214
UNIDADE 8 Outras cidades, outros países
Você conhece bem o lugar em que vive? Já visitou outras cidades ou morou em cidade diferente de onde mora? Já esteve em outros estados? Que tal conhecer um pouco mais sobre algumas cidades e países?
Para começar, observe esta colagem que o artista compôs com vários pedacinhos de cartões-postais colados um no outro até formar a imagem de um ponto turístico. Você sabe qual é esse local famoso?
215
- Você já enviou ou recebeu um cartão-postal? Em caso afirmativo, como foi a experiência? Em caso negativo, gostaria de experimentar?
- Você sabe quais são as principais características de um cartão-postal? Para que ele serve?
Desafio
Você já jogou Stop? Nesse jogo, também conhecido como adedonha, ganha quem souber mais palavras que comecem com determinada letra, no menor tempo possível.
Você vai indicar o máximo de cidades, estados ou países com as letras a seguir.
Depois desse aquecimento, convide seus colegas para jogar o Stop completo!
216
Para ler
Antes de ler
Você vai ler um texto expositivo, com informações extraídas de um guia turístico.
- Você conhece outros países? Quais países você tem vontade de conhecer? Por quê?
- Já ouviu falar de um país africano chamado Moçambique?
- Você sabe o que é um guia turístico? Já consultou algum?
Durante a leitura
- Seguindo as indicações do professor, cada estudante lerá um trecho, realizando uma leitura compartilhada do texto todo.
- Com a turma e o professor, faça uma lista coletiva das palavras que você e seus colegas não entenderam e copie-a no caderno. Discuta os significados dessas palavras e, se necessário, consulte o boxe "Glossário" na página 218.
- Observe com atenção o mapa e as fotografias que acompanham o texto.
Niassa - Moçambique
É a maior província de Moçambique, com locais de extraordinária beleza e onde ainda se podem encontrar áreas cobertas de selva natural.
O lago Niassa, o terceiro maior da África, e o Malauí delimitam a província a oeste, enquanto a leste faz fronteira com a província de Cabo Delgado, ao norte com a Tanzânia e ao sul com as províncias de Nampula e Zambézia.
O principal centro urbano é Lichinga, localizado no planalto de mesmo nome na parte ocidental da província, não muito distante do lago Niassa.
As principais etnias da província são os Macua, os Nyanja e os Yao.
217
INFORMAÇÕES
Como chegar
Há voos regulares de Maputo ou por via terrestre de Cabo Delgado ou do Malauí, passando pela fronteira de Chipo em Mandimba. Devido às más condições em alguns trechos da estrada, é melhor usar carro com tração nas quatro rodas. Também existe uma linha de trem ligando Nacala ao Malauí, e em Cuamba, o segundo maior centro urbano de Niassa, um trem leva a Lichinga.
Onde relaxar
As praias de areia branca e água transparente do lago Niassa proporcionam o esquecimento da turbulência da vida cotidiana. Ao anoitecer, pode-se admirar sobre o lago um pôr do sol africano de excepcional beleza.
As florestas e as montanhas de Niassa, com a sua fauna, repleta de aves coloridas e animais de grande porte, vegetação e belezas naturais, proporcionam aos amantes de fotografia imagens espetaculares.
Esportes
A província é propícia à prática do ecoturismo.
Para os amantes do mergulho, o lago Niassa é excelente para a prática desse esporte.
218
Onde comprar
Próximo do centro de Lichinga, há um mercado africano. Cestaria, incluindo os cestos cilíndricos, e o artesanato utilitário próprio da região podem ser adquiridos com os artesãos ou em bazares locais.
Festas e eventos
A dança e a música fazem parte da cultura das etnias da região. Na música, são utilizados curiosos instrumentos de sopro feitos com cabaça, nos quais o tamanho dos orifícios determina os sons emitidos.
Para visitar
O lago Niassa, com as suas águas doces e transparentes, a paisagem na zona de montanha e a reserva do Niassa, com 42.000 km2 de área, e uma variedade de animais de grande porte, principalmente mamíferos, como elefantes, leões, leopardos e búfalos, que podem ser fotografados.
Clima
O clima em Moçambique é de maneira geral tropical e úmido, com uma estação seca que, no Centro/Norte, varia de quatro a seis meses, enquanto no Sul, com clima tropical seco, prolonga-se por seis a nove meses.
As chuvas ocorrem entre outubro e abril.
As temperaturas médias são da ordem dos 20 ºC no Sul, enquanto ao Norte esse indicador ronda os 26 ºC. As temperaturas mais elevadas verificam-se na época das chuvas.
Texto elaborado com base nas fontes disponíveis em: https://oeds.link/3fh64F e https://oeds.link/VdPYFX. Acessos em: 14 abr. 2021.
