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Avaliação final
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Quando fecho os olhos, vejo meu quarto. A cama está desarrumada, meu cobertor fofinho todo embolado, porque saí correndo para ir à escola, atrasada para uma prova. Minha agenda está aberta na escrivaninha no dia 9 de outubro de 2012. Meu uniforme — shalwar branco e kamiz azul — está em um cabide na parede, esperando por mim.
Ouço as crianças da vizinhança jogando críquete no beco atrás da nossa casa. Ouço o barulho do mercado ali perto. E, se prestar atenção, ouço Safina, minha amiga que mora na casa ao lado, batendo na parede que dividimos para me contar um segredo.
Sinto o cheiro de arroz cozinhando; mamãe está na cozinha. Ouço meus irmãos mais novos brigando pelo controle — a TV alternando entre luta livre e desenho animado. Logo vou ouvir a voz grossa de papai me chamando pelo apelido.
— Jani — ele vai dizer, que é "querida" em persa — Como anda a escola?
Papai perguntava como iam as coisas na Escola para Meninas Khushal, que ele fundou e onde eu estudava, mas eu sempre aproveitava a oportunidade de responder literalmente.
— Aba — eu brincava —, a escola não anda, está sempre no mesmo lugar! — Esse era meu jeito de dizer que achava que as coisas poderiam estar melhores.
Deixei aquele lar amado no Paquistão certa manhã — planejando mergulhar de volta nas cobertas assim que a aula terminasse — e acabei a um mundo de distância.
Algumas pessoas dizem que é muito perigoso voltar agora. Que eu nunca vou poder fazer isso. Então, de vez em quando, viajo para lá dentro da minha cabeça.
Mas agora outra família vive naquela casa, outra garota dorme naquele quarto — e eu estou a milhares de quilômetros de distância. Não ligo muito para as outras coisas no meu quarto, mas me preocupo com os troféus da escola na estante. Até sonho com eles de vez em quando. Tem um troféu de vice-campeã do primeiro concurso de soletração de que participei. E mais de quarenta e cinco taças e medalhas por ter sido a primeira da turma em provas, debates e competições. Para outras pessoas, podem parecer simples bugigangas de plástico. Mas para mim são lembranças da vida que eu amava e da menina que eu era — antes de sair de casa naquele dia fatídico.
Malala Yousafzai. Eu sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo. São Paulo: Seguinte, 2015. (Fragmento).
MANUAL DO PROFESSOR
Neste volume, você já realizou a "Avaliação inicial" no início do ano letivo, antes da unidade 1, para verificar o desempenho dos estudantes. Já aplicou no fim das unidades 2, 4 e 6 a seção "Avaliação em processo". Com esses instrumentos, acompanhou o desenvolvimento das aprendizagens de cada estudante. Agora, poderá dimensionar os resultados obtidos ao final do ano com a "Avaliação final", depois da unidade 9.
Além de serem importantes instrumentos de acompanhamento das aprendizagens, essas avaliações, juntas, oferecem elementos de identificação do percurso que cada estudante vivenciou no decorrer do ano, sendo uma forma de reconhecerem seus avanços e a superação das suas dificuldades. Também podem contribuir como um recurso de avaliação formativa do estudante.
Avaliação final
Habilidades da BNCC na seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF04LP05, EF04LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
A seção "Avaliação final" tem como objetivo verificar os resultados obtidos ao final do ano letivo; observar o progresso gradual de cada estudante e da turma; e, ainda, conferir se os objetivos do volume 4 foram alcançados. A intenção é que os estudantes estejam preparados para a próxima etapa escolar: o 5o ano, no próximo ano letivo.
É importante iniciar a avaliação pela fluência de leitura, um passo essencial para monitorar o desenvolvimento da leitura dos estudantes.
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano letivo, eles consigam ler 100 palavras por minuto, com precisão de 95%.
Será necessário que eles leiam para você, em voz alta e individualmente, os três primeiros parágrafos destacados (139 palavras) do texto da página 277 do Livro do Estudante. É importante que eles não tenham lido o texto integral nem o trecho selecionado antes dessa avaliação de fluência.
Avalie os estudantes um a um; se possível, use cronômetro e gravador para reavaliar a leitura posteriormente. As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência em leitura oral encontram-se nas páginas MP029 a MP031 deste Manual do Professor.
Sugerimos que você prepare previamente algumas atividades para que os demais estudantes estejam envolvidos enquanto os colegas são avaliados.
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■ Leia o texto todo, um trecho da autobiografia da paquistanesa Malala, a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz. Depois, faça as atividades com base no texto.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Em que data se passam os eventos dos quais Malala se recorda?
Alternativa C.
