126
UNIDADE 5 Esportes
Você gosta de praticar atividades físicas? Quais? Quando realizadas de modo equilibrado, as atividades físicas promovem diversos benefícios ao corpo, além de ajudar a melhorar nosso humor e nossa sensação de bem-estar!
Esportes, brincadeiras, atividades ao ar livre também nos ajudam a conviver mais e melhor com as pessoas, a desenvolver autocontrole e a aprender a identificar e superar os nossos limites.
127
- Você conhece as atletas da página 126? Já viu essas atletas em jogos mundiais?
- Quais outros atletas você conhece? Quais esportes eles praticam?
Desafio
Complete o diagrama e descubra uma palavra que se formará nas estrelas e que tem tudo a ver com a prática esportiva.
- Quando praticamos esportes, desenvolvemos uma consciência (1) conhecendo melhor o corpo.
- Para praticar o (2), é preciso ficar preso a uma corda e descer um muro ou montanha.
- O jogo de tabuleiro chamado de (3) também é reconhecido como esporte, assim como o xadrez.
- De origem afrobrasileira, a (4) pode ser considerada tanto um esporte como uma dança ou luta.
- Ao jogar ou praticar um esporte, é preciso seguir as (5).
- Em geral, a (6) é praticada para melhorar o condicionamento físico, mas também existe a modalidade esportiva de competição.
- Os jogos e os esportes podem ser tanto individuais como (7).
- Os esportes de (8) (como o boxe, o judô etc.) envolvem estratégias de ataque e defesa.
128
Para ler
Antes de ler
O texto a seguir é uma crônica sobre um casal que se conhece na escola e compartilha as mesmas paixões.
- Lendo o título e observando as imagens, você diria que se trata de um assunto formal ou informal?
- Você acha que vai ler um texto que fala de uma situação do dia a dia? Por quê?
Durante a leitura
- Faça uma leitura silenciosa do texto. Se houver palavras que você considera difíceis de serem lidas, circule-as para treinar mais a sua leitura.
- Preste atenção em como o narrador conta de que forma o futebol influenciou essa história de amor.
Namoro & Futebol
Eles se conheceram na escola, onde cursavam a mesma classe. E foi o legítimo amor à primeira vista. Uma semana depois já estavam namorando, e namorando firme. Eram desses namorados que fazem as pessoas suspirar e dizer baixinho: meu Deus, o amor é lindo. Ele, 17 anos, alto, forte, simpático; ela, 16, uma beleza rara. Logo estavam se visitando em casa. Os pais de ambos davam a maior força para o namoro e antecipavam um casamento no futuro: os dois formavam o casalzinho ideal. Inclusive porque gostavam das mesmas coisas: ler, ir ao cinema, passear no parque.
Mas alguma coisa tinha de aparecer, não é mesmo? Alguma coisa sempre aparece para perturbar mesmo o idílio mais perfeito.
Foi o futebol.
Ele era maluco pelo esporte. Jogava num dos vários times da escola, no qual era o goleiro. Um grande e esforçado goleiro, cujas defesas muitas vezes arrancavam aplausos da torcida.
129
Ela costumava assistir às partidas. No começo nem gostava muito, mas então passou a se interessar. Um dia disse ao namorado que queria jogar também, no time das meninas da escola. Para surpresa dela, ele se mostrou radicalmente contrário à ideia. Disse que futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando. Se queria praticar algum esporte, deveria escolher o vôlei. Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse que iria começar a treinar de qualquer jeito. Começou mesmo. E levava jeito para a coisa: driblava bem, tinha um chute potente. Só que aquilo azedava cada vez mais as relações entre eles.
Discutiam com frequência e acabaram decidindo dar um tempo. Uma notícia que deixou a todos consternados.
Passadas umas semanas, a surpresa: o time das meninas desafiou o time em que ele era goleiro para uma partida.
Ele tentou o possível para convencer os companheiros a não jogar com elas. No fundo, porém, não queria se ver frente a frente com a namorada, ou ex-namorada. Os outros perceberam isso, disseram que era bobagem e o jogo foi marcado.
Ele estava tenso, nervoso. E não podia tirar os olhos dela. Agora tinha de admitir: jogava muito bem, a garota. Era tão rápida, quanto graciosa e, olhando-a, ele sentia que, apesar das discussões, ainda gostava dela. De repente, o pênalti. Pênalti contra o time dos garotos. E ela foi designada para cobrá-lo. Ali estavam os dois, ele nervoso, ela absolutamente impassível. Correu para a bola — no último segundo ainda sorriu — e bateu forte. Um chute violento que ele, bem posicionado, defendeu. Sob os aplausos da torcida.
O jogo terminou zero a zero. Eles se reconciliaram e agora estão firmes de novo. Mas uma dúvida o persegue: será que ela não chutou a bola para que ele fizesse a brilhante defesa? Não teria sido aquilo um gesto, por assim dizer, de reconciliação?
Ela se recusa a responder a essa pergunta. Diz que um pouco de mistério dá sabor ao namoro. E talvez tenha razão. O fato é que, desde então, ela já cobrou vários pênaltis. E não errou nenhum.
