12
Avaliação inicial
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Alepo, 17 de julho de 2012
Hoje foi um dos piores dias da minha vida. Acabei de rezar bem forte para pedir a Deus que isso nunca mais aconteça.
Hoje de manhã, estava no apartamento dos vizinhos de baixo, brincando de colorir. Estava com Fuad e Joelle. Estava pintando um sol de amarelo quando ouvi um barulho enorme de bomba que fez tremer tudo. Dei um pulo tão alto que espalhei meus lápis de cor por toda a sala, soltando um grito.
Na mesma hora, ouvi a voz de mamãe no vão da escada. Ela berrava: "Myriam! Myriam, onde você está?".
Larguei tudo, peguei a mão de Joelle e corremos para encontrá-la. Tive tanto medo que continuava tremendo.
Nos braços de mamãe, tudo parou. Ela disse que tinha tudo terminado agora e nos levou para o apartamento. Em seguida, mamãe pegou seu telefone e ligou para o irmão dela: "Você ouviu isso? Sabe de onde vem?".
Em todo o edifício, os celulares tocavam sem parar. Todo mundo ligava para seus parentes, amigos, família. Ficamos no sofá com nossos bichos de pelúcia e não ousamos falar mais nada.
À noite, no jantar, perguntei aos meus pais o que era aquele horrível estrondo que havíamos ouvido há pouco. Meu pai respondeu que era uma bomba.
"Mas quem está jogando bombas em nós?"
"Ninguém está jogando em nós. É mais complicado que isso."
"A gente fez alguma coisa errada?"
Mamãe me garantiu que a gente não tinha feito nada de errado. Ela me explicou que as pessoas da revolução tinham entrado pelo norte de Alepo, nos bairros em que eu nunca tinha ido. E que o governo não estava contente.
Em seguida, ela disse que a gente precisava continuar vivendo como antes e não ter medo. Ela me fez prometer continuar brincando e aproveitar o verão.
Myriam Rawick. O diário de Myriam. São Paulo: Darkside, 2020. (Fragmento adaptado).
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP13.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
O volume 4 apresenta a "Avaliação inicial", uma avaliação diagnóstica no início do ano letivo, realizada antes da unidade 1; a "Avaliação em processo", uma avaliação processual para aplicar no final das unidades 2, 4 e 6; e a "Avaliação final", uma avaliação de resultado realizada no final do ano letivo, depois da unidade 9. Em cada uma delas, são propostas atividades e textos diversificados, considerando o trabalho realizado no decorrer das unidades, com gradual nível de complexidade.
Na "Avaliação inicial" deste volume, são apresentadas: uma proposta de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas que abordam compreensão de textos com um trecho da obra O diário de Myriam, exercício com vocabulário, atividades com sinal de pontuação (aspas), acentuação gráfica, grafia de palavras terminadas em -ão, com letra h inicial; e, ainda, uma proposta de produção escrita.
É importante iniciar a avaliação pela fluência em leitura oral, um passo essencial para monitorar o desenvolvimento da leitura dos estudantes; depois, será o momento de fazer a avaliação escrita com toda a turma. Por isso, planeje a forma como vai encaminhar esta seção (dias e horários).
A avaliação pode ser feita em vários dias da mesma semana (por exemplo, a fluência em um dia, e as questões escritas com a proposta de elaboração textual em outro).
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano letivo, eles consigam ler 100 palavras por minuto, com precisão de 95%.
Será necessário que eles leiam para você, em voz alta e individualmente, os três primeiros parágrafos destacados do trecho (101 palavras). É importante que eles não tenham lido o texto integral nem o trecho selecionado antes dessa avaliação de fluência.
Avalie os estudantes um a um; se possível, use cronômetro e gravador para reavaliar a leitura posteriormente. As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência em leitura oral encontram-se nas páginas MP029 a MP031 deste Manual do Professor.
Sugerimos que você prepare previamente algumas atividades para que os demais estudantes estejam envolvidos enquanto os colegas são avaliados.
