285
Avaliação final
Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar atenção nas palavras lidas.
Férias na Antártica
Nascemos numa família que gosta de viajar de barco, e muito. Crescemos enquanto nosso pai construía um novo veleiro, o Paratii 2. Pessoas que nunca tinham visto um barco antes também participaram da sua construção, que aconteceu devagar, longe do mar e com muito esforço. Quando ficou pronto, tornou-se famoso pelas viagens que fez e por ser um dos barcos mais modernos do mundo. Nossa mãe sabia que o barco era seguro e que poderia levar toda a nossa família. Então pediu para irmos todos juntos numa próxima vez e nosso pai concordou! Ficamos felizes, porque, finalmente, não ficaríamos na praia dando tchau.
Partimos para uma longa viagem e deixamos nossos avós com saudades. Viajamos para um lugar que muitas pessoas nem imaginam como é.
Para chegarmos lá, balançamos para cima e para baixo.
Fomos para um continente que não tem dono, bandeira ou hino, onde sentimos temperaturas abaixo de zero. Dizem que ali é tudo branco e só tem gelo, mas enquanto viajamos fomos descobrindo muitas coisas e diferentes tons de branco.
Sempre nos perguntam: "O que vocês fazem lá"? "Tudo!" é nossa resposta. É um lugar muito especial chamado Antártica. [...]
Kit de sobrevivência
Todo lugar é especial e interessante para se começar uma história. Esta começa no nosso quarto. É lá que fica o armário onde fazemos nossas primeiras "escavações" para achar tudo o que precisamos levar [...]: luvas, gorros, capas, toucas grossas, roupas de tecido que grudam no corpo (segunda pele), botas, óculos escuros, protetor solar... Nada pode ser esquecido, porque na Antártica não tem nenhuma lojinha [...].
Aprendemos com a nossa mãe que não existe tempo ruim; existe roupa inadequada. Ela nos contou que em uma de suas viagens para lugares frios, encontrou uma moça com seu bebê na rua. Acostumada a ver crianças passearem em dias ensolarados tipicamente tropicais, ela ficou impressionada ao ver um pequeno bebê passeando tranquilamente em seu carrinho pela rua coberta de neve, que mais parecia uma imensa "geladeira" [...]. Mas não havia com o que se preocupar, pois o bebê estava com a roupa certa para aquele inverno rigoroso.
A preparação dessa viagem exige atenção com a segurança o tempo todo. Estar seguro na Antártica é diferente de estar seguro na cidade. [...] Na Antártica, ganhamos liberdade. Mas sempre temos que ter o cuidado de nos proteger do frio e da fome. Para enfrentar o que vem pela frente temos que estar sempre bem preparados.
Laura, Tamara e Marininha Klink. Férias na Antártica. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2014. (Fragmento adaptado).
286
Leia o texto todo da página 285, um trecho do diário de Laura, Tamara e Marininha Klink sobre suas férias na Antártica. Depois, faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Do que a família das irmãs Klink gosta?
- Ela gosta de bandeiras.
- Ela gosta de construções.
- Ela gosta de viajar de barco.
2 Enquanto as irmãs Klink cresciam, o que o pai delas construía?
- Um navio.
- Um veleiro.
- Uma jangada.
3 Quem acompanhou Amyr Klink em uma de suas viagens?
- Toda a família.
- Ninguém.
- Apenas a mãe.
4 Para onde eles viajaram?
- Para a América Central.
- Para a Antártica.
- Para a Europa.
5 Como esse lugar foi descrito pelas autoras do texto?
- Um lugar com lojas e grande circulação de pessoas.
- Um lugar sem pessoas, onde só havia gelo.
- Um continente que não tem dono, bandeira ou hino, com temperaturas abaixo de zero.
287
6 Releia o trecho a seguir.
"Todo lugar é especial e interessante para se começar uma história. Esta começa no nosso quarto. É lá que fica o armário onde fazemos nossas primeiras 'escavações' para achar tudo o que precisamos levar."
-
Onde começa a história das irmãs? Por quê?
-
O que elas pegaram no quarto para irem a esse lugar especial?
-
Por que pegaram todas essas coisas?
-
Que parte do texto comprova a sua resposta ao item c?
7 Releia o trecho a seguir.
"Nascemos numa família que gosta de viajar de barco, e muito. Crescemos enquanto nosso pai construía um novo veleiro, o Paratii 2."
- Nesse trecho, duas palavras podem ser usadas como sinônimas uma da outra. Que palavras são essas?
8 Leia o trecho abaixo com atenção às palavras destacadas.
"Fomos para um continente que não tem dono, bandeira ou hino, onde sentimos temperaturas abaixo de zero."
