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UNIDADE 9 No mar
O mar é importante para você? O lugar onde você mora fica perto do litoral? No mar, vivem milhares de espécies de plantas e animais. Através dele os seres humanos chegaram a outros continentes. O mar também é um ótimo cenário para uma boa história, como As crônicas de Nárnia!
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- Você conhece livros ou filmes que contam histórias sobre o mar? Quais?
- Conhece o navio que aparece na imagem da página anterior? E já ouviu falar do filme do qual ele faz parte?
- Você já teve a oportunidade de viajar de barco ou navio?
Desafio
Para navegar em alto-mar é preciso estar preparado e usar instrumentos de navegação. Alguns desses instrumentos são usados há milhares de anos, mas foram aprimorados ao longo do tempo com o uso da tecnologia.
Você conhece os instrumentos a seguir? Converse com a turma e o professor.
Associe a imagem de cada um ao seu nome e depois à sua função. Numere de acordo com as imagens.
Roda do leme
Sextante
Bússola
Equipamento que mede a distância entre dois objetos. Permite calcular o posicionamento da embarcação no mar, bem como a distância entre ela e um objeto (por exemplo, um farol).
Instrumento de orientação inventado pelos chineses há muito tempo. Localiza os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) e aponta para o Norte magnético da Terra.
Aparelho que auxilia a governar uma embarcação para modificar o rumo do barco. Nos grandes veleiros antigos, esse instrumento era de madeira e nos atuais costuma ser de alumínio.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler agora uma narrativa de aventura. Trata-se de um trecho extraído de um livro clássico da literatura universal escrito por Júlio Verne, no século XIX.
Nesse livro, é narrada a história do capitão Nemo, que decide construir um incrível submarino, o Nautilus, onde passa a viver longe de tudo e de todos. Certo dia, ele salva o professor Aronnax (narrador da história) e outras personagens, que enfrentam e superam muitos perigos!
- Imagine uma viagem ao fundo do mar! Quais aventuras você acha que viveria por lá? Quais seres encontraria e quais perigos enfrentaria?
Durante a leitura
- Realize uma leitura compartilhada com a turma. Cada estudante vai ler um trecho indicado pelo professor.
- Depois, releia o texto para sublinhar as palavras cujo significado você não conhece.
- Observe as descrições dos espaços onde as aventuras ocorrem.
No Oceano Índico
Desembarcamos num banco de areia e mergulhamos atrás de Nemo. O sol iluminava a água com tamanha intensidade que até os mínimos objetos eram perfeitamente visíveis. Cardumes coloridos fugiam de nós como aves assustadas. Depois de caminhar alguns quilômetros, chegamos ao grande pesqueiro de pérolas. Milhões de ostras nos rodeavam! Era uma mina inesgotável.
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Ned encheu sua rede com os melhores espécimes que conseguiu encontrar, mas o capitão continuou andando, conduzindo-nos para profundezas cada vez maiores.
Finalmente chegamos a uma gruta sombria. Assim que meus olhos se acostumaram com a escuridão, vi uma coisa espantosa: uma ostra gigantesca. Nemo abriu a concha com o punhal e nos revelou uma pérola do tamanho de um coco! Estendi a mão para tocá-la, mas ele me impediu com um gesto e fechou a concha. Compreendi que pretendia deixá-la crescer ainda mais, ano após ano.
Ao voltarmos para o submarino, o capitão abruptamente nos fez sinal para nos escondermos atrás de umas pedras. Um grande vulto escuro passou por cima de minha cabeça e tocou o fundo do mar. A princípio pensei que se tratasse de um tubarão, mas logo percebi que era um homem, um pescador de pérolas indiano, carregado rapidamente até ali pela pedra amarrada a seus pés.
Durante alguns minutos observamos o trabalho dele. Quando nos preparávamos para deixar o esconderijo, ele se mostrou repentinamente apavorado e tentou subir à tona. Olhei ao redor e vi o que o assustava: um tubarão imenso, com a enorme boca escancarada. O pescador de pérolas conseguiu se desviar no último segundo. O peixe errou o bote, mas o golpeou com a cauda, derrubando-o. Nemo imediatamente sacou o punhal e o enterrou no flanco da fera.
Gelado de medo, percebi que ele se preparava para enfrentar o tubarão cara a cara. O monstro parecia rugir; o sangue que lhe escorria do flanco tingia a água de vermelho. O capitão o agarrou por uma das barbatanas e tentou perfurar seu coração. De repente Nemo caiu. O tubarão se voltou contra ele, as mandíbulas prontas para despedaçá-lo. Então, rápido como o pensamento, Ned saltou sobre o peixe e lhe cravou o arpão no coração. O monstro se debateu terrivelmente, em convulsões, agonizando.
