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UNIDADE 6 Heróis e vilões
Quem são seus heróis preferidos? São pessoas reais ou pertencem ao mundo da fantasia? E os vilões, quais você considera mais temíveis e assustadores?
Na literatura, nas histórias em quadrinhos e no cinema, há muitos heróis e vilões. Eles têm características impressionantes e sempre se envolvem em situações de conflito, nas quais se enfrentam.
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- Você sabe o que costuma diferenciar heróis de vilões?
- Na sua opinião, é possível que um herói se torne vilão e um vilão se torne herói?
Desafio
1. Que tal descobrir as características surpreendentes de três dos heróis das páginas 156 e 157? Associe uma das palavras do quadro (indicada por uma letra) a uma frase, completando-a.
- flexibilidade
- velocidade
- agilidade
- Tem muita , resistência e um escudo para se defender.
- Gosta de dar cambalhotas, pode dar grandes saltos e tem muita .
- Usa uma cadeira supersônica, pode aparecer em outras dimensões e tem muita .
2. Em uma folha à parte, pense e responda:
- Nessas páginas, quem são os vilões e quais são suas características?
- Como seria um herói com características surpreendentes? Escreva ou desenhe o seu herói!
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Para ler
Antes de ler
O texto a seguir é uma lenda.
- Você já ouviu falar de um país chamado Suíça?
- Você conhece a história de Guilherme Tell?
- Como você se sentiria se um atirador de flechas tivesse de acertar uma maçã colocada sobre sua cabeça?
Durante a leitura
- Acompanhe a primeira leitura que será feita pelo professor. Sublinhe as palavras que você não conhece ou cujo significado não compreendeu. Depois, converse sobre elas com a turma e o professor.
- Preste atenção em duas personagens que demonstram muita coragem.
Guilherme Tell
Há muitos anos, antes de ser um país livre e soberano, a Suíça era governada por um regente autoritário chamado Gessler. Todo mundo tinha medo dele, porque quem desobedecesse às suas ordens era impiedosamente castigado. A única pessoa que não o temia era o bravo caçador das montanhas de nome Guilherme Tell, respeitado pelos seus conterrâneos por ser, além de homem de bem, um exímio arqueiro. Ninguém o superava na pontaria certeira com o arco e a flecha.
O tirano Gessler, arrogante e vaidoso, gostava de aterrorizar a gente do povo. Por isso, mandou erguer na praça principal um poste no qual fez pendurar o seu chapéu. Diante desse ridículo símbolo de autoridade, todos os passantes deveriam se curvar. E todos obedeciam, de medo de serem cruelmente punidos. Todos, menos Guilherme Tell, que não se submetia àquela humilhação por considerá-la abaixo de sua dignidade. Até que um dia aconteceu de o próprio Gessler estar na praça quando Tell passou por ali com seu filho de oito anos.
Vendo que o caçador não se curvara diante do chapéu, Gessler ficou furioso e mandou que seus soldados o agarrassem, gritando:
- Tell, tu me desafiaste, e quem me desafia morre. Mas tu podes escapar da morte se fizeres o que eu te ordeno.
E o poderoso Gessler mandou que encostassem o filho do caçador ao poste com uma maçã sobre a cabeça. Então, continuou:
— Agora, Tell, terás de provar a tua fama de grande arqueiro acertando a maçã na cabeça do teu filho com uma única flechada. Se acertares, o que duvido, sairás livre. Mas, se errares, serás executado aqui, na frente de todo este povo.
E Guilherme Tell foi colocado no ponto mais distante da praça, com o seu arco e uma flecha.
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— Cumpra-se a minha ordem! — bradou Gessler.
— Atire, meu pai — disse o menino. — Eu não tenho medo.
Com o coração apertado, Guilherme Tell levantou o arco, apontou a flecha, esticou a corda e, de dentes cerrados, mirou em direçâo ao alvo. Zummmm! A flecha zuniu no ar, rapidíssima, e rachou ao meio a maçã sobre a cabeça da criança.
Um suspiro de alívio subiu da multidão, que assistia horrorizada àquele cruel espetáculo.
Nesse momento, Gessler viu a ponta de outra flecha escondida debaixo do gibão do arqueiro.
— Para que a segunda flecha, se tinhas direito a um só arremesso? — urrou o tirano. Guilherme Tell respondeu, em alto e bom som:
— A segunda flecha era para varar o teu coração, Gessler, se eu tivesse ferido o meu filho.
E, pegando o menino pela mão, Guilherme Tell deu as costas ao tirano e foi embora.
Anos mais tarde, o arqueiro foi um valoroso combatente pela independência da sua terra e pela liberdade de seu povo.
Tatiana Belinky. Disponível em: https://oeds.link/wODV6p. Acesso em: 25 abr. 2021.
- Regente:
- governante.
- Autoritário:
- dominador, impositivo.
- Conterrâneos:
- pessoas da mesma terra, da mesma cidade.
- Exímio:
- perfeito, brilhante, consagrado.
- Tirano:
- governante injusto e cruel.
- Arrogante:
- orgulhoso.
- Zuniu:
- zumbiu, assobiou.
- Gibão:
- tipo de colete.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia silenciosamente o texto Guilherme Tell.
2 Circule os sinais de pontuação do trecho a seguir.
"O tirano Gessler, arrogante e vaidoso, gostava de aterrorizar a gente do povo. Por isso, mandou erguer na praça principal um poste no qual fez pendurar o seu chapéu. Diante desse ridículo símbolo de autoridade, todos os passantes deveriam se curvar. E todos obedeciam, de medo de ser cruelmente punidos. Todos, menos Guilherme Tell, que não se submetia àquela humilhação por considerá-la abaixo de sua dignidade. Até que um dia aconteceu de o próprio Gessler estar na praça quando Tell passou por ali com seu filho de oito anos."
- Leia em voz alta o trecho com atenção à pontuação.
- Sublinhe as palavras em que você teve mais dificuldade para ler e treine novamente.
3 Leia as palavras a seguir por, pelo menos, três vezes.
Suíça
impiedosamente
obedeciam
executado
arremesso
Gessler
conterrâneos
submetia
cerrados
valoroso
Tell
dignidade
àquela
rapidíssima
independência
exímio
arqueiro
humilhação
gibão
combatente
- Circule no quadro acima as palavras escritas com rr e ss. Agora, leia somente elas, em voz alta. O que você observou em relação à pronúncia dessas letras nas palavras?
