281
Para fazer em casa
Unidade 1
Faça no caderno.
1 Leia, em voz alta, as frases extraídas do mito A criação da noite, lido nesta unidade.
1 "Antigamente não havia noite. Era sempre dia."
2 "A Lua e as estrelas eram como o Sol."
3 "Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta."
- Como você pôde observar, as palavras destacadas possuem encontros vocálicos. Copie-as e separe as sílabas.
- Alguma delas possui tritongo? Justifique.
- Agora, indique se elas possuem ditongo ou hiato.
Dica: Observe como você separou as sílabas.
2 Leia as palavras do quadro. Copie o nome de cada imagem.
horta
hipopótamo
hospital
hélice
harpa
harmonia
- O que você observa ao ler essas palavras em voz alta? Qual é o som que sai da boca ao ler a primeira sílaba?
- Descubra quais são as palavras, copie e complete com ha, he, hi, ho ou hu.
✤ra ✤giene ✤lário ✤mano ✤bito ✤rói
Desafio! Pesquise em jornais, revistas, panfletos ou dicionários outras dez palavras que comecem pela letra h. Escreva-as no caderno.
282
Para fazer em casa
Unidade 2
Faça no caderno.
1 No quadro a seguir, há nomes de várias frutas, mas alguns acentos não foram colocados.
- Identifique quais são as palavras que levam acento e copie-as no caderno, acentuando-as corretamente.
açai
melancia
coco
manga
maracuja
jaca
pera
banana
caqui
pessego
cupuaçu caja
- Quais dessas frutas você não conhece?
2 Copie e desenhe os alimentos abaixo no caderno.
repolho
alface
chuchu
beterraba
jabuticaba
- Agora, encontre e circule a palavra intrusa. É uma palavra oxítona.
- As outras palavras são paroxítonas ou proparoxítonas? Como você descobriu?
- Podemos afirmar que a palavra abóbora é acentuada. Ela é oxítona, paroxítona ou proparoxítona? Justifique o motivo do acento.
Desafio! Na lista de palavras a seguir, descubra as sílabas acentuadas e que tipo de acento levam. Copie-as no caderno e acentue-as corretamente.
Dica: Leia as palavras em voz alta e preste atenção à sílaba tônica. Todas recebem acento.
medico
virus
cafe
calendario
gratis
lampada
album
chines
centimetro
alguem
283
Para fazer em casa
Unidade 3
Faça no caderno.
1 Você se lembra da história O sonho de Ismar? Leia o diálogo a seguir, baseado nessa história.
— Por gentileza, senhor, você não encontrou nada aqui neste beco? Um tesouro secreto, por exemplo?
— Com toda a certeza não! Mas me desculpe a franqueza, sua vida já é uma beleza e não é preciso nenhum tesouro!
- Observe acima os substantivos destacados e escreva a partir de qual adjetivo cada um deles foi formado. Veja o exemplo: franqueza — franco
- Agora, forme substantivos a partir dos adjetivos a seguir.
limpo
esperto
nobre mole
rico
pobre
delicado
2 Observe a fotografia e depois identifique, na legenda, o nome da árvore.
-
Copie as frases completando-as com uma das palavras entre parênteses.
- As palavras que nomeiam lugares, objetos, pessoas e elementos da natureza são chamadas ♣ (substantivos / adjetivos).
- A palavra tucumã é um ♣ (substantivo / adjetivo), porque ela dá nome a uma árvore. Ela é um substantivo ♣ (próprio / comum).
Desafio! Escreva uma única frase usando estes três substantivos comuns:
árvore
tronco
espinhos
284
Para fazer em casa
Unidade 4
Faça no caderno.
1 No diálogo a seguir, baseado na história Drácula desta unidade, estão faltando alguns sinais de pontuação.
- Copie e complete o texto com a pontuação adequada. Depois, leia o texto.
Lembre-se: Ao ler o texto, perceba a diferença que a pontuação faz.
