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UNIDADE 5 Convivência
Vamos pensar um pouco nas pessoas à sua volta. Como você se relaciona com elas? Com quem você passa mais tempo no seu dia a dia? Há pessoas com quem gostaria de conviver mais?
Colegas de escola, vizinhos e familiares são algumas das pessoas com quem nos relacionamos. Atualmente, também precisamos lidar com novas formas de convivência, como a convivência no mundo digital.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 5
Convivência
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a crônica e o anúncio institucional.
- Ler textos verbais e não verbais.
- Produzir uma colagem.
- Ler com prosódia, respeitando o valor expressivo dos sinais de pontuação, expressão, frasea-mento, entonação e ritmo.
- Desenvolver a precisão e a velocidade no reconhecimento de palavras.
- Adquirir vocabulário receptivo e expressivo.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar e retirar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Participar de um debate sobre amizade e internet.
- Ouvir, expor e defender pontos de vista.
- Produzir um texto argumentativo.
- Fazer uso de conhecimentos linguísticos e gramaticais nas produções escritas.
- Aprimorar a capacidade de reler e revisar a própria escrita.
- Realizar atividades que contribuam para a consolidação progressiva da ortografia.
- Compreender o conceito de substantivo e a terminação -or.
- Compreender os conceitos de vocativo e de aposto, fazendo uso de pontuação adequada.
- Realizar leituras com familiares ou responsáveis, desenvolvendo a Literacia Familiar.
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre o uso da internet e de questões relacionadas à convivência, como bullying e resolução de conflitos. Poderão ler e compreender uma crônica.
Para exercitar a argumentação oral e escrita, eles defenderão o próprio ponto de vista, estudando um anúncio institucional, produzindo um texto argumentativo e participando de um debate.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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- O que você acha da convivência no mundo digital? Respostas pessoais.
- Em quais lugares você costuma conviver presencialmente com as pessoas?
- Como é a sua convivência com os colegas da escola?
- Você já se sentiu excluído da convivência de algum grupo? Por quê?
Desafio
Você vai criar emojis para classificar atitudes relacionadas à convivência com outras pessoas. Abaixo, crie um para cada palavra.
Na sequência, classifique cada atitude com os emojis criados, considerando o que você acha importante na convivência em sociedade.
No fim da página, preencha a lacuna com mais uma atitude e desenhe o emoji correspondente.
bom
ruim
ótimo
péssimo
Respeitar o outro quando fala, mesmo que eu discorde dele.
Ouvir som alto sem me preocupar com as pessoas ao redor.
Depois de brincar, deixar os brinquedos espalhados no chão.
Arrumar o quarto e ajudar nas tarefas domésticas.
Compartilhar brinquedos com os colegas.
Ajudar as pessoas sempre que possível.
Se eu não concordar com a opinião do outro, nem vou ouvi-lo.
Espera-se que os estudantes desenhem os emojis representando "ruim" ou "péssimo" na segunda, terceira e sétima afirmações e "bom" ou "ótimo" nas demais. Após preencherem a lacuna com uma atitude, devem classificá-la conforme o que indicaram.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP18.
Ao abordar as questões orais da abertura com os estudantes, observe como ocorre o contato deles com o ambiente digital. Pergunte quais são as orientações dos pais ou responsáveis e/ou as regras da casa quanto ao uso da internet e se ficam mais tempo em atividades digitais ou presenciais. Peça a eles que comentem também se acham mais prazerosa a convivência direta com as pessoas.
Amplie a discussão, questionando se costumam frequentar locais onde é possível ter contato direto com outras crianças e como é a convivência com elas. É importante prestar atenção às respostas, pois podem indicar eventuais dificuldades de socialização e/ou excessos no uso da tecnologia.
Desafio
Compreensão de textos
O "Desafio" oferece aos estudantes a possibilidade de representar de maneira lúdica algumas reações humanas relacionadas à convivência em grupo. A correção pode ser realizada coletivamente, como forma de socializar as ideias e as criações da turma.
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Peça aos estudantes que descrevam os elementos do mundo digital presentes na imagem de abertura da unidade. Solicite que comentem as situações de comunicação representadas e as ideias que transmitem: o uso do celular para troca de mensagens de texto; jogos e ligações de voz ou por câmera; likes em sinal de aprovação a conteúdos publicados em redes sociais; emojis nas redes sociais e nos aplicativos de conversa.
Escreva no quadro de giz palavras que sirvam de base para a discussão, como: aproximação, distanciamento, diversão, atenção etc. O objetivo é gerar reflexão a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, prepará-los para as questões apresentadas a seguir e despertar o interesse pelo tema da unidade.
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Para ler
Oriente os estudantes a escrever dentro do boxe "Glossário", construindo-o com as palavras que eles ainda não conhecem. Se achar pertinente, faça a proposta para, primeiro, discutirem o significado de todas as palavras sugeridas pela turma e, depois, cada estudante fazer o registro escrito e individual no seu boxe "Glossário" com as palavras por eles desconhecidas.
Antes de ler
O texto que você vai ler é uma crônica que fala sobre vizinhos.
- Qual história pode ser contada a respeito de vizinhos? Respostas pessoais.
- Você conhece alguma história que tem vizinhos como personagens?
Durante a leitura
- Leia o texto em silêncio. Depois, acompanhe a leitura em voz alta do professor e sublinhe as palavras que você não conhece.
- Agora, faça sua contribuição para construir o boxe "Glossário" da página seguinte. Conforme orientações do professor, anote as palavras que você ainda não conhece e, depois, o significado de cada uma delas.
- No texto, é empregada uma gíria que significa: "foi sincero", "falou a verdade". Identifique e sublinhe essa expressão. Resposta sublinhada no texto.
O vizinho
Filho único.
Oito anos de idade.
Morava com os pais em um apartamento.
Um dos 120 apartamentos do prédio.
Estatisticamente, deviam morar mais de 400 pessoas ali. Só que na prática a teoria é outra: a impressão que ele tinha às vezes é que, tirando o pai, mãe e ele, havia no prédio apenas o zelador e o porteiro.
Porque zelador e porteiro ele via sempre.
Os outros moradores, muito de vez em quando.
O vizinho, por exemplo, nem sabia quem era.
— Quem é o vizinho, pai?
— Engraçado, agora que você perguntou é que me lembrei: nunca vi a cara dele. Também deve ser alguém muito silencioso. Lembra quando demos aquela festa de ano-novo aqui? Ele não apareceu nem pra cumprimentar, nem pra reclamar do barulho. Melhor assim: ele lá, nós cá. Um vizinho que não seja barulhento é muito bom pra gente dormir à noite.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP16, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
A origem da palavra crônica vem do grego chroniká e significa relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). Os textos desse gênero abordam acontecimentos do cotidiano em uma narração curta e, em geral, são publicados em revistas, jornais e sites. As crônicas têm por objetivo despertar a reflexão a respeito de assuntos e situações do dia a dia.
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Ao realizar a leitura do texto em voz alta para a turma, dê especial atenção à prosódia e à precisão na pronúncia das palavras.
Para organizar o boxe "Glossário", faça uma lista coletiva com todas as palavras sublinhadas pelos estudantes e discuta o significado delas. Releia o trecho em que essas palavras aparecem e peça que procurem compreendê-las apenas pelo contexto. Depois, apresente o significado ou peça que consultem o dicionário. Por fim, solicite que copiem tudo no caderno e consultem as anotações para fazer o próprio registro escrito no boxe "Glossário" do livro.
Se considerar oportuno, sugira a elaboração de frases diferentes com algumas palavras do boxe "Glossário".
De acordo com pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as casas representam 85,6% (62 milhões de moradias no país) e os apartamentos 14,2% (10 milhões).
Consulte o link, disponível em:
- https://oeds.link/T1uKia. Acesso em: 13 abr. 2021.
Para mais informações a respeito de habitação no Brasil, consulte o site:
- IBGE. Disponível em: https://oeds.link/wlojun. Acesso em: 23 abr. 2021.
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No outro dia, hora do almoço:
— Mãe, quem é o vizinho?
— Sei lá. Nunca vi mais gordo, e também não faço questão. Já chega a vizinha de cima, que é tão fofoqueira que vem pegar o elevador aqui embaixo só para espiar a gente.
Nesse dia, ele demorou pra dormir.
Ficou rolando na cama de um lado para outro, pensando em quem seria o vizinho. Rolava de um lado, imaginava um velhinho sozinho assistindo televisão. Rolava de outro, imaginava um grande aventureiro, desses com muitas histórias do mundo, dos mares, expedições e cavernas desconhecidas.
Mas, como era um menino tímido demais para tocar a campainha do vizinho e ver quem era, ficava assim como os meninos sozinhos aprendem a ficar desde cedo: brincando de imaginar.
Uma semana de imaginação, porém, é demais para a cabeça de um garoto de oito anos. E depois desse tempo ele abriu o jogo:
— Pai, me leva pra ver o vizinho?
Pai não topou. Não era homem de ficar incomodando os outros.
Mãe também não. Não era mulher de ficar espionando os outros.
Uma semana de insistência, porém, é demais pra cabeça de pai e mãe.
Resolveram levar o menino para conhecer o vizinho.
Respostas pessoais.
- Estatisticamente:
- no texto, termo usado para sugerir o número de moradores do prédio.
