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UNIDADE 2 Pequenos animais
Tatu-bolinha, aranha, abelha, besouro, mosquito e formiga são animais que encontramos na mata, em jardins e até dentro de casa. Que outros animais como esses você conhece? Você sabe qual é a importância deles para o meio ambiente?
Todos os animais têm uma função na natureza. As abelhas, por exemplo, pousam de flor em flor recolhendo o pólen e o néctar para se alimentar. E assim levam o pólen das flores para outras flores, fazendo com que elas se reproduzam e gerem sementes e frutos.
-
O que a abelha desta página está fazendo?
A abelha está coletando o pólen e o néctar da flor.
-
Você sabia que as abelhas correm o risco de extinção?
Resposta pessoal.
-
Em sua opinião, o que pode acontecer com o mundo se as abelhas ou outros insetos como ela forem extintos?
Resposta pessoal
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade
UNIDADE 2
Pequenos animais
Objetivos da unidade
- Conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a piada e a narrativa ficcional.
- Realizar avanços em relação à fluência leitura, com velocidade e precisão no reconhecimento de palavras.
- Desenvolver o interesse sobre as palavras, seus significados e aplicações, ampliando o vocabulário e fazendo escolhas sobre a utilização em diferentes contextos.
- Desenvolver a aquisição de vocabulário receptivo e expressivo, e exercitar a pronúncia adequada das palavras, com velocidade e prosódia.
- Desenvolver os seguintes processos de compreensão textual: localizar informações explícitas; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informações; analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
- Participar de roda de piadas.
- Produzir cartum.
- Produzir narrativa ficcional.
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita.
- Identificar e utilizar os recursos linguísticos aprendidos ao escrever um texto.
- Desenvolver atividades que contribuam para a consolidação progressiva da ortografia.
- Aprender algumas regras de acentuação de palavras paroxítonas.
- Conhecer algumas regras de uso da vírgula, do ponto e vírgula, dos dois-pontos e dos parênteses.
- Realizar leitura em casa de textos trabalhados na unidade, desenvolvendo a Literacia Familiar.
Nesta unidade, os estudantes vão refletir sobre a importância dos insetos na natureza e conhecer algumas características desses animais. Também vão ler e contar piadas e conhecer uma narrativa ficcional de Clarice Lispector, significativa autora da literatura brasileira, além de ter a oportunidade de serem autores de uma história de ficção.
Todas as habilidades da BNCC contempladas nesta unidade encontram-se nas páginas MP009 a MP015 deste Manual do Professor.
As indicações, a seguir, referem-se aos Componentes da PNA contemplados nesta unidade:
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Produção de escrita
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Desafio
1. Você sabe identificar um inseto?
A imagem da p. 42 é uma representação de uma abelha coletando pólen; não está em proporção real.
Os insetos, em geral, têm a seguinte estrutura física: corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen), três pares de patas articuladas e duas antenas.
Observe as imagens dos cinco animais abaixo e circule apenas os insetos.
Os estudantes devem circular a mosca, a libélula e a joaninha.
2. Que tal se divertir fazendo um cartum?
Os animais não estão em proporção real, mas em uma representação.
Cartum é um desenho que usa o humor para criticar e satirizar o comportamento das pessoas em situações do dia a dia.
Descubra por que o sapo, ilustrado por Moisés, está irritado.
Depois, é sua vez de fazer um cartum com um inseto como personagem.
Peça aos estudantes que observem o cartum e depois proponha uma leitura coletiva dele. Oriente-os na produção do cartum: do planejamento à elaboração.
MANUAL DO PROFESSOR
Abertura
Habilidades da BNCC na abertura
EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP18, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP07, EF05LP10, EF05LP11.
No boxe de questões orais da abertura, comente com os estudantes que a abelha está coletando pólen e néctar da flor. Explique que esse pólen será levado para a colmeia para ser transformado em alimento. Nesse processo, ele acaba "grudando" na abelha e é transportado para outras flores, ocasionando a reprodução das plantas.
Em cerca de 80% das plantas com flores, alguns animais são responsáveis pela polinização. O animal polinizador mais eficiente é a abelha; sem ela, perderíamos grande parte dos alimentos que consumimos, o que poderia comprometer nossa alimentação e nossa sobrevivência.
Incentive os estudantes a falar sobre os animais apresentados na atividade 1 do "Desafio": quais conhecem, quais já viram nos lugares que frequentam, o que acham deles. Aproveite para alertá-los para os cuidados que devemos ter com alguns deles.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Produção de escrita
Após explorar a imagem da abertura e do "Desafio", peça aos estudantes que pesquisem em livros ou em sites e elaborem um cartaz que retrate o processo de polinização. Oriente a pesquisa, perguntando:
- O que é polinização? (É o transporte do grão de pólen de uma flor para outra.)
- Quais insetos são considerados agentes polinizadores? (Sugestão: vespas, abelhas e borboletas.)
- Qual é a importância da polinização? (Ela permite a reprodução das plantas e, portanto, a perpetuação da espécie. Em termos agrícolas, a polinização adequada aumenta a qualidade dos frutos, contribuindo para seu amadurecimento uniforme; previne malformações; melhora o teor de óleos extraídos das sementes e encurta o ciclo de muitas culturas.)
Antes de dar início à leitura do boxe inicial de abertura, explique à turma que, na natureza, todos os seres vivos e elementos não vivos (água, ar e solo) são interdependentes, ou seja, precisam uns dos outros.
Como é bem provável que quase nenhum estudante tenha o costume de se alimentar de insetos — um hábito pouco difundido no Brasil —, aproveite a oportunidade para comentar que eles são muito apreciados em algumas culturas e, então, refletir com a turma sobre a importância de respeitar a diversidade cultural.
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Para ler
Antes de ler
Você vai ler algumas piadas.
- Você costuma ler e ouvir piadas? E de contar piadas, você gosta?
-
Por que as piadas nos fazem rir?
Respostas pessoais.
Durante a leitura
- Leia silenciosamente as piadas a seguir. Tente imaginar como seriam os diálogos entre as personagens, como elas se expressariam e quais gestos fariam.
-
Se houver palavras que você considera difíceis de serem lidas, circule-as para treiná-las mais em sua leitura.
Se os estudantes circularem algumas palavras nos textos, solicite que voltem a elas e releiam-nas até conseguirem fazê-lo sem dificuldades.
- Qual das piadas você considera mais engraçada? Por quê?
Duas pulgas conversando:
— Se ganhasse na loteria, o que você faria?
— Ah... Eu compraria um cachorro só pra mim!
Depois do primeiro voo da mosquinha, a mãe pergunta:
— Então, minha filha, como foi seu primeiro voo?
- Ótimo, mãe! Por onde eu passei, todos aplaudiram — responde a mosquinha.
Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas.
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?
— Não. Tenho que entregar o apartamento que eu alugava e o contrato diz que devo deixá-lo como o recebi.
365 piadas incríveis. Barueri: Ciranda Cultural, 2018. p. 16, 22, 25.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP10, EF05LP22.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Boxe inicial de "Para ler"
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Antes de passar para as questões orais deste boxe, aponte para os estudantes as principais características do gênero piada:
- Texto curto de enredo simples, com narração no tempo presente ou passado. Comente que o início do texto é direto, não havendo a preparação do ouvinte/leitor para o que será contado/lido. Porém, a estrutura narrativa apresenta a contextualização do lugar ou da situação.
- Textos populares, de autoria desconhecida.
- Predomínio de linguagem simples e coloquial. Explique que alguns textos exploram as variedades linguísticas para a construção do humor, o que algumas vezes ocorre de forma preconceituosa.
- Aborda assuntos cotidianos (muitas vezes, polêmicos e/ou preconceituosos).
- Predomínio do discurso direto.
- Faz uso de recursos como ambiguidade, sarcasmo e ironia.
- Pode ser transmitido por meio da linguagem oral ou escrita.
- Circula em jornais, revistas e ambientes informais, em que há proximidade entre os participantes.
Converse com a turma sobre a imagem que algumas piadas trazem de assuntos preconceituosos ou estereotipados. Além dos preconceitos, as piadas podem apresentar inversões de valores como: casamento por interesse, ações inescrupulosas no comércio ou na relação entre patrão e empregado, entre outras.
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Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Com dois colegas, faça uma leitura em voz alta das piadas.
- A cada leitura, revezem-se nos papéis de narrador e de personagens, recorrendo a gestos e expressões faciais.
Compreender o texto
2 Na primeira piada, por que a pulga deseja comprar um cachorro?
Porque as pulgas se alimentam do sangue dos cachorros e, se a pulga comprasse um cachorro só para ela, não ficaria sem alimento.
3 Na segunda piada, por que a mosquinha disse que todos aplaudiram seu voo? Isso realmente aconteceu?
Porque, quando a mosca voava perto das pessoas, elas batiam as palmas das mãos. Mas não estavam aplaudindo seu voo, e sim tentando matá-la.
4 Sobre a terceira piada, responda.
-
O que foi dito no contrato de aluguel do apartamento?
Foi dito que, na entrega, o apartamento deveria estar como foi recebido.
-
Por que aquele senhor comprou moscas, formigas, baratas e aranhas?
Para colocar no apartamento que ele ia devolver.
-
Considerando a resposta do senhor, como estava o apartamento quando foi alugado?
Sujo e cheio de moscas, formigas, baratas e aranhas.
5 Assinale o que há em comum nas três piadas lidas.
- Elas são longas.
- X Não há identificação do autor.
- X Têm o objetivo de provocar riso.
- X Falam de situações do dia a dia.
- X Apresentam conversas entre personagens.
- X São escritas em linguagem simples.
- Possuem título.
- X Surpreendem o leitor no final.
A piada, conhecida também como anedota, é um texto humorístico, cujo objetivo é fazer rir. Pode ser oral, escrita ou gráfica. O texto popular e simples aborda situações cotidianas. Em geral, conta uma pequena história, apresentando enredo, personagens, tempo e espaço. O final é sempre engraçado por ser surpreendente.
