250
UNIDADE 9 Planeta Terra
O planeta Terra tem tantas paisagens variadas e tantos seres vivos diferentes... E tudo isso está ameaçado justamente pelas ações de quem mais precisa dele: o ser humano.
Você já pensou em como se relaciona com o planeta em que vivemos? Conheceu alguns problemas que o afetam? E refletiu sobre o que devemos (e podemos) fazer para solucioná-los?
Observe a imagem do Museu do Amanhã, um museu de Ciências que utiliza a tecnologia a fim de chamar a atenção para questões urgentes sobre sustentabilidade e convivência no planeta.
251
- Você conhecia o Museu do Amanhã? Já foi visitá-lo?
- Compare o tamanho da esfera de LED (globo terrestre) com o tamanho das pessoas na imagem. Você acha que o globo chama a atenção dos visitantes do museu?
- Em sua opinião, que informações a respeito do planeta Terra poderiam ser transmitidas na esfera de LED, indicada na página anterior?
Desafio
O planeta Terra tem lugares diferentes. Veja as fotografias a seguir de três paisagens e complete as legendas com base nas imagens.
Agora, encontre no diagrama três graves problemas em nosso planeta, provocados pelo ser humano.
Veja as dicas.
- Não pule letras.
- Vá para qualquer direção.
- Considere as letras em vermelho como início e fim de cada palavra.
252
Para ler
Antes de ler
Você vai ler um texto informativo publicado no site de uma organização não governamental. Trata-se de um texto escrito com base em pesquisa e com o objetivo de fornecer informações sobre um tema importante.
- Lendo o título, você pode dizer qual é o tema desse texto?
Durante a leitura
- Acompanhe a leitura que será feita pelo professor. Marque as palavras que você não conhece e converse com a turma sobre o significado delas no texto.
- Preste atenção aos dados, em números, coletados pelos pesquisadores.
Brasil é o 4o país do mundo que mais gera lixo plástico
A crise mundial da poluição por plásticos só vai piorar a menos que todos os atores da cadeia de valor dos plásticos se responsabilizem pelo custo real do material para a natureza e para as pessoas, alerta um relatório do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) [...]. O novo estudo, "Solucionar a poluição plástica: transparência e responsabilização", reforça a urgência de um acordo global para conter a poluição por plásticos.
[...]
No Brasil
O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4o maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas [...]. Esse é um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.
[...]
253
O levantamento realizado pelo WWF com base nos dados do Banco Mundial analisou a relação com o plástico em mais de 200 países, e apontou que o Brasil produz, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana.
PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE PLÁSTICO NO MUNDO
Números em toneladas
País | Total de lixo plástico gerado* | Total incinerado | Total reciclado | Relação produção e reciclagem |
Estados Unidos | 70.782.577 | 9.060.170 | 24.490.772 | 34,60% |
China | 54.740.659 | 11.988.226 | 12.000.331 | 21,92% |
Índia | 19.311.663 | 14.544 | 1.105.677 | 5,73% |
Brasil | 11.355.220 | 0 | 145.043 | 1,28% |
Indonésia | 9.885.081 | 0 | 362.070 | 3,66% |
Rússia | 8.948.132 | 0 | 320.088 | 3,58% |
Alemanha | 8.286.827 | 4.876.027 | 3.143.700 | 37,94% |
Reino Unido | 7.994.284 | 2.620.394 | 2.513.856 | 31,45% |
Japão | 7.146.514 | 6.642.428 | 405.834 | 5,68% |
Canadá | 6.696.763 | 207.354 | 1.423.139 | 21,25% |
Fonte: WWF / Banco Mundial (What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050). Disponível em: https://oeds.link/KhbbVV. Acesso em: 24 maio 2021.
* Valor total de lixo plástico descartado em resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos de construção, lixo eletrônico e resíduos agrícolas, na fabricação de produtos durante um ano.
Impacto socioambiental
A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água. Os impactos diretos estão relacionados à não regulamentação global do tratamento de resíduos de plástico, ingestão de micro e nanoplásticos (invisível aos olhos) e contaminação do solo com resíduos.
A queima ou incineração do plástico pode liberar na atmosfera gases tóxicos [...] extremamente prejudiciais à saúde humana. O descarte ao ar livre também polui aquíferos, corpos d'água e reservatórios, provocando aumento de problemas respiratórios, doenças cardíacas e danos ao sistema nervoso de pessoas expostas.
254
Na poluição do solo, um dos vilões é o microplástico oriundo das lavagens de roupa doméstica e o nanoplástico da indústria de cosméticos, que acabam sendo filtrados no sistema de tratamento de água das cidades e acidentalmente usados como fertilizante, em meio ao lodo de esgoto residual. Quando não são filtradas, essas partículas acabam sendo lançadas no ambiente, ampliando a contaminação.
Micro e nanoplásticos vêm sendo ainda consumidos por humanos via ingestão de sal, pescados, principalmente mariscos, mexilhões e ostras. Estudos indicam que 241 em cada 259 garrafas de água também estão contaminadas com microplásticos. Apesar de alarmante, ainda são pouco conhecidos os impactos desta exposição humana, a longo prazo.
[...]
WWF-Brasil. Disponível em: https://oeds.link/wHu0ca. Publicado em: 4 mar. 2019. Acesso em: 24 maio 2021. (Fragmento).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Junte-se a um colega para ler os dois últimos parágrafos em voz alta, um para o outro.
