220
UNIDADE 8 Energia
Você já imaginou como seria a nossa vida sem lâmpadas, sem geladeira, sem televisão e sem computador? Além da eletricidade, que outras formas de energia você conhece?
A primeira fonte de energia que o ser humano utilizou foi o fogo. Depois, veio o vapor e, mais tarde, a eletricidade. Atualmente, diversos profissionais trabalham para promover formas sustentáveis de geração de energia.
Na Itália, arquitetos planejaram a reforma e a transformação de uma ponte antiga em uma ponte sustentável, com placas solares (que captam a energia do Sol) e com turbinas eólicas (que captam a energia do vento).
221
- Você já viu pessoalmente uma placa solar ou uma turbina eólica? Em caso afirmativo, onde viu?
- O que você achou da ponte sustentável da página anterior? Por quê?
- Existem projetos relacionados à geração de energia na região onde você mora?
Desafio
Associe cada elemento numerado com o tipo de energia correspondente no quadro. Depois, pinte de verde apenas o tipo de energia não poluente, embaixo de cada imagem.
1 Petróleo 2 Vento 3 Átomo 4 Sol 5 Água
Combustível de origem fóssil
Eólica
Nuclear
Solar
Hídrica ou hidráulica
365 FOCUS PHOTOGRAPHY/SHUTTERSTOCK
222
Para ler
Antes de ler
Você vai ler alguns verbetes para a mesma palavra, extraídos de três dicionários diferentes. Cada um apresenta estrutura e informações específicas.
- Você sabe o que é um verbete?
- Onde ele pode ser encontrado?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura dos verbetes a seguir, realizada pelo professor.
- A cada verbete lido, sublinhe as palavras cujo significado você não entendeu.
- Depois, converse com o professor e os colegas sobre essas palavras e o significado delas.
- Na página de dicionário reproduzida a seguir, por que há dois verbetes para a mesma palavra?
O verbete
Verbetes 1 e 2
1fonte (fon.te) s.f. 1 nascente de água; mina 2 p.ext. procedência, origem "a violência é f. de angústias" 3 fig. aquilo que dá origem "f. de inspiração" 4 bica; chafariz 5 fíg. algo que brota em abundância 6 fíg. motivo, razão "o atraso é uma f. de reclamações" 7 fig. a procedência de uma notícia "isso veio de f. segura" 8 ANAT parte lateral da cabeça entre os olhos e as orelhas; têmpora 9 texto ou documento original 10 FÍS sistema, substância ou aparelho que fornece calor, luz ou energia | ORIGEM do lat. fõns, fontis 'fonte, nascente, manancial de água' | f. de alimentação ELETR qualquer circuito capaz de produzir energia elétrica 2fonte (fon.te) s.f. GRÁF conjunto de caracteres tipográficos composto de sinais do mesmo tamanho e estilo | ORIGEM do ing. font 'id.'
Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia. Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Moderna, 2015. p. 463. (Fragmento).
223
Verbete 3
fonte (fon.te) substantivo feminino
1. Nascente de água; lugar onde a água brota da terra: A água da fonte era fresca.
2. Torneira pública de onde corre água: Esta cidade tem uma fonte no meio da praça.
3. Ponto em que algo surge ou é produzido; origem: Uma fonte de energia. Uma fonte de luz.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Aurelinho: dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2014. p. 182. (Fragmento).
Verbete 4
fonte (1) (chafariz) (CL) (inglês: water fountain):
s.f. Chafariz ou bica de onde a água jorra, quer naturalmente devido à ação da gravidade, quer artificialmente, devido ao bombeamento, usualmente para fins estéticos e decorativos em jardins e praças. Ex.: As crianças tomaram banho na fonte da praça. Fazer o sinal de água. Em seguida, mãos verticais abertas, palmas para dentro, mão esquerda acima da mão direita, dedos apontando uns para os outros. Movê-las alternadamente para cima e para baixo, oscilando os dedos.
Fernando César Capovilla; Walkiria Duarte Raphael (ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua Brasileira de Sinais, Volume I: Sinais de A a L. São Paulo: Edusp, 2001. p. 682. (Fragmento).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia em voz alta três vezes o verbete 3 e assinale com X, na tabela, como foi sua leitura.
Primeira leitura | ||
---|---|---|
Preciso melhorar | Boa | Excelente |
Última leitura | ||
---|---|---|
Preciso melhorar | Boa | Excelente |
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2 Algumas palavras são consideradas mais difíceis de ler e escrever do que outras. Ouça as palavras que o professor vai ditar e escreva-as no quadro a seguir. Utilize a primeira e a terceira coluna para isso.
- Copie as palavras, prestando atenção à forma como são escritas. Realize as correções de acordo com as orientações do professor.
- Leia as palavras até perceber que a leitura está correta e sem pausas.
Compreender o texto
3 A primeira palavra de cada verbete é a entrada ou cabeça do verbete.
- Qual é a entrada ou cabeça dos verbetes que você leu?
- Como a palavra fonte aparece nesses verbetes?
O verbete é um texto expositivo, curto e objetivo, que apresenta resultado de pesquisas e pode ser encontrado em enciclopédias e dicionários. Pode conter abreviações para apresentar palavras de forma reduzida.