- Pense em novas palavras escritas com rr e ss.
- Com a orientação do professor, reúna as palavras que você escreveu com as dos colegas elaborando uma lista coletiva, que o professor vai registrar no quadro de giz.
- Depois, registre no caderno a lista coletiva que você e a turma elaboraram
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Compreender o texto
4 Como as lendas têm origem na tradição oral, elas costumam ser breves e claras para prender a atenção de quem as ouve.
-
Assinale o item que indica a estrutura apresentada no texto Guilherme Tell.
- Os parágrafos são longos e complicados, com palavras difíceis e cheios de informações.
- As frases são curtas, simples e garantem a compreensão do texto.
As lendas são histórias fantasiosas ou fictícias, que fazem parte da cultura de um povo, e são transmitidas oralmente através dos tempos. Por causa de seu caráter fantástico ou fictício, elas podem combinar fatos reais e históricos com fatos irreais. Muitas vezes, elas têm a função de contar as memórias de um povo.
5 Na sua opinião, por que a história de Guilherme Tell é uma lenda?
6 Algumas lendas mesclam fatos históricos, ou seja, que realmente existiram, com imaginação popular.
- Você acha que as personagens dessa história podem ter existido de verdade? Por quê?
- Na história, Guilherme Tell acerta uma maçã com uma flecha, mesmo estando bem distante dela. Em sua opinião, esse acontecimento se aproxima mais da:
realidade.
fantasia.
7 Identifique o protagonista e o antagonista do texto.
- Circule no quadro a seguir as palavras que revelam as características do protagonista e sublinhe as que mostram as características do antagonista.
autoritário
hábil
tirano
digno
cruel
corajoso
arrogante
valoroso
vaidoso
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8 Por que o povo temia Gessler?
- Qual era o símbolo de sua autoridade?
9 Releia este trecho.
"Vendo que o caçador não se curvara diante do chapéu, Gessler ficou furioso e mandou que seus soldados o agarrassem [...]."
- Quem é esse caçador? Por que ele não se curvou diante do chapéu?
10 Gessler poupou o arqueiro da morte, mas lhe deu outra ordem.
- Que ordem foi essa?
- Se ele não acertasse, qual seria seu castigo?
- Por que Guilherme Tell não rejeitou a ordem recebida?
Ampliar o vocabulário
11 Substitua as palavras destacadas nos trechos abaixo por outras do quadro que tenham sentido equivalente. Se precisar, consulte um dicionário.
patrícios dirigente honra afronta
opressor extraordinário sujeitava
- "Há muitos anos, antes de ser um país livre e soberano, a Suíça era governada por um regente autoritário chamado Gessler."
- "[...] Guilherme Tell [era] respeitado pelos seus conterrâneos por ser, além de homem de bem, um exímio arqueiro."
- "Todos, menos Guilherme Tell, que não se submetia àquela humilhação por considerá-la abaixo de sua dignidade."
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12 Releia este parágrafo, observando as expressões destacadas, que se referem ao estado emocional das personagens.
"Com o coração apertado, Guilherme Tell levantou o arco, apontou a flecha, esticou a corda e, de dentes cerrados, mirou em direção ao alvo. Zummmm! A flecha zuniu no ar, rapidíssima, e rachou ao meio a maçã sobre a cabeça da criança."
-
Assinale o sentido das expressões destacadas no texto.
- cheio de angústia/concentrado
- irritado/desconcentrado
- confiante/irritado
- cheio de ódio/aliviado
- Agora complete de acordo com o trecho.
A palavra que procura imitar um som é . É o som da se movimentando. Esse recurso de linguagem se chama .
O verbo que está relacionado a essa palavra é , e o adjetivo relacionado à mesma palavra é .
13 Releia outro trecho do texto.
"A única pessoa que não o temia era o bravo caçador das montanhas de nome Guilherme Tell [...]."
-
Escreva um sinônimo para a palavra bravo em cada ocorrência a seguir. Depois, sublinhe a frase em que essa palavra tem o mesmo significado no texto.
- Ninguém monta naquele cavalo bravo.
- O homem ficou bravo com a injustiça feita.
- O bravo cidadão ajudou os vizinhos na enchente.
- Não entre na água: o mar está bravo hoje.
Para ler em casa
Será que seus familiares ou responsáveis conhecem a história de Guilherme Tell? Pergunte isso a eles e proponha, juntos, lerem o texto.
Façam uma primeira leitura silenciosa para que a pessoa conheça o texto. Dividam entre vocês as falas de personagens e narrador. Ensaiem a leitura.
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Estudo da língua
Discurso direto e discurso indireto
1 Releia o primeiro e o segundo parágrafos do texto.
-
Quem conta a história ao leitor?
- O narrador.
- Gessler.
- Guilherme Tell.
-
Nesses parágrafos, há alguma fala de personagem?
- Sim.
- Não.
2 Releia este trecho do texto.
"Nesse momento, Gessler viu a ponta de outra flecha escondida debaixo do gibão do arqueiro.
— Para que a segunda flecha, se tinhas direito a um só arremesso? — urrou o tirano. Guilherme Tell respondeu, em alto e bom som:
— A segunda flecha era para varar o teu coração, Gessler, se eu tivesse ferido o meu filho. E, pegando o menino pela mão, Guilherme Tell deu as costas ao tirano e foi embora."
- Assinale F para falso ou V para verdadeiro.
As partes indicadas em azul referem-se às falas de uma das personagens.
As partes indicadas em azul referem-se ao narrador contando a história.
O narrador apresenta as falas do mesmo modo como as personagens disseram.
As falas das personagens são antecedidas por travessão.
O verbo destacado que indica uma fala de Gessler é viu.
O verbo destacado que introduz a fala de Guilherme Tell é deu.
Os dois-pontos indicam que Guilherme Tell vai falar.
Em um texto narrativo, são usados os dois-pontos para apresentar a fala das personagens, muitas vezes junto de um verbo que demonstra a ação delas.
O travessão serve para indicar a fala da personagem ou para separar a fala da voz do narrador.
