUVISCO —— (Tremendo) Não sei! Deve ser uma coisa horrível!
ATOR — Já sei! Droga! Ele não vai deixar a gente chover hoje! Droga! (Sai, zangado)
202
CHUVISCO — Acho que o nosso Patrão mandou dizer que hoje ninguém tem licença para chover!
TODOS — Ora! Ui! Ai! (Choram) Queremos chover! Queremos chover!
(Surge o Sol. É um dos atores, segurando uma máscara brilhante e dourada. O Sol é feito de laranja e amarelos vibrantes. Os pingos se encolhem, com medo de secar.)
SOL — Eu sou o Sol! Façam o favor de fechar o guarda-chuva. Hoje vai ser um lindo dia de sol! Um dia lindo de mim! Quer dizer: um lindo dia de sol... eu sou o Sol!
(O Sol vai tomando o meio do palco, reluzindo pouco a pouco, dizendo "Ploc! Ploc! Ploc!". Os pingos vão sumindo, fugindo de cena. O Sol, muito orgulhoso, toma ares de cantor de ópera, e começa a dançar e a cantar, com a mesma música de "ciranda-cirandinha".)
SOL
Ó ciranda-cirandinha
sou o Sol e vou solar
neste solo, vou solando,
na ciranda, cirandar!
Sou um sol de brincadeira
sol maior eu vou cantar
na ciranda-cirandeira
eu também quero brilhar!
O anel que tu me deste
no verão vira confete (Joga brilhos)
pois o sol é muito quente
e o verão tudo derrete!
(Empunhando um guarda-chuva transparente, com um pingo de acrílico pendurado numa das extremidades de uma haste, surge Pingo de Chuva, meio medroso, meio tímido. É um pingo diferente dos demais, uma espécie igual, mas destacada.)
PINGO — Ei! Senhor Sol!
SOL — O que é?
PINGO — O senhor poderia fazer o favor de ir embora, poderia?
SOL — Por quê? Quem é você?
PINGO — Eu sou o Pingo de Chuva. Eu preciso chover e, se fizer sol, eu não chovo... fico seco... sequinho... sabe?
SOL — Já que você pediu com tanto jeito, eu vou atender ao seu pedido... vou solar em outro lugar! (Música de "ciranda-cirandinha")
203
Sou um sol de brincadeira
sol maior eu vou cantar
mas se a chuva for de pingos
vou solar noutro lugar! (Sai)
PINGO — Obrigadinho, Senhor Sol! Até qualquer dia, hora ou lugar! (Surge Chuvisco, tremendo)
CHUVISCO — Pingo de Chuva! O nosso Patr...rrrrrrrrr... Patrão está chegando! Ele não quer deixar a gente chover, hoje! Quem sabe, você, que é jeitoso, consegue a licença pra gente chover, hein?
PINGO — Eu?
CHUVISCO — Você conseguiu fazer o Sol ir embora, não conseguiu?
PINGO — Mas o Sol não é o nosso Patrão!
CHUVISCO — Lá vem ele... ui... ui... peça a ele, sim?
PINGO — Ele está danado, hoje?
CHUVISCO — Nosso Patrão Chuveiro está elétrico! Está danado, zangado e chato! Está trrrrrr... trovejante! Vou embora! Tchau! (Sai)
(Surge um cartaz (1) onde se lê: tempo instável.)
[...]
Sylvia Orthof. Eu chovo, tu choves, ele chove... Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. (Fragmento).
(1) Atenção para que os dizeres do cartaz sejam legíveis nas últimas fileiras da plateia. Essa observação vale para todos os outros cartazes que aparecem na peça.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 No texto Eu chovo, tu choves, ele chove..., aparece o termo ploc, uma onomatopeia, ou seja, a representação de um som.
- Que som essa onomatopeia indica na peça?
- Pronuncie-a em voz alta diversas vezes, produzindo sons mais fortes e mais fracos.
- Crie uma onomatopeia para representar o som de um temporal. Escreva-a e pronuncie-a em voz alta. Resposta pessoal.
204
2 Na peça teatral lida, há trechos em que as personagens cantam músicas, como a Ciranda-cirandinha, porém com outra letra. Como é essa música?
- Converse com os colegas sobre a letra original dessa música e cante-a em diferentes ritmos (mais rápido e mais lento).