O verbete de dicionário é composto normalmente pela palavra em destaque, a classificação e o(s) significado(s). Pode apresentar separação silábica e exemplos de usos da palavra em diferentes contextos.
4 Releia um trecho dos verbetes 1 e 2.
1fonte (fon.te) s.f. [...] | ORIGEM do lat. fõns, fontis 'fonte, nascente, manancial de água' | f. de alimentação ELETR qualquer circuito capaz de produzir energia elétrica
2fonte (fon.te) s.f. GRÁF conjunto de caracteres tipográficos composto de sinais do mesmo tamanho e estilo © ORIGEM do ing. font 'id.'
225
- A abreviatura id significa idem, que quer dizer "a mesma coisa". No trecho, essa abreviatura substitui qual frase?
"[...] conjunto de caracteres tipográficos composto de sinais do mesmo tamanho e estilo."
"[...] qualquer circuito capaz de produzir energia elétrica."
- Indique o que vem após os sinais a seguir, nos verbetes.
A | B |
Uma locução, ou seja, duas ou mais palavras que criam um significado.
A origem da palavra.
5 Releia este outro trecho do verbete 1.
1fonte (fon.te) s.f. 1 nascente de água; mina 2 p.ext. procedência, origem "a violência é f. de angústias" 3 fig. aquilo que dá origem "f. de inspiração" [...]
- A abreviatura p.ext. significa "por extensão". Ela indica que o sentido da palavra fonte foi ampliado (como no exemplo dado: "a violência é fonte de angústias").
- Reescreva essa frase substituindo a palavra fonte por outra com sentido equivalente, fazendo as alterações necessárias.
- A abreviatura fig. significa "figurado". Nesse caso, o termo fonte adquire um novo sentido em uma situação particular.
- Crie uma frase com essa palavra no sentido descrito na acepção 3.
- No verbete, o que significa a abreviatura s.f.?
226
6 Há muitas palavras abreviadas nos verbetes. Na sua opinião, por que isso acontece?
7 Nos verbetes, o número de acepção indica o início de cada significado da palavra. Assinale a alternativa correta.
- Quantas acepções há para a palavra fonte no verbete 3?
Uma acepção.
Duas acepções.
Três acepções.
8 A que público se destina o verbete 3?
- Por que existem tantos dicionários diferentes?
9 O verbete 4 é dedicado especialmente a que tipo de leitor? Por quê?
- Para que servem as imagens nesse verbete?
- Um dicionário como o que publicou esse verbete é importante? Por quê?
10 Indique quais verbetes (1, 2, 3 e 4) possuem as informações listadas. Siga o exemplo.
A origem da palavra fonte: verbetes 1 e 2.
- A separação silábica da palavra fonte: verbetes .
- Exemplos de uso da palavra fonte em frases: verbetes .
- A classe gramatical da palavra fonte: verbetes .
- A representação da palavra fonte na Língua Brasileira de Sinais: verbete .
- As palavras fonte e chafariz traduzidas para a língua inglesa: verbete .
227
■ Leia o verbete a seguir e responda às questões 11 a 14, para estudar mais sobre o gênero verbete.
energia
(e.ner.gi.a)
sf.
1. Fís. Capacidade, potencial (que tem um sistema, um corpo, uma substância) de realizar um trabalho.
2. Fig. Vigor físico, disposição para agir, fazer algo: Acordou cheio de energia.
3. Fig. Força moral; segurança, firmeza: Enfrentava os problemas com energia.
4. Firmeza, rigor: A polícia precisou agir com energia.
Dicionário Aulete digital. Disponível em: https://oeds.link/ublB43. Acesso em: 22 abr. 2021.
11 Converse com os colegas e o professor para entender sobre o verbete.
12 Agora, com um colega, faça as questões a seguir com base no verbete sobre energia.
- Qual é a entrada desse verbete?
- A que classe gramatical pertence essa palavra?
- Quantas acepções existem para a palavra energia?
- Esse verbete foi publicado em um tipo de mídia diferente dos demais. Onde foi publicado? Como é possível saber isso?
- Cite uma das vantagens dessa mídia em relação às demais.
13 Ainda com o seu colega, pesquise e organize um verbete.
- Em dupla, selecionem palavras sobre o tema "energia". Pesquisem em dicionários impressos e digitais os verbetes que vocês escolheram e anotem as fontes consultadas para inseri-las nos registros.
228
- Pensem em uma organização, que deve ser única para todas as duplas. Sugestão:
Cabeça do verbete, origem, divisão silábica, classificação da palavra Parágrafo de definição (o que é) com significados possíveis da palavra em relação ao tema do dicionário.
Exemplos do uso da palavra.
- Escrevam em uma folha, com as próprias palavras, o que entenderam na pesquisa realizada.
14 Com a turma, elabore um verbete.
- Em grupo, leiam as palavras selecionadas pelas duplas e escolham uma.
- Com a ajuda do professor, realizem a escrita coletiva de um verbete. Vocês falam e o professor anota no quadro de giz.
- Façam a revisão e a correção do texto.
- Depois de pronto, cada um copia o verbete no seu caderno e pode fazer uma ilustração.
