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UNIDADE 1 Arte
Você costuma ler livros? Tem o hábito de ouvir ou compor música? Já assistiu a peças de teatro ou apresentações de dança ou participou de alguma? Já viu pinturas, esculturas, grafites em museus ou em espaços ao ar livre? As artes fazem parte do nosso dia a dia. Elas nos proporcionam entretenimento e reflexão sobre o mundo e sobre nós mesmos.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 1
Arte
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como o relato biográfico e o poema narrativo.
- Ler e compreender textos verbais e não verbais.
- Observar, apreciar e produzir releitura de obras de arte.
- Realizar avanços em relação à fluência leitora, desenvolvendo a precisão no reconhecimento de palavras, velocidade e prosódia.
- Desenvolver a curiosidade e o interesse sobre as palavras, seus significados e aplicações, ampliando o vocabulário.
- Desenvolver vocabulário receptivo e expressivo.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar e retirar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Declamar poema.
- Produzir relato autobiográfico.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Identificar e utilizar os recursos linguísticos aprendidos ao escrever um texto.
- Reconhecer algumas regras de acentuação de monossílabos e de oxítonas e proparoxítonas.
- Compreender a ausência de valor fonético do h inicial e memorizar palavras escritas com esse grafema.
- Compreender o que são onomatopeias e seus efeitos de sentido em um texto.
- Compreender o que é polissemia, sentido literal e sentido figurado.
- Realizar leitura em casa de textos trabalhados na unidade contribuindo para a Literacia Familiar.
Nesta unidade, os estudantes vão ver algumas obras de arte e suas releituras, como um grafite de Eduardo Kobra que faz uma releitura de obras de Leonardo da Vinci, e uma fotografia que relê uma famosa pintura de Edvard Munch. Também vão declamar poema e elaborar um relato autobiográfico.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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- Leia a legenda e observe a imagem de uma releitura. O grafite está em um museu?
Não; ele está na rua, foi feito em um muro do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (SP).
-
Você reconhece as personagens que aparecem nesse grafite?
Resposta pessoal. Professor: se necessário, informe aos estudantes que se trata de uma releitura de Mona Lisa e do autorretrato de Leonardo da Vinci.
-
Em sua opinião, por que o artista Kobra fez esse grafite? Justifique.
Espera-se que os estudantes respondam que foi para homenagear Leonardo da Vinci, transpondo suas pinturas para a linguagem do grafite. O fato de o grafite ter sido feito para a exposição em homenagem aos 500 anos de Da Vinci justifica isso.
Desafio
Você já viu esta pintura? O quadro Mona Lisa provavelmente é um dos mais famosos do mundo. Muitos artistas contemporâneos o usam como referência para sua obra.
Um dos processos de criação artística é a releitura. Por meio dela, um artista homenageia uma obra de arte, recriando-a com outros materiais, técnicas e cores.
Em relação à obra inicial e à releitura feita por Kobra, assinale V para verdadeiro ou F para falso.
- F O grafite é uma cópia da pintura inicial.
- V No grafite, Mona Lisa está usando uma lata de tinta spray.
- F As roupas de Mona Lisa na pintura inicial e no grafite são as mesmas.
- V As cores vibrantes usadas no grafite são características dessa linguagem artística.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11.
Incentive a turma a apreciar o grafite de Eduardo Kobra. No boxe de questões orais, a primeira questão trabalha a localização de informações explícitas; e a segunda questão, o estabelecimento de relações entre as informações apresentadas e o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes. Se necessário, leia com eles a legenda da obra e esclareça as dúvidas.
Talvez alguns estudantes conheçam alguma obra de Eduardo Kobra. Entre elas, podemos destacar o mural Etnias, localizado no Boulevard Olímpico da Praça Mauá (RJ), feito na ocasião das Olimpíadas 2016, e considerado o maior grafite do mundo pelo Guinness World Records.
Atividade preparatória
Antes de os estudantes realizarem o "Desafio" proposto, peça que observem a reprodução da Mona Lisa e descrevam o quadro.
Comente os seguintes elementos: o olhar da mulher retratada; o jogo entre áreas claras e escuras, que dá a impressão de relevo; a técnica de sfumato (esfumar, deixando sem linhas ou limites) usada nos cantos da boca e dos olhos.
A fim de garantir que compreendam a obra inicial e a releitura feita por Kobra de Mona Lisa, reforce o fato de que Leonardo da Vinci pintou a Mona Lisa e que, no grafite de Kobra, ocorre o inverso, ou seja, Mona Lisa aparece pintando Leonardo da Vinci.
Talvez a releitura mais famosa de Mona Lisa seja L.H.O.O.Q., de Marcel Duchamp (1919). Se achar conveniente, mostre-a aos estudantes.
- Disponível em: https://oeds.link/MGCQSD. Acesso em: 20 jul. 2021.
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário
Antes de iniciar a unidade, pergunte aos estudantes o que entendem por arte e peça que deem exemplos. Depois, explique que a palavra arte tem origem no vocábulo latino ars, que significa técnica ou habilidade, e abrange literatura, música, dança, pintura, escultura, arquitetura, cinema, teatro, fotografia etc.
Se julgar conveniente, apresente o vídeo a seguir para a turma.
- O que é arte? Disponível em: https://oeds.link/uW37i5. Acesso em: 20 jul. 2021.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler um relato biográfico. Observe o título do texto e as pinturas que o ilustram.
-
Que assunto você acha que é abordado no texto?
Espera-se que os estudantes percebam que o assunto abordado é a vida de Portinari.
-
O que você gostaria de saber a respeito do artista que pintou essas telas?
Resposta pessoal.
Durante a leitura
-
Acompanhe a leitura que será feita pelo professor e sublinhe as palavras que você desconhece. Elas serão anotadas no quadro de giz para que todos possam conversar sobre o significado delas e treinar a pronúncia.
Oriente os estudantes a sublinhar as palavras cujo significado não conhecem e, então, faça uma lista no quadro de giz com essas palavras e o respectivo significado. Após explorar o boxe "Glossário" (página 20), solicite que relacionem no caderno outras palavras do texto que não conhecem; auxilie-os a anotar o que significam. Por fim, sugira que escolham três dessas palavras e façam ilustrações representando seus significados.
-
Encontre no texto uma palavra que denomina uma bebida muito consumida no Brasil e também alguns estabelecimentos em que essa bebida é servida.
Café e cafés.
Portinari
O vigário da cidade de Brodósqui, em São Paulo, estava com problemas. Queria uma porteira, mas não conseguia explicar à pessoa que a faria como ela deveria ser. Até que um menino chegou e desenhou a porteira, do jeito que o padre queria!
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP21, EF05LP02.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Boxe inicial de "Para ler"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Antes da leitura do relato biográfico, na primeira questão do boxe, instigue a curiosidade dos estudantes pedindo que observem a reprodução de obras de Portinari e leiam as respectivas legendas. Incentive-os a descrever a tela Meninos brincando e a dizer quais sentimentos e sensações são neles despertados. Volte-lhes a atenção para a predominância do amarelo, remetendo à luz solar; para a sensação de movimento provocada pela posição das crianças retratadas e pelas pinceladas bem demarcadas; para a alegria transmitida pela temática e pelas cores empregadas. Na observação da reprodução de Baile na roça, leve-os a reconhecer que as figuras retratadas estão distorcidas, que as cores são impactantes e intensas e que os temas desenvolvidos são recolhidos da cultura popular brasileira.
Na segunda questão do boxe, solicite-lhes, então, que respondam o que podemos saber sobre Portinari apenas com essa observação de duas de suas obras. Espera-se que notem, por exemplo, o ano de produção de cada tela (1955 e 1923-1924, respectivamente), o que dá uma ideia de quando ele viveu; que Meninos brincando indica que ele devia gostar de crianças ou que foi uma maneira de ele recordar das brincadeiras que fazia quando era menino; que o termo roça, indicado no título do quadro Baile na roça, pode significar que o pintor morou no campo ou que gostava de lugares assim, ou até mesmo que gostava de dançar e de ir a bailes.
Comente com os estudantes que um relato biográfico é um gênero textual que conta a vida de uma pessoa, revelando fatos. Quem o escreve é denominado biógrafo e aquele sobre quem se escreve é chamado de biografado. Nesse gênero, há maior ocorrência de verbos de ação no passado e de adjetivos, os quais permitem que o leitor tenha uma visão mais clara da pessoa biografada. A biografia é um gênero de narrativa não ficcional. Conhecer a vida do biografado permite a compreensão da sociedade na qual ele se insere.
Em "Durante a leitura", faça a primeira leitura do texto em voz alta para que os estudantes possam acompanhar um modelo de leitura fluente.
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O religioso ficou olhando para o garoto. Seu nome era Candido Portinari, mas todos o chamavam de Candinho. Filho de italianos, ele nasceu em 1903 numa fazenda de café perto de Brodósqui. [...]
Quando ajudou o vigário, Portinari tinha nove anos. Mas sua pouca idade não impediu que o padre o convidasse para algo importante: participar da restauração da igreja, que seria feita por artistas, com quem Candinho poderia aprender. Convite aceito, lá foi o menino, que pintou as estrelas do forro da paróquia. [...]
O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha jeito para pintura. Ele vivia desenhando. Mas não havia futuro para seu talento numa cidade como Brodósqui. Candinho precisava estudar no Rio de Janeiro!
A chance surgiu quando o garoto tinha 15 anos: uma família de Brodósqui, dona de pensão no Rio de Janeiro, decidiu vir para a cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se alastrava na época. Então, o pai de Portinari perguntou se o filho não poderia trabalhar na pensão da família. A ideia foi aceita e... Candinho passou noites sem dormir, com pena de deixar seus pais e irmãos.
[...]
[...] A vida do menino de Brodósqui na nova cidade era dura. Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver. Ele entregava marmitas para a pensão e, por vezes, mudou seu caminho só para não encontrar colegas das aulas. Portinari era bem diferente deles: menino do interior, tinha pouco estudo e era pobre. Então, nem sempre era aceito.
