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UNIDADE 1 Arte
Você costuma ler livros? Tem o hábito de ouvir ou compor música? Já assistiu a peças de teatro ou apresentações de dança ou participou de alguma? Já viu pinturas, esculturas, grafites em museus ou em espaços ao ar livre? As artes fazem parte do nosso dia a dia. Elas nos proporcionam entretenimento e reflexão sobre o mundo e sobre nós mesmos.
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- Leia a legenda e observe a imagem de uma releitura. O grafite está em um museu?
-
Você reconhece as personagens que aparecem nesse grafite?
-
Em sua opinião, por que o artista Kobra fez esse grafite? Justifique.
Desafio
Você já viu esta pintura? O quadro Mona Lisa provavelmente é um dos mais famosos do mundo. Muitos artistas contemporâneos o usam como referência para sua obra.
Um dos processos de criação artística é a releitura. Por meio dela, um artista homenageia uma obra de arte, recriando-a com outros materiais, técnicas e cores.
Em relação à obra inicial e à releitura feita por Kobra, assinale V para verdadeiro ou F para falso.
- O grafite é uma cópia da pintura inicial.
- No grafite, Mona Lisa está usando uma lata de tinta spray.
- As roupas de Mona Lisa na pintura inicial e no grafite são as mesmas.
- As cores vibrantes usadas no grafite são características dessa linguagem artística.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um relato biográfico. Observe o título do texto e as pinturas que o ilustram.
-
Que assunto você acha que é abordado no texto?
-
O que você gostaria de saber a respeito do artista que pintou essas telas?
Durante a leitura
-
Acompanhe a leitura que será feita pelo professor e sublinhe as palavras que você desconhece. Elas serão anotadas no quadro de giz para que todos possam conversar sobre o significado delas e treinar a pronúncia.
-
Encontre no texto uma palavra que denomina uma bebida muito consumida no Brasil e também alguns estabelecimentos em que essa bebida é servida.
Portinari
O vigário da cidade de Brodósqui, em São Paulo, estava com problemas. Queria uma porteira, mas não conseguia explicar à pessoa que a faria como ela deveria ser. Até que um menino chegou e desenhou a porteira, do jeito que o padre queria!
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O religioso ficou olhando para o garoto. Seu nome era Candido Portinari, mas todos o chamavam de Candinho. Filho de italianos, ele nasceu em 1903 numa fazenda de café perto de Brodósqui. [...]
Quando ajudou o vigário, Portinari tinha nove anos. Mas sua pouca idade não impediu que o padre o convidasse para algo importante: participar da restauração da igreja, que seria feita por artistas, com quem Candinho poderia aprender. Convite aceito, lá foi o menino, que pintou as estrelas do forro da paróquia. [...]
O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha jeito para pintura. Ele vivia desenhando. Mas não havia futuro para seu talento numa cidade como Brodósqui. Candinho precisava estudar no Rio de Janeiro!
A chance surgiu quando o garoto tinha 15 anos: uma família de Brodósqui, dona de pensão no Rio de Janeiro, decidiu vir para a cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se alastrava na época. Então, o pai de Portinari perguntou se o filho não poderia trabalhar na pensão da família. A ideia foi aceita e... Candinho passou noites sem dormir, com pena de deixar seus pais e irmãos.
[...]
[...] A vida do menino de Brodósqui na nova cidade era dura. Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver. Ele entregava marmitas para a pensão e, por vezes, mudou seu caminho só para não encontrar colegas das aulas. Portinari era bem diferente deles: menino do interior, tinha pouco estudo e era pobre. Então, nem sempre era aceito.
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Na época, o que marcava o início da carreira de um pintor era um prêmio: uma viagem ao exterior! Em 1924, Portinari decidiu concorrer a ele, apresentando quatro retratos e o quadro Baile na roça, que tinha um tema bem brasileiro e os personagens inspirados em gente de Brodósqui! Mas, por ser diferente do tradicional, a obra foi rejeitada pela organização do concurso, que só aceitou os retratos na competição.
[...] A vitória viria apenas quatro anos depois. Então, o artista ganharia o mundo e perceberia que sua vocação era retratar o Brasil!