13
- Leia, em silêncio, o texto todo da página anterior, extraído de um diário pessoal escrito por uma menina síria durante a guerra em seu país. Depois, faça as atividades com base no texto.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Assinale quem é o(a) autor(a) do texto? Alternativa C.
- A) Fuad.
- B) Pai de Myriam.
- C) Myriam.
2 Quando foi escrita a página do diário que você leu? Alternativa B.
- A) No dia 15 de julho de 2010.
- B) No dia 17 de julho de 2012.
- C) No dia 12 de novembro de 2012.
3 Myriam disse que aquele dia foi um dos piores da vida dela: Alternativa A.
- A) porque jogaram uma bomba em Alepo.
- B) porque Joelle e Fuad não queriam brincar com ela.
- C) porque o pai e a mãe de Myriam tinham feito algo errado.
4 Quem eram Fuad e Joelle? Alternativa C.
- A) Eram adultos, os vizinhos de baixo.
- B) Eram crianças, os vizinhos de cima.
- C) Eram crianças, os vizinhos de baixo.
5 Os celulares tocavam sem parar: Alternativa A.
- A) porque as pessoas queriam saber se seus familiares estavam bem.
- B) porque houve um problema na central telefônica.
- C) porque todos queriam testar seu aparelho.
MANUAL DO PROFESSOR
Depois de realizar a proposta de fluência com todos os estudantes, será o momento de fazer as demais atividades da avaliação, de preferência em outro dia da mesma semana.
As atividades de 1 a 8 estão relacionadas à compreensão de textos; as atividades de 9 a 13 abrangem vocabulário e conhecimento alfabético.
Essa continuação da "Avaliação inicial" pode ser encaminhada ao mesmo tempo com toda a turma, uma vez que os estudantes responderão às questões individualmente.
No dia reservado para a avaliação escrita, entregue os livros aos estudantes e peça a eles que leiam o texto todo da página 12 silenciosamente e depois respondam às questões de múltipla escolha e dissertativas a respeito do texto.
14
Se necessário, ao final da avaliação converse com a turma sobre a guerra e as consequências graves no cotidiano das pessoas, sobretudo das crianças.
6 O que Myriam fez logo que a bomba fez tremer tudo?
Ela deu um pulo alto, soltou um grito, largou tudo e foi encontrar a mãe dela.
7 O que Myriam pode ter sentido quando bombardearam sua cidade? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que ela pode ter sentido angústia, medo, desconforto, tristeza, ansiedade.
8 Releia o que a mãe de Myriam afirmou para ela. Você concorda? Justifique sua resposta.
Respostas pessoais.
"Em seguida, ela disse que a gente precisava continuar vivendo como antes e não ter medo. Ela me fez prometer continuar brincando e aproveitar o verão."
9 Releia este trecho.
"Estava pintando um sol de amarelo quando ouvi um barulho enorme de bomba que fez tremer tudo."
-
Reescreva o trecho substituindo as quatro palavras destacadas por outras do quadro.
Estava pintando um sol de amarelo quando ouvi um ruído muito grande de bomba que fez sacudir todas as coisas.
muito grande
ruído
sacudir
todas as coisas
10 Leia as palavras e a expressão destacadas.
- os piores dias
- os vizinhos de baixo
- um barulho enorme
- um horrível estrondo
- um acontecimento complicado
- uma coisa errada
-
Copie e troque o que estiver destacado por um antônimo (palavras com sentido contrário).
Sugestões de resposta: Os melhores dias; os vizinhos de cima; um barulho pequeno; um bonito estrondo; um acontecimento simples; uma coisa certa.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1 a 8
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (1 a 5), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e a assinalar apenas uma alternativa como correta. Nas questões dissertativas (6 a 8), peça que leiam a pergunta e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação. Solicite a eles que respondam no caderno ou em uma folha à parte que poderá ser recolhida no final.
Atividades 9 e 10
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ao trabalhar o desenvolvimento de vocabulário, na atividade 9 os estudantes devem encontrar novas palavras que substituam as palavras destacadas no trecho apresentado, preservando o sentido conforme o contexto.