MANUAL DO PROFESSOR
Caso algum estudante mencione a informação citada no texto sobre a gripe espanhola, ou, se considerar oportuno, retome com a turma o 5o parágrafo do relato biográfico de Portinari e explique que essa foi uma doença bastante comentada no ano de 2020 em função da covid-19, pois o vírus da gripe espanhola também foi responsável por uma pandemia que ocasionou 35 mil mortes no Brasil entre 1918 e 1920.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após a leitura do relato biográfico, converse com a turma sobre o fato de que, ao observarmos uma obra de arte, podemos conhecer bastante o momento histórico e estético em que ela foi produzida. Nas pinturas de Portinari reproduzidas no livro, podemos detectar elementos expressionistas. Apresente para a turma informações sobre esse movimento.
O expressionismo é um movimento artístico que ocorreu do final do século XIX ao início do XX, cuja principal característica é expressar o que o artista sente, suas emoções a respeito da realidade. Um desejo intenso de pesquisar a realidade social, espiritual e cultural tomou conta dos artistas da época, promovendo um sentimento nacionalista que se manifestou em retratos do povo e de suas tradições culturais.
Na música, a visão do artista expressa um sentimento intenso e profundo que ficou explícito na melodia, enquanto na harmonia há um dinamismo com resoluções inesperadas. Na pintura, são usadas cores vibrantes (mescladas entre si ou não) e pasta grossa e áspera, com a qual o pincel ou a espátula faz movimentos abruptos de vaivém, simulando explosões. As figuras são, geralmente, deformadas para impactar o observador e exasperar seus sentimentos. Tende-se ao sombrio: representa-se a solidão e a miséria humana.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Leia para a turma o texto sobre o painel Guerra e Paz (1952), de Candido Portinari, que faz parte do acervo da ONU.
Na década de 1950, o governo brasileiro comissionou ao pintor um painel a ser presenteado para a organização, fundada em 1945. Portinari dedicou cinco anos à criação do painel, fazendo mais de 200 desenhos que dariam origem às setenta representações de personagem nas lâminas, que contam cada uma com 14 × 10 metros. A primeira lâmina foca na guerra, enquanto a segunda ilustra momentos de paz. [...]
Disponível em: https://oeds.link/P9gzbh. Acesso em: 20 jul. 2021. (Fragmento).
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Na época, o que marcava o início da carreira de um pintor era um prêmio: uma viagem ao exterior! Em 1924, Portinari decidiu concorrer a ele, apresentando quatro retratos e o quadro Baile na roça, que tinha um tema bem brasileiro e os personagens inspirados em gente de Brodósqui! Mas, por ser diferente do tradicional, a obra foi rejeitada pela organização do concurso, que só aceitou os retratos na competição.
[...] A vitória viria apenas quatro anos depois. Então, o artista ganharia o mundo e perceberia que sua vocação era retratar o Brasil!
Na Europa, Portinari viajou pela Inglaterra, Espanha, Itália e morou em Paris. Nessa época, em vez de pintar e desenhar muito, preferiu observar e aprender. Diariamente, ia a museus para ver as obras dos grandes mestres da pintura. Também frequentava cafés, onde descobriu o que os artistas estavam fazendo de novo na arte. Seus amigos no Brasil brincavam dizendo que ele estava só se divertindo na Europa.
Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que, ao retornar ao Brasil, precisava fazer o que havia começado em Baile na roça: pintar sua gente. Tanto que escreveu, da França, uma carta em que dizia: "Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra".
[...] Estão nos trabalhos de Portinari os mestiços, negros, índios e outros tipos brasileiros; as festas populares, como o Bumba Meu Boi e o Carnaval; a infância em Brodósqui, com os meninos brincando de pular carniça sob o céu estrelado ou soltando papagaio como se fosse agosto; o drama dos retirantes que o pintor acompanhou na infância em sua terra natal; a vida dos trabalhadores rurais, com sua rotina e dificuldades.
Tudo isso pintado de uma maneira diferente, pois Portinari não tentou retratar o Brasil como se suas telas fossem fotografias. Ele buscou distorcer e exagerar traços das figuras, por exemplo, para expressar emoção e despertar sentimentos em quem via a obra. E, embora tenha dedicado sua carreira a pintar a gente e a cultura do seu país, Portinari conseguiu passar uma mensagem universal. Tanto é que foi premiado aqui e no exterior.
Esse artista, que tinha muito orgulho do seu trabalho e pintava de terno branco, sem se sujar, morreu no dia 6 de fevereiro de 1962. Ele, que se comparava a um operário porque adorava suas ferramentas de trabalho, faleceu intoxicado pelo chumbo que havia nas tintas que usava. [...]
Mara Figueira, com a colaboração de João Candido Portinari. Em: Ciência Hoje das Crianças, n. 140, out. 2003. (Fragmento).
- Restauração:
- processo que tem como objetivo colocar algo no estado original ou em melhor estado.
- Pular carniça:
- brincadeira infantil que consiste em pular por cima de um dos participantes, que está encurvado, usando as mãos para se apoiar em suas costas ou ombros; pular sela.
- Retirantes:
- pessoas que migram para outros lugares devido à seca em seu local de origem.
- Intoxicado:
- quem sofreu envenenamento por contato com substância tóxica.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades complementares
Compreensão de textos
Produção de escrita
-
Converse com os estudantes sobre brincadeiras antigas, como pular carniça ou pular sela, mudanças e permanências no modo de brincar. Pergunte se conhecem o nome de outras brincadeiras antigas (como passa-anel, gude, pião, amarelinha). Se considerar oportuno, leia com a turma o texto "50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais" no link abaixo.
- Disponível em: https://oeds.link/XyH4PQ. Acesso em: 16 jun. 2021.
- Depois da leitura do relato biográfico, verifique com os estudantes se o texto forneceu todas as informações que eles gostariam de saber a respeito de Candido Portinari. Então, convide-os a fazer uma pesquisa para a obtenção de mais informações sobre esse importante artista brasileiro. Peça que relatem por escrito.
-
Em parceria com o professor de Educação Física, verifique a possibilidade de realizar com os estudantes a brincadeira de pular carniça. Siga as instruções:
- Os jogadores formam uma fila, exceto aquele que vai pular sobre os outros.
- Com uma distância de cerca de 2 metros entre si, os participantes devem apoiar as mãos nos joelhos, em uma posição em que as costas fiquem curvadas.
- Quem estiver de fora da fila começará saltando sobre as costas dos outros, até passar por todos.
- Depois que pular o último colega, deverá se agachar em frente da última criança da fila e avisar à próxima que ela já pode saltar. Essa sequência vai se repetindo até que todos tenham saltado.
- Os participantes podem inventar regras para os saltos, como pular com a mão aberta, repetir uma frase etc.
Boxe "Glossário"
Após a leitura do texto, verifique as palavras que os estudantes não conhecem, anote-as no quadro de giz e discuta seus significados. Auxilie-os a retomar o contexto em que estão inseridas no texto para identificar os sentidos. Depois, promova a leitura em uníssono para que treinem a precisão e a velocidade de leitura.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia três vezes as palavras do quadro. A cada leitura, procure ler o mais rapidamente que puder.
vigário | porteira | Portinari |
convidasse | restauração | forro |
paróquia | desenhando | pensão |
competição | perceberia | Bumba Meu Boi |
papagaio | acompanhou | exagerar |
2 Sublinhe as sílabas em que a letra r aparece entre consoante e vogal nas palavras a seguir.
- Brodósqui
- Brasil
- sobreviver
- retratos
- obras
- sempre
- entregar
- preferiu
- aprender
- brasileiros
- grandes
- descobriu
- trabalhadores
- mestres
- igreja
- Brodósqui
- Brasil
- sobreviver
- retratos
- obras
- sempre
- entregar
- preferiu
- aprender
- brasileiros
- grandes
- descobriu
- trabalhadores
- mestres
- igreja
- Leia as palavras rapidamente, com especial atenção às sílabas que você sublinhou.
-
Escreva outras palavras diferentes das que você sublinhou. Elas devem ter as sílabas indicadas no quadro a seguir. Espera-se que os estudantes escrevam palavras com as sílabas indicadas no quadro.
bre tra pro gri - Dite as palavras que você escreveu para um colega registrar. Ele ditará as dele para você. Depois confira a escrita, com o auxílio do professor.
3 Pronuncie a palavra intoxicado e preste atenção no som representado pela letra x. Depois pinte as palavras em que o x representa o mesmo som.
- oxigênio x
- caixote
- enxame
- axila x
- exposição
- reflexo x
- auxílio
- Leia as palavras rapidamente e com precisão.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Acompanhe a leitura oral dos estudantes e procure orientá-los quanto à articulação das palavras, velocidade e entonação.
Proponha que marquem o tempo, com a sua ajuda ou a de um colega, prestando atenção à velocidade na primeira e na última leitura das palavras do quadro. Eles devem observar que a fluência melhora com a prática da leitura oral.
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Garanta que os estudantes prestem atenção à pronúncia das palavras, especialmente em relação ao som produzido pela letra R na situação descrita na atividade. Se considerar pertinente, realize a leitura para que eles observem um modelo. Após a realização da atividade, faça a correção coletiva das palavras criadas pelos estudantes na atividade.
Verifique as palavras que os estudantes escreveram, no item b, evidenciando os conhecimentos sobre o sistema alfabético.
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Na verificação desta atividade, solicite que leiam as palavras várias vezes com especial atenção ao som do x. Pronuncie também as palavras para que os estudantes ouçam a sua leitura em voz alta e diferenciem os sons.
Considere propor que digam outras palavras com x, anote-as no quadro de giz e oriente a análise dos sons dessa letra em cada palavra.
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Compreender o texto
4 Complete a ficha a seguir com dados de Candido Portinari extraídos do texto.
Nome completo: Candido Portinari
Local de nascimento: Brodósqui, cidade do estado de São Paulo
Ano de nascimento: 1903 Profissão: Pintor
Uma obra de destaque: Baile na roça, de 1923-1924
Uma curiosidade a respeito de seu trabalho: Pintava de terno branco sem se sujar
Data de falecimento: 6 de fevereiro de 1962
5 Esse relato biográfico, além de descrever acontecimentos marcantes da vida do pintor, revela seu temperamento, seus sentimentos e seus desejos.
