281
Para fazer em casa
Unidade 1
Faça no caderno.
1 Leia, em voz alta, as frases extraídas do mito A criação da noite, lido nesta unidade.
1 "Antigamente não havia noite. Era sempre dia."
2 "A Lua e as estrelas eram como o Sol."
3 "Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta."
- Como você pôde observar, as palavras destacadas possuem encontros vocálicos. Copie-as e separe as sílabas. Não: não; havia: ha-vi-a; noite: noi-te; dia: di-a; Lua: Lu-a; aldeia: al-dei-a.
- Alguma delas possui tritongo? Justifique. Espera-se que os estudantes recordem: para ser tritongo é preciso ter três vogais na mesma sílaba; portanto, nenhuma das palavras é tritongo. Se indicarem aldeia, peça para separarem as sílabas e observarem que as vogais não ficam todas na mesma sílaba.
- Agora, indique se elas possuem ditongo ou hiato. Não (ditongo); ha-vi-a (hiato); noi-te (ditongo); di-a (hiato); Lu-a (hiato); al-dei-a (ditongo e hiato).
Dica: Observe como você separou as sílabas.
2 Leia as palavras do quadro. Copie o nome de cada imagem.
horta
hipopótamo
hospital
hélice
harpa
harmonia
Harpa.
Hélice.
- O que você observa ao ler essas palavras em voz alta? Qual é o som que sai da boca ao ler a primeira sílaba?
O som é o da vogal que vem depois da letra h.
- Descubra quais são as palavras, copie e complete com ha, he, hi, ho ou hu.
✤ra ✤giene ✤lário ✤mano ✤bito ✤rói
hora, higiene, hilário, humano, hábito, herói
Desafio! Pesquise em jornais, revistas, panfletos ou dicionários outras dez palavras que comecem pela letra h. Escreva-as no caderno.
Resposta pessoal. Sugestão: hiena, hotel, helicóptero, holofote, hidrante, hortênsia, homem, hóspede, humanidade, hoje.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ajudar a desenvolver a autonomia do estudante, sugira as dicas a seguir.
- Procurar manter uma rotina de estudos reservando o mesmo horário todos os dias para a realização das atividades.
- Escolher um ambiente tranquilo da casa, longe de distrações (celular, televisão, circulação de pessoas).
- Retomar o conteúdo da aula e tentar relacioná-lo com a atividade.
- Realizar as atividades no caderno, anotando após o conteúdo da aula a página correspondente ao livro e a numeração das atividades que serão respondidas.
- Anotar o que não entender para sanar as dúvidas com o professor no momento da correção.
Para fazer em casa
■ Unidade 1
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP13, EF04LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Aproveite o momento de correção coletiva das atividades para explorar o vocabulário dos estudantes de palavras com h inicial. Garanta que eles compreendam que o som que emitimos em palavras iniciadas com h é o da vogal que vem após essa letra.
Para fazer em casa
■ Unidades 1 a 9
A seção "Para fazer em casa" apresenta atividades e desafios que possibilitam ao estudante fixar o conteúdo aprendido, identificar dificuldades e estabelecer uma rotina de estudos. Esta seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa do estudante, pois permite identificar suas defasagens e seus avanços, acompanhando a evolução do seu processo de aprendizagem.
As atividades são planejadas de forma a retomar conteúdos que precisam ser consolidados; assim, sugerimos que elas sejam propostas no final de cada unidade.
Procure fazer comentários motivacionais, ler e explicar os enunciados, orientar como registrar as respostas, disponibilizando tempo para a correção e a resolução de eventuais dúvidas.
Além dos comentários sobre as atividades propostas no Livro do Estudante, apresentamos algumas atividades complementares que poderão ser utilizadas em sala de aula para subsidiar a sistematização dos conteúdos estudados ao longo das unidades, como reforço às tarefas de casa ou ainda como atividade avaliativa. Elas poderão ser apresentadas aos estudantes no quadro de giz para que eles as copiem e respondam no caderno.
282
Para fazer em casa
Unidade 2
Faça no caderno.