- No trecho, o que significa a expressão "não tem dono"?
9 Reescreva o trecho a seguir no caderno substituindo "inverno rigoroso" por uma expressão do quadro abaixo com o mesmo sentido.
inverno cheio de regras
inverno medroso
inverno rígido
"Mas não havia com o que se preocupar, pois o bebê estava com a roupa certa para aquele inverno rigoroso."
10 Copie as palavras abaixo no caderno, completando-as com s, ss, ç, sc, z, x.
feli ? es
na ? emos
cre ? emos
fa ? emos
rigoro ? o
gro ? as
balan ? amos
intere ? ante
esfor ? o
e ? iste
famo ? o
e ? ige
288
11 No trecho abaixo, o que indicam os dois-pontos, o ponto de interrogação e de exclamação?
"Sempre nos perguntam: 'O que vocês fazem lá'? 'Tudo!' é nossa resposta."
12 Leia o trecho em que está destacada a conjunção porque.
"Nada pode ser esquecido, porque na Antártica não tem nenhuma lojinha [...]."
- Agora, copie as frases completando com uma das palavras do quadro.
explicação
pois
mas
- O que vem após o porque é uma ?.
- A palavra porque não pode ser substituída por ?.
- A palavra porque pode ser substituída por ?.
13 No trecho abaixo, os verbos fazem a concordância com o sujeito nós.
"Na Antártica, ganhamos liberdade. Mas sempre temos que ter o cuidado de nos proteger do frio e da fome."
-
Reescreva-o alterando o sujeito para eles, fazendo as concordâncias verbais e pronominais necessárias.
Você leu um trecho do diário das irmãs Klink sobre a viagem que fizeram à Antártica no veleiro que o pai construiu. Agora, imagine que você e um colega também poderão viajar para qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Escreva como seria a chegada de vocês. Não se esqueça de usar a 1a pessoa do plural (nós).
- Planejamento: pense nos principais acontecimentos da sua história, com base nas orientações do professor.
- Escrita: elabore um rascunho.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.
289
Para fazer em casa
Unidade 1
Faça no caderno.
1 Copie o trava-língua a seguir.
O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
-
Explique a diferença de significado entre as palavras sabiá e sabia.
-
Depois, classifique cada palavra de acordo com a sílaba tônica.
2 Separe as sílabas de todas as palavras deste provérbio.
Mais vale um pássaro na mão que dois voando.
Domínio público.
-
Indique os monossílabos.
3 Utilize as letras do quadro para formar duas palavras que começam com h.
I G E H I N E — O I O H N Z E R T
4 A palavra é a mesma, mas o sentido muda de uma frase para a outra. Explique essa diferença de sentido entre as frases 1 e 2, e entre as frases 3 e
- Aquela criança é um doce.
- Eu evito comer doce.
- Hoje o elevador está um forno.
- No domingo o forno parou de funcionar.
Desafio! Escolha um dos artistas que você conheceu na unidade e produza um pequeno texto contando as descobertas que fez sobre a vida dele.
Depois, faça uma ilustração que represente esse artista.
290
Para fazer em casa
Unidade 2
Faça no caderno.
1 Indique se as funções a seguir correspondem aos dois-pontos ou ao ponto e vírgula.
-
Introduzir uma fala.
-
Marcar uma pausa longa.
-
Introduzir uma enumeração.
-
Separar itens de uma enumeração.
2 Leia em voz alta, mais de uma vez, as palavras do quadro.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | pólen, néctar, tórax, animal, bíceps, dócil |
om, ons, um, uns | plânctons, atum, fórum, álbuns | |
ão(s), ã(s) | coração, órgãos, órfã | |
i, is, us | júris, abacaxis, Vênus | |
ei, eis | pônei, cochilei, incríveis |
-
Identifique e copie no caderno a palavra que não faz parte do grupo em cada linha. Justifique sua escolha.
Desafio! Reescreva o texto abaixo, acrescentando vírgulas onde for necessário.
Na minha casa quase nunca aparecem bichinhos. Só de vez em quando surgem lagartixas nas paredes algumas formigas uma mosca aqui e ali joaninhas pintadinhas pernilongos e um bocado de borboleta. Eles não me incomodam em nada.
Mas se aparecesse aquele inseto cheio de pernas cujo nome nem posso mencionar daí eu ficaria bem doida. Tenho muito mas muito medo.
Essa criatura não vai aparecer nunca tenho certeza! Vocês sabem por quê? Porque há uma placa bem grande pregada na minha porta com os dizeres: "É PROIBIDA A ENTRADA DE ? NESTA CASA!"