-
Observe os trechos a seguir e assinale os que confirmam essa afirmação.
- "Filho de italianos, ele nasceu em 1903 numa fazenda de café perto de Brodósqui."
- X "Candinho passou noites sem dormir, com pena de deixar seus pais e irmãos."
- "Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver."
- X "Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que [...] precisava fazer o que havia começado [...]."
-
O fato de a autora do relato referir-se ao pintor pelo apelido "Candinho" confirma ou nega a intenção de mostrar Portinari além do artista?
Confirma.
O relato biográfico é um texto escrito sobre a vida de uma pessoa, o biografado. Nele, aparecem informações sobre o nascimento, a vida e a morte do biografado, além de histórias e curiosidades sobre seu trabalho, família e personalidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP04.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 4 nível 1
Atividade 5 nível 3
Atividade 6 nível 2
Atividade 7 nível 3
Atividade 8 níveis 1, 2 e 3
Atividade 9 níveis 2 e 3
Atividade 4 nível 1
Compreensão de textos
Para fazer a verificação desta atividade, solicite aos estudantes que indiquem no texto os trechos que colaboraram para a identificação das respostas. Aproveite para rever procedimentos importantes, como releitura e destaques em partes específicas para posterior retomada.
Atividade 5 nível 3
Compreensão de textos
Pergunte aos estudantes quais itens assinalaram. Depois, problematize as divergências caso apareçam, sempre solicitando a retomada do texto para confirmação.
Explore o item b, evidenciando que, ao referir-se ao pintor como "Candinho", a autora revela um modo carinhoso de chamá-lo, como ele era tratado na infância em sua cidade.
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6 Por quem e em que situação o talento de Candinho foi descoberto?
Pelo vigário da cidade de Brodósqui, quando o menino desenhou uma porteira exatamente do jeito que o religioso queria.
7 Releia a frase a seguir.
"Mas não havia futuro para seu talento numa cidade como Brodósqui."
-
Explique por que Portinari não teria se tornado um pintor famoso se tivesse permanecido em Brodósqui.
Brodósqui era uma cidade pequena e, se permanecesse lá, Candinho não teria conseguido estudar pintura, ganhar prêmios e divulgar sua obra para o mundo.
8 A vida de Portinari no Rio de Janeiro era difícil.
-
Qual era seu trabalho?
Entregar marmitas para uma pensão.
-
Sublinhe o trecho do texto que mostra a provável causa de sua não aceitação.
"Portinari era bem diferente deles: menino do interior, tinha pouco estudo e era pobre.".
-
Que atitude de Candinho comprova a afirmação de que ele não se sentia aceito?
Ele mudava seu caminho só para não encontrar colegas das aulas.
-
Como você acha que o menino se sentia nessa situação?
Sugestão de resposta: humilhado, envergonhado, tímido.
9 Ao sair do Brasil, Candinho percebeu o que gostava de pintar. Releia o trecho.
"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra."
-
A que lugar se refere a palavra daqui, no trecho?
À França.
-
Assinale V para verdadeiro ou F para falso, de acordo com o trecho.
- F Como Portinari estudou no exterior, pôde aprender mais sobre a cultura e a história do Brasil.
- V O distanciamento e a saudade de sua terra alimentaram a vontade de Candinho de voltar a pintar a gente simples de Brodósqui.
-
Observe com atenção a obra Meninos brincando, que acompanha o texto da página 18. Analisando-a, é possível afirmar que Portinari conseguiu realizar seu desejo? Explique.
Sim, uma vez que nela ele retrata sua gente, ao reproduzir a infância em Brodósqui.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7 nível 3
Compreensão de textos
Garanta que os estudantes tenham entendimento da questão, perguntando o que sabem sobre o significado da palavra "talento". Ouça as respostas e, caso considere necessário, proponha a consulta ao dicionário. Também solicite a aplicação da palavra em outras frases para certificar-se da compreensão.
Retomem com os estudantes as informações do texto (do 4o ao 9o parágrafo) que confirmam que o futuro do talento de Candinho, provavelmente, não estava na cidade de Brodósqui.
Atividades complementares nível 2
Compreensão de textos
1. Comente com a turma as informações do texto a seguir:
Museu Casa de Portinari
Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.
[...] Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.
Disponível em: https://oeds.link/RmSVoH. Acesso em: 23 jul. 2021. (Fragmento).
2. Para ajudar os estudantes a se localizarem no espaço, mostre Brodósqui em um mapa do Brasil, situando alguns pontos de referência, como a cidade de São Paulo ou outras.
Atividade 8 níveis 1, 2 e 3
Compreensão de textos
No item c, auxilie os estudantes a perceberem a relação que há entre a atitude de Candinho frente aos colegas e as informações sobre a sua origem humilde, motivo do sentimento de não aceitação.
No item d, para exercitar a capacidade de interpretar e fazer relações entre texto e suas vivências, incentive a turma a citar o máximo de sentimentos que conseguirem relacionar à atitude de Candinho. Depois, selecione com eles aqueles que melhor responderem à questão.
Atividade 9 níveis 2 e 3
Compreensão de textos
Para ampliar a questão proposta no item c peça à turma que compare sua infância com a infância retratada na obra Meninos brincando apresentada na página 18.
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Ampliar o vocabulário
10 Esclareça o sentido da seguinte expressão em sentido figurado usada no texto: "Então, o artista ganharia o mundo [...]!"
Ao vencer o concurso, Portinari teve a oportunidade de viajar para o exterior, observar, aprender, entrar em contato com as novas tendências artísticas e também divulgar seu trabalho.
11 Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por sinônimos encontrados no quadro abaixo.
- aptidão
- prontidão
- se adiantava
- se espalhava
- maneira
- aumentava
- modo
- ocasião
-
"O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha jeito para pintura."
_______________ O garoto, que era pensativo, sempre mostrou que tinha aptidão para pintura.
-
"[...] uma família de Brodósqui [...] decidiu vir para a cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se alastrava na época."
_______________ Uma família de Brodósqui decidiu vir para a cidade natal por causa da gripe espanhola, doença que se espalhava na época.
12 Assinale a frase em que a palavra paróquia é empregada com sentido diferente daquele em que é usada no texto.
A paróquia precisava de um novo sacerdote.
X Aquele sujeito é o maior mentiroso da paróquia!
-
Explique o significado com que a palavra paróquia foi empregada na frase que você assinalou.
O sentido é o de excesso, intensidade: o sujeito é muito mentiroso.
Para ler em casa
Chame alguém que more com você para ler o relato biográfico de Candido Portinari. Vocês podem dividir o texto em parágrafos e combinar quem lerá cada um deles. Quando terminarem, faça as seguintes perguntas a essa pessoa:
- Você conhecia a vida desse pintor?
- O que chamou a sua atenção na história de vida dele?
- Candido Portinari nasceu na cidade de Brodósqui, no estado de São Paulo. E você, onde nasceu?
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP05, EF35LP06.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 10
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Ao trabalhar a expressão "ganhar o mundo" apresentada na atividade, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do sentido figurado que algumas palavras e expressões podem ter. Relembre-os de que sentido literal é o sentido usual, ou básico, que uma palavra ou expressão pode ter, sem que seja necessário conhecer o contexto do qual faz parte para a compreensão. Para o sentido figurado, ou seja, o sentido alterado ou ampliado de uma palavra ou expressão, é necessário que se saiba o contexto para que a compreensão seja satisfatória.
Atividade 11
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Para evidenciar a questão da escolha, peça aos estudantes que comparem a palavra originalmente usada e a palavra que a substituiu, questionando-os:
- Há mudanças nas frases quando trocamos jeito por aptidão e se alastrava por se espalhava?
Oriente-os a identificar que a troca de jeito por aptidão torna a frase um pouco mais formal já a troca de se alastrava por se espalhava faz o contrário, ou seja, deixa a frase com certa informalidade.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Depois da atividade 11, aproveite a oportunidade e incentive os estudantes a consultar um dicionário. Oriente-os a encontrar, se possível, outros sinônimos para as palavras destacadas nos itens a e b e a reescrever as frases com elas. Além do dicionário de significados, é possível consultar um dicionário de sinônimos ou um dicionário on-line (link a seguir).
Informe-lhes que o dicionário fornece diversas possibilidades de uso e que a escolha da palavra mais adequada depende, entre outros critérios, do público-alvo, do propósito e da situação comunicativa do discurso.
- Dicionário Criativo. Disponível em https://oeds.link/fk5CEl. Acesso em: 16 jun. 2021.
Para ler em casa
A leitura compartilhada é uma importante prática de incentivo à leitura em família. Oriente a turma quanto ao modo de fazer a divisão do texto para ler em parceria com familiares ou responsáveis, pois o objetivo é continuar promovendo a Literacia Familiar. Incentive-os a antecipar informações sobre a vida de Candido Portinari sobre as quais gostariam de conversar em casa.
25
Estudo da língua
Proparoxítonas e oxítonas
1 Releia os trechos do texto Portinari.
- "O vigário da cidade de Brodósqui, em São Paulo, estava com problemas."
- "Na época, o que marcava o início da carreira de um pintor era um prêmio: uma viagem ao exterior!"
-
"Além de estudar, Portinari trabalhava para sobreviver."
- Circule a sílaba tônica das palavras destacadas nos trechos.
-
Classifique as palavras abaixo de acordo com a posição da sílaba tônica, pintando de azul as oxítonas e de verde a proparoxítona.
Oxítonas (em azul): Além, pintor; proparoxítona (em verde): época.
- Além
- época
- pintor
-
Sublinhe, a seguir, as proparoxítonas e circule as oxítonas. Sublinhe: tóxico, metálico e sábado. Circule: pintar e café.
- tóxico
- metálico
- pintar
- café
- sábado
-
Conclua e complete.
