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Avaliação inicial
■ Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de prestar atenção nas palavras lidas.
O planeta do Pequeno Príncipe Preto
Em um minúsculo planeta mora um menino preto com uma árvore Baobá. O menino gosta muito de regar a Baobá, que é sua única companheira.
— Vocês estão me ouvindo, mas não conseguem me ver. Estou atrás do tronco de uma árvore, da Baobá. É uma árvore linda, imensa, gigante. Estou de braços abertos tentando envolvê-la, mas não consigo. Precisaria de duas, três, quatro... de muita gente. Abraçar a Baobá é uma troca de força, de energia. Sabe quando a bateria está fraca? Então, eu venho aqui e recarrego.
Ah, já ia esquecendo: eu sou o Príncipe deste planeta. A Baobá disse que sou o Pequeno Príncipe. Ela é a Grande Princesa.
Eu não sei quem veio primeiro. O planeta ou a Baobá. Ela é uma árvore sagrada, milenar. Está há tanto tempo aqui...
A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna. Não gosto de ver ninguém com sede.
As amizades também devem ser regadas todos os dias. [...]
Devo tanto à Baobá, sabe? Sabedoria é comida que nos alimenta. Existe uma coisa chamada ancestralidade. Antes dessa árvore, existiu outra árvore, antes existiu outra árvore, e mais outra, outra e outra... Antes de mim vieram os meus pais, os meus avós, os meus bisavós, os meus tataravós, os meus ta-ta-taravós... Todos eram reis, rainhas.
Como pode existir o hoje, o agora, se você não conhece o seu passado, a sua origem, as suas características? É assim que a gente conhece a nossa ancestralidade. [...]
A minha pele é da cor desse solo. Quando eu rego fica mais escuro, cor de chocolate, de café quentinho. As cores são diferentes, iguais aos lápis de cor. Tem gente que fala que existe um lápis "cor de pele". Como assim? A pele pode ter tantos tons...
Eu sou negro! Um pouco mais claro que alguns negros e um pouco mais escuro que outros. É como a cor verde... Tem o verde-escuro e o verde-claro, mas nenhum dos dois deixa de ser verde. Eu gosto muito da minha cor e dos meus traços.
Minha boca é grande e carnuda.
Olhe o meu sorriso, como é simpático e bonito!
Eu tenho nariz de batata. Eu adoro batata e adoro meu nariz.
Meus olhos são escuros como a noite. Também existem olhos claros, mas gosto dos meus olhos como eles são. Porque são meus.
Meu cabelo não é ruim. Ele não fala mal de ninguém. Antes eu cortava o meu cabelo bem baixinho, mas agora estou deixando crescer. Quero que fique para cima igual aos galhos da Baobá. Vai crescer, crescer, crescer... Vai ficar forte, brilhoso, volumoso. Olhe para o céu! Ele será o limite.
Rodrigo França. O Pequeno Príncipe Preto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. (Fragmento adaptado).
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação inicial
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP14, EF35LP26.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
O volume 5 apresenta a "Avaliação inicial", uma avaliação diagnóstica no início do ano letivo, realizada antes da unidade 1; a "Avaliação em processo", uma avaliação processual para aplicar no final das unidades 2, 4 e 6; e a "Avaliação final", uma avaliação de resultados realizada no final do ano letivo, depois da unidade 9. Em cada uma delas, são propostas atividades e textos diversificados, considerando o trabalho no decorrer das unidades, com gradual nível de complexidade.
Inicie a avaliação pela fluência em leitura oral, um passo essencial para monitorar o desenvolvimento da leitura dos estudantes; depois, faça a avaliação escrita com toda a turma.
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano letivo, eles consigam ler 130 palavras por minuto, com precisão de 95%.
Será necessário que eles leiam para você, em voz alta e individualmente, os quatro primeiros parágrafos destacados do trecho (131 palavras). É importante que eles não tenham lido o texto integral nem o trecho selecionado antes dessa avaliação de fluência.
Avalie os estudantes um a um; se possível, use cronômetro e gravador para reavaliar a leitura posteriormente. As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência em leitura oral encontram-se nas páginas MP029 a MP031 deste Manual do Professor.
Sugerimos que você prepare previamente algumas atividades para que os demais estudantes estejam envolvidos enquanto os colegas são avaliados.
Nessa "Avaliação inicial" são apresentadas: uma proposta de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas que abordam compreensão de textos com um trecho da obra O Pequeno Príncipe Preto; exercícios com vocabulário (sinônimos e sentidos de uma mesma palavra conforme o contexto); atividades com grafia de palavras que se referem ao diminutivo (terminação em -inho/-inha), ao sufixo -oso, a pronomes e concordância nominal; e, ainda, uma proposta de produção escrita.