Na Europa, Portinari viajou pela Inglaterra, Espanha, Itália e morou em Paris. Nessa época, em vez de pintar e desenhar muito, preferiu observar e aprender. Diariamente, ia a museus para ver as obras dos grandes mestres da pintura. Também frequentava cafés, onde descobriu o que os artistas estavam fazendo de novo na arte. Seus amigos no Brasil brincavam dizendo que ele estava só se divertindo na Europa.
Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que, ao retornar ao Brasil, precisava fazer o que havia começado em Baile na roça: pintar sua gente. Tanto que escreveu, da França, uma carta em que dizia: "Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra".
[...] Estão nos trabalhos de Portinari os mestiços, negros, índios e outros tipos brasileiros; as festas populares, como o Bumba Meu Boi e o Carnaval; a infância em Brodósqui, com os meninos brincando de pular carniça sob o céu estrelado ou soltando papagaio como se fosse agosto; o drama dos retirantes que o pintor acompanhou na infância em sua terra natal; a vida dos trabalhadores rurais, com sua rotina e dificuldades.
Tudo isso pintado de uma maneira diferente, pois Portinari não tentou retratar o Brasil como se suas telas fossem fotografias. Ele buscou distorcer e exagerar traços das figuras, por exemplo, para expressar emoção e despertar sentimentos em quem via a obra. E, embora tenha dedicado sua carreira a pintar a gente e a cultura do seu país, Portinari conseguiu passar uma mensagem universal. Tanto é que foi premiado aqui e no exterior.
Esse artista, que tinha muito orgulho do seu trabalho e pintava de terno branco, sem se sujar, morreu no dia 6 de fevereiro de 1962. Ele, que se comparava a um operário porque adorava suas ferramentas de trabalho, faleceu intoxicado pelo chumbo que havia nas tintas que usava. [...]
Mara Figueira, com a colaboração de João Candido Portinari. Em: Ciência Hoje das Crianças, n. 140, out. 2003. (Fragmento).
- Restauração:
- processo que tem como objetivo colocar algo no estado original ou em melhor estado.
- Pular carniça:
- brincadeira infantil que consiste em pular por cima de um dos participantes, que está encurvado, usando as mãos para se apoiar em suas costas ou ombros; pular sela.
- Retirantes:
- pessoas que migram para outros lugares devido à seca em seu local de origem.
- Intoxicado:
- quem sofreu envenenamento por contato com substância tóxica.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia três vezes as palavras do quadro. A cada leitura, procure ler o mais rapidamente que puder.
vigário | porteira | Portinari |
convidasse | restauração | forro |
paróquia | desenhando | pensão |
competição | perceberia | Bumba Meu Boi |
papagaio | acompanhou | exagerar |
2 Sublinhe as sílabas em que a letra r aparece entre consoante e vogal nas palavras a seguir.
- Brodósqui
- Brasil
- sobreviver
- retratos
- obras
- sempre
- entregar
- preferiu
- aprender
- brasileiros
- grandes
- descobriu
- trabalhadores
- mestres
- igreja
- Leia as palavras rapidamente, com especial atenção às sílabas que você sublinhou.
-
Escreva outras palavras diferentes das que você sublinhou. Elas devem ter as sílabas indicadas no quadro a seguir.
bre tra pro gri - Dite as palavras que você escreveu para um colega registrar. Ele ditará as dele para você. Depois confira a escrita, com o auxílio do professor.
3 Pronuncie a palavra intoxicado e preste atenção no som representado pela letra x. Depois pinte as palavras em que o x representa o mesmo som.
- oxigênio
- caixote
- enxame
- axila
- exposição
- reflexo
- auxílio
- Leia as palavras rapidamente e com precisão.
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Compreender o texto
4 Complete a ficha a seguir com dados de Candido Portinari extraídos do texto.
Nome completo:
Local de nascimento:
Ano de nascimento: Profissão:
Uma obra de destaque:
Uma curiosidade a respeito de seu trabalho:
Data de falecimento:
5 Esse relato biográfico, além de descrever acontecimentos marcantes da vida do pintor, revela seu temperamento, seus sentimentos e seus desejos.
