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UNIDADE 1 Nosso mundo
Todos os povos e culturas têm suas histórias para explicar o surgimento e a organização do Universo. Talvez nada tenha despertado tanto a curiosidade do ser humano quanto o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas.
Você sabia que, na maioria das culturas indígenas, os seres humanos, os outros animais, o ar, os rios, as florestas são vistos como elementos integrados? Essa é uma das formas possíveis de ver o mundo.
Peça aos estudantes que façam uma leitura da obra de arte e deixe que respondam livremente as questões orais da próxima página, considerando que a imagem (composta de elementos abstratos e figurativos) possibilita múltiplas interpretações.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 1
Nosso mundo
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender vários gêneros textuais, como o mito e a notícia.
- Praticar a fluência leitora exercitando a pronúncia das palavras e desenvolvendo a precisão no reconhecimento de palavras, velocidade e prosódia.
- Compreender a diferença entre sentido literal e sentido figurado.
- Desenvolver o interesse por palavras, seus significados e aplicações, ampliando o vocabulário e fazendo escolhas de termos adequados em diferentes contextos.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Identificar e compreender a estrutura e as personagens principais do texto narrativo.
- Apreciar e declamar poema.
- Produzir um texto recontando a narrativa de um mito.
- Reler e revisar para conferir a escrita.
- Identificar e utilizar os recursos linguísticos aprendidos ao escrever um texto.
- Reconhecer ditongo, triton-go e hiato verificando a ortografia das palavras.
- Identificar a letra h inicial e compreender a sua ausência de valor fonético.
- Realizar leitura em casa de textos trabalhados na unidade contribuindo para a Literacia Familiar.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes vão apreciar uma pintura indígena e ler uma narrativa do povo indígena Waimiri Atroari em que alguns astros desempenham um papel importante, bem como saber como a ciência tem estudado esses astros e como eles servem de inspiração para escritores.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
- Fluência em leitura oral
- Compreensão de textos
- Desenvolvimento de vocabulário
- Conhecimento alfabético
- Produção de escrita
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- Como você vê o mundo? Respostas pessoais.
- Quais são os elementos presentes na pintura da página anterior?
- Como você associa essa imagem ao nosso mundo, ao nosso planeta?
Na imagem da página anterior, há um círculo central, que pode ser o Sol, o centro da Terra ou um fluxo de energia, no qual se conectam outros fluxos ou rios. Desse círculo, emanam também árvores compostas de frutas (como o caju), setas, pessoas, animais (tartarugas, peixes etc.) e a palavra vida. A obra transmite a ideia de conexão e integração de todos os elementos da natureza, visão compartilhada pela maioria dos povos indígenas.
Desafio
Para ir ao espaço, os astronautas precisam usar roupas especiais. O que você sabe sobre essas roupas? Responda ao teste a seguir e descubra.
Quanto pesa a roupa espacial, em média?
- 20 quilos.
- X 130 quilos.
- 250 quilos.
Quando os astronautas precisam vestir a roupa espacial?
- Dentro e fora da espaçonave.
- X Apenas quando saem da espaçonave.
- Apenas quando estão dentro da espaçonave.
Por que as roupas espaciais são brancas?
- Para refletir os raios solares e aumentar o calor dos astronautas.
- Por uma questão de gosto.
- X Para refletir os raios solares e diminuir o calor dos astronautas.
Como são chamados os tubos ligados à mochila do astronauta que transportam energia, água e oxigênio para ele?
- X Cordão umbilical.
- Cordão mágico.
- Tubos espaciais.
MANUAL DO PROFESSOR
Na abertura, há uma obra de Jaider Esbell, que é artista plástico, escritor e produtor cultural. Nasceu em 1979 na cidade de Normandia, em Roraima, região que hoje pertence à Terra Indígena Raposa Serra do Sol. A inspiração para seus trabalhos vem da natureza, da ancestralidade e da memória dos povos indígenas, em especial de seu povo Macuxi. Mantém em sua casa um ateliê e uma galeria de arte indígena contemporânea, onde expõe trabalhos próprios e obras de outros artistas indígenas.
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11.
No boxe de questões orais da abertura, ao trabalhar a primeira questão com os estudantes, incentive-os a expressar o modo como veem o mundo. Amplie a discussão e pergunte como eles veem o Brasil, o estado, a cidade e a localidade onde vivem.
Na segunda pergunta, incentive-os a analisar e a descrever a pintura de Jaider Esbell, indicando as cores, os formatos, a luminosidade, os movimentos e outros aspectos que observarem. A obra explora elementos abstratos, o que favorece a multiplicidade de interpretações. Chame a atenção para o que há em comum e de diferente entre as descrições de cada estudante.
O levantamento de conhecimentos prévios promovido pela conversa objetiva entrar no tema da unidade e preparar a turma para que haja maior compreensão dos textos que serão apresentados posteriormente.
Desafio
Antes do "Desafio", peça aos estudantes que pensem em filmes ou reportagens apresentadas na televisão com imagens de astronautas. Se citarem alguma animação, questione se acham que a realidade no espaço é parecida com as animações e peça a eles que descrevam em quais aspectos consideram iguais e/ou diferentes. Solicite aos estudantes que comentem o que sabem das roupas dos astronautas.
Em seguida, estabeleça um tempo para a realização da atividade do "Desafio" e faça a correção coletiva, para os estudantes compartilharem suas hipóteses com os colegas e verificarem suas respostas.
Atividade complementar
Produção de escrita
Após o "Desafio", proponha aos estudantes uma pesquisa, a elaboração de um pequeno texto e a montagem de um painel de curiosidades sobre os astronautas. Eles podem buscar informações sobre como os astronautas realizam certas atividades no espaço, como alimentar-se, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas, dormir.
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Para ler
Para estudar o vocabulário do texto A criação da noite, solicite aos estudantes que registrem, no caderno, as palavras cujo significado eles não conhecem e, em seguida, falem quais são elas. No quadro de giz, escreva essas palavras e o significado delas. Peça a eles que copiem a lista coletiva no caderno.
Antes de ler
O texto que você vai ler é um mito que explica a origem da noite.
- Você conhece alguma história que explica a existência do dia ou da noite?
- Existem muitas formas de explicar nosso mundo, seja por meio da sabedoria popular, seja por meio da ciência. Como você diferencia essas formas de explicar o mundo? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura em voz alta do professor e sublinhe as palavras das quais ainda não conhece o significado. Os seus colegas também vão fazer isso.
- Com a turma, faça uma lista coletiva dessas palavras e depois registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
- Veja como os indígenas Waimiri Atroari, que habitam o Amazonas e Roraima, na Região Norte do Brasil, explicam o dia e a noite.
A criação da noite
1 Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O Sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
2 O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse. Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava.
3 Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu engolindo tudo. Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF15LP19, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP26, EF35LP29.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
O texto é uma narrativa mítica, gênero textual que revela a cultura e o folclore de determinado povo, caracterizando-se especialmente por apresentar uma explicação fantasiosa para fatos naturais. Os mitos foram criados como forma de entender e viver em um mundo com elementos desconhecidos e, assim, perpetuar a condição humana.
Para conhecer outras narrativas indígenas, leia os contos nestes links, disponíveis em:
- https://oeds.link/Q537hU. Acesso em: 25 abr. 2021.
- https://oeds.link/a1pzQV. Acesso em: 25 abr. 2021.
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Na primeira questão, esclareça que o texto que será lido é um mito que tem sua origem entre os indígenas Waimiri Atroari, localizando com eles, em um mapa do Brasil, os estados onde esse povo habita (Amazonas e Roraima).
Na segunda questão, auxilie-os na diferenciação entre explicar o mundo por meio da ciência, por meio da sabedoria popular e também dos mitos e da arte.
Para conhecer um pouco mais sobre os Waimiri Atroari, veja este site:
- Instituto Socioambiental. Disponível em: https://oeds.link/XmfWPA. Acesso em: 23 abr. 2021.
É esperado que os estudantes utilizem o grau de familiaridade com a palavra como critério para identificar o que podem classificar como "palavras difíceis". Outro critério importante nesse sentido (mas que será mais utilizado durante a escrita) está vinculado ao conhecimento gramatical.