Moacyr Scliar. Disponível em: https://oeds.link/t2sXiG. Acesso em: 27 jul. 2021.
- Idílio:
- amor poético e suave.
- Consternados:
- tristes; desolados.
- Impassível:
- duro; insensível.
- Reconciliaram:
- fizeram as pazes.
130
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Volte ao texto e releia as palavras que você circulou até conseguir lê-las sem tropeços.
2 Agora, a turma fará uma leitura compartilhada da crônica Namoro & Futebol até que todos tenham lido um trecho em voz alta.
- O professor fará as orientações, indicando quem começará a ler e quem será o próximo leitor. Enquanto um lê, o restante da turma o acompanha atentamente.
- Leia alto e com clareza. Preste atenção aos sinais de pontuação, que serão decisivos para a expressão, as entonações de voz e o ritmo. Tudo isso vai colaborar para promover a compreensão do texto e envolver os ouvintes e os leitores que o acompanham!
3 Leia rapidamente várias vezes as palavras abaixo.
legítimo | suspirar | persegue | desafiou |
reconciliação | designada | absolutamente | azedava |
admitir | impassível | consternados | driblava |
reconciliaram | machista | radicalmente | pênalti |
-
Nessa tabela, existem algumas palavras que possuem consoantes mudas em sua escrita. Identifique as palavras e copie-as no caderno, separando as sílabas.
-
Complete as palavras a seguir.
- a versário
- ca turar
- o stáculo
- a to
-
Agora, complete as frases utilizando essas palavras.
- O time não gostou do resultado.
- A defesa não era para aquele craque.
- O médico constatou que o jogador está para jogar.
- Depois de aquela bola, o jogador foi muito aplaudido.
131
Compreender o texto
4 Onde o casal de namorados do texto se conheceu?
5 O narrador diz que o namorado era "maluco pelo esporte" e atuava muito bem na posição que ocupava.
- Em que posição o namorado jogava nos times de futebol?
- Sublinhe no texto o trecho em que o narrador informa isso.
- Transcreva dois adjetivos utilizados pelo narrador nesse trecho para deixar clara essa informação ao leitor:
6 A posição de goleiro ocupada pelo namorado foi importante para o desfecho da narrativa? Como você explicaria essa relação?
7 Releia este trecho:
"[...] os dois formavam o casalzinho ideal."
-
Por que eles eram considerados um casal ideal?
-
Na sua opinião, o que demonstra o uso do diminutivo da palavra destacada?
-
Converse com seus colegas sobre o significado da expressão "amor à primeira vista".
- Você já leu alguma história ou assistiu a um filme que apresente amor à primeira vista? Qual?
As crônicas são textos que relatam com leveza fatos e situações do cotidiano, enquanto expressam humor, sentimentos, lembranças e pensamentos.
8 O que gerou o conflito da crônica?
-
Circule no texto o momento em que o narrador apresenta o conflito.
-
No decorrer da narrativa, percebemos que houve uma mudança da namorada em relação ao futebol. Em que consiste essa mudança?
132
9 Releia o trecho.
"Um dia disse ao namorado que queria jogar também, no time das meninas da escola. Para surpresa dela, ele se mostrou radicalmente contrário à ideia. Disse que futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando. Se queria praticar algum esporte, deveria escolher o vôlei. Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele."
-
O que a namorada decidiu fazer?
-
Qual foi a reação do namorado diante da decisão da namorada?
-
O que ele sugeriu a ela? Qual foi a justificativa dele?
- d) Qual é a sua opinião sobre esse pensamento do garoto? Troque ideias com os colegas e o professor.
10 Assinale as afirmações sobre o que podemos deduzir da alegação do garoto de que a namorada poderia se machucar jogando futebol.
Ele considera o futebol um esporte mais agressivo que o vôlei.
Ele considera que as mulheres são mais frágeis do que os homens.
O namorado achava que esportes com bola são perigosos.
Ele não confiava na capacidade da namorada para jogar futebol.
11 A namorada não concorda com o posicionamento do namorado. Por quê?
-
E você, concorda com o que disse a namorada? Na sua opinião faz sentido o namorado dizer à garota que "futebol era coisa para homem"? Justifique suas respostas.
12 Releia o trecho a seguir e assinale as alternativas corretas.
"Mas alguma coisa tinha de aparecer, não é mesmo? Alguma coisa sempre aparece para perturbar mesmo o idílio mais perfeito."
133
-
A conjunção mas que inicia o trecho acima dá ideia de:
- oposição.
- explicação.
- conclusão.
-
Ao perguntar "Mas alguma coisa tinha de aparecer, não é mesmo?", o narrador:
- está se dirigindo ao leitor do texto e começando a apresentar o conflito.
- está se dirigindo a alguém com quem estava conversando e não ficou claro no texto.
13 Em um texto, as ações dos personagens podem ajudar o leitor a deduzir o perfil psicológico deles. Releia.
"Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse que iria começar a treinar de qualquer jeito."
- Sublinhe nesse trecho palavras e/ou expressões que ajudam a caracterizar psicologicamente a personagem.
-
Essas palavras permitem que o leitor deduza que a namorada era:
- submissa.
- decidida.
- agressiva.
