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Avaliação inicial
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar atenção nas palavras lidas.
O planeta do Pequeno Príncipe Preto
Em um minúsculo planeta mora um menino preto com uma árvore Baobá. O menino gosta muito de regar a Baobá, que é sua única companheira.
— Vocês estão me ouvindo, mas não conseguem me ver. Estou atrás do tronco de uma árvore, da Baobá. É uma árvore linda, imensa, gigante. Estou de braços abertos tentando envolvê-la, mas não consigo. Precisaria de duas, três, quatro... de muita gente. Abraçar a Baobá é uma troca de força, de energia. Sabe quando a bateria está fraca? Então, eu venho aqui e recarrego.
Ah, já ia esquecendo: eu sou o Príncipe deste planeta. A Baobá disse que sou o Pequeno Príncipe. Ela é a Grande Princesa.
Eu não sei quem veio primeiro. O planeta ou a Baobá. Ela é uma árvore sagrada, milenar. Está há tanto tempo aqui...
A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna. Não gosto de ver ninguém com sede.
As amizades também devem ser regadas todos os dias. [...]
Devo tanto à Baobá, sabe? Sabedoria é comida que nos alimenta. Existe uma coisa chamada ancestralidade. Antes dessa árvore, existiu outra árvore, antes existiu outra árvore, e mais outra, outra e outra... Antes de mim vieram os meus pais, os meus avós, os meus bisavós, os meus tataravós, os meus ta-ta-taravós... Todos eram reis, rainhas.
Como pode existir o hoje, o agora, se você não conhece o seu passado, a sua origem, as suas características? É assim que a gente conhece a nossa ancestralidade. [...]
A minha pele é da cor desse solo. Quando eu rego fica mais escuro, cor de chocolate, de café quentinho. As cores são diferentes, iguais aos lápis de cor. Tem gente que fala que existe um lápis "cor de pele". Como assim? A pele pode ter tantos tons...
Eu sou negro! Um pouco mais claro que alguns negros e um pouco mais escuro que outros. É como a cor verde... Tem o verde-escuro e o verde-claro, mas nenhum dos dois deixa de ser verde. Eu gosto muito da minha cor e dos meus traços.
Minha boca é grande e carnuda.
Olhe o meu sorriso, como é simpático e bonito!
Eu tenho nariz de batata. Eu adoro batata e adoro meu nariz.
Meus olhos são escuros como a noite. Também existem olhos claros, mas gosto dos meus olhos como eles são. Porque são meus.
Meu cabelo não é ruim. Ele não fala mal de ninguém. Antes eu cortava o meu cabelo bem baixinho, mas agora estou deixando crescer. Quero que fique para cima igual aos galhos da Baobá. Vai crescer, crescer, crescer... Vai ficar forte, brilhoso, volumoso. Olhe para o céu! Ele será o limite.
Rodrigo França. O Pequeno Príncipe Preto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. (Fragmento adaptado).
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■ Leia, em silêncio, o texto todo da página 12, que é uma narrativa ficcional sobre um pequeno príncipe que mora em um minúsculo planeta. Depois, faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Quem é o narrador da história?
- A A Baobá.
- B Grande Princesa.
- C O Pequeno Príncipe.
2 Quem faz companhia ao menino no planeta em que ele habita?
- A O pai e a mãe do príncipe.
- B Uma árvore grande e sagrada.
- C Vários reis e rainhas, avós do príncipe.
3 É possível perceber que a Baobá é, de fato, enorme porque:
- A o Pequeno Príncipe não consegue envolver a árvore com os braços abertos.
- B apenas uma pessoa conseguiria envolver a árvore com os braços abertos.
- C baobás costumam ser árvores não muito grandes.
4 A árvore chama o menino de Pequeno Príncipe porque:
- A esse é o apelido que outras árvores deram ao menino.
- B ele é o único príncipe que já existiu no planeta.
- C ele é uma criança de quem ela gosta muito.
5 Quem veio primeiro: a árvore ou o planeta?
- A O menino não sabe se quem veio primeiro foi a árvore ou o planeta.
- B O menino tem certeza de que o planeta veio primeiro.
- C O menino acha que foi a árvore, pois ela está há muito tempo no planeta.
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6 Como é a Baobá e o Pequeno Príncipe? Reconte como o menino descreve a si mesmo e a árvore.
7 Releia o trecho em que o menino fala de amizade.
"A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna. Não gosto de ver ninguém com sede.
As amizades também devem ser regadas todos os dias. [...]"
-
Como o menino alimenta a amizade que tem com a árvore Baobá?
8 No trecho "Meu cabelo não é ruim. Ele não fala mal de ninguém", podemos dizer que a segunda afirmação é inusitada porque faz uma crítica.
-
O que o menino está criticando?
9 Releia o trecho abaixo.
"A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna."
-
Reescreva esse trecho, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
10 Releia o trecho abaixo.
"A minha pele é da cor desse solo. Quando eu rego fica mais escuro, cor de chocolate, de café quentinho. As cores são diferentes, iguais aos lápis de cor. Tem gente que fala que existe um lápis 'cor de pele'. Como assim?"
-
Em que situações costumamos empregar o verbo regar?
-
Por que o menino não concorda com a existência de um lápis "cor de pele"?
11 Releia o trecho em que o Príncipe se refere ao seu cabelo.
"Antes eu cortava o meu cabelo bem baixinho, mas agora estou deixando crescer. Quero que fique para cima igual aos galhos da Baobá. Vai crescer, crescer, crescer... Vai ficar forte, brilhoso, volumoso. Olhe para o céu! Ele será o limite."
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-
Nesse trecho, há duas palavras que terminam com o sufixo -oso, que formam adjetivos. Quais são essas palavras?
-
Transforme as palavras do quadro a seguir em adjetivos considerando a mesma terminação do item a.
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- silêncio
- gosto
- orgulho
- cheiro
- perigo
- cuidado
-
12 Estas duas palavras do texto estão no diminutivo: baixinho e quentinho.
-
Leia as palavras do quadro abaixo, que foram retiradas do texto. Passe-as para o diminutivo.
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- bonito
- galhos
- força
- batata
- boca
- verde
- cabelo
- comida
- nariz
-
-
Como terminam as palavras que você passou para o diminutivo?
13 Releia o trecho a seguir.
"Antes de mim vieram os meus pais, os meus avós, os meus bisavós, os meus tataravós, os meus ta-ta-taravós..."
- Reescreva o trecho, fazendo as adequações necessárias e iniciando deste modo: Antes de nós vieram...
■ Você leu um texto de um menino que fala da importância de valorizar as próprias características e o jeito de ser. Agora, escreva uma descrição sua valorizando suas características físicas e sua maneira de ser.
- Escrita: elabore um texto com base nas orientações do professor.