Ambos os fatores podem impactar diretamente a escrita e a pronúncia das palavras. Por isso, busque oportunidades para incentivar a leitura oral, com atenção à articulação entre as palavras proferidas e à posterior identificação das recorrências em relação ao som/à grafia e ao som/à acentuação gráfica. Também oriente os estudantes a escrever palavras em uma lista coletiva no caderno, registrando os respectivos significados.
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4 Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz. Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho-mão-de-ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado.
5 Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. O Sol caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite.
6 E é assim até hoje. [...]
Edith Lacerda. Disponível em: https://oeds.link/cvbo26. Acesso em: 19 abr. 2021.
Que curioso!
Edith Lacerda é educadora, escritora, contadora de histórias e, atualmente, responsável por uma biblioteca escolar.
Ela compartilhou o cotidiano do povo indígena Waimiri Atroari durante quatro anos. Recolheu o mito da criação da noite enquanto atuava como professora junto a essa comunidade.
Depois escreveu a adaptação que você acabou de ler.
MANUAL DO PROFESSOR
A seguir, leia um trecho de um texto do acervo do Instituto Socioambiental — Povos Indígenas no Brasil Mirim.
Todas as sociedades possuem um conjunto de ideias e refexões próprias sobre a origem do mundo, sobre como foram criados os seres e elementos: os humanos, os animais, as plantas, os rios, as paisagens, os astros, o céu, a terra etc.
Muitas vezes essas ideias e refexões sobre as origens são narradas na forma de histórias, que chamamos de mitos! [...]
Os mitos são histórias sobre um passado bem distante que, ao mesmo tempo, dão sentido à vida no presente, pois explicam como o mundo, os seres e as coisas vieram a ser como são.
São contados e recontados pelos mais velhos aos mais novos. É assim que importantes conhecimentos são transmitidos oralmente de uma geração para outra.
[...]
Os mitos se relacionam com a vida social, os rituais, a história e o modo de viver e pensar de cada sociedade e, por isso, expressam maneiras diferentes de ver a vida, a morte, o mundo, os seres, o tempo, o espaço. São parte da tradição de um povo, mas essa tradição sempre se transforma!
[...]
Toda vez que um mito é contado, ele pode ser recriado por quem o conta. As experiências vividas e os acontecimentos considerados importantes no momento da narração podem infuenciar o narrador, alterando a história.
E é por isso que existem várias versões de um mesmo mito, isto é, há diferentes formas de contar uma mesma história.
Mitos indígenas
Os povos indígenas, assim como outras sociedades, também transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Por serem populações que, até pouco tempo, não registravam seus saberes na forma de textos escritos, o principal jeito de transmitir conhecimentos era — e ainda é — por meio da fala.
Por que, muitas vezes, é difícil compreender os mitos?
Aprendemos que os mitos trazem as refexões de um povo sobre vários temas. Porém, quando não conhecemos bem esse povo, seus valores e sua cultura, muitos detalhes presentes nas histórias são mal compreendidos. Para decifrar os mitos, é preciso estudar, conhecer as formas de viver e pensar do povo que os criou.
É assim também com os mitos indígenas?
Sim, pois geralmente se sabe muito pouco ou quase nada sobre os diferentes povos indígenas e assim fca muito difícil de compreender suas histórias.
[...]
Assim como existem muitos grupos indígenas, há também muitas diferenças entre os seus mitos.
Disponível em: https://oeds.link/aJ7hDq. Acesso em: 27 abr. 2021. (Fragmento).
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Depois de ouvir seu professor, faça você uma leitura.
- Leia o texto A criação da noite, mais de uma vez e em voz alta, respeitando a entonação da voz e o uso da pontuação.
2 Nesse texto, algumas palavras são mais difíceis de serem lidas e escritas do que outras. Observe os quadros a seguir.
antigamente | Estudantes devem copiar as palavras nesta coluna. |
esquentando | |
descanso | |
nascente | |
permitindo | |
imensidão | |
lamentavam |
brilhava | Estudantes devem copiar as palavras nesta coluna. |
estrelas | |
trabalhavam | |
controlava | |
aproximasse | |
transformou | |
quebrado |
- Copie as palavras acima, uma ao lado da outra, prestando muita atenção às letras que as formam.
- Treine sua pronúncia. Leia três vezes cada palavra dos quadros, buscando ler cada vez mais rápido.
3 Em voz alta, releia o parágrafo a seguir duas vezes.
- Preste atenção na pontuação e na pronúncia correta de cada palavra. Em seguida, perceba o ritmo como você lê.
"O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse. Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava."
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Como professor, você deve desempenhar a função de modelo de leitor fluente que inspira e incentiva a turma a avançar. Desse modo, leia o texto para os estudantes com expressão e ritmo.
Explique aos estudantes as suas estratégias de leituras repetidas para garantir uma leitura fluente, mostrando a eles que o bom leitor explora o texto várias vezes até sentir que está lendo bem, sem tropeços. Procure dar feedbacks que encorajem os estudantes e oriente-os em relação à articulação das palavras, à velocidade e à entonação.
Atividades 1 e 2
Fluência em leitura oral
Depois de ouvir a sua leitura do mito, na atividade 1 os estudantes lerão esse texto três vezes e em voz alta. Explique a eles que, às vezes, a leitura ficará imprecisa em algumas palavras, mas, se lerem novamente, a qualidade da leitura vai melhorar.
A atividade 2 ajuda a memorizar a grafia de palavras mais difíceis. Com a leitura repetida desses termos, o estudante passa a ter mais precisão no reconhecimento dessas palavras, o que o auxiliará nas suas leituras futuras quando encontrar essas palavras que ele leu ou outras do mesmo campo morfológico.
Consideração sobre dificuldade
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Na atividade 3, o parágrafo para prática de leitura em voz alta apresenta palavras com um certo nível de dificuldade grafofonêmica. Converse com os estudantes sobre essas palavras e as possíveis dificuldades ortográficas, caso fossem escrevê-las sem o suporte do texto.
Ao solicitar a leitura do parágrafo, explique que é preciso reler todas as palavras que tenham dificuldade para pronunciar. Depois disso, eles estão prontos para ler o parágrafo com uma boa velocidade, respeitando as pausas nos sinais de pontuação.
Explique que atividades como essa ajudam a desenvolver boa fluência de leitura e bons procedimentos para aprender a ler cada vez melhor.
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Compreender o texto
4 Quem controlava o funcionamento do Sol, da Lua e das estrelas?
Mauá.
5 Se havia a Lua e as estrelas, por que não havia noite?
Porque a Lua e as estrelas eram como o Sol: tudo era luz e claridade.
6 Leia as afirmações e, depois, responda às perguntas a seguir.
Protagonista é a personagem principal, aquela que tem destaque nos acontecimentos.
Antagonista é o adversário da personagem principal, aquele que age se opondo ao protagonista.
-
Quem é o protagonista do mito que você acabou de ler?
Mauá.
-
Quem é o antagonista?
Um homem curioso.
7 Que problema o protagonista teve de resolver? A escuridão da noite.
-
O que causou esse problema?
A quebra do Sol, da Lua e das estrelas pelo homem curioso. Professor: lembre aos estudantes que o Sol também é uma estrela.
-
O que o protagonista fez para resolver o problema?
Mauá fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite.
-
O que aconteceu com o antagonista da história?
O homem que quebrou o Sol, a Lua e as estrelas foi transformado no macaquinho-mão-de-ouro, como forma de punição.
8 Complete a frase com uma das opções entre parênteses.
A passagem do tempo no texto é marcada de maneira vaga .
(de maneira exata / de maneira vaga / com data e hora).
-
Apresente pelo menos um exemplo retirado do texto que confirme essa afirmação.
Exemplos: "Antigamente não havia noite. Era sempre dia"; "Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava"; "E é assim até hoje".
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP26, EF35LP29.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 4 nível 1
Atividade 5 nível 2
Atividades 6 a 8 níveis 2 e 3
Atividade 9 nível 3
Atividade 5 nível 2
Compreensão de textos
Assim como a atividade 4, a atividade 5 retoma as informações sobre a criação do dia e da noite, verificando se o estudante compreendeu o sentido global do texto.
Atividades 6 e 7 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
Estas atividades exploram especialmente as personagens e o enredo da narrativa: o antagonista realiza ações visando romper com o equilíbrio inicial da trama, levando o protagonista a enfrentar obstáculos no intuito de restabelecer a harmonia; configura-se aí o enredo da trama.