- Delimitam:
- fazem fronteira, demarcam.
- Etnias:
- coletividade de indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, na religião e no comportamento.
- Fauna:
- animais característicos de determinada região.
- Ecoturismo:
- turismo que respeita e preserva o equilíbrio do meio, incentivando a educação ambiental.
219
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Releia em voz alta o parágrafo do texto Niassa - Moçambique.
"Há voos regulares de Maputo ou por via terrestre de Cabo Delgado ou do Malauí, passando pela fronteira de Chipo em Mandimba. Devido às más condições em alguns trechos da estrada, é melhor usar carro com tração nas quatro rodas. Também existe uma linha de trem ligando Nacala ao Malauí, e em Cuamba, o segundo maior centro urbano de Niassa, um trem leva a Lichinga."
- Marque as palavras que teve dificuldade para ler. Leia-as novamente.
- Releia o parágrafo mais vezes, prestando atenção à pronúncia e à pontuação.
- Verifique se sua leitura melhorou após essa prática.
2 Com os colegas e o professor, elabore uma lista coletiva.
- Elaborem uma lista com as palavras da atividade anterior que a maioria da turma teve dificuldade para ler. O professor vai escrever essas palavras no quadro de giz.
- Copiem a lista no caderno, prestando muita atenção em como são escritas.
- Com o professor, realizem a leitura simultânea em voz alta das palavras. Fique atento à pronúncia e procure manter o ritmo.
- Depois, cada um vai preencher a tabela de avaliação a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Você utilizou entonação adequada da voz? | ||
Pronunciou corretamente as palavras para todos entenderem? | ||
Realizou uma leitura fluente, sem pausar ou tropeçar? |
Compreender o texto
3 Qual é o objetivo desse texto e a quem é dirigido?
220
4 O texto apresenta título e um subtítulo dividido em outros menores.
- Qual é o título? E o subtítulo?
- Como se percebe a diferença entre esse subtítulo e os outros?
- Qual foi a provável finalidade de introduzir subtítulos no texto?
5 Em sua opinião, por que o texto apresenta tantas fotografias?
O texto expositivo tem como objetivo informar os leitores, de maneira clara e objetiva, sobre determinado assunto. Ele pode estar organizado de várias formas. Em geral, as imagens que o acompanham ajudam a esclarecer algumas informações, e os boxes ou quadros explicativos complementam esses textos com outros dados.
6 Há muitas sugestões do que se pode fazer em Niassa. Assinale as alternativas que estão de acordo com o texto.
Ir a museus.
Praticar ecoturismo.
Visitar o lago Niassa.
Ir ao zoológico.
7 Você gostaria de conhecer essa região? Por quê?
221
8 Para continuar explorando o gênero texto expositivo e conhecer mais Moçambique, observe o mapa abaixo.
- Qual é o título do mapa?
- Quais províncias são indicadas no mapa?
- Como essas províncias estão indicadas no mapa?
- O texto informativo que você leu se refere a qual província?
Fonte: Elaborado com base em Infoescola. Disponível em: https://oeds.link/GXKCAI. Acesso em: 17 jul. 2021.
9 Tomando como referências os pontos cardeais e o mapa apresentado, escreva os locais que fazem fronteira com essa província:
- oeste:
- a leste:
- ao norte:
- ao sul:
222
10 O texto expositivo que você leu também se refere ao clima de Moçambique. Complete a seguir conforme as informações do subtítulo "Clima" do texto.
Moçambique é um país africano, que apresenta, em geral, clima tropical e no Centro/Norte e clima tropical no Sul. As chuvas ocorrem entre outubro e Na época das chuvas, as temperaturas ficam mais .
11 Agora, observe o gráfico abaixo, para saber mais sobre o clima de Niassa e para ampliar o estudo do gênero textual trabalhado nesta seção.
Fonte: Worldmeteo. Disponível em: https://oeds.link/CzKG8N. Acesso em: 14 abr. 2021.
- O que o gráfico mostra? Explique como você descobriu isso.
- O que significa precipitação?
- Em que época faz mais frio em Niassa? Justifique sua resposta.
Em textos expositivos, pode haver outros elementos que complementam as informações apresentadas, como fotografia, mapa, gráfico, diagrama e ilustração.
223
Ampliar o vocabulário
12 Observe o emprego das palavras destacadas neste trecho extraído do texto expositivo.
"É a maior província de Moçambique, com locais de extraordinária beleza e onde ainda se podem encontrar áreas cobertas de selva natural."
- O que significa dizer que a selva é natural?
- Reescreva o trecho substituindo a palavra extraordinária por outra palavra ou expressão que preserve o sentido no texto.
- Agora, escreva uma frase diferente utilizando a palavra extraordinária ou extraordinário.