Sem perda de tempo Nemo carregou o pescador até seu barco e lhe deu um punhado de pérolas. Depois se dirigiu para o escaler, ordenando com um gesto que o seguíssemos. Assim que tiramos os escafandros, ele se virou para Ned e lhe disse: "Obrigado, mestre Land".
"Eu lhe devia isso", o arpoador respondeu, voltando-lhe as costas.
[...]
Júlio Verne. 20.000 léguas submarinas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999. (Fragmento).
- Espécimes:
- amostras, modelos; indivíduos que representam uma família ou grupo.
- Abruptamente:
- de repente, repentinamente.
- Flanco:
- lado, lateral.
- Escaler:
- pequena embarcação; tipo de barco.
- Escafandros:
- trajes de mergulho equipados com aparelho para respirar embaixo da água.
- Arpoador:
- pessoa que manipula o arpão (objeto com uma seta de ferro presa em um cabo) de pesca ou caça.
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Que curioso!
Júlio Verne foi um importante escritor francês que nasceu em 1828 e faleceu em 1905. Desde criança se interessava bastante por aventuras e viagens, seu tema preferido.
Você leu um trecho de uma aventura no mar desse autor. Vamos ler outras dele: Viagem ao centro da Terra, A ilha misteriosa, Da Terra à Lua e A volta ao mundo em oitenta dias?
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em voz alta, releia o texto "Que curioso!" acima, prestando atenção se você teve dificuldade ao ler algumas palavras.
- Treine a leitura dessas palavras.
- Depois, leia de novo todo o texto do boxe por mais duas vezes.
2 Agora, prepare-se para jogar o Bingo das Palavras com a turma!
- O professor vai apresentar no quadro de giz uma lista com palavras extraídas do texto No Oceano Índico. Escolha nove delas e copie no caderno.
- Assinale no caderno as palavras que o professor sortear. Vence quem assinalar todas as palavras primeiro!
- Depois, leia em coro a lista de palavras com a turma.
Compreender o texto
3 Você leu uma narrativa de aventura. Onde ela se passa?
- Quais personagens participam dessa aventura? Por quais lugares elas passam?
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4 O capitão Nemo guiava a expedição narrada no texto.
Os outros sabiam qual era o destino dessa expedição? Explique.
5 O narrador também participa da narrativa, aumentando a expectativa por aventura e suspense. Escreva abaixo:
- no quinto parágrafo, o trecho em que se anuncia o conflito da narrativa.
______________
- no sexto parágrafo, o trecho em que o narrador manifesta seu sentimento diante do perigo.
_______________
6 Compare os dois trechos a seguir e explique de que forma a parte destacada no segundo trecho interfere na compreensão do leitor.
"O monstro se debateu [...]."
"O monstro se debateu terrivelmente, em convulsões, agonizando."
7 Qual foi o momento de maior expectativa na narração do ataque do tubarão?
8 Justifique a resposta de Ned ("Eu lhe devia isso") diante do agradecimento de Nemo, no final do texto.
Na narrativa de aventura, as ações representam perigos que precisam ser enfrentados pelo herói. As personagens passam por desafios como viagens difíceis, competições, oposição de inimigos, rivalidade, muitos obstáculos e precisam ter coragem e ousadia para atingir seus objetivos e sair vitoriosas.
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Ampliar o vocabulário
Resolva a cruzadinha a seguir.
- Submarino construído pelo capitão Nemo.
- Traje de mergulho provido de dispositivo respiratório.
- Pessoa que manipula o arpão de pesca ou caça.
- Comandante de uma embarcação.
- Tipo de barco pequeno.
- Diz-se de local escuro, sem luminosidade, assustador.
10 Use o dicionário para esclarecer o sentido das palavras em destaque.
- Desembarcaram num banco de areia e imergiram.
- Próximos ao submarino, emergiram.
- O Nautilus submergiu.
Para ler em casa
Hoje você se aventurou em uma narrativa com Júlio Verne e suas personagens. Que tal agora convidar algumas pessoas que moram com você para conhecer essa aventura também?
Leia os dois primeiros parágrafos do texto para despertar-lhes a curiosidade. Depois, convide alguém para continuar a leitura de mais três parágrafos. Você, então, lê o final da história. Mantenha a entonação adequada para provocar em seu ouvinte as emoções da aventura.
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Estudo da língua
Concordância nominal
1 Leia um trecho do texto de Júlio Verne e observe as palavras em destaque.
"Desembarcamos num banco de areia e mergulhamos atrás de Nemo. O sol iluminava a água com tamanha intensidade que até os mínimos objetos eram perfeitamente visíveis. Cardumes coloridos fugiam de nós como aves assustadas. Depois de caminhar alguns quilômetros, chegamos ao grande pesqueiro de pérolas. Milhões de ostras nos rodeavam! Era uma mina inesgotável."
- Essas palavras são:
substantivos.
adjetivos.
- Em "Cardumes coloridos" e "mínimos objetos [...] perfeitamente visíveis", quais são os substantivos?