Atividade 8 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
É importante considerar o caráter fantástico da narrativa. Explique aos estudantes que o texto ficcional se difere de um texto jornalístico, cuja função é marcar a veracidade dos fatos. Daí o uso de marcadores distanciados no tempo e no espaço: não se podem checar os fatos, uma vez que o próprio texto não apresenta tais informações. A natureza ficcional é uma característica estrutural da narrativa mítica.
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9 As histórias costumam apresentar três momentos:
- Situação inicial: apresentação das personagens e do contexto em que elas estão envolvidas.
- Conflito: problema provocado por um evento ou por outra personagem que altera a situação inicial.
- Desfecho: situação que traz uma conclusão para o problema, solucionando-o ou não.
-
Escreva o número dos parágrafos do mito que exemplificam esses três momentos.
Parágrafos 1, 3 e 5.
-
Explique, com suas palavras, a situação inicial, o conflito e o desfecho do mito.
Resposta pessoal. Professor: ao contar com as próprias palavras os três momentos-chave da história, os estudantes poderão assimilar melhor sua estrutura.
Os mitos são narrativas simbólicas que apresentam as crenças de um povo em relação às origens do mundo e ao surgimento dos elementos da natureza (como o Sol, a Lua e as estrelas) e dos fenômenos naturais (as tempestades, os furacões etc). Essas narrativas são antigas e passadas oralmente de geração em geração. Nos mitos, o tempo e o espaço das histórias são indefinidos.
Ampliar o vocabulário
10 Releia este trecho.
"Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia."
- Sublinhe no trecho duas expressões para indicar a ideia de que homens e mulheres nunca paravam de trabalhar. "sem cessar" e " sem descanso".
- Circule duas palavras antônimas. Palavras dia e noite.
11 Reescreva a frase a seguir, substituindo a expressão destacada por uma palavra do quadro e ajustando os termos para manter o sentido da frase.
"Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse."
negando
proibindo
desejando
avisando
Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, proibindo que alguém deles se aproximasse / que todos se aproximassem deles.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
nível 3
Compreensão de textos
Trabalhar a estrutura do enredo é fundamental para que os estudantes possam organizar a sequência de acontecimentos no texto narrativo.
Antes de iniciar a atividade 9, proponha a eles que recontem oralmente os três momentos da história. Verifique se, ao recontar o mito, os estudantes demonstraram compreensão do enredo, relacionando as informações e a ordem dos acontecimentos.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 10
Desenvolvimento de vocabulário
No item a, retome com a turma o conceito de sinônimo. No item b, relembre o que é antônimo e, para garantir que os estudantes tenham acesso a todas as possibilidades de resposta, faça a correção coletivamente.
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Palavras sinônimas apresentam significados semelhantes (não exatamente equivalentes). Analise com a turma se há ou não mais de uma palavra que possa substituir a expressão em destaque e destaque os diferentes sentidos, dependendo da escolha.
Propor atividades com sinônimos é uma estratégia de trabalho importante, pois favorece a ampliação do repertório vocabular e oferece aos estudantes alternativas para evitar a repetição de termos na construção do texto.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário Compreensão de textos
Após realizar a atividade 11, peça aos estudantes que leiam este trecho: "O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente". Depois, pergunte a eles onde o Sol se põe e onde o Sol nasce.
Analise com a turma o contexto em que essas palavras aparecem no trecho citado e peça que expliquem o significado de cada uma delas. Para auxiliá-los a exercitar a compreensão do texto por inferência, pergunte a quais palavras poente e nascente podem ser relacionadas. Se necessário, mostre-lhes que são derivadas de dois verbos (pôr e nascer), cujos sentidos devem ser mais facilmente compreendidos.
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12 Releia outra frase do mito.
"E a noite surgiu engolindo tudo."
-
Sublinhe a frase do quadro abaixo em que a palavra engoliu tem o mesmo sentido que na frase do texto.
Com a pressa, apenas engoliu a comida.
A maré alta engoliu as rochas.
-
Leia o quadro e responda à pergunta a seguir.
- As palavras podem ser usadas no sentido literal, isto é, em seu significado próprio, exato. Exemplo: O ouro é um metal precioso.
- Podem ser usadas no sentido figurado, isto é, com significado diferente do significado habitual. Exemplo: Aquele menino tinha um coração de ouro.
-
Em que sentido a palavra engoliu foi empregada na frase que você sublinhou?
Foi usada no sentido figurado.
-
Reescreva a frase que você sublinhou, substituindo a palavra engoliu por uma expressão ou por uma palavra com o mesmo significado.
Resposta pessoal. Sugestão: A maré fez desaparecer as rochas. /
A maré encobriu as rochas.
Para ler em casa
O mito A criação da noite faz parte da cultura dos Waimiri Atroari. Essa história foi recolhida e adaptada por uma educadora que lecionou para esse povo indígena.
Leia esse texto para as pessoas que moram com você e converse com elas para saber o que acharam dessa explicação para a criação da noite.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Depois da atividade 12, se achar pertinente, proponha o exercício a seguir, dando continuidade à análise textual a partir do sentido das palavras utilizadas na frase extraída do texto: "O sol brilhava esquentando a Terra".
Questione os estudantes sobre a diferença de sentido entre Terra, com T maiúsculo, e terra, com t minúsculo. (Terra se refere ao planeta; e terra, ao solo.)
Proponha que, com o uso do dicionário, os estudantes encontrem sinônimos para o verbo brilhar, no sentido literal, e reescrevam o trecho três vezes substituindo a palavra por três sinônimos encontrados. (Sugestões: O sol resplandecia esquentando a Terra. / O sol reluzia esquentando a Terra. / O sol cintilava esquentando a Terra.)
Depois, peça a eles que escrevam uma frase com o mesmo verbo no sentido figurado. (Sugestão: A felicidade a fez brilhar.)
Para ler em casa
Incentive os estudantes a compartilhar a leitura de um ou mais textos da unidade (mito, notícia e poema) com as pessoas com as quais moram. O objetivo de pedir ao estudante que leia em casa com os familiares é continuar promovendo a Literacia Familiar, durante o 4o ano.
A leitura partilhada de histórias entre a criança e seus familiares ou feita em voz alta pelo adulto desenvolve nela o prazer de ler, amplia o vocabulário, desperta a imaginação e complementa os estudos escolares.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
Caso observe alguma dificuldade em relação à compreensão dos conceitos de sinônimo e antônimo, trabalhe com a turma no final desta seção:
- exercícios de localização de palavras no dicionário e seus respectivos sinônimos;
- jogos de adivinhação com palavras sinônimas;
- jogos parecidos com Stop com palavras antônimas.
Atividade 12
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
O trabalho de interpretação das palavras de acordo com o contexto, em sentidos literal e figurado, é uma estratégia importante para a aquisição do vocabulário receptivo (as palavras que o estudante é capaz de compreender).
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Estudo da língua
Ditongo, tritongo e hiato
1 Leia esta quadrinha.
Companheiro, me ajude
que eu não posso cantar só.
Eu sozinho canto bem,
com você canto melhor.
Domínio público.
- Faça traços separando as sílabas das palavras da quadrinha.
-
Quantas sílabas têm as palavras destacadas?
companheiro: 4 sílabas; não: 1 sílaba; eu: 1 sílaba.
-
Os sons vocálicos que aparecem juntos em companheiro, não e eu se separam quando dividimos as palavras em sílabas?
Não, eles ficam na mesma sílaba.
2 Leia outra quadrinha.
Você me mandou cantar
pensando que eu não sabia.
Pois eu sou que nem cigarra,
canto sempre todo dia.
Domínio público.
-
Os sons vocálicos que aparecem juntos nas palavras sabia e dia se separam quando dividimos as palavras em sílabas?
Sim, eles ficam em sílabas diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR
A correção coletiva das atividades é um momento muito importante, pois permite que os estudantes percebam os motivos pelos quais cometeram erros, compartilhem acertos e esclareçam dúvidas. Portanto, não apenas nesta seção, mas em outros momentos sugerimos essa prática em sala de aula.