-
Observe os trechos a seguir e assinale os que confirmam essa afirmação.
- "Filho de italianos, ele nasceu em 1903 numa fazenda de café perto de Brodósqui."
- "Candinho passou noites sem dormir, com pena de deixar seus pais e irmãos."
- "Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver."
- "Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que [...] precisava fazer o que havia começado [...]."
-
O fato de a autora do relato referir-se ao pintor pelo apelido "Candinho" confirma ou nega a intenção de mostrar Portinari além do artista?
O relato biográfico é um texto escrito sobre a vida de uma pessoa, o biografado. Nele, aparecem informações sobre o nascimento, a vida e a morte do biografado, além de histórias e curiosidades sobre seu trabalho, família e personalidade.
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6 Por quem e em que situação o talento de Candinho foi descoberto?
7 Releia a frase a seguir.
"Mas não havia futuro para seu talento numa cidade como Brodósqui."
-
Explique por que Portinari não teria se tornado um pintor famoso se tivesse permanecido em Brodósqui.
8 A vida de Portinari no Rio de Janeiro era difícil.
-
Qual era seu trabalho?
-
Sublinhe o trecho do texto que mostra a provável causa de sua não aceitação.
-
Que atitude de Candinho comprova a afirmação de que ele não se sentia aceito?
-
Como você acha que o menino se sentia nessa situação?
9 Ao sair do Brasil, Candinho percebeu o que gostava de pintar. Releia o trecho.
"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra."
-
A que lugar se refere a palavra daqui, no trecho?
-
Assinale V para verdadeiro ou F para falso, de acordo com o trecho.
- Como Portinari estudou no exterior, pôde aprender mais sobre a cultura e a história do Brasil.
- O distanciamento e a saudade de sua terra alimentaram a vontade de Candinho de voltar a pintar a gente simples de Brodósqui.
-
Observe com atenção a obra Meninos brincando, que acompanha o texto da página 18. Analisando-a, é possível afirmar que Portinari conseguiu realizar seu desejo? Explique.
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Ampliar o vocabulário
10 Esclareça o sentido da seguinte expressão em sentido figurado usada no texto: "Então, o artista ganharia o mundo [...]!"
11 Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por sinônimos encontrados no quadro abaixo.
- aptidão
- prontidão
- se adiantava
- se espalhava
- maneira
- aumentava
- modo
- ocasião
-
"O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha jeito para pintura."
_______________
-
"[...] uma família de Brodósqui [...] decidiu vir para a cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se alastrava na época."
_______________
12 Assinale a frase em que a palavra paróquia é empregada com sentido diferente daquele em que é usada no texto.
A paróquia precisava de um novo sacerdote.
Aquele sujeito é o maior mentiroso da paróquia!
-
Explique o significado com que a palavra paróquia foi empregada na frase que você assinalou.
Para ler em casa
Chame alguém que more com você para ler o relato biográfico de Candido Portinari. Vocês podem dividir o texto em parágrafos e combinar quem lerá cada um deles. Quando terminarem, faça as seguintes perguntas a essa pessoa:
- Você conhecia a vida desse pintor?
- O que chamou a sua atenção na história de vida dele?
- Candido Portinari nasceu na cidade de Brodósqui, no estado de São Paulo. E você, onde nasceu?
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Estudo da língua
Proparoxítonas e oxítonas
1 Releia os trechos do texto Portinari.
- "O vigário da cidade de Brodósqui, em São Paulo, estava com problemas."
- "Na época, o que marcava o início da carreira de um pintor era um prêmio: uma viagem ao exterior!"
-
"Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver."
- Circule a sílaba tônica das palavras destacadas nos trechos.
-
Classifique as palavras abaixo de acordo com a posição da sílaba tônica, pintando de azul as oxítonas e de verde a proparoxítona.
- Além
- época
- pintor
-
Sublinhe, a seguir, as proparoxítonas e circule as oxítonas.
- tóxico
- metálico
- pintar
- café
- sábado
-
Conclua e complete.
- Todas as palavras têm acento.
- Nem todas as palavras são acentuadas.