1 No quadro a seguir, há nomes de várias frutas, mas alguns acentos não foram colocados.
- Identifique quais são as palavras que levam acento e copie-as no caderno, acentuando-as corretamente.
Açaí, maracujá, pêssego, cajá.
açai
melancia
coco
manga
maracuja
jaca
pera
banana
caqui
pessego
cupuaçu caja
Pergunte aos estudantes quais são as frutas acima (maracujá e cupuaçu).
- Quais dessas frutas você não conhece?
Resposta pessoal.
2 Copie e desenhe os alimentos abaixo no caderno.
repolho
alface
chuchu
beterraba
jabuticaba
- Agora, encontre e circule a palavra intrusa. É uma palavra oxítona. Chuchu.
- As outras palavras são paroxítonas ou proparoxítonas? Como você descobriu? As demais palavras são paroxítonas, pois têm como sílaba tônica a penúltima.
- Podemos afirmar que a palavra abóbora é acentuada. Ela é oxítona, paroxítona ou proparoxítona? Justifique o motivo do acento. Ela é proparoxítona, pois a antep enúltima sílaba é tônic a. Todas as proparoxítonas são ac entu adas.
Desafio! Na lista de palavras a seguir, descubra as sílabas acentuadas e que tipo de acento levam. Copie-as no caderno e acentue-as corretamente.
Dica: Leia as palavras em voz alta e preste atenção à sílaba tônica. Todas recebem acento.
medico
virus
cafe
calendario
gratis
lampada
album
chines
centimetro
alguem
Médico, vírus, café, calendário, grátis, lâmpada, álbum, chinês, centímetro, alguém.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 2
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF04LP04.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Atividade 1
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Durante a correção desta atividade, converse com os estudantes sobre as frutas cujos nomes foram apresentados no quadro, sobre as características de cada uma (cor, textura e sabor) e se já experimentaram suco feito com algumas delas e quais seriam. Se possível, leve imagens dessas frutas para mostrar para a turma.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
- Solicite aos estudantes a escrita de uma lista de palavras com nomes de outras frutas, ampliando o repertório e o vocabulário da turma. Peça a eles que encontrem e identifiquem os encontros vocálicos presentes nesses nomes e que classifiquem cada palavra em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
- Proponha aos estudantes que acentuem as seguintes palavras: "principe, croche, oculos, misterio, chapeu". (príncipe, crochê, óculos, mistério, chapéu)
- Peça aos estudantes que completem as frases com a palavra adequada da atividade anterior.
- A princesa disse ao ? que esqueceu a lâmpada acesa. (príncipe)
- O sapato dela era de ? e ela adorava usar ?. (crochê, óculos)
- Finalmente foi descoberto o ? do desaparecimento dos bolinhos de chuchu. (mistério)
- Ela vivia escondida debaixo do ?. (chapéu)
283
Para fazer em casa
Unidade 3
Faça no caderno.
1 Você se lembra da história O sonho de Ismar? Leia o diálogo a seguir, baseado nessa história.
— Por gentileza, senhor, você não encontrou nada aqui neste beco? Um tesouro secreto, por exemplo?
— Com toda a certeza não! Mas me desculpe a franqueza, sua vida já é uma beleza e não é preciso nenhum tesouro!
- Observe acima os substantivos destacados e escreva a partir de qual adjetivo cada um deles foi formado. Veja o exemplo: franqueza — franco Gentileza — gentil; certeza — certo; beleza — belo.
- Agora, forme substantivos a partir dos adjetivos a seguir.
limpo
esperto
nobre mole
rico
pobre
delicado
Limpeza; esperteza; nobreza; moleza; riqueza; pobreza; delicadeza.
2 Observe a fotografia e depois identifique, na legenda, o nome da árvore.
tucumã
-
Copie as frases completando-as com uma das palavras entre parênteses.
- As palavras que nomeiam lugares, objetos, pessoas e elementos da natureza são chamadas ♣ (substantivos / adjetivos). substantivos
- A palavra tucumã é um ♣ (substantivo / adjetivo), porque ela dá nome a uma árvore. Ela é um substantivo ♣ (próprio / comum). substantivo / comum
Desafio! Escreva uma única frase usando estes três substantivos comuns:
árvore
tronco
espinhos
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 3
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF04LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Conhecimento alfabético
No momento da correção, realize a leitura do diálogo em voz alta para os estudantes, primeiramente como exemplo de fluência e velocidade e, em seguida, pedindo-lhes que leiam em uníssono.
