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UNIDADE 9 No mar
O mar é importante para você? O lugar onde você mora fica perto do litoral? No mar, vivem milhares de espécies de plantas e animais. Através dele os seres humanos chegaram a outros continentes. O mar também é um ótimo cenário para uma boa história, como As crônicas de Nárnia!
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 9
No mar
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a narrativa de aventura e o conto fantástico.
- Ler com fluência, aprimorando a precisão e o reconhecimento das palavras, a velocidade e a prosódia.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Desenvolver a curiosidade e o interesse sobre as palavras e seus significados em diferentes contextos, ampliando o vocabulário.
- Realizar um seminário apresentando dados de pesquisa.
- Produzir uma notícia.
- Produzir um poema concreto.
- Identificar e utilizar os recursos linguísticos aprendidos ao escrever um texto.
- Realizar atividades que contribuam para a consolidação progressiva da ortografia.
- Aprender regras básicas de concordância nominal.
- Aprender o uso dos sufixos -isar e -izar.
- Desenvolver uma campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo na escola.
- Realizar em casa a leitura de textos da unidade, contribuindo para a Literacia Familiar.
- Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.
Nesta unidade, os estudantes vão trabalhar com diversos gêneros textuais, sobretudo com narrativa de aventura e conto fantástico, também vão pesquisar, realizar um seminário e uma campanha de conscientização, a fim de refletir sobre o descarte correto de lixo para a preservação de oceanos e o equilíbrio do planeta.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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- Você conhece livros ou filmes que contam histórias sobre o mar? Quais? Respostas pessoais.
- Conhece o navio que aparece na imagem da página anterior? E já ouviu falar do filme do qual ele faz parte? O navio Peregrino da Alvorada faz parte do filme indicado na legenda da p. 246.
- Você já teve a oportunidade de viajar de barco ou navio?
Na história, as personagens Lúcia e Edmundo retornam a Nárnia (um mundo em que Aslam, um leão, é autoridade), dessa vez com o primo Eustáquio. Essa viagem é feita através de um quadro no quarto de Lúcia.
Desafio
Para navegar em alto-mar é preciso estar preparado e usar instrumentos de navegação. Alguns desses instrumentos são usados há milhares de anos, mas foram aprimorados ao longo do tempo com o uso da tecnologia.
Você conhece os instrumentos a seguir? Converse com a turma e o professor.
Associe a imagem de cada um ao seu nome e depois à sua função. Numere de acordo com as imagens.
2 Roda do leme
3 Sextante
1 Bússola
3 Equipamento que mede a distância entre dois objetos. Permite calcular o posicionamento da embarcação no mar, bem como a distância entre ela e um objeto (por exemplo, um farol).
1 Instrumento de orientação inventado pelos chineses há muito tempo. Localiza os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) e aponta para o Norte magnético da Terra.
2 Aparelho que auxilia a governar uma embarcação para modificar o rumo do barco. Nos grandes veleiros antigos, esse instrumento era de madeira e nos atuais costuma ser de alumínio.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes quais palavras podem relacionar-se com o tema da unidade ("no mar") e anote-as no quadro de giz. Peça que elaborem um desenho representando essas palavras.
Pergunte a eles qual oceano banha a costa brasileira e, se possível, mostre um mapa-múndi para que visualizem o Oceano Atlântico. Caso considere oportuno, ajude-os a localizar o estado onde vivem e a verificar se está distante do oceano ou situado em região litorânea.
Leia em voz alta o boxe inicial da abertura na página 246. Explore a imagem com os estudantes. Depois, peça que respondam ao boxe de questões orais da página 247.
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP18.
Desafio
Proponha aos estudantes que façam o "Desafio" em duplas, para colaborar uns com os outros ao identificar cada instrumento. Pergunte sejá ouviram falar desses instrumentos de navegação. Se possível, trabalhe de modo interdisciplinar com Geografia: baixe no celular um aplicativo de bússola para explorar com a turma os pontos cardeais e localizar-se a partir deles.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Além dos instrumentos apresentados no "Desafio", pergunte aos estudantes sobre roupas e objetos que eles acham importante ter em uma viagem de navio em alto-mar. Sugira que montem, em duplas, "malas" com sugestões escritas em papéis avulsos para a bagagem de um marinheiro. Essa "mala" pode ser elaborada com uma caixa de sapato encapada com desenhos que lembrem o tema "viajar pelo mar".
Oriente os estudantes a pensar na relevância da roupa ou do objeto escolhido. Determine uma quantidade mínima de elementos para que, na exposição para os colegas, possam ter opção caso haja repetição.
Proponha que um membro da dupla apresente as escolhas e explique o porquê da utilidade delas.
Anote as sugestões de elementos no quadro de giz e elabore com a turma a definição de cada uma delas. Depois, peça que copiem no caderno.
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Para ler
Anote no quadro de giz as palavras desconhecidas dos estudantes e converse sobre o significado delas. Leia o trecho em que se encontram e pergunte se é possível compreender mesmo sem conhecer o significado. Se necessário, solicite que consultem um dicionário e realizem a leitura em voz alta para todos.
Antes de ler
Você vai ler agora uma narrativa de aventura. Trata-se de um trecho extraído de um livro clássico da literatura universal escrito por Júlio Verne, no século XIX.
Nesse livro, é narrada a história do capitão Nemo, que decide construir um incrível submarino, o Nautilus, onde passa a viver longe de tudo e de todos. Certo dia, ele salva o professor Aronnax (narrador da história) e outras personagens, que enfrentam e superam muitos perigos!
- Imagine uma viagem ao fundo do mar! Quais aventuras você acha que viveria por lá? Quais seres encontraria e quais perigos enfrentaria? Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Realize uma leitura compartilhada com a turma. Cada estudante vai ler um trecho indicado pelo professor.
- Depois, releia o texto para sublinhar as palavras cujo significado você não conhece.
- Observe as descrições dos espaços onde as aventuras ocorrem.
No Oceano Índico
Desembarcamos num banco de areia e mergulhamos atrás de Nemo. O sol iluminava a água com tamanha intensidade que até os mínimos objetos eram perfeitamente visíveis. Cardumes coloridos fugiam de nós como aves assustadas. Depois de caminhar alguns quilômetros, chegamos ao grande pesqueiro de pérolas. Milhões de ostras nos rodeavam! Era uma mina inesgotável.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP26, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Peça aos estudantes que comentem as questões orais e amplie a discussão, perguntando:
- Será que o capitão Nemo, o professor Aronnax e Ned Land uniram-se ou desentenderam-se no decorrer da narrativa?
- Que tipo de perigo eles podem ter encontrado?
Encaminhe a leitura compartilhada do texto. Para isso, comece lendo um trecho ou parágrafo e convide os estudantes, um por vez, a darem continuidade.
Vinte mil léguas submarinas é um clássico de Júlio Verne. Muitas obras dialogam com esse texto, como o filme A Liga Extraordinária (Direção de Stephen Norrington. EUA, 2003), que recupera a figura do capitão Nemo, um solitário aventureiro. Nesse texto e em outros, é interessante destacar a relação de intertextualidade entre as obras literárias, valorizando e reconhecendo a importância do trabalho de ser escritor, refletindo os valores de uma época e perpetuando sua história por meio de sua obra.
Nas narrativas de aventura, destaca-se a reação que esse tipo de texto pretende provocar no leitor: suspense, sentimento de medo, expectativa. No enredo de "No Oceano Índico", há a intenção do autor de transmitir pequenos sustos no leitor, aumentando suas expectativas a cada susto até que enfrente uma sensação real de medo. Se achar interessante, comente isso com a turma.
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Ned encheu sua rede com os melhores espécimes que conseguiu encontrar, mas o capitão continuou andando, conduzindo-nos para profundezas cada vez maiores.
Finalmente chegamos a uma gruta sombria. Assim que meus olhos se acostumaram com a escuridão, vi uma coisa espantosa: uma ostra gigantesca. Nemo abriu a concha com o punhal e nos revelou uma pérola do tamanho de um coco! Estendi a mão para tocá-la, mas ele me impediu com um gesto e fechou a concha. Compreendi que pretendia deixá-la crescer ainda mais, ano após ano.
Ao voltarmos para o submarino, o capitão abruptamente nos fez sinal para nos escondermos atrás de umas pedras. Um grande vulto escuro passou por cima de minha cabeça e tocou o fundo do mar. A princípio pensei que se tratasse de um tubarão, mas logo percebi que era um homem, um pescador de pérolas indiano, carregado rapidamente até ali pela pedra amarrada a seus pés.
Durante alguns minutos observamos o trabalho dele. Quando nos preparávamos para deixar o esconderijo, ele se mostrou repentinamente apavorado e tentou subir à tona. Olhei ao redor e vi o que o assustava: um tubarão imenso, com a enorme boca escancarada. O pescador de pérolas conseguiu se desviar no último segundo. O peixe errou o bote, mas o golpeou com a cauda, derrubando-o. Nemo imediatamente sacou o punhal e o enterrou no flanco da fera.
Gelado de medo, percebi que ele se preparava para enfrentar o tubarão cara a cara. O monstro parecia rugir; o sangue que lhe escorria do flanco tingia a água de vermelho. O capitão o agarrou por uma das barbatanas e tentou perfurar seu coração. De repente Nemo caiu. O tubarão se voltou contra ele, as mandíbulas prontas para despedaçá-lo. Então, rápido como o pensamento, Ned saltou sobre o peixe e lhe cravou o arpão no coração. O monstro se debateu terrivelmente, em convulsões, agonizando.
Sem perda de tempo Nemo carregou o pescador até seu barco e lhe deu um punhado de pérolas. Depois se dirigiu para o escaler, ordenando com um gesto que o seguíssemos. Assim que tiramos os escafandros, ele se virou para Ned e lhe disse: "Obrigado, mestre Land".
"Eu lhe devia isso", o arpoador respondeu, voltando-lhe as costas.
[...]
Júlio Verne. 20.000 léguas submarinas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999. (Fragmento).
- Espécimes:
- amostras, modelos; indivíduos que representam uma família ou grupo.
- Abruptamente:
- de repente, repentinamente.
- Flanco:
- lado, lateral.
- Escaler:
- pequena embarcação; tipo de barco.
- Escafandros:
- trajes de mergulho equipados com aparelho para respirar embaixo da água.
- Arpoador:
- pessoa que manipula o arpão (objeto com uma seta de ferro presa em um cabo) de pesca ou caça.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Compreensão de textos Desenvolvimento de vocabulário
Quando terminar a leitura do texto de Júlio Verne, pergunte aos estudantes se eles sabem como as pérolas se formam. Acolha as hipóteses e os conhecimentos apresentados. Em seguida, leia para a turma (projete ou imprima, se possível) o texto a seguir.
Peça que, durante a leitura, fiquem atentos aos motivos apresentados no texto para a criação das pérolas (um sistema de defesa) e o porquê de elas serem tão valorizadas (apenas uma em cada 10 mil ostras produzem a pérola). Solicite que anotem as dúvidas de vocabulário e depois, coletivamente, incentive-os a conversar sobre o significado da palavra que gerou dúvida.