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Ao reproduzirmos uma fala oral ou escrita de uma personagem, usamos o discurso direto. No texto, ele pode ser marcado por aspas ou por travessões. Nesses casos, muitas vezes, são precedidos de verbos que indicam a fala, como dizer, falar, gritar, cochichar, prometer, chamar, seguidos de dois-pontos.
Ao contarmos o que foi dito pela personagem com nossas próprias palavras, usamos o discurso indireto. Veja os exemplos a seguir.
O filho de Tell disse que não tinha medo. → discurso indireto
— Pai, eu não tenho medo — disse o filho de Tell. → discurso direto
O filho de Tell disse a ele: "Pai, eu não tenho medo". → discurso direto
3 Transcreva o texto abaixo na forma de diálogo. Use os dois-pontos e o travessão para indicar a fala de cada personagem.
"O tirano Gessler [...] mandou erguer na praça principal um poste no qual fez pendurar o seu chapéu. Diante desse ridículo símbolo de autoridade, todos os passantes deveriam se curvar."
4 Leia o trecho a seguir e reescreva-o como discurso direto, usando dois-pontos e travessão.
A menina contou à professora que o tio trabalha como voluntário.
- Encontre na frase acima duas palavras que possuem encontros consonantais na mesma sílaba e que estão no início da palavra.
5 Agora, reescreva o trecho a seguir em forma de discurso indireto.
A menina comentou na turma:
— Achei o filho de Guilheme Tell muito corajoso.
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Produção escrita
Resenha crítica de livro
A resenha crítica de um livro pode nos ajudar a decidir se fazemos ou não a leitura dele.
Você vai ler um livro e produzir uma resenha crítica sobre ele.
Depois, com a ajuda do professor, você e seus colegas podem publicar as resenhas de todos no blog da turma.
Preparação
■ Com o professor, leia uma resenha sobre o livro Pequeno grande herói. Observe também, a seguir, a capa dessa obra publicada.
Pequeno grande herói
O primeiro livro que li de Angela Leite de Souza, Lição das Horas (Ed. Miguilim), se liga à tradição estética oriental [...]. Falo [agora] de Pequeno grande herói, primorosa edição da Melhoramentos, com ilustrações de Cris Eich.
O Oriente dessa pequena grande narrativa é precisamente a China. A ordem do mundo em que vive o garoto Xiao Li é, de repente, substituída pelo caos instaurado por um terremoto. A mudança de situação muda o papel temático do menino: ele passa de auxiliar a protagonista, de monitor de turma a herói que salva vidas. [...]
Assim, para animar a si próprio e aos colegas feridos, Xiao Li recorre a uma canção [...] e anima os colegas a cantar; assim, também ele se vale da ajuda de histórias que conta e incentiva os outros a contar; para marcar o caminho entre os escombros ele se inspira na história de João e Maria; ele ainda usa procedimentos lúdicos, como os jogos de pega-varetas e cabra-cega, como estratégias para vencer os obstáculos. No desempenho de sua prova qualificante, Xiao Li se aproveita ainda dos ensinamentos adquiridos no lar e na escola [...].
O percurso narrativo de todo herói atinge seu ápice na prova glorificante. Para Xiao Li isso se dá num momento e num lugar de forte simbolismo: a abertura das Olimpíadas no estádio Ninho de Pássaro. As Olimpíadas figuram a síntese entre poder mental e força física, entre prazer e disciplina; o estádio, construído em forma de ninho de pássaro, é metáfora de uma possível harmonia entre Cultura e Natureza.
Afonso Guerra-Baião. Pequeno grande herói. E agora? Um jornal que questiona. ano VIII, n. 96, 2a quinzena de março/1a quinzena de abril de 2014, p. 2.
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1 De acordo com a resenha, a que se refere o livro Pequeno grande herói?
2 O autor afirma que o livro Pequeno grande herói é uma "pequena grande narrativa" e que sua edição é "primorosa".
- O uso das palavras grande e primorosa faz que o leitor da resenha queira ler o livro?
3 Assinale a opção que explica por que o texto é uma resenha crítica.
O autor apresenta informações sobre o livro sem expor sua opinião.
O autor fala sobre a história de um livro e expressa sua opinião sobre ele.
Resenha crítica é um texto que tem por objetivo informar o leitor sobre o conteúdo de um livro, um filme, uma peça teatral, entre outros, apresentando também a opinião do resenhista a respeito da obra sobre a qual está escrevendo.
Planejamento
4 Escolha o livro na biblioteca da escola.
a) Leia o livro e, depois, registre as seguintes informações sobre ele:
- Título.
- Nome do autor, nome do ilustrador (caso haja) e do tradutor (se for o caso).
- Nome da editora e ano da publicação.
- Breve explicação sobre a história, sem revelar o final.
- Sua opinião sobre o livro.
b) Compartilhe a sua leitura com um colega e o professor.
c) Você pode pesquisar na internet outras informações sobre a obra que escolheu para serem apresentadas na resenha.
d) Conte ao professor qual foi o livro escolhido e as informações registradas e verifique se há algo a ser modificado.
Escrita
5 Escreva o texto.
- Elabore a resenha usando as informações que você registrou, sem revelar pontos importantes (como o final da história).
- Use uma linguagem leve e descontraída e utilize adjetivos que revelem sua opinião sobre a obra.
- O título da resenha pode ser o nome do livro e o do autor dele.
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Avaliação e reescrita
6 Com um colega, avaliem os textos.
- Leiam os textos verificando se estão adequados e interessantes.
Avaliação da resenha | Sim | Não |
---|---|---|
Foram apresentadas informações sobre o livro? | ||
Há um resumo da história, porém sem revelar tudo? | ||
Está clara a opinião do resenhista? | ||
A resenha incentiva o leitor a ler o livro? |
7 Reescreva seu texto.
- Corrija o que for necessário, de acordo com a avaliação feita.
- Caso tenha dúvida sobre a grafia de uma palavra, consulte um dicionário.
- Entregue o texto ao professor para que ele verifique se ainda há ajustes a fazer.
- Após receber a devolutiva do professor, faça as correções necessárias e passe o texto a limpo.
Socialização
8 Com a turma, publique as resenhas.
- Você e os colegas vão trocar as resenhas e lê-las em voz alta.