2 Leia em voz alta as palavras a seguir.
microplástico | nanoplástico | aquíferos |
impactos | oriundo | índices |
resíduos | ingestão | tóxicos |
fertilizante | residual | socioambiental |
atmosfera | incineração | partículas |
- Quais palavras você leu facilmente? A leitura de quais palavras precisa ser melhorada?
- Releia todas as palavras, com especial atenção às mais difíceis de ler.
255
Compreender o texto
3 Qual é o principal assunto tratado no texto?
- A quem pode interessar esse assunto? Comente.
4 O texto menciona um estudo da organização WWF (Fundo Mundial para a Natureza) sobre os impactos do descarte plástico no mundo.
- Qual é o nome desse estudo?
- O que ele propõe?
5 O estudo elaborado pelo Fundo Mundial para a Natureza usou dados coletados pelo Banco Mundial e foi aplicado em mais de 200 países.
- Ao passar essas informações, o texto busca:
apenas despertar a curiosidade do leitor.
trazer informações ao leitor e passar-lhe confiança.
indicar ao leitor que o assunto é importante e sério.
6 Qual lugar o Brasil ocupa entre os países produtores de lixo plástico?
- Quais países produzem mais plástico que o Brasil?
O texto informativo expõe determinado assunto com o objetivo de informar os leitores e levá-los a refletir sobre o tema abordado. Em geral, são utilizados dados estatísticos para dar credibilidade às informações apresentadas e chamar a atenção do leitor.
256
7 Observe as fotografias que acompanham o texto informativo e leia as legendas. Assinale F para falso ou V para verdadeiro.
A cada ano são despejados nos oceanos pequena quantidade de plásticos.
Os animais podem morrer engolindo sacos plásticos.
Apenas peixes podem sofrer estrangulamento por pedaços de plástico.
O Brasil é o único país a sofrer com a poluição por plástico.
O descarte incorreto de plástico prejudica a biodiversidade nos oceanos.
As fotografias servem para ilustrar ao leitor o assunto tratado no texto informativo.
As fotografias e as legendas reforçam o problema do descarte indevido do plástico.
8 Os textos informativos podem apresentar tabelas. Leia novamente a tabela da página 253 e responda às questões a seguir.
- Qual é o país que mais produz lixo plástico?
- Qual é o país que mais recicla o lixo plástico que produz?
- O texto informa que a incineração de plásticos libera gases tóxicos prejudiciais à saúde humana. De acordo com a tabela, qual país tem mais contato com esses gases tóxicos?
- Os dados da tabela mostram que o Brasil está lidando bem com a produção e a reciclagem do lixo plástico produzido? Por quê?
- Na sua opinião, essa tabela ajudou a compreender melhor o assunto tratado no texto?
9 O texto aponta problemas relacionados ao descarte incorreto do plástico. Complete o quadro com as consequências (2a coluna) geradas pelas ações (1a coluna).
Ações | Consequências |
Queima ou incineração | |
Descarte ao ar livre |
257
10 Considerando o texto que você leu, olhe ao redor e pense na sua rotina.
- Há muitos objetos feitos de plástico? Eles são úteis?
- Reflita sobre a presença do plástico no seu cotidiano e comente esta afirmação: "o Brasil produz, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana".
- Em sua opinião, quais medidas devem ser adotadas para que essa situação não se agrave ainda mais?
Ampliar o vocabulário
11 Destaque os sinais de pontuação deste trecho da reportagem. Leia-o com as pausas necessárias.
Na poluição do solo, um dos vilões é o microplástico oriundo das lavagens de roupa doméstica e o nanoplástico da indústria de cosmético, que acabam sendo filtrados no sistema de tratamento de água das cidades e acidentalmente usados como fertilizante, em meio ao lodo de esgoto residual.
- Qual é o sentido das palavras destacadas, considerando o contexto?
- Há duas palavras para denominar partículas de plástico. Quais são elas?
- Quais dessas partículas de plástico são menores?
Dica: Considere que o prefixo micro- significa "muito pequeno" e nano- significa "extremamente pequeno, invisível aos olhos".
258
12 Releia o trecho a seguir.
"A crise mundial da poluição por plásticos só vai piorar a menos que todos os atores da cadeia de valor dos plásticos se responsabilizem pelo custo real do material para a natureza e para as pessoas [...]."
- A expressão destacada no trecho tem o mesmo sentido de:
exceto
ainda que - Qual palavra substitui adequadamente o termo atores no trecho acima?
artistas
autores
envolvidos - Elabore uma frase em que a palavra atores tenha um sentido diferente do que tem no texto.
13 Releia o trecho.
"Quando não são filtradas, essas partículas acabam sendo lançadas no ambiente, ampliando a contaminação."
- Qual é o significado da palavra lançadas nesse trecho?
- Marque a palavra que poderia substituir ampliando sem alterar o sentido.
reduzindo
modificando
aumentando
inovando
Para ler em casa
Leia com seus familiares ou responsáveis o texto informativo sobre a poluição por plásticos nas páginas 252 a 254. Durante a leitura, comente as informações apresentadas e verifiquem o que vocês não sabiam sobre esse tema antes de ler o texto.
Aproveitem para conversar sobre esta questão: o que podemos fazer para diminuir o consumo e o descarte incorreto de plásticos?
259
Estudo da língua
Modos verbais
1 Leia o trecho 1 (extraído do texto informativo lido) e o trecho 2 (o trecho 1 reescrito de outro modo).
1 "O levantamento [...] apontou que o Brasil produz, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana."