Como as pérolas são formadas?
Entenda como funciona o passo a passo do processo de criação deste item tão valioso
Um grão de areia ou um bichinho que habita os oceanos, como um camarão, entra na concha da ostra. Ele segue direto para uma região do corpo do animal conhecida como manto.
O manto é especialista em defesa. Assim que identifica a invasão, ele gera uma irritação. A seguir, dobra-se sobre o intruso, como se fizesse um embrulho. Isso evita que a visita indesejada se mova.
O sistema de defesa da ostra é ativado e libera uma substância brilhante, chamada de nácar ou madrepérola. O material é depositado em camadas sobre o invasor e endurece depressa, formando uma bolota — é a pérola! Ela cresce sem parar, pois a ostra nunca para de enviar madrepérola ao local.
Bem devagar
A reação que cria uma pérola acontece aos poucos. Por isso, a pedra leva cerca de três anos para se formar, dependendo da espécie da ostra. Depois de tanto tempo, se o que invadiu o molusco foi um bicho, ele acaba desaparecendo.
Ostras têm um sistema muito eficiente de defesa: a própria concha. É muito difícil que algo consiga invadi-la e formar uma pérola. Na natureza, isso acontece em uma a cada 10 mil ostras. Por isso, a pedra é rara e cara.
De todo jeito
O formato da pérola depende do invasor e do local onde ele se instala. Quando o visitante gruda no manto, fica preso e se torna irregular. Mas, se ele se descola, o nácar o reveste por inteiro e a pedra fica redonda. [...]
CRISTIANINI, Maria Carolina. Revista Recreio. Disponível em: https://oeds.link/6VybgH. Acesso em: 2 jun. 2021. (Fragmento).
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Que curioso!
Júlio Verne foi um importante escritor francês que nasceu em 1828 e faleceu em 1905. Desde criança se interessava bastante por aventuras e viagens, seu tema preferido.
Você leu um trecho de uma aventura no mar desse autor. Vamos ler outras dele: Viagem ao centro da Terra, A ilha misteriosa, Da Terra à Lua e A volta ao mundo em oitenta dias?
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Em voz alta, releia o texto "Que curioso!" acima, prestando atenção se você teve dificuldade ao ler algumas palavras.
- Treine a leitura dessas palavras.
- Depois, leia de novo todo o texto do boxe por mais duas vezes.
2 Agora, prepare-se para jogar o Bingo das Palavras com a turma!
- O professor vai apresentar no quadro de giz uma lista com palavras extraídas do texto No Oceano Índico. Escolha nove delas e copie no caderno.
Realize a escrita das palavras no quadro de giz para que escolham as nove que utilizarão na tabela para o Bingo das Palavras. Prefira palavras pouco usadas pelos estudantes, para que ampliem o vocabulário.
- Assinale no caderno as palavras que o professor sortear. Vence quem assinalar todas as palavras primeiro!
Após o bingo, encerre a atividade realizando a leitura em coro de todas as palavras da lista escrita no quadro de giz, com a participação de toda a turma.
- Depois, leia em coro a lista de palavras com a turma.
Compreender o texto
3 Você leu uma narrativa de aventura. Onde ela se passa?
No fundo do Oceano Índico.
- Quais personagens participam dessa aventura? Por quais lugares elas passam?
O arpoador Ned Land, o capitão Nemo, o professor Aronnax (narrador da história) e o pescador de pérolas india no. O ponto de partida foi um banco de areia onde desembarcaram e mergulharam; o primeiro local de parada foi um grande pesqueiro de pérolas; finalmente, chegaram a uma gruta sombria.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Acompanhe a leitura do boxe "Que curioso!" pelos estudantes a fim de identificar as dificuldades e auxiliá-los, quando necessário, mostrando um bom exemplo de leitura fluente.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Para o Bingo das Palavras, sugerimos as seguintes palavras: perfeitamente, pesqueiro, espécimes, submarino, abruptamente, repentinamente, escancarada, barbatanas, mandíbulas, convulsões, escafandros, profundezas, punhal, imenso, intensidade, visíveis, inesgotável, assustadas, crescer, cauda.
Prepare o material para o sorteio: tiras de papel, uma para a escrita de cada palavra acima, e um recipiente para colocá-las. Sorteie as palavras das tiras e, a cada palavra sorteada, leia e aguarde um tempo, previamente combinado com os estudantes, para que todos verifiquem e marquem em seus quadros.
Na leitura em coro das palavras do quadro de giz, observe a fluência e a velocidade.
Considerações sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
1. Quando terminar a atividade 2, aproveite para verificar como está a escrita dos estudantes, refletindo sobre a ortografia.
Peça que, no caderno, façam um outro quadro e copiem as palavras ditadas no Bingo das Palavras conferindo com a lista que você colocou no quadro de giz.
Depois, solicite que comparem os dois quadros e verifiquem como eles registraram as palavras nos dois momentos.
2. Você pode propor outras rodadas para o Bingo das Palavras, com a mesma lista de palavras que você escreveu no quadro de giz ou outras que você achar pertinente. É importante, depois, propor a revisão da escrita dessas palavras a fim de verificar quais são as dificuldades de ortografia da turma.
Nas atividades da subseção "Praticar a fluência" e em outros momentos de treino de fluência em leitura oral, sugerimos que você organize um rodízio de forma que todos possam participar desse tipo de atividade de leitura em voz alta até o término da unidade 9, com o intuito de verificar o aprimoramento da velocidade e da precisão na leitura de cada estudante.
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4 O capitão Nemo guiava a expedição narrada no texto.
Os outros sabiam qual era o destino dessa expedição? Explique.
Não, julgando que o pesqueiro seria o destino final da expedição, Ned pegou o maior número de ostras, mas Nemo continuou mais fundo em direção a uma gruta.
5 O narrador também participa da narrativa, aumentando a expectativa por aventura e suspense. Escreva abaixo:
- no quinto parágrafo, o trecho em que se anuncia o conflito da narrativa.
______________"Durante alguns minutos observamos o trabalho dele. Quando nos preparávamos para deixar o esconderijo, ele se mostrou repentinamente apavorado e tentou subir à tona. Olhei ao redor e vi o que o assustava: um tubarão imenso, com a enorme boca escancarada."
- no sexto parágrafo, o trecho em que o narrador manifesta seu sentimento diante do perigo.
_______________"Gelado de medo, percebi que ele se preparava para enfrentar o tubarão cara a cara.".
6 Compare os dois trechos a seguir e explique de que forma a parte destacada no segundo trecho interfere na compreensão do leitor.
"O monstro se debateu [...]."
"O monstro se debateu terrivelmente, em convulsões, agonizando."
Espera-se que os estudantes percebam que a parte destacada no segundo trecho mostra para o leitor de que forma o monstro se debateu, tornando ainda mais impactante a representação desse momento na história.
7 Qual foi o momento de maior expectativa na narração do ataque do tubarão?
O momento em que o animal ataca Nemo e ele cai.
8 Justifique a resposta de Ned ("Eu lhe devia isso") diante do agradecimento de Nemo, no final do texto.
Nemo salvara Aronnax e Ned de um naufrágio; então, segundo o arpoador, nada mais natural que ele retribuísse o gesto, matando o tubarão e salvando, assim, a vida do capitão Nemo.
Na narrativa de aventura, as ações representam perigos que precisam ser enfrentados pelo herói. As personagens passam por desafios como viagens difíceis, competições, oposição de inimigos, rivalidade, muitos obstáculos e precisam ter coragem e ousadia para atingir seus objetivos e sair vitoriosas.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP26.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 3 níveis 1 e 2
Atividade 4 nível 3
Atividade 5 níveis 1 e 2
Atividade 6 nível 3
Atividade 7 nível 3
Atividade 8 nível 4
Atividade 5 níveis 1 e 2
Compreensão de textos
Evidencie que o narrador participa da narrativa por fazer parte dos acontecimentos. Destaque o uso da conjugação verbal na 1a pessoa tanto do singular (estendi, compreendi etc.), quanto do plural (desembarcamos, mergulhamos etc.).
Consideração sobre dificuldade
Compreensão de textos
Para auxiliar os estudantes nas dificuldades para localizar informações no texto, retome alguns procedimentos, como reler trechos e identificar neles o que é relevante (sublinhar ou destacar com cor). Para os que precisarem de ajuda na compreensão, peça que expliquem oralmente o que entenderam e esclareça dúvidas ou falhas de entendimento. Depois, solicite que registrem a resposta por escrito.
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Incentive os estudantes a reconhecer os elementos que constituem o gênero narrativa de aventura (viagens perigosas, obstáculos, figura do herói) e a criação do clima de suspense no desenvolvimento do enredo e nas descrições.
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Ampliar o vocabulário
Explique aos estudantes que as ilustrações são dicas para eles encontrarem algumas das palavras da cruzadinha.
Resolva a cruzadinha a seguir.
- Submarino construído pelo capitão Nemo.
- Traje de mergulho provido de dispositivo respiratório.
- Pessoa que manipula o arpão de pesca ou caça.
- Comandante de uma embarcação.
- Tipo de barco pequeno.
- Diz-se de local escuro, sem luminosidade, assustador.
10 Use o dicionário para esclarecer o sentido das palavras em destaque.
- Desembarcaram num banco de areia e imergiram. Mergulharam.
- Próximos ao submarino, emergiram. Vieram à tona, à superfície.
- O Nautilus submergiu. Afundou.
Para ler em casa
Hoje você se aventurou em uma narrativa com Júlio Verne e suas personagens. Que tal agora convidar algumas pessoas que moram com você para conhecer essa aventura também?
Leia os dois primeiros parágrafos do texto para despertar-lhes a curiosidade. Depois, convide alguém para continuar a leitura de mais três parágrafos. Você, então, lê o final da história. Mantenha a entonação adequada para provocar em seu ouvinte as emoções da aventura.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidade da BNCC nesta subseção
EF04LP03.
Componente da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
1. Ao término das atividades desta subseção, anote no quadro de giz um trecho do texto e uma reescrita dele:
Trecho 1
Assim que meus olhos se acostumaram com a escuridão, vi uma coisa espantosa: uma ostra gigantesca.
Trecho 2
Assim que meus olhos se acostumaram com a escuridão, vi uma coisa: uma ostra.
Proponha uma reflexão sobre a eliminação dos adjetivos espantosa e gigantesca no segundo trecho, ajudando os estudantes a compreender que, sem eles, o texto perde a força e a intensidade.
2. Faça, no quadro de giz, uma tabela com duas colunas. Na primeira, escreva os substantivos escuridão, profundezas, gruta, vulto e tubarão. Explique que a segunda coluna destina-se a adjetivos que eles devem sugerir para esses substantivos. Oriente os estudantes a pensar na história lida e nas sensações que tiveram para sugerir adjetivos que se encaixem ao contexto e que possam ampliar o entendimento do leitor.
3. Aproveite a lista de palavras que os estudantes escreveram na atividade complementar 2 para reforçar a relação entre grafema e fonema; revisar a escrita de sílabas complexas; retomar conteúdos de ortografia; e, se necessário, propor a reescrita de algumas das palavras já estudadas.
