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UNIDADE 2 Alimentos
Você considera a sua alimentação saudável? Onde costuma fazer suas refeições? Você come arroz e feijão todos os dias?
A mistura de arroz com feijão é um prato típico da cultura brasileira. Além de ter um preparo fácil e de ser muito apreciado pelo povo brasileiro, esse prato é bastante nutritivo e uma importante fonte de energia quando consumido em porções adequadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 2
Alimentos
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender vários gêneros textuais, como a reportagem e a fatura e o boleto.
- Ler com prosódia, respeitando o valor expressivo dos sinais de pontuação, expressão, fraseamento, entonação e ritmo.
- Desenvolver a precisão e a velocidade no reconhecimento de palavras.
- Adquirir vocabulário receptivo e expressivo.
- Identificar e utilizar palavras e expressões em sentido literal e sentido figurado.
- Desenvolver alguns processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Ler e compreender uma fatura acompanhada de boleto.
- Analisar os efeitos de sentido produzidos pelos verbos de enunciação em textos narrativos.
- Produzir um jornal falado.
- Produzir textos narrativos com narrador-observador e narrador-personagem.
- Realizar atividades que contribuam para a consolidação progressiva da ortografia.
- Classificar as palavras de acordo com a sílaba tônica.
- Grafar palavras de acordo com regras de acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
- Desenvolver práticas de Literacia Familiar com a leitura de textos da unidade.
Nesta unidade, os estudantes vão estudar alimentos, tema relevante para sua formação. Também vão ler e compreender vários gêneros textuais (reportagem, fatura, receita culinária, jornal falado, entre outros), além de produzir textos narrativos e um jornal falado.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referemse aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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- Na imagem abaixo, quais alimentos poderiam acompanhar essa dupla?
- Qual é seu prato preferido? Respostas pessoais.
- Quais alimentos saudáveis você nunca experimentou, mas diz não gostar?
Desafio
Explique aos estudantes que, nas receitas, primeiro são listados os ingredientes, para em seguida ser apresentado o modo de fazer.
Descubra o item que falta na lista de "Ingredientes". Depois, complete o "Modo de fazer" com os verbos do quadro abaixo, ajustando-os nas frases.
Musse de limão
Ingredientes- Uma caixa de leite condensado
- Uma caixa de creme de leite
- Meia xícara de suco de limão
- Raspas de limão
-
Abra caixa de leite condensado e a de creme de leite.
-
Despeje o creme de leite, o leite condensado e o suco de limão no liquidificador e bata por dois minutos.
-
Despeje a mistura em uma tigela.
Se achar necessário, chame a atenção da turma para o emprego de verbos imperativos em textos instrucionais, como as receitas.
-
Cubra a tigela e deixe esse recipiente na geladeira por algumas horas.
-
Enfeite com raspas de limão e sirva como sobremesa.
A receita pode ser feita pelos estudantes, desde que estejam acompanhados por um adulto, pois é preciso ter cuidado em todo o preparo.
Agora, convide um adulto para preparar a receita! Juntos, pensem em outros ingredientes que podem ser usados.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF35LP17, EF04LP13.
O objetivo das perguntas do boxe de questões orais da abertura é conhecer um pouco o cotidiano alimentar dos estudantes e levantar uma discussão sobre a alimentação.
Para aprofundar o estudo sobre o tema da unidade, você pode consultar:
- Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/frLHIe. Acesso em: 20 abr. 2021.
Atividades complementares
Produção de escrita
- Se possível, leve para a sala de aula uma pirâmide alimentar ou monte com os estudantes uma lista que apresente resumidamente os nutrientes e suas funções.
- Como lição de casa, peça aos estudantes que escrevam uma receita de família de acordo com a estrutura do gênero, que a levem para a aula e a compartilhem com os colegas.
Desafio
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes se eles sabem o motivo pelo qual os "ingredientes" de uma receita são sempre apresentados primeiro (em geral, em forma de itens). Se necessário, explique que essa organização é uma maneira de informar quais ingredientes devem ser providenciados.
Esclareça também que o "modo de fazer" aparece numerado ou de acordo com a ordem de execução, indicando assim a sequência correta das ações a serem realizadas. Na receita culinária da página 41 aparecem dois modos.
Localize com os estudantes os verbos no modo imperativo, característico do gênero. Depois, peça que deem outros exemplos.
Atividade preparatória
Aproveite a imagem do prato com arroz e feijão da abertura da unidade para esclarecer que ambos os alimentos são muito importantes para a nossa nutrição, mas devem ser acompanhados de outros que ofereçam os demais nutrientes de que precisamos para uma alimentação balanceada.
Explique aos estudantes que nutrientes são as substâncias presentes nos alimentos, fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.
Se for possível, para complementar o assunto, apresente o vídeo a seguir aos estudantes:
- Alimentação saudável. Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/nOoklk. Acesso em: 21 maio 2021.
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Para ler
Reforce a existência, no dicionário, dos sentidos literal e figurado das palavras e, também, a forma como os verbos devem ser pesquisados (por exemplo: para confunda, pesquisar o verbo no infinitivo confundir). Incentive o registro no caderno da lista de palavras desconhecidas com o respectivo significado.
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma reportagem com dicas sobre uma boa alimentação.
- Você come frutas, legumes e verduras? Ou só come guloseimas?
- Para você, o que é uma alimentação saudável?
- O que você acha que significa o título da reportagem? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- O professor fará a primeira leitura em voz alta e você vai acompanhá-lo. Preste atenção nas pausas, no ritmo e na entonação da voz dele.
- Você e a turma vão ajudar o professor a elaborar, no quadro de giz, uma lista de palavras desconhecidas e o significado delas.
- Consulte o boxe "Glossário" no final do texto e acrescente essas informações à lista coletiva da turma. Resposta pessoal.
Pese suas escolhas
Natália Mazzoni
Comer é um dos poucos atos que repetiremos todos os dias de nossa vida. E é por isso que a alimentação é tão importante: ela é parte do que somos. Sem alimentos saudáveis, nosso corpo não funciona direito e pede socorro.
Milhões de crianças como você estão sofrendo com problemas que antes só afetavam adultos, como obesidade, diabetes, cansaço excessivo. Sintomas de uma alimentação desregrada, cheia de coisas gostosas, mas que fazem mal para nossa saúde.
[...]
Siga as dicas
Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa. O segredo está no equilíbrio. "Uma alimentação equilibrada tem de ter prazer e disciplina. A criança pode comer um fast-food, mas isso não pode fazer parte do cardápio do dia a dia. Exercícios físicos também são fundamentais", diz a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, mestre em saúde da criança do Instituto Fernandes Figueira.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP17, EF04LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
As perguntas deste boxe têm como objetivo acionar os conhecimentos prévios da turma e incentivar a reflexão. Observe os hábitos alimentares e as ideias apresentadas pelos estudantes e, ao final do trabalho de leitura e interpretação textual, reforce as orientações para uma alimentação balanceada.
Depois que os estudantes acompanharem sua leitura em voz alta, você pode orientá-los a elaborar uma lista com as palavras que não conhecem; incentivá-los a encontrar o seu significado, considerando o contexto em que estão inseridas; e pedir que copiem a lista no caderno.
Após a leitura da reportagem "Pese suas escolhas" (páginas 42 e 43 do Livro do Estudante), trabalhe a ideia impactante do início do texto: não podemos viver sem comer, mas os alimentos que escolhemos podem fazer mal à nossa saúde.
Sugerimos um documentário de Estela Renner, que trata desse tema. Se achar pertinente assista ao vídeo com a turma, disponível em:
- Muito além do peso, de Estela Renner. Disponível em: https://oeds.link/U0cMdn. Acesso em: 20 maio 2021.
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Experimentar sabores e perder o preconceito é importante. "Cheire, toque e experimente novos alimentos. Vá até a feira com seus pais e faça essa experiência", sugere Ângela Spinola, endocrinologista e presidente do departamento pediátrico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metodologia.
Para quem adora comer vendo tevê, a endocrinologista avisa: "É preciso parar para comer. Alimentar-se em frente à tevê cria muita distração, o que faz com que seu organismo 'se confunda' na hora de passar a mensagem de que você já está satisfeito. O resultado disso é que você come mais", explica Ângela.
Muito além do peso
Uma a cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos sofre de sobrepeso ou obesidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse dado é o ponto de partida do documentário Muito além do peso, lançado [...] por Estela Renner. A diretora percorreu o Brasil para descobrir famílias em diferentes condições socioeconômicas que sofrem com o problema.
São histórias como a de Ian, de 4 anos, morador de Careiro da Várzea, no Amazonas, que tem problemas de coração e pulmão causados pelo excesso de peso. A cena que abre o filme mostra o menino se debatendo no chão, depois que seus pais negam a ele um saco de batatas chips. O documentário foi feito para adultos, mas você pode ver com seus pais.
Quanto vale?
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura. Com essa quantidade de óleo, é possível cozinhar para uma família inteira!
- Uma caixinha de leite com chocolate, de 200 ml, tem em média 6 saquinhos de açúcar (desses sachês com 5 gramas que você encontra em lanchonetes).
- Um pacote de 143 gramas de bolacha recheada pode corresponder a 8 pães!
- Um suco de caixinha de 1 litro chega a ter 145 gramas de açúcar. Isso é o mesmo que um copo americano cheio de açúcar.
O Estado de S. Paulo, 2 fev. 2013. Estadinho. (Fragmento).
- Obesidade:
- excesso de peso superior a 20% do peso considerado ideal para uma pessoa.
- Diabetes:
- também chamada de diabete; doença que causa aumento da taxa de açúcar no sangue.
- Fast-food:
- expressão em inglês que se refere à comida preparada e servida rapidamente e que, em geral, é gordurosa e calórica.
- Sobrepeso:
- excesso de peso.