- Se o cardume fosse um só, como ficaria a concordância dessa palavra com o adjetivo?
- Por que a palavra assustadas está no feminino plural?
- Com que substantivo o adjetivo inesgotável concorda?
Concordância nominal é a relação entre um substantivo e as palavras que o acompanham (adjetivos, artigos, pronomes e numerais, que devem apresentar a mesma flexão de gênero e número). Por exemplo: se um substantivo está no masculino singular, os termos que o acompanham também devem estar no masculino singular, como na expressão "o submarino grande", em que o artigo o e o adjetivo grande concordam com o substantivo submarino.
2 Na frase "Desembarcamos num banco de areia...", a expressão de areia caracteriza o substantivo banco. Essa expressão é:
um adjetivo.
uma locução adjetiva.
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3 Considerando as respostas às questões anteriores, complete a frase.
As palavras que caracterizam os substantivos são chamadas de ou e concordam com eles em gênero e número.
4 Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes. Veja o exemplo.
embarcação do mar → embarcação marítima
- amor de mãe → amor
- animal do mar → animal
- horário da noite → horário
- sono da manhã → sono
5 Crie uma legenda para a fotografia abaixo, usando adjetivos e/ou locuções adjetivas. Observe a concordância.
6 Escolha entre os adjetivos abaixo aqueles que melhor completam as frases a seguir.
famoso
transparente
perigoso
fantástico
Lembre-se:
Reveja suas frases e verifique se você fez a concordância nominal!
- O capitão Nemo construiu um submarino.
- Ned Land, arpoador, e Aronnax foram salvos de um naufrágio pelo capitão Nemo.
- O professor Aronnax temia os tubarões.
- O Nautilus percorreu as águas do Oceano Índico.
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Produção escrita
Notícia
Você e um colega vão produzir uma notícia sobre um fato recente e importante que tenha ocorrido em sua escola.
Depois, as notícias serão publicadas em um jornal da turma para que seus colegas e a comunidade escolar leiam.
Lembre-se: Como você já viu, a notícia é uma forma de divulgar acontecimentos de interesse público e suas circunstâncias. Circula no meio jornalístico, em veículos como revistas, jornais, internet, rádio e TV.
Preparação
■ Participe da leitura compartilhada do trecho de uma notícia sobre algo que ocorreu em uma cidade litorânea. Converse com os colegas e o professor sobre o significado das palavras que você desconhece.
Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP
Há alguns meses especialistas têm apontado para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea
Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado por banhistas morto na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O caso seria mais um entre muitos animais marinhos que aparecem mortos no litoral paulista, não fosse por um detalhe que chocou os biólogos que realizaram a autópsia.
Profissionais do Instituto Argonauta, em Ubatuba, [...] detectaram uma máscara facial N95 presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição. Há alguns meses o instituto já vinha alertando para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea.
O problema se agravou no feriado de 7 de setembro, quando a maioria das praias ficou tomada por lixo deixado pelos turistas e moradores. [...]
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Segundo levantamento do instituto, de 16 de abril até 13 de setembro deste ano [2020], foram encontradas 113 máscaras descartadas de forma incorreta nas praias do litoral norte. Um pico foi registrado no feriado de Independência, especificamente no dia 8 de setembro, quando foram encontradas dez máscaras.
"É uma irresponsabilidade uma pessoa dispensar uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas. Nós sentimos que há uma falta de educação da população que frequenta o litoral norte em relação à questão de resíduos", disse o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta.
Ele afirma que são necessárias políticas de fiscalização na legislação que coíba com multa e ainda trabalhar a instalação de lixeiras. "O impacto não é somente na fauna, mas também na saúde e na questão econômica, porque tem que limpar a sujeira que as pessoas deixam".
Diário do Nordeste. Disponível em: https://oeds.link/WYC8Jt. Publicado em 19 set. 2020. Acesso em: 15 abr. 2021. (Fragmento).
1 Essa notícia foi publicada no Diário do Nordeste. Pinte de verde o título e de vermelho o subtítulo (ou linha fina).
Lide é o texto que abre o texto jornalístico, no primeiro parágrafo, e tem como objetivo trazer um resumo do assunto a ser tratado ao responder às seguintes perguntas: o quê (os fatos), quem (as pessoas), quando (o tempo), onde (o lugar) como (o enredo) e por quê (os motivos, as explicações).
2 Copie o lide da notícia. Depois, responda às questões abaixo.
- Qual é o fato noticiado?
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- Onde esse fato aconteceu?
- Quem encontrou o pinguim morto?
3 Converse com um colega e o professor e responda.
- Os profissionais "detectaram uma máscara facial N95 presa no estômago do animal". Como ela foi parar lá?
- Explique o que significa o pinguim ter morrido por inanição.
- O que poderia ter evitado a morte desse pinguim?