Para ler em casa
Para continuar promovendo a Literacia Familiar, incentive os estudantes a compartilhar a leitura da narrativa "No Oceano Índico", de Júlio Verne, com seus familiares ou responsáveis.
A leitura partilhada entre a criança e seus familiares/responsáveis ou feita em voz alta pelo adulto desenvolve na criança o prazer de ler, amplia seu vocabulário, desperta a imaginação e complementa os estudos escolares.
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Estudo da língua
Concordância nominal
1 Leia um trecho do texto de Júlio Verne e observe as palavras em destaque.
"Desembarcamos num banco de areia e mergulhamos atrás de Nemo. O sol iluminava a água com tamanha intensidade que até os mínimos objetos eram perfeitamente visíveis. Cardumes coloridos fugiam de nós como aves assustadas. Depois de caminhar alguns quilômetros, chegamos ao grande pesqueiro de pérolas. Milhões de ostras nos rodeavam! Era uma mina inesgotável."
- Essas palavras são:
substantivos.
X adjetivos.
- Em "Cardumes coloridos" e "mínimos objetos [...] perfeitamente visíveis", quais são os substantivos? Os substantivos são cardumes e objetos.
- Se o cardume fosse um só, como ficaria a concordância dessa palavra com o adjetivo? Cardume colorido.
- Por que a palavra assustadas está no feminino plural? Porque o substantivo aves, ao qual o adjetivo se refere, está no feminino plural.
- Com que substantivo o adjetivo inesgotável concorda?
Com o substantivo mina.
Concordância nominal é a relação entre um substantivo e as palavras que o acompanham (adjetivos, artigos, pronomes e numerais, que devem apresentar a mesma flexão de gênero e número). Por exemplo: se um substantivo está no masculino singular, os termos que o acompanham também devem estar no masculino singular, como na expressão "o submarino grande", em que o artigo o e o adjetivo grande concordam com o substantivo submarino.
2 Na frase "Desembarcamos num banco de areia...", a expressão de areia caracteriza o substantivo banco. Essa expressão é:
um adjetivo.
X uma locução adjetiva.
Explique aos estudantes que locução adjetiva é uma expressão (preposição + substantivo) que equivale a um adjetivo. Apresente a eles alguns exemplos: menina de coragem = menina corajosa; colar cor de ouro = colar dourado.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Conhecimento alfabético
Para iniciar esta seção "Estudo da língua", apresente trechos de narrativas (com dígrafos vocálicos, encontros consonantais, prefixos e sufixos, entre outros) para que os estudantes alterem personagens, substituindo uma personagem feminina por uma masculina e vice-versa. Dessa maneira, eles perceberão que será necessário realizar adequações para que haja a devida concordância nominal, bem como prestar atenção quanto à grafia das palavras.
Estudo da língua
■ Concordância nominal
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP03, EF35LP07, EF04LP07.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Consideração sobre dificuldade
Conhecimento alfabético
Se necessário, retome o que são substantivos e adjetivos. Esclareça dúvidas e dê alguns exemplos de concordância nominal para que fique bem claro esse conceito. Ao detectar dificuldades apresentadas sobre a formação do plural dos substantivos, reveja alguns conceitos, como o acréscimo da letra s nas palavras terminadas em vogais, em ditongos orais e em n, dando exemplos: mandíbulas, mãos, plânctons.
Aproveite para acrescentar outras regras que sejam pertinentes, de acordo com as necessidades da turma. Por exemplo, os substantivos terminados em r (mares, pilares), z (cartazes, rapazes, vezes) e s (meses, gases), com atenção especial para as palavras paroxítonas terminadas em s que são invariáveis (lápis, atlas, vírus etc.)
Explique que eles devem levar em consideração essas regras quando forem estabelecer a concordância entre as palavras.
Elabore um cartaz com as regras para a formação do plural dos substantivos e deixe-o exposto no painel da sala de aula para que possa ser consultado pelos estudantes.
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3 Considerando as respostas às questões anteriores, complete a frase.
As palavras que caracterizam os substantivos são chamadas de adjetivos ou locuções adjetivas e concordam com eles em gênero e número.
4 Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes. Veja o exemplo.
embarcação do mar → embarcação marítima
- amor de mãe → amor materno
- animal do mar → animal marinho
- horário da noite → horário noturno
- sono da manhã → sono matinal
5 Crie uma legenda para a fotografia abaixo, usando adjetivos e/ou locuções adjetivas. Observe a concordância.
Sugestão: Turista em traje de mergulho observa belíssimos corais no fundo das águas límpidas do mar. Professor: o lugar mostrado na fotografia fica na Ilha Andaman do Sul, Índia.
6 Escolha entre os adjetivos abaixo aqueles que melhor completam as frases a seguir.
famoso
transparente
perigoso
fantástico
Lembre-se:
Reveja suas frases e verifique se você fez a concordância nominal!
- O capitão Nemo construiu um fantástico submarino.
- Ned Land, famoso arpoador, e Aronnax foram salvos de um naufrágio pelo capitão Nemo.
- O professor Aronnax temia os perigosos tubarões.
- O Nautilus percorreu as águas transparentes do Oceano Índico.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
1. Após a realização da atividade 3, escreva no quadro de giz as frases:
Hoje é um dia chuvoso.
Hoje é um dia de chuva.
Em seguida, peça aos estudantes que as comparem e observem se ambas apresentam uma característica para o substantivo dia. Auxilie-os a perceber que a caracterização ocorre igualmente nas duas frases, com a diferença de que, em uma delas, temos o adjetivo chuvoso e, na outra, a locução adjetiva de chuva.
Esclareça que as locuções adjetivas têm a mesma função dos adjetivos em um texto, porém são formadas por uma preposição mais um substantivo.
2. Agora, escreva no quadro de giz outro exemplo:
Boletim da escola.
Peça que identifiquem a locução adjetiva (da escola) e que a transformem em adjetivo (escolar).
3. Solicite que separem um objeto ou material pessoal de que gostem muito e que o apresentem determinando o máximo de características possíveis (cores, tamanhos, texturas). Ajude-os a criar locuções adjetivas para esses materiais (estojo do estudante, caderno de desenho, lápis de cor etc.).
4. Reforce a impossibilidade de transformar algumas locuções em adjetivos. Incentive os estudantes a buscar sinônimos que ajudem na modificação e ressalte que nem toda locução pode ser transformada em adjetivo. Utilize como exemplo locuções criadas por eles que se encaixem nessa situação (por exemplo: caderno de desenho).
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Produção escrita
Notícia
Informe aos estudantes que eles vão criar um jornal da turma, que poderá ser reproduzido e distribuído na comunidade escolar. É possível fazer adaptações de acordo com os recursos disponíveis na escola: computador para a digitação das notícias, folhas e impressora para a reprodução, entre outros. Caso não seja possível, elabore um jornal mural onde as notícias poderão ficar expostas.
Você e um colega vão produzir uma notícia sobre um fato recente e importante que tenha ocorrido em sua escola.
Depois, as notícias serão publicadas em um jornal da turma para que seus colegas e a comunidade escolar leiam.
Lembre-se: Como você já viu, a notícia é uma forma de divulgar acontecimentos de interesse público e suas circunstâncias. Circula no meio jornalístico, em veículos como revistas, jornais, internet, rádio e TV.
Preparação
■ Participe da leitura compartilhada do trecho de uma notícia sobre algo que ocorreu em uma cidade litorânea. Converse com os colegas e o professor sobre o significado das palavras que você desconhece.
Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP
título pintado de verde
Há alguns meses especialistas têm apontado para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea
subtítulo pintado de vermelho
Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado por banhistas morto na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O caso seria mais um entre muitos animais marinhos que aparecem mortos no litoral paulista, não fosse por um detalhe que chocou os biólogos que realizaram a autópsia.
Profissionais do Instituto Argonauta, em Ubatuba, [...] detectaram uma máscara facial N95 presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição. Há alguns meses o instituto já vinha alertando para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea.
O problema se agravou no feriado de 7 de setembro, quando a maioria das praias ficou tomada por lixo deixado pelos turistas e moradores. [...]
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Antes de iniciar o trabalho desta seção, para conhecer o repertório dos estudantes e compartilhá-lo, crie no quadro de giz uma tabela com quatro colunas para serem preenchidas com nomes de jornais, revistas, telejornais e outras fontes de notícia.
Comente que as notícias têm a função de divulgar fatos e acontecimentos considerados relevantes para o cotidiano geral, ou para comunidades específicas. Com formato relativamente curto, não há a necessidade de elas aprofundarem-se no assunto. Geralmente, a notícia é publicada em jornais ou revistas, sejam eles impressos, sejam eletrônicos, e em outros meios que a apresentam através do texto oral, como o rádio e a televisão.
Produção escrita
■ Notícia
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP09, EF35LP16, EF35LP17, EF04LP01, EF04LP05, EF04LP14, EF04LP16.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Preparação
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Encaminhe a leitura compartilhada da notícia. Para isso, inicie a leitura e oriente os estudantes a acompanhar. Convide alguns deles a dar sequência à leitura de frases ou de parágrafos. Observe a entonação, a velocidade e a precisão na leitura realizada.
Durante a leitura, faça pausas para discutir o significado de palavras que eles não conheçam.
256
Segundo levantamento do instituto, de 16 de abril até 13 de setembro deste ano [2020], foram encontradas 113 máscaras descartadas de forma incorreta nas praias do litoral norte. Um pico foi registrado no feriado de Independência, especificamente no dia 8 de setembro, quando foram encontradas dez máscaras.
"É uma irresponsabilidade uma pessoa dispensar uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas. Nós sentimos que há uma falta de educação da população que frequenta o litoral norte em relação à questão de resíduos", disse o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta.
Ele afirma que são necessárias políticas de fiscalização na legislação que coíba com multa e ainda trabalhar a instalação de lixeiras. "O impacto não é somente na fauna, mas também na saúde e na questão econômica, porque tem que limpar a sujeira que as pessoas deixam".
Diário do Nordeste. Disponível em: https://oeds.link/WYC8Jt. Publicado em 19 set. 2020. Acesso em: 15 abr. 2021. (Fragmento).
1 Essa notícia foi publicada no Diário do Nordeste. Pinte de verde o título e de vermelho o subtítulo (ou linha fina).
Respostas no texto.
Lide é o texto que abre o texto jornalístico, no primeiro parágrafo, e tem como objetivo trazer um resumo do assunto a ser tratado ao responder às seguintes perguntas: o quê (os fatos), quem (as pessoas), quando (o tempo), onde (o lugar) como (o enredo) e por quê (os motivos, as explicações).
2 Copie o lide da notícia. Depois, responda às questões abaixo.
Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado por banhistas morto na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O caso seria mais um entre muitos animais marinhos que aparecem mortos no litoral paulista, não fosse por um detalhe que chocou os biólogos que realizaram a autópsia.
- Qual é o fato noticiado?
Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado morto com um detalhe que chocou os biólogos.
MANUAL DO PROFESSOR
Preparação
Para conhecer ações efetivas de combate à poluição dos mares, leia os relatórios das ações realizadas e dos planos futuros indicados no endereço a seguir.