- A No dia 9 de outubro de 2021.
- B No dia 5 de maio de 2012.
- C No dia 9 de outubro de 2012.
2 Malala conta que a cama ficou desarrumada:
Alternativa C.
- A porque ela nunca arrumava a cama.
- B porque ela saiu correndo para o mercado.
- C porque ela estava atrasada para fazer uma prova na escola.
3 Do que Malala mais sente falta de sua casa no Paquistão?
Alternativa B.
- A De seu uniforme — shalwar branco e kamiz azul.
- B De seus troféus da escola na estante do quarto.
- C Das crianças da vizinhança jogando críquete.
4 O que o apelido de Malala, Jani, quer dizer em persa?
Alternativa C.
- A Tranquila.
- B Bonita.
- C Querida.
5 Malala diz que seu uniforme está em um cabide na parede esperando por ela. O que isso significa?
Alternativa A.
- A Ela não voltou mais naquele lugar.
- B Ela saiu apressada, pois estava atrasada para a escola.
- C Ela não gostava de usar o uniforme.
MANUAL DO PROFESSOR
Na "Avaliação final" deste volume, são revisados alguns dos conteúdos do volume 4, com proposta de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas abordando compreensão de textos com um relato de Malala, bem como atividades com vocabulário, escrita de palavras com sufixos -ês/-esa, -eza, -oso/-osa e com letra s e sons diferentes, substantivos (próprios e comuns), aposto e vocativo; e, ainda, uma proposta de produção escrita.
Após a proposta de fluência em leitura oral, será o momento de fazer a avaliação escrita com toda a turma. As atividades de 1 a 7 estão relacionadas à compreensão de textos, as atividades de 8 a 13 abrangem vocabulário e conhecimento alfabético.
Essa continuação da "Avaliação final" pode ser encaminhada ao mesmo tempo com toda a turma, uma vez que os estudantes farão as questões individualmente.
No dia reservado para a avaliação escrita, entregue os livros aos estudantes e peça a eles que leiam o texto todo da página 277 silenciosamente e depois respondam às questões de múltipla escolha e dissertativas a respeito do texto.
É importante planejar a forma como vai realizar a seção (dias e horários). A avaliação pode ser feita em vários dias da semana (por exemplo, a fluência em um dia e as questões de produção escrita em outro).
Nesta proposta, sugerimos comparar as avaliações anteriores aos resultados desta avaliação final. Veja a tabela nas páginas MP032 e MP033, que podem auxiliar na avaliação.
Atividade 1 a 7
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (de 1 a 5), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e a assinalar apenas uma alternativa como correta. Nas questões dissertativas (6 e 7), peça que leiam a pergunta e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação.
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6 Malala traz consigo algumas lembranças e sensações.
- Que sons ela ouve? E que cheiros ela sente?
Ela diz ouvir as crianças da vizinhança brincando, o barulho do mercado, sua amiga Safina batendo na parede que divide a casa das duas para lhe contar um segredo, os irmãos mais novos brigando pelo controle da TV, o pai chamando por ela. Sente o cheiro de arroz feito por sua mãe, que está na cozinha.
7 Releia os trechos.
"Não ligo muito para as outras coisas no meu quarto, mas me preocupo com os troféus da escola. [...] Para outras pessoas, podem parecer simples bugigangas de plástico."
- O que os troféus e as medalhas representam para Malala?
Os troféus representam as lembranças da vida que ela amava e da menina que era antes de deixar sua casa, deixar seu "lar amado".
8 Leia o trecho a seguir.
"A cama está desarrumada, meu cobertor fofinho todo embolado, porque saí correndo para ir à escola, atrasada para uma prova."
a) Relacione cada palavra destacada com um dos antônimos abaixo.
áspero
cheguei
adiantada
voltar
arrumada
Desarrumada: arrumada; fofinho: áspero; saí: cheguei; ir: voltar; atrasada: adiantada.
b) Escreva uma frase usando pelo menos duas das palavras destacadas.
Resposta pessoal.
9 Releia o trecho a seguir.
"Mas para mim são lembranças da vida que eu amava e da menina que eu era — antes de sair de casa naquele dia fatídico."
- Reescreva o trecho substituindo as três palavras destacadas por sinônimos do quadro, mantendo o mesmo sentido.
Mas para mim são recordações da vida que eu adorava e da menina que eu era — antes de sair de casa naquele dia trágico.
trágico
recordações
adorava
10 Leia as frases com atenção às palavras destacadas.
- Malala vivia em um apartamento no Paquistão. Ela é paquistanesa.
- Jani é sempre gentil. Ela age com gentileza.