Sabe quem apareceu de repente naquela noite ✿ Sim, foi ele, o Drácula. E foi logo me dizendo✿
✿ Boa noite. O que faz aqui neste escuro✿ Cuidado✿ Este lugar pode ser perigoso✿.
Só consegui responder✿:
✿ Agradeço muito✿ Mas não tenho medo de lenda✿.
E saí em disparada sem olhar para trás✿
2 Leia as palavras do quadro abaixo.
assombração
quarto
fantasma
lençol
suspense
medo
escuro
flutuando
- Escolha algumas delas para formar três frases: uma declarativa, uma exclamativa e uma interrogativa.
- Depois, leia-as com atenção aos sinais de pontuação.
Desafio! Releia a primeira estrofe do poema narrativo Joãozinho sem medo, que você leu nesta unidade. Depois, reescreva essa estrofe começando com o seguinte verso: "Joãozinho com medo".
"Joãozinho sem medo
Não tinha medo de nada
Enfrentava tempestade
Gigante e até fantasma."
285
Para fazer em casa
Unidade 5
Faça no caderno.
1 Leia as definições dadas por algumas crianças para as seguintes palavras:
- Elogio: o que você diz para uma pessoa que é legal, bonita e inteligente.
- Gente: o que não é bicho; eu sou gente e você também.
- Nuvem: algodão do céu que às vezes parece com um bicho.
- Porco: bicho que tem focinho de tomada e é cor-de-rosa.
- Qual definição você daria para essas mesmas palavras?
- Agora, procure no dicionário o significado dessas palavras e copie-os no caderno.
2 Copie as frases a seguir. Depois, leia-as e indique o que cada uma delas contém no destaque: aposto ou vocativo?
- Pedrinho, meu colega da escola, emprestou a borracha para o Beto.
- Beto, não se esqueça de trazer uma borracha na próxima aula.
- Professora, me ajude a entender o que é vocativo, por favor.
- Dona Joana, a diretora da escola, conversou com os alunos sobre os problemas causados pela prática de bullying.
- Juliana, a estudante do 4o ano B, teve uma boa ideia para o projeto de História.
- Matheus, venha ver rápido o que encontrei na calçada da vizinha!
Desafio! Releia a frase do item d da atividade 2. Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Escreva um pequeno texto dando um exemplo de bullying e sua sugestão para combatê-lo.
286
Para fazer em casa
Unidade 6
Faça no caderno.
1 Os trechos, a seguir, são da lenda do Pirarucu, desta unidade. Reescreva cada trecho trocando as palavras destacadas pelos sinônimos abaixo.
resolveu
possuía
olhou
castigar
convocou
malvado
mandou
1 "Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que, cansado daquele comportamento, decidiu punir Pirarucu."
2 "Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira.
3 "Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo."
2 Leia as frases e os substantivos destacados em cada item a seguir. Depois, copie-as e responda ao que se pede.
-
É substantivo comum ou próprio?
- Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio.
- O indígena somente ignorou as ondas, sorrindo.
- Xandoré acertou o coração do guerreiro.
-
É substantivo simples ou composto?
- Essa flor exala um delicioso perfume!
- Nesta segunda-feira teremos aula de Ciências. Aprenderemos sobre a fauna brasileira.
- Amor-perfeito é uma planta que produz flores muito coloridas.
Desafio! Imagine que você teve a oportunidade de entrevistar alguma personagem de lendas brasileiras, como o Pirarucu ou o Saci.
- Liste três perguntas que faria na entrevista e as possíveis respostas da personagem.
- Ensaie a entrevista que você imaginou. Modifique a voz para diferenciar entrevistador e entrevistado.
287
Para fazer em casa
Unidade 7
Faça no caderno.
1 As frases a seguir são inspiradas na história do Pinóquio desta unidade. Copie cada frase substituindo o símbolo ❖ por um adjetivo, de acordo com o substantivo entre parênteses.
- Leia em voz alta as frases a seguir com ponto final, depois com ponto de interrogação e, por fim, com ponto de exclamação. Veja a diferença.