3 A turma será dividida em dois grupos para preparar uma cantoria.
- Leia os versos da música de seu grupo três vezes, evitando longas pausas na leitura das palavras.
Grupo 1 | Grupo 2 |
"No caminho desta chuva... ploc! muita história vai chover, na ciranda-cirandinha... ploc! tudo pode acontecer! Quando eu chovo, ele chove, quando chove, nós chovemos, somos chuva, somos água, pela nuvem choveremos!" |
"Ó ciranda-cirandinha sou o Sol e vou solar neste solo, vou solando, na ciranda, cirandar! Sou um sol de brincadeira sol maior eu vou cantar na ciranda-cirandeira eu também quero brilhar!" |
- Cada grupo vai avaliar o desempenho do outro grupo, preenchendo a tabela de avaliação a seguir.
Avaliação da cantoria | Sim | Não |
---|---|---|
Todos os integrantes do grupo cantaram ao mesmo tempo? | ||
O grupo cantou sem interrupções e com ritmo adequado? | ||
As pausas foram feitas nos momentos certos? |
Compreender o texto
4 Converse com os colegas sobre o espaço e o cenário para a apresentação do texto teatral que vocês leram.
- Em que lugar vocês imaginam que se passa a história no começo do espetáculo?
- Como vocês acham que deve ser a iluminação desse espaço?
205
O texto dramático é escrito para ser encenado em uma peça teatral, por um ou mais atores. Pode ser organizado em partes (denominadas atos); quando não é dividida em partes, a peça é de um único ato.
O cenário é composto no espaço onde um espetáculo é apresentado, em local próprio para esse fim ou em um local improvisado (como rua, sala de aula). Fazem parte do cenário os efeitos de luz, os efeitos de música, os móveis, os objetos, as vestimentas (figurino), os acessórios das personagens.
5 Quantas e quais são as personagens da peça?
- Chuvisco e Ovo Bonifácio são atores?
- Quantos atores são necessários para encenar essa peça?
6 No início da peça, há uma lista com todas as personagens que fazem parte dela.
- Quais dessas personagens aparecem no trecho que você leu?
- Como você identificou essas personagens?
206
7 Assinale as informações corretas sobre a história.
Os pingos estão tristes porque não vão poder chover
O Sol é o patrão de Pingo e de Chuvisco.
O Chuveiro é o patrão de Pingo e de Chuvisco.
O Sol atendeu o pedido de Pingo e foi embora.
8 Faça o que se pede com relação às rubricas apresentadas a seguir.
1 "CHUVISCO — (Tremendo) Não sei! Deve ser uma coisa horrível!"
2 "TODOS — Ora! Ui! Ai! (Choram) Queremos chover! Queremos chover!"
- Identifique as rubricas desses trechos do texto.
- O que essas rubricas estão indicando para o ator? Escreva o número de cada trecho no respectivo quadradinho.
um movimento
uma entonação da fala
Nos textos teatrais há rubricas, indicações de como a peça deve ser encenada. São anotações que aparecem entre parênteses e orientam como deve ser a expressão de uma personagem: a entonação da fala, os gestos e movimentos que ela deve fazer etc.
As rubricas também servem para dar instruções de mudanças de cenário, de personagens, de figurino, de efeitos sonoros (sonoplastia).
9 Releia os trechos a seguir e assinale o que a rubrica indica em cada um deles.
- "(Surge o Sol. É um dos atores, segurando uma máscara brilhante e dourada. O Sol é feito de laranja e amarelos vibrantes. Os pingos se encolhem, com medo de secar.)"
A entrada de uma personagem.
Uma entonação da fala.
Como a personagem deve se vestir.
Um efeito sonoro.
Quais movimentos outras personagens devem realizar.
207
- "(O Sol vai tomando o meio do palco, reluzindo pouco a pouco, dizendo 'Ploc! Ploc! Ploc!'. Os pingos vão sumindo, fugindo de cena. O Sol, muito orgulhoso, toma ares de cantor de ópera, e começa a dançar e a cantar, com a mesma música de 'ciranda-cirandinha'.)"
A saída de personagens.
Uma entonação da fala.
Como a personagem deve se vestir.
Um efeito sonoro.
Quais movimentos a personagem deve realizar.
Ampliar o vocabulário
10 Releia esta frase do texto. Depois, escreva com suas palavras o significado da palavra em destaque.
"ATRIZ — O que é calamidade, calamidade?"