13 Leia este trecho do texto expositivo.
"Na música, são utilizados curiosos instrumentos de sopro feitos com cabaça, nos quais o tamanho dos orifícios determina os sons emitidos."
- Assinale a alternativa em que a palavra curiosos não apresenta o mesmo significado presente no texto:
Na brinquedoteca da escola encontramos curiosos brinquedos construídos com materiais recicláveis.
Os estudantes da turma do 4o ano são espertos e muito curiosos.
Para ler em casa
Peça a uma pessoa da sua casa que leia para você o texto Niassa — Moçambique a fim de conversarem sobre as possíveis experiências que se pode ter por lá! Para complementar a leitura, mostre as fotografias ao longo do texto.
Se o assunto despertar interesse, vocês poderão buscar informações sobre outros aspectos do país, ou até mesmo pesquisar outros países.
224
Estudo da língua
Concordância verbal
1 Observe os exemplos. Depois marque V para verdadeiro ou F para falso.
1
Helena joga videogame.
Helena e Felipe jogam videogame.
2
Ela brinca de esconde-esconde.
Elas brincam de esconde-esconde.
3
Helena e seu avô leem antes de dormir.
Eles leem antes de dormir.
Nos três exemplos, as palavras destacadas são verbos.
Apenas no exemplo 1, o verbo varia de acordo com o número (singular ou plural).
No 2, o verbo está de acordo com a pessoa do discurso (ela e elas).
No 3, o sujeito Helena e seu avô foi substituído pelo pronome elas.
O verbo é uma palavra usada na oração para expressar ação, estado ou fenômeno da natureza. Ele varia em número (singular, plural) e pessoa (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) e concorda com o sujeito, que pode ser formado por substantivos ou por pronomes.
■ Veja a capa de um livro do rapper Emicida e leia um texto sobre essa publicação. Depois, responda às questões de 2 a 5.
2 Observe alguns verbos destacados em verde.
Uma menina tem medo da escuridão, a outra tem medo da "claridão". Entre pedir para acender a luz porque o escuro esconde coisas e não querer apagá-la porque a luz revela demais, elas se aproximam de um jeito bonito, porque afinal ninguém escapa do medo. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, o mais novo livro infantil do Emicida, fala dessa amizade entre o oposto e o complementar, sobre o apaziguamento entre luz e sombra.
Laís Barros Martins. Emicida fala da coragem contra luzes e sombras que o medo traz. Em: Lunetas. Disponível em: https://oeds.link/xJMOT7. Publicado em: 22 out. 2020. Acesso em: 14 abr. 2021. (Fragmento).
225
- A palavra "claridão" foi escrita entre aspas. Por quê?
- Circule os verbos utilizados no trecho sublinhado.
- Descubra o sujeito da oração "Uma menina tem medo da escuridão" respondendo: quem tem medo da escuridão?
- Qual é o sujeito da oração "a outra tem medo da 'claridão'"? Como você o encontrou?
3 Releia o título do livro de Emicida e complete as lacunas.
"E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas."
Nessa frase, o sujeito é
Se trocar esse sujeito por um pronome pessoal que concorde com o verbo, o título ficaria:
4 Substitua o sujeito das frases por um pronome pessoal, mantendo o restante da frase do mesmo modo.
- As meninas têm medo da escuridão.
- A gata escapou do medo.
- Emicida fala da amizade.
- Eu e o escuro seremos amigos.
O verbo pode ser conjugado em alguns tempos: no presente, no passado e no futuro. Exemplos: Eu viajo. Eu viajei. Eu viajarei.
5 Considere as frases da atividade anterior e responda.
- Quais verbos estão no presente, no passado e no futuro?
- Releia: "A gata escapou do medo". Se o sujeito fosse as gatas, como o verbo ficaria? Justifique.
226
6 Leia a frase e complete as lacunas.
A catedral de Santo Isaac encanta todos os visitantes.
O sujeito do verbo encanta é . Esse sujeito está no , e não no plural. Se o sujeito da frase fosse As construções, o verbo ficaria assim: .
7 Leia as frases e sublinhe os verbos.
- A escuridão escondeu minha bola. → tempo:
- A escuridão esconde minha bola. → tempo:
- A escuridão esconderá minha bola. → tempo:
- Qual é o sujeito do verbo esconder nas três frases?
- Identifique o tempo do verbo nas frases e escreva-o na frente de cada uma.
- Reescreva cada frase substituindo o sujeito por os meninos.
8 O Brasil e algumas de suas cidades já tiveram outros nomes. Complete as lacunas com os verbos adequados e saiba mais sobre isso.
- Antes de ser chamado de Brasil, o nosso país (receber) estes nomes: Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz.
- Os Tupi (chamar) essa terra de Pindorama, que (significar) Terra das Palmeiras.