- Batatas chips:
- batatas fritas cortadas em fatias fininhas e vendidas em saquinhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
- Você pode listar algumas palavras que os estudantes não conheçam e que eles talvez tenham mais dificuldade para ler, para trabalhar a precisão no reconhecimento da palavra.
- Pergunte aos estudantes se seus familiares costumam aproveitar os alimentos até o final (por exemplo, fazer torrada ou pudim com pão amanhecido). Explique que "aproveitamento integral dos alimentos" é uma prática que utiliza o alimento por completo, diminuindo o desperdício de comida e a quantidade de lixo.
- Monte com a turma um painel ou livro de receitas que sigam esse princípio.
Sugerimos alguns sites a seguir:
- Livro de receitas - Boas formas para evitar o desperdício. Sesc, 2002. Disponível em: https://oeds.link/WZPmF3. Acesso em: 21 abr. 2021.
- Obesidade em crianças e adolescentes: uma responsabilidade compartilhada. Criança e Consumo, 2020. Disponível em: https://oeds.link/PerfNI. Acesso em: 20 maio 2021.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Depois de verificar as palavras desconhecidas, você fará a leitura em voz alta de um trecho da reportagem determinado pelo professor.
Divida os trechos do texto e avise cada estudante qual será a parte que lhe caberá. Todos devem ter um trecho para ler, mesmo que a leitura se repita, para que a turma inteira participe.
- Assim como seus colegas, você deve conhecer previamente o trecho do texto que vai ler.
- Fique atento à sua leitura em voz alta (prestando atenção ao ritmo e à entonação da voz), pois a turma precisa ouvir e entender o que você vai ler.
2 Leia as frases do quadro conforme as instruções do professor.
- Leia cada frase três vezes, tentando ler mais rápido a cada vez.
- Um pacote de 175 gramas.
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips.
- Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura.
- "Um pacote de 175 gramas de batatas chips tem até 77 gramas de gordura. Com essa quantidade de óleo, é possível cozinhar para uma família inteira!"
3 Em dupla, você e um colega vão reler, em voz alta, o parágrafo a seguir.
-
Um de vocês vai ler a fala de uma das pessoas entrevistadas, e o outro vai ler o restante do texto.
Peça aos estudantes que sublinhem, no trecho, a fala da pediatra para facilitar a leitura.
- Depois, troquem os papéis para praticar a leitura novamente, sempre prestando atenção à pontuação e à pronúncia correta de cada palavra.
"Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa. O segredo está no equilíbrio. 'Uma alimentação equilibrada tem de ter prazer e disciplina. A criança pode comer um fast-food, mas isso não pode fazer parte do cardápio do dia a dia. Exercícios físicos também são fundamentais', diz a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, mestre em saúde da criança do Instituto Fernandes Figueira."
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaHabilidade da BNCC nesta subseção
EF35LP01.
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
É importante que você indique para a turma quais trechos serão lidos e por quais estudantes. Assim todos saberão previamente o que vão ler e terão a oportunidade de treinar a fluência da leitura oral.
Você também pode pedir a alguns estudantes que se voluntariem para ler partes do texto ou o texto todo, para repetir a leitura quantas vezes forem necessárias, reconhecendo e pronunciando palavras, frases e parágrafos, com precisão, ritmo e prosódia adequados.
Atividade 3
Fluência em leitura oral
O parágrafo escolhido para a prática de leitura em voz alta apresenta o uso de aspas simples para marcar a fala de uma pessoa entrevistada dentro do trecho citado (indicado com aspas duplas).
Ao realizar essa leitura, é importante auxiliar os estudantes a perceber que essa distinção precisa ser localizada, inicialmente, e pode ser marcada na fala, por meio da variação da prosódia.
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4 Agora, faça uma avaliação sobre o desenvolvimento de sua leitura oral, respondendo às questões a seguir.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
A cada vez que leu uma frase, um parágrafo ou um trecho, você se lembrou de ler alto e com ritmo adequado? Respostas pessoais. | ||
Você fez uma leitura sem tropeços e sem se enroscar nas palavras? | ||
Preocupou-se em ler com entonação de voz e prestando atenção à pontuação? | ||
Pronunciou bem as palavras para todos entenderem? |
Compreender o texto
5 Observe o texto e responda:
- Quem escreveu a reportagem? Natália Mazzoni.
- Onde a reportagem foi publicada? No Estadinho (encarte infantil do jornal O Estado de S. Paulo).
- Qual é o título do texto? Pese suas escolhas.
6 Qual é o assunto da reportagem que você acabou de ler?
-
Assinale a afirmação correta.
- O peso dos alimentos.
- Quanto mais comida, melhor.
- X A importância da alimentação saudável.
7 Que fato levou a jornalista a escrever essa reportagem?
O fato de milhares de crianças sofrerem com o sobrepeso e suas consequências.
Reportagem é um texto que tem como objetivo informar os leitores, de maneira aprofundada, sobre determinado assunto ou acontecimento. Na reportagem podem ser apresentados depoimentos de especialistas no assunto tratado ou de pessoas envolvidas no acontecimento, além de várias fontes de pesquisa e, ainda, análise de documentos.
MANUAL DO PROFESSOR
A tabela de avaliação para verificar a fluência em leitura oral é um recurso que pode contrib uir para avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP17, EF04LP15.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 5 nível 1
Atividade 6 nível 2
Atividade 7 nível 3
Atividade 8 nível 3
Atividade 9 níveis 1 e 2
Atividade 10 nível 1
Atividades 11 e 12 nível 3
Atividade 13 nível 4
Atividade 7 nível 3
Compreensão de textos
Ressalte que o fato de milhares de crianças estarem se alimentando tão mal é um assunto relevante, o que levou a jornalista a consultar especialistas e fazer a reportagem.
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8 Qual é a importância das informações dadas por especialistas em uma reportagem como essa?
Resposta pessoal. Professor: esta questão vai precisar da sua mediação. Ajude os estudantes a perceber que a opinião de especialistas aumenta a credibilidade do texto.
9 Quais são as principais dicas dadas pelas especialistas para que as crianças tenham uma alimentação saudável?
Ter uma alimentação equilibrada, experimentar novos alimentos, fazer exercícios e não comer assistindo à TV.
-
Como você reconheceu a opinião dessas especialistas?
Pelo uso das aspas.
-
Segundo as especialistas, por que não devemos comer vendo televisão?
Porque, como nos distraímos diante da TV, nosso corpo "se esquece" de nos avisar que estamos satisfeitos e acabamos comendo mais.
10 Que outras fontes a jornalista usou para comprovar sua investigação?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o documentário Muito além do peso, da diretora Estela Renner.
11 Releia a dica e converse com os colegas.
"Alimentar-se em frente à tevê cria muita distração, o que faz com que seu organismo 'se confunda' na hora de passar a mensagem de que você já está satisfeito. O resultado disso é que você come mais [...]."
- As aspas da expressão 'se confunda' são iguais às outras que começam e terminam esse trecho? Não.
-
Se o texto já está entre aspas, por que a expressão 'se confunda' também está entre aspas?
Espera-se que os estudantes respondam que a expressão 'se confunda' está entre aspas (simples) para destacá-la no meio da transcrição de um trecho da reportagem lida (entre aspas duplas) e para indicar que ela foi usada de um jeito diferente do usual.
12 O texto Pese suas escolhas está organizado em tópicos.
- Relacione cada tópico ao que ele representa, numerando a primeira coluna de acordo com a segunda coluna.
1 Apresentação de pesquisa sobre a alimentação das crianças brasileiras.
2 Dicas de como ter uma alimentação saudável.
3 Quanto de açúcar e gordura há em vários alimentos que as crianças consomem.
2 Siga as dicas
1 Muito além do peso
3 Quanto vale?
13 Em sua opinião, que contribuição essa reportagem traz para a sociedade?
Espera-se que os estudantes percebam que a reportagem apresenta dados e informações que visam conscientizar a população acerca da importância do equilíbrio na alimentação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 8 nível 3
Compreensão de textos
É fundamental que os estudantes entendam a importância da pesquisa para a produção da reportagem.
Atividades 9 níveis 1 e 2
Converse com a turma destacando que a autora consultou especialistas no assunto.
Atividade 10 nível 1
Compreensão de textos
Ressalte a necessidade de pesquisar fontes diversas e citá-las, conforme a jornalista fez no texto "Pese suas escolhas".
Atividade 11 nível 3
Compreensão de textos
Explique aos estudantes a função das aspas simples: são empregadas para destacar palavras ou expressões dentro de um texto que já está entre aspas. Nesse caso, a expressão 'se confunda' está entre aspas simples porque foi empregada em sentido figurado: não é o corpo que se confunde, é o cérebro.
Atividade 12 nível 3
Compreensão de textos
Antes de encaminhar a atividade, volte ao texto e leia com os estudantes cada título e intertítulo, relembre o que é tratado em cada um deles e peça que relacionem as duas colunas. Ressalte que a reportagem apresenta uma introdução ao assunto (dois parágrafos iniciais) e, em seguida, organiza-se em três pequenos blocos de texto, que começam com um intertítulo cada um.
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Ampliar o vocabulário
14 Assinale a opção que indica o significado da palavra pese no título do texto.
- Determine o peso de suas escolhas.
- X Avalie suas escolhas.
-
Converse com seus colegas e o professor: por que o verbo pesar foi usado nesse caso?
O verbo pesar foi usado para fazer um trocadilho com a ideia de sobrepeso explorada no texto. Professor: a questão vai precisar da sua mediação.
15 Leia outro trecho da reportagem.
"Ter uma alimentação saudável não quer dizer abrir mão de tudo o que você gosta ou dar adeus aos doces da sobremesa."
- Assinale um X na palavra que substitui a expressão destacada, sem mudar seu sentido.
gastar
aplaudir
desistir x
esfregar
16 No final do texto, há algumas palavras relacionadas a unidades de medida.
-
A sigla ml se refere a "mililitro" ou a "milímetro"?