- Expedições:
- grupos que viajam a uma região para estudá-la e pesquisá-la.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe " Glossário"
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Oriente os estudantes a escrever dentro desse boxe. Após a discussão sobre os significados de todas as palavras por eles levantadas, reforce que cada estudante deve fazer o próprio boxe, registrando por escrito e individualmente as palavras que ainda não conhecia o significado.
Atividades complementares
Compreensão de textos
Após a leitura do texto, proponha as atividades a seguir.
1. Conversar sobre tipos de moradia é uma forma de oferecer aos estudantes a possibilidade de compreender, de maneira mais abrangente, o contexto em que se insere a personagem da crônica "O vizinho", de Ulisses Tavares. Para isso, questione:
- Quais são as diferenças entre morar em um prédio de apartamentos, em uma casa ou chácara?
- Como se caracterizam essas moradias?
- Quais são as diferenças entre residir na área rural e na área urbana?
Por fim, pergunte se acreditam que o tipo e o local da moradia interferem na proximidade ou no distanciamento entre as pessoas. Deixe que exponham suas opiniões.
2. Se julgar pertinente ampliar os estudos com a turma sobre as moradias brasileiras, aborde o assunto em outras áreas do conhecimento, por exemplo: em Matemática (análise e montagem de gráficos), Geografia (localização das regiões mais populosas), História (evolução da ocupação do espaço pela população) e Ciências (condições sanitárias e alterações ambientais decorrentes da ocupação territorial).
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Apertaram a campainha uma vez. Duas vezes, três vezes.
— Vai ver que saiu — comentou o pai.
— Vamos tentar mais tarde — prometeu a mãe.
E tentaram que tentaram. Mas ninguém atendia a porta.
Desceram pra perguntar ao porteiro.
— O vizinho de vocês? Mas aquele apartamento está vago há um mês, vocês não sabiam? Eles resolveram mudar daqui por causa do filho. Disseram que iam para um lugar onde fosse mais fácil fazer amizade. O garoto era do tamanho do de vocês, parece que filho único, meio tímido...
Ulisses Tavares. Histórias quentes de bichos e gentes. São Paulo: Geração Editorial, 2003. © by Ulisses Tavares.
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 As palavras da tabela a seguir foram retiradas do texto O vizinho.
Primeira leitura | Segunda leitura | Última leitura | ||||
Difícil | Fácil | Difícil | Fácil | Difícil | Fácil | |
Expedições | ||||||
Imaginação | ||||||
Incomodando | ||||||
Espionando | ||||||
Insistência |
- Leia as palavras da tabela e assinale com um X o grau de dificuldade que você teve na primeira leitura.
- Depois, leia-as pela segunda vez e avalie de novo sua leitura. Por fim, faça a última leitura e avalie mais uma vez.
Os estudantes podem encontrar mais dificuldade em fluência nas palavras que não conhecem, que não fazem parte de seu vocabulário, que são mais extensas ou que apresentam repetição de letras, como incomodando. - Dessas palavras, quais você sentiu mais dificuldade para ler? Por quê?
Respostas pessoais.
2 Observe, abaixo, algumas palavras retiradas desse texto. Todas têm o som de s, mas são escritas de jeitos diferentes.
questão
assim
faço
- Complete outras palavras do texto seguindo o exemplo. Depois, leia duas vezes e em voz alta cada palavra.
- pe ss oas
- e s piar
- imagina ç ão
- engra ç ado
- impre ss ão
- pen s ando
- almo ç o
- a ss istindo
- de s conhecidas
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
A leitura repetida auxilia na memorização da grafia correta das palavras, bem como no desenvolvimento da capacidade de ler com rapidez e precisão, ampliando o nível de compreensão e de sucesso na leitura em geral.
Antes de pedir que iniciem a atividade, se necessário, forneça definições para as palavras mais difíceis, mas deixe-os pronunciá-las por conta própria. Peça que, ao repetirem as palavras em voz alta, busquem tornar a leitura cada vez mais eficiente.
Lembre a turma de completar a tabela e, terminada a atividade, retome as palavras apontadas como as de maior dificuldade.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Peça aos estudantes que leiam as palavras do quadro. Faça perguntas que os auxiliem a perceber as representações do som /s/: na palavra questão, o s aparece no final da primeira sílaba; a palavra assim tem ss entre duas vogais; em faço o som /s/ é representado por ç.
Após a correção da escrita das palavras, diga-lhes que leiam em voz alta, em uníssono, todas elas, para que identifiquem o som /s/ representado de diferentes maneiras.
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3 Com dois colegas e o professor, escolha uma das palavras da tabela da atividade 1.
- Encontrem, no texto O vizinho, essa palavra e marquem o trecho em que ela está.
- Realizem a leitura conforme a orientação do professor: todos lendo juntos e ao mesmo tempo, prestando atenção na pontuação e na pronúncia correta, mantendo sempre o ritmo.
Compreender o texto
4 A personagem central do texto é um menino que mora em um prédio com 120 apartamentos.
- O texto informa que devem morar mais de 400 pessoas no edifício. Essa informação sugere que o menino deveria ter muita ou pouca companhia para brincar?
Espera-se que os estudantes respondam que essa informação sugere que o menino deveria ter muita companhia para brincar. - Por que o menino tinha a impressão de que não morava mais ninguém no prédio?
Porque praticamente não via os vizinhos. Encontrava apenas o porteiro e o zelador. - Como você acha que o menino se sentia com essa situação?
Espera-se que os estudantes respondam que, provavelmente, o menino se sentia sozinho.
5 O que o menino imaginava sobre o vizinho que ele nunca tinha visto?
Imaginava que o vizinho era um velhinho solitário assistindo à televisão ou um grande aventureiro, desses com muitas histórias do mundo, dos mares, expedições e cavernas desconhecidas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Proponha uma leitura em coro com a turma toda ou em pequenos grupos. Leia em voz alta o trecho selecionado para que tenham um modelo de leitor fluente e peça que repitam a leitura em seguida, com ritmo, velocidade e entonação.
Depois, solicite a cada estudante que releia o trecho em voz alta para que você faça intervenções para ajudá-lo a aprimorar a fluência.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP16, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 4 níveis 2 e 3
Atividade 5 nível 1
Atividade 6 nível 3
Atividade 7 nível 3
Atividade 4 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
Pergunte à turma por quais motivos o garoto não via os vizinhos. Sugestões: um apartamento oferece menos oportunidades de convivência direta com as pessoas; talvez os moradores saíssem cedo para o trabalho e retornassem só à noite; os pais não tinham por hábito se relacionar com os moradores do prédio etc.
Atividade 5 nível 1
Compreensão de textos
Converse com os estudantes sobre os motivos que levaram o garoto a ficar imaginando como era o vizinho. Considere que não saber como o homem era deve ter estimulado a imaginação dele. Além disso, fantasiar é uma característica da idade da personagem e pode ser também uma consequência da ausência de contato com outras crianças e uma forma de encontrar companhia em seus próprios pensamentos.
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6 Assinale a alternativa correta.
O texto narra acontecimentos fantásticos, extraordinários.
X A história narra algo corriqueiro, cotidiano.
O texto dá instruções sobre como conviver com os vizinhos.
A crônica é um texto escrito em prosa muito presente em jornais e revistas, podendo também ser publicado em livros. É um texto curto, com linguagem informal e descontraída, cujos temas, em geral, tratam de acontecimentos do dia a dia.
7 Observe, nas páginas 126 e 127, as ilustrações que acompanham a crônica.
- Faça uma descrição delas.
Uma das ilustrações mostra vários prédios, nos quais não aparecem pessoas na janela dos apartamentos. Na outra ilustração, o menino do texto aparece sozinho na janela. - Como as ilustrações podem contribuir para o entendimento da crônica?
Elas mostram a solidão e o isolamento na vida urbana. - Agora, você vai ilustrar no caderno o último trecho do texto da página 128.
Ampliar o vocabulário
8 Leia as palavras a seguir.
pintor
zelador
decorador
construtor
- Você observou que todas elas terminam com -or? Que sentido essa terminação dá a essas palavras?
Espera-se que os estudantes respondam que a terminação indica ofício, profissão. Professor: a terminação —or também pode indicar um agente de ação: pintor é "aquele que pinta"; decorador é "aquele que decora"; zelador é "aquele que zela por algo"; construtor é "aquele que constrói". - Procure a definição de professor no dicionário. Essa definição confirma sua resposta ao item anterior? Explique. Resposta pessoal.
Sim, pois —or indica ofício, profissão (também pode indicar um agente de ação: no caso, professor é "aquele que professa uma disciplina").
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6 nível 3
Compreensão de textos
Chame a atenção dos estudantes para a caracterização do gênero crônica que a resposta da atividade indica: a história narra algo corriqueiro, que faz parte do dia a dia.
Atividade complementar
nível 3
Compreensão de textos
As imagens que acompanham a crônica ajudam a mostrar o conflito que dá origem à narrativa (muitos apartamentos e nenhum contato entre os vizinhos). Assim, após a realização da atividade 7, peça aos estudantes que façam uma ilustração mostrando o que o protagonista sente. Ao representar partes de um texto, por meio de ilustrações, é possível observar o entendimento do estudante e retomar o trabalho de compreensão do texto, caso necessário.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade 8
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Relembre o conceito de substantivo e auxilie os estudantes na percepção de que as palavras em destaque pertencem a essa classe gramatical, pois nomeiam profissões (pintor, zelador, decorador, construtor). Chame a atenção para a presença do sufixo -or, indicativo, no caso, de profissão/ocupação.