2 O levantamento apontou que seria bom se o Brasil produzisse menos lixo plástico por habitante a cada semana.
- No trecho 1, a palavra destacada é um:
adjetivo.
substantivo.
pronome.
verbo. - No trecho 1, essa palavra destacada indica que o Brasil:
gera com certeza aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana.
pode gerar aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana, mas não é certeza. - No trecho 2, qual dos verbos destacados sofreu mudança na frase em relação ao trecho 1?
O verbo apontar.
Nenhum dos verbos.
O verbo produzir. - Nessa frase, a forma verbal produzisse indica:
que algo certamente acontecerá.
que algo poderia acontecer, mas não se tem certeza disso.
Podemos utilizar o verbo de três modos, de acordo com o significado que queremos transmitir. Os três modos verbais são:
Modo indicativo: expressa fatos, certezas.
Modo subjuntivo: expressa incertezas, possibilidades, condições.
Modo imperativo: expressa ordens, pedidos, conselhos.
260
2 Observe os verbos destacados e indique em que modo eles estão, assinalando A para indicativo, B para subjuntivo e C para imperativo.
Não descarte produtos feitos de plástico!
Recicle produtos feitos de plástico!
Os plásticos serão reciclados.
Espero que os produtos plásticos sejam reciclados.
Ontem, a produção de plástico foi menor.
3 Assinale as frases em que as flexões do verbo confundir estão no modo subjuntivo.
Dica: As palavras se, que e quando podem ajudar a conjugar o verbo no modo subjuntivo.
Espero que os animais não confundam isso com comida.
Os animais confundiram isso com comida.
Se os animais confundissem isso com comida, seria perigoso.
Quando os animais confundirem isso com comida, será perigoso.
4 Leia as frases a seguir e circule os verbos.
1 "A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água."
2 "O descarte ao ar livre também polui aquíferos, corpos d'água e reservatórios [...]."
- Os verbos que você destacou estão no:
passado.
presente.
futuro. - Esses verbos estão no modo:
indicativo.
imperativo.
subjuntivo. - Escreva uma frase relacionada à preservação do meio ambiente usando outro verbo no modo imperativo.
261
Produção escrita
Reportagem digital
A reportagem é um texto jornalístico que apresenta informações aprofundadas sobre determinado assunto. A reportagem digital é publicada na internet. Nesta seção, você e seus colegas vão estudar esse gênero textual e, depois, produzir uma reportagem digital.
Preparação
Participe da leitura compartilhada da reportagem digital.
Estudo revela estado da qualidade do ar e mostra como o tema é negligenciado no Brasil
Bruno Felin e Walter De Simoni — 27.01.2021
Uma epidemia silenciosa que mata cerca de 51 mil brasileiros todos os anos e para a qual a vacina são políticas públicas bem desenvolvidas e implementadas. A poluição do ar não pode continuar como um problema silencioso, com uma política nacional que não tem metas de redução das emissões de poluentes, não é implementada, além de ter fragilidades jurídicas. Hoje, o Brasil não monitora o ar de maneira aceitável, os padrões de base são mais permissíveis do que os recomendados pela Organização Mundial da Saúde e não há penalidades caso sejam descumpridos. Para piorar, estudo feito nos Estados Unidos indica que a taxa de mortalidade por Covid-19 pode aumentar em até 15% em cidades onde as pessoas estão expostas por muitos anos a altas concentrações de poluentes.
262
A ciência traz evidências para que o assunto seja tratado com a devida seriedade, além de possíveis caminhos para solucionar a questão. Um grupo de 14 especialistas realizou a sistematização mais abrangente de estudos sobre qualidade do ar no país, reunindo as melhores evidências disponíveis. O estudo O Estado da Qualidade do Ar no Brasil, coordenado pelo WRI Brasil, mostra o quanto esse tema negligenciado torna os brasileiros vulneráveis.
Além disso, revela como os impactos da poluição vão muito além da questão ambiental e de saúde, afetando também a economia, a agricultura, a mudança do clima, entre outros. Embora o ar seja aparentemente o mesmo para todos, assim como no caso da Covid-19, os efeitos são desiguais: em geral, a exposição de crianças, idosos e dos mais pobres à poluição é maior.
[...]
TAGS:
cidades de baixo carbono, cidades sustentáveis, clima, economia, eletromobilidade, mobilidade urbana sustentável, monitoramento da qualidade do ar, poluição, poluição do ar, qualidade do ar, queimadas
Bruno Felin; Walter De Simoni. Em: WRI Brasil. Disponível em: https://oeds.link/o81DYI. Publicado em: 27 jan. 2021. Acesso em: 24 abr. 2021. (Fragmento).
- Epidemia:
- surto periódico de uma doença infecciosa em dada população e/ou região.
- Permissíveis:
- que podem ser permitidos, toleráveis.
- Covid-19:
- doença transmissível, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que pode causar desde infecções leves até quadros graves que levam à morte.
- Tags:
- termo em inglês que significa "etiquetas". As tags são usadas para indicar palavras-chave, a fim de facilitar buscas na internet ou em programas no computador.
1 Qual é o assunto principal da reportagem digital acima?
A reportagem digital é uma reportagem publicada na internet, que aborda um assunto de diferentes maneiras. Além do texto escrito, pode apresentar vídeos, infográficos, hyperlinks e maior número de fotos do que uma reportagem publicada em jornais e revistas impressos.
