42
UNIDADE 2 Pequenos animais
Tatu-bolinha, aranha, abelha, besouro, mosquito e formiga são animais que encontramos na mata, em jardins e até dentro de casa. Que outros animais como esses você conhece? Você sabe qual é a importância deles para o meio ambiente?
Todos os animais têm uma função na natureza. As abelhas, por exemplo, pousam de flor em flor recolhendo o pólen e o néctar para se alimentar. E assim levam o pólen das flores para outras flores, fazendo com que elas se reproduzam e gerem sementes e frutos.
-
O que a abelha desta página está fazendo?
-
Você sabia que as abelhas correm o risco de extinção?
-
Em sua opinião, o que pode acontecer com o mundo se as abelhas ou outros insetos como ela forem extintos?
43
Desafio
1. Você sabe identificar um inseto?
Os insetos, em geral, têm a seguinte estrutura física: corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen), três pares de patas articuladas e duas antenas.
Observe as imagens dos cinco animais abaixo e circule apenas os insetos.
2. Que tal se divertir fazendo um cartum?
Cartum é um desenho que usa o humor para criticar e satirizar o comportamento das pessoas em situações do dia a dia.
Descubra por que o sapo, ilustrado por Moisés, está irritado.
Depois, é sua vez de fazer um cartum com um inseto como personagem.
44
Para ler
Antes de ler
Você vai ler algumas piadas.
- Você costuma ler e ouvir piadas? E de contar piadas, você gosta?
-
Por que as piadas nos fazem rir?
Durante a leitura
- Leia silenciosamente as piadas a seguir. Tente imaginar como seriam os diálogos entre as personagens, como elas se expressariam e quais gestos fariam.
-
Se houver palavras que você considera difíceis de serem lidas, circule-as para treiná-las mais em sua leitura.
- Qual das piadas você considera mais engraçada? Por quê?
Duas pulgas conversando:
— Se ganhasse na loteria, o que você faria?
— Ah... Eu compraria um cachorro só pra mim!
Depois do primeiro voo da mosquinha, a mãe pergunta:
— Então, minha filha, como foi seu primeiro voo?
- Ótimo, mãe! Por onde eu passei, todos aplaudiram — responde a mosquinha.
Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas.
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?
— Não. Tenho que entregar o apartamento que eu alugava e o contrato diz que devo deixá-lo como o recebi.
365 piadas incríveis. Barueri: Ciranda Cultural, 2018. p. 16, 22, 25.
45
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Com dois colegas, faça uma leitura em voz alta das piadas.
- A cada leitura, revezem-se nos papéis de narrador e de personagens, recorrendo a gestos e expressões faciais.
Compreender o texto
2 Na primeira piada, por que a pulga deseja comprar um cachorro?
3 Na segunda piada, por que a mosquinha disse que todos aplaudiram seu voo? Isso realmente aconteceu?
4 Sobre a terceira piada, responda.
-
O que foi dito no contrato de aluguel do apartamento?
-
Por que aquele senhor comprou moscas, formigas, baratas e aranhas?
-
Considerando a resposta do senhor, como estava o apartamento quando foi alugado?
5 Assinale o que há em comum nas três piadas lidas.
- Elas são longas.
- Não há identificação do autor.
- Têm o objetivo de provocar riso.
- Falam de situações do dia a dia.
- Apresentam conversas entre personagens.
- São escritas em linguagem simples.
- Possuem título.
- Surpreendem o leitor no final.
A piada, conhecida também como anedota, é um texto humorístico, cujo objetivo é fazer rir. Pode ser oral, escrita ou gráfica. O texto popular e simples aborda situações cotidianas. Em geral, conta uma pequena história, apresentando enredo, personagens, tempo e espaço. O final é sempre engraçado por ser surpreendente.
46
6 Assinale a situação mais adequada para contar e ouvir piadas.
Em uma festa com os amigos.
Durante a apresentação de um telejornal.
Ampliar o vocabulário
7 Leia o verbete de dicionário com a definição da palavra aracnídeo.
a.rac.ní.de:o [Tax. Arachnida.] adj. sm. Zool. Diz-se de, ou espécime dos aracnídeos, classe de artrópodes terrestres com 8 patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. São os escorpiões, as aranhas e os ácaros.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. (Fragmento).
