276
Dicionário da turma
Planejamento e organização
1 Em grupo, vejam alguns dicionários e conversem sobre suas características.
Importante! As definições do dicionário precisam ser claras, objetivas e corretas. Os termos são colocados em ordem alfabética. No dicionário também pode estar indicada a separação silábica (por exemplo: hu.ma.ni.da.de).
2 Com o professor, combinem a confecção das páginas do dicionário (quais materiais serão usados, como será feita a seleção das palavras, quando serão os momentos de elaboração em sala etc.).
Seleção e escrita
3 Selecionem as palavras dos textos e das atividades das unidades que você já estudou neste livro. Essas palavras e seus significados farão parte do dicionário.
4 Escrevam as definições das palavras.
- Anotem a definição das palavras para formar um verbete.
- Passem os textos dos verbetes a limpo, fazendo as correções necessárias.
Vamos consultar
5 O professor vai deixar o Dicionário da turma na sala de aula. Assim, vocês e os outros grupos podem consultar quando quiserem!
Vamos colocar muitas palavras que aprendemos neste ano!
MANUAL DO PROFESSOR
Dicionário da turma
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP07, EF35LP12, EF04LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A produção do "Dicionário da turma" tem como objetivo ampliar o vocabulário dos estudantes com o registro sistematizado das palavras aprendidas e de suas definições, retomando as palavras e seus significados estudados nas unidades do Livro do Estudante.
Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Combine com a turma quais materiais serão utilizados para a confecção das páginas do dicionário e procure orientar quanto à seleção das palavras que farão parte dele. Verifique os significados apresentados pelos estudantes para cada palavra selecionada, apontando os ajustes necessários.
Mantenha o "Dicionário da turma" sempre disponível na sala de aula para consulta, mas reforçando o cuidado com o manuseio dessa produção coletiva.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Retome com a turma a função social dos dicionários. Destaque que são materiais de referência usados para consultas sobre as palavras e termos de uma língua, por exemplo, sua grafia e definição. Convide-os a relatar situações em que usaram esse material.
Informe que os dicionários podem ser encontrados em formato impresso, tendo, inclusive, versões reduzidas, os minidicionários, geralmente usados nas escolas, e que há também versões digitais, muito utilizadas atualmente.
Atividade 2 e 3
Desenvolvimento de vocabulário
Defina grupos de quatro integrantes e as letras pelas quais ficarão responsáveis. No decorrer do ano, organize os momentos para a produção, enfatizando a ordem alfabética dos verbetes. Oriente-os a anotar as palavras aprendidas em cada unidade com sua definição. Solicite sempre a leitura em voz alta do que foi produzido.
Atividade 4
Produção de escrita
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Recolha as produções e verifique se as palavras estão escritas corretamente e se as definições estão adequadas. Oriente os grupos, caso haja alterações a fazer. Disponibilize o material para passarem a limpo e compile as páginas, incluindo uma capa.