Esta sigla se refere a "mililitro". Professor: explique que a sigla de "milímetro" é mm.
-
Assinale com um X as unidades de medida que aparecem no texto.
X grama
X litro
centímetro
quilo
Para ler em casa
Na sua casa, abra o livro na seção "Para ler". Peça a um familiar (ou a um adulto que mora com você) que leia esse texto em voz alta para você.
Depois, mostre para ele onde estão indicados o título, o nome da autora e o nome do jornal onde foi publicada a reportagem, a data de publicação, o boxe com algumas informações.
Conversem sobre essa reportagem: o que acharam mais importante do texto? O que aprenderam? O que consideram alimentação saudável?
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler em casa
Este boxe trabalha a Literacia Familiar. Sugira que os pais ou responsáveis realizem a leitura compartilhada do texto com o estudante. Comente que é importante conversarem sobre a reportagem e o tema da alimentação saudável.
Ampliar o vocabulárioHabilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP04, EF35LP05.
Componente da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 14
Desenvolvimento de vocabulário
É provável que esta questão precise de sua mediação. Explique aos estudantes que o título da reportagem não se refere ao peso dos alimentos, mas à ideia de "ponderar, considerar, questionar, avaliar" as escolhas alimentares e suas consequências.
Espera-se que os estudantes tenham percebido o jogo de palavras feito pela jornalista (pese e peso) e concluído que, ao escrever "Pese suas escolhas", ela está dizendo ao leitor que preste atenção ao que come ("pese"), senão vai ganhar peso e, pior, ficar com problemas de saúde.
Há outra interpretação possível, que é o fato de que alimentos mais saudáveis provavelmente farão com que a pessoa pese menos, indicando que o que seria mais leve seria também mais saudável. Portanto, ao "pesar" as escolhas de forma consciente, provavelmente a pessoa escolha algo mais leve/saudável.
Atividade 16
Desenvolvimento de vocabulário
Considere articular a atividade com a área de Matemática, conceitualizando as unidades de medida.
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Estudo da língua
Sílaba tônica
Retome com os estudantes o conceito de sílaba tônica: em palavras com duas ou mais sílabas, é aquela pronunciada com mais força.
1 Você sabe o que é sílaba tônica? Leia estas palavras.
-
O que você observa em relação às sílabas destacadas?
Essas são as sílabas pronunciadas com mais força.
2 Pinte de azul a palavra oxítona, de verde a palavra paroxítona e de roxo a palavra proparoxítona.
Incentive os estudantes a conversar sobre o assunto. Retome também a classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica: nas oxítonas, a tônica é a última; nas paroxítonas, é a penúltima; nas proparoxítonas, a antepenúltima.
verde cenoura
azul dançar
roxo médico
3 Agora complete o quadro.
Palavra | Sílaba tônica | Classificação |
---|---|---|
modelo | de | paroxítona |
hábito | há | proparoxítona |
amor | mor | oxítona |
Acentuação das proparoxítonas
1 Leia o trecho de uma lenda sobre a origem da vitória-régia.
Naiá virou a vitória-régia, a grande flor amazônica das águas calmas, a estrela das águas, tão linda quanto as estrelas do céu e com um perfume inconfundível. E que só abre suas pétalas ao luar.
Disponível em: https://oeds.link/fUJVBH. Acesso em: 20 abr. 2021. (Fragmento).
-
Circule no trecho as palavras acentuadas. Depois, escreva quais são essas palavras.
Naiá, vitória-régia, amazônica, águas, águas, céu, inconfundível, só, pétalas.
-
Quais dessas palavras são proparoxítonas?
Amazônica, pétalas.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Habilidade da BNCC nesta seção
EF04LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
■ Sílaba tônica
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Sempre que houver um trabalho com acentuação gráfica, é necessário que sejam bem trabalhadas a separação silábica e a classificação da palavra de acordo com a localização da sílaba tônica — atividades importantes para que os estudantes desenvolvam a percepção sonora da palavra e consigam acentuá-la de acordo com as normas.
Antes de iniciar a atividade 1, retome os sons abertos e fechados das vogais a, e, o, para que a turma possa acentuar as proparoxítonas corretamente: acento circunflexo em sílaba tônica com som fechado (exemplos: trânsito, pêssego, Mônica); acento agudo em sílaba tônica com som aberto (exemplos: pássaro, exército, ótimo).
Consideração sobre dificuldade Conhecimento alfabético
Depois que os estudantes realizarem as atividades 1, 2 e 3 que exploram a sílaba tônica, se ainda apresentarem dúvidas em relação à classificação das palavras quanto à tonicidade, mostre a eles mais algumas palavras e peça que, observando a sonoridade, as classifiquem conforme a posição da sílaba tônica.
De acordo com o desempenho da classe, avalie a necessidade de uma revisão mais sistematizada.
■ Acentuação das proparoxítonas
Atividades complementares
Fluência em leitura oral
- Na atividade 1 relacionada à acentuação das proparoxítonas, faça a leitura em uníssono do trecho sobre a origem da vitória-régia pelo menos três vezes, para que os estudantes possam aprimorar a precisão na leitura das palavras que compõem o texto e percebam a sílaba tônica.
- Na atividade 3, peça aos estudantes que leiam o boxe "Que curioso!" em voz alta e destaquem as palavras que precisam ler melhor. Depois, solicite que treinem a leitura até que tenham precisão, velocidade e prosódia adequadas.
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2 Veja a foto e leia a legenda. Depois, leia o boxe "Que curioso!".
Que curioso!
Provavelmente foram os Sateré-Mawé os primeiros a cultivar o guaranazeiro, que dá origem ao guaraná. Hoje, o guaraná é conhecido e muito apreciado em todo o mundo.
-
Separe as sílabas das palavras destacadas na legenda e observe a acentuação.
- indígena: in-dí-ge-na
- amazônica: a-ma-zô-ni-ca
-
Nessas palavras, a sílaba tônica é a:
última.
penúltima.
X antepenúltima.
-
As palavras destacadas são:
oxítonas.
paroxítonas.
X proparoxítonas.
-
Agora conclua e complete:
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
3 Leia o boxe "Que curioso!" e marque V para verdadeiro ou F para falso.
- V A fruta cultivada pelos Sateré-Mawé chama-se guaraná.
- V A palavra que nomeia essa fruta é acentuada.
- F O nome dessa fruta é uma palavra proparoxítona. Pergunte aos estudantes qual seria a classificação correta (oxítona).
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
-
Após a realização da atividade 3, traga para a sala de aula alguns jornais, revistas ou folhetos que possam ser recortados.
Organize os estudantes em pequenos grupos e oriente-os a recortar algumas palavras e a colá-las em uma folha em branco, separar as sílabas e circular a sílaba tônica.
Oriente-os a usar o dicionário caso tenham dúvida em relação à separação silábica. Essa estratégia favorece o desenvolvimento da autonomia na busca de soluções e exercita a memória visual.
Em seguida, explore as diferentes posições da sílaba tônica das palavras e selecione algumas para integrar um cartaz que possa ficar exposto na sala de aula e servir de material de consulta.
- Para assegurar a compreensão de que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, proponha aos estudantes que pensem em palavras proparoxítonas relacionadas aos ambientes, conteúdos e materiais da escola. Exemplos: matemática, círculo, dúvida, fábula, ginástica, gramática, índice, número etc. Escreva as palavras no quadro de giz e ressalte a acentuação.
Atividade complementar Conhecimento alfabético
No jogo de adivinhação a seguir, os estudantes devem escrever a palavra correspondente e acentuá-la graficamente.
O que é, o que é?
- Estou nos livros e nos cadernos. (página)
- Tenho quatro rodas e muitos assentos. (ônibus)
- Tenho asas e penas. (pássaro)
- Você me encontra nas flores. (pétalas)
- Estou em todas as palavras. (sílaba)
- Venho antes do texto. (título)
- Tenho três lados, sou o... (triângulo)
- Tenho asa, mas não posso voar. (xícara)
- Antes de domingo vem o... (sábado)
- Posso esticar ou franzir. (elástico)
- Todas as palavras desta atividade são... (proparoxítonas)
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Produção escrita
Narrativas com narradores diferentes
■ Você vai ler e recontar dois textos narrativos. A primeira história, você vai recontar como se fosse personagem dela, e a segunda, como se fosse um observador.
Os textos narrativos apresentam narrador, que é quem conta a história. O narrador pode contar a história sem participar dela e sabendo de tudo (como observador) ou participar da história (como personagem).
Planejamento
Leia em silêncio os textos a seguir. Depois, responda às questões sobre eles.
Texto 1
— A cachoeira é a parte mais importante de tudo! — continuou o Sr. Wonka. — Ela mistura o chocolate! Ela bate, amassa, mexe e remexe! Faz o chocolate ficar leve, espumoso! [...] A grama que vocês estão pisando, meus queridos, é feita de um novo tipo de açúcar mentolado que eu mesmo inventei! Por favor, provem! É deliciosa!
Automaticamente, todos se abaixaram e pegaram um pedacinho da grama — todos, quer dizer, menos Augusto Glupe, que pegou uma mão cheia.
Roald Dahl. A sala dos chocolates. A fantástica fábrica de chocolate. São Paulo: Martins Fontes, 2016. (Fragmento).
Texto 2
Nasci numa cidade grande, longe das coisas da roça.
Diziam que havia umas árvores, em sítios e fazendas, que ficavam todas floridas de branco, na primavera. Pareciam um véu de noiva. Essa era a árvore preferida da mamãe. Eu era um bebê tão lindo, cabelos pretinhos, nariz redondinho!
Assim que abri os olhos, ainda tão pequenina, escutei:
— Ela tem olhos de jabuticaba! — exclamou a enfermeira do hospital.