- Todas as palavras proparoxítonas têm acento.
- Nem todas as palavras oxítonas são acentuadas.
2 As palavras do quadro abaixo são oxítonas, e todas são acentuadas. Leia-as em voz alta e copie as sílabas tônicas.
- fubá — bá
- purê — rê
- mocotó — tó
- armazém — zém
- porém — rém
- guaraná — ná
- acarajé — jé
- dominó — nó
- alguém — guém
- metrôs — trôs
- maracujás — jás
- jacarés — rés
- esquimós — mós
- parabéns — béns
- reféns — féns
- jacarandás — dás
- picolés — lés
- tataravô — vô
- também — bém
- bebês — bês
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Habilidades da BNCC nesta seção
EF35LP01, EF35LP03, EF35LP13, EF05LP01, EF05LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
■ Proparoxítonas e oxítonas
Consideração sobre dificuldade
Retome com os estudantes o conceito de sílaba tônica e a classificação das palavras quanto à posição dessa sílaba. Esclareça dúvidas e, se julgar necessário, realize atividades extras com a turma antes do trabalho da seção. Sugestões de palavras para exercícios de revisão: cavalo, papel, sonâmbula, tartaruga, banana, chulé, sensível, batata, tulipa, lâmpada, lápis, borboleta, jiló e caneta.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Depois da atividade 1, trabalhe com a turma as mudanças de sentido nas palavras decorrentes da ausência ou da presença de acentuação. Exemplos:
caqui — cáqui
sabia — sabiá — sábia
maio — maiô
pais — país
esta — está
Pará — para
carne — carnê
forro — forró
camelo — camelô
manga — mangá
cara — cará
bebe — bebê
Atividade 2
Conhecimento alfabético Desenvolvimento de vocabulário
Ao estudar regras de acentuação, é sempre importante que os estudantes saibam identificar qual acento gráfico é usado para cada caso. Depois das atividades, explique que, sempre que o som da vogal é aberto, usa-se o acento agudo, e, sempre que é fechado, usa-se o acento circunflexo.
26
-
Agora conclua:
São assinaladas com acento agudo as palavras oxítonas que terminam em a , e e o abertos e em (seguidos ou não de s). São assinaladas com acento circunflexo as palavras oxítonas que terminam em e e o fechados (seguidos ou não de s).
3 Leia o microconto a seguir.
Onomatopeias
Lenha crepitando na lareira, chaleira chiando na cozinha, grilos cricrilando no negro da noite. Os homens caem em sono profundo e começam a roncar, ocultando todas as outras onomatopeias até o cocoricó do galo.
Nanci Ricci. Grandes histórias em contos mínimos. Taubaté: Casa Cultura, 2020.
-
Escreva onomatopeias para os sons mencionados no microconto.
- lenha crepitando: Sugestão: crrrrrrrr
- chaleira chiando: Sugestão: chiiiiiiiiii
- grilos cricrilando: Sugestão: cri-cri-cri
- pessoas roncando: Sugestão: grrrrrounn
-
Copie do texto as duas palavras oxítonas que são acentuadas.
Até, cocoricó.
-
Copie do texto a palavra oxítona que não é acentuada.
Roncar.
Monossílabos tônicos / Letra h inicial
1 Releia um trecho do texto Portinari.
"Mas Portinari estava em crise. Ele sentia que, ao retornar ao Brasil, precisava fazer o que havia começado em Baile na roça: pintar sua gente. Tanto que escreveu, da França, uma carta em que dizia: 'Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodósqui como ela é. Quando voltar, vou ver se consigo fazer a minha terra'."
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Leia o microconto com os estudantes e lembre-os do que é onomatopeia. Questione-os sobre o som emitido por alguns animais e promova uma brincadeira com imitação da voz dos bichos das florestas, ou com a imitação de objetos (uma porta rangendo, um vidro quebrando), por exemplo.
■ Monossílabos tônicos / Letra h inicial
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Compreensão de textos
Depois da atividade 1, leia com a turma o poema de Sérgio Caparelli, composto apenas de onomatopeias. Peça que ouçam a sua leitura e procurem escrever alguns versos do poema. Problematize a escolha das letras e a necessária repetição das palavras e de fonemas específicos para a escrita, verificando com a turma a correspondência mais apropriada entre fonemas e grafemas.
Menino irritado (muito irritado)
ding dong ding dong ding dong
dum dum dum
ding dong ding dong ding dong
dum dum dum
cronch CRACH crich CRUNCH
wvurrrrruuuuunnnnnnnnn!
wvurrrrruuuuunnnnnnnnn
crinch CRACH croch CRUNCH
tsst, tssst, tssst, tsst, zoooommp
rec rec pim piec
rec rec pim piec
tsst, tsst, tsst, tst, tstzuuuummp
Ding dong ding dong ding dong
bbzbzbzbzbzbzbzbzb
bzzzbzzzzzz
b z z z z b z z z z z z
z z z z
z z
z
(Um elefante no nariz)
Disponível em: https://oeds.link/GihKJM. Acesso em: 20 jul. 2021. p. 265.
27
-
Circule os monossílabos que aparecem no trecho da atividade 1.
Circule: em, que, ao, o, que, na, da, a, é vou, ver, se.
Lembre-se: Monossílabo é a palavra composta de uma única sílaba.
- Qual é o monossílabo acentuado? É.
-
Complete a regra de acentuação dos monossílabos tônicos.
Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos. Apenas os monossílabos tônicos podem receber acento. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e o , seguidos ou não de s.
- Que palavra do trecho é iniciada com a letra h? Havia.
2 Acrescente h no início das palavras quando necessário.
- h omem
- álibi
- h ipopótamo
- h elicóptero
- h umildade
- instável
- observação
- êxito
- h úmus
-
Complete a frase.
A letra h em início de palavras não representa som.
3 Destaque os sinais de pontuação do trecho a seguir que indicam pausa.
"Nessa época, em vez de pintar e desenhar muito, preferiu observar e aprender. Diariamente, ia a museus para ver as obras dos grandes mestres da pintura. Também frequentava cafés, onde descobriu o que os artistas estavam fazendo de novo na arte. Seus amigos no Brasil brincavam dizendo que ele estava só se divertindo na Europa."
- Leia esse trecho, em voz alta e por duas vezes, prestando atenção às pausas de acordo com esses sinais.
-
Copie do trecho uma palavra para cada regra de acentuação a seguir.
- São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e e o, seguidos ou não de s. só
- São acentuadas graficamente todas as proparoxítonas. época
- São acentuadas graficamente todas as oxítonas terminadas em a, e, o (seguidas ou não de s) e em. também, cafés
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Para que os estudantes comprovem a validade da regra trabalhada na atividade 1, proponha que façam uma investigação sobre a acentuação dos monossílabos. Organizados em grupos, eles podem fazer listas de monossílabos acentuados e não acentuados, montar coletivamente uma lista única e verificar se a regra sempre é válida.
Atividade 2
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Para ampliar a atividade, apresente aos estudantes a imagem de alguns objetos aos pares, em que o nome de um objeto comece com h e o do outro não. Exemplos: hélice e elefante, harpa e arpão, hipopótamo e igreja, homem e ontem, húmus e urubu. Verifique se eles percebem que o h não representa som. Oriente-os a consultar o dicionário para esclarecer dúvidas em relação à escrita das palavras.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Peça aos estudantes que, em casa, pesquisem outras palavras que estejam de acordo com as regras de acentuação apresentadas no item b da atividade 3, por exemplo:
- Cinco palavras proparoxítonas.
- Cinco palavras oxítonas terminadas em a, e, o (seguidas ou não de s) e em.
- Cinco monossílabos tônicos terminados em a, e e o (seguidos ou não de s).
Se julgar pertinente, monte uma lista coletiva das palavras pesquisadas e deixe-a exposta na sala para que sirva de material de consulta para a turma.
28
Produção escrita
Relato autobiográfico
Você vai ler um relato autobiográfico, que é a história de vida de um indivíduo escrita por ele mesmo. Depois, vai registrar sua autobiografia em um álbum de recordações.
Preparação
■ Leia em voz alta o texto a seguir, sublinhando as palavras com mais dificuldade para ler. Depois, faça a leitura repetida dessas palavras.
Confesso, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha muita vergonha de sentir que era um poeta.
Ser um poeta parecia então uma coisa do outro mundo — um desligado, maluco, irresponsável... em resumo, um ser dispensável e inútil.
Naquela época eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol... e criar versos.
Fazer poesia era uma brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma sensação de alegria de voar em direção de uma bola e defender um pênalti.
Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da poesia e a função do trabalho de um escritor de versos.
Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o menino Queiroz era mesmo um poeta! [...]
Carlos Queiroz Telles. Sementes de sol. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Fragmento).
1 Converse com os colegas e o professor.
-
O que permite classificar o texto lido como um relato autobiográfico?
Resposta pessoal.
-
O autor confessa ter-se envergonhado de sentir-se poeta. Qual era o sentido da palavra poeta para ele naquela época?
Poeta era sinônimo de indivíduo desligado, maluco, irresponsável, enfim, um ser dispensável e inútil. Professor: considerar outras possibilidades de resposta, desde que coerentes com o texto.
-
Com o tempo, o escritor mudou de ideia e passou a orgulhar-se de ser poeta. O que você acha que o fez mudar de opinião?
Sugestão de resposta: possivelmente, o amadurecimento e o prazer que percebeu ter com essa atividade.
-
Você já se envergonhou de algo e depois mudou de opinião?
Resposta pessoal.
Planejamento e escrita
2 O professor apresentará alguns relatos autobiográficos para a turma. Você também poderá pesquisá-los na biblioteca da escola.
- Escolha um dos relatos autobiográficos para ler.
-
Converse com a turma sobre as características que tornam esse texto um relato autobiográfico.