263
2 Os elementos a seguir são comuns em textos desse gênero. Assinale quais deles estão presentes na reportagem digital que você leu.
data de publicação
foto
vídeo
gráfico ou infográfico
hyperlink (parte do texto que, ao clicar sobre ela, direciona o leitor a outras páginas relacionadas ao assunto)
possibilidade de compartilhamento em redes sociais
tags de assuntos ligados à reportagem
referência de estudos e pesquisas científicas
3 Sublinhe os hiperlinks da reportagem.
- Como você os identificou?
Planejamento
4 Pesquise e selecione informações.
- Pesquise, em livros, revistas e na internet (em mídias confiáveis), textos, fotos e vídeos sobre os malefícios para a saúde das pessoas e para o meio ambiente causados pela poluição do ar.
- Reúna os materiais que selecionou com os dos colegas. Apresente-os ao professor para que, juntos, possam avaliar se são apropriados.
5 Com o grupo, elabore o roteiro.
- Em grupo, após as considerações do professor, selecionem os materiais que serão utilizados como fonte para a produção da reportagem digital. Listem em tópicos o assunto de cada parágrafo do texto.
- Separem as fotos e os vídeos que vão usar, anotando a localização de cada um deles no trabalho. Se usarem gráficos ou infográficos, decidam onde entrarão e deem a fonte. O hyperlink é um recurso para visualizar esses elementos.
- Escolham um título que desperte a curiosidade do leitor e criem também um subtítulo para a reportagem digital.
- O roteiro será lido pelo professor antes da produção da reportagem.
264
Escrita
6 Escrevam a reportagem digital.
- Elaborem o texto de acordo com o que planejaram.
- Decidam quem do grupo pode digitar a reportagem. Se for preciso, peçam ajuda ao professor para usar um software disponível, a fim de editar e formatar seu texto.
- Indiquem, ao longo do texto, as fontes das pesquisas que fizeram para que a reportagem tenha ainda mais credibilidade.
- Se citarem falas de um especialista, informem de quem se trata e indiquem de onde as retiraram.
Avaliação, reescrita e socialização
7 Releiam e avaliem o texto.
- Utilizem a tabela para fazer a avaliação da reportagem. Se necessário, façam modificações para tornar o texto mais claro e interessante.
Avaliação da reportagem | Sim | Não |
O título desperta a curiosidade do leitor? | ||
Foi colocado um subtítulo? | ||
Os assuntos tratados em cada parágrafo estão claros? | ||
A ordem dos parágrafos está adequada? | ||
Os recursos utilizados (fotos, vídeos, gráficos e infográficos) relacionam-se com o tema? | ||
As fontes de consulta foram indicadas? |
8 Formatem o texto.
- Após revisar e editar o texto, façam a formatação da reportagem para adequá-la às características dos textos jornalísticos.
9 Publiquem o texto.
- Publiquem a reportagem digital no blog da turma e divulguem o link para amigos e familiares.
Importante!
- O título e o subtítulo (quando há) devem ter uma letra maior que a do restante do texto. (O tamanho da letra do subtítulo deve ser menor que a do título.)
- Os nomes dos autores (vocês) devem estar localizados abaixo do subtítulo, com data.
- As imagens devem conter legenda, crédito e fonte.
- As citações de especialistas podem aparecer no corpo do texto com os devidos créditos e marcas de pontuação.
265
Para ler mais
Antes de ler
Nesta seção, você vai ler um miniconto.
- Leia o título. Sobre qual espécie de animal você acha que o miniconto vai falar?
Durante a leitura
- Faça uma leitura silenciosa do texto. Depois, converse com a turma sobre as palavras que você não sabe o que significam.
- Observe como o narrador conta o que as personagens fizeram durante um dia inteiro.
A espécie mais letal
Num sábado de manhã resolveu levar sua filhinha até a praia. Ela vivia pedindo pra irem ao zoológico, mas os pais não achavam aquele ambiente muito agradável. Tinha algo em enjaular bichos que os incomodava.
Foram então pra praia. Brincaram na areia, fizeram castelinhos, forte e até uma vila rodeada por um rio. Entraram juntos no mar, tomaram água de coco, passearam pela orla. Durante todas as atividades, o pai recolhia pequenos pedaços de lixo que encontravam na água ou na areia.
No fim do dia ele chamou mãe e filha para fazerem um tour e conhecerem uma espécie de animal muito perigosa. Ele sabia como ela se encantava por animais, então foram juntos até as pedras, no final da praia, onde as mulheres da família viram canudinhos, bexigas, sacolas, fios de balões de gás hélio, garrafas plásticas cheias de areia, tudo montado de um jeito que parecia formar uma espécie horrível de animal, algo que se assemelhava com um polvo, mas que escancarava a mais letal espécie que habita o planeta: o ser humano.
Bernardo Tavares. A espécie mais letal. Disponível em: https://oeds.link/3kw9VO. Acesso em: 8 ago. 2021.
266
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Forme uma dupla para fazer a leitura em voz alta do texto.
- Decidam quem vai começar. Um lê uma frase e o outro lê a próxima até o final do texto.
- Marquem as palavras ou as frases que demoraram mais para ler ou que tiveram de reler para corrigir-se.
- Leiam novamente para aprimorar a leitura.
2 Veja o grupo de palavras.
habita | hélio | horrível | humano |
- As palavras possuem algo em comum quanto à escrita. O que é?
- Complete as colunas com outras palavras que podem fazer parte do grupo.
- Leia todas as palavras rapidamente. Depois, desafie um colega a fazer o mesmo.
3 Leia as frases modificando a entonação de acordo com a pontuação.
- É a mais letal espécie que habita o planeta.