Marismar Borém. Olhos de jabuticaba. Belo Horizonte: Cora, 2016. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Narrativas com narradores diferentes
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09, EF15LP15, EF35LP01, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP18, EF35LP19, EF35LP22, EF35LP26, EF35LP30.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Considerações sobre dificuldade
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
- Promova a leitura dos textos 1 e 2 em duplas. Cada estudante pode ler em voz alta ou dividir a leitura com o colega, para que cada um leia um trecho e depois troquem as partes.
- Explore o uso da pontuação no discurso direto: travessão para indicar a fala de personagem e, depois da fala, para isolar a fala do narrador; dois-pontos para anunciar a fala das personagens; pontos de exclamação e de interrogação para destacar a entonação das falas etc.
Atividade complementar
Produção de escrita
Compreensão de textos
No texto a seguir, a narração é feita em 3a pessoa (narrador-ob-servador). Solicite aos estudantes que o reescrevam como se o narrador fosse também personagem (narração em 1a pessoa).
O bicho folharal
A onça estava cansada de ser enganada pela raposa, e mais irritada ainda por não conseguir pegá-la para poder fazer um bom guisado.
Um dia teve uma ideia: deitou-se na sua toca e fngiu-se de morta.
Quando os bichos da foresta souberam da novidade, [...] correram na toca da onça para ver se a sua morte era mesmo verdade. [...]
Disponível em: https://oeds.link/9LSLNG. Acesso em: 21 maio 2021 (Fragmento).
(Sugestão de resposta: Eu estava cansada (o) de ser enganada(o) pela raposa, e mais irritado(a) ainda por não conseguir pegá-la para poder fazer um bom guisado. / Um dia tive uma ideia: deitei-me na minha toca e fingi-me de morta(o). / Quando os bichos da floresta souberam da novidade, correram na toca para ver se a minha morte era mesmo verdade.)
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1 Responda às questões sobre o texto 1.
- Sublinhe de vermelho um trecho que mostre a fala da personagem. Sublinhe de azul a fala de quem está contando a história, isto é, o narrador. Vermelho: "- A cachoeira é a parte mais importante de tudo!"; azul: "continuou o Sr. Wonka."
-
É possível saber quem conta a história? Justifique sua resposta.
Não é possível saber, pois o narrador não participa da história; não sabemos nem mesmo o nome dele. Ele só está contando a história.
-
Que sinal de pontuação indica a separação da fala da personagem e a do narrador nesse trecho?
O travessão.
Narrador-observador é aquele que observa, que conta a história sem participar dela, isto é, ele não é uma personagem.
2 Agora, responda às questões sobre o texto 2.
-
A narradora participa da história? Justifique sua resposta.
Sim, a narradora conta fatos relacionados ao próprio nascimento.
-
Quem são as personagens que aparecem nesse trecho da história?
Provavelmente uma menina, que também é narradora, e uma enfermeira.
-
Você já ouviu a expressão "olhos de jabuticaba"? O que você acha que significa alguém ter olhos assim?
Espera-se que os estudantes respondam que "olhos de jabuticaba" são olhos grandes, bem redondos e negros.
Professor: peça aos estudantes que olhem a ilustração; pergunte se sabem que frutas são essas (jabuticabas) e reforce a comparação da expressão "olhos de jabuticaba".
-
Você conhece alguém que tem olhos de jabuticaba? Se conhece, quem é essa pessoa?
Respostas pessoais.
Narrador-personagem é aquele que participa da história: é uma personagem e é também quem relata os acontecimentos.
3 Leia, a seguir, as frases que foram reescritas com base no texto 1.
O sr. Wonka disse:
- A cachoeira é a parte mais importante de tudo!
-
Um dos verbos destacados acima, chamado de verbo de enunciação, introduz uma fala. Qual é esse verbo?
É o verbo dizer (disse).
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Solicite aos estudantes que localizem os trechos do texto 2 em que é possível perceber quem é o narrador; auxilie-os a observar que o pronome (ela) e o adjetivo (pequenina) indicam que se trata de uma menina. Ressalte que o narrador está contando a história em 1a pessoa.
Depois, pergunte se consideram real ou fictícia a situação descrita no texto (espera-se que percebam que a situação não é real, pois o texto é narrado por um bebê que acabou de nascer). Se necessário, retome com a turma os trechos que respondem à pergunta: "Eu era um bebê tão lindo"; "Assim que abri os olhos, ainda tão pequenina, escutei".
Atividade complementar
Produção de escrita
Compreensão de textos
Transcreva, no quadro de giz, o trecho da fábula abaixo, circulando os dois travessões indicados. Depois, peça aos estudantes que respondam às questões a seguir.
O galo e a raposa
O galo cacarejava em cima de uma árvore. Vendo-o ali, a raposa tratou de bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu almoço.
— Você já fcou sabendo da grande novidade, galo? — perguntou a raposa.
— Não. Que novidade é essa?
— Acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre todos os bichos da terra, da água e do ar. De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. No reino animal haverá apenas paz, harmonia e amor.
— Isso parece inacreditável! — comentou o galo.
[...]
Disponível em: https://oeds.link/jj4Cps. Acesso em: 21 maio 2021. (Fragmento).
- Qual é a função dos dois travessões destacados no texto? (Separar a fala das personagens da voz do narrador.)
- Que tipo de narrador está presente na fábula? Explique. (Narrador-observador, pois ele se refere às personagens em 3a pessoa, e não a si próprio.)
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Verbos de enunciação introduzem uma fala ou indicam as atitudes e as ações das personagens. Podem estar antes da fala, no meio ou no final dela. Alguns dos verbos de enunciação mais usados são: perguntar, questionar, responder, dizer, afirmar, exclamar, repetir, pedir.
4 Releia o seguinte trecho do texto 1:
"— A cachoeira é a parte mais importante de tudo! — continuou o Sr. Wonka. — Ela mistura o chocolate!"
- Sublinhe o verbo de enunciação do trecho. Sublinhe "continuou".
-
Agora, marque com um X em que posição o verbo está.
- Antes da fala.
- X No meio da fala.
- No final da fala.
5 Complete o texto usando um verbo de enunciação.
Augusto Glupe então :
— Essa grama é uma delícia!
Resposta pessoal. Possibilidades: exclamou, disse, respondeu etc.
Escrita
6 Reescreva o texto 1.
- No caderno, reescreva o texto 1 como se você fosse uma personagem da história. Você será o narrador-personagem e usará a 1a pessoa (eu ou nós).
- Elimine os diálogos e conte como você vê a situação, o que sente, o que observa das outras personagens e do lugar.
7 Reescreva o texto 2.
- Reescreva o texto 2 como se você fosse observador, e não personagem. Você será o narrador-observador e usará a 3a pessoa (ele, eles, ela, elas).
- Na situação inicial, apresente as personagens. Elabore diálogos mostrando a interação entre elas por meio de perguntas, respostas, observações, expressões de sentimentos etc.
- Não se esqueça de usar travessão e letra minúscula quando iniciar a fala das personagens.
- Use verbos de enunciação (perguntar, responder, dizer, afirmar, exclamar, repetir, pedir etc), prestando atenção na conjugação verbal.
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividades 6 e 7
Produção de escrita
Peça aos estudantes que comentem as mudanças ocorridas nas frases. Ajude-os a concluir que a escolha do verbo de enunciação altera o sentido da ação realizada pela personagem.
É importante que percebam as alterações de discurso direto para indireto, bem como a alteração de narrador. Por exemplo:
- No primeiro parágrafo do texto 1, a fala do Sr. Wonka poderia ser substituído por algo como: O Sr. Wonka me disse que a cachoeira é a parte mais importante de tudo.
- No primeiro parágrafo do texto 2, poderia ficar algo como: Ela nasceu numa cidade grande, longe das coisas da roça, e ouviu dizer que havia umas árvores, em sítios e fazendas.
Considerações sobre dificuldade
Produção de escrita
- Se os estudantes tiverem dificuldade para realizar a escrita nas atividades 6 e 7, apresente vários trechos de histórias em que seja bem clara a posição do narrador. Ajude-os a analisar se o narrador se refere a si mesmo (1a pessoa) ou a uma personagem (3a pessoa) e peça que identifiquem se é personagem ou observador e justifiquem.
- Para auxiliar na construção do discurso direto, retome os sinais de pontuação e, no quadro de giz, apresente frases com verbos de enunciação variados (disse, comentou, falou etc.) nas três posições: antes, no meio e depois da fala.
Repita a atividade até que os estudantes entendam bem a dinâmica. Veja os exemplos a seguir.
- Bruna disse que gosta de dançar porque fica feliz.
- Bruna disse: — Gosto de dançar porque fico feliz.
- — Gosto de dançar — Bruna disse — porque fico feliz.
- — Gosto de dançar porque fico feliz — Bruna disse.
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Avaliação e reescrita
8 Revise seus textos, preenchendo as tabelas de avaliação.
Revisão do texto 1 | Sim | Não |
---|---|---|
Você escreveu todo o texto como narrador-personagem? | ||
Usou a 1a pessoa (eu, nós)? | ||
Fez observações, falou sobre seus sentimentos e expôs seu ponto de vista sobre os acontecimentos? Respostas pessoais. |
Revisão do texto 2 | Sim | Não |
---|---|---|
Você escreveu todo o texto como narrador-observador? | ||
Usou a 3a pessoa (ele, eles, ela, elas)? Respostas pessoais. | ||
Expôs a situação inicial apresentando a personagem? | ||
Usou, nos diálogos, verbos de enunciação seguidos de dois-pontos e travessões, para diferenciar a fala do narrador e as das personagens? |
Revisão das duas produções escritas | Texto 1 | Texto 2 | ||
---|---|---|---|---|
Sim | Não | Sim | Não | |
Organizou seu texto em parágrafos? | ||||
Empregou corretamente a pontuação? | ||||
Verificou se acentuou as palavras corretamente, sobretudo as proparoxítonas? Respostas pessoais. | ||||
Ficou atento à conjugação dos verbos? | ||||
Não se esqueceu da escrita correta das palavras, principalmente as copiadas da história original? |
- Entregue seus dois textos para o professor fazer as anotações necessárias, sugerindo alguns pontos que você poderia melhorar.