No item b, verifique se compreenderam como ocorre a formação de substantivos a partir de adjetivos e esclareça o que for necessário para sistematizar esse conteúdo.
Desafio!
Compreensão de textos
Produção de escrita
Explique aos estudantes que é preciso elaborar uma única frase utilizando os três substantivos comuns.
Atividades complementares
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
-
Peça aos estudantes que completem as frases usando substantivos próprios.
- Meu nome é:
- Moro na cidade de:
- Minha cidade fica no estado de:
- Os meus melhores amigos são:
- Estudo na escola:
-
Oriente os estudantes a escrever três substantivos que sejam nomes de:
- animais. (Sugestões: cavalo, camelo, galinha, paca, onça etc.)
- pessoas. (Sugestões: Maria, Cláudia, Pedro etc.)
- materiais escolares. (Sugestões: lápis, caneta, tesoura, cola etc.)
- estados. (Sugestões: Roraima, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro etc.)
- móveis. (Sugestões: cadeira, mesa, cama, guarda-roupa etc.)
- países. (Sugestões: Argentina, Bolívia, Suíça, Canadá etc.)
284
Para fazer em casa
Unidade 4
Faça no caderno.
1 No diálogo a seguir, baseado na história Drácula desta unidade, estão faltando alguns sinais de pontuação.
- Copie e complete o texto com a pontuação adequada. Depois, leia o texto.
Lembre-se: Ao ler o texto, perceba a diferença que a pontuação faz.
Sabe quem apareceu de repente naquela noite ✿ ? Sim, foi ele, o Drácula. E foi logo me dizendo✿:
—✿ Boa noite. O que faz aqui neste escuro✿ ? Cuidado✿! Este lugar pode ser perigoso✿.
Só consegui responder✿:
—✿ Agradeço muito✿! Mas não tenho medo de lenda✿.
E saí em disparada sem olhar para trás✿!
2 Leia as palavras do quadro abaixo.
assombração
quarto
fantasma
lençol
suspense
medo
escuro
flutuando
- Escolha algumas delas para formar três frases: uma declarativa, uma exclamativa e uma interrogativa.
- Depois, leia-as com atenção aos sinais de pontuação.
2. Resposta pessoal. Sugestões: Quando vi a assombração, fiquei com medo. / Havia um fantasma no quarto! / Ele estava flutuando?
Desafio! Releia a primeira estrofe do poema narrativo Joãozinho sem medo, que você leu nesta unidade. Depois, reescreva essa estrofe começando com o seguinte verso: "Joãozinho com medo".
Resposta pessoal.
"Joãozinho sem medo
Não tinha medo de nada
Enfrentava tempestade
Gigante e até fantasma."
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 4
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP07, EF04LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 1
Compreensão de textos
Considere as variações possíveis na pontuação em algumas situações, como no final das frases em que sugerimos o ponto de exclamação, em vez de ponto final, quando se puder optar por um ou por outro.
Ajude os estudantes a perceber que a leitura do diálogo fica prejudicada sem alguns dos sinais de pontuação, principalmente o ponto de interrogação.
Durante a correção, após a colocação dos devidos sinais de pontuação, faça com eles uma leitura compartilhada.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Peça aos estudantes que leiam a frase a seguir, formada com algumas das palavras do quadro da atividade 2, e que digam qual sinal de pontuação está faltando. Em seguida, oriente-os a reescrevê-la no caderno, acrescentando o sinal que falta.
No quarto havia suspense medo escuro e o lençol por isso pensava que fosse um fantasma.
(A vírgula. No quarto, havia suspense, medo, escuro, e o lençol. Por isso, pensava que fosse um fantasma.)
285
Para fazer em casa
Unidade 5
Faça no caderno.
1 Leia as definições dadas por algumas crianças para as seguintes palavras:
- Elogio: o que você diz para uma pessoa que é legal, bonita e inteligente.