2 As palavras do quadro abaixo são oxítonas, e todas são acentuadas. Leia-as em voz alta e copie as sílabas tônicas.
- fubá —
- purê —
- mocotó —
- armazém —
- porém —
- guaraná —
- acarajé —
- dominó —
- alguém —
- metrôs —
- maracujás —
- jacarés —
- esquimós —
- parabéns —
- reféns —
- jacarandás —
- picolés —
- tataravô —
- também —
- bebês —
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-
Agora conclua:
São assinaladas com acento agudo as palavras oxítonas que terminam em , e abertos e em (seguidos ou não de s). São assinaladas com acento circunflexo as palavras oxítonas que terminam em e fechados (seguidos ou não de s).
3 Leia o microconto a seguir.
Onomatopeias
Lenha crepitando na lareira, chaleira chiando na cozinha, grilos cricrilando no negro da noite. Os homens caem em sono profundo e começam a roncar, ocultando todas as outras onomatopeias até o cocoricó do galo.
Nanci Ricci. Grandes histórias em contos mínimos. Taubaté: Casa Cultura, 2020.
-
Escreva onomatopeias para os sons mencionados no microconto.
- lenha crepitando:
- chaleira chiando:
- grilos cricrilando:
- pessoas roncando:
-
Copie do texto as duas palavras oxítonas que são acentuadas.
-
Copie do texto a palavra oxítona que não é acentuada.
Monossílabos tônicos / Letra h inicial
1 Releia um trecho do texto Portinari.
"Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que, ao retornar ao Brasil, precisava fazer o que havia começado em Baile na roça: pintar sua gente. Tanto que escreveu, da França, uma carta em que dizia: 'Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra'."
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-
Circule os monossílabos que aparecem no trecho da atividade 1.
Lembre-se: Monossílabo é a palavra composta de uma única sílaba.
- Qual é o monossílabo acentuado?
-
Complete a regra de acentuação dos monossílabos tônicos.
Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos. Apenas os monossílabos tônicos podem receber acento. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e , seguidos ou não de s.
- Que palavra do trecho é iniciada com a letra h?
2 Acrescente h no início das palavras quando necessário.
- omem
- álibi
- ipopótamo
- elicóptero
- umildade
- instável
- observação
- êxito
- úmus
-
Complete a frase.
A letra em início de palavras não representa som.
3 Destaque os sinais de pontuação do trecho a seguir que indicam pausa.
"Nessa época, em vez de pintar e desenhar muito, preferiu observar e aprender. Diariamente, ia a museus para ver as obras dos grandes mestres da pintura. Também frequentava cafés, onde descobriu o que os artistas estavam fazendo de novo na arte. Seus amigos no Brasil brincavam dizendo que ele estava só se divertindo na Europa."
- Leia esse trecho, em voz alta e por duas vezes, prestando atenção às pausas de acordo com esses sinais.
-
Copie do trecho uma palavra para cada regra de acentuação a seguir.
- São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e o, seguidos ou não de s.
- São acentuadas graficamente todas as proparoxítonas.
- São acentuadas graficamente todas as oxítonas terminadas em a, e, o (seguidas ou não de s) e em.
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Produção escrita
Relato autobiográfico
Você vai ler um relato autobiográfico, que é a história de vida de um indivíduo escrita por ele mesmo. Depois, vai registrar sua autobiografia em um álbum de recordações.
Preparação
■ Leia em voz alta o texto a seguir, sublinhando as palavras com mais dificuldade para ler. Depois, faça a leitura repetida dessas palavras.
Confesso, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha muita vergonha de sentir que era um poeta.
Ser um poeta parecia então uma coisa do outro mundo — um desligado, maluco, irresponsável... em resumo, um ser dispensável e inútil.
Naquela época eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol... e criar versos.
Fazer poesia era uma brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma sensação de alegria de voar em direção de uma bola e defender um pênalti.
Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da poesia e a função do trabalho de um escritor de versos.
Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o menino Queiroz era mesmo um poeta! [...]
Carlos Queiroz Telles. Sementes de sol. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Fragmento).
1 Converse com os colegas e o professor.
-
O que permite classificar o texto lido como um relato autobiográfico?
-
O autor confessa ter-se envergonhado de sentir-se poeta. Qual era o sentido da palavra poeta para ele naquela época?