4 Vamos produzir coletivamente uma notícia com base no texto No Oceano Índico, de Júlio Verne, que você leu no início da unidade.
-
Retome esse texto e discuta com a turma:
- Qual será o fato noticiado?
- Onde esse fato aconteceu?
- É possível saber quando o fato ocorreu?
- Qual será o título e o subtítulo da notícia?
- Participe da escrita do texto que será feita no quadro de giz de acordo com as sugestões feitas por você e seus colegas.
Planejamento
5 Com um colega, escolha um fato real.
- Conversem sobre algum acontecimento importante na escola de vocês. O evento pode ser uma festa, uma exposição ou algo que tenha ocorrido recentemente.
- Digam ao professor qual foi o fato escolhido e ouçam as sugestões e as orientações que serão dadas.
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6 Pesquisem sobre o fato.
- Após escolherem o fato que vai virar notícia, realizem uma pesquisa sobre ele e procurem conversar com pessoas que possam dar-lhes informações.
- Anotem essas informações e o nome das pessoas que as forneceram.
- Durante a fase de pesquisa, procurem fotografias relacionadas ao fato noticiado.
Escrita
7 Escrevam o texto e selecionem uma imagem.
- Destaquem o que, quando, onde, com quem aconteceu, como o fato se desenrolou e quais foram suas consequências.
- Vocês vão criar o título, o subtítulo, o lide da notícia e o corpo do texto.
- Em uma primeira etapa, escrevam o rascunho de maneira organizada, pois outra dupla vai ler o texto de vocês.
- Escolham uma imagem e elaborem uma legenda para a notícia.
Avaliação e reescrita
8 Troquem seu texto com o de outra dupla.
- Leiam a tabela de avaliação a seguir, que vai ajudar vocês a avaliar e a reescrever as produções.
Revisão para reescrita do texto | Autores | Revisores |
---|---|---|
A notícia informa o que, onde e quando aconteceu o fato? | ||
O título desperta a atenção do leitor? | ||
As partes do texto seguem uma sequência? | ||
A linguagem e a estrutura da notícia estão adequadas? | ||
As informações estão claras e precisas? | ||
A repetição desnecessária de palavras foi evitada? | ||
As palavras estão escritas corretamente? | ||
Os sinais de pontuação foram corretamente utilizados? |
259
- Vocês vão ler o texto dos colegas. Após a leitura, escrevam "sim" ou "não" no espaço reservado aos revisores, na tabela da página anterior.
- Tanto vocês quanto a outra dupla devem seguir a tabela de avaliação. Escrevam "sim" ou "não" no espaço reservado aos autores, quando vocês lerem o próprio texto.
- Além de preencher a tabela da página anterior, o revisor pode sugerir cortes, acréscimos e reformulações para corrigir e aprimorar o texto dos colegas.
- Agora, o professor vai revisar o texto de vocês considerando as anotações e as sugestões dos colegas. De acordo com as correções necessárias, o professor indicará se as sugestões são adequadas e quais mudanças deverão ser feitas no texto.
9 Reescrevam o texto de vocês.
- Releiam, revisem e reescrevam o texto de vocês, utilizando as observações de vocês, as dos colegas e as do professor.
- Verifiquem se ainda há ajustes a fazer.
- Passem o texto a limpo em uma folha à parte.
- Se possível, utilizem um programa de edição de texto para editar e formatar sua produção.
Importante! Os itens de revisão para reescrita (na tabela de avaliação da página anterior) podem ser usados sempre que vocês forem produzir um texto.
Socialização
10 Publiquem os textos.
- Combinem com o professor a publicação das notícias no jornal da turma.
- Elaborem um mural com essas notícias.
- Se houver blog da escola ou da turma, vocês podem publicar as notícias produzidas. Assim seus colegas e a comunidade escolar ficarão bem informados!
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Oficina de criação
Imagens no poema
Leitura
■ Leia um poema concreto de Haroldo de Campos.
Haroldo de Campos. Ver navios. Em: A. Pinheiro; O. Borges Filho; S. Pantoja (org.). Espaço e poesia. Vinhedo: Horizonte, 2020.
Vamos explorar o texto
1 Com um colega, observe como o autor posiciona as palavras e as letras, relacionando a forma com o que está sendo dito.
- Qual imagem vocês conseguem visualizar nesse poema, considerando que ele fala em "navios"?
- A disposição das palavras passa ao leitor qual sensação?
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- Em que esse poema faz vocês pensarem?
Vamos criar um texto
2 Crie um poema concreto.
- Você vai produzir um poema concreto com base na palavra mar.
- Identifique outras palavras que tenham a palavra mar em sua composição.
- Teste diferentes combinações de palavras e letras na composição do poema, de modo que elas expressem movimento e provoquem alguma sensação no leitor.
- Depois que encontrar uma disposição que faça sentido, defina as palavras que vão compor seu poema.