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9 Observe a expressão em destaque.
"E tentaram que tentaram. Mas ninguém atendia a porta."
- Em sua opinião, que efeito tem a repetição da palavra tentaram?
Espera-se que os estudantes respondam que a repetição acentua a intensidade da ação, marcando a insistência com que ela foi feita.
10 Leia o trecho a seguir, extraído do texto O vizinho.
"Uma semana de insistência, porém, é demais pra cabeça de pai e mãe. Resolveram levar o menino para conhecer o vizinho."
- Observe as palavras em destaque. É possível substituí-las? Dê sugestões ao professor. Respostas pessoais.
-
Agora reescreva o trecho substituindo essas palavras destacadas por outras do quadro abaixo, mantendo o mesmo sentido.
pouco
decidiram
muito
proibiram
Uma semana de insistência, porém, é muito pra cabeça de pai e mãe. Decidiram levar o menino para conhecer o vizinho.
Para ler em casa
Você gostou de ler a crônica O vizinho? Ela pode trazer uma oportunidade para refletir sobre as nossas regras de convivência e as relações que temos com as pessoas em nosso cotidiano.
Leia o texto em voz alta para seus familiares ou responsáveis e converse com eles sobre as questões a seguir.
- Como é a convivência com seus vizinhos atualmente? Sempre foi assim?
- É importante conhecer os vizinhos e manter um bom relacionamento com eles?
- O que é necessário para um bom relacionamento entre vizinhos?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Compreensão de textos
Para ampliar a compreensão dos estudantes, releia com eles o seguinte trecho da crônica e ajude-os a observar como a repetição enfatiza uma ideia (nesse caso, a dificuldade que o garoto estava encontrando para dormir).
"Ficou rolando na cama de um lado para outro, pensando em quem seria o vizinho. Rolava de um lado, imaginava um velhinho sozinho assistindo televisão. Rolava de outro, imaginava um grande aventureiro, desses com muitas histórias do mundo, dos mares, expedições e cavernas desconhecidas."
Para ler em casa
Incentive os estudantes a ler a crônica para os familiares ou responsáveis e a conversar com eles sobre a importância de se manter um bom relacionamento com os vizinhos.
Esta atividade estimula a prática de Literacia Familiar, que promove uma maior interação dos pais com a vida escolar de seus filhos. Ao acompanhar os deveres de casa, participar das atividades, discutir e frequentar reuniões escolares, os familiares passam a entender melhor as necessidades e as dificuldades dos estudantes.
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
1. Para complementar a atividade 8 que os estudantes realizaram na página 130, peça aos estudantes que pesquisem outros substantivos terminados em -or que indiquem profissão.
2. Desenhe no quadro de giz a tabela a seguir e convide os estudantes para a Batalha das Sílabas. Dê as coordenadas e uma dica: são nomes de profissões terminados em -or.
1 | 2 | 3 | |
A | CA | VI | PES |
B | A | PIN | HIS |
C | DOR | GA | TOR |
D | JO | TO | RI |
- A3 + A1 + C1 = pescador
- B2 + C3 = pintor
- D1 + C2 + C1 = jogador
- B1+ C3 = ator
- B1 + A2 + B1 + C1 = aviador
- B3 + D2 + D3 + B1 + C1 = historiador
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Estudo da língua
Vocativo
1 Releia estas frases do texto O vizinho.
1 "— Mãe, quem é o vizinho?"
2 "— Pai, me leva pra ver o vizinho?"
3 "— Quem é o vizinho, pai?"
- Copie, das frases, com quem o menino está falando. 1 Mãe; 2 Pai; 3 pai.
_______________
- Qual sinal de pontuação separa as palavras sublinhadas do restante das frases? A vírgula.
A palavra que você sublinhou nessas frases é denominada vocativo. Usamos o vocativo para "chamar" nosso interlocutor, ou seja, aquele com quem estamos falando. Esse termo é separado do restante da frase por uma vírgula.
2 Leia esta tira do Armandinho e responda às questões a seguir.
- Explique o humor presente na tira, observando as falas e as expressões corporais das personagens e a expressão facial de Armandinho.
O humor da tira se dá pela surpresa que o leitor tem no terceiro quadrinho. - Copie da tira as falas que contêm um vocativo. Pinte os vocativos.
"Pai, uma hora é preciso aceitar que terminou..."; "É... Tem razão, filho...". - Em que posição o vocativo aparece nas falas que você transcreveu?
Na primeira fala, o vocativo aparece no início; na outra, ele aparece no final. - Qual sinal de pontuação acompanha sempre o vocativo?
A vírgula.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP14, EF35LP03, EF35LP04, EF04LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
■ Vocativo
Atividade 2
Compreensão de textos
No item a, explore o humor da tirinha com os estudantes. Ajude-os a identificar que Armandinho fala com o pai com a expressão séria (1o quadrinho), como se o que tivesse fim fosse algo muito relevante para a vida. Para o pai, parece mesmo muito importante já que as pernas dele estão trêmulas (traços verticais ao lado delas). No 2o quadrinho, o pai concorda com Armandinho e, no último, descobre-se que o que acabou foi o tubo de pasta de dentes (algo totalmente corriqueiro no dia a dia, bastando, portanto, pegar outro).
Pergunte aos estudantes se acharam a situação engraçada e se algum deles já vivenciou algo semelhante. Chame-lhes a atenção para o assunto da tira e questione se ele serviria para produzir uma crônica — espera-se que percebam que sim, pois é característica do gênero a abordagem de acontecimentos do dia a dia. Converse sobre outras situações cotidianas que poderiam compor textos do mesmo gênero.
No item c, peça aos estudantes que prestem atenção às posições do vocativo nas falas de Armandinho e do pai dele. Dê outros exemplos que os ajudem a perceber que, independentemente da posição, a pontuação é sempre a mesma. Por exemplo:
— Tem razão, filho.
— Filho, tem razão.
Outro exemplo:
— Pai, pegue outro tubo de creme dental.
— Pegue outro tubo de creme dental, pai.
— Pegue, pai, outro tubo de creme dental.
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3 Leia a seguir o trecho de um livro.
— Vovó, você abotoou sua blusa errado. Olha só como ficou torta! — comentou Sofia.
— O que foi, meu amor? O que tem de errado?
— A sua blusa, vovó, está torta!
— Oh, (meu Deus), olha só que coisa! A sua avó está ficando velha! Depois eu arrumo, (meu bem). Você quer tomar um lanche agora?
Renata Paiva. A vovó virou bebê. São Paulo: Panda Books, 2011. (Fragmento).
- Identifique os vocativos presentes no trecho. vovó, meu amor, meu Deus, meu bem.
- Qual é a função desses vocativos?
Nesse trecho, há a conversa entre uma avó e sua neta, e o vocativo é usado no momento em que uma fala com a outra, em que uma chama a outra no diálogo. - No trecho, a avó de Sofia usou vocativos diferentes para dirigir-se a ela. Reescreva as frases colocando o nome da menina em vez dos vocativos usados pela avó.
— O que foi, Sofia?; Depois eu arrumo, Sofia. -
A avó de Sofia diz: "A sua avó está ficando velha!". Converse com os colegas sobre as questões a seguir:
- A quem a avó de Sofia se refere nessa frase?
A ela mesma. - Por que ela afirma estar ficando velha?
Porque ela abotoou a blusa de forma errada por engano. - Você concorda que, por ter feito isso, ela está ficando velha?
Espera-se que os estudantes problematizem essa afirmação, uma vez que mesmo eles, crianças, devem abotoar a blusa de forma errada de vez em quando.
- A quem a avó de Sofia se refere nessa frase?
Aposto
1 Leia a tirinha de Calvin e responda às questões.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes se os vocativos usados no texto indicam o tipo de relacionamento que havia entre a avó e a neta. Converse sobre as expressões usadas pela avó: meu amor e meu bem, que demonstram o afeto dela pela menina. Mencione também o uso do termo vovó, um modo carinhoso de Sofia chamar a avó.
No item c, informe que há, entre os vocativos para a avó e a neta se chamarem, também o vocativo meu Deus, dito pela avó, que é uma expressão usada para demonstrar preocupação ou surpresa.
■ Aposto
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Para introduzir os estudantes no tema aposto, após a leitura da tirinha do Calvin, proponha a cada estudante que reescreva ou reelabore oralmente a fala de Calvin ("Calvin, o gênio, última esperança da humanidade."), usando o próprio nome ou o de um colega (que pode ser sorteado) e fazendo variações, como:
- Beto, o engraçado, grande esperança do teatro.
- Paula, a estudiosa, maior orgulho da família.
134
-
Releia os trechos a seguir.
"Calvin, o gênio, última esperança da humanidade."
"Melhor ainda: 'Doutor Destino', pra encurtar."
"É 'Senhor Doutor Destino' pra vocês."
O que as três expressões têm em comum? Calvin usa as três expressões para se caracterizar, e elas complementam a fala do primeiro quadrinho da tirinha ("Me chamem de Calvin").
- Na sua opinião, como Calvin vê a si mesmo?
Espera-se que os estudantes respondam que, de acordo com as expressões que utiliza, Calvin vê a si como grandioso; ele tem muita confiança em si mesmo. - No terceiro quadrinho da tira, qual é o sinal de pontuação utilizado para separar as expressões que caracterizam Calvin do que vem antes delas?