- Conversem sobre as resenhas lidas e digam quais livros vocês ficaram com vontade de conhecer.
- Deixem uma cópia das resenhas na biblioteca da escola ou as entreguem para outra turma.
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Para ler mais
Antes de ler
Você vai ler, a seguir, um texto dramático. Ele pode ser representado por atores, por isso é composto de falas. Além das falas, possui rubricas, que são informações sobre o cenário e as ações das personagens.
- Leia o título do texto teatral. Você conhece essa história?
Durante a leitura
- Participe da leitura compartilhada. O professor iniciará a leitura e depois vai convidar você e a turma para continuar.
- Caso surjam dúvidas de vocabulário, marque as palavras e procure compreendê-las pelo contexto. Depois, esclareça os significados com o professor.
- Observe se as rubricas ajudam o leitor a imaginar a história contada.
O fantástico mistério de Feiurinha
Personagens: Feiurinha, Príncipe, Ruim, Malvada, Piorainda, Belezinha [...]
Cenários:
São quatro ambientes. Os três primeiros vão alternar-se no centro do palco e o quarto (a sala de trabalho do Escritor) estará o tempo todo à esquerda do proscênio:
1o cenário: O salão do castelo da Dona Branca Encantado, que deve sugerir o luxo de histórias de fadas. Cadeiras de espaldar alto, forradas de vermelho e pintadas de dourado, um canapé do mesmo jeito, cortinas de veludo vermelho, um grande espelho com moldura exagerada e a esquadria de uma imponente porta de entrada do salão protegida por batedeiras pretas. Ao fundo, rotunda preta. O ambiente aristocrático e de luxo pode ser sugerido por uma grande janela, com vitrais coloridos, por onde passa luz, prqjetando as cores por todo o cenário. Ao lado da cadeira principal, que será ocupada pela Dona Branca Encantado, desce do alto um vistoso puxador de campainha, com o qual ela chamará Caio, o Lacaio.
- Proscênio:
- palco.
- Espaldar:
- o encosto da cadeira.
- Canapé:
- um tipo de sofá.
- Rotunda:
- pano de fundo.
- Aristocrático:
- relacionado à nobreza.
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2o cenário: A humilde casa dos pais de Feiurinha.
3o cenário: O interior da pavorosa casa das bruxas.
4o cenário: A sala de trabalho do Escritor, que deverá permanecer durante toda a peça. Uma estante cheia de livros, uma mesa com uma máquina de escrever, atulhada de papéis em desordem, a cadeira de trabalho do Escritor e uma pequena poltrona de visita, na frente da mesa. [...]
Piorainda: Aqui está, querida Feiurinha!
Malvada: Este é o nosso presente de casamento!
Ruim: Quem vestir esta pele de urso será linda para sempre e feliz para toda a eternidade!
Feiurinha: Obrigada! Vocês são tão bondosas... Não precisavam se incomodar!
Piorainda: Incômodo nenhum, queridinha... É nossa obrigação...
Belezinha: Vamos, vista!
De costas para a plateia, Feiurinha veste a pele de urso. Abaixa a cabeça, vestindo a cabeleira, o chapéu e a máscara de bruxa. Efeito de explosão de gelo-seco, fumaça e tudo o mais. Feiurinha volta-se para a plateia transformada em bruxa.
Feiurinha: Socorro! O que aconteceu comigo?
As quatro bruxas pulam de alegria e dançam felizes em volta da nova companheira.
Belezinha: Ah, ah, ah! Agora você é uma de nós!
Ruim: Esta pele de urso é o feitiço mais poderoso da Terra!
Malvada: Torna velha uma mulher jovem...
Piorainda: ... e feia se ela for linda!
Feiurinha: Não! Não!
Belezinha: Pensou que podia fugir da gente? Ah, ah! Pois fuja agora!
Ruim: E não adianta tentar tirar a pele de urso! É um feitiço poderosíssimo que só pode ser desatado por uma certa espada de prata!
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Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!
Malvada: Onde estão seus dentes brancos, Feiurinha?
Piorainda: Cadê seus cabelos de seda?
Belezinha: E seus olhos de água?
Feiurinha: Não! Não!
Ruim: Agora você já tem verrugas! Ah, ah!
Malvada: Não está contente, Feiurinha?
Vamos, dance com a gente!
Belezinha: Agora somos cinco! Ah, ah, ah!
Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!
Feiurinha cai de joelhos e esconde o rosto nas mãos.
Feiurinha: Não! Oh, não!
Belezinha: Feiurinha! Agora você é a bruxa Feiurinha!
Ruim: Para sempre!
Malvada: Para sempre!
Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!
Ouvem-se galopes de cavalos. Todas param de fazer barulho. Feiurinha ergue a cabeça. Ouvem-se clarins e entra o Príncipe, ricamente vestido e de espada na cinta.
Todas: O Príncipe Encantado!
Príncipe: Suas bruxas malvadas! Onde está a Feiurinha?
Feiurinha: (Correndo para ele:) Sou eu, meu amor! Essas malvadas me transformaram em bruxa! Salve-me!
Belezinha: Não acredite nela, meu querido! Feiurinha sou eu! Eu é que fui enfeitiçada!
Malvada: (Agarrando-se às vestes do Príncipe:) Não! Sou eu a Feiurinha! Não acredite em mentiras! Case comigo!
- Clarins:
- instrumentos musicais de sopro, trombetas.
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Ruim: Todas elas mentem, meu Príncipe! Eu sou a Feiurinha! Você tem de casar comigo!
Piorainda: Feiurinha sou eu! Sou eu! Fui enfeitiçada para enganá-lo! Case comigo! Você prometeu!
Príncipe: (Desembainhando a espada de prata:) Suas ruindades! O que fizeram com a minha amada? Só uma de vocês está falando a verdade. Todas as outras mentem. Quando eu descobrir quem são, juro que vou cortar a cabeça de todas com esta espada!
Piorainda: Isso mesmo! Case-se comigo e mate as outras!
Belezinha: Não! Comigo! As outras devem morrer!
Malvada: É comigo que ele vai casar! Morte às outras!
Ruim: Comigo! Que morram as outras!