Estudo da língua
■ Ditongo, tritongo e hiato
Habilidades da BNCC nesta seção
EF04LP01, EF04LP02.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de iniciar a seção "Estudo da língua", relembre com os estudantes quais são as vogais da língua portuguesa e peça que as pronunciem em voz alta, prestando atenção ao som de cada uma delas. Retome também a variação no som representado pelas vogais: letra a em amigo e em maçã; letra e em entre e em céu; letra o em outro e em óculos.
Assim, ao realizarem as atividades, a atenção deles estará voltada ao som das vogais que formam os ditongos, os triton-gos e os hiatos.
Recorde como se separam as sílabas, escrevendo algumas palavras no quadro de giz e fazendo a separação silábica coletivamente.
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3 Leia as palavras.
Uruguai
saguão
-
Separe as sílabas de cada palavra.
U-ru-guai, sa-guão
-
Quantos sons vocálicos aparecem juntos na última sílaba das palavras?
Três.
O encontro de dois sons vocálicos pronunciados na mesma sílaba chama-se ditongo. Exemplos: muito, quadro, peixe etc.
Quando há três sons vocálicos na mesma sílaba, temos um tritongo. Exemplos: Paraguai, apaziguou etc.
O encontro de dois sons vocálicos pronunciados em sílabas diferentes chama-se hiato. Exemplos: saúde, moeda, poético etc.
4 Releia um trecho do texto A criação da noite.
"Antigamente não havia noite. Era sempre dia. [...]. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens trabalhavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente."
- Encontre no trecho que você leu as palavras com ditongo e as palavras com hiato. Depois, separe-as em sílabas no quadro abaixo.
Ditongos | Hiatos |
---|---|
não | ha-vi-a |
noi-te | di-a |
al-dei-a | Lu-a |
pois | al-dei-a |
seu | fa-zi-a |
en-tão | po-en-te |
ao |
Espera-se que os estudantes percebam que a palavra aldeia pertence às duas categorias.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
A atividade apresenta os tritongos, fechando a sequência de questões para as recorrências e as possibilidades dos encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Antes de completar o quadro da atividade 4, os estudantes realizarão uma atividade de leitura repetida. Peça a todos que leiam o trecho do texto "A criação da noite" em voz alta, juntos, duas vezes.
Em seguida, oriente-os a reler o texto silenciosamente e a circular as palavras que apresentam encontros vocálicos, ainda sem a necessidade de classificá-las.
Atividade 4
Conhecimento alfabético
Para verificar se eles compreenderam o que é um encontro vocálico, percorra a sala de aula e verifique se estão realizando a atividade 4 corretamente, intervindo e auxiliando-os quando necessário. Em seguida, corrija coletivamente as palavras selecionadas e peça que as escrevam no quadro de giz, conforme a classificação (ditongo ou hiato).
Assim, reproduza a tabela no quadro de giz e complete-a durante a correção, fazendo as separações silábicas e sempre chamando a atenção da turma para as diferentes pronúncias dos sons vocálicos: ditongo (como em "noi - te", dois sons vocálicos na mesma sílaba) e hiato (como em "di - a", dois sons vocálicos em sílabas diferentes). Peça a eles que repitam as palavras, observando as emissões de sons.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Após a realização das atividades da seção, proponha à turma o jogo Acerte o Encontro e Marque um Ponto:
Materiais necessários:
- Lápis, borracha, régua, lista de palavras e folha em branco.
Como realizar o jogo:
- Organize os estudantes em duplas e peça que peguem lápis, régua e borracha.
- Dê a cada dupla uma folha em branco e uma lista de palavras com encontros vocálicos. Exemplos: poeta, geladeira, enxaguou etc.
- Desenhe no quadro de giz uma tabela dividida em três partes com os títulos: ditongo, tritongo e hiato. As duplas copiam na folha.
- Relembre os conceitos trabalhados na seção (ditongo, tritongo e hiato) e esclareça dúvidas.
-
Explique as regras do jogo:
- cada palavra sorteada deve ser marcada na lista;
- na tabela, as duplas devem separar as sílabas e escrever a palavra na coluna correta, conforme a classificação do encontro vocálico;
- a dupla que registrar mais palavras na coluna correta marca um ponto. Ganha a dupla que somar mais pontos.
26
Produção escrita
Reconto de mito
Você vai recontar um mito. Depois de ler a narrativa a seguir, vai recontar o texto por escrito e apresentá-lo aos colegas em uma roda de leitura.
Preparação
Leia o texto.
A vitória-régia
Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu.
Naiá, moça indígena, filha de valente cacique, nascera branca como o leite, tendo bela cabeleira mais ruiva que as espigas de milho.
Naiá desejava ardentemente ser escolhida por Jaci, a Lua, para ser transformada numa estrela cintilante.
Mas a Lua não ouvia seus pedidos, e a moça, muito triste, começou a definhar. Os pajés tudo fizeram para curá-la, sem resultado.
Todas as noites, a jovem índia saía de sua oca, caminhando até amanhecer o dia, na esperança de ser vista e escolhida por Jaci.
Certa noite, quando já estava cansada de andar, Naiá, sentando-se à beira de um lago sereno, viu a imagem de Jaci refletida no espelho das águas. Atraída pela luz da Lua, a índia atirou-se ao lago, desaparecendo. Semanas inteiras a jovem foi procurada pela gente da tribo. Naiá, porém, não reapareceu.
Jaci, a pedido dos peixes e das plantas do lago, transformou-a numa estrela, não para brilhar no céu, mas nas águas: a bela flor que abre suas longas pétalas à luz da Lua e que se chama vitória-régia.
Henriqueta Lisboa. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
1 Copie no caderno as palavras cujo significado não entendeu.
- O professor vai anotar no quadro de giz as palavras que você e seus colegas não entenderam e explicar o significado delas.
- Depois, você vai registrar no caderno essas palavras.
2 Que fato o mito A vitória-régia procura explicar?
Esse mito procura explicar a origem da planta vitória-régia.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Reconto de mito
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP15, EF15LP16, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Faça uma leitura uníssona com a turma, aproveitando para praticar a fluência.
Depois de registrar o significado das palavras desconhecidas na atividade 1, retome a leitura das palavras que os estudantes tiveram mais dificuldade para reconhecer e mostre a importância de se manter uma leitura prosódica e com boa velocidade.
Atividade 2
Compreensão de textos
Para mostrar o objetivo do gênero mito, compare o texto "A vitória-régia", que explica a origem de uma planta, com o mito das páginas 18 e 19 do Livro do Estudante, que explica o surgimento de um fenômeno natural.
Recontar histórias é uma estratégia que promove a reorganização da sequência de acontecimentos, dos elementos da narrativa, além de ativar o uso de vocabulário próprio ajustando-o de acordo com a linguagem usada no texto original. Na proposta de elaboração de mito, observe que o encaminhamento dessa produção textual recupera as características e orienta o encadeamento dos fatos no eixo da narrativa.
27
3 Observe como começa o primeiro parágrafo e responda às questões a seguir.
"Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu."
-
Que características do mito podem ser identificadas no trecho em destaque nesse fragmento?
O trecho remete à característica oral dos mitos e à indeterminação do tempo.
-
O primeiro parágrafo mostra a situação inicial da narrativa. Conte-a.
A Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem indígena para transformá-la em estrela.
-
Um problema surge para modificar a situação inicial da narrativa. Que problema é esse?
Naiá, moça indígena, desejava ser escolhida por Jaci.
-
Como o conflito é resolvido?
Naiá é transformada em vitória-régia.
-
Você acha que Jaci agiu corretamente ao transformar Naiá na flor vitória-régia? Por quê?
Respostas pessoais. Professor: a questão envolve a capacidade de expressar um julgamento de valor, tendo em vista a compreensão do sentido global do texto: Jaci provocou a situação vivida por Naiá; sua atitude, então, foi de reparação, por não ter atendido ao desejo da moça.
Que curioso!
Na maioria das comunidades indígenas, o pajé é a pessoa responsável por desenvolver tratamentos medicinais com o uso de substâncias encontradas na natureza, além de guardar e transmitir os conhecimentos coletivos de uma geração a outra. O pajé, portanto, é quem trata os doentes e mantém viva a memória da comunidade por meio de histórias orais, como os mitos.
Planejamento e escrita
4 Leia o mito.
- Faça uma leitura atenta e identifique a situação inicial, o conflito e o desfecho. Registre essas informações no caderno.