- Site do Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://oeds.link/7GEsJA. Acesso em: 11 jun. 2021.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Aproveite a leitura da notícia "Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP" para reforçar as características desse gênero com os estudantes. Elabore um roteiro de questões que possam apoiá-los na análise. Considere as seguintes sugestões:
- Qual é o objetivo do texto?
- Qual é o fato apresentado na notícia?
- Que efeitos a notícia causa no leitor?
- Há imagens na notícia? Poderia haver? Quais?
- Quais outros elementos poderiam ser utilizados na notícia?
- Como o texto está organizado?
- Qual é o objetivo do título? E do subtítulo?
- O título e o subtítulo despertaram seu interesse pela notícia? Por quê?
- Quais informações aparecem no primeiro parágrafo da notícia?
Dessa forma, eles poderão saber mais a respeito da estrutura dos textos jornalísticos e reconhecer como os elementos (imagens, fotos, mapas, gráficos etc.) complementam as informações trazidas ao leitor.
Aprofunde o conceito de lide e explique que a palavra vem do inglês lead, que, semanticamente, apresenta relações com a ideia de guia, liderança, frente. Para o jornalismo, é um elemento essencial, pois é a parte da notícia responsável por despertar o interesse do leitor. Por isso, sua linguagem e sua extensão são diretas e objetivas.
257
- Onde esse fato aconteceu? Na praia de Juquehy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
- Quem encontrou o pinguim morto? Alguns banhistas que estavam na praia.
3 Converse com um colega e o professor e responda.
- Os profissionais "detectaram uma máscara facial N95 presa no estômago do animal". Como ela foi parar lá? Provavelmente a máscara foi lançada ou perdida no mar, e o animal a engoliu.
- Explique o que significa o pinguim ter morrido por inanição.
O pinguim, ao ingerir uma máscara facial, não conseguiu mais se alimentar, o que lhe causou a morte por inanição, ou seja, por falta de alimentação.
- O que poderia ter evitado a morte desse pinguim?
Espera-se que os estudantes falem sobre o problema da poluição dos oceanos e, em especial nos últimos anos, sobre o descarte inadequado de máscaras faciais. Se as pessoas parassem de jogar todo e qualquer tipo de lixo no mar, danos como esse não aconteceriam aos animais e ao ambiente marinho.
4 Vamos produzir coletivamente uma notícia com base no texto No Oceano Índico, de Júlio Verne, que você leu no início da unidade.
-
Retome esse texto e discuta com a turma:
- Qual será o fato noticiado?
- Onde esse fato aconteceu?
- É possível saber quando o fato ocorreu?
- Qual será o título e o subtítulo da notícia?
- Participe da escrita do texto que será feita no quadro de giz de acordo com as sugestões feitas por você e seus colegas.
Planejamento
5 Com um colega, escolha um fato real.
- Conversem sobre algum acontecimento importante na escola de vocês. O evento pode ser uma festa, uma exposição ou algo que tenha ocorrido recentemente.
- Digam ao professor qual foi o fato escolhido e ouçam as sugestões e as orientações que serão dadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Produção de escrita
Compreensão de textos
Após a atividade 2, desenvolva com a turma uma atividade oral com a criação de títulos e de lides para notícias inventadas e criativas, por exemplo:
- Nasceu um pé de alface gigante no pátio da escola.
- Um dinossauro foi visto andando pelas ruas do bairro.
- O prefeito convidou um extraterrestre para dar uma palestra.
Se preferir, faça um levantamento com os estudantes de situações que poderiam virar notícia. Criados os títulos e os lides, peça que leiam as produções para os colegas.
Deixe as produções expostas em um local onde possam ser lidas por outras pessoas e proponha-lhes uma brincadeira em que devem responder se a notícia é verdadeira ou falsa.
Planejamento
Atividade 5
Produção de escrita
Incentive as duplas a pensar em um fato que ocorreu na escola e que possa virar notícia. Reforce que essa escolha é primordial para o desenvolvimento do texto. Destaque, também, a importância do título, o qual deve chamar a atenção do leitor. Após a escolha do fato, mencione a importância da pesquisa a respeito do que ocorreu, seja por meio de conversa com as pessoas envolvidas, seja por meio de fotografias ou de outros documentos.
Avalie se os fatos escolhidos são reais, recentes, relacionados à escola e apropriados para a escrita da notícia. Dê sugestões de outros fatos, se for necessário alterar as escolhas iniciais.
258
6 Pesquisem sobre o fato.
- Após escolherem o fato que vai virar notícia, realizem uma pesquisa sobre ele e procurem conversar com pessoas que possam dar-lhes informações.
- Anotem essas informações e o nome das pessoas que as forneceram.
- Durante a fase de pesquisa, procurem fotografias relacionadas ao fato noticiado.
Escrita
7 Escrevam o texto e selecionem uma imagem.
- Destaquem o que, quando, onde, com quem aconteceu, como o fato se desenrolou e quais foram suas consequências.
- Vocês vão criar o título, o subtítulo, o lide da notícia e o corpo do texto.
- Em uma primeira etapa, escrevam o rascunho de maneira organizada, pois outra dupla vai ler o texto de vocês.
- Escolham uma imagem e elaborem uma legenda para a notícia.
Avaliação e reescrita
8 Troquem seu texto com o de outra dupla.
- Leiam a tabela de avaliação a seguir, que vai ajudar vocês a avaliar e a reescrever as produções.
Revisão para reescrita do texto | Autores | Revisores |
---|---|---|
A notícia informa o que, onde e quando aconteceu o fato? Respostas pessoais. | ||
O título desperta a atenção do leitor? | ||
As partes do texto seguem uma sequência? | ||
A linguagem e a estrutura da notícia estão adequadas? | ||
As informações estão claras e precisas? | ||
A repetição desnecessária de palavras foi evitada? | ||
As palavras estão escritas corretamente? | ||
Os sinais de pontuação foram corretamente utilizados? |
MANUAL DO PROFESSOR
Escrita
Atividade 7
Produção de escrita
Retome a importância do lide para a notícia. Procure acompanhar a construção desse elemento com cada dupla, mediando no que for necessário. Oriente os estudantes também na construção do título e do subtítulo. Peça que observem o tempo verbal e avaliem se o título chama a atenção do leitor e se o subtítulo (ou linha fina) está realmente ampliando o título.
Chame a atenção da turma para a importância de relacionar imagem e texto, de maneira que a legenda da imagem escolhida forneça informações adequadas e suficientes.
Avaliação e reescrita
Atividade 8
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Auxilie os estudantes no processo de revisão do texto dos colegas. Se pertinente, faça uma leitura das questões que norteiam a revisão e retome os conceitos envolvidos.
Após o trabalho de escrita e de revisão das produções em duplas, recolha os textos, as imagens e as respectivas legendas. Faça as correções necessárias, relacionando-as com os apontamentos da revisão feita pelos colegas e oriente-os a providenciar as reescritas.
Oriente os estudantes a preencherem a tabela de avaliação, um recurso que pode contribuir para a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
259
- Vocês vão ler o texto dos colegas. Após a leitura, escrevam "sim" ou "não" no espaço reservado aos revisores, na tabela da página anterior.
- Tanto vocês quanto a outra dupla devem seguir a tabela de avaliação. Escrevam "sim" ou "não" no espaço reservado aos autores, quando vocês lerem o próprio texto.
- Além de preencher a tabela da página anterior, o revisor pode sugerir cortes, acréscimos e reformulações para corrigir e aprimorar o texto dos colegas.
- Agora, o professor vai revisar o texto de vocês considerando as anotações e as sugestões dos colegas. De acordo com as correções necessárias, o professor indicará se as sugestões são adequadas e quais mudanças deverão ser feitas no texto.
9 Reescrevam o texto de vocês.
- Releiam, revisem e reescrevam o texto de vocês, utilizando as observações de vocês, as dos colegas e as do professor.
- Verifiquem se ainda há ajustes a fazer.
- Passem o texto a limpo em uma folha à parte.
- Se possível, utilizem um programa de edição de texto para editar e formatar sua produção.
Importante! Os itens de revisão para reescrita (na tabela de avaliação da página anterior) podem ser usados sempre que vocês forem produzir um texto.
Socialização
10 Publiquem os textos.
- Combinem com o professor a publicação das notícias no jornal da turma.
- Elaborem um mural com essas notícias.
- Se houver blog da escola ou da turma, vocês podem publicar as notícias produzidas. Assim seus colegas e a comunidade escolar ficarão bem informados!
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Produção de escrita
Certifique-se de que as alterações indicadas nas produções escritas foram devidamente realizadas pelos estudantes na reescrita do texto. Considerando que as notícias produzidas ficarão expostas em um mural, defina previamente com a turma alguns critérios estéticos, por exemplo: o tamanho e a cor da folha utilizada para passar o texto a limpo, se ela terá linhas, entre outros aspectos.
Socialização
Atividade 10
Para montar o mural, escolha um local onde as pessoas possam ter fácil acesso à leitura das notícias.
260
Oficina de criação
Imagens no poema
Leitura
■ Leia um poema concreto de Haroldo de Campos.
Haroldo de Campos. Ver navios. Em: A. Pinheiro; O. Borges Filho; S. Pantoja (org.). Espaço e poesia. Vinhedo: Horizonte, 2020.
Vamos explorar o texto
1 Com um colega, observe como o autor posiciona as palavras e as letras, relacionando a forma com o que está sendo dito.
- Qual imagem vocês conseguem visualizar nesse poema, considerando que ele fala em "navios"? No poema Ver navios é possível visualizar um barco com velas içadas (levantadas) ou a frente de um grande navio deslizando sobre o mar.
- A disposição das palavras passa ao leitor qual sensação? Espera-se que os estudantes observem que a disposição das palavras contribui para provocar no leitor a sensação de movimento. Professor: leve os estudantes a concluir que o poema concreto não se restringe ao escrito; ele ultrapassa a representação verbal ao trabalhar com as imagens, as formas, os sons e os sentidos.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação - Imagens no poema
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP17, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF04LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Leitura
Compreensão de textos
Explore com os estudantes o poema concreto, fazendo-os atentar para as seguintes características: ausência da estrutura em estrofes e versos e distribuição das letras, das palavras e dos sons na composição da imagem. Pergunte:
- O poema de Haroldo de Campos está organizado em versos e estrofes?
- Como as palavras são apresentadas no poema?
Em seguida, dê prosseguimento ao trabalho de interpretação textual, lendo para eles e com eles, em uníssono.
Chame a atenção para o efeito de sonoridade obtido com a repetição das consoantes e das vogais.
Haroldo de Campos é um grande representante do Concretismo no Brasil. Sobre esse movimento, afirma Alfredo Bosi:
[...] o Concretismo afirmou-se como antítese à vertente intimista e estetizante dos anos de 40 e repropôs temas, formas e, não raro, atitudes peculiares ao Modernismo de 22 em sua fase mais polêmica e aderente às vanguardas europeias. Os poetas concretos entendem levar até as últimas consequências certos processos estruturais que marcaram o futurismo, o dadaísmo, e em parte o surrealismo, ao menos no que este significa de exaltação do imaginário e do fazer poético. São processos que visam a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (o som, a letra impressa a linha a superfície da página) [...].
Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix 2015. (Fragmento).
261
- Em que esse poema faz vocês pensarem?
Resposta pessoal.
Vamos criar um texto
2 Crie um poema concreto.
- Você vai produzir um poema concreto com base na palavra mar.
- Identifique outras palavras que tenham a palavra mar em sua composição.
- Teste diferentes combinações de palavras e letras na composição do poema, de modo que elas expressem movimento e provoquem alguma sensação no leitor.
- Depois que encontrar uma disposição que faça sentido, defina as palavras que vão compor seu poema.
Apresentação e avaliação
3 Apresente seu poema para a avaliação do professor.
- Faça as eventuais correções que ele sugerir.
- Depois, passe o poema a limpo.
4 Compartilhe seu poema.
- Troque seu poema com o de um colega para vocês apreciarem a criação um do outro.
- Exponha seu poema no mural para que outros estudantes possam
MANUAL DO PROFESSOR
Sobre o poema "Ver navios", de Haroldo de Campos, o professor Lino Machado, afirma:
[...] As reiterações, as equivalências horizontais, diagonais e verticais, típicas da função poética, saltam tanto aos olhos quanto aos ouvidos, pois aqui os planos óptico e acústico se fundem: a letra v, repetida, deve ser vista com a sua sugestão gráfica sutil de navio em movimento e, ao mesmo tempo, ser ouvida, como fonema consonantal cuja aliteração sugere o mesmo movimento. Iconicidade, portanto, em diversos níveis da composição.
Disponível em: https://oeds.link/zZtXTc. Acesso em: 2 jun. 2021. (Fragmento).
Para saber mais sobre a poesia concreta e seus principais artistas, acesse o site a seguir. Nele, é possível encontrar textos teóricos, imagens de poemas, entrevistas e outros materiais para subsidiar seus estudos na área.
- Poesia Concreta — O projeto verbivocovisual. Disponível em: https://oeds.link/guQD7x. Acesso em: 15 jun. 2021.
Vamos criar um texto
Atividade 2
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ajude os estudantes a identificar palavras que contenham mar em sua composição: amar, amarelo, marinho, marítimo, marujo, chamar, rimar, tomar etc. Oriente-os para que testem as palavras e as letras ao dispô-las na página. Instrua-os a estabelecer um sentido entre as palavras, evitando apenas a identificação de termos que apresentem os fonemas sugeridos.
Explore com eles formas geométricas básicas para que possam combiná-las com as palavras e as ideias de movimento. Sugira-lhes, ainda, formas que representem imagens ligadas ao mar — linhas onduladas, espirais etc.
Incentive-os a explorar efeitos visuais, alterando o tamanho das letras ou experimentando cores que se relacionem com a temática do poema.
Apresentação e avaliação
Atividade 3
Produção de escrita
Avalie a criação dos estudantes levando em consideração a forma como o poema concreto é apresentado. Promova a apresentação apreciativa dos poemas.
Oriente-os a estar disponíveis para o esclarecimento de dúvidas ou para a explanação do processo criativo no momento da apresentação.
Atividade 4
Defina antecipadamente um local para a montagem do mural. Decida com a turma se ficará na sala de aula ou em outro espaço da escola.
262
Para ler mais
Anote no quadro de giz as palavras identificadas pelos estudantes como desconhecidas, para que todos as vejam. Caso algum estudante não indique nenhuma palavra, selecione algumas para esta atividade coletiva. Sugestão de palavras: entoou, limiar, passado, encantadas e desvaneceu.
Antes de ler
Você já leu um trecho de um livro de Júlio Verne em que ele relata aventuras pelos mares do mundo e suas maravilhas submarinas. Agora, vai ler um texto que conta a aventura de um grande navegador celta que fez uma viagem no tempo.
- Você já pensou em participar de uma aventura pelo mar?
Respostas pessoais.
- Acha que, no futuro, será possível viajar no tempo?
Durante a leitura
- Leia em silêncio e sublinhe no texto as palavras cujo significado você não conhece.
- Observe que a história se passa em dois planos.
Bran, o viajante do tempo
Bran era um grande navegador. Certo dia, encontrou uma linda varinha de prata, que balançou para ver se era mágica. No mesmo instante surgiu ao seu lado uma jovem belíssima. Ela entoou uma canção em que descrevia as maravilhas do mundo de onde viera, as ilhas encantadas do Outro Mundo, onde não havia tristeza ou sofrimentos. Quando se calou, todos continuaram imóveis, surpresos. Então a jovem tirou a varinha das mãos de Bran, fez com ela um gesto e desapareceu.
Apaixonado pela jovem, Bran reuniu sua tripulação e partiu numa viagem em busca das ilhas encantadas. Depois de muito navegar, Bran atravessou o limiar do mundo real e penetrou nas águas enfeitiçadas do universo mágico.
Bran avistou sua amada, que lançou uma corda mágica ao navio. A corda se enroscou na proa e a moça pôde puxar o barco até o porto.
Bran e os tripulantes do navio se casaram com as moças da ilha, exceto um, que queria regressar à Irlanda porque sentia saudade da namorada.
Embora Bran e seus amigos tivessem a impressão de que se encontravam na ilha havia apenas poucos meses, muitos anos tinham se passado.
Quando Bran voltou à terra natal para levar o amigo que não se casara, percebeu que tudo estava mudado. Do barco, ele pôde ver que havia uma estátua dele no meio do porto: Bran se tornara uma lenda.
— Fique conosco — disse ele ao amigo. — Tudo mudou, estes são outros tempos.
Mas o amigo ignorou seus conselhos, e, assim que fincou o pé na areia, seu corpo se transformou em cinzas e rapidamente se desvaneceu.
Os olhos de Bran encheram-se de lágrimas. "E se eu me perder no mar? E se não conseguir regressar à ilha?", pensou. Mas, nesse mesmo momento, a corda mágica de sua amada enroscou-se na proa da embarcação e Bran foi levado de volta à Ilha da Felicidade, onde continua a viver até os dias de hoje.
Heloisa Prieto. Lá vem história. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. (Adaptado).
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP21, EF35LP26, EF35LP29.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
O conto fantástico apresentado na seção traz a história de um grande navegador que viaja no tempo atravessando o limiar do mundo real, chegando às águas enfeitiçadas do universo mágico.
Em "Antes de ler", promova um momento de imaginação e de criatividade entre os estudantes. Peça a eles que fechem os olhos e imaginem que vão atravessar o limiar do mundo real.
Ao fazerem essa travessia, a qual local eles chegariam? O que veriam? Haveria seres no lugar? Como seriam? Eles iriam sozinhos ou com alguém?
Proporcione um momento de descontração e leve-os a ficar livres para imaginar, criar, viajar na imaginação e nos pensamentos.
Para ampliar o repertório dos estudantes, converse com eles a respeito do interesse que a humanidade tem pelo tema viagem no tempo, seja na ciência, seja nas artes. Então, mencione a trilogia de filmes De volta para o futuro (Direção de Robert Zemeckis. Estados Unidos, 1985, 1989 e 1991), cujo enredo gira em torno de uma viagem acidental ao passado realizada por um jovem. Todas as ações dele geram reações, sendo a pior delas o risco de acabar com a própria família. O jovem viverá uma grande aventura para manter as coisas como devem e voltar para o futuro.
Atividade complementar
Compreensão de textos Produção de escrita
Verifique um momento propício para elaborar com os estudantes uma galeria sobre contos fantásticos. Disponibilize outros contos para que façam a leitura na escola ou em casa. Depois, divida a turma em grupos e entregue cartolinas e canetas hidrográficas para que registrem, em textos e imagens, os elementos fantásticos presentes nessas histórias, como: personagens fantásticas (quem são e quais são suas características); cenários fantásticos (como são esses locais e o que acontece neles); objetos fantásticos (o que são e qual é sua finalidade).
263
Para estudar o texto Praticar a fluência
1 Você vai praticar a leitura do texto seguindo as orientações.
- O professor lê uma frase ou um parágrafo, e você e seus colegas, em coro, repetem a leitura.
- Preste atenção no ritmo e na entonação de sua voz, considerando a pontuação do texto e a leitura feita pelo professor.
2 Para aprimorar sua leitura, leia três vezes, em voz alta, o último parágrafo do texto. Depois, avalie o desenvolvimento da leitura preenchendo a tabela.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
A leitura foi feita com um volume de voz adequado, de forma que todos entendessem? Respostas pessoais. | ||
As palavras foram lidas corretamente, sem tropeçar ou sem se enroscar? | ||
A entonação e o ritmo da leitura foram realizados de acordo com a pontuação? |
Compreender o texto
3 Assinale as alternativas que definem mais adequadamente o texto Bran, o viajante do tempo.
- É um diário de viagem, porque relata suas aventuras durante uma viagem.
- X É um texto de ficção, porque as aventuras relatadas não aconteceram na realidade.
- É uma crônica, porque apresenta a opinião do autor sobre um fato do cotidiano dos homens do mar.
- X É um conto fantástico, porque, embora o herói seja humano, acontecem com ele coisas impossíveis por intervenção mágica.
Conto fantástico é uma narrativa curta em que os acontecimentos ou personagens estão relacionados ao mundo da fantasia. Nesse tipo de história podem ser encontrados elementos misteriosos ou inexplicáveis, segundo as leis da realidade, e seres sobrenaturais, como fantasmas e fadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP15, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP21, EF35LP26, EF35LP29.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Níveis para compreensão de textos | |
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 3 nível 3
Atividade 4 níveis 2 e 3
Atividade 5 nível 2
Atividade 6 nível 2
Atividade 7 nível 2
Atividade 8 nível 2
Atividade 9 níveis 2 e 3
Atividade 10 níveis 2 e 3
Atividade 11 nível 3
Atividade 12 nível 3
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Antes de iniciar a sua leitura que servirá como modelo, converse com a turma sobre a importância de ler com entusiasmo, pronunciando bem as palavras e observando o ritmo e a entonação da voz. Se pertinente, faça também uma leitura inexpressiva, em tom monótono, para que os estudantes possam comparar e aprender prosódia.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Após o treino de fluência, oriente a turma a preencher a tabela de avaliação. Esse recurso pode contribuir para a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
264
4 Leia e responda.
- Você acha que Bran pode ser considerado o herói dessa história? Por quê? Sim, ele é um navegador que usou os poderes de uma varinha mágica e se apaixonou por uma moça encantada.
- Que feito heroico ele realizou? Ele conseguiu atravessar o limiar do mundo real e penetrar nas águas enfeitiçadas do universo mágico.
- Quais são os elementos mágicos que aparecem na história? A varinha de prata, a jovem por quem Bran se apaixonou, a corda mágica e a Ilha da Felicidade (onde o tempo passava de forma diferente).
5 Releia: "Ela entoou uma canção em que descrevia as maravilhas do mundo de onde viera".
- A que maravilhas a canção mencionada no trecho se refere?