14 Converse com os colegas e o professor sobre o trecho abaixo, observando o que está em destaque.
"Correu para a bola — no último segundo ainda sorriu — e bateu forte."
- O que pode sugerir esse sorriso da personagem? Ele teria alguma relação com o desfecho da narrativa?
Ampliar o vocabulário
15 Releia o trecho a seguir.
"Ele era maluco pelo esporte. Jogava num dos vários times da escola, no qual era o goleiro. Um grande e esforçado goleiro, cujas defesas muitas vezes arrancavam aplausos da torcida."
- Que palavra foi usada pelo narrador para mostrar quanto o garoto gostava de futebol?
134
-
Sublinhe no quadro abaixo as palavras que poderiam substituir a palavra destacada na expressão "maluco por futebol" sem alterar o sentido original.
fissurado
apoiador
apaixonado
defensor
-
Das expressões abaixo, qual poderia ser utilizada caso o garoto não gostasse de futebol?
- Avesso ao futebol.
- Favorável ao futebol.
16 Leia os trechos do texto e sublinhe, em cada quadro, a palavra que expressa melhor o sentido do termo destacado.
-
"E foi o legítimo amor à primeira vista."
autêntico
falso
adulterado
-
"[...] ele se mostrou radicalmente contrário à ideia."
rapidamente
drasticamente
bastante
17 Leia o trecho a seguir, com atenção para a palavra destacada.
"Passadas umas semanas, a surpresa: o time das meninas desafiou o time em que ele era goleiro para uma partida."
-
Se trocarmos o verbo desafiou por convidou, o sentido da frase seria alterado? Explique.
Para ler em casa
Você e as pessoas que moram com você gostam de futebol? Vocês torcem por algum time? Que tal convidar um familiar ou responsável para ler a crônica Namoro & Futebol com você?
Depois da leitura, vocês podem se divertir tentando resolver o mistério do final do jogo. Será que a namorada errou mesmo o pênalti ou o amor falou mais alto?
135
Estudo da língua
Variedades linguísticas
1 Leia o trecho a seguir.
Mal o árbitro apitou, o jogador disparou no gramado e deu um bico tão forte que fez o quíper se esticar inteiro para defender a meta, mas a pelota bateu nas barras!
-
Considerando que podemos usar diferentes palavras para expressar uma mesma ideia, reescreva o trecho lido substituindo as palavras em destaque por outras do quadro, com o mesmo sentido.
goleiro
trave
chute
gol
bola
-
Agora, imagine que o trecho lido e o trecho reescrito por você são a narração de um jogo e que você é o narrador esportivo. Leia os dois trechos em voz alta e responda:
- Qual deles foi mais fácil de narrar?
- Qual deles é mais fácil de entender quando narrado? Por quê?
-
A palavra bico pode ter vários sentidos dependendo do contexto em que está inserida. Escreva o que ela significa em cada frase a seguir.
- O moço calou o bico.
- Para sobreviver, ele faz bico.
- Ninguém mete o bico nisso.
-
Você conhece outras expressões usadas no futebol? Faça no caderno uma lista delas com seus colegas e o professor.
2 Releia o trecho a seguir.
"Discutiam com frequência e acabaram decidindo dar um tempo."
- A expressão destacada significa
-
No trecho, o uso da expressão destacada é:
- formal.
- informal.
136
3 Leia esta frase.
Uma forma divertida de aproveitar o tempo é reunir a turma em uma quadra para jogar queimada.
-
Qual gíria poderia substituir a palavra em destaque?
-
Se a situação fosse outra, como uma prova na escola em que você tivesse de expressar sua opinião, seria adequado utilizar essa gíria?
-
Assinale, entre as alternativas abaixo, os contextos em que seria adequado utilizar a palavra ou expressão respondida no item a.
- Em família.
- Em uma reunião com o chefe.
- Conversando com os amigos.
-
Na apresentação de um trabalho científico.
4 Na ilustração, um bombeiro dá uma palestra sobre sua profissão.
-
Você acha que ele deve usar uma linguagem mais informal ou formal? E os estudantes que estão assistindo à palestra? Por quê?
A linguagem pode ser mais formal ou mais informal. A linguagem informal é mais descontraída e costuma ser utilizada em ambientes entre amigos ou familiares. Já a linguagem formal segue as normas cultas da língua e é utilizada em espaços que requerem mais seriedade, como reuniões.
137
- Agora, você vai se reunir em trio para fazer as atividades de 5 a 7, conforme orientação e acompanhamento do professor.
5 Transcrevam uma narração de esporte.
- Pesquisem uma narração de um esporte de que gostem e escolham um trecho dela. Pode ser em vídeo ou áudio.
- Escutem a narração. Cada integrante do grupo fica responsável por transcrever no caderno, palavra por palavra, uma parte da narração.
Dicas:
- Transcrever as palavras exatamente como foram escutadas, mesmo que pareça estranho.
- Indicar pausa com reticências ... .
- Indicar palavra ou trecho incompreensível entre parênteses. Exemplo: (trecho incompreensível).
6 Reescrevam o trecho.
- Escutem novamente a narração, conferindo todas as transcrições.
- Cada integrante do grupo reescreve o trecho que transcreveu.
