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UNIDADE 3 Vocações e profissões
Você já deve ter ouvido a pergunta: "O que você vai ser quando crescer?". Não se preocupe, pois não precisa saber disso agora! Essa escolha será feita mais tarde, quando você for jovem, e dependerá de inúmeros fatores. Mas há pessoas que desenvolvem desde cedo interesses e habilidades e possuem alguma vocação que se relaciona a determinada profissão.
-
Quais são suas brincadeiras favoritas?
- Você reconhece as profissões apresentadas nas imagens destas páginas?
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Desafio
Junte letras do quadro e descubra o nome de quatro profissões.
Agora, adivinhe:
-
Que profissional vive caindo durante o trabalho e é parabenizado por isso?
-
Que profissional precisa da nossa boca para se alimentar?
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Para ler
Antes de ler
O texto que você vai ler é um diário ficcional.
- Qual profissão você gostaria de exercer futuramente? Por quê?
-
Quais habilidades você imagina serem necessárias para desempenhar essa profissão?
Durante a leitura
- Leia em silêncio o texto a seguir e identifique as palavras que você não conhece, sublinhando-as para, depois, esclarecer o significado delas com o professor.
- Preste atenção na crítica que o menino narrador da história faz aos adultos e no que significa, na visão dele, crescer e se tornar gente grande.
O que Lelê vai ser quando crescer?
Ontem foi o maior chato.
É que eu tive que ir numa festa de adulto porque a minha mãe não tinha com quem me deixar. E festa de adulto é o maior chato.
É chato porque não tem outras crianças para brincar, porque a tevê fica desligada, porque não tem videogame e porque não tem cachorro-quente nem sorvete, só uns pãezinhos pequenininhos com umas gosmas em cima.
Mas o pior é que em festa de adulto eles falam com a gente como se a gente fosse meio abobado.
Tipo assim: quando eu perguntei onde era o banheiro, a dona da casa respondeu:
— O banheiro é ali. Você já vai sozinho?
Depois um cara com cara de velho, mas com cabelo bem preto, me perguntou:
— Quantos anos você tem? Seis ou sete?
E uma mulher com unha comprida falou:
— Sabe que você está a cara da sua mãe?
Deu vontade de responder: "A cara da minha mãe?! Então eu vou fazer plástica, porque eu sou menino e ela é mulher!".
Para o homem de cabelo preto eu ia dizer: "Tenho quase nove, mas um dia vou ter cento e vinte que nem você!".
E para a dona da casa eu ia falar: "Não, não sei ir no banheiro sozinho. Preciso de alguém para trocar minha fralda!".
Pô, adulto não sabe conversar direito!
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Mas o pior mesmo é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer.
Parece que é só o que eles sabem falar: "O que você vai ser quando crescer?", "O que você vai ser quando crescer?", "O que você vai blá-blá-blá...?".
Teve um casal que chegou perto de mim e aí a mulher falou assim:
— O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco.
E aí o marido dela disse:
— Que nada! Ele vai ser é jogador de futebol.
— Médico!
— Jogador de futebol!
— Médico!!
— Jogador de futebol!!
— Médico!!!
— Jogador de futebol!!!
E aí eles começaram a brigar e eu saí dali, porque sei que não vou ser nenhuma dessas coisas, porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo.
Bom, eu ainda não sei o que quero ser quando crescer, mas eu já pensei numas coisas:
* eu podia ser palhaço, porque é legal fazer os outros darem risada;
* podia ser astronauta, porque fazer viagens espaciais é bacana;
* podia ser escritor que nem o meu tio, porque ele trabalha em casa e sempre dá uma paradinha para jogar videogame;
* e podia ser motorista de táxi, porque eles passeiam o dia todo e ainda ganham dinheiro para isso (sem falar que eles devem ser o maior inteligentes, porque sempre sabem a solução para tudo).
Depois eu fiquei pensando que, quando os adultos perguntam o que você vai ser quando crescer, eles querem saber é "em que você vai trabalhar quando crescer". Mas isso é esquisito, porque a gente não é um trabalho.
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Os adultos não querem saber se vou querer morar numa praia ou num morro, se eu vou querer ter um monte de filhos ou nenhum, se vou ser engraçado ou sério, se vou querer ler muitos livros ou ver muita tevê, se eu vou ser alegre ou triste, se eu vou ser alto ou baixinho. Eles só querem saber no que eu vou trabalhar.
Então eles tinham que perguntar: "No que você vai trabalhar?", e não "O que você vai ser?".
Da próxima vez que um adulto me perguntar o que eu quero ser quando crescer, não vou responder uma profissão, porque eu não quero ser um trabalho, quero ser outras coisas também.