- Gente: o que não é bicho; eu sou gente e você também.
- Nuvem: algodão do céu que às vezes parece com um bicho.
- Porco: bicho que tem focinho de tomada e é cor-de-rosa.
- Qual definição você daria para essas mesmas palavras? Resposta pessoal.
- Agora, procure no dicionário o significado dessas palavras e copie-os no caderno. Elogio: expressar admiração e aprovação por alguém. Gente: ser humano; o gênero humano. Nuvem: aglomerado de vapor de água ou de cristais de gelo suspenso no ar e que pode originar chuvas. Porco: mamífero da família dos suídeos, de corpo robusto, pelos ásperos e pernas curtas.
2 Copie as frases a seguir. Depois, leia-as e indique o que cada uma delas contém no destaque: aposto ou vocativo?
- Pedrinho, meu colega da escola, emprestou a borracha para o Beto. Aposto.
- Beto, não se esqueça de trazer uma borracha na próxima aula. Vocativo.
- Professora, me ajude a entender o que é vocativo, por favor. Vocativo.
- Dona Joana, a diretora da escola, conversou com os alunos sobre os problemas causados pela prática de bullying. Aposto.
- Juliana, a estudante do 4o ano B, teve uma boa ideia para o projeto de História. Aposto.
- Matheus, venha ver rápido o que encontrei na calçada da vizinha! Vocativo.
Desafio! Releia a frase do item d da atividade 2. Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Escreva um pequeno texto dando um exemplo de bullying e sua sugestão para combatê-lo.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 5
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP12, EF04LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 2
Compreensão de textos
Antes de os estudantes realizarem esta tarefa de casa, oriente-os a observar atentamente cada frase para que indiquem, adequadamente, a presença de aposto ou de vocativo em cada uma delas.
Durante a correção, apresente mais alguns exemplos no quadro de giz para sanar possíveis dúvidas ainda existentes.
Desafio!
Produção de escrita
Compreensão de textos
Antes de escreverem como tarefa de casa o texto proposto nesta atividade, reforce com os estudantes o significado de bullying, já discutido nesta unidade.
Promova reflexões sobre as atitudes que podem ser consideradas bullying, trazendo exemplos. Pergunte as opiniões deles e garanta a palavra a todos os que quiserem se pronunciar a respeito do assunto.
Por fim, oriente-os a escrever, em casa, o que pensam sobre isso, dando exemplos e sugestões para combater tais comportamentos.
Atividades complementares
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
-
Peça aos estudantes que completem cada grupo de palavras, observando o exemplo.
- Conviver — convivência — convívio
- Habitar — habitação — ? (habitantes)
- Morar — ? — morador (moradia)
- Residir — residência — ? (residentes)
-
Pergunte aos estudantes quais palavras da atividade anterior podem completar as frases que seguem.
- Moradores da Floresta é o nome de um programa educativo sobre os ? da Amazônia. (habitantes/residentes)
- O ? no ambiente escolar é importante. (convívio)
- Qual é o endereço da sua ? (residência/ moradia)
- ? é o local onde as pessoas moram. (Moradia/Residência)
286
Para fazer em casa
Unidade 6
Faça no caderno.
1 Os trechos, a seguir, são da lenda do Pirarucu, desta unidade. Reescreva cada trecho trocando as palavras destacadas pelos sinônimos abaixo.
resolveu
possuía
olhou
castigar
convocou
malvado
mandou
1 "Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que, cansado daquele comportamento, decidiu punir Pirarucu."
Tupã, o deus dos deuses, olhou [...] resolveu castigar Pirarucu.
2 "Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira.
Tupã convocou Polo e mandou [...].
3 "Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo."
Ele era um bravo guerreriro, mas possuía um coração malvado [...].
2 Leia as frases e os substantivos destacados em cada item a seguir. Depois, copie-as e responda ao que se pede.
Os estudantes podem observar que nas frases aparecem outros substantivos e que um substantivo pode ter duas classificações, sendo comum e simples, por exemplo.
-
É substantivo comum ou próprio?
- Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio. próprio
- O indígena somente ignorou as ondas, sorrindo. comum
- Xandoré acertou o coração do guerreiro. próprio; comum
-
É substantivo simples ou composto?