- Algumas cidades também ( ter ) outros nomes, como São Sebastião do Rio de Janeiro e São Paulo de Piratininga. A abreviação desses nomes (ficar) Rio de Janeiro e São Paulo.
9 No caderno, escreva um pequeno texto que explore as questões a seguir. Fique atento à conjugação verbal e identifique o sujeito.
- Você sabe qual é a origem do nome da sua cidade ou bairro?
- Se você pudesse escolher um novo nome, qual seria? Por quê?
227
Produção escrita
Texto expositivo com base em pesquisa
Você vai escrever um texto expositivo sobre como surgiu o sorvete, do que era feito e quais ingredientes são usados na preparação dele, pesquisando informações e imagens sobre esse tema.
O texto fará parte de uma revistinha da turma para ser lida por outros colegas da escola.
Preparação
■ Leia o texto expositivo a seguir sobre a origem do chocolate.
A origem do chocolate
Sempre pensamos nas vaquinhas suíças quando falamos sobre chocolate. O país europeu [a Suíça] se tornou uma referência mundial de chocolate de qualidade, mas a sua origem ocorreu do outro lado do oceano Atlântico.
Como todos já sabemos, o chocolate é derivado do cacau. O cacau é uma planta nativa de uma região que vai do México até a região tropical da América do Sul, passando pela América Central.
Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização olmeca, que habitava o México na época. Posteriormente, foram os maias que torraram as sementes do cacau e fizeram com elas uma bebida quente considerada sagrada. Essa bebida era amarga e geralmente era temperada com baunilha e pimenta. Foi essa preparação que embarcou no navio de exploradores europeus e começou a ser consumida na corte espanhola com adição de açúcar.
Rapidamente o cacau conquistou o paladar dos europeus. Surgiram diversas receitas com as suas castanhas torradas, mas foram os suíços que tiveram a grande ideia de misturar o cacau ao leite e criar o chocolate como nós conhecemos nos dias de hoje.
Arian Carneiro de Mendonça. Em: CBN Gastronomia. Disponível em: https://oeds.link/WU92Dc. Publicado em: 29 mar. 2018. Acesso em: 14 abr. 2021. (Adaptado).
228
1 Releia esta informação importante que aparece no primeiro parágrafo do texto.
"O país europeu [a Suíça] se tornou uma referência mundial de chocolate de qualidade, mas a sua origem ocorreu do outro lado do oceano Atlântico."
- Essa afirmação foi explicada ao longo do texto? Justifique sua resposta.
2 O título de um texto precisa ser interessante e anunciar o assunto a ser tratado.
- Por que esse recurso é importante na construção de um texto expositivo?
3 Você já sabe que o texto expositivo tem o objetivo de informar os leitores, de maneira clara e objetiva, sobre determinado assunto.
- Na sua opinião, esse texto trouxe informações claras e objetivas sobre o chocolate?
4 No texto, há informações importantes sobre o chocolate.
- Registre as principais informações do segundo parágrafo.
- Quem descobriu o chocolate? E quando isso ocorreu?
229
- Depois dos olmecas, quem passou a fazer uma bebida com as sementes do cacau?
- Como era a bebida feita por esse povo?
- Por que a bebida era importante para o povo maia?
- O que a corte espanhola mudou na preparação dessa bebida em relação aos maias?
- Qual foi a ideia dos suíços que aproximou a receita do chocolate da que conhecemos hoje?
Planejamento e escrita
5 Faça uma pesquisa.
- Pesquise informações sobre a origem do sorvete em sites, livros, revistas ou enciclopédias na biblioteca da escola.
- Converse com os colegas e o professor a respeito do material pesquisado, indicando o que você achou interessante.
- Selecione alguns textos e, se possível, imprima-os ou tire uma cópia deles.
- Grife ou copie as informações mais importantes.
- Realize uma escrita coletiva com o professor e os colegas, apresentando as informações mais relevantes da pesquisa sobre o tema. O professor anotará no quadro de giz para que você copie no caderno.
230
6 Escreva a respeito do tema proposto.
-
Considerando como referência o texto A origem do chocolate, escreva um texto sobre:
- Como surgiu o sorvete? Do que ele era feito?
- Quais ingredientes costumam ser usados atualmente na preparação desse produto?
- Faça uma introdução apresentando o assunto.
- Apresente em sequência os fatos pesquisados, escrevendo com suas palavras. Organize as informações de modo que elas envolvam o leitor.
- Dê um título que desperte a curiosidade do leitor.
- Se tiver dificuldade na escrita de alguma palavra, consulte o professor. Ele anotará no quadro de giz e ajudará você na escrita correta.
7 Complemente seu texto.
- Pesquise também uma fotografia e escreva uma legenda para ela. (Inclua a fotografia depois de passar o texto a limpo.)