Quando eu crescer quero ser sabido (que nem motorista de táxi), quero saber fazer piada (que nem palhaço), viajar muito (que nem astronauta), e jogar videogame que nem o meu tio (que nem ele não, melhor, porque ele é meio ruim).
E também quero ser altão, alegre, morar na praia, ler livro e ver tevê ao mesmo tempo.
Ah, e eu quero ser legal. Mesmo que não seja palhaço, astronauta, escritor ou motorista de táxi.
José Roberto Torero. As primeiras histórias de Lelê. São Paulo: Panda Books, 2007. (Adaptado).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia, em voz alta, o texto de José Roberto Torero. Depois, releia em voz alta o trecho a seguir desse mesmo texto.
"É chato porque não tem outras crianças para brincar, porque a tevê fica desligada, porque não tem videogame e porque não tem cachorro-quente nem sorvete, só uns pãezinhos pequenininhos com umas gosmas em cima."
-
A palavra porque, nesse trecho, reforça os motivos pelos quais a personagem acha a festa chata.
-
Reescreva esse trecho usando a palavra porque uma única vez.
-
-
Leia, em voz alta, as palavras retiradas do trecho:
porque brincar fica cachorro-quente pequeninos - O que você observa ao pronunciar as letras c ou qu nessas palavras?
-
Agora complete outras palavras com c ou qu.
- adro
- mos ito
- atro
- asa o
- eijo
- xero ar
- turísti o
- a áti o
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2 Leia três vezes as palavras do quadro o mais rapidamente que puder.
crescer | amadurecer | florescer | fortalecer | nascer | engrandecer |
decrescer | enfraquecer | falecer | perecer | esmorecer | esmaecer |
-
Algumas dessas palavras do quadro podem ser o antônimo uma da outra. Identifique-as e escreva-as. Em seguida, leia cada palavra e seu(s) antônimo(s) duas vezes.
-
Copie no caderno as palavras do quadro, separando-as em duas colunas: palavras escritas com c e palavras escritas com sc (todas com som de s). Depois, complete as colunas com outras palavras escritas da mesma forma.
Compreender o texto
3 A história contada por Lelê parece ser um desabafo.
-
Por que Lelê está desabafando?
-
Qual adjetivo ele utiliza para caracterizar o tipo de festa em que estava?
-
No terceiro e no quarto parágrafo, Lelê enumera cinco razões que justificam seu desabafo. Qual dessas razões tem maior grau de importância para ele? Justifique com uma expressão do texto.
4 Você concorda com todos os argumentos usados pelo narrador para justificar sua indignação? Acrescentaria outros? Comente.
5 Leia estas frases e compare-as.
1 "Mas o pior mesmo é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer."
2 Mas o pior é que todo mundo quer saber o que você vai ser quando crescer.
-
A palavra mesmo provoca diferença de sentido entre os trechos? Por quê?
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6 Releia.
"- O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco."
-
Por que a mulher achava que Lelê seria médico?
-
Na sua opinião, essa justificativa foi satisfatória? Explique.
7 Para Lelê, a pergunta "O que você vai ser quando crescer?" deveria ser outra.
8 Os itens a seguir apresentam características de alguns dos profissionais que Lelê admira. Qual é a profissão deles?
- É sabido, passeia por todos os lugares e ainda ganha dinheiro com isso.
- Viaja muito.
9 O que Lelê considerou importante ao escolher as profissões favoritas?
Diário ficcional é um texto em que o autor cria uma personagem que conta os acontecimentos vividos por ela em seu dia a dia, ou seja, as situações relatadas não são reais. Diferentemente do diário pessoal, em que o autor costuma escrever para si mesmo, o diário ficcional é voltado para o leitor. Assim, podem ser empregados alguns recursos para captar a atenção de quem lê, como justificar opiniões e demonstrar emoções e sensações da personagem sobre o que está sendo contado.
10 Assinale os trechos em que o narrador-personagem usa expressões informais, adequadas à faixa etária dele.
"Ontem foi o maior chato."
"[...] a minha mãe não tinha com quem me deixar."
"Tipo assim: quando eu perguntei onde era o banheiro [...]"
"Pô, adulto não sabe conversar direito!"
"Os adultos não querem saber se vou querer morar numa praia [...]."
A linguagem informal é muito usada no diário ficcional. É como se a personagem conversasse com o leitor, expondo seus pensamentos.
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Ampliar o vocabulário
11 Troque as gírias destacadas nas frases por expressões da linguagem formal.
-
"[...] porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo."
-
"[...] eu podia ser palhaço, porque é legal fazer os outros darem risada."
-
"Depois um cara com cara de velho, mas com cabelo bem preto [...]"
12 Leia as expressões destacadas e explique o sentido delas nas frases.
- "- Sabe que você está a cara da sua mãe?"