-
Agora, releia a última piada. Considerando as informações trazidas pelo verbete, explique por que o cliente não poderia comprar aranhas na loja de insetos.
8 Se o dono da loja tivesse dito ao cliente que não havia aranhas na loja porque elas não são insetos, o texto teria o mesmo efeito de humor?
Para ler em casa
Na "Produção oral", você vai participar, com a turma, de uma roda de piadas. Que tal, antes, fazer uma roda de piadas com as pessoas que moram com você?
Leia para elas as piadas que você conheceu, procurando respeitar a pontuação e utilizar gestos e expressões faciais. Por meio do ritmo e da entonação de sua voz, surpreenda-as com o final das piadas. Depois peça a elas que contem algumas piadas que conheçam. Boas risadas para vocês!
47
Produção oral
Roda de piadas
Você leu algumas piadas que foram retiradas de um livro voltado ao público infantil. Agora terá a chance de contar uma piada divertida aos colegas em uma roda de piadas.
Planejamento
1 Pesquise e selecione uma piada bem divertida sobre animais pequenos. Para isso, consulte livros ou sites voltados ao público infantil, ou peça ajuda a familiares.
2 Registre a piada e ensaie.
- Registre por escrito a piada selecionada, sem se esquecer da pontuação. Ensaie bastante a forma que vai contá-la.
Dicas:
- Você pode usar suas próprias palavras para contar a piada.
- Olhe para a plateia ao contar sua piada.
- Faça gestos que auxiliem os espectadores a entender a piada; varie o tom de voz para mostrar falas de personagens, momentos engraçados, de tensão, de suspense etc.
Apresentação
3 Conte piadas com a turma.
- No dia combinado com o professor, você e seus colegas vão se organizar em um grande círculo. Cada um vai contar a piada da forma como preparou.
- Ouça com atenção as piadas contadas pelos colegas.
Avaliação
4 Preencha a tabela de avaliação.
Avaliação na roda de piadas | Sim | Não |
---|---|---|
Você copiou a piada sem se esquecer da pontuação? | ||
Você conseguiu contar a piada como planejou? | ||
Você se expressou com gestos e entonação de voz adequados? |
48
Estudo da língua
Paroxítonas
1 Observe as palavras destacadas neste trecho da piada.
"Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas.
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?"
-
Assinale V para verdadeiro ou F para falso.
- Todas as palavras destacadas são paroxítonas.
- A palavra zoológico é proparoxítona.
- Há outras palavras proparoxítonas no texto.
- A palavra comprar é oxítona.
2 Leia esta tirinha.
-
Na tirinha, o efeito de humor está relacionado à interpretação de uma palavra. Circule-a.
-
Qual é a diferença entre o que o menino e a menina entendem como torta?
-
A palavra torta é:
- oxítona.
- paroxítona.
- proparoxítona.
-
Escreva as palavras da tira com essa mesma classificação. Depois, circule a sílaba tônica.
49
3 O professor vai organizar a leitura oral das curiosidades abaixo, indicando um trecho para cada estudante ler em voz alta e clara.
VOCÊ SABIA?
- O pólen e o néctar coletados nas flores constituem basicamente a única fonte de alimento das abelhas.
- Vísceras são os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e do abdômen, como pulmões, fígado, baço, rins, estômago e intestinos grosso e delgado.
- O tríceps e o bíceps são músculos do braço dos seres humanos responsáveis pela flexão e extensão do cotovelo.
- Os plânctons são organismos que vivem em suspensão na água. Eles são essenciais para a vida na Terra, uma vez que compõem a base da cadeia alimentar.
- Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de afastamento do Sol. Um dia venusiano tem 243 dias terrestres.
- O pônei não é apenas um cavalo pequeno e dócil. Comparados aos seus parentes maiores, eles são mais encorpados, têm crinas e cauda mais densas, estrutura óssea mais pesada e pernas mais curtas.