Feiurinha: (Ajoelhando-se e abraçando-se às pernas do Príncipe:) Não, meu amor, não faça isso! Elas são malvadas, mas me criaram desde pequenininha. Me judiaram e me fizeram trabalhar demais, mas eu não quero mal a elas. Pelo meu amor, poupe a vida delas!
Príncipe: (Pegando Feiurinha pelos ombros e levantando-a:) Meu amor! Só você pode ser a Feiurinha! Só uma menina maravilhosa como a Feiurinha poderia ser tão generosa! O que essas malvadas fizeram com você?
Feiurinha: Elas me fizeram vestir esta pele de urso. É um feitiço que me transformou em bruxa. Só pode ser desatado por uma certa espada de prata...
Príncipe: Então, que essa espada de prata seja a minha espada!
O Príncipe saca a espada e corta os cordões que atam a pele de urso. Explosão de gelo-seco. Cai a pele e surge Feiurinha. [...]
Pedro Bandeira. O fantástico mistério de Feiurinha: teatro. São Paulo: FTD, 2001. (Fragmento).
Que curioso!
Você conhece o escritor Pedro Bandeira? Ele publicou mais de 100 livros e já trabalhou como ator, diretor e cenógrafo. Foi também redator, editor e ator de comerciais de televisão.
Como escritor, começou com histórias infantis publicadas em revistas de banca. A partir de 1983, tornou-se exclusivamente escritor, com o livro O dinossauro que fazia au-au.
Algumas de suas histórias se tornaram peças de teatro, caso do texto que você acabou de ler.
BRUNO POLETTI/FOLHAPRESS
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia o texto de Pedro Bandeira com a turma. Todos lerão ao mesmo tempo e juntos, prestando atenção nos sinais de pontuação.
2 Faça a leitura dos trechos com toda a turma.
Trecho original
"Belezinha: Feiurinha! Agora você é a bruxa Feiurinha!
Ruim: Para sempre!"
Trecho modificado
Belezinha: Feiurinha? Agora você é a bruxa Feiurinha?
Ruim: Para sempre?
- A forma de ler cada trecho foi a mesma? Explique.
- Os trechos têm o mesmo sentido?
3 Leia as palavras a seguir.
proscênio | rotunda |
esquadria | ruindades |
aristocrático | atulhada |
clarins | explosão |
enfeitiçada | poderosíssimo |
- Em quais palavras você precisa aprimorar a leitura?
- Treine a leitura das palavras, até ler todas corretamente e sem pausas.
- Das palavras do quadro, quais você teria mais dificuldade para escrever? Justifique.
- Para um estudante que está aprendendo a escrever, na sua opinião, qual dificuldade encontraria ao escrever as palavras proscênio e explosão?
Compreender o texto
4 Após ler o texto dramático, responda.
- Quem eram as vilãs da história?
- Quem foi o herói da história?
- As personagens Feiurinha e Belezinha tinham esses nomes por causa de sua aparência física? Explique.
- Como o Príncipe descobriu qual das bruxas era Feiurinha?
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5 Releia o trecho.
"Feiurinha: Socorro! O que aconteceu comigo?
As quatro bruxas pulam de alegria e dançam felizes em volta da nova companheira.
Belezinha: Ah, ah, ah! Agora você é uma de nós!
Ruim: Esta pele de urso é o feitiço mais poderoso da Terra!
Malvada: Torna velha uma mulher jovem...
Piorainda: ... e feia se ela for linda!"
- O que a pele de urso causou em Feiurinha?
- O trecho mostra a fala de quais personagens?
- Sublinhe no trecho a rubrica que indica a ação das personagens.
6 Releia as rubricas abaixo.
"1o cenário: O salão do castelo da Dona Branca Encantado, que deve sugerir o luxo de histórias de fadas."
"[...] Feiurinha veste a pele de urso."
"(Ajoelhando-se e abraçando-se às pernas do Príncipe:)"
"Ouvem-se galopes de cavalos."
- Agora, relacione as funções abaixo às rubricas que você leu.
- A Indicar o figurino da personagem.
- B Indicar o movimento da personagem na cena.
- C Indicar como deve ser o cenário.
- D Indicar o efeito sonoro presente na cena.
Rubricas são indicações cênicas que servem para auxiliar na representação do texto teatral. Elas informam como as personagens devem agir (expressões corporais e faciais), que objetos devem compor o cenário, como deve ser o figurino de cada personagem, quais devem ser os efeitos sonoros e luminosos em cada cena etc.
7 Releia o trecho da peça teatral.
"Príncipe: (Pegando Feiurinha pelos ombros e levantando-a:) Meu amor! Só você pode ser a Feiurinha! Só uma menina maravilhosa como a Feiurinha poderia ser tão generosa! O que essas malvadas fizeram com você?
Feiurinha: Elas me fizeram vestir esta pele de urso. É um feitiço que me transformou em bruxa. Só pode ser desatado por uma certa espada de prata..."
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- Copie do trecho da página anterior a rubrica presente nele.
- O que essa rubrica indica?
- Qual é a função dos pontos de exclamação na fala do Príncipe?
- Qual é o tema central deste trecho?
No texto dramático, as falas das personagens podem ser de três tipos:
- Diálogo: quando as personagens conversam umas com as outras.
- Monólogo: quando a personagem fala consigo mesma.
- Aparte: quando a personagem faz um comentário para a plateia.
8 No trecho dessa peça, as falas das personagens são de que tipo?
Diálogo.
Monólogo.
Aparte.
O texto dramático é dividido em atos e cenas. Cada mudança de cenário caracteriza um ato, e cada vez que uma personagem entra ou sai é uma nova cena.
9 Releia as informações sobre o cenário no início do texto dramático.
-
Em qual dos cenários é mais provável que tenha ocorrido o trecho que você leu da peça teatral?
- No 1o cenário, o salão do castelo da Dona Branca Encantado.
- No 2o cenário, a pobre casa dos pais de Feiurinha.
- No 3o cenário, a horrível casa das bruxas.
- No 4o cenário, a sala onde trabalha o Escritor.
- Qual dos cenários permanece o tempo todo no palco?
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- É correto afirmar que essa peça teatral tem apenas um ato? Por quê?
