277
Avaliação final
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Quando fecho os olhos, vejo meu quarto. A cama está desarrumada, meu cobertor fofinho todo embolado, porque saí correndo para ir à escola, atrasada para uma prova. Minha agenda está aberta na escrivaninha no dia 9 de outubro de 2012. Meu uniforme — shalwar branco e kamiz azul — está em um cabide na parede, esperando por mim.
Ouço as crianças da vizinhança jogando críquete no beco atrás da nossa casa. Ouço o barulho do mercado ali perto. E, se prestar atenção, ouço Safina, minha amiga que mora na casa ao lado, batendo na parede que dividimos para me contar um segredo.
Sinto o cheiro de arroz cozinhando; mamãe está na cozinha. Ouço meus irmãos mais novos brigando pelo controle — a TV alternando entre luta livre e desenho animado. Logo vou ouvir a voz grossa de papai me chamando pelo apelido.
— Jani — ele vai dizer, que é "querida" em persa — Como anda a escola?
Papai perguntava como iam as coisas na Escola para Meninas Khushal, que ele fundou e onde eu estudava, mas eu sempre aproveitava a oportunidade de responder literalmente.
— Aba — eu brincava —, a escola não anda, está sempre no mesmo lugar! — Esse era meu jeito de dizer que achava que as coisas poderiam estar melhores.
Deixei aquele lar amado no Paquistão certa manhã — planejando mergulhar de volta nas cobertas assim que a aula terminasse — e acabei a um mundo de distância.
Algumas pessoas dizem que é muito perigoso voltar agora. Que eu nunca vou poder fazer isso. Então, de vez em quando, viajo para lá dentro da minha cabeça.
Mas agora outra família vive naquela casa, outra garota dorme naquele quarto — e eu estou a milhares de quilômetros de distância. Não ligo muito para as outras coisas no meu quarto, mas me preocupo com os troféus da escola na estante. Até sonho com eles de vez em quando. Tem um troféu de vice-campeã do primeiro concurso de soletração de que participei. E mais de quarenta e cinco taças e medalhas por ter sido a primeira da turma em provas, debates e competições. Para outras pessoas, podem parecer simples bugigangas de plástico. Mas para mim são lembranças da vida que eu amava e da menina que eu era — antes de sair de casa naquele dia fatídico.
Malala Yousafzai. Eu sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo. São Paulo: Seguinte, 2015. (Fragmento).
278
■ Leia o texto todo, um trecho da autobiografia da paquistanesa Malala, a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz. Depois, faça as atividades com base no texto.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Em que data se passam os eventos dos quais Malala se recorda?
- A No dia 9 de outubro de 2021.
- B No dia 5 de maio de 2012.
- C No dia 9 de outubro de 2012.
2 Malala conta que a cama ficou desarrumada:
- A porque ela nunca arrumava a cama.
- B porque ela saiu correndo para o mercado.
- C porque ela estava atrasada para fazer uma prova na escola.
3 Do que Malala mais sente falta de sua casa no Paquistão?
- A De seu uniforme — shalwar branco e kamiz azul.
- B De seus troféus da escola na estante do quarto.
- C Das crianças da vizinhança jogando críquete.
4 O que o apelido de Malala, Jani, quer dizer em persa?
- A Tranquila.
- B Bonita.
- C Querida.
5 Malala diz que seu uniforme está em um cabide na parede esperando por ela. O que isso significa?
- A Ela não voltou mais naquele lugar.
- B Ela saiu apressada, pois estava atrasada para a escola.
- C Ela não gostava de usar o uniforme.
279
6 Malala traz consigo algumas lembranças e sensações.
- Que sons ela ouve? E que cheiros ela sente?
7 Releia os trechos.
"Não ligo muito para as outras coisas no meu quarto, mas me preocupo com os troféus da escola. [...] Para outras pessoas, podem parecer simples bugigangas de plástico."
- O que os troféus e as medalhas representam para Malala?
8 Leia o trecho a seguir.
"A cama está desarrumada, meu cobertor fofinho todo embolado, porque saí correndo para ir à escola, atrasada para uma prova."
a) Relacione cada palavra destacada com um dos antônimos abaixo.
áspero
cheguei
adiantada
voltar
arrumada
b) Escreva uma frase usando pelo menos duas das palavras destacadas.
9 Releia o trecho a seguir.
"Mas para mim são lembranças da vida que eu amava e da menina que eu era — antes de sair de casa naquele dia fatídico."
- Reescreva o trecho substituindo as três palavras destacadas por sinônimos do quadro, mantendo o mesmo sentido.
trágico
recordações
adorava
10 Leia as frases com atenção às palavras destacadas.
- Malala vivia em um apartamento no Paquistão. Ela é paquistanesa.
- Jani é sempre gentil. Ela age com gentileza.
-
Agora, copie as frases abaixo, substituindo o símbolo ? por uma palavra conforme os exemplos do quadro.
- Malala é uma garota esperta. Ela tem ?
- Minha comida preferida vem da França. Prefiro a comida ?
- Akira veio do Japão. Ele é ?
- O pai de Malala está certo. Ele tem ?
280
11 No exemplo e nos itens da atividade 10, quais palavras são substantivos próprios? Como você os identificou?
12 Leia a frase.
Malala conta que é muito perigoso voltar agora ao seu país.
- O adjetivo perigoso vem do substantivo perigo. Escreva outros adjetivos para os substantivos abaixo, seguindo o exemplo.
veneno
fama
vaidade
preconceito
- O que você observou em relação à escrita dessas novas palavras?
13 Releia os trechos a sesuir
1 "Meu uniforme — shalwar branco e kamiz azul — está em um cabide na parede, esperando por mim."
2 "— Aba — eu brincava —, a escola não anda, está sempre no mesmo lugar! — Esse era meu jeito de dizer que achava que as coisas poderiam estar melhores."
- Qual das palavras ou expressões destacadas são aposto ou vocativo?
- No segundo trecho, as palavras escola, esse e coisas são escritas com a letra s, mas de formas diferentes. Escreva nove palavras em que a letra s seja usada dessas três formas distintas.
■ Você leu um trecho da história de Malala, a garota que precisou abandonar sua casa e seu país. Agora, imagine que ela poderá retornar à sua casa, reencontrar seus amigos, voltar à sua escola. Reescreva a história dela, contando como seria a sua volta.
- Planejamento: planeje seu texto com base nas orientações do professor.
- Escrita: elabore um rascunho.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.