Professor: oriente os estudantes a indicar o nome do autor que escreveu o relato e a fonte de onde foi extraído.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
■ Relato autobiográfico
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP12, EF05LP06, EF05LP26, EF05LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Antes de iniciar o trabalho de produção escrita, explique aos estudantes que o trecho da obra Sementes de sol não se refere ao texto do livro de Carlos Queiroz Telles, mas à sua autobiografia. Esclareça que, em geral, a autobiografia ou biografia do autor pode ser inserida nas primeiras ou últimas páginas, na terceira capa ou na orelha do livro. Pergunte se eles se lembram da autobiografia (ou biografia) do autor de algum livro de que gostam e peça que contem quem é, qual é o nome do livro e qual é a história dele.
Comente que no gênero autobiografia há maior ocorrência de verbos de ação no passado e na 1a pessoa do singular, pois o propósito comunicativo é revelar recordações de feitos pessoais.
Preparação
Fluência em leitura oral
A leitura repetida de palavras, frases ou de todo o texto favorece o aprimoramento da precisão e velocidade. Como sugestão, considere fazer uma leitura de eco do texto. Para isso, organize o texto em trechos não muito longos, leia-os em voz alta e peça aos estudantes que repitam.
Atividade 1
Compreensão de textos
No item a, escreva no quadro de giz algumas possibilidades corretas, como: O texto é escrito em 1a pessoa. / Expressa opiniões, sentimentos, impressões de quem escreve. / Conta fatos marcantes da vida do autor. E também algumas incorretas, como: O texto é escrito em 3a pessoa. / Expressa apenas opiniões de quem escreve. Peça que indiquem as respostas corretas.
29
3 Registre sua autobiografia.
-
Escreva as seguintes informações sobre você e mostre-as ao professor.
- Nome.
- Esportes e passatempos preferidos.
- Data e local de nascimento.
- Sonhos e desejos.
- Cidade em que mora.
- Acontecimentos marcantes na sua vida.
- Família e amizades.
- Comidas prediletas.
- Rotina escolar.
- Organize todos esses dados em um texto, usando uma linguagem pessoal: escreva como se você estivesse conversando com o leitor, na 1a pessoa do singular.
- Coloque um título que seja interessante para o leitor.
Avaliação e socialização
4 Avalie seu texto.
-
Faça uma autoavaliação de sua produção preenchendo a tabela.
Avaliação do relato autobiográfico Sim Não O relato apresenta informações da sua vida? O texto está escrito em 1a pessoa do singular? As palavras estão escritas corretamente? A acentuação das palavras proparoxítonas, oxítonas e dos monossílabos tônicos está correta? Você evitou repetições desnecessárias de palavras ou ideias? Indicou as informações de forma clara? Verificou se seu texto é, de fato, um relato autobiográfico? Respostas pessoais.
- Reescreva seu texto considerando o que preencheu na tabela.
- O professor fará as últimas correções.
- Passe sua produção a limpo, fazendo os ajustes finais apontados pelo professor.
- Faça um desenho ou uma colagem para ilustrar seu texto.
5 Criem um álbum de recordações da turma.
Explique para a turma que um álbum de recordações pode reunir fotos, desenhos, poemas, tudo o que faça lembrar momentos ou acontecimentos marcantes ou importantes.
- Reúnam todos os textos produzidos e façam uma capa criativa.
- Organizem uma roda de conversa para apreciar o álbum. Cada um poderá ler o seu relato autobiográfico para a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Produção de escrita
Relembre à turma que o relato deve ser escrito na 1a pessoa do singular.
Verifique se as informações listadas pelos estudantes estão claras e adequadas para compor o texto. Incentive-os a se lembrar de acontecimentos marcantes da vida deles e que seriam interessantes para a escrita do relato.
Converse com eles sobre a proposta de produção textual e a publicação do álbum de recordações. Discutam o público-alvo:
- Quem serão os leitores dos relatos autobiográficos?
- Quais características acreditam que os textos devem ter para agradar seus leitores?
Essas reflexões serão importantes para o momento de leitura de relatos autobiográficos para que os estudantes os leiam com "olhos de escritor".
Avaliação e socialização
Atividade 4
Produção de escrita
Conhecimento alfabético
Durante a revisão, sugira que conversem sobre suas impressões a respeito do texto: gostaram de conhecer a história de vida do colega? Quais partes acharam mais interessantes?
Reforce a importância de verificar a ortografia e a acentuação das palavras. Um procedimento interessante para a identificação de repetições desnecessárias é a leitura do texto em voz alta, que pode ser feita pelo próprio autor para um colega. Auxilie os estudantes a avaliar se as palavras repetidas podem ser excluídas ou substituídas por outras. Disponibilize dicionários para serem utilizados na busca por sinônimos ou em caso de dúvida sobre a escrita correta das palavras.
Corrija as produções indicando por escrito e individualmente os aspectos que devem ser revistos pelos estudantes. Depois, oriente-os a passar o texto a limpo e a ilustrá-lo. Por fim, peça que façam a avaliação do texto final indicada na tabela de avaliação, um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes.
Atividades complementares
Compreensão de textos
Retome com os estudantes o final do texto de Carlos Queiroz Telles, em que o autor fala sobre si como "o menino Queiroz". Pergunte por que ele se refere a si mesmo como se fosse outra pessoa e peça que justifiquem a resposta.
Sugestão de resposta: O autor faz essa referência como se fosse outra pessoa, pois está falando de si quando era mais jovem. Podemos considerar que naquela época ele se reconhece como uma pessoa diferente do que é atualmente, já que inicia o texto dizendo que tinha vergonha de ser poeta, algo que atualmente é.
30
Oficina de criação Relendo uma obra de arte
Leitura
■ Observe atentamente as duas imagens.
Que curioso!
O pintor Edvard Munch nasceu na Noruega, em 1863. O grito é considerado sua obra mais importante, além de ser o marco do Expressionismo.
Vamos explorar a obra inicial e a releitura
1 Considerando a obra O grito, responda.
-
Quantas personagens estão presentes na cena?
Há três personagens.
Professor: se algum estudante não perceber os dois homens ao fundo, ajude-o a localizá-los.
-
As personagens estão em uma ponte. O elemento da cena que indica isso é o guarda-corpo (a barreira de proteção comum em pontes e viadutos). Professor: os estudantes também podem dizer que estão em uma rua, calçada ou viaduto, por exemplo; aceite outras respostas, desde que coerentes com a cena.
-
Que sensações a expressão facial da personagem principal da cena desperta em você?
Algo relacionado a medo, susto ou outra sensação condizente com a cena.
-
Você diria que essa cena poderia retratar um pesadelo? Por quê?
Sim; as linhas sinuosas e a indefinição do rosto do protagonista e dos demais elementos são indícios de um mundo onírico.
MANUAL DO PROFESSOR
Oficina de criação — Relendo uma obra de arte
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP08, EF15LP13, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04.
Componente da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Leitura
A tela O grito, de Edvard Munch, foi pintada em 1893 em têmpera e giz pastel sobre tela. Além da original, havia uma segunda versão que foi roubada em 2004. Há ainda uma terceira versão e uma quarta que pertencia a um colecionador particular, que a leiloou em 2012 por 120 milhões de dólares.
Vamos explorar a obra inicial e a releitura
Atividade 1
Compreensão de textos
Chame a atenção dos estudantes para os dois planos presentes na imagem: no primeiro plano, há pessoas em uma ponte; já no segundo plano, um céu em tons de laranja se mescla a um rio em tons de azul, com dois barquinhos ao fundo. Questione se acham que a obra pode ser considerada uma imitação fiel dos elementos da natureza e da realidade e ajude-os a concluir que se trata de uma interpretação do mundo real por meio das sensações e emoções do autor.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Antes ou depois da atividade 1, verifique se é possível exibir alguns gifs da obra, que demonstram a repercussão que ela ainda causa. Um exemplo é o Loop Scream GIF no link abaixo.
- Disponível em: https://oeds.link/MPGEZ7. Acesso em: 20 jul. 2021.
31
2 Agora, converse com os colegas e o professor sobre a outra imagem: uma releitura dessa obra muito famosa.
Releitura é uma criação que parte de uma obra inicial e recebe um tom pessoal, de acordo com o contexto, o objetivo e as possibilidades técnicas de quem a cria. Na página anterior, foi feita uma releitura de uma obra por meio da fotografia.
-
Observe a expressão facial da pessoa fotografada. Que sensações ela demonstra?
Assim como na obra inicial, demonstra sensação de medo, susto, mas há um leve tom de humor também. Professor: se achar necessário, peça aos estudantes que registrem as respostas no caderno.
-
Como o cenário foi composto? O que você identifica?
Na fotografia, é possível ver o chão representando a ponte; colheres de pau como o guarda-corpo; tecidos em tons de azul, laranja, bege e vermelho como o céu e o rio; e dois guarda-chuvas como as pessoas ao fundo da cena.
Vamos recriar a obra inicial
3 Faça a releitura da obra O grito.
- Cada estudante vai fazer sua releitura da obra. A produção não precisa ser idêntica à da obra, mas é importante que a obra sirva como referência.
- Se houver a possibilidade de uso de celular ou outro dispositivo fotográfico, combine um dia para fazer as fotografias.
- O professor vai ficar responsável pelas fotografias. Os estudantes podem formar uma fila, e todos terão a oportunidade de participar da releitura.
- Você também pode combinar de variar os cenários, mudando, por exemplo, os materiais e as cores, assim como as expressões faciais: podem fazer expressões alegres, pensativas, tristes etc.
- Dê um título à sua fotografia. Ele deve corresponder ao que você pretendeu passar com suas expressões.
Dica: Nesse dia, se possível, leve uma blusa ou camiseta escura. Pratique expressões faciais e corporais de medo, susto.
Apresentação, socialização e avaliação
4 Apresentem e divulguem os trabalhos.
- A apresentação dos trabalhos pode ser feita por meio do blog da escola (se houver), em uma exposição on-line.
- Escolham o nome da exposição.
- Divulguem para a comunidade escolar e os amigos.
- Com os colegas e o professor, faça uma roda de conversa para saber como foi o processo de criação e do que mais ou menos gostaram.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Antes da atividade 3, leia em voz alta a análise a seguir.
[...]