Ampliar o vocabulário
10 Releia o trecho.
"O Príncipe saca a espada e corta os cordões que atam a pele de urso. Explosão de gelo-seco. Cai a pele e surge Feiurinha."
- Qual das opções a seguir pode substituir a palavra em destaque no trecho?
indicam
soltam
enfeitam
prendem
ALEXANDRE DUBIELA
11 Releia a rubrica a seguir.
"Uma estante cheia de livros, uma mesa com uma máquina de escrever, atulhada de papéis em desordem [...]"
- Circule no trecho duas palavras que possuem o mesmo significado.
12 Há muitas palavras relacionadas ao teatro. Observe algumas delas abaixo e ligue-as aos seus significados. Utilize um dicionário, se necessário.
Para ler em casa
Você leu um trecho da peça O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. Convide seus familiares ou responsáveis para lerem, em voz alta, o boxe "Que curioso!" da página 172 e saberem mais sobre esse autor.
Aproveite para contar quais são as personagens e o enredo da peça que você leu e o que descobriu sobre texto teatral!
177
Estudo da língua
Formação de palavras
1 Leia outro trecho da peça teatral O fantástico mistério de Feiurinha.
Escritor: Feiurinha foi levada para o reino encantado do Príncipe e encontrou seus verdadeiros pais, que já estavam velhinhos, mas não tinham perdido a esperança de reencontrar a filha. A festa de casamento foi a maior de que se tem notícia e durou três dias e três noites. Assim, com a multidão gritando, com as trombetas trombeteando, Feiurinha casou-se com o Príncipe Encantado e eles viveram... Ah, que história maravilhosa! Como foi bom descobrir essa história! Que maravilha ter o fantástico mistério de Feiurinha! Agora já posso escrever a história e quem sabe poderei fazê-la reaparecer. Quantas histórias lindas, inventadas e contadas ao pé do fogo em noites de inverno por vovós imaginosas perderam-se, foram esquecidas, por falta de alguém que as escrevesse. E, mesmo escritas, por falta de alguém que as lesse! Será que, se eu escrever a história da Feiurinha, alguém vai ler? E será que muitos outros vão continuar lendo para sempre, para que Feiurinha não desapareça nunca mais? Preciso caprichar...
Pedro Bandeira. O fantástico mistério de Feiurinha: teatro. São Paulo: FTD, 2001. (Fragmento).
- Observe as partes destacadas nas palavras a seguir.
encontro encontrar reencontrar
- A parte que geralmente não se altera nas palavras da mesma família é:
o adjetivo.
o radical.
o substantivo.
- Confira sua resposta lendo o boxe a seguir com o professor.
As palavras primitivas são as que não são formadas a partir de outra palavra. O radical de uma palavra primitiva pode dar origem a novas palavras, chamadas de derivadas. Há palavras derivadas que são criadas por meio de acréscimos de afixos (prefixos e sufixos) ao radical.
- Prefixos são os acréscimos feitos à palavra antes do radical.
- Sufixos são os acréscimos feitos à palavra depois do radical.
178
2 Qual é o significado da palavra reencontrar?
- Na palavra reencontrar, o prefixo re- tem sentido de:
oposição.
movimento.
repetição.
negação.
- Circule no trecho outra palavra formada pelo acréscimo do prefixo re-.
3 Observe as palavras a seguir. Elas possuem o mesmo radical.
aparecer aparecimento desaparecer desaparecimento
- Pinte de roxo a palavra primitiva.
- Pinte de verde uma palavra derivada com acréscimo apenas de prefixo.
- Pinte de azul uma palavra derivada com acréscimo apenas de sufixo.
- Pinte de vermelho uma palavra derivada que teve acréscimo de prefixo e de sufixo.
4 Qual das palavras abaixo é formada pelo acréscimo do prefixo des-?
desejar
desfazer
desabar
descer
5 Observe as palavras a seguir.
verdade verdadeiro
- O destaque em uma das palavras é um prefixo ou um sufixo? Por quê?
- Complete a frase com as palavras do quadro.
sufixo substantivo adjetivo
Na palavra verdadeiro, o -eiro transformou o verdade em um .
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6 Os sufixos -oso ou -osa podem significar a existência de algo em grande quantidade. Qual é o sentido da expressão "vovós imaginosas" que aparece no trecho da página 177?
- Que outra palavra desse trecho tem o sufixo -osa?
7 Na palavra encantado, a terminação -ado é um:
prefixo.
sufixo.
radical.
- Algumas palavras podem ter prefixo e sufixo ao mesmo tempo. Acrescente o prefixo des- à palavra encantado e forme uma nova palavra.
- Complete a frase a seguir com a palavra que você escreveu na atividade anterior, fazendo a adaptação necessária.
Feiurinha foi pelo Príncipe.
- Explique o significado da frase acima.
8 Releia o nome de uma das bruxas que é personagem da história de Feiurinha.
- O nome dessa bruxa é composto de duas palavras. Que palavras são essas?
As palavras formadas pela junção de dois ou mais radicais são chamadas palavras compostas.
9 No quadro abaixo, pinte de roxo as palavras derivadas e de verde, as palavras compostas.
animalesco
girassol
passatempo
sexta-feira
inesquecível
couve-flor
planalto solar
180
Produção oral
Leitura dramática
Como você já estudou, os textos dramáticos são escritos para serem encenados. Agora, vocês farão a leitura dramática de um trecho da peça O fantástico mistério de Feiurinha.
Para compreender bem a história e cada personagem, os atores fazem uma leitura dramática antes de encenar uma peça. Eles leem juntos o texto, ensaiam a leitura em voz alta e a apresentam ao público. É uma atividade de leitura, diferente da dramatização.
Planejamento
1 Preparem a leitura dramática.
- Em grupo, releiam o trecho da peça O fantástico mistério de Feiurinha e combinem quem vai representar cada personagem.
2 Releia as falas da sua personagem.
- Releia o que você vai representar e memorize as falas.
3 Ensaiem a leitura dramática.
- Ensaiem a leitura dramática várias vezes. Cada um lê sua fala na sua vez.
- Empreguem o tom de voz adequado e pronunciem bem as palavras; expressem os sentimentos da personagem, sempre atentos à expressão facial.
- Após os ensaios, avaliem a participação do grupo com as questões a seguir.