- "Quando eu crescer quero ser sabido (que nem motorista de táxi) [...]."
13 Copie do texto as palavras ou expressões que podem substituir os termos destacados a seguir.
- Festa de adulto é maçante.
- Os adultos falam com o menino como se ele fosse tolo.
- O trabalhador dá uma pausa em seu horário de trabalho.
14 Qual é o sentido da expressão destacada no trecho abaixo?
"'O que você vai ser quando crescer?', 'O que você vai ser quando crescer?', 'O que você vai blá-blá-blá...?'."
Para ler em casa
Faça um resumo oral do texto O que Lelê vai ser quando crescer? para seus familiares. Conte sobre a crítica que a personagem faz aos adultos e emita sua opinião. Ouça com atenção a opinião deles.
Em seguida, converse com eles sobre algumas profissões que existiam antigamente e que hoje não existem mais. Verifique se eles sabem explicar a você o que cada profissional mencionado fazia.
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Estudo da língua
Concordância nominal
1 Releia este trecho do diário ficcional.
"Os adultos não querem saber [...] se vou ser engraçado ou sério, se vou querer ler muitos livros ou ver muita tevê, se eu vou ser alegre ou triste, se eu vou ser alto ou baixinho."
-
Copie os adjetivos do trecho.
-
Essa é uma fala de Lelê. E se fosse a amiga Zezé falando, como ficaria essa fala? Reescreva o trecho prestando atenção na concordância.
2 Releia mais este trecho.
"Mas o pior é que em festa de adulto eles falam com a gente como se a gente fosse meio abobado."
-
A quem Lelê se refere ao usar a expressão destacada no trecho?
-
Qual adjetivo ele usa para caracterizar a expressão em destaque?
3 Observe as palavras em destaque no trecho a seguir.
"E também quero ser altão, alegre, morar na praia, ler livro e ver tevê ao mesmo tempo.
Ah, e eu quero ser legal. Mesmo que não seja palhaço, astronauta, escritor ou motorista de táxi."
-
A que classe gramatical pertencem essas palavras?
-
Reescreva cada frase substituindo essas palavras por outras que tenham o mesmo sentido.
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4 Nos itens a seguir, circule o adjetivo que se refere a cada profissão.
- Palhaço: engraçado, brincadeira, divertir.
- Escritor: imaginação, criativo, fantasiar.
- Jogador de futebol: driblar, disposição, habilidoso.
-
Médico: cuidadoso, prevenir, cautela.
- Crie uma frase, no caderno, para cada profissão com o adjetivo que a caracteriza.
5 Releia abaixo os adjetivos da atividade 4 em destaque, observando o que eles têm em comum.
jogador de futebol habilidoso | médico cuidadoso |
-
Agora, escreva outros adjetivos com a terminação -oso ou -osa para os substantivos a seguir.
artista | professor | cozinheira |
enfermeira | escritor | recepcionista |
6 Leia as palavras do quadro.
apaixonado
resistente
disciplinado
confiante
sabedoria _____
- Encontre a palavra instrusa do quadro acima e sublinhe-a.
-
Essa palavra é:
- substantivo.
- adjetivo.
- verbo.
-
As outras palavras do quadro são:
- substantivos.
- adjetivos.
- verbos.
- Agora, escolha dois adjetivos do quadro com os quais você mais se identifica e complete.
Eu sou e .
A concordância nominal baseia-se na relação que se estabelece entre o substantivo e as palavras que se referem a ele. Essas palavras devem concordar entre si, em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).
Os adjetivos concordam com os substantivos a que se referem.
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7 Leia estas frases e, com uma seta, ligue os adjetivos aos substantivos a que se referem.
- "E uma mulher com unha comprida falou: — Sabe que você está a cara da sua mãe?"
- "Para o homem de cabelo preto eu ia dizer: 'Tenho quase nove, mas um dia vou ter cento e vinte que nem você!'."
- "[...] porque eu sou grosso no futebol e quando eu uso roupa branca sempre fico o maior sujo".
8 Complete as frases com os adjetivos a seguir, acertando a concordância quando necessário. Cada um dos adjetivos só poderá ser usado uma vez.
comprido
pequeno
sujo
desligado
- Até o rádio estava naquela festa.
- Aqueles sanduíches não matavam a fome de ninguém.
- O homem de cabelo preto tinha uma barba .
- As minhas roupas sempre ficam nos aniversários.