- Depois, passe cada texto a limpo, reelaborando-os de acordo com as correções do professor e do que você preencheu nas tabelas.
Socialização
9 Compartilhe seus textos.
- Para treinar a leitura, leia seus textos em voz alta para um colega. Depois, peça a ele que leia os dele para você.
- Na sua vez, leia alto e devagar, obedecendo às pausas. Preste atenção ao tom de voz e entoe de forma especial as vozes das personagens.
- Cada um deve comentar o que achou das leituras realizadas e das histórias reescritas pelo colega.
MANUAL DO PROFESSOR
A revisão deve ser feita quantas vezes forem necessárias e nesse processo é fundamental revisar também a escrita das palavras. Para auxiliar a correção da grafia, selecione alguns exemplos de palavras escritas incorretamente nos textos e anote-as no quadro de giz para que, coletivamente, a turma faça a correção.
Antes da reescrita dos textos, você pode providenciar que os estudantes troquem o texto com um colega; depois, que relacionem, de forma coletiva, as palavras que despertaram dúvida na escrita. Por fim, receba os textos para correção.
A tabela de avaliação para revisar as produções de escrita é um recurso que pode contribuir para avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Avaliação e reescrita
Compreensão de textos
Nos textos 1 e 2, não é necessário que sejam levantados todos os aspectos de uma reescrita do discurso direto para o indireto e vice-versa. O foco está no narrador, portanto, é importante que os estudantes consigam observar se ele é um personagem que conta a história ou não. No momento de revisar o texto, ajude-os a perceber se a concordância está de acordo com a pessoa do discurso e a fazer as alterações necessárias.
Atividade 8
Produção de escrita
Proponha aos estudantes que passem o texto a limpo em um outro dia. Antes da reescrita dos textos, você pode verificar se tiveram dúvidas com a escrita de algumas palavras.
SocializaçãoAtividade 9
Fluência em leitura oral
Para que os estudantes compartilhem a apreciação dos textos dos colegas, após a leitura dos textos, pergunte de qual texto dos colegas eles gostaram mais e qual é a justifi-cativa para a resposta.
A roda de leitura é um momento de aprendizagem que deve ser valorizado. Se escolher trabalhar com ela, explique que:
- cada um lerá o próprio texto, prestando atenção ao tom de voz para que a turma consiga ouvir;
- na vez de cada um, deve ler alto e devagar, obedecendo às pausas, prestando atenção ao tom de voz e entoando de forma especial as vozes das personagens;
- devem manter a cabeça erguida e o corpo ereto, evitando gesticular e balançar o corpo para não desviar a concentração dos colegas.
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Para ler mais
Antes de ler
Como a fatura traz elementos pouco usuais aos estudantes, optamos nesta seção por trabalhá-la de um modo um pouco diferente, a fim de melhor explorar esse gênero textual.
O texto que você vai ler é uma fatura de fornecimento de gás natural para uma residência, acompanhada de boleto para o pagamento dessa conta.
-
Pense em uma cozinha: quais eletrodomésticos precisamos para manter, preparar, armazenar e esquentar nossos alimentos?
Espera-se que os estudantes respondam fogão, geladeira, forno de micro-ondas etc. Pro fessor: se achar interessante, peça que respondam oralmente e depois registrem as respostas no caderno.
-
Quais são as fontes de energia utilizadas por esses eletrodomésticos?
Espera-se que os estudantes respondam: gás natural para fogão a gás; energia elétrica para fogão elétrico, micro-ondas, geladeira, panelas elétricas, entre outros.
-
Para usar essas fontes de energia, é preciso pagá-las por meio de fatura e boleto. Você já viu uma fatura? A que serviço ou produto ela se referia?
Respostas pessoais.
-
Como o boleto pode ser usado para fazer o pagamento?
Pode-se levar o boleto e o valor corresponde nte ao banco e apresentá-lo ao caixa para pagamento ou fazer o pagamento de forma digital no caixa eletrônico ou pela internet.
Durante a leitura
-
Leia em voz alta para um colega: as definições abaixo e a fatura na próxima página. Depois, ele lê para você.
A fatura é um documento emitido por uma empresa para a confirmação e o registro da aquisição de um produto ou serviço. De maneira geral, é acompanhada por um boleto, por meio do qual é feito o pagamento respectivo.
-
Prestem atenção nos dados que as faturas acompanhadas do boleto costumam apresentar:
Usuário/consumidor: dados do consumidor do serviço (nome, endereço etc).
Total a pagar: valor que deverá ser pago pelo usuário até o vencimento.
Vencimento: data limite para o pagamento do boleto.
Código de barras: representação gráfica da sequência numérica do boleto para leitura através de leitor habilitado para tal função ou para ser digitado na hora do pagamento.
- Agora, leiam em voz alta, duas vezes, o boxe abaixo para aprenderem um pouco mais.
Que curioso!
O gás natural chega às residências, às indústrias e aos postos de abastecimento de veículos por uma rede de canos subterrâneos (abaixo do nível do solo). Outra forma de o gás chegar às residências é envasado em botijões.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP04, EF35LP17, EF04LP09, EF04LP20.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade preparatória
Antes de trabalhar as questões do boxe inicial de "Para ler mais", apresente a seguinte situação aos estudantes: imagine um tempo muito antigo em que os seres humanos ainda não haviam descoberto o fogo. Como você acha que era a alimentação nessa época, considerando que só se comia alimentos crus?
Explique a eles que a descoberta do fogo facilitou, em certos aspectos, a vida dos seres humanos primitivos e impactou a alimentação. Além de usá-lo para aquecer e iluminar as habitações, também puderam cozinhar os alimentos.
Boxe inicial de "Para ler mais"
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Organize os estudantes em duplas para responderem às questões, reunindo os que já estejam mais apropriados da competência leitora com os que ainda necessitam de acompanhamento.
Se achar pertinente, esclareça a eles que o gás de cozinha pode ser obtido pelo refino do petróleo ou pelo processamento do gás natural.
O gás derivado do petróleo possui diversas substâncias químicas; é mais pesado que o ar (e por isso não se dissipa tão facilmente); é mais fácil de transportar e de armazenar; e possui cheiro.
Já o gás natural resulta da decomposição de matéria orgânica animal e vegetal, é inodoro, incolor e possui uma queima mais limpa do que a de outros combustíveis. Por ser um gás mais leve que o ar, se dissipa facilmente, exigindo que a manutenção de sua tubulação esteja sempre em dia. Esses dois tipos de gases são considerados combustíveis fósseis, não renováveis.
Explique aos estudantes que existem possibilidades de produção de gás a partir de recursos renováveis, como é o caso do biogás. A respeito desse assunto, sugerimos que você leia os textos a seguir.
55
MANUAL DO PROFESSOR
Biogás e os aterros sanitários
O biogás é produzido através da decomposição do lixo orgânico [...].
[...] nos aterros sanitários [...], onde o lixo orgânico é despejado, há uma preparação do solo para que não ocorra contaminação.
Nesses locais há um mecanismo de captação dos gases liberados pela fermentação e decomposição da matéria orgânica. Assim, o biogás é produzido pela combustão que ocorre por meio do uso de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.
Além do lixo orgânico, outros materiais são utilizados na produção do biogás: dejetos humanos, esterco, cana-de-açúcar, palhas, plantas, madeira, resíduos agrícolas, bagaço (cana-de-açúcar, a casca do arroz, da castanha, do coco), óleo de vegetais, entre outros.
Disponível em: https://oeds.link/zEzg4L. Acesso em: 21 maio 2021. (Fragmento).
Vantagens da geração de energia
O biogás representa uma alternativa de geração de energia para abastecer comunidades isoladas, que podem utilizar os resíduos gerados na agricultura e na pecuária para suprir suas demandas energéticas. Além disso, o aproveitamento da energia do biogás proveniente de aterros sanitários e do tratamento de esgoto representa uma destinação mais sustentável e inteligente para os resíduos. Usar o biogás para gerar energia também impede que o metano proveniente da decomposição da matéria orgânica seja liberado para a atmosfera ao se transformar em água e gás carbônico pelo processo de queima. Dessa forma, a energia do biogás é apresentada como uma alternativa que não gera tantos impactos socioambientais quanto o gás natural.
Disponível em: https://oeds.link/GhRpiL. Acesso em: 21 maio 2021. (Fragmento).
Após a leitura da fatura e do boleto, informe os estudantes que no Brasil existe um órgão que é responsável por garantir os direitos do consumidor chamado Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), cuja missão é orientar consumidores e empresas e resolver problemas ligados às relações de consumo, a fim de garantir o cumprimento das leis de proteção ao consumidor.
Reforce a importância de ler com atenção e conferir as informações registradas em documentos de cobrança.
Consideração sobre dificuldade
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Aproveite o momento para explorar palavras com ortografia mais complexas que possam aparecer. Fique atento para aquelas que mais apresentarem problemas de ortografia e, se possível, peça aos estudantes que façam uma lista no caderno para reforçar a escrita correta.
Acompanhe a realização das atividades e os auxilie a reconhecer quais palavras ainda precisam ser lidas de forma precisa e com velocidade adequada.
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Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Leia de novo a fatura, mas desta vez em silêncio.
-
Releia em voz alta algumas palavras que apareceram na fatura.
companhia fornecimento código usuário vencimento referência interrupção detalhamento -
Escreva no caderno essas palavras e outras que você não conheça, bem como o significado delas.
Resposta pessoal.