A vírgula. - Leia em voz alta as sílabas destacadas de duas palavras da tirinha. O que você observou?
Espera-se que os estudantes observem que aparece a letra s no final da sílaba, destacando que é sempre o som /s/ que se produz nessa situação.
esperança
destino
- Escreva outras palavras com as, es, is, os, us.
Resposta pessoal.
Aposto é uma expressão que explica, identifica ou especifica um termo em uma sentença. É separado do restante da frase por sinais de pontuação, como vírgula, dois-pontos ou travessão.
2 Identifique o aposto nas frases abaixo e explique o uso em cada caso.
- Sofia, neta da dona Sônia, não pôde fazer a prova de ontem.
Aposto: "neta da dona Sônia". O aposto, aqui separado por vírgulas, é usado para caracterizar e especificar o substantivo próprio "Sofia". - Assim é Paulo: gentil, educado e solidário.
Aposto: "gentil, educado e solidário". Nesse caso, o aposto, separado do restante da frase por dois-pontos, indica as características de Paulo. - Maria — que sempre é a última a acordar na casa — hoje resolveu madrugar.
Aposto: "que sempre é a última a acordar na casa". O aposto, entre travessões, revela o hábito de Maria de sempre acordar por último.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Esclareça que a pontuação usada para separar o aposto do restante da frase pode variar, conforme observado no item a, em que aparecem a vírgula e os dois-pontos. Se achar pertinente, comente com os estudantes que, no caso do aposto, o travessão pode ser usado no lugar da vírgula, diferentemente do vocativo, que é sempre acompanhado de vírgula.
No item d, chame a atenção dos estudantes para a presença do s na palavra vocês (no 5o quadrinho) e nas palavras do item d (esperança e destino). Auxilie-os a perceber que, embora o s apareça no final das sílabas nas três palavras, em vocês a última sílaba é também o final da palavra e, nesse caso, a letra s indica plural, o que não ocorre nas outras duas. Se julgar pertinente, proponha à turma a montagem de uma lista de palavras com o s no final de sílaba que não indique plural (por exemplo: ônibus, caos e vírus).
Atividades complementares
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
1. Após a atividade 1, oriente os estudantes a ler as frases a seguir em voz alta. Trabalhe com a turma as alterações de sentido e a inflexão de voz promovidas pela mudança de pontuação nas frases.
- Calvin, o gênio, começou bem o seu diário.
- Calvin, o gênio, começou bem o seu diário?
- Calvin, o gênio, começou bem o seu diário!
2. Escreva no quadro de giz a frase a seguir e peça aos estudantes que a reescrevam, usando sinais de pontuação diferentes. Relembre-os de que a pontuação do aposto pode variar.
Marcos irmão da Mônica também quer ir ao cinema. (Marcos, irmão da Mônica, também quer ir ao cinema.) (Marcos - irmão da Mônica - também quer ir ao cinema.)
Atividades complementares
Compreensão de textos
Produção de escrita
1. No fim da seção, peça aos estudantes que copiem as frases a seguir, identificando se nelas aparecem aposto ou vocativo.
- Bruna, a sua vizinha, deixou um recado para você. (aposto)
- Bruna, a sua vizinha deixou um recado para você. (vocativo)
- O que aconteceu, meu filho? (vocativo)
- Pedro, primo de Manuela, montou um restaurante. (aposto)
- Ei, garota! Você não vem conosco? (vocativo)
- Cláudia faltou, professora. (vocativo)
2. Em duplas, solicite que criem um diálogo no qual apareçam apostos e vocativos, usando a pontuação correta.
135
Produção escrita
Texto argumentativo
Você e um colega vão escrever um texto argumentativo sobre convivência entre meninos e meninas na escola, ou seja, vão expressar a opinião de vocês e defender um ponto de vista, a fim de convencer o leitor a concordar com o que foi dito.
Depois, esse texto fará parte de um jornal mural da turma, para ser lido por outros colegas da escola.
O texto argumentativo expressa um ponto de vista, defendendo uma hipótese, opinião ou teoria com argumentos que sustentem o ponto de vista apresentado. Assim, o objetivo desse texto é convencer o leitor a concordar com as ideias expostas nele.
Preparação
■ Leia o texto a seguir em silêncio e sublinhe as palavras cujo significado você não entendeu.
Encrenquinhas
Imagine as cenas: você e seu melhor amigo da escola fazem tudo juntos, mas, em alguns momentos, querem trocar tapas de fazer os dois rolarem pelo chão. Você e sua colega de classe ficam tanto tempo na companhia uma da outra que acabam brigando por serem grudentas demais.
"Começa assim: um coloca o pé na frente do outro, aí alguém tropeça, e pronto, briga!", explica Theo [...], 8.
Isabella [...], 8, conta que teve uma "briga tão feia" que ficou "um mês" sem falar com a melhor amiga. A menina diz que a discussão foi "sem motivo".
[...]
A coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri [...] diz que, por meio dos conflitos, as crianças aprendem a conviver. E, quanto mais gente da mesma idade reunida no mesmo espaço, mais chance de acontecer alguma encrenquinha!
Folha de S.Paulo, 13 mar. 2010. Folhinha. Folhapress. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Texto argumentativo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP13, EF35LP03, EF35LP07, EF35LP09, EF35LP15.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Preparação
Atividade complementar
Compreensão de textos
Aproveite a leitura do texto "Encrenquinhas" para reunir depoimentos dos estudantes sobre a convivência em grupo. A estratégia pode levar a uma conversa importante para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como ter empatia, aprender a lidar com impulsos e respeitar o outro. Reflita com eles sobre a resolução de conflitos por meio da convivência.
Sobre esse tema, leia um trecho do artigo publicado na revista Nova Escola.
Se as crianças aprendem habilidades socioemocionais, elas vão ter consciência de quem são, quais são seus pontos fortes, como se desenvolver e trabalhar essas áreas. [...] As habilidades socioemocionais podem ajudar a construir seres humanos mais completos, [...] a escola deve ter esse papel no aprendizado e na prática, estendidos também à família e comunidade.
Disponível em: https://oeds.link/bHAJgo. Acesso em: 23 abr. 2021. (Fragmento).
O tema " convivência" pode ser trabalhado com a turma com as seguintes publicações:
- AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. 10. ed. São Paulo: Ática, 2019.
- IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. O que fazer? Falando de convivência. 17. ed. São Paulo: Ática, 2019. Disponível em: https://oeds.link/kjaa8w. Acesso em: 23 abr. 2021.
136
1 Cada estudante vai ler em voz alta as palavras que não entendeu para que o professor as anote no quadro de giz.
- Converse com a turma sobre o significado das palavras e, depois, registre isso no caderno. Resposta pessoal.
2 Volte ao texto e sublinhe o trecho que faz referência direta ao leitor.
"Imagine as cenas: você e seu melhor amigo da escola fazem tudo juntos, mas, em alguns momentos, querem trocar tapas de fazer os dois rolarem pelo chão. Você e sua colega de classe ficam tanto tempo na companhia uma da outra que acabam brigando por serem grudentas demais."
3 Essa referência propõe que o leitor imagine duas situações. Quais são elas?
X Dois amigos brigarem em alguns momentos, a ponto de até quererem agredir um ao outro.
X Duas amigas acabarem brigando por andarem muito juntas.
Dois amigos e duas amigas brigando na classe.
4 Em sua opinião, por que é feita essa referência direta ao leitor?
Espera-se que os estudantes respondam que a intenção é conseguir o envolvimento do leitor, trazendo-o para a leitura do texto.
5 Releia o depoimento da coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri.
"A coordenadora pedagógica Fabiana Bargieri [...] diz que, por meio dos conflitos, as crianças aprendem a conviver. E, quanto mais gente da mesma idade reunida no mesmo espaço, mais chance de acontecer alguma encrenquinha!"
- Segundo a coordenadora, o que os conflitos ensinam às crianças?
Os conflitos ensinam as crianças a conviver. - Você concorda com esse ponto de vista? Por quê?
Respostas pessoais.
Planejamento e escrita
6 Converse com um colega para chegar a uma conclusão.
- Como são provocados os problemas entre amigos de escola?
- Por que isso acontece e como melhorar o convívio na escola?
- Registrem os argumentos e, com base nas anotações, desenvolvam-nos.
Lembre-se: Dê ao texto um título que chame a atenção do leitor e não se esqueça de que seus argumentos devem ser justificados.
MANUAL DO PROFESSOR
Preparação
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Enquanto os estudantes leem em voz alta as palavras que não entenderam, anote-as no quadro de giz. Trabalhe coletivamente o significado de cada palavra e peça que registrem tudo no caderno.
Atividades 2 e 3
Compreensão de textos
É bem possível que a turma reconheça as cenas descritas no texto como integrantes do cotidiano escolar, pois não é incomum ocorrerem conflitos entre os estudantes ao não conseguirem conciliar as diferenças, mesmo que gostem de estar juntos. O desenvolvimento social e emocional das crianças envolve um aprendizado que deve ser mediado pelos adultos.
Atividade 5
Compreensão de textos
No item b, deixe que a turma expresse suas opiniões como forma de exercitar a argumentação. Caso considere oportuno, aproveite as ideias apresentadas pelos estudantes para estabelecer, de comum acordo, alguns combinados que possam ajudá-los a lidar com eventuais conflitos recorrentes na sala de aula.