-
Você adivinhou qual é o animal que não pode entrar na casa da história acima? E na sua casa, qual bicho que não pode entrar?
291
Para fazer em casa
Unidade 3
Faça no caderno.
1 Reescreva as frases fazendo as substituições pedidas e os ajustes necessários.
-
Considere que são professoras, turmas e canções.
A professora de música perguntou para a turma:
— Quem se lembra desta canção?
-
Considere que são presentes e dois cachorrinhos.
Ela sorriu, olhou para o presente e gritou de alegria:
— Um cachorrinho lindo!
2 Leia a descrição de algumas profissões e localize os verbos.
-
Se fossem pedreiros e pizzaiolos, como os verbos seriam conjugados?
3 Descreva a profissão de cozinheira usando os verbos preparar e utilizar.
Desafio! Leia o diálogo do texto O que Lelê vai ser quando crescer? e explique por que o ponto de exclamação foi usado repetida e seguidamente nas falas.
"Teve um casal que chegou perto de mim e aí a mulher falou assim:
— O que você vai ser quando crescer, Leocádio? Acho que você vai ser médico. Aposto que você vai ficar superbem de branco.
E aí o marido dela disse:
— Que nada! Ele vai ser é jogador de futebol.
— Médico!
— Jogador de futebol!
— Médico!!
— Jogador de futebol!! [...]
292
Para fazer em casa
Unidade 4
Faça no caderno.
1 Releia este trecho de Os meninos que viraram estrelas.
"Os curumins observavam tudo aquilo loucos para que o milho secasse logo e eles pudessem comer afinal os quitutes prometidos. Mas não tiveram paciência de esperar. Pediram à avó, já bem velhinha, que fizesse logo um bolo para eles."
- Em que tempo estão os verbos destacados?
- Como ficariam esses verbos no presente?
- Escreva esses verbos no futuro.
2 Reescreva as frases substituindo os trechos em destaque por pronomes pessoais.
-
As crianças adoraram os mitos. As crianças ficaram muito empolgadas com a leitura.
-
Meus vizinhos e eu costumamos ir ao parque juntos. Meus vizinhos e eu conversamos bastante no caminho.
-
Minha mãe sempre faz pudim para mim. Minha mãe gosta muito de fazer essa sobremesa.
Desafio! Você sabe o que é a pororoca? Leia o boxe "Que curioso!".
Que curioso!
A pororoca se forma com o encontro das águas do mar com as águas do rio. Esse fenômeno natural provoca grandes e violentas ondas.
Sua beleza faz com que a pororoca seja uma atração turística e até campeonatos de surf são realizados nela.
-
Identifique e copie os verbos no presente.
-
Agora, encontre no boxe alguns pronomes e copie-os.
293
Para fazer em casa
Unidade 5
Faça no caderno.
1 Responda por que as aspas foram empregadas nos trechos a seguir.
-
Na palestra, a enfermeira disse: "Na atual situação, precisamos todos cuidar um do outro.".
-
Segundo o escritor, é preciso demonstrar "gratidão a todos os que leem seus livros".
-
Depois do treino, aguardamos o "feedback" do técnico.
-
A "pelada" estava tão divertida que nem um dos meninos queria parar de jogar, mesmo já sendo tarde.
2 Reescreva o trecho abaixo, substituindo as expressões coloquiais em destaque por outras formais de mesmo sentido. Faça as adaptações necessárias.
Assim como seus pais e avós ficam "boiando" com as gírias que você usa para falar com os amigos, você também deve "torcer o nariz" para as gírias antigas que eles usam.
Desafio! Leia esta tirinha.
-
Você acha que realmente existe "brincadeira de menino" ou "brincadeira de menina"? Por quê?
-
Do que você costuma brincar?
-
Transforme a tirinha em um pequeno texto narrativo. No caderno, descreva as ações e insira as falas das personagens.
294
Para fazer em casa
Unidade 6
Faça no caderno.
1 Releia o trecho da resenha do livro Pequeno grande herói.
"[...] ele ainda usa procedimentos lúdicos, como os jogos de pega-varetas e cabra-cega, como estratégias para vencer os obstáculos. No desempenho de sua prova qualificante, Xiao Li se aproveita ainda dos ensinamentos adquiridos no lar e na escola."
-
Escreva palavras derivadas da palavra jogo.
-
Localize no texto uma palavra derivada da palavra ensino.
-
Escreva palavras derivadas da palavra prova.
2 Identifique se o trecho a seguir está em discurso direto ou indireto. Como você descobriu?
Depois da peça, as crianças conversaram com as atrizes e perguntaram: — Como vocês conseguiram decorar tantas falas?