Ampliar o vocabulário
15 Ligue as abreviaturas presentes nos verbetes 1 e 2 ao seu significado.
16 Releia este trecho do verbete 4.
"Nascente de água; lugar onde a água brota da terra [...]."
- Assinale a opção que indica o sentido da palavra brota nesse trecho.
Germinar, desabrochar.
Ter origem, nascer.
Para ler em casa
Você aprendeu o que é verbete. Em casa, pergunte o que as pessoas fazem quando precisam saber o significado de uma palavra. Depois, escolha e leia um dos verbetes das páginas 222 e 223 e peça a alguém que leia outro para você. Conversem sobre as palavras e seus diferentes significados.
229
Estudo da língua
Conjunções
1 Leia esta acepção da palavra fonte de um outro verbete. Depois, circule os verbos do período.
Fig. Texto do qual se extraem informações ou que serve de base para outras obras.
Dicionário Aulete digital. Disponível em: https://oeds.link/STFDqa. Acesso em: 24 abr. 2021. (Fragmento adaptado).
-
Complete a seguir com as palavras do quadro.
verbo
dois
oração
duas
Há verbos nesse período. Portanto, há também orações, pois cada corresponde a uma .
- Nesse período, qual é a função da palavra ou?
-
Reescreva o mesmo período substituindo a palavra ou por e.
Lembre-se:
- As frases que têm verbo são chamadas de orações. Cada verbo corresponde a uma oração.
- Cada conjunto de orações chama-se período.
- O período pode ter uma ou mais orações. Em geral, começa com letra maiúscula. Pode terminar com ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências.
-
Ao trocar uma palavra do verbete por outra, houve mudança de sentido? Assinale a resposta correta.
Não, pois as duas palavras explicam o que é uma fonte no sentido figurado.
Sim, nesse contexto a palavra e indica ideia de adição; já a palavra ou indica uma alternativa.
Não, as duas palavras expressam uma explicação sobre as fontes de pesquisa.
230
As conjunções são importantes para a construção de um texto, pois ligam orações de um período introduzindo relações de sentido entre elas, como explicação, oposição, adição, conclusão, alternância etc.
As palavras ou e e são chamadas de conjunções. E elas são invariáveis (não variam em gênero e número). Exemplos: e, ou, mas, porque, também, portanto, nem, pois etc.
2 Leia a manchete de uma notícia e assinale F para falso ou V para verdadeiro.
Golpes na internet: saiba quais e fique esperto!
Disponível em: https://oeds.link/Cnq1xl. Publicada em: 6 fev. 2021. Acesso em: 16 fev. 2021.
A palavra na presente na manchete é uma conjunção.
A palavra e presente na manchete é uma conjunção.
A conjunção e liga as orações " saiba quais" e "fique esperto."
A conjunção e estabelece uma relação de conclusão nessas orações.
A conjunção e estabelece uma relação de adição nessas orações (saber quais são os golpes e também ficar esperto).
■ Leia o texto publicado em uma revista infantil e responda às questões de 3 a 7.
Às vezes tem gente, mas não tem luz
Nem sempre as luzes da cidade nos dizem onde as pessoas moram. É fácil ver isso quando olhamos para as Coreias. Na Coreia do Sul vivem 51 milhões de pessoas e na Coreia do Norte cerca de 25 milhões. Mas enquanto a Coreia do Sul brilha com as luzes da cidade, a Coreia do Norte quase não tem iluminação. As luzes mostram diferenças de onde a eletricidade está disponível.
Luiza Lages. Em: Revista Minas Faz Ciência Infantil. Disponível em: https://oeds.link/phkbTq. Publicado em 10 mar. 2020. Acesso em: 16 fev. 2021.
3 Qual é o verbo presente no título?
- Quantas vezes ele aparece no título?
231
4 Em relação às orações que compõem esse título, podemos afirmar que:
há apenas uma, pois o verbo é o mesmo.
há duas orações.
5 No título, há uma conjunção.
- Qual é essa palavra?
- Essa conjunção estabelece entre as orações relação de sentido de:
adição.
explicação.
oposição. -
Sublinhe, no quadro, as conjunções que podem substituir o termo mas, sem alterar o sentido.
porém
pois
todavia
porque
contudo
para que
que
a fim de que
6 Releia a frase.
"Nem sempre as luzes da cidade nos dizem onde as pessoas moram."
- Por que as luzes das cidades podem mostrar onde as pessoas moram?
7 Observe o termo quando destacado no texto.
- Esse termo liga quais orações?
- Se trocarmos quando por se, o sentido continua o mesmo?
232
Para ler mais
Antes de ler
O texto que você vai ler a seguir é uma crônica.
- Imagine que é noite e a luz acabou. O que pode acontecer numa situação como essa em casa? E na rua? O que pode causar a interrupção de energia elétrica?
Durante a leitura
- Leia o texto em silêncio e sublinhe as palavras que você não conhece.
- Faça com a turma uma lista coletiva dessas palavras e registre-as no caderno de acordo com as explicações do professor.
- O verbo cair causa confusão nesta história. Descubra em que sentido ele é empregado.
Vó caiu na piscina
Noite na casa da serra, a luz apagou. Entra o garoto:
— Pai, vó caiu na piscina.
— Tudo bem, filho.