- Essa flor exala um delicioso perfume! simples
- Nesta segunda-feira teremos aula de Ciências. Aprenderemos sobre a fauna brasileira. composto; simples
- Amor-perfeito é uma planta que produz flores muito coloridas. composto; simples
Desafio! Imagine que você teve a oportunidade de entrevistar alguma personagem de lendas brasileiras, como o Pirarucu ou o Saci.
Resposta pessoal.
- Liste três perguntas que faria na entrevista e as possíveis respostas da personagem.
- Ensaie a entrevista que você imaginou. Modifique a voz para diferenciar entrevistador e entrevistado.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 6
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP13, EF35LP03, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP10, EF04LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desafio!
Compreensão de textos
Produção de escrita
Antes da atividade, oriente os estudantes a pensar em perguntas que sejam interessantes e que tratem de curiosidades sobre os hábitos, os gostos e as atitudes da personagem folclórica.
Após a realização desta tarefa de casa, realize a correção, compartilhando com a turma as questões mais interessantes e as respostas criadas por eles. Este momento pode ser uma oportunidade para realizar a correção coletiva de algumas questões por você selecionadas para trabalhar os erros ortográficos mais comuns cometidos pela turma.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral Produção de escrita
Após a correção das atividades em sala de aula, promova uma atividade de escrita coletiva de frases, aproveitando as palavras que os estudantes encontraram na realização da atividade de "Desafio".
Escolha algumas palavras trazidas por eles e, oralmente, peça que elaborem frases considerando o significado de cada palavra. Depois anote no quadro de giz e peça que copiem no caderno. Promova uma leitura em coro das frases elaboradas pelos estudantes.
287
Para fazer em casa
Unidade 7
Faça no caderno.
1 As frases a seguir são inspiradas na história do Pinóquio desta unidade. Copie cada frase substituindo o símbolo ❖ por um adjetivo, de acordo com o substantivo entre parênteses.
- Leia em voz alta as frases a seguir com ponto final, depois com ponto de interrogação e, por fim, com ponto de exclamação. Veja a diferença.
- Pinóquio envolveu-se em uma situação ❖. (perigo) perigosa
- A Fada Turquesa ajudou o Pinóquio. Ela é muito ❖. (bondade) bondosa
- O Grilo Falante, como todos os grilos, produz um ruído ❖. (escândalo) escandaloso
2 Transforme os verbos em substantivos, como em: listar — listagem.
- tatuar tatuagem
- maquiar maquiagem
- colar colagem
- viajar viagem
- passar passagem
- sabotar sabotagem
3 Leia as frases, copie-as e sublinhe os pronomes presentes nelas.
- O nariz do Pinóquio cresceu cada vez que ele mentiu. ele
- A fantasia da menina ficou muito parecida com a nossa. nossa
- A atriz ficou chateada no final da peça. Ela esqueceu sua fala! Ela, sua
- Eu e meus primos fomos ver a peça. Nós gostamos muito de ir ao teatro. Nós
Desafio! 1 Reescreva as frases trocando as palavras destacadas por pronomes.
- No final de semana, Maria e Clara vão ao teatro com os pais. elas
- O pai de Pinóquio estava muito preocupado. dele
- O boneco estava com muito medo! Ele
2 Agora, elabore uma frase com estes pronomes: nós, nosso, nossas.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 7
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP06, EF04LP05, EF04LP06, EF04LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Atividade 3
Compreensão de textos
Se considerar pertinente, aproveite o momento de correção para realizar uma análise de forma coletiva dos pronomes encontrados nas frases.
No quadro de giz, anote quais são e classifique-os, oferecendo outros exemplos (oralmente) aos estudantes. No final, solicite que copiem no caderno.
Desafio!
Compreensão de textos
Produção de escrita
Realize a correção coletiva das frases reescritas pelos estudantes, pedindo-lhes que as leiam em voz alta.
Anote no quadro de giz as que julgar pertinentes para promover aprendizagens sistematizadas sobre ortografia, pontuação e uso correto dos pronomes.