- Pinóquio envolveu-se em uma situação ❖. (perigo)
- A Fada Turquesa ajudou o Pinóquio. Ela é muito ❖. (bondade)
- O Grilo Falante, como todos os grilos, produz um ruído ❖. (escândalo)
2 Transforme os verbos em substantivos, como em: listar — listagem.
- tatuar
- maquiar
- colar
- viajar
- passar
- sabotar
3 Leia as frases, copie-as e sublinhe os pronomes presentes nelas.
- O nariz do Pinóquio cresceu cada vez que ele mentiu.
- A fantasia da menina ficou muito parecida com a nossa.
- A atriz ficou chateada no final da peça. Ela esqueceu sua fala!
- Eu e meus primos fomos ver a peça. Nós gostamos muito de ir ao teatro.
Desafio! 1 Reescreva as frases trocando as palavras destacadas por pronomes.
- No final de semana, Maria e Clara vão ao teatro com os pais.
- O pai de Pinóquio estava muito preocupado.
- O boneco estava com muito medo!
2 Agora, elabore uma frase com estes pronomes: nós, nosso, nossas.
288
Para fazer em casa
Unidade 8
Faça no caderno.
1 A imagem, a seguir, está associada à carta de reclamação que você leu na seção "Conhecer mais palavras" (página 244). Relacione-a com uma das expressões a seguir.
- Gás natural encanado.
- Energia pública.
- Transporte público.
- Água encanada.
2 Considerando a carta de reclamação que você leu e estudou na página 244, complete o texto com as palavras do quadro.
problema
resolução
argumentos
O texto da carta de reclamação deve ter: a apresentação do ❖, os ❖ que justificam a reclamação e uma solicitação para a ❖ do problema.
Desafio! Agora, escreva você uma carta de reclamação para a prefeitura da cidade. Defina o assunto da carta (a coleta de lixo, o transporte público, a falta de árvores no bairro ou outro assunto). Siga o roteiro abaixo e bom trabalho!
- Comece escrevendo o local e a data. Na linha que vem logo abaixo, indique o destinatário: a prefeitura de sua cidade.
-
Organize as informações:
- no 1o parágrafo, apresente a reclamação, descrevendo o problema;
- no 2o parágrafo, elabore a argumentação, justificando a reclamação;
- no 3o parágrafo, faça a solicitação, indicando sua sugestão para resolver o problema.
- Encerre a carta usando uma frase de conclusão. Depois, escreva e assine seu nome.
289
Para fazer em casa
Unidade 9
Faça no caderno.
1 Nas palavras abaixo, está faltando uma letra. Copie-as substituindo o símbolo ❋ pela letra s ou z.
anali❋ar
revi❋ar
preci❋ar
humani❋ar
simboli❋ar
economi❋ar
fnali❋ar
parali❋ar
2 Leia as frases, copie-as e substitua o símbolo * por uma das palavras entre parênteses.
- No litoral paulista, * animais marinhos apareceram mortos. (muito / muitos)
- Os * se agravam quando a maioria das praias fica tomada por lixo. (problema / problemas)
- Ele afirma que são * políticas de fiscalização na legislação (necessários / necessárias / necessário).
- Moro no litoral. A praia é * distante da escola onde estudo. (meia / meio)
Desafio! O texto abaixo foi escrito sem ser organizado em parágrafos e sem verificar a ortografia, a pontuação e a colocação de iniciais maiúsculas. Você deve identificar esses problemas e corrigi-los.
joãozinho era um menino muito curioso ele pasava horas apreciando a imencidão do mar se surgise alguma garrafa ou uma sacolinha plástica que poluísse o local ele ficava estremamente xatiado e recolhia-as para descartar coretamente ele sabia da importância da preservasão do meio ambiente um dia a professora perguntou aos estudantes o que eles queriam ser quando crescessem joãozinho o mais entusiasmado respondeu rapidamente eu serei biólogo ou mergulhador que menino esperto elogiou a profeçora