Avaliação do ensaio | Sim | Não |
---|---|---|
O tom de voz e a pronúncia das palavras estavam adequados? | ||
Os sentimentos da personagem foram expressos? | ||
Vocês prestaram atenção nas expressões faciais? |
- Faça um novo ensaio, considerando a avaliação do grupo.
Apresentação e avaliação
4 Faça a leitura dramática no dia combinado.
- Na apresentação de seu grupo, faça o planejado nos ensaios.
- Na apresentação dos outros grupos, observe a entonação, a expressividade dos colegas e como estão interpretando as personagens.
5 Depois da apresentação de toda a turma, discutam as seguintes questões.
- As apresentações foram exatamente iguais ou houve diferenças? Quais?
- Foi difícil ler o texto com a entonação e os gestos adequados? Por quê?
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno
1 Leia a fala de Gessler, da história de Guilherme Tell. Encontre palavras ou expressões que tenham sentido contrário ao que está em destaque a seguir.
"- Agora, Tell, terás de provar a tua fama de grande arqueiro acertando a maçã na cabeça do teu filho com uma única flechada. Se acertares, o que duvido, sairás livre."
2 Leia em voz alta este trava-língua e, depois, o mais rápido que conseguir.
Se percebeste, percebeste. Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste. Percebeste?
Domínio público.
3 Explique com suas palavras as características das personagens das histórias que você leu na unidade.
- Guilherme Tell era um exímio arqueiro.
- Gessler mostrou ser um regente tirano.
- Os pais de Feiurinha tinham uma casa humilde.
- A casa das bruxas tinha um interior pavoroso.
4 Reescreva as falas substituindo os verbos em destaque por outros do quadro, prestando atenção para manter o mesmo sentido.
comunicou
esbravejou
gritou
murmurou
exclamou
avisou
- — Que minha ordem seja cumprida! — bradou o tirano.
- — A peça já vai começar. — informou o ator.
- — Aqui não podemos falar alto. — sussurrou a menina.
5 Escreva nomes de profissões derivados das palavras a seguir. Veja o modelo: jornal → jornalista
- cozinha →
- jardim →
- dente →
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Projeto em equipe Vlog sobre livros
O que fazer
Você e seus colegas vão produzir um vídeo sobre literatura e publicá-lo em um vlog. Para essa produção, vocês vão retomar as resenhas críticas elaboradas na seção "Produção escrita" e fazer um vídeo sugerindo a outras pessoas que leiam a obra.
O vlog é um blog em vídeo. Trata-se de um espaço na internet para a divulgação de vídeos sobre assuntos diversos. O produtor de conteúdo de um vlog é o vlogger.
Como planejar
Antes de iniciar a gravação do vídeo, visitem um vlog sobre livros para saber como os vloggers costumam produzir seus vídeos. Enquanto assistem, o professor fará perguntas para direcionar a observação das características dessa produção.
1 Escolher o livro a ser apresentado.
Para produzir o vídeo é preciso escolher um livro que a turma julgue interessante e que conheça bem. A partir das resenhas críticas já produzidas na seção "Produção escrita", decidam sobre qual livro será o vídeo da turma.
2 Organizar o trabalho.
Agora que vocês já analisaram o vídeo de um vlog sobre livros e escolheram o livro sobre o qual vão falar, façam um roteiro para organizar a produção do vídeo.
Um roteiro contém o texto e as informações técnicas que orientam a produção de novelas, filmes, vídeos, programas de rádio e televisão.
O professor organizará a turma em grupos. Cada um será responsável por uma parte do vídeo.
As atividades que deverão ser realizadas pela turma podem ser divididas da seguinte forma:
- Apresentador: apresenta o canal e fala sobre o livro. Se a turma desejar produzir vídeos sobre mais de um livro, poderá escolher mais apresentadores.
- Sonoplasta: cuida da seleção e da execução das músicas de fundo.
- Redator: escreve o texto que será falado.
- Pesquisadores: buscam as informações sobre o livro (ano de publicação, se possui mais de uma edição, informações sobre o autor, sobre o ilustrador, se existe um filme inspirado no livro e outras curiosidades que existam sobre ele).
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- Responsáveis pela filmagem: fazem a filmagem que será publicada no vlog da turma.
- Responsáveis pela criação do vlog pela publicação do vídeo: com a ajuda do professor, buscam informações sobre como criar um vlog e publicar vídeos nele. Também armazenam os vídeos produzidos pelos grupos para disponibilizá-los no vlog.
- Responsável pelo nome do canal e pelo título do vídeo: criam para o vlog da turma um nome interessante e, para o vídeo, um título que chame a atenção de quem estiver na internet buscando informações sobre livros.
- Responsáveis pela vinheta: preparam a vinheta para introduzir o vídeo. Para isso, é preciso que a turma tenha escolhido os títulos do canal e do vídeo.
Como fazer
3 Escrever o roteiro.
Agora, organizem as ideias em um roteiro. Façam uma tabela de duas colunas.
Na coluna da esquerda, escrevam o nome do apresentador, do livro que será comentado e a indicação de execução da vinheta musical. Na coluna da direita, o texto que o apresentador vai dizer e o nome da música da vinheta.
Veja um exemplo de como pode ser o início do programa.
Nome do apresentador: Marcelo | Texto: Bom dia! Meu nome é Marcelo e este é o canal do 5o ano B! Fizemos este vídeo especialmente para dar indicações de livros interessantes. O livro que vou apresentar hoje tem mistérios e muitas aventuras. Ficaram curiosos? Então, depois da vinheta vocês descobrirão. |
Entra vinheta do programa | (Nome do arquivo da vinheta) |
Nome do livro | (Nome do livro que será apresentado) |
Apresentador | (Apresenta o livro e faz comentários sobre ele) |
Importante!
- O vídeo deve apresentar informações sobre o livro, mas sem contar partes importantes dele.
- O apresentador vai expressar sua opinião sobre o livro, apresentando motivos para que os que estão assistindo ao vídeo o leiam.
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4 Gravar o vídeo.
Reservem um tempo para o ensaio.
Arrumem o local da gravação, que deve ser tranquilo, silencioso e com boa iluminação.