-
Com o tempo, o escritor mudou de ideia e passou a orgulhar-se de ser poeta. O que você acha que o fez mudar de opinião?
-
Você já se envergonhou de algo e depois mudou de opinião?
Planejamento e escrita
2 O professor apresentará alguns relatos autobiográficos para a turma. Você também poderá pesquisá-los na biblioteca da escola.
- Escolha um dos relatos autobiográficos para ler.
-
Converse com a turma sobre as características que tornam esse texto um relato autobiográfico.
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3 Registre sua autobiografia.
-
Escreva as seguintes informações sobre você e mostre-as ao professor.
- Nome.
- Esportes e passatempos preferidos.
- Data e local de nascimento.
- Sonhos e desejos.
- Cidade em que mora.
- Acontecimentos marcantes na sua vida.
- Família e amizades.
- Comidas prediletas.
- Rotina escolar.
- Organize todos esses dados em um texto, usando uma linguagem pessoal: escreva como se você estivesse conversando com o leitor, na 1a pessoa do singular.
- Coloque um título que seja interessante para o leitor.
Avaliação e socialização
4 Avalie seu texto.
-
Faça uma autoavaliação de sua produção preenchendo a tabela.
Avaliação do relato autobiográfico Sim Não O relato apresenta informações da sua vida? O texto está escrito em 1a pessoa do singular? As palavras estão escritas corretamente? A acentuação das palavras proparoxítonas, oxítonas e dos monossílabos tônicos está correta? Você evitou repetições desnecessárias de palavras ou ideias? Indicou as informações de forma clara? Verificou se seu texto é, de fato, um relato autobiográfico? - Reescreva seu texto considerando o que preencheu na tabela.
- O professor fará as últimas correções.
- Passe sua produção a limpo, fazendo os ajustes finais apontados pelo professor.
- Faça um desenho ou uma colagem para ilustrar seu texto.
5 Criem um álbum de recordações da turma.
- Reúnam todos os textos produzidos e façam uma capa criativa.
- Organizem uma roda de conversa para apreciar o álbum. Cada um poderá ler o seu relato autobiográfico para a turma.
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Oficina de criação Relendo uma obra de arte
Leitura
■ Observe atentamente as duas imagens.
Que curioso!
O pintor Edvard Munch nasceu na Noruega, em 1863. O grito é considerado sua obra mais importante, além de ser o marco do Expressionismo.
Vamos explorar a obra inicial e a releitura
1 Considerando a obra O grito, responda.
-
Quantas personagens estão presentes na cena?
-
Que sensações a expressão facial da personagem principal da cena desperta em você?
-
Você diria que essa cena poderia retratar um pesadelo? Por quê?
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2 Agora, converse com os colegas e o professor sobre a outra imagem: uma releitura dessa obra muito famosa.
Releitura é uma criação que parte de uma obra inicial e recebe um tom pessoal, de acordo com o contexto, o objetivo e as possibilidades técnicas de quem a cria. Na página anterior, foi feita uma releitura de uma obra por meio da fotografia.
-
Observe a expressão facial da pessoa fotografada. Que sensações ela demonstra?
-
Como o cenário foi composto? O que você identifica?
Vamos recriar a obra inicial
3 Faça a releitura da obra O grito.
- Cada estudante vai fazer sua releitura da obra. A produção não precisa ser idêntica à da obra, mas é importante que a obra sirva como referência.
- Se houver a possibilidade de uso de celular ou outro dispositivo fotográfico, combine um dia para fazer as fotografias.
- O professor vai ficar responsável pelas fotografias. Os estudantes podem formar uma fila, e todos terão a oportunidade de participar da releitura.
- Você também pode combinar de variar os cenários, mudando, por exemplo, os materiais e as cores, assim como as expressões faciais: podem fazer expressões alegres, pensativas, tristes etc.
- Dê um título à sua fotografia. Ele deve corresponder ao que você pretendeu passar com suas expressões.
Dica: Nesse dia, se possível, leve uma blusa ou camiseta escura. Pratique expressões faciais e corporais de medo, susto.