Na atividade 10, a proposta é identificar novas palavras ou expressões que representem o sentido contrário (antônimo).
15
11 Releia os trechos abaixo.
1. Na mesma hora, ouvi a voz de mamãe no vão da escada. Ela berrava: "Myriam! Myriam, onde você está?".
2. Em seguida, mamãe pegou seu telefone e ligou para o irmão dela: "Você ouviu isso? Sabe de onde vem?".
-
Copie as falas da mãe de Myriam.
"Myriam! Myriam, onde você está?" e "Você ouviu isso? Sabe de onde vem?".
-
Observe a terminação da palavra irmão. Escreva duas palavras que tenham essa mesma terminação.
Resposta pessoal.
12 No trecho a seguir, as palavras destacadas começam com a letra h.
"À noite, no jantar, perguntei aos meus pais o que era aquele horrível estrondo que havíamos ouvido há pouco. Meu pai respondeu que era uma bomba."
-
Escreva mais três palavras que também começam com a letra h.
Resposta pessoal.
13 Leia o quadro a seguir, com palavras retiradas do texto.
apartamento
familia
pelucia
explicou
lapis
edifício
barulho
corremos
governo
celulares
ninguem
respondeu
telefone
sofa
garantiu
horriveis
- Copie todas as palavras e coloque acento gráfico onde for necessário.
- Separe as sílabas. Depois, circule a sílaba tônica, ou seja, aquela que você pronuncia com mais força.
13. a e b =Apartamento, lápis, governo, telefone, família, edifício, celulares, sofá, pelúcia, barulho, ninguém, garantiu, explicou, corremos, respondeu, horríveis.
■ Você leu um texto de uma menina síria que enfrentou a guerra. Agora, imagine que você é a vizinha de cima de Myriam e continue a história.
- Escrita: elabore um texto com base nas orientações do professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 11 a 13
Conhecimento alfabético
Na atividade 11, os estudantes aplicarão o que sabem em relação ao uso de aspas e à escrita de palavras com a terminação -ão. Se necessário, peça a eles que pronunciem as palavras para identificar o som produzido e a escrita correta ao apresentar novas palavras com esse mesmo som final.
Na atividade 12, eles terão de recordar a escrita de palavras com a letra h inicial. Já na atividade 13, deverão demonstrar conhecimento sobre acentuação gráfica, identificando a sílaba tônica.
Produção de escrita
Na produção escrita, sugerimos que você faça algumas perguntas antes de os estudantes elaborarem o texto. Após perceber que já reuniram elementos para a escrita, peça que escrevam o texto no caderno ou em uma folha à parte.
Nesta primeira avaliação da produção escrita, o foco é o texto elaborado em primeira versão. Apenas a partir da "Avaliação em processo" da unidade 2, propomos que os estudantes façam a revisão e a reescrita.
Os estudantes devem escrever da forma que conseguirem, sem troca com colegas ou sem sua mediação. No final, recolha os textos para avaliação.
Para a produção escrita de cada estudante, é preciso considerar diferentes aspectos. Desse modo, sugerimos uma tabela nas páginas MP032 e MP033 do Manual do Professor que pode auxiliar você a fazer uma avaliação formativa de cada estudante, bem como ter um parâmetro de como está sua turma do 4o ano.
Nesta obra, considera-se a avaliação formativa como parte do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo um acompanhamento progressivo e contínuo dos estudantes (as dificuldades ainda por superar e os avanços já conquistados).
A seção "Avaliação inicial" tem como objetivo verificar quais conhecimentos os estudantes possuem ao iniciar o 4o ano e quais ainda precisam desenvolver.
Com base nesta avaliação diagnóstica inicial, você poderá conhecer melhor cada estudante, verificar seu desempenho e averiguar suas dificuldades, a fim de planejar ações que possam potencializar as aprendizagens. Para isso, veja a tabela nas páginas MP032 e MP033 do Manual do Professor, que pode auxiliar você a avaliar cada estudante.