Peça que copiem no caderno e finalize com a leitura em uníssono das frases selecionadas.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
1. Solicite aos estudantes que continuem de acordo com o modelo.
Se perigoso vem de perigo...
- Gostoso vem de ?. (gosto)
- Saboroso vem de ?. (sabor)
- Orgulhosa vem de ?. (orgulho)
- Bondosa vem de ?. (bondade)
- Estudiosa vem de ?. (estudo)
- Carinhosa vem de ?. (carinho)
2. Para avaliar a produção escrita da turma, diga que imaginem que um amigo quer saber do que trata a peça "Eu chovo, tu choves, ele chove..." e que escrevam um texto que a resuma, contando as principais informações sobre a obra.
288
Para fazer em casa
Unidade 8
Faça no caderno.
1 A imagem, a seguir, está associada à carta de reclamação que você leu na seção "Conhecer mais palavras" (página 244). Relacione-a com uma das expressões a seguir.
- Gás natural encanado.
- Energia pública.
- Transporte público.
- Água encanada.
Espera-se que os estudantes relacionem a fotografia de fios e postes elétricos à expressão energia pública (item b).
2 Considerando a carta de reclamação que você leu e estudou na página 244, complete o texto com as palavras do quadro.
problema
resolução
argumentos
Problema; argumentos; resolução.
O texto da carta de reclamação deve ter: a apresentação do ❖, os ❖ que justificam a reclamação e uma solicitação para a ❖ do problema.
Antes de os estudantes fazerem em casa a produção da carta de reclamação, escolha com eles qual será o tema da carta.
Desafio! Agora, escreva você uma carta de reclamação para a prefeitura da cidade. Defina o assunto da carta (a coleta de lixo, o transporte público, a falta de árvores no bairro ou outro assunto). Siga o roteiro abaixo e bom trabalho!
Oriente os estudantes explicando o roteiro e, quando eles trouxerem a carta, proponha uma correção coletiva em sala.
- Comece escrevendo o local e a data. Na linha que vem logo abaixo, indique o destinatário: a prefeitura de sua cidade.
-
Organize as informações:
- no 1o parágrafo, apresente a reclamação, descrevendo o problema;
- no 2o parágrafo, elabore a argumentação, justificando a reclamação;
- no 3o parágrafo, faça a solicitação, indicando sua sugestão para resolver o problema.
- Encerre a carta usando uma frase de conclusão. Depois, escreva e assine seu nome. Após os estudantes escreverem a carta em casa, trabalhe com eles os termos usados e seu significado no contexto em que estão inseridos.
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 8
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP03, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP15, EF04LP10, EF04LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desafio!
Produção de escrita
Explique aos estudantes que a carta que eles leram na seção "Conhecer mais palavras" (página 244) segue a formatação dos meios de comunicação digitais e também é definida de acordo com os critérios do jornal em que foi publicada (no caso, na seção de cartas do leitor).
A carta, portanto, apresenta um título que tem por objetivo chamar a atenção para o assunto do texto (o que não acontece com as cartas de reclamação manuscritas); tem data, mas está sem cabeçalho; mostra o horário da publicação, informação comum nas publicações dos meios digitais; tem o nome do emissor (sem a assinatura, pois não foi escrita de próprio punho).
Essas observações são importantes para que percebam que, embora a forma de apresentação do texto possa variar, a estrutura do gênero se mantém (apresentação do problema, argumentação e solicitação para resolução do motivo que gerou a reclamação).
Para orientá-los na elaboração da carta de reclamação, decida em conjunto qual será o assunto dela. Escreva no quadro de giz a estrutura do texto indicada no roteiro e, se julgar oportuno, elabore uma carta coletiva com a turma como forma de preparação para a escrita individual.
Esclareça que a linguagem da carta deve ser formal, clara e objetiva, e estabeleça alguns critérios para que os estudantes possam fazer a revisão da carta antes de entregá-la para sua correção.
Veja algumas sugestões.
- No cabeçalho, foi usada a vírgula para separar o nome da cidade e a data?
- Os substantivos próprios do texto foram escritos com letra maiúscula?
- Cada novo parágrafo foi iniciado com letra maiúscula?