MANUAL DO PROFESSOR
■ Para estudar o texto
Praticar a fluência
Componente da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Atividade 1
Fluência em leitura oral
A leitura em voz alta com os colegas, revezando as falas, ajuda o estudante a prestar mais atenção em como está lendo. Deixe que leiam as piadas duas ou três vezes, automatizando o reconhecimento das palavras, deixando-a mais fluida e prosódica.
Compreender o texto
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF05LP10.
Componente da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 2 nível 4
Atividade 3 nível 4
Atividade 4 níveis 3 e 4
Atividade 5 nível 4
Atividade 6 nível 4
Atividades 2 e 3 nível 4
Compreensão de textos
O final das piadas quebra a expectativa do leitor, criando o humor. É importante que os estudantes percebam o elemento surpresa geralmente presente em uma piada e o compreendam, considerando além do que está explícito no texto.
Comente com os estudantes o que provoca o humor nessas piadas: a primeira piada, o ideal de consumo de uma pulga (ter um cachorro só para ela), porque conhecemos os ideais de consumo dos seres humanos, e não os de uma pulga. Na segunda piada, a ingenuidade da mosquinha em achar que todos a aplaudiram, quando, na verdade, queriam matá-la. Na terceira piada, a forma como o senhor interpretou o contrato de aluguel, pois o documento falava sobre a estrutura do apartamento, e não sobre a limpeza dele.
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6 Assinale a situação mais adequada para contar e ouvir piadas.
X Em uma festa com os amigos.
Durante a apresentação de um telejornal.
Ampliar o vocabulário
7 Leia o verbete de dicionário com a definição da palavra aracnídeo.
a.rac.ní.de:o [Tax. Arachnida.] adj. sm. Zool. Diz-se de, ou espécime dos aracnídeos, classe de artrópodes terrestres com 8 patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. São os escorpiões, as aranhas e os ácaros.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. (Fragmento).
-
Agora, releia a última piada. Considerando as informações trazidas pelo verbete, explique por que o cliente não poderia comprar aranhas na loja de insetos.
Porque as aranhas não pertencem à classe dos insetos. Elas são aracnídeos.
8 Se o dono da loja tivesse dito ao cliente que não havia aranhas na loja porque elas não são insetos, o texto teria o mesmo efeito de humor?
Espera-se que os estudantes respondam negativamente, pois uma explicação como essa tiraria o foco da situação expressa na piada e desviaria a atenção do ouvinte/leitor.
Para ler em casa
Na "Produção oral", você vai participar, com a turma, de uma roda de piadas. Que tal, antes, fazer uma roda de piadas com as pessoas que moram com você?
Leia para elas as piadas que você conheceu, procurando respeitar a pontuação e utilizar gestos e expressões faciais. Por meio do ritmo e da entonação de sua voz, surpreenda-as com o final das piadas. Depois peça a elas que contem algumas piadas que conheçam. Boas risadas para vocês!
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar o vocabulário
Habilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP10, EF05LP22.
Componentes da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Atividade 7
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Verifique a possibilidade de os estudantes poderem ler textos de divulgação científica voltados ao público infantojuvenil que expressem a diferença entre insetos e aracnídeos e as razões por que aranhas não são insetos. Este momento pode ser oportuno para um trabalho interdisciplinar com Ciências.
Para ler em casa
Incentive os estudantes a compartilhar leituras com familiares ou responsáveis, promovendo a Literacia Familiar. É uma oportunidade de ampliarem seus leques culturais, além de desenvolver fluência leitora.
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após a realização das atividades da seção, leia com a turma as informações a seguir sobre o Planeta Inseto, o único zoológico de insetos do Brasil, localizado na cidade de São Paulo e que, desde 2020, apresenta o projeto Venha Visitar Virtualmente.
Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre formigas, abelhas, bicho-da-seda, bicho-pau, baratas e besouros. Além disso, poderão conhecer os insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e ver como funciona um laboratório entomológico.
"É possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes [cabeça, tórax e abdômen], um par de antenas e três pares de pernas. Essa é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes da exposição física", conta Mário Kokubu, educador do Planeta Inseto [...].
O Planeta Inseto é o único zoológico de insetos do Brasil. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e que haja mais milhões a serem identificadas.
[...]
Disponível em: https://oeds.link/zQAvgZ. Acesso em: 20 jul. 2021. (Fragmento).
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Produção oral
Roda de piadas
Você leu algumas piadas que foram retiradas de um livro voltado ao público infantil. Agora terá a chance de contar uma piada divertida aos colegas em uma roda de piadas.
Planejamento
1 Pesquise e selecione uma piada bem divertida sobre animais pequenos. Para isso, consulte livros ou sites voltados ao público infantil, ou peça ajuda a familiares.
2 Registre a piada e ensaie.
- Registre por escrito a piada selecionada, sem se esquecer da pontuação. Ensaie bastante a forma que vai contá-la.
Dicas:
- Você pode usar suas próprias palavras para contar a piada.
- Olhe para a plateia ao contar sua piada.
- Faça gestos que auxiliem os espectadores a entender a piada; varie o tom de voz para mostrar falas de personagens, momentos engraçados, de tensão, de suspense etc.
Apresentação
3 Conte piadas com a turma.
- No dia combinado com o professor, você e seus colegas vão se organizar em um grande círculo. Cada um vai contar a piada da forma como preparou.
- Ouça com atenção as piadas contadas pelos colegas.
Avaliação
4 Preencha a tabela de avaliação.
Respostas pessoais.
Avaliação na roda de piadas | Sim | Não |
---|---|---|
Você copiou a piada sem se esquecer da pontuação? | ||
Você conseguiu contar a piada como planejou? | ||
Você se expressou com gestos e entonação de voz adequados? |
MANUAL DO PROFESSOR
Produção oral
■ Roda de piadas
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP05, EF15LP06, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP12, EF15LP13, EF35LP10, EF35LP18, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP10, EF05LP11.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Produção de escrita
Planejamento
Atividades 1 e 2
Compreensão de textos
Produção de escrita
Fluência em leitura oral
Oriente os estudantes na seleção da piada que vão contar, para que seja adequada à faixa etária da turma, garantindo a compreensão de significado das palavras. Antes do dia da roda de piadas, verifique esse aspecto com todos os estudantes.
Apresentação
Atividade 3
Fluência em leitura oral
No dia da roda de piadas, promova um ambiente agradável e descontraído. Ressalte a importância de explorar a entonação da voz e os gestos para deixar a piada mais engraçada.
Oriente os estudantes a identificar e a marcar nos textos os momentos em que farão pausa para aumentar a expectativa do público.
Avaliação
Atividade 4
Na produção oral, os estudantes podem ser orientados para questões de prosódia. Aproveite o momento de avaliação para verificar como se expressaram oralmente, como realizaram os gestos e as expressões faciais, entre outros aspectos.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite acompanhar seu processo de aprendizagem.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário Compreensão de textos
Antes de passar para a "Produção oral", converse com os estudantes sobre a diferença de significado entre as palavras humorista e comediante. O humorista é um escritor de textos humorísticos. O comediante é um ator que atua no segmento do humor. Porém, nada impede que um humorista seja comediante e vice-versa.
Comente que essas profissões adquiriram bastante relevância com as redes sociais. Chame a atenção para o papel que esses profissionais podem exercer na sociedade, já que as piadas podem questionar a realidade e fazer críticas a ela. Assim, o produtor dela tem responsabilidade pela informação ou pela ideia que passa ao interlocutor.
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Estudo da língua
Paroxítonas
1 Observe as palavras destacadas neste trecho da piada.
"Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas.
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?"
-
Assinale V para verdadeiro ou F para falso.
- F Todas as palavras destacadas são paroxítonas.
- V A palavra zoológico é proparoxítona.
- F Há outras palavras proparoxítonas no texto.
- V A palavra comprar é oxítona.
2 Leia esta tirinha.
-
Na tirinha, o efeito de humor está relacionado à interpretação de uma palavra. Circule-a.
Espera-se que os alunos circulem a palavra torta no 1o quadrinho.
-
Qual é a diferença entre o que o menino e a menina entendem como torta?
O garoto provavelmente imaginou que a menina entrou desequilibrada no teatrinho da escola, quando na verdade ela representou uma torta no palco.
-
A palavra torta é:
- oxítona.
- X paroxítona.
- proparoxítona.
-
Escreva as palavras da tira com essa mesma classificação. Depois, circule a sílaba tônica.
Teatrinho, escola, pena, nada, aplaudida.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
■ Paroxítonas
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF15LP14, EF15LP18, EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Se necessário, explique aos estudantes a polissemia entre torta ("desequilibrada"), assim entendido pelo menino do primeiro quadrinho, e torta (um prato), imagem apresentada no segundo quadrinho.
A maioria das palavras da língua portuguesa é paroxítona e também a maioria não recebe acento gráfico. Confira algumas regras apontadas por Evanildo Bechara para a acentuação dessa classe de palavras:
Recebem acento as paroxítonas terminadas em:
-i, —is: júri, cáqui, beribéri, lápis, tênis;
[...]
- -us: vênus, vírus, bônus. [...]
- -r: caráter, revólver, éter;
- -l: útil, amável, nível, têxtile (não téxtil);
- -x: tórax, fênix, ônix;
- -n: éden, hífen (mas: edens, hifens, sem acento);
- -um, —uns: álbum, álbuns, médium;
- -ão, —ãos: órgão, órfão, órgãos, órfãos;
-ã, —ãs: órfã, ímã, órfãs, ímãs;
[...]
b) Não são acentuadas as palavras paroxítonas com os ditongos abertos -ei e -oi uma vez que existe oscilação em muitos casos entre a pronúncia aberta e fechada: assembleia, boleia, ideia, tal como aldeia, baleia, cadeia, cheia, meia; [...]