Apresentação e avaliação
3 Apresente seu poema para a avaliação do professor.
- Faça as eventuais correções que ele sugerir.
- Depois, passe o poema a limpo.
4 Compartilhe seu poema.
- Troque seu poema com o de um colega para vocês apreciarem a criação um do outro.
- Exponha seu poema no mural para que outros estudantes possam
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Para ler mais
Antes de ler
Você já leu um trecho de um livro de Júlio Verne em que ele relata aventuras pelos mares do mundo e suas maravilhas submarinas. Agora, vai ler um texto que conta a aventura de um grande navegador celta que fez uma viagem no tempo.
- Você já pensou em participar de uma aventura pelo mar?
- Acha que, no futuro, será possível viajar no tempo?
Durante a leitura
- Leia em silêncio e sublinhe no texto as palavras cujo significado você não conhece.
- Observe que a história se passa em dois planos.
Bran, o viajante do tempo
Bran era um grande navegador. Certo dia, encontrou uma linda varinha de prata, que balançou para ver se era mágica. No mesmo instante surgiu ao seu lado uma jovem belíssima. Ela entoou uma canção em que descrevia as maravilhas do mundo de onde viera, as ilhas encantadas do Outro Mundo, onde não havia tristeza ou sofrimentos. Quando se calou, todos continuaram imóveis, surpresos. Então a jovem tirou a varinha das mãos de Bran, fez com ela um gesto e desapareceu.
Apaixonado pela jovem, Bran reuniu sua tripulação e partiu numa viagem em busca das ilhas encantadas. Depois de muito navegar, Bran atravessou o limiar do mundo real e penetrou nas águas enfeitiçadas do universo mágico.
Bran avistou sua amada, que lançou uma corda mágica ao navio. A corda se enroscou na proa e a moça pôde puxar o barco até o porto.
Bran e os tripulantes do navio se casaram com as moças da ilha, exceto um, que queria regressar à Irlanda porque sentia saudade da namorada.
Embora Bran e seus amigos tivessem a impressão de que se encontravam na ilha havia apenas poucos meses, muitos anos tinham se passado.
Quando Bran voltou à terra natal para levar o amigo que não se casara, percebeu que tudo estava mudado. Do barco, ele pôde ver que havia uma estátua dele no meio do porto: Bran se tornara uma lenda.
— Fique conosco — disse ele ao amigo. — Tudo mudou, estes são outros tempos.
Mas o amigo ignorou seus conselhos, e, assim que fincou o pé na areia, seu corpo se transformou em cinzas e rapidamente se desvaneceu.
Os olhos de Bran encheram-se de lágrimas. "E se eu me perder no mar? E se não conseguir regressar à ilha?", pensou. Mas, nesse mesmo momento, a corda mágica de sua amada enroscou-se na proa da embarcação e Bran foi levado de volta à Ilha da Felicidade, onde continua a viver até os dias de hoje.
Heloisa Prieto. Lá vem história. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. (Adaptado).
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Você vai praticar a leitura do texto seguindo as orientações.
- O professor lê uma frase ou um parágrafo, e você e seus colegas, em coro, repetem a leitura.
- Preste atenção no ritmo e na entonação de sua voz, considerando a pontuação do texto e a leitura feita pelo professor.
2 Para aprimorar sua leitura, leia três vezes, em voz alta, o último parágrafo do texto. Depois, avalie o desenvolvimento da leitura preenchendo a tabela.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
A leitura foi feita com um volume de voz adequado, de forma que todos entendessem? | ||
As palavras foram lidas corretamente, sem tropeçar ou sem se enroscar? | ||
A entonação e o ritmo da leitura foram realizados de acordo com a pontuação? |
Compreender o texto
3 Assinale as alternativas que definem mais adequadamente o texto Bran, o viajante do tempo.
- É um diário de viagem, porque relata suas aventuras durante uma viagem.
- É um texto de ficção, porque as aventuras relatadas não aconteceram na realidade.
- É uma crônica, porque apresenta a opinião do autor sobre um fato do cotidiano dos homens do mar.
- É um conto fantástico, porque, embora o herói seja humano, acontecem com ele coisas impossíveis por intervenção mágica.
Conto fantástico é uma narrativa curta em que os acontecimentos ou personagens estão relacionados ao mundo da fantasia. Nesse tipo de história podem ser encontrados elementos misteriosos ou inexplicáveis, segundo as leis da realidade, e seres sobrenaturais, como fantasmas e fadas.
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4 Leia e responda.
- Você acha que Bran pode ser considerado o herói dessa história? Por quê?
- Que feito heroico ele realizou?
- Quais são os elementos mágicos que aparecem na história?
5 Releia: "Ela entoou uma canção em que descrevia as maravilhas do mundo de onde viera".
- A que maravilhas a canção mencionada no trecho se refere?
6 Nessa história, o tempo é um elemento fundamental. Copie dos dois primeiros parágrafos expressões que mostram a passagem do tempo.