O garoto insiste:
— Escutou o que eu falei, pai?
— Escutei, e daí? Tudo bem.
— Cê não vai lá?
— Não estou com vontade de cair na piscina.
— Mas ela tá lá...
— Eu sei, você me contou. Agora deixe seu pai fumar descansado.
— Tá escuro, pai.
233
— Assim até é melhor. Eu gosto de fumar no escuro. Daqui a pouco a luz volta.
Se não voltar, dá no mesmo. Pede à sua mãe para acender a vela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.
— Pai...
— Meu filho, vá dormir. É melhor você deitar logo. Amanhã cedinho a gente volta pro Rio, e você custa muito a acordar. Não quero atrasar a descida por sua causa.
— Vó tá com uma vela.
— Pois então? Tudo bem. Depois ela acende.
— Já tá acesa.
— Se está acesa, não tem problema. Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa. Não vai errar o caminho, a distância é pequena, e você sabe muito bem que sua avó não precisa de guia.
— Por que cê não acredita no que eu digo?
[...]
— Ah, você está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei, viu? Estou te dizendo que acreditei. Quantas vezes você quer que eu diga isso? Ou você acha que estou dizendo que acreditei mas estou mentindo? Fique sabendo que seu pai não gosta de mentir.
— Não te chamei de mentiroso.
— Não chamou, mas está duvidando de mim. Bem, não vamos discutir por causa de uma bobagem. Sua avó caiu na piscina, e daí? É um direito dela. Não tem nada de extraordinário cair na piscina. Eu só não caio porque estou meio resfriado.
- Ô, pai, cê é de morte!
O garoto sai, desolado. Aquele velho não compreende mesmo nada. Daí a pouco chega a mãe:
— Eduardo, você sabe que dona Marieta caiu na piscina?
— Até você, Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha?
234
— Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Está com a vela acesa na mão, pedindo que tirem ela de lá, Eduardo! Não pode sair sozinha, está com a roupa encharcada, pesando muito, e se você não for depressa ela vai ter uma coisa! Ela morre, Eduardo!
— Como? Por que aquele diabo não me disse isto? Ele falou apenas que ela tinha caído na piscina, não explicou que ela tinha tropeçado, escorregado e caído.
Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou, quase que ia parar também dentro d'água:
— Mamãe, me desculpe! O menino não disse nada direito. Falou só que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando.
— Está bem, Eduardo — disse dona Marieta, safando-se da água pela mão do filho, e sempre empunhando a vela que conseguira manter acesa. — Mas de outra vez você vai prestar mais atenção no sentido dos verbos, ouviu? Nelsinho falou direito, você é que teve um acesso de burrice, meu filho!
Carlos Drummond de Andrade. Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987. © byGraña Drummond.
Que curioso!
O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, nascido na cidade de Itabira em 1902, foi considerado um dos poetas mais influentes do século XX. Ele escreveu contos e crônicas, como a que você acabou de ler.
Drummond teve sua imagem estampada em cédulas de cruzado novo, moeda brasileira que circulou entre 1989 e 1990, e já foi tema de samba-enredo no Carnaval carioca.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia três vezes as palavras a seguir. Depois, converse com o professor e os colegas sobre o que você observou.
insiste | prestar | escutei |
escutou | escuro | discutir |
piscina | custa | descida |
descansado | mesmo | depois |
escorregado | resposta | distância |
235
- Retome a leitura das palavras do quadro e observe a posição da letra s nelas. O que você percebeu?
- No texto Vó caiu na piscina, existem várias outras palavras escritas com s no final da sílaba. Circule dez palavras no texto.
2 Agora, reúna-se em grupo para realizar uma leitura compartilhada do texto, de acordo com as orientações do professor.
- Preparação: Cada estudante representará uma das personagem ou o narrador, que o professor indicará. Determinem os papéis e realizem uma leitura geral.
- Apresentação: cada grupo vai ler o trecho do texto para os colegas e o professor.
Compreender o texto
3 Ao que parece, o forte de Eduardo não é a interpretação de texto.
- Você acha que dona Marieta concordaria com essa afirmação? Sublinhe um trecho do texto que comprove sua resposta.
- Você compreendeu no início o que Nelsinho queria dizer? Por quê?
4 Leia o boxe a seguir e depois responda às questões.
Em uma situação de comunicação, que pode ser um diálogo, uma aula etc., estão presentes alguns elementos como a mensagem (assunto) e os interlocutores que emitem e recebem a mensagem. Estes são chamados de emissor e receptor, respectivamente. Como essas situações são dinâmicas, ao longo da conversa, os papéis se invertem. Outros elementos são considerados: o código (a língua usada), o contexto (situação) e o canal (meio pelo qual circula o assunto).
- Analise o contexto do diálogo entre pai e filho. Quem são os interlocutores? Qual é o assunto da conversa?
- Quando e onde ocorreu o fato sobre o qual falam os interlocutores?
As crônicas, textos muito presentes em jornais e revistas, trazem narrativas curtas que têm como temática principal o cotidiano. Por isso, é muito comum que nelas predomine a linguagem coloquial.
Nesse gênero, acontecimentos simples do dia a dia se tornam frutos de reflexão. Muitas vezes, apresentam humor e ironia.