- Identifique as personagens e registre-as também no caderno.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades preparatórias
Produção de escrita
Compreensão de textos
- Para esclarecer dúvidas e orientar o planejamento do texto de forma mais autônoma possível, com base na resolução da atividade 3 elabore, com os estudantes, um quadro dos elementos da narrativa.
- Solicite à turma um pequeno resumo das partes da história que correspondem ao enredo, estudado na atividade 3: situação inicial (item b), conflito (item c) e desfecho (item d).
- Se achar pertinente, leia com os estudantes outros mitos indígenas que explicam fenômenos da natureza.
Que curioso!
Proponha a leitura do texto sobre a pajé do povo Yawanawá Mutum e converse sobre as responsabilidades da função por ela exercida, incentivando os estudantes a inferir a forma como ela mantém viva a memória e a cultura da comunidade. Verifique se reconhecem o(a) pajé como uma figura essencial na perpetuação dos mitos.
Planejamento e escrita
Atividades 4 e 5
Produção de escrita
Compreensão de textos
Localize com a turma as personagens do mito "A vitória-régia" e os três momentos do enredo. Tome como base a atividade 3, retoman-do-a e destacando a importância do processo de planejamento e organização do texto a ser produzido.
Para garantir a consolidação da escrita ortográfica nessa produção, registre no quadro de giz as palavras sobre as quais os estudantes apresentaram dúvidas. Se algum deles souber a escrita correta, peça a ele que a compartilhe com os colegas.
28
5 Elabore um texto.
- Reconte com as próprias palavras o mito lido, garantindo que a nova produção esteja de acordo com o texto em que você se baseou.
- Se houver palavras que você não saiba escrever, pergunte ao professor. Ele vai anotá-las no quadro de giz e ajudar você a escrever a grafia correta.
Avaliação e reescrita
6 Revise seu texto.
-
Releia seu texto e faça a revisão proposta na tabela de avaliação.
Avaliação e revisão do texto Sim Não O traçado das letras está legível? Respostas pessoais. O texto está organizado em parágrafos? Foi usada letra maiúscula em início de frase e em nomes próprios? As palavras estão escritas corretamente? O título está de acordo com o mito recontado? Todas as personagens estão presentes no texto? Todos os acontecimentos são apresentados no mito? Há elementos da narrativa (situação inicial, conflito e desfecho)? - O professor vai corrigir seu texto e indicar onde você pode melhorar.
- Passe o texto a limpo, reescrevendo o que for necessário de acordo com sua tabela de avaliação e a correção do professor.
- Se quiser, faça uma ilustração relacionada com o tema do texto.
Socialização
7 Faça uma roda de leitura dos mitos.
- No dia definido pelo professor, a turma fará uma roda para ler os mitos.
- Leia em voz alta para que a turma aprecie sua produção.
- Preste atenção à leitura dos colegas e faça perguntas caso algo não tenha ficado claro na história contada.
8 Participe de um varal de mitos.
- Com a organização do professor, coloque seu texto reescrito em um varal de mitos. Todos os colegas vão fazer a mesma coisa.
MANUAL DO PROFESSOR
Na seção "Produção escrita", sugerimos que você selecione trechos de dois ou três textos elaborados pelos estudantes, mas sem identificar os nomes para não causar constrangimento. Copie-os no quadro de giz e realize uma correção coletiva, a fim de auxiliar os estudantes a entender melhor a construção frasal, a grafia correta de palavras e a necessidade de fazer algumas operações de revisão (cortar trechos, substituir expressões inadequadas ou acrescentar elementos para organizar as ideias).
Avaliação e reescritaAtividade 6
Produção de escrita
Aprender a revisar o próprio texto não é tarefa simples, mas é parte fundamental do processo de escrita. A tabela de avaliação ajudará o estudante a avaliar na sua escrita, a revisar e a reescrever sua produção.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
SocializaçãoAtividade 7
Fluência em leitura oral
Escreva no quadro de giz e peça aos estudantes que leiam silenciosamente estas perguntas:
- Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras para todos entenderem?
- Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras?
- Preocupou-se em fazer a leitura com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação?
Explique a eles que as perguntas servem como referência para que possam avaliar a precisão (pronúncia correta) e a prosódia (ritmo e entonação) na leitura.
29
Para ler mais
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma notícia sobre astronomia.
- Você sabe o que significa astronomia? Converse com seu professor e a turma.
- Você acha que crianças podem entender de astronomia? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você o acompanhará. Preste atenção nas pausas e no ritmo da leitura.
- Sublinhe as palavras das quais você não conhece o significado. Depois, converse com o professor sobre elas.
- Observe o título da notícia e o subtítulo que vem logo abaixo dele.
Jovem astrônomo
Menino de dez anos torna-se a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova
Gabriel Toscano - 21/01/2014
Quem diz por aí que a ciência é reservada aos adultos não lê Ciência Hoje das Crianças, é claro. Nossos leitores sabem que as crianças podem se envolver com temas de ciências desde cedo. Vez ou outra fazem descobertas de cair o queixo! Veja, por exemplo, o caso do canadense Nathan Gray: em outubro de 2013, com apenas dez anos, ele se tornou a mais jovem pessoa no mundo a descobrir uma supernova.
MANUAL DO PROFESSOR
Na seção "Produção escrita", sugerimos que você selecione trechos de dois ou três textos elaborados pelos estudantes, mas sem identificar os nomes para não causar constrangimento.
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP16, EF35LP17, EF04LP03, EF04LP14, EF04LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Solicite a dois ou três estudantes que leiam em voz alta as questões, fazendo pequenas pausas para que a turma possa respondê-las.
Pergunte a eles o que sabem sobre o gênero notícia e peça que comentem se costumam ler, assistir a notícias ou ouvi-las. Questione-os a respeito dos critérios usados pelos meios de comunicação para selecionar o que pode ou não render uma boa notícia e ajude-os a concluir que os assuntos devem ter relevância, pois o objetivo principal desse gênero textual é fornecer informações sobre um acontecimento.
Em seguida, faça a primeira leitura do texto em voz alta, para que os estudantes tenham um modelo de fluência a ser seguido.
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Supernovas são enormes explosões que marcam o final da vida de uma grande estrela. Elas espalham partes do corpo da estrela pelo espaço, e criam um visual fantástico, com muita luminosidade. O fenômeno, por outro lado, é muito destrutivo e pode acabar até com planetas que estiverem por perto.
Embora sejam eventos raros, muitas supernovas já foram observadas — afinal, em um universo com milhões de galáxias, quem procura... acha! O surgimento de um ponto brilhante muito próximo a alguma galáxia pode indicar uma supernova; basta observar com muito cuidado e, claro, com a ajuda de equipamentos especiais.
O astrônomo Cláudio Bastos Pereira, do Observatório Nacional, explica que a astronomia é uma ciência em que muitas descobertas são feitas por amadores que curtem observar os céus. "É preciso ter dedicação e sorte", disse. "Vários cometas, por exemplo, já foram descobertos por astrônomos amadores."
Nathan deve ter se dedicado bastante para fazer sua descoberta e teve também incentivo na família. O recorde anterior pertencia à sua irmã, Kathryn, que também tinha dez anos quando descobriu uma supernova em 2011 — mas era 33 dias mais velha do que Nathan no dia de sua descoberta. Os dois são filhos de Paul Gray, membro da Sociedade Astronômica Real do Canadá, que certamente os influenciou no gosto pela astronomia.
Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://oeds.link/imFBJi. Publicado em: 21 jan. 2014. Acesso em: 19 abr. 2021.
Para estudar o texto Praticar a fluência
- Depois de acompanhar a leitura do professor, leia o texto silenciosamente, prestando atenção na pontuação.
- Para melhorar a sua leitura, leia três vezes em voz alta o trecho no alto da próxima página.
Dica: Buscar, a cada vez, melhorar a leitura, pronunciando todas as palavras, mantendo um bom ritmo e prestando atenção na entonação da sua voz, de acordo com a pontuação do texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Após a leitura do texto e antes de passar para as atividades, converse com os estudantes sobre a importância da disciplina de Ciências, dos estudos científicos, da realização de experimentos e das descobertas científicas para a sociedade, em especial na área da saúde, com o desenvolvimento de medicamentos e de vacinas.