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■ Leia, em silêncio, o texto todo da página 12, que é uma narrativa ficcional sobre um pequeno príncipe que mora em um minúsculo planeta. Depois, faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 5. Depois, faça no caderno as questões de 6 a 13.
1 Quem é o narrador da história?
Alternativa C.
- A A Baobá.
- B Grande Princesa.
- C O Pequeno Príncipe.
2 Quem faz companhia ao menino no planeta em que ele habita?
Alternativa B.
- A O pai e a mãe do príncipe.
- B Uma árvore grande e sagrada.
- C Vários reis e rainhas, avós do príncipe.
3 É possível perceber que a Baobá é, de fato, enorme porque:
Alternativa A.
- A o Pequeno Príncipe não consegue envolver a árvore com os braços abertos.
- B apenas uma pessoa conseguiria envolver a árvore com os braços abertos.
- C baobás costumam ser árvores não muito grandes.
4 A árvore chama o menino de Pequeno Príncipe porque:
Alternativa C.
- A esse é o apelido que outras árvores deram ao menino.
- B ele é o único príncipe que já existiu no planeta.
- C ele é uma criança de quem ela gosta muito.
5 Quem veio primeiro: a árvore ou o planeta?
Alternativa A.
- A O menino não sabe se quem veio primeiro foi a árvore ou o planeta.
- B O menino tem certeza de que o planeta veio primeiro.
- C O menino acha que foi a árvore, pois ela está há muito tempo no planeta.
MANUAL DO PROFESSOR
A avaliação pode ser feita em vários dias da mesma semana (por exemplo, a fluência em um dia, e as questões escritas com a proposta de elaboração textual em outro).
Depois de realizar a proposta de fluência com todos os estudantes, será o momento de fazer as demais atividades da avaliação, de preferência em outro dia da mesma semana.
Essa continuação da "Avaliação inicial" pode ser encaminhada ao mesmo tempo com toda a turma, uma vez que os estudantes responderão às questões individualmente.
As atividades de 1 a 8 estão relacionadas à compreensão de textos; as atividades de 9 a 13 abrangem vocabulário e conhecimento alfabético.
No dia reservado para a avaliação escrita, entregue os livros aos estudantes e peça a eles que leiam o texto todo da página 12 silenciosamente e depois respondam às questões de múltipla escolha e dissertativas a respeito do texto.
Nesta obra, considera-se a avaliação formativa parte do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo um acompanhamento progressivo e contínuo dos estudantes ao abordar as dificuldades ainda por superar e os avanços já conquistados.
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6 Como é a Baobá e o Pequeno Príncipe? Reconte como o menino descreve a si mesmo e a árvore.
A Baobá é uma árvore linda e imensa, gosta de solo seco, é uma árvore sagrada, milenar. O menino é negro, tem boca grande e carnuda, sorriso simpático e bonito, nariz de batata, olhos escuros e cabelo que "não é ruim".
7 Releia o trecho em que o menino fala de amizade.
"A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna. Não gosto de ver ninguém com sede.
As amizades também devem ser regadas todos os dias. [...]"
-
Como o menino alimenta a amizade que tem com a árvore Baobá?
Ele a rega todos os dias com água morna para demonstrar seu afeto.
Se achar interessante, informe a turma que Madagascar é um país insular da África.
8 No trecho "Meu cabelo não é ruim. Ele não fala mal de ninguém", podemos dizer que a segunda afirmação é inusitada porque faz uma crítica.
-
O que o menino está criticando?
O menino está criticando o modo preconceituoso como muitas pessoas se referem ao cabelo das pessoas negras, dizendo que é "ruim" por ser crespo ou encaracolado.
9 Releia o trecho abaixo.
"A Baobá gosta de solo seco, mas eu rego todos os dias com água morna."
-
Reescreva esse trecho, substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
A Baobá gosta de solo árido/desértico, contudo eu rego todas os dias com água morna.
10 Releia o trecho abaixo.
"A minha pele é da cor desse solo. Quando eu rego fica mais escuro, cor de chocolate, de café quentinho. As cores são diferentes, iguais aos lápis de cor. Tem gente que fala que existe um lápis 'cor de pele'. Como assim?"
-
Em que situações costumamos empregar o verbo regar?
Usa-se o verbo regar ao falar da ação de molhar ou umedecer as plantas e a terra.
-
Por que o menino não concorda com a existência de um lápis "cor de pele"?