[...]
d) Não levam acento gráfico as palavras paroxítonas que, tendo respectivamente vogal tônica aberta ou fechada, são homógrafas de artigos, contrações, preposições e conjunções átonas. Assim não se distinguem pelo acento gráfico: para (á) [flexão de parar], e para [preposição]; pela(s) (é) [substantivo e flexão de pelar] e pela(s) [combinação de per e la(s)]; pelo (é) [flexão de pelar] e pelo(s) (ê) [substantivo e combinação de per e lo(s)]; pera (ê) [substantivo] e pera (é) [preposição antiga]; polo(s) (ó) [substantivo] e polo(s) [combinação antiga e popular de por e lo(s)]; etc.
[...]
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3 O professor vai organizar a leitura oral das curiosidades abaixo, indicando um trecho para cada estudante ler em voz alta e clara.
VOCÊ SABIA?
- O pólen pólene o néctar néctarcoletados nas flores constituem basicamente a única fonte de alimento das abelhas.
- Vísceras são os órgãos órgãosque ficam nas cavidades do tórax tóraxe do abdômenabdômen, como pulmões, fígado, baço, rins, estômago e intestinos grosso e delgado.
- O tríceps trícepse o bíceps bícepssão músculos do braço dos seres humanos responsáveis responsáveispela flexão e extensão do cotovelo.
- Os plânctons plânctonssão organismos que vivem em suspensão na água. Eles são essenciais para a vida na Terra, uma vez que compõem a base da cadeia alimentar.
- Vênus Vênusé o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de afastamento do Sol. Um dia venusiano tem 243 dias terrestres.
- O pônei pôneinão é apenas um cavalo pequeno e dócildócil. Comparados aos seus parentes maiores, eles são mais encorpados, têm crinas e cauda mais densas, estrutura óssea mais pesada e pernas mais curtas.
- Para participar de um júri júripopular é preciso ser maior de 18 anos. Enquanto o caso estiver sendo julgado, os jurados dormem e comem no fórum fórum(lugar onde funcionam os tribunais).
- Sublinhe no texto as palavras paroxítonas acentuadas.
- Organize no quadro as palavras sublinhadas, de acordo com as terminações.
Paroxítonas acentuadas terminadas em: | l, n, r, x, ps | pólen, néctar, tórax, abdômen, tríceps, bíceps dócil |
om, ons, um, uns | plânctons, fórum | |
ão(s), ã(s) | órgãos | |
i, is, us | júri, responsáveis, Vênus | |
ei, eis | pônei |
MANUAL DO PROFESSOR
g) Não serão acentuadas as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas, quando estas vogais estiverem precedidas de ditongo decrescente: baiuca, bocaiuva, boiuno, cauila (var. cauira), cheiinho (de cheio), feiinho (de feio), feiura, feiudo, maoismo, maoista, saiinha (de saia) taoismo, tauismo.
[...]
j) Levam acento agudo ou circunflexo os vocábulos terminados por ditongo oral átono, quer decrescente ou crescente: ágeis, devêreis, jóquei, túneis, área, espontâneo, ignorância, imundície, lírio, mágoa, régua, tênue.
[...]
m) Não levam acento os prefixos paroxítonos terminados em -r e -i: inter-helênico super-homem, semi-histórico.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. (Fragmento).
Consideração sobre dificuldade
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Acreditamos que, com o uso de dicionário em caso de dúvida na escrita das palavras e com a leitura de textos ao longo da vida escolar, as regras aqui apresentadas serão incorporadas aos poucos pelos estudantes, além poderem ser aprofundadas nos próximos ciclos.
Chame a atenção deles para o que acontece com algumas paroxítonas quando escritas no plural. Mostre que, nessa situação, algumas perdem o acento. Como exemplo, podem ser citadas as palavras hífen, líquen e pólen.
Oriente-os a perceber que a terminação em n dessas palavras, no plural, passa a ser -ens, impedindo a acentuação (como em homens, jovens ou nuvens).
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Após a realização das atividades, proponha uma investigação de palavras acentuadas em diferentes textos.
Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e atribua um texto de no máximo uma página a cada grupo. Peça que grifem as palavras acentuadas e as listem separadamente: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Em seguida, deverão verificar quais se encaixam nas regras estudadas nas unidades 1 e 2.
Para dinamizar a atividade, é possível fazer a proposta como se fosse um jogo: ganha o grupo que encontrar mais palavras acentuadas graficamente ou que relacionar corretamente mais palavras a suas respectivas regras. Também é possível fazer listas de palavras acentuadas, separadas conforme a regra, e mantê-las em local visível para a turma consultar sempre que tiver dúvida.
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Para ler mais
Antes de ler
Na narrativa ficcional a seguir, você descobrirá a diferença entre bichos naturais e bichos convidados.
- Você já leu ou escreveu uma narrativa com situações imaginadas, fantasiadas e contadas como se fossem reais e verdadeiras? Resposta pessoal.
Durante a leitura
- Faça uma leitura silenciosa de todo o texto e circule as palavras que você não conhece.
- Observe que a narradora do texto escreve como se estivesse conversando com você. Logo, o tom de voz é de diálogo com exclamações, perguntas, recordações e um certo humor.
Os bichos da minha casa
Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e o meu coração vai ouvir.
Peço que leiam esta história até o fim. Vou contar umas coisas: minha casa tem bichos naturais. Bichos naturais são aqueles que a gente não convidou nem comprou. Por exemplo, nunca convidei uma barata para lanchar comigo.
Minha casa tem muitos bichos naturais, menos rato, graças a Deus, porque tenho medo e nojo deles. Quase todas as mães têm medo de rato. Os pais não: até gostam porque se divertem caçando e matando esse bicho que detesto. Vocês têm pena de rato? Eu tenho porque não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho. Vocês fariam carinho num rato? Vai ver vocês nem têm medo e em muitas coisas são mais corajosos do que eu.
Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima.
Maria de Fátima morreu de um modo horrivelzinho (eu digo horrivelzinho porque no fundo estou bem contente): um gato comeu ela com a rapidez com que comemos um sanduíche.
MANUAL DO PROFESSOR
Para ler mais
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP21, EF35LP26, EF35LP29.
Componentes da PNA nesta seção
Fluência em leitura oral
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Boxe inicial de "Para ler mais"
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Como preparação para a leitura, converse com os estudantes sobre o que entendem por "bichos naturais" e "bichos convidados".
Incentive-os a pensar em possibilidades para o enredo e para as personagens que participarão da narrativa.
Reforce que vão ler uma narrativa ficcional. Procure perceber se o conceito está claro para eles ou se há necessidade de retomá-lo antes da leitura. Se necessário, comente que a narrativa ficcional é uma história inventada.
Faça a leitura uma primeira vez para os estudantes a fim de que eles consigam perceber a relação que a narradora procura estabelecer com o leitor. Além disso, a leitura expressiva permitirá que o ouvinte acompanhe os sentimentos da narradora em relação aos bichos. Essa leitura tem função de ser um exemplo para a turma.
Aproveite a oportunidade para apresentar um dos grandes nomes da literatura brasileira: Clarice Lispector, que publicou livros para adultos e crianças e inovou a narrativa literária brasileira. Orientada pela busca da compreensão da consciência individual, sua produção é marcada por um tom intimista. Mencione outros livros dela que podem interessá-los, como O Mistério do Coelho pensante, Quase de verdade e A vida íntima de Laura.
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Como eu ia dizendo, os bichos naturais da minha casa não foram convidados. Apareceram assim, sem mais nem menos.
Por exemplo: tenho baratas. E são baratas muito feias e muito velhas que não fazem bem a ninguém. Pelo contrário, elas até roem a minha roupa que está no armário. [...]
Barata é outro bicho que me causa pena. Ninguém gosta dela, e todos querem matá-la. Às vezes o pai da criança corre pela casa toda com um chinelo na mão, até pegar uma e bate com o chinelo em cima até ela morrer. Tenho pena das baratas porque ninguém tem vontade de ser bom com elas. Elas só são amadas por outras baratas. Não tenho culpa: quem mandou elas virem? Vieram sem serem convidadas. Eu só convido os bichos que eu gosto. E, é claro, convido gente grande e gente pequena.
Sabem de uma coisa? Resolvi agora mesmo convidar meninos e meninas para me visitarem em casa. Vou ficar tão feliz que darei a cada criança uma fatia de bolo, uma bebida bem gostosa, e um beijo na testa.
Outro bicho natural de minha casa é... adivinhem! Adivinharam? Se não adivinharam não faz mal, eu digo a vocês. O outro bicho natural de minha casa é a lagartixa pequena. São engraçadas e não fazem mal nenhum. Pelo contrário: elas adoram comer moscas e mosquitos, e assim limpam minha casa toda. [...]
O que eu não entendo também é o paladar horrível que a lagartixa tem por moscas e mosquitos. Mas é claro: como não sou lagartixa, não gosto de coisas que ela gosta, nem ela gosta do que eu gosto. [...]
Agora vou falar sobre bichos convidados, igual ao meu convite para vocês. Às vezes não basta convidar: tem-se que comprar.
Por exemplo, convidei dois coelhos para morar com a gente e paguei um dinheiro ao dono deles. Coelho tem uma história muito secreta, quero dizer, com muitos segredos.
Eu até já contei a história de um coelho num livro para gente pequena e para gente grande. Meu livro sobre coelhos se chama assim: O mistério do coelho pensante. Gosto muito de escrever histórias para crianças e gente grande. Fico muito contente quando os grandes e os pequenos gostam do que escrevi.
Se vocês gostam de escrever ou desenhar ou dançar ou cantar, façam porque é ótimo: enquanto a gente brinca assim, não se sente mais sozinha, e fica de coração quente.
Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Fragmento adaptado).