Refere-se às ilhas encantadas do Outro Mundo, onde não há tristeza ou sofrimentos.
6 Nessa história, o tempo é um elemento fundamental. Copie dos dois primeiros parágrafos expressões que mostram a passagem do tempo.
Parágrafo 1: Certo dia / No mesmo instante; parágrafo 2: Depois de muito navegar.
7 Quais acontecimentos misteriosos e inexplicáveis aparecem nesse conto?
A repentina aparição da jovem e seu desaparecimento, a passagem do mundo real para o universo mágico, o tempo que passa de forma diferente na ilha e a transformação do corpo do companheiro de Bran em cinzas ao pisar na areia de sua terra natal.
8 Atravessar o limiar do universo mágico trouxe felicidade para a vida de Bran. Entretanto, isso não aconteceu para um de seus companheiros. Por quê?
Porque ele sentia saudade da namorada e queria regressar à Irlanda.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6 nível 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Solicite aos estudantes outros exemplos de marcadores temporais. Escreva-os no quadro de giz e peça que copiem no caderno.
Converse com a turma sobre a importância dessas expressões para a compreensão da sequência de ações da narrativa.
Atividades complementares
Compreensão de textos
Produção de escrita
- Após a atividade 8, verifique a possibilidade de promover uma viagem no tempo por meio do registro de lembranças e memórias com o uso de fotografias. Proponha aos estudantes que, em casa e junto aos familiares ou responsáveis, separem algumas fotografias pessoais que revelem as principais fases da vida deles. Essas fotos devem ser levadas para a escola e cada um deverá apresentá-las narrando essa viagem no tempo.
- Aprofunde o conhecimento dos estudantes sobre o elemento conflito presente nos contos. Explique que, na literatura, o conflito diz respeito a uma situação desafiadora que é apresentada às personagens, instaurando problemas a serem enfrentados e resolvidos. Diferencie da acepção do termo conflito usada para indicar desentendimento.
Encaminhe um levantamento de conflitos presentes em contos conhecidos pela turma. Para isso, peça a cada estudante que elabore uma tabela indicando o título de um conto conhecido, um conflito presente nessa história e, por fim, como foi resolvido.
Posteriormente, organize-os em duplas e peça que compartilhem a tabela, verificando quais contos, conflitos e resoluções foram indicados.
265
9 No quarto parágrafo, a história de Bran encerra-se, pois o conflito que o atingiu foi resolvido. Entretanto, ele precisou partir novamente para ajudar o amigo.
- Que desafios ele encontrou nessa nova aventura? Muitos anos haviam se passado, tudo se modificara; o tempo passou a ser o inimigo, oferecendo perigo.
- A viagem teve o desfecho esperado por Bran? Por quê? Não, pois com a passagem do tempo o corpo do amigo se transformou em cinzas.
- Em sua opinião, Bran teria motivos para se sentir culpado pela morte do amigo? Copie o trecho que comprova sua resposta. Não, pois tentou aconselhá-lo. "Mas o amigo ignorou seus conselhos..."
10 Ao regressar, Bran constatou que havia se tornado uma lenda.
- O que o levou a chegar a essa conclusão? Viu que haviam construído uma estátua em sua homenagem.
- O que o fez tornar-se uma lenda? Ter conseguido encontrar a Ilha da Felicidade, onde passou a viver para sempre.
11 Como você imagina que seja essa Ilha da Felicidade? Quem você levaria para lá? Comente.
Respostas pessoais.
12 Compare as frases.
1
"Bran atravessou o limiar do mundo real e penetrou nas águas enfeitiçadas do universo mágico."
2
Bran atravessou o limiar do mundo e penetrou nas águas do universo.
- A retirada das palavras em destaque mudou o sentido da frase? Explique.
Sim. Os termos em destaque são importantes porque identificam a existência de dois planos: o real e o imaginário.
MANUAL DO PROFESSOR
Um fato curioso em histórias que envolvem ilhas perdidas e naufrágios: as mensagens enviadas em garrafas. Acredita-se que essa possibilidade de comunicação realmente acontecia entre os séculos XV e XVIII nas rotas de comércio marítimo. Foram encontradas tantas mensagens desse tipo que, no século XIX, foi comum a publicação de algumas delas em jornais, como o londrino Times e o estadunidense The New York Times.
No site "Segredos do mundo", estão registradas algumas mensagens encontradas em garrafas.
- Segredos do mundo. Disponível em: https://oeds.link/E86gb2. Acesso em: 14 jul. 2021.
Atividades complementares
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
1. Converse com a turma sobre o fato curioso de mensagens enviadas em garrafa. Se possível, após a realização das atividades de "Compreender o texto", leia algumas dessas mensagens com a turma e peça que registrem no caderno qual foi a história mais interessante, justificando o motivo da escolha.
Você pode acessar o site Segredos do mundo, indicado abaixo nesta página do Manual do Professor ou buscar outros endereços na internet.
2. Para exercitar a criatividade com base no conhecimento das mensagens em garrafas, peça aos estudantes que imaginem que estão em uma ilha fantástica e que escrevam uma mensagem para lançar ao mar em uma garrafa.
Nessa mensagem, precisam constar as palavras real, enfeitiçadas e mágico. Assim, poderão reforçar sua compreensão sobre a importância dos adjetivos.
Para finalizar, solicite voluntários para ler a mensagem que escreveram.
3. Para explorar o trabalho com a prosódia na leitura, peça que releiam as mensagens em voz alta prestando atenção ao ritmo e à entonação.
266
Ampliar o vocabulário
13 Procure no texto e escreva todas as palavras:
- utilizadas para referir-se à mulher por quem Bran se apaixona. Jovem, belíssima, ela, amada.
- utilizadas para referir-se ao universo dos mares. Navegador, ilhas, tripulação, navegar, águas, navio, proa, barco, porto, tripulantes, ilha, areia, mar, embarcação.
- Você conhece todas essas palavras? Se precisar, consulte o dicionário para saber o significado das palavras que não conhece.
Resposta pessoal.
14 Leia a frase abaixo.
"Mas o amigo ignorou seus conselhos e, assim que fincou o pé na areia, seu corpo se transformou em cinzas e rapidamente se desvaneceu."
- Assinale o sentido que o verbo ignorar tem nessa frase:
- Não ter conhecimento de; não saber; desconhecer.
- X Não usar; não praticar.
- Reparar em; estranhar, censurar, criticar.
- Justifique sua escolha com base no que aconteceu.
O amigo recebeu conselhos, mas não os usou.
Para ler em casa
Leia para um familiar ou responsável que mora com você a definição de conto fantástico, na página 263. Conversem sobre esse tipo de história e pergunte se essa pessoa conhece alguma história com tais características.
Depois, convide-a para que vocês leiam, juntos e em voz alta, Bran, o viajante do tempo, de Heloisa Pietro, e divirtam-se com a aventura e suas personagens.
Se vocês pudessem ir até a Ilha da Felicidade, o que haveria lá e o que vocês fariam juntos?
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP04, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 13
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Nesta atividade, o item a trabalha um processo de sinonímia que, além de enriquecer o vocabulário, também demonstra para os estudantes que, para evitar repetições desnecessárias na produção de escrita, é possível escolher um termo em meio a um conjunto de opções.
O item b ressalta a importância de conhecer o vocabulário pertinente a um universo semântico tanto para ler quanto para escrever um texto.
Atividade 14
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ressalte que, neste caso, o termo ignorou tem o sentido de uma famosa expressão popular: "não deu ouvidos".
Para ler em casa
Para preparar os estudantes, retome com eles o conceito de conto fantástico e pergunte:
- Como você imagina que seja a Ilha da Felicidade?
- Quem você levaria para lá?
Peça que comentem em casa as respostas dadas pela turma para tais questões e convidem seus familiares ou responsáveis a participar da atividade sugerida nesta página. Essa proposta tem por objetivo promover a prática da Literacia Familiar.
267
Estudo da língua
Terminações -isar e -izar
1 Leia o texto abaixo.
— Estou contente de teres consertado o defeito de tua máquina. Vais poder voltar para casa...
— Como soubeste?
Eu vinha justamente avisar-lhe que, contra toda expectativa, havia conseguido realizar o conserto!
Antoine de Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Coquetel, 2019. (Fragmento).
- As palavras em destaque no texto são:
substantivos.
X verbos.
adjetivos.
- Nessas palavras, as terminações são as mesmas? Não. O som é o mesmo, mas as terminações são escritas com letras diferentes: —isar e —izar.
- Os termos avisar e realizar derivam de quais outras palavras?
De aviso e real.Professor: incentive os estudantes a observar que a palavra primitiva de avisar já apresenta s em sua formação, enquanto a palavra primitiva de realizar não.
De modo geral, as palavras que recebem o sufixo -isar já apresentam s na palavra primitiva, como em aviso → avisar. As palavras com o sufixo -izar são derivadas de outras que não apresentam nem s nem z, como real → realizar.
2 Complete com —isar ou —izar e leia em voz alta as palavras do quadro.
precisar
atualizar
legalizar
fnalizar
alisar
paralisar
- Agora, complete a tabela com essas palavras observando o modelo.
Palavras terminadas em —isar | Palavras terminadas em —izar |
precisão → precisar | legal → legalizar |
liso → alisar | atual → atualizar |
paralisia → paralisar | final → finalizar |
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Terminações -isar e -izar
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP04, EF04LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Retome o que são substantivos, verbos e adjetivos, para que os estudantes possam analisar melhor as palavras em destaque.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Realize a correção da atividade escrevendo as palavras no quadro de giz e perguntando se a terminação é com s ou z.
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
No trabalho com esta seção, é importante que os estudantes compreendam que algumas dúvidas em relação à grafia de uma palavra podem ser desfeitas se atentarem para a estrutura dela. Retome o que são palavras primitivas e palavras derivadas. As palavras primitivas são as originais, que não dependem de outra para existir, por exemplo: máquina e casa. As palavras derivadas, por sua vez, são criadas a partir das primitivas, dependendo delas para existir. Uma das maneiras de derivação ocorre pelo uso de sufixos, elementos que se afixam ao radical das palavras primitivas para lhes dar outro significado, por exemplo: maquinista (maquin + ista, que designa profissão) e casinha (cas + inha, que designa diminuição). Oriente-os a encontrar primeiro a palavra primitiva, não apenas o radical, para depois compreender a composição da palavra toda.
268
3 Observe o exemplo e continue.
pesquisar → pesquisa
- humanizar → humano
- comercializar → comercial
- fertilizar → fértil
- industrializar → indústria
- concretizar → concreto
- visualizar → visual
- finalizar → final
- pisar → piso
4 Leia a tira de Armandinho.
- A palavra economiza, no 1o e no 2o quadrinho, é uma conjugação de qual verbo? Esse verbo deriva de qual palavra? Economizar, que deriva de economia.
- Complete o último quadrinho com a palavra adequada. Economia.
- No primeiro quadrinho, Armandinho fala de uma atitude para economizar água. Qual é essa atitude?
Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes.Resposta pessoal.
- O que você e seus familiares fazem para economizar água?
Resposta pessoal
- Explique o humor da tira.