-
Reescreva o trecho modificando o tipo de discurso.
3 Reescreva o texto a seguir em forma de discurso direto. Use dois-pontos e travessão.
Ele chegou todo sorridente e disse que estava cansado e não queria mais ficar emburrado.
Desafio! Agora, que tal criar uma conversa entre heróis e vilões?
-
Selecione um herói/uma heroína e um vilão/uma vilã que você conhece dos contos de fadas, de histórias em quadrinhos ou de desenhos animados.
-
Liste as características deles ou delas.
-
Depois, utilize o discurso direto para escrever um diálogo entre essas personagens.
295
Para fazer em casa
Unidade 7
Faça no caderno.
1 As reticências, nas frases, foram usadas com quais dos sentidos indicados no quadro abaixo?
- continuidade
- hesitação ou dúvida
- pausas e interrupções por decepção, admiração, alegria ou tristeza
-
Eu estava pensando... será que você gostaria de ir mesmo no parque?
-
Não acredito... É sério que este presente é para mim?
2 A personagem do texto Minhas férias usa linguagem coloquial. Identifique a palavra que pode substituir o termo destacado sem alterar o sentido.
pessoa
admirado
local
- "Fiquei besta com tamanha imensidão."
- "[...] sou uma figurinha conhecida no pedaço"
3 Reescreva o texto a seguir colocando sinais de pontuação adequados.
Assim que pisou na neve a menina ficou impressionada e gritou
Neve existe de verdade
A mãe entusiasmada com a alegria da filha propôs uma brincadeira
Quer fazer um boneco de neve com olhos de botão e nariz de cenoura
Desafio! Agora, vamos pensar em uma mala de viagem.
-
Organizar com antecedência os pertences que serão levados para uma viagem é fundamental. O que significa a expressão "fazer a mala"?
-
Imagine que você vai passar o final de semana em um acampamento. Escreva um passo a passo para fazer a mala de viagem, usando números ordinais e cardinais.
296
Para fazer em casa
Unidade 8
Faça no caderno.
1 Leia o trecho do texto Vó caiu na piscina e identifique a palavra correspondente em cada item.
Noite na casa da serra, a luz apagou. Entra o garoto:
-- Pai, vó caiu na piscina.
-- Tudo bem, filho.
- Palavra escrita com a letra s, mas com som de z.
- Palavras que são verbos no passado.
- Palavra com n antes de consoante.
- Palavras que não são substantivos.
- Palavras com r e rr.
- Palavras que são substantivos.
2 Copie e complete o texto trocando o símbolo por uma das conjunções entre parênteses.
A energia eólica ? (e / ou) a energia solar são fontes de energia não poluentes.
A energia hidráulica também é, ? (pois / mas), para sua produção, é preciso construir uma usina hidrelétrica, ? (e / ou) isso gera grande impacto ambiental.
Desafio! Identifique no diálogo a seguir as palavras e expressões usadas em linguagem informal. Depois, reescreva-o em linguagem formal.
— Cê sabe qual é a principal fonte de energia elétrica utilizada no Brasil?
— Tô em dúvida... Essa pergunta me deu um nó na cabeça.
— Tá fácil! Fique frio! É a hidrelétrica.
— Mas cê é sabido, hein!
297
Para fazer em casa
Unidade 9
Faça no caderno.
1 Selecione o que se pede em cada item.
-
Um verbo regular.
- A poluição do meio ambiente produz consequências negativas para nossa saúde.
-
Um verbo irregular.
- Eu faço o possível para economizar água e energia elétrica.
-
Um verbo conjugado no modo indicativo.
- Há indústrias que desenvolvem ações para preservar o meio ambiente.
-
Um verbo conjugado no modo imperativo.
- Busque informações sobre o planeta para conhecê-lo melhor.
2 Reescreva o texto flexionando os verbos entre parênteses de modo que fique coerente.
Antigamente minha família (gostar) muito de viajar por outras cidades. Nas férias do ano passado, nós (decidir) conhecer melhor nossa cidade. (Ir) a vários pontos turísticos. Hoje, (lembrar) desses passeios e (pensar) que a única coisa ruim foi descobrir que (haver) muito descuido e muita poluição em várias partes desta linda cidade.
3 Elabore uma frase com os verbos a seguir no modo entre parênteses.
- impactar (indicativo)
- solucionar (imperativo)
- conscientizar (subjuntivo)
Desafio! Escreva um pequeno texto com base nas questões a seguir.
- O que você aprendeu sobre a importância da preservação do meio ambiente?
- Quais ações podem contribuir para a preservação do nosso planeta?
Dica: Fique atento à conjugação verbal e utilize a pontuação adequada.