Pergunte a eles se acham que há jovens cientistas apenas em países estrangeiros ou se também há no Brasil. Cite alguns casos de jovens cientistas brasileiros, como Juliana Estradio-to, aluna de escola pública que desenvolveu um plástico com a casca da macadâmia; existe um asteroide com o nome dela.
Para saber mais a respeito dessa brasileira, acesse o endereço disponível em:
- https://oeds.link/1wyJoA. Acesso: em: 23 abr. 2021.
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Depois de se apresentar como modelo de leitor e pedir aos estudantes que façam uma leitura silenciosa na atividade 1, você pode propor que cada um leia um trecho da notícia. O texto poderá ser dividido em 15 trechos, tomando a pontuação como referência.
Repita a leitura de forma que todos participem pelo menos uma vez. Observe a pronúncia e a articulação oral de cada um, mostrando como a fluência evolui na segunda ou terceira vez que se lê o mesmo trecho, e comprovando, assim, a necessidade de ler várias vezes para ler bem.
Atividades 2 e 3
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes para realizar a leitura do trecho e, depois, avaliar essa leitura na atividade 3. A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite acompanhar a evolução do processo de aprendizagem.
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"Embora sejam eventos raros, muitas supernovas já foram observadas — afinal, em um universo com milhões de galáxias, quem procura... acha! O surgimento de um ponto brilhante muito próximo a alguma galáxia pode indicar uma supernova; basta observar com muito cuidado e, claro, com a ajuda de equipamentos especiais."
3 Agora preencha a tabela abaixo para avaliar o desenvolvimento da sua leitura do trecho da atividade 2.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Ao fazer a leitura oral, você leu alto e pronunciou corretamente as palavras para todos entenderem? Respostas pessoais. | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em fazer a leitura com ritmo e entonação de voz de acordo com a pontuação? |
Compreender o texto
4 Sublinhe a frase, no início da notícia, que resume o assunto que será tratado. "Menino de dez anos torna-se a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova".
A notícia é um relato de fatos ou acontecimentos importantes para a sociedade. Pode ser publicada em jornais, revistas e na internet ou ser divulgada em rádio e televisão, por exemplo.
O texto que vem logo abaixo do título de uma notícia chama-se olho. É um resumo do tema ou assunto da notícia e procura despertar a curiosidade do leitor, incentivando-o a ler o texto completo.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP16, EF35LP17, EF04LP14, EF04LP15.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 4 nível 1
Atividade 5 níveis 1, 2 e 3
Atividade 6 níveis 1 e 2
Atividade 7 níveis 1 e 3
Atividade 8 nível 1
Atividade 4 nível 1
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes se acham que a leitura do lead oferece ao leitor uma boa noção do assunto que será abordado e amplie a conversa, questionando se ficaram curiosos para ler a notícia a partir das informações presentes nessa parte do texto.
Atividade preparatória nível 3
Compreensão de textos
Antes de iniciar as atividades da subseção "Compreender o texto", explore os recursos utilizados pelo autor no primeiro parágrafo do texto "Jovem astrônomo" para envolver o leitor: a linguagem acessível com uma abordagem mais direta e com indagações e referências ao interlocutor.
Essa observação é importante para que o estudante perceba que a escrita de um texto deve adequar-se à situação de produção: é preciso considerar o perfil e as motivações dos leitores, no caso, as crianças, público-alvo da revista Ciência Hoje das Crianças.
32
5 Geralmente, a notícia traz a opinião ou o depoimento de um especialista no assunto.
- Quem é o especialista que dá um depoimento na notícia? Cláudio Bastos Pereira.
- Qual é a profissão dele? Astrônomo.
- Onde ele trabalha? No Observatório Nacional.
- Sublinhe no texto o depoimento do especialista. Resposta no texto.
- Qual é o sinal gráfico que o ajudou a localizar esse depoimento? As aspas.
- Nathan é um especialista ou um amador? Ele é um amador.
6 Converse com os colegas.
-
O especialista acha possível uma criança entender de astronomia?
Sim.
-
Qual pode ser a importância da opinião de um especialista em uma notícia?
Espera-se que os estudantes percebam que a opinião do especialista dá credibilidade às notícias ou ajuda a esclarecer os fatos.
7 O jovem astrônomo teve incentivo de quem para fazer sua descoberta?
De sua família.
-
Justifique sua resposta indicando o parágrafo em que se fala disso.
O último parágrafo.
8 As notícias são publicadas em jornais, revistas ou sites.
-
Onde essa notícia foi publicada?
Na revista on-line Ciência Hoje das Crianças.
-
Em que data foi escrita?
21 de janeiro de 2014.
-
Quem a escreveu?
Gabriel Toscano.
Ampliar o vocabulário
8 O que são as supernovas? Assinale a afirmação correta.
Supernovas são fenômenos que marcam o início da vida de uma grande estrela.
X Supernovas são explosões imensas e luminosas que marcam o inal da vida de uma grande estrela.
Supernovas são fenômenos que acontecem todos os dias.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5 níveis 1, 2 e 3
Compreensão de textos
Se achar pertinente, pergunte aos estudantes se eles sabem onde fica o Observatório Nacional. Se necessário, confirme que se localiza na cidade do Rio de Janeiro.
Ajude a turma a compreender que, diferentemente do senso comum, em que normalmente a palavra opinião costuma estar relacionada à exposição de ideias ou gostos pessoais, a opinião de um especialista está fundamentada em estudos e comprovações científicas.
Atividade 8 nível 1
Compreensão de textos
Volte ao texto com a turma para facilitar a localização das informações a respeito da fonte da notícia. Faça um comparativo com os textos anteriores que não eram do gênero notícia, mas em que também é possível encontrar informações como o autor, o local e o ano de publicação do livro do qual fazem parte.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
33
10 Leia esta frase baseada no trecho da notícia.
Vez ou outra as crianças fazem descobertas de cair o queixo!
-
Assinale as frases em que as expressões destacadas foram substituídas corretamente.
- Sempre as crianças fazem descobertas e se machucam!
- X Às vezes as crianças fazem descobertas admiráveis!
- X De vez em quando as crianças fazem descobertas que deixam os adultos admirados!
11 Leia este trecho da notícia.
"O recorde anterior pertencia à sua irmã, Kathryn, que também tinha dez anos quando descobriu uma supernova em 2011 — mas era 33 dias mais velha [...]."
-
Em qual das frases seguintes a palavra recorde tem o mesmo significado que na notícia? Assinale.
- X Ele ultrapassou o recorde do atleta que venceu ano passado.
- É importante que você recorde os momentos felizes de sua infância.
12 Releia este parágrafo da notícia e observe o emprego da palavra fenômeno.
"Supernovas são enormes explosões que marcam o final da vida de uma grande estrela. Elas espalham partes do corpo da estrela pelo espaço, e criam um visual fantástico, com muita luminosidade. O fenômeno, por outro lado, é muito destrutivo e pode acabar até com planetas que estiverem por perto."
-
Leia o verbete de dicionário a seguir.
fenômeno (fe.nô.me.no) substantivo masculino
1. Tudo o que se observa de diferente daquilo que a gente sempre vê acontecer no ar, no céu e no mar: O eclipse é um fenômeno em que um astro deixa de ser visto total ou parcialmente. 2. Pessoa com um talento muito especial, fora do comum: Aquele jogador é um fenômeno do futebol.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014. (Fragmento).
-
Circule o sentido com que essa palavra foi usada no texto.
Os estudantes devem circular a acepção 1.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 10
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
A atividade tem por objetivo desenvolver a capacidade de diferenciar sentido literal de sentido figurado e de compreender o contexto em que as expressões destacadas se inserem.
Se considerar oportuno, apresente à turma outras expressões de sentido figurado, como: amigo da onça (pessoa falsa, que não é confiável), arrancar os cabelos (entrar em desespero), acertar na mosca (adivinhar de primeira) etc.