7 Quais acontecimentos misteriosos e inexplicáveis aparecem nesse conto?
8 Atravessar o limiar do universo mágico trouxe felicidade para a vida de Bran. Entretanto, isso não aconteceu para um de seus companheiros. Por quê?
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9 No quarto parágrafo, a história de Bran encerra-se, pois o conflito que o atingiu foi resolvido. Entretanto, ele precisou partir novamente para ajudar o amigo.
- Que desafios ele encontrou nessa nova aventura?
- A viagem teve o desfecho esperado por Bran? Por quê?
- Em sua opinião, Bran teria motivos para se sentir culpado pela morte do amigo? Copie o trecho que comprova sua resposta.
10 Ao regressar, Bran constatou que havia se tornado uma lenda.
- O que o levou a chegar a essa conclusão?
- O que o fez tornar-se uma lenda?
11 Como você imagina que seja essa Ilha da Felicidade? Quem você levaria para lá? Comente.
12 Compare as frases.
1
"Bran atravessou o limiar do mundo real e penetrou nas águas enfeitiçadas do universo mágico."
2
Bran atravessou o limiar do mundo e penetrou nas águas do universo.
- A retirada das palavras em destaque mudou o sentido da frase? Explique.
266
Ampliar o vocabulário
13 Procure no texto e escreva todas as palavras:
- utilizadas para referir-se à mulher por quem Bran se apaixona.
- utilizadas para referir-se ao universo dos mares.
- Você conhece todas essas palavras? Se precisar, consulte o dicionário para saber o significado das palavras que não conhece.
14 Leia a frase abaixo.
"Mas o amigo ignorou seus conselhos e, assim que fincou o pé na areia, seu corpo se transformou em cinzas e rapidamente se desvaneceu."
- Assinale o sentido que o verbo ignorar tem nessa frase:
- Não ter conhecimento de; não saber; desconhecer.
- Não usar; não praticar.
- Reparar em; estranhar, censurar, criticar.
- Justifique sua escolha com base no que aconteceu.
Para ler em casa
Leia para um familiar ou responsável que mora com você a definição de conto fantástico, na página 263. Conversem sobre esse tipo de história e pergunte se essa pessoa conhece alguma história com tais características.
Depois, convide-a para que vocês leiam, juntos e em voz alta, Bran, o viajante do tempo, de Heloisa Pietro, e divirtam-se com a aventura e suas personagens.
Se vocês pudessem ir até a Ilha da Felicidade, o que haveria lá e o que vocês fariam juntos?
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Estudo da língua
Terminações -isar e -izar
1 Leia o texto abaixo.
— Estou contente de teres consertado o defeito de tua máquina. Vais poder voltar para casa...
— Como soubeste?
Eu vinha justamente avisar-lhe que, contra toda expectativa, havia conseguido realizar o conserto!
Antoine de Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Coquetel, 2019. (Fragmento).
- As palavras em destaque no texto são:
substantivos.
verbos.
adjetivos.
- Nessas palavras, as terminações são as mesmas?
- Os termos avisar e realizar derivam de quais outras palavras?
De modo geral, as palavras que recebem o sufixo -isar já apresentam s na palavra primitiva, como em aviso → avisar. As palavras com o sufixo -izar são derivadas de outras que não apresentam nem s nem z, como real → realizar.
2 Complete com —isar ou —izar e leia em voz alta as palavras do quadro.
prec
atual
legal
fnal
al
paral
- Agora, complete a tabela com essas palavras observando o modelo.
Palavras terminadas em —isar | Palavras terminadas em —izar |
precisão → precisar | legal → legalizar |
→ | → |
→ | → |
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3 Observe o exemplo e continue.
pesquisar → pesquisa
- humanizar →
- comercializar →
- fertilizar →
- industrializar →
- concretizar →
- visualizar →
- finalizar →
- pisar →
4 Leia a tira de Armandinho.
- A palavra economiza, no 1o e no 2o quadrinho, é uma conjugação de qual verbo? Esse verbo deriva de qual palavra?
- Complete o último quadrinho com a palavra adequada.
- No primeiro quadrinho, Armandinho fala de uma atitude para economizar água. Qual é essa atitude?
- O que você e seus familiares fazem para economizar água?
- Explique o humor da tira.
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Produção oral
Seminário
Depois de conhecer histórias que se passam no mar, você e seus colegas vão refletir sobre a importância da preservação dos mares e oceanos. Para isso, vão pesquisar sobre o tema e montar um seminário que será exposto para a turma.
Seminário é uma apresentação oral que tem como objetivo transmitir conhecimentos a respeito de um assunto. Ao apresentar um seminário, é importante conhecer bem o tema abordado.
Planejamento
1 Escolham um tema.
- Em grupos de quatro integrantes, escolham um tema para pesquisar e apresentar no seminário Vejam algumas sugestões:
- As funções do oceano no planeta.