- Para participar de um júri popular é preciso ser maior de 18 anos. Enquanto o caso estiver sendo julgado, os jurados dormem e comem no fórum (lugar onde funcionam os tribunais).
- Sublinhe no texto as palavras paroxítonas acentuadas.
- Organize no quadro as palavras sublinhadas, de acordo com as terminações.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | |
om, ons, um, uns | ||
ão(s), ã(s) | ||
i, is, us | ||
ei, eis |
50
Para ler mais
Antes de ler
Na narrativa ficcional a seguir, você descobrirá a diferença entre bichos naturais e bichos convidados.
- Você já leu ou escreveu uma narrativa com situações imaginadas, fantasiadas e contadas como se fossem reais e verdadeiras?
Durante a leitura
- Faça uma leitura silenciosa de todo o texto e circule as palavras que você não conhece.
- Observe que a narradora do texto escreve como se estivesse conversando com você. Logo, o tom de voz é de diálogo com exclamações, perguntas, recordações e um certo humor.
Os bichos da minha casa
Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e o meu coração vai ouvir.
Peço que leiam esta história até o fim. Vou contar umas coisas: minha casa tem bichos naturais. Bichos naturais são aqueles que a gente não convidou nem comprou. Por exemplo, nunca convidei uma barata para lanchar comigo.
Minha casa tem muitos bichos naturais, menos rato, graças a Deus, porque tenho medo e nojo deles. Quase todas as mães têm medo de rato. Os pais não: até gostam porque se divertem caçando e matando esse bicho que detesto. Vocês têm pena de rato? Eu tenho porque não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho. Vocês fariam carinho num rato? Vai ver vocês nem têm medo e em muitas coisas são mais corajosos do que eu.
Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima.
Maria de Fátima morreu de um modo horrivelzinho (eu digo horrivelzinho porque no fundo estou bem contente): um gato comeu ela com a rapidez com que comemos um sanduíche.
51
Como eu ia dizendo, os bichos naturais da minha casa não foram convidados. Apareceram assim, sem mais nem menos.
Por exemplo: tenho baratas. E são baratas muito feias e muito velhas que não fazem bem a ninguém. Pelo contrário, elas até roem a minha roupa que está no armário. [...]
Barata é outro bicho que me causa pena. Ninguém gosta dela, e todos querem matá-la. Às vezes o pai da criança corre pela casa toda com um chinelo na mão, até pegar uma e bate com o chinelo em cima até ela morrer. Tenho pena das baratas porque ninguém tem vontade de ser bom com elas. Elas só são amadas por outras baratas. Não tenho culpa: quem mandou elas virem? Vieram sem serem convidadas. Eu só convido os bichos que eu gosto. E, é claro, convido gente grande e gente pequena.
Sabem de uma coisa? Resolvi agora mesmo convidar meninos e meninas para me visitarem em casa. Vou ficar tão feliz que darei a cada criança uma fatia de bolo, uma bebida bem gostosa, e um beijo na testa.
Outro bicho natural de minha casa é... adivinhem! Adivinharam? Se não adivinharam não faz mal, eu digo a vocês. O outro bicho natural de minha casa é a lagartixa pequena. São engraçadas e não fazem mal nenhum. Pelo contrário: elas adoram comer moscas e mosquitos, e assim limpam minha casa toda. [...]
O que eu não entendo também é o paladar horrível que a lagartixa tem por moscas e mosquitos. Mas é claro: como não sou lagartixa, não gosto de coisas que ela gosta, nem ela gosta do que eu gosto. [...]
Agora vou falar sobre bichos convidados, igual ao meu convite para vocês. Às vezes não basta convidar: tem-se que comprar.
Por exemplo, convidei dois coelhos para morar com a gente e paguei um dinheiro ao dono deles. Coelho tem uma história muito secreta, quero dizer, com muitos segredos.
Eu até já contei a história de um coelho num livro para gente pequena e para gente grande. Meu livro sobre coelhos se chama assim: O mistério do coelho pensante. Gosto muito de escrever histórias para crianças e gente grande. Fico muito contente quando os grandes e os pequenos gostam do que escrevi.