11 Zangadão é o aumentativo de qual palavra?
- Esse aumentativo é mais comum na linguagem formal ou na informal?
- Escreva um sinônimo para a palavra zangadão.
Para ler em casa
Que tal fazer uma leitura compartilhada, com alguém que more com você, da peça teatral Eu chovo, tu choves, ele chove..., de Sylvia Orthof? Convide alguém que goste bastante de ler e caprichem!
208
Estudo da língua Sufixo -agem
1 Leia em voz alta as palavras do quadro. Depois, complete as lacunas a seguir.
folhagem
jardinagem
camaradagem
Minha tia gosta de Ela costuma olhar os insetos do seu quintal. Um dia, ela viu uma cena incrível: umas formigas no meio daquela , na maior .
2 O que essas palavras têm em comum?
- Essas palavras são:
substantivos.
adjetivos.
3 As palavras que você completou são substantivos que derivam de outros substantivos. Complete as frases.
- Jardinagem deriva de .
- Folhagem deriva de .
- deriva de camarada.
Sufixos -oso, -osa
1 Leia a manchete a seguir.
Cientistas decifram o olhar amoroso dos cachorros.
Exame. Disponível em: https://oeds.link/dQ6MBL. Acesso em: 29 abr. 2021.
209
- Qual é o fato anunciado na manchete que você leu?
- A palavra amoroso na manchete é:
substantivo.
adjetivo.
verbo.
- De qual palavra ela deriva?
2 Agora leia o quadro de palavras.
carinho → carinhosa mentira → mentiroso
- Essas palavras terminam em -osa (feminino) e -oso (masculino). Essas terminações são:
prefixos.
sufixos.
Em algumas palavras, as terminações -oso e -osa formam adjetivos a partir de substantivos.
3 Escreva os substantivos que deram origem a estes adjetivos.
- esperançoso:
- atencioso:
- caprichosa:
- famoso:
- deliciosa:
- bondosa:
4 Complete, abaixo, a fala da menina com adjetivos terminados em -oso ou -osa formados a partir dos substantivos entre parênteses.
Adorei a peça de teatro Pinóquio. O ator que interpreta Gepeto, aquele velhinho (bondade), é (maravilha).
No início, mesmo com Pinóquio sendo tão mentira) em meio a aventuras (perigo), a gente fica apaixonada pelo boneco de madeira.
210
Produção oral
Leitura dramática e encenação
Na seção "Para ler mais", você leu o trecho da peça Eu chovo, tu choves, ele chove... Agora, você e seus colegas vão fazer uma leitura dramática desse trecho, para, depois, um dos grupos encenar a peça.
Antes de encenar uma peça, os atores realizam uma leitura dramática para compreender bem a história e o papel de cada personagem. Eles leem todos juntos em voz alta o texto da peça (com entonação, expressão facial, postura corporal adequadas), como também sozinhos, já começando então a decorar suas falas.
Planejamento da leitura dramática
1 Organização do grupo e leitura individual da peça teatral.
- Forme um grupo com mais cinco colegas para fazer a leitura do trecho da peça Eu chovo, tu choves, ele chove...
- No início da peça, todos os atores participam como pingos de água.
- Escolham qual de vocês fará as personagens Pingo, Chuvisco e Sol, bem como quem interpretará a Atriz e o Ator.
- Um de vocês será o diretor, que ficará responsável por acompanhar as rubricas e verificar se estão sendo seguidas. O diretor também deverá ler as rubricas que se referem ao cenário, como estas:
"(Por baixo de um guarda-chuva, surge o fantoche Chuvisco.)"
"(Surge o Sol. É um dos atores, segurando uma máscara brilhante e dourada. O Sol é feito de laranja e amarelos vibrantes. Os pingos se encolhem, com medo de secar.)"
- Individualmente, leia o texto diversas vezes e treine sua fala.
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2 Leitura coletiva e ensaio.
- Leiam o texto juntos: cada um diz sua fala, com expressividade e usando tom de voz adequado a cada cena. Pronunciem corretamente as palavras e sigam as indicações das rubricas.
- O diretor e os atores podem dar sugestões a fim de o colega melhorar, falando mais alto ou mais baixo, por exemplo.
- Vocês podem também caprichar nas expressões faciais e corporais.