236
5 Observe as imagens a seguir.
- Relacione essas imagens com a interpretação que o pai e o filho deram à expressão "cair na piscina".
6 Agora leia outro trecho da crônica.
"- Ah, você está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei, viu? Estou te dizendo que acreditei. Quantas vezes você quer que eu diga isso?"
- Que sentimento pode ser identificado nessa reação de Eduardo?
Indignação: Eduardo ficou revoltado com a atitude do filho.
Exasperação: Eduardo irritou-se muito, perdeu a paciência.
Cólera: Eduardo sentiu raiva do filho naquele momento.
7 Por que Eduardo só compreendeu a situação quando Fátima a explicou?
8 Volte à crônica e releia os cinco primeiros parágrafos.
- Que alternativa justifica o uso dos verbos entra e insiste no presente?
O presente indica que as ações ocorrem ao mesmo tempo.
O presente dá mais dinamismo à história, fazendo com que o leitor pareça acompanhar o diálogo.
O tempo verbal indica que as ações destacadas ocorrem no momento em que o narrador as conta.
9 No diálogo entre pai e filho, há marcas da linguagem informal.
- Copie do texto alguns exemplos.
- Em sua opinião, essas marcas são adequadas à situação? Explique.
237
10 Agora é com você! Imagine o momento em que a vó caiu na piscina.
- Pense nas situações: onde a avó estava? Para onde iria? Como caiu e a vela não apagou? Como conseguiu avisar alguém?
- Depois, descreva essa cena no caderno.
Ampliar o vocabulário
11 Leia o trecho a seguir.
"- Até você, Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha?"
- A palavra destacada foi empregada em seu sentido próprio ou figurado? Consulte o quadro a seguir para responder.
Sentido próprio: oração formada por uma série de invocações curtas e respostas repetidas.
Sentido figurado: lenga-lenga.
12 Reescreva as frases a seguir substituindo os trechos destacados por palavras ou expressões com sentido equivalente.
- "Daqui a pouco a luz volta. Se não voltar, dá no mesmo."
- "Bem, não vamos discutir por causa de uma bobagem."
- "Não pode sair sozinha, está com a roupa encharcada, pesando muito, e se você não for depressa ela vai ter uma coisa!"
Para ler em casa
Você se divertiu com a leitura compartilhada com os colegas da crônica Vó caiu na piscina, na seção "Para ler mais". Agora, convide seu pai, sua mãe ou alguém que mora com você para fazer a leitura do texto.
Combinem quem fará a leitura de cada personagem. Depois, conversem sobre o que aconteceu com a avó, sobre a comunicação entre o pai e o filho e outros fatos que aparecem na história.
238
Estudo da língua
Linguagem informal
1 Converse com os colegas.
- Quando você escreve um bilhete ou faz uma redação, você usa a mesma linguagem?
- Você acha que existem diferenças nesses contextos de comunicação?
2 Leia o bilhete de Gabriel para a mãe e o bilhete da mãe de Gabriel para o professor. Depois, responda oralmente às questões a seguir.
Mãe,
Fui zoar com o Pedro na hora da saída e perdi meu caderno de Ciências, acho que deixei a mochila aberta e... Você me dá uma força e escreve um bilhete para o meu professor? É porque vou ter que levar a lição de casa em uma folha.
Gabi
Caro professor José Carlos,
Infelizmente, o Gabriel perdeu o caderno de Ciências, por esse motivo precisou fazer a lição de casa em uma folha avulsa.
Peço desculpas pelo ocorrido, ainda hoje providenciarei um novo caderno para ele.
Agradeço a atenção.
Eliana Santos — mãe do Gabriel do 5o C
239
- Em qual dos dois bilhetes a linguagem usada é informal?
- Dê exemplos de palavras do bilhete que foram escritas em linguagem informal.
- Qual dos dois bilhetes apresenta linguagem formal? O que há de diferente entre esse e o outro bilhete?
- Na sua opinião, por que a mãe escolheu escrever o bilhete ao professor em uma linguagem diferente da usada por Gabriel?
Linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é mais descontraída, usada geralmente quando há proximidade entre as pessoas, como em momentos com a família e amigos. Já a linguagem formal está baseada, na escrita, pelo uso conforme as regras gramaticais (norma culta) e, na fala, pela pronúncia clara das palavras. Esta também é mais usada quando não há familiaridade entre as pessoas que estão se comunicando ou em situações de maior seriedade.
3 Releia o trecho do diálogo entre o pai e o filho da crônica.
"- Vó tá com uma vela.
— Pois então? Tudo bem. Depois ela acende.
— Já tá acesa.
— Se está acesa, não tem problema.
Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa."
- Identifique nas falas as ocorrências do verbo estar.
- A forma como esse verbo foi escrito no diálogo é a mesma em todas as ocorrências? Por quê?
- Pense no contexto em que essas falas estão inseridas e crie uma hipótese para justificar essa mudança.
240
Em geral, em situações informais, as palavras não são pronunciadas inteiras. É o caso do verbo está que, muitas vezes, é escrito ou falado na forma reduzida tá.
4 Indique V para verdadeiro ou F para falso cada uma das afirmações a seguir, relacionadas à fala "Amanhã cedinho a gente volta pro Rio".