Para estudar o texto
Praticar a fluência
1 Você vai ler de novo o texto de Clarice Lispector.
- O professor organizará a leitura oral, chamando um estudante a cada vez para ler os trechos que ele determinar.
MANUAL DO PROFESSOR
Para estudar o texto
Praticar a fluênciaComponentes da PNA nesta subseção
Fluência em leitura oral
Desenvolvimento de vocabulário
Conhecimento alfabético
Atividade 1
Fluência em leitura oral
Organize um rodízio para ouvir a leitura dos estudantes. Aproveite a oportunidade para dar dicas de aprimoramento, orientando-os a prestar atenção à pontuação e ao tom de diálogo proposto pelo narrador.
Depois disso, solicite voluntários para realizar a leitura em voz alta para todos.
Converse sobre a narradora da história, pergunte quem é e que imagem fizeram dela. Pergunte: Você acha que a narradora é uma criança? Peça que justifiquem as respostas com base em elementos do texto.
As atividades da subseção "Para estudar o texto", além de proporcionarem o entendimento do texto de narrativa ficcional, contribuem para que os estudantes entrem em contato com a estrutura do gênero. Isso ajudará quando forem produzir os próprios textos na seção "Produção escrita" (páginas 60 e 61 do Livro do Estudante).
Assim, esclareça as dúvidas relacionadas aos elementos constitutivos do gênero ao longo da produção e da correção das atividades.
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2 Leia três vezes as palavras do quadro abaixo para aprimorar sua leitura.
horrivelzinho | sozinha | contrário | segredos | lagartixa | rapidez |
carinho | sanduíche | secreta | engraçadas | chinelo | corajosos |
-
Leia em voz alta estas palavras, observando as letras destacadas.
lagartixa
chinelo
sanduíche
-
O que essas palavras têm em comum?
Espera-se que os estudantes percebam o mesmo som produzido por x e ch nas palavras.
-
O que elas têm de diferente?
Espera-se que os estudantes observem que, apesar de terem o mesmo som na pronúncia, a escrita é diferente. Em chinelo e sanduíche temos duas letras para representar um único som.
-
-
Agora, observe a escrita destas palavras, observando as letras destacadas.
chinelo
sanduíche
sozinha
Duas letras para representar um único som (díagrafo). Professor: recorde com a turma essa definição e exemplifique alguns dígrafos.
- O que essas palavras têm em comum?
- Volte ao quadro verde acima e circule outras palavras com dígrafos formados com a letra h na escrita. Horrivelzinho, carinho.
3 Leia em dupla.
- Cada um vai ler duas vezes para o colega o trecho abaixo, buscando sempre melhorar a pronúncia e o ritmo. Alternem a leitura dos parágrafos.
"O outro bicho natural de minha casa é a lagartixa pequena. São engraçadas e não fazem mal nenhum. Pelo contrário: elas adoram comer moscas e mosquitos, e assim limpam minha casa toda. [...]
O que eu não entendo também é o paladar horrível que a lagartixa tem por moscas e mosquitos. Mas é claro: como não sou lagartixa, não gosto de coisas que ela gosta, nem ela gosta do que eu gosto. [...]"
Compreender o texto
4 Logo no início do texto, percebe-se a intenção da narradora de estabelecer um diálogo com o leitor. Copie um trecho que comprove essa afirmação.
"E vocês, como se chamam?"
-
Em sua opinião, qual é a importância desse recurso para a construção do texto?
Sugestão de resposta: O recurso garante o envolvimento do leitor, que é convocado a partilhar dos pensamentos e dos sentimentos da narradora.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Fluência em leitura oral
Conhecimento alfabético
A leitura repetida de palavras fará que os estudantes automatizem o reconhecimento delas, o que é importante para desenvolver a velocidade da leitura. Também auxilia na memorização da escrita correta das palavras.
No item a, o foco são as palavras escritas com x e ch com o mesmo som /∫/. Caso o estudante não perceba, reforce oferecendo novos exemplos de palavras escritas dessa forma.
Atividade complementar
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Após a realização do item b da atividade 2, peça aos estudantes que pensem em outras palavras que possuam dígrafos na escrita.
Se apresentarem dificuldade, escreva no quadro de giz a relação de dígrafos consonantais (lh, ch, nh, rr, qu, gu, sc, sç, xc, xs).
Escreva as palavras no quadro, solicite a leitura em voz alta e peça que copiem no caderno.
Atividade 3
Fluência em leitura oral
Avaliar a fluência é um bom exercício para explorar a reflexão sobre o desempenho na leitura, verificando os pontos que podem ser melhorados ou que ainda precisam ser desenvolvidos.
Durante esta atividade, observe se a leitura dos estudantes melhorou progressivamente, verifique se passaram a pronunciar melhor as palavras do trecho reproduzido na atividade, a ler com entonação adequada à pontuação e sem tropeços.
Reforce com os estudantes a ideia de que narrador é quem conta a história. Sua função é descrever o cenário ou ambiente em que se passa a história, apresentar as personagens, caracterizando-as, e expor os fatos em uma sequência plausível de entendimento. Em geral, nas narrativas dedicadas ao público infantil, a ordem temporal é a ordem cronológica da ocorrência dos fatos.
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5 A narradora afirma que gosta de escrever para crianças e gente grande. Para quem você acha que ela escreveu essa história? Por quê?
Espera-se que os estudantes percebam que ela escreveu a história para crianças, pelo jeito como escreve e pela maneira como procura se aproximar dos leitores.
6 Nesse texto, a narradora conta para o leitor a diferença entre ter bichos naturais e bichos convidados.
-
Pinte de azul os bichos naturais e de verde os bichos convidados.
Azul: rato, barata, pulga, formiga, lagartixa. Verde: cachorro, gato, passarinho, coelho, hamster.
rato
barata
cachorro
gato
passarinho
pulga
coelho
hamster
formiga
lagartixa
-
Explique a diferença entre esses tipos de bicho.
Bicho natural é o "que a gente não convidou nem comprou"; bicho convidado é o que se adquire por vontade própria.
-
Você tem ou conhece alguém que tenha bichos convidados? Conte sobre eles.
Resposta pessoal.
7 Você leu um trecho do livro A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector.
-
Quais são as personagens apresentadas pela narradora?
Os bichos naturais, como baratas, ratos e lagartixa; e os bichos convidados, como os coelhos que a narradora comprou.
-
Onde se passa a história contada (o cenário)?
Na casa da narradora.
A narrativa ficcional, ou narrativa de ficção, é uma história inventada, em que certas situações, embora imaginadas, são contadas como se fossem reais e verdadeiras. O texto é composto de personagens, enredo, tempo e espaço. Pode ser narrado em 1a ou 3a pessoa.
8 Ratos e baratas provocam na narradora três sensações: medo, nojo e pena. Como ela explica essas sensações contraditórias?
Ela sente pena, porque o rato "não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho"; quanto à barata, "ninguém gosta dela, e todos querem matá-la".
MANUAL DO PROFESSOR
Compreender o textoHabilidades da BNCC nesta subseção
EF15LP01, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP26, EF35LP29.
Componentes da PNA nesta subseção
Compreensão de textos
Desenvolvimento de vocabulário
Níveis para compreensão de textos | |
---|---|
Nível 1 | Localizar e retirar informação explícita. |
Nível 2 | Fazer inferências diretas. |
Nível 3 | Interpretar e relacionar ideias e informação. |
Nível 4 | Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais. |
Atividade 4 nível 3
Atividade 5 nível 4
Atividade 6 níveis 2, 3 e 4
Atividade 7 níveis 1 e 2
Atividade 8 nível 3
Atividade 9 nível 1
Atividade 6 níveis 2, 3 e 4
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Comente que os "bichos convidados" são os animais que convivem com famílias de seres humanos, recebendo carinho e cuidados especiais. Nem todos os animais, porém, podem ser retirados de seu hábitat natural sem que isso os prejudique.
Ainda assim, muitos são capturados pelos seres humanos e comercializados. Para protegê-los, foi criado o Instituto Brasileiro de Proteção ao Meio Ambiente (Ibama), que cuida da legalização da domesticação de espécies, entre outras importantes funções ecológicas e sociais.
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9 Pais e mães, segundo a narradora, reagem de modo diferente diante dos bichos naturais. Assinale o item que mostra a reação dos pais.
Sentem pavor e não conseguem reagir.
X Até se divertem, correndo e caçando-os pela casa.
Entram em pânico e chamam reforços.
Ampliar o vocabulário
10 Complete as frases a seguir com uma das palavras entre parênteses.
-
Uma pessoa que não foi convidada é uma presença inoportuna .
(inoportuna/importante)
-
Um bichinho que não faz mal a ninguém é um bichinho inofensivo .
(indefeso/inofensivo)
- Aquele que é convidado a se hospedar em nossa casa é nosso hóspede (hóspede/hospedeiro)
11 Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por sinônimos.
-
A barata me causa pena.
A barata me provoca dó.
-
Na minha casa quase não há bicho natural.
Na minha residência/moradia quase não há bicho natural.
-
Convidei dois coelhos e duas tartarugas para morarem comigo. Eles não aceitaram.
Chamei dois coelhos e duas tartarugas para viverem comigo.
Eles não quiseram/concordaram.
Para ler em casa
Você acabou de aprender com Clarice Lispector a diferença entre bichos naturais e bichos convidados. Que tal contar essa diferença a seus pais ou responsáveis?
Comece perguntando se eles já ouviram falar em bichos naturais e em bichos convidados e, em seguida, sugira que compartilhem com você a leitura desse texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9 nível 1
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
As atividades 8 e 9 possibilitam mostrar aos estudantes uma característica de Clarice Lispector, que é abordar temáticas existencialistas e psicológicas explorando as sensações, o mundo interior dos personagens.
A atividade 9 permite uma reflexão sobre os diferentes comportamentos: Ficamos mais insensíveis conforme envelhecemos?
Mesmo sendo para público infantil ou infantojuvenil, os textos de Clarice provocam reflexões de caráter existencialista.