Na pintura existem três pessoas: uma em destaque com uma expressão de angústia e duas ao fundo de uma ponte. Também podemos ver o céu com cores quentes e um lago.
[...]
1. A personagem principal
As formas distorcidas e a expressão da personagem revelam a dor e as dificuldades na vida, resultando em um grito como manifestação das emoções.
Observa-se também que a fgura não tem traços de um homem nem de uma mulher, simbolizando qualquer pessoa.
2. O lago e os barcos
A cena apresenta um lago ao fundo, onde se vê o esboço de dois barcos. [...]
A água é pintada em tons claros que se misturam ao resto da paisagem, como se tudo fosse uma grande onda.
3. As figuras na ponte
As duas pessoas mostradas do lado esquerdo da tela têm formas retas e alongadas, como a própria ponte. [...]
4. O céu
O céu é mostrado com cores fortes em vermelho, laranja e amarelo. Esses tons contribuem para uma atmosfera aterrorizante, como se fosse sufocar a pessoa.
[...]
Disponível em: https://oeds.link/DixcMc. Acesso em: 17 jul. 2021. (Fragmento).
Atividade 2
Compreensão de textos
Explique à turma que O grito, obra do pintor Edvard Munch é um marco do Expressionismo, estilo artístico em que se valoriza a expressão das emoções diante de questões sociais (como guerras e conflitos) e do Universo.
Vamos recriar a obra inicial
Atividade 3
Peça aos estudantes que comparem a obra inicial com as releituras e pergunte em qual delas a expressão de medo foi mais bem retratada. Peça que justifiquem as respostas.
Apresentação, socialização e avaliação
Atividade 4
Se possível, fotografe algumas das releituras e submeta-as à apreciação da turma, isso dará oportunidade a eles de aprimorarem a sua produção. Se não for viável a publicação on-line, imprima as fotos, faça a exposição dos trabalhos na escola e convide a comunidade para visitá-la.
32
Para ler mais
Organize a turma em dois grupos para fazer um jogral. Cada um fará a leitura de algumas estrofes do poema que você determinará. Peça aos estudantes que marquem as estrofes do seu grupo. Esclareça o significado das palavras desconhecidas. Depois, peça que copiem um verso de uma palavra nova ou pouco usual ao estudante.
Antes de ler
Você vai ler um poema narrativo.
-
O título do texto a seguir traz o nome do famoso artista Picasso. O que pode haver em um poema a respeito de um artista?
Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Você vai fazer um jogral com um grupo. Treine a leitura de algumas estrofes.
- Converse com o professor sobre as palavras que desconhece e esclareça seu significado.
- Copie no caderno um verso que apresente uma palavra nova ou que você pouco usa e ilustre-o.
-
Picasso criou um movimento artístico mencionado no poema. Veja se você descobre qual é esse movimento.
O Cubismo.
Picasso
Picasso
Desde pequeno
Fazia troça
Com traços
Parece piada,
Mas dizem que é pura verdade
A primeira palavra que disse foi:
"Lápis"
E zapt!
Não parou mais
Desenhava as touradas da Espanha,
Cavalos, bonecas
Menino levado
Cresceu,
Foi pra Paris
Impressionado com a cidade,
Registrou tudo que viu
Mas um grande amigo partiu
E com ele as cores
Sobrou o azul
Quadros de dores
Logo conheceu uma moça
Na tela branca
A paixão vermelha
Corou de rosa sua paleta
Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista
Picasso embaralhou as formas
Brincou com as normas
Cubismo
Caquinhos
Pedaços
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP15, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP21, EF35LP23, EF35LP27, EF35LP31, EF05LP01.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler mais"
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
O objetivo das questões introdutórias é fazer com que os estudantes reflitam sobre o fato de que, em um poema, é possível abordar infinitos temas e assuntos de diferentes formas. Assim, lembre-os de que o poema pode também ser narrativo, isto é, podemos contar histórias por meio dele. A escolha do artista pelo gênero poema possibilita transmitir ao interlocutor, qualquer que seja o tema abordado, sua impressão sobre a realidade e causar-lhe comoção, já que esse gênero permite, mais que os demais, atingir os sentidos do receptor de modo sinestésico ao lidar com forma, som e conteúdo de maneira bastante articulada.
Organize a turma em grupos e defina quais estrofes cada um vai ler durante o jogral. Evidencie a importância em adequar o ritmo, as pausas, a prosódia e a pronúncia das palavras. Registre no quadro de giz as palavras desconhecidas e seus significados e peça que copiem no caderno. Repita o jogral algumas vezes para que possam aprimorar a leitura.
Atividade preparatória
Antes de iniciar a leitura do texto com os estudantes, explore o quadro Criança com flor, em que Picasso mistura dois rostos em um só. Espera-se que percebam, com essa observação, que Picasso não era um pintor convencional e que, como Portinari, tinha um modo pessoal e especial de pintar. Incentive-os a tecer comparações entre os dois artistas a esse respeito.
33
Na época
Foi aquele estardalhaço
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços
Fez tudo diferente
Arte não é fotografia
Que registra o modelo real
Tal e qual
Na tela
A imagem que fica
É Picasso e
Não tem igual
Adriana Abujamra Aith. Em: Nova Escola, 1o ago. 2004. Disponível em: https://oeds.link/bwZdLL. Acesso em: 27 abr. 2021.
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Leia as palavras do quadro a seguir três vezes, com rapidez e sem tropeços.
traço | braço | moça | estardalhaço | troça | pedaço |
-
Observe a última sílaba de cada palavra e responda: o que as palavras do quadro têm em comum?
A sílaba final das palavras tem cedilha.
-
Escreva três palavras que poderiam estar no quadro.
Espera-se que os estudantes escrevam palavras em que a última sílaba tenha cedilha, como: peça, aço, preguiça, palhaço.
-
Quais palavras do quadro são escritas com as mesmas letras?
Troça e traço.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
Atividade complementar
Compreensão de textos
Depois da leitura do poema narrativo, compartilhe com os estudantes as curiosidades sobre Pablo Picasso apresentadas a seguir.
[...]
2. Seu nome tinha 23 palavras — Seu nome completo era enorme: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Mártir Patricio Clito Ruíz y Picasso. [...]
3. Sua primeira palavra foi lápis — Ao invés de dizer papai ou mamãe como primeira palavra, Picasso disse 'piz', que é a abreviação de lápis.
4. Fez sua primeira pintura aos nove anos — Sua primeira pintura, "O Picador", foi concluída quando ele tinha apenas nove anos. [...]
[...]
6. Todo tipo de arte — Picasso foi pintor, escultor, ceramista, poeta, dramaturgo e cenógrafo. [...]
8. Inventou a colagem — Picasso inventou a colagem como a conhecemos atualmente junto com Georges Braque, cofundador do cubismo. [...]
9. Recordista mundial — Ao longo de sua carreira de 75 anos, Picasso produziu 13.500 pinturas e desenhos, 100.000 impressões e gravuras, 34.000 ilustrações de livros, 300 esculturas e cerâmicas, e 300 poemas. [...]
Disponível em: https://oeds.link/BszUpU. Acesso em: 21 jul. 2021. (Fragmento).
Consideração sobre dificuldade
Compreensão de textos
Caso os estudantes demonstrem dificuldade de perceber as semelhanças e as diferenças entre o texto que leram no início da unidade sobre a vida de Portinari e o poema que leram agora sobre a vida de Picasso, leve-os a reconhecer o conteúdo semelhante, ou seja, o que o primeiro texto traz em prosa, o outro também traz em versos distribuídos em estrofes. Esclareça que a vida de alguém pode ser contada de várias maneiras: na forma oral, cantada em versos, em um diário, entre outras.
34
2 Faça a leitura das frases a seguir sem pausas.
- Picasso foi um pintor.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha e tornou-se um grande artista.
- Picasso foi um pintor que nasceu na Espanha e tornou-se um grande artista reconhecido mundialmente.
Compreender o texto
3 Localize no poema e complete.
-
O nome da cidade para onde Picasso foi depois que cresceu:
Paris.
-
O que o artista desenhava quando criança:
Touradas da Espanha, cavalos e bonecas.
4 A seguir, há alguns acontecimentos da vida de Picasso.
Se possível, converse com os estudantes sobre as informações da vida de Picasso. Depois, oriente-os a associar cada acontecimento à respectiva estrofe do poema.
-
Converse com seu professor sobre isso.
Resposta pessoal.
-
Depois, numere os acontecimentos da vida desse pintor em ordem cronológica e indique as estrofes correspondentes.
- 3 Em 1904, apaixonou-se por Fernande Olivier. 6a estrofe.
- 2 Em 1901, seu melhor amigo morreu, e Picasso passou a pintar telas somente em tons de azul e com pessoas tristes. 5a estrofe.
- 4 Em 1907, inventou o Cubismo, com Georges Braque, e passou a fazer figuras humanas usando formas geométricas. Da 7a à 9a estrofes.
- 1 Visitou Paris, em outubro de 1900. 4a estrofe.
5 Relembre o texto sobre Portinari que você leu na seção "Para ler".
-
O que há em comum entre ele e o texto Picasso?
Ambos abordam a vida de pintores.
-
Qual é a principal diferença na forma como os textos foram escritos?
Enquanto Portinari foi escrito em prosa, Picasso foi escrito em versos.
O poema narrativo registra a biografia de alguém. Nele, acontecimentos da vida do biografado são relatados em versos e estrofes, podendo apresentar rimas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Fluência em leitura oral
A atividade tem por objetivo treinar velocidade e precisão na leitura. Peça aos estudantes que inspirem naturalmente antes de começar a leitura. Oriente a turma a ler cada frase até o final, sem pausas e sem modificar a voz.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP03, EF35LP04, EF15LP03.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 3 nível 1
Atividade 4 nível 3
Atividade 5 nível 2
Atividade 6 nível 3
Atividade 7 nível 3
Atividade 8 nível 4
A respeito da avaliação da leitura, leia um trecho do artigo de Marilene Francisca da Silva.