A expressão a gente foi usada indevidamente, porque o contexto é formal.
A expressão a gente equivale a nós.
Tanto faz usar a gente ou nós em qualquer situação de comunicação.
Para o texto ficar formal e obedecer à gramática, deveria ter conjugado o verbo voltar na 1a pessoa do plural: a gente voltamos.
Em situações formais de uso da língua, deve-se preferir o uso do pronome nós no lugar de a gente.
5 Ainda sobre a fala "Amanhã cedinho a gente volta pro Rio", observe a contração pro (junção da preposição para e do artigo o).
- O termo pro costuma ser usado na linguagem informal. Conforme o contexto na crônica, ele está ou não adequado? Por quê?
- Localize no texto outra contração com a preposição para e transcreva-a.
6 Releia este trecho da fala da personagem Fátima, esposa de Eduardo:
"Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Está com a vela acesa na mão, pedindo que tirem ela de lá, Eduardo! [...]"
- Reescreva a frase sublinhada, substituindo que nem por um termo mais formal.
- A colocação do pronome pessoal ela, na frase sublinhada, é adequada somente em situações informais de comunicação.
- Se a construção verbo tirar + pronome fosse usada em um contexto formal, como deveria ser escrita?
241
Produção escrita
Texto informativo com leitura de gráfico
Você e seus colegas analisarão uma tabela e um gráfico. Em seguida, produzirão um texto informativo sobre fontes de energia renováveis. Por fim, afixarão o texto no mural da escola ou farão uma publicação digital.
Preparação
■ Observe a tabela e o gráfico. Depois responda às questões 1 e 2.
Fontes de energias renováveis No Brasil, hidrelétrica ainda é a principal fonte de energia. Em megawatts (2015) |
|
Hidrelétrica | 86.842 |
Biomassa | 13.257 |
Eólica | 8.715 |
Pequenas centrais hidrelétricas | 5.220 |
Biocombustíveis | 87 |
Biogás | 78 |
Solar | 21 |
Fonte: Com base em Energias renováveis no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/qOj0kY. Acesso em: 16 abr. 2021.
Oferta de potência de geração elétrica (2017)
Fonte: Com base em Resenha Energética Brasileira 2018 — Ministério das Minas e Energia. Disponível em: https://oeds.link/Xy9Fdb. Acesso em: 16 abr. 2021.
1 De acordo com a tabela, responda.
- Qual era a maior fonte de energia renovável do Brasil em 2015?
- E a segunda e terceira maiores fontes de energia renovável?
2 Conforme o gráfico, quais eram as três maiores potências de geração elétrica no Brasil em 2017? Enumere da maior porcentagem para a menor.
242
3 Indique com um X qual das afirmações a seguir está correta quanto à apresentação de informações em gráficos e tabelas.
Os gráficos e tabelas presentes nos textos não precisam ser lidos, porque não apresentam informações importantes.
Apresentar os dados numéricos em tabelas e gráficos facilita a compreensão e ajuda na organização da informação.
As tabelas deixam o texto mais confuso, principalmente, quando o leitor precisa fazer comparações.
Planejamento
4 Sob orientação do professor, formem grupos.
- Leiam e analisem os materiais indicados pelo professor.
- Com a ajuda do professor, façam um levantamento das fontes de energia renováveis que não poluem o ambiente. Vocês podem ir falando e o professor vai anotando no quadro de giz para que todos visualizem.
- Cada grupo vai pesquisar uma das fontes de energia renováveis selecionadas na pesquisa e escrever sobre ela.
- Nos grupos, relacionem as informações importantes em tópicos.
- Selecionem imagens, gráficos e tabelas que possam enriquecer o texto.
- Apresentem as anotações para o professor analisar.
Importante!
- Pesquisem os textos em fontes confiáveis. Peçam ajuda ao professor ou ao bibliotecário da escola.
- Leiam os textos na íntegra, individualmente e com bastante atenção.
- Façam uma segunda leitura e sublinhem as partes importantes.
- Com base nos trechos sublinhados, selecionem ou escrevam palavras-chave que sintetizem as informações.
Escrita
5 Escrevam o texto informativo.
- Pensem no que gostariam que os leitores aprendessem ao ler seu texto.
- Escrevam o texto com base nas palavras-chave que selecionaram nas pesquisas. Sejam objetivos e procurem não emitir opinião sobre o assunto.
- Se encontraram na pesquisa uma tabela ou um gráfico interessante, podem incluir na sua produção textual.
243
Avaliação e reescrita
6 Avaliem os textos.
- Façam a revisão do texto de vocês de acordo com a tabela de avaliação, colocando "sim" ou "não" para cada questão da coluna "Seu grupo".
- Troquem as produções: seu grupo lê o que os colegas escreveram e eles fazem a mesma coisa com o texto de vocês.
-
Vocês vão revisar o texto informativo dos colegas, preenchendo a coluna "Outro grupo".
Avaliação para reescrita Seu grupo Outro grupo O texto está organizado em parágrafos? As palavras estão escritas de forma correta? Os sinais de pontuação foram empregados corretamente? O texto foi escrito respeitando a concordância? A linguagem usada está adequada ao gênero? Houve o uso de pronomes e de outros recursos para evitar repetição de palavras? - Após as duas avaliações, o professor também vai ler o texto.