Importante!
- Alterar uma palavra ou conjunto de palavras que não foram ditas de acordo com as variedades urbanas de prestígio.
- Não indicar as pausas.
- Excluir as marcas de oralidade, como hesitações e repetições.
7 Analisem o que foi feito nas atividades 5 e 6.
- Na atividade 5, vocês transcreveram um texto oral; na atividade 6, reescreveram esse texto eliminando as marcas da oralidade e dando características do texto escrito.
-
Agora, conversem com os colegas.
- O que mudou do primeiro para o segundo texto? Dê exemplos.
- Qual dos dois textos está mais próximo das variedades urbanas de prestígio?
- Na sua opinião, por que isso acontece?
O uso da linguagem pode mudar de acordo com o contexto (formal ou informal), a modalidade (oral ou escrita), a região onde o falante mora, a faixa etária e as experiências dele, a camada social ou o grupo ao qual pertence e a relação com seus interlocutores. Por isso, não falamos ou escrevemos sempre do mesmo jeito; fazemos escolhas considerando a situação comunicativa.
Esse fenômeno, denominado variação linguística, é uma característica da língua. As variedades linguísticas estão muito presentes no Brasil, e nossa atitude diante delas deve ser sempre de respeito.
138
Produção escrita
Crônica
Agora, você vai escrever uma crônica! Inspire-se em alguma experiência na área do esporte. Essa crônica fará parte do livro de crônicas da turma.
Planejamento
1 Troque ideias com um colega.
- Converse sobre as experiências que cada um já vivenciou na área do esporte ou que ouviu de alguém ou de uma equipe esportiva. Faça anotações durante a conversa.
- Cada um escolhe a situação sobre a qual escreverá sua crônica. O que importa é deixar a imaginação solta no momento de criar!
Escrita
2 Escreva sua crônica.
- Narre em 1a pessoa, usando o narrador-personagem, o acontecimento escolhido.
- Além de contar os acontecimentos, exponha suas opiniões, seus pensamentos e sentimentos diante dos fatos abordados na história; conte o que você gostaria que acontecesse ou reflita sobre algo que você viu ou vivenciou.
- Se houver diálogos em sua história, indique-os com dois-pontos, novo parágrafo e travessão.
- O título é bem importante. Você conseguiu criar um título interessante que desperta o interesse e a curiosidade do leitor?
- Pense no final: haverá uma surpresa para o leitor?
- Por fim, releia seu texto para verificar se ainda há algum problema. Em caso afirmativo, corrija-o.
139
Reescrita e avaliação
3 Revise seu texto.
- Reformule o que for necessário na sua crônica: exclua repetições, corrija a pontuação e a ortografia, verifique a conjugação dos verbos e a linguagem.
- Passe o texto a limpo.
4 Faça sua autoavaliação.
- Com o texto corrigido, preencha a tabela de avaliação.
Avaliação sobre a escrita | Sim | Não |
---|---|---|
O título gera o interesse e a curiosidade do leitor? | ||
Em alguns momentos, você expôs seus pensamentos e suas opiniões? | ||
Houve diálogos em sua história marcados com dois-pontos, parágrafo e travessão? | ||
O final foi surpreendente? | ||
Na releitura você detectou problemas e corrigiu-os? | ||
A linguagem está adequada à situação narrada? |
- O professor vai ler e fazer os apontamentos necessários no seu texto.
- Reescreva sua crônica com base nas sugestões do professor.
- Passe novamente a limpo a versão final da sua produção.
Socialização
5 Com a turma, crie um livro coletivo de crônicas.
- Todos vão ler a crônica produzida para os colegas.
- Reúnam, em formato de livro, todos os textos corrigidos pelo professor e reformulados por você e pela turma.
Importante!
- Ilustrem os textos.
- Façam uma capa para a obra.
- Deem um título para a publicação.
- Exponham o livro na biblioteca da escola.
- Se possível, disponham uma cópia on-line.
- Reservem um espaço para que leitores deixem comentários sobre as crônicas.
140
Oficina de criação Folheto de propaganda
No seu bairro existe algum lugar para a prática de esportes? Que tal produzir um folheto informativo para divulgar esse lugar? Antes, você vai analisar o folheto a seguir. Ele divulga um evento: o Dia do Desafio.
Leitura
■ Observe o folheto.
Sobre o Dia do Desafio
Coordenado mundialmente pela TAFISA — The Association for International Sport for All — e no continente Americano pelo Sesc São Paulo e com apoio da ISCA — International Sport and Culture Association, o Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes que tem por objetivo reduzir o sedentarismo e promover mudanças de comportamento.
Acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio e é realizado por meio de uma competição entre as cidades que visa mobilizar o maior número possível de pessoas realizando uma atividade físico-esportiva no Dia do Desafio.
Sua cidade participará deste desafio entre cidades e tentará mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividades físicas e esportivas que acontecerão em escolas, academias, empresas e espaços públicos.
Informe-se sobre os locais e horários da programação.
A sua participação conta para o resultado final da cidade.
Entre neste Desafio!
141
Para entrar no clima é simples: pratique qualquer tipo de atividade física ou esportiva no dia 30 de maio e registre sua participação!