Compreender o texto
2 Responda às questões com base na fatura que você leu.
-
Que produto o consumidor utilizou?
Gás natural.
-
Quem é o fornecedor do produto? Quem é o usuário/consumidor?
Companhia de Gás de São Paulo Comgás. Madalena Brantes Gibrantino.
-
Qual é a data do vencimento da fatura? Qual é o total a pagar?
8 de junho de 2021. R$ 34,85.
3 O que acontece se o consumidor pagar depois do vencimento?
Espera-se que os estudantes respondam que o consumidor vai pagar com juros e multa.
4 Analise o gráfico do histórico de consumo dos últimos doze meses dessa fatura.
-
Em que mês o consumo foi mais alto?
Em maio de 2021: 4,82 m3.
-
Em que mês o consumo foi mais baixo?
Em abril de 2021: 2,87 m3.
5 Observe o código de barras do boleto. Faça um X abaixo da sequência numérica que ele representa.
6 Por que é importante compreender bem faturas e boletos?
Resposta pessoal. Professor: ajude os estudantes a perceber que um boleto de cobrança é algo comum no dia a dia das pessoas adultas e que é necessário compreend er bem esse gênero textual para que possamos exercer nossos deveres e direitos de cidadão de forma consciente.
Para ler em casa
Peça a uma pessoa que more com você que leia em voz alta a fatura da página 55. Reveja com ela os campos e as informações desse texto.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Ao ler a fatura, é provável que os estudantes tenham entrado em contato com palavras pouco usuais em sua rotina. Por isso, é importante que se familiarizem tanto com a escrita quanto com a leitura dessas palavras.
Acompanhe a realização das atividades e auxilie-os a reconhecer quais palavras ainda precisam ser lidas de forma precisa e com velocidade adequada. A leitura repetida é uma estratégia favorável para que possam adquirir fluência.
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP04, EF35LP17, EF04LP09, EF04LP20.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 2 nível 1
Atividade 3 nível 3
Atividades 4 e 5 nível 2
Atividade 6 nível 4
Atividades complementares nível 4
Compreensão de textos
- Após encaminhar a atividade 6, trabalhe mais a compreensão do gênero textual perguntando aos estudantes se foi fácil fazer a leitura de uma fatura e por qual motivo.
- Após os estudantes lerem a fatura da atividade em casa, sugira que vejam com familiares ou responsáveis outras faturas. Oriente-os a fazer uma lista de alguns gastos para ter ideia do orçamento familiar necessário para pagar as faturas.
Para isso, proponha que anotem o produto de consumo (gás, telefone, energia elétrica etc.), a data de vencimento e o valor a ser pago (não se esqueça de usar o cifrão R$) e a soma total dos gastos mensais.
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Estudo da língua
Acentuação das paroxítonas
1 Leia a manchete a seguir.
Cinco dicas para planejar suas marmitas e manter o foco na alimentação saudável
Disponível em: https://oeds.link/Cr3uIb. Acesso em: 14 abr. 2021.
-
Copie a palavra acentuada sublinhada:
saudável
-
Separe essa palavra em sílabas:
sau-dá-vel
-
Ela é uma palavra:
oxítona.
X paroxítona.
proparoxítona.
2 As palavras a seguir foram todas escritas sem acento. Leia-as em voz alta.
biceps
caroço
liquen
facil
orfã
forum
polen
albuns
virus
amavel
senhora
acidente
forceps
tenis
bonus
correto
carater
espinafre
fenix
juri
almoço
impar
salario
agua
torax
açucar
sotão
assado
textil
gratis
oasis
joquei
bondoso
orgãos
eden
ponei
lapis
taxi
regua
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Habilidades da BNCC nesta seção
EF04LP01, EF04LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
■ Acentuação das paroxítonas
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Antes de encaminhar a atividade 1, você pode retomar o conceito de tonicidade e a classificação das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica, conforme foi feito no "Estudo da língua" das páginas 48 e 49.
Explique aos estudantes que, ao contrário das proparoxítonas que sempre são acentuadas, nas paroxítonas nem sempre a sílaba tônica leva acento gráfico. Ao realizar as atividades, solicite a leitura em voz alta das palavras e observe se os estudantes evidenciam a sílaba tônica.
Se necessário, retome a leitura e procure mostrar a entonação adequada, para que não se confundam no momento de classificar as palavras. No caso de palavras terminadas em ão(s), ã(s), esclareça que o til indica a nasalização da letra a e não representa um acento gráfico.
58
- Agora, complete o quadro abaixo acentuando as palavras que você leu de acordo com a terminação delas.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | bíceps, líquen, fácil, pólen, amável, fórceps, |
caráter, fênix, ímpar, tórax, açúcar, têxtil, éden | ||
um, uns | fórum, álbuns | |
ão(s), ã(s) | órfã, sótão, órgãos | |
i, is, us | vírus, tênis, bônus, júri, grátis, oásis, lápis, táxi | |
ditongo | salário, água, jóquei, pônei, régua | |
- Quais das palavras que você leu não devem ser acentuadas?
Caroço, senhora, acidente, correto, espinafre, almoço, assado, bondoso. Professor: comente com os estudantes que, diferentemente das oxítonas, as palavras paroxítonas terminadas em -a, -e, -o não têm acento.
3 Descubra outras palavras paroxítonas acentuadas. Faça como no exemplo.
combater | combatível | combatíveis |
---|---|---|
reciclar | reciclável | recicláveis |
comparar | comparável | comparáveis |
navegar | navegável | navegáveis |
vender | vendável | vendáveis |
notar | notável | notáveis |
regular | regulável | reguláveis |
atingir | atingível | atingíveis |
caber | cabível | cabíveis |
abalar | abalável | abaláveis |
variar | variável | variáveis |
discutir | discutível | discutíveis |
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Muitas palavras podem ser desconhecidas pelos estudantes. Por isso, esclareça o significado para promover a ampliação de vocabulário da turma.
Peça a eles que leiam para um colega as palavras que tiveram de acentuar. Depois, cada um lerá uma palavra em voz alta para toda a turma, aperfeiçoando a precisão de leitura.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
-
Após a realização da atividade 3, apresente a receita a seguir aos estudantes em forma de cartaz ou escreva-a no quadro de giz. Leia em voz alta para a turma.
Vitamina de abacate
Ingredientes
- 1 abacate maduro
- 1 ou 2 copos de leite
- 1 colher (sopa) de açúcar
- gelo à vontade
Modo de fazer
- Retire o caroço, pegue a polpa da fruta e coloque no liquidificador.
- Acrescente um ou dois copos de leite.
- Coloque uma colher de açúcar e bata.
- Se desejar, acrescente gelo picado.
-
Solicite a alguns estudantes que se voluntariem para ir ao quadro de giz ou cartaz e localizar na receita, circulando:
- uma palavra paroxítona acentuada; (açúcar)
- no mínimo dez palavras paroxítonas não acentuadas. (vitamina, abacate, ingredientes, maduro, leite, gelo, vontade, retire, caroço, pegue, polpa, fruta, coloque, liquidificador, acrescente, copos, bata, desejar, picado)
59
Acentuação das oxítonas
1 Todas as palavras do quadro são oxítonas. Leia-as, observando quais são acentuadas e quais não são.
cupuaçu
cobertor
amém
também
abraçar
você
guaraná
caqui
jacaré
cipó
esquimó
Pará
parabéns
ninguém
- Complete o quadro de regras de acentuação das oxítonas com as palavras lidas anteriormente.
Oxítonas acentuadas terminadas em: | a(s), e(s), o(s) | você, guaraná, jacaré, cipó, esquimó, Pará |
em, ens | amém, também, parabéns, ninguém |
2 Reescreva no caderno o texto abaixo, corrigindo as oxítonas acentuadas.
Desculpou-se dizendo que não gostava de vatapa e que, por isso, não iria almoçar. Tomou um gole de cafe e saiu faminto. Só comeria quando chegasse a Bauru no dia seguinte, com o cocorico do galo.
vatapá, café, cocoricó
3 Leia as manchetes a seguir.
Messi agradece mensagem de Pelé: "Essas palavras significam muito vindo de alguém tão grande"
Disponível em: https://oeds.link/ahqZ6l. Acesso em: 14 abr. 2021.
Onde será o novo túnel de ligação das estações Paulista e Consolação do Metrô?
Disponível em: https://oeds.link/MvnypA. Acesso em: 14 abr. 2021.
-
Sublinhe as palavras oxítonas presentes nas manchetes.
Pelé, alguém, será, ligação, estações, Consolação, Metrô
-
Circule nesses textos as oxítonas que são acentuadas.
Pelé, alguém, será, Metrô
-
Explique por que cada uma delas é acentuada.
Pelé: oxítona terminada em e; alguém: oxítona terminada em em; será: oxítona terminada em a; Metrô: oxítona terminada em o.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Como já foram estudadas as regras de acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, proponha uma atividade em que os estudantes:
- analisem o nome dos colegas quanto à classificação da sílaba tônica;
- verifiquem se são acentuados ou não.
Se houver na lista algum nome não acentuado mas que, de acordo com as regras da língua portuguesa, deveria estar acentuado, explique que a ausência de acento pode ser uma preferência dos pais ou dos responsáveis. Esclareça que nomes estrangeiros não seguem as normas de acentuação da nossa língua.
Essa atividade amplia o conhecimento de mundo dos estudantes, pois trata de um assunto que faz parte da realidade deles.
■ Acentuação das oxítonas
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Solicite aos estudantes que expliquem o que são palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última). Se necessário, registre o conceito no quadro de giz para que o consultem durante a atividade.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Peça aos estudantes que façam uma barra a lápis para separar as sílabas das palavras; isso deve facilitar a localização da sílaba tônica. Para a correção, relembre as regras de acentuação das oxítonas.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Você pode explorar o vocabulário do quadro da atividade 1 e o do texto da atividade 2, mostrando imagens de cupuaçu, guaraná, jacaré, esquimó, cipó, vatapá etc, bem como explorar os significados das demais palavras, a fim de aumentar o repertório da turma.