Planejamento e escrita
Atividade 6
Produção de escrita
É fundamental que todos os estudantes registrem o texto individualmente para que você possa avaliar o nível de desenvolvimento de escrita, as dificuldades ortográ-ficas de cada um e orientar em relação às correções necessárias.
Durante o trabalho de produção escrita, faça-lhes perguntas que os ajudem a compreender as características do gênero e a refletir e localizar eventuais falhas na construção do texto. Oriente-os também a organizar as ideias e estruturar a produção.
137
Avaliação e reescrita
7 Revisem o texto.
-
Ao finalizar a escrita, releiam o texto observando as propostas da tabela de avaliação a seguir. Escrevam "sim" ou "não" para cada pergunta, utilizando somente a coluna de autores.
Revisão para a reescrita do texto Avaliação Autores Leitores As letras maiúsculas são usadas em início de frase e em nomes próprios? Respostas pessoais. As palavras foram escritas corretamente? A pontuação está adequada? O título chama a atenção do leitor? O texto é convincente? Os argumentos utilizados foram justificados? - Após a primeira revisão, façam as correções necessárias, verificando se algo poderia ser acrescentado ou eliminado do texto.
- Troquem de texto com outra dupla para a segunda revisão. Os outros colegas deverão responder às perguntas utilizando a coluna de leitores.
- O professor vai fazer a terceira revisão e corrigir o que for necessário.
8 Elaborem a versão final do texto.
- Retomem seu texto para passar a limpo.
- Considerem suas respostas na tabela de avaliação, analisem as observações da outra dupla e as correções do professor e façam as modificações apontadas.
Socialização
9 Compartilhem com a turma.
- O professor irá reunir os textos para uma leitura geral. Cada dupla deverá ler seu texto. Para isso, o professor determinará um tempo de ensaio da leitura em voz alta.
- Façam uma exposição em um jornal mural previamente organizado pelo professor, no qual os textos poderão ser lidos por estudantes de outras turmas.
- Escrevam o título para o mural e identifiquem a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação e reescrita
Atividades 7 e 8
Produção de escrita
Providencie as correções individuais antes de solicitar aos estudantes que passem os textos a limpo.
A tabela de avaliação da produção escrita pode ser alterada de acordo com as necessidades e o perfil da turma. Contudo, para que possam desenvolver habilidades de análise e revisão textual, é importante que os estudantes tenham clareza de quais aspectos estão sendo avaliados e sempre recebam um feedback seu para que possam validar ou ajustar as suas percepções.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
No decorrer do processo de revisão do texto na atividade 7, auxilie os estudantes a identificar as palavras nas quais cometeram erros de escrita. Faça a correção coletiva no quadro de giz e peça que as copiem no caderno. Caso considere oportuno, elabore uma tabela com os tipos de erros mais frequentes cometidos pela turma e prepare atividades para trabalhar especificamente cada dificuldade ortográfica observada.
Socialização
Atividade 9
Fluência em leitura oral
Ajude os estudantes a se organizar para a realização da leitura. Cada integrante da dupla pode fazer a leitura de um parágrafo para que fique mais fluida a apresentação.
138
Oficina de criação
Colagem da convivência
Leitura
■ Observe a imagem.
Vamos explorar a imagem
1 A obra de arte que você acaba de ver mistura pintura e colagem.
Uma colagem é feita quando recortamos, colamos ou reunimos diferentes papéis e imagens, como fotos e desenhos, para fazer uma nova composição.
- Que cena está retratada nessa obra?
Espera-se que os estudantes respondam que se trata de uma família (ou amigos) com filhos; a mulher bebe algo e carrega um bebê; pessoas estão sentadas. - A artista usou o mesmo material para fazer o chão, uma das paredes, a janela e as peças de roupa do casal à esquerda. Leia a legenda e responda: que material é esse?
Espera-se que os estudantes percebam que se trata de fotocópias de fotografias e imagens de revista. - Como você relaciona essa obra ao tema convivência? Por quê?
Resposta pessoal.
2 Se uma reunião de sua família fosse retratada, como seria essa obra de arte?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Colagem da convivência
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP18, EF35LP04, EF35LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
O objetivo desta seção é contribuir para favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura de imagem, assim como promover reflexões a respeito da convivência familiar.
Vamos explorar a imagem
Atividade 1
No item a, os estudantes podem indicar que são pessoas que parecem ser da mesma família em uma sala de estar. Todas estão bem à vontade. No primeiro plano, há uma mulher segurando um bebê enquanto bebe algo e, ao lado dela, há um homem. Ao fundo (à esquerda), há uma mesa com bebidas e alimentos e uma mulher que parece estar escolhendo algo para comer. Do lado direito, há uma mulher que parece conversar com duas crianças de diferentes idades e um homem sentado observando outras duas crianças brincando.
No item b, comente com os estudantes que Njideka Akunyili Crosby vive nos Estados Unidos, mas nasceu na Nigéria. Quando visita seu país natal, costuma tirar muitas fotos e adquirir revistas locais, para depois transferi-las para suas pinturas, como forma de recordar a Nigéria.
Sugerimos a leitura do texto a seguir para que você saiba mais sobre a colagem.
Colagem volta a atrair artistas, ganha novos adeptos e invade as redes
Em dezembro de 1912, em uma de tantas experimentações em seu elétrico ateliê em Paris, Pablo Picasso decidiu acrescentar materiais não convencionais a suas obras. Pedaços de jornais, rótulos de garrafas, tiras de couro, embalagens de cigarro e até mesmo desenhos antigos seriam utilizados para acrescentar diferentes formas e texturas às telas. [...] Foi dado aí um passo relevante [...] e a colagem, brincadeira de criança, ganhou assim novo patamar.
Lida e relida ao longo dos tempos, a técnica agora é feita com o auxílio de ferramentas digitais, compartilhada nas redes sociais e voltou a mobilizar artistas e amadores. [...]
A redescoberta da colagem [...] vem se pronunciando há algum tempo e teve novo impulso na pandemia, quando atividades manuais se mostraram uma boa forma de terapia.
139
Vamos fazer uma colagem
3 Prepare a montagem da colagem.
- Você vai montar uma colagem que mostre como é sua convivência com familiares ou outras pessoas que moram na mesma casa que você.
- Use imagens e palavras que demonstrem como é essa convivência.
- Escolha um papel para ser a base da colagem. Pode ser folha sulfite, papel kraft, papelão, papel colorido etc.
- Pesquise imagens e palavras em revistas. Depois, recorte as que tiverem relação com o tema proposto.
4 Faça a colagem.
- Faça uma colagem com as imagens e palavras escolhidas.
- Crie frases com essas palavras e, depois, realize a leitura compartilhada com as frases da turma.
- Se preferir, faça desenhos e escreva à mão as palavras que escolheu, usando lápis de cor, canetas hidrográficas ou tinta guache.
- Acrescente à montagem papéis coloridos e os materiais que achar necessários (algodão, palitos, pedaços de tecidos etc.).
- Dê um título para sua colagem e assine-a.
Apresentação e avaliação
5 Exponha a colagem.
- Os trabalhos devem ser apresentados na escola em uma exposição organizada com a ajuda do professor.
- No dia combinado, apresente seu trabalho aos colegas de outras salas, explicando seu objetivo ao realizar a obra, e afixe-o no local escolhido e já preparado pelo professor.
6 Participe da roda de conversa.
- Numa roda de conversa, fale sobre o processo de criação. Conte para os colegas sua experiência, explicando por que escolheu as imagens e as palavras na sua produção.
- Pergunte aos colegas o que acharam da sua produção e ouça-os.
- Depois de observar os trabalhos, é importante discutir que ideia a maioria deles passa sobre a convivência com as pessoas que vivem na mesma casa.
- Conversem também sobre como o tema convivência inspirou cada um de vocês na realização das colagens.
MANUAL DO PROFESSOR
Em 2018, surgiu a Sociedade Brasileira de Colagem, à qual pertence Planel. Uruguaio radicado no Rio, ele se conecta com entusiastas de todo o país, em um coletivo criado por três amigos, com o objetivo de disseminar conhecimento teórico e prático a pessoas de interesses variados, artistas ou não. "Nossa missão é difundir as várias técnicas e divulgar os trabalhos que estão ganhando vulto no Rio e no Brasil", exp1ica o carioca Paulo Victor PV Tavares, cofundador do grupo ao lado de Sacha Senger e Fabiana Lopes. Há muitas instituições de relevância internacional envolvidas na propagação dessa expressão artística [a colagem] [...]. "É uma arte com caráter democrático, que pode ser feita por qualquer um", defne a estudante Mayara Marques, 22 anos. "É interessante que agora a colagem esteja difundida. No início, em 2017, não era fácil conseguir tanta informação", lembra a jovem, que contabiliza quase 4.000 seguidores, que entram no Instagram para apreciar e comprar suas obras.
A vantagem para quem quer se embrenhar no admirável universo da colagem é não precisar dispor de grandes habilidades, como saber pintar ou desenhar. Mas calma lá: engana-se quem pensa que não há teoria por trás do corte e cole. Há dois anos à frente do curso Colagem como Forma de Pensamento, oferecido pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o professor Pedro Varela explica: "Refetimos muito sobre o impacto que a edição de imagens iniciada lá atrás por Picasso e Braque teve na arte contemporânea", diz o artista, que agora está dando aulas a distância.