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Assim como na atividade anterior, os estudantes precisam inferir o significado da palavra conforme o contexto. Observe que a palavra recorde assume funções gramaticais diferentes nas duas alternativas propostas na atividade:
- Ele ultrapassou o recorde do atleta que venceu ano passado. (substantivo)
- É importante que você recorde os momentos felizes de sua infância. (verbo)
Atividade 12
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
As atividades propõem a retomada de conceitos que os estudantes adquiriram por meio da leitura. Aproveite a oportunidade para trabalhar a escrita, preparando uma lista coletiva de fenômenos astronômicos. Chame os estudantes para escreverem no quadro de giz, incentivando reflexões sobre a ortografia.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Após a atividade 12, proponha aos estudantes a seguinte questão: Qual é a diferença entre astronomia e astrologia? O objetivo é identificar a diferença entre conhecimento científico (ciência) e estudo baseado em dogmas ou doutrinas e que depende de crenças.
Astrologia é o estudo da influência dos astros, especialmente de signos, no destino e no comportamento das pessoas. Astronomia é a ciência que trata da formação dos astros, da posição e dos movimentos deles.
34
13 Escolha uma destas palavras ou expressões e escreva uma frase.
- Consulte o dicionário se precisar.
vez ou outra
fenômeno
de cair o queixo
recorde
Resposta pessoal.
14 Leia os diálogos.
1.
— Esta roupa é nova?
— Não. É supernova. Acabei de ganhar!
2.
— Você viu que um menino descobriu uma nova estrela?
— Não é uma estrela. É uma supernova!
-
Em qual dos sentidos acima a palavra supernova foi usada na notícia?
Com o sentido do diálogo 2.
-
O que significa a palavra supernova no diálogo 1?
Muito nova; novíssima.
Para ler em casa
O texto que você leu na seção "Para ler mais" é uma notícia que trata de um dos muitos fenômenos espaciais. Você conheceu um pouco da história de Nathan Gray, um menino que com apenas 10 anos de idade fez uma descoberta de cair o queixo... Ele descobriu uma supernova!
Que tal agora ler essa história para um responsável por você que mora na sua casa?
MANUAL DO PROFESSOR
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
É possível que para alguns estudantes seja difícil a compreensão de que uma mesma palavra possa apresentar significados diferentes dependendo do contexto em que é utilizada.
Nas atividades de "Ampliar o vocabulário", solicite aos estudantes que digam se conhecem palavras com mais de um significado; então, pergunte como é possível decidir o uso de uma palavra, sabendo que ela pode ser interpretada de diferentes maneiras.
Se necessário, dê alguns exemplos: manga (fruta ou parte de uma vestimenta) e braço (um membro do corpo humano e uma parte de um móvel), mostrando a importância do contexto a fim de que os estudantes ampliem o repertório.
Atividade 13
Desenvolvimento de vocabulário
Após a escrita das frases pelos estudantes, realize a correção coletiva no quadro de giz, ajudando-os a melhorar a ortografia das palavras escritas de forma errada ou que tenham gerado dúvidas.
Para ler em casa
Se entendemos como Literacia o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados à leitura e à escrita, entendemos também que não se trata de uma modalidade exclusiva do ambiente escolar. Nesse sentido, o engajamento familiar é bastante importante. Proponha frequentemente atividades de leitura envolvendo a família e, sempre que possível, em comunicados, reuniões e eventos escolares procure esclarecer e incentivar a família a participar cada vez mais ativamente desse processo.
A proposta remete a práticas de Literacia Familiar, em que o ambiente familiar está muito relacionado com o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita do estudante.
35
Estudo da língua
Letra h inicial
1 Observe as fotos e escreva o nome dos animais.
Hipopótamo.
Hiena.
-
Essas palavras começam com que letra?
Com a letra h.
-
Leia em voz alta as palavras que você escreveu. Qual é o som que a letra inicial representa?
Ela não representa nenhum som.
-
Que som você ouve no início dessas palavras?
Som de i, vogal que sucede o h.
2 Leia as palavras do quadro.
hábito
habitação
homem
hoje
hino
história
humano
herói
hora
herança
-
Sublinhe as letras que vêm depois do h.
-
Que sons você ouve no início dessas palavras?
O som das vogais a, e, i, o, u.
3 Procure no dicionário mais três palavras escritas com h inicial e copie-as.
Resposta pessoal.
4 No caderno, faça uma lista com as palavras das atividades 2 e 3, colocando-as em ordem alfabética.
Habitação, hábito, herança, herói, hino, história, hoje, homem, hora, humano (e as três palavras escolhidas pelo estudante, inseridas em ordem alfabética).
- O professor vai reunir, no quadro de giz, a sua lista e as dos colegas.
-
No caderno, escreva em ordem alfabética as palavras dessa lista coletiva.
Espera-se que os estudantes copiem a lista coletiva, mas colocando as palavras em ordem alfabética.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Letra h inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP13, EF04LP01.
Componente da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
É importante que os estudantes percebam a relação entre grafia e som. Como a letra h em início de palavra não representa som na língua portuguesa, é comum que haja confusão no momento da escrita.
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Se os estudantes tiverem dificuldade em reconhecer uma hiena, escreva somente o final do nome dos dois animais e peça a eles que os identifiquem.
O uso da letra h no início de algumas palavras mantém-se por razões etimológicas, como nas palavras hoje (do latim hodie), haver (do latim habere), homem (do latim homine), hábito (do latim habitu) e hélice (do grego hélix). O aprendizado da grafia correta das palavras com h inicial não depende de compreensão das regularidades ortográficas, mas de memorização.
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Peça aos estudantes que releiam silenciosamente a lista de palavras elaborada na atividade 4 e depois você pode solicitar o que se pede a seguir.
- Leiam a lista três vezes para um colega com a pronúncia, o ritmo e a entonação corretos, buscando maior rapidez a cada leitura.
- Ouçam a leitura da lista feita pelo colega, prestando atenção à precisão e à velocidade das palavras.
- Peça a eles que escrevam uma frase usando ao menos duas das palavras da lista.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Ao final da seção, proponha aos estudantes as atividades a seguir.
- Selecione as palavras de uso corrente que são iniciadas por h e monte com os estudantes um cartaz que sirva de material de consulta. Isso feito, solicite a eles que escrevam palavras da mesma família das palavras que constam no cartaz. Exemplos: hora/horário; homem/homenzinho; humano/humanidade.
- Organize duplas, peça que encontrem no dicionário e escrevam no caderno o maior número possível de palavras iniciadas por h em apenas cinco minutos. Depois, deixe que comparem as descobertas com as de outras duplas.
36
Produção oral
Declamação de poema
Agora, você vai declamar um poema e ouvir a leitura dos seus colegas. A declamação de poema é a leitura de um poema em voz alta, com ritmo adequado à sua sonoridade.
Preparação
■ Ouça com atenção a leitura do professor.
- O professor vai fazer uma leitura do poema. Perceba o ritmo e a musicalidade característicos do texto poético.
- Depois, leia esse poema em silêncio várias vezes. Preste atenção na pronúncia das palavras, nas rimas, no ritmo e busque melhorar sua leitura.
Sistema Solar
[...]
Assim quando lembrar
de nosso sistema solar
com oito planetas
deverá nomeara partir do Sol:
Mercúrio e Vênus,
Terra, Marte e Júpiter,
Saturno, Urano e Netunoe você entenderá
que nosso sistema
tem oito planetas
que giram e giram.Alguns com suas luas,
outros com anéis,
todos rodopiam
em torno do Sol.E no movimento
de translação,
será que os corpos celestes
emitem algum som?[...]
Isabel Furini. Disponível em: https://oeds.link/VzhcTW. Acesso em: 19 abr. 2021. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Declamação de poema
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP12, EF15LP15, EF35LP23, EF35LP27, EF35LP28, EF35LP31, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade preparatória
Antes de iniciar as atividades da seção, localize com a turma o título do poema, o nome da autora e o endereço do blog onde foi publicado.
Para garantir uma boa compreensão do texto, pergunte aos estudantes o que sabem sobre o Sistema Solar e o movimento de translação e esclareça dúvidas.
Explique a eles que o Sistema Solar é formado pelo Sol e tudo o que orbita ao seu redor, como os oito planetas (com luas e anéis, dependendo do planeta), os planetas-anões e inúmeros cometas, asteroides e outros pequenos corpos gelados.