Ampliar o vocabulárioHabilidades da BNCC nesta subseção
EF35LP03, EF35LP05, EF35LP06.
Componente da PNA nesta subseção
Desenvolvimento de vocabulário
Atividades 10 e 11
Desenvolvimento de vocabulário
Com essas atividades, os estudantes poderão ampliar o universo semântico-lexical que possuem.
Para ler em casa
Incentive os estudantes a compartilhar leituras com familiares ou responsáveis. É uma oportunidade de ampliarem seus leques culturais, além de desenvolver fluência leitora e a Literacia Familiar.
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Estudo da língua
Pontuação: vírgula
1 Releia outro trecho do texto que você leu.
Minha casa tem muitos bichos naturais, menos rato, graças a Deus, porque tenho medo e nojo deles. Quase todas as mães têm medo de rato. Os pais não: até gostam porque se divertem caçando e matando esse bicho que detesto. Vocês têm pena de rato? Eu tenho porque não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho. Vocês fariam carinho num rato? Vai ver vocês nem têm medo e em muitas coisas são mais corajosos do que eu.
Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima.
-
Quais sinais de pontuação são usados nesse trecho?
O ponto final, a vírgula, os dois-pontos e o ponto de interrogação.
-
Nas palavras destacadas, por que foi usada a vírgula?
- Para indicar enumerações.
- Para separar palavras repetidas.
- Para separar vocativos.
- X Para isolar expressões intercaladas.
Usa-se a vírgula:
-
nas datas.
Fortaleza, 20 de janeiro de 2019.
-
nos endereços.
Avenida Brasil, 280, Jardim do Sol.
-
nas enumerações.
Preciso comprar cadernos, lápis, canetas e uma mochila.
-
em vocativos.
Mãe, eu quero sorvete de sobremesa.
-
em palavras repetidas.
Ele queria muito, muito que ela o ajudasse nas atividades de matemática.
-
para separar as palavras sim e não do resto da frase.
Não, já disse que não posso ir à festa no sábado.
-
para isolar expressões intercaladas.
É provável que, de acordo com o comentário da avó, tenha sido uma época difícil.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudo da língua
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP14, EF35LP03, EF05LP04, EF05LP10.
Componentes da PNA nesta seção
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Pontuação: vírgula
Atividade preparatória
Compreensão de textos
Fluência em leitura oral
Antes de realizar a atividade 1, retome com os estudantes alguns trechos do texto de Clarice Lispector, lendo-os em voz alta e auxilian-do-os a refletir sobre a importância da pontuação.
Releia primeiro um trecho, desprezando os sinais de pontuação, e em seguida converse com eles sobre o resultado. Leia então mais uma vez o mesmo trecho, agora considerando todos os sinais de pontuação, de modo que possam perceber quanto esse recurso é útil para que o leitor compreenda o texto.
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Para introduzir o tema, você pode apresentar algumas situações com a vírgula mostrando que ela pode mudar o significado de algumas frases, como "Não, fale agora" e "Não fale agora"; "Isso só, ele resolve" e "Isso, só ele resolve"; "Não queremos fazer isso" e "Não, queremos fazer isso".
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2 Observe, no trecho a seguir, as palavras destacadas.
Mosca, barata, gafanhoto, abelha, besouro... Todos esses animais têm algo em comum: são insetos. Mas isso todo mundo sabe. O que muita gente nem desconfia é que eles podem servir de alimento e são considerados deliciosos quitutes em vários países.
[...] Para você ter uma ideia, cem gramas de formigas, por exemplo, têm o dobro de proteína de cem gramas de carne de peixe, frango ou boi. E a proteína é indispensável na alimentação humana!
Eraldo Medeiros Costa Neto. Insetos no cardápio. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 19, n. 173, out. 2006. (Fragmento adaptado).
- Sublinhe, no texto, o exemplo de vírgula com enumeração. "Mosca, barata, gafanhoto, abelha, besouro...".
-
A qual uso da vírgula se refere o outro exemplo destacado?
Refere-se a isolar expressões intercaladas.
-
Leia estas palavras retiradas do trecho: exemplo e peixe. O que elas têm em comum?
Espera-se que os estudantes digam que ambas possuem a letra x na escrita.
-
Agora leia-as de novo e em voz alta, prestando atenção na pronúncia da letra x em ambas as palavras. O que você notou?
Espera-se que observem que a letra x possui som diferente nas duas palavras.
-
Leia as palavras a seguir e identifique os sons da letra x. Depois, escreva três palavras com o mesmo som de cada uma delas.
experiência
exemplo
tóxico
faixa
Experiência: som de s; exemplo: som de z; tóxico: som de cs; faixa: som de ch. Sugestões: extensão, experimentar, extinto; exame, exato, exibir; fixo, táxi, anexo; lixo, baixo, puxar. Professor, se preciso, retome os sons do x: /s/, /z/, /ks/ e /∫/.
3 Leia a tirinha do Armandinho, personagem de Alexandre Beck.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Após a leitura do texto da atividade, comente que, hoje em dia, os insetos são consumidos em cerca de 120 países e podem ser encontrados em mercados populares de certas cidades ao redor do mundo ou no cardápio de restaurantes de luxo em grandes centros urbanos.
Mas é bom deixar claro: nem todas as espécies de insetos são apropriadas para o consumo humano. Várias devem ser evitadas, pois trazem em seu corpo toxinas que extraem das plantas ou que produzem por si sós.
Embora o texto trate de alimentação, é possível ampliar o repertório dos estudantes explorando curiosidades sobre o papel dos insetos na criminalística: a técnica chamada entomologia forense relaciona insetos e outros artrópodes a detalhes de determinados crimes; e os insetos necrófagos, que se alimentam de cadáveres, podem ajudar a identificar horário e local de morte de uma pessoa.
Atividade 3
Compreensão de textos
Aproveite a tirinha do Armandinho para abordar o uso de reticências. Coloque no quadro de giz o trecho "Outro bicho natural de minha casa é... adivinhem!", do texto de Clarice Lispector, e pergunte se a função das reticências é a mesma tanto nesse trecho como na fala de Armandinho no segundo quadrinho.
Se eles tiverem dificuldade para verificar a função das reticências nesses dois casos, explique que esse sinal de pontuação pode indicar pausa, como na fala de Armandinho, mas também pode produzir efeitos de sentido nos textos, como suspense ou envolvimento, como ocorre no trecho do texto de Clarice Lispector.
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-
Qual é a graça da tirinha?
A tirinha quer mostrar ao leitor a ingenuidade do Armandinho: ele não poderia ter notado nenhuma diferença, uma vez que não leu os livros.
-
Na última fala de Armandinho, a vírgula serve para:
- isolar uma expressão intercalada.
- separar palavras repetidas.
- X separar a palavra não do resto da frase.
4 Leia mais uma tira do Armandinho.
© ALEXANDRE BECK
- Qual é o primeiro sinal de pontuação que aparece no segundo quadrinho? O ponto e vírgula.
- Para que serve esse sinal? Para separar as ações do Armandinho enumeradas pelo pai. Professor: comente com os estudantes que, nesse caso, as ações que o pai enumera são longas, formam orações, daí a necessidade de pausas maiores.
O ponto e vírgula marca uma pausa mais longa que a vírgula. É empregado, entre outros casos, para separar itens de uma enumeração.
5 Observe o emprego dos dois-pontos no exemplo a seguir. Depois, troque ideias com um colega.
Um amigo me perguntou:
— Você sabe qual é a estrada mais perigosa do mundo?
— Depende... — respondi. — Há várias coisas que podem tornar uma estrada perigosa: muitas curvas, precipícios, neve, asfalto liso...
-
Para que servem os dois-pontos no primeiro caso?
Servem para introduzir o diálogo.
-
E no segundo caso?
Para anunciar uma enumeração.
Os dois-pontos são empregados para introduzir uma fala ou uma enumeração.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Após a realização da atividade 5, proponha aos estudantes que pontuem o texto a seguir, cujo significado poderá variar totalmente, dependendo da pontuação escolhida.
O texto é parte do testamento de uma bem-sucedida empresária que, ao morrer, deixou sua fortuna para os cinco filhos. Mas na leitura do testamento eles descobriram um grande problema: o texto estava sem pontuação!
Pontue o testamento da empresária de duas formas, usando apenas ponto final e vírgula. Lembre-se também de usar letras maiúsculas quando for necessário. E atenção: a distribuição dos bens pode ficar completamente diferente, dependendo de como você pontua!
Texto sem pontuação:
Fica registrado como meu último desejo a distribuição da minha fortuna da seguinte forma: para adriana a empresa da família para bernardo a casa de campo o prédio comercial no centro e a mansão onde vivi até meu último dia de vida para cláudio todas as minhas joias e ações para dora o barco o helicóptero e a ferrari para elisa
Opções de pontuação. Há outras opções possíveis.
1a opção: Fica registrado como meu último desejo a distribuição da minha fortuna da seguinte forma: para Adriana a empresa da família ponto final Para Bernardo a casa de campo vírgula o prédio comercial no centro e a mansão onde vivi até meu último dia de vida ponto final Para Cláudio todas as minhas joias e ações ponto final Para Dora o barco ponto final O helicóptero e a Ferrari para Elisa ponto final
2a opção: Fica registrado como meu último desejo a distribuição da minha fortuna da seguinte forma: para Adriana a empresa da família ponto final Para Bernardo a casa de campo ponto final O prédio comercial no centro e a mansão onde vivi até meu último dia de vida para Cláudio ponto final Todas as minhas joias e ações para Dora ponto final O barco vírgula o helicóptero e a Ferrari para Elisa ponto final
Agora responda: qual herança cada membro da família recebe na 1a e na 2a opção?
- Adriana: (1a opção: empresa da família; 2a opção: empresa da família).
- Bernardo: (1a opção: casa de campo, prédio comercial no centro e a mansão; 2a opção: casa de campo).