9 Faça a concordância, escolhendo o adjetivo adequado.
- O menino e a menina foram . (esperto/espertos/espertas)
- Minha amiga da escola é muito . (estudiosa/estudiosos/estudiosas)
- As alunas anotaram o que deveriam estudar. (atenta/atentas/atentos)
- A secretária deixou as pastas dos estudantes. (vazios/vazias/vazia)
- O menino e a irmã eram estudantes. (bons/bom/boa)
- Minha mãe e meu pai são muito . (compreensivas/compreensivos)
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Produção escrita
Versos para letra de canção
Você já pensou em como deve ser o dia a dia dos profissionais de sua cidade? O que cada um faz? Com quais materiais trabalha?
Você e um colega vão escrever versos para uma letra de canção e apresentá-los à turma.
Preparação
Faça uma primeira leitura silenciosa dos versos da letra da canção. Em seguida, responda às questões.
O Bloco dos Pasteleiros I
Nós somos os pasteleiros
da loja da rua da feira
os pastéis são bem gostosos
mas um dia deu bobeira
em lugar de óleo quente
a gente pôs água fria
o pastel virou sorvete
e ficou uma porcaria!
CD Roda gigante — Canções de Gustavo Kurlat. São Paulo: Palavra Cantada, 1998. Produção Escola Viva.
1 Converse com os colegas.
- Por que os pastéis deram errado?
- É possível o pastel virar sorvete colocando água fria nele?
- Qual é a graça dessa canção?
2 Leia o boxe para lembrar o que é rima e verso.
-
Quais palavras rimam na letra dessa canção?
Lembre-se:
- Rima é a repetição de sons idênticos ou semelhantes, geralmente na sílaba final das palavras dos versos.
- Verso é cada uma das linhas de um poema.
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Planejamento
3 Converse com um colega. Escolham uma profissão e pensem no que fazem as pessoas que a exercem e nos materiais necessários para isso.
Escrita
4 Escrevam no caderno uma letra de canção relacionada à profissão escolhida.
- Componham rimas em toda a letra, combinando-as de diferentes maneiras: a última palavra do primeiro verso pode rimar com a última palavra do segundo verso ou com a última palavra do terceiro verso. Após a avaliação do professor, faça as alterações por ele sugeridas.
- Lembrem-se de dar um título para a canção!
Avaliação e reescrita
5 Leiam a letra da canção que vocês fizeram e assinalem "sim" ou "não" na tabela de avaliação.
Avaliação dos versos da letra de canção | Sim | Não |
---|---|---|
Foi criado um título para a canção? | ||
Os versos estão rimando? | ||
Há alguma palavra que pode ser substituída? | ||
As palavras estão escritas corretamente? |
- Se necessário, reescrevam a letra.
- Em uma roda de conversa, contem o que acharam de escrever uma letra de canção e comentem também a experiência de criar rimas. Foi fácil?
Socialização
6 Conversem com o professor.
- Decidam com o professor como vocês vão compartilhar o que produziram.
- Vocês podem pendurar as letras de canção em um varal na sala de aula ou publicá-las no blog da turma (se houver) para que os colegas possam ler.
Para ler em casa
Leia em voz alta a letra da canção O Bloco dos Pasteleiros I para as pessoas que moram com você. Em seguida, peça a alguma delas que leia a versão produzida por vocês na escola. Pergunte o que elas acharam.
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Produção oral
Cantoria
Agora, chegou a hora de você e seu colega apresentarem para a turma a letra da canção que fizeram!
Planejamento
1 Memorizem a letra e ensaiem.
- Se um de vocês souber tocar um instrumento, aproveite para acompanhar a música com ele.
- Ensaiem juntos quantas vezes forem necessárias para memorizar a letra da canção que recriaram.
Apresentação e socialização
2 Apresentem a canção para a turma.
- No dia combinado com o professor, arrumem o espaço de modo que vocês se sintam confortáveis.
- Apresentem a canção conforme vocês ensaiaram.
- Tenham em mãos o texto escrito para consultá-lo em caso de necessidade.
- Prestem atenção na apresentação dos colegas: foi igual ou diferente da de sua dupla?
Avaliação
3 Avaliem o desempenho de vocês respondendo às questões da tabela abaixo.
Avaliação da apresentação da canção | Sim | Não |
---|---|---|
Vocês conseguiram ensaiar bastante antes da apresentação? | ||
Vocês gostaram das canções uns dos outros? | ||
Como foi a experiência de cantar para a turma? | ||
Todos ficaram atentos às apresentações dos colegas? | ||
Há algo a melhorar em uma próxima apresentação desse tipo? | ||
Sugestões | ||
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Oficina de criação Criando histórias em quadrinhos
Leitura
Faça uma leitura expressiva da história em quadrinhos a seguir, prestando atenção no formato dos quadrinhos e no humor da história.
Vamos explorar a história em quadrinhos
1 Converse com os colegas sobre a história em quadrinhos.
-
Por que a letra do terceiro e do último quadro é diferente da dos outros?