Se vocês gostam de escrever ou desenhar ou dançar ou cantar, façam porque é ótimo: enquanto a gente brinca assim, não se sente mais sozinha, e fica de coração quente.
Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Fragmento adaptado).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Você vai ler de novo o texto de Clarice Lispector.
- O professor organizará a leitura oral, chamando um estudante a cada vez para ler os trechos que ele determinar.
52
2 Leia três vezes as palavras do quadro abaixo para aprimorar sua leitura.
horrivelzinho | sozinha | contrário | segredos | lagartixa | rapidez |
carinho | sanduíche | secreta | engraçadas | chinelo | corajosos |
-
Leia em voz alta estas palavras, observando as letras destacadas.
lagartixa
chinelo
sanduíche
-
O que essas palavras têm em comum?
-
O que elas têm de diferente?
-
-
Agora, observe a escrita destas palavras, observando as letras destacadas.
chinelo
sanduíche
sozinha
- O que essas palavras têm em comum?
- Volte ao quadro verde acima e circule outras palavras com dígrafos formados com a letra h na escrita.
3 Leia em dupla.
- Cada um vai ler duas vezes para o colega o trecho abaixo, buscando sempre melhorar a pronúncia e o ritmo. Alternem a leitura dos parágrafos.
"O outro bicho natural de minha casa é a lagartixa pequena. São engraçadas e não fazem mal nenhum. Pelo contrário: elas adoram comer moscas e mosquitos, e assim limpam minha casa toda. [...]
O que eu não entendo também é o paladar horrível que a lagartixa tem por moscas e mosquitos. Mas é claro: como não sou lagartixa, não gosto de coisas que ela gosta, nem ela gosta do que eu gosto. [...]"
Compreender o texto
4 Logo no início do texto, percebe-se a intenção da narradora de estabelecer um diálogo com o leitor. Copie um trecho que comprove essa afirmação.
-
Em sua opinião, qual é a importância desse recurso para a construção do texto?
53
5 A narradora afirma que gosta de escrever para crianças e gente grande. Para quem você acha que ela escreveu essa história? Por quê?
6 Nesse texto, a narradora conta para o leitor a diferença entre ter bichos naturais e bichos convidados.
-
Pinte de azul os bichos naturais e de verde os bichos convidados.
rato
barata
cachorro
gato
passarinho
pulga
coelho
hamster
formiga
lagartixa
-
Explique a diferença entre esses tipos de bicho.
-
Você tem ou conhece alguém que tenha bichos convidados? Conte sobre eles.
7 Você leu um trecho do livro A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector.
-
Quais são as personagens apresentadas pela narradora?
-
Onde se passa a história contada (o cenário)?
A narrativa ficcional, ou narrativa de ficção, é uma história inventada, em que certas situações, embora imaginadas, são contadas como se fossem reais e verdadeiras. O texto é composto de personagens, enredo, tempo e espaço. Pode ser narrado em 1a ou 3a pessoa.
8 Ratos e baratas provocam na narradora três sensações: medo, nojo e pena. Como ela explica essas sensações contraditórias?
54
9 Pais e mães, segundo a narradora, reagem de modo diferente diante dos bichos naturais. Assinale o item que mostra a reação dos pais.
Sentem pavor e não conseguem reagir.
Até se divertem, correndo e caçando-os pela casa.
Entram em pânico e chamam reforços.
Ampliar o vocabulário
10 Complete as frases a seguir com uma das palavras entre parênteses.
-
Uma pessoa que não foi convidada é uma presença .
(inoportuna/importante)
-
Um bichinho que não faz mal a ninguém é um bichinho .
(indefeso/inofensivo)
- Aquele que é convidado a se hospedar em nossa casa é nosso (hóspede/hospedeiro)
11 Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
-
A barata me causa pena.
-
Na minha casa quase não há bicho natural.
-
Convidei dois coelhos e duas tartarugas para morarem comigo. Eles não aceitaram.
Para ler em casa
Você acabou de aprender com Clarice Lispector a diferença entre bichos naturais e bichos convidados. Que tal contar essa diferença a seus pais ou responsáveis?