Um século depois de o cubismo elevar a colagem, hoje exibida em telas penduradas nos melhores museus do planeta, ela também pode ser vista em aberturas de flmes e novelas, ilustrando capas de livros, dando graça às onipresentes redes sociais — e assim segue se reinventando.
MAGALHÃES, Renata. Colagem volta a atrair artistas, ganha novos adeptos e invade as redes. Veja Rio. Publicado em: 18 set. 2020. Disponível em: https://oeds.link/aEE0ip. Acesso em: 23 abr. 2021. (Fragmento).
140
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um anúncio institucional que faz parte de uma campanha contra o bullying nas escolas, realizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Bullying é uma palavra da língua inglesa utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, com o objetivo de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.
- Em quais situações ou lugares você costuma ver anúncios?
Espera-se que os estudantes respondam que em lugares públicos, como a escola, os postos de saúde, os ônibus.
Durante a leitura
- Leia o anúncio, em silêncio, observando todos os recursos apresentados, principalmente os visuais, além do texto escrito.
- Você já conhecia a palavra bullying? Respostas pessoais.
- Na parte escrita do anúncio, há palavras cujo significado você não conhece? Sublinhe-as e discuta o significado delas com a turma e o professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
O objetivo desta seção é introduzir as características do texto persuasivo, ajudando os estudantes a compreender os mecanismos que produzem o efeito de convencer o leitor a aceitar uma ideia veiculada em um anúncio institucional. Optamos por um anúncio que trata do tema bullying, por ser pertinente ao tema da unidade (convivência) e por ser de extrema relevância para os estudantes.
Sobre bullying, consulte:
- Cartilha Diga não ao Bullying, do Ministério Público de Minas Gerais. Disponível em: https://oeds.link/swRdZu. Acesso em: 23 abr. 2021.
- Cartilha Bullying, do Conselho Nacional de Justiça. Disponível em: https://oeds.link/fSqWVn. Acesso em: 23 abr. 2021.
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Caso os estudantes desconheçam algumas das palavras do anúncio, anote-as no quadro de giz com os respectivos significados e solicite a eles que registrem no caderno. As palavras zoação ou violência, embora sejam conhecidas, podem levantar dúvidas em relação ao seu significado nesse contexto.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após explorar o anúncio com os estudantes, converse com eles sobre cyberbullying. Você pode explicar o conceito com base no texto a seguir, publicado no site da Unicef.
Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.
Disponível em: https://oeds.link/SW0l1Y. Acesso em: 23 abr. 2021. (Fragmento).
141
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Considerando o que você aprendeu sobre a palavra bullying, crie uma frase para combater essa atitude.
Resposta pessoal.
- O professor ajudará na correção e dará dicas, como o uso da pontuação adequada para causar maior impacto.
- Leia sua frase, em voz alta, três vezes seguidas, prestando atenção à entonação da voz e ao ritmo com que você lê as palavras.
Compreender o texto
2 Qual é a mensagem que o anúncio transmite? O que significa a frase "Diga não ao bullying"?
O anúncio alerta para o fato de que crianças, muitas vezes, perturbam os colegas que são diferentes. Isso não deve ser permitido; todos merecem respeito. Não aceite que façam bullying com você ou com os outros e não faça isso com ninguém.
3 O objetivo desse anúncio é:
vender um produto.
X influenciar um comportamento.
4 Qual é o público-alvo do anúncio (a quem ele se destina)? Como se percebe isso?
O público-alvo são as crianças. A ilustração retrata crianças e uma situação de interação entre elas.
5 Observe a parte de baixo do anúncio: qual é o nome do órgão que encomendou esse anúncio?
Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Anúncios institucionais são textos encomendados e divulgados por determinada organização ou órgão governamental a fim de transmitir uma ideia. Eles podem ser publicados em jornais, revistas, redes sociais, blogs etc. Procuram levar as pessoas a concordar com uma ideia, a mudar de atitude ou comportamento. Em geral, utilizam uma imagem (para chamar a atenção do leitor) e o texto escrito (composto de frases curtas e linguagem persuasiva, ou seja, linguagem que atrai, convence).
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
No item b, oriente os estudantes para que realizem com atenção esse exercício de precisão e velocidade, após elaborar uma frase.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 2 nível 4
Atividade 3 nível 3
Atividade 4 nível 2
Atividade 5 nível 1
Atividade 6 níveis 2 e 3
Atividade 2 nível 4
Compreensão de textos
Ao explorar o anúncio, analise com os estudantes o uso da imagem como estratégia de convencimento. Peça que observem a posição e a expressão facial das personagens, que imaginem o cartaz sem as palavras e que comentem a que situações a imagem remete. Ela é capaz de captar a atenção das crianças para o assunto? Ajuda a compreender a ideia transmitida? Peça que analisem a imagem em conjunto com os slogans, vejam se combinam entre si e observem como a união de linguagem verbal e não verbal torna mais objetiva e clara a interpretação da mensagem.
Atividade 3 nível 3
Compreensão de texto
A função do anúncio institucional é influenciar um comportamento. Pergunte aos estudantes se acham que o cartaz atinge esse objetivo e analise com eles os elementos do anúncio que acreditam que cumprem esse papel:
- A expressão do menino pode sensibilizar as crianças?
- As cores e os tamanhos das palavras fazem com que a pessoa pare para refletir antes de agir?
142
6 Observe as crianças que aparecem no anúncio.
- Qual delas está sofrendo bullying? Como você descobriu isso?
A criança que aparece em primeiro plano, ou seja, em destaque em relação às outras. Ela é o alvo dos olhares das outras crianças e tem a expressão triste. - Qual criança está atormentando a outra? Como você percebeu isso?
O menino que está atrás. Porque ele tem ar de valentão e é o único que está se divertindo com o constrangimento do colega. - O que as outras crianças estão fazendo?
Elas estão apenas observando. Professor: comente com os estudantes que as crianças que observam a cena estão solidárias ao colega que está sofrendo bullying, mas que o fato de não compactuarem com a violência não contribui para resolver o problema. É preciso denunciar os autores do bullying para que essa prática deixe de acontecer.
Ampliar o vocabulário
7 Observe a palavra zoação, que aparece no texto do anúncio.
- Que palavra deu origem a ela? Qual é o significado dessa palavra?
O verbo zoar. Significa "brincar", "entreter"; pode também ser um gracejo, com trocadilhos ou insinuações que ofendem. - Consulte um dicionário e confirme o significado dessa palavra.
Espera-se que os estudantes encontrem a palavra no dicionário consultado, copiem a definição com as várias acepções, e escolham a mais adequada para o texto. Professor: explique a importância de se considerar o contexto da frase para entender o significado de determinado termo. Na próxima seção, Estudo da língua, esse conteúdo será estudado.
8 Agora, escreva uma frase com a palavra zoação, zoar ou uma de suas variações, preservando o sentido do anúncio que você leu.
Resposta pessoal.
Para ler em casa
O bullying vai muito além de simples brigas e discussões, expressando um comportamento de perseguição a um indivíduo ou grupo que pode trazer consequências graves para quem o sofre. Ele pode ser observado não apenas na escola, mas também no trabalho, na família e até mesmo nas redes sociais.
Muitas vezes, isso acontece por falta de informação. Portanto, é importante discutirmos o assunto para combater essa prática. Pensando nisso, leia na página 140 um anúncio institucional para um responsável que more com você e converse com ele sobre tudo o que você aprendeu sobre esse assunto. Juntos, refitam sobre atitudes que podem ajudar a combater essa prática.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
Reforce com os estudantes a importância de buscar a ajuda de um adulto diante de situações como a representada no anúncio, pois algumas crianças podem se sentir intimidadas e não saber como agir, mesmo demonstrando solidariedade com os colegas e não colaborando com os agressores.
Rir ou não levar a sério também são atitudes que costumam ocorrer. Converse a respeito disso e esclareça que agir desse modo, mesmo parecendo inofensivo, incentiva a ação da pessoa que está cometendo a agressão e desmerece os sentimentos da vítima.
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 7
Desenvolvimento de vocabulário
Pergunte aos estudantes o motivo de a palavra zoação ter sido usada no texto. Espera-se que percebam que o uso da gíria proporciona uma proximidade com o leitor jovem. Comente que, em anúncios publicitários, sempre é utilizada uma linguagem próxima do público com o qual se pretende comunicar.
Para ler em casa
Relembre à turma o que é cyberbullying e retome algumas das ideias discutidas sobre o tema bullying. Peça aos estudantes que mostrem aos pais ou responsáveis o anúncio institucional, da página 140 do Livro do Estudante, e conversem com eles sobre os conceitos e perguntem o que sabem a respeito, suas opiniões e sugestões para inibir atitudes desse tipo.
Peça que anotem no caderno o que conversaram e depois leiam as conclusões para a turma.
Ao estimular a Literacia Familiar entre os estudantes e seus familiares, através de atividades como esta, você também promove momentos especiais de diálogo em família.
143
Estudo da língua
Uso do dicionário
■ Leia esta página de dicionário e responda às questões a seguir.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Uso do dicionário
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de iniciar as atividades da seção, proponha o Stop de Dicionário aos estudantes.
- Organize-os em duplas.
- Combine um sinal para indicar o início do jogo.
- Selecione palavras que trabalhem as dificuldades de escrita do grupo ou as regras ortográficas estudadas.