Armandinho tenta convencer a mãe de que não escovar os dentes é uma boa medida para economizar água. O último quadrinho dá a entender que a mãe não se deixou levar pela argumentação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Para avaliar se as atividades de "Estudo da língua" foram suficientes para o desenvolvimento da habilidade de reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -izar/-isar, proponha um ditado, após a atividade 4.
Dite as palavras suavizar, improvisar, pesquisar, simbolizar, eternizar, canalizar e localizar e solicite aos estudantes que atentem para a terminação delas. Depois, realize a correção coletivamente, convidando alguns deles ao quadro de giz para escrever uma das palavras ditadas ou para dizer qual terminação usaram ao escrevê-la.
Por fim, peça que justifiquem a escolha do sufixo (-isar ou -izar) com base no que foi estudado, ou seja, palavras com o sufixo -isar já apresentam s na palavra primitiva, e palavras com o sufixo -izar derivam de outras que não apresentam nem s nem z.
Aproveite a lista de palavras ditadas para treinar a fluência em leitura. Realize três leituras da lista em uníssono, buscando melhorar a precisão no reconhecimento da palavra. Depois, peça que leiam individualmente e avaliem se a leitura já está boa ou se precisam treinar um pouco mais.
269
Produção oral
Seminário
Depois de conhecer histórias que se passam no mar, você e seus colegas vão refletir sobre a importância da preservação dos mares e oceanos. Para isso, vão pesquisar sobre o tema e montar um seminário que será exposto para a turma.
Seminário é uma apresentação oral que tem como objetivo transmitir conhecimentos a respeito de um assunto. Ao apresentar um seminário, é importante conhecer bem o tema abordado.
Planejamento
1 Escolham um tema.
- Em grupos de quatro integrantes, escolham um tema para pesquisar e apresentar no seminário Vejam algumas sugestões:
- As funções do oceano no planeta.
- A importância de garantir a diversidade das espécies da fauna e da flora marinhas para o equilíbrio do planeta.
- A atuação de organizações na preservação de seres marinhos, como o Projeto Tamar.
- Os principais poluentes dos oceanos e o risco que eles provocam.
2 Pesquisem sobre o tema.
- Pesquisem sobre o tema escolhido em fontes impressas e eletrônicas, como jornais, revistas, livros e sites confiáveis.
- Conversem com adultos que possam trazer informações sobre o tema, selecionem e escrevam-nas no caderno. Anotem as fontes pesquisadas e o nome das pessoas que opinaram sobre o assunto. Peçam a orientação do professor.
- Durante a pesquisa, selecionem imagens (fotografias, ilustrações, mapas) e objetos que possam ser exibidos na apresentação do seminário.
Considere a realidade de seus estudantes em relação ao acesso às fontes e aos materiais para a pesquisa. Separe previamente esses recursos e ofereça a eles, se necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Produção de escrita
Antes de encaminhar a atividade 1, comente com a turma que, para um seminário, é importante elaborar um roteiro, que pode abranger: tema da pesquisa; possíveis fontes; recursos físicos para a apresentação (cartazes, quadro de giz etc.); recursos digitais (computador, projetor, som); justificativa para a escolha do tema; tempo de apresentação, de conclusão e de perguntas dos participantes (decididos com você).
Produção oral
■ Seminário
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP12, EF15LP13, EF35LP10, EF35LP15, EF35LP17, EF35LP18, EF35LP19, EF35LP20.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Ao propor a realização de um seminário, possibilita-se aos estudantes que aprendam as características de um gênero importante nas práticas de estudo e pesquisa, focado na oralidade. Além das habilidades ligadas à comunicação oral, como tom de voz e articulação das palavras, há os cuidados com a postura corporal, e podem ser usados outros recursos, como projeções de imagens, vídeos e som.
O trabalho com a linguagem oral precisa ser intencional e compreendido como prática organizativa de discursos orais em diferentes situações de comunicação. Os gêneros típicos da oralidade, como seminários, comentários apreciativos, entrevistas, apresentações, debates, possuem características próprias.
Verifique a possibilidade de assistir com eles a produções direcionadas às crianças sugerida no link a seguir. · Canal da TV Piá. Disponível em: https://oeds.link/1gLhbl. Acesso em: 15 jun. 2021.
Planejamento
Atividades 1 e 2
Produção de escrita
Compreensão de textos
Disponibilize recursos e materiais para consulta na biblioteca da escola ou da comunidade para auxiliar a definir os temas de pesquisa.
Acompanhe a seleção de fontes de pesquisa e oriente-os quanto à confiabilidade delas.
Caso não seja possível imprimir ou projetar imagens, separe materiais (livros, revistas, jornais) que possam ser mostrados durante as apresentações.
270
Realização do ensaio
Enfatize aos estudantes que é importante que todos se preparem, ensaiem e participem do seminário.
3 Preparem e ensaiem a apresentação.
- Selecionem o que cada integrante do grupo vai dizer na apresentação do seminário, com base na pesquisa que fizeram.
- Procurem decorar o que vão falar, mas mantenham as anotações em mãos.
- Preparem as imagens que serão mostradas durante a apresentação.
- Realizem um ensaio para garantir que tudo ocorra como planejado.
Importante!
- Ter postura adequada diante do público.
- Falar com clareza e ritmo para que todos possam ouvir e compreender o que está sendo apresentado.
- Ser objetivo, apresentando os dados mais relevantes da pesquisa, para evitar que o público se canse.
- Ficar de olho no tempo, para que todos possam se apresentar.
- Usar uma linguagem adequada (evitar o uso de gírias e de palavras informais durante a apresentação do seminário).
Apresentação e avaliação
4 Participem dos seminários.
- No dia da apresentação, prestem atenção no modo de se dirigir ao público.
- Levem um papel escrito para ser usado como lembrete.
- Mostrem as imagens e/ou os objetos selecionados.
- Respeitem as apresentações dos outros grupos, mantendo o silêncio e a atenção e respeitando os turnos de fala.
- No final de cada apresentação, a turma pode fazer perguntas.
5 Avaliem o seminário preenchendo a tabela.
- Conversem após a apresentação de todos os grupos.
- Depois, preencham a tabela de avaliação.
Avaliação do seminário | Sim | Não |
---|---|---|
O grupo apresentou as informações de modo claro? | ||
As imagens contribuíram para o entendimento do público? | ||
O grupo despertou o interesse do público? | ||
Houve perguntas no final da apresentação? Respostas pessoais. |
MANUAL DO PROFESSOR
Realização do ensaio
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Auxilie os estudantes na divisão das partes que caberá a cada um apresentar no seminário. Oriente-os a consultar as anotações durante os ensaios para esclarecer dúvidas e facilitar a memorização do texto. Acompanhe os ensaios e faça intervenções para ajudá-los a aprimorar a precisão na pronúncia das palavras, a velocidade e o ritmo.
Apresentação e avaliação
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes sobre o modo de se dirigir ao público. Ressalte a adequação da linguagem, evitando excesso de informalidade.
Atividade 5
Solicite aos estudantes que, com base nas respostas da tabela de avaliação, escrevam um parágrafo relatando a experiência de participar de um seminário.
Leia os textos e discuta com a turma as sugestões de melhoria apresentadas.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir para a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
271
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Releia o trecho a seguir de Júlio Verne, que você leu nesta unidade.
"Gelado de medo, percebi que ele se preparava para enfrentar o tubarão cara a cara. O monstro parecia rugir; o sangue que lhe escorria do flanco tingia a água de vermelho. O capitão o agarrou por uma das barbatanas e tentou perfurar seu coração. De repente Nemo caiu. O tubarão se voltou contra ele, as mandíbulas prontas para despedaçá-lo."
- Identifique as palavras que estão relacionadas ao corpo do tubarão. Sangue, flanco, barbatanas, coração, mandíbulas.
- Substitua abaixo os trechos em destaque mantendo o sentido. Resposta pessoal. Sugestão: ... mandíbulas preparadas para deixar o capitão em pedaços; Ned enfiou ...
- O tubarão estava com as mandíbulas prontas para despedaçar o capitão.
- Ned cravou o arpão no coração.
2 Leia o quadro. Todas as palavras foram extraídas de textos trabalhados nesta unidade.
irresponsabilidade | jornalístico | regressar | vermelho | contaminação |
oceanógrafo | legislação | detectaram | felicidade | impressão |
resíduos | encantadas | enfeitiçadas | preferido | desembarcamos |
inadequado | desvaneceu | tripulantes | enfrentar | educação |
- Leia em voz alta, mais de uma vez, as palavras do quadro.
- Com o professor e a turma, elabore uma lista coletiva com algumas das palavras do quadro e seu significado.
Espera-se que os estudantes façam uma lista coletiva selecionando algumas das palavras do quadro e escrevendo o respectivo significado.
3 Agora, vamos nos divertir com o jogo Cadê a Palavra Secreta. Descubra a palavra secreta do quadro da atividade 2, seguindo as dicas.
A A palavra secreta não é verbo. (Quais restaram?)
Todas as palavras, exceto estas: desvaneceu, regressar, detectaram, enfrentar, desembarcamos.
B A palavra secreta tem mais de quatro sílabas. (E agora, quais sobraram?)
Irresponsabilidade, oceanógrafo, inadequado, jornalístico, enfeitiçadas, felicidade, contaminação.
C A palavra secreta é uma proparoxítona e é nome de uma profissão. (Descobriu?)
Oceanógrafo.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP04, EF35LP05, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade complementar
Fluência em leitura oral
Após realizar a atividade 1, proponha uma nova leitura do trecho e converse com os estudantes sobre as palavras que tiveram mais dificuldade para ler. Identifique o que causa a dificuldade e treine com eles a releitura dessas palavras. Se necessário, dê outros exemplos de palavras com desafios semelhantes de leitura (que apresentem fl, rr, lh, ditongo no final etc.) e faça uma leitura de eco com a turma toda.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Proponha aos estudantes que tentem descobrir o significado das palavras pelo contexto, retomando o texto ou a partir de outras frases criadas para o momento. Caso não consigam, oriente-os a recorrer ao dicionário.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Aproveite a atividade 2 para trabalhar a ortografia das palavras da lista, que apresentam a terminação ssão e ção: contaminação, impressão, educação, legislação. Pesquise com a turma outros exemplos, monte uma tabela no quadro de giz e peça que copiem no caderno.
272
Projeto em equipe
Salvar o mar já!
O que fazer
Uma das ferramentas mais eficientes para preservar o planeta é a informação.
Você e seus colegas de equipe vão aproveitar a pesquisa que fizeram para o seminário e criar uma campanha de conscientização.
Para isso, vocês vão elaborar peças publicitárias em diferentes mídias com o objetivo de alertar a comunidade escolar sobre a importância da preservação de mares e oceanos.
Uma campanha de conscientização é um conjunto de anúncios (peças publicitárias) veiculados em diferentes meios de comunicação (mídias). Em uma campanha como essa, pode haver propagandas em vídeo (para TV ou internet), assim como cartazes/outdoors (para espaços públicos ou internet).