-
Snoopy recebe uma carta assinada pelos editores. Na sua opinião, o que faz um editor de texto?
-
Quais são as onomatopeias da tirinha? O que elas representam?
As histórias em quadrinhos (HQs) podem conter imagens, diálogos, onomatopeias, letras diferentes e balões de diversos formatos, bem como ter situações com efeito de humor. Apresentam uma sequência de quadrinhos e uma ou mais personagens.
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Vamos escrever e desenhar
2 Elabore uma história em quadrinhos.
- Para criar sua história em quadrinhos, pense em uma profissão que você gostaria de ter.
- Depois, faça o rascunho do roteiro (texto), lembrando-se de dar continuidade às cenas em cada quadrinho da história. Peça orientação ao professor.
- Para ilustrar os quadrinhos, você pode desenhar ou fazer uma colagem.
- Utilize diferentes tipos de balões, escrevendo neles as falas das personagens de forma legível. Não se esqueça de explorar onomatopeias.
Veja outros exemplos de balão.
Avaliação
3 Avalie sua produção preenchendo a tabela.
Avaliação da história em quadrinhos | Sim | Não |
---|---|---|
A história apresenta uma sequência lógica: começo, meio e fim? | ||
Os desenhos mostram a ideia que você quis passar? | ||
Você usou onomatopeias? | ||
Elaborou diferentes tipos de balões, adequados às situações? |
Reescrita e socialização
4 Revise e reescreva.
- O professor vai ler seu texto. Com base nas sugestões dele e na sua autoavaliação, passe seu trabalho a limpo.
5 Com os colegas, organize uma roda de leitura.
- Cada um vai passar sua tirinha aos colegas para que a apreciem, observando os desenhos ou as colagens.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler a seguir um conto popular originário da África, narrado pelo povo iorubá. A história mostra uma maneira bastante incomum de uma pessoa escravizada desenvolver sua vocação.
- A escravidão infelizmente sempre fez parte da história da humanidade. Quantas coisas você imagina que uma pessoa poderia realizar se, em vez de escravizada, fosse livre e pudesse desenvolver sua vocação?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura em voz alta do professor e observe como ele pronuncia as palavras, muda a entonação e faz as pausas de acordo com os sinais de pontuação.
- Destaque as palavras desconhecidas e, no final, compartilhe-as com os colegas. Busque o significado delas em um dicionário.
-
Odedirã, personagem principal da história, poderia ter trabalhado em diversas profissões. Descubra quais são essas profissões.
O escravo que guardou os ossos do príncipe
Havia um escravo chamado Odedirã, que vivia perseguido pelo seu senhor.
Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho. Ele o criou até que se tornasse uma galinha.
A galinha pôs ovos e chocou. Nasceram muitos pintinhos que Odedirã criou. A criação de galinhas foi crescendo.
Um dia, voltando da roça, ele encontrou todas as suas galinhas e todos os seus galos mortos.
O seu senhor disse:
"Tu és escravo ou dono de uma granja?".
Odedirã ficou tristíssimo, mas não disse nada.
Limpou os frangos mortos, salgou e defumou a carne e a guardou.
Um dia ele ganhou uma cabritinha. A cabritinha cresceu e se tornou uma bela cabra, que deu muitos filhotes. A criação de cabras foi crescendo.
Um dia, voltando da roça, encontrou todas as suas cabras e todos os seus cabritos mortos.
O seu senhor disse:
"Tu és escravo ou fazendeiro?".
Odedirã ficou tristíssimo, mas não disse nada.
Limpou os animais mortos, salgou e defumou a carne e a guardou.
Quando veio a seca e faltou comida no seu país, Odedirã vendeu as carnes defumadas e guardou o dinheiro.
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Um dia, voltando da roça, encontrou o seu senhor muito bem vestido.
Ele comprara ricas roupas, sapatos finos e belas joias.
O escravo percebeu com que dinheiro tudo havia sido comprado, quando o seu senhor lhe disse:
"Tu és escravo ou banqueiro?".
Vendo a tristeza do escravo, o senhor disse:
"Comprei para ti este monte de ossos. Quem sabe tu não começas uma fábrica de botões e te transformas num industrial? Pois parece que escravo tu não queres ser."
Odedirã nada respondeu e guardou os ossos.
Logo, logo, passaram por ali emissários do rei. Uma grande desgraça se abatera sobre o reino. O príncipe herdeiro havia morrido e, se isso não bastasse, mercenários sem escrúpulos tinham roubado o esqueleto do príncipe morto.
Os soldados procuravam os ossos por todo o país, será que alguém sabia dos despojos principescos?
Odedirã foi para dentro e voltou com uma caixa.
"Aqui estão os restos do nosso amado príncipe", ele disse. "Foram abandonados aqui por ladrões em fuga", completou.