- Fale uma das palavras em voz alta e escolha uma das duplas para escrevê-la no quadro de giz.
- Dê o sinal para as duplas buscarem a palavra no dicionário. Quem conseguir encontrá-la primeiro, grita "Stop!", corrige ou confirma a grafia da palavra e lê o significado dela para os colegas, que devem copiá-la corretamente no caderno.
- Ganha 1 ponto a dupla que encontrar a palavra primeiro, e vence o jogo quem tiver mais pontos.
- Repita a sequência com as outras palavras.
144
1 As palavras estão dispostas de determinado modo na página.
- Em que ordem essas palavras são colocadas no dicionário?
Em ordem alfabética. - Essa página de dicionário se refere a qual letra do alfabeto?
À letra z. - O que indicam as duas palavras registradas no alto da página?
Elas indicam a primeira e a última palavra apresentadas na página.
2 Nos verbetes são utilizados alguns recursos. Assinale com um X as alternativas corretas.
- X Há uso de destaques nas palavras, como negrito e itálico.
- Todos os verbetes estão indicados em azul.
- X O uso de cores contribui para organizar os verbetes na página do dicionário.
Se achar necessário, explique aos estudantes que a cor azul indica palavras que são substantivos e a vermelha, as que são verbos.
Verbete é o conjunto de informações sobre uma palavra. A palavra que abre um verbete é chamada de entrada. Um verbete pode apresentar mais de um significado.
3 Releia o verbete zombar e responda às questões.
- No verbete há separação silábica. Como aparece a sílaba mais forte?
A sílaba mais forte (bar) aparece em negrito. Professor: comente com os estudantes que as sílabas aparecem separadas por ponto. - Essa palavra é verbo, adjetivo ou substantivo? É possível confirmar isso no verbete?
Verbo. Sim, é possível confirmar, pois aparece a classificação ("verbo") logo após a separação silábica. - Qual é o significado dessa palavra?
"Dizer coisas que fazem de alguém motivo de riso; caçoar, zoar." - Sublinhe no verbete o exemplo que esclarece o significado da palavra.
Resposta sublinhada no texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1
Compreensão de textos
Retome com os estudantes a importância de conhecer os elementos que são fundamentais para o manuseio correto do dicionário: o domínio da ordem alfabética e a compreensão da forma como o texto está organizado na página.
Atividade 3
Desenvolvimento de vocabulário
Chame a atenção da turma para as múltiplas funções do dicionário. Ao consultá-lo, podemos conhecer os vários significados de uma mesma palavra, a sua separação silábica, a sílaba tônica e a classe gramatical.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Após a realização da atividade 3, localize com os estudantes, na página 143, as palavras zoologia e zoológico. Pergunte o que elas têm em comum (a repetição seguida da vogal o, cada uma em uma sílaba) e proponha que pesquisem outras que seguem a mesma regra e as copiem no caderno. Exemplos: voo, enjoo, caçoo, abençoo.
Explore também a ortografia dos verbos voar, enjoar, caçoar e abençoar no passado (voou, enjoou, caçoou, abençoou).
Leia um trecho do artigo a seguir sobre as funções do dicionário.
Geralmente, os dicionários compilam dados sobre a classe gramatical das palavras, a regência e a divisão silábica, além de trazer orientações sobre a pronúncia, os sinônimos, os antônimos e os termos derivados ou relacionados. Também é possível encontrar na maioria deles as formas feminina, plural, aumentativa e superlativa. Tudo isso é indicado com abreviações explicadas nas primeiras página. Portanto, consultá-las para entender tudo o que está escrito sobre determinado verbete é essencial.
No início dos dicionários, também podem constar explicações sobre formas das conjugações verbais, prefixos, sufixos, regras de acentuação gráfica, formas de tratamento, símbolos matemáticos e até tabelas de numerais. Alguns deles oferecem como conteúdo extra um resumo gramatical que permite sanar dúvidas sobre o emprego da crase e também do hífen (o que é bastante útil atualmente, pois, com o novo acordo ortográfico, o pequeno traço não existe mais em diversos verbetes).
Disponível em: https://oeds.link/dtRhZC. Acesso em: 10 jul. 2021. (Fragmento).
145
4 Compare a palavra zombar com outras palavras.
- Zombar é um verbo. Que outro verbo está registrado nessa página de dicionário? O que há em comum entre ele e o verbo zombar?
Zoar. Os dois têm o mesmo significado. - No anúncio institucional que você leu na página 140, foi usada uma palavra que deriva do verbo zoar. Que palavra é essa?
Zoação. - Com que intenção essa palavra foi usada no anúncio?
Como o anúncio diz que zoação não é brincadeira, a palavra foi usada no sentido de fazer bullying, perturbar a pessoa zombando dela. - A terminação — ção é utilizada na formação de palavras derivadas de verbos com ideia de ação (como zoar — zoação). Forme uma palavra terminada em -ção com estes verbos: classificar e organizar.
Classificar — classificação; organizar — organização.
5 Além de verbos, nessa página de dicionário há também substantivos.
- Copie os substantivos masculinos. Depois, copie os substantivos femininos.
Substantivos masculinos: zigue-zague, zinco, zíper, zoológico e zumbido. Substantivos femininos: zona e zoologia.
·
- Como você descobriu isso?
Pela indicação de "substantivo masculino" e "substantivo feminino" nos verbetes, em tamanho menor.
- Quais dessas palavras têm mais de um significado?
Zigue-zague, zona e zumbido.
- Como isso é indicado?
É indicado por um número antes da definição da palavra.
- Qual é o plural de zigue-zague? É possível confirmar isso na página de dicionário?
Zigue-zagues. Sim, porque consta do verbete.
6 Registre o significado das palavras destacadas empregadas nas frases.
- A obra de arte tinha um zigue-zague colorido bem no centro.
Linha que forma ângulos da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, e assim por diante. - O zumbido era tão forte que estava ficando surda.
Ruído, barulho no ouvido.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4 e 6
Desenvolvimento de vocabulário Conhecimento alfabético
No item b da atividade 4, relembre aos estudantes o significado de palavras derivadas. No item d, reforce o uso da terminação -ção para formar palavras derivadas de verbos que dão ideia de ação.
Na atividade 6, após a análise das palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas, pode ser feita a consulta ao dicionário para confirmar ou rever a compreensão da turma.
Atividade complementar
Compreensão de textos
No fim da seção, apresente aos estudantes o poema a seguir e peça que indiquem trechos que podem levar o leitor a refletir sobre bullying e convivência.
As coisas que a gente fala
As coisas que a gente fala
saem da boca da gente
e vão voando, voando,
correndo sempre pra frente.
Entrando pelos ouvidos
de quem estiver presente.
Quando a pessoa presente
é pessoa distraída
não presta muita atenção.
Então as palavras entram
e saem pelo outro lado
sem fazer complicação.
Mas às vezes as palavras
vão entrando nas cabeças,
vão dando voltas e voltas,
fazendo reviravoltas
e vão dando piruetas.
Quando saem pela boca
saem todas enfeitadas.
Engraçadas, diferentes,
com palavras penduradas.
Mas depende das pessoas
que repetem as palavras.
Algumas enfeitam pouco.
Algumas enfeitam muito.
Algumas enfeitam tanto,
que as palavras — que
engraçado!
- nem parecem as palavras
que entraram pelo outro lado.
E depois que elas se espalham,
por mais que a gente procure,
por mais que a gente recolha,
sempre fica uma palavra,
voando como uma folha,
caindo pelos quintais,
pousando pelos telhados,
entrando pelas janelas,
pendurada nos beirais.
Por isso, quando falamos,
temos de tomar cuidado.
Que as coisas que a gente fala
vão voando, vão voando,
e ficam por todo lado.
E até mesmo modificam
o que era nosso recado.
[...]
Ruth Rocha. Disponível em: https://oeds.link/NsKKdY. Acesso em: 4 abr. 2021. (Fragmento).
146
Produção oral
Debate
Seguindo as orientações do professor, você e os colegas vão organizar um debate sobre o uso da internet para fazer amizades. Você sabe o que é um debate?
Debate é uma discussão sobre determinado assunto entre participantes que defendem suas opiniões com base em argumentos ou na exposição de ideias. No debate, em geral são apresentados prós e contras sobre um tema ou assunto.
Preparação
■ Leia silenciosamente a história em quadrinhos, do ilustrador Nilson Sampaio.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Debate
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP06, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP13, EF15LP14, EF35LP03, EF35LP07, EF35LP10, EF35LP15, EF35LP18, EF35LP19.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Preparação
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Antes de iniciar a seção, pergunte aos estudantes o que sabem sobre a prática de debate. Ouça as respostas e esclareça à turma que um debate envolve pessoas que têm posicionamentos diferentes sobre determinado fato ou ideia.
Para exemplificar, pergunte: Quem acha possível fazer amizades verdadeiras via internet? Quem discorda disso? Depois, peça a eles que defendam brevemente seu ponto de vista: a favor ou contra um ou outro lado da questão.
Explique também que, em determinados debates as pessoas precisam respeitar o tempo que lhes é oferecido. Por exemplo, se um estudante tiver um minuto para defender seu argumento, não pode ultrapassar o tempo estipulado, e os outros não devem interrompê-lo. A réplica acontece quando alguém pede a palavra, no momento em que o professor pergunta: Quem não concorda com esse argumento e gostaria de se manifestar? Durante a réplica, o estudante terá tempo suficiente para argumentar.