- Cláudio: (1a opção: joias e ações; 2a opção: prédio comercial no centro e a mansão).
- Dora: (1a opção: barco; 2a opção: joias e ações).
- Elisa: (1a opção: helicóptero e Ferrari; 2a opção: barco, helicóptero e Ferrari).
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Pontuação: parênteses
1 Releia este trecho e observe o adjetivo destacado, que revela os sentimentos da narradora.
Maria de Fátima morreu de um modo horrivelzinho (eu digo horrivelzinho porque no fundo estou bem contente): um gato comeu ela com a rapidez com que comemos um sanduíche.
-
A narradora poderia ter substituído esse adjetivo destacado pela palavra admirável para se referir à morte da rata? Por quê?
Espera-se que os estudantes respondam que não, pois ficar contente com a morte da rata não elimina o horror da situação; afinal, ser comido por um gato é uma morte horrível, nada digna de admiração.
-
Quais são os sinais de pontuação nesse trecho?
Parênteses, dois-pontos e ponto final.
-
Para que foram utilizados os parênteses?
Para fazer um comentário a respeito do motivo pelo qual a narradora classificou o modo de morrer de "horrivelzinho".
2 Agora, leia uma versão reescrita desta piada, com a introdução de parênteses.
Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas (que não são insetos, mas aracnídeos).
— Pois não — diz o vendedor. — Mas, desculpe a curiosidade. Por acaso o senhor vai fazer um zoológico de insetos?
— Não. Tenho que entregar o apartamento que eu alugava e o contrato diz que devo deixá-lo como o recebi.
-
Para que foram utilizados os parênteses?
Para dar uma explicação de que as aranhas não são insetos, e sim aracnídeos.
3 Neste trecho da peça teatral O macaco malandro também foram utilizados parênteses. Observe.
RAPOSA — Não diga... (Os dois farejam. Dão uma voltinha, cheiram perto do chão em torno de árvore, e esbarram com os narizes um no outro. Recomeçam a cheirar.) É mesmo, seu Lobo... Estou sentindo também... É queijo, e do bom... E não está muito longe, não... Ali!!! (Dá um pulo e pega o queijo.) Achei! Hum... Que delícia...
LOBO — Deixe ver... (Agarra o queijo.) Hum... Que delícia...
Tatiana Belinky. O macaco malandro: peça teatral. São Paulo: Moderna, 2002.
-
O que indicam as expressões entre parênteses?
O modo como as personagens devem agir.
MANUAL DO PROFESSOR
Pontuação: parênteses
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Chame a atenção dos estudantes para a função dos dois-pontos no trecho: explicitar o modo como Maria de Fátima morreu.
Atividade 2
Compreensão de textos
Explore a quantidade de insetos expressa no texto. Pergunte se pode ser considerada aceitável para o contexto ou se é exagerada. Os estudantes devem perceber que apenas as formigas foram mencionadas em milhar, e isso se deve ao fato de elas se reproduzirem em grande quantidade. Um formigueiro pode abrigar milhões de formigas.
Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008. p. 679-680), os parênteses são empregados para intercalar num texto qualquer indicação acessória, como:
- uma explicação ou uma circunstância acessória, como referências a datas e indicações bibliográficas, a tradução de uma palavra ou indicações cênicas em uma peça teatral;
- uma reflexão, um comentário;
- uma nota emocional, geralmente expressa de forma exclamativa ou interrogativa.
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4 Leia outro trecho da mesma peça teatral.
MACACO — Mas, meus senhores! A minha justiça é a Justiça! Ninguém pode ficar prejudicado. (O macaco fala solenemente.)
Tatiana Belinky. O macaco malandro: peça teatral. São Paulo: Moderna, 2002.
-
E nesse parágrafo, o que essa expressão entre parênteses indica?
O modo como a personagem deve falar.
Parênteses são sinais de pontuação usados geralmente para acrescentar uma informação ao texto, chamar a atenção ou dar uma explicação. Entre outras situações, os parênteses são usados:
- em explicações, comentários, considerações sobre algo que foi mencionado na frase.
- em indicações cênicas, para indicar gestos e modo de falar das personagens.
5 Leia as frases a seguir e reescreva-as usando parênteses no lugar das vírgulas.
Dica: Preste atenção nos trechos que estão entre vírgulas e escolha corretamente onde colocar os parênteses!
-
Uma colônia de formigas é geralmente formada tanto por rainhas, reprodutoras, quanto por não reprodutoras, operárias.
Uma colônia de formigas é geralmente formada tanto por rainhas (reprodutoras) quanto por não reprodutoras (operárias).
-
As formigas-cortadeiras, coletoras de folhas, cortam as folhas e carregam para o formigueiro para aconchegar novas formigas nos ninhos.
As formigas-cortadeiras (coletoras de folhas) cortam as folhas e carregam para o formigueiro para aconchegar novas formigas nos ninhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Compreensão de textos
Após a atividade 4, peça aos estudantes que expliquem por que os parênteses foram utilizados nos seguintes casos:
- O(s) estudante(s) convocado(s) deve(m) entregar os documentos na secretaria da escola. (Para indicar possibilidades de leitura.)
- Clarice Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia. (Nesta situação, os parênteses são utilizados para apresentar ano de nascimento e morte.)
- Países desenvolvidos (como Estados Unidos) devem reduzir a emissão de gases poluentes. (Para apresentar um exemplo.)
- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis grandes biomas. (Para indicar a sigla do nome de determinado instituto.)
Depois de ler o boxe de conceito com os estudantes, ressalte que os parênteses também são usados para indicar a possibilidade de leitura de uma palavra no feminino ou masculino, no plural ou no singular; em notas de rodapé e em referências bibliográficas.
Atividade 5
Compreensão de textos
Para fazer a verificação da atividade, reproduza-as no quadro de giz e peça aos estudantes que digam em que trecho fizeram a substituição da vírgula. Discuta com a turma que essa troca não pode alterar o sentido de cada frase e considere isso para que validem as respostas corretas.
60
Produção escrita
Narrativa ficcional
Você vai ler agora outro texto que pertence à narrativa ficcional. Nele, Emília, a boneca de pano de Monteiro Lobato, é reduzida a um centímetro, explora o mundo e faz muitas descobertas. Depois, você vai escrever sua própria história de ficção, que fará parte de uma antologia com as histórias da turma toda!
Preparação
Leia este texto.
A viagem pelo jardim
O mede-palmos vinha descendo pela haste dum ramo de hortênsia. Era dos peludinhos. Emília, ansiosa por se ver no chão, teve uma ideia.
— E se eu montasse nele e ficasse bem agarrada aos pelos? Os mede-palmos não mordem.
Emília aproximou-se e zás! Cavalgou-o. O mede-palmos deteve-se estranhando aquilo; ergueu a cabecinha e ficou uns instantes a virá-la dum lado para outro. Por fim continuou a descer.
— Primeira descoberta! — gritou Emília. — A escada rolante viva! [...]
Ao chegar ao chão, debaixo da moita de hortênsia, estranhou o escuro. Como se viesse de cima da flor, onde a luz era intensa, custou-lhe acostumar os olhinhos a tanta sombra.
Que frescura ali! Até demais. E úmido. Se ficasse muito tempo naquela sombra, apanharia um resfriado. A primeira coisa que a impressionou foi a aspereza do chão. Era irregularíssimo!
— Como há pedras no mundo! — exclamou, tropicando e machucando os delicados pezinhos. — Isso que nós chamávamos terra ou chão, não é terra nada, é pedra, pedra e mais pedra. A crosta do planeta é uma pedreira sem fim. Hum! Por isso é que os bichinhos do meu tamanho usam tantos pés. Cada inseto tem seis. Os mede-palmos têm muito mais. De dois pés não há nenhum. Agora compreendo o motivo — é que só com dois pés não poderiam caminhar pelas infinitas pedreiras destes chãos. [...]
Monteiro Lobato. A chave do tamanho. São Paulo: Globo, 2016. (Fragmento).
- Mede-palmos:
- lagartas que se deslocam como se medissem palmos.
- Tropicando:
- tropeçando.
1 Converse com o professor e os colegas sobre Emília e sua descoberta de um mundo novo.
2 A história é fictícia, inventada; no entanto, parece real. Em sua opinião, o que torna isso possível?
MANUAL DO PROFESSOR
Produção escrita
Narrativa ficcional
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP02, EF15LP03, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP15, EF15LP16, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP21, EF35LP25, EF35LP26, EF05LP26, EF05LP27.
Componentes da PNA nesta seção
Produção de escrita
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Atividade preparatória
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Antes da leitura de A viagem pelo jardim, estimule os estudantes a levantar hipóteses sobre a história a ser lida. Comente que o texto foi extraído do livro A chave do tamanho. Para que os estudantes obtenham melhor aproveitamento da leitura, contextualize a narrativa.
Depois, pergunte se conhecem histórias e personagens criadas por Monteiro Lobato.
Compreensão de textos
Leia o título A viagem pelo jardim e promova uma conversa sobre as expectativas em relação à leitura com base apenas no título. Em seguida, passe para a leitura do texto com a turma.
O texto foi extraído do livro A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, um dos mais renomados escritores da literatura brasileira.
Narizinho, Emília, Pedrinho, Rabicó e Visconde de Sabugosa, entre outros, são personagens que moram no Sítio do Picapau Amarelo e lá vivem grandes aventuras. O livro A Menina do Narizinho Arrebitado, publicado em 1920, trouxe fama ao autor e o fez dedicar-se à literatura infantil.
Monteiro Lobato criou suas histórias muitas vezes recorrendo a conceitos de Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.