Se achar necessário, explique para os estudantes que uma campanha é um conjunto de ações e mensagens com um objetivo determinado. Leve para a sala de aula cartazes e outros materiais impressos que possam ser usados como modelo de campanha. Apresente também campanhas em vídeo.
Como planejar
1 Para começar, você e seus colegas vão observar atentamente os materiais impressos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Projeto em equipe — Salvar o mar já!
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF35LP07, EF35LP09, EF35LP10, EF35LP17, EF04LP21.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Antes de começar a seção "Projeto em equipe", antecipe aos estudantes o significado da palavra slogan, que está na página 273.
Depois, apresente o seguinte slogan: "A vida marinha não é descartável". Analise o significado dele e, então, pergunte:
- Ele levaria o leitor a refletir? Por quê?
- O que significa dizer que a vida marinha não é descartável?
- Se a palavra descartável fosse substituída por dispensável, a frase teria o mesmo efeito?
Ajude a turma a observar o apelo que o adjetivo descartável traz a esse slogan (copos e canudos podem ser jogados fora, mas estão no lugar errado; a vida marinha não pode ser desperdiçada e não é sem importância para o planeta).
O que fazer
Reforce com a turma a finalidade da campanha, verificando se está clara para todos. Leve-os a refletir o que esperam conseguir com esse trabalho, retomando, se necessário, as informações apresentadas nos seminários.
Como planejar
Atividade 1
Compreensão de textos
Solicite aos estudantes que observem com atenção os dois materiais, peça que considerem somente as imagens e questione:
- As imagens combinam com os textos dos cartazes? (Espera-se que percebam que as imagens complementam os slogans).
- Sem a parte escrita, elas são suficientes para transmitir a mensagem dos cartazes? (Espera-se que percebam que, sozinhas, elas não levam o leitor a compreender o alcance das informações presentes nos textos.)
273
Proponha à turma que, após responderem oralmente, registrem as respostas por escrito no caderno.
2 Agora, conversem com o professor respondendo às questões.
- O que significa a frase "Praia local, lixo global" do primeiro material? Ao jogar lixo na praia, as pessoas poluem os mares do mundo todo.
- Por que o segundo material mostra a imagem de tartarugas marinhas? Porque elas morrem ao digerir sacos plásticos jogados no mar.
- Qual é a frase do segundo material que transmite a mensagem sobre a responsabilidade de cada um de nós sobre esse tema? "Faça a sua parte."
- O que sensibilizaria ou conscientizaria as pessoas sobre o descarte responsável de lixo, sobretudo do lixo que polui as águas? Resposta pessoal.
- Que ações poderiam ser feitas para evitar que as pessoas jogassem lixo nas praias e na água? Resposta pessoal.
Como fazer
3 Escolher um slogan.
O mesmo slogan será utilizado por toda a turma nas produções da campanha.
Slogan é uma frase curta que representa a ideia central da campanha. Deve ser fácil de entender e de memorizar. Exemplo: Lixo no mar: você precisa evitar!
4 Organizar seu grupo.
Cada grupo ficará responsável por desenvolver uma peça publicitária, que vai circular na internet ou em espaços públicos.
Vejam algumas possibilidades a seguir.
Vídeo publicitário
- Deve ter no máximo um minuto e precisa passar a mensagem de forma clara.
- Pode circular na internet ou ser exibido na escola em um dia combinado.
- Vocês podem optar por fazer uma cena mais teatral ou algo parecido com um telejornal, sempre conscientizando a população dos cuidados com a preservação de mares e oceanos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 2
Compreensão de textos
Para ampliar o trabalho de leitura e interpretação das questões, proponha aos estudantes que analisem os dois slogans: "Faça a sua parte" e "Praia local, lixo global". Pergunte: Na opinião de vocês, qual deles causa maior impacto no leitor? Por quê? Qual dos dois exige um trabalho maior de interpretação do texto por parte do leitor?
Deixe que comentem e peça que justifiquem suas respostas.
Ao discutir os itens d e e, registre no quadro de giz as sugestões dadas pela turma para que possam ser consultadas no momento da criação do slogan e do planejamento da campanha.
Como fazer
Atividades 3 e 4
Produção de escrita
Oriente os estudantes na criação do slogan coletivo e na formação dos grupos para o desenvolvimento das peças publicitárias.
Ressalte que a linguagem deve adaptar-se à finalidade de uma campanha informativa em que são usados textos argumentativos para convencer a população a participar de uma causa de interesse da comunidade, colaborando em uma ação coletiva. Já uma campanha publicitária tem a finalidade de promover um produto, que pode ser um bem material, um serviço, uma ideia etc., por isso são empregados, com frequência, adjetivos para destacar as qualidades do que está sendo vendido. Leia com a turma os boxes sobre campanha de conscientização e slogan, esclarecendo as dúvidas que porventura surgirem.
Atividade preparatória
Elaborar um projeto com a turma inteira demanda um amplo trabalho de organização das tarefas. Assim, é recomendável verificar, antes da atividade 4, os materiais e os recursos disponíveis na escola para o trabalho, de forma que os estudantes possam saber quais são e compreender os cuidados que devem tomar ao utilizá-los.
Será interessante também estabelecer combinados, definir funções e montar um cronograma de acompanhamento da produção de cada equipe.
Como é um projeto que pode envolver o uso de tecnologia, essa mediação é importante, pois, ao desejarem realizar algo cuja técnica não dominam, eles podem frustrar-se e aos colegas, além de inviabilizar o trabalho.
274
Cartaz impresso
- Pode ser feito em cartolina e com canetas hidrográficas.
- No alto do cartaz deve haver um título que chame a atenção e, embaixo, frases curtas que transmitam a mensagem de forma clara e objetiva.
- Selecionem imagens para o cartaz (se não for possível, façam ilustrações).
Outdoor
- Trata-se de um cartaz bem grande para espaços abertos.
- Pode ser feito em papel kraft e ocupar todo o corredor da escola.
- Deve apresentar um título que chame a atenção do público e apresentar mensagens de conscientização a respeito do lixo nos mares e oceanos.
Antes de criarem os elementos da campanha, com a supervisão do professor, decidam a forma de circulação das peças da campanha e o público que querem atingir. Com relação ao cartaz impresso e ao outdoor, é necessário fazer um rascunho, bem como verificar o local possível para afixá-los, de forma que seja acessível a toda a comunidade escolar.
5 Reunir informações.
Com a ajuda do professor, a turma pode reunir as respostas da conversa sobre o material impresso desta seção, bem como as informações já coletadas para os seminários.
Em seguida, o professor ajudará vocês a organizarem as informações pesquisadas. Conversem com ele sobre o tema.
6 Selecionar os pontos mais importantes.
É importante manter o objetivo da campanha: persuadir, convencer o público a mudar pequenas atitudes no cotidiano, que podem melhorar a qualidade de vida na comunidade, nos oceanos e, consequentemente, no planeta.
Depois de reunir informações suficientes, escolham os pontos essenciais para fazer parte da campanha, com a ajuda e a orientação do professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Como fazer
Atividade 5
Produção de escrita
Compreensão de textos
A conversa tem a finalidade de levantar conhecimentos prévios sobre o assunto e retomar as informações trabalhadas nas seções anteriores. Se achar que a leitura dos textos da unidade não é suficiente para encaminhar as reflexões dos estudantes, peça que façam uma pesquisa para complementar as informações necessárias.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Para complementar o tema do "Projeto em equipe", peça aos estudantes que façam uma lista com o nome dos produtos e materiais descartáveis que eles costumam usar no dia a dia. Incentive-os a criar soluções para a diminuição desses materiais e apresentar aos colegas.
Em seguida, converse com eles sobre algumas ações que poderiam ser colocadas em prática na escola ou na sala de aula e que ajudariam a reduzir a quantidade de lixo, como o reaproveitamento de papéis e embalagens, por exemplo.
Muitas organizações ambientais apontam que a reciclagem de materiais é importante, mas não é suficiente. Por isso, a defesa é pela redução da oferta e do consumo, principalmente de produtos plásticos.
Leia com a turma reflexões e dados sobre o assunto publicados no link a seguir.
- Disponível em: https://oeds.link/dgWevV. Acesso em: 15 jun. 2021
Atividade 7
Produção de escrita
Leia com a turma as dicas do boxe "Importante!". Reforce a importância de usar frases curtas e objetivas na produção dos slogans, auxilie os grupos na organização de materiais para a produção dos trabalhos e, se necessário, do local para gravação do vídeo.
O que avaliar
Atividade 8
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Oriente a turma a providenciar as correções e ajustes necessários indicados nos rascunhos. Depois, peça que façam a versão definitiva dos slogans, passem o texto escrito a limpo e incluam as imagens.
Atividade 9
Para lançar a campanha, caso as peças publicitárias escolhidas sejam o cartaz impresso ou o outdoor, oriente os estudantes em relação a:
- escolher locais com boa circulação de pessoas para deixá-las expostas (mural da sala ou da escola, biblioteca, pátio etc.);
- convidar colegas e toda a comunidade escolar para apreciá-las e refletir sobre o descarte consciente do lixo.
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7 Produzir as peças publicitárias da campanha.
Importante!
- Procurem usar frases claras, curtas e objetivas. Publicidade com excesso de informação acaba não sendo compreendida e não cumpre sua função.
- Nas peças publicitárias escritas (cartazes impressos e outdoors), destaquem as informações mais importantes: realcem com cor, sublinhe, coloquem em letras maiúsculas etc. Explorem as imagens para chamar a atenção do público.
- Para os vídeos publicitários, usem um celular ou um equipamento de gravação. É recomendável montar um cenário que se relacione com o tema.
O que avaliar
8 Avaliar o produto final da campanha.
Antes de elaborar o produto final da campanha, troquem os projetos e rascunhos com as outras equipes para avaliar o trabalho. Apresentem-nos ao professor, que indicará as melhorias e as correções necessárias.
Preencham a tabela de avaliação a seguir.
Avaliação da campanha de conscientização | Sim | Não |
---|---|---|
As palavras foram escritas corretamente? | ||
As imagens estão nítidas e ajudam a transmitir a mensagem? | ||
O vídeo ficou interessante e informativo? | ||
O cartaz está escrito de forma clara, direta, objetiva e concisa? | ||
O outdoor ficou com um bom tamanho? | ||
A linguagem das peças está adequada ao público a que se destinam? | ||
A campanha causa um impacto que ajuda a conscientizar o público? |
Se houver erros, corrijam e aproveitem a opinião dos colegas para aprimorar o trabalho (fazer cortes, acréscimos ou reformulações).
9 Lançar a campanha.
Combinem a data com o professor e lancem a campanha na escola para que todos os estudantes sejam multiplicadores dessa ação.
Se possível, publiquem as peças no site e/ou nas redes sociais da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário da turma", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados.
Conclusão da unidade
UNIDADE 9
No mar
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- aprofundar informações sobre o mar e ler sobre o tema em textos literários;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a narrativa de aventura e o conto fantástico;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como terminações -isar e -izar);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como a concordância nominal);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como seminário) e escritas (como notícia), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas das páginas MP009 a MP015 e da página MP017 deste Manual do Professor.