- Monte um diagrama com as principais informações encontradas. Veja os exemplos a seguir.
DIAGRAMA 1. Como surgiu o chocolate
Fonte: Elaborado com base no texto "História do cacau e chocolate". Disponível em: https://oeds.link/cdaiN0. Acesso em: 4 abr. 2021.
DIAGRAMA 2. Como é produzido o chocolate
Fonte: Elaborado com base no texto "Como o cacau vira chocolate". Disponível em: https://oeds.link/fYOSiv. Acesso em: 4 abr. 2021.
231
- O diagrama pode ser feito no final do texto ou no lugar que achar mais apropriado. Você pode usar o computador para montá-lo.
- Antes, pense nas informações que vão entrar em cada quadro do diagrama.
- Se for fazer o diagrama no computador, construa os quadros e suas ligações, digite as informações nos quadros e imprima-o, para colá-lo no local mais apropriado.
Avaliação e reescrita
8 Avaliação do colega e do professor.
- Ao terminar, peça a um colega que leia seu texto. Ele vai preencher a tabela de avaliação como revisor, respondendo às perguntas, e depois fazer sugestões por escrito em uma folha à parte.
Revisão para reescrita do texto | Revisor | Autor |
---|---|---|
Os sinais de pontuação estão adequados? | ||
A grafia das palavras está correta? | ||
O título está claro e atrai a atenção do leitor? | ||
Há uma introdução sobre o assunto que será tratado? | ||
A sequência de ideias é interessante para o leitor? | ||
O diagrama completou as informações do texto? | ||
Foi feita uma elaboração própria, sem copiar trechos do material pesquisado? |
- Depois, retome o seu texto e faça uma avaliação como autor.
- O professor analisará as observações do revisor (seu colega) e do autor (você), fazendo as considerações finais.
9 Reescreva o texto.
- Considere as observações na tabela de avaliação e refaça seu texto de acordo com sua avaliação, as sugestões do colega e do professor.
- Cole a fotografia para ilustrá-lo.
Apresentação e socialização
10 Apresente o texto.
- Mostre o texto para alguém que desconheça o assunto.
11 Faça, com os colegas, uma revistinha da turma.
- Reúna com a turma os textos em uma revista.
- Façam uma capa. Nela, escrevam o tema e identifiquem a turma e o ano.
- Deixem a revista na biblioteca da escola, para que outros a consultem.
232
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler duas histórias em quadrinhos de um menino muito divertido.
- Você costuma ler histórias em quadrinhos?
- Já leu as histórias em quadrinhos do Calvin e do Haroldo?
Durante a leitura
- Na página 233, você acompanhará a leitura em voz alta do professor. Preste atenção na entonação e no ritmo de como ele realiza a leitura.
- Nas páginas 234 e 235, será sua vez de ler! Você e dois colegas realizarão uma leitura dramatizada: cada um representará uma das personagens (o narrador, o pai e a mãe), revezando nos papéis.
- Marque as palavras das duas histórias cujo significado você desconhece. Converse com o professor e, em seguida, registre no caderno o que você descobriu.
- Antes de se divertir com as narrativas, leia o conceito de histórias em quadrinhos a seguir. Depois, preste atenção em vários elementos que caracterizam as histórias que você vai ler: as expressões, a movimentação e as falas das personagens, as imagens, as onomatopeias etc.
As histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs, são histórias contadas por meio de imagem e texto escrito. São sequenciais, isto é, cada parte da história aparece em um quadrinho, formando uma sequência. Elas também podem ser publicadas em livros, revistas e jornais impressos e digitais.
Para construir o sentido das HQs, são utilizados muitos recursos. Veja alguns deles que são bastante frequentes:
- As personagens podem ter expressões faciais e corporais bem marcadas, para indicar o que estão fazendo ou como estão se sentindo.
- As onomatopeias são representações escritas de sons. Por exemplo, se uma personagem tosse, em vez de dizer que ela está tossindo, basta inserir um cof-cof.
- Leia o boxe "Que curioso!" da próxima página, sublinhando as palavras em que mais teve dificuldade de leitura. Leia-as de novo.
- Nesse boxe, observe a capa com duas personagens. Circule o Calvin de azul e o Haroldo de verde.
233
Que curioso!
Calvin e Haroldo é uma série de tiras e histórias em quadrinhos criada pelo artista estadunidense Bill Watterson.
As personagens principais são um garoto de 6 anos (Calvin) e seu tigre de pelúcia (Haroldo), que aparece interagindo com ele nas histórias.
A primeira publicação dessa série foi em 1985 e durou dez anos.
Bill Watterson, atualmente, vive isolado e se dedica à pintura como hobby.