- Ao receber seu texto de volta, verifique as sugestões do outro grupo e as correções do professor.
- Passem a limpo alterando o que for necessário: a grafia das palavras, a pontuação, a concordância verbal e nominal e o que mais precisar ajustar.
Socialização
7 Divulguem os textos informativos.
- O professor vai orientar vocês para divulgar as produções. Fixem os textos no mural da escola.
- Caso optem pela versão digital, publiquem no blog da escola.
Para ler em casa
Pergunte às pessoas de sua casa se elas sabem o que são fontes de energia renováveis; peça que citem alguns exemplos. Apresente o texto de seu grupo e leia para elas. Peça que leiam a tabela e o gráfico da página 241 e depois conversem sobre o assunto.
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Produção oral
Fazendo rap
Você tem o hábito de ouvir rap? Tem algum rapper preferido? Agora, você e seus colegas vão conhecer um pouco mais sobre esse gênero musical e produzir um rap com o tema "desperdício de energia".
Que curioso!
A palavra rap é formada pelas iniciais de rhythm and poetry. Trata-se de um estilo musical que combina ritmo e poesia, ou melhor, ritmo intenso com falas rimadas. Suas letras em geral abordam temas como pobreza, miséria, preconceitos, desigualdade social, problemas ambientais, entre outros. Os raps são cantados pelos rappers ou Mcs (abreviação de mestre de cerimônias).
Preparação
■ Leia a seguir sobre o consumo de energia, que vai ajudá-lo na temática do seu rap.
Já sabemos que é preciso economizar energia não apenas para evitar receber um valor alto de conta de energia elétrica no fim do mês, mas também para pensar em energia como um recurso esgotável.
Veja o que você pode fazer para economizar energia em casa:
- Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.
- Apague as lâmpadas dos ambientes onde não houver ninguém.
- Economize água! Tome banhos mais curtos e feche o chuveiro enquanto você se ensaboa.
1 Assinale as alternativas corretas.
O texto instrui o leitor e persuade-o sobre determinado ponto de vista.
O modo verbal no imperativo pode ser verificado por estes exemplos: "Apague as lâmpadas"; "Tome banhos mais curtos".
O modo imperativo nas frases sugere dúvida, e não conselho.
2 Faça uma lista de palavras-chave relacionadas ao "desperdício de energia".
245
Planejamento
3 Com o professor, pesquisem alguns raps.
- Com o seu grupo, leiam a letra dos raps pesquisados e conversem para esclarecer suas dúvidas de vocabulário, para observar a linguagem empregada e o refrão.
- Na análise das letras de rap, procurem responder às questões a seguir.
- Sobre o rap escolhido, qual é o tema e qual é o ponto de vista do rapper sobre o assunto nele tratado?
- A que público o rap se dirige? Qual é o seu propósito?
- A linguagem (vocabulário, expressões e gírias etc.) é adequada ao público-alvo? Ela é formal ou informal?
- O rap questiona uma situação, propõe uma solução para um problema ou conta uma história para conscientizar o público a agir diante de uma situação?
4 Definam alguns elementos do rap.
- Definam o propósito do rap de vocês. A letra pode fazer uma crítica a uma situação; propor soluções para um problema; contar uma história com o objetivo de conscientizar, ou conscientizar o público sobre mudanças de hábitos necessárias para evitar o desperdício de energia.
- Definam o público-alvo do rap (estudantes da escola, a comunidade escolar como um todo, moradores do seu bairro etc.).
- Escolham palavras-chave no rap para abordar o desperdício de energia.
Escrita
5 Criem as rimas e o refrão da letra do rap.
- Criem algumas rimas com as palavras-chave que vocês escolheram.
- Elaborem um refrão impactante, relacionado com o propósito do rap.
- Empreguem uma linguagem informal, adequada ao público-alvo. Lembrem-se do que vocês estudaram na seção "Estudo da língua" sobre linguagem informal, página 234.
- Escrevam a letra do rap.
246
6 Leiam a letra do rap e deem ritmo a ela.
- Considerem, na melodia dos raps, a presença da fala, inserções de falas diretas, hesitações e redundâncias típicas da língua oral.
- Para a sonoridade no rap, coloque elementos que traduzem a situação retratada ou temática abordada. Por exemplo: se há um diálogo, podem aparecer sons que representem o local em que os interlocutores estão (se na rua, sons de carros e vozes ao fundo; se na chuva, sons de trovoada etc.).
- O ritmo do rap costuma ser mais acelerado, mas é importante expressar o que o rapper quer transmitir com a letra. Sintam a batida rítmica que melhor se encaixa na letra de vocês (mais ou menos acelerada).
Reescrita
7 Revisem e ensaiem o rap.
- Façam uma revisão da letra do rap que vocês compuseram.
- Leiam o texto várias vezes para expressar a batida rítmica escolhida.
- Memorizem a letra do rap produzido e ensaiem sua apresentação.
Apresentação e avaliação
8 Apresentem e avaliem.
- No dia combinado com o professor, caprichem na apresentação do rap.
-
Depois, avaliem a atividade.