-
Agora, copie as frases abaixo, substituindo o símbolo ? por uma palavra conforme os exemplos do quadro.
- Malala é uma garota esperta. Ela tem ? esperteza.
- Minha comida preferida vem da França. Prefiro a comida ? francesa.
- Akira veio do Japão. Ele é ? japonês.
- O pai de Malala está certo. Ele tem ? certeza.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 8 e 9
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ao trabalhar o desenvolvimento de vocabulário, na atividade 8, os estudantes devem encontrar novas palavras que substituam as palavras destacadas no trecho apresentado por meio de antônimos. Na atividade 9, a proposta é conhecer novas palavras, preservando o sentido das palavras do trecho, mas dessa vez por meio de sinônimos.
Atividade 10
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, os estudantes aplicarão o que sabem em relação à escrita de palavras com sufixos -ês/-esa, -eza.
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11 No exemplo e nos itens da atividade 10, quais palavras são substantivos próprios? Como você os identificou?
Malala, Paquistão, Jani, França, Akira, Japão. Justificativa: os substantivos próprios indicam nome de pessoas, países, instituições, entre outros, e são escritos com letra inicial maiúscula.
12 Leia a frase.
Malala conta que é muito perigoso voltar agora ao seu país.
- O adjetivo perigoso vem do substantivo perigo. Escreva outros adjetivos para os substantivos abaixo, seguindo o exemplo.
Venenoso(a), famoso(a), vaidoso(a), preconceituoso(a).
veneno
fama
vaidade
preconceito
- O que você observou em relação à escrita dessas novas palavras?
Espera-se que os estudantes indiquem que todas são escritas com a terminação -oso/-osa, escritas com s, mas pronunciadas com som de /z/.
13 Releia os trechos a sesuir
1 "Meu uniforme — shalwar branco e kamiz azul — está em um cabide na parede, esperando por mim."
2 "— Aba — eu brincava —, a escola não anda, está sempre no mesmo lugar! — Esse era meu jeito de dizer que achava que as coisas poderiam estar melhores."
- Qual das palavras ou expressões destacadas são aposto ou vocativo? Shalwar branco e kamiz azul são aposto; Aba é vocativo.
- No segundo trecho, as palavras escola, esse e coisas são escritas com a letra s, mas de formas diferentes. Escreva nove palavras em que a letra s seja usada dessas três formas distintas. Sugestão de resposta: Espelho, ostra, casca; pressa, passeio, assado; casa, mesada, blusa. Professor: esclareça que são três palavras em cada um dos exemplos.
■ Você leu um trecho da história de Malala, a garota que precisou abandonar sua casa e seu país. Agora, imagine que ela poderá retornar à sua casa, reencontrar seus amigos, voltar à sua escola. Reescreva a história dela, contando como seria a sua volta.
- Planejamento: planeje seu texto com base nas orientações do professor.
- Escrita: elabore um rascunho.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11
Nesta atividade, os estudantes deverão identificar substantivos próprios e substantivos comuns utilizados na atividade anterior.
Atividade 12
Conhecimento alfabético
Nesta atividade, os estudantes aplicarão o que sabem em relação à escrita de palavras com sufixo -oso/-osa.
Atividade 13
Conhecimento alfabético No item a da atividade 13, os estudantes vão aplicar o que aprenderam sobre aposto e vocativo. Já no item b, deverão identificar os diferentes sons produzidos pela letra s nas palavras.
Produção escrita
Na produção escrita, sugerimos que você faça algumas perguntas antes de os estudantes elaborarem o texto. Após perceber que já reuniram elementos para a escrita, peça que escrevam o texto numa folha de rascunho, revisem e passem a limpo a versão final.
Na "Avaliação final " do volume 4, serão avaliadas todas as etapas. Oriente os estudantes a realizar um planejamento da escrita. Anote no quadro de giz as etapas:
- Rascunho: selecionar as informações principais para garantir a sequência dos fatos narrados.
- Escrita: seguir as anotações do rascunho.
- Revisão: identificar possíveis erros de escrita, pontuação ou problemas na estrutura, coerência e coesão textuais.
- Reescrita: passar a limpo a última versão do texto.
Para a produção escrita de cada estudante, é preciso considerar diferentes aspectos. Desse modo, sugerimos uma tabela nas páginas MP032 e MP033 do Manual do Professor que pode auxiliar você a fazer uma avaliação formativa de cada estudante, bem como ter um parâmetro de como está sua turma do 4o ano.
No final, recolha o texto e avalie a evolução dos estudantes comparando com os resultados da primeira produção escrita de texto na "Avaliação inicial" e as produções feitas nas unidades 2, 4 e 6, na seção "Avaliação em processo".