234
235
236
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia, em voz alta, as palavras do quadro, extraídas das páginas 234 e 235.
litorânea
estupidamente
próspera
Estupidópolis
2 Leia as frases a seguir duas vezes em voz alta, prestando atenção na terminação verbal.
- Ontem, os pais ficaram na areia.
- Ontem, os pais ficaram na areia e olharam Calvin brincar.
- Amanhã, os pais ficarão em casa.
- Amanhã, os pais ficarão em casa e olharão Calvin pular.
- Nessas frases, ficaram e olharam têm a mesma pronúncia de ficarão e olharão?
- Escreva duas frases com outros verbos que terminam do mesmo modo: um verbo no passado e outro verbo no futuro.
Compreender o texto
3 Na primeira história em quadrinhos, quem são as personagens?
4 Observe as expressões faciais da mãe de Calvin e o que ela está fazendo em cada quadrinho. Escreva como ela parece estar se sentindo.
- Justifique suas respostas.
237
5 Como você viu, a história em quadrinhos apresenta onomatopeias, ou seja, representações escritas de sons, em todos os quadros.
- Volte para a HQ da página 233. Localize as onomatopeias abaixo e relacione ao seu respectivo significado.
- Considerando a quantidade de onomatopeias nessa HQ, você diria que ela expressa:
cenas barulhentas.
cenas silenciosas.
- O que acontece no último quadrinho que torna a história engraçada?
6 Numere os fatos de acordo com o que acontece na segunda HQ.
Ficamos sabendo que a cidade foi construída perto de uma falha tectônica.
A cidade de Estupidópolis é apresentada aos leitores.
O pai de Calvin acha que ele deveria construir a cidade de areia longe do mar.
Descobrimos que, na verdade, a cidade foi inventada por Calvin. É uma cidade de areia.
Uma onda gigante atinge a cidade de Estupidópolis.
7 Copie as duas onomatopeias que aparecem na segunda história em quadrinhos e escreva o que elas significam.
238
8 Observe como os quadrinhos estão organizados na segunda HQ. Depois, converse com seus colegas e o professor.
- Quantos quadrinhos compõem o primeiro bloco?
- No primeiro bloco, há dois quadrinhos menores com imagem. Em sua opinião, por que eles têm tamanho diferente dos demais?
- No segundo bloco, há apenas um quadro. Que elementos da imagem comprovam essa afirmação?
- Depois de saber mais sobre a estrutura visual da HQ, responda: a estrutura visual é importante para as histórias em quadrinhos? Por quê?
9 Observe novamente o quadro na parte inferior da atividade 8.
- Qual é a reação de Calvin ao ver a cidade destruída? Por quê?
- Os quadrinhos têm o mesmo tamanho e o mesmo formato? Por que isso ocorre?
239
10 Calvin nomeou a cidade de areia como "Estupidópolis"
- O que esse nome pode significar?
11 Leia a definição a seguir e responda à questão.
A ironia é muito comum na linguagem usada pelas personagens de histórias em quadrinhos, pois ela imprime humor quando afirma algo ao contrário do que se pretende afirmar ou que seria mais adequado a uma situação.
- Em sua opinião, Calvin usou de ironia para nomear a cidade? Por quê?
Ampliar o vocabulário
12 Reescreva a frase a seguir, substituindo as palavras em destaque por outras que tenham sentido contrário.
"Por que ele sempre constrói perto da água?"
13 Na segunda HQ de Calvin, você conheceu a expressão falha tectônica. Assinale a alternativa que completa seu significado.
- As falhas tectônicas são:
rupturas nos mares que podem provocar terremotos e tsunamis.
blocos de terra que formam a superfície terrestre e podem provocar inundações.
rupturas nas rochas da superfície terrestre que podem provocar terremotos e tsunamis.
falhas nos tetos das residências.
Para ler em casa
Você se divertiu com as histórias em quadrinhos apresentadas nesta unidade? Que tal agora convidar sua mãe, seu pai ou o responsável que mora com você para se divertir também? Peça que leiam para você as duas histórias em quadrinhos. Pergunte se percebem a ironia presente nas histórias e conversem sobre isso.
240
Estudo da língua Terminações -ês e -esa
1 Complete com uma das opções entre parênteses.
- Na capa do livro, a palavra francesa no título é um (substantivo / adjetivo). Essa palavra indica lugar de origem (lugar de origem / título de nobreza).
- Na frase "A baronesa portuguesa saiu do castelo", a palavra baronesa é um (substantivo / adjetivo). Essa palavra indica (lugar de origem / título de nobreza).
São substantivos as palavras terminadas em -ês ou -esa que indicam títulos de nobreza ou grupo social a que a pessoa pertence. Exemplos: marquês, marquesa; camponês, camponesa; burguês, burguesa.
São adjetivos as palavras terminadas em -ês ou -esa que indicam nacionalidade ou lugar de origem (adjetivos pátrios). Exemplos: escocês, escocesa; francês, francesa.