Comece perguntando se eles já ouviram falar em bichos naturais e em bichos convidados e, em seguida, sugira que compartilhem com você a leitura desse texto.
55
Estudo da língua
Pontuação: vírgula
1 Releia outro trecho do texto que você leu.
Minha casa tem muitos bichos naturais, menos rato, graças a Deus, porque tenho medo e nojo deles. Quase todas as mães têm medo de rato. Os pais não: até gostam porque se divertem caçando e matando esse bicho que detesto. Vocês têm pena de rato? Eu tenho porque não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho. Vocês fariam carinho num rato? Vai ver vocês nem têm medo e em muitas coisas são mais corajosos do que eu.
Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima.
-
Quais sinais de pontuação são usados nesse trecho?
-
Nas palavras destacadas, por que foi usada a vírgula?
- Para indicar enumerações.
- Para separar palavras repetidas.
- Para separar vocativos.
- Para isolar expressões intercaladas.
Usa-se a vírgula:
-
nas datas.
Fortaleza, 20 de janeiro de 2019.
-
nos endereços.
Avenida Brasil, 280, Jardim do Sol.
-
nas enumerações.
Preciso comprar cadernos, lápis, canetas e uma mochila.
-
em vocativos.
Mãe, eu quero sorvete de sobremesa.
-
em palavras repetidas.
Ele queria muito, muito que ela o ajudasse nas atividades de matemática.
-
para separar as palavras sim e não do resto da frase.
Não, já disse que não posso ir à festa no sábado.
-
para isolar expressões intercaladas.
É provável que, de acordo com o comentário da avó, tenha sido uma época difícil.
56
2 Observe, no trecho a seguir, as palavras destacadas.
Mosca, barata, gafanhoto, abelha, besouro... Todos esses animais têm algo em comum: são insetos. Mas isso todo mundo sabe. O que muita gente nem desconfia é que eles podem servir de alimento e são considerados deliciosos quitutes em vários países.
[...] Para você ter uma ideia, cem gramas de formigas, por exemplo, têm o dobro de proteína de cem gramas de carne de peixe, frango ou boi. E a proteína é indispensável na alimentação humana!
Eraldo Medeiros Costa Neto. Insetos no cardápio. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 19, n. 173, out. 2006. (Fragmento adaptado).
- Sublinhe, no texto, o exemplo de vírgula com enumeração.
-
A qual uso da vírgula se refere o outro exemplo destacado?
-
Leia estas palavras retiradas do trecho: exemplo e peixe. O que elas têm em comum?
-
Agora leia-as de novo e em voz alta, prestando atenção na pronúncia da letra x em ambas as palavras. O que você notou?
-
Leia as palavras a seguir e identifique os sons da letra x. Depois, escreva três palavras com o mesmo som de cada uma delas.
experiência
exemplo
tóxico
faixa
3 Leia a tirinha do Armandinho, personagem de Alexandre Beck.
57
-
Qual é a graça da tirinha?
-
Na última fala de Armandinho, a vírgula serve para:
- isolar uma expressão intercalada.
- separar palavras repetidas.
- separar a palavra não do resto da frase.
4 Leia mais uma tira do Armandinho.
© ALEXANDRE BECK
- Qual é o primeiro sinal de pontuação que aparece no segundo quadrinho?
- Para que serve esse sinal?
O ponto e vírgula marca uma pausa mais longa que a vírgula. É empregado, entre outros casos, para separar itens de uma enumeração.
5 Observe o emprego dos dois-pontos no exemplo a seguir. Depois, troque ideias com um colega.
Um amigo me perguntou:
— Você sabe qual é a estrada mais perigosa do mundo?
— Depende... — respondi. — Há várias coisas que podem tornar uma estrada perigosa: muitas curvas, precipícios, neve, asfalto liso...
-
Para que servem os dois-pontos no primeiro caso?
-
E no segundo caso?
Os dois-pontos são empregados para introduzir uma fala ou uma enumeração.