Morais (2013) afrma que, ao avaliar a leitura, o professor deve tomar nota dos aspectos relativos à decodificação que o aluno ainda não domina, com a intenção de apontar a eles em outra ocasião. Além disso, o autor recomenda solicitar que o aluno leia textos em voz alta [...] com o propósito de fazê-lo treinar a fluência da leitura. O autor recomenda que as palavras sejam lidas corretamente não apenas em termos de sua pronúncia intrínseca, mas também [...] segundo o ritmo e a entonação (prosódia) apropriados.
Disponível em: https://oeds.link/XRZITw. Acesso em: 21 jul. 2021. (Fragmento).
35
■ Leia o texto a seguir e responda às atividades 6 a 8.
6 O texto a seguir traz informações sobre o movimento artístico surgido no início do século XX denominado Cubismo.
Surgiu em 1907 e foi uma forma revolucionária de pintar, que ficou famosa com a obra de Picasso e durou até o início dos anos 1920. Os temas eram como que fragmentados e pintados de diferentes ângulos.
Dorling Kindersley. Arte para crianças. Trad. Maria Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolhinha, 2016. (Fragmento).
-
Circule no texto acima a palavra que se relaciona com estes versos do poema narrativo Picasso: "Mosaicos / Caquinhos / Pedaços".
Circule: fragmentados.
O objetivo das questões 6 a 8 é ampliar o tema do poema das páginas 32-33, com informações sobre o Cubismo e leituras de outras obras de arte, propiciando aos estudantes um momento de apreciação.
7 Considerando o texto que você acabou de ler, qual das imagens a seguir é uma pintura cubista? Justifique sua resposta.
Músicos com máscaras é uma pintura cubista. Suas figuras parecem fragmentadas.
8 Você concorda com a afirmação feita no poema Picasso de que a fase cubista foi a mais engraçada? Comente.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6 nível 3
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Solicite aos estudantes que expliquem oralmente como fizeram para identificar a palavra e por que mosaicos, caquinhos e pedaços relacionam-se a ela. Elabore com eles uma definição para a palavra fragmentos e sugira que criem algumas frases com ela, garantindo seu sentido.
Atividade 7 nível 3
Compreensão de textos
Músicos com máscaras, de Picasso, é uma obra cubista: as imagens não são representações fiéis da realidade, mas são formadas com a junção de figuras geométricas.
Se houver oportunidade, explique que Marguerite Gachet em seu jardim é uma obra impressionista, do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890).
Atividade 8 nível 4
Compreensão de textos
Oriente os estudantes a expor sua opinião pessoal considerando o que foi analisado na obra de Picasso e as informações obtidas sobre sua fase cubista. Promova a socialização de respostas para que possam confrontar as ideias e verificar as diferentes opiniões da turma.
36
Ampliar o vocabulário
9 Na primeira estrofe, qual é o sentido de "fazia troça com traços"?
A expressão indica a irreverência do artista, que fazia brincadeiras em suas obras.
10 Na terceira estrofe do poema, qual é o sentido da onomatopeia zapt?
Resposta possível: zapt pode representar a rapidez com que o menino pega o lápis e começa a desenhar.
Onomatopeia é um recurso de linguagem que procura imitar os sons por meio das palavras. Miau, au-au, tchibum e zunzum também são exemplos de onomatopeias.
11 Releia mais esta estrofe.
"Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista
Picasso embaralhou as formas B
rincou com as normas"
-
Assinale a frase abaixo que tem o mesmo sentido do verso "Picasso embaralhou as formas".
- Picasso gostava das formas do baralho.
- X Picasso misturava as formas.
-
Agora, assinale a frase que tem o mesmo sentido do verso "Brincou com as normas".
- X Picasso desobedeceu às regras.
- Picasso também gostava de brincar.
12 Procure no poema narrativo uma palavra que tenha o mesmo significado destas expressões e copie-a.
Discussão acirrada, confusão.
Estardalhaço.
Pedaços quebrados de louça, barro, ladrilho, telha, vidro, mármore etc.
Caquinhos.
Para ler em casa
Leia o poema Picasso com uma pessoa de sua convivência familiar. Vocês podem ler o poema todo juntos ou dividir a leitura em versos e estrofes. Desafie essa pessoa a memorizar partes do poema também!
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP04, EF35LP05, EF35LP23.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividades 9 e 10
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Comente com os estudantes que as figuras de linguagem são recursos estilísticos que alteram o sentido literal da palavra, permitindo ao escritor expressar com mais propriedade seus sentimentos e suas impressões.
As figuras de linguagem podem ocorrer no nível das palavras (figuras de palavras, como comparação, metáfora, metonímia etc.), no nível do significado (figuras de pensamento, como ironia, personificação, hipérbole etc.), no nível dos sons (figuras sonoras, como aliteração, onomatopeia etc.) ou no nível das estruturas sintáticas (figuras sintáticas ou de construção, como elipse, pleonasmo, anáfora etc.).
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Para ampliar a atividade 12, encaminhe a seguinte proposta aos estudantes.
- Organize-os em duplas e solicite que escolham duas palavras do poema narrativo.
- Peça às duplas que elaborem as definições para as palavras escolhidas e registrem-nas no caderno ou em uma folha avulsa.
- Junte duas duplas e peça que leiam as definições elaboradas. Cada dupla deverá desafiar a outra a descobrir a palavra escolhida.
Para ler em casa
Incentive a turma a ler o poema com os pais ou responsáveis e a conversar sobre ele. A proposta remete a práticas de Literacia Familiar. Se entendemos como literacia o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados à leitura e à escrita, entendemos também que não se trata de uma modalidade exclusiva do ambiente escolar.
A leitura partilhada entre a criança e seus familiares (ou as pessoas com quem mora) e feita em voz alta pelo adulto desenvolve na criança o prazer de ler, amplia o vocabulário, desperta a imaginação e complementa os estudos escolares.
37
Estudo da língua
Polissemia
1 Releia esta estrofe do poema narrativo Picasso.
"Na época
Foi aquele estardalhaço
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços
Fez tudo diferente"
- Sublinhe acima os versos que exemplificam o modo diferente de Picasso pintar. "Desenhou perfil de frente / Pôs bumbum no lugar dos braços".
-
Assinale a frase em que a palavra perfil foi utilizada com o mesmo sentido que no poema narrativo.
- O perfil de minha cantora favorita foi publicado hoje na internet.
- X Eu adoro quando tiram foto minha de perfil!
- Meu pai vive alterando o perfil dele nas redes sociais.
- Não sei se tenho perfil para ser representante de classe.
- Observe alguns significados que um dicionário registrou para a palavra perfil.
- Contorno do rosto visto de lado
- O delineamento de um objeto ou de uma figura visto de um dos lados: o perfil de um edifício
- Descrição ou informação acerca das características de alguém: A polícia já tem o perfil do assassino
- As próprias características de alguém (esp. as profissionais) ou de alguma coisa: Ela não se encaixa no perfil da nossa empresa; ele não possui um perfil de gerente
- Arq. Desenho que representa um edifício cortado perpendicularmente, desde a parte superior até a base
- Mil. O ato de perfilar as tropas
Aulete Digital. Disponível em: https://oeds.link/f8R3XJ. Acesso em: 29 abr. 2021. (Fragmento).
-
Com qual dos sentidos apresentados no verbete de dicionário a palavra perfil foi utilizada no poema narrativo? Sublinhe-o no trecho acima.
"Contorno do rosto visto de lado".
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Polissemia
Habilidades da BNCC na seção
EF05LP02, EF05LP10, EF05LP22, EF15LP14.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade preparatória
Vocabulário
Desenvolvimento de vocabulário
Antes da atividade 1, como forma de preparar a turma para o estudo das palavras polissêmicas, organize-a em grupos e proponha um jogo. Sorteie para cada grupo uma palavra para que, um integrante de cada vez, possa representá-la por meio de mímica, de modo a indicar todos os sentidos dela. Exemplos de palavras: pena (pluma, dó, castigo ou tipo de caneta); dó (nota musical, compaixão); cabeça (líder, parte do corpo humano); letra (grafemas do alfabeto, música, caligrafia).
Atividade 1
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Aproveite para explorar as informações que o dicionário oferece, chamando a atenção dos estudantes para as abreviaturas "Arq." e "Mil.", nos significados 5 e 6, respectivamente. Pergunte-lhes qual poderia ser o significado de ambas ("Arquitetura" e "Militar"). Se possível, faça a consulta ao site do Dicionário Aulete e explore outros verbetes (disponível em: https://oeds.link/nUNSpk, acesso em: 15 abr. 2021). Outra opção é consultar um dicionário impresso e conhecer mais abreviaturas. Há algumas destas listas disponíveis na internet, como a do próprio Dicionário Eletrônico Aurélio.
- Dicionário Eletrônico Aurélio. Disponível em https://oeds.link/td9VI4. Acesso em: 21 jul. 2021.
38
-
Por que a forma como Picasso desenhou um perfil causou estardalhaço?
Porque ele desenhou um perfil, que é o contorno do rosto visto de lado, de uma forma diferente: de frente, algo inusitado para as convenções artísticas da época.
De acordo com a situação em que é usada, uma mesma palavra pode ter sentidos diferentes. Assim, polissemia é o conjunto de significados que uma mesma palavra pode apresentar.
2 Associe o sentido da palavra pilha em cada frase a seu significado.
A Preciso comprar uma pilha para o relógio.
B Minha irmã está uma pilha de nervos.
C O pedreiro fez uma pilha com os tijolos.
C Porção de objetos dispostos uns sobre os outros; monte.
A Sistema que transforma energia química em energia elétrica.
B Pessoa nervosa, agitada, elétrica.
3 Leia esta tirinha de Frank e Ernest.
FRANK & ERNEST, BOB THAVES © 2012 THAVES/DIST. BY ANDREWS MCMEEL SYNDICATION
-
O que costuma indicar a expressão "montado no dinheiro"?
Costuma indicar que a pessoa é muito rica.
-
Na frase "Ela está montada no cavalo", qual é o sentido do verbo montar?
Tem o sentido de estar sobre o cavalo, em cima dele.