2 Escreva o feminino das palavras a seguir.
- duque:
- irlandês:
- chinês:
- dinamarquês:
- tailandês:
- príncipe:
- Na frente da palavra, marque A se for um adjetivo e S se for um substantivo.
3 Leia as palavras abaixo e identifique as três intrusas.
camponesa
inglesa
duquesa
princesa
beleza
japonesa
frieza
marquesa
riqueza
Dica: Preste atenção à terminação das palavras.
4 Escreva frases utilizando o masculino das palavras princesa e japonesa.
241
Produção oral
Tutorial de jogo e brincadeira em vlog
Você já ouviu falar em vlog? Existem vlogs sobre vários assuntos. A atividade será criar tutoriais em vídeo que ensinem jogos e brincadeiras e postar em um vlog da turma.
■ Leia o texto a seguir, sublinhando as palavras que não sabe o significado.
O que é vlog?
O vlog nada mais é que um blog. Porém, em vez de usarem textos para expressar as suas opiniões, os autores contam com o apoio dos vídeos para compartilhar ideias sobre diversos assuntos.
Os conteúdos publicados em vlogs criam bastante empatia com a audiência, uma vez que é possível transmitir uma opinião com a fala, os olhares e os gestos. Essas expressões ajudam o público a entender exatamente o que os autores da publicação querem transmitir com aquele conteúdo.
Matheus Pereira. Disponível em: https://oeds.link/HyvudR. Publicado em: 19 fev. 2019. Acesso em: 22 maio 2021. (Fragmento).
Preparação
1 Ler tutorial de Amarelinha.
- Em grupo, leiam o tutorial a seguir. Depois, conversem para saber as regras da Amarelinha e verificar como elas foram escritas.
- Com um pedaço de giz, risquem o desenho no chão, com casas de 1 a 10.
- Sorteiem para saber a ordem de cada jogador, que deve ter uma pedrinha para jogar em uma das casas, seguindo a ordem dos números.
Para o jogador da vez
- Fique em frente à casa número 1 e jogue sua pedrinha dentro dela. Sem pisar nessa casa, pule com os dois pés nas casas que estiverem lado a lado e com um pé só nas casas que estiverem sozinhas. Prossiga dessa maneira até chegar à casa número 10.
- Ao chegar à casa número 10, saia do desenho da amarelinha e retorne pulando da mesma maneira por todo o trajeto, até chegar à casa anterior à pedra (no caso, 1).
- Sem perder o equilíbrio, pegue a pedrinha, saia do desenho e comece tudo de novo, jogando agora na próxima casa (no caso, 2).
- Passa a vez para o próximo jogador quem perder o equilíbrio ou pisar fora do desenho, ou, ainda, pisar com os dois pés em uma casa única.
242
2 Assistir a tutoriais em vídeo que ensinam jogos e brincadeiras.
- Com o professor, vejam esta sugestão: "Aprenda a desenhar personagens", do Museu dos Brinquedos (Belo Horizonte, MG). Disponível em: https://oeds.link/6ureov. Acesso em: 12 abr. 2021.
Importante! Os apresentadores costumam seguir esta ordem em seus vídeos:
- Apresentam-se para o público (dizendo o nome deles ou do vlog), de forma clara e com ritmo de fala adequado, sem grandes pausas e sem falar rápido demais.
- Apresentam o jogo ou a brincadeira que vão ensinar no tutorial, com orientações curtas e objetivas.
- Mostram os materiais necessários para a realização do jogo ou da brincadeira.
- Ensinam o passo a passo do jogo ou da brincadeira, geralmente usando verbos no imperativo (faça, pinte, recorte etc.).
- Encerram mostrando o produto finalizado e se despedindo do público.
Escrita do roteiro e gravação
3 Escrever o roteiro do tutorial em vídeo.
- Com a orientação do professor, vocês vão escolher uma brincadeira ou um jogo de que gostem e que seja comum na cidade onde moram.
- Escrevam o roteiro do tutorial em vídeo, seguindo as dicas dadas no boxe "Importante!", indicando as falas do apresentador (escolhido previamente entre os integrantes do grupo); o passo a passo do jogo ou da brincadeira escolhida. Se forem ensinar jogos coletivos, informem o número de participantes, a idade recomendada e as regras do jogo.
- Peçam ajuda ao professor para verificar se o que vocês escreveram está adequado para a gravação do tutorial. Passem o roteiro a limpo.
- Vocês deverão se preparar para a gravação. É importante estarem atentos às palavras mais difíceis de pronunciar e treinar a leitura delas. Depois, leiam o roteiro várias vezes até perceberem que estão falando com clareza, volume, ritmo e entonação adequados para o entendimento dos ouvintes.