- É a mais letal espécie que habita o planeta?
- É a mais letal espécie que habita o planeta!
- É a mais letal espécie que habita o planeta...
Compreender o texto
4 Assinale o tema principal do miniconto lido.
A prisão de animais perigosos em zoológicos.
A poluição da natureza causada pelo ser humano.
267
5 A qual local a filha pedia aos pais que a levassem?
- Os pais não a levaram aonde ela queria. Localize e copie o trecho que apresenta os motivos para essa recusa.
6 No final do miniconto, o pai leva a família para conhecer uma espécie de animal muito perigosa.
- Do que era formado aquilo que o pai mostrou à família?
- Tratava-se mesmo de uma espécie perigosa? Explique.
7 Releia o título do miniconto A espécie mais letal.
- A palavra letal no texto significa "mortal". De acordo com o miniconto, qual é a espécie animal mais letal que existe? Por quê?
- Você também acha que essa é a espécie mais letal que existe? Justifique sua resposta.
Miniconto é um texto curto em prosa, conciso, que ocupa no máximo uma página. Mesmo sendo pequeno (míni), apresenta os elementos essenciais da narrativa: personagem, espaço (lugar/cenário) e tempo (presente/passado/futuro). Esses elementos, porém, não são muito detalhados.
268
8 Assinale as alternativas que se referem ao miniconto lido.
Conta uma história e tem personagens.
É um texto longo e ocupa mais de uma página.
Possui um cenário, ou seja, um lugar onde se passa a história.
Apesar de a história ser curta, é possível saber seu assunto principal.
De tão pequeno, não podemos entender o que aconteceu na história.
O narrador descreve as personagens e o cenário, por isso o texto é longo.
Permite ao leitor imaginar muitas coisas, por exemplo, o nome das personagens.
9 No miniconto, o narrador conta uma história com poucas palavras. Compartilhe suas ideias com os colegas.
- Você chegou a imaginar alguns elementos que não apareceram no texto?
- Você acha que os pais da menina sempre a levavam à praia ou essa foi a primeira vez? Por quê?
- Na sua opinião, o que aconteceu depois que o pai mostrou para a família o animal feito de lixo?
- O final da história o fez pensar em quê? O que você sentiu?
Ampliar o vocabulário
10 Com um colega, converse sobre o significado das palavras abaixo no miniconto. Se necessário, consultem um dicionário.
orla
assemelhava
tour
escancarava
11 Releia um trecho do miniconto e assinale o significado que expressa melhor o sentido da palavra em destaque.
"Brincaram na areia, fizeram castelinhos, forte e até uma vila rodeada por um rio."
Pessoa musculosa, resistente.
Construção fortificada criada para proteger um lugar.
Alguém que é corajoso, valente.
269
12 Você leu um miniconto sobre o passeio de uma família à praia. Agora, leia um microconto.
Vá pescar!
Mandaram ele pescar porque estava muito nervoso. Estressou-se ainda mais com a falta de peixes e o excesso de lixo no mar. Teve um infarto.
Gustavo do Carmo. Disponível em: https://oeds.link/7zK1dL. Acesso em: 11 fev. 2021.
-
Em relação ao tamanho, qual é a diferença entre o miniconto e o microconto?
-
Em relação ao assunto, o que há em comum entre o miniconto e o microconto lidos?
-
O microconto conta uma história? Se sim, qual é a história contada?
Para ler em casa
Convide um familiar ou responsável por você para conhecer o miniconto A espécie mais letal na página 265. Leia em voz alta para essa pessoa e pergunte o que ela achou da situação apresentada nesse texto.
Conversem também sobre algumas questões:
- O que vocês acham do descarte de lixo nas praias?
- Por que isso é um problema ambiental?
- Quais são os outros tipos de poluição que vocês conhecem?
- O que vocês fazem para diminuir o lixo em casa?
270
Estudo da língua
Verbos regulares e irregulares
1 Releia o início do miniconto.
"Num sábado de manhã resolveu levar sua filhinha até a praia. Ela vivia pedindo pra irem ao zoológico, mas os pais não achavam aquele ambiente muito agradável. Tinha algo em enjaular bichos que os incomodava.
Foram então pra praia. Brincaram na areia, fizeram castelinhos, forte e até uma vila rodeada por um rio."
-
A qual classe gramatical pertencem as palavras destacadas?
- substantivo
- adjetivo
- verbo
- numeral
-
Observe as palavras: resolveu e agradável. Leia-as em voz alta prestando atenção à pronúncia do final delas. O que você observou?
2 Faça o que se pede nos itens a seguir.
-
Observe as flexões do verbo resolver e complete cada frase com uma palavra do quadro abaixo delas.
Eu a questão.
Ele a questão.
Nós a questão.
resolve
resolvo
resolvemos
-
Observe também as flexões do verbo viver e complete.
Eu no Brasil.
Ele no Brasil.
Nós no Brasil.
vivemos
vivo
vive
-
Agora, complete as frases com as flexões do verbo fazer.
Eu caminhada.
Ele caminhada.
Nós caminhada.
faço
fazemos
faz
271
3 Observe no quadro abaixo as flexões dos verbos resolver, viver e fazer.
resolver | resolvo | resolve | resolvemos |
viver | vivo | vive | vivemos |
fazer | faço | faz | fazemos |
-
O que há em comum nas terminações desses três verbos?
- Os três verbos terminam em -er.
- Os três verbos terminam em -ver.
- Os verbos resolver e viver terminam em -er e possuem flexões iguais.