No centro do Sistema Solar está o Sol, que é uma estrela, o maior objeto desse sistema. Na ordem do mais próximo para o mais distante do Sol, os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Todos transitam ao redor do Sol em movimentos circulares. A maioria deles possui pelo menos uma lua. No passado, Plutão era considerado o nono planeta, mas em 2006 ele foi reclassificado como planeta-anão. Explique também que o movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol, que dura 365 dias e 6 horas, aproximadamente.
Fluência em leitura oral
Faça uma boa leitura do poema para que os estudantes percebam o ritmo de leitura, as rimas, as pausas e a entonação. Em seguida, peça que comentem as ideias que puderam apreender e verifique a compreensão geral do texto. Depois, leia-o novamente, chamando a atenção da turma para a prosódia e a pronúncia das palavras.
37
1 Você compreendeu todas as palavras do poema?
Respostas pessoais. Professor: oriente os estudantes a consultar o dicionário e a fazer o registro no caderno.
- No caderno, faça uma lista de palavras desse texto que você ainda não conhece.
- Procure em um dicionário essas palavras e registre o significado delas.
2 No poema é falado sobre a translação.
-
O que você sabe sobre esse movimento?
É o movimento que os planetas fazem ao dar a volta em torno do Sol.
-
Que resposta você daria à pergunta feita na última estrofe do poema?
Resposta pessoal.
-
Observe as ilustrações a seguir e escreva nas legendas qual é rotação e qual é translação.
Rotação.
Translação.
Planejamento
O poema não foi transcrito na íntegra. Sugerimos que você o utilize integralmente na declamação: leia-o, divida-o em partes e as distribua entre os estudantes.
3 Memorize o poema.
- Memorize o poema por partes, para depois apresentá-lo à turma.
- Leia o poema em voz alta várias vezes e ensaie a declamação do texto.
- Prepare-se para declamar, sem ler o texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Deixe que os estudantes recorram ao dicionário conforme a necessidade de cada um deles. Relembre-os da importância de registrar as palavras e seus significados no caderno.
Atividade 2
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Se necessário, relembre a explicação sobre o movimento de translação. Retome o que os estudantes observaram durante a leitura, deixando que comentem e façam perguntas. Explique que o poema é um diálogo imaginário sobre o Sistema Solar entre o eu lírico e o leitor, que é convidado, até mesmo, a responder à pergunta feita na última estrofe.
PlanejamentoAtividade 3
Fluência em leitura oral
Proponha aos estudantes que memorizem e declamem o poema em um jogral. Para isso, organize a turma em quatro ou mais grupos, alternando a leitura das estrofes.
Estabeleça um tempo para que os grupos ensaiem e se preparem. Assim, deixe que leiam o poema em voz alta, atentando para os mesmos elementos poéticos aos quais prestaram atenção durante a sua leitura: ritmo, entonação, rimas e pausas.
Peça que leiam uns para os outros, até que se mostrem seguros para testar a memorização. Auxilie a turma no aprimoramento da expressão oral e na criação de gestos para complementar a apresentação.
Se considerar pertinente, solicite aos estudantes que pesquisem e selecionem outros poemas para declamar.
Atividades complementares
Fluência em leitura oral
- Para treinar a fluência, na "Preparação" proponha uma leitura de eco, em que os estudantes devem repetir em voz alta cada estrofe lida por você, seguindo o mesmo ritmo, velocidade e entonação.
- Selecione algumas estrofes do poema para trabalhar a velocidade de leitura dos estudantes, a fim de que eles ampliem o entendimento sobre a inflexão da língua, ou seja, a prosódia, dando sentido e expressividade aos versos e às estrofes, de forma que se torne agradável para quem lê e para quem ouve. Para isso, peça que leiam os parágrafos indicados por você diversas vezes, até que a leitura seja fluente.
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Apresentação
4 Declame o poema.
-
No dia combinado com o professor, declame o poema para os colegas.
Importante! Fique atento à entonação da voz e aos gestos que devem acompanhar a recitação, enfatizando as passagens mais importantes.
- Inicie pelo título do poema e pelo nome do autor.
- Fique com o texto escrito na sua frente para consultá-lo em caso de necessidade.
- Aprecie a declamação dos colegas.
Avaliação
5 Avalie sua apresentação.
-
Preencha a tabela de avaliação para verificar sua leitura.
Avaliação da declamação do poema Sim Não Você ensaiou e se preparou para declamar o poema? Respostas pessoais. _____ _____ Indicou o nome do autor e o título do poema antes da recitação? _____ _____ Lembrou-se de exprimir gestos e tom de voz adequados? _____ _____ Falou com expressividade, enfatizando as partes mais importantes do poema? _____ _____ Pronunciou corretamente as palavras? _____ _____ - Depois, converse com a turma sobre essas questões considerando o que cada um respondeu na própria avaliação.
Para ler em casa
Leia em voz alta o poema Sistema Solar para as pessoas que moram com você. Pergunte o que elas acharam.
Se quiser, ensaie várias vezes em casa a declamação do texto e convide seus familiares, amigos ou vizinhos para participar desse momento. É importante prestar atenção na entonação e pronunciar bem as palavras.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler em casa
Em momento oportuno de reunião pedagógica, oriente sobre a importância da participação ativa dos pais (ou responsáveis) no processo de aprendizagem dos estudantes e de interesse pela leitura, a fim de fortalecer a Literacia Familiar.
Peça aos pais (ou responsáveis) que estimulem a declamação do poema feita pelos estudantes e só façam correções se realmente necessário. Pergunte sobre o que foi lido, por exemplo: Quais são os oito planetas mencionados? (Mercúrio e Vênus, Terra, Marte e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno); O que eles fazem? (Giram e giram.)
Sugira que conversem sobre o poema, partindo dos seguintes itens:
- pergunte sobre o que foi lido;
- revisem juntos as respostas;
- ofereçam mais informações;
- estimule-os a buscar outros poemas para serem compartilhados.
Se possível, apresente aos estudantes o site a seguir, no qual podem encontrar o poema inteiro para a leitura com os familiares, disponível em:
- https://oeds.link/9P1bot. Acesso em: 3 jul. 2021.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Na atividade 3 da página 39, converse com os estudantes sobre os significados de cada palavra e dê exemplos de aplicação em frases, antes de escrever os significados no quadro de giz.
Faça uma correção coletiva das frases que eles criaram, orientando-os quanto aos erros ortográficos em relação à escrita correta.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Reforce a pronúncia das palavras, perguntando: como sabemos que uma sílaba escrita com s é pronunciada com o som /z/? Caso não respondam de forma correta, diga que toda vez que a letra s estiver entre vogais, sua pronúncia deve ser com o mesmo som da letra z.
39
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Releia, no quadro abaixo, algumas palavras do texto A vitória-régia.
oca
tribo
cacique
pajé
Resposta pessoal.
- Ilustre cada uma dessas palavras. Você também pode recortar de uma revista ou jornal velho uma imagem para cada palavra.
- Depois, escreva a legenda embaixo ou ao lado da imagem conforme o exemplo.
2 Agora, releia algumas palavras do texto Jovem astrônomo.
Espera-se que os estudantes encontrem o significado das palavras pelo contexto em que estão inseridas no texto Jovem astrônomo.
galáxia
astrônomo
astronomia
cometa
- Com a ajuda do professor, escreva o significado de cada uma.
3 Observe novas palavras e outras que você já viu nesta unidade.
luminosidade
brilhar
luminoso
brilhante
claridade
amanhecer
cintilante
nascente
iluminar
- Escreva o significado de cada palavra do quadro.Espera-se que os estudantes encontrem o significado das palavras considerando o contexto. Professor: ajude-os a responder as atividades 2 e 3 e, se necessário, oriente-os a buscar as palavras no dicionário.
- Escolha uma palavra e faça uma frase com ela. Resposta pessoal.
4 Há palavras escritas com a letra s, mas pronunciadas com o som de z.
-
Observe no quadro da atividade 3 e descubra quais são elas.Luminosidade e luminoso.
-
Agora, encontre no texto Jovem astrônomo outras quatro palavras escritas com a letra s, mas com o som de z. Reservada, explosões, visual e preciso.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 1
Nosso mundo
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- reconhecer o interesse em compreender o universo e os fenômenos da natureza;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como o mito e a notícia;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como o uso do h inicial);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como o conceito de ditongo, tritongo e hiato);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como declamação de poema) e escritas (como reconto de mito), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção " Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP009 a MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.