- A importância de garantir a diversidade das espécies da fauna e da flora marinhas para o equilíbrio do planeta.
- A atuação de organizações na preservação de seres marinhos, como o Projeto Tamar.
- Os principais poluentes dos oceanos e o risco que eles provocam.
2 Pesquisem sobre o tema.
- Pesquisem sobre o tema escolhido em fontes impressas e eletrônicas, como jornais, revistas, livros e sites confiáveis.
- Conversem com adultos que possam trazer informações sobre o tema, selecionem e escrevam-nas no caderno. Anotem as fontes pesquisadas e o nome das pessoas que opinaram sobre o assunto. Peçam a orientação do professor.
- Durante a pesquisa, selecionem imagens (fotografias, ilustrações, mapas) e objetos que possam ser exibidos na apresentação do seminário.
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Realização do ensaio
3 Preparem e ensaiem a apresentação.
- Selecionem o que cada integrante do grupo vai dizer na apresentação do seminário, com base na pesquisa que fizeram.
- Procurem decorar o que vão falar, mas mantenham as anotações em mãos.
- Preparem as imagens que serão mostradas durante a apresentação.
- Realizem um ensaio para garantir que tudo ocorra como planejado.
Importante!
- Ter postura adequada diante do público.
- Falar com clareza e ritmo para que todos possam ouvir e compreender o que está sendo apresentado.
- Ser objetivo, apresentando os dados mais relevantes da pesquisa, para evitar que o público se canse.
- Ficar de olho no tempo, para que todos possam se apresentar.
- Usar uma linguagem adequada (evitar o uso de gírias e de palavras informais durante a apresentação do seminário).
Apresentação e avaliação
4 Participem dos seminários.
- No dia da apresentação, prestem atenção no modo de se dirigir ao público.
- Levem um papel escrito para ser usado como lembrete.
- Mostrem as imagens e/ou os objetos selecionados.
- Respeitem as apresentações dos outros grupos, mantendo o silêncio e a atenção e respeitando os turnos de fala.
- No final de cada apresentação, a turma pode fazer perguntas.
5 Avaliem o seminário preenchendo a tabela.
- Conversem após a apresentação de todos os grupos.
- Depois, preencham a tabela de avaliação.
Avaliação do seminário | Sim | Não |
---|---|---|
O grupo apresentou as informações de modo claro? | ||
As imagens contribuíram para o entendimento do público? | ||
O grupo despertou o interesse do público? | ||
Houve perguntas no final da apresentação? |
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Releia o trecho a seguir de Júlio Verne, que você leu nesta unidade.
"Gelado de medo, percebi que ele se preparava para enfrentar o tubarão cara a cara. O monstro parecia rugir; o sangue que lhe escorria do flanco tingia a água de vermelho. O capitão o agarrou por uma das barbatanas e tentou perfurar seu coração. De repente Nemo caiu. O tubarão se voltou contra ele, as mandíbulas prontas para despedaçá-lo."
- Identifique as palavras que estão relacionadas ao corpo do tubarão.
- Substitua abaixo os trechos em destaque mantendo o sentido.
- O tubarão estava com as mandíbulas prontas para despedaçar o capitão.
- Ned cravou o arpão no coração.
2 Leia o quadro. Todas as palavras foram extraídas de textos trabalhados nesta unidade.
irresponsabilidade | jornalístico | regressar | vermelho | contaminação |
oceanógrafo | legislação | detectaram | felicidade | impressão |
resíduos | encantadas | enfeitiçadas | preferido | desembarcamos |
inadequado | desvaneceu | tripulantes | enfrentar | educação |
- Leia em voz alta, mais de uma vez, as palavras do quadro.
- Com o professor e a turma, elabore uma lista coletiva com algumas das palavras do quadro e seu significado.
3 Agora, vamos nos divertir com o jogo Cadê a Palavra Secreta. Descubra a palavra secreta do quadro da atividade 2, seguindo as dicas.
A A palavra secreta não é verbo. (Quais restaram?)
B A palavra secreta tem mais de quatro sílabas. (E agora, quais sobraram?)
C A palavra secreta é uma proparoxítona e é nome de uma profissão. (Descobriu?)
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Projeto em equipe
Salvar o mar já!
O que fazer
Uma das ferramentas mais eficientes para preservar o planeta é a informação.
Você e seus colegas de equipe vão aproveitar a pesquisa que fizeram para o seminário e criar uma campanha de conscientização.
Para isso, vocês vão elaborar peças publicitárias em diferentes mídias com o objetivo de alertar a comunidade escolar sobre a importância da preservação de mares e oceanos.
Uma campanha de conscientização é um conjunto de anúncios (peças publicitárias) veiculados em diferentes meios de comunicação (mídias). Em uma campanha como essa, pode haver propagandas em vídeo (para TV ou internet), assim como cartazes/outdoors (para espaços públicos ou internet).