Avaliação da apresentação Sim Não A letra do rap ficou clara? O propósito foi alcançado: o público entendeu a mensagem de conscientização? Algo poderia ser melhorado? - Cada integrante do grupo deve relatar como foi a experiência de produzir um rap.
247
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Algumas palavras têm vários significados. Portanto, é preciso considerar o contexto em que cada palavra se insere para determinar seu significado.
- Copie no caderno as palavras base e vale e faça uma ilustração correspondente a cada uma.
Base
- Aquela estátua da praça tem uma base sólida e resistente.
- A maquiadora aplica a base no rosto e no pescoço.
Vale
- Essa roupa não vale um preço tão alto!
- No vale entre as montanhas fica o sítio do meu amigo.
2 As palavras abaixo têm som de s, mas nenhuma é escrita com a letra s.
-
Copie essas palavras completando com a(s) letra(s) que falta(m).
e ? posi ? ões
gera ? ão
inven ? ões
espa ? o
- Copie o texto do boxe "Que curioso!", substituindo o símbolo ? por uma das palavras do quadro acima.
Que curioso!
Museu Catavento é um ? cultural de Ciência, na cidade de São Paulo. Realiza diversas ? no ano, em que é possível aprender sobre o Sistema Solar, a sociedade e diversas ? humanas, como a ? de energia.
3 Leia, em voz alta, as palavras e escreva mais duas que rimem com elas.
- Melodia combina com ? e ?.
- Incerteza combina com ? e ?.
- Linguagem combina com ? e ?.
- O que elas significam? Converse com o professor e os colegas.
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Projeto em equipe Criando vídeo e brincando
O que fazer
Você costuma ler postagens ou assistir a vídeos na internet sobre livros, filmes, jogos, brinquedos e brincadeiras?
Atualmente, muitas pessoas fazem publicações nas redes sociais, em vlogse canais de vídeo para analisar e criticar esses produtos.
Você vai produzir vídeos ensinando brincadeiras de seu interesse ou mostrando brinquedos de que você gosta. Também vai dar opinião sobre eles em uma resenha, em que o autor será você.
Resenha é a breve descrição de um produto (um livro, um filme, um jogo etc.) na qual o autor pode também expressar sua opinião, fazendo críticas positivas ou negativas sobre o objeto resenhado.
Como planejar
1 Pesquisar um brinquedo.
O professor vai organizar a turma em grupos, considerando o número de estudantes e de brinquedos e os vlogs que pretendem produzir.
Você e todos do seu grupo vão fazer uma pesquisa sobre um brinquedo (ioiô, bambolê, cavalinho de pau, peteca, pipa, cinco-marias). Procurem conhecer bem como é o brinquedo e como as crianças brincam com ele, para explicar aos colegas.
Escolham um dos brinquedos para apresentar a resenha no vlog, contando no vídeo de onde é o brinquedo. Além de apresentá-lo, é preciso citar os pontos positivos e eventuais pontos negativos dele, considerando que se trata da descrição de um produto, com a expressão de opinião.
2 Observar um modelo.
É importante ter uma referência para o resultado final do trabalho em equipe. Para isso, o professor apresentará o vídeo "Profissional ensina técnicas para jogar pião" para inspirá-los na hora de falar do brinquedo escolhido (disponível em: https://oeds.link/ep6kD0, acesso em: 25 abr. 2021). Prestem bastante atenção!
249
Como fazer
3 Escrever o roteiro.
Cada grupo deve escrever um pequeno roteiro que o(s) apresentador(es) poderá(ão) seguir e, se necessário, consultar durante a gravação.
Verifique se seu roteiro apresenta orientações curtas, se traz os principais pontos que deverão ser abordados. Depois, compartilhe-o com o professor para verificar se há algo a ser aprimorado.
4 Ensaiar e gravar o vídeo.
Antes da gravação, cada grupo fará ensaios e verificará os preparativos para gravar o vídeo, mostrando o resultado do trabalho realizado em equipe.
Dividam entre os integrantes do grupo as partes previstas no roteiro do vídeo. Definam também quais integrantes serão responsáveis pelas outras tarefas (montar o cenário, escolher o figurino, providenciar os objetos necessários para compor a cena).
Com o apoio do roteiro, façam os ensaios com atenção à entonação e à postura corporal.
O local de gravação deve ser o mais silencioso possível e ter boa iluminação.
Após os ensaios, façam a gravação.
5 Apresentar e publicar o vídeo.
Na data combinada, os grupos devem apresentar para toda a turma o vídeo gravado. O professor pode fazer uma postagem dos vídeos no vlog da turma.
Se tiverem os brinquedos, podem trazê-los para a sala e se divertir com a turma!
O que avaliar
Após a análise dos colegas, cada grupo vai avaliar o próprio vídeo, bem como fazer a avaliação dos outros colegas. O professor também vai analisar e pontuar as correções e melhorias, caso sejam necessárias.
Avaliação do vídeo | Sim | Não |
O vídeo apresentou as informações mais importantes da pesquisa? | ||
Ficou claro para quem assistiu ao vídeo como é a brincadeira ou o brinquedo? | ||
Os colegas (do seu grupo ou do outro grupo) apreciaram a apresentação? |