O livro A chave do tamanho foi publicado em 1942, época da Segunda Guerra Mundial, e conta que Emília, na tentativa de acabar com a guerra, viaja ao fim do mundo em busca da "casa das chaves"com o intuito de encontrar a chave que poderia desativar a guerra. Porém, ela se engana e acaba alterando a estrutura dos seres humanos, os quais ficam bem pequenos. Dessa forma, ela acaba atingindo seu objetivo, pois do tamanho que as pessoas ficaram "não podem mais matar-se uns aos outros, nem lidar com aquelas terríveis armas de aço".
61
A narrativa ficcional pode ser um conto, um miniconto, uma crônica, entre outros. O texto que você leu é o fragmento de uma história extraída de um livro.
Espera-se que os estudantes percebam que a história fornece detalhes do mundo, revelando o trabalho de pesquisa do autor na tentativa de criar verossimilhança: a descrição do corpo do mede-palmos, a variação da luz e da temperatura nos diferentes ambientes, a composição do solo, a observação dos bichinhos.
Planejamento e escrita
3 Escreva uma narrativa.
- Imagine que Emília acionou a chave do tamanho e reduziu todos os seres do universo, incluindo você! Use a 1a pessoa, pois você é o narrador.
- Comece descrevendo o exato momento em que seu tamanho foi reduzido (o que estava fazendo, onde estava e qual foi sua reação).
- Pense nos obstáculos que enfrentou e nos seres que encontrou.
- Relate suas ações, reações e sentimentos diante desses desafios
Avaliação e reescrita
Oriente os estudantes a dar um título criativo e a narrar as aventuras procurando prender a atenção do leitor.
4 Troque seu texto com o de um colega.
- Avaliem o texto um do outro, seguindo as questões da tabela de avaliação.
Avaliação do seu texto | Sim | Não |
---|---|---|
O texto foi dividido em parágrafos? Respostas pessoais. | ||
Há correções ortográficas e de pontuação a serem feitas? | ||
Foi narrado o exato momento em que seu tamanho foi reduzido (o que você estava fazendo, onde estava e qual foi sua reação)? | ||
Aparecem os obstáculos enfrentados e os seres encontrados? | ||
Foram descritas suas ações, reações e sentimentos? |
5 Leve o texto para o professor ler e fazer os apontamentos necessários e passe-o a limpo em seguida.
Socialização
6 Com a turma, reúna todas as histórias em uma antologia.
- Escolham um nome para a obra coletiva e organizem um sumário.
- Façam uma capa ilustrada com o título da antologia e o nome dos autores.
- Deixem a obra na biblioteca da sua escola, à disposição de todos. Se possível, disponibilizem também um livro digital.
MANUAL DO PROFESSOR
Planejamento e escritaAtividade 3
Produção de escrita
Para a produção de uma narrativa ficcional, oriente os estudantes a criar a história considerando os aspectos a seguir.
- É importante descrever para o interlocutor a situação inicial. É o momento de discorrer sobre o cenário, se ele for significativo para a história, e de contextualizar as personagens.
- Definido o tipo de narrador — no caso, em primeira pessoa —, deve-se caracterizar o texto: pronomes e verbos em primeira pessoa e presença do ponto de vista do narrador.
- Retomem o texto Os bichos da minha casa, de Clarice Lispector, lembrando quais recursos ela utilizou para transmitir suas ideias, suas preferências e emoções.
- É necessário que haja um evento que modifique a situação inicial para o desenvolvimento da história. Em geral, esse evento vem de um objetivo da personagem principal associado a muitas dificuldades pelas quais ela passa para conseguir realizá-lo.
- O desfecho é sempre antecipado por um período de grande expectativa, em que não se sabe ao certo se a personagem se sairá bem em suas aventuras. Os finais são preferencialmente felizes, o protagonista é bem-sucedido; estimule-os a usar a criatividade inovando com finalizações inesperadas.
Atividades 4 e 5
Durante a revisão do texto em duplas, sugira aos estudantes as perguntas: gostaram de ler a história? Quais partes acharam mais interessantes? Ficaram curiosos para saber algo mais? Ficaram com alguma dúvida? Se sim, qual foi o trecho que despertou a dúvida?
Um procedimento interessante para a identificação de repetições desnecessárias é a leitura do texto em voz alta, que pode ser feita pelo próprio autor para o colega que revisará o texto ou vice-versa.
A tabela de avaliação é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite acompanhar seu processo de aprendizagem.
SocializaçãoAtividade 6
Produção de escrita
Uma antologia é uma coleção de textos, em prosa ou verso, organizados segundo o tema, a época, os autores etc. Se possível, mostre aos estudantes algumas antologias disponíveis na biblioteca da escola ou em sites na internet.
Para compartilhar com a turma, sugerimos a antologia a seguir.
- FREIRE, Marcelino (org.) Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
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Conhecer mais palavras
Faça no caderno.
1 O trecho abaixo é de uma piada lida no início da unidade.
"Um senhor vai à loja de insetos e pede para comprar 35 moscas, 12 mil formigas, 50 baratas e 14 aranhas."
SANDRA LAVANDEIRA
-
Escreva os sinônimos que poderiam ser usados no lugar da palavra senhor ao se referir a estas pessoas:
- Quem compra na loja. Cliente, comprador, consumidor.
- Quem mora em um imóvel alugado. Inquilino, arrendatário, locatário.
2 Descubra quais insetos estão apresentados e ilustre-os.
Dica: Todos os nomes dos insetos têm dígrafos nh ou lh.
-
Sou pequena e tenho dois pares de asas e duas antenas. Às vezes tenho pintinhas pretas, às vezes não.
Joaninha
-
Em geral, sou verde e me alimento de folhas. Tenho as pernas traseiras bem fortes e posso dar grandes saltos.
Gafanhoto.
-
Em geral, sou amarela com listras pretas. Produzo um alimento bem doce que os seres humanos adoram.
Abelha
3 Na foto acima, qual é o nome do inseto pousado na flor? Borboleta.
4 As abelhas desempenham um importante papel na natureza. Responda às questões para conhecê-las um pouco mais.
- Como se chama quem cria ou cuida de abelhas? Apicultor.
- O que as abelhas buscam nas flores? Néctar.
- Ao se alimentarem do néctar e, depois, voarem, o que as abelhas transportam? Pólen.
- Como se chama o transporte do grão de pólen das flores para outras plantas? Polinização.
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecer mais palavras
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP18, EP35LP05, EP35LP06.
Componentes da PNA nesta seção
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
As atividades da seção devem ser realizadas no caderno. Sugerimos que os estudantes reservem uma parte do caderno para copiarem as palavras novas e seus significados. Dessa forma, poderão consultá-las sempre que necessário.
A seção "Conhecer mais palavras" é um recurso que pode contribuir com a avaliação formativa dos estudantes, pois permite identificar tanto suas defasagens quanto seus avanços, a fim de acompanhar a evolução do seu processo de aprendizagem. É importante dialogar, apoiar e orientar cada estudante no que for preciso para incentivar um melhor desempenho dentro e fora da sala de aula.
Atividade 1
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Esta atividade trabalha um importante processo chamado sinonímia, segundo o qual, podemos usar várias palavras para nossas referências, mas cada uma com um peso diferente para a construção de sentido. Um exemplo é o sentido de cliente ou paciente em um consultório médico. Cliente está ligado a consumo/consumidor ou a quem compra um serviço, enquanto paciente está relacionado a alguém que precisa de atenção e cuidados.
Atividade 2
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Para ampliar a atividade, solicite aos estudantes que elaborem oralmente outras descrições de insetos e compartilhem com a turma para que os colegas descubram qual é o inseto.
Atividade 4
Desenvolvimento de vocabulário
Esta atividade incentiva a aprendizagem de novas palavras relacionadas às abelhas.
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Avaliação em processo
Leia, em voz alta, o trecho destacado com fundo colorido.
- Lembre-se de fazer as pausas necessárias nas pontuações e de prestar bastante atenção nas palavras lidas.
Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo
Quase metade (40%) da população de insetos corre risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo. A conclusão é de uma pesquisa feita com base em 73 estudos dos últimos 13 anos sobre o assunto. O relatório será publicado na edição de abril da revista Biological Conservation.
Como o volume de insetos diminui 2,5% a cada ano, daqui a cem anos muitos deles podem desaparecer da Terra, calculam pesquisadores das universidades de Sydney e Queensland, na Austrália, e da Academia de Ciências Agrônomas, na China.
Apesar de o risco de extinção atingir todos os animais, o processo com os insetos está ocorrendo oito vezes mais rápido e é duas vezes mais abrangente do que entre vertebrados como mamíferos, répteis e pássaros.
Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros estão entre os mais ameaçados por, entre outros fatores, serem os mais atingidos pelas causas do processo de extinção. Por outro lado, o número de baratas e moscas deve aumentar. Mais adaptáveis, essas espécies devem ocupar o espaço deixado por outros insetos.
Os números se baseiam em dados da Europa e dos Estados Unidos, mas, como a agricultura intensiva (que tenta tirar o máximo de proveito da terra, reduzindo seus nutrientes) e as mudanças climáticas estão presentes em todo o mundo, eles refletem um cenário mundial, argumentam os cientistas.
Para os pesquisadores, uma das medidas que podem ser tomadas para frear o processo de extinção dos insetos é substituir pesticidas (produtos químicos que matam pragas, incluindo insetos) e fertilizantes sintéticos (que aumentam a produtividade da terra de forma artificial) por produtos menos prejudiciais ao meio ambiente.
Por que os insetos são importantes?
Eles controlam pragas, alimentam-se de animais e plantas mortas (ajudando na sua decomposição), melhoram a qualidade do solo, espalham sementes de plantas por meio da polinização e servem de comida para outros animais. Aves e peixes que se alimentam de insetos também podem ser prejudicados pelo declínio deles.
Disponível em: https://oeds.link/Q9nvoN. Acesso em: 18 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação em processo
Habilidades da BNCC nesta seção
EF15LP03, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF35LP07, EF35LP09, EF05LP01, EF05LP03.