-
Que palavra do texto apresenta polissemia?
Montado.
-
Explique como a polissemia gera o humor na tirinha.
Espera-se que os estudantes respondam que é como se Joe, ao morar em um apartamento em cima do banco, onde se guarda dinheiro, estivesse montado sobre ele. O humor é gerado pelo fato de a personagem misturar diferentes sentidos do verbo montar.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Problematize com a turma os diferentes sentidos da palavra pilha apresentados nas frases. Convide os estudantes a darem outros exemplos de uso dessa palavra com os diferentes significados analisados.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Depois da atividade 3, entregue folhas em branco aos estudantes para que elaborem desenhos que representem os diferentes significados de uma mesma palavra e monte com a turma um painel ilustrado de palavras polissêmicas. Sugestões de palavras: banco, letra, vela, gato, manga, braço, dama, estrela.
Consideração sobre dificuldade
É importante diferenciar polissemia de homonímia. Os vocábulos homônimos não pertencem ao mesmo campo semântico, ou seja, têm escrita e/ou pronúncia semelhantes, mas significados e origens distintos. É o caso, por exemplo, de cedo (advérbio) e cedo (presente do indicativo do verbo ceder); de lima (fruto da limeira) e lima (ferramenta de limar).
Segundo José Carlos de Azeredo, na Gramática Houaiss da Língua Portuguesa, a principal causa da polissemia são as transferências de sentido operadas pela metáfora e pela metonímia. A homonímia tende a ser explicada pela evolução histórica de étimos diferentes.
Não é necessário entrar nessa discussão com os estudantes, mas é importante que você a tenha em mente caso surja algum comentário ou dúvida relacionados ao tema.
39
Produção oral
Declamação de poema
Nesta unidade você leu um poema narrativo. Agora, vai ler outros poemas e selecionar um para declamar para os colegas.
Declamar um poema é recitá-lo em voz alta, fazendo uso de postura e expressões que prendam a atenção do espectador ou até o emocionem.
Preparação
1 Declamar o poema narrativo Picasso das páginas 32 e 33.
- Forme dupla com um colega, ouvindo a declamação que o professor fará do poema narrativo Picasso.
- Ouça a declamação que o colega fará.
- Apresente ao colega dicas e sugestões para tornar a declamação dele melhor.
- Declame o poema para o colega e fique atento às observações que ele fará sobre sua declamação.
2 Assistir a declamações de poemas.
- Busque na internet declamações de alguns poemas.
-
Converse com os colegas a respeito do que acharam da declamação:
- A pessoa parece falar de maneira semelhante à sua fala cotidiana?
- O que há de diferente na voz e nos gestos da pessoa durante uma declamação?
- Como é o olhar da pessoa que declama?
Planejamento
3 Selecionar o poema.
- Seguindo as orientações do professor, selecione livros de poemas na biblioteca da escola ou do bairro ou pesquise poemas em casa, em livros ou na internet.
- Escolha um dos poemas pesquisados para declamar, de preferência aquele de que mais tenha gostado.
- Copie-o em uma folha (ou o imprima) e compartilhe com a turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Declamação de poema
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP09, EF15LP12, EF15LP13, EF15LP15, EF35LP01, EF35LP02, EF35LP10, EF35LP21, EF35LP23, EF35LP27, EF35LP28, EF05LP04.
Componente da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Atividade preparatória
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Se considerar pertinente, comente com os estudantes que situações sociais em que poemas são declamados têm-se tornado cada vez mais presentes na vida cultural de muitas cidades. Festivais de poesia, saraus e slams têm contribuído para a democratização do acesso a esse gênero. Verifique se há eventos desse tipo próximos da escola e comente com os estudantes. Também é possível fazer essa pesquisa na internet.
A declamação de poemas possibilita uma experiência completamente diferente da obtida com a leitura silenciosa, tanto para o leitor/ouvinte quanto para quem declama o poema. Sonoridade, gestos e expressões, aliados ao texto verbal, compõem uma mensagem rica em significados.
Iniciar por um poema conhecido dos estudantes é importante na medida em que eles já dominam sua compreensão. Assim, podem ficar atentos a outros aspectos quando o ouvirem e concentrar-se em como declamar, uma vez que já conhecem o texto.
Sobre a importância da atuação do professor como modelo de leitura, leia a seguir um trecho do texto publicado pelo Instituto Alfa e Beto.
O professor deve ler, mostrando ao aluno a entonação, o ritmo e a fluência corretos. O professor deve explicar o que está fazendo, para o aluno prestar atenção na forma da leitura. O aluno lê em seguida e o professor identifica as palavras ou trechos em que houve dificuldade e dá o feedback, modelando a forma correta de fazer. Para cada tipo de dificuldade do aluno o professor deve realizar intervenções que o ajudarão a melhorar aos poucos. [...]
Disponível em: https://oeds.link/jElXdA. Acesso em: 27 jun. 2021. (Fragmento).
40
4 Ensaiar.
- Leia o poema várias vezes, até que consiga decorá-lo.
- Declame diante do espelho. Assim você vai se sentir mais preparado para o dia da apresentação na sala de aula.
- Dê atenção ao ritmo do poema: observe quais sílabas merecem entonação mais forte e empregue as pausas e as pontuações adequadamente.
- Ouça as dicas do professor para aprimorar o ensaio.
Apresentação
5 Declamar o poema para os colegas.
- No dia combinado com o professor, declame o poema para os colegas conforme ensaiou.
- Diga o nome do poema e de seu autor antes de iniciar a declamação.
-
Mantenha em uma das mãos o texto escrito, para o caso de precisar consultá-lo se você esquecer alguma parte.
Importante! A entonação e as expressões corporais e faciais são fundamentais durante a apresentação.
- Assista à declamação dos colegas com respeito e atenção.
Avaliação
6 Avaliar a declamação com os colegas e o professor considerando as questões a seguir.
Avaliação da declamação | Sim | Não |
---|---|---|
Você ensaiou bastante e se sentiu seguro durante a declamação? | ||
A postura corporal estava adequada? | ||
O tom de voz foi apropriado? | ||
Houve expressão das sensações e dos sentimentos em relação ao tema do poema declamado? Respostas pessoais. |
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento
Atividade 4
Fluência em leitura oral
Para garantir a qualidade das declamações, oriente a realização dos ensaios e ajude os estudantes a treinar a leitura dos poemas. Destaque a importância de pronunciar as palavras corretamente, ler com bom volume de voz, entonação e velocidade adequadas. Utilize os itens da tabela de avaliação da declamação como parâmetro para auxiliá-los na análise do próprio desempenho durante os treinos de leitura.
Caso seja viável, sugira-lhes e ajude-os a gravar os ensaios (em vídeo ou em áudio), assistir/escutar as declamações, identificando problemas e escolhendo estratégias para que a apresentação fique cada vez melhor.
Apresentação
Atividade 5
Fluência em leitura oral
Verifique a possibilidade de gravar as apresentações e divulgá-las através de redes sociais ou postá-las em um site ou blog. Nesse caso, faça a proposta à turma e verifique se todos sentem-se à vontade para publicar seus trabalhos.
Avaliação
Atividade 6
Oriente os estudantes a preencherem a tabela de avaliação. Esse recurso pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem.
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EF35LP05.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
As atividades da seção "Conhecer mais palavras" devem ser realizadas no caderno. Sugerimos que os estudantes reservem uma parte do caderno para copiarem as palavras novas e seus significados. A seção é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Se oportuno, monte com a turma um painel com as ilustrações em um local com boa circulação de pessoas.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
No item a, relacione no quadro de giz todos os antônimos encontrados pela turma e peça aos estudantes que completem a atividade com as palavras indicadas pelos colegas.
Atividade 5
Desenvolvimento de vocabulário
No item a, futebol é a palavra intrusa por ser a que não tem relação com o campo da arte.
No item b, televisor é a palavra intrusa porque não é uma profissão.
41
Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 Faça uma ilustração que remeta às palavras a seguir, retiradas de uma estrofe do poema Picasso.
Espera-se que os estudantes compreendam que as palavras da estrofe giram em torno do Cubismo. A proposta é que eles desenhem partes, fragmentos de algum objeto.
- Cubismo
- Mosaicos
- Caquinhos
- Pedaços
2 Candido Portinari nasceu no Brasil e Pablo Picasso nasceu na Espanha.
Resposta pessoal.
-
Copie a tabela no caderno e escreva mais cinco nomes de países.
China Benin México Austrália Espanha Chile Guatemala Itália Equador Uganda Ucrânia Suécia Gâmbia Tailândia Venezuela - Leia todos os nomes em voz alta várias vezes.
3 Explique o que as onomatopeias a seguir costumam representar e elabore uma frase para cada uma delas.
-
Plaft
Queda.
-
Toc-Toc
Batida na porta.
-
Nhac
Mordida.
-
Tic-Tac
Som do relógio.
4 Releia o trecho a seguir, do texto Sementes de sol, de Carlos Queiroz Telles.
"Naquela época eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol... e criar versos."
-
Escreva o antônimo das palavras do quadro.
-
Doente, excluir, separar, nada, odiar.
- saudável
- incluir
- misturar
- tudo
- amar
-
-
Reescreva a frase usando uma expressão que substitua a expressão naquela época, mantendo seu significado.
Sugestão: Naquele tempo.
-
Passe a palavra garoto para o feminino.
Garota.
-
O que significa a expressão fome de vida?
Sugestão: Vontade de viver, ânimo.
5 Encontre a palavra intrusa de cada quadro, considerando o significado das palavras.
pintura
música
teatro
futebol Futebol.
dança
apresentador
televisor Televisor.
sonoplasta
redator
pesquisador
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário do estudante", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados.
Conclusão da unidade
UNIDADE 1
Arte
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- conhecer e apreciar algumas obras de arte e suas releituras, refletindo sobre a criação artística e a arte;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como o relato biográfico e o poema narrativo;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como monossilábos tônicos);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como a polissemia);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como declamação de poema) e escritas (como relato autobiográfico), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.