8
Organização do seu livro
O seu livro é composto de 9 unidades. Cada uma delas tem a seguinte estrutura.
Abertura
Nas páginas de abertura, você encontra informações iniciais sobre o tema central da unidade.
E realiza um interessante desafio.
Para ler e Para ler mais
Você vai se preparar antes de ler o texto e saber como proceder durante a leitura.
Para estudar o texto
Você exercita a leitura de vários modos, estuda a compreensão do texto e aprende novas palavras e os respectivos significados.
Praticar a fluência
Atividades para treinar bastante sua leitura, assim, você vai ler sem tropeços e com um bom ritmo.
Compreender o texto
Atividades para compreender o que você leu e para interpretar o texto.
Ampliar o vocabulário
Atividades para enriquecer seu vocabulário, com o aprendizado de novas palavras e os respectivos significados.
9
Estudo da língua
Você aprofunda seus conhecimentos sobre a língua portuguesa e escreve cada vez melhor.
Entre os conteúdos estão a escrita correta das palavras, regras de acentuação e de pontuação, relações entre as letras e os sons, a função de determinadas palavras, e muito mais.
Produção escrita
Você aprende o passo a passo para escrever diversos textos, como relato, crônica, texto informativo, resenha crítica, entre outros.
Você avalia os próprios textos e o que os colegas escreveram, sempre com a orientação do professor.
Produção oral
Você declama poema, participa de exposição oral, se diverte na roda de piadas, faz rap e participa de outras formas de comunicação oral.
E faz a autoavaliação de suas produções e verifica o que os colegas fizeram.
Oficina de criação
Com papéis, pincéis, tintas e outros materiais, você elabora várias produções, como releitura de obra de arte, folheto de propaganda, poema visual.
E vai criar o que sua imaginação permitir.
10
Projeto em equipe
A proposta é construir com os colegas um novo aprendizado em cada projeto, de maneira cooperativa, divertida e sempre com bastante respeito entre todos.
Assim, você aprende a se organizar, a trocar ideias e a dividir tarefas.
Conhecer mais palavras
No final de cada unidade, você amplia o seu vocabulário, retomando palavras que já estudou e conhecendo outras.
Dicionário do estudante
Você vai fazer, durante todo o ano, um dicionário, reunindo e selecionando palavras e expressões que aprendeu em todas as unidades do livro.
Para ler em casa
Você tem a oportunidade de ler com as pessoas que moram com você os textos que viu na unidade e de compartilhar suas descobertas com elas.
Que curioso!
Você fica sabendo mais informações sobre assuntos estudados na unidade e ainda pratica a leitura oral, tornando-se um bom leitor.
As avaliações são necessárias para o acompanhamento de sua aprendizagem. Elas estão em todo o livro.
Avaliação inicial
No início do ano, você faz uma avaliação para o professor saber como está seu aprendizado.
11
Avaliação em processo
No decorrer do volume, você realiza várias avaliações sobre o que já foi trabalhado. Assim, verifica o que já sabe e o que ainda precisa melhorar.
Avaliação final
No fim do ano, você faz mais uma avaliação para o professor saber o que aprendeu no 5o ano.
Para fazer em casa
Em casa, você vai poder colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula, relembrando e sistematizando seu estudo.
Sugestões de leitura
Você pode ampliar suas leituras e sua maginação com os livros selecionados. Embarque nessa viagem literária!
Ícones utilizados na obra
Formas de trabalhar:
Desenho
Atividade oral
Dupla
Grupo
MANUAL DO PROFESSOR
Na ilustração desta página 11, o robô vai ganhando forma. Na cena, duas crianças que estavam no mesmo grupo da página 3 interagem construindo o robô.
Chame a atenção da turma para a imagem. Evidencie a comunicação que está sendo estabelecida entre as crianças e de que forma isso influencia no resultado final do projeto.
Enfatize que a troca realizada nas atividades em duplas ou em pequenos grupos é essencial para as aprendizagens, pois favorece a ampliação de saberes e fortalece as relações entre os colegas. É preciso dialogar, trocar ideias para chegar a acordos comuns e exercitar a escuta atenta para que todos possam ser considerados nas ações da dupla ou do grupo.
Estabeleça com a turma pontos de contato entre o que se vê na cena e o desenvolvimento das atividades que serão realizadas por todos durante o ano, destacando esse ambiente de colaboração no objetivo do trabalho individual e em equipe.