- As flexões dos verbos resolver e viver apresentam terminações diferentes.
-
As terminações destacadas nas flexões do verbo fazer são iguais às dos verbos resolver e viver?
- Não; embora o verbo fazer também termine em -er, uma das flexões apresenta terminação diferente.
- Sim, as flexões são todas iguais, pois fazer também termina em -er.
-
Os radicais dos verbos resolver e viver se alteram quando esses verbos são conjugados?
-
O radical do verbo fazer se altera quando esse verbo é conjugado?
4 Escreva uma frase com o verbo desfazer no presente do indicativo usando a 3a pessoa do singular.
272
Os verbos apresentam três conjugações, segundo suas terminações: -ar, -er ou -ir.
Os verbos regulares, ao serem conjugados, apresentam as mesmas terminações e seus radicais não se alteram.
Os verbos irregulares sofrem alterações nas terminações e/ou nos radicais quando são conjugados.
5 Leia a frase abaixo e complete os itens a seguir.
Em casa somos seis filhos: três meninas e três meninos. É incrível como brincamos e brigamos.
- As formas é e somos são flexões do verbo (ir/ser/fazer).
- Observando as flexões verbais destacadas, podemos dizer que a conjugação do verbo ser é (regular/irregular), porque, ao ser conjugado, o radical e a terminação desse verbo (sofrem/não sofrem) alterações.
6 Leia o trecho a seguir e observe as formas verbais destacadas.
As fortes tempestades trazem muito lixo do continente para a praia. Então, os bombeiros trouxeram sacos para recolher o lixo e pediram aos banhistas que ajudassem na limpeza da praia, retirando as garrafas de plástico da areia.
-
Em relação a essas frases, assinale F para falso ou V para verdadeiro.
- Apenas uma das formas verbais destacadas é regular
- Todas as formas verbais destacadas terminam em -ir.
- Os verbos trazer e pedir não apresentam as mesmas terminações e são irregulares.
- Os verbos trazer e recolher terminam em -er, pois são regulares.
- Ao ser conjugado, o radical do verbo trazer mudou.
- Conjugando o verbo pedir, ocorrem mudanças no radical.
273
7 Releia o trecho a seguir, do miniconto A espécie mais letal.
"Tinha algo em enjaular bichos que os incomodava."
-
Complete as frases a seguir com as flexões do verbo ter.
tínhamos
tinham
tinha
Eu de acordar cedo.
Nós de acordar cedo.
Vocês de acordar cedo.
-
Complete as frases com as flexões do verbo enjaular.
enjaularam
enjaulei
enjaulamos
Eu não os animais.
Nós não os animais.
Vocês não os animais.
-
Complete adequadamente as afirmativas sobre os verbos ter e enjaular com as palavras entre parênteses.
- O verbo enjaular é (regular/irregular) porque seu radical não muda ao ser conjugado.
- O verbo ter é (regular/irregular) porque seu radical muda ao ser conjugado.
8 Complete as frases abaixo com os verbos do quadro.
contou
seguiremos
recolheu
iremos
- Na praia, o pai da menina todo o lixo que encontrou pela areia.
- Bia que está de férias na casa dos avós.
- Nós de ônibus até a próxima cidade e de lá de trem.
-
Identifique o infinitivo de cada verbo acima e se ele é regular ou irregular.
274
Oficina de criação Poema visual e a Terra
Leitura
Você leu um miniconto, acompanhou um dia inteiro de uma família na praia e descobriu por que nosso planeta pode estar ameaçado por uma "espécie letal". Leu também um microconto e acompanhou o destino de um homem que se estressou com o lixo na água e com a falta de peixes.
Agora, vai ler um poema visual para apreciar a beleza da natureza. Depois, vai escrever um poema pensando na preservação do planeta Terra.
Leia o poema visual a seguir.
275
Vamos explorar o texto
1 Qual é a imagem formada pelo poema visual?
-
Qual foi a estratégia adotada pelo poeta para criar a imagem?
-
O título do poema está relacionado a uma estação do ano. Qual é o título?
2 O poema visual combinou palavras para formar as partes da flor.
-
Relacione cada parte com seu texto verbal e cores correspondentes.
-
Na sua opinião, por que o poeta usou as expressões "bem me quer" e "mal me quer" para formar uma das partes da flor?
Vamos criar um poema visual
3 Crie seu poema visual.
- Escolha um tema relacionado à preservação do planeta Terra.
- Pense em uma ou mais imagens para representar esse tema.
- Selecione algumas palavras e elabore expressões e frases relacionadas ao tema e à imagem escolhidos.
- Utilize cores e materiais que ajudem a transmitir o que você deseja.
4 Finalize seu poema visual.
-
Revise seu poema visual, verificando os itens a seguir.
Avaliação do poema visual Sim Não O conteúdo (assunto) tem relação com a forma (imagem)? O poema tem título? O poema transmite o que você pretendia quando o planejou? - Alguma parte precisa ser melhorada? Se sim, faça isso e passe o poema a limpo.
Apresentação e avaliação
5 Apresente seu poema visual.
- Depois de apresentar seu poema e apreciar o dos colegas, converse sobre como foi esse trabalho de criação.
- Avalie seu poema: você mudaria alguma coisa? Se sim, o que e por quê?
276
Produção oral
Debate
Nesta unidade, você teve a oportunidade de ler textos que tratam de problemas que afetam a Terra. Agora, você e seus colegas vão participar de um debate sobre um assunto relacionado à preservação do planeta.