Porque ele sabe que há muitos tons de pele, e o chamado lápis "cor de pele" refere-se a apenas um tom.
11 Releia o trecho em que o Príncipe se refere ao seu cabelo.
"Antes eu cortava o meu cabelo bem baixinho, mas agora estou deixando crescer. Quero que fique para cima igual aos galhos da Baobá. Vai crescer, crescer, crescer... Vai ficar forte, brilhoso, volumoso. Olhe para o céu! Ele será o limite."
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1 a 8
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (1 a 5), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e a assinalar apenas uma alternativa como correta. Nas questões dissertativas (6 a 8), peça que leiam a pergunta e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação. Solicite a eles que respondam no caderno ou em uma folha à parte, que poderá ser recolhida no final.
Atividades 9 e 10
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ao trabalhar o desenvolvimento de vocabulário, na atividade 9 os estudantes vão substituir palavras do trecho por sinônimos.
Na atividade 10, a proposta é explicar o emprego do verbo regar e da expressão um lápis "cor de pele" no contexto do trecho apresentado.
Atividades 11 e 12
Conhecimento alfabético
Na atividade 11, os estudantes aplicarão o que sabem em relação à escrita de palavras com o sufixo -oso.
A atividade 12 traz palavras com a terminação —inho/-inha indicando o diminutivo.
Atividade 13
Compreensão de textos
Nesta atividade será preciso recordar o uso de pronomes em frases, respeitando a concordância.
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-
Nesse trecho, há duas palavras que terminam com o sufixo -oso, que formam adjetivos. Quais são essas palavras?
Brilhoso, volumoso.
-
Transforme as palavras do quadro a seguir em adjetivos considerando a mesma terminação do item a.
-
Silencioso, orgulhoso, perigoso, gostoso, cheiroso, cuidadoso.
- silêncio
- gosto
- orgulho
- cheiro
- perigo
- cuidado
-
12 Estas duas palavras do texto estão no diminutivo: baixinho e quentinho.
-
Leia as palavras do quadro abaixo, que foram retiradas do texto. Passe-as para o diminutivo.
-
Bonitinho, cabelinho, boquinha, forcinha, batatinha, galhinhos, comidinha, verdinho, narizinho.
- bonito
- galhos
- força
- batata
- boca
- verde
- cabelo
- comida
- nariz
-
-
Como terminam as palavras que você passou para o diminutivo?
Elas terminam com -inho/-inha.
13 Releia o trecho a seguir.
Antes de nós vieram os nossos pais, os nossos avós, os nossos bisavós, os nossos tataravós, os nossos ta-ta-taravós...
"Antes de mim vieram os meus pais, os meus avós, os meus bisavós, os meus tataravós, os meus ta-ta-taravós..."
- Reescreva o trecho, fazendo as adequações necessárias e iniciando deste modo: Antes de nós vieram...
■ Você leu um texto de um menino que fala da importância de valorizar as próprias características e o jeito de ser. Agora, escreva uma descrição sua valorizando suas características físicas e sua maneira de ser.
- Escrita: elabore um texto com base nas orientações do professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção de escrita
Na produção escrita, sugerimos que você faça algumas perguntas antes de os estudantes elaborarem o texto. Após perceber que já reuniram elementos para a escrita, peça que escrevam o texto no caderno ou em uma folha à parte.
Nesta primeira avaliação da produção escrita, o foco é o texto elaborado em primeira versão. Apenas a partir da "Avaliação em processo" da unidade 2, propomos que os estudantes façam a revisão e a reescrita.
Os estudantes devem escrever da forma que conseguirem, sem troca com colegas ou sem sua mediação. No final, recolha os textos para avaliação.
Para a produção escrita de cada estudante, é preciso considerar diferentes aspectos. Desse modo, sugerimos uma tabela nas páginas MP031 e MP032 do Manual do Professor que pode auxiliar você a fazer uma avaliação formativa de cada estudante, bem como ter um parâmetro de como está sua turma.
Nesta obra, considera-se a avaliação formativa como parte do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo um acompanhamento progressivo e contínuo dos estudantes (as dificuldades ainda por superar e os avanços já conquistados).
A seção "Avaliação inicial" tem como objetivo verificar quais conhecimentos os estudantes possuem ao iniciar o 5o ano e quais ainda precisam desenvolver. Assim, você poderá conhecer melhor cada estudante, verificar seu desempenho e suas dificuldades e planejar ações que possam potencializar as aprendizagens. Para isso, veja a tabela nas páginas MP031 e MP032 do Manual do Professor, que pode auxiliar você a avaliar cada estudante.