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Incentive os estudantes a compartilharem as explicações do item c e verifique se estão corretas, ou seja, se evidenciam as regras de acentuação das oxítonas. Solicite que escrevam no caderno todas as oxítonas identificadas, sem consultar a atividade e grafando-as corretamente.
60
Produção oral
Jornal falado
Vamos preparar um jornal falado?
O jornal falado transmitido pela televisão (o telejornal) traz, em geral, os fatos e os acontecimentos ocorridos no dia da apresentação ou no dia anterior, dependendo do horário em que é transmitido.
Para transmitir notícias, na maioria dos telejornais há um ou dois âncoras (que apresentam as notícias) e vários repórteres (que buscam informações detalhadas de um fato ou acontecimento, entrevistam e pesquisam em fontes variadas).
Planejamento
1 Assistir a alguns telejornais em casa, com familiares ou cuidadores.
- Observe o que é transmitido (qual é o conteúdo, como é feita a sequência das notícias etc); como é apresentado pelos âncoras e repórteres (a postura, a dicção e a entonação deles).
- Anote no caderno tudo o que você observou.
2 Pesquisar uma notícia ou reportagem.
- O professor apresentará, em jornal, revista ou site, algumas notícias ou reportagens (escritas ou digitais) sobre alimentação saudável.
- Você pesquisará e escolherá uma para esta atividade.
- Faça uma lista de palavras difíceis e, com a orientação do professor, encontre o significado delas.
3 Ler o texto.
- Na sala de aula, o professor dividirá a turma em grupos conforme os textos selecionados pelos estudantes.
- Cada um lerá seu texto para o grupo e ouvirá com atenção a leitura de todos do seu grupo. Faça as anotações necessárias.
4 Trabalhar no texto do grupo.
- Como as notícias e os comentários em jornais falados costumam ser curtos, você e os colegas podem fazer um resumo do texto.
- Para cada notícia, lembrem-se de fazer uma chamada, ou seja, um pequeno texto destacando o que será contado.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Jornal falado
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP12, EF15LP13, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP10, EF35LP17, EF35LP18, EF04LP14, EF04LP15, EF04LP17, EF04LP18.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Compreensão de textos
Atividade preparatória
Antes de começar a seção, pergunte aos estudantes se eles ou a família têm o hábito de assistir a programas de notícias na televisão ou de ouvi-los no rádio.
Em seguida, faça um levantamento das características de um jornal falado: se as notícias são longas ou curtas; como é a linguagem usada pelos apresentadores (formal ou informal); como anunciam as notícias (começam apresentando a notícia na íntegra ou com uma frase breve) e outros aspectos levantados pela turma.
Comente que, com frequência, os conteúdos apresentados em telejornal são preparados com antecedência. Explique que o resumo dos principais assuntos é apresentado no início de um jornal falado (em áudio ou vídeo).
Atividade 1
Produção de escrita
Após os estudantes assistirem a alguns telejornais em casa, promova uma socialização dos registros escritos. Pergunte qual foi o telejornal a que assistiram, o que observaram quanto ao conteúdo e à forma de apresentação das notícias. Elabore com a turma uma anotação coletiva em tópicos do que foi observado.
Atividade 2
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Selecione algumas notícias ou reportagens relacionadas ao tema alimentação saudável e apresente aos estudantes. É importante selecionar textos atualizados, de fontes confiáveis e com linguagem apropriada a eles. Se preferir, solicite que pesquisem em casa e tragam o texto para a aula.
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- Cada estudante vai expor uma parte do texto para o grupo.
- Façam uma votação para decidir o nome do jornal falado do grupo.
5 Escolher os âncoras do grupo.
- Escolham dois colegas para serem os âncoras do jornal falado. Os outros serão repórteres ou farão parte da equipe de apoio para segurar os textos ou fazer a filmagem com celular e a edição.
- Antes da apresentação, cada equipe deverá passar aos âncoras as chamadas das notícias que serão transmitidas.
- Façam um roteiro com o passo a passo do telejornal e mostrem ao professor para que ele verifique as modificações e reformulações necessárias.
Apresentação
6 Ensaiar antes da apresentação.
- Ensaiem antes da apresentação, com a participação de todos nos ensaios. Os âncoras deverão olhar para a plateia.
7 Apresentar o telejornal.
- No dia combinado, os âncoras iniciarão: cumprimentar a plateia; falar o nome do jornal, o dia, a hora etc; anunciar o assunto de cada notícia, baseando-se nos telejornais a que assistiram em casa.
- Após anunciar as notícias, os âncoras chamarão os colegas repórteres para apresentá-las com mais detalhes.
- Os apresentadores poderão se alternar e, se necessário, fazer comentários a fim de esclarecer o ouvinte ou deixá-los interessados.
Avaliação
8 Avaliar preenchendo a tabela.
- Preencha a tabela para saber como foi a apresentação do telejornal.
Avaliação da preparação e da apresentação do telejornal | Sim | Não |
---|---|---|
Sua leitura dentro do grupo foi clara? Respostas pessoais. | ||
A escrita do roteiro ajudou a organizar o telejornal? | ||
Sua postura durante a apresentação foi adequada? | ||
Os âncoras falaram com voz alta e firme e enfatizaram as partes mais importantes da notícia? | ||
A apresentação dos repórteres foi clara e pertinente? | ||
A equipe de apoio colaborou para que o jornal fosse bem feito? |
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Estabeleça um tempo para a leitura das notícias em voz alta nos grupos, como estratégia para desenvolver a fluência e a compreensão de texto. Peça que façam anotações.
Atividade 4
Produção de escrita
Compreensão de textos
Retome com os estudantes as orientações para a elaboração do resumo do grupo e da chamada, destacando o assunto que será tratado.
Se necessário, selecione uma notícia que não tenha sido escolhida pelos grupos e faça um resumo em conjunto com a turma. Para isso, leia a notícia em voz alta, discuta os pontos principais e promova a elaboração coletiva do resumo, registrando a produção no quadro de giz para que todos vejam.
ApresentaçãoAtividade 6
Fluência em leitura oral
Converse sobre a entonação, a articulação correta das palavras e as expressões faciais e corporais, que devem estar adequadas ao conteúdo da notícia apresentada.
Pergunte como deve ser a linguagem, segundo o que observaram nos jornais televisivos. Ressalte que a fala deve ser natural, assim como a interação entre âncoras (apresentadores) e repórteres. Permita que ensaiem algumas vezes, até que se mostrem seguros e suas falas fluam naturalmente.
Combine como será organizado o ambiente:
- O que ficará atrás do âncora: um cartaz com o nome do telejornal, um painel com desenhos da turma sobre alimentação saudável?
- Qual será a posição dos âncoras no cenário? Ficarão sentados em cadeiras em frente à mesa ou em pé?
- Em que lugar da sala ficarão posicionados?
Ajude-os a organizar a ordem em que os repórteres entrarão no jornal, anunciados pelos âncoras, para transmitir as notícias.
Caso as notícias não tenham sido totalmente memorizadas, os textos podem servir de apoio na apresentação, mas o apresentador deve se manter olhando para a frente.
Se possível, para que o grupo possa apreciar o jornal falado posteriormente, providencie a filmagem da atividade.
AvaliaçãoAtividade 8
A avaliação do telejornal pode ser realizada em outro dia de aula, dependendo do tempo tomado pela atividade no dia da apresentação.
Oriente o preenchimento da tabela de avaliação, esclarecendo dúvidas de compreensão se surgirem.
Esse recurso pode contribuir para avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços.
É importante propor uma conversa com os estudantes a fim de fazer uma avaliação coletiva do que foi apresentado.
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
■ Com um colega, você vai jogar o Glossário Zás-Trás.
- A dupla que terminar primeiro e acertar mais exercícios é a vencedora do jogo.
1 Copiem as frases a seguir, trocando cada número pelo nome da fruta, verdura ou legume correspondente.
- Observem as fotografias e escrevam todos os nomes no singular, prestando atenção à grafia de cada um.
-
A 1 também é conhecida como ata, araticum, pinha ou fruta-pinha.
fruta-do-conde
-
A 2 é uma raiz que pode ser comida crua ou cozida. É cor de laranja.
cenoura
-
O 3 é um vegetal da família do alho e da cebola.
alho-poró
-
O 4 é uma fruta refrescante que ajuda a nos manter hidratados. Também fortalece nossos ossos.
melão
-
O 5 é muito usado em receitas típicas da Bahia e de Minas Gerais. Ajuda a prevenir doenças cardíacas.
quiabo
2 Copiem as palavras a seguir, que vocês leram na unidade.
-
Registrem também o significado de cada uma.
Espera-se que os estudantes registrem as palavras e o respectivo significado.
pediatra
endocrinologista
equilíbrio
âncoras
espinafre
experimentar
subterrâneos
liquidificador
disciplina
3 Quando terminarem, mostrem ao professor o que fizeram.
- Após corrigir as atividades de todas as duplas, o professor vai revelar quem foi a dupla vencedora do Glossário Zás-Trás.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP12, EF04LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
As atividades desta seção devem ser realizadas no caderno. Sugerimos que os estudantes reservem uma parte do caderno para copiarem as palavras novas e seus significados da seção. Dessa forma, podem consultá-las sempre que necessário.
A seção "Conhecer mais palavras" é um recurso que pode contribuir para avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Aproveite todas as situações de escrita para ampliar o conhecimento alfabético dos estudantes. Explore as palavras com ortografia complexa que aparecem aqui para fazer ditado, bingo, enfim, toda atividade que dê a eles a oportunidade de ler as palavras diversas vezes.