Apresentação, socialização e avaliação
4 Apresentem e divulguem os trabalhos.
- A apresentação dos trabalhos pode ser feita por meio do blog da escola (se houver), em uma exposição on-line.
- Escolham o nome da exposição.
- Divulguem para a comunidade escolar e os amigos.
- Com os colegas e o professor, faça uma roda de conversa para saber como foi o processo de criação e do que mais ou menos gostaram.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler um poema narrativo.
-
O título do texto a seguir traz o nome do famoso artista Picasso. O que pode haver em um poema a respeito de um artista?
Durante a leitura
- Você vai fazer um jogral com um grupo. Treine a leitura de algumas estrofes.
- Converse com o professor sobre as palavras que desconhece e esclareça seu significado.
- Copie no caderno um verso que apresente uma palavra nova ou que você pouco usa e ilustre-o.
-
Picasso criou um movimento artístico mencionado no poema. Veja se você descobre qual é esse movimento.
Picasso
Picasso
Desde pequeno
Fazia troça
Com traços
Parece piada,
Mas dizem que é pura verdade
A primeira palavra que disse foi:
"Lápis"
E zapt!
Não parou mais
Desenhava as touradas da Espanha,
Cavalos, bonecas
Menino levado
Cresceu,
Foi pra Paris
Impressionado com a cidade,
Registrou tudo que viu
Mas um grande amigo partiu
E com ele as cores
Sobrou o azul
Quadros de dores
Logo conheceu uma moça
Na tela branca
A paixão vermelha
Corou de rosa sua paleta
Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista
Picasso embaralhou as formas
Brincou com as normas
Cubismo
Caquinhos
Pedaços
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Na época
Foi aquele estardalhaço
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços
Fez tudo diferente
Arte não é fotografia
Que registra o modelo real
Tal e qual
Na tela
A imagem que fica
É Picasso e
Não tem igual
Adriana Abujamra Aith. Em: Nova Escola, 1o ago. 2004. Disponível em: https://oeds.link/bwZdLL. Acesso em: 27 abr. 2021.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia as palavras do quadro a seguir três vezes, com rapidez e sem tropeços.
traço | braço | moça | estardalhaço | troça | pedaço |
-
Observe a última sílaba de cada palavra e responda: o que as palavras do quadro têm em comum?
-
Escreva três palavras que poderiam estar no quadro.
-
Quais palavras do quadro são escritas com as mesmas letras?
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2 Faça a leitura das frases a seguir sem pausas.
- Picasso foi um pintor.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha e tornou-se um grande artista.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha e tornou-se um grande artista reconhecido mundialmente.
Compreender o texto
3 Localize no poema e complete.
-
O nome da cidade para onde Picasso foi depois que cresceu:
-
O que o artista desenhava quando criança:
4 A seguir, há alguns acontecimentos da vida de Picasso.
-
Converse com seu professor sobre isso.
-
Depois, numere os acontecimentos da vida desse pintor em ordem cronológica e indique as estrofes correspondentes.
- Em 1904, apaixonou-se por Fernande Olivier.
- Em 1901, seu melhor amigo morreu, e Picasso passou a pintar telas somente em tons de azul e com pessoas tristes.
- Em 1907, inventou o Cubismo, com Georges Braque, e passou a fazer figuras humanas usando formas geométricas.
- Visitou Paris, em outubro de 1900.
5 Relembre o texto sobre Portinari que você leu na seção "Para ler".
-
O que há em comum entre ele e o texto Picasso?
-
Qual é a principal diferença na forma como os textos foram escritos?
O poema narrativo registra a biografia de alguém. Nele, acontecimentos da vida do biografado são relatados em versos e estrofes, podendo apresentar rimas.
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■ Leia o texto a seguir e responda às atividades 6 a 8.
6 O texto a seguir traz informações sobre o movimento artístico surgido no início do século XX denominado Cubismo.
Surgiu em 1907 e foi uma forma revolucionária de pintar, que ficou famosa com a obra de Picasso e durou até o início dos anos 1920. Os temas eram como que fragmentados e pintados de diferentes ângulos.
Dorling Kindersley. Arte para crianças. Trad. Maria Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolhinha, 2016. (Fragmento).