58
Pontuação: parênteses
1 Releia este trecho e observe o adjetivo destacado, que revela os sentimentos da narradora.
Maria de Fátima morreu de um modo horrivelzinho (eu digo horrivelzinho porque no fundo estou bem contente): um gato comeu ela com a rapidez com que comemos um sanduíche.
-
A narradora poderia ter substituído esse adjetivo destacado pela palavra admirável para se referir à morte da rata? Por quê?
-
Quais são os sinais de pontuação nesse trecho?
-
Para que foram utilizados os parênteses?
2 Agora, leia uma versão reescrita desta piada, com a introdução de parênteses.
Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas (que não são insetos, mas aracnídeos).
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?
— Não. Tenho que entregar o apartamento que eu alugava e o contrato diz que devo deixá-lo como o recebi.
-
Para que foram utilizados os parênteses?
3 Neste trecho da peça teatral O macaco malandro também foram utilizados parênteses. Observe.
RAPOSA — Não diga... (Os dois farejam. Dão uma voltinha, cheiram perto do chão em torno de árvore, e esbarram com os narizes um no outro. Recomeçam a cheirar.) É mesmo, seu Lobo... Estou sentindo também... É queijo, e do bom... E não está muito longe, não... Ali!!! (Dá um pulo e pega o queijo.) Achei! Hum... Que delícia...
LOBO — Deixe ver... (Agarra o queijo.) Hum... Que delícia...
Tatiana Belinky. O macaco malandro: peça teatral. São Paulo: Moderna, 2002.
-
O que indicam as expressões entre parênteses?
59
4 Leia outro trecho da mesma peça teatral.
MACACO — Mas, meus senhores! A minha justiça é a Justiça! Ninguém pode ficar prejudicado. (O macaco fala solenemente.)
Tatiana Belinky. O macaco malandro: peça teatral. São Paulo: Moderna, 2002.
-
E nesse parágrafo, o que essa expressão entre parênteses indica?
Parênteses são sinais de pontuação usados geralmente para acrescentar uma informação ao texto, chamar a atenção ou dar uma explicação. Entre outras situações, os parênteses são usados:
- em explicações, comentários, considerações sobre algo que foi mencionado na frase.
- em indicações cênicas, para indicar gestos e modo de falar das personagens.
5 Leia as frases a seguir e reescreva-as usando parênteses no lugar das vírgulas.
Dica: Preste atenção nos trechos que estão entre vírgulas e escolha corretamente onde colocar os parênteses!
-
Uma colônia de formigas é geralmente formada tanto por rainhas, reprodutoras, quanto por não reprodutoras, operárias.
-
As formigas-cortadeiras, coletoras de folhas, cortam as folhas e carregam para o formigueiro para aconchegar novas formigas nos ninhos.
60
Produção escrita
Narrativa ficcional
Você vai ler agora outro texto que pertence à narrativa ficcional. Nele, Emília, a boneca de pano de Monteiro Lobato, é reduzida a um centímetro, explora o mundo e faz muitas descobertas. Depois, você vai escrever sua própria história de ficção, que fará parte de uma antologia com as histórias da turma toda!
Preparação
Leia este texto.
A viagem pelo jardim
O mede-palmos vinha descendo pela haste dum ramo de hortênsia. Era dos peludinhos. Emília, ansiosa por se ver no chão, teve uma ideia.
— E se eu montasse nele e ficasse bem agarrada aos pelos? Os mede-palmos não mordem.
Emília aproximou-se e zás! Cavalgou-o. O mede-palmos deteve-se estranhando aquilo; ergueu a cabecinha e ficou uns instantes a virá-la dum lado para outro. Por fim continuou a descer.
— Primeira descoberta! — gritou Emília. — A escada rolante viva! [...]
Ao chegar ao chão, debaixo da moita de hortênsia, estranhou o escuro. Como se viesse de cima da flor, onde a luz era intensa, custou-lhe acostumar os olhinhos a tanta sombra.
Que frescura ali! Até demais. E úmido. Se ficasse muito tempo naquela sombra, apanharia um resfriado. A primeira coisa que a impressionou foi a aspereza do chão. Era irregularíssimo!