Qualquer atividade é válida para colocar o corpo em movimento
Prática de ginástica
Caminhadas, passeios ciclísticos, corridas
Atividades aquáticas tais como natação, hidroginástica e jogos diversos
Aulas de lutas como judô, karatê, taekwondo, Kung fu, dentre outras
Práticas corporais como yoga, tai-chi-chuan, lian gong
Festivais, torneios e campeonatos de modalidades esportivas tradicionais e adaptadas, como atletismo, futebol, basquete, voleibol, handebol, tênis, entre outras
Gincanas
Jogos e brincadeiras
Aulas de ritmos
Atividades em empresas
E muitas mais!
30/05/2018,
das 0h às 21h
Registro de participação
Aceite este desafio para os demais dia do ano.
VOCÊ SE MEXE E O MUNDO JUNTO
30/05/2018,
das 0h às 21h
Registro de participação
Depois de fazer sua atividade, registre a participação. Isto é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões.
A captação dos registros de participação é feita nos locais onde se realizam as atividades, em pontos montados em áreas públicas, por e-mail, linha telefônica gratuita (0800) ou outros telefones de órgãos oficiais da cidade. Cada cidade/região adota um sistema de anotação de resultados.
Será considerada vencedora do desafio a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes. Os resultados finais do desafio são divulgados pelos veículos de comunicação locais e no site do Dia do Desafio:
diadodesafio.org.br
Aceite este desafio para os demais dia do ano.
Disponível em: https://oeds.link/qIILuA. Acesso em: 13 abr. 2021. (Adaptado).
142
Vamos explorar o folheto
1 Qual é a data de realização do evento divulgado? E qual é o objetivo dessa campanha mundial?
2 Quem coordena e divulga o evento Dia do Desafio?
3 Como está dividido o folheto?
4 O que cada página apresenta?
5 Observe a distribuição do texto nas páginas, o uso da tipologia e das cores. Você achou o folheto atraente para o leitor? Explique.
6 Pense em outros folhetos que você já tenha visto e responda: qual é a principal função dos folhetos de propaganda?
Vamos criar o folheto
7 Escrever um folheto.
- Com um colega, você vai elaborar um folheto para divulgar um lugar para a prática de atividades físicas. O folheto vai ser destinado a pessoas que tenham idade, interesses e preferências semelhantes às suas.
143
- Escolham o lugar (uma praça, um parque etc.) e pensem em informações que devem constar no seu folheto: atividades que podem ser realizadas ali; aparelhos e espaços para a realização de atividades físicas (quadras, pistas de corrida etc.); os dias da semana em que o lugar estará aberto; o endereço.
- Comecem elaborando um rascunho com uma ou duas frases que possam incentivar o leitor a frequentar esse lugar.
- Depois, escrevam um texto de, no máximo, dez linhas, explicando como é o lugar e incluindo as informações que vocês pensaram.
8 Ilustrar o folheto.
- Procurem uma fotografia, uma ilustração ou façam um desenho para ilustrar seu folheto, deixando-o bem atrativo para chamar a atenção do leitor.
- Com o texto e a ilustração definidos, organizem-nos e distribuam-nos em uma folha de sulfite. Vocês podem usar os dois lados da folha.
Avaliação e reescrita
9 Avaliar e reescrever o texto.
- Façam uma revisão do texto, verificando se as palavras foram escritas de forma correta; se as informações estão claras; se a linguagem é atraente para crianças de sua idade.
- Passem o texto a limpo para entregá-lo ao professor.
- Reformulem o texto com base nas anotações do professor e passem-no a limpo.
Importante!
- Na folha definitiva, façam letras bem legíveis.
- Usem diferentes cores, contornos e quadros para destacar as informações.
- Planejem o tamanho das letras para cada parte: local, acesso, endereço do site etc. podem ficar em letras pequenas; a frase chamativa deve ser escrita em letras grandes.
10 Afixar seu folheto no mural da classe.
- Observem se seu folheto despertou, nos colegas, a vontade de conhecer o lugar divulgado. Se a resposta for afirmativa, ele terá cumprido bem sua função.
144
Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler a seguir um texto instrucional sobre o tênis de mesa. O objetivo desse tipo de texto é mostrar ao leitor como executar uma tarefa ou algo por meio de orientações.
- Quais informações devem aparecer em um texto que ensina as regras de como praticar um esporte?
Durante a leitura
- Leia o texto em voz alta, sublinhando as informações importantes que tratam das regras do jogo.
- Preste atenção em como as informações e as orientações são organizadas no texto instrucional.
Regras do tênis de mesa
DURAÇÃO DA PARTIDA E GAMES
O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos.
Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.
[...]
INÍCIO DE PARTIDA
Antes de o jogo começar, o árbitro se reúne com os jogadores para um sorteio. O vencedor pode fazer uma das escolhas:
- Começar sacando/recebendo;
- Escolher o lado da mesa.
O adversário faz a escolha entre as opções que restarem.
PONTOS
Basicamente, existem duas formas de se pontuar:
- O jogador bate a bola e ela, após pingar uma vez na mesa no oponente, volta a pingar na mesa ou solo sem que o adversário encoste nela;
- O adversário comete um erro de batida, sendo incapaz de fazer a bola pingar na mesa.