-
Circule no texto acima a palavra que se relaciona com estes versos do poema narrativo Picasso: "Mosaicos / Caquinhos / Pedaços".
7 Considerando o texto que você acabou de ler, qual das imagens a seguir é uma pintura cubista? Justifique sua resposta.
8 Você concorda com a afirmação feita no poema Picasso de que a fase cubista foi a mais engraçada? Comente.
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Ampliar o vocabulário
9 Na primeira estrofe, qual é o sentido de "fazia troça com traços"?
10 Na terceira estrofe do poema, qual é o sentido da onomatopeia zapt?
Onomatopeia é um recurso de linguagem que procura imitar os sons por meio das palavras. Miau, au-au, tchibum e zunzum também são exemplos de onomatopeias.
11 Releia mais esta estrofe.
"Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista
Picasso embaralhou as formas B
rincou com as normas"
-
Assinale a frase abaixo que tem o mesmo sentido do verso "Picasso embaralhou as formas".
- Picasso gostava das formas do baralho.
- Picasso misturava as formas.
-
Agora, assinale a frase que tem o mesmo sentido do verso "Brincou com as normas".
- Picasso desobedeceu às regras.
- Picasso também gostava de brincar.
12 Procure no poema narrativo uma palavra que tenha o mesmo significado destas expressões e copie-a.
Discussão acirrada, confusão.
Pedaços quebrados de louça, barro, ladrilho, telha, vidro, mármore etc.
Para ler em casa
Leia o poema Picasso com uma pessoa de sua convivência familiar. Vocês podem ler o poema todo juntos ou dividir a leitura em versos e estrofes. Desafie essa pessoa a memorizar partes do poema também!
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Estudo da língua
Polissemia
1 Releia esta estrofe do poema narrativo Picasso.
"Na época
Foi aquele estardalhaço
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços
Fez tudo diferente"
- Sublinhe acima os versos que exemplificam o modo diferente de Picasso pintar.
-
Assinale a frase em que a palavra perfil foi utilizada com o mesmo sentido que no poema narrativo.
- O perfil de minha cantora favorita foi publicado hoje na internet.
- Eu adoro quando tiram foto minha de perfil!
- Meu pai vive alterando o perfil dele nas redes sociais.
- Não sei se tenho perfil para ser representante de classe.
- Observe alguns significados que um dicionário registrou para a palavra perfil.
- Contorno do rosto visto de lado
- O delineamento de um objeto ou de uma figura visto de um dos lados: o perfil de um edifício
- Descrição ou informação acerca das características de alguém: A polícia já tem o perfil do assassino
- As próprias características de alguém (esp. as profissionais) ou de alguma coisa: Ela não se encaixa no perfil da nossa empresa; ele não possui um perfil de gerente
- Arq. Desenho que representa um edifício cortado perpendicularmente, desde a parte superior até a base
- Mil. O ato de perfilar as tropas
Aulete Digital. Disponível em: https://oeds.link/f8R3XJ. Acesso em: 29 abr. 2021. (Fragmento).
-
Com qual dos sentidos apresentados no verbete de dicionário a palavra perfil foi utilizada no poema narrativo? Sublinhe-o no trecho acima.
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-
Por que a forma como Picasso desenhou um perfil causou estardalhaço?
De acordo com a situação em que é usada, uma mesma palavra pode ter sentidos diferentes. Assim, polissemia é o conjunto de significados que uma mesma palavra pode apresentar.
2 Associe o sentido da palavra pilha em cada frase a seu significado.
A Preciso comprar uma pilha para o relógio.
B Minha irmã está uma pilha de nervos.
C O pedreiro fez uma pilha com os tijolos.
Porção de objetos dispostos uns sobre os outros; monte.
Sistema que transforma energia química em energia elétrica.
Pessoa nervosa, agitada, elétrica.
3 Leia esta tirinha de Frank e Ernest.
FRANK & ERNEST, BOB THAVES © 2012 THAVES/DIST. BY ANDREWS MCMEEL SYNDICATION
-
O que costuma indicar a expressão "montado no dinheiro"?
-
Na frase "Ela está montada no cavalo", qual é o sentido do verbo montar?
-
Que palavra do texto apresenta polissemia?