- A vírgula foi usada para separar ideias ou os itens citados em uma frase?
- Os verbos estão concordando com o sujeito das orações?
- As palavras estão escritas corretamente?
- No 1o parágrafo, o problema foi apresentado de modo claro?
- No 2o parágrafo, os argumentos são eficientes para convencer o receptor?
- No 3o parágrafo, há uma solicitação?
- Há uma conclusão na carta, no 4o parágrafo?
- A carta traz o nome e a assinatura?
289
Para fazer em casa
Unidade 9
Faça no caderno.
1 Nas palavras abaixo, está faltando uma letra. Copie-as substituindo o símbolo ❋ pela letra s ou z.
anali❋ar
revi❋ar
preci❋ar
humani❋ar
simboli❋ar
economi❋ar
fnali❋ar
parali❋ar
Analisar, precisar, simbolizar, finalizar, revisar, humanizar, economizar, paralisar.
2 Leia as frases, copie-as e substitua o símbolo * por uma das palavras entre parênteses.
- No litoral paulista, * animais marinhos apareceram mortos. (muito / muitos) muitos
- Os * se agravam quando a maioria das praias fica tomada por lixo. (problema / problemas) problemas
- Ele afirma que são * políticas de fiscalização na legislação (necessários / necessárias / necessário). necessárias
- Moro no litoral. A praia é * distante da escola onde estudo. (meia / meio) meio
Um dia, a professora... crescessem. Joãozinho, o mais entusiasmado, respondeu rapidamente: — Eu serei biólogo ou mergulhador! — Que menino esperto! — elogiou a professora.
Desafio! O texto abaixo foi escrito sem ser organizado em parágrafos e sem verificar a ortografia, a pontuação e a colocação de iniciais maiúsculas. Você deve identificar esses problemas e corrigi-los.
Desafio! Joãozinho era... curioso. Ele passava... a imensidão do mar. Se surgisse alguma... o local, ele ficava extremamente chateado e... corretamente. Ele... p reservação do meio ambiente.
joãozinho era um menino muito curioso ele pasava horas apreciando a imencidão do mar se surgise alguma garrafa ou uma sacolinha plástica que poluísse o local ele ficava estremamente xatiado e recolhia-as para descartar coretamente ele sabia da importância da preservasão do meio ambiente um dia a professora perguntou aos estudantes o que eles queriam ser quando crescessem joãozinho o mais entusiasmado respondeu rapidamente eu serei biólogo ou mergulhador que menino esperto elogiou a profeçora
MANUAL DO PROFESSOR
Para fazer em casa
■ Unidade 9
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP03, EF35LP07, EF35LP09, EF04LP05, EF04LP07, EF04LP08.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Produção de escrita
Desafio!
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Diante de possíveis dificuldades na realização desta atividade em casa pelos estudantes, transmita-lhes de antemão as seguintes orientações:
- Peça que leiam o texto em voz alta, pausadamente, como se a pontuação estivesse presente. Isso os ajudará a compreender o contexto, possibilitando-lhes que consigam realizar a atividade posteriormente, sem a sua ajuda.
- Explique que eles também encontrarão palavras com erros ortográficos. Escolha uma dessas palavras como exemplo para a discussão em sala.
- Relembre-os sobre o uso adequado da letra maiúscula.
Realize a correção coletiva no quadro de giz e solicite que copiem no caderno, comparando com o que fizeram para verificar acertos e erros.
Atividades complementares
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Produção de escrita
Compreensão de textos
-
Peça aos estudantes que reescrevam as frases no caderno, substituindo o símbolo ? pelas palavras adequadas. Dica: elas estão no quadro da atividade 1 da página 289.
- Para tomar uma decisão, é preciso ? bem a situação. (analisar)
- Terei de ? o ano todo para poder viajar no Natal. (economizar)
- Conte sempre comigo para tudo o que você ? ! (precisar)
- Depois de escrever um texto, é importante ? e corrigir os erros encontrados. (revisar)
-
Solicite aos estudantes que escrevam uma frase para cada uma das palavras abaixo.
- Alisar.
- Autorizar.
- Visualizar.
- Pisar.