145
SAQUE NO TÊNIS DE MESA
Todo ponto é iniciado por um saque.
Os jogadores se revezam no saque durante um set, cada um sacando dois pontos consecutivos. Caso o placar do set esteja empatado em 10 a 10, passam a revezar o saque a cada ponto.
Os jogadores se revezam para começar sacando um set. Isso significa que se o jogador A começou sacando o 1o set, B começará sacando o 2o set, A o 3o e assim por diante.
Para um saque ser válido, o jogador deve fazer com que a bola pingue em seu lado da mesa uma vez e depois quique novamente, desta vez do lado adversário, sem que toque a rede.
O sacador deve lançar a bola verticalmente a uma altura mínima de 16 centímetros e batê-la na descendente.
No momento do saque, a bola deve estar atrás da linha de fundo da mesa.
O jogador não pode esconder a bola ou obstruir a visão do adversário durante o saque.
Caso a bola não passe pela rede, não pingue na mesa do sacador ou vá diretamente para fora, o adversário vence o ponto automaticamente.
[...]
Disponível em: https://oeds.link/QedIc5. Acesso em: 4 abr. 2021. (Fragmento adaptado).
Que curioso!
Mesa-tenista caneteiro, Hugo Hoyama é um dos maiores medalhistas do país no Pan, com 15 medalhas. Em 2020 era técnico da seleção feminina de tênis de mesa.
Mesa-tenista clássico, sexto colocado no ranking mundial masculino em 2020, Calderano é tricampeão latino-americano e atual campeão pan-americano.
146
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia silenciosamente o texto Regras do tênis de mesa.
- Depois, circule as palavras que considerou difíceis de serem lidas e leia-as mais uma vez.
2 Pratique sua leitura lendo os conselhos esportivos a seguir.
- Supere-se em cada competição!
- Um esporte pode salvar sua vida.
- Desafie-se! Pratique um esporte!
- Movimentar-se é essencial para uma vida saudável.
3 Agora, leia o texto a seguir para treinar sua leitura. Depois converse com os colegas e responda às questões oralmente.
A mesa tem 2 m 74 cm de comprimento e 1 m 52 cm de largura. No sentido do comprimento, apresenta uma linha branca que a divide ao meio. No sentido da largura, uma rede de 15,25 cm de altura, obrigatoriamente de cor escura com sua parte superior branca.
A bola tem diâmetro de 40 mm e pesa 2,7 g, devendo ser de plástico nas cores branca ou laranja, fosca.
A raquete precisa ter 85% de sua composição em madeira natural, podendo ser de qualquer tamanho ou forma e ter qualquer peso.
- De quais elementos o texto trata?
- O que significam as unidades de medida abreviadas no texto?
- Observe as palavras abaixo. Depois, complete cada palavra a seguir, sem confundir qu com gu.
raquete qualquer
- á ia
- bas ete
- itarra
- caran ejo
- es ilo
- má ina
- erra
- es eleto
147
4 Agora, avalie as suas leituras.
Avaliação das leituras | Sim | Não |
---|---|---|
Você leu as palavras e frases com um bom ritmo? | ||
Pronunciou bem as palavras, até as mais difíceis de serem lidas? | ||
A leitura foi feita com entonação e de acordo com a pontuação? | ||
A cada repetição da leitura, você percebeu que está lendo melhor, sem dar pausas desnecessárias e sem travar em algumas palavras? |
Compreender o texto
5 Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com o texto Regras do tênis de mesa.
O texto informa sobre as regras do tênis de mesa, incluindo a pontuação e a duração de cada partida.
O jogo se inicia com um sorteio feito pelo árbitro para definir quem começa sacando ou quem escolhe o lado da mesa em que vai jogar.
A única forma de pontuar no tênis de mesa é com o saque.
Para sacar, o mesa-tenista deve estar atrás da linha de fundo da mesa.
É possível pontuar no tênis de mesa também se o adversário comete um erro no saque.
6 Releia o trecho do texto instrucional.
"Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game."
-
Marque a alternativa que melhor explica o trecho destacado.
Quando o jogo está empatado, vence quem marcar dois pontos.
Apenas quando o jogo está empatado em 10 a 10, vence o jogo o participante que marcar dois pontos de vantagem.
7 Durante a leitura, você sublinhou as informações que achou importantes sobre as regras do tênis de mesa.
- Retome o que você sublinhou e faça um resumo no caderno, explicando com suas palavras o que você entendeu sobre esse jogo.
- Para fazer esse texto, imagine que você precisa explicar as principais regras a alguém que desconhece completamente o tênis de mesa.
- Revise, observando se ficou claro, se cometeu erros na escrita, e faça as modificações necessárias.
148
■ Agora, você vai ler as regras do voleibol para estudar mais sobre texto instrucional e responder às atividades 8 e 9.
As regras do vôlei
- Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
- Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária. Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem.
- Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
- Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas.
- A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
Disponível em: https://oeds.link/0UT1KT. Acesso em: 4 abr. 2021.