— Como há pedras no mundo! — exclamou, tropicando e machucando os delicados pezinhos. — Isso que nós chamávamos terra ou chão, não é terra nada, é pedra, pedra e mais pedra. A crosta do planeta é uma pedreira sem fim. Hum! Por isso é que os bichinhos do meu tamanho usam tantos pés. Cada inseto tem seis. Os mede-palmos têm muito mais. De dois pés não há nenhum. Agora compreendo o motivo — é que só com dois pés não poderiam caminhar pelas infinitas pedreiras destes chãos. [...]
Monteiro Lobato. A chave do tamanho. São Paulo: Globo, 2016. (Fragmento).
- Mede-palmos:
- lagartas que se deslocam como se medissem palmos.
- Tropicando:
- tropeçando.
1 Converse com o professor e os colegas sobre Emília e sua descoberta de um mundo novo.
2 A história é fictícia, inventada; no entanto, parece real. Em sua opinião, o que torna isso possível?
61
A narrativa ficcional pode ser um conto, um miniconto, uma crônica, entre outros. O texto que você leu é o fragmento de uma história extraída de um livro.
Planejamento e escrita
3 Escreva uma narrativa.
- Imagine que Emília acionou a chave do tamanho e reduziu todos os seres do universo, incluindo você! Use a 1a pessoa, pois você é o narrador.
- Comece descrevendo o exato momento em que seu tamanho foi reduzido (o que estava fazendo, onde estava e qual foi sua reação).
- Pense nos obstáculos que enfrentou e nos seres que encontrou.
- Relate suas ações, reações e sentimentos diante desses desafios
Avaliação e reescrita
4 Troque seu texto com o de um colega.
- Avaliem o texto um do outro, seguindo as questões da tabela de avaliação.
Avaliação do seu texto | Sim | Não |
---|---|---|
O texto foi dividido em parágrafos? | ||
Há correções ortográficas e de pontuação a serem feitas? | ||
Foi narrado o exato momento em que seu tamanho foi reduzido (o que você estava fazendo, onde estava e qual foi sua reação)? | ||
Aparecem os obstáculos enfrentados e os seres encontrados? | ||
Foram descritas suas ações, reações e sentimentos? |
5 Leve o texto para o professor ler e fazer os apontamentos necessários e passe-o a limpo em seguida.
Socialização
6 Com a turma, reúna todas as histórias em uma antologia.
- Escolham um nome para a obra coletiva e organizem um sumário.
- Façam uma capa ilustrada com o título da antologia e o nome dos autores.
- Deixem a obra na biblioteca da sua escola, à disposição de todos. Se possível, disponibilizem também um livro digital.
62
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 O trecho abaixo é de uma piada lida no início da unidade.
"Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas."
SANDRA LAVANDEIRA
-
Escreva os sinônimos que poderiam ser usados no lugar da palavra senhor ao se referir a estas pessoas:
- Quem compra na loja.
- Quem mora em um imóvel alugado.
2 Descubra quais insetos estão apresentados e ilustre-os.
Dica: Todos os nomes dos insetos têm dígrafos nh ou lh.
-
Sou pequena e tenho dois pares de asas e duas antenas. Às vezes tenho pintinhas pretas, às vezes não.
-
Em geral, sou verde e me alimento de folhas. Tenho as pernas traseiras bem fortes e posso dar grandes saltos.
-
Em geral, sou amarela com listras pretas. Produzo um alimento bem doce que os seres humanos adoram.
3 Na foto acima, qual é o nome do inseto pousado na flor?
4 As abelhas desempenham um importante papel na natureza. Responda às questões para conhecê-las um pouco mais.
- Como se chama quem cria ou cuida de abelhas?
- O que as abelhas buscam nas flores?
- Ao se alimentarem do néctar e, depois, voarem, o que as abelhas transportam?
- Como se chama o transporte do grão de pólen das flores para outras plantas?
63
Avaliação em processo
Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo
Quase metade (40%) da população de insetos corre risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo. A conclusão é de uma pesquisa feita com base em 73 estudos dos últimos 13 anos sobre o assunto. O relatório será publicado na edição de abril da revista Biological Conservation.