O que avaliar e divulgar
Após a gravação, assistam à produção e avaliem os seguintes aspectos:
Avaliação da gravação | Sim | Não |
---|---|---|
O vídeo está com boa iluminação? | ||
A qualidade do áudio está boa? | ||
O apresentador comentou informações sobre o livro sem revelar informações importantes, como o final? | ||
O apresentador expressou sua opinião sobre o livro? | ||
O tempo do vídeo está adequado? | ||
O apresentador usou linguagem apropriada para o público que provavelmente vai assistir ao vídeo? |
Se acharem necessário, gravem novamente partes do video para que fiquem de acordo com o planejado.
5 Editar e divulgar o vídeo.
Com a ajuda do professor, editem o vídeo usando um software que estiver disponível: selecionem as partes que querem utilizar, insiram as vinhetas e cortem as que contiverem erros. Disponibilizem o vídeo no vlog da turma.
Divulguem o vídeo, distribuindo cartazes pela escola com o nome do canal e o assunto do vídeo
Após a produção e a divulgação do vlog, conversem com os colegas e o professor.
- Como foi produzir e gravar o vídeo?
- Quais foram os pontos positivos e os pontos negativos durante a atividade?
- Quais foram os maiores desafios durante a atividade?
Se colegas de outras turmas tiverem assistido ao vídeo, perguntem-lhes o que acharam do trabalho e anotem as principais observações.
Avaliem se a produção correspondeu às expectativas do grupo.
185
Avaliação em processo
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar atenção nas palavras lidas.
O começo
Xiao Li voltava pelo corredor, com o mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão tremer e deslizar sob seus pés. Em seguida, começaram barulhos fortes como explosões. Vinham de todos os lados, não era uma simples trovoada. Olhando mais à frente, viu quando uma cratera foi se abrindo no piso e engolindo um sofá como se fosse a boca de um imenso dragão! O teto balançava e se abriam enormes rachaduras, por onde começavam a despencar mesas, cadeiras — o mundo estava vindo abaixo!
"Há quanto tempo estou aqui? O que será que aconteceu?", eram os pensamentos que martelavam agora seu cérebro.
Vieram à sua mente as aulas de geografia. "Acho que foi um terremoto! Mas, se foi, nesse caso a escola ficou destruída e nossa cidade também!", inquietou-se.
A uns cinco metros de distância, enxergou finalmente uma fresta de luz, muito fraquinha, mas que permitia ver o que havia em volta: pedras — ou pedaços de cimento, provavelmente —, ferros retorcidos, vigas de madeira, uma confusão. Mesmo assim, foi engatinhando para lá, lentamente e com enorme dificuldade.
Chegando a essa minúscula clareira, firmou mais a vista. E viu. Viu um pé do tamanho do seu, calçado de tênis, saindo dos escombros.
O primeiro
— Quem está aí? — perguntou Xiao Li, cheio de novas esperanças.
Nenhuma resposta.
Com grande esforço, aproximou-se e conseguiu tocar a perna do outro menino, ou menina.
— Aaa... aiiii... — alguém gemeu baixinho. Era o dono da perna! Pelo tom da voz, Xiao Li percebeu que era um menino.
— Quem é você? — insistiu Xiao Li, agora mais animado.
[...]
— He. Me chamo He Biao. — Mas era ainda um fiapo de voz, e o menino parecia estar sentindo muitas dores.
— Em que série você está? — voltou a perguntar Xiao Li.
— Aiiii... segunda.
Xiao Li calculou: aquele menino estava duas salas antes da sua.
[...]
Nem cama nem arroz
Embora estivesse esgotado pelo longo esforço físico e pelo peso da tremenda responsabilidade que assumira, não era uma cama ou uma boa tigela de arroz o que Xiao Li mais queria naquele momento. Sua maior ansiedade era por notícias da família, saber se todos tinham sobrevivido e se estavam bem!
Angela Leite de Souza. Pequeno grande herói. São Paulo: Melhoramentos, 2017. (Fragmento adaptado).
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■ Leia, silenciosamente, o texto todo da página 185, que trata de um menino que ajudou em um terremoto. Depois, faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 3. Depois, faça no caderno as questões de 4 a 8.
1 Qual foi a primeira coisa que Xiao Li viu cair na cratera que se abriu à sua frente?
- Uma mesa.
- Uma cadeira.
- Um sofá.
2 Xiao Li chegou à conclusão de que a escola e a cidade haviam sido destruídas:
- porque ele havia pesquisado sobre escolas destruídas.
- porque ele já havia estudado terremotos e suas consequências.
- porque ele ouviu alguém dizer que isso estava acontecendo.
3 Onde as crianças estavam na hora em que tudo começou a desabar?
- Em casa.
- Na escola.
- Na igreja.
4 Releia o trecho a seguir.
"Xiao Li voltava pelo corredor, com o mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão tremer e deslizar sob seus pés."
- Por que o chão estava tremendo?
5 Releia os trechos a seguir e explique o que significam as expressões em destaque.
- "o mundo estava vindo abaixo!".
- "Mas era ainda um fiapo de voz..."
6 Após ler o trecho do livro e relacioná-lo com o título Pequeno grande herói, é possível imaginar por que Xiao é chamado de herói? Justifique.
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7 Copie os verbos abaixo e, depois, circule o radical deles.
deslizar deslizou deslizava deslizavam
- Agora, escreva palavras derivadas de deslizar.
8 Leia os trechos a seguir.
- Aaa... aiiii... — alguém gemeu baixinho.
- "Há quanto tempo estou aqui? O que será que aconteceu?", eram os pensamentos que martelavam agora seu cérebro.
- Copie a palavra do quadro abaixo na qual a letra x tem o mesmo som da palavra destacada no primeiro trecho.
exemplo tóxico aproximou enxergou
- Agora, explique o uso das aspas no segundo trecho.
■ O trecho que você leu do livro Pequeno grande herói mostra um momento da história em que Xiao Li se vê no meio de um terremoto. Imagine que, depois desse acontecimento, o menino participará de uma conversa com um grupo de estudantes de outra cidade para contar o que viu e viveu.
- Escrita: elabore um rascunho da conversa entre os estudantes e Xiao Li, com as perguntas que poderiam ser feitas a ele e as respostas.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.