8 Quantos sets tem uma partida de vôlei? Quando cada set termina?
9 Quantos jogadores compõem cada time, incluindo os de reserva?
10 Observe a formação da palavra a seguir, retirada do texto As regras do vôlei.
normal + mente = normalmente
-
Siga o exemplo e crie novas palavras.
- calmo + mente =
- certo + mente =
- diário + mente =
- alegre + mente =
- real + mente =
- forte + mente =
- Escolha duas das novas palavras que você formou e escreva uma frase para cada uma.
149
11 Com um colega, escolha uma modalidade de esporte.
- Façam uma pesquisa, com a orientação do professor, sobre as regras relacionadas a essa modalidade esportiva e anotem no caderno.
- Reescrevam essas regras com suas palavras.
- Cada dupla vai ler para o restante da turma as regras do esporte escolhido.
Ampliar o vocabulário
12 Identifique qual palavra do texto Regras do tênis de mesa relaciona-se com os significados apresentados a seguir.
- Em um jogo ou competição de esporte, é quem verifica o cumprimento das regras, aponta as faltas cometidas, toma decisões relacionadas a determinadas ocorrências durante a partida etc.
- Jogada inicial em jogos como vôlei, tênis de mesa etc.
- Quem compete com outro (time, jogador).
- Quadro onde são apresentados os resultados de um jogo, de uma competição esportiva.
13 Identifique quais adjetivos são mais adequados para definir uma partida de um jogo.
peludo
vibrante
emocionante
velho
delicado
macio
estúpido
sensacional
monótono
frágil
Para ler em casa
Que tal contar a alguém de sua casa o que você aprendeu sobre o tênis de mesa? Veja quem mais gosta de esporte e leia para essa pessoa as regras do tênis de mesa na seção "Para ler mais".
Conversem sobre essas regras. Depois, vocês podem buscar na internet vídeos com jogadas interessantes de mesa-tenistas brasileiros ou de outros países.
150
Estudo da língua
Pontuação: aspas
1 Leia o trecho referente ao texto Regras do tênis de mesa.
O texto dá esta instrução a respeito do saque: "Para um saque ser válido, o jogador deve fazer com que a bola pingue em seu lado da mesa uma vez e depois quique novamente, desta vez do lado adversário, sem que toque a rede".
- Agora, complete:
Os sinais de pontuação que aparecem no texto acima são . A aspas indicam uma das regras do texto a respeito do .
2 Releia este trecho da crônica que você leu no início da unidade.
Disse que futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando. [...] Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse que iria começar a treinar de qualquer jeito.
- Em qual alternativa as aspas seriam usadas corretamente se o narrador optasse por transcrever a fala dos personagens nos trechos em destaque?
- Disse que "futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando". Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse que "iria começar a treinar de qualquer jeito."
- O namorado disse: "Futebol é coisa para homem. Você vai acabar se machucando". Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse: "Vou começar a treinar de qualquer jeito".
As aspas (" ") são empregadas, entre outros casos:
- quando reproduzimos a fala de alguém (de um entrevistado, por exemplo);
- quando reproduzimos um texto escrito por outra pessoa;
- para destacar palavras e expressões informais em um texto formal (como uma notícia, por exemplo);
- para marcar ironia;
- em palavras estrangeiras ou gírias;
- em palavras que estão fora de seu contexto habitual.
151
3 Leia a manchete e o boxe "Que curioso!".
Arthur Zanetti: "No início eu não tinha estrutura, mas acreditei no meu potencial e no meu trabalho.
Deu certo e hoje tenho no currículo duas medalhas olímpicas"
Disponível em: https://oeds.link/700BkA. Acesso em: 29 abr. 2021.
Que curioso!
Arthur Zanetti é um ginasta brasileiro que compete em provas de ginástica artística na modalidade de argolas.
Segundo o site do Comitê Olímpico do Brasil: "Em Londres 2012, conquistou a primeira medalha olímpica da ginástica artística brasileira: ouro nas argolas. Quatro anos depois, no Rio 2016, foi prata na mesma prova". (Disponível em: https://oeds.link/rYnAAC. Acesso em: 10 abr. 2021.)
- A manchete e o texto do boxe "Que curioso!" referem-se a qual atleta e de qual modalidade esportiva?
-
Marque com um X o que as aspas indicam na manchete de jornal.
- Fala de um entrevistado.
- Ironia das declarações.
- Citação extraída de um texto.
-
Marque com um X o que as aspas indicam no boxe.
- Fala de um entrevistado.
- Ironia das declarações.
- Citação extraída de um texto.
152
Produção oral
Narração esportiva
Quando acompanhamos a transmissão de uma partida esportiva, por vídeo ou por áudio, sempre há um narrador que descreve os lances e faz comentários para envolver o espectador ou o ouvinte.
Agora, vamos conhecer algumas considerações sobre narração esportiva feitas por Manuela Avena, que comenta como se tornar um(a) narrador(a) esportivo(a).
Depois, vocês vão narrar um evento esportivo de que gostam.
Preparação
"Narração é muito difícil. É um processo que demanda muito estudo, muita competência e estar sempre ligado no que está acontecendo. É com a prática que você vai conseguir passar uma emoção cada vez maior. Então eu fico muito feliz com os resultados que eu vejo [...].