Como planejar
1 Para começar, você e seus colegas vão observar atentamente os materiais impressos a seguir.
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2 Agora, conversem com o professor respondendo às questões.
- O que significa a frase "Praia local, lixo global" do primeiro material?
- Por que o segundo material mostra a imagem de tartarugas marinhas?
- Qual é a frase do segundo material que transmite a mensagem sobre a responsabilidade de cada um de nós sobre esse tema?
- O que sensibilizaria ou conscientizaria as pessoas sobre o descarte responsável de lixo, sobretudo do lixo que polui as águas?
- Que ações poderiam ser feitas para evitar que as pessoas jogassem lixo nas praias e na água?
Como fazer
3 Escolher um slogan.
O mesmo slogan será utilizado por toda a turma nas produções da campanha.
Slogan é uma frase curta que representa a ideia central da campanha. Deve ser fácil de entender e de memorizar. Exemplo: Lixo no mar: você precisa evitar!
4 Organizar seu grupo.
Cada grupo ficará responsável por desenvolver uma peça publicitária, que vai circular na internet ou em espaços públicos.
Vejam algumas possibilidades a seguir.
Vídeo publicitário
- Deve ter no máximo um minuto e precisa passar a mensagem de forma clara.
- Pode circular na internet ou ser exibido na escola em um dia combinado.
- Vocês podem optar por fazer uma cena mais teatral ou algo parecido com um telejornal, sempre conscientizando a população dos cuidados com a preservação de mares e oceanos.
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Cartaz impresso
- Pode ser feito em cartolina e com canetas hidrográficas.
- No alto do cartaz deve haver um título que chame a atenção e, embaixo, frases curtas que transmitam a mensagem de forma clara e objetiva.
- Selecionem imagens para o cartaz (se não for possível, façam ilustrações).
Outdoor
- Trata-se de um cartaz bem grande para espaços abertos.
- Pode ser feito em papel kraft e ocupar todo o corredor da escola.
- Deve apresentar um título que chame a atenção do público e apresentar mensagens de conscientização a respeito do lixo nos mares e oceanos.
Antes de criarem os elementos da campanha, com a supervisão do professor, decidam a forma de circulação das peças da campanha e o público que querem atingir. Com relação ao cartaz impresso e ao outdoor, é necessário fazer um rascunho, bem como verificar o local possível para afixá-los, de forma que seja acessível a toda a comunidade escolar.
5 Reunir informações.
Com a ajuda do professor, a turma pode reunir as respostas da conversa sobre o material impresso desta seção, bem como as informações já coletadas para os seminários.
Em seguida, o professor ajudará vocês a organizarem as informações pesquisadas. Conversem com ele sobre o tema.
6 Selecionar os pontos mais importantes.
É importante manter o objetivo da campanha: persuadir, convencer o público a mudar pequenas atitudes no cotidiano, que podem melhorar a qualidade de vida na comunidade, nos oceanos e, consequentemente, no planeta.
Depois de reunir informações suficientes, escolham os pontos essenciais para fazer parte da campanha, com a ajuda e a orientação do professor.
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7 Produzir as peças publicitárias da campanha.
Importante!
- Procurem usar frases claras, curtas e objetivas. Publicidade com excesso de informação acaba não sendo compreendida e não cumpre sua função.
- Nas peças publicitárias escritas (cartazes impressos e outdoors), destaquem as informações mais importantes: realcem com cor, sublinhe, coloquem em letras maiúsculas etc. Explorem as imagens para chamar a atenção do público.
- Para os vídeos publicitários, usem um celular ou um equipamento de gravação. É recomendável montar um cenário que se relacione com o tema.
O que avaliar
8 Avaliar o produto final da campanha.
Antes de elaborar o produto final da campanha, troquem os projetos e rascunhos com as outras equipes para avaliar o trabalho. Apresentem-nos ao professor, que indicará as melhorias e as correções necessárias.
Preencham a tabela de avaliação a seguir.
Avaliação da campanha de conscientização | Sim | Não |
---|---|---|
As palavras foram escritas corretamente? | ||
As imagens estão nítidas e ajudam a transmitir a mensagem? | ||
O vídeo ficou interessante e informativo? | ||
O cartaz está escrito de forma clara, direta, objetiva e concisa? | ||
O outdoor ficou com um bom tamanho? | ||
A linguagem das peças está adequada ao público a que se destinam? | ||
A campanha causa um impacto que ajuda a conscientizar o público? |
Se houver erros, corrijam e aproveitem a opinião dos colegas para aprimorar o trabalho (fazer cortes, acréscimos ou reformulações).
9 Lançar a campanha.
Combinem a data com o professor e lancem a campanha na escola para que todos os estudantes sejam multiplicadores dessa ação.
Se possível, publiquem as peças no site e/ou nas redes sociais da escola.