Convide os estudantes para participar do Glossário Zás-Trás, em que eles vão fazer cada atividade como um teste.
Na atividade 1, os estudantes vão ampliar o vocabulário e seu conhecimento relacionado a alimentos saudáveis, além de praticar a escrita de palavras nas quais podem encontrar dificuldades, como as que apresentam uso do hífen, dígrafos qu e lh, ditongo ou, terminação -ão. Se considerar necessário, amplie o estudo do nome dos vegetais e verifique em quais eles têm dificuldade de escrita.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário Conhecimento alfabético
Ao encaminhar a atividade, considere que os estudantes estão se apropriando dessas palavras e integrando-as em seu vocabulário, por isso, pode ser que ainda precisem de apoio para avaliar a clareza da definição elaborada.
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Avaliação em processo
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações. Também é muito importante prestar bastante atenção nas palavras que você vai ler.
Obesidade infantil
A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios da saúde pública do século XXI. O problema é global e está afetando muitos países de baixa e média renda, particularmente em ambientes urbanos. [...]
Embora a maioria das condições físicas de saúde associadas à obesidade infantil sejam evitáveis e possam desaparecer quando uma criança ou adolescente alcança um peso saudável, algumas continuam tendo consequências negativas ao longo da vida adulta.
É importante saber que a obesidade infantil pode afetar profundamente a saúde física, o bem-estar social, emocional e a autoestima das crianças.
Estudos mostram que crianças com sobrepeso ou obesas têm quatro vezes mais probabilidade de ter problemas de aprendizado em relação a seus pares com peso normal. Elas também são mais propensas a faltar na escola, especialmente aquelas com condições crônicas de saúde, como diabetes e asma.
A obesidade tem sido descrita como sendo uma das condições mais estigmatizante e menos socialmente aceita da infância. Estas crianças são frequentemente provocadas, intimidadas e discriminadas por seu estado. Discriminações foram relatadas em crianças a partir dos 2 anos de idade.
Crianças obesas são excluídas de atividades competitivas na escola. Muitas vezes é difícil para elas participarem de atividades físicas, pois tendem a ser mais lentas que as de seus pares, além disso enfrentam falta de ar.
Estas consequências sociais negativas contribuem para dificuldades permanentes no controle do peso, baixa autoestima, baixa autoconfiança e imagem corporal negativa de muitas crianças.
As crianças e adolescentes tendem a se proteger dos comentários e atitudes negativas, retirando-se para lugares seguros, como suas casas, onde podem buscar comida como um conforto.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP09, EF04LP01, EF04LP04, EF04LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
Na "Avaliação em processo" da unidade 2, são revisados alguns dos conteúdos abordados nas unidades 1 e 2, com atividade de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas abordando compreensão de textos com a reportagem "Obesidade infantil", bem como atividades com sinônimos, escrita de palavras com s ou z; e, ainda, uma proposta de produção de escrita.
É importante iniciar a avaliação pela fluência em leitura oral. Será preciso que os estudantes façam a leitura individualmente para você.
Depois, será o momento de fazer a avaliação escrita com toda a turma. Nessa parte da avaliação, entregue os livros aos estudantes, peça que leiam o texto todo em silêncio, façam as questões sobre ele e elaborem um pequeno texto.
A avaliação pode se feita em vários dias da semana (por exemplo, a fluência em um dia e as questões de produção escrita em outro).
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano letivo, eles consigam ler 100 palavras por minuto, com precisão de 95%. Avalie-os um a um, com cronômetro e gravador. É importante que os estudantes não tenham lido o texto integral nem o trecho selecionado. As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência podem ser encontradas nas páginas MP029 a MP031 do Manual do Professor.
Nesta obra, sugerimos a seção "Avaliação em processo" como uma ferramenta de avaliação formativa para acompanhar o estudante em diferentes momentos do ano letivo e monitorar seu processo de aprendizagem.
No volume 4, a seção é aplicada nas unidades 2, 4 e 6, considerando a progressão gradual e processual de cada estudante. Você pode fazer a avaliação e compará-la aos resultados da "Avaliação inicial", verificando se o estudante está em nível adequado de desenvolvimento; nível intermediário, que demanda uma intervenção mais direta; ou nível crítico, quando ainda apresenta muitas dificuldades.
Esse recurso permite identificar defasagens e acompanhar a evolução dos estudantes, bem como orientá-los em relação ao que necessitam avançar.
Nas páginas MP032 e MP033 do Manual do Professor, há uma ferramenta que pode auxiliá-lo nessa avaliação.
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Além disso, elas também têm menos amigos, o que resulta em menos interação social e brincadeiras ativas, gastando mais tempo em atividades sedentárias.
A prevenção é a chave do sucesso no controle da obesidade, pois muitas crianças obesas acabarão se tornando adultos obesos.
[...]
Adriana Stavro. Publicado em: 16 jul. 2020. Disponível em: https://oeds.link/jSQlNv. Acesso em: 17 abr. 2021. (Fragmento adaptado).
■ Leia, em silêncio, o texto todo da página 63. Depois, faça as atividades.
-
Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 3.
Depois, responda no caderno às questões de 4 a 8.
1 O problema da obesidade infantil ocorre: Alternativa A.
- em todo o mundo, principalmente em áreas urbanas.
- em todo o mundo, principalmente em áreas rurais.
- apenas em algumas partes do mundo, em áreas urbanas e áreas rurais.
2 O que estudos mostram sobre crianças com sobrepeso ou obesas? Alternativa B.
- Essas crianças apresentam mais chance de aprender melhor.
- Elas têm maior propensão para faltar na escola.
- As crianças obesas, com diabetes e asma, têm boas condições de saúde.
3 Por que, muitas vezes, as crianças obesas ou com sobrepeso são excluídas de atividades competitivas na escola? Alternativa C.
- São mais rápidas que as outras crianças.
- Sentem muita fome e não gostam de esporte.
- Tendem a ser mais lentas e enfrentam falta de ar.
4 Quais consequências negativas apresentam as crianças obesas ou com sobrepeso?
Dificuldades permanentes no controle do peso; baixa autoestima, baixa autoconfiança e imagem corporal negativa; preferência por lugares seguros; poucos amigos; preferência por atividades sedentárias.
5 Agora, escreva uma opção saudável de almoço: um prato principal e uma sobremesa.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1 a 5
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (1, 2 e 3), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e assinalar apenas uma alternativa como correta. Nas questões dissertativas (4 e 5), peça que leiam a pergunta e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação.
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes vão relacionar o significado de algumas palavras com seus sinônimos.
Atividades 7 e 8
Conhecimento alfabético
Na atividade 7, os estudantes vão aplicar o que aprenderam em relação à escrita de palavras com s e som /z/. Já na atividade 8, precisarão recordar a tonicidade e acentuação em palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Produção de escrita
A última parte da avaliação, após a atividade 8, refere-se à produção de escrita. Sugerimos que você faça algumas perguntas antes da elaboração. Após perceber que os estudantes já reuniram elementos para a escrita, peça a eles que escrevam o texto numa folha de rascunho, revisem e passem a limpo a versão final.
Nesta primeira "Avaliação em processo" do volume 4, o foco da atividade é a primeira escrita, não desconsiderando a importância da revisão e reescrita.
Sugestões de perguntas para esta avaliação:
- Por que o número de pessoas obesas tem aumentado no mundo inteiro?
- Quais são os efeitos negativos da obesidade para as pessoas?
- Por que é importante ter uma alimentação equilibrada, incluindo em sua dieta frutas e vegetais?
- Quais são os seus conselhos sobre alimentação saudável?
Se considerar pertinente, anote essas questões no quadro de giz, para que os estudantes possam consultá-las durante a escrita.
Para avaliar a produção escrita, é preciso considerar diversos aspectos da produção textual. Para tanto, sugerimos uma tabela nas páginas MP032 e MP033 do Manual do Professor que pode auxiliar você na avaliação formativa de cada estudante.
Ao final da "Avaliação em processo", observe se há aspectos que merecem atenção e que precisam ser retomados, individual ou coletivamente.
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6 Observe as palavras destacadas do trecho a seguir.
"Elas também são mais propensas a faltar na escola, especialmente aquelas com condições crônicas de saúde, como diabetes e asma."
-
Copie dois sinônimos para cada palavra destacada, considerando o contexto.
Propensas: predispostas, favoráveis; crônicas: sérias, duradouras.
predispostas
sérias
favoráveis
duradouras
7 Copie as palavras retiradas do texto, substituindo ? por s ou z.
Obesidade, países, sobrepeso, físicas, casas, peso. Com s. Espera-se que os estudantes justifiquem que a letra s, entre vogais, tem o som /z/.
- Todas as palavras são escritas com s ou com z? Justifique sua resposta.
obe ? idade
paí ? es
sobrepe ? o
fí ? icas
ca ? as
pe ? o
8 As palavras a seguir, retiradas do texto, deveriam estar acentuadas graficamente.
-
Copie essas palavras e acentue-as.
Sérios, saúde, também, infância, excluídas, comentários, sedentárias, pública.
serios
saude
tambem
infancia
excluidas
comentarios
sedentarias
publica
■ Escreva um pequeno texto sobre o perigo de ter uma má alimentação e sobre o que as pessoas podem fazer para melhorar a qualidade do que comem.
- Escrita: elabore um rascunho com base nas orientações do professor.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade
UNIDADE 2
Alimentos
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- constatar a importância da alimentação saudável e identificar práticas para promovê-la;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a reportagem e a fatura/boleto;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como a identificação das sílabas tônicas e a acentuação das proparoxítonas);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como a classificação em oxítonas, pa-roxítonas e proparoxítonas);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como jornal falado) e escritas (como narrativas com diferentes narradores), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimen to alfabético estudados;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante com o auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada nas páginas MP032 e MP033 deste Manual do Professor.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.