O rei ficou muito grato pela recuperação do esqueleto do filho.
Os ossos foram enterrados na capital do reino com todas as solenidades funerárias costumeiras.
Odedirã e seu senhor foram levados aos funerais como convidados especiais, como salvadores da pátria.
Ao final da cerimônia, o rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho e o declarou seu príncipe herdeiro.
Odedirã deu um pouco de dinheiro ao seu antigo senhor para que ele voltasse para casa e disse-lhe:
"Quando eu era teu escravo, só para me roubar, vivias perguntando o que eu era. Mas nunca soubeste o que eu queria ser. Eu não queria ser dono de granja, não queria ser fazendeiro nem banqueiro. Muito menos industrial. Eu só queria ser rei".
E entrou no palácio abraçado com o pai adotivo.
Reginaldo Prandi. Os príncipes do destino: histórias da mitologia afro-brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
- Defumou (a carne):
- secou, expondo à fumaça.
- Mercenários:
- pessoas que trabalham apenas por dinheiro.
- Sem escrúpulos:
- sem integridade de caráter.
- Despojos principescos:
- restos do príncipe.
- Solenidades funerárias:
- cerimônias de enterro.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Releia, silenciosamente, o texto de Reginaldo Prandi. Depois leia três vezes a lista de palavras abaixo, extraídas desse texto, sem tropeçar.
costumeiras | mercenários | perseguido | escrúpulos | herdeiro |
solenidades | emissários | cerimônia | voltasse | despojos |
comprara | esqueleto | abatera | funerárias | principescos |
2 Identifique a(s) letra(s) que completa(m) cada palavra do quadro abaixo (s, ss, ou ç) e, em seguida, preencha a tabela organizando as palavras por coluna de acordo com essa(s) letra(s).
preten ? ão | cansa ? o | ân ? ia | man ? ão |
belí ? imo | fidelí ? imo | me ? o | far ? a |
pe ? a | maci ? o | tristí ? imo | carí ? imo |
S | SS | Ç |
---|---|---|
- Agora, você e a turma vão ler, juntos e ao mesmo tempo, as palavras do quadro.
3 Leia apenas as palavras destacadas nas frases. Em seguida, leia as frases sem interrupções e o mais rapidamente que conseguir.
- Ande mais rápido, pois tenho pressa!
- A onça está presa na jaula.
- O animal capturou a sua presa.
- Fiz uma pose para a foto.
- Ontem foi a posse do prefeito.
- Converse com o professor sobre a diferença de pronúncia e sobre o significado dessas palavras.
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4 Agora, faça uma avaliação para saber como você fez suas leituras.
Avaliação da leitura | Sim | Não |
---|---|---|
Você leu cada palavra ou frase mantendo o ritmo e caprichando na entonação de voz? | ||
Pronunciou bem as palavras, sempre atento à pontuação? | ||
A cada repetição da leitura, percebeu que está lendo sem dar pausas desnecessárias ou sem travar em algumas palavras? |
Compreender o texto
5 Releia.
"Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho. Ele o criou até que se tornasse uma galinha."
-
Os pronomes ele e o retomam palavras já usadas no trecho. Identifique-as.
Em uma narrativa, o protagonista, personagem principal, geralmente tem de superar um obstáculo. O antagonista se opõe ao protagonista, fazendo de tudo para que este não alcance seus objetivos.
6 Responda às seguintes questões sobre as personagens do texto.
-
Quem são o protagonista e o antagonista do texto?
-
Qual trecho do texto mostra o obstáculo a ser enfrentado pelo protagonista?
-
Quais atitudes do antagonista atrapalharam o protagonista?
-
Em sua opinião, por que o homem teve essas atitudes?
86
7 Qual era a reação de Odedirã ao saber das maldades de seu senhor?
8 Leia novamente.
"Um dia, voltando da roça, encontrou o seu senhor muito bem vestido. Ele comprara ricas roupas, sapatos finos e belas joias. O escravo percebeu com que dinheiro tudo havia sido comprado [...]."
-
A palavra destacada substitui quais outras palavras no trecho lido? Copie-as.
-
Explique a que conclusão Odedirã chegou ao encontrar seu senhor muito bem vestido.
-
O que você acha da atitude do homem com o escravo? Converse com os colegas a respeito disso.
Os contos populares são narrativas transmitidas oralmente de geração para geração. Por esse motivo, apresentam uma estrutura própria, pois quem fala deve ser claro e prender a atenção do ouvinte.
9 Releia.
"Uma grande desgraça se abatera sobre o reino. O príncipe herdeiro havia morrido e, se isso não bastasse, mercenários sem escrúpulos tinham roubado o esqueleto do príncipe morto."