Planejamento
1 Definir o assunto e pesquisar sobre o tema.
- Reúnam-se em grupo para definir o que vão debater: um assunto relacionado à preservação do planeta.
- Com a orientação do professor, escolham uma das sugestões a seguir: reciclagem de lixo plástico; reaproveitamento de materiais; consumo consciente de água; descarte correto do lixo; combate à poluição (das praias, dos oceanos, do ar, das vias públicas etc.); reutilização de material orgânico por meio da compostagem etc.
- Para incentivar o debate, criem uma frase norteadora (por exemplo: "Plástico: vale a pena usar?"). A frase deve problematizar e provocar posicionamentos diversos.
- Façam uma pesquisa em fontes variadas (livros, jornais, revistas, na internet) sobre o tema escolhido, buscando informações.
- Reúnam-se com seu grupo para compartilhar as informações pesquisadas, bem como refletir sobre soluções.
2 Expor e registrar os argumentos.
- Exponham, um de cada vez, suas ideias. Ouçam a opinião dos colegas, sem interrupções, e respeitem a vez de cada um falar.
- Discutam essas informações para ficarem seguros em relação ao assunto.
- Anotem os argumentos dessa discussão que o grupo considerar mais coerentes.
- Elejam um representante do grupo para debater com os demais representantes no dia combinado.
277
Apresentação
3 Organizar e realizar o debate.
- Façam um círculo com as carteiras. Combinem com o professor quem será o moderador do debate (posicionado de forma a observar os debatedores e a plateia) e quem vai controlar o tempo (posicionado ao lado do moderador para controlar o tempo de cada participante).
- Os representantes de cada grupo devem colocar na carteira uma placa de identificação.
- Os demais estudantes serão a plateia e deverão, durante o debate, anotar as ideias que julgarem interessantes e as dúvidas.
Importante!
- No debate, só os representantes escolhidos terão o momento reservado para falar.
- É fundamental falar com clareza e com um bom volume de voz e ritmo.
- Ninguém deverá interromper as falas dos colegas. Caso um estudante não concorde com alguma opinião, deverá levantar a mão antes de falar.
- Após o debate, o professor poderá dar ao restante da sala a oportunidade de fazer perguntas para os debatedores.
Avaliação
4 Conversar com a turma sobre o debate e preencher a tabela de avaliação.
- Com quais opiniões você concordou? De quais discordou?
- O que poderá ser melhorado em um próximo debate?
- Ouça os comentários do professor sobre o debate realizado.
Avaliação do debate | Sim | Não |
---|---|---|
Os colegas respeitaram as opiniões expostas? | ||
Todos esperaram a vez de falar? | ||
O moderador conduziu o debate com firmeza? | ||
Os argumentos estavam claros? | ||
Os participantes falaram com um bom volume de voz e ritmo? |
278
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
Leia a notícia.
Estudantes do Ceará criaram robô semeador com sucata
Estudantes do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará, desenvolveram um robô semeador, montado com materiais recicláveis e movido a energia solar, capaz de auxiliar os produtores na aragem e no plantio. O projeto foi o grande vencedor nacional da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã [...].
O projeto "Vespertílio 01 — robô semeador para a agricultura familiar" é composto por sucata de motos e automóveis, além de placa de energia solar, e foi desenvolvido com base em uma dificuldade local de Cascavel, cidade da região metropolitana de Fortaleza, com cerca de 86 mil habitantes e diversas fazendas de plantação nos arredores. O objetivo é oferecer benefícios através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente.
[...]
Revista Rural. Disponível em: https://oeds.link/XVTouZ. Publicado em: 9 dez. 2020. Acesso em: 24 maio 2021. (Fragmento).
1 Releia o primeiro parágrafo do texto para responder às questões a seguir.
-
Qual é o fato noticiado?
-
Onde o fato ocorreu?
-
Quando a notícia foi publicada?
-
Quem são as pessoas de quem se fala na notícia?
279
2 Monte um glossário com as palavras destacadas no texto e seu significado.
3 Copie o verbo que melhor indica o objetivo geral dessa notícia.
denunciar informar confundir questionar lembrar
4 Associe cada palavra (número) com seu significado (letra).
- semeador
- plantio
- benefícios
- Plantação, ação ou resultado de plantar.
- Benfeitorias, vantagens.
- Que semeia, ou seja, que espalha as sementes para que brotem.
5 Identifique no texto as palavras que têm os seguintes significados:
- Ação de sulcar a terra com o arado para preparar o plantio.
- Área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si em torno de uma cidade principal (em geral uma metrópole).
6 Pense e escreva novas palavras considerando as palavras do texto. Veja o exemplo.
Semeador — semear, semeando, semeado.
Plantio
Produção
Alimento
Habitante
- 02 Converse com a turma sobre os significados das palavras.
7 Crie uma frase para cada palavra abaixo.
- conscientização
- preservação
- contaminação.
280
Projeto em equipe É hora de defender o planeta!
O que fazer
Ao longo desta unidade e, principalmente, nas seções "Produção oral" e " Produção escrita", você pesquisou e discutiu problemas e soluções relacionados à poluição do ar, ao descarte de lixo plástico, entre outros.
Você e seus colegas usarão o que aprenderam para criar uma campanha de conscientização e produzirão diferentes peças publicitárias, a fim de alertar a comunidade escolar sobre a importância de pensar em soluções para a preservação do nosso planeta.