4 Gravar o vídeo.
- Cada grupo grava o seu tutorial em vídeo com um celular ou dispositivo de gravação, seguindo o roteiro.
- Escolham quem vai ser o apresentador, quem vai montar o cenário, preparar os materiais antecipadamente e escolher o figurino.
- O local de gravação deve ser silencioso e ter boa iluminação.
243
Apresentação e avaliação
5 Conhecer e avaliar os tutoriais em vídeo.
- Com a turma e o professor, assistam aos tutoriais em vídeo de todos os grupos.
- Avaliem o tutorial do seu grupo vendo de novo seu vídeo. Depois, cada um vai preencher a tabela de avaliação.
Avaliação do tutorial de vídeo | Sim | Não |
---|---|---|
O grupo se planejou com antecedência? | ||
O apresentador falou com ritmo e tom de voz adequados? | ||
Era possível ouvir o apresentador com clareza? | ||
O tutorial do jogo ou da brincadeira ficou claro e interessante? | ||
Houve apresentação, passo a passo e despedida? | ||
Todos do grupo contribuíram para a gravação? |
Socialização
6 Postar o vídeo no vlog da turma.
- Com o professor, criem um perfil com as características da turma para constar em um canal de vídeos.
- Disponibilizem os tutoriais em vídeo para o professor fazer as postagens.
- Divulguem a publicação para seus familiares e amigos.
Que curioso!
Diversos jogos e brincadeiras são praticados no mundo todo, com algumas adaptações. A brincadeira cama de gato, por exemplo, feita com barbante, já era praticada por várias etnias indígenas há milhares de anos no Brasil e até hoje é conhecida pelas crianças do Brasil e de outros países.
244
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
- Quando há um problema (de iluminação, de calçadas quebradas, de falta de água etc.) em nosso bairro ou cidade, podemos fazer uma reclamação enviando uma carta às autoridades responsáveis. Converse com a turma e o professor sobre isso. Depois, responda às questões a seguir.
DO LEITOR
Iluminação pública
9/4/2019 00:01
Há mais de dois anos o condomínio Parque Serrano, localizado na Alameda Reino Unido 370, atrás do parque Chico Mendes, foi inaugurado; desde então várias solicitações foram encaminhadas à prefeitura de Sorocaba com o intuito de resolver o problema de fornecimento de energia pública para os 600 metros de rua e, até o momento, dentro do governo Crespo, nenhuma das solicitações foi atendida.
Pagamos alto pelo fornecimento de energia pública, e os administradores municipais não se preocupam com a população. O percurso feito pelos moradores até o acesso ao condomínio é bastante extenso e repleto de árvores, o que facilita a prática de atos de vandalismo e prática de furtos.
Solicito com a máxima urgência a resolução do problema, e busco o acesso a este meio de circulação e comunicação, já que neste governo cou claro que as ações só são feitas depois de vir a público a problemática.
Rogério A. Piazzi
Jornal Cruzeiro do Sul. Disponível em: https://oeds.link/7BMFQe. Acesso em: 20 maio 2021.
- Qual é o título da carta? Onde a carta foi publicada?
- Quem é o autor e onde ele mora?
- Qual é a reclamação que ele faz?
- Em qual parágrafo o autor apresenta a reclamação, em qual expõe seus argumentos e em qual solicita a resolução do problema?
245
2 Leia três vezes as palavras de A a E. Elas foram retiradas da carta de reclamação.
- A acesso
- B fornecimento
- C vandalismo
- D intuito
- E percurso
- 1 objetivo; intenção; finalidade
- 2 trajetória, caminho; espaço percorrido
- 3 passagem para a chegada a determinado local
- 4 ato de destruição de um bem público ou privado
- 5 abastecimento
- Agora, associe cada palavra (letra) com o respectivo significado (número).
3 Observe as palavras destacadas no trecho da carta de reclamação.
"O percurso feito pelos moradores até o acesso ao condomínio é bastante extenso e repleto de árvores."
- Considerando o contexto, copie os sinônimos e os antônimos da palavra extenso.
pequeno
vasto
curto
abrangente
- Agora, copie os sinônimos e os antônimos da palavra repleto.
cheio
vazio
desprovido
lotado
4 Leia o trecho, observando as palavras destacadas.
"[...] desde então várias solicitações foram encaminhadas à prefeitura de Sorocaba com o intuito de resolver o problema de fornecimento de energia pública [...]"
- Qual alternativa apresenta o mesmo sentido da frase acima?
Desde então inúmeros pedidos foram enviados à prefeitura de Sorocaba com o intuito de sanar o problema de fornecimento de energia pública.
Desde então algumas exigências foram extraviadas à prefeitura de Sorocaba com o intuito de amenizar o problema de fornecimento de energia pública.