-
A palavra destacada refere-se a dois acontecimentos. Indique-os.
-
No texto, foram usadas três outras palavras para indicar o esqueleto do príncipe. Quais foram?
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10 As frases a seguir resumem os acontecimentos finais da história. Numere-as, ordenando-os corretamente.
Os ossos foram enterrados na capital do reino.
O rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho e o declarou seu príncipe herdeiro.
O rei ficou muito grato pela recuperação do esqueleto do filho.
Odedirã deu um pouco de dinheiro ao seu antigo senhor para que ele voltasse para casa.
Odedirã e seu senhor foram levados aos funerais como convidados especiais.
Ampliar o vocabulário
11 Escreva sinônimos para as palavras destacadas a seguir. Se necessário, consulte um dicionário.
- O senhor perguntou a Odedirã se ele era escravo ou dono de granja.
- Uma grande calamidade se abatera sobre o reino.
- O rei mandou que o escravo fosse libertado.
- Logo passaram por ali emissários do rei.
- Odedirã tinha a impressão de que algo de bom ocorreria.
12 Observe estas palavras do quadro. São adjetivos que poderiam ser empregados com um substantivo como solenidade.
luxuosa
festiva
imponente
formal
pomposa
suntuosa
chamativa
extravagante
-
Copie do quadro as palavras escritas com x e indique o som que essa letra representa na palavra.
-
Escreva outras palavras que tenham a letra x com sons de s e ch.
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13 Encontre as palavras do texto cujo significado é descrito a seguir.
- Aquele que está sujeito a um senhor, como propriedade dele.
- Ação de obter algo que se havia perdido.
- Conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que formam o arcabouço do corpo dos animais vertebrados.
- Aquele que recebe algo por herança.
14 Escreva o significado das palavras destacadas nos trechos a seguir.
-
"Ao final da cerimônia, o rei libertou o escravo Odedirã, adotou-o como filho [...]"
-
'"Tu és escravo ou banqueiro?'"
15 Substitua as expressões destacadas pelo adjetivo correspondente do quadro.
real
principescos
funerárias
ilógicos
inescrupulosos
- mercenários sem escrúpulos
- raciocínios sem lógica
- despojos do príncipe
- castelo do rei
- cerimônias do funeral
Para ler em casa
Leia para as pessoas que moram com você o conto O escravo que guardou os ossos do príncipe. Lembre-se da leitura feita por seu professor e procure explorar bastante a expressividade oral. Se possível, treine antes.
Após a leitura, pergunte a opinião de seus familiares sobre o conto.
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Estudo da língua
Concordância verbal
1 Observe as palavras destacadas neste trecho do conto.
"Havia um escravo chamado Odedirã, que vivia perseguido pelo seu senhor.
Odedirã um dia ganhou um pintinho de um vizinho [...]."
-
A que classe gramatical pertencem as palavras destacadas?
-
Em "Odedirã um dia ganhou", qual é o sujeito, isto é, quem ganhou?
-
Por que o verbo ganhou está na 3a pessoa do singular?
-
Se fossem várias pessoas, como ficaria esse verbo?
2 Releia outro trecho do conto e faça o que se pede.
"Ele o criou até que se tornasse uma galinha.
A galinha pôs ovos e chocou. Nasceram muitos pintinhos que Odedirã criou."
-
Assinale as alternativas corretas sobre a classificação das palavras destacadas.
- As palavras criou, pôs e galinha pertencem à classe dos verbos.
- As palavras criou, pôs e nasceram pertencem à classe dos verbos.
- A palavra galinha pertence à classe dos verbos.
- A palavra galinha pertence à classe dos substantivos.
-
Os verbos destacados estão:
- no passado.
- no presente.
- no futuro.
-
Em "Nasceram muitos pintinhos", por que o verbo está no plural?
-
Se fosse apenas um pintinho, como ficaria esse verbo?
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Concordância verbal é a relação estabelecida entre o verbo e o sujeito. Isso quer dizer que, se o sujeito estiver no singular, o verbo também deverá estar no singular; e, se o sujeito estiver no plural, o verbo também deverá estar no plural.
O verbo é uma palavra utilizada para expressar uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. Ele varia em número (singular, plural) e pessoa (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) e concorda com o sujeito da oração.
3 Releia as orações e assinale a alternativa correta.
"'Comprei para ti este monte de ossos. Quem sabe tu não começas uma fábrica de botões e te transformas num industrial? Pois parece que escravo tu não queres ser.'"
-
O verbo comprei concorda com:
- eu.
- o senhor.
- monte de ossos.
-
Começas e queres concordam com:
- vós.
- tu.
- escravo.
4 Releia.
"Ele o criou até que se tornasse uma galinha."