Componentes da PNA nesta seção
Compreensão de textos
Conhecimento alfabético
Desenvolvimento de vocabulário
Fluência em leitura oral
Produção de escrita
Na "Avaliação em processo" da unidade 2, são revisados alguns dos conteúdos abordados nas unidades 1 e 2, com atividade de fluência em leitura oral; questões de múltipla escolha e dissertativas abordando compreensão de textos com o texto jornalístico "Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo", bem como atividades com sinônimo, acentuação gráfica, escrita de palavras com ç, s, ss ou z; e, ainda, uma proposta de produção de escrita.
É importante iniciar a avaliação pela fluência em leitura oral. Será preciso que os estudantes façam a leitura individualmente para você do texto destacado (131 palavras).
Depois, será o momento de fazer a avaliação escrita com toda a turma. Nessa parte da avaliação, entregue os livros aos estudantes, peça que leiam o texto todo em silêncio, façam as questões sobre ele e elaborem um pequeno texto.
A avaliação pode ser feita em vários dias da semana (por exemplo, a fluência em um dia, e as questões de produção escrita em outro).
Fluência em leitura oral
Antes da atividade 1, realize a aferição da fluência em leitura oral dos estudantes, tendo como parâmetro que, ao final do ano letivo, eles consigam ler 130 palavras por minuto, com precisão de 95%. Avalie-os um a um, com cronômetro e gravador. É importante que os estudantes não tenham lido o texto integral, nem o trecho selecionado.
As orientações gerais de como aplicar a avaliação em fluência pode ser encontrada nas páginas MP029 a MP031 do Manual do Professor.
Nesta obra, sugerimos a seção "Avaliação em processo" como uma ferramenta de avaliação formativa para acompanhar o estudante em diferentes momentos do ano letivo e monitorar seu processo de aprendizagem.
No volume 5, a seção é aplicada nas unidades 2, 4 e 6, considerando a progressão gradual e processual de cada estudante. Você pode fazer a avaliação e compará-la aos resultados da "Avaliação inicial", verificando se o estudante está em nível adequado de desenvolvimento; nível intermediário, que demanda uma intervenção mais direta; ou nível crítico, quando ainda apresenta muitas dificuldades.
Esse recurso permite identificar defasagens e acompanhar a evolução dos estudantes, bem como orientá-los em relação ao que necessitam avançar.
Nas páginas MP031 e MP032 do Manual do Professor, há uma ferramenta que pode auxiliá-lo nessa avaliação.
64
Leia, em silêncio, o texto todo da página 63, que se refere a insetos. Depois faça as atividades com base no texto lido.
- Assinale uma alternativa correta das questões de 1 a 3. Depois, faça no caderno as questões de 4 a 8.
1 Em quanto tempo os cientistas calculam que muitos dos insetos podem desaparecer da Terra? Alternativa A.
- 100 anos.
- 13 anos.
- 73 anos.
2 Dos insetos atingidos pelo processo de extinção, quais se encontram entre os mais ameaçados?
Alternativa C.
- Abelhas, libélulas, baratas, mariposas e moscas.
- Abelhas, borboletas, baratas e abelhas.
- Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros.
3 Qual é a função dos fertilizantes sintéticos?
Alternativa B.
- Matar pragas, incluindo insetos.
- Aumentar a produtividade da terra de forma artificial.
- Parar o processo de extinção dos insetos e de outros animais.
4 Quais são os insetos que devem aumentar em quantidade nos próximos anos? Justifique sua resposta com uma frase retirada do texto.
As baratas e as moscas. Justificativa: "Mais adaptáveis, essas espécies devem ocupar o espaço deixado por outros insetos".
5 Quais espécies de animais podem ser prejudicadas com a diminuição no número de insetos? Por que elas seriam afetadas?
As aves e os peixes, porque se alimentam de insetos.
6 Releia o trecho observando as palavras destacadas.
"Quase metade (40%) da população de insetos corre risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo."
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1 a 5
Compreensão de textos
Nas questões de múltipla escolha (1, 2 e 3), oriente os estudantes a ler com atenção o comando de cada atividade e assinalar apenas uma alternativa como correta. Nas questões dissertativas (4 e 5), peça que leiam a pergunta e, se necessário, retornem ao texto para responder com adequação.
Atividade 6
Desenvolvimento de vocabulário
Compreensão de textos
Nesta atividade, os estudantes vão relacionar o significado de algumas palavras com seus sinônimos.
Atividades 7 e 8
Conhecimento alfabético
Na atividade 7, os estudantes vão recordar tonicidade e acentuação gráfica, e identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Na atividade 8, vão aplicar o que aprenderam em relação à escrita de palavras com ç, s, ss ou z.
Produção de escrita
A última parte da avaliação, após a atividade 8, refere-se à produção de escrita. Sugerimos que você faça algumas perguntas antes da elaboração. Após perceber que os estudantes já reuniram elementos para a escrita, peça a eles que escrevam o texto numa folha de rascunho, revisem e passem a limpo a versão final.
Nesta primeira "Avaliação em processo" do volume 5, o foco da atividade é a primeira escrita, não desconsiderando a importância da revisão e reescrita.
Sugestões de perguntas para esta avaliação:
- Qual animal você escolheu?
- Como ele é?
- Como se comporta?
- Onde vive?
- Como se alimenta?
- De onde você o conhece?
- É um animal ameaçado de extinção?
- Você gosta desse animal? Explique o motivo.
Se considerar pertinente, anote essas questões no quadro de giz, para que os estudantes possam consultá-las durante a escrita.
Para avaliar a produção escrita, é preciso considerar diversos aspectos da produção textual. Para tanto, sugerimos uma tabela nas páginas MP031 e MP032 do Manual do Professor, que pode auxiliar você na avaliação formativa de cada estudante.
Ao final da "Avaliação em processo", observe se há aspectos que merecem atenção e que precisam ser retomados, individual ou coletivamente.
65
-
Substitua essas palavras destacadas por seu sinônimo abaixo.
aplicados
meio ambiente
perigo
Risco: perigo; hábitat: meio ambiente; usados: aplicados.
7 Todas as palavras a seguir, retiradas do texto, deveriam estar acentuadas graficamente.
climaticas | quimicos | sinteticos | declinio | decadas |
relatorio | agrotoxicos | libelulas | proximas | tambem |
mamiferos | repteis | maximo | especies | adaptaveis |
-
Copie essas palavras e acentue-as.
Climáticas, químicos, sintéticos, declínio, décadas, relatório, agrotóxicos, libélulas, próximas, também, mamíferos, répteis, máximo, espécies, adaptáveis.
-
Agora, escreva outras palavras que não estão no quadro: uma oxítona, uma paroxítona e outra proparoxítona.
Espera-se que os estudantes escrevam uma oxítona e uma paroxítona (com ou sem acento) e uma proparoxítona.
8 Leia atenciosamente as palavras do quadro, retiradas do texto.
pá ? aros | proce ? o |
fertili ? antes | maripo ? as |
extin ? ão | amea ? ados |
pesqui ? a | polini ? ação |
-
Copie as palavras substituindo o símbolo ? por ç, s, ss ou z.
Pássaros, fertilizantes, extinção, pesquisa, processo, mariposas, ameaçados, polinização.
-
Agora, escolha duas palavras do quadro e escreva uma frase com cada uma.
Espera-se que os estudantes escrevam duas frases (cada uma com uma das palavras do quadro), fazendo a concordância necessária.
Depois de ler o texto Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo, elabore um texto sobre um inseto ou outro animal: como ele é, quais são as características dele, do que ele se alimenta?
- Escrita: elabore um rascunho com base nas orientações do professor.
- Revisão: releia seu texto e verifique se empregou bem a pontuação e se escreveu todas as palavras corretamente.
- Reescrita: passe seu texto a limpo, corrigindo o que for necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar uma avaliação processual e formativa dos estudantes, nesta unidade foram sugeridas várias propostas de acompanhamento. Entre elas, destacam-se:
- as tabelas de avaliação, para revisar, analisar e reelaborar as produções oral e escrita e verificar as atividades de fluência realizadas nesta unidade;
- a seção "Conhecer mais palavras", para desenvolver gradativamente o repertório estudado na unidade;
- a confecção do "Dicionário do estudante", para selecionar, organizar e consolidar o vocabulário aprendido na unidade;
- a seção "Para fazer em casa", para retomar os conteúdos gramaticais e o conhecimento alfabético estudados;
- a seção "Avaliação em processo", para verificar o desempenho de cada estudante com o auxílio de uma ferramenta de avaliação apresentada nas páginas MP031 e MP032 deste Manual do Professor.
Conclusão da unidade
UNIDADE 2
Pequenos animais
Principais propostas realizadas na unidade
Os estudantes tiveram oportunidade de:
- conhecer características de alguns insetos e refletir sobre a importância deles na natureza;
- conhecer e compreender diversos gêneros textuais, como a piada e a narrativa ficcional;
- fazer leituras e desenvolver vários processos de compreensão de textos;
- desenvolver a prosódia, a precisão e a velocidade ao exercitar a fluência em leitura oral;
- ampliar o repertório com o desenvolvimento de vocabulário;
- realizar atividades para a consolidação progressiva da ortografia e do conhecimento alfabético (como os sinais de pontuação);
- rever, aprender e/ou ampliar os usos de conhecimentos linguísticos e gramaticais (como regras de acentuação);
- realizar a produção de escrita com a revisão da ortografia;
- acompanhar, passo a passo, as etapas (como planejamento, produção, avaliação, revisão, reelaboração) das produções;
- elaborar produções orais (como roda de piada) e escritas (como narrativa ficcional), socializando com o professor e os colegas;
- fazer leituras com familiares ou responsáveis, para desenvolver a Literacia Familiar.
Os estudantes puderam trabalhar as habilidades da BNCC e os Componentes da PNA, conforme indicados em tabelas da página MP009 à MP015 e das páginas MP017 e MP018 deste Manual do Professor.