-
Explique como a polissemia gera o humor na tirinha.
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Produção oral
Declamação de poema
Nesta unidade você leu um poema narrativo. Agora, vai ler outros poemas e selecionar um para declamar para os colegas.
Declamar um poema é recitá-lo em voz alta, fazendo uso de postura e expressões que prendam a atenção do espectador ou até o emocionem.
Preparação
1 Declamar o poema narrativo Picasso das páginas 32 e 33.
- Forme dupla com um colega, ouvindo a declamação que o professor fará do poema narrativo Picasso.
- Ouça a declamação que o colega fará.
- Apresente ao colega dicas e sugestões para tornar a declamação dele melhor.
- Declame o poema para o colega e fique atento às observações que ele fará sobre sua declamação.
2 Assistir a declamações de poemas.
- Busque na internet declamações de alguns poemas.
-
Converse com os colegas a respeito do que acharam da declamação:
- A pessoa parece falar de maneira semelhante à sua fala cotidiana?
- O que há de diferente na voz e nos gestos da pessoa durante uma declamação?
- Como é o olhar da pessoa que declama?
Planejamento
3 Selecionar o poema.
- Seguindo as orientações do professor, selecione livros de poemas na biblioteca da escola ou do bairro ou pesquise poemas em casa, em livros ou na internet.
- Escolha um dos poemas pesquisados para declamar, de preferência aquele de que mais tenha gostado.
- Copie-o em uma folha (ou o imprima) e compartilhe com a turma.
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4 Ensaiar.
- Leia o poema várias vezes, até que consiga decorá-lo.
- Declame diante do espelho. Assim você vai se sentir mais preparado para o dia da apresentação na sala de aula.
- Dê atenção ao ritmo do poema: observe quais sílabas merecem entonação mais forte e empregue as pausas e as pontuações adequadamente.
- Ouça as dicas do professor para aprimorar o ensaio.
Apresentação
5 Declamar o poema para os colegas.
- No dia combinado com o professor, declame o poema para os colegas conforme ensaiou.
- Diga o nome do poema e de seu autor antes de iniciar a declamação.
-
Mantenha em uma das mãos o texto escrito, para o caso de precisar consultá-lo se você esquecer alguma parte.
Importante! A entonação e as expressões corporais e faciais são fundamentais durante a apresentação.
- Assista à declamação dos colegas com respeito e atenção.
Avaliação
6 Avaliar a declamação com os colegas e o professor considerando as questões a seguir.
Avaliação da declamação | Sim | Não |
---|---|---|
Você ensaiou bastante e se sentiu seguro durante a declamação? | ||
A postura corporal estava adequada? | ||
O tom de voz foi apropriado? | ||
Houve expressão das sensações e dos sentimentos em relação ao tema do poema declamado? |
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Faça uma ilustração que remeta às palavras a seguir, retiradas de uma estrofe do poema Picasso.
- Cubismo
- Mosaicos
- Caquinhos
- Pedaços
2 Candido Portinari nasceu no Brasil e Pablo Picasso nasceu na Espanha.
-
Copie a tabela no caderno e escreva mais cinco nomes de países.
China Benin México Austrália Espanha Chile Guatemala Itália Equador Uganda Ucrânia Suécia Gâmbia Tailândia Venezuela - Leia todos os nomes em voz alta várias vezes.
3 Explique o que as onomatopeias a seguir costumam representar e elabore uma frase para cada uma delas.
-
Plaft
-
Toc-Toc
-
Nhac
-
Tic-Tac
4 Releia o trecho a seguir, do texto Sementes de sol, de Carlos Queiroz Telles.
"Naquela época eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol... e criar versos."
-
Escreva o antônimo das palavras do quadro.
-
- saudável
- incluir
- misturar
- tudo
- amar
-
-
Reescreva a frase usando uma expressão que substitua a expressão naquela época, mantendo seu significado.
-
Passe a palavra garoto para o feminino.
-
O que significa a expressão fome de vida?
5 Encontre a palavra intrusa de cada quadro, considerando o significado das palavras.
pintura
música
teatro
futebol
dança
apresentador
televisor
sonoplasta
redator
pesquisador