-
Por que o verbo criou está no singular?
5 Leia as orações e sublinhe os verbos.
Um dia, Odedirã encontrou todos os seus animais mortos.
Ficou triste o escravo Odedirã.
-
Qual é o sujeito do verbo da primeira oração?
-
Qual é o sujeito do verbo da segunda oração?
Em qualquer posição que se encontre o sujeito na oração (antes ou depois do verbo), o verbo concorda sempre com ele em número e pessoa.
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6 Faça a concordância, escolhendo o verbo adequado.
- Os animais de Odedirã . (morreu, morreram)
- O escravo esperto. (foi, foram)
- Alguns indivíduos não guardar para o futuro. (sei, sabemos, sabem)
- Nós sempre ao sítio do vizinho ver os animais de criação. (vão, vamos, vai).
- O menino muitos bichos no quintal. (criamos, cria, criam)
- As moscas infestar o galinheiro (pode, podem), por isso eu o todos os dias. (limpamos, limpa, limpo)
- Na caixa os despojos do amado príncipe. (está, estavam)
Leia esta história e faça as atividades 7 a 11.
O bicho-preguiça
Dizem que o gato tem sete fôlegos e que o bicho-preguiça tem sete preguiças.
Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer. Quando as flores roxas viessem, a preguiça, que é muito gulosa por bananinhas de embaúba, começava a subir. Pensava que, até chegar lá em cima, já as frutas tinham vindo e estavam maduras.
Então ela foi subindo, subindo. Sete anos se passaram. Sete vezes a embaúba floresceu e frutificou. Quando a preguiça acabou a viagem e ia comer os frutos, arrebentou o galho, e ela veio para o chão que nem um bolo. Santa paciência! Voltou à árvore e começou a subir, mais sete anos.
Ainda está lá.
Henriqueta Lisboa. Em: Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
7 Indique o sujeito dos verbos destacados no texto.
- Estava:
- Viessem:
- Passaram:
- Frutificou:
- Acabou:
- Veio:
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8 Se o sujeito do verbo estava fosse "a preguiça e o jabuti", como deveria ser escrita a frase abaixo?
"Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer."
9 Como ficaria a frase "Sete anos se passaram" se a preguiça tivesse demorado um ano para subir a árvore?
10 Reescreva a frase "Sete vezes a embaúba floresceu e frutificou" considerando que isso tenha ocorrido apenas uma vez.
-
Houve mudança nos verbos da frase? Explique.
11 Faça, no caderno, um resumo do texto sobre o bicho-preguiça, da página 91. Fique atento à concordância verbal.
Que curioso!
As embaúbas são árvores que podem ser encontradas em solos úmidos em beira de matas e em suas clareiras. Dependendo da espécie, a altura pode chegar a cerca de 15 metros.
Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose (uma espécie de associação) com formigas, que habitam seu interior e as protegem de animais herbívoros.
A árvore é procurada por várias espécies de aves por causa dos seus frutos. A preguiça se alimenta de suas folhas e frutos e gosta tanto deles, que a embaúba também é chamada de "árvore da preguiça".
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Copie o texto a seguir no caderno, completando-o com os adjetivos entre parênteses que poderiam caracterizar adequadamente um ambiente típico de um conto de assombração.
-
Você pode procurar em um dicionário o significado de termos que não conhece.
O carteiro parou diante do portão (bonito/majestoso — enferrujado/desgastado/carcomido) e observou, com a carta nas mãos, a (imponente/elegante — sinistra/horrenda/assustadora) casa. Todo arrepiado e com os cabelos em pé, teve receio e por pouco foi embora sem fazer a entrega. Com a curiosidade maior do que o medo, resolveu espiar pelas grades do portão e viu um jardim (colorido/alegre — tenebroso/pavoroso). Nele, flores (belas/coloridas — murchas/feias) se destacavam entre as árvores (frondosas/exuberantes — secas/retorcidas) que pareciam prontas a atacá-lo.
Diante disso, lançou a carta por cima do portão e nunca mais foi visto entregando cartas, cartinhas ou cartões.
- Agora, leia o texto completo em voz alta, respeitando os sinais de pontuação.
2 Vamos descobrir o significado de alguns dos adjetivos utilizados no texto acima? Com um colega, relacionem as duas colunas no caderno, conforme o modelo.
A-2: enferrujado → coberto por ferrugem
- enferrujado
- desgastado
- carcomido
- sinistra
- tenebroso
- retorcidas
- majestoso
- frondosas
- repleto de folhas e de ramos
- coberto por ferrugem
- danificado; destruído; gasto
- grandioso; imponente
- apodrecido; deteriorado
- assustadora, apavorante; coberta de trevas, escura
- medonho, terrível
- muito tortas; enroscadas umas nas outras