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Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://oeds.link/WAgGNF. Acesso em: 18 jun. 2021.
A BNCC estabelece as competências que devem ser garantidas, a cada ano escolar, aos estudantes de todo o Brasil. Os objetivos centrais a serem atingidos são a formação integral humana e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/YrzJjn. Acesso em: 18 jun. 2021.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem suas bases expostas nesse caderno, que contém uma contextualização da alfabetização no Brasil e no mundo, considerações teóricas e operacionais e a íntegra do Decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Alfabetização. Programa Conta pra mim. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/xAkkYM. Acesso em: 18 jun. 2021.
O objetivo dessa iniciativa é promover práticas de leitura no âmbito familiar, através da disponibilização de obras literárias, vídeos e outros recursos digitais. O programa orienta as famílias sobre o que é a Literacia Familiar, qual a sua importância e como colocá-la em prática no dia a dia.
COELHO, Lígia Martha (org.). Língua materna nas séries iniciais do Ensino Fundamental: de concepções e de suas práticas. Petrópolis: Vozes, 2009.
Esse livro está organizado em nove capítulos, divididos em dois blocos: o primeiro (mais analítico) explora produções textuais de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental e as estratégias didáticas que as tornaram possíveis; o segundo (mais teórico) apresenta princípios e conceitos da grande área dos estudos da linguagem, mais especificamente da Linguística, que têm influenciado as práticas de sala de aula.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Argumentando que, historicamente, a leitura é recente na espécie humana, o autor desse livro mostra como não houve ainda uma modificação genética de especialização de nossos neurônios para ler, o que leva à hipótese da reciclagem neuronal. Tal descoberta tem mpacto enorme para desenvolver métodos de ensino mais eficazes e tratar patologias.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
O objetivo das autoras é apresentar as principais estratégias de leitura requeridas para a compreensão de um texto, que incluem conhecimentos linguísticos, de mundo e interacionais.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador São Paulo: Ática, 2007.
De maneira didática e clara, esse livro apresenta ao alfabetizador e ao professor dos anos iniciais conhecimentos básicos de linguística aplicados ao português brasileiro. Explora os problemas enfrentados pelo aprendiz, tanto a respeito da língua falada quanto da língua escrita. Também aborda as complicadas relações entre sons e letras, e as implicações da consideração das variedades linguísticas para o ensino e a aprendizagem.
POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re) escrevendo. Campinas: Cefiel / MEC, 2005.
Um dos principais objetivos da escola é ensinar a escrever adequadamente. Partindo desse princípio, o autor discute os conceitos de escrever certo e escrever bem, refletindo sobre os erros de ortografia e de escrita através de exemplos históricos e textos de alunos. São propostas atividades práticas que postulam que, para escrever bem, é preciso reescrever sempre.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
O objetivo maior desse livro é mostrar a importância de oferecer às crianças a oportunidade de tornarem-se leitoras de literatura infantil brasileira, como uma das chaves para compreensão e cultivo da brasilidade.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura Infantil Brasileira: uma nova outra história. São Paulo: PUCPRess / FTD, 2017.
As duas autoras, grandes autoridades no estudo e ensino da literatura infantil, apresentam uma atualização de sua pesquisa. Em um mundo mediado pela tecnologia, explicam qual vem sendo o espaço para a literatura infantil, bem como exploram possíveis diálogos entre gêneros literários antigos e novos.