Como o volume de insetos diminui 2,5% a cada ano, daqui a cem anos muitos deles podem desaparecer da Terra, calculam pesquisadores das universidades de Sydney e Queensland, na Austrália, e da Academia de Ciências Agrônomas, na China.
Apesar de o risco de extinção atingir todos os animais, o processo com os insetos está ocorrendo oito vezes mais rápido e é duas vezes mais abrangente do que entre vertebrados como mamíferos, répteis e pássaros.
Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros estão entre os mais ameaçados por, entre outros fatores, serem os mais atingidos pelas causas do processo de extinção. Por outro lado, o número de baratas e moscas deve aumentar. Mais adaptáveis, essas espécies devem ocupar o espaço deixado por outros insetos.
Os números se baseiam em dados da Europa e dos Estados Unidos, mas, como a agricultura intensiva (que tenta tirar o máximo de proveito da terra, reduzindo seus nutrientes) e as mudanças climáticas estão presentes em todo o mundo, eles refletem um cenário mundial, argumentam os cientistas.
Para os pesquisadores, uma das medidas que podem ser tomadas para frear o processo de extinção dos insetos é substituir pesticidas (produtos químicos que matam pragas, incluindo insetos) e fertilizantes sintéticos (que aumentam a produtividade da terra de forma artificial) por produtos menos prejudiciais ao meio ambiente.
Por que os insetos são importantes?
Eles controlam pragas, alimentam-se de animais e plantas mortas (ajudando na sua decomposição), melhoram a qualidade do solo, espalham sementes de plantas por meio da polinização e servem de comida para outros animais. Aves e peixes que se alimentam de insetos também podem ser prejudicados pelo declínio deles.
Disponível em: https://oeds.link/Q9nvoN. Acesso em: 18 jun. 2021.
64
Leia, em silêncio, o texto todo da página 63, que se refere a insetos. Depois faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale uma alternativa correta das questões de 1 a 3. Depois, faça no caderno as questões de 4 a 8.
1 Em quanto tempo os cientistas calculam que muitos dos insetos podem desaparecer da Terra?
- 100 anos.
- 13 anos.
- 73 anos.
2 Dos insetos atingidos pelo processo de extinção, quais se encontram entre os mais ameaçados?
- Abelhas, libélulas, baratas, mariposas e moscas.
- Abelhas, borboletas, baratas e abelhas.
- Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros.
3 Qual é a função dos fertilizantes sintéticos?
- Matar pragas, incluindo insetos.
- Aumentar a produtividade da terra de forma artificial.
- Parar o processo de extinção dos insetos e de outros animais.
4 Quais são os insetos que devem aumentar em quantidade nos próximos anos? Justifique sua resposta com uma frase retirada do texto.
5 Quais espécies de animais podem ser prejudicadas com a diminuição no número de insetos? Por que elas seriam afetadas?
6 Releia o trecho observando as palavras destacadas.
"Quase metade (40%) da população de insetos corre risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo."
65
-
Substitua essas palavras destacadas por seu sinônimo abaixo.
aplicados
meio ambiente
perigo
7 Todas as palavras a seguir, retiradas do texto, deveriam estar acentuadas graficamente.
climaticas | quimicos | sinteticos | declinio | decadas |
relatorio | agrotoxicos | libelulas | proximas | tambem |
mamiferos | repteis | maximo | especies | adaptaveis |
-
Copie essas palavras e acentue-as.
-
Agora, escreva outras palavras que não estão no quadro: uma oxítona, uma paroxítona e outra proparoxítona.
8 Leia atenciosamente as palavras do quadro, retiradas do texto.
pá ? aros | proce ? o |
fertili ? antes | maripo ? as |
extin ? ão | amea ? ados |
pesqui ? a | polini ? ação |
-
Copie as palavras substituindo o símbolo ? por ç, s, ss ou z.
-
Agora, escolha duas palavras do quadro e escreva uma frase com cada uma.
Depois de ler o texto Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo, elabore um texto sobre um inseto ou outro animal: como ele é, quais são as características dele, do que ele se alimenta?
- Escrita: elabore um rascunho com base nas orientações do professor.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.