Não tem como evoluir, se tornar uma narradora de ponta, sem uma oportunidade. É um processo, é preciso muita experiência, bagagem, fazer várias vezes. Errar, corrigir, aprender... É preciso pessoas que lhe ajudem, que tenham paciência de ensinar, de prestar atenção [...]
Eu acredito muito na verdade de cada um. Acho que não tem nada melhor do que passar emoção se você tiver ali sendo genuíno, sendo verdadeiro com o que você é. Então estuda muito, batalha muito e corre atrás, porque o sonho está logo ali."
Disponível em: https://oeds.link/FQ5sX4. Acesso em: 31 jul. 2021. (Fragmento adaptado).
1 Manuela Avena considera a narração esportiva uma profissão difícil. Sublinhe no texto onde ela explica isso.
2 Conforme as falas de Manuela Avena, qual é o processo para uma pessoa "se tornar uma narradora de ponta"?
153
3 Agora, leia o texto a seguir.
Como você leu nas considerações da Manuela Avena, é preciso muito estudo e muita "garra" para demonstrar segurança e competência ao narrar alguma modalidade esportiva.
Além das dicas de Avena, existem outros aspectos que devemos conhecer sobre narração esportiva para prender a atenção do telespectador. Leia alguns a seguir.
- Ter informações sobre a partida a ser narrada.
- Buscar informações da história dos times, incluindo suas conquistas e suas derrotas.
- Fazer uma retrospectiva de como o time chegou até aquele momento.
- Saber sobre os jogadores.
- Conhecer os árbitros e técnicos.
- Saber as regras da modalidade.
-
O que é importante saber para ser um bom narrador esportivo? Leia as frases e assinale as alternativas corretas.
- Conhecer as regras da modalidade esportiva a ser narrada.
- Falar qualquer coisa, sem ter relação com a partida narrada.
- Se preparar para saber sobre os times e tudo o que envolver a partida.
4 Agora, é sua vez de exemplificar quais pontos você considera fundamentais para uma boa narração esportiva.
- Converse com o professor e a turma sobre isso.
- Para escrever esses pontos, considere o que você já sabe sobre narração esportiva, o que aprendeu nesta seção, e o que conversou com os colegas e o professor.
154
Planejamento
5 Com um colega, faça pesquisas.
- Com o auxílio do professor, pesquisem na internet um vídeo com a transmissão de um esporte do qual gostem bastante.
- Façam uma pesquisa sobre o assunto: quem são os atletas; se há algum atleta principal que está afastado; curiosidades sobre o esporte; particularidades sobre a partida, sobre o local onde será realizada etc.
- Pesquisem também os termos técnicos mais utilizados no esporte.
Realização da gravação
6 Preparem e realizem a gravação.
- Separem o que vocês vão usar para gravar. Será necessário um aparelho de gravação de áudio, como gravador, celular, computador etc. Caso não disponibilizem de um aparelho, peçam ajuda ao professor.
- Assistam algumas vezes ao vídeo escolhido para assimilar os movimentos dos atletas e facilitar a narração.
- Combinem qual parte do jogo cada um da dupla vai narrar. Se preferirem, dividam-se entre narrador e comentarista.
Importante!
- Fiquem atentos ao vocabulário e à fala. Usem palavras adequadas e termos próprios do esporte.
- Prestem atenção ao ritmo da fala e evitem um descompasso entre a narração e os movimentos dos jogadores na partida.
- Transmitam as informações aos ouvintes de forma clara, articulando bem as palavras e tomando cuidado com a dicção.
- Realizem quantas gravações julgarem necessárias.
- Compartilhem a gravação com os colegas no dia combinado com o professor.
Avaliação
7 Avaliem com o professor e os colegas.
- Vocês tiveram alguma dificuldade ao longo da atividade de narração? Em caso afirmativo, em qual momento?
- Depois de ouvirem as narrações dos colegas, o que melhorariam na narração que vocês fizeram?
155
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Em nosso dia a dia, usamos muitas palavras que não são da língua portuguesa. Leia as frases abaixo e circule algumas delas.
- No tênis de mesa, o jogo é disputado em sete games.
- O gol foi anulado porque o jogador estava em off-side.
- No vôlei, cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos.
- Acabou! Fim da partida! É over game!
- Qual país ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas de bronze das últimas Olimpíadas?
2 Converse com os colegas e o professor sobre o significado das palavras que você sublinhou.
3 Observe a fotografia e complete a legenda usando as palavras do quadro.
dupla jogado tênis de mesa dupla mista
O ? pode ser ? individualmente, em ? e em dupla mista. Na foto, uma ?, em uma final de campeonato mundial entre China e Japão, em Doha, no Qatar, 2019.
4 Agora, jogue com os colegas a Lista dos Sete.
- Você e os outros jogadores vão fazer uma lista com o nome de sete modalidades esportivas que apareceram nesta unidade.
- Os nomes começam com uma destas letras: r, v, x, j, g, t, f.
- Cada nome citado vale 2 pontos. Quem precisar poderá pedir uma dica ao professor, mas perderá 1 ponto para cada dica recebida.
- O vencedor será quem escrever primeiro os setes nomes e fizer mais pontos!