Uma campanha de conscientização é feita por diferentes anúncios (peças publicitárias) e serve para comunicar uma ideia relacionada a algum aspecto da sociedade que precisa ser melhorado. Esses anúncios podem ser veiculados em diferentes mídias, como a TV, o rádio e a internet.
Como planejar, definir e organizar
Para começar, veja um exemplo de cartaz que pode integrar uma campanha de conscientização. Depois, responda às questões 1 e 2.
281
1 Conversar com os colegas e o professor.
-
Com que finalidade esse cartaz foi produzido?
-
A quem ele se destina?
-
O cartaz apresenta uma imagem em destaque. O que ela representa?
2 Observar a frase "A escolha é sua" no final do cartaz.
-
O texto do cartaz apresenta opções de escolha para o leitor?
-
Em sua opinião, o emissor do cartaz espera que o leitor opte por qual das ações? Por quê?
O cartaz analisado apresenta as consequências do descarte incorreto do óleo usado, conscientizando o leitor sobre suas ações e convidando-o a refletir sobre elas e a mudá-las. O cartaz é um exemplo de estratégia a ser utilizada em uma campanha de conscientização ambiental, assim como outros: cartaz digital, áudio publicitário e materiais publicitários impressos etc.
3 Planejar a campanha de conscientização.
Além de fazer cartazes, verifiquem quais recursos vocês vão utilizar na campanha de conscientização. O foco dela é instruir o público sobre soluções para problemas ambientais e levá-lo à conscientização para a mudança de hábitos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no planeta e sua preservação.
4 Definir o tema da campanha.
Na seção "Produção oral" desta unidade, vocês debateram questões relacionadas ao combate à poluição e outras medidas para preservar o planeta Terra. Além disso, você e seus colegas criaram uma reportagem digital sobre os problemas causados pela poluição do ar.
Agora, a turma vai escolher um assunto, visto nesta unidade, para servir de tema de campanha. O mesmo tema servirá para todos.
5 Retomar e selecionar informações sobre o tema.
Escolhido o tema, se organizem em grupos e retomem as pesquisas que fizeram, bem como as anotações das aulas e das apresentações dos colegas relacionadas ao tema que vocês escolheram.
282
Selecionem os pontos mais importantes que farão parte da campanha. Não se esqueçam do foco da campanha: instruir o público sobre soluções para problemas ambientais e conscientizá-los para a mudança de hábitos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no planeta e preservá-lo.
6 Organizar o trabalho por equipes.
Cada equipe será responsável pelo desenvolvimento de uma peça publicitária. Vejam algumas possibilidades.
Equipe 1: elabora um cartaz impresso com título, imagens e texto para passar uma mensagem relacionada ao tema escolhido. É importante articular bem imagem e texto e criar uma frase de impacto que chame a atenção do leitor.
Equipe 2: cria um folheto explicativo com mensagens conscientizando o leitor sobre soluções e vantagens ou desvantagens do tema. Deve ser ilustrado e composto em várias páginas (como mostra a ilustração abaixo), destacando o que se quer enfatizar (em itens, por exemplo).
Equipe 3: faz um cartaz digital com texto e imagem, passando uma mensagem clara e objetiva. O tamanho e o formato do cartaz digital vão depender de onde ele vai circular (redes sociais, e-mails, blogs etc.).
Equipe 4: cria um áudio publicitário curto e objetivo para chamar a atenção das pessoas para o tema escolhido. A gravação deve ser feita por meio de aparelhos de gravação ou celular. Pode circular na internet, em redes sociais e nas rádios locais, com autorização dos pais e da direção da escola. Os locutores devem ter boa dicção e estar em um local silencioso.
Como fazer
7 Produzir as peças publicitárias.
Agora cada equipe produz a peça publicitária que integrará a campanha. Prestem atenção às seguintes orientações no momento de produção.
283
Importante!
- Usem frases curtas e objetivas que causem impacto no público.
- Escrevam de acordo com as regras ortográficas, de pontuação, de concordância nominal e verbal e as demais normas da língua portuguesa.
- Utilizem pronomes para evitar repetições e outros recursos que estabeleçam relações de sentido entre as partes do texto (e, mas, porque, ou, pois, caso, portanto etc.), de forma que a linguagem seja clara, concisa e coerente.
- Resgatem os argumentos e as imagens levantados, atentando para a adequação à estrutura de cada suporte.
- Criem conjuntamente um slogan (frase curta e de efeito) que será utilizado por toda a turma nas produções da campanha.
- Deem destaque às imagens para chamar a atenção do público.
- Nos materiais impressos ou no cartaz digital, destaquem as informações mais importantes realçando com cor, letras maiores etc, para chamar a atenção do leitor.
- No áudio publicitário, explorem efeitos sonoros que podem ser feitos por vocês mesmos, como o som de um plástico ou da água caindo.
8 Lançar e apresentar a campanha.
Com o professor, escolham a data de lançamento da campanha na escola. A apresentação das peças publicitárias da campanha para os colegas pode ocorrer no pátio, na biblioteca, no auditório ou em outros espaços sugeridos pelo professor.
Se possível, publiquem as peças no site e/ou nas redes sociais da escola, para multiplicar essa ação de conscientização.
O que avaliar?
9 Avaliar para sempre melhorar.
Avaliação da campanha de conscientização | Sim | Não |
---|---|---|
A comunicação foi clara? | ||
O foco da campanha foi alcançado? | ||
As imagens usadas nas peças estão nítidas? | ||
A combinação de cores nas peças ficou boa? | ||
É possível entender a mensagem de áudio? |