- Procurem decorar as falas para não precisar ler o texto.
- Ensaiem juntos a "Ciranda do comecinho". Se um de vocês souber tocar algum instrumento, poderá acompanhar a música com ele.
- Reúnam-se e ensaiem várias vezes, até o grupo considerar que o resultado ficou bom. O diretor é muito importante nessa etapa.
Apresentação da leitura dramática
3 Leitura dramática para a turma.
- No dia combinado com o professor, cada grupo fará para a turma a leitura dramática desse texto teatral.
- Durante a apresentação, prestem atenção à entonação e à expressividade que os colegas deram às suas falas, observando as semelhanças e as diferenças entre a produção de cada grupo.
Planejamento da encenação da peça teatral
4 Escolha do grupo que apresentará a peça.
- Votem qual grupo (que já fez a leitura dramática) apresentará a peça. Dessa vez, o professor será o diretor e quem foi o diretor nesse grupo será o assistente de direção
- Escolham o local em que a peça poderá ser apresentada e decidam para qual público.
-
Com a orientação do professor, os demais grupos que não se apresentarão vão preparar a encenação da peça. Dividam-se entre as seguintes tarefas:
- preparação do cenário e de todo o material necessário para a encenação (utilizem as cadeiras e outros objetos da sala de aula);
212
- seleção do figurino dos atores (roupas, sapatos velhos e outros objetos que tiverem em casa);
- escolha das músicas e da iluminação da peça e verificação da melhor maneira de disponibilizá-las no momento da apresentação.
5 Ensaio geral.
- O grupo que vai se apresentar faz um ensaio geral. O diretor e seu assistente vão orientar a movimentação dos atores no palco, observar as rubricas e atentar para a deixa (momento da fala de uma personagem que indica que é a vez de a outra proferir sua fala).
- No ensaio geral são testados os figurinos, a luz e o som que serão utilizados durante a apresentação.
Encenação da peça teatral
6 Apresentação da peça.
- No dia da apresentação, vocês devem se organizar para receber o público e pedir a todos que desliguem o celular e fiquem em silêncio.
- Se alguém esquecer a fala ou se faltar algum material, improvisem.
- No final, toda a turma deve reunir-se no palco para agradecer.
Avaliação
7 Conversa após apresentação dos grupos.
- Cada grupo vai avaliar como foram as apresentações com base nos itens a seguir.
Avaliação da leitura dramática e da encenação da peça | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês conseguiram ensaiar bastante antes da leitura dramática? | ||
As sugestões feitas pelo diretor e pelos colegas para melhorar a leitura dramática foram seguidas? | ||
A leitura foi feita como se cada personagem estivesse falando naturalmente? | ||
Houve uma boa participação dos grupos para organizar e realizar a encenação da peça? | ||
Os atores tiveram dificuldades na encenação da peça? | ||
Os atores interpretaram o texto com a entonação e os gestos adequados? | ||
Há ajustes a serem feitos em uma próxima apresentação? |
213
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Leia as palavras a seguir, retiradas do texto Pinóquio.
implicante
companhias
assustado
crescer
enxotou
- Escreva outras palavras que também tenham a(s) letra(s) destacada(s) acima.
- Agora, anote no caderno o significado das palavras destacadas nesta frase.
A mulher enxotou a vizinha fofoqueira e implicante.
2 Releia o trecho.
"E de repente Pinóquio viu que o seu pequeno nariz de madeira crescia, se esticava, se espichava, até parecer um galho de árvore!"
- Os verbos destacados têm sentidos semelhantes ou contrários?
- Quais dos verbos abaixo são sinônimos e quais são antônimos dessas palavras destacadas?
se alongar
diminuir
se estirar
encurtar
distender
encolher
aumentar
reduzir
3 Encontre a palavra intrusa em cada quadro. Anote-a no caderno.
folhagem
pajem
camaradagem
bobagem
traquinagem
carinhoso
habilidoso
idoso
prazeroso
mentiroso
4 Observe a fotografia abaixo.
- De quais personagens esta imagem faz você se lembrar?
- Escreva frases com cada personagem utilizando algumas das palavras da atividade 3: camaradagem, bobagem, traquinagem, habilidoso e mentiroso.
Dica: Faça as alterações necessárias de acordo com seu texto.
- Releia e revise suas frases, fazendo as correções que forem necessárias.