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Após a primeira leitura silenciosa dos estudantes, promova a leitura compartilhada dos diálogos da HQ, selecionando estudantes diferentes para representar cada personagem e o narrador. Oriente para que ensaiem a leitura buscando aprimorar a prosódia, o ritmo e a precisão. Após algum tempo de treino, peça que realizem a leitura para a classe.
Nesse momento, pode-se avaliar a velocidade, cronometrando o tempo de leitura do grupo e não individualmente. Considere que, para o 4o ano, no quesito velocidade o ideal é a leitura de 100 palavras por minuto, sendo que a HQ apresenta pouco mais de 100.
147
1 Responda estas questões com base na HQ.
- Como o uso da internet aproximou os dois amigos?
As personagens já se conheciam e usaram a internet como um meio de vencer a timidez e voltar a se comunicar. - Na HQ, há diferentes tipos de balão. Indique-os e explique a função de cada um deles na história.
Há o balão de fala, com fio contínuo (fala das personagens); o balão de pensamento, em forma de nuvem (pensamento das personagens); o balão com fundo verde (a menina está falando sobre uma lembrança dela); o balão com fundo rosa (a fala da mãe é entusiasmada).
Planejamento
2 Em grupo, discutam estas questões.
- Vocês gostam de usar a internet? O que costumam fazer on-line?
- Tomam cuidado para não se expor demais na rede? Que cuidados são esses?
- Já fizeram amigos pela internet? É possível fazer amizades verdadeiras via internet?
- A amizade on-line substitui a amizade real? Por quê?
3 Registrem os argumentos.
- É importante que vocês tenham argumentos tanto para as respostas "sim" quanto para as respostas "não".
- Escrevam um texto com a conclusão ou opinião do grupo sobre cada questão discutida. Se preferirem, façam um texto em forma de itens.
- Mostrem seu texto ao professor para que ele oriente o grupo nas correções e realize as adequações necessárias.
- Escolham um integrante do grupo para apresentar à turma o resultado da discussão no dia escolhido para o debate.
Apresentação
4 Realizem o debate.
- O estudante escolhido apresentará o que foi discutido no grupo.
- Um colega deverá fazer o papel de moderador, coordenando o debate.
- Quando todos os representantes tiverem exposto a opinião de seus grupos, o moderador poderá abrir o debate para discussão.
MANUAL DO PROFESSOR
Preparação
Atividade 1
Compreensão de texto
No item a, verifique se os estudantes compreenderam que as personagens dos quadrinhos ficaram algum tempo sem se encontrar, motivo que talvez tenha gerado a timidez que as impediu de restabelecer o contato no momento do reencontro. Contudo, a tecnologia permitiu que a reaproximação acontecesse.
No item b, chame a atenção da turma para o tipo de balão e as expressões das personagens no primeiro quadrinho, perguntando se elas combinam entre si e por qual motivo. A expressão de ambas as personagens indica timidez, representada pelos olhos fixos e a boca fechada. Os balões de pensamento complementam bem as expressões das personagens pois eles mostram a dúvida das crianças em relação ao que as deixou tímidas naquele momento, impedindo-as de conversar.
Planejamento
Atividade 2
Pergunte quem tem acesso à internet em casa ou quem está familiarizado com internet (jogos, aplicativos e programas de mensagens instantâneas). Enfatize a necessidade de sempre ter esse acesso supervisionado por um adulto.
Indague o que pensam da ideia de conversar com pessoas que não conhecem. Lembre os estudantes de que uma das regras mais comuns estabelecidas pelos pais é não conversar com estranhos. Peça, então, que expliquem qual a diferença entre o diálogo real e o virtual. Depois, pergunte que cuidados eles e as famílias deles costumam tomar para não se expor demais na rede.
Atividade 3
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
No planejamento para o debate, é fundamental que os estudantes compartilhem os pontos de vista e elaborem seus argumentos. Faça a mediação com os grupos, a fim de garantir que as opiniões sejam explicadas, justificadas e devidamente registradas. Oriente-os e realize ensaios para assegurar a adequação das apresentações no momento da exposição oral.
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Selecione as palavras nas quais os estudantes cometeram erros ortográficos ao realizar a atividade 3 e escreva-as no quadro de giz.
Faça intervenções que levem os estudantes a acionar regras ortográficas já estudadas, estratégias usadas para decidir como escrever palavras de uso corrente ou cujas relações entre fonemas e grafemas são irregulares. Para finalizar a atividade, peça que copiem no caderno.
148
Importante! Vocês devem escutar as opiniões sem interferir, respeitando a fala do colega. Sempre esperem o momento de falar e procurem justificar suas opiniões.
Avaliação
5 Faça uma avaliação do debate.
-
Após a apresentação do debate, analise o seu desempenho e o de seu grupo, respondendo às questões da tabela de avaliação.
Avaliação da participação no debate Sim Não Você ajudou seu grupo a construir argumentos? Respostas pessoais. Os pontos de vista foram expressos com clareza? Os ouvintes conseguiram entender os pontos de vista apresentados? Todos os participantes conseguiram escutar e respeitar os diferentes pontos de vista? Os argumentos do seu grupo foram convincentes? - Anote no caderno as situações que podem ser melhoradas em uma próxima atividade de debate. Resposta pessoal.
- Depois, converse com os colegas e o professor sobre a avaliação realizada.
Para ler em casa
Você gosta de ler histórias em quadrinhos (HQ)? Convide seus familiares ou as pessoas que moram com você para se divertir com a HQ Na real.
Depois, aproveitem para conversar sobre o uso da internet:
- Todos já acessaram a internet?
- Qual é o tempo de acesso de cada pessoa?
- Que tipo de conteúdo costumam acessar?
- Deve existir algum controle para as crianças?
- A internet aproxima ou separa as pessoas?
MANUAL DO PROFESSOR
Apresentação
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Retome com a turma as regras do debate, quem controlará o tempo de fala, como cada grupo poderá fazer a inscrição com o moderador e quem exercerá essa função.
No final da atividade 4, na página 147 do Livro do Estudante, peça que digam quais foram as questões mais importantes levantadas durante a discussão e como elas foram resolvidas.
Avaliação
Atividade 5
Após completarem a tabela de avaliação na atividade 5, procure dar feedbacks aos grupos e também individualmente, se necessário.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Para ler em casa
Através das práticas de Literacia Familiar, os estudantes e seus familiares encontram a oportunidade de interagir, conversar e conhecer melhor o ponto de vista do outro. Dessa forma, os pais podem conhecer como seu filho pensa e melhor orientá-lo, tanto em situações de aprendizagem escolar, como em situações vivenciadas em suas relações.
Para aprofundar as orientações aos familiares (ou responsáveis pelos estudantes) sobre o uso da internet, sugerimos o material de consulta a seguir:
- Internet segura para seus filhos. Disponível em: https://oeds.link/jno7bG. Acesso em: 23 abr. 2021.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
As atividades da seção "Conhecer mais palavras" devem ser realizadas no caderno. Sugerimos que os estudantes reservem uma parte do caderno para copiar as palavras novas e seus significados. Dessa forma, poderão consultá-las sempre que necessário.
A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Na atividade 1, da página 149 do Livro do Estudante, o repertório de palavras dos estudantes é ampliado com a apresentação de palavras dos textos da unidade e outras, possibilitando a contextualização na atividade. Lembre aos estudantes que a ilustração pode ser feita considerando o contexto da relação entre as palavras, não sendo necessário ilustrar cada uma individualmente.
149
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Leia em voz alta as palavras dos quadros a seguir.
apartamento
casa
lar
residência
condomínio
- As palavras do quadro acima se referem à escola, à residência ou à moradia? Referem-se à residência e à moradia.
faxineira
bibliotecária
merendeira
diretora
- As palavras do quadro acima se referem ao ambiente escolar ou ao ambiente hospitalar? Referem-se ao ambiente escolar.
- No caderno, faça um desenho para ilustrar sua resposta dos itens a e b.
2 Desembaralhe as palavras que aparecem a seguir.
Cantor, maestro, compositor e baterista.
- Depois, escreva uma frase para cada palavra. Resposta pessoal.
3 Nos nomes de profissões a seguir faltam as terminações. Copie essas palavras, substituindo ? pela terminação correta: —or, —eiro ou -ista.
- Agricult ? agricultor (or)
- Dent ? dentista (ista)
- Chav ? chaveiro (eiro)
- Balcon ? balconista (ista)
- Marcen ? marceneiro (eiro)
- Escult ? escultor (or)
- Converse com o professor sobre as funções de cada profissão.
- Depois, anote no caderno as palavras e o significado correspondente.
Agricultor: que trabalha no cultivo da terra, na lavoura, na agricultura. Dentista: especialista que trata os dentes das pessoas. Chaveiro: que faz ou conserta chaves. Balconista: que trabalha no balcão de um estabelecimento. Marceneiro: que fabrica móveis, peças, objetos de madeira. Escultor: artista que esculpe, faz esculturas.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP009 a MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 5
Convivência
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- refletir sobre o uso da internet, o bullying, a resolução de conflitos, assim como a necessidade do respeito à diversidade de costumes e de opiniões;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a crônica e o anúncio institucional;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como terminação de substantivos com -or e -ção);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como vocativo e aposto);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como debate) e escritas (como texto argumentativo), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.